Uma coisa que aprendi depois dos 60 é o que o Judô não é bem um Caminho Suave mas sim o da SUAVIDADE... ou seja é árduo em seus fundamentos mas nos leva a agir de forma SUAVE perante a vida. Abraço Ariel
O mais maravilhoso do Judô e o ensino do respeito ao próximo e aos mais velhos. Fiz Judô 10 anos, fez toda a diferença na minha vida, quando meu pai foi embora.
Madureira, que agradável surpresa descobrir que você caminha suavemente conosco nesta linda arte marcial que é o Judô. Ficamos felizes pelo pequeno trecho em que aparecemos no seu vídeo (11:48) enquanto fala sobre OSAEKOMI-WAZA. No mais, você está convidado a conhecer nossa academia. Estamos em São Paulo, no bairro da Lapa (Zona Oeste). Rua Antônio de Mariz, 123. Um grande abraço de toda a equipe Projeto Budô.
Pratiquei quando moleque e adolescente. Nunca mais esqueci, nunca vou esquecer. Lembro quando precisei numa briga de rua, derrubei, imobilizei e consequentemente anulei o adversário. Podia socar a cara do tal mas fiquei "so" nisso. Lembro tambem das aulas onde o professor Uadi Mubarac colocava a criançada sentada e passava a aula toda ensinando os princípios e filosofia dessa arte. Irmãos Mubarac de Rio Claro SP. Grandes pessoas, grande vivencia. Colegio Koelle.
O meu filho de 7 anos pratica judô há quatro anos. O sensei sempre me convidava para participar dos treinamentos e a praticar também. Frequentemente eu me esquivava, pois já havia treinado por 6 meses na adolescência e tinha um certo preconceito do esporte. Então, em novembro de 2020 eu me matriculei (às vésperas de completar 52 anos de idade) e o pratico três vezes por semana afora as leituras e vídeos sobre a prática e a filosofia do judô. Eu estou gostando muito e penso que deveria ter entrado antes, pois me tem sido apaixonante. Agradeço pela postagem de um tema tão agradável.
Grande Madureira, recentemente iniciei na no caminho suave. Aos 30 anos de idade foi uma das melhores decisões que fiz em minha vida - me sinto revigorado, feliz, saudável e empolgado. Amo a dimensão filosófica das artes marciais e estou enamorado com esta faceta do judô. Confesso que não tenho como objetivo treinar judô para competir, mas quero ter o foco na espiritualidade, saúde mental e defesa pessoal - como nos primórdios de muitas artes marciais. Fiquei muito feliz de ver o seu vídeo e ter informações transmitidas com tanto amor, serenidade e verdade. Domo arigato gozaimasu - ou todah rabá, chaver!
Bom dia Sensei Madureira! Sou de Santos SP, vi seu vídeo por recomendação do meu Sensei José Gomes de "Medeiros", hoje com 88 anos de idade e 72 de Judô, agradecemos suas instruções. Abraço!
Boa Marcelo. Eu sou entusiasta do Judô. Só uma coisa: Embora os caminhos do Judô moderno tenham se direcionado para o lado esportivo, não foi sempre assim. Inclusive, o Judô tem a parte de defesa pessoal (Goshin Jitsu (que poucas pessoas hoje dominam)), mas eu vi demonstrações na Faculdade de Educação Física da UFRJ, Katás de Defesa Pessoal contra faca, pistola, bastão, soco, chutes, gravatas, etc. Inclusive, o Conde Koma (Mitsuyo Maeda) era Judoca. Na época mais conhecido como Kano Jiu Jitsu. Agora, a história de que o Judô seria apenas esporte, como é defendido pela maioria dos Senseis surgiu após o fechamento do Kodokan em 1945 pelo General Douglas McArthur, pois o Kodokan tinha se tornado uma escola militar. Foram muitos os pedidos de reabertura ao General Governador do Japão, inclusive de que o Judô seria apenas um esporte inofensivo. Como a Capoeira é uma dança.Para Jigoro Kano, as Competições seriam "um meio e não um fim."
