Me disseram que viramos a média do meios que vivemos. Esse é o meio ideal para 99,9% dos humanos se introduzirem, conversas elegantes, inteligentes, esse é o tipo de conteúdo que deveria ser compartilhado aos milhões, certamente todos melhorariam!
Prezado Hilton, esse tipo de atitude é a manifestação mais clara de que a educação no país não está a serviço de criar uma nova sociedade onde as pessoas poderão ter igualdade de oportunidade. Aí, assim, vão embora em busca de seus ideais. Quem perde é o Brasil que forma e exporta cérebros para as outras nações brilharem. Pense nisso!
Tenho lágrimas nos olhos ao conhecer esta mente tão brilhante, tão cheia de entusiasmo, cuja mente é tão criativa, que lida com assuntos tão diversos, não reconhecer Deus como seu criador e como o Criador de Tudo. Sabemos que Deus deu ao homem talentos para reconhecê-Lo; estes, que abstraem Deus não incomodam, e como o senhor mesmo disse , são BEM acolhidos pelo “Sistema”.
Que delícia acompanhar o Nicolelis! Fico imaginando as pessoas sem grandes ambições em neurociência se encantando e se dizendo: "Saber sobre isso com certeza vai ser muito legal lá na frente." Adoro.❤
A internet dá palco para os maiores absurdos mesmo. Quando a gente vê pessoas que nem conseguem escrever direito se sentindo superiores a uma das maiores sumidades mundiais na sua área. Se cada 1 tivesse consciência do que não conhece e disponibilidade para aprender, acredito que seríamos bem melhores.
A um tempo venho estudando as AI e acho que cada vez fica mais claro que não é a capacidade dela que pode nos prejudicar mas a forma que iremos utiliza-la pode sim prejudicar nosso desenvolvimento como especie.
Já sou velho e essa história de q as crianças não sabem mais cálculo vem desde a década de 1970. Na época culpavam a calculadora de bolso, uma coisa ingênua hoje. No entanto, os profissionais de hoje são muito mais bem preparados q os daquela época, pela facilidade de obter informação. Então, é um medo bobo. O importante é q a expectativa de vida ta aumentando e muito, quebrando sistema de aposentadoria por se vive demais. Retrógados e exclerosados, q tem medo da tecnologia e fala mal dela, sempre existiram. Contudo, nenhum deles quer deixar de usar a tecnologia e ir morar nas cavernas.
Minha professora da 1ª série, passou de tarefa pra julho, 10 vezes as tabuadas de 0 a 10. Minha mãe ficou brava porque férias seria para a criança brincar. Ela escreveu todas e eu só pus o resultado. Fui a unica que fez. Na 3ª serie do ginásio, fiquei com matéria atrasada porque o professor descobriu que tinha meninas que não sabiam tabuada. Ele passou a fazer chamada oral de tabuada pra todas. Todos os dias. Eu nunca errei. Assim como nunca tive erro de ortografia. Lia muito. Meu pai, quando eu tinha 10 anos, perguntou: quando vc vai começar a ler um livro? Vai só ler gibis? Aí comecei. E li muito.
Boa noite a todos! Acho o Prof. Nicolelis um expoente de nossa Ciência. Porém me permito como arquiteto professor há 30anos , lecionando tb História Arte discordar. Existia SIM representação dos seres humanos em Arte rupestre, dividida em Naturalista e Animista. Representavam- se cenas de caça como forma ritualistica, inclusive. Ver Gombrich, referência em História da Arte
Dr Nicolelis só acrescenta , não só à Ciência e tecnologia mas principalmente à nossa inteligência. Tremendo cientista, professor e idealista. Parabéns pela entrevista.
Fantástica Reflexão❤. O homem sempre se acha o Maior, o Mais Inteligente....mas na verdade....Parabéns ao dr Nicolelis!!! Visão acima e distante de muitos "códigos de barra", que muitos são arrastados sem Razão.
Certamente um cérebro diferenciado! Pessoas como Nicolelis me dão orgulho de ser brasileiro e motivação a buscar excelência. Nessa entrevista fica claro como o conhecimento de multi áreas é importante
Muitos podem parecer 'inutil' aprender as disciplinas básicas, português, matemática, quimica, fisica, etc... Certa vez, anos atras, quando se usava mais dinheiro em espécie, estava num restaurante e estava no caixa e a energia tinha acabado, os funcionarios do caixa foram a loucura! não sabiam fazer uma simples conta de subtração.
Dr Miguel Nicolelis me socorra pelo amor de Deus! Meu irmão estar com ELA! Esclerose Lateral Amiatrofica! Me ajuda pelo amor de Deus a cura do meu irmão!
A inteligência artificial pode ser uma otima assistente, eu a uso para escrever textos sobre botânica e fisiologia vegetal para um site no exterior, mas só uso para dar uma ordem nos meus rascunhos e para complementar se necessário, e posso dizer que ela errou em três ocasiões, porém como eu conheço o argumento pude fazer a correção. Será preocupante quando as pessoas usarem o texto gerado por IA sem verificar se tem erros na elaboração.
