Cara, as pessoas precisam saber a importância disso. É muito diferente quando entendemos que o clichê da atividade física e alimentação saudável tem como base a neurociência, e que isso pode literalmente salvar vida de nós portadores de TAB juntamente com a obesidade. É um ciclo, vc engorda pelos remédios, entra na depressão, fica sem forças para sair da cama e se exercitar, piorando ainda mais o quadro a nível sistêmico, come muita porcaria como forma de recompensa, e por aí vai, se tornando uma bola de neve gigantesca. Sou nutricionista, tenho TAB e obesidade grau 1, sei que não é fácil, mas conteúdos como esse nos ajudam, nos motivam a fazer coisas que antes não colocaríamos tanta fé, mas olha só a importância imensa que a alimentação tem na nossa vida. Parabéns pelo conteúdo dr!
Faltam palavras para elogia-lo doutor Renato. Maravilhoso, necessário, presente de Deus, etc. Muito obrigada por tudo! Bençãos infinitas para o senhor! Vida longa!
Dr. Renato eu lhe agradeço por dividir o seu conhecimento conosco pois depois de muitos anos sendo tratada como depressiva só agora descobri o que é ser bipolar
Faz sentido. As dores generalizadas que você sentia no corpo eram resultado da inflamação sistêmica causada pela bipolaridade. Fico feliz pelo diagnóstico correto e pelo tratamento eficaz.
Esse médico é um tesouro que vídeo maravilhoso e cheio de informação muito obrigada por essa informações valiosa Deus abençoe esse médico depois dos vídeos dele eu entendo, a gravidade da Minha bipolaridade
eu engordei 20 kg, nem todos tem efeitos colaterais, sou muito sensivel e sofro com esta questão, pois o aumento de peso e de aumento de gordura corporal também levam a depressão
Engraçado que minha médica psiquiatra que trata meu transtorno Bipolar, não esquenta se estou gorda ou não, nem se estou fazendo atividade física ou não. Então certos médicos não ligam p essa inflamação sistêmica. Na clínica que estive, a ordem é se alimentar bem. Não fazem nada altamente calórico, mas também não deixa de ter sobremesa e lanche da tarde e da noite. Lá meu intestino ficou regulado, coisa q sempre foi problema.
Dr Renato, com a sua sabedoria ao explicar sobre o transtorno bipolar, tem tornado meu " fardo" mais leve, pois tenho pessoas bipolares na família e é uma luta cruel. Sempre soube que eram pessoas diferenciadas, depois veio o diagnóstico e com eles a sua disponibilidade em ensinar td sobre a doença, isso não tem preço. Aprendi que não são as pessoas que amo, são " fantasmas" que sobraram delas, e devo compreender e não abandona-las. Muitos me acham maluca por aceitar viver nessa corda bamba, mas eu escolhi cuidar,acolher, e com certeza o gde mérito é do senhor,e de Deus que tem me capacitado prá isso. Obrigada!
Não somos fantasmas de nada, somos pessoas completas vivendo o presente o passado e o futuro como todo mundo. Se há fantasmas são os das idealizações de vocês sobre quem são as pessoas. Uma pessoa que já experiencia altos níveis de sofrimento não deveria ser tratada nem referida como se fosse um "fardo" de quem "cuida de um bipolar" como se falasse que cuida de um bicho. Falta muita compreensão sobre o que é o transtorno e o que é ter um pingo de humanidade e empatia. Que esse tipo de gente se mantenha bem distante de mim se não eu boto pra correr ☺️🙏
Vc escolheu cuidar? Beleza. Mas, não esqueça de CUIDAR DE VOCÊ também, caso contrário vc ficará doente. Só Jesus um ser Perfeito e com uma paciência infindável, para suportar todas as demandas de um Bipolar sem reclamar. Ter empatia pelos outros é ok, mas, tenha empatia por vc mesma. Fique bem e na paz.
@@mnzzsmp peço desculpas por sentir-se ofendida qdo eu me referi a "fantasmas", não foi minha intenção. Não sei se vc é bipolar, mas eu vivencio o convívio com um ser humano acima da média, em amor e dedicação a família, mas, demorou para aceitar o tratamento, e restou bem pouco dele, e isso é tristíssimo. Se sabe o suficiente sobre esse transtorno, deve saber que qdo não tratado adequadamente, acaba evoluindo para a demência, consequentemente, um final devastador para todo familiar. Não é e nunca será um fardo , mas TB nunca será um caminho suave, e isso não significa que não será amado e respeitado. Desculpe, mas vc só conseguiu provar, que realmente não sabe de nada , nem dá doença, nem do tratamento e menos ainda de quem cuida. Poderia ficar hrs tentando explicar , mas pérolas tem alto valor, não vou joga-las para quem não sabe como usa-las.
