FLÁVIO CANTO FALA DA IMPORTÂNCIA DE JUDÔ E JIU-JITSU SE COMPLEMENTAREM NOS TREINOS

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 105

  • @davicamponezsilva2541
    @davicamponezsilva2541 3 роки тому +33

    Esse é o caminho. Por isso faço judô e jiu-jitsu competindo nos dois esportes e vejo quanto o judô complementa o jiu-jitsu e vice versa. As quedas que aprendo no judô aplico nos campeonatos de jiu-jitsu e já garanto meus dois pontos e o chão do jiu-jitsu me dá muita base para desenvolver o neowasa. 💯💯💯👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    • @novakoski1976
      @novakoski1976 3 роки тому +6

      Idem. Considero ambos o mesmo esporte, com um conjunto de regras diferente e só.

    • @AndreLuiz-ej2wn
      @AndreLuiz-ej2wn 2 роки тому

      👏👏👏👏

  • @melquipereira1548
    @melquipereira1548 3 роки тому +21

    A fusão do Jiu Jitsu com o judô faz o atleta mais completo!!

  • @mendesmendes4810
    @mendesmendes4810 3 роки тому +19

    Grande casca grossa , foi convidado para o Pride na época , mas o foco era as olimpíadas... Seria interessante ele no Pride👏🏻 🇧🇷🇯🇵🥋oss

  • @q82093
    @q82093 2 роки тому +2

    Essa regra dos campeonatos de Jiu-jitsu, que começa a luta e os lutadores sentam, é simplesmente ridícula! Eu fico com a ideia, de que seria necessário derrubar pra luta ir pro chão. E não sentar ou puxar pra guarda de qualquer jeito...

    • @wildesamerico7742
      @wildesamerico7742 2 роки тому +2

      Falou tudo, a luta começa os caras sentam no tatame

  • @Ivuspp
    @Ivuspp 2 роки тому +7

    BJJ: BASICALLY, JUST JUDO
    O Jiu-Jitsu brasileiro parece muito com o judô, porque ele É, basicamente, apenas Judô. Quando Mitsuyo Maeda, também conhecido como “Conde Koma”, começou a dar aulas para Carlos Gracie, em Belém do Pará, em 1917, ele estava ensinando o Jiu-Jitsu de Jigoro Kano, diretamente do Kodokan no Japão. O nome “Judô” não havia se popularizado até 1925.
    Mitsuyo Maeda foi um instrutor de Judô do Kodokan cuja especialidade era luta de chão (newaza). Esse tipo de combate no solo apenas é frequentemente referido como Judô Kozen, ou Judô escolar, porque se popularizou nas escolas japonesas de ensino médio como uma forma interescolar de wrestling. O Judô Kozen permitia transição direta para o newaza, abrindo a possibilidade de um competidor menos hábil em projeções arrastar seu oponente diretamente para o chão (uma estratégia conhecida como “puxar para a guarda”, no Jiu Jitsu Brasileiro).
    Não há dúvida alguma de que a Família Gracie demonstrou grande técnica nessa matéria, bem como grande capacidade empreendedora no marketing promocional do “Gracie Jiu Jitsu” ou Jiu Jitsu Brasileiro para o público. A derrota de Hélio Gracie para o judoca do Kodokan Masahiko Kimura foi alardeada como uma “vitória moral”. Mais importante ainda, os Gracie patrocinaram o Ultimate Fighting Championship original, quando o público das artes marciais se mostrava sedento por um esporte de combate profissional com mais profundidade do que o Boxe e com mais realismo do que o WWF (wrestling coreografado). Contudo, há uma nova geração de praticantes de Jiu Jitsu brasileiro que conhece apenas parte da história. Pior ainda, esses novos praticantes, frequentemente, vêm pagando quantias enormes no estudo do Jiu Jitsu Brasileiro, apenas para aprender um subconjunto das técnicas e métodos de ensino do Jiu Jitsu original de Jigoro Kano.
    O mundo do Judô tem sua parcela de culpa nisso também. Os judocas de alto nível, muitas vezes, desdenhavam da nova popularidade do MMA, por conta do status olímpico do Judô. Como consequência, muitas escolas de Judô têm enfatizado exageradamente o ensino das técnicas de projeção apenas, devido às pressões do Comitê Olímpico Internacional em aumentar a audiência televisiva dos breves momentos de transmissão das lutas. Da mesma forma, há uma nova geração de praticantes de Jiu Jitsu - muitos já formados como instrutores - que pensam, equivocadamente, que o Judô nada mais é do que um esporte de luta em pé. Felizmente, o sucesso de Ronda Rousey, judoca medalhista de bronze nas Olimpíadas de 2008, no UFC e no mundo do MMA trouxe de volta a atenção do público à verdadeira história do Judô e seu lugar de direito nas artes de luta corpo a corpo.

