Com certeza! Eu estava me sentindo assim recentemente "Ah! Eu preciso disso, eu preciso daquilo" e depois que desativei o instagram todas essas necessidades que eu achava que tinha deixaram de existir. Facebook eu não uso tem anos e nunca tive outras redes sociais, uso whatsapp pra se comunicar apenas .
E verdade a vida é tao simples...Lembro antes qdo so tinha o radio parece q a vida fluia melhor..Me concentrava mais nas coisas..Hoje ate problema na vista ando tendo coisa q nunca tive:(
@@popspopinha7012 Sim, as pessoas estão desenvolvendo a cada dia novas doenças relacionada ao uso excessivo das tecnologias. O problema de visão é um destes. Eu tenho um sobrinho de 2 anos. Ele adora musica, então desde pequenininho eu coloco musicas para ele apenas ouvir. Ele também ver os vídeos, mas também aprendeu que apenas ouvir é outra forma de curtir o som. No início ele ficava procurando a imagem, o video. Mas ele não reclama ele mesmo diz " só pra ouvir".
Essa é a sacada do Steve Jobs. Criar necessidades. Foi ele que cunhou esse lema que é, ao meu ver, totalmente perverso. Não sei como tanta gente idoladra esse cara sem se questionar sobre esse tipo de coisa...
@@karolynegrisostomo2463 Tenho essa mesma sensação com o Instagram. Ali é um gatilho atrás do outro. Também desinstalei, só estava me fazendo desejar consumir.
@@rodrigopordosol6825 então, o foco do UA-cam é compartilhar conteúdos em vídeos. E está sendo estragada pela quantidade de propagandas. Eu ainda não uso como rede social.... 🙏
Nos anos 90 as pessoas via os programas na televisão, na TV tem hora para começar e hora para terminar, na internet não tem hora nem para começar e nem para terminar, aqui é infinito
Mas tbm via muita bestialidade, os programas eram ditados pelas emissoras e as informações manipuladas como eles bem queriam. Não querendo defender as redes sociais, mas todos eles seguem uma linha pra tirar lucro de nós.
@@Hannah-zw8yp mas não só a questão da informação, nossos programas de TV também. Lembra que a gente esperava uma semana pra ver o próximo capítulo de uma série? Hoje em dia você vai na Netflix e tem uma temporada inteira de uma vez que acaba em um dia gerando uma ansiedade enorme nas pessoas
Eu já exclui meu facebook a três anos, tbm não tenho instagram mas digo a vcs: ainda que tenha me libertado de muitas coisas dessas redes sociais ainda sinto seus efeitos sobre mim. Instagram e facebook criaram um mundo de mentira onde vc é obrigado a se enquadrar nos seus altos padrões, de beleza, de status, de vida perfeita e movimentada.
O UA-cam se torna um paradoxo. Ao mesmo tempo que eu me informo, acabo sendo atraído por notificações e passo muito mais tempo aqui do que eu gostaria...
Isso é verdade, eu particularmente uso para aprender ingles, mas volta e meia dou uns girios por coisas como essa reportagem ksksks mas um dia sairiei do youtube tbm, só nao sai pq aprendo muito por ele, agora facebook nao tinha nada de util, entao exclui. O whatsApp uso por causa do trabalho.
Eu já estive nessa posição. A solução pra mim foi desinstalar do celular, daí eu só uso pelo computador, e só uso quando tenho um propósito que surgiu anteriormente ao uso.
5:48 "as redes sociais estão treinando uma geração inteira a recorrer a chupetas digitais". É por isso que tem tantos adultos, de um jeito ou de outro, infantilizados hoje em dia.
Vou começar a fazer um detox digital, começando por me desconectar durante 24 horas. Um amigo desliga tudo às 21h, tornado a ligar às 9h. É uma boa também!
No iPhone tem essa opção de silenciar tudo quando é a hora certa , se voce quer acordar as 8 e precisa de 10 horas de sono , as 22 ele ja desliga mensagens e silencia , alem de reduzir a luz.
Como controlar a massa MENTIRAS macacos gostam disso Religião Política Guerras Músicas Televisão Vídeo game Rádio Shows Drogas E enfim Internet. We are so besta assim 🤣🤣🤣
Facebook ... JÁ foi bom ! Eu estava muuuuiiiitttooo "viciado" nisso ... Um belo dia... CANSEI! (So uso UA-cam E WathsApp e so coisas que realmente sao uteis e me acrescentam algo util e nao FUTIL !) Muitas tretas religiosas, muitas tretas políticas / administrativas... e outras coisas que entendiam! Gente se vendendo praticamente! "Mendigos DE Likes " ...Deus nos Livre! Minha filha mesmo nao desgruda do Celular... As crianças aqui da periferia da Zona Norte de SAMPACITY no máximo... SÓ empinam pipas e jogam bola! FORA ISSO... NADA MAIS FAZEM ! NÃO INTERAGEM MAIS COMO GENTE NORMAL! Que tristeza pra mim... e pra tantos ... que são dos tempos em que uma simples Linha Telefônica Particular... residencial... ERA COISA DE GENTE PACIENTE É MUITO BEM E VIDA! Nasci em Junho de 1.973... Eita modernice kkkkk Como é usada mal!
A Internet, mais precisamente as Redes Sociais, fazem hoje o trabalho que a TV E ALGUMAS RADIOS MAIS MODERNAS...Faziam antes do Ano 2.000! Eles não perderam a importância, mas... perdem feio pra WEB!
@@beatrizribeiro5305 cara Beatriz, você tem razão claro, podemos ficar viciados e ver UA-cam o dia inteiro. Como também Google. No entanto existe uma diferença fundamental. Na TV você se senta passivamente em frente e engole tudo sem filtros. Eles entram na sua casa, fazem a sua cabeça e depois de anos e anos você nem sabe mesmo como as suas experiências se contrapõem ao que você superficialmente acredita. Superficialmente no sentido de que você não teve oportunidade de discutir sobre nada do que entrou por debaixo da sua guarda sem ser questionado. O UA-cam por outro lado você pode questionar diretamente, e para sermos justos, te dá muitas idéias pra repetir aquilo do seu jeito. Ou seja, se você vê um pouco e depois vai tentar fazer algo semelhante, ele está promovendo criatividade, porque você não imita exatamente, nem mesmo a si mesma. Por outro lado, se vc vê o UA-cam o dia inteiro, passa a ter o mesmo efeito da TV. Com mais variedade é claro.
@@RitaHutchins verdade. Temos que achar o equilibrio para tudo né. Tem ponto negativo e positivo tanto no youtube quanto na TV. Até ler livro de mais esquecendo do resto da vida é ruim .. kkk
" Passos para não ficar refém das redes sociais: 1. Desativar as notificações; 2. Não embarcar em recomendações de vídeo; 3. Seguir as pessoas e as páginas, com quem você não concorda; 4. Não dormir e acordar com o celular; 5. A sua atenção vale ouro..."
As redes sociais "capturam" os incautos através de três características q a maioria possui: 1. Necessidade de chamar atenção. 2. Necessidade de aceitação. 3. Curiosidade, q é algo bom, mas q aqui consiste numa curiosidade rasa em saber da vida alheia. Exemplo: antigamente se ia à Paris, tirava-se fotos e guardava-se as melhores lembranças na memória. Hj não. Não basta ir à Paris. O q vale é mostrar pra todo mundo q está lá (item 1). Mas não basta só mostrar, é preciso saber se as pessoas curtiram, comentaram e elogiaram o fato de vc está lá (item 2). Por fim, é "importante" saber tb q já foi, ou quem agora está em Londres ou Moscou (item 3). Em tempo: as redes sociais não moldaram a fraqueza dessa geração, apenas exploraram a brecha existente, pois essa geração já nasceu fraca com tudo na mão sem esforço. As redes sociais só potencializaram e escancararam essa fraqueza!
A moda agora é escancarar o belo em prol da autoaceitação. Até comentei com minha namorada que aparentemente vc n pode ser fit e estar bem consigo, a associação comum é que a pessoa é feliz comendo besteiras e essa é a receita. A moda do narcisismo atual é a exibição de que a pessoa se aceita como é, ou melhor, como n deveria ser
Teve um tempo que as pessoas pediam autógrafo para gente famosa e guardavam isso pra si. Hoje em dia elas pedem selfie para mostrar para as outras e ganhar likes.
Vou te corrigir só numa coisa... Geração, amplia um pouco seu conceito de geração meu caro amigo cultissimo por sinal, a brecha existente a q vc se refere existe desde o paleolítico... basta ir na literatura especializada, na arqueologia, se houvesse internet no império romano, o efeito seria o mesmo de hoje, e o quê é. O mundo hoje senão a Roma antes da queda ou Corinto em seus melhores dias? Vivemos numa Sodoma e Gomorra Global!
O sociólogo Zygmut Bauman disse uma vez: “O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, ganhou bilhões com sua empresa focando nosso medo da solidão. Isso é o Facebook”.
Eu cheguei a em sentir mal de tanto ver coisas perfeitas, vida perfeita, muitas viagens, corpo escutural, e eu me cobrava muito. E daí daí das redes, entro no insta 1x na semana e passo poucos minutos.
