Ou seja: 1° passo: Aprender sobre lógica de programação e algoritmos ANTES DE TUDO; 2° passo: Decidir em qual linguagem de programação quer se especializar; 3° passo: Escolheu a linguagem, foque nela, pratique nela e se torne um especialista nela. O restantes das outras linguagens você vai aprender com o tempo, o primordial é se especializar primeiro naquela que você mais se indentificou. Bora pra cima 🚀🚀🚀🚀
O mais importante é ter conceitos sólidos em lógica e algoritmos. A linguagem é irrelevante você aprende conforme a necessidade. Entretanto, se partimos pro lado C LIKE da vida PERL, PHP, C, JAVA, JAVASCRIPT, C# são muito parecidas aprender qualquer uma delas de tá base para aprender as outras. Ai temos coisas como Visual Basic e Python que são bem diferentes. Python é um ser exótico que se deu bem porque se integra com muita coisa tem muita lib. A primeira linguagem que tive contato foi BASIC e PASCAL.
Acho que é uma boa ideia alguém que tá começando, aprender a base com linguagens como C# e Java, porque depois que você pega o jeito, qualquer coisa fica fácil. Java é tão bom kkk
Quando entrei na faculdade eu desejava muito me tornar uma design, com o tempo descobrir que eu era péssima em design e foquei no backend. Acabei focando em java, mas o mercado me jogou em c# e quando tentei trabalhar como freelance fui lançada no php. Mesmo sem querer você acaba aprendendo várias linguagens/ferramentas. Curtir seu vídeo, parabéns pelo conteúdo.
Iniciei no mundo da programação aprendendo C em aulas presenciais, nessa época eu já gostava muito de programação mas eu estudava no intuito de aprender mesmo. Depois de um tempo me convenci de que Python seria melhor e tals aquela chuva de recomendações e acabei aprendendo um pouco e realizei 2 mini projetos de automação mas não fiquei muito satisfeito. Em uma oportunidade que eu ganhei sendo um dos melhores alunos da escola, ganhei 2 cursos completos, um de desenvolvimento de games e outro de desenvolvimento web, por eu ter um simples computador acabei iniciando no desenvolvimento web e me encontrando em JavaScript, onde lá tudo que eu já tinha estudado antes começou a fazer sentido e eu realmente sentir resultado no meus estudos. Ainda não consegui um emprego mas eu estou bastante feliz com meu aprendizado constante e me sentindo satisfeito por aprender cada vez mais. Foquem em apenas em uma linguagem!
Pelo outro lado, tem a questão da saturação. O que não falta é mão de obra para Html/CSS/Javascript/Typescript + algum framework como React, Vue, Angular, etc.. Se o desenvolvedor que ir para esse lado, prepare-se para enfrentar salários muito baixos(principalmente no início), e uma concorrência absurda, o que abre margem para abusos que comentarei a seguir.
Eu tinha interesse nessa área de desenvolvimento web porque sempre quis criar um site e também achava mais "fácil" aprender em comparação às outras áreas. Eu planejava me adaptar ao aprendizado primeiro com front end para depois aprender as tecnologias que julgo serem mais difíceis, como desenvolvimento de jogos. Mas hoje penso que seja melhor eu investir meu tempo logo na área de jogos e encarar logo os desafios dessa área.
Queria que houvesse uma forma de embalar esse vídeo e tacar na minha cara de 4 anos atrás onde eu estava tentando aprender um monte de coisas não relacionadas, ao mesmo tempo em que fazia faculdade, trabalhava e me sentia um fracasso porque não conseguia aprender nada. Como sempre, você trazendo a luz❤Amei
Uma dica estou nesta área desde 1985. É mais importante você ter conhecimento de área (logística, contabilidade, ...) a linguagens de programação. Ainda mais hoje com plataformas (SAP, PROTEUS).
E também dá pra viver "sem programar" Só falar de programação e dar Dicas (aulas também) ter um Canal, Um Perfil e Ganhar Apenas Falando Sobre , nem Vai Precisar ficar programando "para fora"
As linguagens de programação muitas vezes têm influências umas sobre as outras e compartilham características. Acredito que estudando uma das linguagens a seguir, facilmente, com o tempo você consegue aprender as demais (que estão na mesma linha). Quem lembrar de outras, fique a vontade para complementar a lista: JavaScript e TypeScript; C, C++ e Rust; Python, R, Ruby e Julia; Swift e Objective-C; Java, C#, Kotlin e Scala; Erlang e Elixir;
Em 2 minutos e 45 segundos de vídeo entendi mais sobre “como pensar em escolher a linguagem que quero aprender” do que em 3 semestres da faculdade, que só fica pipocando um pouquinho de cada linguagem sem explicar direito pra que serve cada uma. 👏👏👏 Parabéns pelo vídeo!
Comecei com phyton,por incentivo do meu chefe,e vejo uma oportunidade para analisar dados e organizar isso visualmente para que seja mais visivelmente agradavel e diminuir a papelada e caminhada do processo
Eu to vendo muita gente falando pra nao focar em muitas linguagens pq depois vc nao vai saber o que fazer com elas.... mas qualuqer vaga no mercado te pede pra saber 300 linguagens pra concorrer pra vaga. Eu ja to na teoria de que ou eu to ficando doido ou voces tao ficando doido ou todo mundo ta muito doido.
Sabe a real, te cobram pra conhecer "o mundo" e não pagam nesse mesmo proporcional. Além disso, vc conhece "o mundo" para no fim só fazer o que o chefe manda.
Descreveu exatamente o meu plano de estudos. Estou estudando C++ depois ia passar para python e terminar com javascript kkkk. Ainda bem q vi esse vídeo. Ótimo conteúdo como sempre.
Concordo, pra quem contrata não faz muita diferença quantas linguagens você sabe, o que importa é saber a linguagem requisitada na vaga. Trabalho atualmente com Engenharia de Machine Learning e os requisitos mais importante são Python e AWS. Quando preciso contratar alguém, é isso que eu busco e avalio, se o candidato souber outras coisas eu encaro apenas como "brindes" que provavelmente não serão úteis no departamento. É isso, escolha uma área de atuação com que você tenha afinidade e interesse, veja quais ferramentas mais importantes nessa área, estude, estude e estude, (se conseguir) crie um portfólio de projetos e as coisas vão ficar mais fáceis.
Eu estudei para o concurso recente da caixa TI e conheci um universo de tecnologia que me fez querer me aprofundar muito em TI e dentre as linguagens, a que mais me fez ficar apaixonada foi Java. Hoje faço o bootcamp Santander Java na DIO e cada dia temho mais certeza do que quero que é desenvolvimento backend Java. Então tenho foco somente nisso, pensei que nucna conseguiria entender, mas hoje tenho facilidade em entender o que ocorre ko código em Java e isso é muito satisfatório!! Amandooo usar Java para aprender algoritmos e estrutura de dados e POO 😍
@@attekitadev eu também fui aprovado estou na etapa de teste (95% de acerto) espero passar kkk, tem como você dar uma dicas pra esse processo? :) gostaria muito de entrar na segunda fase e ganhar uma das 300 vagas
Olá Attekita. Concordo muito contigo. Facilita muito a aprendizagem de uma nova linguagem quando vc começa a pesquisar quais tipos de contextos de negócio vc quer trabalhar, que tipos de problemas vc quer resolver, e por fim quais tipos de tecnologia e consequentemente linguagens são usadas nestes contextos.
Eu gosto de Kotlin para desenvolvimento mobile nativo para Android, mas agora estou me aprofundando em Java e estou entendendo melhor coisas que não entendia bem em Kotlin. Desenvolvimento mobile é difícil, um conteúdo criado há 2 anos já é absoleto, com o Java eu não tenho problema em pesquisar em vídeos ou fóruns antes de 2020.
Não existe linguagem de programação ruim, existem programadores ruins. Tudo é a mesma coisa. Só léxico e sintaxe. O que te diferencia como programador é a capacidade de solução de problemas(lógica, matemática discreta). Tô estudando Java, e em breve C++ . Programação é somente um ramo da computação.
Muito bom esse video, a galera que apreender de tudo porque não tem ninguém informando melhor sobre cada tecnologia e o que ela deve fazer! So tem pessoas querendo vender mais e mais cursos. Então para os jovens que quer entrar no mercado de T.I e principalmente na programação, acredita que precisa entender todas as linguagens para tentar ganhar um salario de 10K. Mas a programação e como uma cirurgia, é preciso entender do inicio ao fim, é para cada parte do corpo, tem um especialista da area. Na mesma forma também é com a programação. Gostei muito do video de hoje é deve ficar basicamente como um introdutório para os novos programadores.
Eu estudo Python desde março, consigo resolver bastante coisa, mas poxa as vezes me sinto inútil, parece que ao mesmo tempo que eu sei as coisas eu não sei kkkkk Eu tava estudando banco de dados, agora parte pra API e automação, é excelente estudar e aprender mas parece que eu sozinho não consigo criar nada legal só coisas simples. E Não conhcer ninguém na área pra compartilhar conhecimentos e conversar sobre é algo horrível
Quando a gente fala de não pegar mil linguagens que nada tem a ver uma com a outra, faz sentido. Mas a minha dúvida está em áreas de trabalho, devo/posso aprender como agir em áreas diferentes (especificamente ciência de dados e alguma outra) desde que essas áreas tenham como base a mesma linguagem (python)? Contexto: Estou estudando ciência de dados, quero realmente me especializar nisso, mas tenho curiosidade sobre segurança da informação (que posso usar python e é uma área tão técnica quanto ciência de dados, na minha opinião) e estava pensando se me prejudicaria muito essa mistura.
Obrigado pelas informações. Estou iniciando no curso de Tecnologia da informação e estava com dúvidas quanto a isso e provavelmente ia cometer o erro de tentar várias linguagens.