    • @wildesamerico7742
      @wildesamerico7742 2 роки тому +1

      Rapaz vc deu uma aula ai, Parabens

    • @compass3309
      @compass3309 2 роки тому +1

      O que o Mitsuyo Maeda trouxe para o o Brasil ainda não era Judô e sim Ju Jutsu, Gigorokano ainda nao tinha desenvolvido o Judô nessa época, o que ele ensinava era Ju Jutsu somente depois de o Mitsuyo Maeda vir pro Brasil que o Judô foi criado, desenvolvido e disseminado no Japão, tanto o Judô quanto o Jiu Jitsu vieram do Ju Jutsu, então não são a msm coisa, o Judô ele foi criado e desenvolvido no Japão por japonese já jiu jitsu apesar de ter origens japonesa, ele foi desenvolvido e disseminado mundo a fora por BRASILEIROS, muitos golpes e técnicas que existem hj no jiu jitsu vieram de movimentos da copeira e de técnicas de lutas indígenas brasileiras como huka huka e luta marajoara, então não é só marketing, o jiu jitsu que é praticado hj em dia no mundo todo, inclusive no próprio Japão, é sim brasileiro. Jiu Jitsu ele é no máximo uma arte irmã do Judô mas não é Judô pois o Jiu Jitsu não veio do Judô e sim do Ju Jutsu, e essa é a definição mais honesta de Jiu Jitsu e Judô, artes marciais irmãs que seguiram caminhos diferentes.

    • @hackerman1277
      @hackerman1277 17 днів тому

      @@compass3309 O Conde Koma nunca teve contato com o JuJutsu das antigas Koryus. Ele era discípulo de Jigoro kano e treinava o Kano Jujutsu, que mais tarde se chamaria Judô.

  • @miguellopesdasilva3302
    @miguellopesdasilva3302 2 роки тому +5

    Eu toda a minha vida nós anos 70 quando eu treinava e competia o judô e jiujitsu competiam mano amamo. Sempre fui um judoca acima da média e nunca tive problemas em competir com o jiujitsu.

  • @flavionobre6338
    @flavionobre6338 3 роки тому +11

    Perfeito, você tem que colocar o pessoal do judo com quem é bom de chão E entenda a importância do judo para o jiu jitsu brasileiro a começar pelo fato de termos vindo do KODOKAN, do Kosen Judô... Questão de bom senso e gratidão. Por outro lado, o judo precisa entender a rebeldia do filho que inclusive contribuiu para a evolução, a adaptação e o crescimento do jiu jitsu brasileiro. Como um filho rebelde é certo que abandonamos alguns protocolos porém mantivemos a chama viva com paixão, com perseverança e devoção. Damos o sangue e a vida pelo JJB assim como aqueles que estudam a origem, a criação e a evolução do Judô e do jjb entendem a importância dos dois FOCOS. . ;) No jiu jitsu ainda tem gente que pensa que Maeda foi aluno direto de Kano. Não tem a menor ideia de quem foram Tomita e Yokoyama.

    • @ramon1930
      @ramon1930 3 роки тому +1

      Excelente, só uma correção o jiu jitsu não tem ligação direta com o kosen.

