Quando a Escravidão passa a ter cor?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 118

  • @AntonioRodrigues-po4xo
    @AntonioRodrigues-po4xo Рік тому +212

    Essa galera progressista acha que o mundo começou em 1500.

  • @AlexC.6
    @AlexC.6 Рік тому +54

    Teve um seminário recente no colégio e foram uns alunos de faculdade apresentar um trabalho, e dava pra ver que um deles falava com ódio de Dom Pedro como se Dom Pedro tivesse matado o pai dele e estuprado a mãe, aí quando a professora dele abriu a boca eu percebi de onde veio toda aquela raiva, ele literalmente tinha virado um papagaio.

    • @Irmaostmbmjoga
      @Irmaostmbmjoga Рік тому

      pra você ver a hipocrisia já que forçado ou não Dom Pedro II e princesa Isabel tiveram que abolir a escravidão através da Lei Aurea. E na cabeça do professor doutrinador a escravidão acabou sozinho. Não falam da família real Luso/Brasileira porque todo mundo iria admirar, independência, 3 guerras vencidas e fim da escravidão.

    • @Rotebuehl1
      @Rotebuehl1 Місяць тому +1

      Essa de salvar pessoas atravez da escravidao realmente e muito infeliz!

  • @otaviokovalhuk4649
    @otaviokovalhuk4649 Рік тому +25

    Tidiane N´Diaye relata que a escravização islamica na africa teve inicio no século VIII e que não ficaram somente no norte, mas desceram, chegando ate Madagascar..... E a coisa lá foi tenebrosa, 25% dos escravizados sobreviviam.

  • @aprigio64
    @aprigio64 Рік тому +30

    Escravidão endêmica ou endógena. O termo Endógeno pode ser aplicado também. Ocorreu endogenamente na África antes dos europeus chegarem, e também durante o período ultramarino e depois e provavelmente ainda hoje.

  • @canaldojoao1974
    @canaldojoao1974 Рік тому +13

    Embora os ativistas apontem o Brasil como último pais a abolir a escravidão, necessário dizer que foi o ultimo DA AMÉRICA. Pois o ultimo país a abolir a escravidão NO MUNDO foi um pais africano: a Mauritânia em 1980. E mesmo assim formalmente, pois todos sabem que a escravidão é praticada amplamente naquele pais.

  • @thalesbernardomendes8949
    @thalesbernardomendes8949 Рік тому +10

    Esqueceu de dizer que o comércio de escravos africanos que iniciou no século XV não acontecia por que era mão de obra barata, mas sim porquê era altamente lucrativo

  • @karinadeoliveiramarques8086
    @karinadeoliveiramarques8086 Рік тому +17

    Como é Bom te escutar Marcelo. Obrigada. Que Deus te abençoe te ilumine e te proteja

  • @LugerLuger-iz4ns
    @LugerLuger-iz4ns 2 місяці тому +3

    E a SERVIDÃO na Rússia e Europa do séculos 16, 17, e 18, não era escravidão disfarçada?

  • @lassancepimenta3811
    @lassancepimenta3811 Рік тому +6

    "Em que momento surgiu a 'escravidão da cor', a "escravidão negra'"?...
    Quando a propaganda anti-Ocidental focou na desconstrução histórica!!!
    Lembro mais uma vez: vejam o documentário da RTP, Escravos Desconhecidos!!!!!!

    • @JoaoPedroocidenteemfuria
      @JoaoPedroocidenteemfuria 6 місяців тому

      Que documentário é esse? Nunca ouvi falar, onde assisto?

    • @lassancepimenta3811
      @lassancepimenta3811 6 місяців тому

      Já tentei algumas vezes colocar links do próprio UA-cam aqui, mas só são visualizados por mim…
      Parece que há restrição.
      Por conta disso, faça o seguinte: use a ferramenta de busca do UA-cam e procure por “Documentário RTP Escravos Desconhecidos”; tem alguns canais que disponibilizam, inclusive, que me lembre, dois de movimentos negros 😉
      É fácil identificar: o início jantem uns logos da RTP e o narrador é num sonoro é bom português de Portugal 👍

  • @RicardoGomesRodrigues
    @RicardoGomesRodrigues Рік тому +33

    A escravidão sempre foi uma questão essencialmente econômica. Na Roma antiga a Escravidão era uma questão de sobrevivência dos mais pobre que não tinham como sobreviver. Vários escravos eram gregos muito instruídos que eram "contratados" como educadores dos filhos de famílias poderosas. Você vê que o escravo não tinha cidadania Romana, e por isso sujeito a ser "propriedades" dos mais poderosos. É isso permanece até hoje de modo disfarçado. Veja o Comércio de tráfico humano aberrante de agora, aonde sequestrando mulheres, crianças e imigrantes pobres na Europa tão civilizada.