Eu segui um conselho teu a respeito de linguagem e parei de ouvir outros, onde em um determinado video, sugeriu começar a aprender java em caso de dúvida ou mesmo se a pessoa acha que programação não é pra ela, e bom, to gostando de aprender java, tem as suas dificuldades como qualquer outra linguagem, mas dificil é só aquilo que a gente ainda não domina.
A dica é : " comece do começo... do primeiro degrau da escada e nao do décimo, tudo tem seu tempo e nao adianta pular etapas " e tbm não surta querendo ser um ninja da programação, só pq o seu curso tem 50 linguagens disponíveis....NÃO VAI DAR CERTO já tentaram fazer isso 😅😅🙋♀️
Acho que grande parte disso vem das próprias empresas, pois o que vejo de um monte de vaga com vários requisitos em várias linguagens e frameworks, e que muitas das vezes não são nem do mesmo "nicho de objetivos" não é pouco. Por conta disso os iniciantes olham essas descrições de vagas e acham que tem que aprender várias linguagens e frameworks
No filme A Encruzilhada o diretor da escola de musica do Ralf Macchio fala pra ele q não eh possível atender a dois Mestres. No caso, ele queria estudar guitarra e violao classico ao mesmo tempo. Na guitarra querer aprender tudo é comum demais o q faz o sujeito ficar mais ou menos em muitas coisas ao invés de especialista em uma técnica. Mesma coisa pra TI
Show gata! Bem elucidário para quem está começando. Eu que já tenho meio seculo na área, trabalho como dev em backend Java nativo, conheço um pouco de C++, JS e suas variantes, html, css, Cobol, VRML(hoje java 3d), e outros. Fiquei uns anos afastado e agora estou tendo que revisar um universo de classes java.
Já trabalho com Delphi para Desktop, aprendi java android e gostei muito. Mas meu foco é desenvolver sistemas analise de mercado consumo e vou entrar com tudo no Java. Confesso que me perdi um tempo e misturei as coisas vendo Python e JavaScript. Acho muito legal seu canal. Pedro Gomes - São Paulo.
Nossa! Seu conteúdo tá de parabéns, acompanhando seu conteúdo faz pouco tempo, porém, adoro a consistência realista das suas opiniões. Não é algo polarizado, você sempre traz ideias equilibradas que ajudam a criar uma reflexão prática.
Outro ponto é o "hype". Isso é um "câncer" na área de TI! Conheço casos de pessoas que investiram dinheiro e muito tempo só para descobrir que a linguagem "da modinha" ou ferramenta que se dedicou tem um mercado bem limitado e não conseguiu uma posição em um tempo hábil ou simplesmente não conseguiu posição. O pessoal de "Closure", por exemplo tem um mercado absurdamente mais restrito do quem trabalha com C#, por exemplo.
você recebe material para ler e passar no exame. você recebe uma rotina para passar suas tarefas no trabalho. você recebe crenças e valores para sobreviver em sua cultura. então você tem que aprender outros tipos de habilidades se quiser ser relevante em 10 anos, não faça o que eles querem que você faça
Não existem linguaguem errada. Tudo vai depender de onde vc está trabalhando. O correto é estudar, seja na gradução, técnico ou autodidata. Aprender de forma consistente logica de programaçao, estrutura de dados e etc. Quando vc chegar no mercado de trabalho você vai estar apto e preparado. Quem vai decidir as tecnologias e linguagens usadas no projeto vai ser a empresa. Através do lider tecnico do projeto. Então em teoria escolha uma linguagem que tenha mais sentido com a área que vc deseja trabalhar.
A questão da escolha da linguagem não tem tanta importância, você precisa dominar a lógica, algoritmos (variáveis, for, whiles, if, else), só que nesse caminho existe uma pedra chamada BUG, normalmente o iniciante sofre muitas frustrações pois fica preso a bugs e algumas vezes não consegue resolver, pra piorar 70% do material na internet esta em inglês tudo isso torna essa escalada muito difícil e como sempre digo, tente estudar inglês, vai ajudar muito independente da linguagem que tenha escolhido.
Eu penso assim: Escrever a ideia do código no papel, depois passar para a linguagem que eu estou estudando ou trabalho. Atualmente estou estudando Java, realmente não é fácil, mas um pouco a cada dia a gente chega longe. Mas a próxima linguagem que começarei futuramente será javascript, uma do back-end e front-end.
Eu acredito que tudo depende do foco que vai tomar: Desenvolver games? Produtividade? Engenharia da Computação? Design Gráfico? Estrutura de Dados? Dev pra Web? E assim vai. Vai do propósito que vc vai usar no dia a dia ou na empresa.
Eu super concordo, principalmente se seu foco for mercado. Em termos de conhecimento acho válido, porém primeiro é interessante focar em ter experiência de mercado e lidar com problemas reais. A faculdade ajuda nesse quesito, porque você pega certo leque de linguagens para determinadas áreas. Algoritmos e Estrutura de dados com C e C++, Orientação a Objeto e Sistemas Distribuídos com C# e Java, Web com JavaScript e Php, Inteligência Artificial e Processamento de imagens com Python, Programação Funcional com Haskell e por ai vai. Claro que quase todas as linguagens podem ser usadas em todas as áreas. Mas a faculdade de ajuda a entender porque cada linguagem se encaixa melhor em um problema. E falo de linguagens mais antiga, sem contar Rust, Clojure, Golang e Elixir.
Estagiários que passou por mim lembram do meu sermão mais valioso: Eu preciso me comunicar com você, se eu falar e você não entender, vai ficar muito difícil te passar tarefas mais difíceis! Hoje o último deu resposta em 2 semanas e está me entrosado com os colegas, rs. Moçada, foquem em uma linguagem, framework em segundo plano, melhore sua lógica e todo resto vai ser mais fácil.
Um ótimo vídeo seria vc dizer quais conhecimentos são ótimos para cada área, por exemplo, pra quem quer trabalhar com aplicativo, quais assuntos ela deve dominar pra ser ótimo nessa área ❤
Que é isso? Se o cara não sabe nada, está perdido, quer começar, como ele tem DISCERNIMENTO para saber quais problemas ele quer resolver, se primeiro ele quer pelo menos sair do zero? Como sem saber uma linguagem ainda, ele vai saber definir uma linguagem tipo: agora sei qual problema vou resolver, então essa é a melhor linguagem para mim! Alô! Do nada, já colocou o cara no nível avançado. Deixa falar onde está o gargalo: em quem tenta ensinar como se o outro soubesse muito sobre o assunto... 1 - Não misturem iniciantes, básicos, intermediário e avançados. 2 - Não chame um objeto de esse cara para um iniciante, diga o que é, se é que já ensinou o que é uma função, diga que é uma função. 3 - Não chame de função, depois chame a função de outra coisa sendo que ainda é função, deixa cara aprender primeiro sem vícios. 4 - Não enrola, não fala para o iniciante como se ele já soubesse de algo que ele nem viu ainda. 4 - A maioria das vezes não ensina nem o uso correto de colchetes, parentes esses que deveriam ser o básico. 5 - Exercícios, muita entrega de exercícios, onde as entregas é que vão definir se o cara recebe ou não o diploma, ai ele repensa, ai ele aposta nele (se não vai perder o investimento). Como um ser humano iniciante vai entender algo assim do nada: Como saber se é uma função? Para saber se há uma função, basta identificar se um objeto de um conjunto está sendo levado em apenas um objeto no outro conjunto. Na relação entre irmãos, famílias com dois irmãos representam uma função, pois o irmão possui um único irmão (e vice-versa).
2:45 Já vi um vídeo de uma pessoa fazendo ilustração digital no Excel, ou seja, não é sobre a ferramenta e sim sobre sua capacidade de usar os princípios de traçado, cores e sombras usando o que X ferramenta oferece.
Comecei com BASIC residente em CP-500 em 1985. Lá eu sei que linguagens já trabalhei? O conceito de solucionar importa. Já tive que me adaptar a linhagem para dar manutenção em código, do nada em tempo curto. A linguagem não importa tanto quanto à capacidade de se adaptar rápido.
Attekita, seu trabalho no seu canal é maravilhoso, só depois de conhecer seu canal eu realmente me empenhei e me tornei um dev mais disciplinado e mais consciente sobre esse assunto do vídeo, antes eu queria aprender java, javascript, python, C# e tudo mais, mas essa empolgação é padrão de todo iniciante ksskskskskkssk
Sou programador C++, indispensável para fazer jogos multiplataforma. Demora pelo menos uns 2 anos para você entender o que você realmente tá fazendo isso se você trabalhar todo dia com a linguagem. Então não é o tipo de coisa que dá de estudar ocasionalmente e achar que vai conseguir contribuir em um sistema legado.
Muito bom, a pergunta chave é “Qual tipo de problema você quer resolver?”. Como base eu indico C/C++ para alg + ed, foi o que usei na faculdade e acho que funciona bem.
Excelente video! Eu me vi no seu video! Realmente tava pensando em mudar de linguagem, mas voce deu uma excelente dica! Agora, uma coisa que eu noto e passo ate hoje, eh que tem cursos online que o professor da uma receita de bolo e quando vc faz uma pergunta que sai da receita, ele ou nao responde ou da uma resposta meia-boca (na verdade, eu acho q ele nao sabe!). Sem falar que tem cursos que vc compra e quando vai ver, esta com 4 anos defasado! Mas realmente estou me sentindo meio que atolado no aprendizado! Sem saber direito, como melhorar minhas skills!
