Mas se nao contratar um júnior, não vai ter pleno, muito menos sênior, e no fim a empresa vai ta chorando no linkedin reclamando que não tem profissional qualificado no mercado para contratar, tudo porque os júniors não tiveram a chance de ganhar experiencia profissional la trás, engraçado que isso acontece em quase todos os setores
Minha empresa(um dos tres maiores bancos digitais BR) matou todos Juniors Meu time por exemplo tem 3 seniors e 3 especialistas. Pessoalmente ainda nao me acostumei com isso
Cara, ninguém vem pronto, já contratei gente do ITA, de Harvard, já fui sócio de startup com 40+MM BRL de Seed + Series A e digo, sem um período de algumas semanas de onboarding nas ferramentas, processos e lógicas necessárias, ninguém rende o esperado. Quem não consegue formar a mão de obra para trabalhar em seus Produtos e Soluções, este, sim, deve ser demitido.
Minha experiência como junior, numa empresa de robotica alto nivel com c++, foi assim: me atribuiram um modulo relevante la e foram me dando tasks, só. Li o pouco de documentação e o resto foi investigando o codigo. Casa duvida que eu tinha eu anotava e ia especificando ela com base no codigo, pra só então fazer uma pergunta objetiva pro senior, que respondia 1, 2 minitos.Se eu esperasse alguem me ajudar eu tava na rua, não deixe de ler o codigo e tomar notas.
Mano Ninguém espera que um cara que tá começando faça tudo sozinho Na verdade quando um cara que tá começando faz tudo sozinho costumo ficar preocupado pq vai estar fazendo merda. Sempre que vc chega com uma bagagem em algum lugar vc acaba achando que todo trabalho é igual e acaba ignorando elementos do contexto que vc sequer sabia qual a relevância. É superlegal e importante na nossa área ter capacidade de aprender sozinho, mas... Documentação e requisitos não é só código. Tem regras que não estão explícitas no código ou que vão explicar pq uma escolha X deve ser feita em detrimento de Y. Se um sênior reclama porque tá tendo muita pergunta dos jr, demita esse cara. Ele quer segurar tudo para ele achando que a empresa vai depender dele e não vai demitir. Ensinar faz parte da senioridade. Quando vc percebe que pelo menos 40% do seu tempo é tomado explicando, vc já é um sênior. É hora de de vc parar de codar e passar a coordenar as coisas entre os jr e plenos. Vc só supervisiona e corrige as coisas grotescas. Entra em ação quando tem que corrigir algo em produção, quando um projeto específico não pode dar errado. Qq outra coisa vc tá se esforçando demais quando a empresa já quer outra coisa de vc. Acima de 30-40 anos vc já está velho para TI. A única coisa que vc tem de valor para a empresa é seu conhecimento e experiência no negócio dela.
O criador do Stardew Valley, nunca conseguiu um emprego na área de ti mesmo formado em CC, ele era recepcionista no Paramount Theatre em Seattle, não falta gente capacitado o mercado que é fo.da querendo sugar sua alma, só falta você precisar saber pilotar avião de guerra para começar como Júnior.
Isso é muito real, cara. Chega a ser frustrante como que senioridade tá mais ligado ao quanto você sacrifica sua vida pessoal em prol da produção na visão da diretoria/empresa ao invés do conhecimento técnico e resolução de problemas.
pior que eu consegui meu estagio porque alem de estar na faculdade de engenharia ca computaçao, sou formado em ciencias aeronauticas. Literalmente eu precisei saber pilotar um aviao hahaha
Vc que se forma para pilotar avião vai trabalhar no MAC O cara que trabalha no MAC ganha a vaga para projetar e pilotar avião Nossa área é bizarra demais.
@@carlosjunior5541Mano, ninguém liga para conhecimento, ligam para lucros maiores. Pare de lutar contra esse fato. Eu sei que dói não fazer o seu melhor e mais refinado, mas infelizmente o cliente (seu chefe) quem está pagando.
Você sempre falou assim desde pequeno?? Eu NÃO consigo manter a atenção no conteúdo nessa forma como fala, parece algo forçado não natural. O conteúdo pode até ser bom, mas essa sua forma de falar é dose. 😪
eu tb amigo, pq muitos ai mandam CV pra todo lado e não conseguem nada nem entrevista chamam, agora o deverik já é segunda empresa como DEV em menos de 2 anos ai.
@@gepetovovo2509 quem procura acha. E a melhor maneira de agregar valor a sua imagem hoje, é criando conteúdo. Se não me engano a primeira oportunidade veio, através de um inscrito dele
@@deverik. isso e muitos aqui e no canal do Mano Deyvin ficam num chorume danado que não encontram vaga, mas infelizmente maioira não é bom e não tem vaga pra todos ou aqueles que fizeram cursinho de 6 meses e já quer ganhar 10k.
Cara comecei agora a estagiar em uma empresa de software, entrei para trabalhar com Java e eu estou amando! Mas tenho muitos medos ainda sobre o futuro, sobre não ser capaz ou não conseguir aprender.... Mas enfim está sendo um desafio grande para mim e empolgante, tenho todo o suporte dentro dessa empresa... Inclusive um colega que está me acompanhando direto nas task que estou fazendo! Esse mundo tec é muito bom mesmo e semana que vem farei 1 mês de estágio, assustador como a programação "Industrial" é diferente!
@@PeX218 é possivel, mas se pensar que eu fiz o plano que usam hoje num ambiente onde a empresa tinha uma supervisora que nao sabia o que era H1/H2 pra redacao, formatar uma pagina com elementor ou escrever uma copy k, me quebrou.
cara a empresa precisa de vocë sempre, saiba que a empresa vai lucrar muito sobre a sua pessoa.E outra demissão é igual a morte, você sabe que vai acontecer, só não sabe quando.
6:58 Sobre a questão da proporção entre juniores e sêniores, acredito que isso depende muito da fase em que a empresa se encontra. Em uma empresa pequena, por exemplo, as demandas tendem a ser menos complexas, com menos interdependências e dependências, o que torna mais viável ter uma quantidade maior de juniores. Esses juniores podem crescer junto com a empresa e, com o tempo, se tornar sêniores que já conhecem bem as conexões e necessidades do negócio. Por outro lado, em uma empresa grande, é mais difícil ter uma maioria de juniores, já que o sistema é mais complexo, com muitas interdependências e desafios. Nesse caso, a presença de mais profissionais sêniores é essencial para lidar com a complexidade do ambiente.
25:20 eu trabalhava em uma startup que faliu, lá eu atuava como pleno frontend e por estar muito endividado eu só queria uma vaga urgente, aceitei uma vaga de jr e é exatamente isso que o Lucas Montano falou, a empresa prefere mil vezes um junior premium do que contratar um pleno, ele vão te cozinhar mesmo, tu só pode subir com um tempo mínimo na empresa, ou no término de cada projeto (que é o meu caso que trabalho em instituto de P&D) e assim vai, essa é a dinâmica.
Os comentários aqui são um verdadeiro compilado da saga de crescer na área de TI! É claro que a comunidade está dividida, né? De um lado, tem quem defenda que investir em juniores é essencial, mesmo que o retorno leve um tempo (e o risco de eles pularem fora seja grande!). Do outro, tem o pessoal que acha que, com a alta demanda e a "fuga" de juniores para ofertas melhores, fica difícil justificar essa aposta. E ainda rolam boas risadas sobre os desafios, do Bluetooth problemático às discussões sobre Vue e React. Resumindo: o cenário está cheio de pontos de vista, mas todos concordam que, sem dar espaço para os novatos, o ciclo de crescimento no mercado fica bem complicado.
Sou Senior onde trabalho, e tenho uns 5 Junior pra ajudar, sendo que 2 é junior pra pleno, e 1 é junior que está aprendendo a se virar. Mas tem 2 Junior, que estão na empresa a 2 anos, e não sabem fazer nada, se deixar, eles consomem o seu dia inteiro, e no dia seguinte vai consumir novamente com os mesmo problemas do dia anterior. Já gastei dias com treinamento, e estou o tempo todo ensinando, mas parece falta de vontade de aprender, inclusive, parece proposital se apoiar nos outros para trabalhar fofo. Está a assim a 2 anos, as vezes eu saio do trabalho mais cedo apenas para esfriar a cabeça, para o dia seguinte ter mais paciencia. Lembrando, o problema não é a inexperiencia do junior, e sim não querer aprender. Falo isso pq já treinei muita gente, e alguns realmente só se mexem quando tem esse medo de ser demitido.
Em dois anos e não foram demitidos então tem algo muito errado na operação da empresa. Que alguém está trabalhando mais para sustentar os dois acomodados isso é fato, mas alguém da parte de finanças está com a corda no pescoço e nem está sabendo, visto que há uma tremenda ineficiência na operação.
O problema de entrar como JUNIOR é que voce nao sabe quando vira pleno e se depender da empresa vc sera sempre junior pq é aquele negocio se ta bom o sário de junior para voce, imagina para seu chefe .
Ninguem contrata JR. Se foi contratado como JR pode ter certeza que já é pleno mas vai ter que buscar a vaga de pleno em outra empresa. Se aceitou JR eles vao tentar deixar preso nesse salario por uns 3 anos ou até pedir demissão e receber a contra proposta.
O mercado de TI cheira mt a colapso em alguns anos. É insustentavel voce só contratar plenos e seniores, ou exigir que junior tenha conhecimento que você leve 1-2 anos de estudo sem experiência com estágio. A internet é diferente de 20 anos atrás, com a quantidade de necessidade de computação. Não a toa está chovendo vaga pra senior, a famigerada "falta de profissionais qualificados". Claro, não investem o mínimo em recepção no mercado. Magine... 2 conto como junior, é menos que um estag de Direito e Engenharia ganha. O pessoal acha que o mercado ta saturado, mas é pq olham pras techs. A esmagadora maioria das vagas é pra empresa que não é especializada em tecnologia e ficam reféns, pq não consegue senior e não pode chamar o junior. Resultado? "como é q essa empresa ainda não tem app?", "nossa, q site horrivel desses caras" e por ai vai.
Minha empresa muito provavelmente nunca vai precisar de app. Se pah nem site. Meu nicho de serviço, até boca a boca já dá pra rodar, o problema é que está tudo centrado em mim e no que as pessoas acham da minha pessoa (física) e isso é bastante arriscado, eu sei.
Penso q vai colapsar sim mas sim pelo contrario. Hj a cada dia mais e mais gente entra na area. A area ta cada vez mais saturada com uma porrada de gente entrando querendo ficar rico. Hj tem poucos sr e mts tentando uma vaga de jr, mas no futuro esses bando de jrs q sobreviveram vao tdo virar senior e ai ja era. Vai cair o salario de tdo mundo.
O negócio é que na área da sustentação, têm muitas empresas que são muito restritas quanto a implementar melhorias, não pode mexer em nada fora das especificações.
Dia desses perguntei ao chatgpt sobre escovar bits e ele me disse que nem sempre isso é bom. Um dos motivos apresentados foi que o código pode ficar difícil para ser manutenível no futuro, por outras equipes. Acho que até faria sentido, mas se o código for aprimorado ao seu ápice, não precisaria mais de manutenção, certo? Lembrem-se, sou leigo!
