O Brasil na 2ª Guerra Mundial | O terror dos Alemães e Italianos | GabaritaCast

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 лют 2024
  • Neste podcast os professores JeanGrafia e Bernardo do GabaritaGeo vão contar detalhes e curiosidades da participação brasileira na 2ª Guerra Mundial.
    Estude no GabaritaGeo a única plataforma online focada para os vestibulares tradicionais www.gabaritageo.com.br
    Inscreva-se no canal
    #2guerramundial #gabaritageo #historia

КОМЕНТАРІ • 970

  • @gabaritageo
    @gabaritageo  Місяць тому +12

    VOTE NO JEANGRAFIA NO IBEST - ibest.vote/762311762

    • @RaquelPaixao-hr7lm
      @RaquelPaixao-hr7lm 27 днів тому +1

      Mas escolas, poderiam ensinar esses valores, mas não estão interessados em ensinar a própria história

  • @wildsonmuniz1532
    @wildsonmuniz1532 3 місяці тому +265

    A verdade é que o soldado brasileiro deu um show no campo de batalha. Aprendeu rapidamente a usar equipamentos que nunca tinham visto, improvisaram, se reinventaram e venceram as batalhas na raça. Parabéns SOLDADO BRASILEIRO.

    • @billythekid9694
      @billythekid9694 3 місяці тому +17

      É destes que precisamos agora !

    • @AlexandreJDM
      @AlexandreJDM 3 місяці тому +27

      Sangue Português e Índio, somos guerreiros por natureza, quem dúvida é só estudar história.

    • @PauloPereira-jj4jv
      @PauloPereira-jj4jv 3 місяці тому +5

      Não é verdade.

    • @vpgmiramar
      @vpgmiramar 3 місяці тому +1

      @@AlexandreJDM what?

    • @fd9023
      @fd9023 3 місяці тому +5

      Me interesso muito pelo assunto, adorei a sua narrativa, muito extenso o vídeo mas foi um deleite!!!!Parabéns!!!!!

  • @juarezcorreiadefigueiredo3042
    @juarezcorreiadefigueiredo3042 Місяць тому +23

    Há muitos anos, que me dedico ao estudo da Segunda Guerra e principalmente sobre a FEB.
    Fiquei surpreso com o excelente material apresentado nesse vídeo.
    Quem disse que UA-cam não tem coisa boa?

  • @selmajardins4779
    @selmajardins4779 3 місяці тому +154

    Meu pai foi um dos Pracinhas, e cresci ouvindo os relatos sobre os fatos que antecederam e a ida dos brasileiros para a Guerra. Ferido em batalha, foi atendido no hospital americano e salvo.
    Advogado, atendeu gratuitamente os pracinhas que precisaram lutar contra os procuradores federais que queriam reduzir a nada suas pensões. Um deles, bem mais velho que meu pai, ao ser atendido no escritório chorou ao encontrar um companheiro de batalhas.
    Os italianos e alemães preferiam se render aos brasileiros, para não sofrerem nas mãos dos outros aliados.

    • @rodrigorossi2802
      @rodrigorossi2802 3 місяці тому

      O Estado brasileiro só favorece corrupção e nunca reconheceu seus heróis

    • @avelinocarmodosssntos5094
      @avelinocarmodosssntos5094 3 місяці тому +5

      Meu primo foi pra Itália na segunda guerra

    • @togurocsc1269
      @togurocsc1269 3 місяці тому +1

      Todo mundo tem um parente que foi pra guerra. Eu acredito, até pq eu era o tanque

    • @LoginFM
      @LoginFM 2 місяці тому

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk@@togurocsc1269

    • @osmardeandrade2734
      @osmardeandrade2734 2 місяці тому +5

      @@togurocsc1269 kkkkk, então literalmente os soldados entraram por trás de vc

  • @vitorgalati7121
    @vitorgalati7121 3 місяці тому +31

    Você sabe de onde eu venho? Glória, Orgulho e Gratidão. Os melhores combatentes do mundo, na guerra e na paz. Festa na Itália até hoje, a gratidão italiana com o tratamento recebido dos brasileiros, com os desabrigados e sem alimentação. Até o Soldado inimigo era tratado sem estresse. A 148 divisão alemã, fez questão de se render aos Brazucas. Na 4 tentativa, nossa bandeira tremulava no monte castelo. Bangu RJ.

  • @MsSherazade1001
    @MsSherazade1001 3 місяці тому +89

    Em 2018 fiz uma viagem à Itália e um dos meus objetivos era em visitar o Monumento ao Soldado Brasileiro em Pistóia. Chegamos no local já estava anoitecendo e chovendo. Naquele lugar senti uma emoção muito grande.

    • @luiscampani8280
      @luiscampani8280 Місяць тому

      É a juventude foi contaminada com mediocridades e perdeu o norte do quê é nação abandonamos nossos índios negros e hoje dominan com narrativas e presentes como a quinhentos anos atrás devemos nos levantar por filhos e netos hora de honra e justiça feita por homens daqui a pouco não sairemos de casa deixamos o feminismo dominar eu sofro a muié diz vc não liga pra nós se vierem atrás de vc eu como um soldado do exército pm fico doido é melhor morrer lutando más essa direita é covarde só estão chorando o quê corre o risco de perder o dinheiro nós a liberdade não sejam idiotas são egoístas não apoiam pobres

