Eu falo por mim algumas situações que sempre vem acontecendo quando vou visitar algumas academias de Jiu Jitsu!!! A galera quando fica sabendo que eu sou faixa preta de judô parece que gera uma rivalidade dentro deles . Impressionante, parece que eles estão disputando uma final de campeonato ( detalhe : sou faixa Marrom de Jiu Jitsu) . E quando eu vou competir !! Meu amigo, parece que os caras querem levar minha cabeça pra casa se possível rsrsrs . Até nos meus parceiros de treino que são mais chegados no Jiu Jitsu quando toma uma queda e em seguida uma finalização ficam putos comigo ... Ultimamente até evito da quedas neles . Mesmo ensinando a importância de se começar uma luta com uma queda entra no ouvido e sai no outro .. A cultura da turma de Jiu Jitsu é muito diferente da do judô. Claro, tem algumas exceções. Meu pai ele veio do Jiu Jitsu antes de migrar para o judô . Se apaixonou pela a modalidade e está até hoje. Ele é 7 dan de judô mais nunca perdeu a essência de treinar o solo . Meu irmão do meio tem uma cultura muito forte com o judô. Ele não abre muito a cabeça para se treinar o Jiu Jitsu. Já eu, sou de Boa. Treinos as duas modalidades e ano que vem se Deu a quiser pego a minha faixa preta de Jiu Jitsu. ....
Legal, sou judoka e como uma complementa a outra (judô e jiu-jitsu) acredito que ambos deveriam se unir, tipo ter judokas pra treinar com jiu-jiteiros e jiu-jiteiros treinar com judokas
Rapaz. Sou preta em judô e roxa no jiu-jitsu. Exatamente isso, quedo a turma, logo depois vem pra cima de mim igual Pitbull em cima de mim, mas não evito a queda, aí que eu quedo mais, pra ir amansando a turma. E se me pegam no chão, pois no jiu-jitsu sou mais limitado, simplesmente eu bato, simples assim. Oss
Desse jeitinho. Pessoal do jiu normalmente tem uma rivalidade mais acirrada mesmo. Quando é o contrário (galera do jiu indo visitar o dojô), eu vejo o pessoal do judô pegar mais leve. Mas, como você disse, sempre tem exceções.
É normal tu acaba virando alvo, até sendo do jiu jitsu e indo no judo a galera que te pregar no chão, ja vive a experiencia contraria da sua e sim a galera não abre a cabeça...
Sou treinador de Muay Thai mas gosto muito de Judô e Jiu Jitsu. Renzo, afirmou que todo pai deveria por seu filho no Jiu Jitsu, discordo, não ficamos sabendo nada a respeito de falta de conduta dos judocas coisa que não acontece no Jiu Jitsu, então penso que um pai deve inicialmente colocar seu filho no Judô por causa da disciplina que se desenvolve tanto no tatame quanto fora e depois de um tempo no Jiu Jitsu também para aprimorar o chão.
@7 Concordo. "É muito mais aconselhável começar no judo, pois as técnicas de projeções é mais difícil de dominar. Porem depois que domina, fica fácil aprender a parte de chão, começar pelo solo vai atrapalhar a evolução das técnicas de projeções (quedas). Porem se o praticante tem muita disposição para técnicas de solo, deve focar só nisso." Palavras do Jigoro Kano, criador do judo. Só acho que o Judo é uma arte marcial completa, tanto em cima (quedas) e combate no solo. O resto é treino e estudo.
Achei esse contraponto do Flávio Canto excelente! É realmente uma vergonha aquela mentalidade “old school” de que Judô se ganha em pé, da mesma forma que “jiu-jítsu se ganha no chão”. Uma das situações mais vergonhosas, ao meu ver, enquanto judoca, é “dar as costas” para evitar/fugir do combate no solo! Veja bem, assim como há a punição para o judoca que evita o combate em pé, mas suas diversas possibilidades, também deve haver punição para o judoca que foge do combate no solo! Como o Flávio Canto falou, é negar 50% das técnicas que cada arte marcial oferece. Uma coisa é estilo e outra coisa é negar a técnica só para “se afirmar”!
Old school de quando? Vendo vídeos do mestre Hélio lutando ele trocava em pé inclusive com judoca, quedava. A postura dele em pé é diferente do pessoal que luta jiu hoje em dia, mais parecida com a de judoca. Judô no início tinha mais chão e Kosen Judô tem muito Judô.
Bem colocado o seu ponto de vista. Não vou citar nome , mas achei vexatório um atleta brasieiro num mundial, sair da área, de gatinho pra fugir da luta no chão.
@@PauloCesar-km9tr é negar uma boa parte do que é o judô, na minha opinião as quedas do judô não foram feitas só para quedar, e sim para continuar a luta no chão
Cara numa situação real qual e tu chances de sobreviver a um cara te pé ou encima de ti com a guarda passada em posição perfeita pra amassar teu crânio na porrada não tem muito o que continuar.
Eu sou da opinião que no jiujitsu a queda deveria ser mais valorizada. Não é simplesmente assim que funciona, depois da queda estar começando. Se a luta for na rua, em chão duro, se o cara levar uma queda, acabou.
Mas são um só, quem dividiu foram as vertentes de ensino e as competições que fizeram do judô esporte olímpico, o jiu-jítsu é o combate com continuação após a queda .
A briga mais infantil que existe é a do judô vs jiujitsu Judô e jiujitsu são duas palavras pra mesma coisa. A diferença que o judô olímpico é castrado por causa das regras da competição, mas literalmente todos os golpes estão lá nos dois.
Flávio é o cara. Bom caráter e inteligente, demonstra que arte marcial é um lugar no qual a cabeça, o coração e o espírito somados formam o verdadeiro lutador. Oss 👊
Isso que ele falou é muito real , ja estou na segunda academia de jiujitsu, e nenhuma delas da ênfase em quedas.E eu me amarro treina projeção, uma pena.
Na minha opinião o judô e mais completo que o jiu-jitsu ,pegaram caminhos diferentes na história ,um mais discreto e o outro mais exibido ! O judô foi ,fatiado por causa da olimpíada !