Me perdoe, mas ela tem razão. Eu sou diagnosticada com bipolaridade e têm várias pessoas na família que tb são. Não é fácil não, ainda mais quando não se faz tratamento. Eu creio que essa visão serve para usarmos (nós bipolares) com nós mesmos, mas sempre entendendo que não é obrigação de ninguém nos aceitar da forma que somos. Não temos culpa de ter essa merda de doença, mas isso não é aval para agirmos de maneira complicada e depois cobrar empatia das pessoas. A empatia serve sim para exigir respeito pq somos pessoas e merecemos sim, mas nas relações interpessoais é complicado, tanto que prefiro me afastar ao invés de sair machucando quem está ao meu redor. @@mnzzsmp
Dr.Renato que aula interessante!! Incrível!! Na infância tinha sono conturbado, e alguns episódios de sonambulismo, e somente uns trinta anos depois diagnóstico de bipolaridade tipo 2... Obs: Meu pai tinha transtorno bipolar tipo 1..importantíssima
Eu fui diagnticada bipolar. Mas quando criança e ate doze anos eu dormia as nove horas da noites levantava entre seisa sete da manhã então não era falta de dormir cedo .mas o que desencadeou o meu transtorno .eu tenho pra mim que eu sentia muita falta de afetiva da minha mãe eu so queria me sentir amada. Com treze ano eu estava depressiva não sentia vontades de sair de casa e cuidava da casa tinha responsabilidades grandes com todos da casas e ainda trabalhava fora ja como cozinheira mas era travado pelos cuidados da a mãe obsessiva e nao tinha direto de nado hoje eu ainda sofro mas sei que o meu consciente ainta me da uma travada mas eu não tomo mais controlador de humor ja se faz cinco anos não crises fortes mas percebi que ja fiquei uns meses meia descontrolada emocionalmente. Tenho consciência mas não quero medicamentos se percebo que não estou bem. Tomo cha como alimentos que desenflama o corpo e vida que que que segue amei te conhecer.eu gosto muito de ouvir seus vídeos. Gostei muito quando você fala sobre alimentação. Mas tem tratamentos alternativo ? Porque eu não tomo remédios so se for naturais
Se vc não toma os remédios exatamente da forma como o psiquiatra te passou, ou pior, se toma só quando está mal... sinto unformar mas vc está se colocando em risco. Uma hora a bomba vai explicar, amiga. Não brinque com isso. Os tratamentos além do remédio são alimentação adequada (como ele falou no vídeo), sono, e atividade física REAL 3x por semana. E o remédio.
Quero sugerir que algum médico pesquisem com bipolares que usam metformina se eles sentem um aumento na mania ou alucinação logo horas após tomar metformina. Eu sinto isso porém não tem pesquisa específica randomizada ou outro tipo focada nessa interação medicamentosa
Obrigado pela informação,minha mãe toma metformina,vou prestar atenção,pois estou na luta para salva lá,ela tem alucinações,não se adapta a medicação anti depressiva,ela tem 82 anos,é diabética,e já viveu estes mesmos sintomas em 2007,foi salva pelo Lítio + um antidepressivo! Obrigado Dr Renato tenho te acompanhado na esperança de ao menos amenizar o sofrimento da minha mãe!
Dr. os seus vídeos estão me ajudando muito. Vou anotar as coisas que você fala para entender mais do assunto. Vou anotar também como sou no dia a dia, para ver quando tenho a oscilação de humor. A psiquiatra do meu filho disse que te segue também. Você ajuda a todos. 🙂
Dr. eu amo saber o que tenho e entender um pouco dessa doença, obg por abrir esse leque complexo da bipolaridade. Dizem que sou bipolar, aceitei e sou tratada.
Doutor tenho transtorno bipolar há 15 anos. Sempre fiz atividades físicas. Agora tenho 60 anos não saio mais de casa pra nada. Queria um conselho prático. Porque falar é fácil.
Olá, Rosilei! Muito obrigado pelas palavras gentis. Eu apenas compartilho meu conhecimento e experiência para ajudar a esclarecer dúvidas e trazer mais informações sobre a saúde mental. Fico muito feliz de saber de sua consideração!
Verdade, mesmo o bipolar conseguindo fazer exercícios no primeiro dia já no dia seguinte fica sem forças e energias durante a semana toda por aquele exercício feito impedindo de tentar se exercitar novamente, muito difícil ter transtornos...
É complicado né Maristela. Até o final de novembro/23 eu estava em um ritmo bacana de exercícios, fiquei praticamente 8 meses sedentário e há duas semanas consegui retornar às atividades físicas. Nesses 8 meses constantemente eu pensava em voltar, mas ficava adiando sem parar. Para mim o segredo foi recomeçar em uma sequência bem leve, nada que exigisse muito esforço e deixasse dor no dia seguinte. Em uma semana seu corpo já começa a se adaptar de uma maneira incrível. Agora tem cerca de 15 dias e já fez uma diferença boa na disposição e condicionamento.
