Me lembro quando perguntei pro meu professor de historia: "Se várias povos foram escravizados em várias eras e locais, sendo os negros por conta de tribos e maior oferta, pq no Brasil se fala em "Dívida historica" sem saber quais negros eram escravos e quais eram os donos de escravos?" Ele só respondeu com: "narrativa...".
A extrema maioria dos professores já tem uma certa visão única de fatos históricos e um modo "materialista histórico" inocente que fica muito restrito a apenas um ponto de vista, daí quando surge uma pergunta um pouco fora da caixa eles não sabem como reagir. A maioria tem esse pensamento meio involuntário já enraizado no inconsciente.
As universidades não formam mais professores, de lá saem analfabetos funcionais doutrinados a espalhar a narrativa da esquerda. Na última escola que eu trabalhei eu ouvi uma professora falando de uma pesquisa que mostrava que quase 80% dos novos professores não dominam português e matemática, imagina então os de história, geografia, filosofia...
Positivo. O pior é que cobram a todos não negros de hoje essa fatura, como se todos fossem culpados pelos ancestrais terem chancelados a escravidão. Ninguém culpa os alemães pós Segunda Grande Guerra pelo apoio da maioria da população ao nazismo de hitler.
Dívida histórica é um processo de culpabilização no nosso tempo. É um chamado para integrar o negro na sociedade com mais "abundância" de recursos e cultura.
@@MovieTipsx Gente "esclarecida" como os luloafetivos, que exaltam o Che Guevara, que fuzilava negros e gays, o Lampião, que estuprava e torturava mulheres, ou o Zumbi, que matou o tio envenenado prá ficar com quilombo e tinha escravos os quais torturava brutalmente? 🤔
Salve Maria, Professor Marcelo Andrade. Sua contribuição pra verdade sobre esse tema, é fundamental para desmascarar as mentiras contadas em escolas, e faculdades, por professores MARXISTAS.
@@Bitcoin0932 o Brasil é um país pobre porque cobra muito imposto e também é explorado pelas super potências, mais dizer que um trabalhador de CLT vive equivalente a um escravo do século 19 é loucura
Mais produtivo e essa diferença torna o empregado mais barato por valor produzido. Veja as telhas feitas nas coxas de um escravo e outras preparada numa máquina operada por um assalariado.
Que aula de história e um dos canais que acompanho da Nanda (Empresa de investimentos)fez uma entrevista com o Marcelo e deu os parabéns para ele que são poucos os professores de história de direita, já fomos muito enganados a tempo
Meu professor de história do ensino médio disse que a escravidão caiu pq ela não gera mercado consumidor. Isso não agradava aos ingleses, que precisavam exportar bens.
Imagina quantos anos de trabalho pagas a um chines numa fabrica com 300.000 reais 🤣 fica mais barato um contrato de trabalho e com a vantagem de que podes sempre despedir a pessoa
@@CHN-yh3uv fora que escravo não consome, e com industrialização da produção, precisava se ampliar o mercado. Não é a toa que foi a Inglaterra quem puxou o fim da escravidão. Acrescento também o iluminismo mudando o pensamento social
Exato. Ainda há um monte de pessoas a dizerem que isso tudo foi um acto moral. A escravidão só acabou por causa disso mesmo, se os países colonialistas continuassem dependentes aos escravos Inglaterra nunca conseguiria industrializar outros países. Tanto que Espanha e Portugal eram tão dependentes que foram os últimos.
@@ivan-lx6kx as coisas nao sao preto e branco. Badumts. Mas a serio, foi um misto se fatores. Claro que as questoes economicas ajudaram, como ajudam sempre. Se queres ajudar o proximo fica mais facil se fores rico.
Desde que o ser humano existe, a escravidão existe. Sempre teve um mais forte oprimindo os mais fracos. Seja por guerras, dividas e outros fatores. A escravidão racial como foi comum nas Americas não tinha naquele tempo. Qualquer um podia virar escravo.
Vc não paga imposto, vc vive dele... Vc usa escola, hospitais, segurança publica, advogado e justiça caso precise gratuitamente, bolsa família, aposentadoria msm se não pagar inss, cesta básica, etc. Etc Se vc ganha 1200, acha q seus 600 reais de impostos pagariam todo esse serviço??
A história do mundo é de uma sequência de abjecão moral desde o início da humanidade, que provoca sentimentos de compaixão, ódio, impotência e asco da espécie humana....
O tráfico de escravos foi maior no Brasil devido ao preço ser mais barato em virtude da distância daqui até a costa africana, ao contrário dos EUA, que por sua vez era caro e tinha até contratados estrangeiros como os irlandeses para realizar trabalhos arriscados para o escravo (isso tendo em vista que seria mais caro caso o dono perdesse o escravo neste trabalho) Por isso que os escravos no Brasil eram praticamente descartáveis e com uma baixa expectativa de vida. Fonte: Conquistas e Culturas do Thomas Sowell
@yagotorres7909 publicações brasileiras explicam que no Brasil escravizaram os negros durante o império e que chegaram ao Brasil tantos negros escravos como antes durante os séculos do período colonial "Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil, mesmo com restrições da Inglaterra ao tráfico de pessoas..." dá a entender que terá havido traficantes de vários países, não somente americanos, a usar a bandeira dos EUA para transportar escravos para o Brasil "A história da Mary E. Smith é simbólica não só por marcar o fim do tráfico de escravos no país, mas por indicar a participação dos Estados Unidos na atividade ilegal. Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil. A estimativa é de que tenham transportado quase 430 mil africanos - foi o Camargo, um brigue americano, aliás, que em 1852 desembarcou com sucesso os últimos escravizados no país...."
Havia, nas cidades maiores, muitos "escravos de mando", ou seja, eram espécies de terceirização da mão de obra escrava. Havia uma féria diária, e muitos deles compravam a alforria assim.
Não mesmo, o que mais tem é professor distorcendo a realidade inclusive em muitos lugares, um exemplo é nos Estados Unidos os professores ensinam que a escravidão aconteceu só lá e somente brancos escravizaram negros.
@@natanntbn4590 não estou mentindo estou contando relatos de americanos e você facilmente acha vários vídeos aqui no UA-cam sobre americanos negros contando sobre isso, essa doutrinação está mais presente em cidades com maioria negra.
A verdade que a história da humanidade não existe herói ou vilão e sim aquele que subjulgou o outro e impos sua versão dos fatos, a verdade não é um desenho da Disney que ficamos felizes com o desfecho no final, os personagens da historia real usam sem dó: "os fins justificam os meios".
Sou negro e me dispus à estudar a vinda dos negros para a América Latina, e tenho tido fantásticas descobertas referente aos escravos brasileiros. Nos contaram uma série de mentiras. Os negros não são as vítimas.
