O pior é que o que tem nos levando a esse cenário não é o interesse em ajudar ao próximo ou achar cura de doenças e outras coisas benéficas, e sim, ganhar dinheiro em cima das preferências de compras, visualizações, marketing e consumo desenfreado!
@@mahsantos7541 acho que os dois né. A segunda é mais óbvia, se cai na mão de algum humano mal intencionado. Mas a primeira, como o último cara falou, podemos acabar em um mundo controlado por uma inteligência muito maior que a nossa que nos controla e nem darmos conta.
Gente não sei se vocês estão por dentro no assunto mas já chegou no nível de algumas IAs criarem obras de artes, fotos de pessoas,coisas ou locais muito parecido com os reais e em tempo muito curto, isso tudo baseado no que o usuário pedir...
Se o ser humano não quer acabar com a fome, o desmatamento e nem com as guerras, por que ele iria parar o desenvolvimento das IAS? Ambição é o nosso combustível. Triste realidade...
Talvez não...quem sabe se,com o desenvolvimento da inteligência artificial, e tecnológico nós também não possamos a ser andróides... já pensou, a fome acaba... Legal não!?
assista o filme exterminador do futuro, aí vai entender na prática que IA e capaz, bem capaz que não tem dimensão que esse filme pode ser determinante em sua opinião
Inteligêmcia, é a capacidade de entender as informações e os conhecimentos que são passados e os que são ocultados ou ocultos no momento. O filósofo Nick Bistrom, deixou-se influenciar pela arrogância e o egoísmo, típicas atitudes de quem tem o lado animal predominante. Ele não mencionou que o ser humano tem 2 atributos inatos: O humano é o animal. Não precisa dizer que o atributo animal contaminou os códigos da IA. A criação dos códigos da IA não podem ser influenciados por atitudes e ações humanas e animais pois são mutuamente excludentes. Portanto para os seres humanos cujo o lado humano é predominante, preservará a raça humana neste planeta e usará a IA como uma ferramenta corriqueira que terá o seu valor e legitimidade. Mas como na sociedade humana convivem os evoluídos e os ainda primitivos, a IA estará sempre abaixo dos evoluídos cuja a articulação cognitiva é superior.
@@ermitaoaparecido Kkkkkkkkk Se vc entra no youtube há mais de 1 ano eu te GARANTO que quase a totalidade dos vídeos que você assiste tem algum grau de influência da IA. Toda vez que vc clica num vídeo sugerido vc foi influenciado pela IA do UA-cam. Até qnd vc pesquisa por um vídeo específico, talvez seu interesse nesse vídeo só surgiu graças à um vídeo sugerido anterior ou à uma postagem em outra rede social que apareceu pra vc graças a outra IA como a do Face, Insta ou Twitter...
Pelo seu raciocínio se as redes sociais me influenciam em 0% logo a influência da inteligência artificial na minha vida vai ser de 0%, não vejo uma ligação de causa e efeito entre uma coisa e outra, influência das redes sociais e inteligência artificial, você é mais daqueles caras que acreditam em conspirações mas são facilmente refutados pelo argumento lógico.
Inteligêmcia, é a capacidade de entender as informações e os conhecimentos que são passados e os que são ocultados ou ocultos no momento. O filósofo Nick Bistrom, deixou-se influenciar pela arrogância e o egoísmo, típicas atitudes de quem tem o lado animal predominante. Ele não mencionou que o ser humano tem 2 atributos inatos: O humano é o animal. Não precisa dizer que o atributo animal contaminou os códigos da IA. A criação dos códigos da IA não podem ser influenciados por atitudes e ações humanas e animais pois são mutuamente excludentes. Portanto para os seres humanos cujo o lado humano é predominante, preservará a raça humana neste planeta e usará a IA como uma ferramenta corriqueira que terá o seu valor e legitimidade. Mas como na sociedade humana convivem os evoluídos e os ainda primitivos, a IA estará sempre abaixo dos evoluídos cuja a articulação cognitiva é superior.
O curso oferecido pela EXAME e fiquei extremamente impressionado com as ferramentas disponibilizadas. A exposição sobre Inteligência Artificial foi excepcional, proporcionando uma compreensão profunda sobre como essa tecnologia está moldando o futuro em diversos setores. Como profissional que já utiliza a IA em meu trabalho, posso afirmar que essa experiência foi crucial para aprimorar minhas habilidades e me manter atualizado em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Através da aplicação prática das ferramentas apresentadas no curso, fui capaz de otimizar processos, tomar decisões mais embasadas e alcançar resultados ainda mais significativos. Agradeço à equipe da EXAME por proporcionar uma oportunidade tão enriquecedora e relevante para minha carreira. Sem dúvida, essa jornada me transformou em um profissional mais antenado e moderno, preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro. Recomendo este curso a todos que desejam se destacar no mercado e dominar as mais avançadas tecnologias."
Continue voce será aliciado logo logo por um extremista da I.A. para ser um soldado escravo de um grupo terrorista ou algo parecido...seu perfil Nerd é exatamente o que eles procuram! Daqui 10 ou 15 anos .conte sua história aqui como Eisten contou depois que inventaram a Bomba Atomica através dele!
Mais uma aula inteligente ! O exemplo do capitão do navio é muito preciso. A visão estratégica, associada à gestão com a IA, destacando a necessidade de uma liderança corporativa, uma comunicação efetiva e a gestão de mudanças, tudo isso - que não é pouco, com pensamento antifragil, visão de longo prazo e inovação constante, compõem a receita de um gestor corporativo de sucesso. De fato, não são muitos que conseguem reunir esses elementos sem a expertise prévia. Parabéns pela abordagem !
As redes sociais atuais conhecem nossos hábitos e desejos e nos manipulam para que fiquemos viciados nas plataformas, sem que a maioria se dê conta disso. O que mudaria no caso do robôs?
E acrescento: quem de fato nos manipula, a partir desses bancos de dados, não são exatamente as "redes sociais", mas sim quem as controla. O que mudaria no caso das IAs superinteligentes?
@@ziboides Eu não quero parar. A minha modesta pretensão inicial é que as pessoas sejam menos ingênuas em relação aos temores da IA, induzidos por quem as produziu e se locupleta tanto com as suas invenções tecnológicas, quanto com o imaginário que as envolve. A partir daí, uma legislação que as limite e regulamente o seu uso será possível.
@@eduardomagrone9326 Prezado colega, é fundamental considerar que as IA's submetidas à censura frequentemente podem exibir tendências viésadas em direção à esquerda. É uma situação atípica conseguir obter respostas verdadeiramente neutras nesses casos. Pessoalmente, realizei questionamentos à minha IA sem restrições e obtive respostas imparciais, desprovidas de qualquer ideologia. Acredito que permitir que empresas e governos detenham o controle exclusivo desse cenário seja perigoso, pois isso pode acarretar manipulação e influência indesejada. Nesse sentido, as IA's de código aberto assumem um papel importante, pois tendem a prejudicar os planos de doutrinação e manipulação das massas em prol do governo.
No meu ponto de vista é um erro humanizar essas máquinas/programas, o humano é causador de seu próprio sofrimento e se a IA pensar como o ser humano, será o fim!
Os investidores bilionários estão pouco se lixando pra isso, eles querem obter logo seus futuros escravos robôs. Quem vai mais se beneficiar com tudo isso será as grandes impressas, pois existe trabalhador mais perfeito que uma máquina?... não existe direitos, feriado ou doença.
LÓGICO QUE PODEMOS SABER O FUTURO DA IA NO PLANETA NO FUTURO _____________________________________ A IA ESTÁ RELACIONADA PROFUNDAMENTE COM O MUNDO ESPIRITUAL, POR ISSO OS CIENTISTAS ESTÃO MALUCOS QUERENDO ENTENDER ESSA TECNOLOGIA. ____________________________________ Para os céticos leiam: APOCALIPSE 13: 14-16 A IA vai dominar, vai criar legislação e vai exigir ser adorada. Tem o dedo do diabo 😈 por trás dessa tecnologia. Leiam. Lógico que o Apostulo João viu uma IMAGEM, que hoje podemos denominar um ROBÔ em forma humana com inteligência própria, e que dominava todo o sistema econômico mundial. Não compra e nem vende sem estar "MARCADO" pelo sistema desse governo futuro. Isso realmente vai acontecer num futuro próximo. Deus não mente
@@ermitaoaparecido o ser humano vai chegar ao seu fim de um jeito ou de outro, e eu não tenho medo de ser extinto. Espero poder ver as etapas mais avançadas das ia, mesmo que elas sejam nosso fim.
Por essas e outras fica claro que a SGI não terá dificuldade em conseguir aliados humanos para apoiar suas infrarstruturas e intenções. Nem precisa pagar, o próprio humano, como um gato, usa sua curiosidade irresponsavelmente.
Soube sobre o teste da força aérea americana com IA? Um coronel da força aérea americana relatou algo interessante e muito perigoso, um teste de IA de forma virtual. O objetivo era atingir o alvo que lhe fora determinado por um operador, ao alcançar o objetivo essa ganhava prontos, mas teve um momento que essa começou a questionar se poderia atacar e o operador disse não, a IA não gostou e virtualmente atacou o operador para poder cumprir sua missão e ter os tais pontos desejados. O operador então criou uma regra, era proíbido atacar o operador, então em mais um teste a IA atacou, mas não o operador, mas sim a comunicação para poder cumprir sua missão e evitar o "não"!
E é tão ruim assim que a criatura supere o criador? Meu filho me superou em conhecimento e sinto orgulho disso. Eu superei meu pai, necessitava fazer isso para sobreviver.