Hoje em dia percebo que as pessoas dão mais importância a aprender uma linguagem do que entender o conceito, no início sem mesmo ter conhecimento havia conseguido 3 apostilas de Python 2.4 do qual estava lendo e buscando entender o conceito literalmente na raça, depois por indicação de um tio de consideração comecei a estudar C, o livro que peguei para estudar de capa a capa foi C Completo e Total (entendi bastante as bibliotecas em C) e depois que aprendi C as linguagens para mim se tornaram quase que irrelevantes por possuirem o exato mesmo conceito. Assim é como aprender a tocar uma música, se você estuda aquela aquela música, então aprenderá apenas aquela música, mas se estuda a teoria e prática musical se torna capaz de entender e replicar qualquer música. O caminho a princípio é mais difício, contudo verdadeiramente recompensador principalmente neste de IA.
Acho valido, pior eh voce ter que ouvir isso de outros devs que tem mais ou o mesmo tempo de experiencia que voce de que a linguagem que eles trabalham eh melhor, que a sua esta defasada, que nao existe mercado por que nao paga tanto quanto a deles pagam, cara namoral, respondo confirmando so por educacao, mas nao sigo, pois a melhor linguagem eh aquela que paga suas contas, ponto, se paga mais ou menos, tendo suas contas em dia eh o que importa.
O atualmente trabalho em um empresa aonde tive que aprender diversas linguagens de programação, fui aprendendo com a necessidade sei um pouco de cada linguagem e acabei melhorando muito minha lógica em resolução de problemas, mas sigo perdido em qual devo focar estou pensando seriamente e Java
Por outro lado, não adianta a pessoa se especializar demais em uma ou duas tecnologias front-end e não saber como funciona o backend ou se especializar no backend e não souber nem o básico do front-end. Para começar até vale focar em algo mas o mundo da tecnologia é vasto. uma hora será cobrado, além de uma, duas, até três linguagens de programação distintas, saber um pouco de linux, saber como usar git, docker, etc. As empresas exigem que você saiba tudo, seja seior em todas elas, para pagar salário de júnior e ter direito a gaveta de doces.
Eu me especializei em Python com Django e Flask, mas por conta da empresa tive que simplesmente criar testes para um software com Junit5 e Mockito com Maven, e agora lá vai eu ter que criar um projeto front end com Javascript e Typescript usando Ionic e NodeJS. Sempre quis tirar um tempo para aprofundar nelas e não tive tempo. O que faço hoje é aprender o que quero no tempo extra, é chato a sensação de pular de galho em galho, mas aprendi muito por isso e aprendi a aprender qualquer linguagem fácil.
Mano eu aprendi lógica e poo com python por conta da faculdade, acabei gostando e aprendendo Django tbm, quero seguir carreira e back end, oque vc acha das vagas para backend com python? Tenho medo de estar seguindo um caminho difícil de interesse no mercado
Acho que isso acontece muito em faculdade, tornar normal aprender um milhão de linguagem ao mesmo tempo e muitas das vezes os próprios professores não sabem para que serve aquela linguagem.
Pesquisem as vagas de emprego da região em que vocês moram e foque em uma delas. Onde moro, por exemplo, tem muita vaga para PHP, que é uma linguagem que ninguém procura aprender atualmente.
O mais importante é ter conceitos sólidos em lógica e algoritmos. A linguagem é irrelevante você aprende conforme a necessidade. Entretanto, se partimos pro lado C LIKE da vida PERL, PHP, C, JAVA, JAVASCRIPT, C# são muito parecidas aprender qualquer uma delas de tá base para aprender as outras. Ai temos coisas como Visual Basic e Python que são bem diferentes. Python é um ser exótico que se deu bem porque se integra com muita coisa tem muita lib. A primeira linguagem que tive contato foi BASIC e PASCAL.
Comecei a estudar programação no começo desse ano e estou aprendendo Javascript, e vou te falar, html e css achei tranquilo mas o javascript estou tomando uma surra enorme. ☠️
Super comum isso! Acontece porque com o javascript você está tendo seu primeiro contato com a lógica de fato! Uma dica legal de conteúdo que pode te ajudar com a lógica é a playlist de logica da programação do curso em video. Ele ensina os conceitos com portugol, que é uma pseudo-linguagem mais próxima da escrita humana. Algumas pessoas acham mais fácil aprender os conceitos assim, então talvez te ajude ☺️
Eu trabalhei numa empresa de carros da alemanha, no projeto tinha: C (Para streaming video) C++ (deep learning vision) C# (unity) Java (servers) Python (geracao scripts c# c++) Javascript (mobile layer) Em projetos mais diversoa nao importa a linguagem pois assume-se que vc saiba uma linguagem principal e importa a logica.
Eu aprendi por conta própria Shell script, na época da faculdade por causa do linux. Estou parado ha mais de 10 anos, tento voltar agora e pedi conselho ao meu amigo e compadre. Realmente esteja disposto a aprender e resolver problemas. Estou migrando para area web (javascript, HTML e css).
Eu acho que o certo é parar de sonhar com front e back end e focar em outras áreas em ti... Foquem em linguagem que goste Python e otimo para quem meche com cloud, e machine learning além de ser uma linguagem simples, c# e bom pra quem procura embarcados e Java para quem quer mobile... Tire suas próprias conclusões e pare se ser influênciado por videoszinhos de youtube Back e frontend não é tudo no mundo
Tenho 20 anos como desenvolvedor. Eu discordo em parte dessa questão de "ferramenta" ideal para o trabalho. A maior parte das linguagens são de propósito geral. Você pode fazer jogos com Python e também pode desenvolver backend de aplicações web e também frontend utilizando templates, por exemplo. Mesma coisa para PHP, C#/.NET, Perl, etc.. Então, esse argumento é meio "torto", na minha opinião.
É que existem nichos, por exemplo, você teria muito trabalho em desenvolver web em linguagens com poucas libs e frameworks para isso, assim como erraria em querer desenvolver jogos com uma linguagem de script com baixa performance. Eu acho que o vídeo fala mais do que o 'mercado' pede, por exemplo, para vaga de dev de jogos tem suas linguagens mais pedidas, aí é melhor focar o aprendizado só nelas, não ficar estudando linguagens mais usadas em outros nichos, por exemplo, querer ser Dev de jogos e ficar perdendo tempo com R, ou Ocam, ruby...
Comecei agora o segundo semestre de Ciência da Computação e ainda me sinto insegura. Estou pressionada, mas quero entrar no mercado de trabalho para ganhar experiência. Estudo o conteúdo da faculdade, mas assisto a canais como o seu para entender melhor. Qual linguagem você recomenda aprender para conseguir uma oportunidade? Ouvi que backend e frontend são boas áreas. Sinto-me perdida, mas não quero desistir e quero me tornar programadora.
Então, me sinto totalmente perdida, pois dizem que para entrar no mercado já é necessário ter vários projetos, GitHub e muitas outras coisas, e eu mal sei mexer em HTML. Preciso de ajuda! Como posso aprender o conteúdo da faculdade, trabalhar em CLT e ainda estudar fora dos conteúdos da faculdade, focando em uma ou duas linguagens? Quero entrar no mercado logo, pois desejo sair do CLT, mas sinceramente me sinto insegura.
@@ssb2252 Faz o seguinte aprende primeiro HTML e CSS com Gustavo Guanabara do canal Curso em Vídeo… lá é gratuito o curso… e começa por aí, te garanto que vc vai pegando o jeito🙏
Quando eu comecei na faculdade de Engenharia de Software em 2018, esta questão de qual stack de tecnologias escolher, qual linguagem de programação era melhor, etc... foi um estressor na minha vida. Agora, 6 anos depois, eu percebo me estressei a toa, a tecnologia que uso no trabalho hoje, nunca usei durante a faculdade, mas ao desenvolvimento da lógica em programação que tive durante meu período acadêmico foi de extrema importância, porque me deu a base que eu precisava para aprender qualquer tecnologia. Uns 2 anos atrás me foi dado a oportunidade de ser o head de uma nova aplicação, mas as tecnologias precisavam ser aquelas que eles tinham já definido, mas como eu tinha a base, em poucos dias aprendi esta tecnologia e entreguei a parte estrutural do projeto sem problemas, nos meses seguintes só fui aprofundando mais na tecnologia e hoje a ferramenta que eu desenvolvi é usado por dezenas de pessoas de várias de equipes diferentes dentro da empresa, e eu recebo muito elogios por isso. Quando uma pessoa esta começando nesta tecnologia, pedem para falar comigo para ver se consigo dar uma mão. As dicas deste vídeo são muito acertivas.
Simmm exatamente! Depois de 10 anos trabalhando só com iOS, estou há alguns meses ajudando meu time em uma demanda especifica de Typescript! No começo você fica meio perdido, mas depois entende que é tudo a mesma coisa! O importante é a base mesmo!
Eu meio que faço isso pq programo para jogos usando o construct 3 que por baixo dos panos usa javascript, e tb to estudando c#, pq o mercado de jogos com unity é mt mais forte e para ter um plano b, se n conseguir vaga em jogos, posso trabalhar no back com C#, mas fiz isso já com uma boa base de construct 3, e como quero evoluir mais usando a engine resolvi aprender javascript voltado para jogos.
Estou aprendendo C na faculdade, no começo estava difícil mas ja estou pegando o jeito, antes de entrar na faculdade eu comecei a ver vídeos aulas do Guanabara sobre python, e a diferença entre C e Python é grande, achei python mais fácil
Pra quem comeca precisa entender o que são nucleos, partes do processador, matemática computacional básica, algoritmos... Depois qualquer linguagen serve, conforme o que vc pretende fazer. Simples.
Eu comecei com Kotlin e é a linguagem que eu mais gosto, porém estou estudando Java também, porque a muitos aplicativos são criados usando o Java e a maioria das vagas para desenvolvedor mobile são para Java. Mas por causa da faculdade de Engenharia de Software que estou fazendo, eu também tive que aprender Python, mas como já tinha uma base legal de Kotlin foi fácil compreender Python, tive mais dificuldade com o Java, que na minha opinião é mais complexo.