A minha maior mania na bipolaridade durante 13 anos foi vício de academia tanto que tive overtriner que é excesso de treinos e fiquei muito abaixo do peso, porém com massa muscular muito boa porém bipolar com pânico ansiedade extrema! Queria uma explicação disso !!!!!
Olá, Anaia! Muito obrigado por sua consideração e apreço ao trabalho que realizo por aqui, para mim é uma satisfação poder compartilhar conhecimento e experiência sobre saúde mental para ajudar a cada vez mais pessoas.
Essas alterações biológicas, de estado pró inflamatório, já ocorrem antes de abrir quadro? A pessoa que nasce com alta propensão a ser bipolar já tem a biologia diferente antes de abrir quadro ou começa a mudar após o primeiro episódio de humor?
Tem TAB, vc tem me ajudado muito a compreender o que se passa comigo. Moro no interior da Bahia e não tenho todos os tratamentos necessários. Obrigada por nos informar.
Olá, Denise! Fico feliz em saber que meus vídeos e respostas estão ajudando você a compreender melhor o seu transtorno. Lembre-se de que é importante buscar tratamento profissional para condições de saúde mental, incluindo transtorno bipolar, para obter o melhor cuidado e apoio. Muito obrigado por acompanhar por aqui!
Tenho um familiar que tem bipolaridade diagnosticada. Não sei se toma ou não os medicamentos. Mas, o que me tira do sério é que ela passsa de muita euforia, e depois do nada-pelo menos para as pessoas que estão ao seu redor- na cabeça dela não sei o k passa- arranja problema, parece que" alguém" fala com ela, e tem necessidade de discutir, inventa coisas. E mais, fala com muitas pessoas rápido, e conta histórias. Tem a capacidade de "convencer" as pessoas. Passado algum tempo, parece k nada aconteceu. Arranja briga com outro, e se vitimiza. Tem sempre razão. É sazonal. Custa muito lidar com ela. Cansativo.
Dr. sempre vejo você falar da importância da atividade física, tenho uma dúvida, que tipo de atividade física é melhor? Quanto tempo? E Quantos dias na semana é suficiente? Obrigada
Doutor fasso tratamento a vinte anos e agora tive uma piora o médico disse que tenho transtorno bipolar comecei tomando o litio e quetiapina mais o litio agravou minha tiroide agora só estou tomando a quetiapina e 50 pela manhã e anoite estou em dúvida se tenho ou não o trantorno bipolar
Aumento da inflamação sistêmica. Bipolaridade: estado pró inflamatório sistêmico, o sistema imune está combatendo corpos estranhos, temos as citocinas, porém há excesso de inflamação: ocorre aumento de interleucina 4 e TNF alfa no sangue periférico, prestar atenção nesses marcadores, pois doença bipolar não é somente cerebral é no corpo inteiro, essa inflamação ocorre em todas as fases de alteração de humor. Aumento de interleucina 6 ocorre na depressão e/ou mania. Fizeram dosagem das interleucina 6 no LCR: 1/18 na mania e 1/40 na depressão, existe inflamação diferente em várias fases de humor. Sanduíche ultra-processado piora sua inflamação sistêmica e cerebral. Será que vamos achar marcadores biológicos mais específicos para diagnóstico? Obesidade e bipolaridade: ambas têm estado inflamatório sistêmico e temos que melhorar com a alimentação essa inflamação. Na obesidade potencializa os sintomas da bipolaridade, além de não responder adequadamente à medicação. (Há aumento da interleucina 4, interleucina 6, interleucina 10 e TNF alfa). Neurobiologia está relacionado aos hábitos de vida! Os primeiros sintomas são alteração do ritmo de sono/inversão do ritmo biológico: noturnicidade! (Esse é o primeiro marcador).
No comeco eu tive bastante, tinha dor de cabeca/enxaqueca quase 4 vezes por semana. Hoje em dia diminuiu. Nao sei dizer se tem relacao com a doenca, ou se com passar do tempo e troca de medicamentos tenha ajudado.
Você toma alguma medicação? Comecei a tomar lítio há 1 ano e engordei uns 10kg, agora tô fazendo de tudo pra perder e não consigo. É muito triste! Parece que é uma coisa ou outra.
Mesmo fazendo todas as partes do tratamento, me aparecem abcessos enormes, e acabo tendo que tomar antibióticos. Não sei mais o que fazer, em qual médicos ir pra tratar de forma mais adequada as inflamacoes😢
Queria muito ser sua paciente como ia me ajudar nunca me curei tomo litio a anos mas vivo desanimada porque perdi tudo nada da certo muito triste pena que não posso pagar
O meu psiquiatra acredita que tenho tab por não responder bem ao anti-depressivo. Entretanto, eu não tenho episódios maníacos, e não consigo associar meu humor à hipomania. Enfim, me sinto perdido.
