A Mediação Escolar com crianças com Autismo

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 43

  • @Boris.Becker.
    @Boris.Becker. 5 років тому +8

    Muito interessante esse video. Meu filho com autismo irá começar na escola ano que vêm, no Infantil 4 (4 anos de idade). Aqui na minha cidade, Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, existem as figuras das "paês", que geralmente são estagiárias de pedagogia ou cursos de Letras, que são contratadas a preço de banana e colocadas pela prefeitura para acompanhar os autistas ou crianças com deficiência dentro das salas de aula. Não vou nem comentar que já ocorreram muitos casos de reclamações de pais que não gostaram do trabalho destas profissionais, por não terem NENHUM preparo nesta área, e caem lá de para-quedas para assumir este cargo.

  • @anaclaudiamartins7215
    @anaclaudiamartins7215 6 років тому +15

    Ótimo esclarecimento! São coisas simples que precisamos popularizar. Muito se fala do trabalho do psicólogo, mas eu, enquanto professora de uma rede pública municipal, em cinco anos, nunca tive oportunidade de conhecer nenhuma... Falar de profissionais especializados em educação especial ou qualquer formação do tipo, tbm é quase lenda. As formações hj, não contemplam a nossa realidade na prática. Seria interessante intensificar essa conversa, no sentido de ampliar a visão do professor. O que ele deve se atentar primeiro? Quais comportamentos são imprescindíveis para o trabalho pedagógico? Como reagir à um momento de crise? Ou de negação? Ou de resistência? Como estimular autonomia no ambiente escolar? Como tratar com a família? Com os demais amigos? Como fazer a adaptação curricular? O quê considerar???
    Posso pensar em milhões de questões que partem da realidade do professor em sala de aula. É um público ao qual devemos investir bastante em conhecimento e formação. Somos nós que lidamos no dia a dia.

  • @iarabilro3486
    @iarabilro3486 5 років тому +4

    So quem tem filho autista sabe como é dificil conviver em meio a uma sociedade preconceituosa como essa de hj. 🤦🏻‍♀️ porém ainda existe escolas que ignoram certos direitos dessas crianças assim como os direitos do meu filho.

  • @pattguedes
    @pattguedes 3 роки тому +1

    Finalmente entendi o tema

  • @autismoeaceitacao6871
    @autismoeaceitacao6871 6 років тому +3

    Eu também fiz uma pasta com história social para meu filho. Todo ano altero alguma coisa desta pasta até porque vivemos em transformação. Neste ano, fiz questão de entregar para todas as pessoas que tem contato com Cássio na escola. Junto enviei uma carta bem detalhada como se fosse um acordo. Enfim.... praticamente precisamos desenhar e deixar tudo o mais explicado uma vez que a formação de grande parte dos docentes na área de educação especial é fraca ou muito genérica, para todas as deficiências, especificidades.... Achar uma pessoa que domine o assunto do autismo e saiba como agir, é difícil! Nem sei se um dia encontraremos!

    • @Andreza020
      @Andreza020 5 років тому

      Boa noite, prof. Dr. Lucelmo
      Preciso de muita de sua orientação, sobre esse assunto.
      Sou de SJCampos, SP, e meu filho tem 7anos com autismo moderado, não verbal, tem muita dificuldades na escrita, na vdd não daí nada, agora até sai umas bolinha,(que é meu orgulho.) Pois então, ele tem uma estagiária, que acompanha ele, e me ajuda muito, (e ele tbm claro😊) e estou muito preocupada porque o estágio dele acaba esse ano.
      Então eu gostaria de saber, como eu consigo esse , eu não sei como falar; "esse tipo de um laudo ou avaliação" com a escola.
      Eles podem tbm me negar essa ajuda para meu filho?
      Desde já obrigada.

    • @alicelira7249
      @alicelira7249 4 роки тому

      Vc teria como passar esse modelo?

  • @itamaraxavier7635
    @itamaraxavier7635 6 років тому +5

    Existem faculdades para ser um Cuidador dentro de sala de aula???

  • @alicesantos1693
    @alicesantos1693 3 роки тому

    muito obrigada pela ajuda
    muito boa essa orientação
    parabéns

  • @BlogdoBenOliveira
    @BlogdoBenOliveira 5 років тому +1

    Seu canal é mega relevante. Espero que mais pessoas possam conhecê-lo.

    • @lunaaba
      @lunaaba  5 років тому +1

      Muito obrigado!