Tô no 3 período de Eng. De Software. Aprendendo lógica com Python, mas quero fazer outro curso de lógica agora em Julho (Nélio - Udemy) e focar só em Python depois.
Acho que você pode se interessar por esse evento que vai rolar! É um intensivão gratuito lp.hashtagtreinamentos.com/inscricao-intensivao-de-python-pat?af=attekitadev
Isso é muito verdade também na Ciência de Dados a área o qual estou estudando pra ingressar, existe sub áreas que demandam bastante física e matemática avançada como Visão Computacional, Robótica e Automação Industrial, mas a base que mantém para as resoluções é Python, Matemática Básica e Estatística.
Python não é base não, viajou. C++ é o que roda embaixo de todas essas bibliotecas de IA aí. Além disso, matemática básica não é o suficiente pra criar isso.
Parceiro, meu primeiro comentário é bem claro na divisão da área de dados, e estatística em primeiro nível ainda continua sendo matemática básica, agora como mencionei, se você for trabalhar com Visão Computacional, Robótica, IA Generativa, Redes Neurais profundas, aí é de suma importância você entender os processos dos principais frameworks pra avançar ainda mais a sua aplicação, a linguagem sempre será um meio abstrato de aplicar a fórmula requerida no projeto.
@@dpluaan No caso da física computacional, acho que não tem o que bate o fortran, inclusive muitas das bibliotecas científicas do python, por debaixo do pano é fortran.
Eu estou fazendo alguns backends simples em java, porem e muito tentadora outras areas mesmo. Na faculdade estou pegando C e apreendendo diversas paradas sinistras. Realmente e um mundo de posibilidades. pqp fda ba garai. Desde automaçao com diversos iots a aplicativos mobile ate processamento de audio, video ou sisteminhas embarcados. Eu amo musica e ja vejo para mim uma outra porta que posso seguir, ate programar pequenos sistemas de autormaçao com diversos tipos de sensores conectados a internet. Meu, o pessoal nao tem noçao das inumeras oportunidades que tem por ai. Da para fazer uma caralhada de coisas, isso me deixa bem tranquilo. Se eu pudesse faria engenharia de hardware pois eu comecei com tecnologia apreendendo eletronica.
Uma sugestão. Se foque em um nicho do python. As vezes cursos menores e mais focados para uma certa área são melhores, por exemplo, se você quer usar python para ciência de dados, faça cursos focados, tipo 'estatística com python', 'pandas', 'data science com python', etc... se for web, procura 'django', 'flask', etc... e assim vai. Tenta ter um foco na área de atuação, pois linguagens do tipo Python são muito abrangentes, e fazer um curso de 140 horas pode ser bom, mas também pode ser um desperdício de tempo, as vezes enrola muito, com coisa que não é tão direto ao ponto e prático para você ficar proficiente para criar tuas próprias aplicações da área escolhida.
Como fuklStack, comecei com os básicos principais mesmo, que são (HTML, CSS e JS), seguido por bibliotecas de CSS e JS usando BootstrapCDN, cards para JS, e depois vamos para o back End.
Cara, gosto de estudar Javascript e Java. Pra mim faz muito sentido já que considero backend tão requisitada quanto frontend. E gosto de entender a aplicação de ponta a ponta. Não acredito nesse papo de quem estuda os dois não aprende. Aprende tão bem quanto estudando só frontend, o único problema é o tempo maior pra aprender, mas disso não tem como fugir mesmo.. (estudo a dois anos). Ahhh... Java é utilizada em sistemas mais complexos também :) os fundamentos de Javascript como nodejs me ajudaram demais a ter fundamento
Eu pensei exatamente isso, fui animado pro curso do erick wendel, MAS abri a plataforma e pensei...Cara eu to estudando python e já avancei um pouco, fora que é o que aparece nas vagas aqui da cidade, muito mais pra dados etc. Ai olhei um video do erick sobre JS e vi já que ele usou repositório pronto com varias coisa que não entendi. Vou terminar python, tenho livro sobre estrutura também para ter uma base boa e se eu começar a trabalhar na área melhor ainda.
Bem eu já trabalhei com várias linguagens, mas atuo em T.I desde 1994, e foi necessário diversificar um pouco o conhecimento para me manter no mercado.😅
É como na engenharia elétrica, vc tem que escolher uma área, se for estudar todas as áreas, não vai conseguir ser bom em nada. Tem Eng elétrico que é da área de subestações. Outros são da área de automação, comandos elétricos. Outros são da área de programação pra hardware. Outros da área de projetos de instalações elétricas prediais, industriais e por aí vai.
eu tenho muita duvida sobre o estudar e ficava migrando ai por fim desanimava e parava com tudo... retornei a estudar e vou manter o foco em JavaScript
No início isso também aconteceu comigo, por isso decidi ser mais disciplina comigo mesmo e apaguei tudo que não estava relacionado com a linguagem que estou aprender (Python) para evitar a curiosidade de ler outros artigos e desviar do meu foco.
Finalmente a questão do abuso das empresas. A palavra chave mais maldita que existe no mercado é a palavra "FULLSTACK"! Se você se vende dessa forma, saiba que está se metendo numa encrenca que vai tirar anos da sua vida, possivelmente acabar com relacionamentos, vida social e queimar seu filme. Consequentemente, vai acabar com a sua saúde! Salvo raríssimas exceções, nesses meus anos eu vi muito "boca aberta" metido a "sabichão" dizendo que dominava a porra toda, e no final ficava dependendo de outras pessoas para consertar as cagadas que faz, ou pior! Faz merda e põe a culpa nos outros! Enfim, dominar diferentes conhecimentos é muito raro para um ser humano. Na história dá para contar nos dedos quem de fato conseguiu genuinamente isso.
Eu foquei em python e agora estou indo para Django, afinal não vai adiantar estudar outras e quando sentir-me a vontade para mudar o foco com programação ai posso pesquisar, mas no momento é Python.
Sou seu fã, obg por tudo. Eu comecei Sistemas de Internet, mas não tenho ideia do que isso me ajuda a poder atuar como programador. Se puder me ajudar??? ❤❤❤
Na p@ndemi@ houve muito oba oba com a área de programação e esse oba oba foi principalmente voltado para HTML, CSS e Java Script, então muita gente foi por este caminho voltado para o front, eu fui um deles e me ajudou muito a construir uma base. Hoje o temos muito devs front iniciantes e o mercado não tá absorvendo (principalmente iniciantes), então mudei de estratégia, passei a estudar/aprender JAVA, que também me atrai muito pelas soluções que são possíveis com essa tecnologia, além de estar sendo muito buscado no mercado e com uma concorrência bem menor em relação a outras linguagens. Ou seja, se você consegue conciliar as necessidades do mercado com os tipos de problemas que você quer resolver, fica melhor ainda!
💯 Seja Membro do Cana! Apoie o Canal e Tenha Acesso Antecipado, além de Videos Exclusivos!
ua-cam.com/channels/etRsdZxDQDcgVDJd6erz6g.htmljoin
Ou seja:
1° passo: Aprender sobre lógica de programação e algoritmos ANTES DE TUDO;
2° passo: Decidir em qual linguagem de programação quer se especializar;
3° passo: Escolheu a linguagem, foque nela, pratique nela e se torne um especialista nela.
O restantes das outras linguagens você vai aprender com o tempo, o primordial é se especializar primeiro naquela que você mais se indentificou.
Bora pra cima 🚀🚀🚀🚀
É isso aí gafanhoto
O mais importante é ter conceitos sólidos em lógica e algoritmos. A
linguagem é irrelevante você aprende conforme a necessidade. Entretanto,
se partimos pro lado C LIKE da vida PERL, PHP, C, JAVA, JAVASCRIPT, C#
são muito parecidas aprender qualquer uma delas de tá base para aprender
as outras. Ai temos coisas como Visual Basic e Python que são bem
diferentes. Python é um ser exótico que se deu bem porque se integra
com muita coisa tem muita lib. A primeira linguagem que tive contato foi
BASIC e PASCAL.
O comentário eu procurava , assistir 15 min de vídeo ta osso. vlw
Aprendi isso nos anos 80, sdd do Assembly
Eu ia comentar , mas vi o teu comentário e achei perfeito.
Linguagem é só uma ferramenta, o importante é ser o profissional que resolve problemas.
Exaaaatamente isso, transpor o que precisa ser feito para alguma linguagem é o desafiio, falou tudo
Aí já é um sênior?
@@CaioOliveira1989pq se preocupar tanto com esses títulos?
Acho que é uma boa ideia alguém que tá começando, aprender a base com linguagens como C# e Java, porque depois que você pega o jeito, qualquer coisa fica fácil. Java é tão bom kkk
Pessoal fala de Java mas eu também acredito que é uma ótima linguagem pra começar, juntamente com C# (Eu até prefiro C# 😅)
C# é bem mais atual e abrangente que o java, tem front end com blazor, back end com ASP, game com unity, mobile com maui
@@Jebyto Eu aprendi a base com Java 🤣
@@attekitadev la ele
Se o iniciante aprender a base com C ele nunca mais sofre em nada kkkkk
Quando entrei na faculdade eu desejava muito me tornar uma design, com o tempo descobrir que eu era péssima em design e foquei no backend. Acabei focando em java, mas o mercado me jogou em c# e quando tentei trabalhar como freelance fui lançada no php. Mesmo sem querer você acaba aprendendo várias linguagens/ferramentas. Curtir seu vídeo, parabéns pelo conteúdo.