Antidepressivos pra bipolar pode piorar o transtorno o certo é tentar mudar o antidepressivo para estsbizador de humor, no meu caso eu tomo acido valproico(depakrne) e tive significativas melhoras mais tem bipolares que vai se dá melhor com outros estabilizadores de humor como por exemplo o lítio e etc.. conversa com o seu médico sobre isso..
TEORIA:Maus hábitos geram desequilíbrio fisiológico (citocinas, obesidade macrobiota prejudicial...)e causam a bipolaridade. A noturnicidade na infância pode vir de hábitos parentais...🤔
@@soniacosta792 exatamente isso! Deus permitiu que tivesse médicos e remédios, isso tb é um milagre. Não se deve rejeitar as bençãos do Sr só pq vieram de mãos humanas. Agradeça pelos medicamentos, use e tenha qualidade de vida.
Tá estranho isso. Uma doença que tbm é hereditária, dizer que a pessoa desenvolveu a doença pq tá obesa. Isso não depende de peso e nem alimentação. Não entendi absolutamente nada. Praticamente dizendo em outras palavras que bipolaridade é peso ou inflamou... torna-se bipolar
Cara, as pessoas precisam saber a importância disso. É muito diferente quando entendemos que o clichê da atividade física e alimentação saudável tem como base a neurociência, e que isso pode literalmente salvar vida de nós portadores de TAB juntamente com a obesidade. É um ciclo, vc engorda pelos remédios, entra na depressão, fica sem forças para sair da cama e se exercitar, piorando ainda mais o quadro a nível sistêmico, come muita porcaria como forma de recompensa, e por aí vai, se tornando uma bola de neve gigantesca. Sou nutricionista, tenho TAB e obesidade grau 1, sei que não é fácil, mas conteúdos como esse nos ajudam, nos motivam a fazer coisas que antes não colocaríamos tanta fé, mas olha só a importância imensa que a alimentação tem na nossa vida. Parabéns pelo conteúdo dr!
Falou tudo
Dr. Renato, você não tem ideia de quanto me ajuda esclarecendo essas questões do TAB falando com linguagem clara. Você é muito necessário.
E vivas a educacao fisica, minha primeira graduaçao.
Faltam palavras para elogia-lo doutor Renato. Maravilhoso, necessário, presente de Deus, etc. Muito obrigada por tudo! Bençãos infinitas para o senhor! Vida longa!
Esse médico é genial, melhor médico do MUNDO!👏👏👏👏👏👏
O MÉDICO QUE TODOS DEVERIAM OUVIR❤
Dr. Renato eu lhe agradeço por dividir o seu conhecimento conosco pois depois de muitos anos sendo tratada como depressiva só agora descobri o que é ser bipolar
A 4 anos atrás fui descobrir q sou bipolar antes disso os médicos acharam q era fibromialgia hj graças a Deus estou MT bem
Mais fibromialgia causa dores horríveis
Faz sentido. As dores generalizadas que você sentia no corpo eram resultado da inflamação sistêmica causada pela bipolaridade. Fico feliz pelo diagnóstico correto e pelo tratamento eficaz.
Foram 7 anos de sofrimento e mts dores e mts remédios fortes e nada resolvia até q quase surtei .até q descobri q era bipolar
Tbm sou bipolar e fui diagnosticada com fibromialgia a 10 anos mais continuo sentindo muita dor mesmo tomando os remédios da bipolaridade
@@bebelbebel605 eu estou tomando lamitor e olanzapina
Descobri a semana passada que sou bipolar, 35 anos de sofrimento. 😢
💝
Médico sério, referências importantes! Conteúdo de utilidade pública. Parabéns e obrigada!
Olá, Rosângela! Muito obrigado por seu feedback positivo, fico contente em saber de sua consideração!
@@DrRenatoSilva O agradecimento é nosso, pelas importantes contribuições!
Esse médico é um tesouro que vídeo maravilhoso e cheio de informação muito obrigada por essa informações valiosa Deus abençoe esse médico depois dos vídeos dele eu entendo, a gravidade da
Minha bipolaridade
A atividade física está me ajudando tantissimo!!!
Sempre tive menos de 60 kilos , tenho um metro e sessenta de altura,mas depois que comecei a tomar os remédios, já engordei quase dez kilos 😢
eu engordei 20 kg, nem todos tem efeitos colaterais, sou muito sensivel e sofro com esta questão, pois o aumento de peso e de aumento de gordura corporal também levam a depressão
Que Amor esse Dr. Renato tem a Psiquiatra!!!!
Engraçado que minha médica psiquiatra que trata meu transtorno Bipolar, não esquenta se estou gorda ou não, nem se estou fazendo atividade física ou não. Então certos médicos não ligam p essa inflamação sistêmica. Na clínica que estive, a ordem é se alimentar bem. Não fazem nada altamente calórico, mas também não deixa de ter sobremesa e lanche da tarde e da noite. Lá meu intestino ficou regulado, coisa q sempre foi problema.