. Ele traz à tona um ponto central desse debate, sobre o qual há consenso: a IA não será como a inteligência humana. No entanto, Nicolelis “garante” algo que é justamente o centro da discussão. Ele, Penrose e Hawking, por exemplo, abordam o tema com propriedade. Nicolelis é médico de formação, enquanto os outros dois são mais polímatas, especialistas em física, química, cosmologia etc tidos como gênios (Penrose começou estudos de ensino superior na adolescência, e Hawking de forma ainda mais precoce, entre os 14 e 15 anos) todos, de certa forma, especialistas em inteligência em um sentido mais amplo. Penrose, em particular, é o que mais entende sobre IA porque o padrasto dele... bom, se quiser saber quem foi, google it. A visão de Nicolelis é totalmente cética, a de Penrose, apesar de também tender ao ceticismo, é menos cética que a de Nicolelis. Ambos creem na limitação imposta pela natureza computacional dela. Só tem uma pequena diferença: enquanto Nicolelis descarta o perigo da IA. Penrose não descarta. E Hawking não é cético nem crente, ele é um especulador. Nicolelis reforça que "a IA nunca será como a nossa", sem dúvida, mas o ponto é que ela não precisa ser. Tipo, embora Penrose acredita que a IA não replicaria tão fácil a consciência pq os processos conscientes que rolam no cérebro envolvem fenômenos físicos cuja natureza transcendem oq algoritmos realizam em virtude de haver algo mais fundamental na consciência do que a mera computação matemática pode alcançar, ele restringe tal raciocínio ao presente. Penrose fala, assim como Nicolelis falou, que por mais complexa que seja, a IA é limitada à natureza puramente computacional enquanto o cérebro humano depende de princípios ainda desconhecidos da física relacionados (especula ele) à mecânica quântica que permitiriam a cognição consciente. Por isso ele também não vê a IA como uma ameaça no sentido de alcançar o tipo de ruptura que a transformaria em uma entidade consciente, como alguns temem, considerando o contexto ATUAL. Considerando contextos futuros, ele é menos cético, concorda que é uma tecnologia que precisa de controles - tanto que é signatário do tratado sobre IA. De novo, por um motivo. O fato de a IA ser ou não ser como a nossa inteligência não tem nada a ver com a razão por trás do seu perigo. Aliás, o risco dela reside justamente nessa diferença. Hawking extrapola cenários, escritor ao estilo da literatura científica mencionada pelo próprio Nicolelis no vídeo, como as obras de Júlio Verne e Isaac Asimov, ainda que não escreva ficção, ele gosta de flertar com ela (o que eu adoro) e reflete sobre a 'Singularidade Tecnológica', em que uma IA super avançada passa a criar versões melhores de si mesma, ultrapassando a capacidade humana de entende-la. Acho essa análise pertinente.
Com exceção de um significativo deslize em um comentário sobre um tema teológico pertinente a uma obra de arte, vídeo muito bom: bastante esclarecedor ou instigante sobre vários temas.
Eu concordo com o professor, a Inteligência Artificial não irá substituir o ser humano como "oráculo", porém o principal ponto em questão, que vejo como um risco real, é que ela está diminuindo de forma brutal a quantidade de seres humanos necessários para se fazer as tarefas. O risco não é substituir, o risco é que poderá não ter espaço para todo mundo, e nisso eu tendo a concordar com o Harari.
Você citou ponto muito interessante esse no qual o avanço tecnológico suprirá a mão de obra humana. Assisti um podcast onde o Nicolelis se encontrava ele dizia algo mais ou menos assim "A ideologia por trás do avanço tecnológico pelas Big Techs está centralizada na diminuição de mão de obra humana, e está voltada para a lucratividade infinita" e isso assusta um pouco sinceramente
Boa tarde, meu caro! Espero que vc esteja bem. Vc precisar enxergar e interpretar a Natureza como um TODO, e não apenas do prisma humano. Os seres humanos estão dentro da Natureza tanto quanto uma formiga também está, a Evolução rege o comportamento da humanidade. Do ponto de vista da Evolução, os cipós das árvores usado pelos macacos se deslocar é tão natural quanto um avião moderno. Se o Universo julgar necessário acabar com esse planeta, não há nada que possamos fazer. Jamais acredite que a mente humana, gerada pelo Universo, é mais inteligente do que o próprio Universo.
Só não podemos ser esmagados por "uma besta". O homem é criador também. Que não sejamos destruídos pela criatura. Questão de estarmos alerta e conscientes. Grato!
O convidado é um gênio porém os entrevistadores deixam muito a desejar com perguntas vazias, assistam o mesmo entrevistado no flow e se surpreendam com a diferença.
No caso das IAs que superam humanos, de acordo com seus criadores, tem um aspecto que acho muito importante e que é muitas vezes ignorado. MARKETING. Quem não unvestirua em uma empresa que detém ou deterá uma tecnologia mais avançada que o pensamento humano? É isso que eles guerem: dinheiro. IAs não passam de calculadoras, IAs não tem ideias, IAs não resolvem problemas sem antes terem sido programadas para tal por um ser humanos. O uso de IAs representa perigos e oportunidades. IAs são apenas uma ferramenta do ser humano.
