UMA DIFERENÇA ENTRE FÍSICA E MATEMÁTICA | Ledo Vaccaro

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 10 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 461

  • @LucasFurioFranco
    @LucasFurioFranco 10 місяців тому +41

    Eu queria tanto ter tido aulas com ele.
    Ver os videos dele agora "depois di véi" me faz querer voltar a estudar tudo de novo o que eu não dei a devida atenção quando no colegial, onde eu só decorava "os trem" pra passar no vestibular.
    Uma coisa boa foi que encontrei alguns materiais de colegial descartados na rua, e estou pegando o tempo livre pra rever "os trem tudo" ♥

  • @FacilitaFisica
    @FacilitaFisica 2 роки тому +2328

    Bonito ver um educador na matemática tendo o cuidado em frisar essas relações da física com o real. Física não é matemática aplicada.. física é uma tentativa de compreensão da realidade que muitas vezes, usa matemática para tal.

    • @obeabadamatematica
      @obeabadamatematica 2 роки тому +106

      PERFEITO. Uma das frases mais sensatas e inteligentes que eu já li no UA-cam. Obrigado por compartilhar essa sua visão.

    • @xidrey1325
      @xidrey1325 2 роки тому +93

      exatamente. Sou do primeiro ano do ensino médio e quero ser professor de matemática e física. Não sou o melhor aluno em nenhum dessas matérias kkkkk, mas eu adoro matemática. Quando eu vejo meus colegas conversando, ele dizem que física é matemática. Física só usa matemática. Mas física não é a mesma coisa que matemática

    • @Tangente-u9f
      @Tangente-u9f 2 роки тому +76

      Matemática é a mesma coisa "tentativa de compreensão da realidade", na verdade toda ciência é isso, a diferença é que a matemática não observa nada concreto, é tudo abstrato, enquanto a física só observa o que é concreto.
      Mas isso não significa que física não é matemática aplicada, principalmente que Galileu Galilei dizia que a matemática é a linguagem da física, ou seja, física é matemática aplicada para essa autoridade do qual muitos concordam com ele.
      Lembrado que linguagem não é fala, linguagem é um sistema pelo qual se é possível falar.

    • @obeabadamatematica
      @obeabadamatematica 2 роки тому +15

      @@Tangente-u9f Exato. Ainda por cima tem um detalhe: a Matemática (ainda que belíssima) não é uma linguagem universal. Na verdade, ela é só a menos precária das ferramentas que conseguimos criar...

    • @FacilitaFisica
      @FacilitaFisica 2 роки тому +41

      @@obeabadamatematica Vamos lá, tem bastante coisa interessante aí. Está preciso que matemática não é "universal", pois é a nossa forma de compreender as coisas, nossa representação de quantidades.
      A física existe BEEEEM antes do momento em que a matemática passou a fazer parte de suas representações. Vai lá para Aristóteles, e avança até pouco antes de Newton/Galileo e muitos "físicos" não utilizavam linguagem matemática para representar fenômenos. Ainda hoje, muita física existe paralela à matemática.
      Novamente: quem faz análise de equações e acha que entende física.. infelizmente está enganado.. vai muito mais amplo que isso. Quando se faz faculdade de física, seja bacharel ou licenciatura, a gente se acostuma a ver essas diferenças serem discutidas - o que é bem bacana. Além da análise dimensional, existem resultados na matemática que são ilógicos à física. Justamente, pois a física aborda o que é real - aliás, tenta né, pois tudo que conseguimos são representações do real.

  • @isaacrafael_
    @isaacrafael_ 2 роки тому +646

    Esse professor é genial. Não sou da área da matemática nem da física (longe disso, sou advogado/estudante de fisioterapia) mas os cortes da aula dele conseguem me prender. Assistiria fácil uma aula completa dele.

    • @vinicus508
      @vinicus508 2 роки тому +22

      Num é? Eu até sou da área de exatas mas essas aulas dele são um exercício pro cérebro

    • @RoddyBezerra
      @RoddyBezerra 2 роки тому +13

      Boa Isaac! Sou desertor do curso de física. Hj sou prof. de educação física, mas espero voltar a cursar.

    • @ysmaelrocha7146
      @ysmaelrocha7146 Рік тому +4

      Sou psicólogo, e fico preso nas aulas dele pelo UA-cam.

    • @forrozzy
      @forrozzy Рік тому +3

      Exatamente por não ser da área que acha ele genial, quando ele fala óbvio.

    • @davidsonmaciel1926
      @davidsonmaciel1926 Місяць тому

      Eu sou professor de História meu Sonho é fazer física ❤❤❤

  • @srkpeneloux1025
    @srkpeneloux1025 Рік тому +92

    Sou formado em química e hoje trabalho com quimiometria (probabilidade e estatística para análises laboratoriais). Quando apresento projetos, muita gente tem dificuldade em entender que os dados devem fazer sentido físico. Logo, matematicamente eles podem estar corretos, mas quando avaliamos sob a ótica da física , da estatística ou da química, o dado é absurdo. Nesse sentido, acaba que muita gente decora, sem entender o real sentido das coisas.

