No caso de "O Rei Leão" nem precisava dar uma aparência cartunesca para passar emoção... Um bom exemplo é o leão Aslan de "As Crônicas de Nárnia" que tinha reações bem expressivas...
Mas o Aslan não é tão realista para se encaixar na proposta do Rei Leão, e foi feito em uma época de “menor exigência”, pq reassisti crônicas de narnia e achei mal feito, coisa que na época eu não tinha achado (mas tbem pq nao tinha a referência de qualidade de hoje)
@Alguém por aí O Aslanta meio estranho mesmo, acho que o 8 Olhos tem razão pulei pro final do vídeo e animação dele ta meio embasada e não parece real (na época eu vi no cinema e achava perfeito, provavelmente estou achando mais ou menos agora devido ao avanço tecnológico) depois vou até rever o primeiro filme pra ver se ele ta zoado mesmo rsrs
Exatamente! As pessoas reclamam de chatas. Se eles fizessem algo cartunesco como sugeriram ai iria ser um mico pq a proposta é ser o mais real possível. Querer q um leão fique fazendo carinha de sorriso como na animação é demais, pq na vida real eles não são assim, e a proposta do filme era ser algo real.
foi oque eu pensei, se tivessem usado figurinos ao invés daquele cgi bizarro, usando os efeitos digitais só pra "encolher" os personagens ficaria ótimo
O maior problema pra mim, é que parece que Hollywood está muito "viciada" no CGI. Tem muita coisa que dava pra fazer com efeitos práticos e/ou maquiagem, mas insistem em fazer tudo na tela verde.
Isso é verdade, mas nem sempre isso é apenas por vício. De vez em quando, alguns elementos do filme devem ser feitos com efeitos especiais porque o fundo também é de CGI, então poderia se causar estranheza com esse contraste.
@@apenasmaisumdiogo.7115 Se bem feito, não causa estranheza nenhuma. O Senhor dos Anéis por exemplo, é um filme que quase não envelheceu exatamente pk usaram efeitos práticos, maquetes, maquiagem e CGI. Cada um na medida certa.
@@luis67404 na minha opinião opinião, CGI deveria ser usado apenas para corrigir os Efeitos Práticos ou complementa-los, mais fazer tudo em CGI, ai o diretor tem que ter noção do que esta fazendo, o Novo Filme do Aladdin esta muito bem feito, o CGI esta apenas focado no gênio e no efeitos da magia que ele usa que mesmo assim não contradiz com o cenário, ou seja, diferente de Cats e a versão horrível de Sonic, a computação gráfica e o CGI casa muito bem com visual do filme não parecendo algo estanho, lhe dando a sensação que faz parte do universo no qual esta sendo apresentado. Por sinal o filme novo do Aladdin e um ótimo filme, alem de que o Will Smith fazendo o gênio ficou muito bom, ele conseguiu pega toda a e senciência do gênio e moderniza, claro não e melhor que o original, já que o original e muito melhor, mais para o tempo atual esta muito bom, obrigado Will Smith.
Isso sem contar também... Com exceção de uns 2, 3 heróis que gosto muito, já estou exausto também de tanto filme assim regados a cg até nas tomadas menos complexas; uns 4 filmes dos de estouros nas bilheterias, não vi até hoje e... sem vontade. Até ha uns 6 anos eu acho, eu também louco pelos efeitos, mas hoje estou valorizando/sentindo bem mais prazer, em filmes com uma boa história, bem atuados, roteirizados, dirigidos, com boa fotografia, direção de arte... do que CG em excesso, mesmo que seja uma produção bem simples ou sem CG. E isso quando não ideologizam o filme.
Essa questão do mal remuneramento e a falta de tempo,me lembra a indústria de animação japonesa,vulgo animes.tem varias história de como o estúdio não teve tempo ou trabalhou sem péssimas condições eo trabalho final ficou ruim.
Muito estúdio só trabalha com prazos apertados. Aí já viu, é animador escravizado praticamente e produto de péssima qualidade. J.C. Staff é uma das campeãs disso.
por isso que agora estão tentando mudar a industria pra ajudar nesse quesito, diminuindo o número de episódios e adotando o formato norte americano de temporadas prontas que diminui um pouco essa exigência exacerbada em cima dos animadores e profissionais da área (Agora acho engraçado que os dubladores ou seyuus são um dos profissionais que tem o trabalho mais rápido a ser feito, mas são os que mais ganham e mais tem fama, em um país cuja lógica seria a de quem mais trabalha mais ganha, mas enfim)
@@elderleon1844 Isso não muda tanto dependendo do estúdio pq o problema não é esse. O que prejudica os estúdios de verdade é o formato de production committee onde eles ficam com todos os lucros e os estúdios só recebem pra animar e mais nada depois disso, os animadores não recebem bonus algum, tem que viver com um salário de fome que depende do quanto trabalham e muitos sequer podem pagar uma moradia. O que fode a indústria de verdade é o tratamento dado a quem realmente põe a mão na massa. Mesmo estúdios grandes e com animações incríveis como Bones, não pagam tão bem seus animadores. O único que escapa de verdade dessa prisão é o Kyoto Animation, pq ele não depende de production committee.
Não moro numa Ostra mas nem sabia que tal de quietinha estreado o coisa medonha gato com cara de gente isso para mim parece assombração Jeová tem poder eu acho que esse filme não é de Deus e usando pele de animal Cadê o Ibama nesse povo Deus me livre gosto de gatinhos e cachorros mas esses bichos achei dzahoo
Acabei de comentar isso.eles sofrem para caralho lá. Isso mês lembra a vez que Kill la kill,que o último episodio só terminou alguns dias antes de estrear
@Betasox Se quiser saber é só pesquisar, não precisa vir com esse comentário irônico... www.garotasgeeks.com/o-lado-obscuro-da-industria-de-anime-no-japao/
Talvez seja justamente o contrário: estamos é cansados de tantos efeitos especiais no cinema, por isso a crítica tão pesada em cima do Cats. É uma overdose visual, nada mais parece real, mesmo com todos os avançados recursos gráficos. Uma hora cansa.
Os artistas de efeitos visuais são verdadeiros heróis. Quem trabalhou em Vingadores Ultimato, Rei Leão e até no Sonic que ficou até que bem feito embora tenha alguns erros que seriam corrigidos até o lançamento do filme (o ruim do Sonic é o design mesmo) deveriam receber um bônus merecido.
O problema dos efeitos visuais é simplesmente o uso demasiado. Por que o primeiro Jurassic Park de 1993 é visualmente superior ao Jurassic World de 20 anos depois? Em 1993 eles não se apoiaram totalmente em CGI pra fazer os os efeitos do filme, foi uma junção de efeito prático e computação gráfica, por isso é bom até hoje. É muito mais fácil pra um artista fazer um dinossauro gigante se vc tiver um animatronico em tamanho real no set, o artista não vai precisar simular a luz do zero, não vai precisar fzr o modelo 3D do zero, ele já tem todas as referências necessárias pra fzr um ótimo trabalho. Agr em Jurassic World, que no máximo tinha um cara de roupa verde com uma mascara de velociraptor pra servir de referência, é óbvio que o trabalho do artista vai ser quase impossível de ser superior a um que teve uso devido de referência. Nenhum bom artista sem referência querendo obter realismo - por melhor q ele seja - vai superar um bom artista com as referências certas.
Com certeza, mas leva muito menos dinheiro e tempo usar um ator com roupa verde do que construir animatrônicos caros que provavelmente só serão usados uma vez, por isso não é tão usado.
@Tempos de Brilhantina creio que Star Wars VII seja um ótimo exemplo disso. Rogue One um pouco menos, mas não deixa de ser um exemplo interessante também.
@@lilygiganty pra um filme de 1993 ele continua com efeitos bons. Até hoje existe uma cena do t rex em cima do carro que é feita totalmente em cgi. Até o carro é em cgi e as crianças dentro dele são tela verde. Essa cena é tão perfeita que só descobri q é cgi pq vi um video mostrando como essa cena foi feita. Não é só ter um modelo realista. Você precisa de iluminação e principalmente um movimento realista, com peso. Por isso um tiranossauro parece mais real que qualquer filme atual. Quando estão conversando estão normais, mas é só pularem um muro q eles já parecem bonecos, aí a pessoa já sabe que é cgi. Por isso os cenários nos filmes atuais são tão perfeitos, eles não se mechem, então não causam estranheza e a pessoa n percebe q é cgi.