Os processos inflamatórios estão sendo atribuídos aos demais transtornos mentais afetivos
Dr Renato, com a sua sabedoria ao explicar sobre o transtorno bipolar, tem tornado meu " fardo" mais leve, pois tenho pessoas bipolares na família e é uma luta cruel.
Sempre soube que eram pessoas diferenciadas, depois veio o diagnóstico e com eles a sua disponibilidade em ensinar td sobre a doença, isso não tem preço.
Aprendi que não são as pessoas que amo, são " fantasmas" que sobraram delas, e devo compreender e não abandona-las.
Muitos me acham maluca por aceitar viver nessa corda bamba, mas eu escolhi cuidar,acolher, e com certeza o gde mérito é do senhor,e de Deus que tem me capacitado prá isso.
Obrigada!
Que lindo seu amor, Elenice!!
Eu cuido de um bipolar!!❤❤❤
Não somos fantasmas de nada, somos pessoas completas vivendo o presente o passado e o futuro como todo mundo. Se há fantasmas são os das idealizações de vocês sobre quem são as pessoas. Uma pessoa que já experiencia altos níveis de sofrimento não deveria ser tratada nem referida como se fosse um "fardo" de quem "cuida de um bipolar" como se falasse que cuida de um bicho.
Falta muita compreensão sobre o que é o transtorno e o que é ter um pingo de humanidade e empatia. Que esse tipo de gente se mantenha bem distante de mim se não eu boto pra correr ☺️🙏
Vc escolheu cuidar? Beleza. Mas, não esqueça de CUIDAR DE VOCÊ também, caso contrário vc ficará doente. Só Jesus um ser Perfeito e com uma paciência infindável, para suportar todas as demandas de um Bipolar sem reclamar. Ter empatia pelos outros é ok, mas, tenha empatia por vc mesma. Fique bem e na paz.
@@mnzzsmp peço desculpas por sentir-se ofendida qdo eu me referi a "fantasmas", não foi minha intenção.
Não sei se vc é bipolar, mas eu vivencio o convívio com um ser humano acima da média, em amor e dedicação a família, mas, demorou para aceitar o tratamento, e restou bem pouco dele, e isso é tristíssimo.
Se sabe o suficiente sobre esse transtorno, deve saber que qdo não tratado adequadamente, acaba evoluindo para a demência, consequentemente, um final devastador para todo familiar.
Não é e nunca será um fardo , mas TB nunca será um caminho suave, e isso não significa que não será amado e respeitado.
Desculpe, mas vc só conseguiu provar, que realmente não sabe de nada , nem dá doença, nem do tratamento e menos ainda de quem cuida.
Poderia ficar hrs tentando explicar , mas pérolas tem alto valor, não vou joga-las para quem não sabe como usa-las.
Me perdoe, mas ela tem razão. Eu sou diagnosticada com bipolaridade e têm várias pessoas na família que tb são. Não é fácil não, ainda mais quando não se faz tratamento. Eu creio que essa visão serve para usarmos (nós bipolares) com nós mesmos, mas sempre entendendo que não é obrigação de ninguém nos aceitar da forma que somos. Não temos culpa de ter essa merda de doença, mas isso não é aval para agirmos de maneira complicada e depois cobrar empatia das pessoas. A empatia serve sim para exigir respeito pq somos pessoas e merecemos sim, mas nas relações interpessoais é complicado, tanto que prefiro me afastar ao invés de sair machucando quem está ao meu redor. @@mnzzsmp
Dr. Renato vc é um excelente profissional. Muito competente!!❤
Dr.Renato que aula interessante!! Incrível!! Na infância tinha sono conturbado, e alguns episódios de sonambulismo, e somente uns trinta anos depois diagnóstico de bipolaridade tipo 2... Obs: Meu pai tinha transtorno bipolar tipo 1..importantíssima
Eu fui diagnticada bipolar. Mas quando criança e ate doze anos eu dormia as nove horas da noites levantava entre seisa sete da manhã então não era falta de dormir cedo .mas o que desencadeou o meu transtorno .eu tenho pra mim que eu sentia muita falta de afetiva da minha mãe eu so queria me sentir amada. Com treze ano eu estava depressiva não sentia vontades de sair de casa e cuidava da casa tinha responsabilidades grandes com todos da casas e ainda trabalhava fora ja como cozinheira mas era travado pelos cuidados da a mãe obsessiva e nao tinha direto de nado hoje eu ainda sofro mas sei que o meu consciente ainta me da uma travada mas eu não tomo mais controlador de humor ja se faz cinco anos não crises fortes mas percebi que ja fiquei uns meses meia descontrolada emocionalmente. Tenho consciência mas não quero medicamentos se percebo que não estou bem. Tomo cha como alimentos que desenflama o corpo e vida que que que segue amei te conhecer.eu gosto muito de ouvir seus vídeos. Gostei muito quando você fala sobre alimentação. Mas tem tratamentos alternativo ? Porque eu não tomo remédios so se for naturais
Se vc não toma os remédios exatamente da forma como o psiquiatra te passou, ou pior, se toma só quando está mal... sinto unformar mas vc está se colocando em risco. Uma hora a bomba vai explicar, amiga. Não brinque com isso.