  • @andreMelorealengenho
    @andreMelorealengenho 3 місяці тому +28

    Muito obrigado pelo conteúdo. Nos livros de história, infelizmente, a participação do Brasil resume-se a uma página com uma foto. Todos os anos, ao lecionar, monto uma aula somente sobre o Brasil. Entre os heróis de guerra, temos vários. O 2º Sgt Max Wolf Filho, sepultado no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, fundado em 1960 no Rio de Janeiro. Em uma visita ao túmulo, parando em sua frente, um praça com a graduação de Cb aproximou-se e relatou que muitos visitam aquele túmulo. Perguntei se ele sabia quem era. Houve negativa. Comecei a contar sobre sua história, assim como a de outros heróis pelo Brasil. À enfermeira Virgínia Portocarrero, voluntária da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a carioca Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero, morreu em 30/03/2023 aos 105 anos. Era a última enfermeira viva entre as 67 que serviram com as tropas brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália. Ela foi uma das primeiras a seguir para o front, em junho de 1944, tendo permanecido na Europa até julho de 1945. Sendo militar da Unidade BesCom com sede no Rio de Janeiro, formei-me em história no período serviço militar. Em 6 de dezembro de 1943, utilizando-se a estrutura já existente da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Engenharia, foi criada a 1ª Companhia de Transmissões para integrar a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária da FEB, pelo Decreto-lei Reservado nº 6.073-A. Tendo sido nomeado para o Comando da Subunidade o Capitão de Engenharia Cristóvão Massa. Na unidade havia um museu dos combatentes que, infelizmente, ficava fechado e ultimamente suas peças foram removidas. Durante o serviço militar, tentei por várias vezes fomentar a abertura do espaço para visitação. Depois do término do serviço em 2002, em 2018, ao ser convidado para a formatura de ex-integrantes, comentei com o Cmd Cel Euclides, que na época era meu Tenente recém-chegado da Aman, sobre a abertura do espaço. Novamente não houve sucesso. Único espaço na região, o Museu Aeroespacial conta com material humano e aviões. Sobre equipamentos, como militar, ainda usávamos o manual americano de treinamento para caminhões e equipamento de rádio. Nesse período, tive contato com vários ex-combatentes com diversas histórias. Sobre os de baixa patente, foram criados condomínios de moradias, os prédios do Conjunto Habitacional dos Ex-Combatentes, em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Sobre a valorização do praça ainda fica longe do reconhecimento. Sendo praça por 8 anos e formado em História meu estudo não servia a instituição. Em um momento fui elogiado perante a tropa por um General comandante da escola militar do Rio de janeiro. “E primeiro soldado que conheço com graduação em história...parabéns...”
    Antes de toda essa história, aos 15 anos, conheci o avô de um amigo que foi da FEB. . Meu amigo sabendo do gosto pela história me convidou para conhecer. Conversamos por horas sobre as batalhas... Ao entra na sala estava Fuzil K98k em sua sala pendurado na parede completo ao perguntar sobre arma ele riu...” tenho até caixa de munição ainda”. Bons estudos a todos.

  • @bobvieirab.r.vieira286
    @bobvieirab.r.vieira286 3 місяці тому +37

    Srs. tenho 73 anos, meu pai chegou a ir num dos batalhões até a capital (SP) ele residia em Mirassol , felizmente já findavam os embates na Europa e ele voltou p casa. Mas o ponte é que embora tenha tido 3 professores no ginásio que fizeram parte da gloriosa FEB, e eles contavam varias passagens para nos muita coisa acabei de conhecer agora com esta maravilhosa preleção, fatos que não se aprende na escola. Parabens ao ilustre mestre que nos brindou com esta apresentação.

  • @JoaoFerreira-jz9be
    @JoaoFerreira-jz9be Місяць тому +3

    Cara fiquei muito ORGULHOSO DEMAIS ! COISA QUE EU SEMPRE QUIS SABER O PORQUE NINGUÉM FALA DA PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA SEGUNA GRANDE GUERRA MUNDIAL . QUE ORGULHO! .... PARABÉNS POR ESSA MARAVILHOSA NARRATIVA, VALEU!

  • @jbzanandrea1961
    @jbzanandrea1961 4 місяці тому +151

    Parabéns pelo resgate da história da FEB, pois durante muito tempo a posição oficial do Brasil foi de menosprezo aos nossos combatentes - o Herói brasileiro MAX WOLF FILHO tinha a graduação de Sargento e tinha sido Policial Militar no Rio de Janeiro e participou de combates na revolução de 1930 e 1932. Pereceu em 12 de abril de 1945 na batalha para a conquista de Montese

    • @BernardoMontemor
      @BernardoMontemor 4 місяці тому +5

      Obrigado. No ao vivo perco os detalhes as vezes!!!

    • @jbzanandrea1961
      @jbzanandrea1961 4 місяці тому +8

      @@BernardoMontemor - Mais uma vez obrigado por resgatar nossos heróis e estamos a disposição de precisar de alguma pesquisa

    • @louroadiodato1265
      @louroadiodato1265 3 місяці тому +4

      Os países do mundo antigo habitavam todos aqui no nordeste só nos anos setenta foram embora

  • @robertoraulwagner8144
    @robertoraulwagner8144 3 місяці тому +50

    Toda vez que assisto vídeos sobre a participação dos Bravos Combatentes Brasileiros das nossas Forças Armadas, minha mente cada vez aumento o meu Amor pelo nosso GIGANTE GIGANTE BRASIL!!! PARABÉNSSSS

    • @manhadesol10
      @manhadesol10 3 місяці тому +5

      Outra curiosidade o Brasil é o único país da América do Sul a participar da segunda guerra mundial

    • @ProjetoOriginalGuarusmcs3885
      @ProjetoOriginalGuarusmcs3885 3 місяці тому +3

      Eu tenho vergonha. Primacialmente porque só morre pobre.

    • @powervr
      @powervr 3 місяці тому +1

      @@ProjetoOriginalGuarusmcs3885 os ricos são imortais. lol

    • @Caiobna01
      @Caiobna01 2 місяці тому +3

      Essa garra vem dos tupibambas, o maior povo guerreiro indígena, e sua grande marcha pelo Brasil.