  • @priscillapimenta8853
    @priscillapimenta8853 2 роки тому

    Parabéns felicidades 🎈🎈🎈

  • @anaelizabethdantas9431
    @anaelizabethdantas9431 Рік тому

    GOSTARIA DE ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE CUIDADOR E MEDIADOR

  • @izabeladasilva1079
    @izabeladasilva1079 6 років тому +2

    meu filho tem 4 anos , o psiquiatra me deu um relatório pedindo um "acompanhante terapêutico* dentro da sala de aula por causa de seus comportamentos inadequados , birras e etc.... A escola é obrigada a me dar esse profissional ? Ou tem obrigação de me dar outro e não um AT?

  • @paulacurvelo6399
    @paulacurvelo6399 5 років тому

    Parabéns, muito boa a abordagem que você fez do tema. Infelizmente no Brasil esses dois modelos estão muito longe da realidade. A primeira providência é aumentar o número de profissionais com capacitação pra trabalhar com crianças especiais, por que esse é o primeiro passo que ainda não foi dado.

  • @liamar7518
    @liamar7518 6 років тому +1

    tenho duas irmãs professoras e quando do diagnóstico do meu filho Pedro, ouvi uma dizer que eu precisava obrigar a escola à providenciar um mediador, mas perante do posicionamento de uma escola ou mesmo várias que possuem uma educação que como vc explicou não são capacitadas e uma lei vaga, do que adianta eu entrar na justiça e providenciarem um mediador e o mesmo possuir menos capacidades que o próprio professor? é uma situação mt difícil. meu filho tem 4 anos e já ouvi de pedagogas, terapeutas etc que ele vai desenvolver todas as habilidades dentro da normalidade...

  • @alinelis6444
    @alinelis6444 6 років тому +2

    Adorei seu vídeo! Muito esclarecedor. Os links ajudaram bastante! Obrigada!!
    Tenho um filho autista que tem facilitadora na escola. Ela é estagiária de pedagogia ou seja, não é especializada.

    • @SamuelNusmam
      @SamuelNusmam 4 роки тому

      Olá, gostaria de conhecer mais de sua experiencia com seu filho.
      Estou desenvolvendo um trabalho na faculdade que busca melhorar a vida do autista no âmbito escolar, tenho certeza que você pode nos ajudar muito contribuindo com seu ponto de vista, faria essa gentileza? poderíamos conversar via whatzapp.
      Forte abraço

  • @itamaraxavier7635
    @itamaraxavier7635 6 років тому

    Olá Lucelmo.Queria que vc abordasse sobre o beneficio que os autistas tem direito a receberem.

  • @filosofiadamarteladagarant378
    @filosofiadamarteladagarant378 4 роки тому

    Parabens

  • @monicaandrade3278
    @monicaandrade3278 4 роки тому +1

    Bravo, bravo!!!

  • @andresantana3652
    @andresantana3652 6 років тому +1

    Professor, seria possível falar mais e dar mais exemplos sobre essa abordagem analítico-comportamental???

  • @danielearagao2896
    @danielearagao2896 6 років тому

    Obrigada! Ajudou muito!

  • @AmandaLima-wk2im
    @AmandaLima-wk2im 7 місяців тому

    Os links da descrição não funcionam, alguém conseguiu acesso?

  • @vivi.costaxavier
    @vivi.costaxavier 6 років тому +2

    Olá Lucelmo. Estou acompanhando seu canal e vejo que você está engajado na educação especial ,pois como eu, é pai de uma pessoa com autismo e sabe das dificuldades da educação inclusiva. Estou a dois anos tentando levar uma de minhas filhas a escola regular,tenho gêmeas uma tem grau leve de autismo e a outra severo, na rede municipal em Guarulhos e cada vez mais ela esta ficando agressiva. Eu fico andando com ela na escola e o máximo que ela fica é 30 minutos. Não sei mais o que fazer. Ela não gosta nem de entrar na escola. Já tentei matricula na APAE mas tem lista de espera. Tentei escola especial e não tem vaga. Madei solicitação de reabertura do processo dela no Estado desde de fevereiro e nada ainda. Ela passa no CAPS do municipio desde 2012, hoje está com 11 anos. Como podemos ajudar nossos filhos nos casos graves...Me dê uma luz. Você poderia fazer um vídeo sobre segurança e agressividade e conduta nestes casos. Obrigada.Viviane . Guarulhos-SP

    • @lunaaba
      @lunaaba  6 років тому

      Oi Viviane, fiz um vídeo sobre agressividade (ua-cam.com/video/1rAfYEFAIdU/v-deo.html), no entanto, ele é genérico. Infelizmente isto é porque o autismo é uma condição altamente individual e não é possível oferecer nenhum conselho seguro do que fazer. Só o que posso dizer é oferecer uma direção técnica, é preciso fazer uma Análise Funcional do comportamento e fazer um procedimento, que provavelmente é um Reforço Diferencial de Outras Respostas ou de Resposta Incompatível.
      Quanto à situação das escolas, veja uma escola especial particular e entre na justiça para o governo pagar (fundamente na Ação Civil Pública de 2005), o judiciário tem dado ganho de causa nesses casos.