    • @RicardoGomesRodrigues
      @RicardoGomesRodrigues Рік тому +1

      A História do Brasil pode ser bem explicada a partir da evolução de nossos dados históricos populacionais. Em 1822 éramos 4 milhões; em 1889, 10 milhões; em 1930, 35 milhões; em 1945, 45 milhões; em 1952, 52milhões, ;em 1970, 90 milhões, e em 2023, 215 milhões. O meu ponto é que esse "dinamismo" de nossos fatos históricos a partir de nosso crescimento demográfico se explicam a partir de nosso desenvolvimento econômico, o qual, obviamente, é refletido em nosso crescimento populacional. O quero dizer é que o Brasil de hoje com 215 milhões está muito distante do dinamismo da sequência dos fatos históricos que aconteceram de 1922 até 1950. O salto populacional de 52 milhões para 215 milhões de brasileiros entre 1950 e 2023 , obviamente que reflete um imenso crescimento econômico nesse período, o que nos "transformou" radicalmente, a tal ponto, que nos transformamos na verdade em um "outro" país, numa rapidez tão grande, que está muito pouco relacionada com a cadência das sequências dos fatos históricas de 1822 até 1950. Então, as conclusões do que aconteceu antes de 1950 são "radicalmente" diferentes do que aconteceu depois. As implicações desse ponto de vista deve nos alertar para que nossas análises políticas atuais prestem bem mais atenção para as implicações geopolíticas, principalmente, para nosso papel no Atlântico Sul, América do Sul e Caribe. Assim como, nas nossas relações presentes e futuras com os Estados Unidos. Ao meu ver, estamos numa situação muito parecida em que se encontrava a Índia numa encruzilhada histórica em 194, em sua relação colonial com o Império Britânico. E, as conclusões históricas para o Brasil de hoje apontam para a mesma encruzilhada, e para o mesmo desfecho histórico que aconteceu na Índia de 1947, fatos esses que acabaram por prover a Independência Nacional do Estado Indiano. As analogias da história da Índia de 1947 com o nosso Brasil de hoje não podiam ser mais parecidas.

  • @DarkchantilL145
    @DarkchantilL145 2 місяці тому

    Tem está galera mesmo, comunidade ,quilo mbolas explicam melhor que republika$. Emocionante

  • @freedom_aint_free
    @freedom_aint_free Рік тому +15

    O Thomas Sowell escreveu muito sobre isso, a resposta eh muito simples: A escravidao passou a ter uma conotacao racial quando por acaso do desenvolvimento tecnologico, surgirao embarcacoes grandes e fortes o bastante para crusarem continentes e trazerem outras etinias completamente distintas para o outro lado do globo.
    A questao racial da escravidao eh muito mais evidenciada do que ela merece no grande esquema das coisas historicas, pois historicamente existiram muito mais escravos da mesma etinia dos senhores do que o contrario, muito dessa evidencia desproporcional para a escravidao de cunho racial se deve a pura propaganda ideologica da esquerda.
    E uma etinia que passa completamente despercebida na escravidao racial sao os judeus que eram em grande parte donos ou grandes financiadores das embarcacoes e das casas de leilao em que se vendiam os escravos, particularmente nos EUA.

    • @evandrojgc
      @evandrojgc Рік тому

      "historicamente existiram muito mais escravos da mesma etinia dos senhores do que o contrario"
      Ok, mas isso são as outras escravidões que existiram, não a negra.
      A escravidão negra se consolidou não só pela lucratividade e facilidade (percebido já desde o início) como pela questão racial também (ao longo do tempo). Não consideravam o africano sequer como pessoa (diferente de várias escravidões, em que era temporário), e consideravam toda a África subsaariana pela cor, não pelas etnias/reinos (se isso não é racismo...). Tanto que era uma escravidão hereditária (já várias outras que ocorreram na história terminavam na mesma geração).