Falando sobre a evolução dos efeitos da Marvel, eu gostaria de destacar os efeitos do Thanos em Guerra Infinita e Ultimato. A animação dele foi muito realista, com pelos faciais, rugas de expressão, movimento labial realista, respiração, veias e tudo mais, ao mesmo tempo que não deu sensação de vale da estranheza, uma vez que ele não é humano. E foi uma decisão arriscada, considerando que ele tem muito tempo de tela e carga dramática nos filmes. Se ele parecesse irreal ou inexpressivo, vários momentos, como a morte da Gamora ou o pôr do sol, perderiam muito peso dramático.
Bem, eu não notei muito pra ser sincero, talvez porque apareceram em ambientes escuros. Mas eu notei alguns dos soldados de Thanos meio mal finalizados de fato
O Thanos em Guerra Infinita teve um ótimo tratamento, coisa que falta pra mim em outros personagens, principalmente homem de ferro que passou a ficar mais "falso" a cada filme, aonde você consegue perceber que é um bonecão ou um recorte, a armadura do primeiro filme do mesmo parecia realmente existir, agora parece Cut scene de jogo
@@umpaocomovo217 quando vi o jardim do Thanos logo no começo do filme levei um susto , eu falei comigo que merda essa ? Logo aquele Hulk e as naveis mal feitos No final além de eu ter odiado aquele filme eu me perguntava onde os caras gastaram 350 milhões?
@@pedrodaniel8897 desde quando a Paramount parou de ser responsável pelos efeitos especiais, as coisas ficaram que nem bonecão, só os primeiros filmes tem efeitos bem mais realistas, capitão América 1, a Armadura do homem de ferro, o Thor...mas enfim, é o que tem pra hoje, eles acertam no Thanos(AINDA BEM) e cagam nos outros, a Cena do capitão América que joga o martelo no Thanos e dps a câmera foca nele voltando nas mãos dele, da pra ver o recorte haueahue
sinto falta de animações no cinema de Hollywood, tem muito potencial nesse estilo de filme, e poucas limitações físicas pro que se pode fazer, além de ser mais barato que muito blockbuster
Com certeza, acho que ainda há muito preconceito com esse tipo de filme. Parece que toda animação em Hollywood deve ser vista como só um filme de criança sem valor crítico ou seriedade. Pelo menos os animes e cartoons ainda ganham bastante destaque. E filmes como Homem-Aranha no Aranhaverso provaram que dá pra expandir pra outros gêneros sem perder a essência da animação.
@@apenasmaisumdiogo.7115 Exatamente, esse preconceito existe a muito tempo, sendo que desde o início das animações, vieram tantas animações para crianças quanto animações menos voltadas para esse público. Lembro que quando saiu o bizarro filme "Festa da Salsicha", houve crítica de muita gente desavisada, que acreditava que o filme seria infantil, sendo que na realidade passa bem longe de ser focado para esse público (algo que o próprio trailer deixava claro). Só que na mesma época, Anomalisa já havia sido lançado e estava sendo bastante falado e elogiado como um bom drama feito através da animação. Fora que tem desenhos famosos como Simpsons, American Dad e outros que são bem famosos e reconhecidos como desenhos que não são pensados para o público infantil.
Eu sinto falta de animações em desenho(tais como os filmes da Disney de animação) ao invés de usando modelos 3d(como meu malvado favorito e filmes da Pixar), mas a segunda opção é mais prática e supostamente mais barata também...
Acho equivocado dizer quem um filme de animação é mais fácil de ser feito. A maior parte das animações infantis que vemos hoje é em sua maior parte computação gráfica pois é fácil e mais barato de ser executada. No Japão, ainda é comum as animações em 2d, que a cada ano para facilitar o trabalho, são utilizados cada vez mais computação gráfica. Há até animações totalmente em 3d que tentam simular o 2d. É um assunto complexo, enquanto o desenho é algo que precisa de um trabalho físico e mais massante, consegue entregar resultados que não seriam possíveis em um filme com computação gráfica ou mesclado com live-action. Já o 3d, é mais fácil no sentido de possuir mais ferramentas e programas que facilitam o serviço e muitas vezes é mais barato. Porém não vamos esquecer da condição de trabalho do pessoal, pode ser caro ou barato ambos, porém nem sempre a renda dos profissionais é proporcional. Cansei de escrever =)
Sua avaliacao esta totalmente correta! Sou artista de efeitos visuais em Londres, e sua explicacao reflete com precisao a realidade. (desculpa a falta de acentuacao, teclado ingles nao tem nossos caracteres do portugues) abracao!
Esse vídeo é muito bom. Deveria ser uma obrigação consumir esta informação caso cinema fosse uma religião. Meus parabéns! Vou ficar mais preparado para nao criar um hype muito alto com a intençao de nao me decepcionar com As Crônicas de Nárnia na Netflix
Uma das coisas que mais gosto nos seus vídeos é a forma como você procura ver as várias camadas do assunto que você vai tratar. Realmente eu não havia pensado na parte do trabalho dos artistas gráficos dentro deste assunto. Obrigada!
Pra mim, o ponto alto do vídeo foi o final cm a cena da Joy em Blade Runner 2049. Por mais que não seja "o melhor filme", ele é deslumbrante por ser único. Parabéns pelo vídeo Max.
No caso do rei Leão, acho que o problema é que os personagens não tem muita expressão facial, e acredito que isso seja essencial num filme, para passar o que eles estão sentindo e até pensando. No Sonic, o problema é que ficou ridículo. Não quanto a qualidade dos efeitos, mas o design dele ficou estranho. Os olhos, principalmente. Já no Cats, achei bem feito. Só parece meio estranho e perturbador em alguns momentos em que eles aparecem de corpo inteiro em vez de apenas a face.
Rodrigo, Concordo Some esses fatores que citou ao filtro da nostalgia de quem viu "O Rei Leão" na infância. Temos a receita pra uma produção deixar a desejar. A animação da Disney é muito querida, as espectativas dessa nova versão foram bem altas.
Mas sobre o rei Leão ,eles queriam deixar mais natural ou seja ,não tem tanta expressão (assim como os leoes da vida real) mas como o carinha de cima falou, é nostálgico e criamos expectativa demais ;/ É complicado e muito amplo discutir esse assunto.
@Carros BR Não achei que cats ficou uma merda. Ficou um tanto estranho, mas gostei da ideia de não fazer gatos reais, para ficar realista, mas sim humanos com pelos e cara de gato. O rei Leão tem personagens sem expressão facial. Talvez a ideia fosse essa, mas eu achei péssimo. Mas falar "apenas não" faz parecer que só a sua opinião é correta.
@Carros BR Likes e dislikes do quê? Dos nossos comentários? A opinião das pessoas não significa que você está certo. Não tem certo ou errado aqui. Só opiniões. Gostos.
Efeitos especiais não deveriam ser trocados na pós-produção (ou pelo menos não devia ser uma regra na indústria), podemos ver que há um erro em como se enxerga os efeitos especiais na produção de um filme
Max, muitíssimo obrigado por este vídeo. Sou pós-produtor profissional e passo por maus bocados quando acontecem essas demandas abusivas fora do orçamento. O público mal sabe o que se passa conosco e a culpa ainda recai sobre nós, por mais que percamos horas de sono, por mais que façamos da maneira como o cliente quer, por mais que isso seja visto como "coisa pouca" ou "bobagem". O caso dos filmes de Hollywood é uma dimensão macro de um problema que também acontece com MUITA frequência no Brasil.
Eu acho que agora as pessoas deixaram de ficar deslumbradas com o CGI e conseguem querer mais do que só os efeitos visuais, a gente entra em uma nova fase onde é preciso encontrar equilibro entre o CGI, a fotografia, montagem e cenas reais pra criar algo. O senhor dos aneis é meu melhor exemplo, tem o CGI na medida certa com os atores pra criar algo incrivel. O Hobbit é horrivel e insuportável de assistir, pq só tem CGI...um filme sem alma. Acho que o Aladdin acertou na proposta e ficou fantasioso. Cats é assustador demais kkkkkk
A questão pode estar na comparação entre os personagens conhecidos e aqueles criados para o cinema. Um exemplo: o Sonic...o personagem não está como aparece no jogo.
Max, qual teu segredo de fazer videos tão bons e conhecer tanto de cinema, sendo tão jovem? Além de ser lindo e ter essa voz maravilhosa e falar muito bem! Parabéns, garoto!