outro fator das faixas coloridas era poder separar os alunos em quais técnicas eles sabiam, assim os alunos poderiam organizar os alunos de modo que cada um ia fazer e receber a técnica que ambos conhecem exemplo: um faixa amarela sabe seoi nage e harai goshi um faixa verde sabe seoi nage,harai goshi e O guruma então o professor pode organizar os faixa verde e faixa amarela pra praticar seoi nage e harai goshi
Prezado ex aluno ( De módulo) A expressão SHOMEN, nada mais é que: Voltar-se para frente, ou seja, voltar-se para KAMIZA onde se encontra o retrato de JIGORO KANO e também, onde se sentam as autoridades.
Marcelo, saudações de Porto Velho-RO, Região Norte. Pratiquei Judo parte da minha vida. Hoje pratico Aikidô. Sou Nidan. Muito obrigado pela aula. A etiqueta do Judô se assemelha muito com Aikido. Jigoro Kano quando conheceu o Aikidô, enviou seus melhores alunos para treinar com O Sensei Mohirei Ueshiba. Abraços.
Comecei no judô fui até a roxa, ingressei no jiu jitsu e fui até a roxa também, treinei muito o Nage no Kata as técnicas que sempre dei ênfase foi seoi todas as variações.
Maravilhoso vídeo, não sabia q era judoca, e um judoca assíduo, parabéns. Ja encaminhei este link para os Grupos de Judô q faço parte!!! E como vc menciona no vídeo, coloquei meu filho no judô, e para incentiva-lo a continuar e nao desistir, entrei tbem e posso falar com toda certeza do mundo....me encontrei no judô!!! Hj o Judo faz parte de mim, do meu estilo de vida! Comecei com 34 anos, hj com 40 já sou faixa verde e se Deus quiser, nunca vou parar!!! Mais uma vez parabéns!!!!
Fui judoca dos 12 aos 17 anos e agora já idoso ainda aprendo com esse esporte evoluído e nos embates de Judocas excelentes nós vídeos, a técnica perfeita de êxito.
Marcelo no mesmo ano que vc tava fazendo os módulos na UFRJ eu também estava só que ainda competia em uma das competições sofrir uma lesão grave e vc sugeriu que fizesse massoterapia porque vc teria feito de uma lesão e teria ficado bom fiquei muito feliz de encontra lo nos modolos eu já havia trabalhado com você no casseta e planeta na globo eu era operador de áudio visual mais fazia muito tempo e não sabia que você era praticamente de judô pra foi muito bom encontra lo no modelo !!!! Oss forte abraço samurai Marcelo. Eu já era seu fã desde do pasquim chiclete com banana!
Em um vídeo que você falou de livros há uns cinco dias encontrei a resposta para dar para minha mulher quando perguntava por que doze livros na sua cabeceira se não o vejo lendo nenhum? Resposta: talvez se sentir bem acompanhado pela simples presença deles e escutar vez enquando os murmúrios dos personagens que saem do meio de suas folhas. Obrigado.
Gostei bastante. Sou marrom de jiujitsu aqui no RJ do Mestre Leonardo Specterow da gama filho. Temos muitos judocas lá com a gente. Se um dia quiser aparecer la, depois da quarentena ( aff ) , será uma honra. Oss
Excelente vídeo! Fui o mais incompetente judoca da História, cheguei à Faixa Amarela e parei, mas a empolgação dura até hoje. Gostei particularmente da menção a Paulo Leminski, que se definia como "Zen-marxista" e que escreveu poemas que guardo na memória até hoje.
Legal! Tecnicamente cabem algumas correções, mas o Judô ligado à sua essência de qualquer maneira sempre será educador, útil e surpreendente. Parabéns!
