Afinal, O QUE É ESTÉTICA? | Áreas da Filosofia

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 22 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 36

  • @elogiodafilosofia
    @elogiodafilosofia  Рік тому +1

    Deixe aqui nos comentários se ficou com alguma dúvida, ou até mesmo o que mais gostou de ver nesse vídeo sobre ESTÉTICA. 🤎🦉
    #filosofia #estetica #areasdafilosofia #elogiodafilosofia #brunohenrique

    • @Gabriell_asmita
      @Gabriell_asmita Рік тому

      O que mais gostei de ver no vídeo.. foi você bb.. Mas e essa camisa eh padrão? Diz aeh.. Percebi que vc gosta muito dela 😅

  • @robertofernandes3659
    @robertofernandes3659 4 місяці тому +1

    Bela aula!

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  4 місяці тому +1

      @@robertofernandes3659 Fico feliz que gostou do video. Compartilhe com amigos e nas redes sociais para esse vídeo chegar em mais pessoas.
      E você pode me apoiar:
      - no livepix: livepix.gg/brunopierozi
      - se tornar membro do canal e ter acesso a diversos benefícios: www.youtube.com/@elogiodafilosofia/join
      - ou ser apoiador recorrente no APOIA.se/brunopierozi

  • @RodrigoRuiSimãodeMedeiros
    @RodrigoRuiSimãodeMedeiros Рік тому +1

    Vídeo ótimo 💜

  • @gabrieloliveiratuba8233
    @gabrieloliveiratuba8233 Рік тому +1

    A referência do livro " Poética " de Aristóteles vai ser muito importante pra mim. Muito obrigado por citar ❤

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +1

      Fico feliz de ter contribuído. E essa obra é maravilhosa 🤎🦉

  • @pedrosett
    @pedrosett Рік тому +1

    vídeo muito bacana! obrigado pela aula e pelas reflexões!

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +1

      Olá Pedro. Fico feliz que tenha gostado do vídeo e das reflexões. Faço um convite para se inscrever no canal, toda semana vídeo e todo dia shorts e posts na comunidade com temas filosóficos e reflexões 🤎🦉

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +1

      E vale a pena conferir os outros vídeos do quadro ÁREAS DA FILOSOFIA que eu procuro dar uma visão de conjunto: falo de Lógica, Metafísica, Ética e Moral, Política... e em breve sai o vídeo sobre Epistemologia.

  • @selmasouzasoares3550
    @selmasouzasoares3550 Рік тому +1

    ❤❤❤❤❤

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +1

      🥰🥰🥰 que bom que gostou do vídeo. Em breve 1000 inscritos 🤎🦉

  • @Gabriell_asmita
    @Gabriell_asmita Рік тому +1

    Esse vídeo que eu estava procurando.... 👀

  • @mateuspontes6956
    @mateuspontes6956 Рік тому +1

    Muito bom

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +1

      Que alegria ver seu comentário por aqui. Que bom que gostou. E me diga. Você prefere vídeos como esse mais abrangentes ou os vídeos mais específicos e diretos?
      E tem posta que saiu hoje na aba comunidade. Vale a pena conferir 🤎🦉

  • @EliasMatiasdeoliveira
    @EliasMatiasdeoliveira Рік тому +1

    Existe a possibilidade do belo está inerte nos objetos, porém nossa admiração por eles é construída. Tendo a beleza só nos objetos como explicar a falta de beleza nelas ?

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +1

      Interessante ponto Elias. Uma forma de procurar conciliar ambas as posições e mantém sua coerência. De todo modo acaba tendo precedência a beleza, o belo nos objetos, sendo que a construção de nossa admiração seja uma educação para apreciar esse belo, um educar o juízo, e como toda educação, um processo histórico e social.
      A pergunta que fez foi, partindo da premissa que a beleza está nas coisas, nos objetos, como explicar a falta de beleza nesses objetos? Interessante. Penso que seria definindo com clareza o que constitui a beleza (para um grego seria uma boa composição em termos de ordem, medida e proporção) e o que não a possui, carece de beleza.
      Ainda nesse exemplo dos gregos: uma árvore com galhos e folhas uniformes ou harmônicas seriam belas, enquanto outras que tivesse arbustos muito desiguais careceriam de beleza, nos termos de um grego, que valorizava a ordem, medida, proporção, harmonia. O mesmo para esculturas, e tantos outros exemplos.
      Ficou claro?
      E para você? Já pensou o que constitui a beleza?