Código sempre vai precisar de manutenção, as tecnologias evoluem, só isso já é motivo pra revisitar Oq seria escovar bits na sua visão? Pq essa frase é mais usada pra zoar Dependendo do que for, faz sentido
Eu trabalho numa empresa de consultoria, pro serasa. Aqui. A gente trabalha na sustentação, então realmente, sempre tem coisa pra arrumar, é bom que, pra Jr como eu, sempre vai ter tarefa, o PO traz pra gente no refinement, dps na planning a gente vota elas e depois eu mesmo quebro as subtasks da história e começo a fazer.
Muito legal saber que ninguém foi junior, a gente além da dificuldade de aprender, estar sempre tentando respirar todo estudo possivel, ae tem que ficar vendo essas coisas de quem já tá a mais tempo "tentando ajudar" quem tá começando
Dizem que eu falo complicado por usar “tensão” ao invés de voltagem, “corrente” ao invés de “amperagem”, “volume” ao invés de “cubagem”… Mas sempre fui assim, aprendi lendo e só depois fui ter aulas, e agora são 20 anos nisso.
@@PeX218A parte da "corrente" em vez de "amperagem" eu concordo que seja mais correto. Porém acho estranho o uso do termo "tensão" em vez de "voltagem", pois em inglês o termo empregado é de fato "electrical voltage". Eu achava que só o Brasil era "diferente" nesse sentido. Mas pelo que pesquisei, parece que outros idiomas também traduzem esse termo para algo mais parecido com "tensão" mesmo. Então pelo visto são os EUA que adotaram um termo "fora do padrão".
Ociosidade: sempre tem o que fazer, nem que seja melhoria de código ou documentar alguma coisa, isso depende da liberdade, orientação e vontade do time, já passei por um cenário de ociosidade de longo prazo mais de uma vez e o pior deles foi o que eu mencionava pro time melhorias e ninguém dava bola, era tipo um tanto faz tanto fez, ai você fica naquela, faço ou não faço? Medo de demissão: se você já é pleno pra cima e tem medo, eu recomendaria olhar se o seu currículo e conhecimentos está bom, por que desde que entre na faculdade lá em 2012 até hoje o que um professor meu falou me parece ter sentido e acontecer ainda, no mercado de TI FALTA profissional qualificado, antigamente eu achava que era só falta de profissional, mas na real tem, só não qualificado/bom. Talvez você esteja nessa lista. Bom profissional não vai ficar muito tempo desempregado e isso digo em semanas (se ficar escolhendo muito ainda).
Mas sinceramente fico na duvida se isso n vai mudar pq diferente de anos atras hj em dia tem MUITO MATERIAL! Tda hr tem um bootcamp nv de qlqr linguagem criando um projeto gigante do 0 ao heroi e a vinda das ias so diminuem a distancia entre um dev bom e um ruim. A vdd é q hj é muito mais facil aprender e se virar na programacao e isso aumenta demais a concorrencia.
11:25 po eu acho essa dica merece um disclaimer também, pois é uma dica muito boa pra melhorar tua evolução como profissional, mas tem muita equipe que também ve com maus olhos quando geralmente alguém quer adicionar task a mais, ou mexer em código que ja está em funcionamento, então tem que saber também se o contexto atual do projeto faz sentido adicionar aquelas mudanças, ou se a equipe ja ta sobrecarregada naquela sprint pra solicitar mais mudanças, muitas das vezes os caras sabem que existe aquele problema, porém só não é a prioridade ainda. Mas vale a tentativa de fazer as propostas igual, só ter a consciencia de que se estiver solicitando mudanças e elas não estão sendo ouvidas, é pq não é culpa da sua solução estar ruim ou não ser o suficiente para a empresa
Trabalhei em uma empresa que só contratavam Junior, por causa da mão de obra BARATA 😂😂 Não tinha um Sênior pra tirar alguma duvida ou pedir ajuda. Era basicamente: Deu algum problema? Google ou Stack Overflow.
Lucas, quando vc diz que colocar mais pessoas num projeto atrasado geralmente cria mais perda de contexto, lembrei da frase do Frederick P. Brooks, no livro MM-M (The Mythical Man-Month - "O Mítico Homem-Mês"): "Uma mulher grávida leva nove meses para parir um filho, porém nove mulheres não parem um filho em um mês"
Ahhhh então foi daí que o techlead tirou essa frase! Kkk Gostei. No caso, ele falou isso para eu poder usar de exemplo para os clientes. Na época eu atendia o consumidor, que cobrava resultados antes do prazo esperado 😅
Lucas, vc é um tiozão dev com conteúdos salva vidas da minha autoestima como programador estagiário/Junior(N sei o que sou direito kkkkk) Obrigado, continue 🤝🏻🗿
Tem uma startup aqui da minha região que acabei escutando no rádio local que estava buscando potenciais profissionais da área de TI pra começar a carreira na empresa e aprender do zero. Achei bem interessante a forma como essa empresa esta buscando novos juniors e investir na qualificação dos mesmos. Vou deixar o nome da empresa aqui pq não vemos isso todo dia: Nextfix, de Criciúma, SC
Como aprender programar da forma que um sênior programaria? Enquanto estudo e estou buscando o máximo de competências possíveis porque nesse processo estou desenvolvendo meu projeto e colocando na web, criando servidor, banco e tudo mais que o projeto talvez precise.
Tempo e experiência no mercado de trabalho. No final acredito que essa é a resposta, tempo gerando experiência, continuar estudando e desenvolvendo e querendo ou não, trabalhando, não se adquire experiência de mercado sem estar no mercado Não tem uma receita mágica nessas horas, não tem mistério, são só profissionais que já trabalham a um bom tempo e adquiriram uma bagagem grande de seus antigos trabalhos e estudos
Não existe senior sem experiencia de mercado, mas existe junior e pleno autoditada. Estude os conceitos basicos: frontend, backend (crud, POO, serviços), bancos de dados relacionais e não relacionais, conteiners e serviços de cloud... sabendo o basico disso, você já pode se candidatar a vagas de pleno, pq são ferramentas suficientes para começar e terminar um projeto sozinho. Dai pra frente é pegar rodagem mesmo, experiencia do dia a dia...
Outra coisa, se torne uma mestra do chatgpt. Não tenha frescura de perguntar as suas duvidas tecnicas para ele, não perca tempo tentando fazer sozinho, é a mesma coisa que a 20 anos atrás alguém ter perdido tempo tentando fazer algo sozinho sem pesquisar no google, ou a 40 anos alguém ter tentado fazer sem ler livros, descobrindo na unha. O chatgpt é o melhor senior mentor que você pode ter, abuse, o 4.0 é 100 paus por mes muito bem gastos. Eu sou senior e não faço mais nenhum algoritmo na unha, é tudo no chatgpt sem dó.
Não sou da área da tecnologia, sou eng sanitarista. Tive um estagiário uma vez que ficou sem tarefas um ou dois dias. Falei pra ele estudar. Em vez de estudar projetos de saneamento ou as ferramentas que a gente usa, ele foi estudar projeto elétrico. Fiquei p da vida. Ainda bem que um tempo depois ele acordou pra vida
Estou trabalhando em uma empresa e atualmente o mercado que atuamos esta passando por uma escassez de matéria, nisso meu serviço fica ocioso e eu ao invés de perder tempo, estou focando em estudar algo, Ler livros que vão de alguma forma me agregar conhecimentos, espero que o mercado estabilize para voltar a trabalhar com bastante demandas. Enquanto isso estarei focando em melhorar.
11:30 - Melhorias internas em momentos livres são ações positivas dos desenvolvedores em nível junior num projeto, podemos chamar isso de ação intra-empreendedora.
90% de tudo que aprendi foi lendo o código, apostila e curso. o problema as vezes é o junior achar que o pleno e o senior tem o dever e obrigação de ensinar tudo o que ele precisa saber.
@@audreycosta8419 ta melhor que eu que era um estagiário (eu), para o júnior que havia de acabar de ser contratado, só pq o cara estava mais adiantado na faculdade do que eu
Eu acompanho o Dev Erick por causa do Mano Deyvin, só acho que ele precisa tomar cuidado com o tanto de informação que ele passa da empresa, em um momento de layoff ou por birra de algum "gerente" isso pode ser motivo para desligar ele, até mesmo considerar como falta grave e prejudicar ele.
aos 11:30 ele fala uma verdade... sempre tem o que fazer e as vezes da pra fazer isso e ainda ficar com tempo livre. Vira e meche termino damandas antes do tempo, percebi que nossos QAs faziam calculos na calculadora do windows para evidenciar que o sistema estava fazendo uma serie de calculos corretamente. Criei uma tela que o QA entra com os valores e a tela mostra o passo a passo do calculo evidenciando a veracidade do calculo do sistema. Ja peguei API pra melhor o tempo, aplicar um clean code a partes do sistema que estavam uma zona. e por ai vai
Por um lado... é necessário humildade e paciência e por outro paciência e disposição para transferir a cultura da empresa para aquele que passou pelo filtro. Santa inocência acreditar que vem gente pronta. Isso não existe mesmo se o indivíduo for experiente. Cada empresa tem uma filosofia impar. Sem isso esqueça!
cara isso que o lucas falou, de que a empresa não estava preparada para receber um junior é muito real, sou estagiário de uma mega empresa aqui no brasil e é exatamente isso que eu to passando, bizarro mas pelo visto acontece muito!!
A realidade é que as empresas não querem contratar juniores porque não querem gastar tempo e dinheiro ensinando-os. Além disso, muitas vezes as empresas exigem qualificações que não são adequadas para juniores. Infelizmente, essa geração sempre precisa de alguém para orientá-los, mesmo com tanta tecnologia disponível. Vocês preferem um sênior do que uma IA com o banco de dados complexo?
Infelizmente, essa geração sempre precisa de alguém para orientá-los, mesmo com tanta tecnologia disponível. A geração atual quer sempre alguém para ajudá-los em vez de conseguir informações ou soluções por conta própria pesquisando, vendo vídeos, entre outras formas de aprender, ainda mais tendo a IA hoje em dia que ajuda a quebrar um galho e tanto nas pesquisas e consegue ajudar com eficiência. Vocês preferem um sênior do que uma IA com o banco de dados complexo? Que essa geração prefere um sênior, do que usar uma IA com um banco de dados complexos e que tem muito mais conhecimento muitas vezes do que um sênior que precisa fazer pesquisas nela também. Ela não consegue fazer tudo, mas é um instrumento valioso no aprendizado se você aprender a usá-la da forma correta.
Esse dev Erick a qualquer momento vai estourar o ego inflado dele! Passou longe da humildade, quando não aceita críticas construtivas e restringe os comentários dos vídeos.