    • @luiscampani8280
      @luiscampani8280 Місяць тому

      Venho dessa geração más meu avô e eu digo hoje o quê ele dizia valemos nada o que fazemos por amor é trocado por dinheiro por quém nos manda pra lá hoje sou vítima do estado negligente e de bandidos de gravata advogados juizes e funcionários públicos até defunto me fizeram

  • @mariacelinapereiradecarval3486
    @mariacelinapereiradecarval3486 3 місяці тому +6

    Me emociona muito a humanidade dos brasileiros, no compartilhamento de alimentos com a população faminta e tb com o inimigo. Enquanto os partisanos eliminavam os nazistas, os brasileiros aprisionavam e acabavam jogando bola com eles! O Brasil tem muita gente muito boa, plena de humanidade! ❤

  • @waldecferreira5369
    @waldecferreira5369 3 місяці тому +55

    Esse episódio foi a promoção do 2 sgt Nestor a 2 tenente pelo genaral Mascarenha de Moraes. Ainda vivo o hoje ten. Coronel Nestor tem 105 anos. O ten-cel Nestor é uma letra viva da página mais linda da história das Forças Militares do Brasil

    • @Pedrobugre65
      @Pedrobugre65 3 місяці тому +4

      Coronel Nestor esse tigre tem nove vidas 😂😂😂

    • @vpgmiramar
      @vpgmiramar 3 місяці тому +4

      Sabiam que o General Zenóbio era chamado de Zebróide da Costa? e que a juventude rica do sudeste evitou o serviço militar?

    • @eluizsilvapaulon6744
      @eluizsilvapaulon6744 3 місяці тому +3

      ​, o Nutella já vem de décadas.

  • @orlifrancisco302
    @orlifrancisco302 3 місяці тому +13

    Parabens a você por essa história . Meu pai lutou com bravura . Gaúcho de CAXIAS do Sul foi muito util , pois falava fluente o ALEMÃO

  • @paulocesarmoraes3623
    @paulocesarmoraes3623 3 місяці тому +34

    Meu tio João Geraldo de Jesus também foi para guerra, pena que muitos pracinha não foram reconhecido por suas ações na segunda guerra, eu sempre soube dessas histórias a respeito de praças Que até hoje não são reconhecidos como heróis da segunda guerra, eu tive o prazer de enquanto criança o meu tio com muita tristeza nos contar a respeito desse problema. Infelizmente muitos morreram no Brasil e foram enterrados como indigentes, sem nenhum reconhecimento por parte das forças expedicionária brasileira. Muito triste, muito injusto com os nossos verdadeiros heróis Brasileiro!!

    • @jonkjonnyxgtchannel8546
      @jonkjonnyxgtchannel8546 3 місяці тому +2

      É verdade, ouvi vários relatos a respeito! O Brasil mandou vários soldados para a Segunda Guerra, quando a guerra acabou, ao chegarem de volta ao Brasil, os Pracinhas se depararam aqui em outra batalha, a batalha da sobrevivência em um país bagunçado, que sempre vendeu tudo a preço de banana para os gringos. Cada Pracinha se virou como pode. Alguns se tornaram empresários, alguns de sucesso, por exemplo, o dono da empresa de ônibus Itapemirim, foi fundada pelo ex-praça Camilo Cola. Os outros milhares de soldados teve cada um destino diferente. Muitos ficaram pobres. Hoje restam poucos pracinhas! Todos são os nossos heróis!

    • @deniseseguin8562
      @deniseseguin8562 3 місяці тому

      Triste mesmo, esses que deveriam ser mais homenageados que os mais intelectuais, essa ainda é nossa cultura, os menores sempre são esquecidos 😢 gostaria muito que essa cultura de casta terminasse. Minhas homenagens ao seu tio e tofos os pracinha esquecidos mais que foram importantes nesse episódio.

  • @demervalbarros6691
    @demervalbarros6691 22 дні тому +2

    Nossa senhora! Meu falecido pai , foi um ex Pracinha da FEB. Meu herói faleceu em 1990, decepcionado com tudo que fizeram contra êle e outros tantos. Eu nunca soube dessa história, tão bem contada pelo professor Jean. Viajei no tempo. Eu tinha um herói em casa e não sabia. Obrigado Professor. Vou contar essa história para os meus filhos. Obrigado

  • @lrsc230362
    @lrsc230362 Місяць тому +3

    Meu pai foi aos campos de batalha da Itália. Ferido por uma granada, retornou e faleceu 20 anos depois. Pode ter ocorrido um tratamento distinto para praças no pós-guerra por motivos políticos... mas é a primeira vez que ouço isto. Meu pai sempre teve todo apoio, minha mãe foi pensionista militar e, eu mesmo, como órfão, estudei no colégio militar , criado justamente para os órfãos de militares desde a época da Guerra do Paraguai.

  • @henriqueteixeira9421
    @henriqueteixeira9421 3 місяці тому +3

    Parabéns, um show de aula, sou militar da Marinha e não tinha conhecimento de tantas informações que foram esplanadas nessa excelente aula;
    " BRAVO ZULU "...!!!

  • @betepaiva46
    @betepaiva46 3 місяці тому +39

    Nossa que incrível ouvir a verdade sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra !!! Bravos brasileiros esquecidos pelas nossas forças armadas !!!

    • @schneit9344
      @schneit9344 2 місяці тому +1

      Esse é o problema o sistema enterra nossa história de glória por isso nos temos o complexo de vira Lata nós achamos sempre inferior a esses povos

  • @elizeuoliveira
    @elizeuoliveira Місяць тому +2

    Essa história que o professor relata, é muito interessante e muito importante! Parabéns por essa aula! 👏👏👏

  • @anettewhitaker5541
    @anettewhitaker5541 Місяць тому +2

    A melhor, mais completa e mais esclarecedora reportagem da Feb que já vi.

