ahhahah! Vaaaleu demais, Marco! Já fez sua inscrição no canal? Rs! Nos ajude a divulgar o trabalho do Terra Negra e informar mais pessoas? Compartilhe os nossos vídeos, pode ser? E visite nossa plataforma lá tem todo conteúdo necessário para o ENEM, Vestibulares e Concursos públicos, inclusive com lista de exercícios. Vai lá! terranegra.online/ Tem nosso instagram também: @terranegrabrasil - tem muita coisa legal e no stories falamos sempre de atualidades!!!!! Obrigado por nos acompanhar! Forte abraço!
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores. A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.
Ótimas informações. Aprendizado garantido! Tomo proveito para desejar que Jesus, o Nome sobre todo nome (Filipenses 2) te abençoe, e que você se alimente da Palavra e Salvação Dele. Desejo compartilhado a a todos da equipe Terra Negra e aos demais amigos !
Eu que estudei bastante sobre a Confederação dos Tamoios, e sobre os costumes/crenças/relações sociais dos povos Tupis no século XVI, posso dizer que, no final das contas, a antropofagia é a mesma coisa que o canibalismo. Antropofagia foi um termo cunhado para que os europeus pudessem justificar as práticas dos índios, que nessa questão em específico, o ritual da antropofagia começava no campo de batalha. Tanto que quando André Thévet descreve as guerras indígenas, ele diz não fazer sentido algum, e olha que ele foi muito próximo dos Tamoio/Tupinambá na época da França Antártica, pois entre eles existia a ideia de vingar os seus comendo os seus assassinos. Tinha até questões mitológicas entre os próprios nativos para explicar a inimizade entre as tribos.
Passando para deixar meus parabéns! Acompanho o canal a algum tempo e não é a toa que consegui no ano passado uma premiação (02 medalhas de prata) na etapa nacional da OBG OBCT (Olimpíadas Brasileira de Geografia e Ciências da Terra) em Brasília além de ouro na estadual com conhecimentos aprendidos aqui. Valeu ✌
Muito bom! Relato muito bom também sobre índios em condições bem naturais e primitivas está na Carta de Caminha. Representa muito bem a natureza humana antes das perturbações da civilização.
Valeu, Gomes!! Já fez sua inscrição no canal? Rs! Por favoooor, nos ajude a divulgar o canal do Terra Negra e informar mais pessoas? Indique para um amigo!!! Você já visitou nossa plataforma de videoaulas? Lá tem todo conteúdo necessário para o ENEM, Vestibulares e Concursos públicos, inclusive com lista de exercícios. Vai lá! terranegra.online/ Instagram também: @terranegrabrasil - tem muita coisa legal e no stories falamos sempre de atualidades!!!!! Obrigado por nos acompanhar! Forte abraço!
No breve ensaio de Manuela Carneiro intitulado "Imagens de Índios do Brasil: Século XVI" ela afirma que H.Staden escreve (retirado dos escritos de Staden): "(...) Mas os Tupinambás, se comem aos inimigos, 'fazem isto, não para matar a fome, mas por hostilidade, por grande ódio' (H.Staden: 176)
Valeu, Karina! Já fez sua inscrição no canal? Rs! Nos ajude a divulgar o trabalho do Terra Negra e informar mais pessoas? Compartilhe os nossos vídeos, pode ser? E visite nossa plataforma lá tem todo conteúdo necessário para o ENEM, Vestibulares e Concursos públicos, inclusive com lista de exercícios. Vai lá! terranegra.online/ Tem nosso instagram também: @terranegrabrasil - tem muita coisa legal e no stories falamos sempre de atualidades!!!!! Obrigado por nos acompanhar! Forte abraço!