Para um Junior a melhor dica que eu dou é sempre, code muito! Tente ao maximo, entretanto, conforme o tempo não tu vai pegar a relação da analogia do Jogo Bomber man que é tu esta blocked por um algum motivo técnico saiba dosar quanto tempo e até onde você conseguiu ir e recolhendo todas essas informações e passar no momento certo para um par e não deixe nunca para ultima hora. Ao meu ver uma pessoa mais senior tem como OBRIGAÇÃO da suporte no desenvolvimento das pessoas mais Juniors. E o perfil Dev Erik acompanhando pelos videos deles é exatamente esse processo de aprendizagem continua e progressiva de forma humilde e consistente.
dame uma dica de quando se é JR e enfrenta algumas dificuldades do gênero, dificuldade em conhecer o produto(regras de negócio), fazer a criação das tarefas, baseada em uma solicitação do cliente, então conseguir definir um prazo correto, e codificar a solução e entregar, as vezes, até testar a própria tarefa e entregar, como garantir que se consigo ter um bom desempenho nesse cenário e não fazer entregas de bugs
Na minha visão o que falta nas empresas é saber aproveitar o Júnior, e nos juniores falta sagacidade, vou dar um exemplo com construção civil que acho que todo mundo vai entender: imagina que tu tem uma empresa de construção civil e contrata um pedreiro e esse pedreiro precisa de 3 ajudantes, tem um que se tu mandar ele rebocar parede ele faz, um que se mandar pintar ele pinta, e um que parece que não sabe de nada. Bota o que não sabe de nada pra carregar cimento já facilita a vida do pedreiro senior dele fazer esse tipo de tarefa tão básica mas que o senior tem que perder tempo nela. AAAAA mas não tem parede pra pintar nem rebocar, bota eles pra ensinarem o Júnior a pintar e rebocar já ajuda muito o pedreiro senior essa troca de conhecimento. Até o cara mais inútil que nem pra carregar cimento serve se botar ele toda vez pra carregar cimento em algum momento ele vai conseguir ir em várias obras pra carregar cimento de maneira rápida e consistente. Até o Júnior que só sabe HTML e css pode sim facilitar a vida do senior, quanto mais coisa ele fizer menos coisa tem pro pleno e pro senior e quanto mais tempo os juniores tiverem sobrando mais os experientes podem ajudar os novos e mais os novos podem aprender, não é nem questão de conhecimento, falta maldade nos juniores, se tu é o pior junior, quem é o segundo pior? O que ele faz que você não faz? É isso que tu tem que aprender com ele quando ambos tiverem tempo livre e ensinar é bom porque a mente retém melhor o conhecimento. E esse mesmo aprende com o que tá um nível acima e o cara que tá mais no topo provavelmente ele consegue aprender sozinho ou no mínimo o Júnior Premium consegue andar com as próprias pernas e só se extremamente necessário ele vai chamar o sênior. As empresas deviam ter um planejamento melhor? Sim até porque é de interesse delas fazerem um funcionário ser útil e lucrativo, mas falta um pouco de astúcia tbm por parte do Júnior como no exemplo que o locutor deste canal deu, ele poderia estudar sobre a linguagem do projeto ou sobre um problema específico que até mesmo um pleno tá quebrando a cabeça pra resolver, vai que futuramente esse problema pode ser seu?
Apesar do mano deyvin ser um personagem quem acompanha ele percebe nitidamente que ele ja tentou sai da area varias vezes, int ele vai criticar tudo na area da programação e os programadores
Acho existe 2 cenários aí. Junior em questão tecnologia, tirar dúvidas técnicas e énormal. Agora até se contratar um sênior ele não vai ter bola de cristal pra saber sobre o processo, ainda mais sem documentação.
Passei 1 e 8 meses, trabalhando em um local que nada disso existe, era GO HORSE, não havia ninguém para auxiliar, tô agora trabalhando para um amigo que já tá na carreira a muito tempo mais de 10 anos, ele abriu uma nova empresa e me chamou, e agora minha síndrome é a seguinte, a de não decepcionar o cara porque é meu amigo de infância.
Estou passando por isso, estou a 2 semanas no meu primeiro emprego de dev e nesse final de semana o meu gerente falou pra eu estudar tudo oq eu vi durante essas semanas trabalhando.
Cara eu tô no último semestre da minha faculdade, e estudo por fora e vejo que tenho muita coisa a se aprender. Procuro muitas vagas de emprego e realmente o mercado tá muito difícil, tem muitas pessoa ou seja quantidade não é qualidade. Eu tenho medo de não arrumar uma vaga e entregar nesse público de só ter quantidade
16:30 Realmente, nem todo click ou linha de código aqui valem nem se quer mil reais, porém, tem uns clicks que valem MILHÕES de dólares, e com efeito IMEDIATO. No meu caso, um download errado pode se transformar num prejuízo de apenas 850.000 dólares por hora parada, sendo que, no mínimo, uma parada leva em torno de 4 horas para voltar. NO MÍNIMO 😅. Nesse sentido, o valor agregado do funcionário é justamente o quanto ele conhece do projeto e o quanto ele pode caminhar sozinho. Juntando os dois se acha o ponto de inflexão entre um Junior e um Pleno. Para o Sênior, já envolvem outras coisas.
Cara, faz um tempo que eu não vejo um programador Junior. (Esses tempos atrás vi uns Plenos que se portavam como Júnior). Eu vejo que hoje em dia a produtividade aumentou muito, se for um dev que não é despachado, não lê documentação (quando tem), não vai atrás das coisas e fica mto na sombra do Sr ou até Pleno ele roda. Hj tem muito Jr no mercado. O negócio é esperar grande parte desses operadores de framework sairem do mercado e ai vai dar uma melhorada, pois o pessoal mais Sr vai migrando para outras áreas.
4:25 cara eu entendi perfeitamente. Provavelmente ele está falando que se trata de um ArrayList de um tipo específico, alguma entidade específica do projeto, onde ele precisava dos atributos desses objetos.
Dependendo do negócio, o profissional sênior vai precisar de outro sênior. Eu digo isso porque existem várias empresas com regras muito complexas e sistemas legados extremamente difíceis de lidar.
Alguém da área de TI humilde? Acho que tá na profissão errada. Se vc não se achar pelo menos um semi deus, tá errado. 😂😂😂😂 Área da TI é super inflada de ego.
Pior que Junior é barato e muitas vezes a pessoa pega rápido. Um junior treinado pode treinar outros e os ganhos em cima de alguém treinado compensa muito. Junior não é gasto, é investimento.
13:30, por isso que eu digo, não seria burrice da parte da empresa não aumentar o salário de forma de ente quando o dev deixa de ser júnior? Sabe pq? Pq o dev pode ir procurar outro trampo ganhando $20k a mais e a empresa vai ter que recomeçar com outro dev jr tudo de novo. 😊
Uma coisa que atrapalha nesse processo de contratação é o lance de PJ. Ninguém pega PJ inexperiente e como muitas estão com as contratações internas congeladas e pegando só PJ para ficar bonito no relatório para o investidor, acaba reforçando o cenário. Outro lance é a parada dos estágios, normalmente a empresa fica nessa de contratar senioridades maiores ou PJ, e preferem pegar estagiários para fazer a formação da base ao invés de pegar júnior, nisso se o cara cair nessa de sair da empresa e não tiver experiência o suficiente acaba caindo nesse limbo.
Cara minha paixão é jogos, mas não tentei começar na area de gamedev pq é uma área muito sofrida, ai terminei a facul de ADS ano passado e to a 1 ano tentando estágio, procurando mais pra back end mas aberto a qualquer coisa q use C#, mas ta tão difícil que é capaz deu começar a trabalhar com jogos sem experiência que eu tenho mais chances
Preste atenção na mão direita dele aos 3:19 é comum vocês fazerem esse tipo de acrobacia na hora de digitar algum caractere em específico? Parece tão desconfortável
Meuuuuyu deussssss, tava vendo exatamente esse vidio 14:03 nesse minuto e apareceu um anúncio do dechamps, essa cr tem 41 anos 😮. Eu pensava q ele tinha uns 25 kkkk
Um dos maiores fatores é a fulga de capital, a gente sabe e nao pode ignorar que tem menos dinheiro de investidor externos circulando no pais. E isso impacta diretamente da sustentacao à projetos novos, os cara faz o budget já vizando sempre Pleno Senior por conta disso. Eu msm desisti de ser contratado e estou tentando formar minha propria empresa.
As vezes vale a pena sim o junior estudar coisas de fora de um projeto, se derem um pé nele pelo menos conseguiu estudar algo novo pra uma nova oportunidade na vida
Tem uma empresa aqui na minha cidade que o dev java júnior precisa de experiência de 4 anos, aí é foda, bom quem sabe um dia acho uma vaga de uma empresa que acredite no junior.
Criar bug, só se no meu time não tiver QA. Mas uma coisa que eu sempre tenho é meu "backlog pessoal". Onde eu anoto necessidades, problemas, meus prints, onde documento algumas coisas, onde faço script pra agilizar tarefa repetitiva... Aí, se eventualmente o QA ou outro setor tiver dando desfalque, o último a se preocupar vai ser eu. Citei QA como exemplo, mas tem casos parecidos em outros setores, tipo quando eu olho os logs do Jenkins e o cara da infra fica puto quando eu pego um problema que era pra ele pegar... Ou seja, tudo isso pra gente "criar casca" contra as sacanagens que fazem em cima do Dev junior
Porra Lucas, tu tinha que ter mencionado o Mito do Homem Hora. Eu não sei a referência mas procura aí. É sobre a falsidade daquela idéia de que se você quer que o desenvolvimento vá mais rápido, basta contratar mais programadores, sobre o tempo que demora pra colocar alguém em um projeto mesmo que seja competente, etc. Abraço
Diria que esses "medos" acontecem em qualquer empresa e em qualquer setor, é comum. Quando comecei a trablahar como PPCP (Planejamento Programação e Controle de Produção), enfrentei os mesmos problemas e outros iniciantes também tiveram os mesmos problemas e em outras áreas, por exemplo, um amigo que trabalha em contabilidade, quando ele começou a trabalhar deve os mesmos problemas. Isso é algum normal, não sabia usar uma trena, ler um desenho e etc... E os mais vetenaros precisavam parar o trabalhos deles para me ensinar. Mas é aquilo, não tem como a empresa ter um time inteiro de senior, por que os senior não são infinitos, vai ser necessario treinar a nova geração de juniors para eles se tornarem senior um dia e as empresas que tiverem esses seniors vão fica na frente.
Bom os júniors hoje em dia são a temida geração Z que não fica muito tempo no emprego, então treinar júnior hoje em dia é meio perda de tempo já que a empresa não vai desfrutar desse treinamento, cara vai sair da empresa quando ficar minimamente mais produtivo (as vezes nem isso). Passei muito por isso pós pandemia, durante um ano inteiro metade do meu dia era treinar o pessoal novo, que ficava sempre rotacionando e parecia um ciclo sem fim, eu sempre explicando as mesmas coisas pra um pessoal diferente, acabou que a empresa decidiu não contratar júnior mais e a produtividade do time aumentou. Porém ainda acho que isso seja um tiro no pé das empresas tendo em vista que sem júniors novos entrando, não vai ter seniors novos no futuro, e se o senior já é escasso hoje, no futuro vai ser mais ainda. Bom para nós que já estamos no cargo de senior :)
Eu, como jr, lendo isso e pensando em como me manter fiel à empresa e esperar por um incentivo depois de anos me dedicando a ela me trouxe só uma bela demissão e meses de desemprego pela frente sem perspectiva, nenhum amparo, indicação e recomendação 😎😎
É que na real essa mentalidade de que precisa plantar árvore e ver crescer é a maior furada de hoje em dia, faz com que pessoas boas continuem em trabalhos ruins, ganhando mal e não sendo valorizadas. Cada pessoa sabe onde o calo dói e esse discurso já tá velho, amigo!