@@edsonpessoa2834que tal vc responder pq nao avre mao dos produtos chineses feitos na base da escravidao ? nao diga que eles nao sao vitimas e estao sendo escravizadas pq tem lucro
@@edsonpessoa2834 é muito simples...nos séculos XV, XVI até o XVIII, os negros africanos faziam escravos de tribos vencidas. Esses escravos foram vendidos para a América Latina. Zumbi dos Palmares tinha escravos onde ele os maltratava e os matavam para não fugir. Em Minas Gerais, escravas alforriadas tinham pequenas propriedades onde era sustentada por travalhos escravos. Muitos escravos alforriados na Bahia, São Paulo e Minas Gerais tinham escravos negros trabalhando ao seu favor. A vítima é aquela que sofre a injúria e a violência, e não à que pratica tais atos com os seus semelhantes. A África infelizmente até hoje pratica estes atos em suas guerras civis.
@@edsonpessoa2834 Só olhar pra quem vendeu eles. AS vítimas no caso não são os negros de uma forma geral, mas os que foram derrotados nas guerras tribais. Em todas as sociedades, tem uma maioria pobre e uma elite. Ignorar a elite africana é uma forma de perpetuar uma ideia de inferioridade que é falsa. Os reinos africanos foram tão fortes quanto os da Europa, o fiel da balança foi a Rev. Industrial.
@@morfeusaquino4695 Eu entendi que ele tem uma metodologia. Mas não foi isso que eu perguntei. O que eu quis saber é se a Teoria da História e a Metodologia da História, enquanto disciplinas, serão objetos de discussão no canal dele.
Só discordo da parte economica em relação a produção. Pro senhor do Engenho o custo da escravidão era alto em relação a produção assalariada que tinha incentivos pra aumentar a produção e qualidade eu vou tentar me recordar do livro e posto aqui que fez uma analise do volume produzido na escravidao e pós escravidão que teve um aumento brutal na produção. Lembremos que embora pareça que era 'barato" manter um escravo, o custo de manter a violência sobre eles, vigilância e sustentar eles com condições de produtividade eram GRANDES, ao deixar a escravidão esse custo foi " terceirizado" e o incentivo produtivo aumentou.
Pode ser porque eram mal alimentados e trabalhavam de sola sol ;sem qualquer proteção .É também qual era o interesse de trabalhar muito sem liberdade e de graça .Se fosse bom não tentariam fugir como muitos fizeram e tinham alguns que até se suicidavam.
Kkkkk, vá estudar história de verdade que verá que não há heróis ou vilões, é tudo questão de conflitos de interesses e alguém tem que perder para o outro ganhar, por favor não seja mais um alienado com a visão de romantizar a história.
Olá Marcelo Existe um documentário que explica muito bem a escravatura. O nome do documentário é "A rota da escravatura " Eu quando vi fiquei chocado com as imagens feitas por um celular em 2027 Egipto, mercado da época medieval . O que diz da Coreia do Norte, China, Índia, etc... A escravatura é real ainda hoje. Saúde para todos.
A China atualmente é mais desenvolvida do que os USA.Quando era na época dos BRICS ela fazia.parte deste grupo.Atualmente é um dos países mais desenvolvido do mundo.Pode se informar.
Nem a Índia pode se dizer que tenha escravos.E por sinal a Corea do Norte não é que se pode chamar de sociedade escravocrata porque o regime de lá é único governado por um sádico.e maluco.
pq claro estavam perdendo mercado na Europa e obvio isso favorecia s igreja católica, mas ele pregar aos ingleses a escravidao Chinesa sob o qual os ingleses enriqueceram ele nao quis
@@qapsuporte não entendi mt bem seu ponto, seria acusar um único homem por ele ser um anglicano q lutou (supostamente) por motivos econômicos contra a escravatura, ao passo q vc defende unilateralmente a posição da igreja católica, pq eles defendiam o fim da escravidão, os catolicos, esses sim por motivos éticos e não econômicos?
Tô até hoje esperando me pagarem a dívida histórica por terem explorado meus antepassados italianos nas lavouras de CAFÉ. Cadê meu chequeee? Hahahahahah
Seu animal, a Europa estava devastada pela guerra e pela fome, o governo brasileiro incentivou a vinda de mão de obra europeia (inclusive doando terras para esses imigrantes) ao invés de empregar o negro recém liberto. Essa foi uma tentativa inclusive de embranquecer a população.
Por favor, me informe o nome desse instituto legal direitinho porque o áudio não ajudou. Eu tenho que pesquisar. Meu pentavô foi juiz em Araxá possivelmente nessa época. Eu tenho que descobrir. Meu pai me falava dessa questão dos bons tratamentos também.
A escravidão começou na Inglaterra por além de questão humanitária foi pela concorrência pois quem tem escravos pode vender barato e também pela questão da liberdade de contratação já que pessoas livres se dedicam ao estudo e pode fazer serviços melhores e também pela confiança já que um escravizado pode sabotar seu negócio
Inglaterra na sua revolução industrial, almejava vender seus maquinários, tratores, esteiras etc, e quem tinha a mão de obra escrava, achava desnecessário investir comprando dos ingleses máquinas. Por isso a Inglaterra visava acabar com a escravidão... Após a escravidão, a necessidade de senhores adquirirem máquinas etc, fez com que bancos ingleses financiasse a estes senhores mundo a fora equipamentos industriais, cobrando juros e tomando terras de quem não conseguisse pagar. Um exemplo disso, é que a indústria Massei Ferguson virou até banco
Essa discussão é muito mais matizada e ainda não existe consenso historiográfico, mas a questão moral foi secundária. A Inglaterra tinha interesse na emancipação da escravidão (nunca abolição, pois os empréstimos dos bancos ingleses tinham como colateral a mão de obra cativa vinculada à propriedade, não podia gerar insolvência nas lavouras no Brasil ou EUA, onde o capital britânico estava alocado), sofria lobby dos produtores de açúcar antilhanos para coibir o tráfico negreiro nos seus concorrentes, e daí vem a Bill Aberdeen (se eu não uso, você não pode usar). Mas duas questão são fundamentais nessa discussão. Uma é o conceito de segunda escravidão, a revolução industrial usufruiu enormemente da escravidão algodoeira nos EUA e deu uma nova vida à escravidão (ou seja, não existe incompatibilidade imanente entre escravidão e uma lógica de mercado, pelo menos na produção de commodities). Além disso, há o trabalho do professor José de Souza Martins, que demonstra como os escravos, para além de força de trabalho e propriedade, eram derivativos financeiros no surgimento do sistema bancário brasileiro, o que atrasou enormemente a abolição no Brasil. Todo o sistema produtivo do XIX era estruturado por um setor financeiro que tinha na escravatura o seu lastro. Mesmo abolicionistas, quando tinham investimento em bancos, estavam comprando sem saber cotas de plantel de escravizados e ajudando a manutenção da escravidão.