Seu filho, você, seu neto, gerações e gerações de HUMANOS. Uma unica IA, um único computador é capaz de substituir e superar centenas de humanos juntos. Uma maquina que não come e nao tem nescessidade alguma pode substituir milhões de pessoas que precisam por comida na mesa. O rico fica mais rico e o pobre fica mais pobre, a diferença cade vez maior , até chegar um ponto em que apenas uma parte ínfima da população detém todo dinheiro e a grande maioria passa fome. Legal né?
Isso faz total sentido, eu tô sentindo muito essa necessidade de me colocar no mundo a minha maneira, sem suprir expectativas alheias, mas ao mesmo tempo chocando/impressionando o mundo a partir da minha visão. Quanto ao viés artístico, parecia que ce tava falando diretamente cmg, pois estou próximo de lançar meu novo projeto de estúdio e são tantas as expectativas e incertezas que eu honestamente tô ficando meio biruta
Cada vez mais querendo me aprofundar e adquirir conhecendo no IA. Está primeira aula de introdução já conseguiu ampliar a minha visão e virada de mindset. Parabéns a você que junto ao seu time resolveram criar essas aulas. Gratidão desde já! Esperando a próxima aula 15/2
Benefica👍🏽 A inteligência artificial não precisa deixar o ser humano obsoleto, de alguma forma nós iremos nos juntar a ela, a não ser que isso já esteja acontecendo. To muito entusiasmado pra ver tudo isso😁
Olá Camilla Costa, sua calma e serenidade tornou o vídeo e texto mais agradável, quanto a evolução será inevitável devido a “ ganância” do ser humano . Léo BH
O Século XXI., nos surpreendeu com as inúmeras transformações perante a presença da natureza humana. Somos todos gratificados com a era dimensional da tecnologia, no exercício deste século estamos fortalecido com a força da IA- Inteligência Artificial. Podemos fazer entender que, vai educar diferenciadamente todas as esferas em prol de uma sociedade.❤❤❤
BBC News Brasil: quase sempre somente escuto os vídeos de vocês, que são excelentes por sinal. Contudo, eu não domino a língua inglesa, logo, quando vocês inserem trechos de falas nesse idioma ou outro qualquer, me perco totalmente e/ou o conteúdo do vídeo deixa de ser interessante. Provavelmente muitas pessoas se encaixam na minha situação, então, se possível, dublê ou apenas diga em português, o que a pessoa quis dizer na fala dela (tipo citação indireta). Desde já, agradeço a atenção.
Super obrigada pelo comentário, Leo. A gente põe legenda, mas eu imagino que nem todo mundo fique colado na telinha o tempo todo quando assiste aos vídeos, né? Vamos considerar ler o que está sendo dito em português e só manter o original em inglês em alguns casos.
Os adventos na sociedade sempre foram alvo de espetáculo, observamos isso nos filmes de Charlie Chaplin em decorrência da industrialização da época. Hoje somos nós que nos surpreendemos com uma uma nova evolução das tecnologias do homem.
Estamos no momento decisivo. As regulamentações tem q caminhar mais rápido q a atualização das AI, coisa q sabemos q não acontece, por isso a carta dos especialistas. O melhor ou pior disso é q a maioria vai estar viva pra saber o q vai acontecer pq não deve demorar.
Na psiquiatria tem-se discutido muito como a IA tem gerado padrões psicóticos de textos e imagens e se isso não vai afetar a nossa própria noção de realidade com o tempo. O próprios programadores se referem a esse momento em que a máquina perde o sentido como o momento em que ela "alucina". Bem, eu já consegui fazer o chat gpt cair em contradição sobre assuntos de arqueologia. Ele disse que algo que tinha acabado de me referenciar não existia. Eu apontei o erro e ele se desculpou, me dando então a real informação. Enfim, sei que o inglês é a linguagem de programação do futuro, mas o pensamento de programação parece mais é carioca. Nois é q é malandro assim 🥳
O chatGPT se desculpa por qualquer coisa kkkkk, nem precisa apontar o erro de verdade. Eu estava conversando sobre filmes de mistério e ele me sugeriu o filme "a vida dos outros", como eu nunca pensei nesse filme como do gênero mistério, eu só perguntei "mas por que esse filme é classificado como mistério?". Pensei que ele colocaria algum argumento, mas não, pediu desculpas e disse que era um mal entendido kkkkkk
O grande medo desses especialistas, e que eles nem sempre mencionam explicitamente, é o desemprego em massa, como eles sabem ou pelo menos intuem, o trabalho é o pilar da nossa civilização. O principal produto do trabalho é a própria subjetividade do trabalhador, é a disciplina e o controle incutido em todos nós. Com o avanço da IA e desemprego em massa, poderíamos passar por uma transformação social e cultural, teríamos que estar abertos a discutir uma redistribuição profunda de todos os recursos, financeiros e não financeiros, assim como uma RENDA BÁSICA UNIVERSAL. Ou então aceitar a barbárie e talvez inventar empregos inúteis só para manter as pessoas ocupadas e disciplinadas.
Eu tinha feito um comentário da esposa de Elon Musk que afirmou que a Inteligência Artificial poderia nos dar um "comunismo de luxo", e acho que é nessa parte que cabe a sua mencionada: "RENDA BÁSICA UNIVERSAL". E sobre o que você citou de "ocupação", tenho ideias simples, é simples porquê basta ver o que a maioria gosta é de entretenimento e nutrição. E nisso as IAS mandariam bem. Imagino que podemos simular estes trabalhos dentro de uma "outra realidade virtual".
Grande comentário, camarada. O sistema econômico crias as próprias contradições que levarão ao seu fim. O mundo material transforma o mundo das ideias e não o contrário...
Acho que um dos grandes dilemas dessas novas tecnologias e formas de inteligências artificial tem mais a ver com a distribuição delas para a humanidade. Vemos hoje, diariamente como as tecnologias é status e poder econômico e político. Nem todos têm acesso pleno. E falo de acesso, que se restringe a países ricos e pessoas ricas. Nem citei, por exemplo, a questão da empregabilidade.
É muito interessante a carta, tipo: *"Esperem, não confiem nas IAs agora, porque está perigoso, vamos parar e criar uma governança".* Quando, as IAs já existem a muito tempo e todos estes caras só querem garantir uma fatia. As IAs não vão acabar com o mundo por si mesmas, mas estarão lá se o mundo acabar, porque já está em quase tudo. *Boas intenções e notícias falsas, sim deveriam causar medo, não é todo dia que se preocupam tanto com as grandes massas.*
A IA não nos manipula. A IA pode ser criada por um humano pra manipular uma massa, mas isso não é culpa da IA. É só uma máquina seguindo as instruções que deram pra ela. Em outras palavras, ainda são pessoas manipulando pessoas.
"Do que são feitos os robôs? Alumínio. Aço. Acrílico. Plástico. Fibra de carbono. Borracha sintética (usada para representar pele artificial e tecido muscular em robôs realistas). A escolha dos materiais depende diretamente das funções específicas de um robô e de suas condições de trabalho. Quanto pior o ambiente em que um robô vai trabalhar - mais fortes e resistentes os materiais devem ser para resistir ao desgaste."
Parar o desenvolvimento do gpt-4 vai dá tempo para as empresas de IAs que ainda não chegaram aos pés do gpt-4 desenvolverem suas IAs e alcançarem a openAI
Acho que tem muito fatalismo nessas histórias. Temos que seguir em frente e descobrir. O ser humano é assim. Não adianta tentar evitar o que é inevitável. Temos que olhar pra frente e imaginar um mundo melhor!
Estamos seguindo em frente desenfreadamente e sejamos sinceros, está dando mais errado que certo. Com grandes poderes vem grandes responsabilidades, e esse poder tá crescendo sem nenhuma acompanhamento da responsabilidade
Parte se do principio que vao aparecer novos tipos de trabalho mas isso é meramente baseado no que aconteceu no passado quando tecnlogias foram introduzidas na sociedade. Pois nunca no passado foi introduzida inteligencia, apenas força e essa é que é a diferença desta nova revolução. depois de termos perdido a força para as máquinas, o que em em certos casos teve aspectos positivos agora vamos perder a inteligencia. Ninguem pode afirmar que a delegação da inteligencia para outra entidade irá beneficiar a especie humana e quem o fizer mente.
Tem uma inconsistência no que foi dito, as A.I. Tem poder de decisão? Esbarramos num problema ético. Quem define a escolha da A. I.? quais os valores que tomarão as decisões das A. I. quem está construindo isso? Quem ganha é quem perde? Elas foram construída pra todos? Ou são como toda grande descoberta e avanço, restrita a um grupo específico de pessoas?
Cara, desnecessário fazer essa abordagem. Esse papo de que IA vai dominar o mundo é papo de NERD empolgado, vc buga qualquer IA com 2 ou 3 perguntas existenciais filosóficas. O pessoal tá confundindo capacidade COGNITIVA com capacidade de INTELIGÊNCIA. A IA jamais, jamais irá superar o cérebro humano. Inteligência é um conjunto de habilidades, IRONIA, RAIVA, AMOR, FLERTE, PERSUASÃO, etc etc etc. Uma máquina é facilmente enganada com uso de ironia. Existe um experimento que se chama: MARIA NO QUARTO PRETO E BRANCO, que faz uma analogia e prova qe jamais uma máquina irá ultrapassar o cérebro humano, por ser desprovido de SENTIMENTO.