@Lucas TC Só cuidado com o Twitter lá está o lugar mais tóxico que vc já viu, pessoas militando, cancelando falando sobre política tá uma coisa bem ruim.
@@edisone.7212 só ver o vídeo de novo, logo no começo fala que você é o produto, porque é de graça. Não é uma armadilha pagar pra usar algo ou vai falar que tudo na vida é uma armadilha ? Netflix aí, nem é rede social, mas a gente paga pra usar, é armadilha colega ? Eu en, a pessoa não entendeu o vídeo.
Caramba! Tenta fazer uma transição, tipo: começa a usar 1 hora menos e com coisas que vc possa fazer fora, tipo: ver coisas sobre leitura e depois ler mais livros (adpata pro seus gostos). Foi assim que me indicou minha psicologa.
@@Саша-ю1к9ш O difícil é justamente medir esse tempo Não é algo programado. Ninguém se programa passar 11h por dia na Internet, simplesmente acontece. É dificil descontar 1h por dia de algo que não é organizado. Que não tem hora certa pra começar e terminar. Tem uma frase de Peter Drucker que diz "Tudo que pode ser medido, pode ser melhorado". Acredito que a tarefa árdua pra essa mudança seja sistematizar e organizar o tempo de que utilizamos a Internet (fazer um diagnóstico do nosso uso) e só então com esses dados organizar de onde vamos cortar tempo. Falei tudo isso mas não tenho moral nenhuma pq passo pelo mesmo kk. Tmj!
Eu tenho 58 anos, e vivi 35 anos sem precisar de celulares e redes sociais. Não sou contra isso, mais todos deveriam ter disciplinas para ultiliza-los.
@@FelipeRodrigues-tl5jr E crianças que estão com o cerébro em formação usam elas, porque os pais na maioria da vezes não estão nem aí para o conteúdo que os filhos consomem e como eles usam as redes sociais.
"O cara que inventou o like do Facebook apagou o Facebook" isso resume em poucas palavras os efeitos das redes sociais assim como alguém que luta contra os efeitos do crack desesperadamente. Obrigado pelo vídeo!
Depois de habilitar o celular para calcular o tempo de tela eu vi que passava mais de 10 horas diárias no celular nas redes sociais, fiquei tão chocada que simplesmente desabilitei tudo, faz uns 5 meses que não olho nada no twitter, tiktok ou instagram, e foi absurdo a vontade que eu tinha de entrar nessas redes depois de desinstalar, se tornou uma abstinência praticamente, precisamos ter essa noção do quanto usamos e como usamos, as redes nos tornam escravos muito facilmente.
Faz 3 anos em que não uso mais redes sociais para coisas inúteis e depois disso eu pude, votar a estudar, realizar diversos cursos online,ler 10 livros, aproveitar mais minha família e acompanhar mais de perto o crescimento do meu filho. Só me arrependo de não ter feito isso antes. Mudei minha vida.
Não sou viciada em redes sociais. Sou obrigada a usar o Whatsapp por causa do grupo de trabalho, mas o resto eu olho quando quero. Às vezes, levo dias, semanas, para olhar Face ou Instagram.
@@MauricioOliveira-mu8ef olha que coincidência legal: também uso o UA-cam para aprender inglês, sou formada em letras português e inglês, com foco na língua inglesa, pois fiz um curso de 2000 a 2004. Depois, em 2005, comecei a viajar com grupo de missionários americanos da igreja Batista. Primeira viagem eu me sintia travada para falar com os americanos. Eu até entendia bem o que eles falavam, mas na hora de abrir a minha boca pensava que ia pronunciar as palavras de forma errada. Só melhorei depois da quinta viagem. Trabalhei com eles por 7 anos, até 2012. Hoje, eu me sinto um pouco enferrujada. Quer uma boa dica para ajudar na pronúncia? Baixa o App VOA Special English na playstore. É ótimo. Um grande abraço.
@@neidokalima5469 obrigado, vou dar uma olhada nesse aplicativo, eu sou membro da igreja batista aqui hehe eu ja entendo até "bem" o ingles, mas falar que é complicado. Vou acatar sua dica. Valew :)
@Herick Vieira Também concordo que o You Tube não é meramente uma rede social. Uso como ferramenta de trabalho muitas vezes. Tem tutorial para tudo neste lugar. Resolvo meus problemas com o notebook, o roteador wi-fi, fazer objetos reciclados, expandir o meu conhecimento, aqui, nesta plataforma sem sair de casa e nem gastar dinheiro. Agora vou atrás de um tutorial para reinstalar o driver do bluetooth do note que não está funcionando depois da mais recente atualização do Windows 10. Toda atualização desaparece algo do note: driver de áudio, wi-fi, bluetooth. 😂😂😂😂😂😂😂😂
@@MauricioOliveira-mu8ef Eu ouvi falar do Voa (Voices of America) em 2001. Era um programa de rádio transmitido para vários países, onde havia pessoas interessadas em estudar inglês. O VOA atual tem áudio com texto (assuntos da atualidade nos EUA e no mundo), vídeos, etc. A pronúncia é mais lenta que na conversação mas nos ajuda a entender melhor. Espero, sinceramente, que te seja útil.
Geração Aborrecente é bem isso. Tente paquerar uma novinha hoje. Elas passa 60 minutos contigo, o resto querem voltar pro Instagram pra passar o dia editando foto do rolê
@@jaquelineprusch grandioso, revolucionário, de projeto ambicioso.... Grandioso que ele fala é algo que foi criado para benefícios do ser humano em si, deve ter mais conceitos aí, mas eu tentei.
Como assim? Respondo: Uma boa dica é sair do UA-cam e ler tragédias gregas. Aí vc vai entender a frase com o peso que ela tem. Não é ofensa nem provocação. É uma sugestão honesta. Boa sorte.
É a mesma coisa que sempre aconteceu. A diferença é que antes das redes sociais a gente tinha contato com umas 50 pessoas no dia e agora são 50 milhões. Toda forma de obter prazer, e de ser atacado é a mesma, mas agora em dimensão muito maior. Isso exige que a gente fique mais atento e mais esperto com tudo.
Que vídeo necessário !!!! Importante pensarmos nisso...vivemos um tempo de escravidão virtual e sem percebermos deixamos de lado momentos especiais que podemos viver pessoalmente....enfim me fez mudar MT a Ideia que eu tinha sobre redes sociais .
@@crissmatosadv não só na política, em todos os assuntos. E afeta o mundo todo. As pessoas vão ficando mais intolerantes, só enxergam o seu ponto de vista, perdem a humildade achando q são donas da verdade. Não sabem argumentar, debater, mudar de opinião...
concordo com o vídeo. o algoritmo das redes sociais trabalha incansavelmente o dia todo pra te prender la, são anúncios de produtos que vc pesquisou recentemente e várias notificações quando vc fica algum tempo fora deles. achei muito interessante a parte em que o jornalista alerta que temos que ser "consumidos" pela Internet, só quando querermos, e isso é verdade. eu, por exemplo, fico a minha maior parte do tempo nas redes sociais só quando quero, e felizmente consigo ainda ter vários contratos presencialmente com amigos, família e outras pessoas. excelente vídeo.
Mas a situação é um pouco diferente. Eles ofertam um serviço muito dispendioso, enquanto uma boa parte do trabalho por trás das distribuições Linux é mantida por doações.
Haha apesar da piada, o pessoal parece ter levado a sério, então uma explicação simples: Linux é software livre, onde os clientes também são/podem ser, os engenheiros desse produto. É algo completamente diferente do caso das redes sociais, em genero, numero e grau.
Incrível. Eu sabia parcialmente disso. Manipulei o algoritimo do meu instagram pra aparecer dicas de inglês, notícias sobre o país do qual quero aprender a língua e etc apenas curtindo tudo o que eles postam. Desativei as notificações de todos os app inconscientemente porque tava me atrapalhando no uso do próprio celular como assistir um vídeo e etc. Deixei as notificações apenas de quem eu quero que me chame a atenção como minha mãe, crush ou amigos próximos.
Não perco meu tempo em redes sociais, me libertei desse vício tóxico, que me fazia mal psicologicamente, roubava meu tempo precioso, me deixava com uma baixa estima, seguia gente sem nada pra acrescentar, está destruindo a mente dos jovens é preocupante! Só tenho UA-cam e vejo somente conteúdos que enriquecem meu intelecto, me trazem informação e acrescentam coisas positivas pra minha vida.
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO. VOCE E UM EXCELENTE PROFISSIONAL, SAO POUCOS NESSE MUNDO QUE REALMENTE ALERTAM PASSAM VERDADEIRAS INFORMAÇÕES PARA OS ESPECTADORES A FIM DE DESPERTALOS PARA O PRÓPRIO BEM. CONTINUE COM ESSA ESSÊNCIA DE HUMILDADE, SINCERIDADE, LEALDADE AO SER HUMANO ! OBRIGADO PELA SUA VERDADEIRA INFORMAÇÃO . FALE SEMPRE A VERDADE DOE A QUEM DOER !