No atual cenario a escravidão contemporânea e trabalhar 12hs recebendo salario de 1500, pagar esses impostos contribuir com a previdência e morre sem recebe
Teve pressão de grupos protestantes na Inglaterra também, principalmente os quacres. Os quacres tambem ajudaram muitos negros a fugirem dos EUA para o Canadá. O fim do comércio de escravos teve o dedo de William Wilberforce, uma anglicano.
Houve pressão desses grupos, mas eram minoritários. Infelizmente, o que prevaleceu foram os interesseiros que substituíram a escravidão africana pelos coolies e blackbirds.
A escravidão demorou para acabar no Brasil por um motivo financeiro também. A terra era barata e os escravos eram caros, e o capital dos engenhos e fazendas de café consistia basicamente no valor dos seus escravos. Com a abolição, muitas fazendas endividadas quebraram imediatamente, ficando no negativo. Os fazendeiros que usavam mão de obra escrava resistiram muito contra as leis abolicionistas, dando origem à expressão 'para inglês ver' - leis abolicionistas passaram no Brasil, mas depois foram relativizadas, postergadas. Quando foi feita a aboliçao, já existia uma pressão abolicionista considerável
Alguém pode falar da tentativa do Brasil de introduzir a cultura do chá aqui e a tentativa de produção em massa do chá por parte da imigração enganosa dos chineses no Brasil que chegaram a trabalhar quase como escravos e muitos fugiram pois os donos de terras ficaram grilados por acharem q eles estavam mentindo ou escondendo as técnicas de produção do chá, aumentando assim a carga horária e até punições físicas eram aplicadas. Tem até um livro que fala sobre isso.
@@MARCOSMLV1991 ah sim man. Desculpe se pareceu q eu estava lhe dando uma patada kkkk mas sim, n foram milhões como os africanos mas olha a lógica dos caras "substituir uma mão de obra dos africanos pelos chins" ou seja na minha humilde opinião, toda essa questão da escravidão dos negros nas Américas foi só uma questão da logística da época ter sido muito mais barato trazer da Africa do que qualquer outro lugar. www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/no-fim-do-imperio-brasil-tentou-substituir-escravo-negro-por-201csemiescravo201d-chines
...então, sem fugir o assunto..., dizia o Professor quando foi abruptamente interrompido. Senhor apresentador, por favor. Saiba que não é a todo momento que se pode encontrar um EXPLICADOR deste nível. Logo, devemos ESCUTÁ-LO atentamente em cada frase pronunciada. Obrigado.
Geral. Se vc analisar objetivamente o tratamento dado aos escravos nos Impérios coloniais, os Impérios católicos tratavam com mais leniência do que os protestantes, e no Brasil, apesar de termos tido essa mancha, nós fomos os que trataram melhor os escravos, o que n quer dizer que não houveram abusos e atrocidades. O livro Impérios Coloniais do Prof. Marcelo prova muito bem isso.
na guerra contra os invasores holandeses, os índios e negros se juntaram aos portugueses justamente porque os holandeses eram impiedosos, principalmente com os escravos, ao contrário dos portugueses...
Majoritário. A força de trabalho escravo das pequenas empresas se tornou maior que a dos latifundiários. Os pequenos empresários não tinham como pagar alimentação (ração) e estadia (senzala) para um ou alguns escravos, então todos comiam a mesma comida na mesma mesa. Este fator também propiciou a miscigenação, pois pequenos donos de escravos acabavam dormindo com uma escrava engravidando-a, e por fim, casavam-se com esta. A famosa Xica da Silva foi um destes casos. Curiosamente ele se mostrou excelente administradora e assumiu os negócios do marido, enriquecendo.
@@morfeusaquino4695 Bem, obrigar a outros povos a segui sua religião não é ser bem tratado. Aliás, o navio negreiro coloca todos os Impérios no mesmo de nível de tratamento que deram aos africanos.
@@morfeusaquino4695Discordo. De fato o acesso a alforria no Brasil era maior, em muitos casos libertavam os doentes e os escravos na América Latina/Brasil tinham taxas de mortalidade maiores e taxa natalidade menores o que no Sul dos EUA; a espectativa de vida dos escravos afro-americanos era de 35 anos, enquanto a expectativa de vida dos brasileiros se equipararam no de ano 1923, dado ao fato que a escravidão nos Estados Unidos estava sob uma economia economia capitalista competitiva, assim causou o aumento da reprodução da população e uma melhor condição de vida(historiador Steven Mintz fala disso)
Importante lembrar que vários países como a Argentina por exemplo, não aboliu um único escravo mesmo tendo recebidos milhares de negros escravizados. Motivo: mataram todos negros e seus descendentes.
A escravidão do branco europeu, negro africano e ditos amarelos, acabou quando os patrões aprenderam a fazer contas. Pagando um salário mínimo vc sabe exatamente quanto sua empresa, ou seu negócio vai gastar ou custar. Na escravidão o patrão teria que bancar tudo para o escravo, casa, roupa, comida, remédios, etc.. Muito melhor pagar o mínimo...
Veja-se que nos EUA tinham 4 milhões de escravos em 1863, quando entrava em vigor o Ato de Emancipação assinado pelo presidente Abraham Lincoln. O ponto central da lei era a libertação de cerca de 4 milhões de escravos negros...." na declaração do ato enquanto que O Brasil tinha certa de 700 mil escravos quando chegou a abolição 1888 ou seja tinham sido gradualmente libertos
Não necessariamente, a mortalidade de escravos aqui era maior e as mulheres escravas não se reproduziram com homens do mesmo grupo social, como nos estados unidos, preferiam sempre homens livres para assim garantir a liberdade da próxima geração.
É porque será que hoje em dia o número de negros é bem pequeno e no Brasil é o contrário existe de acordo com o IBGE locais no Brasil onde o número de negros é bem maior do que brancos O ruim da internet é cada um escreve o que pensa sem se preocupar em dizer o certo e a verdade.E sem qualquer condições de comprovação. Vergonha.
Esse cara que fala, ignora ou omite uma parte importante da historia da escravidão que contradiz muitas coisas q ele disse. Tem registros em Portugal e Angola que contradiz oquê ele disse.