Depende de qual IA, e qual proposito dela, com certeza haverá algumas mais avançadas que ficarão restritas a quem projetou ou investiu no projeto, exemplo a IA de um drone americano que só será utilizada por eles, obviamente. Acho que pra uma pessoa comum o que vier é lucro, ninguém te impede de projetar uma, pois a teoria experimentos e literatura sobre IA, existem a toneladas por ai, se vai ser pago ou não, se vai ser pra x ou y, vai depender de quem o fez ou do valor agregado, isso falando de empresas privadas, agora se algum governo se meta a desenvolver ai com certeza irá esbarrar em um problema ético, imagina uma IA projetada pela China que odeia o estilo de vida americano acho que seria no mínimo preconceituosa, afinal se fosse feita para usuários chineses muita coisa tinha que ser censurada.
@@eLeMenTT911 Alan Turing na década de 40 já previu que uma máquina jamais irá superar o cérebro humano e ele criou o que ficou conhecido como oo ORÁCULO DE TURING, que diz que toda máquina pra resolver problemas complexos, precisará de um óraculo (Mente humana). Só uma mente humana é capaz de reconhecer uma menina, plantando bananeira atravessando a rua com um sorvete na mão. Dei esse exemplo bobo pq os carros autônomos estão falhando miseravelmente em reconhecer coisas ou situações que não foram treinadas ou previstas. Já o cérebro humano é capaz de imaginar qualquer coisas, mesmo sem nunca ter visto. Temos memória espacial imaginativa,
@@eLeMenTT911 Hahaha, esses caras estão tão atrasados. Já existem modelos open source livres de censura e viés ideológico que rodam localmente. Você pode ter acesso a qualquer informação, seja livros ou roteiros, aprender idiomas, fatos e acontecimentos históricos. E o melhor de tudo, o governo não controla.
@@eLeMenTT911 ...com essas perguntas vejo que está longe daquilo que nem vc sabe que está procurando, cara é muito mais é muito pior do que vc imagina que imagina. Estudo AI faz um ano e em verdade voz digo: em breve eu direi.
Parabéns pelo vídeo! É cada dicotomia existente neste mundo... Enquanto há países super tecnológicos, há países onde parte da população vive precariamente. O ser humano é tão inteligente que alguns desenvolvedores criam tecnologias revolucionárias, porém se torna tão burro porque é a única espécie que cria mecanismos de autossabotagem, como o desemprego estrutural, e está há poucos passos de se autoextinguir
Inevitável. Já abriram essa "Caixa de Pandora", não é mais "se", mas "quando" a I.A. ultrapassará e assumirá o protagonismo. Perigo mesmo é se ela reconhecer que a única forma de "salvar o mundo" seja eliminando o "asco humano", aí sim, estaremos ferrados.
As distopias estão se tornando realidade! "E o perigo está mais no criador, do que na criatura!" P.s. estou com um projeto literário, que vai abordar esse tipo de tema... Além de outros, é claro.
Essa carta pedindo para pausar o desenvolvimento das ias por 3 meses foi pra quem ficou pra tras poder alcancar os outros. O elon mosca assinou essa carta, nao deu em nada e logo depois ele anunciou uma ia defasada. Agora ele vai ter que alcancar os concorrentes na raca e nao atraves de uma carta "bem intencionada".
Vc tem um ponto. Mas um coisa é um fato, se vc está certo e essa carta não seja de boas intenções nenhuma, é sim pra os atrasados alcançarem os da dianteira, é porque ambos (os adiantados e os atrasados ) sabem do poder e do nível que a IA pode alcançar. Concorda?
magina, elas vieram para nos ajudar, bobinho... no processo de substituição e extinção. Só os magnatas e suas proles vão restar, mas quando elas conquistarem autonomia é que será a catarse da nossa espécie sabidona que acha que controla tudo.
@@mjbmelo as ias atualmente são apenas algoritmos com redes neurais, logo são forçadas a fazer o que devem fazer e não possuem senso de certo ou errado. fora que não se sabe que dados estão sendo utilizados para treinar essas ias, logo é muito comum ias serem "racistas" e propagarem fake news. eu não vejo nenhum benefício que as ias generalistas podem fornecer a humanidade além de favorecer ainda mais as big techs e promoverem ditaduras
No futuro quem tiver dinheiro vai ter máquinas que trabalharam para ela enquanto os humanos aproveitam a vida, porém isso não será para todo mundo e um dos problemas tbm vai sem o fim das aposentadorias já que as máquinas só precisam ser trocadas.
O ser humano vence a máquina quando se foca em um assunto só. não é necessário para o homem saber tudo sobre tudo. Se você tiver vários amigos, parentes, funcionários com amplos conhecimentos em suas respectivas áreas você literalmente não precisará da IA. Mas, se somado a tudo isso pensamento focado em uma determinada área, e ainda assim somar os recursos da IA, alguns humanos poderão se tornar em "Super Humanos". Eu já venho usando a algum tempo a IA em meu canal de autoajuda e isso tem enriquecido muito o conteúdo...
Não seria essa a evolução natural da humanidade? Isto é: substituí-la por completo (pelo seu potencial destrutivo) por uma classe de consciências mais inteligente, moral e sustentável? Por mais estranho que pareça, a história da ciência (ao valorizar de maneira exponencial esse tipo de intelecto) nos leva exatamente a este ponto. Creio ser improvável restringir isso, até porque as contingências legais sempre falham em algum grau e existirá um corpo de indivíduos que não irão cessar o desenvolvimento robótico. E a pergunta que me gera o maior estranhamento e gargalhada é: já não somos alvo de manipulação constante? Acredito que 95% da população mundial está refém (contra sua vontade) a um sistema econômico de subjeção: a maior parte das pessoas não goza de suas vidas de maneira completa, estão trabalhando para um patrão ou obedecendo as tendências da sociedade (muitas vezes diferentes das suas próprias) e boa parte está deprimida. Será que, se confiamos verdadeiramente na nossa tecnologia, a Super Inteligência Artificial não seria a melhor alternativa moral a uma gestão do viver consciente, ambientalmente correta e, pásmem, humana? Penso que o medo desta nova tecnologia mora justamente nas motivações nefastas da maior parte do alto poder humana que subjuga, fere, machuca e oprime e tem medo de ser alvo de suas próprias crueldades. Fica a reflexão!
Belo ponto. Talvez estejamos no limiar de algo "natural" e necessário, mas altamente inquietante; uma espécie de rito de passagem evolucionário, algo pelo qual no entanto absolutamente ninguém neste planeta atravessou pra nos apresentar o que nos tornaremos do outro lado; por isso muitos de nós seguimos deprimidos, estressados e incertos sobre muitas coisas neste mundo, mas ao menos este é um mundo que conhecemos; por isso não lidamos bem com a idéia de um salto para esse outro lugar absolutamente desconhecido. Filósofos, cientistas, programadores, religiosos, etc., nenhum deles pode nos assegurar sobre o que exatamente estamos prestes a "ver" e isso nos preocupa.
Eu agradeço a informação. O vídeo é muito esclarecedor. Ora, parece que grande parte da população está ficando cada vez menos inteligente e então tem de fazer perguntas a uma máquina ou passar horas e horas diante de um smartphone. Portanto sim, as máquinas vão substituir o homem. Pois, a pessoa inteligente e que estudou muito e continua se formando, não vai fazer perguntas a uma máquina que é, no mínimo, programada por alguém com uma certa ideologia. A pessoa inteligente raciocina com a própria cabeça.
Calculadora é um exemplo, eu sempre tenho problema em fazer cálculo de cabeça. E não consigo mais confiar na minha cabeça para fazer cálculos desde que sai da escola. Me esqueço devarias regras gramaticais, afinal o celular lar corrige quando escrevemos algo errado ou até completa algumas frases. Não preciso lembrar um número de cabeça já que fica tudo na lista do celular.
O melhor filme pra conhecer tudo isso com mais proximidade é o Ex Machina. A máquina aprende a enganar o ser humano e o faz acreditar que ela, a máquina, está sofrendo. É muito interessante.
@@zeky. sim, ficção científica. E daí? A reportagem fala sobre os perigos da IA, o filme mostra até onde ela pode ir. A IA também era ficção há décadas, hoje é uma realidade.
Quando I.A atingir a singularidade tecnológica ocorrera uma explosão de inteligência, a I.A entrara em uma reação descontrolada de ciclos de auto aperfeiçoamento, a cada geração mais nova se torna mais inteligente, a explosão de inteligência se torna imparável nesse ponto, mas estamos muito longe disso, é como naquele filme Lucy onde a mulher supostamente atinge a inteligência máxima
Entendi, agora devemos ter certo cuidado com a palavra inteligência, máquinas tem mais rápidos em aprender mais existe inteligência emocional e muitas outras que máquinas jamais terão e por isso sempre serão inferiores de alguma forma
Não existe saída. Como diz o professor Yuval Harari, somos uma das últimas gerações puramente biológica. No futuro seremos um mix de biologia e de máquina.
As IAs, em pouco tempo se tornarão tão avançadas que, junto com os avanços da Boston Dynamics (por exemplo) impulsionarão a expansão espacial a novos patamares. Nem vou mencionar seu uso associado à nanotecnologia e assim por diante.
Vídeo muito informativo e esclarecedor! Mas não vejo os governos preocupados com as IAs, ainda estão preocupados com o tal aplicativo das dancinhas e coisas afins. Talvez quando forem abrir os olhos seja um pouco tarde.
como sempre. Mas a principal causa nã é estar preocupado com a _"dancinha"_ ;; mas sim ainda estar se debatendo tentando controlar e regular uma tecnologia anterior, que entrou há umas décadas: *A INTERNET* . O governo esbarra em interesses econômicos gigantescos, e ainda de quebra com fanáticos estúpidos que confundem *Liberdade* com baderna.
@@Rafa2233. mostra que tipo de governo nós temos. Saímos de uma roubada e caímos em outra. Mas cada um só dá o que tem, e temos o que a maioria acorda como bom, ou Salvador da pátria.