    • @flavionobre6338
      @flavionobre6338 3 роки тому +2

      @@ramon1930 Sim, sim, não vejo ligação direta. Vejo como um derivado. Na verdade muito do que treinamos no jiu jitsu brasileiro é treinado e executado no Kosen Judo desde o inicio do século 20. O que não pode ser esquecido é o fato de que TUDO que existe no Jiu Jitsu Brasileiro EXISTE no conjunto de técnicas do JUDO de origem (Sem as regras de competição e sem amarras obviamente). Me fere a alma perceber que muitos Judocas de hoje somente conhecem a superfície da arte que praticam. Isto normalmente acontecia com nossos praticantes de jiu jitsu, não com os judocas. Eu particularmente, por bom senso e por gratidão sempre busquei uma revisão equilibrada da Arte. (não "das artes", pois são a mesma coisa).

    • @ramon1930
      @ramon1930 3 роки тому

      @@flavionobre6338 Não literalmente n tem, kosen foi introduzido no Japão na década de 20, Maeda estava fora desde 1904 do Japão

    • @flavionobre6338
      @flavionobre6338 3 роки тому +3

      @@ramon1930 Entendi, mas eu não disse que havia relação com Maeda, Satake, Tomita, Omori, Ono etc. O que observo é exatamente a semelhança entre o conjunto de técnicas utilizadas no Kosen Judo e o que faço a mais de 35 anos no Jiu Jitsu Brasileiro considerando inclusive as alterações impostas pelas regras nos campeonatos. ^^ Escrevo um livro sobre esta evolução a mais ou menos 5 anos que em breve será lançado. Uma das coisas que fiz foi mapear a semelhança entre as técnicas aplicadas no Kosen e no Jiu Jitsu Brasileiro. A Base de criação das regras do Kosen não foi o Judo Kodokan? Antes chamado sistema Kano de Jiu Jitsu? O paralelo que fiz foi o mesmo que utilizei quando comparei a evolução técnica do Mae Geri em Okinawa e do Ap Tchagui na Coreia ( Karate e Tae Kwon Dô). Seria enriquecedor para mim se você pudesse me falar um pouco mais da evolução técnica do Kosen se possível. Aos meus olhos em minha interpretação pratica vejo semelhanças enormes entre o Kosen e o Jiu Jitsu (falo somente da parte de solo- Ne- Waza). :)

    • @tiagogontar379
      @tiagogontar379 2 роки тому +1

      Acho que o Kosen Judô teve evolução paralela ao BJJ, mas ambos chegaram a um lugar comum.

  • @dorielsonfranca45
    @dorielsonfranca45 3 роки тому +5

    Muito bom mesmo. As escolas públicas deveriam colocar no currículo escolar o ensino de jiu jitsu, judô e campoeira. tipo ammbrasileira.

    • @caldasyahoo
      @caldasyahoo 3 роки тому

      Deus me livre , a gente que é professor ia apanhar mais do que a gente ja apanha sem artes marciais, deus me dribre.

    • @caldasyahoo
      @caldasyahoo 3 роки тому

      @khamzat chimaev meu filho, vai por mim , numa escola publica a unica disciplina que funciona é a militar ( se a escola for administrada pela policia militar e botar quente la dentro ), fora dessa situação quem manda lá dentro é a Mundiça e as facções criminosas , disciplina de japonês ?! Os alunos tão cagando, iam transformar tudo em desgraça em 1 dia.

    • @dorielsonfranca45
      @dorielsonfranca45 3 роки тому

      @@caldasyahoo você sabe quais são os fundamentos de qual arte marcial? Quem prática arte marcial quase nunca briga. Só usamos para autodefesa.

    • @caldasyahoo
      @caldasyahoo 3 роки тому

      @@dorielsonfranca45 meu filho na escola publica a coisa é louca , eu ja vi colega ter arma apontada na cara por aluno, tem local aqui , que moleque de 12 anos andando com calibre 30 , tu acha que arte marcial vai servir pra que ? Vai fazer ele ficarem pior que já são.

    • @dorielsonfranca45
      @dorielsonfranca45 3 роки тому

      @@caldasyahoo realmente tu não conheces a filosofia das Artes Marciais. O objetivo primeiro de qualquer Arte marcial é a não violência. Também sou professor e praticante de jiu jitsu.