Eu desanimei do Judô pelo fato de uma simples queda, sendo um ippon, terminar a luta, o que é apenas uma coisa simples no BJJ, pode ser o máximo no Judô. Minha primeira decepção foi quando vi João Derly ser campeão munidal aplicando uma queda que é absolutamente normal no BJJ no início do combate quando um dos oponentes leva a luta pro chão, me sentia muito limitado quando rolava com lutadores de BJJ.
A regra do judo permite que muito atleta que nao sabe nada de luta no chao, que nao sabe sair de uma gravata se torne campeao olimpico. Judo se tornou chato depois que proibiram de agarrar o pano da calca.
Conheço um cara, que ele treinava capoeira seriamente pra ajudar no condicionamento para competição de jiu-jitsu, não é utilizar movimentos dentro do Jiu não porque não é permitido, era pra ajudar no condicionamento, no gás, segundo ele ter que movimentar abaixado, com abdômen contraído, subir, descer, posiçoes de locomoção em baixo, caracteristicas da cap o ajudava muito, mas ele já era da capoeira conheceu o jiu depois, ele tinha muito futuro no jiu, ele era faixa branca passava o carro até nos faixa roxa, azul, era duro o cara, mas ele me contava que a galera do jiu ficava fazendo a cabeça dele pra ele abandonar a capoeira, resultado ele abandonou a capoeira e meses depois abandonou o jiu, hoje é um sedentário. Os mestres em geral precisam ter mais conhecimento pra saber tbm influenciar de forma correta um atleta, não misturar as coisas mas também entender ter ciência de mestre o quão coisas de tão fora da sua matrix muitas vezes colabora para o seu sucesso.
Tenho pensando muito nisto. Certas regras atrapalham o desenvolvimento da arte. Um artista marcial precisa de tempo para desenvolver sua arte, mas a lógica dos campeonatos privilegiam a resolução rápida, o dinamismo para agradar demasiadamente o público..O Flávio foi preciso, a "regra define a tecnica" . Para quem não tem como foco o competitivo isso desmotiva o praticamente.
A galera do jiu jitsu fica de cara quando criticam o fato deles não serem bons de queda, mas parem pra pensar: se você treina uma arte marcial que foca no solo é de se esperar que você precise ser habilidoso em levar a luta pro chão.
Eu também o chão pra mim era fácil, minhas primeiras vitórias no judô foi usando o jiu jitsu, a peripécia que fiz foi numa imobilização eu tava ali ferrado... Consegui aplica um armlock que até hoje comentam. Depois eu me aprimorei em ambas, me recordo dum marrom de judô, o cara bom me aplicou um wazari, porém ele demorou pra se erguer e apliquei um omoplata e o cara ali vermelho forçando e coloquei uma pressão e bateu.
O judo acaba (queda por ippon) quando o JJ começa. Difícil conciliar da forma proposta pelo Flavio Canto. Sem contar que as principais pontuações no judo advém de quedas... Paulo Filho dizia que o treinamento do judô é muito pesado, mil quedas pra um lado, pro outro, etc , etc...é treino demais pra isso... o cara vai treinar neowasa/solo como? Vai ser sempre mais ou menos...não tem jeito... Flavio Canto é a exceção da exceção mesmo... De toda sorte, sempre bom ouvi-lo, muito respeitoso.
A regras do judô permitem que um cara muito ruim de chão seja campeão mundial de judô, no boxe então, é possível ser campeão mundial sem saber chutar e fazer rolamento pra frente. E na F1 que nem precisa saber chão, nem queda, nem soco? Nossa. - - "
Veja o vídeo e entenda o que ele disse, ele deu a entender que as duas artes são "co-irmãs" e completas e deveriam ser treinadas completas e só fazem o uso dos 50% de cada arte para ganhar campeonato. É como ele pensa, não quer dizer que esteja certo ou errado. Antes de tudo, são "artes de guerra".
N é a regra do judô, é a regra das competições amigo, só pq n pode na competição, n significa que n treinam né. No dia que o jiu entrar nas olimpiadas (se entrar) vai sofrer corte de várias coisas tbm, mas posso afirmar que já vi judocas muito bons no chão, mas vi poucos do jiu bons de quedas, pq no judô tem queda e chão, no jiu só o chão é deles ( e olhe lá pq a maioria das coisas é emprestada) as quedas não são deles, são de outras artes, como por exemplo do próprio judô né, ou outras lutas....
@@alioliv As escolas mais tradicionais que ensinam judô kodokan ainda preservam tudo, até mesmo atemi waza, que são as técnincas de golpes: socos, chutes etc
A regra do judô faz um cara que seja muito ruim no chão seja campeão de judô. Agora comentando o que Canto falou, recentemente Buchecha multicampeão de jiu-jitsu foi um exemplo disso: lutou contra um lutador senegalês e recebeu várias quedas de wrestling, quer dizer, Buchecha é muito ruim em pé. Isso tem sido uma constante nos lutadores de jiu-jitsu que migram para o MMA.
Não, brother. Para ser campeão mundial de judô você precisa ser campeão nacional, se classificar para campeonatos continentais, pontuar no ranking, estar na seleção brasileira, tem todo um processo, não é bagunçado que nem o jiu-jítsu que é só se inscrever kkkkk Tem todo um processo antes
@@igorlinhares9257 acho que você não entendeu o que ele disse. Ele não falou sobre a organização do judô, e sobre o fato que se você for muito um excelente judoca no quesito quedas e for péssimo na luta de chão, ainda assim você consegue ser campeão mundial e olímpico. No jiu-jitsu é a mesma coisa,você pode ser péssimo em quedas e ser campeão mundial desde que seja bom de chão. Não tem nada com organização, o que é óbvio que o judô é muito superior pois é um esporte olímpico.
Um campeão de Jiu Jitsu pode ser ruim de queda e um campeão de Judô pode ser ruim de chão… competição é um jogo e não um combate real! Vence quem tem uma boa estratégia dentro das regras de cada modalidade. Mas acredito que as artes marciais, em geral grappling ou strike, perdem um pouco a sua e essência de combate quando colocadas em situação esportiva de competição. Mas são situações diferentes (defesa pessoal e competição) e esse lado esportivo não deixa de ter sua importância até por que uma não exclui a outra. Há como treinar para os dois objetivos!