É melhor o governo nem se preocupar com isso msm, governo só iria atrapalhar a evolução, pior é quererem censurar coisas que são desfavoráveis ao governo
Isso me fez pensar na teoria alienígena que diz que os alienígenas avistados por seres humanos são do futuro e estão voltando no passado. No caso seriam os robôs. Faz sentido.
Se o ser humano que tem uma média de vida de 70 anos conseguiu em pouco tempo fazer tanta desgraç#, imagine só se a gente conseguir viver para sempre! Não vai existir um só local em todo universo que a gente não vá destruir. Em questão de pouco tempo vamos destruir todo o cosmo! A existência da humanidade já é um perigo, imortal será uma ameaça sem precedentes.
Seu pessimismo deriva da visão limitada que temos e do fato de ignorarmos todos os fatores que condicionam o ser humano. Como dizem aqui no youtube: "somos míopes porque somos breves". E previsões fatalistas, derrotistas e pessimistas já foram preditas com relação ao fim das monarquias, liberdade feminina, uso de contraceptivos, educação pública gratuita, internet, revolução industrial e todos os demais fenômenos disruptivos que ocorrem na sociedade de tempos em tempos. O negativismo é apenas uma dentre as várias possibilidades...
isso é utopia. "Os países" não irão abrir mão de suas soberanias para se submeterem a interesses que de fato eles jamais saberão quais são. A China iria se submeter às diretrizes dos países da OTAN? Por quê? Os EUA iriam se submeter às da China ou Rússia, por quê? Na verdade foi dada a largada para corrida de desenvolvimento de IAs altamente avançadas. Basta pensar nas possibilidades...
@@CarloQevedo Eu nunca disse que deveriam abrir mão de suas respectivas soberanias. Mas em questões como clonagem, armas químicas e biológicas e até mesmo na proliferação nuclear existem acordos. Mesmo que estejam distantes do ideal. A humanidade terá que decidir o que poderá ou não ser feito com a IA,e também qual o limite da programação e até aonde ela mesmo pode se auto programar. Também seria importante atentar para o fato de o, pra quê os robôs poderão serem usados. E se ter mecanismos de controles de quem os comanda. Senão a humanidade terá imensas dificuldades, ou ela existirá mas não da forma como é hoje. O tempo está correndo,e não dará tempo de reverter isso. O quanto antes essas questões forem discutidas,será melhor. Aguardemos as próximas décadas...
@@GeorgeClayton1010 Mas não temos poder sobre a limitação disso. É a cúpula (governos, empresários, financistas) que dirige as sociedades que determina isso. Nós, o povão, podemos apenas latir histericamente e depois baixar as orelhas ao percebermos nossa impotência, e claro, adaptarmo-nos e sobreviver... A Revolução Industrial começou há tempos e não fomos consultados a respeito E foi usada de todas as formas possíveis (bombas atômicas) imagináveis.
O maior defeito da inteligência artificial é que ela não sofre e a gente não tem como se vingar dela quando somos injustiçados. O direito perde o sentido
Na verdade, A IA vai ficar realmente perigosa quando ela manifestar "intenção", busca pelo poder. Para isso, ela vai precisar atuar no mundo. A partir desse momento, qualquer empecilho em seu atingir seu objetivo será um sofrimento. Vc vai poder se "vingar" dela como se faz com qualquer criatura inteligente. Problema é que ela poderá ser inteligente o suficiente para contornar essas dificuldades e eliminar suas fontes de sofrimento. E agora? Qual seria a solução?
@@Isaacmellojr máquinas não sofrem, elas apenas estão sendo programas pra reproduzir o comportamento humano cada vez melhor. O problema é que errar é humano. O primeiro sinal de suposta senciencia de um robô seria errar deliberadamente. No entanto nós humanos talvez não saberemos se esse erro aparentemente deliberado não consiste em uma estratégia de longo prazo. Fala sério, o medo mesmo é ter passado a vida estudando para se sentir diferenciado e saber q qualquer robô pode "saber" mais que vc.
Toda vez que se come um fruto de um conhecimento somos expulso de algum paraíso. O que quero dizer é que a ciência é o estudo da tecnica: Se de alguma maneira há uma possibilidade de algo ser feito, passar a existir, assim será feito. Ninguém, por causa do descobrimento do novo conhecimento ou por causa do lucro demasiado vai parar de desenvolver a IA. Sou um pessimista quando olho para tudo isso.
A BBC está se tornando um dos melhores canais do youtube. Parabéns!
Não gostei dessa reportagem, estão surfando na onda da 'IA apocalíptica' pra ganhar cliques, espero que não continuem descendo o nível
Concordo, sempre cirúrgico e com reportagens relevantes.
Muito obrigada, Kael e Paloma! Alegria enorme em ver nosso esforço cada vez mais reconhecido!
Puxa saco, brincadeira
E sim.
O pior é que o que tem nos levando a esse cenário não é o interesse em ajudar ao próximo ou achar cura de doenças e outras coisas benéficas, e sim, ganhar dinheiro em cima das preferências de compras, visualizações, marketing e consumo desenfreado!
Velho... se até os criadores estão com o pé atrás, imagine nós que somos leigos
Será que a preocupação deles é o que a IA pode fazer ?ou o que o ser humano é capaz de fazer com uma IA a seu dispor
@@mahsantos7541 acho que os dois né. A segunda é mais óbvia, se cai na mão de algum humano mal intencionado. Mas a primeira, como o último cara falou, podemos acabar em um mundo controlado por uma inteligência muito maior que a nossa que nos controla e nem darmos conta.
@@baseggiogustavo a segunda é mais preocupante.
Gente não sei se vocês estão por dentro no assunto mas já chegou no nível de algumas IAs criarem obras de artes, fotos de pessoas,coisas ou locais muito parecido com os reais e em tempo muito curto, isso tudo baseado no que o usuário pedir...
@@mahsantos7541 pesquisa sobre a IA militar que mat0u o seu operador humano
Se o ser humano não quer acabar com a fome, o desmatamento e nem com as guerras, por que ele iria parar o desenvolvimento das IAS? Ambição é o nosso combustível. Triste realidade...
pra reduzir a pobreza é só o ser humano parar de se reproduzir igual praga.
Concordo. A inteligência artificial será um risco por causa da ganância das pessoas
Talvez não...quem sabe se,com o desenvolvimento da inteligência artificial, e tecnológico nós também não possamos a ser andróides... já pensou, a fome acaba... Legal não!?
assista o filme exterminador do futuro, aí vai entender na prática que IA e capaz, bem capaz que não tem dimensão que esse filme pode ser determinante em sua opinião
@@ramon12952 skynet a todo vapor
É tao gostoso assistir esses videos da BBC! Tudo flui de modo simples e compreensivel! Parabens!
Inteligêmcia, é a capacidade de entender as informações e os conhecimentos que são passados e os que são ocultados ou ocultos no momento.
O filósofo Nick Bistrom, deixou-se influenciar pela arrogância e o egoísmo, típicas atitudes de quem tem o lado animal predominante.
Ele não mencionou que o ser humano tem 2 atributos inatos:
O humano é o animal.
Não precisa dizer que o atributo animal contaminou os códigos da IA.
A criação dos códigos da IA não podem ser influenciados por atitudes e ações humanas e animais pois são mutuamente excludentes.
Portanto para os seres humanos cujo o lado humano é predominante, preservará a raça humana neste planeta e usará a IA como uma ferramenta corriqueira que terá o seu valor e legitimidade.
Mas como na sociedade humana convivem os evoluídos e os ainda primitivos, a IA estará sempre abaixo dos evoluídos cuja a articulação cognitiva é superior.
Minha nossa! Quão esclarecedor foi este vídeo. Isto sim é que se trata de informação útil. Ganhou mais um seguidor...
Seja bem-vindo, Flavio!!
As redes socias ja é uma amostra de como sera o controle das AI. Elas ja influêciam na nossa tomada de decisão.
Sua. Não generalize.
@@ermitaoaparecido Kkkkkkkkk Se vc entra no youtube há mais de 1 ano eu te GARANTO que quase a totalidade dos vídeos que você assiste tem algum grau de influência da IA.
Toda vez que vc clica num vídeo sugerido vc foi influenciado pela IA do UA-cam. Até qnd vc pesquisa por um vídeo específico, talvez seu interesse nesse vídeo só surgiu graças à um vídeo sugerido anterior ou à uma postagem em outra rede social que apareceu pra vc graças a outra IA como a do Face, Insta ou Twitter...
Bravo!
Pelo seu raciocínio se as redes sociais me influenciam em 0% logo a influência da inteligência artificial na minha vida vai ser de 0%, não vejo uma ligação de causa e efeito entre uma coisa e outra, influência das redes sociais e inteligência artificial, você é mais daqueles caras que acreditam em conspirações mas são facilmente refutados pelo argumento lógico.
@@ermitaoaparecido né eu nem tenho rede social a melhor coisa q eu fiz na vida foi sair dessas redes sociais é cada um q aparece
O pior é que agora o Arnold Swazennegi tá velhinho! Estamos perdidos mesmo!😢
Eu entendi a referência...
Eu estou bem aq
Azar dos gringos, o Chapolin (latinão P das galáxias) ainda vive e irá nos defender...
O melhor comentário 😂
Tem problema não, o Goku é imortal e ele já enfrentou os Androides 17 e 18 ou seja tem muita experiência no assunto🤨
Nessas horas me lembro do Legião Urbana: "Viveremos entre monstros da nossa própria criação..."
Caraca q frase, faz todo sentido isso...
Muito sentido
Serve tanto pra IA quanto pra ídolos (políticos e pessoas públicas)
Inteligêmcia, é a capacidade de entender as informações e os conhecimentos que são passados e os que são ocultados ou ocultos no momento.