  • @fabiophy
    @fabiophy 2 роки тому +63

    Eu sou firmado em física, e é baseando-se nisso que ele está falando que quando é dada uma função horária de um corpo executando movimento uniformemente variado (MUV), ou seja, com aceleração constante, se pede para determinar o tempo em que o corpo passa pela posição S=0, caindo assim numa equação de segundo grau, e se resolve esaa equação, tem que obrigatoriamente se desprezar raízes negativas caso se chegue a elas, por duas razões, primeiro porque tempo negativo não existe, não dá para retroceder no tempo, embora, se ter alguém que conhece bastante física vai entender o que eu falo, às vezes numa determinada lei da natureza, é comum usar o que se chama de simetria de "reversão temporal" para analisar se essa lei descrita por uma equação matemática contínua a mesma caso troque de sinal o tempo , ou seja de t --> -t, se fizer isso com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica) se verifica que ela continua a mesma, portanto a força medida é a mesma [ F(t)=F(-t) ], entretanto esse tipo de exercício serve para mostrar que determinadas leis da natureza são invariantes, aqui no caso invariantes em relação ao tempo e que nada tem a ver com "tempo negativo", é apenas um artifício matemático para se verificar se tem pu não leis que são simétricas quando passam por determinadas transformações, aqui no caso de inverter o tempo, se por exemplo fazer esse mesmo exercício com relação às famosas Equações de Maxwell, que são as equações fundamentais do eletromagnetismo clássico, se verifica que elas não são invariantes com relação à simetria de reversão temporal, e segundo, agora "voltando ao chão", isso é a interpretação que seria para esse caso, quando se afirma isso, estaria dizendo que se conhece o movimento antes de começar a estudá-lo, ou seja, antes de t=0, que é o marco que geralmente é utilizado para o estudo do início do movimento de um corpo, e se usa geralmente t=0 porque simplifica as equações e é muito mais fácil trabalhar com esse marco inicial, o que é do ponto de vista da física um absurdo. Então, física é assim mesmo, é descrita por equações matemáticas, muitas delas belíssimas, entrando, mas resultantes de prévias analises que tem sentido na física.

  • @toddgoes7935
    @toddgoes7935 2 роки тому +84

    Adorei! Você parece um cientista louco, mas sempre com a verdade!!! Parabéns!!

    • @raulcarlos
      @raulcarlos 2 роки тому +16

      Pior, ele é o cara que elabora as provas que são aplicadas aos futuros cientistas

  • @euamorap
    @euamorap Рік тому +9

    Foda demaaaaaais! Amo Física e Matemática e o algoritmo da plataforma me trouxe até aqui. Vou seguir e assistir a todos os vídeos que eu conseguir.

  •  2 роки тому +83

    A didática do professor Ledo é incrível. Estou viciado nesse canal

    • @andrefhilipesilveira1442
      @andrefhilipesilveira1442 15 днів тому

      Discordo. Jamais poderia ser professor de cursinho. Não entendi nada do que ele parece ter tentado explicar

  • @maiconclinger1213
    @maiconclinger1213 18 днів тому

    Matemática como sempre explicando tudo...Um abraço mestre...

  • @FlavioPhysics
    @FlavioPhysics 2 роки тому +319

    Seu canal é excelente! Sugestão: faz cortes das playlists de Física da Unicamp

  • @walterufsc
    @walterufsc 2 роки тому +200

    Era só deixar claro que o "2" da última equação não era uma grandeza adimensional, mas sim uma constante dada em s * m^(-1/2). Se isso fosse deixado claro, não haveria nenhum problema de incoerência dimensional na equação. Muitos que veem o vídeo acham que o 2 é adimensional, o que está incorreto.

    • @davioliveira9020
      @davioliveira9020 2 роки тому +14

      Exatamente!!

    • @wmatheus5
      @wmatheus5 2 роки тому +25

      Exatamente, como será que ninguém viu isso?!!! Fiquei decepcionado com essa fala do grande Lêdo, gosto muito das aulas dele, mas dessa vez o erro foi brutal. e o pior, sou engenheiro kkkk

    • @andrelluizv
      @andrelluizv 2 роки тому +8

      grande walter!!

    • @thiagotowo4648
      @thiagotowo4648 2 роки тому +17

      Exatamente. Eu ia comentar isso, mas procurei aqui pra ver se alguém tinha percebido. E engraçado q ninguém na sala falou nada rs.

    •  Рік тому +20

      Não necessariamente, pois a dimensão do “2" é ajustada para a análise dimensional bater. Ele está certo na questão do experimento, mas quando se faz a equação de D'Alambert, as unidades batem, sem constante nenhuma.

  • @alexandreulc
    @alexandreulc Рік тому +21

    O exemplo do cara descobrir o teorema de Pitágoras fazendo várias medições achei ótima. Exemplifica vem o que é o empirismo

  • @rudleykamiya
    @rudleykamiya 2 роки тому +8

    Nunca conheci o Ledo pessoalmente, mas já sou fã dele.

  • @ruancah
    @ruancah Рік тому +6

    Não entendo nada, mas sou fã dele. Amo ouvir suas explicações.