A dinâmica de escravidão europeia colonialista é totalmente diferente da tribal anterior a ela, antes existiam sim espalhados por todo o mundo guerreiros, que quando não mortos, eram sim transformados em servos/escravos (vezes por determinado tempo vezes por toda a vida) canibalismos também existiam em alguns locais de África, porém com um objetivo muitas vezes espiritual por trás (coisa essa também que ocorria em tribos nativas aqui do Brasil) porém não havia e aqui é importante reiterar, desumanização por partes dos guerreiros vencedores para com os presos, muitas vezes inclusive dando a esses guerreiros quando comidos canibalmente, mulheres em algumas tribos, comida, e diversos modos que eram sim ruins pra o perdedor que sabia seu fim (a morte certa) mas ainda era visto como guerreiro e pessoa pelo seus inimigos. deixar de ser visto HUMANO vem ocorrer com os europeus que viram as inúmeras tribos em África e nas Américas tendo conflitos (coisa que ocorria a milênios em escala controlada e incitaram mais isso muitas vezes por interesses próprios, sobre ética não se fala em uma guerra, e tribos em África viviam em conflitos anteriormente ao homem branco pisar no continente e derrubar todo um sistema milenar com sua lógica colonialista,porém claramente esses conflitos foram aumentados pós presença do europeu e existem diversos relatos disso manuscritos e até mesmo com datas específicas em alguns casos. Desumanizar, tirar dignidade, através inclusive de pseudociência patrocinada por países colonialistas que chamavam nascidos em África de animais e coisas piores pra baixo é coisa do Branco Europeus e sim isso é crime histórico e maior genocídio realizado em toda a história da humanidade.
Entao porisso que as relacoes entre patroes e empregados domesticos nunca foi uma relacao puramente de trabalho. Esta talvez no subconciente herdado ,tracos de relacoes familiares.
A escravidão é um regime execrável, mas não é uma invenção brasileira. Parabéns pela entrevista que, de forma muito esclarecedora, nos mostra um pouco da realidade sem " vitimismos" de baixa estima, sem lamúrias. Vamos pensar no resultado, se os escravos tivessem morrido na África não teriam deixado seus decendentes aqui, que formaram famílias e nos transformaram nesse país diverso e rico culturalmente.
Concordo, e sempre existiu alguma forma de escravidão na história da humanidade, esse mímimi vitamalista não tem como dar certo pois uma pessoa que estuda verá que não dá para romantizar a história da humanidade, tudo foi na base do sangue, suor e lágrima que a geração Enzo não entende pois vive em uma bolha.
O pessoal que fala da escravidão acha que a compra era igual água e tinha promoção de escravo: leve 3 pague 10. O professor Marcelo é sensacional
*pague 3 leve 10
1 escravo 3 reais, combo familia 2 adulto e uma criança por 10
@@opalaveganoturbinadoCombo família KKKKK
@@opalaveganoturbinado parcela tudo em 12x no Cartão Caminho das indias
@@Edits_Panic0kkkkkk
Me lembro quando perguntei pro meu professor de historia: "Se várias povos foram escravizados em várias eras e locais, sendo os negros por conta de tribos e maior oferta, pq no Brasil se fala em "Dívida historica" sem saber quais negros eram escravos e quais eram os donos de escravos?" Ele só respondeu com: "narrativa...".
A extrema maioria dos professores já tem uma certa visão única de fatos históricos e um modo "materialista histórico" inocente que fica muito restrito a apenas um ponto de vista, daí quando surge uma pergunta um pouco fora da caixa eles não sabem como reagir. A maioria tem esse pensamento meio involuntário já enraizado no inconsciente.
As universidades não formam mais professores, de lá saem analfabetos funcionais doutrinados a espalhar a narrativa da esquerda. Na última escola que eu trabalhei eu ouvi uma professora falando de uma pesquisa que mostrava que quase 80% dos novos professores não dominam português e matemática, imagina então os de história, geografia, filosofia...
Esses professores já passaram pelo moedor intelectual, a universidade.
Positivo. O pior é que cobram a todos não negros de hoje essa fatura, como se todos fossem culpados pelos ancestrais terem chancelados a escravidão. Ninguém culpa os alemães pós Segunda Grande Guerra pelo apoio da maioria da população ao nazismo de hitler.
Dívida histórica é um processo de culpabilização no nosso tempo. É um chamado para integrar o negro na sociedade com mais "abundância" de recursos e cultura.
O conhecimento LIBERTA! Nunca veremos isto na maldita academia tupiniquim! Nunca ouviremos isto mas ditas escolas! Que bênção! Viva a Internet!
Vai estudar de verdade para de dar ouvidos a essas bobagens. Vai acabar passando vergonha se repetir essas loucuras perto de gente esclarecida.
@@MovieTipsx Gente "esclarecida" como os luloafetivos, que exaltam o Che Guevara, que fuzilava negros e gays, o Lampião, que estuprava e torturava mulheres, ou o Zumbi, que matou o tio envenenado prá ficar com quilombo e tinha escravos os quais torturava brutalmente? 🤔
Sem olhar no Google, quantos anos teve de escravidão no Brasil? Kkkkkkkkk não sabe né.
Salve Maria, Professor Marcelo Andrade. Sua contribuição pra verdade sobre esse tema, é fundamental para desmascarar as mentiras contadas em escolas, e faculdades, por professores MARXISTAS.
Salve Maria!❤❤❤
Que bom às pessoas reunidas para esse vídeo e perguntar sobre esse assunto!!!
Como é bom aprender. Muito obrigada!
Hoje somos obrigados a pagar 50% de impostos, ou seja somos escravos do estado.
Não compare isso com escravidão
@@BrayanSilva-qr6jo trabalhar pra comer e dormir é o q ??? .
@@Bitcoin0932 a escravidão foi muito pior que isso e você sabe muito bem,
@@Bitcoin0932 o Brasil é um país pobre porque cobra muito imposto e também é explorado pelas super potências, mais dizer que um trabalhador de CLT vive equivalente a um escravo do século 19 é loucura
@@BrayanSilva-qr6jo os únicos q explora o trabalhador são políticos q promete ajudar mas só aumenta os próprios salários.
O pessoal "identitário" tem ataque de pelanca ao ver um vídeo destes!
A ignorância é a doença que mãos mata.
Vamos parar de vitimizar... Vamos cobrar educação, conhecimento...
Tu e o tal professor burros.kkkk
O coletivismo é uma desgraça.
@@getthekool1758porque está em um grupo falando mal do grupo?
Obrigado, professor, vc não tem a ideia do quão orgulhoso me sinto por ser brasileiro a cada vídeo teu, Deus o abençõe e sua familia tbm
O cara disse que após a escravidão os empresários burlaram fazendo falsos contratos. Isso existe até hoje
Obrigada professor por suas explicações.
Conteúdo 10/10! Muita informação eu nunca nem tinha ouvido falar! Incrível.
Ao professor Marcelo Andrade!!!
Acabou porque o assalariado é mais barato, paga - se um mínimo, exige o máximo e está sempre renovando praticamente sem custo.
Exato!
Mais produtivo e essa diferença torna o empregado mais barato por valor produzido.
Veja as telhas feitas nas coxas de um escravo e outras preparada numa máquina operada por um assalariado.