O jiu jitsu de competição destruiu a verdadeira essência do bjj, que é a defesa pessoal. O combate em pé ficou enfadonho… todo mundo quer ir pro chao fazer berimbolo. Da mole q eu arranco seu braço sem tocar os joelhos no solo.
@@ENF.Trotte tô gostando mto. Só fico meio tenso na hora do randori. Os caras me jogam de tudo que é jeito kkk mas as vezes consigo uma queda ou outra e dei trabalho pra um faixa roxa no newaza
Não concordo com a visão de que o judô que tem preconceito com o jiu, na verdade eu vejo sim uma grande maioria das pessoas do jiu sendo arrogantes e desrespeitosas com judokas, querendo humilhar, dizendo que não tem solo, e etc, dizem até que judô não é luta, mas apenas um esporte olímpico. Sou judoka e posso afirma que respeitamos muito todas as artes, mas isso não é recíproco infelizmente, é só fazer o teste, pergunte a um judoka se ele conhece a história do jiu, e depois pergunte a um do jiu se ele sabe a história do judô, muito não sabem nem que no judô existe técnicas de socos e ponta pés, tecnica de estrangulamento, até tecnica para ressucitar uma pessoa desmaiada existe no judô..... Infelizmente nem todos gostam de seguir regras, ent acabam preferindo o jiu por ser menos rigoroso. Façam um exercício de pesquisar como é um exame de faixa de um judoka, para vcs verem o quanto de conhecimento se exige sobre a arte. Esses dias fui um colega que é Jiu jiteiro e o cara estava com duas garrafas de cerveja em cima do tatame cara, se vc n respeita o seu local de treino que é sagrado, imagina o resto...
Entendi e concordo com você, sou judoka e tem jiu-jiteiro que é assim mesmo e que falam mal de outras artes marciais principalmente se for falar de defesa pessoal, no jiu-jitsu acho que deve ter bastante gente que não sabe a história do judô, sempre vejo eles (pelo menos aqui no UA-cam por vídeos e comentários) comentando sobre a história do jiu-jitsu e não do judô, enquanto que os judokas estudam a história de ambos, a conduta do jiu-jitsu não é tão rigorosa quanto a nossa, tem jiu-jiteiros que quando ouçam o nome das técnicas em japonês (no padrão do judô) tem gente que chama isso de estranho e tem gente que até ri dos nomes quando ouçam o nome em japonês pela primeira vez, enquanto que pra nós judokas beleza o juji-gatame ser armlock no jiu-jitsu, no exame de faixa no jiu-jitsu eles só pedem as técnicas?
A minha pergunta é a seguinte, o lugar onde se vê competição de judô é olimpíada e nos slans, porém, nessas competições não deixam o judoka ficar muito tempo no chão, coisa de segundos, então como as pessoas podem avaliar que judoka é ruim no chão se nem isso eles podem fazer nas lutas, onde que vcs viram o judoka lutando no chão pra poder avaliar? Falar de uma coisa que vc nem ta vendo é falar besteira, mentira. Vc só pode dizer isso se vc lutar com pelo menos 5 judokas diferentes no chão, e eles forem ruins, aí blz, vc pode chegar e dizer, dos 5 todos eram ruins no chão.....
As regras do judô permitem que um judoca campeão olímpico seja fraquíssimo no chão. E essa é infelizmente a verdadeira realidade desse dois esportes. O grappler completo treina as duas artes
Ao contrário a se propaga, o Kimura q venceu Hélio Gracie , era um JUDOCA e não um lutador de JiuJitsu..Tanto o Judô, quanto o Taekwondo e o Karatê perderam muito da sua essência marcial quando passaram só a focar campeonatos e olimpíadas...Lutar prá marcar "pontos" não é luta. É um jogo..🤔🤔
Tem coisa que eu vejo em luta de jiu-jitsu que uk show de horror que é aquele lutador quw não consegue derrubar o adversário, que prefere sentar no chão e se arriscar a começar por baixo ou na melhor das hipóteses começar na guarda. Tem que saber derrubar.
Então, o que o pessoal precisa entender é o seguinte: artes marciais sao esportes. Cada arte marcial é um esporte completamente diferente. Comprar Judo com JJ com Karate etc.... é igual comparar um jogador de Futebol com um de Basquete com um Corredor... e ver quem marca mais gols, mais cestas, etc.... É Obvio que na cesta o de basquete ganha, é obvio que no chute a gol o de futebol ganha, e na resistência de corrida, o Corredor ganha... Assim como nas artes marciais. É obvio que se vai pro chão o JJ ganha fácil. Se ficar só de pé, o Judoca destroi. E se permitir soco, o karateca sai na vantagem. Entao cada esporte é um universo. Vc tem que se desenolver dentro do seu esporte e procurar ganhar dentro dele. Comparar nao faz sentido. E defesa pessoal, qual ganha? Ganha quem Fugir mais. Melhor defesa pessoal é "pedir desculpa e sair correndo". Se meteu em briga com desconhecido, ta morto. Nao importa o que vc lute, nada ganha de Faca, Arma de fogo, 5 caras em cima de vc. Nada ganha disso.
Não não ! Para alguém ir para um campeonato mundial de judô tem que ser da seleção brasileira, campeão brasileiro, disputar o ranking continental, tem todo um processo. Não é que nem no jiu-jítsu que é só se inscrever.
O judô não intende como uma cara ruim de queda consegui ser campeão mundial , é simples queda não finaliza ninguém ,mas o chão finaliza tudo e a todos , quedas são importantes sim;mas nós do jiu-jitsu só precisamos colocar para o chão aí a mágica acontece oss.
Agora tenta colocar um judoca no chão. Ou melhor, toma uma queda de Judô sem que o judoca te segure. Depois vem me falar que uma queda não finaliza ninguém.
@@Trimesgistus depois que as chaves de pantorrilha ,e as calcaneas se agregaram e que são aplicadas em pé levando o oponente a cair no chão implorando para não ter os seus ligamentos todos estourados e ossos esmagados não tem o por quê disputar quedas com a arte prima .