  • @vozdacaverna
    @vozdacaverna 2 роки тому +309

    Esse professor é a nova celebridade da internet!!! Que cara foda!!! Ele precisa ir pro flow urgente

    • @vntjunior
      @vntjunior 2 роки тому +72

      Hahaha... Piada. Ele tem mais o que fazer

    • @capybara8623
      @capybara8623 2 роки тому +3

      @@vntjunior Ir ao flow

    • @KaZeMaRu_
      @KaZeMaRu_ 2 роки тому +36

      @@vntjunior Pois é, ficar assistindo alguém ouvindo pergunta idiota é a nova moda

    • @douglasbatista9184
      @douglasbatista9184 2 роки тому +14

      No flow da besta quadrada Monark? kkkkkk

    • @fiphzcastelli5764
      @fiphzcastelli5764 2 роки тому +4

      @@douglasbatista9184 Ele já saiu tem um tempo...

  • @ivonesilvaborges3746
    @ivonesilvaborges3746 Рік тому +13

    Ser físico é interpretar os fenômenos da natureza com equações e imaginar a realidade

  • @RenanGrassi-o2w
    @RenanGrassi-o2w Рік тому +12

    O Ledo descreveu a dinâmica do Oppenheimer de prática e teoria antes do filme sair

  • @professorvilarbojunior5759
    @professorvilarbojunior5759 2 роки тому +46

    O unico erro ai é que o "2" da ultima equação não é admimensiional, mas sim [2]=s/(m)^1/2. Logo, ela tbm está dimensionalmente correta>

    • @walterufsc
      @walterufsc 2 роки тому +7

      Exatamente! Isso deveria ter sido dito no vídeo.

    • @reynaldomesmo
      @reynaldomesmo 2 роки тому +8

      Eu vim até aqui para dizer isso! Sem desmerecer o professor, pois achei muito importante o que ele frisou.

    • @underfilho
      @underfilho 2 роки тому +1

      porque 2 teria essa dimensão? não consegui pegar

    • @Felipe-zf7hd
      @Felipe-zf7hd 2 роки тому +5

      @@underfilho É como se a equação fosse montada assim: [2pi/raiz(g)]*raiz(l) então quando "corta" o pi/raiz(g) =1. O 2 se torna uma constante dimensional pq multiplica por esse "1" s/raiz(m) . Pq ele simplificou apenas a grandeza e não a dimensão quando fez a divisão de pi/raiz(g).

    • @underfilho
      @underfilho 2 роки тому +3

      @@Felipe-zf7hd hmmm que legal, faz sentido, não tinha pensado nisso, valeu

  • @thiagovieira9377
    @thiagovieira9377 2 роки тому +65

    sim e tb essa equaçao é uma aproximaçao de pequenos angulos, vc resolvendo o pendulo simples chega numa Edo : d^2θ/dt^2 +(g/l)sin(θ)=0
    vc pode tentar resolver aproximando esse sin(θ) para θ(em pequenos angulos, vc vai chegar na equaçao q ele botou) ou resolver realmente isso sem aproximaçoes q ai vc chega numa soluçao q possui uma integral geral e claro usando as condiçoes iniciais.

    • @oooasis77
      @oooasis77 2 роки тому +2

      como tu aprendeu isso, mano

    • @thiagovieira9377
      @thiagovieira9377 2 роки тому +14

      @@oooasis77 eu faço fisica na faculdade entao naturalmente eu estudo isso ... Claro q n é o grande motivo pq eu viria de qualquer jeito por curiosidade. Pra chegar na Edo q eu botei ou vc resolve por exemplo por energia(vi uma resoluçao assim na wikipedia) ou pela forma q fizemos no curso foi usar o sistema de coordenadas polares com a base polar mesmo e utilizar a segunda lei de newton, ai vc chega numa equaçao pra traçao do fio do pendulo e outra q é essa edo.

    • @GustavoSantos-qs5vc
      @GustavoSantos-qs5vc 2 роки тому +1

      @@thiagovieira9377 Tô sofrendo esse semestre com essa porra de movimento harmônico

    • @SorrisoDaFz
      @SorrisoDaFz 2 роки тому

      Anos que eu não via isso kk aprendo isso para a linearizar modelos matemáticos para sistemas de controle kk

    • @SorrisoDaFz
      @SorrisoDaFz 2 роки тому

      @@thiagovieira9377 esse método é muito usado para teoria de controle na Engenharia

  • @Marcus-ux5ch
    @Marcus-ux5ch 2 роки тому +7

    Isto lembra aquela ideia de determinar a variação de posição dizendo que é numericamente igual a área. Na verdade, variação da posição seria proporcional a área abaixo do gráfico, no caso do MRU, por exemplo.

  • @bafodoroulffeliz1653
    @bafodoroulffeliz1653 Рік тому +1

    Tai mais uma coisa que aprendi... aprendi que sou incapaz de entender

  • @alexleandro-all4912
    @alexleandro-all4912 2 роки тому +25

    Como engenheiro, concordo plenamente. Perfeito!!! 👍

  • @tarcisiomiranda3587
    @tarcisiomiranda3587 Рік тому +5

    Realmente, ainda tem algumas informações a serem explicadas entre a matemática e a física. Muito bom!!!

  • @gilbertodeoliveirafrota5345
    @gilbertodeoliveirafrota5345 2 роки тому +33

    Na verdade, podemos dizer que dentro da raiz temos uma constante = 1s²/m multiplicada pelo comprimento l, o que resolve dimensionalmente a questão levantada pelo professor, pois pra chegar na aproximação que ele encontrou certas operações foram feitas sobre as grandezas o que implicitamente leva a constante supracitada.