  • @emanuellyosterne8813
    @emanuellyosterne8813 3 місяці тому +15

    Meu avô ainda chegou a embarcar no navio indo.pra Europa. Ele dizia que chorava escondido de tanto medo.

    • @salvianodesouzafilho7880
      @salvianodesouzafilho7880 Місяць тому

      O meu pai tambem embarcou. No navio, obrigatoriamente não se podia acender nenhuma luz à noite, muito menos riscar um fósforo para um cigarro. Acabando a guerra, o comandante falou que estavam com submarinos alemães em baixo deles. A pressão da marinha brasileira era grande e se eles atirassem, não teriam tempo de fugir.

  • @iranjamespalicercairos615
    @iranjamespalicercairos615 3 місяці тому +26

    Existe até Ópera, a "Ópera do Danilo", um piloto da FAB na Segunda Guerra. Uma história muito bonita que pode ser assistida no UA-cam, referente ao Coronel Danilo Moura.

  • @lucianabassi738
    @lucianabassi738 3 місяці тому +65

    O herói se chamava Max Wolf filho ele não era gaúcho era Paranaense.
    Se minha mãe estivesse viva estaria com 94 anos ela faleceu em 2017 e ela me contava muitas coisas pois ela era filha de Italianos.
    Uma coisa que eu não esqueço era o quanto ela gostava do Getúlio.
    Como atualmente a mídia é vendida prediro acrwditar nas palavras das pessoas que viveram na época.

    • @wenyx1
      @wenyx1 3 місяці тому +1

      O q ele dizia de Getúlio?

    • @eluizsilvapaulon6744
      @eluizsilvapaulon6744 3 місяці тому +8

      2° Sgt Max Wolf Filho, tombou vítima de uma rajada de metralhadora no peito.

    • @marceloaraujo8728
      @marceloaraujo8728 3 місяці тому +6

      Verdade, Vargas foi um estadista, um verdadeiro nacionalista.

    • @user-np9rn3cn6x
      @user-np9rn3cn6x 3 місяці тому +3

      Nunca tive conhecimento deste excelente canal. ADORO HISTÓRIA e este professor nos deu uma verdadeira aula sobre a segunda Guerra mundial, tema que muito me interessa,pois nasci quase no final desta.Ouvia muitas narrativas do meu pai e de minha tia sobre essa famigerada Guerra .Parabéns professor .Quero mais!!!!

    • @carloskruger6524
      @carloskruger6524 3 місяці тому +4

      Era paranaense, natural de Curitiba.

  • @RobertoEduardo-vu9wu
    @RobertoEduardo-vu9wu 3 місяці тому +8

    Isto sim é história, meus dois tios foram expedicionários, foram gloriosos a desgosto de muitos, os alemães sabiam quando quem estava atirando, se era americano, inglês ou brasileiro tudo isso pela cadência dos tiros

  • @pekersonmacknamara8732
    @pekersonmacknamara8732 3 місяці тому +4

    O herói citado foi o SGT Max Wollf Filho nascido na cidade de Rio Negro PR em 29 de julho de 1911 e tombou em combate em 12 ábril 1945 na cidade de Módena Itália aos 33 anos.

  • @Mulinaron
    @Mulinaron 3 місяці тому +3

    Parabéns a este historiador. Este sim, falou a verdade. Também sou historiador e pesquido este assunto há alguns anos, e tenho escutado muita gente sabotar a história heroica da FEB. Os soldados brasileiros foram fenomenais e de grandíssimo orgulho para nosso povo.
    É uma pena que o espírito de sabotagem persista entre os brasileiros, e entre os militares da época. Os brasileiros são um povo que destrói seus heróis. Tenho visto isso há 62 anos.
    Que bom que algumas poucas pessoas resgatam a verdade, do heroísmo e bravura dos nossos heróis da FEB.

  • @valmirlima1721
    @valmirlima1721 3 місяці тому +2

    A Melhor explanação da história da Participação da FEB na 2ª guerra mundial.... Também transparece a distância da elite militar e os Soldados, este últimos sempre desprezados e descartáveis...

  • @amaurijosecoelho4717
    @amaurijosecoelho4717 3 місяці тому +8

    Por mais entrevistas com a verdadeira HISTÓRIA 👏🏻👏🏻👏🏻
    SHOW DE BOLA!

  • @larissablasechiblasechi9812
    @larissablasechiblasechi9812 4 місяці тому +14

    Existe dentro de cada cidadão brasileiro um espírito do "MACGAYVER". Quem é da época de 80/90 vai entender a referência da série!
    Nosso país é cheio de engenheiros entre outras especializações..O Brasil é o país da adaptação e tem uma extraordinária capacidade de desenvolvimento se não fosse tanta falta de oportunidade e investimento educacional e cultural

  • @erlindofelicio1521
    @erlindofelicio1521 3 місяці тому +12

    Foi se o tempo em que esses soldados tinham honra e caráter, hoje é uma vergonha um soldado sem honra é uma pessoa sem alma.

  • @CriadoMundo
    @CriadoMundo 3 місяці тому +2

    Cliquei nesse vídeo só pra ver do que se tratava, assisti inteiro, voltei várias partes, terminei as quatro e trinta e sete da manhã, não teve como sair, sensacional. Se todos podcasts fossem assim. Like.

  • @andreclaudiocarvalho4647
    @andreclaudiocarvalho4647 3 місяці тому +3

    Conheci um pracinha da cidade de Cabo Verde MG ,na cidade tem um monumento em homenagem aos 4 combatentes, este Senhor faleceu há uns 10 anos mais ou menos!!