Olá pessoal! Eu estou com um canal no youtube e por aqui é a unica plataforma que tenho para divulgar meu trabalho. Lá eu falo sobre a manipulação em massa das redes sociais e outras coisas. Eu convido esse pùblico da BBC à visitar o canal. É só clicar no meu perfil. Agradeço desde já e cuidem-se.
FANTÁSTICO! Essa equipe da BBC News Brasil tem uma sensibilidade incrível aos problemas brasileiros. Parabéns ao Ricardo Senra. Informação deve conseguir chegar ao publico alvo, NÓS !!!!
Sai do face pq percebi q eu perdia muito tempo ali, mas, tive de voltar por conta do trabalho, e ja estou perdendo tempo de novo 😪, tds as redes manipulam o povo o tempo todo... e quem não sabe lidar com isso acaba em depressão, infelizes...vivemos em um mundo de aparencias, onde valores ja nao existem mais 😪
Eu tbm excliu( nao desativei, eu exclui mesmo) por passava tempo demais sem fazer nada de relevante no facebook. Exclui e me sinto muito melhor. O whatsApp eu uso por causa do trabalho e o youtube para aprender portugues e ingles. Mas volta e meia me desvia do objetivo tbm kskssk um dia sairei do youtube tbm. O que faço e baixar os videos para ver depois.
Eu saí do Ig, mas voltei por causa da namorada. Engraçado que msm a gnt que já é esclarecido e controlado quanto ao tema sofre dessas ansiedades dessas redes. N pode dar espaço
Tenho ansiedade e evito usar em excesso as redes sociais, exatamente por ser um gatilho. Mas, acabo tendo que utilizar por causa do trabalho. É complicado.
eu tmb exclui e tive que voltar pq uma prof. da faculdade postava vídeo aula em um grupo por lá. Minha estratégia pra não viciar dessa vez foi deixar a rede social menos atrativa possível, curta poucas páginas, siga poucas pessoas, não fique enviando solicitações de amizade, etc. Funciona
O melhor foi o “Curta, Comente, Compartilhe”, ao final do vídeo. Tipo “não faça como eu vou fazer com vocês ao final do vídeo. Ou melhor, faça só pra nós!”. Mais gente se deu conta? Se sim, “curta, comente, compartilhe”... rsrsrs.
Graças a Deus sou anormal. Só venho ao youtube pelos seus tesourinhos, arte, palestras, humor ou apoiar algum canal de voluntariado. E compras, só o que está na minha lista. Obrigada pelo tema 👍👏👏
É o sujo falando do mal lavado! O portal de notícias deles também funciona da mesma forma. Possuem Analytics para entender o público que acessa, instalam cookies no seu celular para entender seu comportamento na rede e exibir anúncios que tem maior potencial de venda. Pra quem trabalha com isso não é novidade...
Os brasileiros estão muito vidrados nas redes sociais, tem gringo fazendo conteúdo pro brasileiro pois sabe o quanto consumirmos. Enquanto eles ficam ricos, uma massa de pessoas entram em depressão.
Nossa, concordo total. Até me empolguei pra escrever um post sobre o tema. Esta informação precisa ser divulgada, e as pessoas precisam mudar seus hábitos. É a eterna briga "saúde vs. dinheiro".
Rede social é viciante,é uma maneira fácil e pratica de passar o tempo,deixei de ver o instagram no trabalho,só vejo em casa,porque achei que tava ficando viciado,Tempo livre:vejo outros sites,sites de musica,de noticias(euronews live,NHK live),sites de arte,assim é mais saudável do que a monotonia de estar numa rede social ´´todo dia``
Eu sinto saudades da troca de cartas com as gatas ! Tinham umas que escreviam em papel borrifado com o próprio perfume ! Eu recebia "seminudes" já naquela época ! O melhor era o português delas, tchê... como elas escreviam bem !
Apesar de não me achar melhor que ninguem, fico feliz em saber que já estou tomando as precauções recomendadas. Tenho tentado alertar sobre essas questões, principalmente a questão emocional. Tenho tentado explicar que a "causa" da depressão poder vir das redes, mas ainda não tinha visto nenhum conteúdo que abarcasse minha fala. Agradeço muito pelo vídeo. Talvez fique mais fácil de explicar e até fazer a pessoa entender que os problemas emocionais tem sim a ver com as redes sociais.
Pois é, descargas tão frequentes de dopamina não poderia dar em outra coisa né? Fora a "vitrine de vida perfeita" que deixa todo mundo mal e instiga a competitividade
Vi um podcast de dois biólogos falando como a indústria alimentar manipula os alimentos para gerar vícios, agora as redes sociais. Esse mundo é muito decepcionante as vezes. Querem que eu fique viciado em comida, redes sociais, bebida....
Isso é uma pura verdade , eu estou lutando para vencer a compulsão alimentar , se eu passar perto de uma padaria , lanchonete , sinto um prazer imenso , mais sabe o que é imenso ? Parece que é uma boca de droga , quando eu compro algo nesses locais sinto um êxtase tão grande que não sei explicar como é essa sensação .
@@ronaldos.2009 O problema é que um não justifica o outro amigo, as mídias tradicionais faziam isso mesmo, a diferença é que vc não tinha controle sobre oq ver ou assistir, mas nós apenas trocamos um pelo outro.. e convenhamos, as mídias livre hoje em dia são bem piores do que a TV pois cada um conseguiu a sua "Droga" particular, que é bem mais viciante do que as Drogas que não escolhiam os antigamente.. tanto um como o outro trazem muitos malefícios e poucos benefícios.
@@alexj8051 Mas Alex... É bem assim mesmo cara, se vc pensar... Milhões ou bilhões de pessoas usam as tais de "redes sociais"... e isso significa dados agregados... mais valioso que ouro. Usando softwares e algoritmos eles são capazes de estimar e prever comportamentos coletivos e usar de forma comercial pra propaganda.. . Mas tb pra manipular parte ou toda população durante eleições sendo uma ameaça real ao nosso conceito de democracia.
O UA-cam não é ruim, o que te prejudica é a forma que você usa. As redes sociais são uma linha muito tênue entre bom e ruim. Porém os mais culpados de tudo isso são as pessoas que sabem disso e não fazem nada pra mudar.
Encantada estou . Agradecida estou . Lotada de dopamina por tanta informação Maravilhosa e que expressa TUDO que eu penso e sinto.🤩🤩🤩🤩👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🤜🏼🤛🏾
Quem vive acessando redes sociais e cuminicando a beleza da sua existência. O tempo é brutal é tão poderoso que afetar seres irracional, tempo perdido é tempo perdido.
"Siga pessoas e páginas que você não concorda" Isso vai ser difícil para muitas pessoas, as redes sociais deixaram as pessoas muito intolerantes às opiniões alheias.
Eu trabalho avaliando anúncios do Instagram, e sinceramente, estou de saco cheio das redes sociais. Antes eu nem ligava muito pra anúncio, agora não posso ver nenhum que sinto raiva. Depois que acabar esse trabalho vou ficar o mais longe possível das redes sociais.
Vou assistir o documentário para entender como cortar o uso excessivo das redes sociais. Obrigado BBC, um baita vídeo para compartilhar até com o grupo da família.
Genteeeeeeee!!! Você está fazendo um alerta muito importante Ricardo, quê Deus te abençoe e seja abençoado com muita saúde pra continuar fazendo esse trabalho. DEUS TE ABENÇOE
É isto...tento controlar meu tempo usando com menos frequência instagram e Facebook, percebi que comecei a usar mais o Whatsapp e o you tube, de forma inconsciente(consciente) tentando suprir a falta dos outros. :/
Eu parei de viciar no youtube, viciei no facebook desisntalei o facebook viciei no instagram deixei de viciar no instagram viciei no tik tok e agora parei de viciar no tik tok viciei no youtube de novo
A lógica é a mesma na TV e no rádio. A diferença é que as redes sociais permitem a personalização da publicidade. Quanto às estratégias de retenção, algo semelhante também ocorre na TV.
Cara, parabéns pelo conteúdo, trabalho com marketing digital e tudo procede, falo pq estou dos dois lados dos extremos. Durante um tempo do ano passado busquei ficar sem redes sociais, utilizando apenas no trabalho. Minha patroa disse "como é que vou falar contigo", falei logo em seguida que ela poderia me ligar. Por conta da comunicação rápido e falta de tempo, as pessoas nem ligam mais para outras, isso entre smartphones e entre pessoas mesmo. Tem que peneirar muito conteúdo lixo pq vc se não teu tempo vai ficar só nisso.