  • @sergiosapori
    @sergiosapori Рік тому +1

    Hoje o lutador de jiu jitsu começa a luta já sentando no chão. Fraquíssimo.

  • @donaleilacabeleleila
    @donaleilacabeleleila 3 роки тому +10

    O BJJ ganhou o nosso DNA de povo desorganizado, insubordinado e sem respeito às tradições. Se tivesse seguido o exemplo do Judô, já seria esporte olímpico há anos.

    • @flavionobre6338
      @flavionobre6338 3 роки тому +7

      A questão Mario é que NÃO queremos (a grande maioria) ser esporte olímpico. ;) O JJB é o filho rebelde do Judo atual. Mantivemos a eficacia, a eficiência e a paixão pela ORIGEM do Judo que FOI tão eficiente quanto o JJB. ^^ REGRAS acabaram com a verdadeira essência do Judo em sua criação. TUDO que existe no JJB também existe no JUDO. A diferença é o que vocês abandonaram por causa das regras do esporte. Costumo dizer que o jiu jitsu brasileiro evoluiu muito "graças" a bagunça que nos da liberdade de criação. Fato é que se houvesse maior proximidade entre nós eu não precisaria ficar dizendo aos meus alunos de jiu jitsu e os judocas que treinam comigo que a eficiência das duas lutas é a mesma... Que o judô também é defesa pessoal, que o judô TAMBÉM tem chaves de pé e de joelhos, que a guarda "De La Riva existe desde 1915, que o "triangulo" ou Sankaku Jime teve sua origem como chave de braço (Sankako Gatame) etc etc etc. ;) Grande abraço .

    • @donaleilacabeleleila
      @donaleilacabeleleila 3 роки тому +4

      @@flavionobre6338 não havia pensado por esse lado, caro Flávio! Muito inteligente e enriquecedor o seu ponto de vista. Obrigado e abraço!

    • @novakoski1976
      @novakoski1976 3 роки тому +1

      @@flavionobre6338 concordo com seu ponto de vista: o olimpismo faria mais mal que bem ao jiu-jitsu.

    • @sergiotaz4167
      @sergiotaz4167 3 роки тому +4

      @@flavionobre6338 exatamente, camarada.
      Na minha visão o Jiu-Jitsu deveria se manter forte como arte de combate focado na defesa pessoal.
      Mesmo a parte esportiva voltada a campeonatos acabou um pouco com essa mentalidade de arte de combate... imagina se fosse olímpico!
      Amo o Jiu-Jitsu!!! Mas acho terrível ver um graduado berimbolar de forma maravilhosamente plástica e não saber se defender de um soco ou clinch.

    • @estudante4015
      @estudante4015 3 роки тому +2

      Felizmente, esporte olimpico mata a defesa pessoal.

  • @FernandoFeinn
    @FernandoFeinn 2 роки тому +3

    Judô e Jiu-Jitsu são a mesma arte marcial com regras esportivas diferentes.

  • @joseantoniomartins4279
    @joseantoniomartins4279 2 роки тому +2

    Não sei se os judocas treinarem com os praticantes de jiu-jutsu seria uma boa solução para melhorar o ne-waza do Judô no Brasil, justamente pelo pouco tempo em que é permitido trabalhar no chão sem interrupção da luta no judô, diferentemente do jiu-jutsu. Se isso fosse verdade os japoneses já teriam feito isso, mas não, os japoneses treinam ne-waza e tatchi-waza todos os dias, e no Japão além de treinarem o que já sabem, eles estudam e aperfeiçoam técnicas e derivações do ne-waza. O judô tem o seu ne-waza forte, o que falta é o Brasil aprender com os japoneses. Cabe lembrar uma luta do campeão olímpico de judô japonês Yoshida X Royce Grace em que o Yoshida Hidehiko venceu com o ne-waza do Judô (ver vídeo no You Tube), portanto tenho minhas dúvidas sobre a idéia de usar as técnicas do jiu-jutsu para o ne-waza do judô?