@@alanribeiroribeiro557, tá assistindo muita vídeo aula e esquecendo que existe joelhos e cotovelos pra acertar quem se agarra nas pernas dos outros. Se chave pé ou de perna fosse efetivo, Toquinho hoje era rei do UFC.
@@Trimesgistus o toquinho está fora do UFC porque segurava tempo de mais nas posições mesmo quando já tinha finalizado ,fora quê se estivesse lá no UFC já teria finalizado geral , não desmereco o judô reconheço o seu imensurável valor ,os caras do judô são o papa das quedas ,e judô é esporte olímpico ,e jiu jitsu e defesa pessoal ,nunca deixaremos ninguém extinguir uma só técnica por conta de ser algo olímpico a nossa essência é nossa vida oss.
Ah vai com essa mentalidade... O Judoka joga você de cabeça no concreto e a finalização é automática! Quando a testa abre no meio feio, não dá nem tempo de dar tapinhas.
@@alexhandelsouzarodrigues5149 e opinião cara e se ele não está errado tanto que a maior instituição da história do judô a Kodokan o aplica a moralidade dessa forma e lá só e o antigo lar do criador do judô e vários dos principais lutadores da história do judô.
Papo furado de judoca faixa preta q toma amasso de azul juvenil no jiu jitsu,a verdade é que é a mesma luta só muda regra ,judô é limitado jiu-jitsu é completo
O fato do Judô nem se comparar ao Wrestling no MMA em termos de eficácia, ou qualquer outra coisa, apesar de ambos serem Olímpicos e Judô ter um número ainda maior de praticantes, diz tudo o que preciso saber sobre o Judô. MMA pode ser sem pano, algo que o Judô precisa adaptar, mas o wrestling tem que adaptar também, até porque não tem submissões, e mesmo assim os caras mandam bem pra caramba, sem comparações. Enfim, no dia que judo trouxer as catadas de perna de volta eu vou ouvir qualquer critica sobre regras.
Depende muito, alguns lutadores convertem bem as quedas do judô, no MMA atual, o octógono da uma vantagem a wrestler pela grade, mas Ronda Rousey usava muito bem, Khabib e Islam tbm usam variações, Oleynik tbm tem até algumas bases do judô no solo que funcionam bem.
@@gabrielbatista5884 Khabib praticou Judô mas a especialidade dele é Sambô. Quando ele aplica alguma técnica de queda ele provavelmente puxa mais do Sambô do que do Judô.
Eu falo por mim algumas situações que sempre vem acontecendo quando vou visitar algumas academias de Jiu Jitsu!!!
A galera quando fica sabendo que eu sou faixa preta de judô parece que gera uma rivalidade dentro deles . Impressionante, parece que eles estão disputando uma final de campeonato ( detalhe : sou faixa Marrom de Jiu Jitsu) .
E quando eu vou competir !! Meu amigo, parece que os caras querem levar minha cabeça pra casa se possível rsrsrs .
Até nos meus parceiros de treino que são mais chegados no Jiu Jitsu quando toma uma queda e em seguida uma finalização ficam putos comigo ...
Ultimamente até evito da quedas neles . Mesmo ensinando a importância de se começar uma luta com uma queda entra no ouvido e sai no outro ..
A cultura da turma de Jiu Jitsu é muito diferente da do judô. Claro, tem algumas exceções. Meu pai ele veio do Jiu Jitsu antes de migrar para o judô . Se apaixonou pela a modalidade e está até hoje. Ele é 7 dan de judô mais nunca perdeu a essência de treinar o solo .
Meu irmão do meio tem uma cultura muito forte com o judô. Ele não abre muito a cabeça para se treinar o Jiu Jitsu.
Já eu, sou de Boa. Treinos as duas modalidades e ano que vem se Deu a quiser pego a minha faixa preta de Jiu Jitsu. ....
Legal, sou judoka e como uma complementa a outra (judô e jiu-jitsu) acredito que ambos deveriam se unir, tipo ter judokas pra treinar com jiu-jiteiros e jiu-jiteiros treinar com judokas
Rapaz. Sou preta em judô e roxa no jiu-jitsu. Exatamente isso, quedo a turma, logo depois vem pra cima de mim igual Pitbull em cima de mim, mas não evito a queda, aí que eu quedo mais, pra ir amansando a turma. E se me pegam no chão, pois no jiu-jitsu sou mais limitado, simplesmente eu bato, simples assim. Oss
É isso 😂 falou tudo
Desse jeitinho. Pessoal do jiu normalmente tem uma rivalidade mais acirrada mesmo. Quando é o contrário (galera do jiu indo visitar o dojô), eu vejo o pessoal do judô pegar mais leve. Mas, como você disse, sempre tem exceções.
É normal tu acaba virando alvo, até sendo do jiu jitsu e indo no judo a galera que te pregar no chão, ja vive a experiencia contraria da sua e sim a galera não abre a cabeça...
Sou treinador de Muay Thai mas gosto muito de Judô e Jiu Jitsu.
Renzo, afirmou que todo pai deveria por seu filho no Jiu Jitsu, discordo, não ficamos sabendo nada a respeito de falta de conduta dos judocas coisa que não acontece no Jiu Jitsu, então penso que um pai deve inicialmente colocar seu filho no Judô por causa da disciplina que se desenvolve tanto no tatame quanto fora e depois de um tempo no Jiu Jitsu também para aprimorar o chão.
Sou faixa preta de jiu-jitsu e marrom de judo. Aconselho país a colocarem seus filhos ainda pequeno, no judô. Depois jiu-jitsu.
@@e83ml47 Eu faço a mesma coisa. Depois, quando mais velho, se quiser, no JJ.
@7 Concordo.
"É muito mais aconselhável começar no judo, pois as técnicas de projeções é mais difícil de dominar. Porem depois que domina, fica fácil aprender a parte de chão, começar pelo solo vai atrapalhar a evolução das técnicas de projeções (quedas). Porem se o praticante tem muita disposição para técnicas de solo, deve focar só nisso."