Ótimo vídeo, parabéns. Pelo que entendi em meus estudos ele não foi morto, porque ganhou status de respeito religioso depois que "pedindo ao seu Tupã", conseguiu livrar a tribo Mambucaba de uma doença que matou alguns e ameaçava o chefe. Os livrou de um naufrágio na tempestade quando estavam nas canoas e novamente, mediante pedido dos tupinambás, Hans Staden "pediu a seu Tupã" e os salvou, além de representar esse status quando foi dado de presente a Abati-Poçanga, que o tinha como um filho. Li um livro épico e conheci uma história de fé católica cristã do século 16 que salvou a vida de um náufrago, que escreveu o que viveu e nos deu a chance de conhecer algo tão interessante sobre os povos originários sul americanos.
No canal Buenas Ideias disse que parece que o Hans teria dito ter algum poder mistico e coincidiu de parar de chover no momento que ele precisou. Só discordo em relação a ideia do "filtro do colonizador que não vai conseguir compreender a grandiosidade e a magnitude das tradições indígenas", não tem grandiosidade nenhuma em devorar outro ser humano, não importa a circunstância.
Na verdade tem sim, e so ver o contesto da epoca não era qualquer um que iria ser devorado, mas, os tupis começaram a devorar os europeus por seus conhecimentos e grandes coisas que "eles" conseguiram fazer mas os europeus não tinham a etica então certos pajes ja avisavam que comee a carne deles era ruim.
Oi. Então, eu faço antropologia na UFPEL e a professora disse que ele não foi comido por que acharam que o Deus de Hans Staden era forte. Agora estou em dúvida qual versão é a verdadeira.
Olá Gabrielle tudo bem? Pois é, essa é uma questão que intriga os pesquisadores até os dias de hoje. Durante muito tempo, a teoria aceita é que os indígenas consideraram Hans Staden uma espécie de deus, ou um enviando de um deus, e por isso ele não foi comido. Entretanto, essas ideias são hoje discutidas pois elas partem da própria narrativa e das imagens feitas por Staden. Pois bem, na tentativa de promover a descolonização da leitura sobre as tradições indígenas os pesquisadores passaram a avaliar o ritual da antropofagia e o caso de Hans Staden a partir do olhar dos indígenas. Daí surgiu a ideia de que os indígenas podem ter desprezado o viajante devido aos seus atributos físicos e mentais, uma vez que esse era o critério utilizado para a antropofagia, que é repleta de significados simbólicos em torno na virtude da força e da coragem. Portanto, a questão não é a versão verdadeira, pois talvez nunca teremos uma resposta objetiva, mas a possibilidade de construção de significados para a situação que não contemplam apenas o olhar europeu sobre as populações nativas. Dessa forma, você pode apresentar as duas versões desde que contemplada a questão do referencial, ou seja, a visão utilizada para avaliar o acontecimento. Espero ter contribuído 😉 continue acompanhando o canal e não deixe de compartilhar suas dúvidas e sugestões. Abraços.
Leia o relato dele. Parece uma artimanha dele, porém o próprio Hans creditava sua sobrevivência ao Deus cristão depois de meses de medo de ser devorado. Sempre que a lua ficava com aspecto assustador ele dizia que era por causa do Deus dele. Quando alguém adoecia ou se curava ele dizia que era o Deus dele. Os índios depois de certo ponto passaram a mandar ele "curar" ou "abençoar" doentes. Inclusive o Hans usa isso contra uma Francês também. Ele diz algo como: "você viu que apesar de você ter me traído eu sobrevivi, nosso Deus está me protegendo, se você for realmente cristão me ajude a fugir". Não só os indígenas, mas os próprios europeus eram muito supersticiosos e religiosos, viviam em muito onde pouca coisa era certa e estavam muito a mercê do acaso.
Ele não queria escravizar indios, os índios pegaram ele logo depois que ele saiu do forte que os portugueses colocaram ele para ser segurança. Os índios alegaram que ele era português e inimigo pois lutava contra eles
Que grandiosidade tem em antropofagia?? Mano os índios não tinham escrita, na Europa já existia arte, idiomas e medicina os índios brasileiros não possuíam ciência alguma
Pior que nem tanto assim, cara. No méxico, os astecas ficaram horrorizados quando os espanhóis, que faziam as missas católicas, disseram que comiam o corpo (óstia) e o sangue (vinho) de seu Deus (Jesus também pode ser considerado como Deus), para fazer a comunhão com o divino.