Sempre essa lorota de geração né. Se a empresa que você trabalha troca de profissionais constantemente, talvez o problema não seja o novo pessoal. Além de que se a pessoa arruma uma oportunidade melhor, obviamente o esperado é que ela troque de emprego
23:55 tenho uma empresa de tecnologia com 45 pessoas (20 contratadas só esse ano) e posso afirmar com toda certeza do mundo que isso é totalmente verdade!
Treinar as pessoas é muito caro 16:46 kkkk, hoje com o auxilio da IA generativa, a todo vapor, qualquer um aprende sozinho, programação e desenvolvimento em qualquer linguagem.
cara, da um medo do erik tomar um justa causa por conta dos videos, de vdd. é como se ele fizesse um 1:1 com a comunidade e qualquer um que quiser pode ver e ouvir. sei la.. ou mesmo que nao for justa causa, apenas se prejudicar... de alguma forma
Pra que fazer faculdade, se os cara nao contrata , nao quer ajuda ja passei por isso, fiz curso de mecânico mas ninguém quer contratar é só com experiência, ai reclamam que nem tem profissional, obvio ninguém quer contrata os cara
@@UCHOA144 Não, todos eram CLT. São duas empresas consolidadas no mercado as minhas últimas experiências. O que notei é que após o período de 2020/2021 a gestão atochou os seniores de tarefas, não sobrou tempo para eles acompanharem os juniores, por consequência os juniores não entregaram o que precisava e foram mandados embora. Na mente da gestão “não vale a pena ter juniores porque eles não entregam”. Mas na verdade o modelo de gestão go horse disfarçado de scrum é o que mata a sustentabilidade da operação de desenvolvimento.
Po mano eu vejo esses videos sobre junior e acho que to vivendo uma situações totalmente diferentes. simplesmente na primeira semana nao tive pressão dps sempre tive, isso que pra eles nem junior eu sou, sou treini. Sempre tive uma pressão absurda e quando nao entrego sempre vem uma bronca. As vezes acho que nem compensa isso
6:55 kkk 1 sênior para 3 júnior? trampei numa empresa que só tinha júnior, o famoso contrata barato. Mas as cobranças são as mesmas de um especialista... STARTUP sendo STARTUP.
Já passei por isso, mas do outro lado da história. Juniors demandando atenção e eu atolado de demandas. Percebi, com algum tempo de experiência, que o melhor caminho foi ensinar ao Júnior como que eu resolveria e como cheguei na resolução. Falando passo a passo minha linha de raciocínio e dando autonomia para que ele resolvesse. Parece bobo, mas resolve na maioria dos casos.
Nessa época eu ficava sem demanda😅! Me chefe sumia 3 a semanas 4. Eu olhava o sistema legado antigo e desenvolvia as feature baseada no legado. Resultado quando me chefe chamava, com simples ajustes e feature já estava pronta 😅. Eu parecia uma mãe Dina 😂😂😂 já previa tudinhoooo q ele iria querer 🎉
Aqui, quando isso acontece, colocamos os juniores em *pair programming* com os seniors. Isso não deveria impactar tanto a performance do senior e costuma dar uma boa noção para o júnior.
22:42 - esse camarada aí é o pela çaco que se virar chefe num vai aumentar o salário de ninguém nunca. Vai sempre tá faltando alguma coisa pro estagiário virar júnior, pro jr virar pleno, e pro pleno virar sênior. Vai tá sempre no loop de contratar júnior de 2 em 2 anos. 😊
7:14, Deixa eu ver se entendi, então os devs jr não participam do refinamento de tarefas? Do processo de quebrar uma tarefa grande em outras menores, ou até em uma unica task com subs? Pergunto isso pq eu participo desses processo e sou jr Edit: Meu time é composto por, 1 Tech Lead, 3 jr, 1 pleno, 1 PO, 1 SM
Lucas, uma coisa que eu discordo de você é que o Senior tem que fazer um processo de shadowing com a galera Junior que ela possa aos poucos fazer o handover desses tipos de atividades é somente assim que o profissional vai se desenvolver
Não ter experiência como junior, nem oportunidade de atuar e aprender. Ou oportunidade com muita requisição e nenhum retorno. Acaba sobrando o Uber e o 6x1 de repositor de mercadoria, por falta de oportunidade com retorno mínimo ou muita oportunidade com requisitos que competem além do junior e merreca de retorno.
Oque as empresas esperam de um Junior é o conhecimento de um sênior que recebe o salário de um Júnior, o tanto de bucha que eu segurei quando eu era júnior, não está escrito, empresa não respeita o seu nível de conhecimento.
E quando você está inserido em um contexto em que a empresa prefere perder os Juniors e Plenos do que melhorarem suas condições ? Preferem recontratar, fazer o cara se tornar o tal do "Junior Plus ", e em seguida o dev ir pra outra empresa por que na que está só está regado de promessas?
Se eles estão com uma fórmula muito boa para ter bom treinamento a custo baixo, não sentem tanto no início. O problema vem depois, quando o treinado vira um ótimo profissional na concorrência.
Tem quase 3 anos que trabalho com Vue, na minha opinião de jr burro eu acho ele mais fácil de aprender, desenvolver e manter do que o React. Eu uso React em projetos paralelos pra expandir as ferramentas que eu conheço e to acostumado. E porque é o que as empresas mais pedem. Ironicamente acabei indo trabalhar só com Vue desde que eu comecei na área, em 2022.
O que eu acho mais massa desse ecossistema dev no UA-cam é ver o Lucas (Montano do canal Lucas Montano) e o Mano Deyvin (do canal do Mano Deyvin) reagirem ao mesmo vídeo do Dev Erik, é como você ver o diabinho e o anjinho dos desenhos da época do pica pau falando sobre uma mesma parada kkkkkk
E fazendo isso (não contratar pleno e jr) Essas empresas tão aumentando cada vez mais o valor do salário dos sêniors que tão cada vez mais escassos, aumentando cada vez mais os custos e ficando nesse loop até o dia... que não vai ter mais sênior no mercado, pq o pleno não teve oportunidade de virar senior e o jr não teve oportunidade de virar pleno.
As vezes, ja sabendo como os empresários agem, fico me perguntando..... Além do cartel do CADE, será que estão usando esse pessoal massivamente para treinar a IA para codar?
tmj, vllw Lucas!
Ganhou um novo inscrito 👍
@@alissonlopes237 x2
Tu é uma inspiração DEV Erick.
Cara parabéns to acompanhando seu canal. E vou te falar não só Junior eu to tentando migrar de aréa e é quase a mesma dinâmica
Caramba , vc assiste Lucas montano, do canal Lucas montano 😂
Mas se nao contratar um júnior, não vai ter pleno, muito menos sênior, e no fim a empresa vai ta chorando no linkedin reclamando que não tem profissional qualificado no mercado para contratar, tudo porque os júniors não tiveram a chance de ganhar experiencia profissional la trás, engraçado que isso acontece em quase todos os setores
O problema é ter empresa que não esta preparada para junior, isso pode fazer alguém desistir da carreira...
Não consegue estudar sozinho caraio?
Contratar junior é investimento de risco, tem empresa que não quer investir nisso
Minha empresa(um dos tres maiores bancos digitais BR) matou todos Juniors
Meu time por exemplo tem 3 seniors e 3 especialistas.
Pessoalmente ainda nao me acostumei com isso
@@channel_dad por** só pq eu estou saino de um clt para ir para um estagio em banco eu vejo isso, agora fiquei ate preocpado
Cara, ninguém vem pronto, já contratei gente do ITA, de Harvard, já fui sócio de startup com 40+MM BRL de Seed + Series A e digo, sem um período de algumas semanas de onboarding nas ferramentas, processos e lógicas necessárias, ninguém rende o esperado. Quem não consegue formar a mão de obra para trabalhar em seus Produtos e Soluções, este, sim, deve ser demitido.
touché 🎯
Qualquer empresário based sabe disso, mas os empresários de hoje são nutellas igual à maioria dos empregados.
Esse comentário me pegou fera.....isso vale para todo o mercado em si!
Ciência, mas ok.@@alandacruz3386
Minha experiência como junior, numa empresa de robotica alto nivel com c++, foi assim: me atribuiram um modulo relevante la e foram me dando tasks, só. Li o pouco de documentação e o resto foi investigando o codigo. Casa duvida que eu tinha eu anotava e ia especificando ela com base no codigo, pra só então fazer uma pergunta objetiva pro senior, que respondia 1, 2 minitos.Se eu esperasse alguem me ajudar eu tava na rua, não deixe de ler o codigo e tomar notas.
O segredo para ter sucesso em qualquer coisa é esse: proatividade extensiva
Mano
Ninguém espera que um cara que tá começando faça tudo sozinho
Na verdade quando um cara que tá começando faz tudo sozinho costumo ficar preocupado pq vai estar fazendo merda.
Sempre que vc chega com uma bagagem em algum lugar vc acaba achando que todo trabalho é igual e acaba ignorando elementos do contexto que vc sequer sabia qual a relevância.
É superlegal e importante na nossa área ter capacidade de aprender sozinho, mas... Documentação e requisitos não é só código. Tem regras que não estão explícitas no código ou que vão explicar pq uma escolha X deve ser feita em detrimento de Y.
Se um sênior reclama porque tá tendo muita pergunta dos jr, demita esse cara. Ele quer segurar tudo para ele achando que a empresa vai depender dele e não vai demitir.
Ensinar faz parte da senioridade. Quando vc percebe que pelo menos 40% do seu tempo é tomado explicando, vc já é um sênior. É hora de de vc parar de codar e passar a coordenar as coisas entre os jr e plenos.
Vc só supervisiona e corrige as coisas grotescas. Entra em ação quando tem que corrigir algo em produção, quando um projeto específico não pode dar errado.
Qq outra coisa vc tá se esforçando demais quando a empresa já quer outra coisa de vc.
Acima de 30-40 anos vc já está velho para TI. A única coisa que vc tem de valor para a empresa é seu conhecimento e experiência no negócio dela.
Pergunta de leigo. Essa sua abordagem não é algo que todos fazem?
Eu não sou da área de informática
O criador do Stardew Valley, nunca conseguiu um emprego na área de ti mesmo formado em CC, ele era recepcionista no Paramount Theatre em Seattle, não falta gente capacitado o mercado que é fo.da querendo sugar sua alma, só falta você precisar saber pilotar avião de guerra para começar como Júnior.
Isso é muito real, cara.