Palavras do Jigoro Kano, criador do judo.
Só acho que o Judo é uma arte marcial completa, tanto em cima (quedas) e combate no solo. O resto é treino e estudo.
Achei esse contraponto do Flávio Canto excelente! É realmente uma vergonha aquela mentalidade “old school” de que Judô se ganha em pé, da mesma forma que “jiu-jítsu se ganha no chão”. Uma das situações mais vergonhosas, ao meu ver, enquanto judoca, é “dar as costas” para evitar/fugir do combate no solo! Veja bem, assim como há a punição para o judoca que evita o combate em pé, mas suas diversas possibilidades, também deve haver punição para o judoca que foge do combate no solo! Como o Flávio Canto falou, é negar 50% das técnicas que cada arte marcial oferece. Uma coisa é estilo e outra coisa é negar a técnica só para “se afirmar”!
Old school de quando? Vendo vídeos do mestre Hélio lutando ele trocava em pé inclusive com judoca, quedava. A postura dele em pé é diferente do pessoal que luta jiu hoje em dia, mais parecida com a de judoca. Judô no início tinha mais chão e Kosen Judô tem muito Judô.
Bem colocado o seu ponto de vista. Não vou citar nome , mas achei vexatório um atleta brasieiro num mundial, sair da área, de gatinho pra fugir da luta no chão.
@@PauloCesar-km9tr é negar uma boa parte do que é o judô, na minha opinião as quedas do judô não foram feitas só para quedar, e sim para continuar a luta no chão
@@chopper_kun988 Originalmente, talvez. Mas, hoje, não. Várias quedas vc cai dando as costas, cai com o cara passado, etc...
No judô, com uma queda vc acaba a luta, já no Jiu-jitsu com uma queda a luta estar apenas começando
Cara numa situação real qual e tu chances de sobreviver a um cara te pé ou encima de ti com a guarda passada em posição perfeita pra amassar teu crânio na porrada não tem muito o que continuar.
E depois luta de joelho no chão
Assim como na rua o judo para se vc aplicar uma queda perfeita, se n o chá continua, e tão forte quanto o jiu
Eu sou da opinião que no jiujitsu a queda deveria ser mais valorizada. Não é simplesmente assim que funciona, depois da queda estar começando. Se a luta for na rua, em chão duro, se o cara levar uma queda, acabou.
Na rua vc provavelmente acabaria a luta no máximo derubando-o no chão, quase nunca realmente ficando grandes períodos lá
Judo e Jiu Jitsu devem se unir para que ambos sejam melhores
Mas são um só, quem dividiu foram as vertentes de ensino e as competições que fizeram do judô esporte olímpico, o jiu-jítsu é o combate com continuação após a queda .
A briga mais infantil que existe é a do judô vs jiujitsu
Judô e jiujitsu são duas palavras pra mesma coisa. A diferença que o judô olímpico é castrado por causa das regras da competição, mas literalmente todos os golpes estão lá nos dois.
Façam SAMBO e os verão unidos. Venham conosco, pois somos olímpicos.
também a regra do judô permite q um cara muito ruim de chão seja campeão mundial em pé
@@lunalinux onde tu prática sambo no Brasil?
Flávio é o cara. Bom caráter e inteligente, demonstra que arte marcial é um lugar no qual a cabeça, o coração e o espírito somados formam o verdadeiro lutador. Oss 👊
entrevista top... Quero encaixar o judô na minha rotina.
Isso que ele falou é muito real , ja estou na segunda academia de jiujitsu, e nenhuma delas da ênfase em quedas.E eu me amarro treina projeção, uma pena.
Quais as idades dos seus colegas de treino?
A respeito do que o Flávio disse sobre treino, ele está certo . A cultura de treinar priorizando a vitória atrasa o aprendizado.
Cenário de gravação muito bonito. Diferente do comum
Na minha opinião o judô e mais completo que o jiu-jitsu ,pegaram caminhos diferentes na história ,um mais discreto e o outro mais exibido !
O judô foi ,fatiado por causa da olimpíada !
É literalmente a mesma coisa kkkkkk
Como uma vai ser mais completa que a outra?
Eu desanimei do Judô pelo fato de uma simples queda, sendo um ippon, terminar a luta, o que é apenas uma coisa simples no BJJ, pode ser o máximo no Judô. Minha primeira decepção foi quando vi João Derly ser campeão munidal aplicando uma queda que é absolutamente normal no BJJ no início do combate quando um dos oponentes leva a luta pro chão, me sentia muito limitado quando rolava com lutadores de BJJ.
A regra do judo permite que muito atleta que nao sabe nada de luta no chao, que nao sabe sair de uma gravata se torne campeao olimpico. Judo se tornou chato depois que proibiram de agarrar o pano da calca.
exatamente
A arte e o caminho são suaves treinar p evolução Flávio Canto projeto Jiu p todos d Mongagua t espera p nós ensinar oss!
Conheço um cara, que ele treinava capoeira seriamente pra ajudar no condicionamento para competição de jiu-jitsu, não é utilizar movimentos dentro do Jiu não porque não é permitido, era pra ajudar no condicionamento, no gás, segundo ele ter que movimentar abaixado, com abdômen contraído, subir, descer, posiçoes de locomoção em baixo, caracteristicas da cap o ajudava muito, mas ele já era da capoeira conheceu o jiu depois, ele tinha muito futuro no jiu, ele era faixa branca passava o carro até nos faixa roxa, azul, era duro o cara, mas ele me contava que a galera do jiu ficava fazendo a cabeça dele pra ele abandonar a capoeira, resultado ele abandonou a capoeira e meses depois abandonou o jiu, hoje é um sedentário. Os mestres em geral precisam ter mais conhecimento pra saber tbm influenciar de forma correta um atleta, não misturar as coisas mas também entender ter ciência de mestre o quão coisas de tão fora da sua matrix muitas vezes colabora para o seu sucesso.
Grande Flávio Canto, falou tudo!