Eu vendo pessoas reclamando dos efeitos especiais dos filmes antigos: 😴😴😴😴😴😴😴 Eu vendo as mesmas pessoas reclamando dos efeitos especiais atuais: 😴😴😴😴😴😴😴😴
Sim, pq vcs estão confundindo uma escolha estética (como no caso de Cats, q quis manter a forma humanizada dos gatos do musical da Broadway) com uma falha.
Trailer de Cats é o filme de terror mais assustador de 2019. Talvez o filme completo seja candidato a mais assustador de todos os tempos - Não que eu vá conferir...
Max, você acha que as animações da dreamworks estão decaindo, estava recapitulando Shrek e o príncipe do Egito e depois lembrei do poderoso chefinho, o que você acha?
a Dreamworks só não é muito criteriosa mesmo com as histórias, eles sempre tiveram animações excelentes e outras não tão legais estreando na mesma época. Esperando a resposta do Max também
@@apenasmaisumdiogo.7115 francamente, eu não vejo nada de errado com o espanta tubarões, sempre assisti e gostei, não sei pq a galera odeia tanto esse filme
Lembro quando vi os bastidores de Matrix, cara, aquilo sim eram efeitos, aqueles cenários gigantescos e efeitos inovadores... hoje nao sinto prazer em ver filmes com muito efeito pois a maioria ta tosco demais...
Ótima análise sobre o tema. Ainda mais por pontuar a rotina de trabalho dos designers. É importante a gente compreender a realidade de quem está por detrás da telona. E muitas vezes não possui a consideração - e valorização - necessária.
Eu acho q vc tá batendo mt na msm tecla de "qualidade visual", sendo o verdade ponto é o design. Dês de sempre, existem personagens 3d, modelagens e bonecos q tentam ficar similares ao real, mas ngm reclamou deles n só pq foram feitos seila... em 2004, 1999, mas pq o seu design era agradável. O Davy Jones, se vc pegar ele é melhorar a sua: textura, iluminação, cor, saturação e vários outros detalhes profissionais q eu n sei, vc acha q na capacidade ultra realista q agr tem hj ele ficaria esquisito? Não, pq o design dele é bom. N teve ngm falando "como o Davy Jones é feio", claro q teve gente falando q era assustador ou esquisito, mas n ruim( vc pode falar "mas se fosse hj, ele seria estranho", e eu penso, mt pouco provável. O design dele foi mt estudado se baseando em histórias, modelos e críticas de artistas, diferente de hj nesses casos). Pensando assim, pegar o Sonic q agt tem hj e diminui a qualidade gráfica pr de 2005 e mostrar pr alguém daquela época, mt provavelmente vai achar feio pr krl, pq ele obviamente, está feio. Acredito q agt n ficou tão exigente com "efeitos especiais"(tem casos isolados como do Pantera Negra, mas aql foi uma queda de qualidade q é fora de contexto), mas sim o cinema, em casos tb isolados, tem errado o design, como cats. N quis ser agressivo, so falei o q entendi, msm talvez fugindo do ponto, eu esclareci o meu.
Parabéns por discutir sobre as condições de trabalho atuais na indústria cinematográfica, Max. Não dá pra falar de Cinema sem falar da sociedade em que essa Arte é formada.
Tem que ser exigente mesmo, a tecnologia que se tem hoje, e o tanto que custa um ingresso ou filme original, tem que ter efeitos de grande qualidade. Antigamente sabíamos que a tecnologia era limitada então ok!! más estamos em outra época em que tudo está caro, e queremos algo de grande qualidade.
Júlio Buçola tu não manjou nada do vídeo né ? trabalhar q é bom, nada. Vai ser animador, trouxa. Aí vc lê um comentário q nem esse e pensa "o que to fazendo animando filme pra uns babacas q nem esse?"
@@guilhermetonon7267 tá fazendo é ganhar dinheiro para comer a partir do Momento que aceitou o trampo vai fazer algo de alto nível sem reclamar tá cansado vai fazer outra coisa da vida pessoas como eu que paga seu salário já que pagamos caro para consumir filmes e animações não faz mais que a obrigação fazer algo que preste
Pulou a parte do vídeo em que o cara explica que com tanta cobrança o tempo pra fazer a animação é encurtado, algumas edições ficam para a pós-produção e se não der certo os cara tem que fazer tudo do 0. Fora que no meio o artista é mal remunerado e fica cansado pra caralho por ter que fazer tudo em cima com um tempo curto pra dedéu k
@@guilhermetonon7267 mano nem discute, a gente sabe como que artista é visto e tratado no Brasil, o cara tá representando 90% do pensamento do brasileiro em relação a nós
Cara, eu acho que o segredo está em achar o "ponto" ideal de CGI de acordo com o projeto, como na culinária se vc colocar demais um tempero por melhor que seja estraga. acho que se deve buscar o equilíbrio entre efeitos práticos e CGI, ter o feeling para sacar quando é mais interessante o hiper realismo ou um visual mais cartunesco, e claro, valorizar os profissionais.
Gostei do video pq me fez refletir que realmente a internet debateu muito os efeitos visuais em 2019. E digo que é Impressionante como #PlanetaDosMacacos, #Aquaman e #Reileão *se destoam de todas* as outras imagens! É como se *involuntariamente meu cérebro gostasse* pois como você falou, ele reconhece. _02:49__ Sem contar os efeitos práticos de __#JurassicPark_
Será que não foi só a iluminação e a fotografia? Pra mim foi praticamente o mesmo. Mas falando da diferença entre os dois, eu achei a armadura de nano-robôs do homem de ferro mais realista em Ultimato. Em Guerra Infinita ela parecia muito "fluida", mas no filme seguinte ela recebeu algumas articulações.
@@apenasmaisumdiogo.7115 não pensei nesse lance de iluminação, o Thanos de Ultimato realmente só aparece em ambientes escuros ou de noite, pode ser que tenha sido isso
Nunca tinha pensado por esse ponto... Bela visão, Max! Mas pra ser justo, eu acho que tem sim como evitar o vale da estranheza mesmo com menos tempo e orçamento, já que ela não depende *apenas* da qualidade dos efeitos especiais.
Rei Leão: Ficou perfeito Sonic: a primeira versão eu achei horrível, segunda versão amei. Alladin:Eu achei incrível e ficou muito bom. Cats: O filme ficou dessa maneira para lembrar do teatro de onde ele foi originado.
Infelizmente estamos cada vez mais exigentes,nunca estamos satisfeitos,a 15 anos jogavamos com pixels do tamanho de um feijão a 15fps e hoje 4k em 60fps ou mais e ainda não estamos satisfeitos,enfim existe um lado bom,ao menos impulsiona a evolução
Betasox aliás, pra vc entender não tem q desenhar, tem q fazer um vídeo de alguns minutos explicando o pq de....ah não pera, o canal acabou de fazer isso.
Quando eu era criança achava os efeitos de Harry Potter e a pedra filosofal bem realista, eu n sentia que aquilo era falso, me convencia que era real, mas quando revi mais velho me incomodou bastante
Minha dica: Os trabalhadores americanos deveriam lutar pela implantação da nossa maravilhosa CLT, pois um país sem direitos trabalhistas como os EUA, é um lugar horrível para trabalhar e viver.
Vídeo muito pertinente e cheio de conteúdo como sempre! Infelizmente a prática do Crunch tem se tornado cada vez mais comum na industria do cinema e dos games e isso precisa ser repensado, não adianta a tecnologia evoluir e nossa humanidade não. De fato os trabalhadores que cuidam das partes de efeito visual precisam de melhor remuneração, apoio psicológico e condições melhores de trabalho. Uma amiga minha trabalha em uma grande agência de publicidade e quando grandes empresas pedem serviços, não querem saber se vai ter crunch ou não, afinal só entendem a linguagem do dinheiro. Uma coisa que eu sinto falta no cinema é o efeitos prático, quando bem utilizado, pode ser um forte aliado do efeito visual, como foi o caso de Mad Max. Fora que nem tudo precisa ser CG, o caso de Cats por exemplo, o visual do filme poderia muito bem ter sido criado através de maquiagem e figurino, como é feito no teatro, fica tão gostoso de acompanhar, fica expressivo e não estranho como está o caso do filme. In a nutshell: a industria precisa ofertar condições melhores de trabalho para quem cuida dos efeitos visuais, é preciso repensar quando eles são necessários e se atendem a proposta do filme e por fim, as produtoras precisam valorizar mais efeitos práticos, maquiagem, figurino e deixar menos pepinos para a pós-produção.