  • @Gabriell_asmita
    @Gabriell_asmita Рік тому +1

    A beleza dispõe de um teor semiótico, sob valor da identidade do símbolo e seu significado culturalmente compartilhado. Algo tido como belo eh reconhecido e valorizado como se tal. Existem vários conceitos sobre o que tornaria algo belo, para aristóteles a beleza está na desempenha da função/objetivo da natureza para o qual se foi feito. Uma faca sera bela, se fizesse seu corte de maneira funcional, o ser humano eh belo em sua natureza social inata.. Para os estoicos a beleza ganha uma visão moral sob as atitudes do homen.. Eles falam sobre a beleza e seus complementares, do que adianta a beleza sem não ter algo a mais que isso? logo não é belo.. Do que adianta a beleza se alguém eh mal. Do que adianta a beleza se alguém não é justo. Hoje a gente convive com uma definição estética de beleza muito distante, e não apenas estimular nossa sensibilidade as belezas naturais do nosso mundo. O mundo social de pura aparência define os traços e características que muito devem buscar alcança e deseja: um corpo musculoso e magro, uma cor de pele e olhos, uma altura e fios de cabelos. Um modelo não atingido pela grande maioria dos mortais. Em suma eh enfemero, eh vazio eh puramente um retrato idealizado e excludente. Recentemente, comentei uma postagem no instagram sobre algo relacionado a aparência de pessoas feias: Dizia - Deixei chance ao feio e ele me traiu. Me pareceu algo tão subjugavel e desmerecedor, eh como se fosse algo que excluir alguém de ser merecedor de amor ou confiança só pelo fato desses não atingir se enquadrar em padrões desejados. Feio mesmo eh um mundo que pensar assim, e desmerecer os outros em pro de valores infirmos.. Ainda sobre beleza /padroes e estética, isso atingiu a autoestima de alguns que acreditam precisar de aceitar dos outros, causando baixa estima e dismorfia corporal, o indivíduo chega ao ponto de adoece diante de valores estéticos que os vaziam de sua personalidade e identidade diante de sua auto imagem. Em algum ponto virmos a necessidade de se trabalhar o olhar sobre a beleza com um olhar mais humano e estimular outras visões além do que se buscam nas mídias sociais. Imaginou como eh danoso alguém com um tipo de deficiência física se aceitar diante desses padrões? Por mais que se tenham uma buscativa em valorizar esse público, o que de fato existe eh o reconhecimento de traços tidos como belos. em geral são pcd que adquiririam uma deficiência ao logo da vida, geralmente pessoas amputadas, e que antes disso era tindas em algum padrão de beleza.. Nossa sociedade eh puramente superficial.. Como resgatar a alto estima dessas pessoas muito das vezes invisibilizadas. Se de fato o que importar pra muitos eh a embalagem porque se pode ostentar, o conteúdo não é tão importante enquanto o design da embalagem.

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +2

      Seu ponto é absolutamente fundamental: em nome da beleza, ou seja, de uma certa forma de beleza, que é particular e não universal, se busca condenar todas pessoas que não possuem, como critério valorativo. Mas como disse no vídeo, cabe também reconhecer que a estética é o cultivo da sensibilidade; e não apenas de aceitar um modelo dado, mas uma estética da diferença preza por nos re-habituar a olhar as coisas e ver beleza onde não víamos.
      Agora isso entra em outro ponto: a beleza é meramente uma construção social, um sociologia semiótica? Penso que não. Para o bem ou para o mal há de se ter algo de objetivo na beleza e não apenas uma ficção na cabeça de quem ve...
      Eis o dilema de entender o que é a beleza e o belo.

    • @Gabriell_asmita
      @Gabriell_asmita Рік тому

      @@elogiodafilosofia O belo eh moral.. A moral sempre será vista como bela..Pois a moral eh independente do estético, não se pode retratar a moral das pessoas em uma mensagem visual. A moral eh algo vivedo.. Por outro lado a beleza estética dos padrões eh enfermera excludente depreciativa, pois necessita de um valor quantitativo. Enquanto a moral seria qualitativa, oferta qualidade..