  • @genivalelano
    @genivalelano 3 місяці тому +10

    Esse professor é uma enciclopédia. O cara sabe muita coisa e tem uma didática muita boa. Poucas coisas ele não conhece com profundidade. O Sgt Max Wolf filho é um herói de guerra do exército brasileiro. Ele era Sgt da PMERJ antes de ser ir para o exército.. Era natural do Paraná, região de Curitiba, se não me falha a memória.

  • @deltax9174
    @deltax9174 3 місяці тому +35

    Meu avô foi um pracinha, ele me criou e contava histórias tristes, quase fez a passagem por acidente com mina.

    • @silassilveiramonteiro8202
      @silassilveiramonteiro8202 3 місяці тому +2

      Um parente de meu pai foi um dos comandantes brasileiros: General Gois Monteiro, primo de meu pai.

    • @deltax9174
      @deltax9174 3 місяці тому

      @@silassilveiramonteiro8202Isso é muito bacana.

    • @deltax9174
      @deltax9174 3 місяці тому

      @@silassilveiramonteiro8202 Que bacana.

  • @erasmomendes9239
    @erasmomendes9239 2 місяці тому +2

    Parabéns Professor Bernardo, muito amor pela cultura e dedicação a história em forma dinâmica! Nota mil!

  • @waldecferreira5369
    @waldecferreira5369 3 місяці тому +8

    Esse soldado era decendente de alemães e sabia falar com eles.
    General Falconiere foi confindido com francês e espantou o general alemão. OLIMPIO FALCONIERE DA CUNHA

  • @luizantoniobarisonvicente1413
    @luizantoniobarisonvicente1413 3 місяці тому +15

    Quando estava na graduação fiz um trabalho de História Oral, sobre a participação do Brasil no conflito. Entrevistei um pracinha, que foi recrutado ao desembarcar na Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

  • @edwardtrevisan6657
    @edwardtrevisan6657 3 місяці тому +10

    Aula sensacional para aprendizado...eu com 65 anos desconhecia essas informações.

  • @joseaurelioguimaraes7179
    @joseaurelioguimaraes7179 2 місяці тому +2

    Abraços Bernardo, parabéns pela palestra, fico contente de ver nossos " meninos" em atuação profissional. Zé Livreiro.

  • @larissablasechiblasechi9812
    @larissablasechiblasechi9812 4 місяці тому +63

    Tem uma banda de metal alemã chamada "sabaton" que conta na sua letra a história desses três paracinhas. A música se chama "cobras fumantes"

    • @BernardoMontemor
      @BernardoMontemor 4 місяці тому +3

      Conheço essa, meio romantizada a historia da musica. mas o som é muito bom...Hahahahahah

    • @sergiocruz4766
      @sergiocruz4766 4 місяці тому +9

      Sabaton é uma banda Sueca.

    • @germanooaraujo9741
      @germanooaraujo9741 3 місяці тому +2

      Suécia

    • @mauricioantonucci8292
      @mauricioantonucci8292 3 місяці тому +6

      @@BernardoMontemor 0 romantizado irmão, loucura o que eles fizeram, enterra-los é o maior ato de respeito possivel, falar isso sem estar no campo de batalha é ridículo o que eles fizeram foi incrível

  • @jhonnyd3505
    @jhonnyd3505 3 місяці тому +3

    SHOW! UMA AULA como nunca tinha visto sobre a FEB e a guerra na Europa, sublime!

  • @sergioricardodevasconcelos7213
    @sergioricardodevasconcelos7213 3 місяці тому +8

    Tive o prazer de visitar o Museu da FEB que fica nos fundos da casa do Barão de Rio Branco (se não me engano) na Cidade Imperial de Petrópolis-RJ. Espero que ainda exista, pois já faz um bom tempo que visitei! Achei incrível! Todo brasileiro que tiver a oportunidade deve visitar! Pena que é pouco divulgado! Nosso País tem tantas histórias incríveis para serem exploradas pela indústria cinematográfica, mas infelizmente tem alguns grupos que não querem que o povo tenha orgulho dos verdadeiros heróis de nossa Nação e entre esses heróis estão com certeza os nossos pracinhas.

  • @heloisabeatrizavila686
    @heloisabeatrizavila686 3 місяці тому +15

    Conheci um pracinha no ano 2000 em Santa Catarina é conversei com ele. Obrigada pelo vídeo. Todos os jovens deveriam assistir. ❤

    • @netodepaulo5374
      @netodepaulo5374 3 місяці тому

      Eu conheci vários pracinhas aqui no Rio de Janeiro. Eu trabalhava em um restaurante que ficava de para associado do ex-combatentes da FEB. Eles iam sempre pro restaurante comemorar a vitória. Todos os anos no dia 08 de maio o restaurante era reservado eles. Ouvi muitas histórias. Tenho maior respeito por eles. Quando fui prestar o serviço militar obrigatório, um deles o tenente Calça falou pra mim: filho nunca desista de defender nossa pátria. Honre essa farda . Seja forte e corajoso mesmo quando estiver sozinho e achar que não tem saída . Não desista. Pois um bom soldado nunca foge da luta nem do campo de batalha.

  • @mariadasdoressouzaxavier381
    @mariadasdoressouzaxavier381 21 день тому +1

    Um vizinho meu participou desta guerra. Ele foi um dos pracinhas e se sentia orgulhoso por isto. O meu pai serviu exército no RJ e ficou de prontidão para ir lutar nesta guerra.

  • @Andredefarias1982
    @Andredefarias1982 3 місяці тому +3

    Meu avô foi convocado pra servir em 42 e; com medo; se embrenhou no mato até que o exército desistisse dele. O irmão dele não teve a mesma sorte. Serviu na Itália e retornou com sérios problemas mentais. Numa cidade vizinha tem um monumento em homenagem a um pracinha que tombou na batalha de monte castelo.