O que eu não entendo é porque os animadores não cobram a hora adicional de trabalho, não é culpa deles que o estudio aprovou algo "ruim" e nos 45 querem mudar por causa do publico. Se eles são tão importantes então não acho que daria para substituirlos facilmente a ponto de deixarem que façam isso com eles
Isso sem contar também... Com exceção de uns 2, 3 heróis que gosto muito, já estou exausto também de tanto filme assim regados a cg até nas tomadas menos complexas; uns 4 filmes dos de estouros nas bilheterias, não vi até hoje e... sem vontade. Até ha uns 6 anos eu acho, eu também louco pelos efeitos, mas hoje estou valorizando/sentindo bem mais prazer, em filmes com uma boa história, bem atuados, roteirizados, dirigidos, com boa fotografia, direção de arte... do que CG em excesso, mesmo que seja uma produção bem simples ou sem CG. E isso quando não ideologizam o filme. Ótimo doc., parabéns. Obrigado
realmente estamos MUITO exigentes com o realismo e insatisfeitos,essa é a nossa geraçao né temos que valorizar mais os trabalhos dos produtores e respeita-los,estamos doentes e isso é fato,imagina você na situaçao deles,24h com horas extras só tentando agradar o público eu adoro essa frase:a perfeiçao vem da simplicidade.
No caso de "O Rei Leão" nem precisava dar uma aparência cartunesca para passar emoção... Um bom exemplo é o leão Aslan de "As Crônicas de Nárnia" que tinha reações bem expressivas...
Mas o Aslan não é tão realista para se encaixar na proposta do Rei Leão, e foi feito em uma época de “menor exigência”, pq reassisti crônicas de narnia e achei mal feito, coisa que na época eu não tinha achado (mas tbem pq nao tinha a referência de qualidade de hoje)
Alguém por aí ele é lindo, mas não é tão realista quanto a tecnologia usada em Rei Leão, eu consigo perceber que o Aslan tem traços mais artificiais
@Alguém por aí O Aslanta meio estranho mesmo, acho que o 8 Olhos tem razão pulei pro final do vídeo e animação dele ta meio embasada e não parece real (na época eu vi no cinema e achava perfeito, provavelmente estou achando mais ou menos agora devido ao avanço tecnológico) depois vou até rever o primeiro filme pra ver se ele ta zoado mesmo rsrs
Exatamente! As pessoas reclamam de chatas. Se eles fizessem algo cartunesco como sugeriram ai iria ser um mico pq a proposta é ser o mais real possível. Querer q um leão fique fazendo carinha de sorriso como na animação é demais, pq na vida real eles não são assim, e a proposta do filme era ser algo real.
@@8Olhos achar mal feito e de fato ser mal feito é diferente porque reassisti e ainda não envelheceu mau diferente do filme em si.
Cats seria bem melhor se o efeito visual fosse maquiagem.
Pois é! O musical já usa os atores/cantores fantasiados e maquiados! Mas não, eles tem que reinventar a roda...
foi oque eu pensei, se tivessem usado figurinos ao invés daquele cgi bizarro, usando os efeitos digitais só pra "encolher" os personagens ficaria ótimo
Maquiagem e o figurino foda da peça. Não gatos pelados...
Eles tao exagerando muito, querendo resolver tudo na computação gráfica
SIMMMMM
Efeitos Especiais + Efeitos Práticos: Equilíbrio Perfeito
Tipo Mad Max Fury Road
jurassic park
Forrest Gump. Tudo ficou bem "orgânico".
Efeitos especiais são efeitos praticos, os realizados no set. ;)
@@jonasalmeida
Você entendeu o que ele quer dizer, não fale o obvio
O maior problema pra mim, é que parece que Hollywood está muito "viciada" no CGI. Tem muita coisa que dava pra fazer com efeitos práticos e/ou maquiagem, mas insistem em fazer tudo na tela verde.
Isso é verdade, mas nem sempre isso é apenas por vício. De vez em quando, alguns elementos do filme devem ser feitos com efeitos especiais porque o fundo também é de CGI, então poderia se causar estranheza com esse contraste.
@@apenasmaisumdiogo.7115 Se bem feito, não causa estranheza nenhuma. O Senhor dos Anéis por exemplo, é um filme que quase não envelheceu exatamente pk usaram efeitos práticos, maquetes, maquiagem e CGI. Cada um na medida certa.
Por mais que seja caro,a computação gráfica deve ficar bem mais barata.
Siiiiiiiiiiim. Eu achei que estava sozinho pensando nisso! Maravilha saber que mais gente pensa nisso.
@@luis67404 na minha opinião opinião, CGI deveria ser usado apenas para corrigir os Efeitos Práticos ou complementa-los, mais fazer tudo em CGI, ai o diretor tem que ter noção do que esta fazendo, o Novo Filme do Aladdin esta muito bem feito, o CGI esta apenas focado no gênio e no efeitos da magia que ele usa que mesmo assim não contradiz com o cenário, ou seja, diferente de Cats e a versão horrível de Sonic, a computação gráfica e o CGI casa muito bem com visual do filme não parecendo algo estanho, lhe dando a sensação que faz parte do universo no qual esta sendo apresentado.
Por sinal o filme novo do Aladdin e um ótimo filme, alem de que o Will Smith fazendo o gênio ficou muito bom, ele conseguiu pega toda a e senciência do gênio e moderniza, claro não e melhor que o original, já que o original e muito melhor, mais para o tempo atual esta muito bom, obrigado Will Smith.
Sobre a expressividade em "O Rei Leão", é como eu digo à minha esposa: "Tem coisas que só funcionam no desenho/animação".
tem coisa que só a philco faz pra você
Isso sem contar também... Com exceção de uns 2, 3 heróis que gosto muito, já estou exausto também de tanto filme assim regados a cg até nas tomadas menos complexas; uns 4 filmes dos de estouros nas bilheterias, não vi até hoje e... sem vontade. Até ha uns 6 anos eu acho, eu também louco pelos efeitos, mas hoje estou valorizando/sentindo bem mais prazer, em filmes com uma boa história, bem atuados, roteirizados, dirigidos, com boa fotografia, direção de arte... do que CG em excesso, mesmo que seja uma produção bem simples ou sem CG. E isso quando não ideologizam o filme.
@@jeanlukasscheufele7112 mas para todas as outras, existe Mastercard.
Os efeitos visuais usados em Blade Runner 2049 são incríveis, gostaria de ver esse esmero em mais filmes.
Canal PeeWee Salveee
Salve
Duna (2020), aguardando ansiosamente.
Peewee por aqui?!
Mas isso é mesmo,Blade Runner é quase por si só "Realista"
Terá em Duna.
Essa sua preocupação com o trabalho dos artistas neste vídeo foi incrível. Parabéns, meu caro. Excelente.
ua-cam.com/video/LM2s-McYNWM/v-deo.html tem um vídeo em inglês que vai mais longe nesse caso
Saudade das animações 2D
Odeio esses filmes ultra realistas. Me assusta
Aaaaaa simmm se Cats fosse em 2D tipo Os Aristogatas ia ser tão lindinho
Também prefiro
Atualmente fica tudo bem artificial eu nem vejo mais porque já sei que vai rolar muito exagero
Outra coisa que gosto é a mistura de atores e personagens de animação em 2D. Não que o 3D realista não seja legal, mas é que os dois são legais!
Essa questão do mal remuneramento e a falta de tempo,me lembra a indústria de animação japonesa,vulgo animes.tem varias história de como o estúdio não teve tempo ou trabalhou sem péssimas condições eo trabalho final ficou ruim.
Muito estúdio só trabalha com prazos apertados. Aí já viu, é animador escravizado praticamente e produto de péssima qualidade. J.C. Staff é uma das campeãs disso.
por isso que agora estão tentando mudar a industria pra ajudar nesse quesito, diminuindo o número de episódios e adotando o formato norte americano de temporadas prontas que diminui um pouco essa exigência exacerbada em cima dos animadores e profissionais da área (Agora acho engraçado que os dubladores ou seyuus são um dos profissionais que tem o trabalho mais rápido a ser feito, mas são os que mais ganham e mais tem fama, em um país cuja lógica seria a de quem mais trabalha mais ganha, mas enfim)
@@elderleon1844 Isso não muda tanto dependendo do estúdio pq o problema não é esse. O que prejudica os estúdios de verdade é o formato de production committee onde eles ficam com todos os lucros e os estúdios só recebem pra animar e mais nada depois disso, os animadores não recebem bonus algum, tem que viver com um salário de fome que depende do quanto trabalham e muitos sequer podem pagar uma moradia. O que fode a indústria de verdade é o tratamento dado a quem realmente põe a mão na massa. Mesmo estúdios grandes e com animações incríveis como Bones, não pagam tão bem seus animadores. O único que escapa de verdade dessa prisão é o Kyoto Animation, pq ele não depende de production committee.