O ser humano é facilmente manipulável e os donos do poder sabem disso, políticos, religiosos, empresários, banqueiros, formadores de opinião, ou seja, somos guerreados constantemente com conteúdo preparado e pensado especialmente para nos manipular de forma oportunista e tendenciosa. A melhor forma de tomar as rédeas da sua vida é pensar, se conhecer, questionar, questionar e questionar sempre, se pergunte "porque mesmo estou fazendo isso, qual o objetivo por detrás do que faço, qual benefício positivo me trará", faça perguntas. Eu uso redes sociais como negócio para vender produto e também como sala de aula para aprender novas atividades, cursos, palestras, desenvolver habilidades, por exemplo, o meu ingles está melhorando muito estudando diariamente, estou aperfeiçoando o conhecimento de EXCEL, me tornei confeiteiro e aprendi muito visitando excelentes aulas internacionais. Tudo é questão de foco, use o lado bom das redes em seu benefício e nunca esqueça de perguntar, isso me faz bem ou mal, estou progredindo?!?!?!
"Ter muitos amigos é não ter nenhum" Aristóteles. Ainda bem que nunca gostei de Facebook ou Instagram. Mas uso o wpp e o You Tube. Pra falar a vdd, a culpa não é das empresas que inventeram essas redes sociais, o mundo foi ficando mais globalizado e mais tecnológico, então até entendo. O grande problema, é o vício do ser humano.
Exato. Até entendo que algumas marcas apelam e muito, mas tudo depende da própria pessoa, eu uso mais as redes sociais pra estudo e trabalho do que pra ficar vendo a vida alheia ou mendigar like em fotos. Apesar de tudo algumas marcas já vem se conscientizando sobre o uso correto de ferramentas e ações para fazer um marketing mais sustentável e humano.
O algoritmo é mais forte do que você. Ele vai te vencer. As dicas que ele traz no ponto 6 são inúteis, ninguém consegue praticá-la para sempre. A única saída é sair das redes sociais.
A grande sacada das redes sociais é criar em você uma necessidade que você não tinha.
Com certeza! Eu estava me sentindo assim recentemente "Ah! Eu preciso disso, eu preciso daquilo" e depois que desativei o instagram todas essas necessidades que eu achava que tinha deixaram de existir. Facebook eu não uso tem anos e nunca tive outras redes sociais, uso whatsapp pra se comunicar apenas .
E verdade a vida é tao simples...Lembro antes qdo so tinha o radio parece q a vida fluia melhor..Me concentrava mais nas coisas..Hoje ate problema na vista ando tendo coisa q nunca tive:(
@@popspopinha7012 Sim, as pessoas estão desenvolvendo a cada dia novas doenças relacionada ao uso excessivo das tecnologias. O problema de visão é um destes. Eu tenho um sobrinho de 2 anos. Ele adora musica, então desde pequenininho eu coloco musicas para ele apenas ouvir. Ele também ver os vídeos, mas também aprendeu que apenas ouvir é outra forma de curtir o som. No início ele ficava procurando a imagem, o video. Mas ele não reclama ele mesmo diz " só pra ouvir".
Essa é a sacada do Steve Jobs. Criar necessidades. Foi ele que cunhou esse lema que é, ao meu ver, totalmente perverso.
Não sei como tanta gente idoladra esse cara sem se questionar sobre esse tipo de coisa...
@@karolynegrisostomo2463 Tenho essa mesma sensação com o Instagram. Ali é um gatilho atrás do outro. Também desinstalei, só estava me fazendo desejar consumir.
"A verdade é chata"
E o povo adora uma ilusão.
Exatamente. Hahahahahaha
O povo precisa de mitos pra ter esperança num mundo melhor. Chato? Eu diria triste.
@@0921AV as notícias falsas costumam ser sobre coisas ruins, não?
"notícia ruim se propaga mais rápido" 😂
@@uilber9197 É pq são noticias ruins e mirabolantes tipo: "os alienígenas invadem a terra".
"O pior inimigo de uma pessoa, é seu sistema nervoso."
1984 George Orwell
Eu sei bem o que é isso... 😑
Graças a Deus me livrei de todas as redes " sociais" 🙌
@@AMSP_pi Ue, UA-cam também é rede social
Rodrigo, né!!! 🤣🤣
@@rodrigopordosol6825 kkkkkkkk
@@rodrigopordosol6825 então, o foco do UA-cam é compartilhar conteúdos em vídeos. E está sendo estragada pela quantidade de propagandas.
Eu ainda não uso como rede social.... 🙏
Nos anos 90 as pessoas via os programas na televisão, na TV tem hora para começar e hora para terminar, na internet não tem hora nem para começar e nem para terminar, aqui é infinito
Mas tbm via muita bestialidade, os programas eram ditados pelas emissoras e as informações manipuladas como eles bem queriam. Não querendo defender as redes sociais, mas todos eles seguem uma linha pra tirar lucro de nós.
@@Hannah-zw8yp mas não só a questão da informação, nossos programas de TV também. Lembra que a gente esperava uma semana pra ver o próximo capítulo de uma série? Hoje em dia você vai na Netflix e tem uma temporada inteira de uma vez que acaba em um dia gerando uma ansiedade enorme nas pessoas
@@lenaamartin36 é a Netflix é fogo, eu mesma desassinei, pq se eu vejo 1 episódio eu quero ver o final da história, e gasto muito tempo com isso
@@Hannah-zw8yp guria e aquelas séries coreanas que tem episódios de até mais de 1 hora? Misericórdia
@@lenaamartin36 se passa uma vida sem trabalhar, sem fazer nada se for assistir tudo, kkkkk
"Se você não estiver pagando pelo produto, você é o produto"; -Essa frase é muito forte!
verdade
O meu pai falava que quando o almoço é grátis, você é a comida.
Plot twist: o algoritmo do youtube me recomendou esse vídeo.
Kkkk já era, agora você é um produto
Não clique no que o algoritmo te recomenda
@@icarosousa8568 não tem como kkkkl
Mas você tem consciência do algoritmo. O problema é que a maioria das pessoas não tem. .
Ehehehe ia me comentar o mesmo
Eu já exclui meu facebook a três anos, tbm não tenho instagram mas digo a vcs: ainda que tenha me libertado de muitas coisas dessas redes sociais ainda sinto seus efeitos sobre mim. Instagram e facebook criaram um mundo de mentira onde vc é obrigado a se enquadrar nos seus altos padrões, de beleza, de status, de vida perfeita e movimentada.
@Produtividade "mundo de mentiras" pela foto vive no mundo da fantasia kkk
esse texto salvou minha semana, indo ali beber.
Eu também fiz a mesma coisa , a melhor coisa que fizemos, a nossa saúde Fìsica, mental e espiritual agradecerá
@Produtividade Verdade kkkkkkkk não aguentou a vergonha de viver no mundo da alienação e tomou vergonha na cara( assim esperamos) kkk
???
O UA-cam se torna um paradoxo. Ao mesmo tempo que eu me informo, acabo sendo atraído por notificações e passo muito mais tempo aqui do que eu gostaria...
Isso é verdade, eu particularmente uso para aprender ingles, mas volta e meia dou uns girios por coisas como essa reportagem ksksks mas um dia sairiei do youtube tbm, só nao sai pq aprendo muito por ele, agora facebook nao tinha nada de util, entao exclui. O whatsApp uso por causa do trabalho.
Eu tbm, tô pensando em excluir o UA-cam
Eu já estive nessa posição. A solução pra mim foi desinstalar do celular, daí eu só uso pelo computador, e só uso quando tenho um propósito que surgiu anteriormente ao uso.
e vdd mais you tube e realmente importante
@@gabrielli9607
Da uma olhada na sugestão acima
5:48 "as redes sociais estão treinando uma geração inteira a recorrer a chupetas digitais". É por isso que tem tantos adultos, de um jeito ou de outro, infantilizados hoje em dia.
Vou começar a fazer um detox digital, começando por me desconectar durante 24 horas. Um amigo desliga tudo às 21h, tornado a ligar às 9h. É uma boa também!
No iPhone tem essa opção de silenciar tudo quando é a hora certa , se voce quer acordar as 8 e precisa de 10 horas de sono , as 22 ele ja desliga mensagens e silencia , alem de reduzir a luz.
Ueh mas ele passa esse período dormindo não?
@@marcos246x, acredito que ele não durma por 12hrs, ainda mais sendo, provavelmente, um adulto
Vc consegue, eu achava que não iria conseguir, quando me libertei disso minha vida mudou e pra melhor.
Eu faço isso, mexo até umas 23 horas e só volto a usar 13:30 até 14:30. Depois desligo de novo e só volto a ligar 21:30.
"O cara que inventou o like do Facebook apagou o próprio Facebook" nada mais significativo que isso.
Né??!!
Como controlar a massa MENTIRAS macacos gostam disso
Religião
Política
Guerras
Músicas
Televisão
Vídeo game
Rádio
Shows
Drogas
E enfim
Internet.
We are so besta assim 🤣🤣🤣
@@cristianocorrea4522 Internet antigamente era muito melhor, hoje em dia é puro comercial...