Muito mais propaganda pra encher o bolso de acionistas dessas empresas. O crescimento das LLMs é insustentavel. Algumas universidades perceberam muito esquecimento e aumento em respostas erráticas e descontextualizadas desses algoritmos de IA. Elas são truques estatísticos sofisticados mas nossa mente e cerébro tem vantagens de milhões de anos. A "IA" propagada é apenas uma boneca de porcelana quase real, mas que no fundo não tem nada e pode se quebrar com menor descuido enquanto nossas mentes são resistentes e movidas a desafios extra-lógicos.
Da pra notar nos comentários que o pessoal nunca leu sobre a evolução/adaptação das espécies. E a dificuldade em aceitar isso somente com a observação da natureza sai dos padrões e dogmas implantados por certas instituições.
Infelizmente discordo do Nicolelis. Ele próprio se contradiz nas afirmações... Julgou ser uma "vergonha" as pessoas não precisarem saber calcular tabuada simples na mão, mas não julgou o rapaz super inteligente que não sabia de uma guerra importante. É simples: assim como não precisaremos mais desenvolver cálculos manualmente, o rapaz não precisava saber o que era a guerra pra ser alguém inteligente. Esse argumento de "não saberemos fazer contas na mão" é extremamente raso e falho, uma vez que há décadas já existem calculadoras... Acho que se a crítica é sobre deixarmos de lado o raciocínio lógico, devia-se tomar de exemplo outro aspecto, e não tabuada na mão. Independente de IA, tabuada na mão é coisa pré anos 2000. Conheço engenheiros renomados que também não precisam e não sabem tirar a raiz quadrada de 3967 na mão, mas ainda assim são extremamente inteligentes e aptos.
São coisas completamente diferentes, inclusive ele se incomodou tanto que deu uma aula sobre a guerra. E em outros podcast falou com desprezo desse aluno, é notável o julgamento
Aprendi com a vida que pessoas inteligentes não estão sempre certas na maioria de suas convicções, estudar muito acumula muito conhecimento mas não faz da pessoa um sábio
Bacana ele trazer à tona um ponto central desse debate, sobre o qual há consenso: a IA não será como a inteligência humana. No entanto, Nicolelis “garante” algo que é justamente o centro da discussão. Ele, Penrose e Hawking, por exemplo, abordam o tema com propriedade. Nicolelis é médico de formação, enquanto os outros dois são mais polímatas, especialistas em física, química, cosmologia etc tidos como gênios (Penrose começou estudos de ensino superior na adolescência, e Hawking de forma ainda mais precoce, entre os 14 e 15 anos) todos, de certa forma, especialistas em inteligência em um sentido mais amplo. Penrose, em particular, é o que mais entende sobre IA porque o padrasto dele... bom, se quiser saber quem foi, google it. A visão de Nicolelis é totalmente cética, a de Penrose, apesar de também tender ao ceticismo, é menos cética que a de Nicolelis. Ambos creem na limitação imposta pela natureza computacional dela. Só tem uma pequena diferença: enquanto Nicolelis descarta o perigo da IA. Penrose não descarta. E Hawking não é cético nem crente, ele é um especulador. Nicolelis reforça que "a IA nunca será como a nossa", sem dúvida, mas o ponto é que ela não precisa ser. Tipo, embora Penrose acredita que a IA não replicaria tão fácil a consciência pq os processos conscientes que rolam no cérebro envolvem fenômenos físicos cuja natureza transcendem oq algoritmos realizam em virtude de haver algo mais fundamental na consciência do que a mera computação matemática pode alcançar, ele restringe tal raciocínio ao presente. Penrose fala, assim como Nicolelis falou, que por mais complexa que seja, a IA é limitada à natureza puramente computacional enquanto o cérebro humano depende de princípios ainda desconhecidos da física relacionados (especula ele) à mecânica quântica que permitiriam a cognição consciente. Por isso ele também não vê a IA como uma ameaça no sentido de alcançar o tipo de ruptura que a transformaria em uma entidade consciente, como alguns temem, considerando o contexto ATUAL. Considerando contextos futuros, ele é menos cético, concorda que é uma tecnologia que precisa de controles - tanto que é signatário do tratado sobre IA. De novo, por um motivo. O fato de a IA ser ou não ser como a nossa inteligência não tem nada a ver com a razão por trás do seu perigo. Aliás, o risco dela reside justamente nessa diferença. Hawking extrapola cenários, escritor ao estilo da literatura científica mencionada pelo próprio Nicolelis no vídeo, como as obras de Júlio Verne e Isaac Asimov, ainda que não escreva ficção, ele gosta de flertar com ela (o que eu adoro) e reflete sobre a 'Singularidade Tecnológica', em que uma IA super avançada passa a criar versões melhores de si mesma, ultrapassando a capacidade humana de entende-la. Acho essa análise pertinente.