Iniciei no mundo da programação aprendendo C em aulas presenciais, nessa época eu já gostava muito de programação mas eu estudava no intuito de aprender mesmo. Depois de um tempo me convenci de que Python seria melhor e tals aquela chuva de recomendações e acabei aprendendo um pouco e realizei 2 mini projetos de automação mas não fiquei muito satisfeito. Em uma oportunidade que eu ganhei sendo um dos melhores alunos da escola, ganhei 2 cursos completos, um de desenvolvimento de games e outro de desenvolvimento web, por eu ter um simples computador acabei iniciando no desenvolvimento web e me encontrando em JavaScript, onde lá tudo que eu já tinha estudado antes começou a fazer sentido e eu realmente sentir resultado no meus estudos. Ainda não consegui um emprego mas eu estou bastante feliz com meu aprendizado constante e me sentindo satisfeito por aprender cada vez mais. Foquem em apenas em uma linguagem!
Pelo outro lado, tem a questão da saturação. O que não falta é mão de obra para Html/CSS/Javascript/Typescript + algum framework como React, Vue, Angular, etc.. Se o desenvolvedor que ir para esse lado, prepare-se para enfrentar salários muito baixos(principalmente no início), e uma concorrência absurda, o que abre margem para abusos que comentarei a seguir.
Eu tinha interesse nessa área de desenvolvimento web porque sempre quis criar um site e também achava mais "fácil" aprender em comparação às outras áreas. Eu planejava me adaptar ao aprendizado primeiro com front end para depois aprender as tecnologias que julgo serem mais difíceis, como desenvolvimento de jogos. Mas hoje penso que seja melhor eu investir meu tempo logo na área de jogos e encarar logo os desafios dessa área.
Queria que houvesse uma forma de embalar esse vídeo e tacar na minha cara de 4 anos atrás onde eu estava tentando aprender um monte de coisas não relacionadas, ao mesmo tempo em que fazia faculdade, trabalhava e me sentia um fracasso porque não conseguia aprender nada. Como sempre, você trazendo a luz❤Amei
Uma dica estou nesta área desde 1985. É mais importante você ter conhecimento de área (logística, contabilidade, ...) a linguagens de programação. Ainda mais hoje com plataformas (SAP, PROTEUS).
E também dá pra viver "sem programar"
Só falar de programação e dar Dicas (aulas também)
ter um Canal, Um Perfil e Ganhar Apenas Falando Sobre ,
nem Vai Precisar ficar programando "para fora"
As linguagens de programação muitas vezes têm influências umas sobre as outras e compartilham características. Acredito que estudando uma das linguagens a seguir, facilmente, com o tempo você consegue aprender as demais (que estão na mesma linha). Quem lembrar de outras, fique a vontade para complementar a lista:
JavaScript e TypeScript;
C, C++ e Rust;
Python, R, Ruby e Julia;
Swift e Objective-C;
Java, C#, Kotlin e Scala;
Erlang e Elixir;
Em 2 minutos e 45 segundos de vídeo entendi mais sobre “como pensar em escolher a linguagem que quero aprender” do que em 3 semestres da faculdade, que só fica pipocando um pouquinho de cada linguagem sem explicar direito pra que serve cada uma. 👏👏👏 Parabéns pelo vídeo!
Comecei com phyton,por incentivo do meu chefe,e vejo uma oportunidade para analisar dados e organizar isso visualmente para que seja mais visivelmente agradavel e diminuir a papelada e caminhada do processo
Eu to vendo muita gente falando pra nao focar em muitas linguagens pq depois vc nao vai saber o que fazer com elas.... mas qualuqer vaga no mercado te pede pra saber 300 linguagens pra concorrer pra vaga. Eu ja to na teoria de que ou eu to ficando doido ou voces tao ficando doido ou todo mundo ta muito doido.
Sabe a real, te cobram pra conhecer "o mundo" e não pagam nesse mesmo proporcional.
Além disso, vc conhece "o mundo" para no fim só fazer o que o chefe manda.
geralmente colocam em parênteses, aí é o caso que ela disse, saber pelo menos uma.
Mas pra saber tudo o cara tem que ser Sênior né ? Ganhar muito bem pra saber tudo
Verídico. Tem que dominar 300 tecnologias ser sênior e ter 20 anos de experiência na área.
Descreveu exatamente o meu plano de estudos. Estou estudando C++ depois ia passar para python e terminar com javascript kkkk. Ainda bem q vi esse vídeo. Ótimo conteúdo como sempre.
Concordo, pra quem contrata não faz muita diferença quantas linguagens você sabe, o que importa é saber a linguagem requisitada na vaga.
Trabalho atualmente com Engenharia de Machine Learning e os requisitos mais importante são Python e AWS. Quando preciso contratar alguém, é isso que eu busco e avalio, se o candidato souber outras coisas eu encaro apenas como "brindes" que provavelmente não serão úteis no departamento.
É isso, escolha uma área de atuação com que você tenha afinidade e interesse, veja quais ferramentas mais importantes nessa área, estude, estude e estude, (se conseguir) crie um portfólio de projetos e as coisas vão ficar mais fáceis.
Eu estudei para o concurso recente da caixa TI e conheci um universo de tecnologia que me fez querer me aprofundar muito em TI e dentre as linguagens, a que mais me fez ficar apaixonada foi Java. Hoje faço o bootcamp Santander Java na DIO e cada dia temho mais certeza do que quero que é desenvolvimento backend Java. Então tenho foco somente nisso, pensei que nucna conseguiria entender, mas hoje tenho facilidade em entender o que ocorre ko código em Java e isso é muito satisfatório!! Amandooo usar Java para aprender algoritmos e estrutura de dados e POO 😍
Java é realmente muito bom pra aprender POO
Estou aprendendo java pelo programa Santander coders, desejo me tornar dev mobile. Futuramente com uma base solida desejo focar no Kotlin
Poxa fiquei feliz em saber que voce entrou no programa!
@@attekitadev Obrigado!!!😁
Segui sua call aqui.
estou apreendo java e ja sou dev frontend, faz o maior sentido apreender java realmente
@@attekitadev eu também fui aprovado estou na etapa de teste (95% de acerto) espero passar kkk, tem como você dar uma dicas pra esse processo? :) gostaria muito de entrar na segunda fase e ganhar uma das 300 vagas
Olá Attekita. Concordo muito contigo. Facilita muito a aprendizagem de uma nova linguagem quando vc começa a pesquisar quais tipos de contextos de negócio vc quer trabalhar, que tipos de problemas vc quer resolver, e por fim quais tipos de tecnologia e consequentemente linguagens são usadas nestes contextos.
Eu gosto de Kotlin para desenvolvimento mobile nativo para Android, mas agora estou me aprofundando em Java e estou entendendo melhor coisas que não entendia bem em Kotlin. Desenvolvimento mobile é difícil, um conteúdo criado há 2 anos já é absoleto, com o Java eu não tenho problema em pesquisar em vídeos ou fóruns antes de 2020.
Não existe linguagem de programação ruim, existem programadores ruins. Tudo é a mesma coisa. Só léxico e sintaxe. O que te diferencia como programador é a capacidade de solução de problemas(lógica, matemática discreta). Tô estudando Java, e em breve C++ . Programação é somente um ramo da computação.
Resposta definitiva para a questão:
QUAL A MELHOR LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO?
Declaro:
A MELHOR LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO É AQUELA QUE PAGA SEUS BOLETOS.
Muito bom esse video, a galera que apreender de tudo porque não tem ninguém informando melhor sobre cada tecnologia e o que ela deve fazer! So tem pessoas querendo vender mais e mais cursos. Então para os jovens que quer entrar no mercado de T.I e principalmente na programação, acredita que precisa entender todas as linguagens para tentar ganhar um salario de 10K. Mas a programação e como uma cirurgia, é preciso entender do inicio ao fim, é para cada parte do corpo, tem um especialista da area. Na mesma forma também é com a programação. Gostei muito do video de hoje é deve ficar basicamente como um introdutório para os novos programadores.
Eu estudo Python desde março, consigo resolver bastante coisa, mas poxa as vezes me sinto inútil, parece que ao mesmo tempo que eu sei as coisas eu não sei kkkkk
Eu tava estudando banco de dados, agora parte pra API e automação, é excelente estudar e aprender mas parece que eu sozinho não consigo criar nada legal só coisas simples.
E Não conhcer ninguém na área pra compartilhar conhecimentos e conversar sobre é algo horrível
Python não tem mercado de trabalho no Brasil.
to na mesma mano
@@luizcdocarmo Fala ai quais são as linguagens que tem mercado no Brasil
@@TheDFerreira Linguagens que não são usadas para machine learning.
@JuanFernandesMenezes agradecido irmão ❤️
Quando a gente fala de não pegar mil linguagens que nada tem a ver uma com a outra, faz sentido. Mas a minha dúvida está em áreas de trabalho, devo/posso aprender como agir em áreas diferentes (especificamente ciência de dados e alguma outra) desde que essas áreas tenham como base a mesma linguagem (python)? Contexto: Estou estudando ciência de dados, quero realmente me especializar nisso, mas tenho curiosidade sobre segurança da informação (que posso usar python e é uma área tão técnica quanto ciência de dados, na minha opinião) e estava pensando se me prejudicaria muito essa mistura.
Obrigado pelas informações. Estou iniciando no curso de Tecnologia da informação e estava com dúvidas quanto a isso e provavelmente ia cometer o erro de tentar várias linguagens.
Eu segui um conselho teu a respeito de linguagem e parei de ouvir outros, onde em um determinado video, sugeriu começar a aprender java em caso de dúvida ou mesmo se a pessoa acha que programação não é pra ela, e bom, to gostando de aprender java, tem as suas dificuldades como qualquer outra linguagem, mas dificil é só aquilo que a gente ainda não domina.