Eles entendiam que, os sacrifícios deveriam ser feitos com os humanos para Deus (que seria o Sol, por analogia), e não oposto. Na cabeça deles isso era abominável!
Caro Vinícius o processo de descolonização do pensamento é um processo lento e complexo. Continuamos na luta tentando abrir caminhos, acertando e erramos mas sempre tentando construir uma reflexão positiva. Obrigada por acompanhar o Terra Negra!
@@barbaramachado6018 sim.. não foi uma crítica, é a constatação sobre a ciência geográfica. Sou geógrafo e professor.. a ciência ainda está por descolonizar, e a geografia também. Sou adepto também da visão do terra Negra.
Vinícius obrigada, mais uma vez, pela colaboração na discussão. Gostamos muito de receber o feedback de colegas de trabalho, esse é um espaço de compartilhamento e diálogo. Nós professores precisamos conversar mais sobre nossos desafios , como a descolonização do pensamento, em sala de aula. Estamos juntos👊
Sim, o livro é cheio de preconceitos até antagônicos. Staden menosprezava os povos originários brasileiros ao mesmo tempo que rezava a Jesus, que é promotor da humildade, da bondade e da aceitação. Há a possibilidade de que o escritor do relato de Staden é quem tenha dado o viés católico radical caucasiano fascista para a obra.
hahahahahahah! Vaaaaleu, Leo! TMJ! Já fez sua inscrição no canal? Rs! Por favoooor, nos ajude a divulgar o canal do Terra Negra e informar mais pessoas? Indique para um amigo!!! Você já visitou nossa plataforma de videoaulas? Lá tem todo conteúdo necessário para o ENEM, Vestibulares e Concursos públicos, inclusive com lista de exercícios. Vai lá! terranegra.online/
Excelente...
Buenas Ideias e Terra Negra. Os melhores canais do UA-cam.
ahhahah! Vaaaleu demais, Marco! Já fez sua inscrição no canal? Rs! Nos ajude a divulgar o trabalho do Terra Negra e informar mais pessoas? Compartilhe os nossos vídeos, pode ser? E visite nossa plataforma lá tem todo conteúdo necessário para o ENEM, Vestibulares e Concursos públicos, inclusive com lista de exercícios. Vai lá! terranegra.online/ Tem nosso instagram também: @terranegrabrasil - tem muita coisa legal e no stories falamos sempre de atualidades!!!!! Obrigado por nos acompanhar! Forte abraço!
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores.
A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.
Ótimas informações. Aprendizado garantido! Tomo proveito para desejar que Jesus, o Nome sobre todo nome (Filipenses 2) te abençoe, e que você se alimente da Palavra e Salvação Dele. Desejo compartilhado a a todos da equipe Terra Negra e aos demais amigos !
Adorei o livro e seu vídeo
Parabéns
Eu que estudei bastante sobre a Confederação dos Tamoios, e sobre os costumes/crenças/relações sociais dos povos Tupis no século XVI, posso dizer que, no final das contas, a antropofagia é a mesma coisa que o canibalismo. Antropofagia foi um termo cunhado para que os europeus pudessem justificar as práticas dos índios, que nessa questão em específico, o ritual da antropofagia começava no campo de batalha. Tanto que quando André Thévet descreve as guerras indígenas, ele diz não fazer sentido algum, e olha que ele foi muito próximo dos Tamoio/Tupinambá na época da França Antártica, pois entre eles existia a ideia de vingar os seus comendo os seus assassinos. Tinha até questões mitológicas entre os próprios nativos para explicar a inimizade entre as tribos.
Sua aula e muito boa parabens da para aprender mt.