@@druidesa.deniseponce Então, concluindo, acho útil essa análise do Nicolelis, mas fico mais com os outros dois especialistas em inteligência, Penrose (nobel de física e filho do pai da computação, que não foi Alan Turing como pensam) e seu parceiro Sthephen Hawking. A I.A. vai criar problemas para gente, independente de como for essa inteligencia - e de acordo com A Lei de Moore, a superinteligencia será atingida entre 2070 e 2100, ou seja, até o final deste século. Hawking acertou todas as 7 previsões (consideradas "fora da caixa" quando ele previu) que fez ao longo da sua vida. Na minha opinião, suas previsões a respeito da IA são bastante lógicas e ele as acertará também. Em tempo, ele as fez há cerca de 30 anos, muito antes do chatgpt, essa febre que não tem mais do que um ano e pouco. Ele especulou sobre o assunto de modo teórico, como físico teórico genial que era, falando sobre IA sem especificar nenhuma. E deixando claro que o conceito de inteligencia poderá ser ampliado. Sem dúvida uma máquina nunca pensara como pensamos, mas basicamente, parafrasenado-o "não vejo diferença significativa entre o funcionamento cerebral de uma minhoca e o processamento de informação por um computador. Acredito também que, do ponto de vista evolutivo, não há diferença qualitativa entre o cérebro de uma minhoca e o cérebro humano. Disto se depreende que computadores podem, em princípio, emular a inteligencia humana, ou até melhorá-la".
Que maravilha de aula. Faço Pedagogia e lemos um texto catastrófico do Harari do livro Saoiens. Sempre bom ouvir pensamentos antagônicos pra nos informar.
O Dr. Nicolelis é uma mente brilhante, grandes ensinamentos.
Nicolelis... um dos maiores neurocientas do mundo... orgulhosamente é Brasileiro e Palmeirense...
Incrivelmente extraordinário. Nicolelis é um mestre! Sou muito fã desse cara.
Me disseram que viramos a média do meios que vivemos. Esse é o meio ideal para 99,9% dos humanos se introduzirem, conversas elegantes, inteligentes, esse é o tipo de conteúdo que deveria ser compartilhado aos milhões, certamente todos melhorariam!
Taboada e considerado supuer superfluo. Gramatica entao e gramatiquice inutil
@@claraofilmesclareandoasuav9768 É bem fácil perceber que não gosta de números nem de português...
@@claraofilmesclareandoasuav9768 Ideal é ser Burro mesmo, não é?
@@claraofilmesclareandoasuav9768Verdade. Quem é você mesmo?
É um prazer inenarrável ouvir o professor Nicolelis. Um verdadeiro presente!
Adoro as entrevistas com o prof dr. Nicolellis! Ele é maravilhoso!
Foda saber que aqui no Brasil o cara nao seria tao valorizado quanto ele é la fora😢 imagine quantos perderam aqui e poderiam mudar nossas vidas..
Prezado Hilton, esse tipo de atitude é a manifestação mais clara de que a educação no país não está a serviço de criar uma nova sociedade onde as pessoas poderão ter igualdade de oportunidade. Aí, assim, vão embora em busca de seus ideais. Quem perde é o Brasil que forma e exporta cérebros para as outras nações brilharem. Pense nisso!
@@salesrosembergricardo mas foi exatamente isso que eu falei... kkkk
Tenho lágrimas nos olhos ao conhecer esta mente tão brilhante, tão cheia de entusiasmo, cuja mente é tão criativa, que lida com assuntos tão diversos,
não reconhecer Deus como seu criador e como o Criador de Tudo.
Sabemos que Deus deu ao homem talentos para reconhecê-Lo; estes, que abstraem Deus não incomodam, e como o senhor mesmo disse , são BEM acolhidos pelo “Sistema”.
Esse cara me faz ter orgulho de ser brasileiro. Ele é um gênio!
Ele é um negacionista! Todo o mundo sabe que a IA vai mudar o mundo!
Nicolelis é GENIAL. Por isso ele não tem projeção na mídia de massa. Vc só ouve Nicolelis na mídia alternativa
Que delícia acompanhar o Nicolelis! Fico imaginando as pessoas sem grandes ambições em neurociência se encantando e se dizendo: "Saber sobre isso com certeza vai ser muito legal lá na frente." Adoro.❤
Que entrevista fantástica, pessoal! Era pra ser amplamente difundida.
Este é para mim, o maior gênio da ciência do Brasil.
Parabéns mestre Nicolelis.
O gênio do Brasil chama-se Newton da Costa. Pesquise.
A internet dá palco para os maiores absurdos mesmo.
Quando a gente vê pessoas que nem conseguem escrever direito se sentindo superiores a uma das maiores sumidades mundiais na sua área.
Se cada 1 tivesse consciência do que não conhece e disponibilidade para aprender, acredito que seríamos bem melhores.
Exatamente isso
Um genio vivo
Nos dando aulas
E muitos ignorantes
Zombando disso😢
Professor Miguel é de uma inteligência fenomenal!
Parabéns pelo trabalho Reinaldo
A um tempo venho estudando as AI e acho que cada vez fica mais claro que não é a capacidade dela que pode nos prejudicar mas a forma que iremos utiliza-la pode sim prejudicar nosso desenvolvimento como especie.