Os tratamentos além do remédio são alimentação adequada (como ele falou no vídeo), sono, e atividade física REAL 3x por semana. E o remédio.
Tenho mudado minha rotina conforte suas orientações e estou muito melhor! Obrigada
Quero sugerir que algum médico pesquisem com bipolares que usam metformina se eles sentem um aumento na mania ou alucinação logo horas após tomar metformina. Eu sinto isso porém não tem pesquisa específica randomizada ou outro tipo focada nessa interação medicamentosa
Obrigado pela informação,minha mãe toma metformina,vou prestar atenção,pois estou na luta para salva lá,ela tem alucinações,não se adapta a medicação anti depressiva,ela tem 82 anos,é diabética,e já viveu estes mesmos sintomas em 2007,foi salva pelo Lítio + um antidepressivo! Obrigado Dr Renato tenho te acompanhado na esperança de ao menos amenizar o sofrimento da minha mãe!
Estava fazendo atividade fisica dia sim dia nao, agora vou fazer todo dia
Dr.. muito explicativo.. parabens
Alimentação é importante tb.
Dr. os seus vídeos estão me ajudando muito.
Vou anotar as coisas que você fala para entender mais do assunto. Vou anotar também como sou no dia a dia, para ver quando tenho a oscilação de humor.
A psiquiatra do meu filho disse que te segue também. Você ajuda a todos. 🙂
Dr. eu amo saber o que tenho e entender um pouco dessa doença, obg por abrir esse leque complexo da bipolaridade. Dizem que sou bipolar, aceitei e sou tratada.
Doutor tenho transtorno bipolar há 15 anos. Sempre fiz atividades físicas. Agora tenho 60 anos não saio mais de casa pra nada. Queria um conselho prático. Porque falar é fácil.
Pode fazer caminhada? Ajudou muito meu filho 🙏
Você é jovem procure ajuda médica
Dr.Renato é incrível,seu vídeos são excelentes,conhecimento com qualidade,percebe-se o amor que tem a profissão...👏🧠🧠🧠
Olá, Rosilei! Muito obrigado pelas palavras gentis. Eu apenas compartilho meu conhecimento e experiência para ajudar a esclarecer dúvidas e trazer mais informações sobre a saúde mental. Fico muito feliz de saber de sua consideração!
Esse médico é o melhor 🎉🎉🎉🎉🎉🎉já quero uma consulta
Melhor psiquiatra do mundo
Muito obrigada pela explicação ❤
O melhor um homem que fala com amor.
Como fazer exercícios se o ânimo é zero? Não tenho nem vontade d sair d cama ,sair d cama é por demais difícil
Verdade, mesmo o bipolar conseguindo fazer exercícios no primeiro dia já no dia seguinte fica sem forças e energias durante a semana toda por aquele exercício feito impedindo de tentar se exercitar novamente, muito difícil ter transtornos...
É complicado né Maristela. Até o final de novembro/23 eu estava em um ritmo bacana de exercícios, fiquei praticamente 8 meses sedentário e há duas semanas consegui retornar às atividades físicas. Nesses 8 meses constantemente eu pensava em voltar, mas ficava adiando sem parar. Para mim o segredo foi recomeçar em uma sequência bem leve, nada que exigisse muito esforço e deixasse dor no dia seguinte. Em uma semana seu corpo já começa a se adaptar de uma maneira incrível. Agora tem cerca de 15 dias e já fez uma diferença boa na disposição e condicionamento.
A minha maior mania na bipolaridade durante 13 anos foi vício de academia tanto que tive overtriner que é excesso de treinos e fiquei muito abaixo do peso, porém com massa muscular muito boa porém bipolar com pânico ansiedade extrema! Queria uma explicação disso !!!!!
Excelente trabalho ❤ grata
Melhor Psiquiatra que eu já ouvi ❤
Olá, Anaia! Muito obrigado por sua consideração e apreço ao trabalho que realizo por aqui, para mim é uma satisfação poder compartilhar conhecimento e experiência sobre saúde mental para ajudar a cada vez mais pessoas.
@@DrRenatoSilva se puder deixar seu contato da consultas pfv
Preciso desse psiquiatra na minha vida❤ pra tratar minha ansiedade e depressão.
Então somos 2.
Essas alterações biológicas, de estado pró inflamatório, já ocorrem antes de abrir quadro?