Passando para deixar meus parabéns! Acompanho o canal a algum tempo e não é a toa que consegui no ano passado uma premiação (02 medalhas de prata) na etapa nacional da OBG OBCT (Olimpíadas Brasileira de Geografia e Ciências da Terra) em Brasília além de ouro na estadual com conhecimentos aprendidos aqui. Valeu ✌
Erick, que honra receber a tua mensagem! Muito obrigado... Parabéns pelas conquistas, e esperamos poder ajudar sempre... Grande abraço meu caro!
Tem algum Instagram ou WhatsApp que podemos entrar em contato contigo?
Muito bom! Relato muito bom também sobre índios em condições bem naturais e primitivas está na Carta de Caminha. Representa muito bem a natureza humana antes das perturbações da civilização.
Muitas incoerências
Oxe kkk em que parte? Ela contou a história escrita, não tirou da cabeça. Já que você sabe tudo, conta pra nós aí....
@@ojuremo uma das incoerências por exemplo é que ele naufragou em Itanhaém na verdade e não em bertioga
Dizer que o Hans Staden tinha uma visão colonizadora é besteira. Se vocês enaltecem tanto a cultura indígena comecem a fazer antropofagias também.
lgl vim aq só pra ganhar ponto na aula on-line msm kkkkkkkkk
Akakakakakakakaka
AKSKSKSKSKSK anão man
Assistam os vídeos do canal Buenas Ideias sobre isso: O Gostoso Hans Staden e O Banquete Antropofágico
Muito bom 👏🏻
Valeu, Gomes!! Já fez sua inscrição no canal? Rs! Por favoooor, nos ajude a divulgar o canal do Terra Negra e informar mais pessoas? Indique para um amigo!!!
Você já visitou nossa plataforma de videoaulas? Lá tem todo conteúdo necessário para o ENEM, Vestibulares e Concursos públicos, inclusive com lista de exercícios. Vai lá! terranegra.online/
Instagram também: @terranegrabrasil - tem muita coisa legal e no stories falamos sempre de atualidades!!!!! Obrigado por nos acompanhar! Forte abraço!
No breve ensaio de Manuela Carneiro intitulado "Imagens de Índios do Brasil: Século XVI" ela afirma que H.Staden escreve (retirado dos escritos de Staden): "(...) Mas os Tupinambás, se comem aos inimigos, 'fazem isto, não para matar a fome, mas por hostilidade, por grande ódio' (H.Staden: 176)
Gente, que explicação sensacional.
Valeu, Karina! Já fez sua inscrição no canal? Rs! Nos ajude a divulgar o trabalho do Terra Negra e informar mais pessoas? Compartilhe os nossos vídeos, pode ser? E visite nossa plataforma lá tem todo conteúdo necessário para o ENEM, Vestibulares e Concursos públicos, inclusive com lista de exercícios. Vai lá! terranegra.online/ Tem nosso instagram também: @terranegrabrasil - tem muita coisa legal e no stories falamos sempre de atualidades!!!!! Obrigado por nos acompanhar! Forte abraço!
Horrível, temerosa, péssima, me faltam adjetivos pro quão ruim e raso foi essa aula!
Recomendo o canal "caçadores de horizontes" ele faz uma trip por todos os fortes da região, mil vezes melhor do que essa pseudo-aula
Ótimo vídeo, parabéns. Pelo que entendi em meus estudos ele não foi morto, porque ganhou status de respeito religioso depois que "pedindo ao seu Tupã", conseguiu livrar a tribo Mambucaba de uma doença que matou alguns e ameaçava o chefe. Os livrou de um naufrágio na tempestade quando estavam nas canoas e novamente, mediante pedido dos tupinambás, Hans Staden "pediu a seu Tupã" e os salvou, além de representar esse status quando foi dado de presente a Abati-Poçanga, que o tinha como um filho. Li um livro épico e conheci uma história de fé católica cristã do século 16 que salvou a vida de um náufrago, que escreveu o que viveu e nos deu a chance de conhecer algo tão interessante sobre os povos originários sul americanos.
No canal Buenas Ideias disse que parece que o Hans teria dito ter algum poder mistico e coincidiu de parar de chover no momento que ele precisou.