Me lembra também as condições de trabalho na indústria de jogos
@@Phasma_Tacitus praticamente toda indústria de cultura pop passa por isso até os quadrinhistas e mangakás
A coisa mais assustadora de "cats" são as boquinhas bizarras principalmente os labios. é algo mais assustador que aquelas frutas que falam
Exatamente. Inclusive, o fato de eles colocarem atores pra representar gatos, pra mim, beirou o ridículo
Vamos concordar que fazer um filme de Cats em Live Action já é um grande erro!
Um grande problema é o nariz. Ele não combina com o rosto felino deles
@@apenasmaisumdiogo.7115 se colocassem um focinho ficaria bem melhor
@@maurovieira3798 _tipo furry?_
07:18 O MAX FALANDO "MISERICÓRDIA!"
EU QUASE ENGASGUEI COM A MINHA ÁGUA AQUI AAA HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHA
Não moro numa Ostra mas nem sabia que tal de quietinha estreado o coisa medonha gato com cara de gente isso para mim parece assombração Jeová tem poder eu acho que esse filme não é de Deus e usando pele de animal Cadê o Ibama nesse povo Deus me livre gosto de gatinhos e cachorros mas esses bichos achei dzahoo
Não tem desculpa que defenda aquele Sonic 😂
Eu ia comentar o mesmo, àqueles gatos com rostos humanos nem chegaram perto de me incomodar tanto, quanto o Sonic. Que coisa bizarra é aquilo!
Antes ele não tinha sobrancelhas, era muito estranho.
Eu curti o Sonic. Achei um design interessante. Mas Cats... Ficou bem bizarro.
A única desculpa que tenho é que ele é tão ruim, mais tão ruim, que eu gostei dele.
além de que os erros dele estavam além dos efeitos mas sim na anatomia do personagem
Max, você falando sobre isso.. me lembra, a discussão
sobre os animadores nos estudios japoneses.
Acabei de comentar isso.eles sofrem para caralho lá. Isso mês lembra a vez que Kill la kill,que o último episodio só terminou alguns dias antes de estrear
@Betasox Se quiser saber é só pesquisar, não precisa vir com esse comentário irônico... www.garotasgeeks.com/o-lado-obscuro-da-industria-de-anime-no-japao/
isso é uma condição comum para profissionais de audio visual e por isso tem que se reinvidicar mudanças na categoria
Eu vi um documentário sobre o estúdio Ghibli que contava que um dos animadores morreu de tanto trabalhar.
@@elderleon1844 eu ouvi que tentaram la,mas não conseguiram.o pessoal esta muito enraizado nesse sistema
O trailer de Cats é uma das coisas mais bizarras que já vi na internet
Pior é q meu irmão é fã da Taylor Swift e tá muito hypado, mas eu achei o trailer muito estranho msm
Parece aquele guerra das comidas
@@Nosaka0 Mas, quem é fã mesmo dela está hypado com a música que ela escreveu para o filme. Aliás, hj saiu um trecho e parece ser ótima.
@@pedroayres6554 Sim, as músicas dela são legais, mas o filme ainda é bizarro
Credo! para que saiu de um pesadelo rs
Talvez seja justamente o contrário: estamos é cansados de tantos efeitos especiais no cinema, por isso a crítica tão pesada em cima do Cats. É uma overdose visual, nada mais parece real, mesmo com todos os avançados recursos gráficos. Uma hora cansa.
@DANIEL JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS +-
Os artistas de efeitos visuais são verdadeiros heróis. Quem trabalhou em Vingadores Ultimato, Rei Leão e até no Sonic que ficou até que bem feito embora tenha alguns erros que seriam corrigidos até o lançamento do filme (o ruim do Sonic é o design mesmo) deveriam receber um bônus merecido.
Não é só o design que tá feio em Sonic, a produção tem um orçamento bem medíocre e isso reflete nos efeitos.
Mas consertaram o sonic
@@oquevocenaosabe9973 ainda bem! Ele ta muito mais fiel e amigável. Só falta o filme ser bonzinho
@@MatheusCaldasBS entao, eu falei visando bem, achei q ficou massa o visual, só queria informar
@@oquevocenaosabe9973 Ninguém ainda viu pra dizer o quanto tá "consertado."
O problema dos efeitos visuais é simplesmente o uso demasiado.
Por que o primeiro Jurassic Park de 1993 é visualmente superior ao Jurassic World de 20 anos depois?
Em 1993 eles não se apoiaram totalmente em CGI pra fazer os os efeitos do filme, foi uma junção de efeito prático e computação gráfica, por isso é bom até hoje. É muito mais fácil pra um artista fazer um dinossauro gigante se vc tiver um animatronico em tamanho real no set, o artista não vai precisar simular a luz do zero, não vai precisar fzr o modelo 3D do zero, ele já tem todas as referências necessárias pra fzr um ótimo trabalho.
Agr em Jurassic World, que no máximo tinha um cara de roupa verde com uma mascara de velociraptor pra servir de referência, é óbvio que o trabalho do artista vai ser quase impossível de ser superior a um que teve uso devido de referência.
Nenhum bom artista sem referência querendo obter realismo - por melhor q ele seja - vai superar um bom artista com as referências certas.
Com certeza, mas leva muito menos dinheiro e tempo usar um ator com roupa verde do que construir animatrônicos caros que provavelmente só serão usados uma vez, por isso não é tão usado.
Comentário perfeito👏👏👏
@Tempos de Brilhantina creio que Star Wars VII seja um ótimo exemplo disso. Rogue One um pouco menos, mas não deixa de ser um exemplo interessante também.
Queria ver o Jurassic Park de 1993 em 4k pra ver se seria essa Coca cola toda, hoje em dia a alta resolução aumentou o trabalho dos designers.
@@lilygiganty pra um filme de 1993 ele continua com efeitos bons. Até hoje existe uma cena do t rex em cima do carro que é feita totalmente em cgi. Até o carro é em cgi e as crianças dentro dele são tela verde. Essa cena é tão perfeita que só descobri q é cgi pq vi um video mostrando como essa cena foi feita. Não é só ter um modelo realista. Você precisa de iluminação e principalmente um movimento realista, com peso. Por isso um tiranossauro parece mais real que qualquer filme atual. Quando estão conversando estão normais, mas é só pularem um muro q eles já parecem bonecos, aí a pessoa já sabe que é cgi. Por isso os cenários nos filmes atuais são tão perfeitos, eles não se mechem, então não causam estranheza e a pessoa n percebe q é cgi.
Cats não da pra defender não, o filme parece que saiu da deepweb.
Essa coisa é perturbadora, ver corpos humanos com 2 orelhas, pelos em todo o corpo e uma cauda é bizarro.
Vcs são loucos kakakakakka
É pra ser sobre gatos interpretados por humanos e a graça é parecer um humano
Eu achei fofo
Ksksksks Killer Queen kkkkkjj
Dei uma pesquisada e bem que podia ser igual é no musical, maquiagem
Falando sobre a evolução dos efeitos da Marvel, eu gostaria de destacar os efeitos do Thanos em Guerra Infinita e Ultimato. A animação dele foi muito realista, com pelos faciais, rugas de expressão, movimento labial realista, respiração, veias e tudo mais, ao mesmo tempo que não deu sensação de vale da estranheza, uma vez que ele não é humano. E foi uma decisão arriscada, considerando que ele tem muito tempo de tela e carga dramática nos filmes. Se ele parecesse irreal ou inexpressivo, vários momentos, como a morte da Gamora ou o pôr do sol, perderiam muito peso dramático.
Porem o "jardim" do Thanos , o Hulk e as naves desse filme ficam a desejar resumindo ficaram bem ruins .