Um dia eu cheguei pro meu mestre e falei pra é-me mestre eu estou sendo provocado por alguns lutadores mas já não sinto mas vontade de briga ou luta. Ai ele me falou que agora você está aprendendo a verdadeira arte. Suave que é o Judo
Oss! Procure pelos livros do Sensei Stanlei Virgilio e tambem a fantástica coleção dos senseis Uchida e Motta, chamada Uruwashi (o espirito do judo), uma coleção fantastica com muita ilustração. Sabedoria!
O judo é um dos esporte mas virado para educar. É integrar o indivíduo na, vida como um todo. Não fui aluno do Medi mas respeito por que ele é meu mestre em qual que porte do mundo.
Ganhou um inscrito... exatamente assim.. nunca fui um grande atleta, sou alguém que levou a filosofia exatamente do jeito que o senhor explicou!!! Obrigado...oss
Muito bom , conheci o Medhi Sensei, ainda lutando, eu era criança, muito forte, muito competitivo Leopoldo de Lucas Sensei, excelente em ne-waza. Parabéns 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Boa tarde Marcelo! Eu treinei na Cama Filho nos anos 80 e 81, com o saudoso Sensei Leopoldo D' Lucca. Aprendi muito com ele, mas não sei se cheguei a treinar com vc. Mas .muito legal a sua fala sobre o Judô
Meu Deus! Amei o vídeo. Tô pensando em colocar minhas duas filhas a de 6, e a de 10 anos no judô. Gostei muito do que o judô poderá proporcionar a elas como na formação de caráter. E vou ver se consigo tempo pra eu me matricular tbm, embora já estou com 41 anos de idade.
Vc mesmo é uma grande descoberta como judoka, obrigado pelos ensinamentos Seu vídeo me deixou bastante emocionado, pois não pratico há um bom tempo, me fez voltar aos melhores anos da minha vida. Gde Abraço e bons treinos.
Hai Madureira Sam, eu acompanhei sua habilitação para faixa preta 🥋 que bom que você com o alcance de sua imagem propaga o judô aos outros fazendo assim o “Ji tá ki oey”
Muito bom cara, eu vejo tanta gente viajando nas explicações sobre a história do judô... O judô é extremamente aplicado ao Bushido, o que não se encontra no filho jiu-jitsu
Judô é família e amizade vá a um torneio e comprovem. Num espaço pequeno vc põe 30 crianças treinando e aprendendo esta filisofia fantástica. Dai vai para casa dormir e acordar cedo para estidar.
Parabéns pelo vídeo. Extremamente didático e poético. Também sou adepto de que um local aonde se aprende o Judô bão é uma Academia e sim uma Escola, pois aprendemos de forma seriada pelo resto de nossas vidas. Muito Obrigado! OSS!
Fiquei muito feliz com o vídeo, tanto pelo diálogo muito sensato e explanação limpa para se entender e por descobri um judoca tão entregue. Parabéns pelo vídeo.
Parabéns pela postagem Marcelo. Sendo Judoca, você deve saber a importância de utilizar de sua influência e alcance como comunicador para transmitir conhecimentos e incitar interesse pelo Judô. Dentre tanta coisa inútil que se publica na internet, conteúdos que agregam valor assim são cada vez mais necessários. Agora, me desculpe a ousadia da pergunta, mas fiquei curioso: como que em 50 anos de prática contínua de Judô você não atingiu graduações mais altas que shodan (sem desmerecer, claro)?
Não Fernando , prefiro continuar onde estou , não teria como me dedicar mais um ano de preparação para outro exame de faixa. Infelizmente o trabalho não deixa.
Sem dúvida uma das melhores pensatas e uma bela lição para aprender ou até mesmo rememorar passagens interessantes do judô. Obrigado pela atenção..Estamos juntos sim.. OSS
Olá Marcelo Madureira e a todos os inscritos desse cana, sou praticante de jiu jitsu mas gosto muito do judô, acho incrível as técnicas de projeções e os ensinamentos filosóficos parabéns pelo vídeo e acabei de me inscrever OSS!