Que aula de história e um dos canais que acompanho da Nanda (Empresa de investimentos)fez uma entrevista com o Marcelo e deu os parabéns para ele que são poucos os professores de história de direita, já fomos muito enganados a tempo
🎉parabéns professor...cada dia melhor essa forma descontraidA xsua competência assimilamos muito bem o conteúdo
Meu professor de história do ensino médio disse que a escravidão caiu pq ela não gera mercado consumidor. Isso não agradava aos ingleses, que precisavam exportar bens.
Vc vê que não é totalmente verdade pelo simples fato de que nada é tão simples quando se trata de atitude humana
Duas palavras, meu amigo negão: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Imagina quantos anos de trabalho pagas a um chines numa fabrica com 300.000 reais 🤣 fica mais barato um contrato de trabalho e com a vantagem de que podes sempre despedir a pessoa
@@CHN-yh3uv fora que escravo não consome, e com industrialização da produção, precisava se ampliar o mercado. Não é a toa que foi a Inglaterra quem puxou o fim da escravidão.
Acrescento também o iluminismo mudando o pensamento social
Exato. Ainda há um monte de pessoas a dizerem que isso tudo foi um acto moral. A escravidão só acabou por causa disso mesmo, se os países colonialistas continuassem dependentes aos escravos Inglaterra nunca conseguiria industrializar outros países. Tanto que Espanha e Portugal eram tão dependentes que foram os últimos.
@@ivan-lx6kx as coisas nao sao preto e branco. Badumts. Mas a serio, foi um misto se fatores. Claro que as questoes economicas ajudaram, como ajudam sempre. Se queres ajudar o proximo fica mais facil se fores rico.
Parabéns pela bela explanação sobre a escravidão que poucas pessoas conheciam.
Pra mim a escravidão ainda existe. Pode até ter um pagamento hoje em dia, mas tem muita exploração pra pouco salário
Exato!
A escravidão sempre foi algo relativamente comum no passado desde a Grécia , apenas achavam uma utilidade aos prisioneiros de guerra .
Desde que o ser humano existe, a escravidão existe. Sempre teve um mais forte oprimindo os mais fracos. Seja por guerras, dividas e outros fatores. A escravidão racial como foi comum nas Americas não tinha naquele tempo. Qualquer um podia virar escravo.
Pode ser outro motivo tbm, muito simples e tbm lógico, a tribo vencedora chegava na perdedora e dizia: "vc quer virar meu escravo, ou quer a morte?".
@@laerciojose265 pois é
Nos tempos de Roma, se você entrava pro "SPC" (não pagou uma dívida), você virava escravo do seu devedor.
na verdade vc é escravo até hj quando paga 50% de imposto em tudo
o mundo nao gira de imposto amigo,falar de imposto denuncia que vc é classe média.
Vc não paga imposto, vc vive dele...
Vc usa escola, hospitais, segurança publica, advogado e justiça caso precise gratuitamente, bolsa família, aposentadoria msm se não pagar inss, cesta básica, etc. Etc
Se vc ganha 1200, acha q seus 600 reais de impostos pagariam todo esse serviço??
@@MrJoel470 e ai . Me dá 100% do que vc ganhe e eu te banco que tal? Melhor q o governo dou ate cafunezinho
@@guilhermeapura7066 e vc e pobre! Pensa como pobre e acha que o governo vai te alçar aos céus...
@@caipiraspeedshoot7073 não perde seu tempo com esses escravos, foca em vc poder subjugalos tbm, o povo é perdido já era
Que aula! Obrigado
A história do mundo é de uma sequência de abjecão moral desde o início da humanidade, que provoca sentimentos de compaixão, ódio, impotência e asco da espécie humana....
Bem falado
A maioria dos seres humanos é mal mesmo. No dia a dia dá para perceber o quando a maioria é mesquinha a troco de nada as vezes.
O tráfico de escravos foi maior no Brasil devido ao preço ser mais barato em virtude da distância daqui até a costa africana, ao contrário dos EUA, que por sua vez era caro e tinha até contratados estrangeiros como os irlandeses para realizar trabalhos arriscados para o escravo (isso tendo em vista que seria mais caro caso o dono perdesse o escravo neste trabalho) Por isso que os escravos no Brasil eram praticamente descartáveis e com uma baixa expectativa de vida.
Fonte: Conquistas e Culturas do Thomas Sowell
@yagotorres7909
publicações brasileiras
explicam que no Brasil escravizaram os negros durante o império e que chegaram ao Brasil tantos negros escravos como antes durante os séculos do período colonial
"Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil, mesmo com restrições da Inglaterra ao tráfico de pessoas..."
dá a entender que terá havido traficantes de vários países, não somente americanos, a usar a bandeira dos EUA para transportar escravos para o Brasil
"A história da Mary E. Smith é simbólica não só por marcar o fim do tráfico de escravos no país, mas por indicar a participação dos Estados Unidos na atividade ilegal. Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil. A estimativa é de que tenham transportado quase 430 mil africanos - foi o Camargo, um brigue americano, aliás, que em 1852 desembarcou com sucesso os últimos escravizados no país...."
Muito bom saber dessas explicações.
Havia, nas cidades maiores, muitos "escravos de mando", ou seja, eram espécies de terceirização da mão de obra escrava. Havia uma féria diária, e muitos deles compravam a alforria assim.
O professor falou coisas que até meu professor de história comunista já tinha falado antes. O mundo não é cor de rosa.
Boa tentativa em lacrar... SQN.
Sorte a sua, até há uns anos atrás eu acreditava q os caras iam pra África e capturavam negros livres kkkkkkkk
Não mesmo, o que mais tem é professor distorcendo a realidade inclusive em muitos lugares, um exemplo é nos Estados Unidos os professores ensinam que a escravidão aconteceu só lá e somente brancos escravizaram negros.
@@johnnysummers9323 KKKKKK para de mentir meu, nenhum professor ensina que aconteceu escravidão só nos EUA, nunca vi isso, conheço milhares
@@natanntbn4590 não estou mentindo estou contando relatos de americanos e você facilmente acha vários vídeos aqui no UA-cam sobre americanos negros contando sobre isso, essa doutrinação está mais presente em cidades com maioria negra.
Sigo este professor...eloquente
A verdade que a história da humanidade não existe herói ou vilão e sim aquele que subjulgou o outro e impos sua versão dos fatos, a verdade não é um desenho da Disney que ficamos felizes com o desfecho no final, os personagens da historia real usam sem dó: "os fins justificam os meios".
Estudar História nos dá o entendimento dos dias atuais.
Sou negro e me dispus à estudar a vinda dos negros para a América Latina, e tenho tido fantásticas descobertas referente aos escravos brasileiros. Nos contaram uma série de mentiras. Os negros não são as vítimas.
Pode me explicar o pq os negros não são vítimas?