    • @freedom_aint_free
      @freedom_aint_free Рік тому +2

      @@evandrojgc Já leu como os Ingleses tratavam os Irlandeses e Escoceses ? Ou os Japoneses com outros Asiáticos ? Toda essa propaganda sobre negros serem tidos como sub humanos pode ser aplicada à dúzias de outros povos, sempre que se quer dominar um povo primeiro você o deshumaniza.
      A única coisa que a escravidão negra tem de particular foi a coincidência histórica de terem sido desenvolvidos grandes navios em época de revolução industrial pois as tribos Africanas já se escravizavam a muitos séculos. A escravidão foi uma das instituições mais antigas da humanidade, e somente muito recentemente na história humana sentiu-se a necessidade de ser justificada em linhas raciais, as pessoas do passado nunca sentiram essa necessidade e certamente não as tribos Africanas que vendiam os seus escravos aos Europeus.

    • @apenasumfuturotomista5258
      @apenasumfuturotomista5258 Рік тому +6

      ​@@evandrojgc O comentário dele respondeu a essa sua objeção... Leia o Sowell, a explicação/exposição dele é mais clara e bem mais completa.

    • @evandrojgc
      @evandrojgc Рік тому

      @@apenasumfuturotomista5258 Ah, sim. Bom, eu não consegui ver essa resposta ali... então acho que ele escreveu de forma confusa.
      Mas que bom que Sowell trata desse tema, é algo que eu até considerava e depois deixei de considerar justamente por esse argumento na minha dúvida explicar isso de forma "coerente".
      Já queria conferir seus livros, já vi recomendarem esse "Uncle Tom" hahaha (brinks)

    • @lusitanus.
      @lusitanus. Рік тому +1

      Não só nos Estados Unidos da América, muitos desses judeus faziam comércio de osrgen (leia ao contrário) em países como os Países baixos e Inglaterra, sendo, em grande parte, de origem ibérica.

  • @terradesantacruzbrasil5
    @terradesantacruzbrasil5 Рік тому +10

    Excelente exposição!

  • @robsonantonio3499
    @robsonantonio3499 2 місяці тому +1

    Muitos navios, alteravam as documentações das cargas para continuar traficando negros e passar despercebidos na fiscalização marítima e nos portos, a Companhia das Índias fez muito isso comprovadamente. ✌🏿🇧🇷

  • @galileu5571
    @galileu5571 4 місяці тому +3

    Quer apostar quanto que o próximo passo desse senhor é negar o papel ativo que a igreja católica teve na escravidão?

    • @viniciusvideobox
      @viniciusvideobox 3 місяці тому +1

      E de onde você tirou essa MENTIRA? 🤡

    • @galileu5571
      @galileu5571 3 місяці тому +2

      @@viniciusvideobox , com o olhar de devoto você não vai conseguir enxergar essa verdade.

  • @RobertoJuniorNet
    @RobertoJuniorNet Рік тому

    Excelente corte, parabéns.

  • @luizabarros9897
    @luizabarros9897 6 місяців тому +1

    Sempre houve escravidão e ainda há.

  • @carlinhoferreira1166
    @carlinhoferreira1166 Рік тому +4

    Isso nao e contado

  • @eduardo7-7-7
    @eduardo7-7-7 Рік тому +2

    "A Matrix está em toda parte […], é o mundo que você acredita ser real para que não perceba a verdade. […] Que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro. Nasceu numa prisão que não pode ver, cheirar ou tocar. Uma prisão para a sua mente”.

  • @oneideteixeira5102
    @oneideteixeira5102 Рік тому +1

    Temos a pior escravidão no Brasil (atual), a escravidão voluntária estatal. 80% da sua renda vai para o estado.

  • @luisaugusto3103
    @luisaugusto3103 2 місяці тому

    Na própria bíblia o apóstolo Paulo usa esse termo de ser escravo de Cristo,agora entende se o sentido

  • @TheJhonlife
    @TheJhonlife Рік тому

    O professor Paulo é negro e escreveu um livro sobre dizendo que não

  • @luisroberto6790
    @luisroberto6790 Рік тому

    Hj os que os escravos do Estado, se dizem combater a escravidão pedindo mais Estado

  • @alexandrecarney988
    @alexandrecarney988 4 місяці тому

    Infelizmente não deixaram o Marcelo responder, foi muito interrompido até sair do foco.