  • @franciscolimadossantos8881
    @franciscolimadossantos8881 3 місяці тому +4

    Muito bom esse assunto histórico dos nossos brasileiros na segunda guerra mundial. Tive meu tio-avô Jonas que lutou na Itália. Sobreviveu à guerra. Ainda menino, o conheci pessoalmente, já velhinho. O Brasil é, de fato, uma potência! Aprendamos à luz da história, a darmos mais valor ao no nosso gigante verde e amarelo. Bernardo, PARABÉNS. Senta pua.

  • @deniseseguin8562
    @deniseseguin8562 3 місяці тому +2

    Parabéns 🌺 🌺 aos dois, foi maravilhoso, traga-o novamente , foi otima a história.

  • @user-rt8jh3xo6k
    @user-rt8jh3xo6k 3 місяці тому +4

    Ouvindo esses relatos sobre a criatividade e esperteza dos soldados brasileiros trolando o exército americano, sinto orgulho do meu Brasil, que pôde provar mais uma vez que mesmo sendo boicotado para se dar mal em condições adversas, não baixa a cabeça para ninguém.
    E isso se tornou um padrão comportamental tipico do brasileiro toda vez que se sente subestimado por algum estrangeiro, dá o troco de um jeito inteligente e ainda sai no lucro. 😂💚🇧🇷

  • @MarcosStern
    @MarcosStern 3 місяці тому +3

    Max Wolf, sargento nascido em Rio Negro - Paraná. Não era gaúcho, era paranaense. Considerado o maior herói brasileiro da segunda guerra. Visite a praça do expedicionário museu em Curitiba.

  • @user-sl3wy2sx5p
    @user-sl3wy2sx5p 3 місяці тому +3

    Realmente sensacional, o professor explica tudo muito bem e o entrevistador fazendo as perguntas na hora certa.

  • @mmeller61
    @mmeller61 3 місяці тому +3

    Em SC foi obrigatório. Meu pai, mesmo com minha mãe grávida, precisou ir. Quando meu irmão mais velho nasceu, meu pai estava ausente por causa da guerra.

    • @reginaldorosa5345
      @reginaldorosa5345 3 місяці тому

      Parabéns ao seu pai homem honrado e patriota,faço minha reverência a ele.

  • @sigmanalo
    @sigmanalo 3 місяці тому +6

    Essa história do tanque eu ouvi dentro do CMRJ nos anos 80 quando estudei lá.
    O tanque foi roubado em retaliação quando um comandante brasileiro foi reclamar com um comandante americano pelo furto feito pelos soldados americanos aos nossos de coisas pessoais.
    Depois de ganhar como resposta do comandante americano que era "mimimi" e que os soldados precisavam desestressar e nao tinha nada demais nisso ele falou isso aos seus comandados.
    Os soldados decidiram então ja que furto nao era nada demais, roubar um tanque e esconde-lo como retaliação.
    Um tempo depois sem conseguirem encontrar o comandante americano voltou ao brasileiro e pediu o tanque de volta e que a partir daquele momento colocaria seus soldados na linha.
    Sinceramente eu sempre acreditei que nessa história porque ela é muito boa e tipica do espírito zoeiro do brasileiro 😂😂😂

    • @eronildesimanishi4426
      @eronildesimanishi4426 3 місяці тому +2

      Conhecendo o espírito brasileiro isto é totalmente possível.

  • @Tutu08_10
    @Tutu08_10 3 місяці тому +3

    Adorei as várias historias contadas pelo professor, muito bom esse bate-papo de hoje. Muito conhecimento e aprendizado.
    Parabens!!!

  • @waldecferreira5369
    @waldecferreira5369 3 місяці тому +14

    Esse episódio é em Fornovo de Taro,quando a 148°divisão alemã é avistada pelo pequeno grupamento de carros de combate a comando do capitão Plinio Pitaluga. Essa unidade se rendeu a FEB que a encurralou.

    • @ValdineideAlmeida-um2pr
      @ValdineideAlmeida-um2pr 20 днів тому

      QUANDO UM CARA FALA QUE A ALEMANHA A MAIOR POTENCIA DA 2 GUERRA TINHA MEDO BRASIL ,,QUE NUNCA PATICIPOU DESTA GUERRA ,, DA VEEM AQUELA HISTORIA ,,COMO O POVO DO BRASIL E TIRADO PARA BOBO ,COM MANIPULAÇOES MENTIROSAS KKKK FALTA DE RESPEITO COM O POVO

  • @user-qw9ft7gn1y
    @user-qw9ft7gn1y 4 місяці тому +14

    Top de mais essa aula de História, é uma vergonha isso os estrangeiro honrar os pracinhas enquanto aqui o brasileiro estão todos inértes a este assunto.

    • @robertomartins2717
      @robertomartins2717 4 місяці тому +5

      Vergonha maior foi a falta de respeito dos mandrioes das nossas forças armadas com os nossos heróis que retornaram da segunda guerra mundial

  • @marilanicarvalho5161
    @marilanicarvalho5161 3 місяці тому +3

    Todas as famílias brasileiras deveriam assistir esse vídeo hoje conhecemos a atitude das forças armadas com os brasileiros.

  • @EnergiaQuantica-ok3xe
    @EnergiaQuantica-ok3xe 3 місяці тому +5

    Realmente, concordei com você! Quem trai os seus, sempre trairá! Lamentável o que esta instituição fez aos soldados! Um dia a justiça será feita aos nossos verdadeiros heróis do passado! Como você falou, o exército de hoje, apenas surfa na onda daqueles soldados pobres que o exército brasileiro traiu e desprezou!