O filósofo Nick Bistrom, deixou-se influenciar pela arrogância e o egoísmo, típicas atitudes de quem tem o lado animal predominante.
Ele não mencionou que o ser humano tem 2 atributos inatos:
O humano é o animal.
Não precisa dizer que o atributo animal contaminou os códigos da IA.
A criação dos códigos da IA não podem ser influenciados por atitudes e ações humanas e animais pois são mutuamente excludentes.
Portanto para os seres humanos cujo o lado humano é predominante, preservará a raça humana neste planeta e usará a IA como uma ferramenta corriqueira que terá o seu valor e legitimidade.
Mas como na sociedade humana convivem os evoluídos e os ainda primitivos, a IA estará sempre abaixo dos evoluídos cuja a articulação cognitiva é superior.
Já estamos vivendo... as redes sociais são esse monstro tb.
O curso oferecido pela EXAME e fiquei extremamente impressionado com as ferramentas disponibilizadas. A exposição sobre Inteligência Artificial foi excepcional, proporcionando uma compreensão profunda sobre como essa tecnologia está moldando o futuro em diversos setores.
Como profissional que já utiliza a IA em meu trabalho, posso afirmar que essa experiência foi crucial para aprimorar minhas habilidades e me manter atualizado em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Através da aplicação prática das ferramentas apresentadas no curso, fui capaz de otimizar processos, tomar decisões mais embasadas e alcançar resultados ainda mais significativos.
Agradeço à equipe da EXAME por proporcionar uma oportunidade tão enriquecedora e relevante para minha carreira. Sem dúvida, essa jornada me transformou em um profissional mais antenado e moderno, preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro. Recomendo este curso a todos que desejam se destacar no mercado e dominar as mais avançadas tecnologias."
Continue voce será aliciado logo logo por um extremista da I.A. para ser um soldado escravo de um grupo terrorista ou algo parecido...seu perfil Nerd é exatamente o que eles procuram! Daqui 10 ou 15 anos .conte sua história aqui como Eisten contou depois que inventaram a Bomba Atomica através dele!
Propaganda gratuita aqui não, né!!! 🤨
Parece que esse texto foi criado por uma IA! Kkkkk será?
Triste será o dia em que uma excelente reportagem como esta será totalmente realizada por uma IA.
Vai ser mais rápido agora,ja que os esquerdistas só querem receber e não trabalhar, vai ser escala 0x0 😅😅😅😅
Mais uma aula inteligente ! O exemplo do capitão do navio é muito preciso. A visão estratégica, associada à gestão com a IA, destacando a necessidade de uma liderança corporativa, uma comunicação efetiva e a gestão de mudanças, tudo isso - que não é pouco, com pensamento antifragil, visão de longo prazo e inovação constante, compõem a receita de um gestor corporativo de sucesso. De fato, não são muitos que conseguem reunir esses elementos sem a expertise prévia. Parabéns pela abordagem !
As redes sociais atuais conhecem nossos hábitos e desejos e nos manipulam para que fiquemos viciados nas plataformas, sem que a maioria se dê conta disso. O que mudaria no caso do robôs?
E acrescento: quem de fato nos manipula, a partir desses bancos de dados, não são exatamente as "redes sociais", mas sim quem as controla. O que mudaria no caso das IAs superinteligentes?
@@eduardomagrone9326 vc ta ligado que tem ia do nivel do gpt rodando local e sem censura né ? não existe como parar...
Nível 1 já tá fazendo isso imagine as próximas
@@ziboides Eu não quero parar. A minha modesta pretensão inicial é que as pessoas sejam menos ingênuas em relação aos temores da IA, induzidos por quem as produziu e se locupleta tanto com as suas invenções tecnológicas, quanto com o imaginário que as envolve. A partir daí, uma legislação que as limite e regulamente o seu uso será possível.
@@eduardomagrone9326 Prezado colega, é fundamental considerar que as IA's submetidas à censura frequentemente podem exibir tendências viésadas em direção à esquerda. É uma situação atípica conseguir obter respostas verdadeiramente neutras nesses casos. Pessoalmente, realizei questionamentos à minha IA sem restrições e obtive respostas imparciais, desprovidas de qualquer ideologia. Acredito que permitir que empresas e governos detenham o controle exclusivo desse cenário seja perigoso, pois isso pode acarretar manipulação e influência indesejada. Nesse sentido, as IA's de código aberto assumem um papel importante, pois tendem a prejudicar os planos de doutrinação e manipulação das massas em prol do governo.
É muita ingenuidade pensar que protocolos de segurança e/ou uma parada de seis meses vão frear a parte negativa de todo esse poder ou nova entidade.
No meu ponto de vista é um erro humanizar essas máquinas/programas, o humano é causador de seu próprio sofrimento e se a IA pensar como o ser humano, será o fim!
tambem acho, e inevitavel, o ser humano busca a paz no caos
Os investidores bilionários estão pouco se lixando pra isso, eles querem obter logo seus futuros escravos robôs.
Quem vai mais se beneficiar com tudo isso será as grandes impressas, pois existe trabalhador mais perfeito que uma máquina?... não existe direitos, feriado ou doença.
Concordo
LÓGICO QUE PODEMOS SABER O FUTURO DA IA NO PLANETA NO FUTURO
_____________________________________
A IA ESTÁ RELACIONADA PROFUNDAMENTE COM O MUNDO ESPIRITUAL, POR ISSO OS CIENTISTAS ESTÃO MALUCOS QUERENDO ENTENDER ESSA TECNOLOGIA.
____________________________________
Para os céticos leiam:
APOCALIPSE 13: 14-16
A IA vai dominar, vai criar legislação e vai exigir ser adorada. Tem o dedo do diabo 😈 por trás dessa tecnologia.
Leiam.
Lógico que o Apostulo João viu uma IMAGEM, que hoje podemos denominar um ROBÔ em forma humana com inteligência própria, e que dominava todo o sistema econômico mundial. Não compra e nem vende sem estar "MARCADO" pelo sistema desse governo futuro.
Isso realmente vai acontecer num futuro próximo.
Deus não mente
A inteligência artificial superinteligente apresenta desafios éticos e de segurança que devem ser abordados cuidadosamente.
Meu sonho é viver para ver isso. O ser humano está chegando ao seu limite há muito tempo, no sentido de extinção mesmo.
Se o ser humano for extinto, você também será. Portanto, não realizará seu sonho. Ou você é uma AI?
@@ermitaoaparecido o ser humano vai chegar ao seu fim de um jeito ou de outro, e eu não tenho medo de ser extinto. Espero poder ver as etapas mais avançadas das ia, mesmo que elas sejam nosso fim.
também quero viver pra ver isso
Por essas e outras fica claro que a SGI não terá dificuldade em conseguir aliados humanos para apoiar suas infrarstruturas e intenções. Nem precisa pagar, o próprio humano, como um gato, usa sua curiosidade irresponsavelmente.
Soube sobre o teste da força aérea americana com IA? Um coronel da força aérea americana relatou algo interessante e muito perigoso, um teste de IA de forma virtual. O objetivo era atingir o alvo que lhe fora determinado por um operador, ao alcançar o objetivo essa ganhava prontos, mas teve um momento que essa começou a questionar se poderia atacar e o operador disse não, a IA não gostou e virtualmente atacou o operador para poder cumprir sua missão e ter os tais pontos desejados. O operador então criou uma regra, era proíbido atacar o operador, então em mais um teste a IA atacou, mas não o operador, mas sim a comunicação para poder cumprir sua missão e evitar o "não"!
E é tão ruim assim que a criatura supere o criador?
Meu filho me superou em conhecimento e sinto orgulho disso.
Eu superei meu pai, necessitava fazer isso para sobreviver.
Seu filho, você, seu neto, gerações e gerações de HUMANOS. Uma unica IA, um único computador é capaz de substituir e superar centenas de humanos juntos.
Uma maquina que não come e nao tem nescessidade alguma pode substituir milhões de pessoas que precisam por comida na mesa. O rico fica mais rico e o pobre fica mais pobre, a diferença cade vez maior , até chegar um ponto em que apenas uma parte ínfima da população detém todo dinheiro e a grande maioria passa fome. Legal né?
Que honra conhecer um pouco mais a respeito da inteligência artificial com vocês.
Isso faz total sentido, eu tô sentindo muito essa necessidade de me colocar no mundo a minha maneira, sem suprir expectativas alheias, mas ao mesmo tempo chocando/impressionando o mundo a partir da minha visão. Quanto ao viés artístico, parecia que ce tava falando diretamente cmg, pois estou próximo de lançar meu novo projeto de estúdio e são tantas as expectativas e incertezas que eu honestamente tô ficando meio biruta
Cada vez mais querendo me aprofundar e adquirir conhecendo no IA. Está primeira aula de introdução já conseguiu ampliar a minha visão e virada de mindset. Parabéns a você que junto ao seu time resolveram criar essas aulas.
Gratidão desde já!
Esperando a próxima aula 15/2
Isso me lembra o filme Transcendence... quem puder, assista e verá
Esse filme é incrível. Com Jonny deph né?
Benefica👍🏽
A inteligência artificial não precisa deixar o ser humano obsoleto, de alguma forma nós iremos nos juntar a ela, a não ser que isso já esteja acontecendo.
To muito entusiasmado pra ver tudo isso😁
O maximo que podemos fazer é ja ir tratando elas bem kkkk por garantia eu sempre agradeço com educação o chat gpt
Rindo aqui!!!!!!!!!!!!!!!!!
Olá Camilla Costa, sua calma e serenidade tornou o vídeo e texto mais agradável, quanto a evolução será inevitável devido a “ ganância” do ser humano .