Só discordo em relação a ideia do "filtro do colonizador que não vai conseguir compreender a grandiosidade e a magnitude das tradições indígenas", não tem grandiosidade nenhuma em devorar outro ser humano, não importa a circunstância.
Na verdade tem sim, e so ver o contesto da epoca não era qualquer um que iria ser devorado, mas, os tupis começaram a devorar os europeus por seus conhecimentos e grandes coisas que "eles" conseguiram fazer mas os europeus não tinham a etica então certos pajes ja avisavam que comee a carne deles era ruim.
😭✊ tadinho do moço
Kkkkkkkkkkkkkk
Amo a História dele eu estou no 6 Período do Curso de História.
hans staden naufragou em itanhaem e foi " nadando ate bertioga" que falta de responsabilidade quer falar de modo simples descolado mas tenha coerencia
Observei está falha também ... desencontro
Oi. Então, eu faço antropologia na UFPEL e a professora disse que ele não foi comido por que acharam que o Deus de Hans Staden era forte. Agora estou em dúvida qual versão é a verdadeira.
Olá Gabrielle tudo bem? Pois é, essa é uma questão que intriga os pesquisadores até os dias de hoje. Durante muito tempo, a teoria aceita é que os indígenas consideraram Hans Staden uma espécie de deus, ou um enviando de um deus, e por isso ele não foi comido. Entretanto, essas ideias são hoje discutidas pois elas partem da própria narrativa e das imagens feitas por Staden. Pois bem, na tentativa de promover a descolonização da leitura sobre as tradições indígenas os pesquisadores passaram a avaliar o ritual da antropofagia e o caso de Hans Staden a partir do olhar dos indígenas. Daí surgiu a ideia de que os indígenas podem ter desprezado o viajante devido aos seus atributos físicos e mentais, uma vez que esse era o critério utilizado para a antropofagia, que é repleta de significados simbólicos em torno na virtude da força e da coragem. Portanto, a questão não é a versão verdadeira, pois talvez nunca teremos uma resposta objetiva, mas a possibilidade de construção de significados para a situação que não contemplam apenas o olhar europeu sobre as populações nativas. Dessa forma, você pode apresentar as duas versões desde que contemplada a questão do referencial, ou seja, a visão utilizada para avaliar o acontecimento. Espero ter contribuído 😉 continue acompanhando o canal e não deixe de compartilhar suas dúvidas e sugestões. Abraços.
Na real os índios faziam escambo com os franceses, daí a necessidade de alguém conhecer das armas, coisa que o Hans sabia!
Possivelmente, as duas razões coexistem.
Leia o relato dele. Parece uma artimanha dele, porém o próprio Hans creditava sua sobrevivência ao Deus cristão depois de meses de medo de ser devorado. Sempre que a lua ficava com aspecto assustador ele dizia que era por causa do Deus dele. Quando alguém adoecia ou se curava ele dizia que era o Deus dele. Os índios depois de certo ponto passaram a mandar ele "curar" ou "abençoar" doentes. Inclusive o Hans usa isso contra uma Francês também. Ele diz algo como: "você viu que apesar de você ter me traído eu sobrevivi, nosso Deus está me protegendo, se você for realmente cristão me ajude a fugir". Não só os indígenas, mas os próprios europeus eram muito supersticiosos e religiosos, viviam em muito onde pouca coisa era certa e estavam muito a mercê do acaso.
Se já tinha os povos originários abtando essa terra não era um paraíso deserto
Militantes contando histórias pra boi dormir.
Kur
Ele não queria escravizar indios, os índios pegaram ele logo depois que ele saiu do forte que os portugueses colocaram ele para ser segurança. Os índios alegaram que ele era português e inimigo pois lutava contra eles
Parei quando ela diz 'indio'. Indígena é o correto.
A menina nem sabe ler! Tivesse lido o livro do Hans Staden! não falaria tanta asneira. Parei de assistir essa droga
Não leu nem a capa pelo jeito
Antropofagia não era Canibalismo?? kkkkk
Não, são diferentes :)
@@ayap.7361Canibalismo: Ato de consumir um indivíduo de uma mesma espécie.
