não existe um único comentário positivo de uma obra, essencial para o país que agora está a ser feita, sim já veio atrasada, mas está a ser feita. A mania do português sempre a reclamar, nunca conseguem ver o positivo de nenhuma situação.
@JJPFilipe mas eu não estou a reclamar da obra ahhaha para mim a linha de elvas é importantissima, mas eu acho que a forma como publicitam as obras públicas é sempre com um orgulho de quem acabou de salvar o mundo
Nunca gostei deste traçado. Preferia um mais paralelo á A6. era escusado cortar a paisagem em dois sitios diferentes. e estremoz poderia ter uma estaçao! Contudo é bom de ver que fazem muitos viadutos para os animais passarem e para nao se quebrar tanto a continuidade dos ecossistemas. No futuro só falta a duplicaçao, mudança de bitola e um novo atalho entre grandola e casa branca!
Continuo a questionar um país como Portugal, precisa de TGV, quando não se aproveitou até agora nem sequer 1/3 das capacidades dos CPA's. Queremos armar-nos em ricos quando vivemos dos fundos da CEE, que para nós e gerações vindouras, sairão muito caras.
@@luisvaz9014 e as capacidades dos CPAs estão subaproveitadas porquê? Não será exactamente porque as linhas convencionais existentes não permitem maiores velocidades? Cabecinhas pensadoras.
Esta linha vai ser usada para transporte de passageiros. Aliás, a primeira coisa que irá acontecer será a extensão dos intercidades de Evora até Elvas/Badajoz usando esta linha. No imediato não necessita de ser duplicada para tal, porque também só se fazem 5 circulações diárias com este intercidades e uma via unica com a sinalização moderna serve bem para isto e os comboios de mercadorias (a estimativa de procura são 12 por dia nesta década, subindo para 36 por dia em 2050). Mas claro que para um serviço mais frequente no futuro será duplicado, tanto que como outra pessoa já comentou ficou tudo preparado para duplicação incluindo as colunas para os viadutos, basta ver as imagens e ver o espaço que ficou. E isto é mesmo de facto uma linha de alta velocidade, permite velocidades comerciais de 250Km/h. Os media têm de deixar de usar siglas sem sentido, em Portugal vamos construir Linhas de Alta Velocidade, o TGV é um comboio francês de alta velocidade e nós não vamos construir nenhum comboio desses em Portugal. E este é um troço que faz parte da futura ligação de alta velocidade Lisboa-Badajoz, falta todo o resto entre Evora e Poceirão, Poceirão e Pinhal-Novo e a Terceira Travessia do Tejo, mas isto faz parte.
Com o transito inicial que vai ter não é assim tão mau. Um comboio a 250km/h faz o troço de 80km em apenas 20 minutos, e em 300km/h faz em 16 minutos. Não tenho a certeza, mas diria que puseram nestes 80km cruzamentos (troços pequenos de via dupla). Todo o trajeto tem largura para mais tarde colocar a 2a vía quando necessário.
Não consigo compreender o porquê de não fazerem a via dupla já agora. É mesmo de país sem ideias. Fazem 1 via e trabalhos para segunda via no futuro. Onde é que se vê uma coisa destas, só fazer uma via em um corredor internacional. Faziam as 2 vias e o trabalho já estava feito para os próximos 100 anos.
Não faz sentido fazer duas vias neste momento porque não há tráfego para isso. Apenas quando se construir a nova travessia do Tejo e a restante linha de alta velocidade haverá procura. Fazer duas vias neste momento seria gastar dinheiro para uma via sem utilidade e a gastar recursos para manutenção.
@@sergiovalente8808 Amigo eu sou do distrito da Guarda e na época do ministro Cavaco, optaram pela construção do IP5 com 1 só via. Justamente o mesmo que tu dizes, não justificava 2 vias, não havia tráfico suficiente. Passados 15 anos e dezenas de mortes por causa da péssima condição do IP5, lá decidiram construir a A25. Não penses como toda a gente, isso é o grande problema de Portugal, a falta de visão e de ambição. O TGV não circula a 300k/h o tempo inteiro, poderia fazer esses tais 90km a 250 ou 300 e o resto velocidade normal. Essa maneira de pensar é pequenez e por isso nunca sairemos da cepa torta. Brevemente os ditos países pobres de leste vão ter TGV, grandes aeroportos etc...mas nós continuaremos a pensar pequeno. É minha opinião e vale o que vale nada mais.