Facebook ... JÁ foi bom ! Eu estava muuuuiiiitttooo "viciado" nisso ... Um belo dia... CANSEI! (So uso UA-cam E WathsApp e so coisas que realmente sao uteis e me acrescentam algo util e nao FUTIL !) Muitas tretas religiosas, muitas tretas políticas / administrativas... e outras coisas que entendiam! Gente se vendendo praticamente! "Mendigos DE Likes " ...Deus nos Livre! Minha filha mesmo nao desgruda do Celular... As crianças aqui da periferia da Zona Norte de SAMPACITY no máximo... SÓ empinam pipas e jogam bola! FORA ISSO... NADA MAIS FAZEM ! NÃO INTERAGEM MAIS COMO GENTE NORMAL! Que tristeza pra mim... e pra tantos ... que são dos tempos em que uma simples Linha Telefônica Particular... residencial... ERA COISA DE GENTE PACIENTE É MUITO BEM E VIDA! Nasci em Junho de 1.973... Eita modernice kkkkk Como é usada mal!
A Internet, mais precisamente as Redes Sociais, fazem hoje o trabalho que a TV E ALGUMAS RADIOS MAIS MODERNAS...Faziam antes do Ano 2.000! Eles não perderam a importância, mas... perdem feio pra WEB!
O UA-cam se disfarçando de amigo e me viciando cada vez mais..
UA-cam não vicia, pelo contrário, lá você encontra TODAS AS OPINIÕES, e aí pode escolher! Escolher! Escolher! Em vez de ficar vidrado na Globo.
@@beatrizribeiro5305 cara Beatriz, você tem razão claro, podemos ficar viciados e ver UA-cam o dia inteiro. Como também Google. No entanto existe uma diferença fundamental. Na TV você se senta passivamente em frente e engole tudo sem filtros. Eles entram na sua casa, fazem a sua cabeça e depois de anos e anos você nem sabe mesmo como as suas experiências se contrapõem ao que você superficialmente acredita. Superficialmente no sentido de que você não teve oportunidade de discutir sobre nada do que entrou por debaixo da sua guarda sem ser questionado. O UA-cam por outro lado você pode questionar diretamente, e para sermos justos, te dá muitas idéias pra repetir aquilo do seu jeito. Ou seja, se você vê um pouco e depois vai tentar fazer algo semelhante, ele está promovendo criatividade, porque você não imita exatamente, nem mesmo a si mesma. Por outro lado, se vc vê o UA-cam o dia inteiro, passa a ter o mesmo efeito da TV. Com mais variedade é claro.
@@RitaHutchins verdade. Temos que achar o equilibrio para tudo né.
Tem ponto negativo e positivo tanto no youtube quanto na TV.
Até ler livro de mais esquecendo do resto da vida é ruim .. kkk
@@beatrizribeiro5305 se vc vicia amor, é problema seu
Eu nunca disse que o problema do meu vício era seu, querido kkkkk cada uma...
"... Tenho tantos amigos online, e o mais presente é a SOLIDÃO... " Frases de um viciado em redes sociais...
forte hein!
Sempre que percebo que estou perdendo tempo nas redes sociais eu voltou nesse vídeo para levar esse tapa na cara.
" Passos para não ficar refém das redes sociais:
1. Desativar as notificações;
2. Não embarcar em recomendações de vídeo;
3. Seguir as pessoas e as páginas, com quem você não concorda;
4. Não dormir e acordar com o celular;
5. A sua atenção vale ouro..."
As redes sociais "capturam" os incautos através de três características q a maioria possui:
1. Necessidade de chamar atenção.
2. Necessidade de aceitação.
3. Curiosidade, q é algo bom, mas q aqui consiste numa curiosidade rasa em saber da vida alheia.
Exemplo: antigamente se ia à Paris, tirava-se fotos e guardava-se as melhores lembranças na memória. Hj não. Não basta ir à Paris. O q vale é mostrar pra todo mundo q está lá (item 1). Mas não basta só mostrar, é preciso saber se as pessoas curtiram, comentaram e elogiaram o fato de vc está lá (item 2). Por fim, é "importante" saber tb q já foi, ou quem agora está em Londres ou Moscou (item 3). Em tempo: as redes sociais não moldaram a fraqueza dessa geração, apenas exploraram a brecha existente, pois essa geração já nasceu fraca com tudo na mão sem esforço. As redes sociais só potencializaram e escancararam essa fraqueza!
A moda agora é escancarar o belo em prol da autoaceitação. Até comentei com minha namorada que aparentemente vc n pode ser fit e estar bem consigo, a associação comum é que a pessoa é feliz comendo besteiras e essa é a receita. A moda do narcisismo atual é a exibição de que a pessoa se aceita como é, ou melhor, como n deveria ser
@@vinissues4634 exato.
@Alyson Ferrera Nem tanto. Até um pobre mortal tomando um sorvete no shopping posta a foto e fica esperando as curtidas. Nem aproveita o momento.
Teve um tempo que as pessoas pediam autógrafo para gente famosa e guardavam isso pra si. Hoje em dia elas pedem selfie para mostrar para as outras e ganhar likes.
Vou te corrigir só numa coisa... Geração, amplia um pouco seu conceito de geração meu caro amigo cultissimo por sinal, a brecha existente a q vc se refere existe desde o paleolítico... basta ir na literatura especializada, na arqueologia, se houvesse internet no império romano, o efeito seria o mesmo de hoje, e o quê é. O mundo hoje senão a Roma antes da queda ou Corinto em seus melhores dias? Vivemos numa Sodoma e Gomorra Global!
O sociólogo Zygmut Bauman disse uma vez: “O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, ganhou bilhões com sua empresa focando nosso medo da solidão. Isso é o Facebook”.
vdd
Eu cheguei a em sentir mal de tanto ver coisas perfeitas, vida perfeita, muitas viagens, corpo escutural, e eu me cobrava muito. E daí daí das redes, entro no insta 1x na semana e passo poucos minutos.
A midia tradicional faz muito pior é muita hipocrisia quantos truques para viciar a tv e a imprensa sempre usou kkkkk
@Lucas TC Só cuidado com o Twitter lá está o lugar mais tóxico que vc já viu, pessoas militando, cancelando falando sobre política tá uma coisa bem ruim.
Vdd
Detalhe: Estamos usando uma rede social para entender isso!
pensei exatamente isso
É porque em tudo, mesmo naquilo que foi feito para nos prejudicar, o "lado bom da vida", atua para nos auxiliar.
No UA-cam é um pouco diferente, porque não é o mesmo feed e pra quem tem Premium, não precisa ficar vendo anúncio.
@@Amanda.santos. Olha a pessoa caindo na "armadilha" novamente, premium. 😊
@@edisone.7212 só ver o vídeo de novo, logo no começo fala que você é o produto, porque é de graça. Não é uma armadilha pagar pra usar algo ou vai falar que tudo na vida é uma armadilha ? Netflix aí, nem é rede social, mas a gente paga pra usar, é armadilha colega ? Eu en, a pessoa não entendeu o vídeo.
Eu passo de 9 a 12 horas por dia na internet vendo coisas inúteis. quero, pretendo e vou me livrar desse vício. É muito dificil!
Pode falar como está seu desempenho agora, 10 meses depois?
@@mr.reverie1984 infelizmente continua da mesma forma, só que tô melhorando um pouco
Caramba! Tenta fazer uma transição, tipo: começa a usar 1 hora menos e com coisas que vc possa fazer fora, tipo: ver coisas sobre leitura e depois ler mais livros (adpata pro seus gostos). Foi assim que me indicou minha psicologa.
@@Саша-ю1к9ш O difícil é justamente medir esse tempo
Não é algo programado. Ninguém se programa passar 11h por dia na Internet, simplesmente acontece. É dificil descontar 1h por dia de algo que não é organizado. Que não tem hora certa pra começar e terminar.
Tem uma frase de Peter Drucker que diz "Tudo que pode ser medido, pode ser melhorado".
Acredito que a tarefa árdua pra essa mudança seja sistematizar e organizar o tempo de que utilizamos a Internet (fazer um diagnóstico do nosso uso) e só então com esses dados organizar de onde vamos cortar tempo.
Falei tudo isso mas não tenho moral nenhuma pq passo pelo mesmo kk. Tmj!
deleta suas redes sociais sem dó nem piedade.
Eu tenho 58 anos, e vivi 35 anos sem precisar de celulares e redes sociais.
Não sou contra isso, mais todos deveriam ter disciplinas para ultiliza-los.
A sua geração é ótima, uma pena que está ficando cada vez mais rara nesse mundo moderno.
queria ser da geração X
Conheço gente mais velha que são mais viciados que os jovens, não é a idade, é disciplina @@phocoficial29
Redes sociais quando mal utilizadas são um caos para nossa saúde mental.
Verdade
Difícil achar alguém que saiba usar corretamente, ela não vem com o manual.
@@FelipeRodrigues-tl5jr E crianças que estão com o cerébro em formação usam elas, porque os pais na maioria da vezes não estão nem aí para o conteúdo que os filhos consomem e como eles usam as redes sociais.
"O cara que inventou o like do Facebook apagou o Facebook" isso resume em poucas palavras os efeitos das redes sociais assim como alguém que luta contra os efeitos do crack desesperadamente.
Obrigado pelo vídeo!
Ele se baseou na psicologia, a famosa caixa de skinner
A notícia passada pelos profissionais da BBC tem um algo a mais, sempre direto e objetivo.
Muito obrigada, Daniel!