Sim antropofágia É um ritual canibal.👍:)
Ele naufragou numa expedição espanhola, né.
Sim, ele estava indo com mercenários fazer negócios na região platina em um navio espanhol.
Que grandiosidade tem em antropofagia?? Mano os índios não tinham escrita, na Europa já existia arte, idiomas e medicina os índios brasileiros não possuíam ciência alguma
Havia o ritual, mas os tupis eram todos canibais. Querer comparar esta barbaridade com a comunhão dos católicos é uma bobagem sem tamanho.
Pior que nem tanto assim, cara. No méxico, os astecas ficaram horrorizados quando os espanhóis, que faziam as missas católicas, disseram que comiam o corpo (óstia) e o sangue (vinho) de seu Deus (Jesus também pode ser considerado como Deus), para fazer a comunhão com o divino.
Eles entendiam que, os sacrifícios deveriam ser feitos com os humanos para Deus (que seria o Sol, por analogia), e não oposto. Na cabeça deles isso era abominável!
Hospitalidade tupinambá....kkk
Deram a melhor comida pro cara, deixaram ele comer todas as índias que queria e depois nem comeram ele.
Terra Negra no embate e combate. Mas ainda é segundo a visão narrada pelo europeu.
Caro Vinícius o processo de descolonização do pensamento é um processo lento e complexo. Continuamos na luta tentando abrir caminhos, acertando e erramos mas sempre tentando construir uma reflexão positiva. Obrigada por acompanhar o Terra Negra!
@@barbaramachado6018 Você e o Canal Terra Negra são demais!! parabéns pelo excelente conteúdo! =D
@@barbaramachado6018 sim.. não foi uma crítica, é a constatação sobre a ciência geográfica. Sou geógrafo e professor.. a ciência ainda está por descolonizar, e a geografia também. Sou adepto também da visão do terra Negra.
Vinícius obrigada, mais uma vez, pela colaboração na discussão. Gostamos muito de receber o feedback de colegas de trabalho, esse é um espaço de compartilhamento e diálogo. Nós professores precisamos conversar mais sobre nossos desafios , como a descolonização do pensamento, em sala de aula. Estamos juntos👊
@@barbaramachado6018 geografia sempre!!! Por uma geografia latino americana..
Estava gostando muito, mas aí chegou a conversa de viés colonizador, preconceituoso, e estragou o final do informativo.
Péssimo esse vídeo amigo, procure pelo "caçadores de horizontes" ele fez uma trip por todos os fortes da região e fala um pouco sobre o Hans
Informações erradas demais...
Sim, o livro é cheio de preconceitos até antagônicos. Staden menosprezava os povos originários brasileiros ao mesmo tempo que rezava a Jesus, que é promotor da humildade, da bondade e da aceitação.
Há a possibilidade de que o escritor do relato de Staden é quem tenha dado o viés católico radical caucasiano fascista para a obra.
@Be Jott4 fascismo no sentido de suposta superioridade de raça. Cabe ao vocábulo.
@@karinazsh nunca vi tanta merda em uma única frase.
Kkkk. Ela se confundiu, deve estar falando de outro livro.
@@karinazshFacismo nem se quer existia naquela época irmão tá falando merda.
ÍNDIO? Não se usa mais esse termo simplista, generalista, confuso e preconceituoso. Bora colaborar pra não espalhar termos errados, né.
Se be que se passassem a comer os presos ajudaria em cortar despesas duplamente!!!
Não Gostei!!! AMEI!
hahahahahahah! Vaaaaleu, Leo! TMJ! Já fez sua inscrição no canal? Rs! Por favoooor, nos ajude a divulgar o canal do Terra Negra e informar mais pessoas? Indique para um amigo!!! Você já visitou nossa plataforma de videoaulas? Lá tem todo conteúdo necessário para o ENEM, Vestibulares e Concursos públicos, inclusive com lista de exercícios. Vai lá! terranegra.online/