Orgulho de ser brasileiro! Um
Cientista desse, reconhecido no mundo é motivo de orgulho!
Já sou velho e essa história de q as crianças não sabem mais cálculo vem desde a década de 1970. Na época culpavam a calculadora de bolso, uma coisa ingênua hoje. No entanto, os profissionais de hoje são muito mais bem preparados q os daquela época, pela facilidade de obter informação. Então, é um medo bobo. O importante é q a expectativa de vida ta aumentando e muito, quebrando sistema de aposentadoria por se vive demais. Retrógados e exclerosados, q tem medo da tecnologia e fala mal dela, sempre existiram. Contudo, nenhum deles quer deixar de usar a tecnologia e ir morar nas cavernas.
O nosso melhor cientista brasileiro Miguel Nicoleles adoro ouvir suas explanações
Minha professora da 1ª série, passou de tarefa pra julho, 10 vezes as tabuadas de 0 a 10. Minha mãe ficou brava porque férias seria para a criança brincar. Ela escreveu todas e eu só pus o resultado. Fui a unica que fez. Na 3ª serie do ginásio, fiquei com matéria atrasada porque o professor descobriu que tinha meninas que não sabiam tabuada. Ele passou a fazer chamada oral de tabuada pra todas. Todos os dias. Eu nunca errei. Assim como nunca tive erro de ortografia. Lia muito. Meu pai, quando eu tinha 10 anos, perguntou: quando vc vai começar a ler um livro? Vai só ler gibis? Aí comecei. E li muito.
Professor Nicolelis….o maior problema hoje em dia….sempre fico maravilhada com a inteligência humana!!!!
Boa noite a todos! Acho o Prof. Nicolelis um expoente de nossa Ciência. Porém me permito como arquiteto professor há 30anos , lecionando tb História Arte discordar. Existia SIM representação dos seres humanos em Arte rupestre, dividida em Naturalista e Animista. Representavam- se cenas de caça como forma ritualistica, inclusive. Ver Gombrich, referência em História da Arte
Correto. Nessa ele está mal informado.
Professor Nicolelis sempre surpreendente !!!
👏👏👏👏👏👏👏👏
Dr Nicolelis só acrescenta , não só à Ciência e tecnologia mas principalmente à nossa inteligência. Tremendo cientista, professor e idealista. Parabéns pela entrevista.
Perfeito!
Parabéns, continuemos em evolução!
Parabéns Mestre
Seus estudos, sua paciencia, sua INTELIGENCIA NATURAL...ABRE O CÉREBRO, DE QUEM MERECE...🤗
Fantástica Reflexão❤. O homem sempre se acha o Maior, o Mais Inteligente....mas na verdade....Parabéns ao dr Nicolelis!!! Visão acima e distante de muitos "códigos de barra", que muitos são arrastados sem Razão.
Por favor não interrompa
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Certamente um cérebro diferenciado! Pessoas como Nicolelis me dão orgulho de ser brasileiro e motivação a buscar excelência.
Nessa entrevista fica claro como o conhecimento de multi áreas é importante
Conversa riquíssima! Vou procurar a íntegra.
Tem um link na descrição do vídeo, não precisa procurar.
Obrigada! Era isso q eu queria. Continuar assistindi
Obrigada pelo vídeo com o Professor Nicolelis , confesso que estava preocupada com esse assunto!
Muito esclarecedor
Muitos podem parecer 'inutil' aprender as disciplinas básicas, português, matemática, quimica, fisica, etc... Certa vez, anos atras, quando se usava mais dinheiro em espécie, estava num restaurante e estava no caixa e a energia tinha acabado, os funcionarios do caixa foram a loucura! não sabiam fazer uma simples conta de subtração.
Impressionante o Nicolelis!Muito bom ouvi-li.
Sim.uma sumidade no assunto 🎉
O entrevistado é maravilhoso. Brasileiro raro ! Parabéns !!!
Esse é um dos melhores canais brasileiros no UA-cam. Muita gente boa fazendo entrevista. Parabéns Reinaldo e Valfrido!
Muito bom! Obrigada por trazer o ilustre Nicolelis ao seu programa!
A melhor entrevista do Reconversa!
Excelente entrevista
Muito Bom! Como eu precisava ouvir isso!! De um Mestre !😮
Show de entrevista. Que triste que estamos terceirizando nosso pensamento para as máquinas.
Dr Miguel Nicolelis me socorra pelo amor de Deus! Meu irmão estar com ELA! Esclerose Lateral Amiatrofica! Me ajuda pelo amor de Deus a cura do meu irmão!
Parabéns Nicolelis Aprendo Muito Com Você
Reconhecer um cientista competente é para aqueles que não tem preconceito!
Entrevista profissional de alto nível, ganhou o inscrito.
Meu Deus....q aula...parabéns Dr. Nicolellis.
Que papo agradável e extremamente relevante. Parabéns Pedro & Cora!!!
Maravilha de explanação do professor e dr. Nicolelis
O Cérebro 🧠 do Reinaldo está involuindo! 😜🫡😎
E apodrecendo 😂😂😂😂
Parabéns Reinaldo e Valfrido! Excelente programa! O professor Nicodelis é excepcional!