A dica é : " comece do começo... do primeiro degrau da escada e nao do décimo, tudo tem seu tempo e nao adianta pular etapas " e tbm não surta querendo ser um ninja da programação, só pq o seu curso tem 50 linguagens disponíveis....NÃO VAI DAR CERTO já tentaram fazer isso 😅😅🙋♀️
Boaa
Muito bom estava tentando aprender um pouco de tudo e até agora não aprendi nada kkkkkk, vou mudar minha visão, muito obrigada ^^
Acho que grande parte disso vem das próprias empresas, pois o que vejo de um monte de vaga com vários requisitos em várias linguagens e frameworks, e que muitas das vezes não são nem do mesmo "nicho de objetivos" não é pouco. Por conta disso os iniciantes olham essas descrições de vagas e acham que tem que aprender várias linguagens e frameworks
Exatamente. E o recrutador "RH", pra não perder a pose ele pede um monte coisa, só porque viu na internet.
Sim querem um sênior e pagam salário de Júnior
No filme A Encruzilhada o diretor da escola de musica do Ralf Macchio fala pra ele q não eh possível atender a dois Mestres. No caso, ele queria estudar guitarra e violao classico ao mesmo tempo. Na guitarra querer aprender tudo é comum demais o q faz o sujeito ficar mais ou menos em muitas coisas ao invés de especialista em uma técnica.
Mesma coisa pra TI
Show gata! Bem elucidário para quem está começando. Eu que já tenho meio seculo na área, trabalho como dev em backend Java nativo, conheço um pouco de C++, JS e suas variantes, html, css, Cobol, VRML(hoje java 3d), e outros. Fiquei uns anos afastado e agora estou tendo que revisar um universo de classes java.
Já trabalho com Delphi para Desktop, aprendi java android e gostei muito. Mas meu foco é desenvolver sistemas analise de mercado consumo e vou entrar com tudo no Java. Confesso que me perdi um tempo e misturei as coisas vendo Python e JavaScript.
Acho muito legal seu canal. Pedro Gomes - São Paulo.
pior que eu sou iniciante e to perdido, mas gostei mt de python, seria desperdicio?
@@SérgioPereira-l8v Você quer desenvolver o que? Web? FrontEnd de páginas? backend de páginas? Jogos? Ciência de dados?
Nossa! Seu conteúdo tá de parabéns, acompanhando seu conteúdo faz pouco tempo, porém, adoro a consistência realista das suas opiniões.
Não é algo polarizado, você sempre traz ideias equilibradas que ajudam a criar uma reflexão prática.
Outro ponto é o "hype". Isso é um "câncer" na área de TI! Conheço casos de pessoas que investiram dinheiro e muito tempo só para descobrir que a linguagem "da modinha" ou ferramenta que se dedicou tem um mercado bem limitado e não conseguiu uma posição em um tempo hábil ou simplesmente não conseguiu posição. O pessoal de "Closure", por exemplo tem um mercado absurdamente mais restrito do quem trabalha com C#, por exemplo.
você recebe material para ler e passar no exame.
você recebe uma rotina para passar suas tarefas no trabalho.
você recebe crenças e valores para sobreviver em sua cultura.
então você tem que aprender outros tipos de habilidades se quiser ser relevante em 10 anos, não faça o que eles querem que você faça
Não existem linguaguem errada. Tudo vai depender de onde vc está trabalhando. O correto é estudar, seja na gradução, técnico ou autodidata. Aprender de forma consistente logica de programaçao, estrutura de dados e etc. Quando vc chegar no mercado de trabalho você vai estar apto e preparado. Quem vai decidir as tecnologias e linguagens usadas no projeto vai ser a empresa. Através do lider tecnico do projeto. Então em teoria escolha uma linguagem que tenha mais sentido com a área que vc deseja trabalhar.
A questão da escolha da linguagem não tem tanta importância, você precisa dominar a lógica, algoritmos (variáveis, for, whiles, if, else), só que nesse caminho existe uma pedra chamada BUG, normalmente o iniciante sofre muitas frustrações pois fica preso a bugs e algumas vezes não consegue resolver, pra piorar 70% do material na internet esta em inglês tudo isso torna essa escalada muito difícil e como sempre digo, tente estudar inglês, vai ajudar muito independente da linguagem que tenha escolhido.
Eu penso assim: Escrever a ideia do código no papel, depois passar para a linguagem que eu estou estudando ou trabalho.
Atualmente estou estudando Java, realmente não é fácil, mas um pouco a cada dia a gente chega longe. Mas a próxima linguagem que começarei futuramente será javascript, uma do back-end e front-end.
Eu acredito que tudo depende do foco que vai tomar: Desenvolver games? Produtividade? Engenharia da Computação? Design Gráfico? Estrutura de Dados? Dev pra Web? E assim vai. Vai do propósito que vc vai usar no dia a dia ou na empresa.
Eu super concordo, principalmente se seu foco for mercado. Em termos de conhecimento acho válido, porém primeiro é interessante focar em ter experiência de mercado e lidar com problemas reais. A faculdade ajuda nesse quesito, porque você pega certo leque de linguagens para determinadas áreas. Algoritmos e Estrutura de dados com C e C++, Orientação a Objeto e Sistemas Distribuídos com C# e Java, Web com JavaScript e Php, Inteligência Artificial e Processamento de imagens com Python, Programação Funcional com Haskell e por ai vai. Claro que quase todas as linguagens podem ser usadas em todas as áreas. Mas a faculdade de ajuda a entender porque cada linguagem se encaixa melhor em um problema. E falo de linguagens mais antiga, sem contar Rust, Clojure, Golang e Elixir.
Estagiários que passou por mim lembram do meu sermão mais valioso: Eu preciso me comunicar com você, se eu falar e você não entender, vai ficar muito difícil te passar tarefas mais difíceis!
Hoje o último deu resposta em 2 semanas e está me entrosado com os colegas, rs.
Moçada, foquem em uma linguagem, framework em segundo plano, melhore sua lógica e todo resto vai ser mais fácil.
Um ótimo vídeo seria vc dizer quais conhecimentos são ótimos para cada área, por exemplo, pra quem quer trabalhar com aplicativo, quais assuntos ela deve dominar pra ser ótimo nessa área ❤
Que é isso? Se o cara não sabe nada, está perdido, quer começar, como ele tem DISCERNIMENTO para saber quais problemas ele quer resolver, se primeiro ele quer pelo menos sair do zero? Como sem saber uma linguagem ainda, ele vai saber definir uma linguagem tipo: agora sei qual problema vou resolver, então essa é a melhor linguagem para mim! Alô! Do nada, já colocou o cara no nível avançado.
Deixa falar onde está o gargalo: em quem tenta ensinar como se o outro soubesse muito sobre o assunto...
1 - Não misturem iniciantes, básicos, intermediário e avançados.
2 - Não chame um objeto de esse cara para um iniciante, diga o que é, se é que já ensinou o que é uma função, diga que é uma função.
3 - Não chame de função, depois chame a função de outra coisa sendo que ainda é função, deixa cara aprender primeiro sem vícios.
4 - Não enrola, não fala para o iniciante como se ele já soubesse de algo que ele nem viu ainda.
4 - A maioria das vezes não ensina nem o uso correto de colchetes, parentes esses que deveriam ser o básico.
5 - Exercícios, muita entrega de exercícios, onde as entregas é que vão definir se o cara recebe ou não o diploma, ai ele repensa, ai ele aposta nele (se não vai perder o investimento).
Como um ser humano iniciante vai entender algo assim do nada:
Como saber se é uma função?
Para saber se há uma função, basta identificar se um objeto de um conjunto está sendo levado em apenas um objeto no outro conjunto. Na relação entre irmãos, famílias com dois irmãos representam uma função, pois o irmão possui um único irmão (e vice-versa).
2:45 Já vi um vídeo de uma pessoa fazendo ilustração digital no Excel, ou seja, não é sobre a ferramenta e sim sobre sua capacidade de usar os princípios de traçado, cores e sombras usando o que X ferramenta oferece.
Comecei com BASIC residente em CP-500 em 1985.
Lá eu sei que linguagens já trabalhei?
O conceito de solucionar importa.
Já tive que me adaptar a linhagem para dar manutenção em código, do nada em tempo curto.
A linguagem não importa tanto quanto à capacidade de se adaptar rápido.
Chegou a conhecer Assembly?
Attekita, seu trabalho no seu canal é maravilhoso, só depois de conhecer seu canal eu realmente me empenhei e me tornei um dev mais disciplinado e mais consciente sobre esse assunto do vídeo, antes eu queria aprender java, javascript, python, C# e tudo mais, mas essa empolgação é padrão de todo iniciante ksskskskskkssk
Sou programador C++, indispensável para fazer jogos multiplataforma. Demora pelo menos uns 2 anos para você entender o que você realmente tá fazendo isso se você trabalhar todo dia com a linguagem. Então não é o tipo de coisa que dá de estudar ocasionalmente e achar que vai conseguir contribuir em um sistema legado.
Muito bom, a pergunta chave é “Qual tipo de problema você quer resolver?”. Como base eu indico C/C++ para alg + ed, foi o que usei na faculdade e acho que funciona bem.
Excelente video! Eu me vi no seu video! Realmente tava pensando em mudar de linguagem, mas voce deu uma excelente dica! Agora, uma coisa que eu noto e passo ate hoje, eh que tem cursos online que o professor da uma receita de bolo e quando vc faz uma pergunta que sai da receita, ele ou nao responde ou da uma resposta meia-boca (na verdade, eu acho q ele nao sabe!). Sem falar que tem cursos que vc compra e quando vai ver, esta com 4 anos defasado! Mas realmente estou me sentindo meio que atolado no aprendizado! Sem saber direito, como melhorar minhas skills!
Hoje em dia percebo que as pessoas dão mais importância a aprender uma linguagem do que entender o conceito, no início sem mesmo ter conhecimento havia conseguido 3 apostilas de Python 2.4 do qual estava lendo e buscando entender o conceito literalmente na raça, depois por indicação de um tio de consideração comecei a estudar C, o livro que peguei para estudar de capa a capa foi C Completo e Total (entendi bastante as bibliotecas em C) e depois que aprendi C as linguagens para mim se tornaram quase que irrelevantes por possuirem o exato mesmo conceito.