Domo Arigato ‼️ Sou um dos pais que acompanhava a filha e acabei praticando e me encantando pelo Judô ❗ Pena que essa Pandemia causou uma parada... Mas compprometi com meu Sensei a mim mesmo retornar, assim que houver vacina❗🥋❗
Parabéns pelo vídeo, Marcelo! Bom saber q vc tb é um praticante de Judô. Esse livro q vc mencionou já foi publicado em português. É de fato uma grande Obra. Abraços!
Muito bom o vídeo! Bem esclarecedor.....Parabéns pela maneira de expor, aliás, não se esperava outra coisa de um grande ator e ainda mais Judoca! Tive a honra de treinar com sensei Medi no RJ
Ola Marcelo! Parabéns pelo vídeo e pela sua vida de judoca. Nao conhecia esse lado seu mas apenas o de humorista. Falou bem! Pena que o Judô esteja perdendo terreno para o Jujitsu BJJ que tem os seus méritos mas que ao meu ver nao tem a mesma pegada pedagógica do Judô. Um abraço e tudo de bom!
Uma coisa que aprendi depois dos 60 é o que o Judô não é bem um Caminho Suave mas sim o da SUAVIDADE... ou seja é árduo em seus fundamentos mas nos leva a agir de forma SUAVE perante a vida. Abraço Ariel
O mais maravilhoso do Judô e o ensino do respeito ao próximo e aos mais velhos. Fiz Judô 10 anos, fez toda a diferença na minha vida, quando meu pai foi embora.
Madureira, que agradável surpresa descobrir que você caminha suavemente conosco nesta linda arte marcial que é o Judô. Ficamos felizes pelo pequeno trecho em que aparecemos no seu vídeo (11:48) enquanto fala sobre OSAEKOMI-WAZA. No mais, você está convidado a conhecer nossa academia. Estamos em São Paulo, no bairro da Lapa (Zona Oeste). Rua Antônio de Mariz, 123. Um grande abraço de toda a equipe Projeto Budô.
Pratiquei quando moleque e adolescente. Nunca mais esqueci, nunca vou esquecer.
Lembro quando precisei numa briga de rua, derrubei, imobilizei e consequentemente anulei o adversário. Podia socar a cara do tal mas fiquei "so" nisso.
Lembro tambem das aulas onde o professor Uadi Mubarac colocava a criançada sentada e passava a aula toda ensinando os princípios e filosofia dessa arte.
Irmãos Mubarac de Rio Claro SP. Grandes pessoas, grande vivencia. Colegio Koelle.
Na Amazon encontrei o livro e está em português 👏
O meu filho de 7 anos pratica judô há quatro anos. O sensei sempre me convidava para participar dos treinamentos e a praticar também. Frequentemente eu me esquivava, pois já havia treinado por 6 meses na adolescência e tinha um certo preconceito do esporte.
Então, em novembro de 2020 eu me matriculei (às vésperas de completar 52 anos de idade) e o pratico três vezes por semana afora as leituras e vídeos sobre a prática e a filosofia do judô.
Eu estou gostando muito e penso que deveria ter entrado antes, pois me tem sido apaixonante.
Agradeço pela postagem de um tema tão agradável.
Grande Madureira, recentemente iniciei na no caminho suave. Aos 30 anos de idade foi uma das melhores decisões que fiz em minha vida - me sinto revigorado, feliz, saudável e empolgado. Amo a dimensão filosófica das artes marciais e estou enamorado com esta faceta do judô.
Confesso que não tenho como objetivo treinar judô para competir, mas quero ter o foco na espiritualidade, saúde mental e defesa pessoal - como nos primórdios de muitas artes marciais.
Fiquei muito feliz de ver o seu vídeo e ter informações transmitidas com tanto amor, serenidade e verdade.
Domo arigato gozaimasu - ou todah rabá, chaver!