Olha a dopamina virtual aí. Elogios, massagem do ego... Kkkkk tô zuando, BBC. Parabéns 👏
3 anos sem redes sociais !
Pode ter certeza .... é maravilhoso !
Depois de habilitar o celular para calcular o tempo de tela eu vi que passava mais de 10 horas diárias no celular nas redes sociais, fiquei tão chocada que simplesmente desabilitei tudo, faz uns 5 meses que não olho nada no twitter, tiktok ou instagram, e foi absurdo a vontade que eu tinha de entrar nessas redes depois de desinstalar, se tornou uma abstinência praticamente, precisamos ter essa noção do quanto usamos e como usamos, as redes nos tornam escravos muito facilmente.
Eu exclui tudo nem sinto falta realmente é uma grande perca de tempo . Eu vi que agente até mais energia pra fazer as tarefas diárias .
@@VITIN777-k7s Siim, as mídias tiram muito o nosso foco, é assustador o quanto ficamos dependentes delas tão facilmente
Black Mirror já havia falado disso, é assustador a nossa dependência de likes. Primeira temporada acho, 4 episódio. Tão cruel e verdadeiro
Se você se refere ao episódio que fala sobre a nossa dependência por "likes", o correto seria: 3 Temporada, 1 episódio.
@@walternotedio Obrigada :)
Errrrroouuu
Episódio Nose Diving.
@@walternotedio esse EP me matou
Vamos mudar o conceito de rede social pra rede virtual pq de social não tem nada!
Up?
Apoiado.
Up
Verdade
Verdade!
Sim. É perceptível um "emburrecimento emocional" nas novas gerações pelo uso das redes sociais. Estamos mais superficiais e limitados. Ótimo Conteúdo
Faz 3 anos em que não uso mais redes sociais para coisas inúteis e depois disso eu pude, votar a estudar, realizar diversos cursos online,ler 10 livros, aproveitar mais minha família e acompanhar mais de perto o crescimento do meu filho.
Só me arrependo de não ter feito isso antes.
Mudei minha vida.
👏👏👏👏👏👏👏Esse vídeo é simplesmente sensacional, pena que certamente, muitos dos que visualizaram, já devem ter esquecido desses "segredos"😢
SENSACIONAL:
11:40 "Aproveita e conversa com quem você mora; lê um livro...sai da timeline!"
10:50 Eu penso em dar atenção somente aos vídeos dos canais que sou inscrito.
Se é por isso que eu fico na net, pra não ouvir reclamação de gentalha.
Não sou viciada em redes sociais. Sou obrigada a usar o Whatsapp por causa do grupo de trabalho, mas o resto eu olho quando quero. Às vezes, levo dias, semanas, para olhar Face ou Instagram.
Eu uso o whatsApp por causa do trabalho tbm ksksksksks o youtube uso para aprender ingles.
@@MauricioOliveira-mu8ef olha que coincidência legal: também uso o UA-cam para aprender inglês, sou formada em letras português e inglês, com foco na língua inglesa, pois fiz um curso de 2000 a 2004. Depois, em 2005, comecei a viajar com grupo de missionários americanos da igreja Batista. Primeira viagem eu me sintia travada para falar com os americanos. Eu até entendia bem o que eles falavam, mas na hora de abrir a minha boca pensava que ia pronunciar as palavras de forma errada. Só melhorei depois da quinta viagem. Trabalhei com eles por 7 anos, até 2012. Hoje, eu me sinto um pouco enferrujada. Quer uma boa dica para ajudar na pronúncia? Baixa o App VOA Special English na playstore. É ótimo. Um grande abraço.
@@neidokalima5469 obrigado, vou dar uma olhada nesse aplicativo, eu sou membro da igreja batista aqui hehe eu ja entendo até "bem" o ingles, mas falar que é complicado. Vou acatar sua dica. Valew :)
@Herick Vieira Também concordo que o You Tube não é meramente uma rede social. Uso como ferramenta de trabalho muitas vezes. Tem tutorial para tudo neste lugar. Resolvo meus problemas com o notebook, o roteador wi-fi, fazer objetos reciclados, expandir o meu conhecimento, aqui, nesta plataforma sem sair de casa e nem gastar dinheiro. Agora vou atrás de um tutorial para reinstalar o driver do bluetooth do note que não está funcionando depois da mais recente atualização do Windows 10. Toda atualização desaparece algo do note: driver de áudio, wi-fi, bluetooth. 😂😂😂😂😂😂😂😂
@@MauricioOliveira-mu8ef Eu ouvi falar do Voa (Voices of America) em 2001. Era um programa de rádio transmitido para vários países, onde havia pessoas interessadas em estudar inglês. O VOA atual tem áudio com texto (assuntos da atualidade nos EUA e no mundo), vídeos, etc. A pronúncia é mais lenta que na conversação mas nos ajuda a entender melhor. Espero, sinceramente, que te seja útil.
O controle, a manipulação, a indução, é clara. Temos que nos policiar o tempo todo.
O maia triste dessa notícia e saber das altas taxas de suicídio entre crianças. Não imagino meus filhos crescendo nesse mundo virtual.
Verdadeira aula para manter sua saúde mental
Por que vocês não disponibilizam legendas? Surdos não conseguem acessar esta publicação.
verdade Aline
Up
up
Up
Up
Redes Sociais = vc não vive,só existe
😭😭isso doeu
Geração Aborrecente é bem isso. Tente paquerar uma novinha hoje. Elas passa 60 minutos contigo, o resto querem voltar pro Instagram pra passar o dia editando foto do rolê
@@ciroheadbanger2008 kkkkkkkk verídico e triste.
"NADA GRANDIOSO ENTRA NAS VIDAS DOS MORTAIS SEM UMA MALDIÇÃO"
-SÓFOCLES.
Como assim? O que considera grandioso? A vida em si é grandiosa!
@@jaquelineprusch grandioso, revolucionário, de projeto ambicioso....
Grandioso que ele fala é algo que foi criado para benefícios do ser humano em si, deve ter mais conceitos aí, mas eu tentei.
@@jaquelineprusch a vida não entra na vida dos mortais, ela é condição necessária de existência e não um aditivo.
Como assim? Respondo: Uma boa dica é sair do UA-cam e ler tragédias gregas. Aí vc vai entender a frase com o peso que ela tem. Não é ofensa nem provocação. É uma sugestão honesta. Boa sorte.
@@shed4177 Eu leio muita filosofia e história, mas não leio essas tragédias, mas pelo menos eu consegui entender de certa forma.
É a mesma coisa que sempre aconteceu. A diferença é que antes das redes sociais a gente tinha contato com umas 50 pessoas no dia e agora são 50 milhões. Toda forma de obter prazer, e de ser atacado é a mesma, mas agora em dimensão muito maior. Isso exige que a gente fique mais atento e mais esperto com tudo.
Comentário MT interessante
Que vídeo necessário !!!! Importante pensarmos nisso...vivemos um tempo de escravidão virtual e sem percebermos deixamos de lado momentos especiais que podemos viver pessoalmente....enfim me fez mudar MT a Ideia que eu tinha sobre redes sociais .
não consegui gostar das redes sociais. Ainda prefiro viajar, caminhar e ler
Pode parecer contraditório, pelo meio da abordagem, mas, nós também! Venha nos visitar Restaurante Pot Quebrado (Bichinho/MG)
Verdade, tanto é que passa o dia todo no UA-cam.
👏👏👏
também não me adaptei. Tenho zap pq é a comunicação mais utilizada é o You tube pq TV não dá.
Sorte a sua👏🏽👏🏽
Rede sociais ou manipulações sociais.
Ferramentas do big brother
George woell 1984. Livro.
parece que a galera só leu esse livro
orwell*
@@igleson7907 você já viu o filme?
Nada ver. Admirável mundo Novo do Huxley se encaixa mais nesse caso.
@@igleson7907 😊
@@ezequiasnunes. é só não usar e deixar quem gosta usar a vontade
Eu amei esse filme! Recomendei para várias pessoas assistirem.
@@crissmatosadv não só na política, em todos os assuntos. E afeta o mundo todo. As pessoas vão ficando mais intolerantes, só enxergam o seu ponto de vista, perdem a humildade achando q são donas da verdade. Não sabem argumentar, debater, mudar de opinião...
Eu tb 🙋🏼♀️
Todo mundo criticando o fato do apresentador pediu para curtir e compartilhar. Esse é o dilema. Dilema !!!
concordo com o vídeo. o algoritmo das redes sociais trabalha incansavelmente o dia todo pra te prender la, são anúncios de produtos que vc pesquisou recentemente e várias notificações quando vc fica algum tempo fora deles. achei muito interessante a parte em que o jornalista alerta que temos que ser "consumidos" pela Internet, só quando querermos, e isso é verdade. eu, por exemplo, fico a minha maior parte do tempo nas redes sociais só quando quero, e felizmente consigo ainda ter vários contratos presencialmente com amigos, família e outras pessoas. excelente vídeo.
Arrasou BBC!. Bom resumo !. Obrigado pelas informações extremamente úteis!.. sucesso !.
Valeu, Yvan!
"Se você não paga pelo produto, o produto é você."