Tenho pensando muito nisto. Certas regras atrapalham o desenvolvimento da arte. Um artista marcial precisa de tempo para desenvolver sua arte, mas a lógica dos campeonatos privilegiam a resolução rápida, o dinamismo para agradar demasiadamente o público..O Flávio foi preciso, a "regra define a tecnica" . Para quem não tem como foco o competitivo isso desmotiva o praticamente.
Começou com 13 anos e segundo ele já começou tarde, imagine quem começa depois dos 30 ou 40.
conheço um campeão mundial de BJJ que começou com 35. Nunca é tarde.
Tarde pro judô olimpico
@@carlosfaria4592quem?
putz to começando agora no judo com 21
Flávio Canto verdadeiro campeão!👏👏👏👏👏👏,🇧🇷
Isso que ele falou é verdade , disputa é disputa , treino é treino.
A galera do jiu jitsu fica de cara quando criticam o fato deles não serem bons de queda, mas parem pra pensar: se você treina uma arte marcial que foca no solo é de se esperar que você precise ser habilidoso em levar a luta pro chão.
Eu também o chão pra mim era fácil, minhas primeiras vitórias no judô foi usando o jiu jitsu, a peripécia que fiz foi numa imobilização eu tava ali ferrado... Consegui aplica um armlock que até hoje comentam. Depois eu me aprimorei em ambas, me recordo dum marrom de judô, o cara bom me aplicou um wazari, porém ele demorou pra se erguer e apliquei um omoplata e o cara ali vermelho forçando e coloquei uma pressão e bateu.
O "Ompoplata" é proibido no Judô.
@@jr.duquec.4262 o que é ompoplata?
Já compartilhei, pois um vídeo desse não pode ter só 442 likes hoje dia 29/05/2022 às 17:54h.
Valeu, obrigado! 👊🏼💥
Sou fã do Flávio Canto. GOstaria que ele tivesse destacado a contribuição do Shiran De Luca no Ne Waza dele.
O judo acaba (queda por ippon) quando o JJ começa. Difícil conciliar da forma proposta pelo Flavio Canto.
Sem contar que as principais pontuações no judo advém de quedas... Paulo Filho dizia que o treinamento do judô é muito pesado, mil quedas pra um lado, pro outro, etc , etc...é treino demais pra isso... o cara vai treinar neowasa/solo como? Vai ser sempre mais ou menos...não tem jeito... Flavio Canto é a exceção da exceção mesmo...
De toda sorte, sempre bom ouvi-lo, muito respeitoso.
A regras do judô permitem que um cara muito ruim de chão seja campeão mundial de judô, no boxe então, é possível ser campeão mundial sem saber chutar e fazer rolamento pra frente. E na F1 que nem precisa saber chão, nem queda, nem soco? Nossa. - - "
Veja o vídeo e entenda o que ele disse, ele deu a entender que as duas artes são "co-irmãs" e completas e deveriam ser treinadas completas e só fazem o uso dos 50% de cada arte para ganhar campeonato. É como ele pensa, não quer dizer que esteja certo ou errado. Antes de tudo, são "artes de guerra".
Jiu-jitsu é respeito e disciplina , as divergências e confusões está na cabeça de cada um.
Saber outras técnicas...
Perfeito
Agora
Não adianta a queda no Jiu Jitsu, se não souber lutar no chão
Pois é no chão que começa a luta no Jiu Jitsu
Vendo o livro do Musashi na mesa e pensando se a maioria dos jiujiteiros sabe quem foi ele?
Mas a regra do Judô também permite que um atleta medalha de outro em olimpíada e mundial seja fraco de chão…
Pior, regra do judo proibe competir jiu se faz competicao de judo internacional...
N é a regra do judô, é a regra das competições amigo, só pq n pode na competição, n significa que n treinam né. No dia que o jiu entrar nas olimpiadas (se entrar) vai sofrer corte de várias coisas tbm, mas posso afirmar que já vi judocas muito bons no chão, mas vi poucos do jiu bons de quedas, pq no judô tem queda e chão, no jiu só o chão é deles ( e olhe lá pq a maioria das coisas é emprestada) as quedas não são deles, são de outras artes, como por exemplo do próprio judô né, ou outras lutas....
@@alioliv As escolas mais tradicionais que ensinam judô kodokan ainda preservam tudo, até mesmo atemi waza, que são as técnincas de golpes: socos, chutes etc
Concordo com Flávio Canto.
A regra do judô faz um cara que seja muito ruim no chão seja campeão de judô. Agora comentando o que Canto falou, recentemente Buchecha multicampeão de jiu-jitsu foi um exemplo disso: lutou contra um lutador senegalês e recebeu várias quedas de wrestling, quer dizer, Buchecha é muito ruim em pé. Isso tem sido uma constante nos lutadores de jiu-jitsu que migram para o MMA.
O wrestling é o calcanhar de Aquiles dos brasileiros, e se for no estilo russo, é pior ainda.
Não, brother.
Para ser campeão mundial de judô você precisa ser campeão nacional, se classificar para campeonatos continentais, pontuar no ranking, estar na seleção brasileira, tem todo um processo, não é bagunçado que nem o jiu-jítsu que é só se inscrever kkkkk
Tem todo um processo antes
@@igorlinhares9257 acho que você não entendeu o que ele disse. Ele não falou sobre a organização do judô, e sobre o fato que se você for muito um excelente judoca no quesito quedas e for péssimo na luta de chão, ainda assim você consegue ser campeão mundial e olímpico. No jiu-jitsu é a mesma coisa,você pode ser péssimo em quedas e ser campeão mundial desde que seja bom de chão. Não tem nada com organização, o que é óbvio que o judô é muito superior pois é um esporte olímpico.
Judô, Karate-do, Muay Thai, Sambô e BJJ. Oss!
Um campeão de Jiu Jitsu pode ser ruim de queda e um campeão de Judô pode ser ruim de chão… competição é um jogo e não um combate real! Vence quem tem uma boa estratégia dentro das regras de cada modalidade.
Mas acredito que as artes marciais, em geral grappling ou strike, perdem um pouco a sua e essência de combate quando colocadas em situação esportiva de competição. Mas são situações diferentes (defesa pessoal e competição) e esse lado esportivo não deixa de ter sua importância até por que uma não exclui a outra. Há como treinar para os dois objetivos!