Que honra nunca me canso de escutar história que envolve judô.agradeço a deus por ter pessoas assim na terra obrigado.
Bom dia Sensei Madureira! Sou de Santos SP, vi seu vídeo por recomendação do meu Sensei José Gomes de "Medeiros", hoje com 88 anos de idade e 72 de Judô, agradecemos suas instruções. Abraço!
Boa Marcelo. Eu sou entusiasta do Judô. Só uma coisa: Embora os caminhos do Judô moderno tenham se direcionado para o lado esportivo, não foi sempre assim. Inclusive, o Judô tem a parte de defesa pessoal (Goshin Jitsu (que poucas pessoas hoje dominam)), mas eu vi demonstrações na Faculdade de Educação Física da UFRJ, Katás de Defesa Pessoal contra faca, pistola, bastão, soco, chutes, gravatas, etc. Inclusive, o Conde Koma (Mitsuyo Maeda) era Judoca. Na época mais conhecido como Kano Jiu Jitsu. Agora, a história de que o Judô seria apenas esporte, como é defendido pela maioria dos Senseis surgiu após o fechamento do Kodokan em 1945 pelo General Douglas McArthur, pois o Kodokan tinha se tornado uma escola militar. Foram muitos os pedidos de reabertura ao General Governador do Japão, inclusive de que o Judô seria apenas um esporte inofensivo. Como a Capoeira é uma dança.Para Jigoro Kano, as Competições seriam "um meio e não um fim."
outro fator das faixas coloridas era poder separar os alunos em quais técnicas eles sabiam, assim os alunos poderiam organizar os alunos de modo que cada um ia fazer e receber a técnica que ambos conhecem
exemplo:
um faixa amarela sabe seoi nage e harai goshi
um faixa verde sabe seoi nage,harai goshi e O guruma
então o professor pode organizar os faixa verde e faixa amarela pra praticar seoi nage e harai goshi
Fui judoca..sou f.preta de karate..o judô está em mim até hoje..excelente esporte..ñ sabia que vc era judoca..oss!
Excelente! Sempre fui seu admirador como ator, comediante, e agora sabendo que você pratica judô, muito mais ainda!!!
Por incrível que possa parecer, o melhor amigo que tive na vida, foi meu professor de judô chamado Antônio Lima Filho, já falecido.
Imaginando aqui numa luta entre os humoristas Marcelo madureira e Winderson Nunes , judô claro, seria boa divulgação da arte.
Prezado ex aluno ( De módulo) A expressão SHOMEN, nada mais é que: Voltar-se para frente, ou seja, voltar-se para KAMIZA onde se encontra o retrato de JIGORO KANO e também, onde se sentam as autoridades.
Tantos anos e eu não sabia, que você é judoca. Parabéns!
Tb não sabia. rs
Estou muito feliz eu descobri que você também é um judoca... Na vida existe vários tipos de ex profissionais....Menos ex judoka.
Adorei o vídeo! Muito obrigado
BONS ESCLARECIMENTOS MARCELÃO, VALEU
Uma prazeirosa descoberta. Parabens Sensei Marcelo Madureira 🙏🙏 Domo arigato gozaimashita 🙏🙏
Marceleza... O livro do Judô Kodokan, já tem em português
Marcelo, saudações de Porto Velho-RO, Região Norte. Pratiquei Judo parte da minha vida. Hoje pratico Aikidô. Sou Nidan. Muito obrigado pela aula. A etiqueta do Judô se assemelha muito com Aikido. Jigoro Kano quando conheceu o Aikidô, enviou seus melhores alunos para treinar com O Sensei Mohirei Ueshiba. Abraços.
Bacana! Não sabia dessa particularidade.
Parabéns Madueira excelente palestra muito bom saber que es mas um de nós !!!
aprendi muito nesse episódio. Nem nas aulas da da faculdade foi discutido muitos desses ensinamentos do judô. Obrigada.
