Linha da Beira Alta deverá reabrir até ao final do ano

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 лип 2024
  • A linha da Beira Alta deverá reabrir no final do ano, dois anos depois do previsto. O atraso é justificado pela Guerra na Ucrânia, a infraestruturas de Portugal refere várias dificuldades técnicas durante a obra.
    Já se veem as máquinas a circular na linha Beira Alta que liga Coimbra à fronteira com Vilar Formoso. Ainda é na fase de teste, é certo, mas já se vê luz ao fundo da obra.
    Os trabalhos começaram no terreno em abril de 2022. A decisão arriscada de suspender toda a circulação na linha internacional, a principal porta da ferrovia para Espanha, era apenas por 9 meses, mas chegando a janeiro de 2023 foi anunciado o primeiro atraso.
    O prazo estendeu-se e o país assistiu a uma troca de ministros. Saiu Pedro Nuno Santos, chegou João Galamba. Apresentou uma nova data, mas voltou a falhar. Agora é a própria infraestruturas de Portugal a garantir que a linha reabre ate final do ano. praticamente com 2 anos de atraso.
    Ao longo dos quase 200 km foram intervencionados 10 túneis, trocada toda a linha e construídas novas pontes para evitar tantas quebra de velocidade. Mas com tantas mudanças, tinha de haver surpresas. Foi caso de Mourilhe, em Mangualde. O velhinho túnel já não existe, a opção era gastar quase 5 milhões de euros a reparar, mas não havendo comboios a circular a decisão foi rasgar a direito. A surpresa chegou, com o ano especialmente chuvoso.
    Já em termos financeiros, é uma obra que garantidamente não irá derrapar. O país estimou gastar 380 milhões e adjudicou quatro empreitadas por 260 milhões de euros. Mas o que seria a partida uma boa notícia foi também ela um ajuda para o alongar de prazos.
    A renovada linha da beira alta vai duplicar a capacidade de transporte de passageiros e encurtar o tempo de viagem em 30 minutos. Estará a funcionar até ao fim deste ano, pelo menos é mais recente garantia da infraestruturas de Portugal.
    #comboio #trem #beira #portugal #ferrovia #obra #construção #governo #investimento

КОМЕНТАРІ • 12

  • @conceyullena
    @conceyullena 17 днів тому +1

    Muito bom registro, saludos das Asturias 🚂👍⬆️

    • @railworldPT
      @railworldPT  16 днів тому

      @@conceyullena Obrigado 🤝🏻👌🏻

  • @joaovtaveira
    @joaovtaveira 23 дні тому +6

    A Linha da Beira Alta começa na Pampilhosa, não em Coimbra.

    • @goldfish6660
      @goldfish6660 23 дні тому +3

      se formos picuinhas inicialmente incluía também o Ramal da Figueira da Foz

    • @joaovtaveira
      @joaovtaveira 23 дні тому +1

      @@goldfish6660 certo, e não é ser picuinhas, é dizer as coisas como elas são.

    • @miguelsequeira9240
      @miguelsequeira9240 15 днів тому +1

      Desculpe, mas sim, o seu comentário é um pouco picuinha, é realmente na Pampilhosa que existe o desvio da linha do norte para Vilar Formoso, mas se nós lembrarmos da linha proveniente da Figueira da Foz que rasgava Portugal de oeste a este, também poderíamos ir por aí! Mas pronto não lhe retiro a razão a 100% mas se atendermos ao facto, que é de Coimbra que sai o único regional para a Guarda ou até porque os IC's têm em Coimbra B a última paragem importante na linha do norte antes de seguir para a Guarda, talvez por aí se justifique a razão da afirmação em causa. Não sendo picuinhas, porque sinceramente é para o lado que o pessoal dorme melhor... queremos é comboios a funcionar depressa e bem!

    • @joaovtaveira
      @joaovtaveira 15 днів тому

      @@miguelsequeira9240 repito não é ser picuinhas, é ser rigoroso, é como dizer que a Linha do Douro começa em Porto são Bento, quando só começa em Ermesinde.

  • @fernandos8856
    @fernandos8856 22 дні тому +1

    Torna-se necessário saber com rigor o que aconteceu com esta obra. Assim podemos aprender para outras obras.

  • @TrainFan1522
    @TrainFan1522 22 дні тому

    Sempre se confirma a vmáx 120 km/h ao invés dos antigos 160 km/h de tabela que estiveram em vigor algum tempo antes desta modernização?

  • @FilipeHenriques-qf2iy
    @FilipeHenriques-qf2iy 22 дні тому +1

    Ver para crer...esperemos que destas vez acertem na data

    • @railworldPT
      @railworldPT  20 днів тому

      @@FilipeHenriques-qf2iy Algum dia terá de ser 😅

    • @FilipeHenriques-qf2iy
      @FilipeHenriques-qf2iy 20 днів тому +1

      @@railworldPT o problema é que já anunciaram datas de reabertura que nunca foi possivel concretizar-se ...por isso , ver para crer...