O jiu jitsu de competição destruiu a verdadeira essência do bjj, que é a defesa pessoal. O combate em pé ficou enfadonho… todo mundo quer ir pro chao fazer berimbolo. Da mole q eu arranco seu braço sem tocar os joelhos no solo.
Me diz o idiota que em situação de rua usa berinbolo ?
"síndrome do tempo perdido, comecei com 14..."
Imagina eu que comecei com 30... Kkkk
E eu que quero começar com 31 kkk
@@orochygames242 comece, nem pense na idade... Eu comecei e não me arrependo em nd. E olha q ainda consigo dar trabalho pra garotada...kkk
Cara pensei a mesma coisa kkkk comecei judô faz uns 3 meses e vou fazer 30 anos
@@ml.briani3736 boaa, nunca é tarde. O que tá achando?
@@ENF.Trotte tô gostando mto. Só fico meio tenso na hora do randori. Os caras me jogam de tudo que é jeito kkk mas as vezes consigo uma queda ou outra e dei trabalho pra um faixa roxa no newaza
Não concordo com a visão de que o judô que tem preconceito com o jiu, na verdade eu vejo sim uma grande maioria das pessoas do jiu sendo arrogantes e desrespeitosas com judokas, querendo humilhar, dizendo que não tem solo, e etc, dizem até que judô não é luta, mas apenas um esporte olímpico. Sou judoka e posso afirma que respeitamos muito todas as artes, mas isso não é recíproco infelizmente, é só fazer o teste, pergunte a um judoka se ele conhece a história do jiu, e depois pergunte a um do jiu se ele sabe a história do judô, muito não sabem nem que no judô existe técnicas de socos e ponta pés, tecnica de estrangulamento, até tecnica para ressucitar uma pessoa desmaiada existe no judô..... Infelizmente nem todos gostam de seguir regras, ent acabam preferindo o jiu por ser menos rigoroso. Façam um exercício de pesquisar como é um exame de faixa de um judoka, para vcs verem o quanto de conhecimento se exige sobre a arte. Esses dias fui um colega que é Jiu jiteiro e o cara estava com duas garrafas de cerveja em cima do tatame cara, se vc n respeita o seu local de treino que é sagrado, imagina o resto...
Entendi e concordo com você, sou judoka e tem jiu-jiteiro que é assim mesmo e que falam mal de outras artes marciais principalmente se for falar de defesa pessoal, no jiu-jitsu acho que deve ter bastante gente que não sabe a história do judô, sempre vejo eles (pelo menos aqui no UA-cam por vídeos e comentários) comentando sobre a história do jiu-jitsu e não do judô, enquanto que os judokas estudam a história de ambos, a conduta do jiu-jitsu não é tão rigorosa quanto a nossa, tem jiu-jiteiros que quando ouçam o nome das técnicas em japonês (no padrão do judô) tem gente que chama isso de estranho e tem gente que até ri dos nomes quando ouçam o nome em japonês pela primeira vez, enquanto que pra nós judokas beleza o juji-gatame ser armlock no jiu-jitsu, no exame de faixa no jiu-jitsu eles só pedem as técnicas?
A minha pergunta é a seguinte, o lugar onde se vê competição de judô é olimpíada e nos slans, porém, nessas competições não deixam o judoka ficar muito tempo no chão, coisa de segundos, então como as pessoas podem avaliar que judoka é ruim no chão se nem isso eles podem fazer nas lutas, onde que vcs viram o judoka lutando no chão pra poder avaliar? Falar de uma coisa que vc nem ta vendo é falar besteira, mentira. Vc só pode dizer isso se vc lutar com pelo menos 5 judokas diferentes no chão, e eles forem ruins, aí blz, vc pode chegar e dizer, dos 5 todos eram ruins no chão.....
Esse é muito casca grossa. Oss
E a regra do Judô faz com que um cara seja campeão olimpico sendo que pode ser nocauteado com um soco cara.
São esportes cara sai dessa...
O arroz com feijão do judô funciona muito bem com o jiu jitsu
Judô é um jogo. Jiu-jitsu é uma luta.
Capoeira é dança
@@chopper_kun988 Verdade. Uma dança bem bonita por sinal.
E VICE E VERSA. UM CARA MUITO RUIM DE JIU JITSU PODE SER UM CAMPEAO MUNDIAL DE JUDO EM PÉ... OSS
As regras do judô permitem que um judoca campeão olímpico seja fraquíssimo no chão. E essa é infelizmente a verdadeira realidade desse dois esportes. O grappler completo treina as duas artes
Ao contrário a se propaga, o Kimura q venceu Hélio Gracie , era um JUDOCA e não um lutador de JiuJitsu..Tanto o Judô, quanto o Taekwondo e o Karatê perderam muito da sua essência marcial quando passaram só a focar campeonatos e olimpíadas...Lutar prá marcar "pontos" não é luta. É um jogo..🤔🤔
A Regra do judô permite que um cara muito ruim de chão Seja campeão olímpico....
Tem coisa que eu vejo em luta de jiu-jitsu que uk show de horror que é aquele lutador quw não consegue derrubar o adversário, que prefere sentar no chão e se arriscar a começar por baixo ou na melhor das hipóteses começar na guarda. Tem que saber derrubar.
FLÁVIO CANTO LUTOU O VERDADEIRO JUDÔ!!!!
Então, o que o pessoal precisa entender é o seguinte: artes marciais sao esportes. Cada arte marcial é um esporte completamente diferente. Comprar Judo com JJ com Karate etc.... é igual comparar um jogador de Futebol com um de Basquete com um Corredor... e ver quem marca mais gols, mais cestas, etc.... É Obvio que na cesta o de basquete ganha, é obvio que no chute a gol o de futebol ganha, e na resistência de corrida, o Corredor ganha...
Assim como nas artes marciais. É obvio que se vai pro chão o JJ ganha fácil. Se ficar só de pé, o Judoca destroi. E se permitir soco, o karateca sai na vantagem.
Entao cada esporte é um universo. Vc tem que se desenolver dentro do seu esporte e procurar ganhar dentro dele. Comparar nao faz sentido.