  • @eduardoleite3938
    @eduardoleite3938 2 місяці тому +11

    Dizer que os brasileiros eram o terror dos alemães e italianos é PURA GOZAÇÃO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • @paulocesarmoraes3623
    @paulocesarmoraes3623 3 місяці тому +7

    Eu conheci um senhor que serviu na segunda guerra e não teve reconhecimento pôr parte do exército brasileiro, ele morava em nova Iguaçu e quando mostrava os retratos que ele tinha com seus companheiros de farda na Itália, eu observei a tristeza em sua face, esse era mais um entre muitos que foram abandonados a própria sorte pelas forças expedicionárias Brasileira.

    • @walmerinstoncorrea7194
      @walmerinstoncorrea7194 3 місяці тому +1

      Já vi relatos parecidos.
      Em 1987, conversei com um veterano que foi enfático em dizer que se não fossem os americanos que doaram agasalhos, as tropas brasileiras teriam padecido de tanto frio.
      Outra, o exército alemão estava encurralado, cansado e desmoralizado, só testando uma rendição incondicional.

    • @vicentesouza8928
      @vicentesouza8928 2 місяці тому

      ja naqela epoca, existiam generais covardes e politicos !!!!

  • @tigirina9668
    @tigirina9668 4 місяці тому +11

    É disso que o UA-cam BR precisa! Ótimo contúdo!

  • @carlosalbertoheemann2730
    @carlosalbertoheemann2730 3 місяці тому +5

    Parabéns pela aula de história do Brasil!!!!!

  • @andreluisdorosariorosario3574
    @andreluisdorosariorosario3574 3 місяці тому +9

    Fato curioso tem muito filme de guerra retratando os feitos de países e também países aliados mas nenhum deles contam a participação dos brasileiros na guerra seus feitos heroicos e bravura não ,foram retratados por ninguém esquecidos ,e tem quem exalta os europeus e americanos ainda,pra eles é como esses homens nunca tivessem existido ignorados pela história mundial muito triste!!!!!

    • @eronildesimanishi4426
      @eronildesimanishi4426 3 місяці тому +2

      Verdade, alguém tem que corrigir isso é fazer um filme contando a verdade desses heróis.

  • @cesarmonteiro6689
    @cesarmonteiro6689 3 місяці тому +5

    Show!! O melhor documentario sobre a FEB. Sem pieguices e contextualizando a situação no Brasil ao se envolver no conflito.
    Repito: Excelente!!!

  • @X135E
    @X135E 3 місяці тому +4

    kkkk mano que historias com geografia juntos. Excelente, merece uma segunda vinda pra falar +.

  • @Dr.MauroSartori
    @Dr.MauroSartori 3 місяці тому +4

    Parabéns a vc por resgatar a história da Feb para o Brasil e para o mundo!

  • @Soccer4Peace1
    @Soccer4Peace1 3 місяці тому +4

    Adorei! Obrigada Betnardo!

  • @fabiozaidan3631
    @fabiozaidan3631 3 місяці тому +5

    o avô de minha mulher enfrentou um pelotão alemão sozinho depois de rastejar dois dias tem um livro que conta a história dele e de vários heróis

  • @janainamarquessantos1257
    @janainamarquessantos1257 3 місяці тому +5

    Deveriam ter um filme grandioso para isso ficar na história, pois muitos ainda acham que o Brasil nao foi lutar na guerra.

    • @vicentesouza8928
      @vicentesouza8928 2 місяці тому

      nao ha interesse em valorizar patriotismo, heroicidade, e valores nobres q levam um país a ter orglho proprio !!!!

  • @terezinhavieiracapileferre8220
    @terezinhavieiracapileferre8220 3 місяці тому +6

    Tenho 72 anos sou de família digamos com pouca renda, amo história e gosto de conhecer a história brasileira amei conhecer mais

  • @tamisjcloud
    @tamisjcloud 3 місяці тому +4

    Que vídeo booom! Por isso que eu amava as aulas de história. 🥰 Ele narra tão bem que eu consigo visualizar tudo.

  • @arceniojosedesouza2051
    @arceniojosedesouza2051 3 місяці тому +6

    O Brasil não valoriza os nossos Heroes.Moro na Alemanha e não volto ao Brasil porque me sinto muito valorizado nas terras germanicas.

  • @crisborges3842
    @crisborges3842 3 місяці тому +4

    Ele podia abrir um canal, tem muita coisa pra contar.

  • @marcosvolcan4088
    @marcosvolcan4088 3 місяці тому +5

    Nao conhecia o canal. Com este video, me inscrevi! Assisti do início ao fim. Gosto muito de estudar esta período das Grandes Guerras mundiais e os dados que ele nos trouxe sobre a FEB e a FAB conferem com o que eu já conhecia e acrescentou muitos outros fatos que não tinha estudado. A linha histórica, anterior à guerra, foi muito esclarecedora. Parabéns!!!

  • @marialuciabritozabulondefi7863
    @marialuciabritozabulondefi7863 4 місяці тому +8

    PARABÉNS Bernardo e Jean.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤⚘❤⚘

  • @lucianapoli6930
    @lucianapoli6930 2 місяці тому

    Essa guerra está na minha vida. Meu pai italiano nasceu na Itália no meio da guerra, em 1943 em uma visita de natal do meu avô. Meu avô lutou na guerra e meu sogro foi da FEB voltou com uma deficiência na perna devido aos estilhaços de granada! Então tenho muitas histórias da guerra!a família do meu morava próxima ao Monte Castelo.

  • @narcisociso525
    @narcisociso525 3 місяці тому +6

    O medo de perder o lugar para quem é melhor e mais experientes mais uma vez a incompetência dos generais.

  • @brenojunior5303
    @brenojunior5303 3 місяці тому +10

    Esse assunto eu adoro, e entendo muito, estudei bastante sobre o assunto, e assistir muitos filmes e documentários, le vários livros e muito interessante.