Carrissimo tens razão, porém o teu raciocínio não contempla o seguinte : o projecto e os seus custos são de há cerca 10 ou mais anos atrás! Só começaram a ser executados a tarde e más horas e tivemos que pedir a Bruxelas uma promulgação dos prazos! Tudo isto devia ter acabado em 2020! Posto isto os projectistas contemplam, no entanto o crescimento que todos nós preconizamos. Não é crítico, porque ainda falta muita discussão política com Espanha, quanto ao que vai ser feito no outro lado da fronteira! A nossa preocupação no desenho deste projecto foram as mercadorias e não tanto os passageiros! As obras da linha da Beira Alta, essas sim, também importantes, vão na minha opinião após o fim do programa 2020, sofrer um 'upgrade' para via dupla em toda a sua extensão, porque os espanhóis estão a insistir na ligação principal por Vilar Formoso! Vamos ver os desenvolvimentos! Muita água a correr debaixo da ponte! O estado tem que ter equipas capacitadas para dar andamento a estes projectos e tem grandes dificuldades, que se manifestaram com a nossa banca rota ! Enfim, parece que estamos a dar a volta! Saúde!
@@carlosdeandrade982 Mas a via está totalmente preparada para via dupla. Isto não é de todo comparável com a situação do IP5. De que adianta ter uma segunda via durante 2 anos se não iria ser utilizada e só ia gastar dinheiro em manutenção?
@@MariaRodrigues-yz4oz A Linha da Beira Alta não será duplicada tão cedo. Isto porque com a construção da linha de alta velocidade entre Aveiro e Vilar Formoso não haverá necessidade de tamanho gasto.
Para quando a manutenção/limpeza decente e continuada das infraestruturas existentes, desleixo e má gestão, as infraestruturas viárias na grande Lisboa, precisam de limpeza e corte de mato regular e não uma ou duas vezes por ano. Tristeza de gestão.
esclarecendo de acordo com o Plano Ferroviário Nacional "Trata-se da primeira infraestrutura ferroviária construída de raiz para cumprir o critério para ser considerada uma linha de alta velocidade (LAV), ter uma velocidade máxima de circulação igual ou superior a 250 km/h. Esta linha está a ser construída em via única em bitola ibérica (1668 mm), mas sobre uma plataforma para via dupla e com instalação de travessas polivalentes, de forma a facilitar uma futura migração para bitola padrão (1435 mm), quando for possível assegurar a continuidade em Espanha." Ou seja, a obra está pensada para o futuro mas os carris, para já, têm que salvaguardar a concordância com a restante rede Portuguesa!
@@melomedicvids ...........O facto de demorar algum tempo para mudar a posição dos carris nas travessas polivalentes para passar de bitola ibérica para bitola UIC e que isso possa causar perturbações no tráfego, especialmente em linhas de via única, é o caso em todos os trabalhos em vias férreas, incluindo as intervenções de manutenção, em toda a UE. Em muitos casos, senão todos, são postas em prática soluções para minimizar ou evitar essas perturbações (por exemplo, trabalhos em regime noturno, desvio do tráfego para outras linhas, transbordo para camiões, etc.) Como bem sabem, o mecanismo CEF está já a cofinanciar a modernização de linhas em bitola ibérica no Corredor Atlântico em Portugal. De momento esta modernização é realizada com travessas polivalentes de modo a manter a interoperabilidade com Espanha. Em Espanha faz-se o transbordo dos comboios de bitola ibérica para os comboios de bitola UIC para seguimento das mercadorias para França e mais além. O mesmo de França para a Península Ibérica. Isso desaparecerá quando as linhas de bitola ibérica forem progressivamente e de forma coordenada entre Portugal e Espanha modernizadas para bitola UIC e, ou, quando os operadores usarem material circulante de eixos variáveis. De qualquer modo, hoje já não há barreiras para viajar ou transportar mercadorias por comboio da Península Ibérica para o resto da Europa .........a maioria dos cidadãos imaginam que se carrega num botão e mudam a bitola......mas não........é manualmente e inclui retirar milhões de parafusos e reapertar outros tantos milhões..........meses provavelmente anos .....