Chega a ser frustrante como que senioridade tá mais ligado ao quanto você sacrifica sua vida pessoal em prol da produção na visão da diretoria/empresa ao invés do conhecimento técnico e resolução de problemas.
pior que eu consegui meu estagio porque alem de estar na faculdade de engenharia ca computaçao, sou formado em ciencias aeronauticas. Literalmente eu precisei saber pilotar um aviao hahaha
Vc que se forma para pilotar avião vai trabalhar no MAC
O cara que trabalha no MAC ganha a vaga para projetar e pilotar avião
Nossa área é bizarra demais.
@@carlosjunior5541Mano, ninguém liga para conhecimento, ligam para lucros maiores.
Pare de lutar contra esse fato.
Eu sei que dói não fazer o seu melhor e mais refinado, mas infelizmente o cliente (seu chefe) quem está pagando.
a verdade é que tem que gente que é muito boa , mas é ruim em processo seletivo,
Dev Erik é o Dev com mais seniores da comunidade Tech ajudando o cara sem nem trabalhar com ele ahsushrushs
12:23 hahahahahhahaha ótima reação 😂 😂 😂 😂
Ajuda nós juniors, grande teló dos códigos🙌
muito bom te ver de volta no YT ❤️
FILIPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
Eu li com a sua voz kkkk
Você sempre falou assim desde pequeno?? Eu NÃO consigo manter a atenção no conteúdo nessa forma como fala, parece algo forçado não natural. O conteúdo pode até ser bom, mas essa sua forma de falar é dose. 😪
Só shift de carreira não! Ele trabalhava no MCDONALDs e se puxou para se tornar programador. Tiro o meu chapéu
obg
eu tb amigo, pq muitos ai mandam CV pra todo lado e não conseguem nada nem entrevista chamam, agora o deverik já é segunda empresa como DEV em menos de 2 anos ai.
@@gepetovovo2509 quem procura acha. E a melhor maneira de agregar valor a sua imagem hoje, é criando conteúdo. Se não me engano a primeira oportunidade veio, através de um inscrito dele
@@gepetovovo2509 3º empresa man. Fiz um ano esse mês, como dev tempo integral.
@@deverik. isso e muitos aqui e no canal do Mano Deyvin ficam num chorume danado que não encontram vaga, mas infelizmente maioira não é bom e não tem vaga pra todos ou aqueles que fizeram cursinho de 6 meses e já quer ganhar 10k.
Cara comecei agora a estagiar em uma empresa de software, entrei para trabalhar com Java e eu estou amando! Mas tenho muitos medos ainda sobre o futuro, sobre não ser capaz ou não conseguir aprender.... Mas enfim está sendo um desafio grande para mim e empolgante, tenho todo o suporte dentro dessa empresa... Inclusive um colega que está me acompanhando direto nas task que estou fazendo! Esse mundo tec é muito bom mesmo e semana que vem farei 1 mês de estágio, assustador como a programação "Industrial" é diferente!
Em resumo, eu tava numa empresa que me pediu resultados "precisamos de mais resultados" entreguei resultado e foi desligado.
Literalmente eu
Acho que essa frase citada era uma figura de linguagem.
Você já tinha sido demitido e não te comunicaram.
Sorry ☹️
@@PeX218 é possivel, mas se pensar que eu fiz o plano que usam hoje num ambiente onde a empresa tinha uma supervisora que nao sabia o que era H1/H2 pra redacao, formatar uma pagina com elementor ou escrever uma copy k, me quebrou.
Eu
@@deulaag 😰
cara a empresa precisa de vocë sempre, saiba que a empresa vai lucrar muito sobre a sua pessoa.E outra demissão é igual a morte, você sabe que vai acontecer, só não sabe quando.
6:58 Sobre a questão da proporção entre juniores e sêniores, acredito que isso depende muito da fase em que a empresa se encontra. Em uma empresa pequena, por exemplo, as demandas tendem a ser menos complexas, com menos interdependências e dependências, o que torna mais viável ter uma quantidade maior de juniores. Esses juniores podem crescer junto com a empresa e, com o tempo, se tornar sêniores que já conhecem bem as conexões e necessidades do negócio. Por outro lado, em uma empresa grande, é mais difícil ter uma maioria de juniores, já que o sistema é mais complexo, com muitas interdependências e desafios. Nesse caso, a presença de mais profissionais sêniores é essencial para lidar com a complexidade do ambiente.
25:20 eu trabalhava em uma startup que faliu, lá eu atuava como pleno frontend e por estar muito endividado eu só queria uma vaga urgente, aceitei uma vaga de jr e é exatamente isso que o Lucas Montano falou, a empresa prefere mil vezes um junior premium do que contratar um pleno, ele vão te cozinhar mesmo, tu só pode subir com um tempo mínimo na empresa, ou no término de cada projeto (que é o meu caso que trabalho em instituto de P&D) e assim vai, essa é a dinâmica.
Startup tem plano de carreira estruturado?
Normalmente eles nem têm plano de negócios! Kk
É ao “Deus dará”
Os comentários aqui são um verdadeiro compilado da saga de crescer na área de TI! É claro que a comunidade está dividida, né? De um lado, tem quem defenda que investir em juniores é essencial, mesmo que o retorno leve um tempo (e o risco de eles pularem fora seja grande!). Do outro, tem o pessoal que acha que, com a alta demanda e a "fuga" de juniores para ofertas melhores, fica difícil justificar essa aposta. E ainda rolam boas risadas sobre os desafios, do Bluetooth problemático às discussões sobre Vue e React. Resumindo: o cenário está cheio de pontos de vista, mas todos concordam que, sem dar espaço para os novatos, o ciclo de crescimento no mercado fica bem complicado.
Todo emprego é assim cara. De qualquer área. Os novatos sempre vão demandar tempo para ensina-los. Não tem atalho.
Tempo E dinheiro.
Qualquer empresário sério sabe disso, e faz parte de empreender e gerar empregos.
Sou Senior onde trabalho, e tenho uns 5 Junior pra ajudar, sendo que 2 é junior pra pleno, e 1 é junior que está aprendendo a se virar.
Mas tem 2 Junior, que estão na empresa a 2 anos, e não sabem fazer nada, se deixar, eles consomem o seu dia inteiro, e no dia seguinte vai consumir novamente com os mesmo problemas do dia anterior.
Já gastei dias com treinamento, e estou o tempo todo ensinando, mas parece falta de vontade de aprender, inclusive, parece proposital se apoiar nos outros para trabalhar fofo.
Está a assim a 2 anos, as vezes eu saio do trabalho mais cedo apenas para esfriar a cabeça, para o dia seguinte ter mais paciencia.
Lembrando, o problema não é a inexperiencia do junior, e sim não querer aprender.
Falo isso pq já treinei muita gente, e alguns realmente só se mexem quando tem esse medo de ser demitido.
Em dois anos e não foram demitidos então tem algo muito errado na operação da empresa.
Que alguém está trabalhando mais para sustentar os dois acomodados isso é fato, mas alguém da parte de finanças está com a corda no pescoço e nem está sabendo, visto que há uma tremenda ineficiência na operação.
Eu aqui louco pra conseguir a primeira vaga em TI e tem por aí esses caras que fazem corpo mole pra codar fofo, a área é meio injusta as vezes kkkk
Você não é o único. Já passei por isso algumas vezes. Se um junior estacionou no aprendizado, não tem porque a empresa continuar o investimento.
E por isso que eu falo a oportunidade só cai na mão de quem não tá nem aí, quem precisa quem corre atrás não consegue
@@PeX218 Devem ser indicação do Dono da empresa ou de alguém importante!
O problema de entrar como JUNIOR é que voce nao sabe quando vira pleno e se depender da empresa vc sera sempre junior pq é aquele negocio se ta bom o sário de junior para voce, imagina para seu chefe .
Ninguem contrata JR. Se foi contratado como JR pode ter certeza que já é pleno mas vai ter que buscar a vaga de pleno em outra empresa. Se aceitou JR eles vao tentar deixar preso nesse salario por uns 3 anos ou até pedir demissão e receber a contra proposta.
@@NinjadoLinuxIsso é óbvio, mas agradeço por ter mostrado, pois muitos ainda não perceberam essa obviedade.
No offense intended 😇
O mercado de TI cheira mt a colapso em alguns anos. É insustentavel voce só contratar plenos e seniores, ou exigir que junior tenha conhecimento que você leve 1-2 anos de estudo sem experiência com estágio. A internet é diferente de 20 anos atrás, com a quantidade de necessidade de computação. Não a toa está chovendo vaga pra senior, a famigerada "falta de profissionais qualificados". Claro, não investem o mínimo em recepção no mercado. Magine... 2 conto como junior, é menos que um estag de Direito e Engenharia ganha. O pessoal acha que o mercado ta saturado, mas é pq olham pras techs. A esmagadora maioria das vagas é pra empresa que não é especializada em tecnologia e ficam reféns, pq não consegue senior e não pode chamar o junior. Resultado? "como é q essa empresa ainda não tem app?", "nossa, q site horrivel desses caras" e por ai vai.
Minha empresa muito provavelmente nunca vai precisar de app. Se pah nem site.
Meu nicho de serviço, até boca a boca já dá pra rodar, o problema é que está tudo centrado em mim e no que as pessoas acham da minha pessoa (física) e isso é bastante arriscado, eu sei.
Penso q vai colapsar sim mas sim pelo contrario. Hj a cada dia mais e mais gente entra na area. A area ta cada vez mais saturada com uma porrada de gente entrando querendo ficar rico. Hj tem poucos sr e mts tentando uma vaga de jr, mas no futuro esses bando de jrs q sobreviveram vao tdo virar senior e ai ja era. Vai cair o salario de tdo mundo.
11:50 falou tudo! tava pensando: caraca, sempre tem tanta coisa pra arrumar, sempre! Nem tudo é feature nova... Pode ser empresa de consultoria
O negócio é que na área da sustentação, têm muitas empresas que são muito restritas quanto a implementar melhorias, não pode mexer em nada fora das especificações.
Dia desses perguntei ao chatgpt sobre escovar bits e ele me disse que nem sempre isso é bom.
Um dos motivos apresentados foi que o código pode ficar difícil para ser manutenível no futuro, por outras equipes.
Acho que até faria sentido, mas se o código for aprimorado ao seu ápice, não precisaria mais de manutenção, certo?
Lembrem-se, sou leigo!
Código sempre vai precisar de manutenção, as tecnologias evoluem, só isso já é motivo pra revisitar
Oq seria escovar bits na sua visão? Pq essa frase é mais usada pra zoar
Dependendo do que for, faz sentido
Eu trabalho numa empresa de consultoria, pro serasa. Aqui. A gente trabalha na sustentação, então realmente, sempre tem coisa pra arrumar, é bom que, pra Jr como eu, sempre vai ter tarefa, o PO traz pra gente no refinement, dps na planning a gente vota elas e depois eu mesmo quebro as subtasks da história e começo a fazer.