A inteligência artificial pode ser uma otima assistente, eu a uso para escrever textos sobre botânica e fisiologia vegetal para um site no exterior, mas só uso para dar uma ordem nos meus rascunhos e para complementar se necessário, e posso dizer que ela errou em três ocasiões, porém como eu conheço o argumento pude fazer a correção.
Será preocupante quando as pessoas usarem o texto gerado por IA sem verificar se tem erros na elaboração.
Que legal ele ter falado no Kurt Vonnegut (Matadouro 5) Issac asimov (Despertar dos Deuses) Arthur Clarke (O Fim da Infância)
Excelente entrevista!
Professor Nicolelis é extraordinário. Parabéns ao canal pelo trabalho.
São muitas as frases interessantes que cabem ser debatidas pela sociedade atual!
Eu sigo o Nicolelis há muito tempo... Eu adoro sempre vê lo falar ... E eu concordo rs
"Existem interesses econômicos gigantescos em propagar a falácia de que nos estamos ficando obsoletos"
. Ele traz à tona um ponto central desse debate, sobre o qual há consenso: a IA não será como a inteligência humana. No entanto, Nicolelis “garante” algo que é justamente o centro da discussão.
Ele, Penrose e Hawking, por exemplo, abordam o tema com propriedade. Nicolelis é médico de formação, enquanto os outros dois são mais polímatas, especialistas em física, química, cosmologia etc tidos como gênios (Penrose começou estudos de ensino superior na adolescência, e Hawking de forma ainda mais precoce, entre os 14 e 15 anos) todos, de certa forma, especialistas em inteligência em um sentido mais amplo.
Penrose, em particular, é o que mais entende sobre IA porque o padrasto dele... bom, se quiser saber quem foi, google it.
A visão de Nicolelis é totalmente cética, a de Penrose, apesar de também tender ao ceticismo, é menos cética que a de Nicolelis. Ambos creem na limitação imposta pela natureza computacional dela. Só tem uma pequena diferença: enquanto Nicolelis descarta o perigo da IA. Penrose não descarta. E Hawking não é cético nem crente, ele é um especulador. Nicolelis reforça que "a IA nunca será como a nossa", sem dúvida, mas o ponto é que ela não precisa ser.
Tipo, embora Penrose acredita que a IA não replicaria tão fácil a consciência pq os processos conscientes que rolam no cérebro envolvem fenômenos físicos cuja natureza transcendem oq algoritmos realizam em virtude de haver algo mais fundamental na consciência do que a mera computação matemática pode alcançar, ele restringe tal raciocínio ao presente. Penrose fala, assim como Nicolelis falou, que por mais complexa que seja, a IA é limitada à natureza puramente computacional enquanto o cérebro humano depende de princípios ainda desconhecidos da física relacionados (especula ele) à mecânica quântica que permitiriam a cognição consciente. Por isso ele também não vê a IA como uma ameaça no sentido de alcançar o tipo de ruptura que a transformaria em uma entidade consciente, como alguns temem, considerando o contexto ATUAL. Considerando contextos futuros, ele é menos cético, concorda que é uma tecnologia que precisa de controles - tanto que é signatário do tratado sobre IA. De novo, por um motivo. O fato de a IA ser ou não ser como a nossa inteligência não tem nada a ver com a razão por trás do seu perigo. Aliás, o risco dela reside justamente nessa diferença.
Hawking extrapola cenários, escritor ao estilo da literatura científica mencionada pelo próprio Nicolelis no vídeo, como as obras de Júlio Verne e Isaac Asimov, ainda que não escreva ficção, ele gosta de flertar com ela (o que eu adoro) e reflete sobre a 'Singularidade Tecnológica', em que uma IA super avançada passa a criar versões melhores de si mesma, ultrapassando a capacidade humana de entende-la. Acho essa análise pertinente.
ESSA VERDADEIRA INTELIGÊNCIA HUMANA. ❤
Admirável! 😊❤ Fico fascinada ouvindo Niccolelis.
Que entrevista incrível 🤯 & reveladora!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Sou fã demais do Nicolelis. Que gênio, que orgulho!!
Com exceção de um significativo deslize em um comentário sobre um tema teológico pertinente a uma obra de arte, vídeo muito bom: bastante esclarecedor ou instigante sobre vários temas.
Eu concordo com o professor, a Inteligência Artificial não irá substituir o ser humano como "oráculo", porém o principal ponto em questão, que vejo como um risco real, é que ela está diminuindo de forma brutal a quantidade de seres humanos necessários para se fazer as tarefas. O risco não é substituir, o risco é que poderá não ter espaço para todo mundo, e nisso eu tendo a concordar com o Harari.
Você citou ponto muito interessante esse no qual o avanço tecnológico suprirá a mão de obra humana. Assisti um podcast onde o Nicolelis se encontrava ele dizia algo mais ou menos assim "A ideologia por trás do avanço tecnológico pelas Big Techs está centralizada na diminuição de mão de obra humana, e está voltada para a lucratividade infinita" e isso assusta um pouco sinceramente
@@yzaaak. , é exatamente isso.