Linux: Então...
Mas a situação é um pouco diferente. Eles ofertam um serviço muito dispendioso, enquanto uma boa parte do trabalho por trás das distribuições Linux é mantida por doações.
O povo é vítima
😂😂😂😂😂
@@arleyantes9321 Doações de empresas privadas como Google, Microsoft, IBM... Elas que controlam o software "livre"....
Haha apesar da piada, o pessoal parece ter levado a sério, então uma explicação simples: Linux é software livre, onde os clientes também são/podem ser, os engenheiros desse produto. É algo completamente diferente do caso das redes sociais, em genero, numero e grau.
Incrível.
Eu sabia parcialmente disso. Manipulei o algoritimo do meu instagram pra aparecer dicas de inglês, notícias sobre o país do qual quero aprender a língua e etc apenas curtindo tudo o que eles postam.
Desativei as notificações de todos os app inconscientemente porque tava me atrapalhando no uso do próprio celular como assistir um vídeo e etc. Deixei as notificações apenas de quem eu quero que me chame a atenção como minha mãe, crush ou amigos próximos.
Não perco meu tempo em redes sociais, me libertei desse vício tóxico, que me fazia mal psicologicamente, roubava meu tempo precioso, me deixava com uma baixa estima, seguia gente sem nada pra acrescentar, está destruindo a mente dos jovens é preocupante! Só tenho UA-cam e vejo somente conteúdos que enriquecem meu intelecto, me trazem informação e acrescentam coisas positivas pra minha vida.
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.
VOCE E UM EXCELENTE PROFISSIONAL,
SAO POUCOS NESSE MUNDO QUE REALMENTE ALERTAM PASSAM VERDADEIRAS INFORMAÇÕES PARA OS ESPECTADORES A FIM DE DESPERTALOS PARA O PRÓPRIO BEM.
CONTINUE COM ESSA ESSÊNCIA DE HUMILDADE, SINCERIDADE, LEALDADE AO SER HUMANO !
OBRIGADO PELA SUA VERDADEIRA INFORMAÇÃO .
FALE SEMPRE A VERDADE DOE A QUEM DOER !
Se até o cara que inventou o Like apagou o próprio perfil, imagino que não deva ser muito legal então
kkk
Eu tenho certeza
Olá pessoal! Eu estou com um canal no youtube e por aqui é a unica plataforma que tenho para divulgar meu trabalho. Lá eu falo sobre a manipulação em massa das redes sociais e outras coisas. Eu convido esse pùblico da BBC à visitar o canal. É só clicar no meu perfil.
Agradeço desde já e cuidem-se.
gatilho
FANTÁSTICO! Essa equipe da BBC News Brasil tem uma sensibilidade incrível aos problemas brasileiros.
Parabéns ao Ricardo Senra. Informação deve conseguir chegar ao publico alvo, NÓS !!!!
Sai do face pq percebi q eu perdia muito tempo ali, mas, tive de voltar por conta do trabalho, e ja estou perdendo tempo de novo 😪, tds as redes manipulam o povo o tempo todo... e quem não sabe lidar com isso acaba em depressão, infelizes...vivemos em um mundo de aparencias, onde valores ja nao existem mais 😪
Eu tbm excliu( nao desativei, eu exclui mesmo) por passava tempo demais sem fazer nada de relevante no facebook. Exclui e me sinto muito melhor. O whatsApp eu uso por causa do trabalho e o youtube para aprender portugues e ingles. Mas volta e meia me desvia do objetivo tbm kskssk um dia sairei do youtube tbm. O que faço e baixar os videos para ver depois.
Eu saí do Ig, mas voltei por causa da namorada. Engraçado que msm a gnt que já é esclarecido e controlado quanto ao tema sofre dessas ansiedades dessas redes. N pode dar espaço
Tenho ansiedade e evito usar em excesso as redes sociais, exatamente por ser um gatilho. Mas, acabo tendo que utilizar por causa do trabalho. É complicado.
eu tmb exclui e tive que voltar pq uma prof. da faculdade postava vídeo aula em um grupo por lá. Minha estratégia pra não viciar dessa vez foi deixar a rede social menos atrativa possível, curta poucas páginas, siga poucas pessoas, não fique enviando solicitações de amizade, etc. Funciona
O melhor foi o “Curta, Comente, Compartilhe”, ao final do vídeo. Tipo “não faça como eu vou fazer com vocês ao final do vídeo. Ou melhor, faça só pra nós!”. Mais gente se deu conta? Se sim, “curta, comente, compartilhe”... rsrsrs.
Faça o que eu falo mas não faça o que eu faço... 😜
Graças a Deus sou anormal. Só venho ao youtube pelos seus tesourinhos, arte, palestras, humor ou apoiar algum canal de voluntariado. E compras, só o que está na minha lista. Obrigada pelo tema 👍👏👏
Plot twist 2: no final do vídeo, a BBC pede pra ''compartilhar'' e ''curtir'' e ''comentar''. hahahaha
É o sujo falando do mal lavado! O portal de notícias deles também funciona da mesma forma. Possuem Analytics para entender o público que acessa, instalam cookies no seu celular para entender seu comportamento na rede e exibir anúncios que tem maior potencial de venda. Pra quem trabalha com isso não é novidade...
@@BlasphemerMedia Tudo é um negócio... O importante é fazer dinheiro.
A questão é diminuir a frequência ou dominar as redes e não ser dominado por elas.
Que é o que acontece com a grande maioria.
Enfim a hipocrisia kkkk
Kkkkkkkk 😂
Ontem eu vi o novo documentário da Netflix sobre isso. E hj o UA-cam me recomendou esse vídeo.... Medo
Não tenha medoakkakaka o seu celular te escuta, e muito bem
Está tudo conectado. Absolutamente NADA que acontece na Internet é por acaso.
Os brasileiros estão muito vidrados nas redes sociais, tem gringo fazendo conteúdo pro brasileiro pois sabe o quanto consumirmos. Enquanto eles ficam ricos, uma massa de pessoas entram em depressão.
Nossa, concordo total. Até me empolguei pra escrever um post sobre o tema. Esta informação precisa ser divulgada, e as pessoas precisam mudar seus hábitos. É a eterna briga "saúde vs. dinheiro".
Rede social é viciante,é uma maneira fácil e pratica de passar o tempo,deixei de ver o instagram no trabalho,só vejo em casa,porque achei que tava ficando viciado,Tempo livre:vejo outros sites,sites de musica,de noticias(euronews live,NHK live),sites de arte,assim é mais saudável do que a monotonia de estar numa rede social ´´todo dia``
Negocio é voltar aos anos 90,só e-mail, celular, sms e se vc quiser contatar seus amigos, ligue e marque um chopp no bar.
Concordo
Anos 90 ...sensacional
Eu sinto saudades da troca de cartas com as gatas ! Tinham umas que escreviam em papel borrifado com o próprio perfume ! Eu recebia "seminudes" já naquela época ! O melhor era o português delas, tchê... como elas escreviam bem !
Amava esse tempo
É o correto
Tema maravilhoso para tratar. Tão importante mas tão subestimado! Já me perguntaram como eu VIVO sem Instagram. (??????)
BBC arrasa 🌹
tbm me perguntam ,nossa vc não tem Facebook nem Instagram, não tenho.
Obrigada, Christianny!
Apesar de não me achar melhor que ninguem, fico feliz em saber que já estou tomando as precauções recomendadas. Tenho tentado alertar sobre essas questões, principalmente a questão emocional. Tenho tentado explicar que a "causa" da depressão poder vir das redes, mas ainda não tinha visto nenhum conteúdo que abarcasse minha fala. Agradeço muito pelo vídeo. Talvez fique mais fácil de explicar e até fazer a pessoa entender que os problemas emocionais tem sim a ver com as redes sociais.
Pois é, descargas tão frequentes de dopamina não poderia dar em outra coisa né? Fora a "vitrine de vida perfeita" que deixa todo mundo mal e instiga a competitividade
Cada vez mais cedo as crianças e adolescentes estão entrando em depressão.
Vi um podcast de dois biólogos falando como a indústria alimentar manipula os alimentos para gerar vícios, agora as redes sociais. Esse mundo é muito decepcionante as vezes. Querem que eu fique viciado em comida, redes sociais, bebida....
Gerar tribalismo e discórdia nas redes é um meio de ganhar dinheiro...
Nome e título dese debate. Me interessei.
Isso é uma pura verdade , eu estou lutando para vencer a compulsão alimentar , se eu passar perto de uma padaria , lanchonete , sinto um prazer imenso , mais sabe o que é imenso ? Parece que é uma boca de droga , quando eu compro algo nesses locais sinto um êxtase tão grande que não sei explicar como é essa sensação .
melhor parte. "siga pessoas que você não concorda! Veja as coisas por outro ângulo" Maravilhosa dica obrigada!
Esse Documentário e esclarecedor e assustador , o mais intrigante e q isso e só o começo
As redea"sociais" são na verdade anti-sociais. Temos a falsa sensação de ganho individual mas perdemos como sociedade.