Muito legal saber que ninguém foi junior, a gente além da dificuldade de aprender, estar sempre tentando respirar todo estudo possivel, ae tem que ficar vendo essas coisas de quem já tá a mais tempo "tentando ajudar" quem tá começando
Uma coisa que todo junior faz é falar complicado, parece que quanto mais complicado eles se expressão mais confiante eles ficam kkk
Faz parte do processo kk
Dizem que eu falo complicado por usar “tensão” ao invés de voltagem, “corrente” ao invés de “amperagem”, “volume” ao invés de “cubagem”…
Mas sempre fui assim, aprendi lendo e só depois fui ter aulas, e agora são 20 anos nisso.
@@PeX218A parte da "corrente" em vez de "amperagem" eu concordo que seja mais correto. Porém acho estranho o uso do termo "tensão" em vez de "voltagem", pois em inglês o termo empregado é de fato "electrical voltage".
Eu achava que só o Brasil era "diferente" nesse sentido. Mas pelo que pesquisei, parece que outros idiomas também traduzem esse termo para algo mais parecido com "tensão" mesmo. Então pelo visto são os EUA que adotaram um termo "fora do padrão".
Ociosidade: sempre tem o que fazer, nem que seja melhoria de código ou documentar alguma coisa, isso depende da liberdade, orientação e vontade do time, já passei por um cenário de ociosidade de longo prazo mais de uma vez e o pior deles foi o que eu mencionava pro time melhorias e ninguém dava bola, era tipo um tanto faz tanto fez, ai você fica naquela, faço ou não faço?
Medo de demissão: se você já é pleno pra cima e tem medo, eu recomendaria olhar se o seu currículo e conhecimentos está bom, por que desde que entre na faculdade lá em 2012 até hoje o que um professor meu falou me parece ter sentido e acontecer ainda, no mercado de TI FALTA profissional qualificado, antigamente eu achava que era só falta de profissional, mas na real tem, só não qualificado/bom. Talvez você esteja nessa lista. Bom profissional não vai ficar muito tempo desempregado e isso digo em semanas (se ficar escolhendo muito ainda).
Mas sinceramente fico na duvida se isso n vai mudar pq diferente de anos atras hj em dia tem MUITO MATERIAL! Tda hr tem um bootcamp nv de qlqr linguagem criando um projeto gigante do 0 ao heroi e a vinda das ias so diminuem a distancia entre um dev bom e um ruim. A vdd é q hj é muito mais facil aprender e se virar na programacao e isso aumenta demais a concorrencia.
11:25 po eu acho essa dica merece um disclaimer também, pois é uma dica muito boa pra melhorar tua evolução como profissional, mas tem muita equipe que também ve com maus olhos quando geralmente alguém quer adicionar task a mais, ou mexer em código que ja está em funcionamento, então tem que saber também se o contexto atual do projeto faz sentido adicionar aquelas mudanças, ou se a equipe ja ta sobrecarregada naquela sprint pra solicitar mais mudanças, muitas das vezes os caras sabem que existe aquele problema, porém só não é a prioridade ainda. Mas vale a tentativa de fazer as propostas igual, só ter a consciencia de que se estiver solicitando mudanças e elas não estão sendo ouvidas, é pq não é culpa da sua solução estar ruim ou não ser o suficiente para a empresa
Trabalhei em uma empresa que só contratavam Junior, por causa da mão de obra BARATA 😂😂 Não tinha um Sênior pra tirar alguma duvida ou pedir ajuda. Era basicamente: Deu algum problema? Google ou Stack Overflow.
Estou curioso para saber a evolução da empresa ao longo do tempo.
@PeX218 Aí que tá, os funcionários não paravam lá, eu era o funcionário mais antigo, e estava lá só a 1 ano e meio.
@@carlos.longhicaralho funcionário mais antigo kkk
@@carlos.longhi Então tu já era senior nos projetos haha
Lucas, quando vc diz que colocar mais pessoas num projeto atrasado geralmente cria mais perda de contexto, lembrei da frase do Frederick P. Brooks, no livro MM-M (The Mythical Man-Month - "O Mítico Homem-Mês"): "Uma mulher grávida leva nove meses para parir um filho, porém nove mulheres não parem um filho em um mês"
Essa expressão cai toda hora em questões de lógica. Kkkkkk
Leiam MM-M
@@witchoutcandyMeu cérebro de tiktok quase deu curto aqui
Ahhhh então foi daí que o techlead tirou essa frase! Kkk
Gostei.
No caso, ele falou isso para eu poder usar de exemplo para os clientes. Na época eu atendia o consumidor, que cobrava resultados antes do prazo esperado 😅
Lucas, vc é um tiozão dev com conteúdos salva vidas da minha autoestima como programador estagiário/Junior(N sei o que sou direito kkkkk) Obrigado, continue 🤝🏻🗿
Tem uma startup aqui da minha região que acabei escutando no rádio local que estava buscando potenciais profissionais da área de TI pra começar a carreira na empresa e aprender do zero. Achei bem interessante a forma como essa empresa esta buscando novos juniors e investir na qualificação dos mesmos. Vou deixar o nome da empresa aqui pq não vemos isso todo dia: Nextfix, de Criciúma, SC
Estranho. Que tipo de público ouve rádio?
Será que esse é o alvo da empresa?
Como aprender programar da forma que um sênior programaria? Enquanto estudo e estou buscando o máximo de competências possíveis porque nesse processo estou desenvolvendo meu projeto e colocando na web, criando servidor, banco e tudo mais que o projeto talvez precise.
Eu também vamos trocar ideias?
Tempo e experiência no mercado de trabalho.
No final acredito que essa é a resposta, tempo gerando experiência, continuar estudando e desenvolvendo e querendo ou não, trabalhando, não se adquire experiência de mercado sem estar no mercado
Não tem uma receita mágica nessas horas, não tem mistério, são só profissionais que já trabalham a um bom tempo e adquiriram uma bagagem grande de seus antigos trabalhos e estudos
Não existe senior sem experiencia de mercado, mas existe junior e pleno autoditada. Estude os conceitos basicos: frontend, backend (crud, POO, serviços), bancos de dados relacionais e não relacionais, conteiners e serviços de cloud... sabendo o basico disso, você já pode se candidatar a vagas de pleno, pq são ferramentas suficientes para começar e terminar um projeto sozinho.
Dai pra frente é pegar rodagem mesmo, experiencia do dia a dia...
Outra coisa, se torne uma mestra do chatgpt.
Não tenha frescura de perguntar as suas duvidas tecnicas para ele, não perca tempo tentando fazer sozinho, é a mesma coisa que a 20 anos atrás alguém ter perdido tempo tentando fazer algo sozinho sem pesquisar no google, ou a 40 anos alguém ter tentado fazer sem ler livros, descobrindo na unha.
O chatgpt é o melhor senior mentor que você pode ter, abuse, o 4.0 é 100 paus por mes muito bem gastos.
Eu sou senior e não faço mais nenhum algoritmo na unha, é tudo no chatgpt sem dó.
Só experiência no mercado com projetos. Tem coisa que voce só vai aprender com tempo no mercado
O que desejo pra empresa que só quer senior é falência😂
E para as que só querem jr?
@@PeX218 prosperidade kkkk
Não sou da área da tecnologia, sou eng sanitarista. Tive um estagiário uma vez que ficou sem tarefas um ou dois dias. Falei pra ele estudar. Em vez de estudar projetos de saneamento ou as ferramentas que a gente usa, ele foi estudar projeto elétrico. Fiquei p da vida. Ainda bem que um tempo depois ele acordou pra vida
projeta vasos sanitário? 😂🚽
eh mas a maioria fica lá coçando, não estuda, esse é o BR.
@@Leo___777pai, esse piada nem fez sentido 🤣
Estou trabalhando em uma empresa e atualmente o mercado que atuamos esta passando por uma escassez de matéria, nisso meu serviço fica ocioso e eu ao invés de perder tempo, estou focando em estudar algo, Ler livros que vão de alguma forma me agregar conhecimentos, espero que o mercado estabilize para voltar a trabalhar com bastante demandas. Enquanto isso estarei focando em melhorar.
@@arrascadoamassa9999
Pára! Faz sentido sim 😅
11:30 - Melhorias internas em momentos livres são ações positivas dos desenvolvedores em nível junior num projeto, podemos chamar isso de ação intra-empreendedora.
90% de tudo que aprendi foi lendo o código, apostila e curso.
o problema as vezes é o junior achar que o pleno e o senior tem o dever e obrigação de ensinar tudo o que ele precisa saber.
O senior rate aqui na empresa é 1 pleno pra 4 junior kkkkk
Na minha é um junior (eu) pra 2 estagiários
@@audreycosta8419 ta melhor que eu que era um estagiário (eu), para o júnior que havia de acabar de ser contratado, só pq o cara estava mais adiantado na faculdade do que eu
Kkkkkk meu amigo...
A minha so tem estagiário fi kkkk
na minha nem senior tem. é só pleno, um mar de junior (incluindo eu) e lider tecnico
Eu acompanho o Dev Erick por causa do Mano Deyvin, só acho que ele precisa tomar cuidado com o tanto de informação que ele passa da empresa, em um momento de layoff ou por birra de algum "gerente" isso pode ser motivo para desligar ele, até mesmo considerar como falta grave e prejudicar ele.
Desligar ele é o de menos, isso pode dar um processo cabuloso
aos 11:30 ele fala uma verdade... sempre tem o que fazer e as vezes da pra fazer isso e ainda ficar com tempo livre. Vira e meche termino damandas antes do tempo, percebi que nossos QAs faziam calculos na calculadora do windows para evidenciar que o sistema estava fazendo uma serie de calculos corretamente. Criei uma tela que o QA entra com os valores e a tela mostra o passo a passo do calculo evidenciando a veracidade do calculo do sistema. Ja peguei API pra melhor o tempo, aplicar um clean code a partes do sistema que estavam uma zona. e por ai vai
Por um lado... é necessário humildade e paciência e por outro paciência e disposição para transferir a cultura da empresa para aquele que passou pelo filtro. Santa inocência acreditar que vem gente pronta. Isso não existe mesmo se o indivíduo for experiente. Cada empresa tem uma filosofia impar. Sem isso esqueça!
A unica coisa que se espera de um junior no mercado é que ele seja senior.
cara isso que o lucas falou, de que a empresa não estava preparada para receber um junior é muito real, sou estagiário de uma mega empresa aqui no brasil e é exatamente isso que eu to passando, bizarro mas pelo visto acontece muito!!
A realidade é que as empresas não querem contratar juniores porque não querem gastar tempo e dinheiro ensinando-os. Além disso, muitas vezes as empresas exigem qualificações que não são adequadas para juniores. Infelizmente, essa geração sempre precisa de alguém para orientá-los, mesmo com tanta tecnologia disponível. Vocês preferem um sênior do que uma IA com o banco de dados complexo?
Concordo totalmente
Não entendi aonde vc quis chegar
me fala uma geração que começou sabendo tudo. mano ses viajam na baratinha. parece que nunca tiveram um começo. isso não passa de arrogância.