    • @FacilitaFisica
      @FacilitaFisica 2 роки тому

      Amigo, está na página errada. Aqui é matemática/física, onde se fala bonito, mas sem sentido algum.. deve ser direito xD
      [Destrinchando tua fala, não sobre coerência alguma]

    • @gilbertodeoliveirafrota5345
      @gilbertodeoliveirafrota5345 2 роки тому +11

      @@FacilitaFisica ??????

    • @victorwagner8534
      @victorwagner8534 2 роки тому +1

      @@FacilitaFisica você não entender o que ele falou não significa que ele não explicou nada, significa que tu só é burro mesmo

    • @tiagohora
      @tiagohora 2 роки тому +10

      É exatamente isso que você falou, o professor, por ser matematico, se passou na análise dimensional hahaha Quando ele aproximou a raiz de g por pi, as unidades não foram canceladas, afinal, pi é um adimensional. Neste contexto, aquele raiz de l tá dividido por raiz m/s, que no final vai dar s e a equação continua coerente!

    • @FacilitaFisica
      @FacilitaFisica 2 роки тому +3

      @@tiagohora Desculpa, vocês não entenderam - ele cortou NÚMEROS ignorando a questão dimensional. Só isso.

  • @Darkatomicdaniel
    @Darkatomicdaniel 2 роки тому +4

    Se eu pudesse ajudava fazendo Pix, por esses cortes das aulas qualquer coisa com valores materiais seria pouco,mas deixo aqui meu like.

  • @taniafritze3225
    @taniafritze3225 2 роки тому +11

    Tem gente que entende, tem gente que não entende nadas. É difícil ser empírico sem laboratório, ainda mais dando aula !

  • @Polar2323q
    @Polar2323q Рік тому +10

    Na minha concepção, a física tenta explicar o nosso mundo, e a matemática é a ferramenta para quantificar isso

  • @hickna
    @hickna 4 місяці тому

    Perfeito. Se todo professor fosse assim...

  • @samukadesouza8720
    @samukadesouza8720 2 місяці тому

    Não estudo matemática a mais de 10 anos, mas quando o UA-cam me sugere um vídeo dele eu paro pra assistir !

  • @hyspecs7906
    @hyspecs7906 2 роки тому +14

    Por isso eu acho que análise dimensional deveria ser ensinada na escola, de forma compulsória.

    • @Crd91
      @Crd91 Рік тому +12

      Escolas não estão conseguindo nem ensinar o básico, imagine além disso

    • @eric45005
      @eric45005 Рік тому

      nenhuma materia deveria ser compulsória, crianças nao sao suas escravas

    • @hyspecs7906
      @hyspecs7906 Рік тому +2

      @@eric45005 crianças não sabem o que é melhor para elas. Somente após a maioridade legal é que devem decidir que profissão e carreira irão seguir. Fora isso é dever do estado prover um currículo básico para seus cidadãos tenham uma boa base, vide o documento chamado Param Curriculares Nacionais. E cale a sua boca.

    • @eric45005
      @eric45005 Рік тому

      Vem calar, gado do estado@@hyspecs7906

    • @eric45005
      @eric45005 Рік тому

      Quem sabe o que é melhor são os pais@@hyspecs7906

  • @argosarrudapinto951
    @argosarrudapinto951 Рік тому +1

    g é uma aceleração constante de valor 9,8 m/s^2.
    Substitua na equação que o período será em segundos, s.

  • @sdrak9535
    @sdrak9535 Рік тому +1

    Esse cara é muito foda!

  • @robertocesar3884
    @robertocesar3884 3 місяці тому

    Professor, meus parabéns!
    Excelente esclarecimento.

  • @argosarrudapinto951
    @argosarrudapinto951 Рік тому +3

    Prof. Ledo Vaccaro: a unidade de "g" é m/s².
    Colocando todas as unidades, de l e de g você chega em segundos (s)!
    Seria: [(m^(1/2)/(m^(1/2).(s^2)^(-1/2)]
    Então: [T] = 1/(s^2)^(-1/2)
    [T] = [ (s^2)^(1/2)]
    [T] = s (segundo).

  • @luizherrera5446
    @luizherrera5446 Рік тому

    Peguei de bobeira e achei bem interessante. Gostei deste professor

  • @CristianoMeiraMagalhaes
    @CristianoMeiraMagalhaes Рік тому +3

    Ele se equivocou ao explicar as unidades da fórmula com (*). Quando ele "tirou" "g" da raiz principal, o 1/√(g) passou a multiplicar o 2π. Logo, o "2", que multiplica √(L), não é mais adimensional, e passa a ser uma constante dimensional, de unidade "s/√(m)". Então não é "√(m)" que vira "s", como ele falou, mas é:
    T=2.[s/m^(-²)] . √(L).[m^(-²)]
    Como os termos m^(-²) se anulam, a fórmula com (*), CONSIDERANDO SUAS UNIDADES, continua fazendo sentido fisicamente e também matematicamente.

  • @igor.d.fernandes
    @igor.d.fernandes 3 місяці тому

    Professor, gostaria que você falasse sobre a relatividade restrita!!!!!