A pessoa que nasce com alta propensão a ser bipolar já tem a biologia diferente antes de abrir quadro ou começa a mudar após o primeiro episódio de humor?
Tem TAB, vc tem me ajudado muito a compreender o que se passa comigo. Moro no interior da Bahia e não tenho todos os tratamentos necessários. Obrigada por nos informar.
Parabéns Deus abençoe você é sua família
Que bom essas informações....
Obrigada Dr Renato por dividir um pouquinho do seu conhecimento conosco,tenho aprendido bastante, sou bipolar
Olá, Denise! Fico feliz em saber que meus vídeos e respostas estão ajudando você a compreender melhor o seu transtorno. Lembre-se de que é importante buscar tratamento profissional para condições de saúde mental, incluindo transtorno bipolar, para obter o melhor cuidado e apoio. Muito obrigado por acompanhar por aqui!
@@DrRenatoSilva faço tratamento no caps há anos,estou estável,obrigada Dr
Tenho um familiar que tem bipolaridade diagnosticada.
Não sei se toma ou não os medicamentos.
Mas, o que me tira do sério é que ela passsa de muita euforia, e depois do nada-pelo menos para as pessoas que estão ao seu redor- na cabeça dela não sei o k passa- arranja problema, parece que" alguém" fala com ela, e tem necessidade de discutir, inventa coisas. E mais, fala com muitas pessoas rápido, e conta histórias. Tem a capacidade de "convencer" as pessoas. Passado algum tempo, parece k nada aconteceu. Arranja briga com outro, e se vitimiza. Tem sempre razão. É sazonal. Custa muito lidar com ela. Cansativo.
Excelente conteúdo. Obrigada!
Quando voces procurarem marcadores sociais, voces vão atuar certo com as psicopatologias.
Dr. sempre vejo você falar da importância da atividade física, tenho uma dúvida, que tipo de atividade física é melhor? Quanto tempo? E Quantos dias na semana é suficiente? Obrigada
O eta as medicamentos
Alguns dao muita fome
Ingordam
Aqui melhorou um pouco ansiedade por comida
Mas tirou o interesse por muita coisa
Perfeito dr. agradecida, cuido de um filho e estou corrigindo a alimentação dele!
Doutor fasso tratamento a vinte anos e agora tive uma piora o médico disse que tenho transtorno bipolar comecei tomando o litio e quetiapina mais o litio agravou minha tiroide agora só estou tomando a quetiapina e 50 pela manhã e anoite estou em dúvida se tenho ou não o trantorno bipolar
Aumento da inflamação sistêmica. Bipolaridade: estado pró inflamatório sistêmico, o sistema imune está combatendo corpos estranhos, temos as citocinas, porém há excesso de inflamação: ocorre aumento de interleucina 4 e TNF alfa no sangue periférico, prestar atenção nesses marcadores, pois doença bipolar não é somente cerebral é no corpo inteiro, essa inflamação ocorre em todas as fases de alteração de humor. Aumento de interleucina 6 ocorre na depressão e/ou mania. Fizeram dosagem das interleucina 6 no LCR: 1/18 na mania e 1/40 na depressão, existe inflamação diferente em várias fases de humor. Sanduíche ultra-processado piora sua inflamação sistêmica e cerebral. Será que vamos achar marcadores biológicos mais específicos para diagnóstico?
Obesidade e bipolaridade: ambas têm estado inflamatório sistêmico e temos que melhorar com a alimentação essa inflamação. Na obesidade potencializa os sintomas da bipolaridade, além de não responder adequadamente à medicação. (Há aumento da interleucina 4, interleucina 6, interleucina 10 e TNF alfa).
Neurobiologia está relacionado aos hábitos de vida!
Os primeiros sintomas são alteração do ritmo de sono/inversão do ritmo biológico: noturnicidade! (Esse é o primeiro marcador).
Muito importante acompanhar
Mas quando a pessoa tem um treinamento mais intenso e fica bem dolorido a depressão piora muito é verdade?
Eu fiquei com depressão, com 05, anos depois de sofrer um trauma❗ Fiquei com depressão horrível e parei de falar❗
Dr. a enxaqueca tem alguma correlação com a Bipolaridade devido aos processos inflamatórios? Alguém mais sofre com as duas coisas?
No comeco eu tive bastante, tinha dor de cabeca/enxaqueca quase 4 vezes por semana. Hoje em dia diminuiu. Nao sei dizer se tem relacao com a doenca, ou se com passar do tempo e troca de medicamentos tenha ajudado.
Minha mulher tem bipolaridade. Sempre dava muita dor de cabeça nela. Ainda dá mas em menor regularidade.
Eu tenho!
Meu filho é bipolar e tem muita dor de cabeça.
Tive e xaquecas horríveis dura😢nte. 6 anos
Achei que iria enlouquecer
A pessoa pode mudar as características fisicas?pq conheço uma pessoa que um dia é uma pessoa, no outro é outra, muda a postura e traços físicos
Nossa as dores no corpo estão associadas ao tab? Pois eu sou tab e sinto muitas dores muitas
Obrigado.