Comecei no judô fui até a roxa, ingressei no jiu jitsu e fui até a roxa também, treinei muito o Nage no Kata as técnicas que sempre dei ênfase foi seoi todas as variações.
Maravilhoso vídeo, não sabia q era judoca, e um judoca assíduo, parabéns.
Ja encaminhei este link para os Grupos de Judô q faço parte!!!
E como vc menciona no vídeo, coloquei meu filho no judô, e para incentiva-lo a continuar e nao desistir, entrei tbem e posso falar com toda certeza do mundo....me encontrei no judô!!!
Hj o Judo faz parte de mim, do meu estilo de vida!
Comecei com 34 anos, hj com 40 já sou faixa verde e se Deus quiser, nunca vou parar!!!
Mais uma vez parabéns!!!!
Fui judoca dos 12 aos 17 anos e agora já idoso ainda aprendo com esse esporte evoluído e nos embates de Judocas excelentes nós vídeos, a técnica perfeita de êxito.
Marcelo no mesmo ano que vc tava fazendo os módulos na UFRJ eu também estava só que ainda competia em uma das competições sofrir uma lesão grave e vc sugeriu que fizesse massoterapia porque vc teria feito de uma lesão e teria ficado bom fiquei muito feliz de encontra lo nos modolos eu já havia trabalhado com você no casseta e planeta na globo eu era operador de áudio visual mais fazia muito tempo e não sabia que você era praticamente de judô pra foi muito bom encontra lo no modelo !!!! Oss forte abraço samurai Marcelo. Eu já era seu fã desde do pasquim chiclete com banana!
Muito legal saber de sua história! Já era sua fã, agora fiquei mais ainda. Feliz que é judoca também 😍
Em um vídeo que você falou de livros há uns cinco dias encontrei a resposta para dar para minha mulher quando perguntava por que doze livros na sua cabeceira se não o vejo lendo nenhum?
Resposta: talvez se sentir bem acompanhado pela simples presença deles e escutar vez enquando os murmúrios dos personagens que saem do meio de suas folhas.
Obrigado.
É isso mesmo, José Carlos... Obrigado pelo comentário!
Show
Parabéns 👏👏
Gostei bastante. Sou marrom de jiujitsu aqui no RJ do Mestre Leonardo Specterow da gama filho. Temos muitos judocas lá com a gente. Se um dia quiser aparecer la, depois da quarentena ( aff ) , será uma honra. Oss
Valeu Marcelo, vim pesquisar sobre idade pra se praticar o judô, uma vez que estou com 56 e acabei me interessando ainda mais pelo esporte. Obrigado!
Excelente vídeo! Fui o mais incompetente judoca da História, cheguei à Faixa Amarela e parei, mas a empolgação dura até hoje. Gostei particularmente da menção a Paulo Leminski, que se definia como "Zen-marxista" e que escreveu poemas que guardo na memória até hoje.
Muito bom esse vídeo,parabéns!Só uma correção, já existe uma versão em português do livro Judô Kodokan da Editora Cultrix.
Maravilhoso dialogo.
Legal! Tecnicamente cabem algumas correções, mas o Judô ligado à sua essência de qualquer maneira sempre será educador, útil e surpreendente. Parabéns!
👍 Excelente 👏 Parabéns!
Parabéns pelo vídeo tirou todas as dúvidas. realmente e um esporte relaxante.
Oss! Boa Marcelo! Parabéns pelas palavras! No seu exame,meu pai fazia parte da comissão no qual teve o prazer de conhece lo! Forte abc! Oss!
Enriquecedor sensei Marcelo🇧🇷🥋🇯🇵
Sou fã do Marcelo Madureira, cara inteligente, e um dos melhores humoristas do Brasil.
Manda um abraço pra mim, sou de Inajá sertão de Pernambuco.
Obrigado pela mensagem e carinho, Vera! Forte abraço.