  • @alexsandrodoprado2088
    @alexsandrodoprado2088 Рік тому

    Esse tipo de explicação que deveriam ensinar no ensino médio,.

  • @labvirtualfree
    @labvirtualfree 2 місяці тому +1

    Um comentário de um físico: T = 2L^0,5 tem sentido fisico, desde que a unidade subjacente do algarismo 2 seja s/m^0,5 , para [T] em s e [L] em m . Tanto, que é comum apresentar questões em coordenadas polares, por exemplo, r = 2 x téta, téta indo de 0 a pi , onde r é dado em m, téta em radianos e o 2 com a unidade subjacente m/rad . Portanto, r = 2téta , tem derivadas v = 2w e a = 2alfa, sendo w a velocidade angular e alfa a aceleração angular.

  • @cirineupereira2675
    @cirineupereira2675 2 роки тому +8

    Física, matemática e um pouco de magica.

  • @feliperagonha
    @feliperagonha Рік тому

    Ele se expressa muito bem. É um dom mesmo. Prende a atenção. Dito isso vale lembrar que ele explicou um conceito básico sobre unidades. Pode parecer genial pra quem nunca estudou física ou matemática, então parabéns pra ele por prender sua atenção kk

  • @meninolobo15
    @meninolobo15 Рік тому

    Depois desse vídeo, tive a conclusão de que matemática não é a mesma coisa que física. Eu sempre tive a intuição mas agora tenho certeza

  • @Michel-rt1rz
    @Michel-rt1rz Місяць тому

    Só sei que a duas áreas são difíceis e magníficas!!

  •  2 роки тому +2

    Coisa linda de se ver/ouvir. 😀

  • @beatrizrosa7675
    @beatrizrosa7675 2 роки тому +5

    Esse cara deveria ter um podcast no Spotify. Eu adoraria ouvir

  • @gabriellucineide8339
    @gabriellucineide8339 3 місяці тому +1

    Muito interessante!

  • @Andre_LuSeLi
    @Andre_LuSeLi Рік тому

    Grande Dr Ernest Brown

  • @LenilsonCastroFerreira
    @LenilsonCastroFerreira Рік тому +2

    Querem ver uma discussão sobre um conceito que físicos aceitam normalmente e matemáticos não ?! Perguntem aos dois sobre "renormalização de resultados infinitos na física quântica" e perceberam como todos se dividem em 2 pontos de vista divergentes entre si na questão ...

  • @ellencassia3207
    @ellencassia3207 11 місяців тому

    O Lêdo é meu professor favorito do IMPA

  • @victordrakkar2158
    @victordrakkar2158 Рік тому +6

    Onde eu assisto todas as aulas do curso? Muito bom, esse prof é ótimo!!

  • @humbertorodriguezperez1214
    @humbertorodriguezperez1214 Рік тому +1

    Homogeneidade dimensional. Toda equação física precisa obedecer ou volta pro começo e desenvolve novamente até achar onde o ocorreu o erro

  • @marcinho59
    @marcinho59 2 роки тому +2

    Inferessantissimo

  • @kleberfarinha4449
    @kleberfarinha4449 Рік тому +1

    Maravilha Professor!

  • @auladadavamosembora
    @auladadavamosembora 4 місяці тому +1

    Sinceramente, se alguém está vendo erro aí na explicação dele, faz o favor e vai volta a estudar matemática e física. Tem nada errado na explicação dele não.
    Ele não está tentando demonstrar a formula física t=2π√l/g , onde T é tempo, L é cumprimento e G é gravidade.
    Ele está alertando que fórmula matemática T=2√l não tem SENTIDO na física, por se tratar de uma demonstração matemática envolvendo variáveis denominadas T e L.
    Como ele mesmo adverte: Matemática é DEMONSTRAÇÃO DE VERDADE, Física é a COMPROVAÇÃO/EXPLICAÇÃO DE FENÔMENO NATURAL.
    Mas, considerando Brasil, é capaz da maioria dos físicos nunca terem entrado em um laboratório para verificar as fórmulas que aprenderam nos livros de física.

  • @tjongtjuangshen4014
    @tjongtjuangshen4014 Місяць тому +1

    T = 2.π. √L/g
    T = 2.π .√L /√g
    Mas π~ 3,14159 e
    √g= √9,8 ~3,13 Então
    π / √g = 3,14159 / 3,13 ~
    ~ 1, 00357. √L Arredondando :
    T = 2 . 1 . √L
    T = 2. √L Onde
    T = período de um pêndulo simples, dados em segundos

    • @matheusalegre01
      @matheusalegre01 Місяць тому

      'Repare que eu acabei de dizer que uma grandeza dada em segundos, é igual a uma grandeza dada em raiz quadrada de metro'

  • @JBrenoSB
    @JBrenoSB Рік тому +1

    Eu lamento ter conhecido a análise dimensional de fórmulas e equações somente no primeiro semestre do meu curso. Se tivessem ensinado isso logo no início dos meus estudos de física no ensino médio, entender e decorar as fórmulas seriam muuuito mais fácil.