@@RodrigoFerreira-bs6hd neste momento só 20% da ferrovia espanhola tem bitola ibérica.........por sinal é a que liga a Portugal....o alargamento hidráulico limita a velocidade a pouco mais de 100 K/m h temos investido milhões em "travessas" que vão permitir no futuro passar á bitola Europeia.....mas se for esse o caso vai ser um processo caro e demorado....mas para quem anda a discutir há 50 anos a localização dum aeroporto provavelmente que toda a gente acha natural 'que se compre comboios que estavam na sucata em Espanha para recuperar ,ou que se comprem navios elétricos,mas que se esqueçam de comprar baterias.....o socialismo no seu esplendor......deixo um artigo a propósito da bitola........"..A Comissão Europeia quer que Portugal e Espanha promovam a migração acelerada da bitola ibérica para a bitola UIC nas linhas da Rede Europeia de Transportes (RTE-T). A pretensão de Bruxelas, que ainda deverá ser vertida em Regulamento, visa, desde logo, os corredores Atlântico e Mediterrâneo da rede “core” da RTE-T. Mas deverá estender-se às demais linhas, da rede secundária e não só, desde que tenham interesse europeu.." Janeiro de 2023.
Lá vem a conversa da bitola. Sugiro que pesquisem "TRAVESSAS POLIVALENTES" antes de opinarem sobre este assunto. E, já agora, fazer bitola internacional do lado de cá da fronteira quando do lado de lá ainda está em ibérica... é capaz de ser um bocadinho inútil, não?!
Meu caro, não é inútil é urgente e já devia ter sido feito à semelhança da Espanha que é o país mais progressista no caminho de Ferro de alta velocidade, a bitola Ibérica está a, ser aproveitada em pequenos troços e muitos deles para turismo. Ponha-se os olhos num dos melhores exemplos de desenvolvimento em caminho de Ferro na Europa.
Não. A Espanha tem uma boa parte da rede de AV em bitola ibérica, (mais de 20 %, incluindo a futura ligação a Portugal pelo Caia). Quiserem mudar da noite para o dia, perceberam o erro que isso era, recuaram e passaram a utilizar mais travessas polivalentes, que permitem mudar QUANDO, ONDE E SE for necessário. Precisamente porque já andam nisto há muito tempo, sabem que a questão da bitola é secundária face a muitos outros problemas, É precisamente porque a Espanha não tem tudo em bitola internacional (ao contrário dos mitos que se apregoam) que é inútil fazer do lado de cá nessa bitola. Um comboio em bitola internacional chegaria à fronteira e teria de mudar para ibérica porque é essa que está do lado espanhol. O que fazia? Utilizava a tecnologia dos intercambiadores/eixos telescópicos, que é caríssima para comboios de mercadorias?
@@luisvaz9014mais de 80% da rede espanhola com tráfego regular é em bitola ibérica. A conversa da bitola serve a 2 tipos de pessoas, quem não percebe nada do assunto e quem não quer mudar nada no transporte ferroviário em Portugal. A mudança da bitola é a solução para um problema que não existe...
@@luisvaz9014 então calma querias o quê exatamente? Construir em bitola europeia quando no lado espanhol estáo a construir em ibérica (linha AVE extremadura) ? Por isso querias desligar esta nova linha da restante rede ferroviária nacional, da futura espanhola de ligação, de todas as locomotivas existentes (para mercadorias e passageiros), causando um prejuízo brutal e sem sentido? Não faz sentido nenhum. É um bocado ingénuo achar que temos sequer o investimento para transformar a rede portuguesa em bitola europeia quando até em Espanha (cujo budget ferroviário é muitíssimo maior) já desistiram de converter as linhas. E, já agora, existe, já em circulação na rede espanhola, comboios de AV de eixo variável (ou seja, "bi-bitola"), bem como mecanismos nas linhas para esses comboios transitarem de uma para a outra linha *em movimento*. Estas linhas estão a ser construídas com travessas polivalentes, que permitem passar para bitola europeia facilmente com um investimento baixo.
1. Já deviam ter feito isto há MUITO tempo mas fazem agora por causa do dinheiro da UE 2. As pontes que fizeram aqui em Évora são o quê? Nunca vi uma obra tão mal feita na minha vida. Sem espaço de segurança, entradas para as terras no meio da ponte (sim estradas no meio duma ponte super perigosas) e elevações ridículas. Parece que tirararm o curso na internet. Mas pronto, boa sorte 🤦🏼♀️
Inaceitável continuar a investir milhões em bitola Ibérica. Não é verdade que ficamos conectados à europa, teremos sempre de fazer mudanças logo na entrada para Espanha. Acham que assim vão continuar a proteger a CP ?, não, vão continuar a proteger o nosso atraso em nome não se sabe de que interesses ocultos. Triste, país sem horizontes!