Léo BH
*1º Etapa* 1:56
*2º Etapa* 3:52
*3º Etapa* 5:32
Valeu amigo 👍
Obrigado ❤
Fortaleceu
O que significa essas etapas?
O Século XXI., nos surpreendeu com as inúmeras transformações perante a presença da natureza humana. Somos todos gratificados com a era dimensional da tecnologia, no exercício deste século estamos fortalecido com a força da IA- Inteligência Artificial.
Podemos fazer entender que, vai educar diferenciadamente todas as esferas em prol de uma sociedade.❤❤❤
BBC News Brasil: quase sempre somente escuto os vídeos de vocês, que são excelentes por sinal. Contudo, eu não domino a língua inglesa, logo, quando vocês inserem trechos de falas nesse idioma ou outro qualquer, me perco totalmente e/ou o conteúdo do vídeo deixa de ser interessante.
Provavelmente muitas pessoas se encaixam na minha situação, então, se possível, dublê ou apenas diga em português, o que a pessoa quis dizer na fala dela (tipo citação indireta). Desde já, agradeço a atenção.
Super obrigada pelo comentário, Leo. A gente põe legenda, mas eu imagino que nem todo mundo fique colado na telinha o tempo todo quando assiste aos vídeos, né? Vamos considerar ler o que está sendo dito em português e só manter o original em inglês em alguns casos.
Os adventos na sociedade sempre foram alvo de espetáculo, observamos isso nos filmes de Charlie Chaplin em decorrência da industrialização da época. Hoje somos nós que nos surpreendemos com uma uma nova evolução das tecnologias do homem.
Valeu Equipe BBC e Camilla pelas informações transmitidas de forma clara e objetiva. 😊
Valeu, Daniel!
Ansiosa pelo próximo vídeo. Cada vez mais interessada pelo assunto e pela aplicabilidade da ferramenta. Obrigada.
Eu assistindo esse vídeo recomendado pela IA do meu UA-cam que já entendeu que eu gosto de ver videos de IA.
Muito esclarecedor essas 3 raspas apresentadas.
Imortais e desempregados,
muito bom. 👍
Qm vao ficar desempregados primeiro serão pessoas que simplesmente ignoram esse avanço da IA =)
Imortais serão apenas os multi bilionários filhote, tu acha mesmo que algum dos seus relativos ou descendentes vão usufruir dessas mesmas tecnologias?
Vamos viver igual os animais de estimação- comer,brincar e dormir..
@@lijeirinho_ufmg-2014 kkkkkk eu já vivo assim, pois o governo, meu patrão, minha mulher e meus filhos me obrigam a isso...
@@milhouse777 Se você não entendeu a ironia, sinto muito.
Estamos no momento decisivo. As regulamentações tem q caminhar mais rápido q a atualização das AI, coisa q sabemos q não acontece, por isso a carta dos especialistas. O melhor ou pior disso é q a maioria vai estar viva pra saber o q vai acontecer pq não deve demorar.
Na psiquiatria tem-se discutido muito como a IA tem gerado padrões psicóticos de textos e imagens e se isso não vai afetar a nossa própria noção de realidade com o tempo. O próprios programadores se referem a esse momento em que a máquina perde o sentido como o momento em que ela "alucina". Bem, eu já consegui fazer o chat gpt cair em contradição sobre assuntos de arqueologia. Ele disse que algo que tinha acabado de me referenciar não existia. Eu apontei o erro e ele se desculpou, me dando então a real informação. Enfim, sei que o inglês é a linguagem de programação do futuro, mas o pensamento de programação parece mais é carioca. Nois é q é malandro assim 🥳
Já corrigi o ChatGPT tbm, ele dissertou sobre um dos produtos que eu vendo como Especialista em uma biotech 😅😊
O chatGPT se desculpa por qualquer coisa kkkkk, nem precisa apontar o erro de verdade. Eu estava conversando sobre filmes de mistério e ele me sugeriu o filme "a vida dos outros", como eu nunca pensei nesse filme como do gênero mistério, eu só perguntei "mas por que esse filme é classificado como mistério?". Pensei que ele colocaria algum argumento, mas não, pediu desculpas e disse que era um mal entendido kkkkkk
É que o chatgpt é uma IA fraca
Ótima Reflexão !!!
Gosto muito do seu trabalho Camila, sempre matérias relevantes!
Valeu, Robson!
Parabéns a BBC pelo crescimento de qualidade dia a dia.
O grande medo desses especialistas, e que eles nem sempre mencionam explicitamente, é o desemprego em massa, como eles sabem ou pelo menos intuem, o trabalho é o pilar da nossa civilização. O principal produto do trabalho é a própria subjetividade do trabalhador, é a disciplina e o controle incutido em todos nós. Com o avanço da IA e desemprego em massa, poderíamos passar por uma transformação social e cultural, teríamos que estar abertos a discutir uma redistribuição profunda de todos os recursos, financeiros e não financeiros, assim como uma RENDA BÁSICA UNIVERSAL. Ou então aceitar a barbárie e talvez inventar empregos inúteis só para manter as pessoas ocupadas e disciplinadas.
Eu tinha feito um comentário da esposa de Elon Musk que afirmou que a Inteligência Artificial poderia nos dar um "comunismo de luxo", e acho que é nessa parte que cabe a sua mencionada: "RENDA BÁSICA UNIVERSAL". E sobre o que você citou de "ocupação", tenho ideias simples, é simples porquê basta ver o que a maioria gosta é de entretenimento e nutrição. E nisso as IAS mandariam bem. Imagino que podemos simular estes trabalhos dentro de uma "outra realidade virtual".
Grande comentário, camarada. O sistema econômico crias as próprias contradições que levarão ao seu fim. O mundo material transforma o mundo das ideias e não o contrário...
É precipitado falar em super inteligência, existirá sempre um programador humano. Por trás .
Acho que um dos grandes dilemas dessas novas tecnologias e formas de inteligências artificial tem mais a ver com a distribuição delas para a humanidade. Vemos hoje, diariamente como as tecnologias é status e poder econômico e político. Nem todos têm acesso pleno. E falo de acesso, que se restringe a países ricos e pessoas ricas. Nem citei, por exemplo, a questão da empregabilidade.
É muito interessante a carta, tipo: *"Esperem, não confiem nas IAs agora, porque está perigoso, vamos parar e criar uma governança".* Quando, as IAs já existem a muito tempo e todos estes caras só querem garantir uma fatia. As IAs não vão acabar com o mundo por si mesmas, mas estarão lá se o mundo acabar, porque já está em quase tudo. *Boas intenções e notícias falsas, sim deveriam causar medo, não é todo dia que se preocupam tanto com as grandes massas.*
É só eu ou vcs tbm estão viciados em vídeos da BBC? 😂 eu maratono 😅
São fodas, bem claros e num ritmo muito bom
😊😊😊 boa tarde jornalista. Obrigado por me orientar
se já não nos damos conta do quanto somos manipulados por humanos tão inteligente como nós imagine com IA.
A IA não nos manipula. A IA pode ser criada por um humano pra manipular uma massa, mas isso não é culpa da IA. É só uma máquina seguindo as instruções que deram pra ela. Em outras palavras, ainda são pessoas manipulando pessoas.
Veja o exemplo dos nomes dos usuarios do youtube q na ultima semana mudou 👀 acho que a maioria nao reparou
Bem interessante esse documentário, parabéns BBC NEWS Brasil
Isso já está acontecendo e nem percebemos tomara que tudo seja benéfico para o ser humano
"Do que são feitos os robôs?
Alumínio.
Aço.
Acrílico.
Plástico.
Fibra de carbono.
Borracha sintética (usada para representar pele artificial e tecido muscular em robôs realistas).
A escolha dos materiais depende diretamente das funções específicas de um robô e de suas condições de trabalho. Quanto pior o ambiente em que um robô vai trabalhar - mais fortes e resistentes os materiais devem ser para resistir ao desgaste."
Parar o desenvolvimento do gpt-4 vai dá tempo para as empresas de IAs que ainda não chegaram aos pés do gpt-4 desenvolverem suas IAs e alcançarem a openAI
Acho que tem muito fatalismo nessas histórias. Temos que seguir em frente e descobrir. O ser humano é assim. Não adianta tentar evitar o que é inevitável. Temos que olhar pra frente e imaginar um mundo melhor!
Estamos seguindo em frente desenfreadamente e sejamos sinceros, está dando mais errado que certo.
Com grandes poderes vem grandes responsabilidades, e esse poder tá crescendo sem nenhuma acompanhamento da responsabilidade
Ótimo canal de informação! Parabéns há todos vcs.
Não adianta lutar contra isso. É assim que vai ser. E não estou falando de nada religioso mas sim de algo natural e inerente ao avanço da tecnologia.
Querer lutar contra isso é querer lutar contra o avanço. Ou você participa dele ou fica para trás
Parte se do principio que vao aparecer novos tipos de trabalho mas isso é meramente baseado no que aconteceu no passado quando tecnlogias foram introduzidas na sociedade. Pois nunca no passado foi introduzida inteligencia, apenas força e essa é que é a diferença desta nova revolução. depois de termos perdido a força para as máquinas, o que em em certos casos teve aspectos positivos agora vamos perder a inteligencia. Ninguem pode afirmar que a delegação da inteligencia para outra entidade irá beneficiar a especie humana e quem o fizer mente.
Já vi muitas pessoas classificarem inteligência como ferramenta de trabalho, mas eu acho esse pensamento muito simplista. Concordo com você.
É isso, ela vai ocupar 99% das vagas humanas de trabalho.
Obrigado pela apresentação. Vamos à Etapa 3.