  • @valmirximenes4281
    @valmirximenes4281 Рік тому

    A aula dele é ótima e com excelente didática. Porém o público que assiste as aulas ajuda muito nisso. Em geral nas escolas temos 45 alunos, com 5 tentando entender, 5 querendo dormir e 35 brigando entre si e falando todos ao mesmo tempo. Quando pedimos: queridos por favor façam silêncio para que eu possa explicar a matéria, eles se sentem extremamente ofendidos e dizem: eu não sou obrigado a nada. A sociedade ensinou a juventude que eles não precisam ter limites e isso eles aprenderam e põe em prática. As escolas viraram verdadeiros ambientes de agitação e descontrole que reflete exatamente nosso momento histórico.

  • @Espartan140
    @Espartan140 Рік тому +1

    quando eu estava começando a entender as formulas de aceleração , estava preso a estas manipulações algébricas de isolar a variável tipo na equação v²=2.g.h Para mim não entendia o que era o dois pois g poderia ser entendido como v²/h sendo (m/s)² / m portanto m/s² como o professor fez....Depois fui saber que o 2 surge de uma interpretação geométrica de área de triângulos e mais tarde como g sendo uma derivada de função...

  • @tiburciusvanderleeuwen6697
    @tiburciusvanderleeuwen6697 Рік тому

    Aí está um professor que demonstra dominio da matéria que leciona.

    • @arturjcrebelo3275
      @arturjcrebelo3275 Рік тому +1

      Ai demonstra? a equação T= 2 * √l (este professor não percebeu que o 2 é uma medida dimensional e é uma constante dada por s/√m ). Agora percebo porque os alunos que vêm do brasil para Portugal estão muito atrasados e têm muitas dificuldades em acompanhar os alunos portugueses. E não digam que é a lingua que em um mês eles percebem tudo e precisam de anos de aulas de apoio para chegarem ao patamar dos outros. Falo de anos do liceu 10º, 11º e 12º.

    • @darcisilva5117
      @darcisilva5117 Рік тому

      ​@@arturjcrebelo3275.

    • @victorwagner8534
      @victorwagner8534 Рік тому

      ​@@arturjcrebelo3275ele não leciona física, e sim matemática, sabichão.
      Vai desmerecer outro, arrogante

  • @claudioss8820
    @claudioss8820 2 роки тому +1

    Primeira olhada e já gostei!!!!!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @marcosflavio3075
    @marcosflavio3075 6 місяців тому +1

    Não concordo, se eu tirar a raiz de g vai sair raiz de metro dividido por segundo, a raiz de metro cancela com a raiz do comprimento do fio e sobra o segundo que aparece multiplicando. Tá tudo naquele raiz de 9.8, aquela coisa não é adimensional igual ele escreveu.

  • @MacielPaulo
    @MacielPaulo Рік тому

    As constantes das equações são dimensionais e não adimensionais como se deixou transparecer.

  • @QRCode01
    @QRCode01 Рік тому

    Mas tempo e espaço caminham juntos, por isso está correto.

  • @biracirosa3995
    @biracirosa3995 2 роки тому +4

    Otimo esclarecimento

  • @pedroemanoel5353
    @pedroemanoel5353 2 роки тому +3

    "Fisicamente, isso é uma estupidez". Daria uma bela piada

  • @pedrojose392
    @pedrojose392 2 роки тому

    A fórmula criticada é válida caso se faça uma ressalva. T numericamente o que o representa em s e l numericamente o que o representa em m.
    Em engenharia de Petróleo é muito usado.
    P =0,17*(rô)*h
    P em psi
    rô em lbm por Gal
    h em m e além disso vertical.
    Facilita quem tem de calcular diversas vezes.

  • @TT-chemical.engineering
    @TT-chemical.engineering Рік тому

    a uidade ficou com o o 1, resultado da divisão de 3,1415 por 3,13, que multiplica o 2 . L^1/2.
    3,1415... [adimensional] / 3,13 [(m.s^-2)^1/2] ~ 1/1 = 1 [s/m^1/2]
    2 . 1[s/m^1/2] . L^1/2 [m^1/2]
    1/m^1/2 multiplica m^1/2 e sobra unidade de tempo

  • @JhonatanNeneh
    @JhonatanNeneh Рік тому +1

    2:47 lembro quando fiz Física 3 no IFSC USP kkkkkkkkkkkkkkkkk na frente do quadro chegou eu e os colegas falando do campo magnético e regra da mão direita kķkkk lembro que um amigo fez a mão errada e o Professor Paulo Miranda kkk disse: UE pode parar com isso aí! 🤬 na prova vai perder nota!
    Chegou na prova pessoal perdeu msm kķkkk bons tempos

    • @l.6446
      @l.6446 Рік тому

      pq ele n permitia utilizar esse macete?

    • @JhonatanNeneh
      @JhonatanNeneh 3 місяці тому

      ​@@l.6446 perdão pela demora mas estamos fazendo a regra da mão direita de forma errada.
      O "correto" (melhor forma pois você pode criar sua prporia convenção se quiser) é apontar o quatro dedos: mindinho, anelar, médio anelar, indicador para o vetor da primeira posição do produto vetorial, depois fechar estes quatro dedos sentido segundo vetor do produto vetorial e assim o seu polegar indicará a posição do campo.
      A gente estava fazendo isso mas usando os três dedos: indicador, médio anelar e polegar kkkkkkkkk o Professor tinha razão

  • @darielsantos1081
    @darielsantos1081 Місяць тому

    Não faço a menor ideia do que o professor está falando, mas acho muito boa as explicações dele kkk

  • @samuellima9254
    @samuellima9254 Рік тому +1

    Não seria melhor colocado dizer que : toda variável de medidas tem imprecisões!" Ao invés de erros?