Dr. O paciente que está tomando remédio , fazendo meditação yoga se alimentando direito ela tem como se estabilizar ?
Esclarecedor 👏👏👏
Gostaria muito de poder levar minha filha depressiva e bipolar ao dr Renata mas os preços das consultas não permitem.
Quanto é?
Já tentou saber o valor dos médicos que compõe sua equipe q de certo segue sua orientação em relação a conduta médica
Bom.
Fantástico !!!
Somos'.(normais). Com remedio
Eu dormi super bem até meus 42 anos😊
Sofro com a barriga acho que é tbm inchume do litio
Tenho 1metro e 52 estou pesando 72 kilos estou muito triste por isso
Tenho tab desde os 23, engordei depois dos 30, agora com 39 .... não consigo emagrecer de jeito nenhum, engordei muito!!!!!
Você toma alguma medicação? Comecei a tomar lítio há 1 ano e engordei uns 10kg, agora tô fazendo de tudo pra perder e não consigo. É muito triste! Parece que é uma coisa ou outra.
Atividade física e dieta.
e se a pessoa é bipolar e tem uma doença inflamatória (como retocolite ulcerativa)?
Mesmo fazendo todas as partes do tratamento, me aparecem abcessos enormes, e acabo tendo que tomar antibióticos. Não sei mais o que fazer, em qual médicos ir pra tratar de forma mais adequada as inflamacoes😢
Procura uma terapia com Florais de Bach... é natural e ajuda muito..Pode até curar..
@sabrinaisa
Sabrina, pesquisa sobre açafrão para o processo inflamatório.
Será que a fibromialgia está ligada ao transtorno bipolar?
Tenho fibromialgia e tab, conheço mais pessoas com os dois.
Tenho Tab e fibro tbm
Queria muito ser sua paciente como ia me ajudar nunca me curei tomo litio a anos mas vivo desanimada porque perdi tudo nada da certo muito triste pena que não posso pagar
Dr Renato tem uma equipe de médicos e o valor é menor. De certo todos estão sob sua orientação.
Like aqui de Minas Gerais.
É um inerco essa coisa de xortar carboidrato
Tinha notado isso. Tenho os mesmos desejos, que um obeso. Ansiedade, descontada na alimentação.
O meu psiquiatra acredita que tenho tab por não responder bem ao anti-depressivo. Entretanto, eu não tenho episódios maníacos, e não consigo associar meu humor à hipomania.
Enfim, me sinto perdido.
Antidepressivos pra bipolar pode piorar o transtorno o certo é tentar mudar o antidepressivo para estsbizador de humor, no meu caso eu tomo acido valproico(depakrne) e tive significativas melhoras mais tem bipolares que vai se dá melhor com outros estabilizadores de humor como por exemplo o lítio e etc.. conversa com o seu médico sobre isso..
@@edimarmires9180 Hoje eu tomo lítio e Desvenlafaxina. Passo períodos bem e depois vem as recaídas.
Remédios mesmo engorda
Por favor me tira uma duvida que faz uso do depacote pode ingerir bebida alcoólica?
Óbvio que não!
Nao!
Bebidas alcoólicas são altamente inflamatórias, são contra o tratamento e a saúde mental.
Não
TEORIA:Maus hábitos geram desequilíbrio fisiológico (citocinas, obesidade macrobiota prejudicial...)e causam a bipolaridade. A noturnicidade na infância pode vir de hábitos parentais...🤔
Porque dor muscular não é ácido lático...é inflamação
TEORIA:crenças disfuncionais e limitantes q levam a maus hábitos q levam ao desequilibrio fisiológico e causam adoecimento...👁💭⚕
❤👏🏿👏🏿👏🏿
VOCÊ QUE CRÊ NO SENHOR JESUS, NÃO SE DESESPERE ELE É A VERDADE ABSOLUTA DO UNIVERSO, O SENHOR ESTÁ COM VOCÊ ELE PROMETEU!!🙌 Deus é bom amém
A Fé ajuda muito, mas deixa de tomar Remédios pra ver seu fim.
@@soniacosta792 exatamente isso! Deus permitiu que tivesse médicos e remédios, isso tb é um milagre. Não se deve rejeitar as bençãos do Sr só pq vieram de mãos humanas.
Agradeça pelos medicamentos, use e tenha qualidade de vida.
Cara, quem tava entrevistando o doutor poderia ter assoado o nariz antes...
Doença celíaca
Tá estranho isso. Uma doença que tbm é hereditária, dizer que a pessoa desenvolveu a doença pq tá obesa. Isso não depende de peso e nem alimentação. Não entendi absolutamente nada. Praticamente dizendo em outras palavras que bipolaridade é peso ou inflamou... torna-se bipolar