Boa tarde, meu caro! Espero que vc esteja bem.
Vc precisar enxergar e interpretar a Natureza como um TODO, e não apenas do prisma humano.
Os seres humanos estão dentro da Natureza tanto quanto uma formiga também está, a Evolução rege o comportamento da humanidade. Do ponto de vista da Evolução, os cipós das árvores usado pelos macacos se deslocar é tão natural quanto um avião moderno. Se o Universo julgar necessário acabar com esse planeta, não há nada que possamos fazer. Jamais acredite que a mente humana, gerada pelo Universo, é mais inteligente do que o próprio Universo.
Aplaudo de Pé
Bela entrevista !
Estamos terceirizando nosso raciocínio. Nos comentário tem gente que já chegou em 100%.
Fundamental este debate.
Excelente PROFESSOR!
Pena que nem sempre deixam o Dr.Miguel terminar a frase. Que feia essa mania dos entrevistadores interromper o entrevistado.
Péssima Mania de entrevistadores
Adoro ouvir o nicolelis
Excelente entrevista 👏🏿👏👏🏾👏🏼👏🏻💞
Direto ao ponto. Informações claras
O Grande Encontro
Só não podemos ser esmagados por "uma besta". O homem é criador também. Que não sejamos destruídos pela criatura. Questão de estarmos alerta e conscientes. Grato!
Nicolelis explicou para onde estamos indo, perda do desenvolvimento de múltiplas habilidades. Time will tell.
PRONTO, JA GOSTEI DESSE RAPAZ E VAMOS ASSISTIR MAIS E OFERECER AOS AMIGOS.
O convidado é um gênio porém os entrevistadores deixam muito a desejar com perguntas vazias, assistam o mesmo entrevistado no flow e se surpreendam com a diferença.
Obrigada por compartilhar esse vídeo!
❤⚘
Maravilhosos ensinamentos!
Grande Miguel Nicolelis!!!!!
Adoro Nicolelis
Entrevista sensacional
Nossa eu estava justamente refletindo sobre isso esses dias. Muito pertinente essa entrevista! Parabéns! E obrigada!
muito bom. nicolelis é um dos melhores cientistas brazuka
No caso das IAs que superam humanos, de acordo com seus criadores, tem um aspecto que acho muito importante e que é muitas vezes ignorado. MARKETING. Quem não unvestirua em uma empresa que detém ou deterá uma tecnologia mais avançada que o pensamento humano? É isso que eles guerem: dinheiro. IAs não passam de calculadoras, IAs não tem ideias, IAs não resolvem problemas sem antes terem sido programadas para tal por um ser humanos. O uso de IAs representa perigos e oportunidades. IAs são apenas uma ferramenta do ser humano.
Muito mais propaganda pra encher o bolso de acionistas dessas empresas. O crescimento das LLMs é insustentavel. Algumas universidades perceberam muito esquecimento e aumento em respostas erráticas e descontextualizadas desses algoritmos de IA. Elas são truques estatísticos sofisticados mas nossa mente e cerébro tem vantagens de milhões de anos. A "IA" propagada é apenas uma boneca de porcelana quase real, mas que no fundo não tem nada e pode se quebrar com menor descuido enquanto nossas mentes são resistentes e movidas a desafios extra-lógicos.
Uai, mas o que o Nicolelis falou é que não existe isso de inteligência artificial superior ao humano... ele diz que nem é inteligência nem artificial.
Impressionante a capacidade de simplificar a CIÊNCIA!
Da pra notar nos comentários que o pessoal nunca leu sobre a evolução/adaptação das espécies. E a dificuldade em aceitar isso somente com a observação da natureza sai dos padrões e dogmas implantados por certas instituições.
Sou professora e posso ratificar a questão do vocabulário que Nicolelis e Azevedo falaram…
Esse professor é um genio
Maravilhosa entrevista 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente programa
Papo maravilhoso
Mesmo não tendo formação nenhuma na área absorvi a esplanaçao tão clara que me trouxe esclarecimento significativo pra continuar sendo cética.
As crianças de hoje, estão dependendo do celular para pensarem. Temos que repensar a forma de educação à ser aplicada nas escolas.
Excelente papo! Obrigado
Infelizmente discordo do Nicolelis. Ele próprio se contradiz nas afirmações... Julgou ser uma "vergonha" as pessoas não precisarem saber calcular tabuada simples na mão, mas não julgou o rapaz super inteligente que não sabia de uma guerra importante. É simples: assim como não precisaremos mais desenvolver cálculos manualmente, o rapaz não precisava saber o que era a guerra pra ser alguém inteligente. Esse argumento de "não saberemos fazer contas na mão" é extremamente raso e falho, uma vez que há décadas já existem calculadoras... Acho que se a crítica é sobre deixarmos de lado o raciocínio lógico, devia-se tomar de exemplo outro aspecto, e não tabuada na mão. Independente de IA, tabuada na mão é coisa pré anos 2000. Conheço engenheiros renomados que também não precisam e não sabem tirar a raiz quadrada de 3967 na mão, mas ainda assim são extremamente inteligentes e aptos.