"essa geração sempre precisa de alguém para orientá-los" . Irmão, tu ja saiu programador senior da tua mae?🤣
Essa foi de lascar kkkk
Infelizmente, essa geração sempre precisa de alguém para orientá-los, mesmo com tanta tecnologia disponível. A geração atual quer sempre alguém para ajudá-los em vez de conseguir informações ou soluções por conta própria pesquisando, vendo vídeos, entre outras formas de aprender, ainda mais tendo a IA hoje em dia que ajuda a quebrar um galho e tanto nas pesquisas e consegue ajudar com eficiência. Vocês preferem um sênior do que uma IA com o banco de dados complexo? Que essa geração prefere um sênior, do que usar uma IA com um banco de dados complexos e que tem muito mais conhecimento muitas vezes do que um sênior que precisa fazer pesquisas nela também. Ela não consegue fazer tudo, mas é um instrumento valioso no aprendizado se você aprender a usá-la da forma correta.
Esse dev Erick a qualquer momento vai estourar o ego inflado dele! Passou longe da humildade, quando não aceita críticas construtivas e restringe os comentários dos vídeos.
Para um Junior a melhor dica que eu dou é sempre, code muito! Tente ao maximo, entretanto, conforme o tempo não tu vai pegar a relação da analogia do Jogo Bomber man que é tu esta blocked por um algum motivo técnico saiba dosar quanto tempo e até onde você conseguiu ir e recolhendo todas essas informações e passar no momento certo para um par e não deixe nunca para ultima hora. Ao meu ver uma pessoa mais senior tem como OBRIGAÇÃO da suporte no desenvolvimento das pessoas mais Juniors. E o perfil Dev Erik acompanhando pelos videos deles é exatamente esse processo de aprendizagem continua e progressiva de forma humilde e consistente.
dame uma dica de quando se é JR e enfrenta algumas dificuldades do gênero, dificuldade em conhecer o produto(regras de negócio), fazer a criação das tarefas, baseada em uma solicitação do cliente, então conseguir definir um prazo correto, e codificar a solução e entregar, as vezes, até testar a própria tarefa e entregar, como garantir que se consigo ter um bom desempenho nesse cenário e não fazer entregas de bugs
Na minha visão o que falta nas empresas é saber aproveitar o Júnior, e nos juniores falta sagacidade, vou dar um exemplo com construção civil que acho que todo mundo vai entender:
imagina que tu tem uma empresa de construção civil e contrata um pedreiro e esse pedreiro precisa de 3 ajudantes, tem um que se tu mandar ele rebocar parede ele faz, um que se mandar pintar ele pinta, e um que parece que não sabe de nada.
Bota o que não sabe de nada pra carregar cimento já facilita a vida do pedreiro senior dele fazer esse tipo de tarefa tão básica mas que o senior tem que perder tempo nela. AAAAA mas não tem parede pra pintar nem rebocar, bota eles pra ensinarem o Júnior a pintar e rebocar já ajuda muito o pedreiro senior essa troca de conhecimento. Até o cara mais inútil que nem pra carregar cimento serve se botar ele toda vez pra carregar cimento em algum momento ele vai conseguir ir em várias obras pra carregar cimento de maneira rápida e consistente.
Até o Júnior que só sabe HTML e css pode sim facilitar a vida do senior, quanto mais coisa ele fizer menos coisa tem pro pleno e pro senior e quanto mais tempo os juniores tiverem sobrando mais os experientes podem ajudar os novos e mais os novos podem aprender, não é nem questão de conhecimento, falta maldade nos juniores, se tu é o pior junior, quem é o segundo pior?
O que ele faz que você não faz?
É isso que tu tem que aprender com ele quando ambos tiverem tempo livre e ensinar é bom porque a mente retém melhor o conhecimento.
E esse mesmo aprende com o que tá um nível acima e o cara que tá mais no topo provavelmente ele consegue aprender sozinho ou no mínimo o Júnior Premium consegue andar com as próprias pernas e só se extremamente necessário ele vai chamar o sênior.
As empresas deviam ter um planejamento melhor? Sim até porque é de interesse delas fazerem um funcionário ser útil e lucrativo, mas falta um pouco de astúcia tbm por parte do Júnior como no exemplo que o locutor deste canal deu, ele poderia estudar sobre a linguagem do projeto ou sobre um problema específico que até mesmo um pleno tá quebrando a cabeça pra resolver, vai que futuramente esse problema pode ser seu?
Apesar do mano deyvin ser um personagem quem acompanha ele percebe nitidamente que ele ja tentou sai da area varias vezes, int ele vai criticar tudo na area da programação e os programadores
É nitido que o cara ja perdeu a bateria, se fosse somente trabalhar, seria otimo, mas esse povo do corp suga alma junto.
@@Antiotarioforever true
Show! Dev Erik, guerreiro demais! Vai longe
Acho existe 2 cenários aí. Junior em questão tecnologia, tirar dúvidas técnicas e énormal. Agora até se contratar um sênior ele não vai ter bola de cristal pra saber sobre o processo, ainda mais sem documentação.
Passei 1 e 8 meses, trabalhando em um local que nada disso existe, era GO HORSE, não havia ninguém para auxiliar, tô agora trabalhando para um amigo que já tá na carreira a muito tempo mais de 10 anos, ele abriu uma nova empresa e me chamou, e agora minha síndrome é a seguinte, a de não decepcionar o cara porque é meu amigo de infância.
Ta fudido mano, e ele também, pois contratou o famoso funcionário indemitível
@PeX218 eu concordaria, se a gente não fosse transparente um com o outro ksksk, mas tu meio que tá certo
Estou passando por isso, estou a 2 semanas no meu primeiro emprego de dev e nesse final de semana o meu gerente falou pra eu estudar tudo oq eu vi durante essas semanas trabalhando.
2 semanas so, calm down
Cara eu tô no último semestre da minha faculdade, e estudo por fora e vejo que tenho muita coisa a se aprender. Procuro muitas vagas de emprego e realmente o mercado tá muito difícil, tem muitas pessoa ou seja quantidade não é qualidade. Eu tenho medo de não arrumar uma vaga e entregar nesse público de só ter quantidade
16:30 Realmente, nem todo click ou linha de código aqui valem nem se quer mil reais, porém, tem uns clicks que valem MILHÕES de dólares, e com efeito IMEDIATO. No meu caso, um download errado pode se transformar num prejuízo de apenas 850.000 dólares por hora parada, sendo que, no mínimo, uma parada leva em torno de 4 horas para voltar. NO MÍNIMO 😅.
Nesse sentido, o valor agregado do funcionário é justamente o quanto ele conhece do projeto e o quanto ele pode caminhar sozinho. Juntando os dois se acha o ponto de inflexão entre um Junior e um Pleno. Para o Sênior, já envolvem outras coisas.
Cara, faz um tempo que eu não vejo um programador Junior. (Esses tempos atrás vi uns Plenos que se portavam como Júnior). Eu vejo que hoje em dia a produtividade aumentou muito, se for um dev que não é despachado, não lê documentação (quando tem), não vai atrás das coisas e fica mto na sombra do Sr ou até Pleno ele roda. Hj tem muito Jr no mercado. O negócio é esperar grande parte desses operadores de framework sairem do mercado e ai vai dar uma melhorada, pois o pessoal mais Sr vai migrando para outras áreas.
4:25 cara eu entendi perfeitamente.
Provavelmente ele está falando que se trata de um ArrayList de um tipo específico, alguma entidade específica do projeto, onde ele precisava dos atributos desses objetos.
Dependendo do negócio, o profissional sênior vai precisar de outro sênior. Eu digo isso porque existem várias empresas com regras muito complexas e sistemas legados extremamente difíceis de lidar.
Alguém da área de TI humilde? Acho que tá na profissão errada. Se vc não se achar pelo menos um semi deus, tá errado. 😂😂😂😂
Área da TI é super inflada de ego.
Bom ver que tem outra pessoa que pensa assim além de mim. Digo isso principalmente pelo pessoal de cyber segurança e dev. Maioria tudo arrogante
Esse é o elefante na sala que ninguém fala sobre
verdade, todo mundo sabe tudo e quer refatorar tudo e sai criticando tudo menos o código dele.
Fato
Pessoal da TI é dboa perto de outras áreas, trabalhar com advogado é terrível, aquele povo que é arrogante de verdade
Pior que Junior é barato e muitas vezes a pessoa pega rápido. Um junior treinado pode treinar outros e os ganhos em cima de alguém treinado compensa muito. Junior não é gasto, é investimento.
13:30, por isso que eu digo, não seria burrice da parte da empresa não aumentar o salário de forma de ente quando o dev deixa de ser júnior? Sabe pq? Pq o dev pode ir procurar outro trampo ganhando $20k a mais e a empresa vai ter que recomeçar com outro dev jr tudo de novo. 😊
O BLUETOOTH DA APPLE TÁ CADA DIA PIOR!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkk me senti muito representado em tu chamando o bluetooth deles de lixo haha
Creio que há alguma rusga da Apple e do consórcio do Bluetooth
Então ela faz uns produtos merdas para o povo usar só os dispositivos dela.
Uma coisa que atrapalha nesse processo de contratação é o lance de PJ. Ninguém pega PJ inexperiente e como muitas estão com as contratações internas congeladas e pegando só PJ para ficar bonito no relatório para o investidor, acaba reforçando o cenário. Outro lance é a parada dos estágios, normalmente a empresa fica nessa de contratar senioridades maiores ou PJ, e preferem pegar estagiários para fazer a formação da base ao invés de pegar júnior, nisso se o cara cair nessa de sair da empresa e não tiver experiência o suficiente acaba caindo nesse limbo.
Que vídeo necessário!!
Cara minha paixão é jogos, mas não tentei começar na area de gamedev pq é uma área muito sofrida, ai terminei a facul de ADS ano passado e to a 1 ano tentando estágio, procurando mais pra back end mas aberto a qualquer coisa q use C#, mas ta tão difícil que é capaz deu começar a trabalhar com jogos sem experiência que eu tenho mais chances
Preste atenção na mão direita dele aos 3:19 é comum vocês fazerem esse tipo de acrobacia na hora de digitar algum caractere em específico? Parece tão desconfortável
Meuuuuyu deussssss, tava vendo exatamente esse vidio 14:03 nesse minuto e apareceu um anúncio do dechamps, essa cr tem 41 anos 😮. Eu pensava q ele tinha uns 25 kkkk
Um dos maiores fatores é a fulga de capital, a gente sabe e nao pode ignorar que tem menos dinheiro de investidor externos circulando no pais. E isso impacta diretamente da sustentacao à projetos novos, os cara faz o budget já vizando sempre Pleno Senior por conta disso. Eu msm desisti de ser contratado e estou tentando formar minha propria empresa.
Todos já passaram por este medo de ser demitido. Todos já passaram por esta fase, faz parte do aprendizado.
As vezes vale a pena sim o junior estudar coisas de fora de um projeto, se derem um pé nele pelo menos conseguiu estudar algo novo pra uma nova oportunidade na vida
Tem uma empresa aqui na minha cidade que o dev java júnior precisa de experiência de 4 anos, aí é foda, bom quem sabe um dia acho uma vaga de uma empresa que acredite no junior.
Criar bug, só se no meu time não tiver QA.
Mas uma coisa que eu sempre tenho é meu "backlog pessoal". Onde eu anoto necessidades, problemas, meus prints, onde documento algumas coisas, onde faço script pra agilizar tarefa repetitiva...