  • @ivanfigao
    @ivanfigao Рік тому

    Da primeira fórmula até a apresentação final, o erro está na ocultação de unidades durante a simplificação. O correto seria indicar T = 2 * ( L^1/2) * s * (m^-1/2)

  • @ricardopedasi3644
    @ricardopedasi3644 Рік тому

    Aula maravilhosa

  • @adelmofilho742
    @adelmofilho742 Рік тому

    Às vezes eu acho que a Matemática faz coisas que só se explica pela fé (e olha que eu acredito na Matemática mais do que em tudo nessa vida. Eu tendo a acreditar que tudo na Humanidade se explica pela Matemática, sejam fenômenos físicos ou naturais). Ou você monta uma equação qualquer que você tem que acreditar com toda a sua força do querer e da fé que você tiver que aquilo tá certo. Como é que se faz pra duas grandezas distintas se falarem?

  • @ca_mo_mi_la
    @ca_mo_mi_la 10 місяців тому

    Não entendi nada, mas amei a energia 🎉🎉🎉❤❤❤

  • @andrelpy
    @andrelpy Рік тому

    Brilhante 👋👋👋

  • @OficinadoArdito
    @OficinadoArdito Рік тому +1

    Na verdade, aquele 2 é uma constante com as unidades que complementam a unidade da raiz. Não tem absolutamente nada de errado com a equação, só esqueceu que nem toda constante precisa ser adimensional.

  • @John_Hindersmann
    @John_Hindersmann 2 роки тому +2

    Não entendi praticamente nada, mas gostei do video, muito bom

  • @k4dr0n2
    @k4dr0n2 2 роки тому +1

    EXCELENTE. Sou fisico e concordo e assino em baixo

    • @thiagotowo4648
      @thiagotowo4648 2 роки тому

      Não concorde rs. O 2 da fórmula não é adimensional como ele falou. Tem unidade s/m^(1/2). Logo, a fórmula T = 2raiz(L), tem sim dimensão de tempo

    • @k4dr0n2
      @k4dr0n2 2 роки тому

      @@thiagotowo4648 o 2 tem dimensão? Da onde vc tirou essa conclusão BRILHANTE? Em 20 anos como físico nunca ouvi algo mais espalhafatoso

    • @thiagotowo4648
      @thiagotowo4648 2 роки тому

      @@k4dr0n2 meu amigo. Assista o vídeo. Vc vais saber de que 2 eu tô falando. Não tire do contexto

    • @k4dr0n2
      @k4dr0n2 2 роки тому +1

      @@thiagotowo4648 ah, iso deve ser uma aula pra curso de engenharia. ta tudo errado ali, a construção do argumento dele ta toda torta. vc ta certo. agora eu entendi

    • @thiagotowo4648
      @thiagotowo4648 2 роки тому

      @@k4dr0n2 então retira sua assinatura embaixo? Kkk brincadeira.

  • @fabiolamadonna5277
    @fabiolamadonna5277 Рік тому +2

    FÍSICA SÓ TEM IMPORTÂNCIA POR CAUSA DO TEMPO E DA GRAVIDADE. A MATEMÁTICA É PARA HUMANOS MENSURAR O TEMPO, MATEMÁTICA NÃO É NADA O TEMPO É TUDO.

  • @hansweisheit5477
    @hansweisheit5477 Рік тому

    Sobre tempo e espaço: Sobre tempo e espaço

  • @rosinaldogangorra4260
    @rosinaldogangorra4260 2 роки тому

    Nunca tinha pensado nisso!

  • @jairoprofessor
    @jairoprofessor Рік тому +1

    Ele esqueceu de uma coisa... A equação original, com as dimensões corretas, permanece... Quando ele usa o "artifício" da simplificação do valor aproximado de PI, com o valor aproximado da raiz quadrada da "aceleração da gravidade", a letra g(gravidade) foi suprimida... MAS a unidade de medida da gravidade continua lá... ou seja... resumindo... a equação famosa, muito utilizada no ensino médio, mostra apenas uma relação numeral entre T(período) e l comprimento... MAS as unidades fundamentais da equação original permanecem... ou seja segundo = segundo... e não "segundo = metro".

  • @mikail4273
    @mikail4273 Рік тому +1

    1:55 na relatividade, espaço e tempo é a mesma coisa então não tá tão errado kkkkkkk

  • @pedrorodrigues8652
    @pedrorodrigues8652 Рік тому

    Quando vc corta o pi com a gravidade, as unidades de g foram simplesmente ignoradas como num passo de mágica. Mais uma vez, como esperado, professor Ledo esbanjando matemática freestyle e desinformando pessoas Brasil afora

  • @pardal902
    @pardal902 Рік тому

    A Matemática é uma ferramenta da Física pra provar seus anseios.

  • @Pan_Optes
    @Pan_Optes 4 місяці тому

    Matemática e Lógica são a priori.
    Ciências são a posteriori.