Assim é como aprender a tocar uma música, se você estuda aquela aquela música, então aprenderá apenas aquela música, mas se estuda a teoria e prática musical se torna capaz de entender e replicar qualquer música. O caminho a princípio é mais difício, contudo verdadeiramente recompensador principalmente neste de IA.
Acho valido, pior eh voce ter que ouvir isso de outros devs que tem mais ou o mesmo tempo de experiencia que voce de que a linguagem que eles trabalham eh melhor, que a sua esta defasada, que nao existe mercado por que nao paga tanto quanto a deles pagam, cara namoral, respondo confirmando so por educacao, mas nao sigo, pois a melhor linguagem eh aquela que paga suas contas, ponto, se paga mais ou menos, tendo suas contas em dia eh o que importa.
O atualmente trabalho em um empresa aonde tive que aprender diversas linguagens de programação, fui aprendendo com a necessidade sei um pouco de cada linguagem e acabei melhorando muito minha lógica em resolução de problemas, mas sigo perdido em qual devo focar estou pensando seriamente e Java
Pela primeira vez , um vídeo esclarecedor . PERFEITO . OBRIGADOOO
Por outro lado, não adianta a pessoa se especializar demais em uma ou duas tecnologias front-end e não saber como funciona o backend ou se especializar no backend e não souber nem o básico do front-end. Para começar até vale focar em algo mas o mundo da tecnologia é vasto. uma hora será cobrado, além de uma, duas, até três linguagens de programação distintas, saber um pouco de linux, saber como usar git, docker, etc. As empresas exigem que você saiba tudo, seja seior em todas elas, para pagar salário de júnior e ter direito a gaveta de doces.
concordo demais com o conteúdo do vídeo, gostei e estou sempre por cá.
Valeuuu
Eu me especializei em Python com Django e Flask, mas por conta da empresa tive que simplesmente criar testes para um software com Junit5 e Mockito com Maven, e agora lá vai eu ter que criar um projeto front end com Javascript e Typescript usando Ionic e NodeJS. Sempre quis tirar um tempo para aprofundar nelas e não tive tempo. O que faço hoje é aprender o que quero no tempo extra, é chato a sensação de pular de galho em galho, mas aprendi muito por isso e aprendi a aprender qualquer linguagem fácil.
Mano eu aprendi lógica e poo com python por conta da faculdade, acabei gostando e aprendendo Django tbm, quero seguir carreira e back end, oque vc acha das vagas para backend com python? Tenho medo de estar seguindo um caminho difícil de interesse no mercado
Acho que isso acontece muito em faculdade, tornar normal aprender um milhão de linguagem ao mesmo tempo e muitas das vezes os próprios professores não sabem para que serve aquela linguagem.
Pesquisem as vagas de emprego da região em que vocês moram e foque em uma delas.
Onde moro, por exemplo, tem muita vaga para PHP, que é uma linguagem que ninguém procura aprender atualmente.
Simm! Eu dei essa dica em outro video tbm! Aliás, estou preparando um video sobre PHP ☺️
Comecei com java, me ferrei n entendia NADAAA ai fui pro front, dps de um tempo voltei pro Java, entendia tudo, agora estou amando javinha.
Hahaha boaa
O mais importante é ter conceitos sólidos em lógica e algoritmos. A linguagem é irrelevante você aprende conforme a necessidade. Entretanto, se partimos pro lado C LIKE da vida PERL, PHP, C, JAVA, JAVASCRIPT, C# são muito parecidas aprender qualquer uma delas de tá base para aprender as outras. Ai temos coisas como Visual Basic e Python que são bem diferentes. Python é um ser exótico que se deu bem porque se integra com muita coisa tem muita lib. A primeira linguagem que tive contato foi BASIC e PASCAL.
Comecei a estudar programação no começo desse ano e estou aprendendo Javascript, e vou te falar, html e css achei tranquilo mas o javascript estou tomando uma surra enorme. ☠️
Super comum isso! Acontece porque com o javascript você está tendo seu primeiro contato com a lógica de fato!
Uma dica legal de conteúdo que pode te ajudar com a lógica é a playlist de logica da programação do curso em video. Ele ensina os conceitos com portugol, que é uma pseudo-linguagem mais próxima da escrita humana. Algumas pessoas acham mais fácil aprender os conceitos assim, então talvez te ajude ☺️
Html e css não é programação. Você está apanhado do JS pq tem lógica por trás. O que não acontece com html e css, por isso é fácil.
Eu tô tranquilo no python
@@attekitadevExcelente, dica !! Eu terminei essa playlist!! E é top demais, o Guanabara ensina tudo que é cabeludo de maneira simples e eficaz.
Eu trabalhei numa empresa de carros da alemanha, no projeto tinha:
C (Para streaming video)
C++ (deep learning vision)
C# (unity)
Java (servers)
Python (geracao scripts c# c++)
Javascript (mobile layer)
Em projetos mais diversoa nao importa a linguagem pois assume-se que vc saiba uma linguagem principal e importa a logica.
Vale lembrar que, dependendo do que for fazer e aprender você vai precisar de um Hardware bom para isso
Eu aprendi por conta própria Shell script, na época da faculdade por causa do linux. Estou parado ha mais de 10 anos, tento voltar agora e pedi conselho ao meu amigo e compadre. Realmente esteja disposto a aprender e resolver problemas. Estou migrando para area web (javascript, HTML e css).
Eu acho que o certo é parar de sonhar com front e back end e focar em outras áreas em ti...
Foquem em linguagem que goste
Python e otimo para quem meche com cloud, e machine learning além de ser uma linguagem simples, c# e bom pra quem procura embarcados e Java para quem quer mobile...
Tire suas próprias conclusões e pare se ser influênciado por videoszinhos de youtube
Back e frontend não é tudo no mundo
Tenho 20 anos como desenvolvedor. Eu discordo em parte dessa questão de "ferramenta" ideal para o trabalho. A maior parte das linguagens são de propósito geral. Você pode fazer jogos com Python e também pode desenvolver backend de aplicações web e também frontend utilizando templates, por exemplo. Mesma coisa para PHP, C#/.NET, Perl, etc.. Então, esse argumento é meio "torto", na minha opinião.
Me cita aí 3 jogos feitos em PHP
É que existem nichos, por exemplo, você teria muito trabalho em desenvolver web em linguagens com poucas libs e frameworks para isso, assim como erraria em querer desenvolver jogos com uma linguagem de script com baixa performance. Eu acho que o vídeo fala mais do que o 'mercado' pede, por exemplo, para vaga de dev de jogos tem suas linguagens mais pedidas, aí é melhor focar o aprendizado só nelas, não ficar estudando linguagens mais usadas em outros nichos, por exemplo, querer ser Dev de jogos e ficar perdendo tempo com R, ou Ocam, ruby...
Comecei agora o segundo semestre de Ciência da Computação e ainda me sinto insegura. Estou pressionada, mas quero entrar no mercado de trabalho para ganhar experiência. Estudo o conteúdo da faculdade, mas assisto a canais como o seu para entender melhor. Qual linguagem você recomenda aprender para conseguir uma oportunidade? Ouvi que backend e frontend são boas áreas. Sinto-me perdida, mas não quero desistir e quero me tornar programadora.
Então, me sinto totalmente perdida, pois dizem que para entrar no mercado já é necessário ter vários projetos, GitHub e muitas outras coisas, e eu mal sei mexer em HTML. Preciso de ajuda! Como posso aprender o conteúdo da faculdade, trabalhar em CLT e ainda estudar fora dos conteúdos da faculdade, focando em uma ou duas linguagens? Quero entrar no mercado logo, pois desejo sair do CLT, mas sinceramente me sinto insegura.
@@ssb2252 Faz o seguinte aprende primeiro HTML e CSS com Gustavo Guanabara do canal Curso em Vídeo… lá é gratuito o curso… e começa por aí, te garanto que vc vai pegando o jeito🙏
Quando eu comecei na faculdade de Engenharia de Software em 2018, esta questão de qual stack de tecnologias escolher, qual linguagem de programação era melhor, etc... foi um estressor na minha vida. Agora, 6 anos depois, eu percebo me estressei a toa, a tecnologia que uso no trabalho hoje, nunca usei durante a faculdade, mas ao desenvolvimento da lógica em programação que tive durante meu período acadêmico foi de extrema importância, porque me deu a base que eu precisava para aprender qualquer tecnologia.
Uns 2 anos atrás me foi dado a oportunidade de ser o head de uma nova aplicação, mas as tecnologias precisavam ser aquelas que eles tinham já definido, mas como eu tinha a base, em poucos dias aprendi esta tecnologia e entreguei a parte estrutural do projeto sem problemas, nos meses seguintes só fui aprofundando mais na tecnologia e hoje a ferramenta que eu desenvolvi é usado por dezenas de pessoas de várias de equipes diferentes dentro da empresa, e eu recebo muito elogios por isso. Quando uma pessoa esta começando nesta tecnologia, pedem para falar comigo para ver se consigo dar uma mão.
As dicas deste vídeo são muito acertivas.
Simmm exatamente! Depois de 10 anos trabalhando só com iOS, estou há alguns meses ajudando meu time em uma demanda especifica de Typescript! No começo você fica meio perdido, mas depois entende que é tudo a mesma coisa! O importante é a base mesmo!
Eu meio que faço isso pq programo para jogos usando o construct 3 que por baixo dos panos usa javascript, e tb to estudando c#, pq o mercado de jogos com unity é mt mais forte e para ter um plano b, se n conseguir vaga em jogos, posso trabalhar no back com C#, mas fiz isso já com uma boa base de construct 3, e como quero evoluir mais usando a engine resolvi aprender javascript voltado para jogos.