A midia tradicional faz muito pior é muita hipocrisia quantos truques para viciar a tv e a imprensa sempre usou kkkkk
Kori, filosofou Man!! Haha
@@ronaldos.2009 O problema é que um não justifica o outro amigo, as mídias tradicionais faziam isso mesmo, a diferença é que vc não tinha controle sobre oq ver ou assistir, mas nós apenas trocamos um pelo outro.. e convenhamos, as mídias livre hoje em dia são bem piores do que a TV pois cada um conseguiu a sua "Droga" particular, que é bem mais viciante do que as Drogas que não escolhiam os antigamente.. tanto um como o outro trazem muitos malefícios e poucos benefícios.
@@alexj8051
Mas Alex...
É bem assim mesmo cara, se vc pensar...
Milhões ou bilhões de pessoas usam as tais de "redes sociais"... e isso significa dados agregados... mais valioso que ouro.
Usando softwares e algoritmos eles são capazes de estimar e prever comportamentos coletivos e usar de forma comercial pra propaganda.. .
Mas tb pra manipular parte ou toda população durante eleições sendo uma ameaça real ao nosso conceito de democracia.
@@kori5679 eu consigo perceber esse malefício mais visível na politica.
Netflix o dilema das redes
O UA-cam não é ruim, o que te prejudica é a forma que você usa. As redes sociais são uma linha muito tênue entre bom e ruim. Porém os mais culpados de tudo isso são as pessoas que sabem disso e não fazem nada pra mudar.
Perfeita colocação!
Encantada estou .
Agradecida estou .
Lotada de dopamina por tanta informação Maravilhosa e que expressa TUDO que eu penso e sinto.🤩🤩🤩🤩👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🤜🏼🤛🏾
Quem vive acessando redes sociais e cuminicando a beleza da sua existência. O tempo é brutal é tão poderoso que afetar seres irracional, tempo perdido é tempo perdido.
"Siga pessoas e páginas que você não concorda"
Isso vai ser difícil para muitas pessoas, as redes sociais deixaram as pessoas muito intolerantes às opiniões alheias.
Melhor filme da BBC, abrindo os olhos do povo .
Sou Psicóloga e pesquisadora. Minha primeira pesquisa foi sobre o impacto das redes sócias na saúde mental. Na época, usei o filme Rede Social.
eu comecei tirando as notificações dos aplicativos, e ja esta me ajudando bastante, próximo passo é começar a deletar tudo kk
"Desligue as recomendações automáticas de vídeos".Aprendi isso através desse vídeo, que me foi recomendado automaticamente.
Como faço isso
Enfim, a hipocrisia
@@aparecidaoliveira6919 Eu tbm queria saber.
Eu trabalho avaliando anúncios do Instagram, e sinceramente, estou de saco cheio das redes sociais. Antes eu nem ligava muito pra anúncio, agora não posso ver nenhum que sinto raiva. Depois que acabar esse trabalho vou ficar o mais longe possível das redes sociais.
Você é corajoso e verdadeiro,Deus te proteja 👏
Vou assistir o documentário para entender como cortar o uso excessivo das redes sociais. Obrigado BBC, um baita vídeo para compartilhar até com o grupo da família.
Genteeeeeeee!!! Você está fazendo um alerta muito importante Ricardo, quê Deus te abençoe e seja abençoado com muita saúde pra continuar fazendo esse trabalho. DEUS TE ABENÇOE
Meu problema: parar de usar Facebook, viciar no Instagram, parar de usar Instagram, viciar na Netflix, enfim o vício
É isto...tento controlar meu tempo usando com menos frequência instagram e Facebook, percebi que comecei a usar mais o Whatsapp e o you tube, de forma inconsciente(consciente) tentando suprir a falta dos outros. :/
Isso
Netflix ou qq streaming e fácil... Agora Facebook e insta já e um ponto difícil, até o UA-cam e mas fácil de controle.
Netflix não é uma rede social
Eu parei de viciar no youtube, viciei no facebook desisntalei o facebook viciei no instagram deixei de viciar no instagram viciei no tik tok e agora parei de viciar no tik tok viciei no youtube de novo
Ótimo vídeo, a interação é algo muito importante, e estamos perdendo a comunicação com as pessoas próximas!
A lógica é a mesma na TV e no rádio. A diferença é que as redes sociais permitem a personalização da publicidade. Quanto às estratégias de retenção, algo semelhante também ocorre na TV.
Estou prestes a me desfazer disso e voltar a ser feliz e aproveitar mais a vida e melhorar o foco nos objetivos.
Cara, parabéns pelo conteúdo, trabalho com marketing digital e tudo procede, falo pq estou dos dois lados dos extremos. Durante um tempo do ano passado busquei ficar sem redes sociais, utilizando apenas no trabalho. Minha patroa disse "como é que vou falar contigo", falei logo em seguida que ela poderia me ligar. Por conta da comunicação rápido e falta de tempo, as pessoas nem ligam mais para outras, isso entre smartphones e entre pessoas mesmo. Tem que peneirar muito conteúdo lixo pq vc se não teu tempo vai ficar só nisso.
Só digo uma coisa: Se alguém me pedir socorro pelas redes sociais, corre o risco de morrer.
Vixe é desse jeito, o povo me marca nas coisas e eu só vejo 1 a 2 semanas depois rsrs
Socorro
Socorroooo... Morri!
Tipo isso aff😨😞
@@bumble.bee22 Só vi sua mensagem agora. Aínda está vivo?
Cara... Esse jornalista é um dos melhores daqui... Ele e aquela que fez o vídeo do Ubuntu
ubuntu = linux, que vídeo foi esse ?
@@davidmessias818 isso mesmo, Linux... Porque é isso que Ubuntu significa e com certeza a BBC da super moral pra sistemas operacionais 👍🏻
Melhor comentário sobre o tema, obrigada.
eu li "Você é o Produto" de cara eu vi que ia Falar sobre "O Dilema Das Redes". NECESSÁRIO d+ esse documentário.
👏👏 Recomendo para quem não viu esse filme. Tudo aquilo que já imaginávamos, relatado por pessoas de dentro....
Eu só estou usando o UA-cam! Deus me livre do resto! Ricardo, Parabéns pelo vídeo! És um dos melhores repórteres da bbc news br!👏🏽👏🏽❤️❤️
Tô nessa tb :)
Vivemos na “Black Mirror”...
Calma que ainda vai piorar quando a mídia sintética chegar
O ser humano é facilmente manipulável e os donos do poder sabem disso, políticos, religiosos, empresários, banqueiros, formadores de opinião, ou seja, somos guerreados constantemente com conteúdo preparado e pensado especialmente para nos manipular de forma oportunista e tendenciosa. A melhor forma de tomar as rédeas da sua vida é pensar, se conhecer, questionar, questionar e questionar sempre, se pergunte "porque mesmo estou fazendo isso, qual o objetivo por detrás do que faço, qual benefício positivo me trará", faça perguntas. Eu uso redes sociais como negócio para vender produto e também como sala de aula para aprender novas atividades, cursos, palestras, desenvolver habilidades, por exemplo, o meu ingles está melhorando muito estudando diariamente, estou aperfeiçoando o conhecimento de EXCEL, me tornei confeiteiro e aprendi muito visitando excelentes aulas internacionais. Tudo é questão de foco, use o lado bom das redes em seu benefício e nunca esqueça de perguntar, isso me faz bem ou mal, estou progredindo?!?!?!
Em tudo está tendo controle psicológico!
🦋🦋🦋
Nas redes e fora delas também!
🦋🦋🦋
Valeu BBC. Essa reportagem e um grande serviço social como todas suas reportagens costumam ser. Muito obrigado e sucesso ao belo trabalho de vcs
"Ter muitos amigos é não ter nenhum" Aristóteles. Ainda bem que nunca gostei de Facebook ou Instagram. Mas uso o wpp e o You Tube. Pra falar a vdd, a culpa não é das empresas que inventeram essas redes sociais, o mundo foi ficando mais globalizado e mais tecnológico, então até entendo. O grande problema, é o vício do ser humano.
Exato. Até entendo que algumas marcas apelam e muito, mas tudo depende da própria pessoa, eu uso mais as redes sociais pra estudo e trabalho do que pra ficar vendo a vida alheia ou mendigar like em fotos.
Apesar de tudo algumas marcas já vem se conscientizando sobre o uso correto de ferramentas e ações para fazer um marketing mais sustentável e humano.
O algoritmo é mais forte do que você. Ele vai te vencer. As dicas que ele traz no ponto 6 são inúteis, ninguém consegue praticá-la para sempre. A única saída é sair das redes sociais.
Simplesmente foda.
Vídeo excelente. Cinco estrelas.
Asistir esse vídeo é um apelo real aos cuidados que devemos ter com a sanidade mental.
AINDA DA TEMPO.
TÔ FORA DESSA QUESTÃO, NÃO TENHO E NUNCA TIVE REDE SOCIAL, E REALMENTE NUNCA ME FEZ FALTA ALGUMA.
Faz bem, tô com uns dias q eliminei o Instagram e Facebook e parece que fui liberta de alguma droga, sei lá é meio surreal.