Um dia eu cheguei pro meu mestre e falei pra é-me mestre eu estou sendo provocado por alguns lutadores mas já não sinto mas vontade de briga ou luta. Ai ele me falou que agora você está aprendendo a verdadeira arte. Suave que é o Judo
Tive a satisfação de assistir seu exame para preta, eu estava fazendo para 2° ou 3° Dan (não me recordo bem) seu conhecimento é muito bom.
Oss! Procure pelos livros do Sensei Stanlei Virgilio e tambem a fantástica coleção dos senseis Uchida e Motta, chamada Uruwashi (o espirito do judo), uma coleção fantastica com muita ilustração. Sabedoria!
Parabéns pela belíssima lição meu nome é anselmo sou de São luis do Maranhão e também pratiquei judô na ugf
Muito legal conhecer a filosofia do judô!
O judo é um dos esporte mas virado
para educar. É integrar o indivíduo na, vida como um todo.
Não fui aluno do Medi mas respeito por que ele é meu mestre em qual que porte do mundo.
Marcelo, 有り難う
Ganhou um inscrito... exatamente assim.. nunca fui um grande atleta, sou alguém que levou a filosofia exatamente do jeito que o senhor explicou!!! Obrigado...oss
Dessa eu não sabia madureira e judoka 👏👏👏
Muito bom , conheci o Medhi Sensei, ainda lutando, eu era criança, muito forte, muito competitivo Leopoldo de Lucas Sensei, excelente em ne-waza. Parabéns 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Bela explanação sobre o judô
Olá boa noite Marcelo. Muito bom seu relato e sua explicação. Com relação ao livro Judô Kodokan, agora tem em português. Forte abraço.
Excelente vídeo Sensei!!! Parabéns!!!
Muito bom esse seu comentário sobre judô. Que nos trás uma visão bem clara do que e o objetivo do judô para a vida
Boa tarde Marcelo! Eu treinei na Cama Filho nos anos 80 e 81, com o saudoso Sensei Leopoldo D' Lucca. Aprendi muito com ele, mas não sei se cheguei a treinar com vc. Mas .muito legal a sua fala sobre o Judô
E hoje, muitos aprendem com o Sr.,Mestre Nelson. Nelson Onmura, que trouxe muitos títulos internacionais para o Brasil. Viva o Judô!
Meu Deus! Amei o vídeo. Tô pensando em colocar minhas duas filhas a de 6, e a de 10 anos no judô. Gostei muito do que o judô poderá proporcionar a elas como na formação de caráter. E vou ver se consigo tempo pra eu me matricular tbm, embora já estou com 41 anos de idade.
Vc mesmo é uma grande descoberta como judoka, obrigado pelos ensinamentos Seu vídeo me deixou bastante emocionado, pois não pratico há um bom tempo, me fez voltar aos melhores anos da minha vida. Gde Abraço e bons treinos.
Tudo o que o senhor falou, é exatamente isso!...oss
Excelente apresentação da arte suave
Parabéns, excelente explanação! Sou judoca também há mais de 20 anos.
Cheguei pelo flow pod cast....e pelo jiu tb....arte marcial pra todos muda vida.. guia a uma filosofia
Maravilha Marcelo Madureira!
Hai Madureira Sam, eu acompanhei sua habilitação para faixa preta 🥋 que bom que você com o alcance de sua imagem propaga o judô aos outros fazendo assim o “Ji tá ki oey”
Muito obrigado pela aula de hoje!
Muito bom cara, eu vejo tanta gente viajando nas explicações sobre a história do judô... O judô é extremamente aplicado ao Bushido, o que não se encontra no filho jiu-jitsu
Comecei em 2019 com 37 anos, infelizmente a pandemia está atrasando um pouco...
Judô é família e amizade vá a um torneio e comprovem.
Num espaço pequeno vc põe 30 crianças treinando e aprendendo esta filisofia fantástica. Dai vai para casa dormir e acordar cedo para estidar.
Judô é muito bom. Valeu Madureira.