    • @SamuelNusmam
      @SamuelNusmam 4 роки тому

      Olá, gostaria de conhecer mais de sua experiencia com sua filha.
      Estou desenvolvendo um trabalho na faculdade que busca melhorar a vida do autista no âmbito escolar, tenho certeza que você pode nos ajudar muito contribuindo com seu ponto de vista, faria essa gentileza? poderíamos conversar via whatzapp.
      Forte abraço

  • @brendaoliveira9832
    @brendaoliveira9832 3 роки тому

    o que a legislação permite quais dos 3 meios??

  • @Andreza020
    @Andreza020 5 років тому +1

    Boa noite prof. Dr. Lucelmo
    Gostaria de saber como faço para conseguir, esse (não sei como falar)" tipo laudo escolar, ou avaliação curricular" pra ele, meu filho de 7anos com autismo moderado. Não tem cordenacao motora , agora que sai umas bolinhas,(que é meu orgulho😊).
    Minha maior preocupação é que sua estagiária sairá esse ano do estágio.
    Quero saber como pedir essa ajuda pra escola? E se eles podem me negar.?

    • @lunaaba
      @lunaaba  5 років тому +2

      Você deve pedir na própria escola. Caso neguem, pode ir à justiça com laudo de algum profissional que o atenda.

    • @Andreza020
      @Andreza020 5 років тому

      @@lunaaba muito obrigada, pela atenção, vou tentar ajudar meu filho.😊💙

  • @isabelaalves2848
    @isabelaalves2848 2 роки тому

    Alguem conseguiu abrir os links?

  • @danielalima6933
    @danielalima6933 4 роки тому

    Faço pedágogia e sou mediadora e eu que crio e faço todos os trabalhos pedagógicos com ele.
    Queria saber se e assim msm ?

    • @SamuelNusmam
      @SamuelNusmam 4 роки тому +2

      Olá, você é mediadora, que legal!
      Estou desenvolvendo um projeto na faculdade que buscar melhorar a vida do autista no ambito escolar, tenho certeza que você pode nos ajudar muito contribuindo com seu ponto de vista quanto ao cenário atual, faria essa gentileza? poderíamos conversar via whatzapp.
      Forte abraço.

  • @jamille235
    @jamille235 4 роки тому

    Quem são as maiores referencias na discussão da mediação escolar no âmbito nacional?

    • @lunaaba
      @lunaaba  4 роки тому +1

      Penso que a Profa. Eniceia Mendes e Vera Capellini.

  • @jjjuju3448
    @jjjuju3448 6 років тому

    Onde ficam os links?

    • @lunaaba
      @lunaaba  6 років тому

      Está na descrição do vídeo. Mas posto aqui para ficar mais prático para você:
      Alguns links fundamentais para a discussão:
      Lei do autismo: bit.ly/1l7jopc
      Decreto de regulamentação da lei do autismo que estende o direito do acompanhante especializado às crianças com outras deficiências: bit.ly/2oxpGX9
      Tese da Prof. Vera Capellini: bit.ly/2F2klRU
      Artigo sobre tipos de mediação escolar - Lucelmo Lacerda: bit.ly/2ESneFF
      Artigo sobre o acompanhante comportamental: bit.ly/2Co9fWq
      Instruções para a escola: bit.ly/2oxxwjz
      Diário de registro escolar: bit.ly/2HM7Gko
      Esquemas de Ensino Colaborativo: bit.ly/2FwITA6

  • @HendyAnnaOliveira
    @HendyAnnaOliveira 5 років тому +1

    Está falta de clareza dificulta e inviabiliza o trabalho pedagógico. Se o professor regente já está ultra sobrecarregado sem pensar no aluno especial, imagina se ele ainda ficar encarregado dessa função? Penso que a forma como está pensada a educação inclusiva no Brasil é falha e não surte efeito. Acredito que abra brecha para perder espaço com este novo governo