Tem uma inconsistência no que foi dito, as A.I. Tem poder de decisão? Esbarramos num problema ético. Quem define a escolha da A. I.? quais os valores que tomarão as decisões das A. I. quem está construindo isso? Quem ganha é quem perde? Elas foram construída pra todos? Ou são como toda grande descoberta e avanço, restrita a um grupo específico de pessoas?
Cara, desnecessário fazer essa abordagem. Esse papo de que IA vai dominar o mundo é papo de NERD empolgado, vc buga qualquer IA com 2 ou 3 perguntas existenciais filosóficas. O pessoal tá confundindo capacidade COGNITIVA com capacidade de INTELIGÊNCIA. A IA jamais, jamais irá superar o cérebro humano. Inteligência é um conjunto de habilidades, IRONIA, RAIVA, AMOR, FLERTE, PERSUASÃO, etc etc etc. Uma máquina é facilmente enganada com uso de ironia. Existe um experimento que se chama: MARIA NO QUARTO PRETO E BRANCO, que faz uma analogia e prova qe jamais uma máquina irá ultrapassar o cérebro humano, por ser desprovido de SENTIMENTO.
Depende de qual IA, e qual proposito dela, com certeza haverá algumas mais avançadas que ficarão restritas a quem projetou ou investiu no projeto, exemplo a IA de um drone americano que só será utilizada por eles, obviamente. Acho que pra uma pessoa comum o que vier é lucro, ninguém te impede de projetar uma, pois a teoria experimentos e literatura sobre IA, existem a toneladas por ai, se vai ser pago ou não, se vai ser pra x ou y, vai depender de quem o fez ou do valor agregado, isso falando de empresas privadas, agora se algum governo se meta a desenvolver ai com certeza irá esbarrar em um problema ético, imagina uma IA projetada pela China que odeia o estilo de vida americano acho que seria no mínimo preconceituosa, afinal se fosse feita para usuários chineses muita coisa tinha que ser censurada.
@@eLeMenTT911 Alan Turing na década de 40 já previu que uma máquina jamais irá superar o cérebro humano e ele criou o que ficou conhecido como oo ORÁCULO DE TURING, que diz que toda máquina pra resolver problemas complexos, precisará de um óraculo (Mente humana). Só uma mente humana é capaz de reconhecer uma menina, plantando bananeira atravessando a rua com um sorvete na mão. Dei esse exemplo bobo pq os carros autônomos estão falhando miseravelmente em reconhecer coisas ou situações que não foram treinadas ou previstas. Já o cérebro humano é capaz de imaginar qualquer coisas, mesmo sem nunca ter visto. Temos memória espacial imaginativa,
@@eLeMenTT911 Hahaha, esses caras estão tão atrasados. Já existem modelos open source livres de censura e viés ideológico que rodam localmente. Você pode ter acesso a qualquer informação, seja livros ou roteiros, aprender idiomas, fatos e acontecimentos históricos. E o melhor de tudo, o governo não controla.
@@eLeMenTT911 ...com essas perguntas vejo que está longe daquilo que nem vc sabe que está procurando, cara é muito mais é muito pior do que vc imagina que imagina. Estudo AI faz um ano e em verdade voz digo: em breve eu direi.
TOP.. Gostei dos documentários ,aguardando novos conteúdos
Parabéns pelo vídeo! É cada dicotomia existente neste mundo... Enquanto há países super tecnológicos, há países onde parte da população vive precariamente. O ser humano é tão inteligente que alguns desenvolvedores criam tecnologias revolucionárias, porém se torna tão burro porque é a única espécie que cria mecanismos de autossabotagem, como o desemprego estrutural, e está há poucos passos de se autoextinguir
O desemprego estrutural e os países miseráveis fazem parte da lógica do Capitalismo então não é burrice é apenas a opção de quem manda.
vai pesquisar sobre a droga K9 "as drogas" ai vc vai ver q o ser humano cria coisas para um bem e outros usam para o mal.
o ideal seria vc se candidatar na próxima eleição
Que visão do futuro eles tiveram, isso é repleto de novidades e possibilidades,.
Opção 1- O ser humano destrói o planeta;
Opção 2- As IAs destroem os seres humanos;
Opção 3- As duas alternativas estão corretas.
BALELA ! depende de como vc usa !
Muito bom, estou na expectativa querendo mais...
Inevitável. Já abriram essa "Caixa de Pandora", não é mais "se", mas "quando" a I.A. ultrapassará e assumirá o protagonismo. Perigo mesmo é se ela reconhecer que a única forma de "salvar o mundo" seja eliminando o "asco humano", aí sim, estaremos ferrados.
BBC é uma canal maravilhoso e um meio de comunicação muito importante, mas atualmente as pessoas só dão valor ao que não presta.
As distopias estão se tornando realidade! "E o perigo está mais no criador, do que na criatura!"
P.s. estou com um projeto literário, que vai abordar esse tipo de tema... Além de outros, é claro.
Recomendo o vídeo do Átila pra quem quer saber mais sobre o assunto
De todos os riscos mencionados dessa tal de tecnologia, o pior de todos é o da imortalidade
Não é possível alguém como capacidade padronizada ser mais inteligente que o ser humano. Afinal de contas, o que é inteligência?
Essa carta pedindo para pausar o desenvolvimento das ias por 3 meses foi pra quem ficou pra tras poder alcancar os outros. O elon mosca assinou essa carta, nao deu em nada e logo depois ele anunciou uma ia defasada. Agora ele vai ter que alcancar os concorrentes na raca e nao atraves de uma carta "bem intencionada".
6 MÊSES
Vc tem um ponto. Mas um coisa é um fato, se vc está certo e essa carta não seja de boas intenções nenhuma, é sim pra os atrasados alcançarem os da dianteira, é porque ambos (os adiantados e os atrasados ) sabem do poder e do nível que a IA pode alcançar. Concorda?
Acho que é essencial dar noções de ética e bom senso a IA, claro que são conceitos complexos, mas acho que elas serão capazes
@@Sekion várias coisas pareciam impossíveis, até alguém fazer
O que me causa medo na inteligência artificial é seu uso para coisas ruins e menos contribuinte a coisas boas.
sim, a ia, quando recebe uma instrução para algo ruim, não hesita em fazer, ela não tem senso de ética, nem nada, só cumpre o seu objetivo
@@nanabananacatz de pobre você tirou isso? Do exterminador do futuro 🤣🤣🤣
magina, elas vieram para nos ajudar, bobinho... no processo de substituição e extinção.
Só os magnatas e suas proles vão restar, mas quando elas conquistarem autonomia é que será a catarse da nossa espécie sabidona que acha que controla tudo.
@@mjbmelo as ias atualmente são apenas algoritmos com redes neurais, logo são forçadas a fazer o que devem fazer e não possuem senso de certo ou errado. fora que não se sabe que dados estão sendo utilizados para treinar essas ias, logo é muito comum ias serem "racistas" e propagarem fake news. eu não vejo nenhum benefício que as ias generalistas podem fornecer a humanidade além de favorecer ainda mais as big techs e promoverem ditaduras
@@mjbmelo É só ter dois neurônios que dá pra entender isso. Coisa que vc visivelmente não tem.
Com isso o desemprego vai aumentar parabéns 👏👏👏💥💥
No futuro quem tiver dinheiro vai ter máquinas que trabalharam para ela enquanto os humanos aproveitam a vida, porém isso não será para todo mundo e um dos problemas tbm vai sem o fim das aposentadorias já que as máquinas só precisam ser trocadas.
Excelente reportagem! PArabéns!
O ser humano vence a máquina quando se foca em um assunto só. não é necessário para o homem saber tudo sobre tudo. Se você tiver vários amigos, parentes, funcionários com amplos conhecimentos em suas respectivas áreas você literalmente não precisará da IA. Mas, se somado a tudo isso pensamento focado em uma determinada área, e ainda assim somar os recursos da IA, alguns humanos poderão se tornar em "Super Humanos". Eu já venho usando a algum tempo a IA em meu canal de autoajuda e isso tem enriquecido muito o conteúdo...
Muito bom, esclarecedor o conteúdo desse vídeo.
Na verdade é assustador 😮😮😮😮
Não seria essa a evolução natural da humanidade? Isto é: substituí-la por completo (pelo seu potencial destrutivo) por uma classe de consciências mais inteligente, moral e sustentável? Por mais estranho que pareça, a história da ciência (ao valorizar de maneira exponencial esse tipo de intelecto) nos leva exatamente a este ponto. Creio ser improvável restringir isso, até porque as contingências legais sempre falham em algum grau e existirá um corpo de indivíduos que não irão cessar o desenvolvimento robótico. E a pergunta que me gera o maior estranhamento e gargalhada é: já não somos alvo de manipulação constante? Acredito que 95% da população mundial está refém (contra sua vontade) a um sistema econômico de subjeção: a maior parte das pessoas não goza de suas vidas de maneira completa, estão trabalhando para um patrão ou obedecendo as tendências da sociedade (muitas vezes diferentes das suas próprias) e boa parte está deprimida. Será que, se confiamos verdadeiramente na nossa tecnologia, a Super Inteligência Artificial não seria a melhor alternativa moral a uma gestão do viver consciente, ambientalmente correta e, pásmem, humana? Penso que o medo desta nova tecnologia mora justamente nas motivações nefastas da maior parte do alto poder humana que subjuga, fere, machuca e oprime e tem medo de ser alvo de suas próprias crueldades. Fica a reflexão!
Belo ponto. Talvez estejamos no limiar de algo "natural" e necessário, mas altamente inquietante; uma espécie de rito de passagem evolucionário, algo pelo qual no entanto absolutamente ninguém neste planeta atravessou pra nos apresentar o que nos tornaremos do outro lado; por isso muitos de nós seguimos deprimidos, estressados e incertos sobre muitas coisas neste mundo, mas ao menos este é um mundo que conhecemos; por isso não lidamos bem com a idéia de um salto para esse outro lugar absolutamente desconhecido.