Bem, eu não notei muito pra ser sincero, talvez porque apareceram em ambientes escuros. Mas eu notei alguns dos soldados de Thanos meio mal finalizados de fato
O Thanos em Guerra Infinita teve um ótimo tratamento, coisa que falta pra mim em outros personagens, principalmente homem de ferro que passou a ficar mais "falso" a cada filme, aonde você consegue perceber que é um bonecão ou um recorte, a armadura do primeiro filme do mesmo parecia realmente existir, agora parece Cut scene de jogo
@@umpaocomovo217 quando vi o jardim do Thanos logo no começo do filme levei um susto , eu falei comigo que merda essa ? Logo aquele Hulk e as naveis mal feitos No final além de eu ter odiado aquele filme eu me perguntava onde os caras gastaram 350 milhões?
@@pedrodaniel8897 desde quando a Paramount parou de ser responsável pelos efeitos especiais, as coisas ficaram que nem bonecão, só os primeiros filmes tem efeitos bem mais realistas, capitão América 1, a Armadura do homem de ferro, o Thor...mas enfim, é o que tem pra hoje, eles acertam no Thanos(AINDA BEM) e cagam nos outros, a Cena do capitão América que joga o martelo no Thanos e dps a câmera foca nele voltando nas mãos dele, da pra ver o recorte haueahue
Rei Leão: ficou lindo
Detetive pikachu: ficou fofo
Alladin: ficou ótimo
Sonic:ficou tosco
Cats: SANGUE DE JESUS TEM PODER!!!!
Vingadores ultimato ficou ruim também .
kkkkkkkkkkkkkkk
@@pedrodaniel8897 o Thanos é mais expressivo que eu.
@@giulyanoviniciussanssilva2947 Thanos é bem feito o resto que é ruim .
@@pedrodaniel8897 não cara tem muita coisa linda nesse filme além do Thanos.
sinto falta de animações no cinema de Hollywood, tem muito potencial nesse estilo de filme, e poucas limitações físicas pro que se pode fazer, além de ser mais barato que muito blockbuster
Com certeza, acho que ainda há muito preconceito com esse tipo de filme. Parece que toda animação em Hollywood deve ser vista como só um filme de criança sem valor crítico ou seriedade. Pelo menos os animes e cartoons ainda ganham bastante destaque. E filmes como Homem-Aranha no Aranhaverso provaram que dá pra expandir pra outros gêneros sem perder a essência da animação.
@@apenasmaisumdiogo.7115 Exatamente, esse preconceito existe a muito tempo, sendo que desde o início das animações, vieram tantas animações para crianças quanto animações menos voltadas para esse público.
Lembro que quando saiu o bizarro filme "Festa da Salsicha", houve crítica de muita gente desavisada, que acreditava que o filme seria infantil, sendo que na realidade passa bem longe de ser focado para esse público (algo que o próprio trailer deixava claro). Só que na mesma época, Anomalisa já havia sido lançado e estava sendo bastante falado e elogiado como um bom drama feito através da animação.
Fora que tem desenhos famosos como Simpsons, American Dad e outros que são bem famosos e reconhecidos como desenhos que não são pensados para o público infantil.
Animações francesas também, assisti uma chamada a pequena loja de suicídio. Tema bem pesado.
Eu sinto falta de animações em desenho(tais como os filmes da Disney de animação) ao invés de usando modelos 3d(como meu malvado favorito e filmes da Pixar), mas a segunda opção é mais prática e supostamente mais barata também...
Acho equivocado dizer quem um filme de animação é mais fácil de ser feito. A maior parte das animações infantis que vemos hoje é em sua maior parte computação gráfica pois é fácil e mais barato de ser executada.
No Japão, ainda é comum as animações em 2d, que a cada ano para facilitar o trabalho, são utilizados cada vez mais computação gráfica. Há até animações totalmente em 3d que tentam simular o 2d.
É um assunto complexo, enquanto o desenho é algo que precisa de um trabalho físico e mais massante, consegue entregar resultados que não seriam possíveis em um filme com computação gráfica ou mesclado com live-action. Já o 3d, é mais fácil no sentido de possuir mais ferramentas e programas que facilitam o serviço e muitas vezes é mais barato.
Porém não vamos esquecer da condição de trabalho do pessoal, pode ser caro ou barato ambos, porém nem sempre a renda dos profissionais é proporcional.
Cansei de escrever =)
2010: realismo
2019: não tão realismo
2022: animes
Não são muito fã de excesso de efeito especial. Prefiro coisas mais naturais
Sim
Verdade
Deus te ouça
@@Fernanda-wr5jj Mas a intenção dos efeitos especiais é deixar mais natural, mais fluído. Parecendo mais real.
"Misericódia"! Lembrou a minha avó! kkkkkk
Robson Lima eu falo misericórdia 😂😂
efeitos que eu sempre gosto são os dos filmes do Nolan e Star wars,, pra mim são os melhores
Sua avaliacao esta totalmente correta! Sou artista de efeitos visuais em Londres, e sua explicacao reflete com precisao a realidade. (desculpa a falta de acentuacao, teclado ingles nao tem nossos caracteres do portugues)
abracao!
Quando precisar acentuar, usa o Gate2home. =)
Parabéns pelo seu canal, irmão. Não sou da área áudio visual e seus vídeos são verdadeiros artigos científicos. Aprendo e me divirto com ele
Esse vídeo é muito bom. Deveria ser uma obrigação consumir esta informação caso cinema fosse uma religião. Meus parabéns!
Vou ficar mais preparado para nao criar um hype muito alto com a intençao de nao me decepcionar com As Crônicas de Nárnia na Netflix
Eita, nem lembrava q a Netflix ia fazer a própria versão daquele "filme teen (metido a) épico, sizudo e 'cheio' de ação (sqn) da Disney"
@@allanbezerra-omoreno4085 rapaz, o que conta sao os livros. Adaptaçoes são uma coisa a parte.
@@eduardolopes9882 Ah, tá, foi malz kk. Tomara q façam valer a pena bastante.
eu passei o vídeo todo falando sozinha “é isso aí”, “certíssimo”, “nossa, verdade!”. minhas conversas com vc são as melhores hahahah
é tão foda esses reflexos do max valarezo.
Uma das coisas que mais gosto nos seus vídeos é a forma como você procura ver as várias camadas do assunto que você vai tratar. Realmente eu não havia pensado na parte do trabalho dos artistas gráficos dentro deste assunto. Obrigada!
Pra mim, o ponto alto do vídeo foi o final cm a cena da Joy em Blade Runner 2049. Por mais que não seja "o melhor filme", ele é deslumbrante por ser único. Parabéns pelo vídeo Max.
Seus vídeos são incríveis! Acho muito legal a sua visão. Continue com o bom trabalho.
A última frase lembra a sensação de quando assisti Matrix 1 e 2
Acho q os efeitos práticos vão voltar a brilhar
Rei leão ficou parecendo Babe o porquinho atrapalhado. Aqueles bichinhos mexendo a boca
@@Fernanda-wr5jj pensei nisso TB rsrsrs.
Mas babe é topzera!
@maxValarezo seu texto eh simplesmente admirável. Maravilhoso!
No caso do rei Leão, acho que o problema é que os personagens não tem muita expressão facial, e acredito que isso seja essencial num filme, para passar o que eles estão sentindo e até pensando.
No Sonic, o problema é que ficou ridículo. Não quanto a qualidade dos efeitos, mas o design dele ficou estranho. Os olhos, principalmente.
Já no Cats, achei bem feito. Só parece meio estranho e perturbador em alguns momentos em que eles aparecem de corpo inteiro em vez de apenas a face.
No Rei Leão a paleta usada foi de chorar tbm, quando vi o trailer não sabia quem era quem poxa
Rodrigo, Concordo
Some esses fatores que citou ao filtro da nostalgia de quem viu "O Rei Leão" na infância. Temos a receita pra uma produção deixar a desejar. A animação da Disney é muito querida, as espectativas dessa nova versão foram bem altas.
Mas sobre o rei Leão ,eles queriam deixar mais natural ou seja ,não tem tanta expressão (assim como os leoes da vida real) mas como o carinha de cima falou, é nostálgico e criamos expectativa demais ;/ É complicado e muito amplo discutir esse assunto.
@Carros BR Não achei que cats ficou uma merda. Ficou um tanto estranho, mas gostei da ideia de não fazer gatos reais, para ficar realista, mas sim humanos com pelos e cara de gato.
O rei Leão tem personagens sem expressão facial. Talvez a ideia fosse essa, mas eu achei péssimo.