Já tivemos atrás, na minha opinião, mais dificuldades em vislumbrar o horizonte! O problema é mesmo dinheiro! Este dinheiro refere-se ao 2020 e sua preocupação foi remodelação a pensar nas mercadorias. Mas abrange a electrificação total da rede! Não é crítico a questão da bitola porque vai ainda haver muita discussão política com o governo espanhol! Falta muita coisa fazer no lado espanhol e seguramente dá-nos tempo para a electrificação da nossa rede e modernização das nossas linhas! Seguramente os troços em bitola europeia vão ser os corredores internacionais, dependendo de qual é o que Portugal e Espanha vierem a decidir! Temo que os Espanhóis vão decidir pela linha da Beira Alta! Saúde!
@@MariaRodrigues-yz4oz Porque temes que decidam pela linha da Beira Alta? Ainda bem se for o caso, gente do interior merece que o TGV passe na região. Chega de tudo ir para o litoral ou outras regiões, a Guarda e os concelhos também merecem.
@@carlosdeandrade982 Atenção, que as concordâncias à linha da beira alta, vão trazer um desenvolvimento em termos de tráfego extraordinário e um desenvolvimento que julgo necessário! Peca por tardio! Não consigo precisar qual a velocidade média mais baixa, por troço, na linha da Beira Alta, mas seguramente vai ser melhorada. Quanto ao TGV, como te disse vai carecer de decisão política e talvez técnica por comparação com o eixo mais a sul, através de Badajoz. Independentemente da decisão o actual projecto em curso na linha da Beira Alta, vai trazer desenvolvimentos espectaculares! Digo eu! Talvez à semelhança de Beja a ligação a Viseu possa voltar a surgir com força! Os autarcas devem precionar a IP/Governo, nesse sentido e já! Saúde!
Há 3 comboios semanais que partindo de Portugal passam para lá de Espanha. A bitola é um não tema. A solução para um problema que não existe. Que apesar de não resolver nada criaria duma assentada um problema de biliões para resolver. Um problema não, mais de meia dúzia deles e todos bem caros.
0:460:50 falem Português 🤦♂🙄 Arranjem palavras, parem de projetar esta ideia da nossa língua não ser avançada o suficiente para expressar certos conceitos. Começam a parecer os Indianos, normalizam esta moda e é triste ver a degeneração de uma língua.
Que aproveitem e dêem uma remodelação total na nacional4 que precisa bem!a ip3 entre Viseu e Coimbra também precisa de remodelação total . aí sim se vê o dinheiro dos nossos impostos bem empregue
não existe um único comentário positivo de uma obra, essencial para o país que agora está a ser feita, sim já veio atrasada, mas está a ser feita. A mania do português sempre a reclamar, nunca conseguem ver o positivo de nenhuma situação.
A verdade e que neste pais nenhum governo olha para o futuro so veem o passado e com certeza os interesses de alguns !!!!!
@@viagensnossas6491 Santa Mãe de Deus!! Oh Chega, vem cá, não há cu que aguente, tu é que sabes, sempre dizem que é o Neto do gajo!
@@hamiltonrua4661 Não sejas Chega! 🤣🤣🤣
provincianismo e a cultura do bota-abaixo sao as duas caracteristicas que me saltam a vista cada vez que volto a portugal de ferias.
Dizem k tao a fazer a maior obra ferroviária em 100 anos isso para mim não é motivo de orgulho meus senhores
mas tem que ser
@JJPFilipe mas eu não estou a reclamar da obra ahhaha para mim a linha de elvas é importantissima, mas eu acho que a forma como publicitam as obras públicas é sempre com um orgulho de quem acabou de salvar o mundo
@@tiagogoncalves9062 Não sejas Chega!!!🤣
És chegano?
Nunca gostei deste traçado. Preferia um mais paralelo á A6. era escusado cortar a paisagem em dois sitios diferentes. e estremoz poderia ter uma estaçao! Contudo é bom de ver que fazem muitos viadutos para os animais passarem e para nao se quebrar tanto a continuidade dos ecossistemas. No futuro só falta a duplicaçao, mudança de bitola e um novo atalho entre grandola e casa branca!
Certo, já nem falo de TGV mas porque é que não se fez uma linha dupla vocacionada para transporte de passageiros normal até ao Caia?