@@edsonpessoa2834que tal vc responder pq nao avre mao dos produtos chineses feitos na base da escravidao ? nao diga que eles nao sao vitimas e estao sendo escravizadas pq tem lucro
@@edsonpessoa2834 é muito simples...nos séculos XV, XVI até o XVIII, os negros africanos faziam escravos de tribos vencidas. Esses escravos foram vendidos para a América Latina. Zumbi dos Palmares tinha escravos onde ele os maltratava e os matavam para não fugir. Em Minas Gerais, escravas alforriadas tinham pequenas propriedades onde era sustentada por travalhos escravos. Muitos escravos alforriados na Bahia, São Paulo e Minas Gerais tinham escravos negros trabalhando ao seu favor. A vítima é aquela que sofre a injúria e a violência, e não à que pratica tais atos com os seus semelhantes. A África infelizmente até hoje pratica estes atos em suas guerras civis.
@@edsonpessoa2834 É porque simplesmente não se trata de vítima/agressor, esse conceito é simplesmente ridículo.
@@edsonpessoa2834 Só olhar pra quem vendeu eles.
AS vítimas no caso não são os negros de uma forma geral, mas os que foram derrotados nas guerras tribais. Em todas as sociedades, tem uma maioria pobre e uma elite. Ignorar a elite africana é uma forma de perpetuar uma ideia de inferioridade que é falsa. Os reinos africanos foram tão fortes quanto os da Europa, o fiel da balança foi a Rev. Industrial.
Olá, professor! O senhor falará sobre Teoria da História e Metodologia da História no seu canal? Um abraço.
Dá uma olhada nos cursos dele ✌🏻
@@morfeusaquino4695 Eu já olhei. Não tem curso nem de Teoria da História, nem de Metodologia da História.
@@Tiras_Larapios Ele explica a metodologia que ele desenvolveu chamada LEEER, mas ele deve abordar esses assuntos ao longo do tempo.
@@morfeusaquino4695 Eu entendi que ele tem uma metodologia. Mas não foi isso que eu perguntei. O que eu quis saber é se a Teoria da História e a Metodologia da História, enquanto disciplinas, serão objetos de discussão no canal dele.
A escravidão não acabou. Apenas mudou de nome.
Exato!
Fantástico negão e prof marcelo... admiro mto os dois....
Ótimo comentário.
O Camara Cascudo é um nome muito homenageado em Natal RN em logradouro, escolas, alguns comércios, praças...
Só discordo da parte economica em relação a produção. Pro senhor do Engenho o custo da escravidão era alto em relação a produção assalariada que tinha incentivos pra aumentar a produção e qualidade eu vou tentar me recordar do livro e posto aqui que fez uma analise do volume produzido na escravidao e pós escravidão que teve um aumento brutal na produção. Lembremos que embora pareça que era 'barato" manter um escravo, o custo de manter a violência sobre eles, vigilância e sustentar eles com condições de produtividade eram GRANDES, ao deixar a escravidão esse custo foi " terceirizado" e o incentivo produtivo aumentou.
Pode ser porque eram mal alimentados e trabalhavam de sola sol ;sem qualquer proteção .É também qual era o interesse de trabalhar muito sem liberdade e de graça .Se fosse bom não tentariam fugir como muitos fizeram e tinham alguns que até se suicidavam.
Muito bom, sera que a gente consegue algum livro que tem essa outra realidade.
Excelente corte !!
Professor ESPETACULAR! Sempre tive ódio dos pseudos professores de humanas que tive na escola!
Esses professores de humanas, né, vivem dizendo que escravidão foi terrível, até que foi boa né, cara? top demais.
Kkkkk, vá estudar história de verdade que verá que não há heróis ou vilões, é tudo questão de conflitos de interesses e alguém tem que perder para o outro ganhar, por favor não seja mais um alienado com a visão de romantizar a história.
Ótima aula top👍👍👍😎
Outro nível aprender com Marcelo
Desmistificar isso de que o índio e o negro eram pobres coitadinhos ,praticavam a escravidão com as tribos derrotadas
Todos somos escravos dos nossos erros
Olá Marcelo
Existe um documentário que explica muito bem a escravatura.
O nome do documentário é "A rota da escravatura "
Eu quando vi fiquei chocado com as imagens feitas por um celular em 2027 Egipto, mercado da época medieval .
O que diz da Coreia do Norte, China, Índia, etc...
A escravatura é real ainda hoje.
Saúde para todos.
Correcção 2027 é 2017
A China atualmente é mais desenvolvida do que os USA.Quando era na época dos BRICS ela fazia.parte deste grupo.Atualmente é um dos países mais desenvolvido do mundo.Pode se informar.
Nem a Índia pode se dizer que tenha escravos.E por sinal a Corea do Norte não é que se pode chamar de sociedade escravocrata porque o regime de lá é único governado por um sádico.e maluco.
Hoje não se pode falar o que realmente se pensa sobre esses assuntos --a verdade virou crime.
Não era colónia, era estado do Brasil!!!!!
Mas finalmente que se ouve a verdade sobre os escravos!!!
Ótimo vídeo.
top professor !
O nome que veio da Inglaterra e que deu início a ideia do fim da escravidão foi William Wilbforce, um político protestante.
pq claro estavam perdendo mercado na Europa e obvio isso favorecia s igreja católica, mas ele pregar aos ingleses a escravidao Chinesa sob o qual os ingleses enriqueceram ele nao quis
@@qapsuporte não entendi mt bem seu ponto, seria acusar um único homem por ele ser um anglicano q lutou (supostamente) por motivos econômicos contra a escravatura, ao passo q vc defende unilateralmente a posição da igreja católica, pq eles defendiam o fim da escravidão, os catolicos, esses sim por motivos éticos e não econômicos?
Tô até hoje esperando me pagarem a dívida histórica por terem explorado meus antepassados italianos nas lavouras de CAFÉ. Cadê meu chequeee? Hahahahahah
Comentário esdrúxulo.
@@MovieTipsx esdrúxulo é querer receber o q não fez por merecer. Pregar igualdade com desigualdade. Segregar e separar a sociedade. Enfim, hipocrisia.
Seu animal, a Europa estava devastada pela guerra e pela fome, o governo brasileiro incentivou a vinda de mão de obra europeia (inclusive doando terras para esses imigrantes) ao invés de empregar o negro recém liberto. Essa foi uma tentativa inclusive de embranquecer a população.
90% do povo foi,é, e será escravo.
é completamente diferente
por mais conteúdos assim.
Por favor, me informe o nome desse instituto legal direitinho porque o áudio não ajudou. Eu tenho que pesquisar. Meu pentavô foi juiz em Araxá possivelmente nessa época. Eu tenho que descobrir. Meu pai me falava dessa questão dos bons tratamentos também.
Ela tá passando gel na história, fala do tratamento de alguns escravizados como se fosse maioria,safa
Fonte?