  • @rafaelassis1651
    @rafaelassis1651 3 роки тому +3

    O que separa as artes e somente estratégia de luta em virtude da regra como o Flávio falou muito bem.Se adequar as regras as duas lutas se complementam muito bem

    • @pedro1belin0
      @pedro1belin0 3 роки тому +1

      Penso examente assim como arte marcial são gêmeas, muito mais a regra do desportivo

  • @MegaKodokan
    @MegaKodokan 2 роки тому

    Grande Flávio Canto! Sempre foi diferenciado na excelência das técnicas de solo e um judoca espetacular. Assistir as suas lutas sempre foi um privilégio, além de ser uma pessoa gentil e educada. Forte abraço! Oss...

  • @antonioquadrosprofe
    @antonioquadrosprofe Рік тому

    👏👏👏🔥🔥🔥

  • @dieinerfreitas2488
    @dieinerfreitas2488 2 роки тому +1

    Por assim dizer praticamente não existem diferenças em judô e jiu-jitsu tirando os nomes dos golpes, o que acontece é que cada um prioriza suas regras próprias em função dos campeonatos, a obrigação de ambos é ser bom tanto em pé quanto no chão, sem essa picuinha que existem, isso só atrapalha.

  • @gustavobenfica7026
    @gustavobenfica7026 2 роки тому

    Eu treino ambos. Faz diferença.

  • @BFerreira82
    @BFerreira82 3 роки тому +4

    Nos EUA, tem o Freestyle Judo que busca isso mesmo. Tem regras bem equilibradas que mistura muito bem o Judô e o Jiujitsu.
    Vale a pena pesquisar sobre Freestyle Judo a quem se interessar pelo Judô e manter a sua essência original. 🤙🏼

    • @rafaelalexandrinomalafaia8476
      @rafaelalexandrinomalafaia8476 2 роки тому

      jūdō estadunidense é muito do seu lixoso, o europeu e médio oriental é que são maravilhas aos olhos.

  • @carlaolutalivre4956
    @carlaolutalivre4956 2 роки тому +1

    E onde estaria o jiu-jitsu se estivesse jundo com o judô?

  • @marden151
    @marden151 3 роки тому +3

    É difícil academias que ensinam Judô para adultos, a maioria focam no ensino para crianças, eu pratico Jiu Jitsu e adoraria treinar Judô.. Oss!!

    • @GuerillaLPU9
      @GuerillaLPU9 2 роки тому

      Verdade! Acho o judo um esporte fantástico, porque tem toda uma disciplina e filosofia o que me atrai muito.
      Eu tbm queria muito achar uma academia que treinasse Judô para adultos mas que tenha bastante equilíbrio entre chão e quedas

  • @oseiasgeremias135
    @oseiasgeremias135 3 роки тому

    Flávio, vc é mestre de verdade....defendo essa ideia, defendo sua visão.

  • @sergionogueira6434
    @sergionogueira6434 2 роки тому

    Eu concordo com o Flávio Canto, judô e jiu-jitsu deviam interagir mais. Eu mesmo iniciei no judô e fiquei lá por 6 anos até que decidi ir para o jiu-jitsu então 2 anos depois me professor de judô me disse para eu me decidir em qual modalidade eu ficaria e por eu sempre treinar mais o ne waza decidi pelo jiu-jitsu
    O que pra mim é uma pena pois minha evolução deu um salto quando eu praticava as duas lutas.

  • @mauroeiolanda
    @mauroeiolanda 2 роки тому

    Deveria começar igualando as graduações e reconhecendo ambas... É desrespeitoso um judoca faixa preta ser recebido como branco ou azul no jiu-jitsu, e vice-versa.

  • @eduardorozembergoliveira4563
    @eduardorozembergoliveira4563 3 роки тому +1

    O Flávio, como sempre, foi cirúrgico!

  • @GuerillaLPU9
    @GuerillaLPU9 2 роки тому

    O Mohammed Aly andou treinando judô uns tempos atrás. Fico feliz por hoje a galera do Jiu estar abrindo a mente pra novas modalidades.
    Tem uma lutadora de judô (esqueci o nome) que treina sambô também e é considerada a rainha do ne-waza.

  • @xupaqeuva
    @xupaqeuva 3 роки тому +4

    Falou tudo !!!!