  • @adrianopgpg
    @adrianopgpg 2 роки тому +4

    Foi ignorada a unidade ao tirar a raiz de g... Por isso chegou-se naquele resultado dimensionalmente incorreto

  • @mmarcastro
    @mmarcastro 8 місяців тому

    Professor e só converter boa noite

  • @joaopedromachado4091
    @joaopedromachado4091 Рік тому

    Sensacional👏👏👏

  • @fabriciodallacypreste8120
    @fabriciodallacypreste8120 Рік тому

    Se bati raiz em m/s^2 lá em cima vai cortar metro com metro e sai da raiz a unidade de segundos,, não tem nada de errado

  • @italotoffolo
    @italotoffolo 2 роки тому +4

    Toda unidade é derivada da unidade de medida, uma vez que só se observam medidas geométricas.
    Ah, mas a corrente elétrica não é geométrica. Mas ela gera alguma variação geométrica em alguma parte do sensor que a mede. No fim, só existe uma unidade que é a de distância e, por isso mesmo, não existe unidade alguma.

  • @a-pass-devtech
    @a-pass-devtech Рік тому +1

    Tempo e espaço não estão relacionados pela relatividade?

  • @MCPicoli
    @MCPicoli 3 місяці тому

    Essa explicação em particular está incompleta ou incorreta porque é uma aproximação válida apenas para ângulos bem pequenos, quando seu valor pode ser arredondado para 1, mas o resto das unidades que esse 1 carrega não pode ser ignorado, está lá ainda.

  • @fb1767
    @fb1767 Рік тому

    Equações empíricas sem consistência de grandezas são sim aceitáveis, só precisam ter as grandezas explícitas pra vc não colocar, por exemplo, o valor em polegadas ao invés de metros.

  • @Lucas_Guima
    @Lucas_Guima Місяць тому +1

    São ciências bem distintas.

  • @FranciscoSilva-km8mz
    @FranciscoSilva-km8mz Рік тому

    Mas não é a raiz quadrada de 9,8 e sim a raiz quadrada de 9,8 m/s² , logo vc não pode dizer que isso é aproximadamente igual a apenas 3,13, por isso não pode será cortado com o pi. A aceleração da gravidade tem dimensão e o pi não tem.

  • @eversonribeiroaceti
    @eversonribeiroaceti Рік тому

    Ao extrair a raiz quadrada de g não foi considerada a unidade de medida do resultado, o que pareceu dar um sensacionalismo de comparar segundos com metros.
    Ou então colocar o símbolo de "numericamente igual" ...

  • @naoretornara
    @naoretornara Рік тому

    Existe alguma forma de expressar apenas o valor numérico de uma grandeza física? Eu me refiro a uma coisa similar ao que fazemos com vetores ao retirar as informações de sua direção e sentido, ao calcular o seu módulo, mas retirando a unidade de medida e conservando apenas o número.
    Suponha £x a notação que usaremos, onde, por exemplo £(15 cm) = 15. Portanto, £T ≈ 2 £(√l).

    • @naoretornara
      @naoretornara Рік тому

      Dessa forma teremos T ≈ 2 £(√l) s.

  • @mariojorgevargas
    @mariojorgevargas 4 місяці тому +1

    O erro está em simplificar irresponsavelmente a fórmula, considerndo constante uma grandeza que nao o é. G não é constante. Pra ser constante teria de ser adimensional. É considerada constante pra simplificar cálculo. E é aí que mora o perigo.
    O resultado na fórmula, no valor de g que temos, é 2t, sendo t o tempo em segundos
    Não há conflito entre física e matemática. Foi apenas uma interpretação errônea, raciocínio apressado.

    • @nagashiokimura994
      @nagashiokimura994 3 місяці тому +1

      Finalmente alguém lúcido nos comentários.

    • @mariojorgevargas
      @mariojorgevargas 3 місяці тому

      @@nagashiokimura994 😀

    • @Globalista2.0
      @Globalista2.0 3 місяці тому +1

      Posso estar equivocado, mas eu entendi que o propósito da explicação dele é justamente demonstrar isso que comentou. Tanto que tem a parte que ele aponta pra “fórmula obtida aproximando o g” e fala: se eu levo isso pra uma sala de física eu tomo um tapa.
      Ao meu ver, o objetivo dessa fala dele é demonstrar a diferença entre “método matemático de encontrar um resultado” e um “método na física de encontrar um resultado”.

    • @mariojorgevargas
      @mariojorgevargas 3 місяці тому +1

      @@Globalista2.0 Creio que sim. O que comentei foi sobre equívocos em geral. Como quando um professor disse que ɖy/ɖx não é uma divisão. É uma divisão entre dois infinitésimos.

    • @Globalista2.0
      @Globalista2.0 3 місяці тому

      @@mariojorgevargas Ah sim, perfeitamente. 👍🏻

  • @marcelinopachuczki3806
    @marcelinopachuczki3806 5 місяців тому

    No meu caso, o que passa das quatro operações básicas é grego, eu não entendo nada do que ele diz, nada disso faz sentido pra mim.
    Passei o ensino básico em vôo de galinha com matemática, física e química.
    O ensino médio fiz em curso supletivo, o que me ajudou foram as fórmulas prontas.
    Mas tudo era como tentar criar esculturas com fumaça, nunca consegui reter conhecimento algum nestas áreas.