Mas falar "apenas não" faz parecer que só a sua opinião é correta.
@Carros BR Likes e dislikes do quê? Dos nossos comentários? A opinião das pessoas não significa que você está certo. Não tem certo ou errado aqui. Só opiniões. Gostos.
Cara! Que análise bacana! Parabéns!
Efeitos especiais não deveriam ser trocados na pós-produção (ou pelo menos não devia ser uma regra na indústria), podemos ver que há um erro em como se enxerga os efeitos especiais na produção de um filme
Você não falha camarada! Essencial esse vídeo.
Efeitos especiais que não se faz sem Pessoas! O capital financeiro está se lixando pra tudo mesmo
Max, muitíssimo obrigado por este vídeo. Sou pós-produtor profissional e passo por maus bocados quando acontecem essas demandas abusivas fora do orçamento. O público mal sabe o que se passa conosco e a culpa ainda recai sobre nós, por mais que percamos horas de sono, por mais que façamos da maneira como o cliente quer, por mais que isso seja visto como "coisa pouca" ou "bobagem". O caso dos filmes de Hollywood é uma dimensão macro de um problema que também acontece com MUITA frequência no Brasil.
Eu acho que agora as pessoas deixaram de ficar deslumbradas com o CGI e conseguem querer mais do que só os efeitos visuais, a gente entra em uma nova fase onde é preciso encontrar equilibro entre o CGI, a fotografia, montagem e cenas reais pra criar algo. O senhor dos aneis é meu melhor exemplo, tem o CGI na medida certa com os atores pra criar algo incrivel. O Hobbit é horrivel e insuportável de assistir, pq só tem CGI...um filme sem alma.
Acho que o Aladdin acertou na proposta e ficou fantasioso. Cats é assustador demais kkkkkk
A questão pode estar na comparação entre os personagens conhecidos e aqueles criados para o cinema. Um exemplo: o Sonic...o personagem não está como aparece no jogo.
Que tema excelente!
É, a exploração segue cada vez maior em tudo quanto é área :(
Max, qual teu segredo de fazer videos tão bons e conhecer tanto de cinema, sendo tão jovem? Além de ser lindo e ter essa voz maravilhosa e falar muito bem! Parabéns, garoto!
Eu vendo pessoas reclamando dos efeitos especiais dos filmes antigos: 😴😴😴😴😴😴😴
Eu vendo as mesmas pessoas reclamando dos efeitos especiais atuais: 😴😴😴😴😴😴😴😴
otimoooo video parabens esse problema é algo que acontece em varias outras areas profissionais. A exploração e a qualidade é algo para se pensar!
Van Gogh dizia que não basta reproduzir a realidade, precisa torná-la diferente e especial, acho que agora mais que nunca isso se mostra verdade
Exatamente, cinema ficcional não se trata de reproduzir a realidade.
Cara teu texto é muito bom !!!completo inteligente e envolvente!!! Parabéns,primeira vez que assisto e já me inscrevi!
Grande abraço e muito sucesso!
Por isso sou apaixonado nos filmes e personagens do Guillermo del Toro, só tem computação gráfica onde é inviável usar efeito prático
Muito bom Max!!! 👊👊
Quanto mais efeito especial, menos me interessa o filme
Amei sua análise de hoje e concordo plenamente. Além de amar sua entonação vocal, seu timbre macio e a sua dicção...
Nossa a precarização do trabalho está chegando aos profissionais de efeitos visuais? O mundo tá realmente muito louco...
Parabéns pelo seu trabalho! Curto e aprendo muito! 👏👏👏
Não devemos deixarr eles se acomodarem
mercados tem que evoluir e se melhorar
Valeu Max gostei bastante desta sua avaliação foi muito importante pois alguns filmes estão deixando muito a desejar aquele abraço.😀😀😀
Sim, pq vcs estão confundindo uma escolha estética (como no caso de Cats, q quis manter a forma humanizada dos gatos do musical da Broadway) com uma falha.
Suas pautas são as melhores, Max!
Trailer de Cats é o filme de terror mais assustador de 2019. Talvez o filme completo seja candidato a mais assustador de todos os tempos - Não que eu vá conferir...
Mais um excelente vídeo, parabéns!!!
Max, você acha que as animações da dreamworks estão decaindo, estava recapitulando Shrek e o príncipe do Egito e depois lembrei do poderoso chefinho, o que você acha?
Se for por esse lado, tá decaindo desde o Espanta-tubarões.
a Dreamworks só não é muito criteriosa mesmo com as histórias, eles sempre tiveram animações excelentes e outras não tão legais estreando na mesma época. Esperando a resposta do Max também
Então,agora compare com como treinar seu dragão 3.
@@apenasmaisumdiogo.7115 francamente, eu não vejo nada de errado com o espanta tubarões, sempre assisti e gostei, não sei pq a galera odeia tanto esse filme
A explicação daquilo que até agora ninguém havia conseguido explicar. Parabéns.
00:04 A única coisa que eu consegui pensar foi: "Tava andando de XT"
As vezes eu não entendo meu cérebro. 😕
Esse canal é demais meu Deus!!!! Você é um jovem top melhor que muitos "idôneos" por aí!!!!!
O público não está mais exigente, os filmes é que são ruins.
Excelente análise, parabéns! Ganhou um inscrito.
Estamos exigentes baseado no preço do ingresso.
Cada vídeo do Max é uma obra-prima! Obrigado por ser maravilhoso.
Lembro quando vi os bastidores de Matrix, cara, aquilo sim eram efeitos, aqueles cenários gigantescos e efeitos inovadores... hoje nao sinto prazer em ver filmes com muito efeito pois a maioria ta tosco demais...
Ótima análise sobre o tema. Ainda mais por pontuar a rotina de trabalho dos designers. É importante a gente compreender a realidade de quem está por detrás da telona. E muitas vezes não possui a consideração - e valorização - necessária.
Eu acho q vc tá batendo mt na msm tecla de "qualidade visual", sendo o verdade ponto é o design.
Dês de sempre, existem personagens 3d, modelagens e bonecos q tentam ficar similares ao real, mas ngm reclamou deles n só pq foram feitos seila... em 2004, 1999, mas pq o seu design era agradável. O Davy Jones, se vc pegar ele é melhorar a sua: textura, iluminação, cor, saturação e vários outros detalhes profissionais q eu n sei, vc acha q na capacidade ultra realista q agr tem hj ele ficaria esquisito? Não, pq o design dele é bom. N teve ngm falando "como o Davy Jones é feio", claro q teve gente falando q era assustador ou esquisito, mas n ruim( vc pode falar "mas se fosse hj, ele seria estranho", e eu penso, mt pouco provável. O design dele foi mt estudado se baseando em histórias, modelos e críticas de artistas, diferente de hj nesses casos). Pensando assim, pegar o Sonic q agt tem hj e diminui a qualidade gráfica pr de 2005 e mostrar pr alguém daquela época, mt provavelmente vai achar feio pr krl, pq ele obviamente, está feio. Acredito q agt n ficou tão exigente com "efeitos especiais"(tem casos isolados como do Pantera Negra, mas aql foi uma queda de qualidade q é fora de contexto), mas sim o cinema, em casos tb isolados, tem errado o design, como cats.
N quis ser agressivo, so falei o q entendi, msm talvez fugindo do ponto, eu esclareci o meu.
Assunto muito bem abordado (como sempre)! Sucesso! :)
E por isso, amigos, é importantíssimo sindicatos e leis trabalhistas. Se não tem, o funcionario se ferra bonito e entrega um trabalho meia boca.
Parabéns por discutir sobre as condições de trabalho atuais na indústria cinematográfica, Max. Não dá pra falar de Cinema sem falar da sociedade em que essa Arte é formada.
Tem que ser exigente mesmo, a tecnologia que se tem hoje, e o tanto que custa um ingresso ou filme original, tem que ter efeitos de grande qualidade.
Antigamente sabíamos que a tecnologia era limitada então ok!! más estamos em outra época em que tudo está caro, e queremos algo de grande qualidade.
Júlio Buçola tu não manjou nada do vídeo né ? trabalhar q é bom, nada. Vai ser animador, trouxa. Aí vc lê um comentário q nem esse e pensa "o que to fazendo animando filme pra uns babacas q nem esse?"