  • @GuerillaLPU9
    @GuerillaLPU9 2 роки тому

    Monstro! Juro que se pudesse treinaria judô no Reação, pena que fica no RJ e estou em SP. Estou atrás de uma academia de Judô que tenha essa filosofia de treinar ne-waza e defesa pessoal.

  • @marceloribeiro6905
    @marceloribeiro6905 3 роки тому +2

    Pelo jeito que ele fala, dá para ver que são duas artes que não se entrosam!

    • @hyaneugenio4473
      @hyaneugenio4473 3 роки тому +4

      Praticantes orgulhosos rs. Falo isso porque já estive dos dois lados da moeda, e em ambos os lados fica uma disputa para saber que arte é melhor; sendo que, são praticamente a mesma arte, só muda as regras e a ênfase no jogo, sendo em pé (tati-waza), ou no chão (ne-waza).

  • @A.Santos1
    @A.Santos1 3 роки тому +1

    Tendo feito ambos o judô ajuda muito o atleta de JJ a ter senso de tempo e distância. Começar as lutas no chão tira isso e para aprender depois, caso queira migrar para o sem pano, para o MMA, ou para se defender de pé na rua, fica mais difícil. Toda luta real começa em pé.
    E vice-versa, o Judô perde efetividade por restringir o chão, focou muito na parte esportiva, olímpica, e regras rígidas e perdeu na defesa pessoal.
    E, por fim, o JJ pode trazer algo da filosofia e disciplina pessoal do Judô também.

  • @alexandresensealexandremin1887
    @alexandresensealexandremin1887 3 роки тому +3

    Fui extremamente maltratado no Clube Internacional de Regatas em Santos SP, primeiro o Kodansha Pedro Neri me convidou e me recebeu muito bem pra eu ENSINAR JIU-JITSU (neowaza), mas ele sofreu "pressões" nefastas do Diretor de Judô Sensei Marcelo, Sensei Camila e "outros" e em seguida fui convidado a me retirar do Clube junto com minhas FILHAS que também eram judocas alí, foi terrível pra mim PAI, Jiu-jitsuka e homem.
    - Essa foi uma das minhas experiências com o JUDÔ.
    - Tenho outras histórias pra contar, mas boas, podem me procurar no Alexminaribjj Instagram.
    Parabéns pela reportagem.

    • @ramon1930
      @ramon1930 3 роки тому +1

      Eu n entendo os caras são brasileiros e n dão valor o que é fruto da própria terra. Enquanto no Japão, a seleção olímpica deles convida o Yuki nakai. Faixa preta do Rickson.

    • @junioravila853
      @junioravila853 3 роки тому +2

      @@ramon1930 Pois é, já vi varios treinos da seleção japonesa de judo com mestres de jiu jitsu. Não obstante, a seleção japonesa tem massacrado os adversários quando a luta segue para o chão, especialmente no time feminino.

    • @AndreLuiz-ej2wn
      @AndreLuiz-ej2wn 2 роки тому +1

      A marginalização é feita pelo jiu-jitsu. Vc é uma rara exceção. Quem mais é maltratado é o atleta de judô quando vai treinar JIU-JITSU. Tenho 32 anos que treino judô e toda academia de jiu-jitsu em que fui, fui mal tratado e mal recebido e ainda tinha que escutar piadinhas de vcs ateltas de jiu-jitsu que eu treinava balé. Jiu-jitsu é integrado no judô há anos. Fui atleta profissional, inclusive já treinei com Flávio canto. Ele mesmo já sofreu preconceito por passar técnicas no solo onde os atletad de jiu-jitsu não aceitavam a ideia de ele ser muito mais técnico que atletas de jiu-jitsu.