  • @MarceloSantossPlaylist
    @MarceloSantossPlaylist Рік тому +1

    Para muitos 👤👥👤👥👤 só existiu no Brasil 🇧🇷 kkk...

  • @donaro4225
    @donaro4225 Рік тому +7

    Hoje existe a escravidão do celular.
    A mais difícil, pois as próprias pessoas se auto escravizam.

    • @fhannycopia9095
      @fhannycopia9095 Рік тому

      Eu vou te escravizar por 1 dia, e você vai perceber o absurdo que tu disse...

  • @FernandoBetelremanescente777
    @FernandoBetelremanescente777 Рік тому +2

    ****

  • @joaoajf255
    @joaoajf255 Рік тому +1

    🙏

  • @acadafj
    @acadafj Рік тому

    Por isso quando a singularidade da IA acontecer, o melhor negócio do mundo serão as montadoras de robôs e as empresas que venderem os softwares de modulação de personalidades. Todos que puderem terão seu escravo robótico.

  • @user-uu5fo3us6m
    @user-uu5fo3us6m 2 місяці тому

    Ou a escravidão foi racista ou anarcocapitalista? Não existe uma terceura opção

  • @luispaucar6996
    @luispaucar6996 2 місяці тому

    Na verdade, virar escravo era o melhor destino para o perdedor.

  • @vsvicente
    @vsvicente 2 місяці тому

    Uma pessoa que paga uma casa em 30 anos e um carro em 7 é o que? Escravo...

  • @salve_os_fracos_e_oprimidos.
    @salve_os_fracos_e_oprimidos. Рік тому +1

    Puta pod cast chato, o intrevistador no caso o cara manda uns papo nada a a ve. "Agiota religioso" 🤪🤪🤪🤪

  • @arthuralexander1449
    @arthuralexander1449 Рік тому

    Tinha que ser dois asiaticos, é como dizem, não importa o que vc faça sempre vai ter um asiatico que vai fazer melhor que vc kkkkk

    • @lusitanus.
      @lusitanus. Рік тому

      Tenha em mente que, assim como o Estado forte, o Estado mínimo leva à escravidão, sendo esta do materialismo, fonte da submissão ao que é mundano e da degeneração cultural.

  • @felipemarianoo
    @felipemarianoo 2 місяці тому

    Quando o Lule vai corrigir a injustiça histórica de todos que tem antecipados escravos? Pela lógica esquerdista de corrigir injustiças da época que nem éramos vivos, tem que ter cota pra todo mundo.

  • @ZeliaPinto-nz5zf
    @ZeliaPinto-nz5zf Рік тому

    Ppp

  • @carlosantoniodesousapires2488
    @carlosantoniodesousapires2488 3 місяці тому +1

    Esse cara é professor de que!? A questão não é essa. É como povo de deus escravizava! Católicos e evangélicos. Tudo isso legitimizado pela bíblia!

  • @osvanir
    @osvanir Рік тому

    Não existe Racismo.... PELÉ o maior jogador de futebol da HISTÓRIA era negro, Morgan Freeman, Denzel Washington, Eddy Murphy atores top 5 Mundial são negros, Tiger Woods maior jogador de golfe é negro, Mike Tyson é negro, Nas olimpíadas os negros ganham 90 % das provas de atletismo, Martinho da vila grande sambista é negro, Lázaro Ramos ator global é negro... Ronaldinho Gaúcho negro, filmes porno os negros comem as mais bonitas.... aí eu pergunto cade o Racismo???

    • @paulogabriel136
      @paulogabriel136 Рік тому +3

      Onde que isso prova que não existe racismo, voce só falou exemplos de pessoas que conseguiram visibilidade independente do racismo. Vai dizer que o aparthaid nao era rascimo? fala merda nao

    • @osvanir
      @osvanir Рік тому

      @@paulogabriel136 Racismo não existe

    • @paixao26
      @paixao26 Рік тому +2

      Vc deve ter 10 anos

    • @eduardodelima6751
      @eduardodelima6751 Рік тому +1

      Racismo existe sim,o problema é que hoje misturam com vitimismo barato.

    • @Reino_Brasileiro
      @Reino_Brasileiro 2 місяці тому

      Exato ​@@eduardodelima6751

  • @Rotebuehl1
    @Rotebuehl1 Рік тому

    Que chatice de palavreado

  • @CamusSC
    @CamusSC Рік тому +1

    🙏🙏