@@guilhermetonon7267 tá fazendo é ganhar dinheiro para comer a partir do Momento que aceitou o trampo vai fazer algo de alto nível sem reclamar tá cansado vai fazer outra coisa da vida pessoas como eu que paga seu salário já que pagamos caro para consumir filmes e animações não faz mais que a obrigação fazer algo que preste
Pulou a parte do vídeo em que o cara explica que com tanta cobrança o tempo pra fazer a animação é encurtado, algumas edições ficam para a pós-produção e se não der certo os cara tem que fazer tudo do 0.
Fora que no meio o artista é mal remunerado e fica cansado pra caralho por ter que fazer tudo em cima com um tempo curto pra dedéu k
@@guilhermetonon7267 mano nem discute, a gente sabe como que artista é visto e tratado no Brasil, o cara tá representando 90% do pensamento do brasileiro em relação a nós
Vitinha sim, essa última frase dele só evidencia q ele não sofre ainda com certas coisas. É o ignorante q me dá inveja, pq é feliz assim.
Cara, eu acho que o segredo está em achar o "ponto" ideal de CGI de acordo com o projeto, como na culinária se vc colocar demais um tempero por melhor que seja estraga. acho que se deve buscar o equilíbrio entre efeitos práticos e CGI, ter o feeling para sacar quando é mais interessante o hiper realismo ou um visual mais cartunesco, e claro, valorizar os profissionais.
O Rei Leão (2019) é muito bom, incomodou somente quem não queria remake, achei a proposta boa e design ótimo
Seus vídeos são sempre ótimos. Mas tem uns (como o de hoje) que me fazem vir comentar só pra elogiar. Análise e colocações perfeitas, Max!!
Os efeitos especiais estão tão comuns que agora vão ser chamados apenas de "efeitos"
Cara que análise fenomenal. Ganhou um fã hahah
Efeitos práticos devem ser mais utilizados.
Gostei do video pq me fez refletir que realmente a internet debateu muito os efeitos visuais em 2019. E digo que é Impressionante como #PlanetaDosMacacos, #Aquaman e #Reileão *se destoam de todas* as outras imagens! É como se *involuntariamente meu cérebro gostasse* pois como você falou, ele reconhece. _02:49__ Sem contar os efeitos práticos de __#JurassicPark_
Não vejo muita gente que reparou nisso, mas pra mim, o Thanos de guerra infinita te mais bem feio que o Thanos de Ultimato.
Será que não foi só a iluminação e a fotografia? Pra mim foi praticamente o mesmo. Mas falando da diferença entre os dois, eu achei a armadura de nano-robôs do homem de ferro mais realista em Ultimato. Em Guerra Infinita ela parecia muito "fluida", mas no filme seguinte ela recebeu algumas articulações.
@@apenasmaisumdiogo.7115 não pensei nesse lance de iluminação, o Thanos de Ultimato realmente só aparece em ambientes escuros ou de noite, pode ser que tenha sido isso
Não só o Thanos mas o Hulk as naves esta tudo mal feito ali . O filme também é bem inferior a Guerra Infinita .
Nunca tinha pensado por esse ponto... Bela visão, Max! Mas pra ser justo, eu acho que tem sim como evitar o vale da estranheza mesmo com menos tempo e orçamento, já que ela não depende *apenas* da qualidade dos efeitos especiais.
Acredito que SIM!
Mas não é um evento adverso, na verdade é bem natural mesmo.
Tu tá em todo vídeo que eu assisto mano. Para de me seguir!
@@joaovictorbastos6552 Se eu estou em todo vídeo em que você está, quer dizer que você também está me seguindo?
@@ANINOOB Você sabe que eu sou uma pessoa ocupada, aí você aproveita e comenta antes de mim.
@@joaovictorbastos6552 Eu também sou mano, a diferença (acho) é que trabalho na internet.
@@ANINOOB Abençoado és tu
Excelente vídeo, Max!
Realmente, Eu não conseguir sentir nada vendo esse rei Leão... filme ...muito estranho
Rei Leão: Ficou perfeito
Sonic: a primeira versão eu achei horrível, segunda versão amei.
Alladin:Eu achei incrível e ficou muito bom.
Cats: O filme ficou dessa maneira para lembrar do teatro de onde ele foi originado.
Infelizmente estamos cada vez mais exigentes,nunca estamos satisfeitos,a 15 anos jogavamos com pixels do tamanho de um feijão a 15fps e hoje 4k em 60fps ou mais e ainda não estamos satisfeitos,enfim existe um lado bom,ao menos impulsiona a evolução
Betasox lado ruim é a superficialidade né cara...tem q desenhar.
Betasox aliás, pra vc entender não tem q desenhar, tem q fazer um vídeo de alguns minutos explicando o pq de....ah não pera, o canal acabou de fazer isso.
@Betasox evidentemente você não assistiu o vídeo
Quando eu era criança achava os efeitos de Harry Potter e a pedra filosofal bem realista, eu n sentia que aquilo era falso, me convencia que era real, mas quando revi mais velho me incomodou bastante
Minha dica:
Os trabalhadores americanos deveriam lutar pela implantação da nossa maravilhosa CLT, pois um país sem direitos trabalhistas como os EUA, é um lugar horrível para trabalhar e viver.
Aqui no Brasil tb não funciona muito não, as vezes até atrapalha
Obrigada por ter escolhido Blade Runner 2049 para ilustrar ao final, o que voce disse.
Pokémon:amei
Sonic:não deveria estar tão realista assim
Cats:mostrei pro meu gato e ele saiu correndo, perturbador
Rei Leão:bom
Vídeo muito pertinente e cheio de conteúdo como sempre! Infelizmente a prática do Crunch tem se tornado cada vez mais comum na industria do cinema e dos games e isso precisa ser repensado, não adianta a tecnologia evoluir e nossa humanidade não. De fato os trabalhadores que cuidam das partes de efeito visual precisam de melhor remuneração, apoio psicológico e condições melhores de trabalho. Uma amiga minha trabalha em uma grande agência de publicidade e quando grandes empresas pedem serviços, não querem saber se vai ter crunch ou não, afinal só entendem a linguagem do dinheiro.
Uma coisa que eu sinto falta no cinema é o efeitos prático, quando bem utilizado, pode ser um forte aliado do efeito visual, como foi o caso de Mad Max. Fora que nem tudo precisa ser CG, o caso de Cats por exemplo, o visual do filme poderia muito bem ter sido criado através de maquiagem e figurino, como é feito no teatro, fica tão gostoso de acompanhar, fica expressivo e não estranho como está o caso do filme. In a nutshell: a industria precisa ofertar condições melhores de trabalho para quem cuida dos efeitos visuais, é preciso repensar quando eles são necessários e se atendem a proposta do filme e por fim, as produtoras precisam valorizar mais efeitos práticos, maquiagem, figurino e deixar menos pepinos para a pós-produção.
O que eu não entendo é porque os animadores não cobram a hora adicional de trabalho, não é culpa deles que o estudio aprovou algo "ruim" e nos 45 querem mudar por causa do publico. Se eles são tão importantes então não acho que daria para substituirlos facilmente a ponto de deixarem que façam isso com eles
Isso sem contar também... Com exceção de uns 2, 3 heróis que gosto muito, já estou exausto também de tanto filme assim regados a cg até nas tomadas menos complexas; uns 4 filmes dos de estouros nas bilheterias, não vi até hoje e... sem vontade. Até ha uns 6 anos eu acho, eu também louco pelos efeitos, mas hoje estou valorizando/sentindo bem mais prazer, em filmes com uma boa história, bem atuados, roteirizados, dirigidos, com boa fotografia, direção de arte... do que CG em excesso, mesmo que seja uma produção bem simples ou sem CG. E isso quando não ideologizam o filme. Ótimo doc., parabéns. Obrigado
E Ponto final .
A única característica que permanece no adjetivo "especiais" é apenas o nome, afinal os efeitos de especiais não tem mais nada. HAHA.
que análise legal 🧡!
ganhou um inscrito ✌🏻
"Todo mundo odiou cats"
Eu: EU NÃO SOU TODO MUNDO
Isso sim é piada
Eu gostei! Me crucifiquem!
realmente estamos MUITO exigentes com o realismo e insatisfeitos,essa é a nossa geraçao né
temos que valorizar mais os trabalhos dos produtores e respeita-los,estamos doentes e isso é fato,imagina você na situaçao deles,24h com horas extras só tentando agradar o público
eu adoro essa frase:a perfeiçao vem da simplicidade.