    • @marleneugri3037
      @marleneugri3037 3 місяці тому +1

      Os imigrantes, tanto japoneses quanto italianos , durante a guerra de 39 a 45, eram chamados aqui no Brasil de Quinta Columa

  • @eliudespereira8191
    @eliudespereira8191 3 місяці тому +2

    Tenho 68 anos, meu tio foi convocado pra segunda guerra, ele embarcou num navio que foi bombardeado e afundou, todos morreram, nem chegaram na Itália nem voltaram pra casa, o nome dele é Petronilo Viana da Silva, apenas mais um Silva morto né?...

  • @camilapiresalves1552
    @camilapiresalves1552 Місяць тому +2

    Uau! Que aula maravilhosa. Inscrição feitasem exitar,amei .Grata professores.

  • @wilson40esperto
    @wilson40esperto 3 місяці тому +5

    Sou militar da Reserva fiz o NPOR em Cavalaria no 16RCMec, u nuca tive oportunidade de ter acesso a essas informações, parabéns ao Pod cast e obrigado.

    • @sergiosouza6253
      @sergiosouza6253 3 місяці тому

      Prezado, busque no YTube o Canal Sala de Guerra, criado e apresentado pelo Prof. Júlio César ( cidade de Montes Claros - MG), asseguro você irá se surpreender e irá se tornar assíduo espectador, vale a pena. 🤗

  • @iranjamespalicercairos615
    @iranjamespalicercairos615 3 місяці тому +8

    Espetacular a aula... Nota 10 !!

  • @edneudosilva8008
    @edneudosilva8008 3 місяці тому +3

    Muito bom essa narrativa da história da segunda feira, o Brasil é fantástico só falta valorização em tudo.

  • @renatodasilva2231
    @renatodasilva2231 2 місяці тому +1

    Meu avô Antônio Nunes cavalheiro lutou na Itália quando voltou trouxe minha nona hoje meu avô está com 98 anos firma e forte

  • @geirsoares5078
    @geirsoares5078 3 місяці тому +4

    Ouvi uma história que um soldado da feb a acabou a sua municações e derrubou um alemão com um tablete de rapadura.

  • @claudiamariapicininihort8782
    @claudiamariapicininihort8782 4 місяці тому +9

    Parabéns!!! Que aula!!

  • @brendhacarvalho1940
    @brendhacarvalho1940 3 місяці тому +2

    Poxa, que aula, parabéns pela entrevista. faça mais videos desse tipo. Amo histórias de guerra, são fascinantes. Viva o nosso Brasil!

  • @MariaLuizaLapa
    @MariaLuizaLapa 4 місяці тому +12

    Obrigada pelas informações dadas. O brasileiro precisa saber mais sobre a sua história!

  • @salatielcesar4827
    @salatielcesar4827 4 місяці тому +8

    Muito bom! coloquei pra dormir, mas não consegui de tão interessante que foi kkkk

  • @irdetu
    @irdetu 3 місяці тому +6

    Muito legal o conteúdo, gostei bastante! Uma opinião, não sei se para os outros não interfere mas, para mim, essa luz mudando de cor toda hora no cenário é muito incômoda e tira muito a atenção do entrevistado. Abs e sucesso!

  • @armandofigueiredodossantos3605
    @armandofigueiredodossantos3605 Місяць тому

    Todo brasileiro deveria assistir essa aula!

  • @Mulinha1971
    @Mulinha1971 3 місяці тому +2

    Meu respeito por estes homens que fizeram história....do nada... fizeram muito.

  • @alinechiterobueno8527
    @alinechiterobueno8527 4 місяці тому +5

    Excelente! Adorei a aula!!!

  • @gustavohectorcaputoguga7074
    @gustavohectorcaputoguga7074 3 місяці тому +3

    Oficialmente o gov.nunca mandou tropas argentinas,mas teve um esquadrão de pilotos voluntários argentinos lutando na RAF já durante a batalha de Inglaterra,bem antes que USA entrasse na WWII

  • @DirckStone
    @DirckStone 29 днів тому +1

    Meu pai foi expedicionário, sargento da artilharia, chefe de peças, comandava um canhão de 101mm apelidado Vulcão, liderando 10 homens nessa máquina mortífera. Meu pai e todos os militares que não eram oficiais desembarcaram civis no Rio de Janeiro. Foram todos dispensados do Exército. Por que ninguém fala disso? Meu pai ficou muito revoltado com isso, mas nada pode fazer. Foi viver como civil e só no final dos anos 66, com Castelo Branco, minha mãe, já viúva, passou a receber pensão de ex-combatente da FEB.

  • @natanaelcastilho8530
    @natanaelcastilho8530 Місяць тому +1

    Parabéns, professor, pelo excelente comentário!

  • @sergiobatistadearaujo8900
    @sergiobatistadearaujo8900 3 місяці тому +4

    Infelizmente nossas escolas não ensinam a História da nossa participação na Segunda Guerra.

  • @adrielbastos817
    @adrielbastos817 4 місяці тому +3

    Sensacional !sensacional!

  • @carolchristinadefaria6503
    @carolchristinadefaria6503 Місяць тому

    Que bate papo sensacional! Para a gente ver que os brasileiros não são vira lata caramelo que os gringos pensavam/pensam que éramos/somos. Adorei o bate papo com o prof. de voz do Selton Melo😄👏🏼

  • @medicoonline15
    @medicoonline15 3 місяці тому +2

    Olympio Falconière da Cunha - Esse era o nome do comandante brasileiro que os alemães pensaram que era francês. O alemão já sabia que o brasileiro tinha um CORAÇÃO DE OURO porque, se entregasse para os americanos , os prisioneiros seriam maltratados porque havia um apartheid : soldados americanos negros não lutavam ao lado dos brancos e descontavam sua raiva nos alemães .