Continuo a questionar um país como Portugal, precisa de TGV, quando não se aproveitou até agora nem sequer 1/3 das capacidades dos CPA's. Queremos armar-nos em ricos quando vivemos dos fundos da CEE, que para nós e gerações vindouras, sairão muito caras.
Para servir quem?..
Tudo se faz com o tempo e se vires bem já tem espaço e formação de coluna para via Dupla, abre os olhos mula que o caminho é estreito!
@@luisvaz9014 e as capacidades dos CPAs estão subaproveitadas porquê? Não será exactamente porque as linhas convencionais existentes não permitem maiores velocidades? Cabecinhas pensadoras.
Esta linha vai ser usada para transporte de passageiros. Aliás, a primeira coisa que irá acontecer será a extensão dos intercidades de Evora até Elvas/Badajoz usando esta linha. No imediato não necessita de ser duplicada para tal, porque também só se fazem 5 circulações diárias com este intercidades e uma via unica com a sinalização moderna serve bem para isto e os comboios de mercadorias (a estimativa de procura são 12 por dia nesta década, subindo para 36 por dia em 2050).
Mas claro que para um serviço mais frequente no futuro será duplicado, tanto que como outra pessoa já comentou ficou tudo preparado para duplicação incluindo as colunas para os viadutos, basta ver as imagens e ver o espaço que ficou.
E isto é mesmo de facto uma linha de alta velocidade, permite velocidades comerciais de 250Km/h. Os media têm de deixar de usar siglas sem sentido, em Portugal vamos construir Linhas de Alta Velocidade, o TGV é um comboio francês de alta velocidade e nós não vamos construir nenhum comboio desses em Portugal.
E este é um troço que faz parte da futura ligação de alta velocidade Lisboa-Badajoz, falta todo o resto entre Evora e Poceirão, Poceirão e Pinhal-Novo e a Terceira Travessia do Tejo, mas isto faz parte.
❤❤❤❤❤
É vía Unica? Pelas imagens parece, mas não queria acreditar nisso...
Para os 4 ou 5 comboios que lá passarão por dia chega e sobra.
Com o transito inicial que vai ter não é assim tão mau. Um comboio a 250km/h faz o troço de 80km em apenas 20 minutos, e em 300km/h faz em 16 minutos. Não tenho a certeza, mas diria que puseram nestes 80km cruzamentos (troços pequenos de via dupla). Todo o trajeto tem largura para mais tarde colocar a 2a vía quando necessário.
O senhor totó já reparou que a pontes estão preparadas para uma segunda linha!??' Como este País vai para frente!?
Nunca mais está pronto. Para ir para Elvas é como no ano em que andei na tropa nesta cidade em 1971.
Não consigo compreender o porquê de não fazerem a via dupla já agora. É mesmo de país sem ideias. Fazem 1 via e trabalhos para segunda via no futuro. Onde é que se vê uma coisa destas, só fazer uma via em um corredor internacional. Faziam as 2 vias e o trabalho já estava feito para os próximos 100 anos.
Não faz sentido fazer duas vias neste momento porque não há tráfego para isso. Apenas quando se construir a nova travessia do Tejo e a restante linha de alta velocidade haverá procura. Fazer duas vias neste momento seria gastar dinheiro para uma via sem utilidade e a gastar recursos para manutenção.
@@sergiovalente8808 Amigo eu sou do distrito da Guarda e na época do ministro Cavaco, optaram pela construção do IP5 com 1 só via. Justamente o mesmo que tu dizes, não justificava 2 vias, não havia tráfico suficiente. Passados 15 anos e dezenas de mortes por causa da péssima condição do IP5, lá decidiram construir a A25. Não penses como toda a gente, isso é o grande problema de Portugal, a falta de visão e de ambição. O TGV não circula a 300k/h o tempo inteiro, poderia fazer esses tais 90km a 250 ou 300 e o resto velocidade normal. Essa maneira de pensar é pequenez e por isso nunca sairemos da cepa torta. Brevemente os ditos países pobres de leste vão ter TGV, grandes aeroportos etc...mas nós continuaremos a pensar pequeno.
É minha opinião e vale o que vale nada mais.