A escravidão começou na Inglaterra por além de questão humanitária foi pela concorrência pois quem tem escravos pode vender barato e também pela questão da liberdade de contratação já que pessoas livres se dedicam ao estudo e pode fazer serviços melhores e também pela confiança já que um escravizado pode sabotar seu negócio
Gostaria de saber o nome completo do autor americano citado, Franklin alguma coisa, pesquisei e não encontrei, grato!
Frank Tannenbaum
Também vendia para o Islã.
A escravidão não acabou, só mudaram os nomes
Marcelo: e os movimentos populares desde o séc XVII na Inglaterra. É lorota?
A escravidão só muda de sistema 😢
Inglaterra na sua revolução industrial, almejava vender seus maquinários, tratores, esteiras etc, e quem tinha a mão de obra escrava, achava desnecessário investir comprando dos ingleses máquinas. Por isso a Inglaterra visava acabar com a escravidão...
Após a escravidão, a necessidade de senhores adquirirem máquinas etc, fez com que bancos ingleses financiasse a estes senhores mundo a fora equipamentos industriais, cobrando juros e tomando terras de quem não conseguisse pagar. Um exemplo disso, é que a indústria Massei Ferguson virou até banco
Nessa história, não tem ninguém santo!
obvio, a tecnologia que tu usa hoje e feita no país msis escravagista da terra o qual condena seu próprio povo a mesm,a, sim estou falando da China
Nossa!! Com o Sr. falando assim, com esse jeitinho, a escravidão até me pareceu uma coisa boa... 🙄
O complicado é que o público dele parece preferir a versão do escravizador.
Amigo fale do livro escravos cristãos senhores muçulmanos falando sobre a escravidão branca feita pelos africanos.
Essa discussão é muito mais matizada e ainda não existe consenso historiográfico, mas a questão moral foi secundária. A Inglaterra tinha interesse na emancipação da escravidão (nunca abolição, pois os empréstimos dos bancos ingleses tinham como colateral a mão de obra cativa vinculada à propriedade, não podia gerar insolvência nas lavouras no Brasil ou EUA, onde o capital britânico estava alocado), sofria lobby dos produtores de açúcar antilhanos para coibir o tráfico negreiro nos seus concorrentes, e daí vem a Bill Aberdeen (se eu não uso, você não pode usar). Mas duas questão são fundamentais nessa discussão. Uma é o conceito de segunda escravidão, a revolução industrial usufruiu enormemente da escravidão algodoeira nos EUA e deu uma nova vida à escravidão (ou seja, não existe incompatibilidade imanente entre escravidão e uma lógica de mercado, pelo menos na produção de commodities). Além disso, há o trabalho do professor José de Souza Martins, que demonstra como os escravos, para além de força de trabalho e propriedade, eram derivativos financeiros no surgimento do sistema bancário brasileiro, o que atrasou enormemente a abolição no Brasil. Todo o sistema produtivo do XIX era estruturado por um setor financeiro que tinha na escravatura o seu lastro. Mesmo abolicionistas, quando tinham investimento em bancos, estavam comprando sem saber cotas de plantel de escravizados e ajudando a manutenção da escravidão.
No atual cenario a escravidão contemporânea e trabalhar 12hs recebendo salario de 1500, pagar esses impostos contribuir com a previdência e morre sem recebe
R$300.000 um escravo? Não era melhor pagar um salário mínimo para um empregado?
Ciclo do algodão em Pernambuco foi riquíssimo por conta da guerra entre EUA e Inglaterra.
Teve pressão de grupos protestantes na Inglaterra também, principalmente os quacres. Os quacres tambem ajudaram muitos negros a fugirem dos EUA para o Canadá.
O fim do comércio de escravos teve o dedo de William Wilberforce, uma anglicano.
Houve pressão desses grupos, mas eram minoritários. Infelizmente, o que prevaleceu foram os interesseiros que substituíram a escravidão africana pelos coolies e blackbirds.
História. Cada um q escrve um livro conta de um geito.
Muito bom Professor.
A escravidão demorou para acabar no Brasil por um motivo financeiro também. A terra era barata e os escravos eram caros, e o capital dos engenhos e fazendas de café consistia basicamente no valor dos seus escravos. Com a abolição, muitas fazendas endividadas quebraram imediatamente, ficando no negativo. Os fazendeiros que usavam mão de obra escrava resistiram muito contra as leis abolicionistas, dando origem à expressão 'para inglês ver' - leis abolicionistas passaram no Brasil, mas depois foram relativizadas, postergadas. Quando foi feita a aboliçao, já existia uma pressão abolicionista considerável
Esse negão é gente boa, se eu tivesse conhecido ele em 1700 iria comprá-lo
Acidez estilo Leo Linz a piada, kkkk
Alguém pode falar da tentativa do Brasil de introduzir a cultura do chá aqui e a tentativa de produção em massa do chá por parte da imigração enganosa dos chineses no Brasil que chegaram a trabalhar quase como escravos e muitos fugiram pois os donos de terras ficaram grilados por acharem q eles estavam mentindo ou escondendo as técnicas de produção do chá, aumentando assim a carga horária e até punições físicas eram aplicadas.
Tem até um livro que fala sobre isso.
@@MARCOSMLV1991 n entendi man. Você quis dizer Branda ou Branca ?
@@MARCOSMLV1991 ah sim man. Desculpe se pareceu q eu estava lhe dando uma patada kkkk mas sim, n foram milhões como os africanos mas olha a lógica dos caras "substituir uma mão de obra dos africanos pelos chins" ou seja na minha humilde opinião, toda essa questão da escravidão dos negros nas Américas foi só uma questão da logística da época ter sido muito mais barato trazer da Africa do que qualquer outro lugar.
www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/no-fim-do-imperio-brasil-tentou-substituir-escravo-negro-por-201csemiescravo201d-chines
a escravidão nunca acaba ainda á mais escravidão hoje que á séculos atrás
Anchieta que o diga…
Esses sacrifícios humanos infelizmente existem até hoje.
...então, sem fugir o assunto..., dizia o Professor quando foi abruptamente interrompido.
Senhor apresentador, por favor.
Saiba que não é a todo momento que se pode encontrar um EXPLICADOR deste nível.
Logo, devemos ESCUTÁ-LO atentamente em cada frase pronunciada.
Obrigado.
😂 estratégia dele, a entrevista acabaria ali com a resposta do professor... acredito eu RS
Muito bom!
Mas esse tratamento que ele fala no vídeo a respeito dos escravos no Brasil é um acontecimento geral ou minoritário que ocorreu ?
Geral. Se vc analisar objetivamente o tratamento dado aos escravos nos Impérios coloniais, os Impérios católicos tratavam com mais leniência do que os protestantes, e no Brasil, apesar de termos tido essa mancha, nós fomos os que trataram melhor os escravos, o que n quer dizer que não houveram abusos e atrocidades. O livro Impérios Coloniais do Prof. Marcelo prova muito bem isso.
na guerra contra os invasores holandeses, os índios e negros se juntaram aos portugueses justamente porque os holandeses eram impiedosos, principalmente com os escravos, ao contrário dos portugueses...