Top.sensei faixa preta tem seu valor tenho 46 anos faixa marrom . pratico desde 1986 santa maria rs
Valeu Madureira! Bom te ver! Bom te ouvir!
Parabéns pelo vídeo.
Extremamente didático e poético.
Também sou adepto de que um local aonde se aprende o Judô bão é uma Academia e sim uma Escola, pois aprendemos de forma seriada pelo resto de nossas vidas.
Muito Obrigado! OSS!
Já tem em Português o Livro!
Belíssima explanação. Legal saber que vc além de ótimo humorista era judoca. E gostei da foto de JudoGi.🤙
Fiquei muito feliz com o vídeo, tanto pelo diálogo muito sensato e explanação limpa para se entender e por descobri um judoca tão entregue. Parabéns pelo vídeo.
Parabéns pela postagem Marcelo. Sendo Judoca, você deve saber a importância de utilizar de sua influência e alcance como comunicador para transmitir conhecimentos e incitar interesse pelo Judô. Dentre tanta coisa inútil que se publica na internet, conteúdos que agregam valor assim são cada vez mais necessários. Agora, me desculpe a ousadia da pergunta, mas fiquei curioso: como que em 50 anos de prática contínua de Judô você não atingiu graduações mais altas que shodan (sem desmerecer, claro)?
Não Fernando , prefiro continuar onde estou , não teria como me dedicar mais um ano de preparação para outro exame de faixa. Infelizmente o trabalho não deixa.
Sem dúvida uma das melhores pensatas e uma bela lição para aprender ou até mesmo rememorar passagens interessantes do judô. Obrigado pela atenção..Estamos juntos sim.. OSS
Obrigado, Felipe! Você pode compartilhar essa pensata com quem também possa se interessar!
@@MarceloMadureira_ ja esta sendo feito
Muito bom! OSS
Parabéns, pelos comentários.
Olá Marcelo Madureira e a todos os inscritos desse cana, sou praticante de jiu jitsu mas gosto muito do judô, acho incrível as técnicas de projeções e os ensinamentos filosóficos parabéns pelo vídeo e acabei de me inscrever OSS!
Gostei muito!
Parabéns pelo vídeo falando de judô... amei!! Judô para a vida.😍😍
Domo Arigato ‼️
Sou um dos pais que acompanhava a filha e acabei praticando e me encantando pelo Judô ❗
Pena que essa Pandemia causou uma parada...
Mas compprometi com meu Sensei a mim mesmo retornar, assim que houver vacina❗🥋❗
Voltou a treinar?
@@marciobm7810 Sim❗Após as 2 doses da vacina, voltei em 11/09❗
Muito bom marcelo .
Maravilhoso depoimento
Muito obrigado pela aula!
Excelente video!
Muito bom parabéns por falar sobre a estória do judo
É essa sabedoria que eu espero de um mestre.
Que legal não sabia que você era judoca não, eu fui judoca da UGF no engenho de dentro, meu Sensei era Alfredo Dornelles. Oss 🥋
Isso é sensacional!!!
Parabéns pelo vídeo, Marcelo!
Bom saber q vc tb é um praticante de Judô.
Esse livro q vc mencionou já foi publicado em português. É de fato uma grande Obra.
Abraços!
Muito bom o vídeo! Bem esclarecedor.....Parabéns pela maneira de expor, aliás, não se esperava outra coisa de um grande ator e ainda mais Judoca! Tive a honra de treinar com sensei Medi no RJ
Muito bom
Ola Marcelo! Parabéns pelo vídeo e pela sua vida de judoca. Nao conhecia esse lado seu mas apenas o de humorista. Falou bem! Pena que o Judô esteja perdendo terreno para o Jujitsu BJJ que tem os seus méritos mas que ao meu ver nao tem a mesma pegada pedagógica do Judô.
Um abraço e tudo de bom!
judo campanella abraços
Oss 🇧🇷🇯🇵🥋
Eu tenho esse livro em português