Aí, se eventualmente o QA ou outro setor tiver dando desfalque, o último a se preocupar vai ser eu. Citei QA como exemplo, mas tem casos parecidos em outros setores, tipo quando eu olho os logs do Jenkins e o cara da infra fica puto quando eu pego um problema que era pra ele pegar...
Ou seja, tudo isso pra gente "criar casca" contra as sacanagens que fazem em cima do Dev junior
Montano constrói uma narrativa muito massa em seus videos, dá uma clareza absurda!
Daria para treinar uma I.A com os projetos antigos da empresa, e fundamentos de programação, para auxiliar os juniores?
Porra Lucas, tu tinha que ter mencionado o Mito do Homem Hora. Eu não sei a referência mas procura aí. É sobre a falsidade daquela idéia de que se você quer que o desenvolvimento vá mais rápido, basta contratar mais programadores, sobre o tempo que demora pra colocar alguém em um projeto mesmo que seja competente, etc.
Abraço
Parabéns, Lucas, tu me fez vir no teu canal atrás de video hoje kkkkkkkk
Diria que esses "medos" acontecem em qualquer empresa e em qualquer setor, é comum.
Quando comecei a trablahar como PPCP (Planejamento Programação e Controle de Produção), enfrentei os mesmos problemas e outros iniciantes também tiveram os mesmos problemas e em outras áreas, por exemplo, um amigo que trabalha em contabilidade, quando ele começou a trabalhar deve os mesmos problemas.
Isso é algum normal, não sabia usar uma trena, ler um desenho e etc... E os mais vetenaros precisavam parar o trabalhos deles para me ensinar.
Mas é aquilo, não tem como a empresa ter um time inteiro de senior, por que os senior não são infinitos, vai ser necessario treinar a nova geração de juniors para eles se tornarem senior um dia e as empresas que tiverem esses seniors vão fica na frente.
Bom os júniors hoje em dia são a temida geração Z que não fica muito tempo no emprego, então treinar júnior hoje em dia é meio perda de tempo já que a empresa não vai desfrutar desse treinamento, cara vai sair da empresa quando ficar minimamente mais produtivo (as vezes nem isso).
Passei muito por isso pós pandemia, durante um ano inteiro metade do meu dia era treinar o pessoal novo, que ficava sempre rotacionando e parecia um ciclo sem fim, eu sempre explicando as mesmas coisas pra um pessoal diferente, acabou que a empresa decidiu não contratar júnior mais e a produtividade do time aumentou.
Porém ainda acho que isso seja um tiro no pé das empresas tendo em vista que sem júniors novos entrando, não vai ter seniors novos no futuro, e se o senior já é escasso hoje, no futuro vai ser mais ainda.
Bom para nós que já estamos no cargo de senior :)
Eu, como jr, lendo isso e pensando em como me manter fiel à empresa e esperar por um incentivo depois de anos me dedicando a ela me trouxe só uma bela demissão e meses de desemprego pela frente sem perspectiva, nenhum amparo, indicação e recomendação 😎😎
É que na real essa mentalidade de que precisa plantar árvore e ver crescer é a maior furada de hoje em dia, faz com que pessoas boas continuem em trabalhos ruins, ganhando mal e não sendo valorizadas. Cada pessoa sabe onde o calo dói e esse discurso já tá velho, amigo!
Sempre essa lorota de geração né. Se a empresa que você trabalha troca de profissionais constantemente, talvez o problema não seja o novo pessoal. Além de que se a pessoa arruma uma oportunidade melhor, obviamente o esperado é que ela troque de emprego
Aeee
Dev Erick é muito humilde vale a pena a visibilidade
23:55 tenho uma empresa de tecnologia com 45 pessoas (20 contratadas só esse ano) e posso afirmar com toda certeza do mundo que isso é totalmente verdade!
Treinar as pessoas é muito caro 16:46 kkkk, hoje com o auxilio da IA generativa, a todo vapor, qualquer um aprende sozinho, programação e desenvolvimento em qualquer linguagem.
cara, da um medo do erik tomar um justa causa por conta dos videos, de vdd. é como se ele fizesse um 1:1 com a comunidade e qualquer um que quiser pode ver e ouvir. sei la.. ou mesmo que nao for justa causa, apenas se prejudicar... de alguma forma
Pra que fazer faculdade, se os cara nao contrata , nao quer ajuda ja passei por isso, fiz curso de mecânico mas ninguém quer contratar é só com experiência, ai reclamam que nem tem profissional, obvio ninguém quer contrata os cara
3:03 incrível como todo dev sulista reclama igual, recentemente tive um colega de projeto que reclamava da mesma forma kkkkjkk
Nas empresas que eu trabalhei eram todos sêniores, sem nenhuma junior ou pleno.
Teve uma tentativa de colocar um Júnior, mas a gestão mandou embora.
Será que é por conta de modelo de contratação? Eu imagino que eram todos PJ e geralmente juniors são clt.
@@UCHOA144 Não, todos eram CLT. São duas empresas consolidadas no mercado as minhas últimas experiências. O que notei é que após o período de 2020/2021 a gestão atochou os seniores de tarefas, não sobrou tempo para eles acompanharem os juniores, por consequência os juniores não entregaram o que precisava e foram mandados embora.
Na mente da gestão “não vale a pena ter juniores porque eles não entregam”. Mas na verdade o modelo de gestão go horse disfarçado de scrum é o que mata a sustentabilidade da operação de desenvolvimento.
Po mano eu vejo esses videos sobre junior e acho que to vivendo uma situações totalmente diferentes. simplesmente na primeira semana nao tive pressão dps sempre tive, isso que pra eles nem junior eu sou, sou treini. Sempre tive uma pressão absurda e quando nao entrego sempre vem uma bronca. As vezes acho que nem compensa isso
6:55 kkk 1 sênior para 3 júnior? trampei numa empresa que só tinha júnior, o famoso contrata barato.
Mas as cobranças são as mesmas de um especialista... STARTUP sendo STARTUP.
Já passei por isso, mas do outro lado da história. Juniors demandando atenção e eu atolado de demandas.
Percebi, com algum tempo de experiência, que o melhor caminho foi ensinar ao Júnior como que eu resolveria e como cheguei na resolução. Falando passo a passo minha linha de raciocínio e dando autonomia para que ele resolvesse.
Parece bobo, mas resolve na maioria dos casos.
Nessa época eu ficava sem demanda😅! Me chefe sumia 3 a semanas 4. Eu olhava o sistema legado antigo e desenvolvia as feature baseada no legado. Resultado quando me chefe chamava, com simples ajustes e feature já estava pronta 😅. Eu parecia uma mãe Dina 😂😂😂 já previa tudinhoooo q ele iria querer 🎉
Aqui, quando isso acontece, colocamos os juniores em *pair programming* com os seniors. Isso não deveria impactar tanto a performance do senior e costuma dar uma boa noção para o júnior.
4:48 Exatamente... não levem o Mano Deyvin tão a sério. O cara é o puro suco do entreterimento tech kkkkkk nosso rei do chorume!!!!
22:42 - esse camarada aí é o pela çaco que se virar chefe num vai aumentar o salário de ninguém nunca. Vai sempre tá faltando alguma coisa pro estagiário virar júnior, pro jr virar pleno, e pro pleno virar sênior. Vai tá sempre no loop de contratar júnior de 2 em 2 anos. 😊
7:14, Deixa eu ver se entendi, então os devs jr não participam do refinamento de tarefas? Do processo de quebrar uma tarefa grande em outras menores, ou até em uma unica task com subs?
Pergunto isso pq eu participo desses processo e sou jr
Edit: Meu time é composto por, 1 Tech Lead, 3 jr, 1 pleno, 1 PO, 1 SM
Lucas, uma coisa que eu discordo de você é que o Senior tem que fazer um processo de shadowing com a galera Junior que ela possa aos poucos fazer o handover desses tipos de atividades é somente assim que o profissional vai se desenvolver
Não ter experiência como junior, nem oportunidade de atuar e aprender. Ou oportunidade com muita requisição e nenhum retorno.
Acaba sobrando o Uber e o 6x1 de repositor de mercadoria, por falta de oportunidade com retorno mínimo ou muita oportunidade com requisitos que competem além do junior e merreca de retorno.
Oque as empresas esperam de um Junior é o conhecimento de um sênior que recebe o salário de um Júnior, o tanto de bucha que eu segurei quando eu era júnior, não está escrito, empresa não respeita o seu nível de conhecimento.
E quando você está inserido em um contexto em que a empresa prefere perder os Juniors e Plenos do que melhorarem suas condições ? Preferem recontratar, fazer o cara se tornar o tal do "Junior Plus ", e em seguida o dev ir pra outra empresa por que na que está só está regado de promessas?
Se eles estão com uma fórmula muito boa para ter bom treinamento a custo baixo, não sentem tanto no início.
O problema vem depois, quando o treinado vira um ótimo profissional na concorrência.
Onde trabalho preferimos junior, o sênior só dá trabalho..e todos os juniores que entraram estão dando conta... inclusive dois viraram pleno em 1 ano.
Esse problema do fone desconectando eu estou tendo no Xiaomi mas antes não tinha deve ser obsolescência programada
Meu fone tbm começou a dar problemas de Bluetooth, uso um Xiaomi
O que a galera que odeia react recomenda para frontend, e qual suas vantagens em cima do react? (Não to defendendo o react, só por curiosidade mesmo)
Tem quase 3 anos que trabalho com Vue, na minha opinião de jr burro eu acho ele mais fácil de aprender, desenvolver e manter do que o React. Eu uso React em projetos paralelos pra expandir as ferramentas que eu conheço e to acostumado. E porque é o que as empresas mais pedem. Ironicamente acabei indo trabalhar só com Vue desde que eu comecei na área, em 2022.
@@marcelomlr Então, vue é horrivel kkkkkk, agora com o next n tem mt coisa melhor q o react com o nextjs por aí
@@nikolas4786 eu uso isso tbm, mas pq vue é horrível?
O que eu acho mais massa desse ecossistema dev no UA-cam é ver o Lucas (Montano do canal Lucas Montano) e o Mano Deyvin (do canal do Mano Deyvin) reagirem ao mesmo vídeo do Dev Erik, é como você ver o diabinho e o anjinho dos desenhos da época do pica pau falando sobre uma mesma parada kkkkkk
sobre o que estudar é simples, estudar o que tu vai precisar usar para crescer na mesma empresa.
19:49 o que é esse sistema de rotinas ??!!
E fazendo isso (não contratar pleno e jr)
Essas empresas tão aumentando cada vez mais o valor do salário dos sêniors que tão cada vez mais escassos, aumentando cada vez mais os custos e ficando nesse loop até o dia... que não vai ter mais sênior no mercado, pq o pleno não teve oportunidade de virar senior e o jr não teve oportunidade de virar pleno.
As vezes, ja sabendo como os empresários agem, fico me perguntando.....
Além do cartel do CADE, será que estão usando esse pessoal massivamente para treinar a IA para codar?
Tenha calma lucas morenoooooo, vc não e assim!