Majoritário. A força de trabalho escravo das pequenas empresas se tornou maior que a dos latifundiários. Os pequenos empresários não tinham como pagar alimentação (ração) e estadia (senzala) para um ou alguns escravos, então todos comiam a mesma comida na mesma mesa. Este fator também propiciou a miscigenação, pois pequenos donos de escravos acabavam dormindo com uma escrava engravidando-a, e por fim, casavam-se com esta. A famosa Xica da Silva foi um destes casos. Curiosamente ele se mostrou excelente administradora e assumiu os negócios do marido, enriquecendo.
@@morfeusaquino4695 Bem, obrigar a outros povos a segui sua religião não é ser bem tratado. Aliás, o navio negreiro coloca todos os Impérios no mesmo de nível de tratamento que deram aos africanos.
@@morfeusaquino4695Discordo. De fato o acesso a alforria no Brasil era maior, em muitos casos libertavam os doentes e os escravos na América Latina/Brasil tinham taxas de mortalidade maiores e taxa natalidade menores o que no Sul dos EUA; a espectativa de vida dos escravos afro-americanos era de 35 anos, enquanto a expectativa de vida dos brasileiros se equipararam no de ano 1923, dado ao fato que a escravidão nos Estados Unidos estava sob uma economia economia capitalista competitiva, assim causou o aumento da reprodução da população e uma melhor condição de vida(historiador Steven Mintz fala disso)
“Não há nada que o governo possa lhe dar que não tenha tirado de você antes.”... imposto é roubo roubo....sonegar é legítima defesa.
Eu vi uma pesquisa que de cada 10 escravos 7.3 eram homens também.
Importante lembrar que vários países como a Argentina por exemplo, não aboliu um único escravo mesmo tendo recebidos milhares de negros escravizados.
Motivo: mataram todos negros e seus descendentes.
Gente.. q dia vai ser ou ja teve o encontro dele com o Rui?
Muito bom
A escravidão do branco europeu, negro africano e ditos amarelos, acabou quando os patrões aprenderam a fazer contas.
Pagando um salário mínimo vc sabe exatamente quanto sua empresa, ou seu negócio vai gastar ou custar.
Na escravidão o patrão teria que bancar tudo para o escravo, casa, roupa, comida, remédios, etc..
Muito melhor pagar o mínimo...
Este homem Marcelo distorce todo o conhecimento! O seu anticomunismo é fanatismo!
Tem vídeo no UA-cam dizendo que a Arábia Saudita a escravidão acaba em 1972!
Hoje somos escravos daqueles que nada produzem.
Veja-se que
nos EUA tinham 4 milhões de escravos em 1863, quando entrava em vigor o Ato de Emancipação assinado pelo presidente Abraham Lincoln. O ponto central da lei era a libertação de cerca de 4 milhões de escravos negros...." na declaração do ato
enquanto que
O Brasil tinha certa de 700 mil escravos quando chegou a abolição 1888
ou seja tinham sido gradualmente libertos
Não necessariamente, a mortalidade de escravos aqui era maior e as mulheres escravas não se reproduziram com homens do mesmo grupo social, como nos estados unidos, preferiam sempre homens livres para assim garantir a liberdade da próxima geração.
É porque será que hoje em dia o número de negros é bem pequeno e no Brasil é o contrário existe de acordo com o IBGE locais no Brasil onde o número de negros é bem maior do que brancos
O ruim da internet é cada um escreve o que pensa sem se preocupar em dizer o certo e a verdade.E sem qualquer condições de comprovação. Vergonha.
Esse cara que fala, ignora ou omite uma parte importante da historia da escravidão que contradiz muitas coisas q ele disse. Tem registros em Portugal e Angola que contradiz oquê ele disse.
A dinâmica de escravidão europeia colonialista é totalmente diferente da tribal anterior a ela, antes existiam sim espalhados por todo o mundo guerreiros, que quando não mortos, eram sim transformados em servos/escravos (vezes por determinado tempo vezes por toda a vida) canibalismos também existiam em alguns locais de África, porém com um objetivo muitas vezes espiritual por trás (coisa essa também que ocorria em tribos nativas aqui do Brasil) porém não havia e aqui é importante reiterar, desumanização por partes dos guerreiros vencedores para com os presos, muitas vezes inclusive dando a esses guerreiros quando comidos canibalmente, mulheres em algumas tribos, comida, e diversos modos que eram sim ruins pra o perdedor que sabia seu fim (a morte certa) mas ainda era visto como guerreiro e pessoa pelo seus inimigos. deixar de ser visto HUMANO vem ocorrer com os europeus que viram as inúmeras tribos em África e nas Américas tendo conflitos (coisa que ocorria a milênios em escala controlada e incitaram mais isso muitas vezes por interesses próprios, sobre ética não se fala em uma guerra, e tribos em África viviam em conflitos anteriormente ao homem branco pisar no continente e derrubar todo um sistema milenar com sua lógica colonialista,porém claramente esses conflitos foram aumentados pós presença do europeu e existem diversos relatos disso manuscritos e até mesmo com datas específicas em alguns casos. Desumanizar, tirar dignidade, através inclusive de pseudociência patrocinada por países colonialistas que chamavam nascidos em África de animais e coisas piores pra baixo é coisa do Branco Europeus e sim isso é crime histórico e maior genocídio realizado em toda a história da humanidade.
Conteúdo legal
Se o DARWIN saiu apavorado do Brasil por ver a nossa escravidão, imagina o q não era a Holanda???
Hoje nos tornamos cada vez mais escravos.
Na época da escravidão, anão era troco?
Leo Lins feelings?
Kkkkk
Entao porisso que as relacoes entre patroes e empregados domesticos nunca foi uma relacao puramente de trabalho. Esta talvez no subconciente herdado ,tracos de relacoes familiares.
Ainda hoje, século XXI, estima-se que existem 50 milhões de escravos no planeta.
A escravidão é um regime execrável, mas não é uma invenção brasileira. Parabéns pela entrevista que, de forma muito esclarecedora, nos mostra um pouco da realidade sem " vitimismos" de baixa estima, sem lamúrias. Vamos pensar no resultado, se os escravos tivessem morrido na África não teriam deixado seus decendentes aqui, que formaram famílias e nos transformaram nesse país diverso e rico culturalmente.
Concordo, e sempre existiu alguma forma de escravidão na história da humanidade, esse mímimi vitamalista não tem como dar certo pois uma pessoa que estuda verá que não dá para romantizar a história da humanidade, tudo foi na base do sangue, suor e lágrima que a geração Enzo não entende pois vive em uma bolha.