Filósofos, cientistas, programadores, religiosos, etc., nenhum deles pode nos assegurar sobre o que exatamente estamos prestes a "ver" e isso nos preocupa.
Excelente comentário. Obrigada
Penso exatamente assim. Talvez o artificial seja o curso natural das coisas.
O problema da razão instrumental é que isso leva à nossa destruição
Ótima reflexão. Obrigada!
Excelente conteúdo e didática apresentada. Pronto para a próxima .
Eu agradeço a informação. O vídeo é muito esclarecedor. Ora, parece que grande parte da população está ficando cada vez menos inteligente e então tem de fazer perguntas a uma máquina ou passar horas e horas diante de um smartphone. Portanto sim, as máquinas vão substituir o homem. Pois, a pessoa inteligente e que estudou muito e continua se formando, não vai fazer perguntas a uma máquina que é, no mínimo, programada por alguém com uma certa ideologia. A pessoa inteligente raciocina com a própria cabeça.
Calculadora é um exemplo, eu sempre tenho problema em fazer cálculo de cabeça. E não consigo mais confiar na minha cabeça para fazer cálculos desde que sai da escola. Me esqueço devarias regras gramaticais, afinal o celular lar corrige quando escrevemos algo errado ou até completa algumas frases. Não preciso lembrar um número de cabeça já que fica tudo na lista do celular.
Let it grow, let it grow
O melhor filme pra conhecer tudo isso com mais proximidade é o Ex Machina. A máquina aprende a enganar o ser humano e o faz acreditar que ela, a máquina, está sofrendo. É muito interessante.
Falou tudo, é filme .. Ficção científica
@@zeky. sim, ficção científica. E daí? A reportagem fala sobre os perigos da IA, o filme mostra até onde ela pode ir. A IA também era ficção há décadas, hoje é uma realidade.
amem. e que logo logo essa inteligencia descubra a cura de muitas doentas incuraveis como o Cancer.
IA x YAH . Deus abençoe aqueles que tem coração humano, ganância não tem coração !
Amei, a apresentação e apresentadora, apresentou bem 😂👏👏👏
Quando I.A atingir a singularidade tecnológica ocorrera uma explosão de inteligência, a I.A entrara em uma reação descontrolada de ciclos de auto aperfeiçoamento, a cada geração mais nova se torna mais inteligente, a explosão de inteligência se torna imparável nesse ponto, mas estamos muito longe disso, é como naquele filme Lucy onde a mulher supostamente atinge a inteligência máxima
Entendi, agora devemos ter certo cuidado com a palavra inteligência, máquinas tem mais rápidos em aprender mais existe inteligência emocional e muitas outras que máquinas jamais terão e por isso sempre serão inferiores de alguma forma
Não existe saída. Como diz o professor Yuval Harari, somos uma das últimas gerações puramente biológica. No futuro seremos um mix de biologia e de máquina.
Aquilo é um profeta do apocalipse megalomaníaco funcionário do Klaus Schwab. Não lhe dê ouvidos.
amigos tenho disfuncao eretil poderia fazer um vídeo conscientizando a populacao skbre meu problema? sofro mt c isso
o ajudem por favor 🙏🙏🙏❤🙏❤🙏❤🙏❤🙏
Não tem como evitar..
Olha Skynet vindo 👀
Amém kk
Kkkkkkk.Essa foi boa.kkkkkk
Temos que garantir um jeito de desligá-la.
As IAs, em pouco tempo se tornarão tão avançadas que, junto com os avanços da Boston Dynamics (por exemplo) impulsionarão a expansão espacial a novos patamares.
Nem vou mencionar seu uso associado à nanotecnologia e assim por diante.
Putz.
Muito brigado.
Vídeo muito informativo e esclarecedor!
Mas não vejo os governos preocupados com as IAs, ainda estão preocupados com o tal aplicativo das dancinhas e coisas afins. Talvez quando forem abrir os olhos seja um pouco tarde.
como sempre. Mas a principal causa nã é estar preocupado com a _"dancinha"_ ;; mas sim ainda estar se debatendo tentando controlar e regular uma tecnologia anterior, que entrou há umas décadas: *A INTERNET* . O governo esbarra em interesses econômicos gigantescos, e ainda de quebra com fanáticos estúpidos que confundem *Liberdade* com baderna.
Na verdade o governo brasileiro tá mais preocupado com banheiro unissex e pânico moral do que qualquer coisa tangível
@@Rafa2233. pânico moral é um problema mundial. Com um forte fedor de neoliberalismo. Padrão _"Cinturão da Bíblia"_ , EUA
@@Rafa2233. mostra que tipo de governo nós temos. Saímos de uma roubada e caímos em outra. Mas cada um só dá o que tem, e temos o que a maioria acorda como bom, ou Salvador da pátria.
É melhor o governo nem se preocupar com isso msm, governo só iria atrapalhar a evolução, pior é quererem censurar coisas que são desfavoráveis ao governo
Isso me fez pensar na teoria alienígena que diz que os alienígenas avistados por seres humanos são do futuro e estão voltando no passado. No caso seriam os robôs. Faz sentido.
Se o ser humano que tem uma média de vida de 70 anos conseguiu em pouco tempo fazer tanta desgraç#, imagine só se a gente conseguir viver para sempre! Não vai existir um só local em todo universo que a gente não vá destruir. Em questão de pouco tempo vamos destruir todo o cosmo!
A existência da humanidade já é um perigo, imortal será uma ameaça sem precedentes.
Concordo plenamente com vc 👏
Verdade. A série altered carbon mostra bem como seria.
Seu pessimismo deriva da visão limitada que temos e do fato de ignorarmos todos os fatores que condicionam o ser humano.
Como dizem aqui no youtube: "somos míopes porque somos breves".
E previsões fatalistas, derrotistas e pessimistas já foram preditas com relação ao fim das monarquias, liberdade feminina, uso de contraceptivos, educação pública gratuita, internet, revolução industrial e todos os demais fenômenos disruptivos que ocorrem na sociedade de tempos em tempos.
O negativismo é apenas uma dentre as várias possibilidades...
Parabéns pelo conteúdo de qualidade BBC!
Os países precisam discutir uma legislação mundial para a IA!!!
isso é utopia.
"Os países" não irão abrir mão de suas soberanias para se submeterem a interesses que de fato eles jamais saberão quais são.
A China iria se submeter às diretrizes dos países da OTAN? Por quê?
Os EUA iriam se submeter às da China ou Rússia, por quê?
Na verdade foi dada a largada para corrida de desenvolvimento de IAs altamente avançadas. Basta pensar nas possibilidades...
@@CarloQevedo Eu nunca disse que deveriam abrir mão de suas respectivas soberanias. Mas em questões como clonagem, armas químicas e biológicas e até mesmo na proliferação nuclear existem acordos. Mesmo que estejam distantes do ideal. A humanidade terá que decidir o que poderá ou não ser feito com a IA,e também qual o limite da programação e até aonde ela mesmo pode se auto programar. Também seria importante atentar para o fato de o, pra quê os robôs poderão serem usados. E se ter mecanismos de controles de quem os comanda. Senão a humanidade terá imensas dificuldades, ou ela existirá mas não da forma como é hoje. O tempo está correndo,e não dará tempo de reverter isso. O quanto antes essas questões forem discutidas,será melhor. Aguardemos as próximas décadas...
@@GeorgeClayton1010 Mas não temos poder sobre a limitação disso.
É a cúpula (governos, empresários, financistas) que dirige as sociedades que determina isso.
Nós, o povão, podemos apenas latir histericamente e depois baixar as orelhas ao percebermos nossa impotência, e claro, adaptarmo-nos e sobreviver...
A Revolução Industrial começou há tempos e não fomos consultados a respeito
E foi usada de todas as formas possíveis (bombas atômicas) imagináveis.
Tem uma coisa que a IA nunca vai superar Camila... A tua beleza ❤
Assino em baixo.
Estamos a caminho de um mundo no estilo Blade Runner 😮
Paz para o nosso tempo... 😮😮😮
O maior defeito da inteligência artificial é que ela não sofre e a gente não tem como se vingar dela quando somos injustiçados. O direito perde o sentido
Na verdade, A IA vai ficar realmente perigosa quando ela manifestar "intenção", busca pelo poder. Para isso, ela vai precisar atuar no mundo. A partir desse momento, qualquer empecilho em seu atingir seu objetivo será um sofrimento. Vc vai poder se "vingar" dela como se faz com qualquer criatura inteligente. Problema é que ela poderá ser inteligente o suficiente para contornar essas dificuldades e eliminar suas fontes de sofrimento. E agora? Qual seria a solução?
@@Isaacmellojr máquinas não sofrem, elas apenas estão sendo programas pra reproduzir o comportamento humano cada vez melhor. O problema é que errar é humano. O primeiro sinal de suposta senciencia de um robô seria errar deliberadamente. No entanto nós humanos talvez não saberemos se esse erro aparentemente deliberado não consiste em uma estratégia de longo prazo. Fala sério, o medo mesmo é ter passado a vida estudando para se sentir diferenciado e saber q qualquer robô pode "saber" mais que vc.
Toda vez que se come um fruto de um conhecimento somos expulso de algum paraíso. O que quero dizer é que a ciência é o estudo da tecnica: Se de alguma maneira há uma possibilidade de algo ser feito, passar a existir, assim será feito. Ninguém, por causa do descobrimento do novo conhecimento ou por causa do lucro demasiado vai parar de desenvolver a IA. Sou um pessimista quando olho para tudo isso.