    • @wildesamerico7742
      @wildesamerico7742 2 роки тому

      @@AndreLuiz-ej2wn Falou tudo parceiro, o jujiteiro na sua maioria tem essas conversinhas, e nao consigo entender o pq, imagina os judocas perguntando pra eles pq eles gostam tanto de arrastar a bunda no chao, na filosofia do Judo um dos principios e o RESPEITO pelo seu adversario ate pq vc precisa do outro pra treinar, e treino de Judo nao e competiçao diferente do Jiu Jitsu que na sua maioria saem comentando oq houve nos treinamentos, isso e PIFIO

  • @doudou9793
    @doudou9793 3 роки тому

    Parabéns Marcelo pela entrevista alto nível colocando em pauta esse assunto fundamental que é a necessidade do intercâmbio de experiências entre atletas das duas modalidades visando a evolução mútua! Flávio Canto corretíssimo na sua abordagem, é um visionário sempre a frente nos ensinando dentro e fora do dojô... essa entrevista poderia continuar, esse assunto muito nos interessa!

  • @MrSatow2008
    @MrSatow2008 2 роки тому

    Onde treinei judo não deixavam fazer o newaza os senseis logo mandava ficar de pé,pois segundo eles poderiam outros cair em cima e se machucar,então o treino era 98% em pé.

  • @ernestomiranda5926
    @ernestomiranda5926 3 роки тому +1

    Seria um desperdício deixar passar a chance no Brasil de não ter uma integração do JUDÔ e do JIU-JITSU.
    Não vamos nos esquecer que o homem que ensinou JIU-JITSU para os GRACIES também foi judoca. COND KOMA além de Mestre no jiu-jitsu foi campeão mundial de JUDÔ.

  • @aneidesilva8166
    @aneidesilva8166 3 роки тому

    Acima de tudo , um professor no esporte, formando pessoas de bem. Perfeito na abordagem da sinergia das duas especialidades. Lino rio de janeiro. Oss.

  • @wildesamerico7742
    @wildesamerico7742 2 роки тому

    Flavio vc e Fera, mas infelizmente na maioria das vezes o preconceito vem dos Jujiteiros, que tem umas conversas Tortas e com gracinhas com os Judocas, o respeito e uma dos ensinamentos do Judo.

  • @henderson3469
    @henderson3469 2 роки тому

    Não vejo problema nisso, mas fazendo isso não vai virar uma coisa só? Sou completamente leigo nas duas artes

  • @samuraigames853
    @samuraigames853 3 роки тому

    Esse cara ai é foda demais! Oss 👊🏼🇧🇷👏🏼👏🏼👏🏼

  • @sergiosapori
    @sergiosapori Рік тому

    Jiu Jitsu Gracie é Judo antigo ou, Judo com ênfase na defesa pessoal. Mestre Hélio nunca foi favorável a campeonatos.

  • @paulosergiopires1341
    @paulosergiopires1341 2 роки тому +2

    Jiu Jitsu é o futebol e o judô é o fusal?

    • @wildesamerico7742
      @wildesamerico7742 2 роки тому +1

      Cara explica o pq entao?

    • @paulosergiopires1341
      @paulosergiopires1341 Рік тому

      Estou apenas perguntando. O milenar jiu-jitsu deu origem ao judô, por intermédio do grão mestre Jigoro Kano. O futebol e futsal são parecidos, tal qual o jiu-jitsu e o judô? Quais as grandes similaridades e diferenças entre as duas lutas? Muitos jogadores de futsal começaram nesse esporte e foram brilhar no futebol de campo como Rivelino, Ronaldo fenômeno, Ronaldinho, ou Neymar. Parece que não existe isso no Jiu-Jitsu. O Brasil é afinal o país do futebol ou do jiu jitsu? Curiosamente Jiu-jitsu e futebol de salão foram inventados em outros países, Japão e Uruguai respectivamente, mas melhorados no Brasil. Histórias com algumas semelhanças, portanto. É isso.@@wildesamerico7742

  • @Vinicius_de_Morais
    @Vinicius_de_Morais 3 роки тому +2

    Salve salve rapaziada 👊🏽🥋

  • @airheal
    @airheal 3 роки тому

    Perfeito. MESTRE!!!!

  • @novakoski1976
    @novakoski1976 3 роки тому +4

    Lúcido.

  • @andersonsonoki3599
    @andersonsonoki3599 2 роки тому

    Até hoje são inimigas infelizmente

  • @rafaelsanntana4796
    @rafaelsanntana4796 3 роки тому

    Uma pena o Reação não ter o Aikido!