E defesa pessoal, qual ganha? Ganha quem Fugir mais. Melhor defesa pessoal é "pedir desculpa e sair correndo". Se meteu em briga com desconhecido, ta morto. Nao importa o que vc lute, nada ganha de Faca, Arma de fogo, 5 caras em cima de vc. Nada ganha disso.
Nem vi o vídeo ainda mas já concordo com a frase e já dei like
Assim como um cara excelente em pé, pode ganhar todas as lutas derrubando os oponentes e sequer ir pro chão e se sagrar campeão mundial.
ilusao de quem pensa q judô machuca, na minha concepção no jj ficamos muito mais expostos.
Eh, também a regra do judo permite que un cara muito ruim no chão seja campeão. Nenhum estilo é perfeito sobre tudo pensando em competição!
Cuidado para nao cair nem derrubar ninguem de cara no chao. Pode quebrar o pescoço
A regra do judô permite um cara ruim de chão ser campeão mundial … até aí não falou nada demais o Canto
10:03
Não não !
Para alguém ir para um campeonato mundial de judô tem que ser da seleção brasileira, campeão brasileiro, disputar o ranking continental, tem todo um processo. Não é que nem no jiu-jítsu que é só se inscrever.
O judô não intende como uma cara ruim de queda consegui ser campeão mundial , é simples queda não finaliza ninguém ,mas o chão finaliza tudo e a todos , quedas são importantes sim;mas nós do jiu-jitsu só precisamos colocar para o chão aí a mágica acontece oss.
Agora tenta colocar um judoca no chão. Ou melhor, toma uma queda de Judô sem que o judoca te segure. Depois vem me falar que uma queda não finaliza ninguém.
@@Trimesgistus depois que as chaves de pantorrilha ,e as calcaneas se agregaram e que são aplicadas em pé levando o oponente a cair no chão implorando para não ter os seus ligamentos todos estourados e ossos esmagados não tem o por quê disputar quedas com a arte prima .
@@alanribeiroribeiro557, tá assistindo muita vídeo aula e esquecendo que existe joelhos e cotovelos pra acertar quem se agarra nas pernas dos outros. Se chave pé ou de perna fosse efetivo, Toquinho hoje era rei do UFC.
@@Trimesgistus o toquinho está fora do UFC porque segurava tempo de mais nas posições mesmo quando já tinha finalizado ,fora quê se estivesse lá no UFC já teria finalizado geral , não desmereco o judô reconheço o seu imensurável valor ,os caras do judô são o papa das quedas ,e judô é esporte olímpico ,e jiu jitsu e defesa pessoal ,nunca deixaremos ninguém extinguir uma só técnica por conta de ser algo olímpico a nossa essência é nossa vida oss.
Ah vai com essa mentalidade... O Judoka joga você de cabeça no concreto e a finalização é automática!
Quando a testa abre no meio feio, não dá nem tempo de dar tapinhas.
E a regra do judo permite que um faixa preta perca no solo para um faixa azul ou um branca muito bom. Cada um no seu quadrado.
E as regras do judô permite que caras horríveis no chão sejam campeões, rsrs
Judo-jitsu nova modalidade bora formar?
E só o Carlinhos rever isso começa em pé valendo queda
Sambô é a união de Jiu jitso+ Judô+ Wresteling
Discordo do Flávio. Não é uma falha das regras, mas características específicas de cada uma modalidade.
Mostra seu currículo antes de discordar do Flávio
@@alexhandelsouzarodrigues5149 e opinião cara e se ele não está errado tanto que a maior instituição da história do judô a Kodokan o aplica a moralidade dessa forma e lá só e o antigo lar do criador do judô e vários dos principais lutadores da história do judô.
@@alexhandelsouzarodrigues5149 sai bobão
Falha das regras.
O jacaré margarida só pra sita quantas quedas ele aplicativa por luta
Papo furado de judoca faixa preta q toma amasso de azul juvenil no jiu jitsu,a verdade é que é a mesma luta só muda regra ,judô é limitado jiu-jitsu é completo
Ruim em pé no jiujits não é exceção. Todos são péssimo
O fato do Judô nem se comparar ao Wrestling no MMA em termos de eficácia, ou qualquer outra coisa, apesar de ambos serem Olímpicos e Judô ter um número ainda maior de praticantes, diz tudo o que preciso saber sobre o Judô. MMA pode ser sem pano, algo que o Judô precisa adaptar, mas o wrestling tem que adaptar também, até porque não tem submissões, e mesmo assim os caras mandam bem pra caramba, sem comparações. Enfim, no dia que judo trouxer as catadas de perna de volta eu vou ouvir qualquer critica sobre regras.
Depende muito, alguns lutadores convertem bem as quedas do judô, no MMA atual, o octógono da uma vantagem a wrestler pela grade, mas Ronda Rousey usava muito bem, Khabib e Islam tbm usam variações, Oleynik tbm tem até algumas bases do judô no solo que funcionam bem.
@@gabrielbatista5884 Khabib praticou Judô mas a especialidade dele é Sambô. Quando ele aplica alguma técnica de queda ele provavelmente puxa mais do Sambô do que do Judô.
@@rodrigoandrade256 não existe queda de sambo que nao exista no judo.
@@hddh5917 Não existe queda de Judô que não exista no JiuJitsu também, o que não faz com que as quedas do Khabib sejam JiuJitsu
@@rodrigoandrade256 Quem falou que as quedas do khabib sao de jiu-jitsu? Como tu conseguiu chegar nessa suposição maluca?
Esquerdista
Ei doido não te mete. Jiu jitsu é jiu jitsu nossa luta é no chão.
Esse "doido" além de faixa coral de judô e um faixa preta quinto grau de jiu jitsu!
@@wevertonsouza6831, esse pessoal tem problemas
Esse doido ai já teve um dos melhores solos do mundo.
No chão já chega com a cabeça quebrada. Judo joga de cabeça no concreto!
@@wevertonsouza6831 kkkkkkk ippon
Sabe de nada
Quem sabe é você kkkk
Jiu Jitsu é Judô mal feito.