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +1

      A moral é igualmente uma imposição social; diferente da ética. E pode-se ver beleza na ação, mas é uma beleza enquanto admiração; não à toa você usa a noção de justiça. A ação autônoma é a ética, e rigorosamente falando seu critério é o justo e o bom, e não o belo. Ainda que metaforicamente pode ser entendido que haja beleza na ação ética.

  • @jonasgarcia54
    @jonasgarcia54 Рік тому +1

    Esse bigode aí é muito AESTHETIC

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +1

      Claro, afinal a dimensao expressiva-estetica nos constitui, não é mesmo? E aí, gostou do vídeo sobre Estética? Já conhecia a área? Espero que o vídeo tenha contribuído. E fica o convite para se inscrever no canal para acompanhar os próximos conteúdos. 🤎🦉

  • @JanaMelloautora
    @JanaMelloautora Рік тому +1

    Acho que entendi melhor. A estética se refere á forma, então um mesmo conteúdo pode ter uma aceitação diferente, de acordo com a forma com que é apresentado; a Estética estuda também essa dinâmica com as formas.
    Não sei se faz sentido... penso que o belo, em si, é a expressão de princípios essenciais e universais. Nós os reconhecemos, por isso as obras citadas como belas foram assim reconhecidas por muitos, ainda que isso não seja uma regra. Então o belo, em si, seria absoluto, mas se relativizaria em relação com nossos fundamentos e padrões.

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +2

      Aí que está. Os essencialistas consideram que o belo é objetivo e os contextualistas dizem que se trata de uma construção histórica. Por exemplo a beleza vinculada ao corpo magro é a norma atualmente, enquanto na Idade média era o contrário, o corpo gordo revelava beleza.
      Mas sim, a estética visa a dimensão expressiva. Tem muito de forma. Mas sempre acho perigoso separar forma de conteúdo. Por isso pensar em termos de expressão me parece mais interessante.
      A estética visa entender o belo, a arte, e a nossa sensibilidade e o julgamento de gosto. Sendo a mais conhecida as teorias da arte. E toda arte se vincula a alguma noção de beleza.
      E você, acha que o Belo está nas coisas ou se trata apenas de construções históricas, valores socialmente definidos?

    • @JanaMelloautora
      @JanaMelloautora Рік тому

      @@elogiodafilosofia sim, aos poucos tô entendendo melhor. Não é nada muito definido, mas a princípio penso que o Belo está no princípio fundamental, ou nos princípios fundamentais, e não no objeto em si. Sendo assim, o belo seria absoluto, e até um padrão absoluto poderia advir daí, mas isso poderia se relacionar de diferentes formas com o objeto em si.

    • @JanaMelloautora
      @JanaMelloautora Рік тому

      O conteúdo também é expressão e faz parte, entendi.

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +1

      @@JanaMelloautora exatamente 🦉🤎🤎🤎🤎

  • @JanaMelloautora
    @JanaMelloautora Рік тому +1

    Para ser sensível é preciso coragem. Lembrei das abordagens que vemos em grande quantidade, acerca do Estoicismo. Frases fora de contexto e interpretações rasas. Seria bem interessante poder entender melhor o Estoicismo.

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +2

      A própria sensibilidade na escrita, em captar um olhar, uma nuance. É algo que considero primoroso. E certamente tem muita gente fala besteira sobre o estoicismo, frases clichês e fora de contexto. É uma ótima sugestão de tema. Vou anotar aqui e preparar um vídeo sobre.
      E sobre esse vídeo, que parte mais gostou? 🤎🦉

    • @JanaMelloautora
      @JanaMelloautora Рік тому +1

      O vídeo é muito conexo, então todo ele é muito interessante. Gostei muito, das citações das obras de arte, pois inseriu um tom digamos, do que poderia ser um gosto pessoal. Isso é interessante.

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +2

      @@JanaMelloautora que ótimo. E procurei ilustrar com imagens o que estava dizendo. É algo que tô usando mais que antes. Isso deixa a experiência do vídeo mais agradável? Auxilia na compreensão? Me conte. Gostaria de saber se prefere assim ou como nos vídeos antigos. 🤎🤎

    • @JanaMelloautora
      @JanaMelloautora Рік тому

      @@elogiodafilosofia as ilustrações ajudam muito sim, acho ainda melhor assim.

    • @elogiodafilosofia
      @elogiodafilosofia  Рік тому +1

      @@JanaMelloautora que bom. 🤎🤎🤎