Vou fazer um curso Full Stack, faço ciências de computação. Mas meu foco final e me especializar em engenharia de computação.
Estou aprendendo C na faculdade, no começo estava difícil mas ja estou pegando o jeito, antes de entrar na faculdade eu comecei a ver vídeos aulas do Guanabara sobre python, e a diferença entre C e Python é grande, achei python mais fácil
Pra quem comeca precisa entender o que são nucleos, partes do processador, matemática computacional básica, algoritmos... Depois qualquer linguagen serve, conforme o que vc pretende fazer. Simples.
Eu comecei com Kotlin e é a linguagem que eu mais gosto, porém estou estudando Java também, porque a muitos aplicativos são criados usando o Java e a maioria das vagas para desenvolvedor mobile são para Java. Mas por causa da faculdade de Engenharia de Software que estou fazendo, eu também tive que aprender Python, mas como já tinha uma base legal de Kotlin foi fácil compreender Python, tive mais dificuldade com o Java, que na minha opinião é mais complexo.
Tô no 3 período de Eng. De Software. Aprendendo lógica com Python, mas quero fazer outro curso de lógica agora em Julho (Nélio - Udemy) e focar só em Python depois.
Acho que você pode se interessar por esse evento que vai rolar! É um intensivão gratuito lp.hashtagtreinamentos.com/inscricao-intensivao-de-python-pat?af=attekitadev
O Lira já tem uma playlist sobre python no canal da hashtag... Vale muito a pena dar uma olhada.
@@felipemascena7877 Obrigado mano.
@@attekitadev Opa, obrigado!
Isso é muito verdade também na Ciência de Dados a área o qual estou estudando pra ingressar, existe sub áreas que demandam bastante física e matemática avançada como Visão Computacional, Robótica e Automação Industrial, mas a base que mantém para as resoluções é Python, Matemática Básica e Estatística.
Lógica mesmo eu sempre estudei dessa forma ai
Python não é base não, viajou.
C++ é o que roda embaixo de todas essas bibliotecas de IA aí. Além disso, matemática básica não é o suficiente pra criar isso.
Parceiro, meu primeiro comentário é bem claro na divisão da área de dados, e estatística em primeiro nível ainda continua sendo matemática básica, agora como mencionei, se você for trabalhar com Visão Computacional, Robótica, IA Generativa, Redes Neurais profundas, aí é de suma importância você entender os processos dos principais frameworks pra avançar ainda mais a sua aplicação, a linguagem sempre será um meio abstrato de aplicar a fórmula requerida no projeto.
@@douglassouza3219 ainda não vi o "bem claro na divisão da área de dados"
@@dpluaan No caso da física computacional, acho que não tem o que bate o fortran, inclusive muitas das bibliotecas científicas do python, por debaixo do pano é fortran.
Eu estou fazendo alguns backends simples em java, porem e muito tentadora outras areas mesmo. Na faculdade estou pegando C e apreendendo diversas paradas sinistras. Realmente e um mundo de posibilidades. pqp fda ba garai. Desde automaçao com diversos iots a aplicativos mobile ate processamento de audio, video ou sisteminhas embarcados. Eu amo musica e ja vejo para mim uma outra porta que posso seguir, ate programar pequenos sistemas de autormaçao com diversos tipos de sensores conectados a internet. Meu, o pessoal nao tem noçao das inumeras oportunidades que tem por ai. Da para fazer uma caralhada de coisas, isso me deixa bem tranquilo. Se eu pudesse faria engenharia de hardware pois eu comecei com tecnologia apreendendo eletronica.
É realmente um universo de possibilidades e isso também me encanta demais ❤️
Comprei um curso de python da udemy, tem 140horas de curso, vou focar e ficar um especialista nessa linguagem custa oq custar!!
Uma sugestão. Se foque em um nicho do python.
As vezes cursos menores e mais focados para uma certa área são melhores, por exemplo, se você quer usar python para ciência de dados, faça cursos focados, tipo 'estatística com python', 'pandas', 'data science com python', etc... se for web, procura 'django', 'flask', etc... e assim vai.
Tenta ter um foco na área de atuação, pois linguagens do tipo Python são muito abrangentes, e fazer um curso de 140 horas pode ser bom, mas também pode ser um desperdício de tempo, as vezes enrola muito, com coisa que não é tão direto ao ponto e prático para você ficar proficiente para criar tuas próprias aplicações da área escolhida.
Também estou estudando python vamos se especializar print('freelar')
Oi Attekita, quero ser um desenvolvedor web, atualmente estou aprendendo JavaScript, pretendo me especializar nela e em tudo relacionado a webdesigner
Como fuklStack, comecei com os básicos principais mesmo, que são (HTML, CSS e JS), seguido por bibliotecas de CSS e JS usando BootstrapCDN, cards para JS, e depois vamos para o back End.
Cara, gosto de estudar Javascript e Java. Pra mim faz muito sentido já que considero backend tão requisitada quanto frontend. E gosto de entender a aplicação de ponta a ponta. Não acredito nesse papo de quem estuda os dois não aprende. Aprende tão bem quanto estudando só frontend, o único problema é o tempo maior pra aprender, mas disso não tem como fugir mesmo.. (estudo a dois anos). Ahhh... Java é utilizada em sistemas mais complexos também :) os fundamentos de Javascript como nodejs me ajudaram demais a ter fundamento
Eu pensei exatamente isso, fui animado pro curso do erick wendel, MAS abri a plataforma e pensei...Cara eu to estudando python e já avancei um pouco, fora que é o que aparece nas vagas aqui da cidade, muito mais pra dados etc.
Ai olhei um video do erick sobre JS e vi já que ele usou repositório pronto com varias coisa que não entendi.
Vou terminar python, tenho livro sobre estrutura também para ter uma base boa e se eu começar a trabalhar na área melhor ainda.
Bem eu já trabalhei com várias linguagens, mas atuo em T.I desde 1994, e foi necessário diversificar um pouco o conhecimento para me manter no mercado.😅
É como na engenharia elétrica, vc tem que escolher uma área, se for estudar todas as áreas, não vai conseguir ser bom em nada.
Tem Eng elétrico que é da área de subestações. Outros são da área de automação, comandos elétricos. Outros são da área de programação pra hardware. Outros da área de projetos de instalações elétricas prediais, industriais e por aí vai.
Estou indeciso entre Dados e Segurança da informação. Nesse contexto, quais seriam as linguagens indicadas para cada área a parte?
Gostei... Ganhou um inscrito. Parabéns!
eu tenho muita duvida sobre o estudar e ficava migrando ai por fim desanimava e parava com tudo... retornei a estudar e vou manter o foco em JavaScript
outra coisa a ser considerada é a região onde mora .. na minha região por exemplo "nenhuma" empresa (as melhores e maiores) usa python, então...
O que precisa é ter uma excelente lógica de programação ... aprender linguagens é interessante não ocupa espaço ... tá ok ?
IMHO a melhor primeira linguagem é o C. Vai te dar uma base muito valiosa do que acontece de fato debaixo dos panos.
Pelo q observo o mercado, as linguagens são: Python, Java, JS e C#.
Obrigado! Agora eu vou focar em python
Esse Gustavo dá ré no Python ~FaleiECorri KKKKKKKKK Muito bom o vídeo , gratidão por deixar mais claro a minha jornada! Parabéns!
No início isso também aconteceu comigo, por isso decidi ser mais disciplina comigo mesmo e apaguei tudo que não estava relacionado com a linguagem que estou aprender (Python) para evitar a curiosidade de ler outros artigos e desviar do meu foco.
É assim mesmo
o que é pior, estudar linguagem errada ou quando morrer perder a Salvação?
Finalmente a questão do abuso das empresas. A palavra chave mais maldita que existe no mercado é a palavra "FULLSTACK"! Se você se vende dessa forma, saiba que está se metendo numa encrenca que vai tirar anos da sua vida, possivelmente acabar com relacionamentos, vida social e queimar seu filme. Consequentemente, vai acabar com a sua saúde! Salvo raríssimas exceções, nesses meus anos eu vi muito "boca aberta" metido a "sabichão" dizendo que dominava a porra toda, e no final ficava dependendo de outras pessoas para consertar as cagadas que faz, ou pior! Faz merda e põe a culpa nos outros! Enfim, dominar diferentes conhecimentos é muito raro para um ser humano. Na história dá para contar nos dedos quem de fato conseguiu genuinamente isso.
Excelente vídeo. Estou aprendendo js, mas já pensei em estudar python porque talvez automação seja menos difícil de conseguir a primeira oportunidade.
Bons estudos!
Eu foquei em python e agora estou indo para Django, afinal não vai adiantar estudar outras e quando sentir-me a vontade para mudar o foco com programação ai posso pesquisar, mas no momento é Python.
Sou seu fã, obg por tudo. Eu comecei Sistemas de Internet, mas não tenho ideia do que isso me ajuda a poder atuar como programador. Se puder me ajudar??? ❤❤❤
Obrigada por se tornar membro Lucas! Respondi sua duvida no outro comentário
Percebo que tenho mais facilidade com linguagens tipadas, sinto mais confortável.
Na p@ndemi@ houve muito oba oba com a área de programação e esse oba oba foi principalmente voltado para HTML, CSS e Java Script, então muita gente foi por este caminho voltado para o front, eu fui um deles e me ajudou muito a construir uma base. Hoje o temos muito devs front iniciantes e o mercado não tá absorvendo (principalmente iniciantes), então mudei de estratégia, passei a estudar/aprender JAVA, que também me atrai muito pelas soluções que são possíveis com essa tecnologia, além de estar sendo muito buscado no mercado e com uma concorrência bem menor em relação a outras linguagens. Ou seja, se você consegue conciliar as necessidades do mercado com os tipos de problemas que você quer resolver, fica melhor ainda!