Carrissimo tens razão, porém o teu raciocínio não contempla o seguinte : o projecto e os seus custos são de há cerca 10 ou mais anos atrás! Só começaram a ser executados a tarde e más horas e tivemos que pedir a Bruxelas uma promulgação dos prazos! Tudo isto devia ter acabado em 2020! Posto isto os projectistas contemplam, no entanto o crescimento que todos nós preconizamos. Não é crítico, porque ainda falta muita discussão política com Espanha, quanto ao que vai ser feito no outro lado da fronteira! A nossa preocupação no desenho deste projecto foram as mercadorias e não tanto os passageiros! As obras da linha da Beira Alta, essas sim, também importantes, vão na minha opinião após o fim do programa 2020, sofrer um 'upgrade' para via dupla em toda a sua extensão, porque os espanhóis estão a insistir na ligação principal por Vilar Formoso! Vamos ver os desenvolvimentos! Muita água a correr debaixo da ponte! O estado tem que ter equipas capacitadas para dar andamento a estes projectos e tem grandes dificuldades, que se manifestaram com a nossa banca rota ! Enfim, parece que estamos a dar a volta! Saúde!
@@carlosdeandrade982 Mas a via está totalmente preparada para via dupla. Isto não é de todo comparável com a situação do IP5. De que adianta ter uma segunda via durante 2 anos se não iria ser utilizada e só ia gastar dinheiro em manutenção?
@@MariaRodrigues-yz4oz A Linha da Beira Alta não será duplicada tão cedo. Isto porque com a construção da linha de alta velocidade entre Aveiro e Vilar Formoso não haverá necessidade de tamanho gasto.
O nosso país terá dinheiro para concluir a empreitada?
Sou Maquinista Ferroviário no Brasil! Sonho em morar em Portugal e gostaria de saber como me ingressar na Ferrovia de PT?
Para quando a manutenção/limpeza decente e continuada das infraestruturas existentes, desleixo e má gestão, as infraestruturas viárias na grande Lisboa, precisam de limpeza e corte de mato regular e não uma ou duas vezes por ano. Tristeza de gestão.
❤💚
Já vem com 20 anos de atraso
Só vejo comentários negativos. Será tudo chegano? ou a maioria só abre a boca para berrar e falar mal.
Porquê Que Toda A Linha Do Leste Entre Abrantes-Elvas E Badajoz No Ferroviária 2020.😅😢
Bitola ibérica e linha única! Enfim, mais um elefante branco!
Verdade… nem devia ser comparticipada… e quem teimou em fazer com a bitola Inerica, devia pagar por isso.
Absolutamente correto!!! Mais uma obra para satisfazer os camaradas … Um trilho para burro chegar às curvas à fronteira. Que itinerário sem sentido.
esclarecendo de acordo com o Plano Ferroviário Nacional "Trata-se da primeira infraestrutura ferroviária construída de raiz para cumprir o
critério para ser considerada uma linha de alta velocidade (LAV), ter uma velocidade
máxima de circulação igual ou superior a 250 km/h. Esta linha está a ser construída em
via única em bitola ibérica (1668 mm), mas sobre uma plataforma para via dupla e com
instalação de travessas polivalentes, de forma a facilitar uma futura migração para bitola
padrão (1435 mm), quando for possível assegurar a continuidade em Espanha." Ou seja, a obra está pensada para o futuro mas os carris, para já, têm que salvaguardar a concordância com a restante rede Portuguesa!
@@nordiclusosem sentido é esse comentário!
se for bitola ibérica é um escândalo 😂😂😂😂😂
Em bitola ibérica? Para facilitar exportações? Para alimentar polos logísticos espanhóis? Vergonha!
Então, havia de ser em bitola internacional para ficar isolada do resto da rede?...
@fernandopimentel9785 tens toda a razão, os totós sempre tem razão, chega a Espanha e depois? Santa ignorância!
ligamos Sines a....Madrid.
bitola europeia ou teimam na bitola ibérica?
este argumento já esta mais que batido, as bitolas podem ser mudadas em circulação e não muda absolutamente nada
@@melomedicvids consegue mudar a bitola em circulação........que iluminada...tem de interromper a circulação durante meses
@@melomedicvids ...........O facto de demorar algum tempo para mudar a posição dos carris nas travessas polivalentes para passar de bitola ibérica para bitola UIC e que isso possa causar perturbações no tráfego, especialmente em linhas de via única, é o caso em todos os trabalhos em vias férreas, incluindo as intervenções de manutenção, em toda a UE. Em muitos casos, senão todos, são postas em prática soluções para minimizar ou evitar essas perturbações (por exemplo, trabalhos em regime noturno, desvio do tráfego para outras linhas, transbordo para camiões, etc.)