São coisas completamente diferentes, inclusive ele se incomodou tanto que deu uma aula sobre a guerra. E em outros podcast falou com desprezo desse aluno, é notável o julgamento
Aprendi com a vida que pessoas inteligentes não estão sempre certas na maioria de suas convicções, estudar muito acumula muito conhecimento mas não faz da pessoa um sábio
disse tudo, basta um viés ou ignorar um ponto e um especialista se desvia até uma falsa conclusão.
Mas e aí? O que isso tem a ver com o vídeo?
O Nicholelis errou em algum ponto desse vídeo?
Bacana ele trazer à tona um ponto central desse debate, sobre o qual há consenso: a IA não será como a inteligência humana. No entanto, Nicolelis “garante” algo que é justamente o centro da discussão.
Ele, Penrose e Hawking, por exemplo, abordam o tema com propriedade. Nicolelis é médico de formação, enquanto os outros dois são mais polímatas, especialistas em física, química, cosmologia etc tidos como gênios (Penrose começou estudos de ensino superior na adolescência, e Hawking de forma ainda mais precoce, entre os 14 e 15 anos) todos, de certa forma, especialistas em inteligência em um sentido mais amplo.
Penrose, em particular, é o que mais entende sobre IA porque o padrasto dele... bom, se quiser saber quem foi, google it.
A visão de Nicolelis é totalmente cética, a de Penrose, apesar de também tender ao ceticismo, é menos cética que a de Nicolelis. Ambos creem na limitação imposta pela natureza computacional dela. Só tem uma pequena diferença: enquanto Nicolelis descarta o perigo da IA. Penrose não descarta. E Hawking não é cético nem crente, ele é um especulador. Nicolelis reforça que "a IA nunca será como a nossa", sem dúvida, mas o ponto é que ela não precisa ser.
Tipo, embora Penrose acredita que a IA não replicaria tão fácil a consciência pq os processos conscientes que rolam no cérebro envolvem fenômenos físicos cuja natureza transcendem oq algoritmos realizam em virtude de haver algo mais fundamental na consciência do que a mera computação matemática pode alcançar, ele restringe tal raciocínio ao presente. Penrose fala, assim como Nicolelis falou, que por mais complexa que seja, a IA é limitada à natureza puramente computacional enquanto o cérebro humano depende de princípios ainda desconhecidos da física relacionados (especula ele) à mecânica quântica que permitiriam a cognição consciente. Por isso ele também não vê a IA como uma ameaça no sentido de alcançar o tipo de ruptura que a transformaria em uma entidade consciente, como alguns temem, considerando o contexto ATUAL. Considerando contextos futuros, ele é menos cético, concorda que é uma tecnologia que precisa de controles - tanto que é signatário do tratado sobre IA. De novo, por um motivo. O fato de a IA ser ou não ser como a nossa inteligência não tem nada a ver com a razão por trás do seu perigo. Aliás, o risco dela reside justamente nessa diferença.
Hawking extrapola cenários, escritor ao estilo da literatura científica mencionada pelo próprio Nicolelis no vídeo, como as obras de Júlio Verne e Isaac Asimov, ainda que não escreva ficção, ele gosta de flertar com ela (o que eu adoro) e reflete sobre a 'Singularidade Tecnológica', em que uma IA super avançada passa a criar versões melhores de si mesma, ultrapassando a capacidade humana de entende-la. Acho essa análise pertinente.
👏🔝
@@druidesa.deniseponce Então, concluindo, acho útil essa análise do Nicolelis, mas fico mais com os outros dois especialistas em inteligência, Penrose (nobel de física e filho do pai da computação, que não foi Alan Turing como pensam) e seu parceiro Sthephen Hawking. A I.A. vai criar problemas para gente, independente de como for essa inteligencia - e de acordo com A Lei de Moore, a superinteligencia será atingida entre 2070 e 2100, ou seja, até o final deste século. Hawking acertou todas as 7 previsões (consideradas "fora da caixa" quando ele previu) que fez ao longo da sua vida. Na minha opinião, suas previsões a respeito da IA são bastante lógicas e ele as acertará também. Em tempo, ele as fez há cerca de 30 anos, muito antes do chatgpt, essa febre que não tem mais do que um ano e pouco. Ele especulou sobre o assunto de modo teórico, como físico teórico genial que era, falando sobre IA sem especificar nenhuma. E deixando claro que o conceito de inteligencia poderá ser ampliado. Sem dúvida uma máquina nunca pensara como pensamos, mas basicamente, parafrasenado-o "não vejo diferença significativa entre o funcionamento cerebral de uma minhoca e o processamento de informação por um computador. Acredito também que, do ponto de vista evolutivo, não há diferença qualitativa entre o cérebro de uma minhoca e o cérebro humano. Disto se depreende que computadores podem, em princípio, emular a inteligencia humana, ou até melhorá-la".
Que maravilha de aula.
Faço Pedagogia e lemos um texto catastrófico do Harari do livro Saoiens. Sempre bom ouvir pensamentos antagônicos pra nos informar.
Desde assistir Reinaldo Azevedo.