Como bem sabem, o mecanismo CEF está já a cofinanciar a modernização de linhas em bitola ibérica no Corredor Atlântico em Portugal. De momento esta modernização é realizada com
travessas polivalentes de modo a manter a interoperabilidade com Espanha. Em Espanha faz-se o transbordo dos comboios de bitola ibérica para os comboios de bitola UIC para seguimento das mercadorias para França e mais além. O mesmo de França para a Península Ibérica. Isso desaparecerá quando as linhas de bitola ibérica forem progressivamente e de forma coordenada entre Portugal e Espanha modernizadas para bitola UIC e, ou, quando os operadores usarem material circulante de eixos variáveis. De qualquer modo, hoje já não há barreiras para viajar ou transportar mercadorias por comboio da Península Ibérica para o resto da Europa .........a maioria dos cidadãos imaginam que se carrega num botão e mudam a bitola......mas não........é manualmente e inclui retirar milhões de parafusos e reapertar outros tantos milhões..........meses provavelmente anos .....
@@joaoveloso5674 hahah:
ua-cam.com/video/cDkGUnqLXUk/v-deo.html
já existe em Espanha à mais de 10 anos lol
@@RodrigoFerreira-bs6hd neste momento só 20% da ferrovia espanhola tem bitola ibérica.........por sinal é a que liga a Portugal....o alargamento hidráulico limita a velocidade a pouco mais de 100 K/m h temos investido milhões em "travessas" que vão permitir no futuro passar á bitola Europeia.....mas se for esse o caso vai ser um processo caro e demorado....mas para quem anda a discutir há 50 anos a localização dum aeroporto provavelmente que toda a gente acha natural 'que se compre comboios que estavam na sucata em Espanha para recuperar ,ou que se comprem navios elétricos,mas que se esqueçam de comprar baterias.....o socialismo no seu esplendor......deixo um artigo a propósito da bitola........"..A Comissão Europeia quer que Portugal e Espanha promovam a migração acelerada da bitola ibérica para a bitola UIC nas linhas da Rede Europeia de Transportes (RTE-T).
A pretensão de Bruxelas, que ainda deverá ser vertida em Regulamento, visa, desde logo, os corredores Atlântico e Mediterrâneo da rede “core” da RTE-T. Mas deverá estender-se às demais linhas, da rede secundária e não só, desde que tenham interesse europeu.." Janeiro de 2023.
Lá vem a conversa da bitola. Sugiro que pesquisem "TRAVESSAS POLIVALENTES" antes de opinarem sobre este assunto. E, já agora, fazer bitola internacional do lado de cá da fronteira quando do lado de lá ainda está em ibérica... é capaz de ser um bocadinho inútil, não?!
Meu caro, não é inútil é urgente e já devia ter sido feito à semelhança da Espanha que é o país mais progressista no caminho de Ferro de alta velocidade, a bitola Ibérica está a, ser aproveitada em pequenos troços e muitos deles para turismo. Ponha-se os olhos num dos melhores exemplos de desenvolvimento em caminho de Ferro na Europa.
Não. A Espanha tem uma boa parte da rede de AV em bitola ibérica, (mais de 20 %, incluindo a futura ligação a Portugal pelo Caia). Quiserem mudar da noite para o dia, perceberam o erro que isso era, recuaram e passaram a utilizar mais travessas polivalentes, que permitem mudar QUANDO, ONDE E SE for necessário. Precisamente porque já andam nisto há muito tempo, sabem que a questão da bitola é secundária face a muitos outros problemas, É precisamente porque a Espanha não tem tudo em bitola internacional (ao contrário dos mitos que se apregoam) que é inútil fazer do lado de cá nessa bitola. Um comboio em bitola internacional chegaria à fronteira e teria de mudar para ibérica porque é essa que está do lado espanhol. O que fazia? Utilizava a tecnologia dos intercambiadores/eixos telescópicos, que é caríssima para comboios de mercadorias?
@@luisvaz9014mais de 80% da rede espanhola com tráfego regular é em bitola ibérica.
A conversa da bitola serve a 2 tipos de pessoas, quem não percebe nada do assunto e quem não quer mudar nada no transporte ferroviário em Portugal.
A mudança da bitola é a solução para um problema que não existe...
@@luisvaz9014 então calma querias o quê exatamente? Construir em bitola europeia quando no lado espanhol estáo a construir em ibérica (linha AVE extremadura) ? Por isso querias desligar esta nova linha da restante rede ferroviária nacional, da futura espanhola de ligação, de todas as locomotivas existentes (para mercadorias e passageiros), causando um prejuízo brutal e sem sentido? Não faz sentido nenhum. É um bocado ingénuo achar que temos sequer o investimento para transformar a rede portuguesa em bitola europeia quando até em Espanha (cujo budget ferroviário é muitíssimo maior) já desistiram de converter as linhas.
E, já agora, existe, já em circulação na rede espanhola, comboios de AV de eixo variável (ou seja, "bi-bitola"), bem como mecanismos nas linhas para esses comboios transitarem de uma para a outra linha *em movimento*.
Estas linhas estão a ser construídas com travessas polivalentes, que permitem passar para bitola europeia facilmente com um investimento baixo.
1. Já deviam ter feito isto há MUITO tempo mas fazem agora por causa do dinheiro da UE
2. As pontes que fizeram aqui em Évora são o quê? Nunca vi uma obra tão mal feita na minha vida. Sem espaço de segurança, entradas para as terras no meio da ponte (sim estradas no meio duma ponte super perigosas) e elevações ridículas. Parece que tirararm o curso na internet.
Mas pronto, boa sorte 🤦🏼♀️
ainda não acabaram essas
Inaceitável continuar a investir milhões em bitola Ibérica. Não é verdade que ficamos conectados à europa, teremos sempre de fazer mudanças logo na entrada para Espanha. Acham que assim vão continuar a proteger a CP ?, não, vão continuar a proteger o nosso atraso em nome não se sabe de que interesses ocultos. Triste, país sem horizontes!
Já tivemos atrás, na minha opinião, mais dificuldades em vislumbrar o horizonte! O problema é mesmo dinheiro! Este dinheiro refere-se ao 2020 e sua preocupação foi remodelação a pensar nas mercadorias. Mas abrange a electrificação total da rede! Não é crítico a questão da bitola porque vai ainda haver muita discussão política com o governo espanhol! Falta muita coisa fazer no lado espanhol e seguramente dá-nos tempo para a electrificação da nossa rede e modernização das nossas linhas! Seguramente os troços em bitola europeia vão ser os corredores internacionais, dependendo de qual é o que Portugal e Espanha vierem a decidir! Temo que os Espanhóis vão decidir pela linha da Beira Alta! Saúde!
@@MariaRodrigues-yz4oz Porque temes que decidam pela linha da Beira Alta? Ainda bem se for o caso, gente do interior merece que o TGV passe na região. Chega de tudo ir para o litoral ou outras regiões, a Guarda e os concelhos também merecem.
@@carlosdeandrade982 Atenção, que as concordâncias à linha da beira alta, vão trazer um desenvolvimento em termos de tráfego extraordinário e um desenvolvimento que julgo necessário! Peca por tardio! Não consigo precisar qual a velocidade média mais baixa, por troço, na linha da Beira Alta, mas seguramente vai ser melhorada. Quanto ao TGV, como te disse vai carecer de decisão política e talvez técnica por comparação com o eixo mais a sul, através de Badajoz. Independentemente da decisão o actual projecto em curso na linha da Beira Alta, vai trazer desenvolvimentos espectaculares! Digo eu! Talvez à semelhança de Beja a ligação a Viseu possa voltar a surgir com força! Os autarcas devem precionar a IP/Governo, nesse sentido e já! Saúde!
Há 3 comboios semanais que partindo de Portugal passam para lá de Espanha.
A bitola é um não tema.
A solução para um problema que não existe. Que apesar de não resolver nada criaria duma assentada um problema de biliões para resolver. Um problema não, mais de meia dúzia deles e todos bem caros.
a bitola não é um problema existem travessas e a mudança pode ser feita em circulação e sem paragens
0:46 0:50 falem Português 🤦♂🙄
Arranjem palavras, parem de projetar esta ideia da nossa língua não ser avançada o suficiente para expressar certos conceitos. Começam a parecer os Indianos, normalizam esta moda e é triste ver a degeneração de uma língua.
Natural agrícola de Alentejo. Económica 🤑🤑🤥🤥👎
Que aproveitem e dêem uma remodelação total na nacional4 que precisa bem!a ip3 entre Viseu e Coimbra também precisa de remodelação total . aí sim se vê o dinheiro dos nossos impostos bem empregue
O IP3 não precisa duma renovação, precisa duma alternativa.
Região de Alentejo, não cortarem Azinheiras e sobreiros🚫🚫🪚🪚🌳🌳🌳. Governo de português 🤥🤑🤑