CURITIBA - Dias 26 e 27 de abril você confere o espetáculo Não Vai Cair no ENEM - uma peça, no teatro Fernanda Montenegro. Garanta seu ingresso em bit.ly/NVCNE26 e bit.ly/NVCNE27
Livros indicados neste programa: Duas Viagens ao Brasil - Hans Staden - amzn.to/2IHGlUm Portinari Devora Hans Staden - Hans Staden e Cândido Portinari amzn.to/2DAliz0 As Aventuras de Hans Staden - Monteiro Lobato amzn.to/2XKWwnv Brasil, Uma história - Eduardo Bueno amzn.to/2XAjeOM
@@BuenasIdeias Peninha, faz um episódio sobre os HÁBITOS HIGIÊNICOS de antigamente... Como que o pessoal lá em 1500 cuidava dos dentes, limpava a bunda, cortava as unhas, quantos banhos se tomavam, como faziam sem desodorante e sem absorvente ???? Como eram os hábitos alimentares ?? Faz um paralelo com os hábitos higiênicos dos índios(que tbm são bem desconhecidos pelo povão)
Se todo brasileiro tivesse um centésimo do seu entusiasmo sobre nossa história, com certeza nosso país seria um lugar bem melhor para se viver ! Parabéns Eduardo Bueno pelo ofício de contar histórias maravilhosas de nossa pátria !
Contar histórias , mas não pesquisas aprofundadas , pois o filme que tem nele é interessante demais. Eu até usei o filme por esses dias numa aula da Universidade pra tentar abordar brevemente . Os Ameríndios Brasileiros eles tinham costumes diferentes dos europeus e que explicam que eram costumes de antepassados .
Sim, é verdade, com o advento do buenas ideias, eu nunca 5uve interesse em histórias do Brasil colônia até conhecer esse canal, pense em um conteúdo que era chato na escola.
Todo brasileiro deveria e merecia conhecer a história do Brasil desse jeito. Com certeza teríamos pessoas mais conscientes, mais críticas, menos ingênuas - e o Brasil seria um país bem melhor pois não cometeria os mesmos erros de sempre.
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores. A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.
Grande Eduardo te saúdo meu caro, impressionante como não temos acesso a esta riqueza imensa dos povos nativos brasileiros, deveríamos aprender na pré escola, deveríamos saudar nossa história pré portuguesa e quem sabe assim assumir nossa identidade como índios e negros que somos. Uma dica: faz uma parceria de afiliado com alguma livraria online e coloca o link aqui, o canal fatura um cascalho e fica mais fácil pra quem quer adquirir. Grande abraço
Quando vc finalmente estará no Netflix?! É muito refinamento, vc merece uma série Chef's Table: infinitos episódios com Eduardo Bueno | Para degustar lentamente. Doçura em tempos de grossura.
Minhas filhas e netas não conhecem os Guaranis muito menos os Tupinambas. Mais eu atravessei o canal de Bertioga a remo , e subi a serra apé, até Mogi da Cruzes por um caminho feito pelos indígenas que os ingleses represaram uma queda de água para fazer uma usina hidrelétrica para iluminar o Porto de Santos. Usina essa chamada de Itatinga "PEDRA BRANCA" . Onde Hans Staden conta a sua historia!
Depois desse vídeo, comprei o livro do Hans Staden e adorei, obrigado pela dica. No final do livro, onde fala sobre as comidas dos índios, pela descrição, deu pra identificar várias comidas que tem ainda no Brasil hoje, como polvilho doce, polvilho azedo, farinha de mandioca, farinha d'água, beiju, farinha de piracui (comum no Pará, Amazonas, etc).
Fiquei viciado no Buenas Ideias. Nós brasileiros temos uma história riquíssima, interessantísima e acima de tudo.. legal! Uma pena que a nossa história não seja repassada com esses detalhes nas escolas. Parabéns Eduardo Bueno... você está ajudando de verdade a cultura do brasileiro.
Depois de pegar autógrafo no livro, bora ver mais um excelente episódio do Não vai cair no enem. Peninha além de mandar muito bem nas explicações, é também um sujeito muito gente fina.
Livro maravilhoso e difícil de parar de ler. Um épico. Diria até evangélico de testemunho da providência divina mediante provação, que era o que ele acreditava estar passando.
Apenas uma ressalva: No minuto 06:16 o termo correto seria "FLAMENGO", um dialeto da língua Neerlandesa falado atualmente na Bélgica e não "Flamenco" que designa a arta da cultura cigana e mourisca no sul da Espanha.
Vlaams (Flamengo) não é apenas um dialeto, mas é uma versão mais antiga da língua holandesa ... semelhante à língua holandesa falada no Suriname (antiga colônia holandesa). Somente sul-africano (zuid afrikaans) é holandês muito antigo. Eu gostaria de ver Eduardo falando sobre o príncipe Maurits ... chamado na Holanda, de Braziliaanse prins (o principe brasileiro)
Moro em Bertioga, é sempre que estou passando proximo ao forte São João fico imaginando tudo que aconteceu por ali, principalmente sobre a vida de Hans Staden. A esse forte de Bertioga é o primeiro do Brasil, o dia que vc estiver sem inspiração para fazer um novo vídeo fica a sugestão, além do Hans Satden, Anchieta passou por aqui e Estácio de Sá saiu daqui para atacar os fanceses no Rio de Janeiro. Aproveita e passa o final de semana na praia...
(Desculpe a falta de acentos) Eduardo, sempre fui muito interessado em historia, mas sem perceber sempre acabei por ser um tanto eurocentrista nos meus interesses, negligenciando o Brasil e a America do Sul em geral. Seus videos avivaram minha curiosidade na historia do nosso pais, e me abriram os olhos para toda a riqueza que temos no nosso passado. Muito obrigado pelo seu trabalho, e espero que tenha MUITO mais sucesso e visibilidade.
Haha.. idem. Época de colégio não gostava muito, depois fui descobrindo. Agora, um entusiasta. Culpa do Eduardo Bueno, que eu o vi pela primeira vez no Redação SporTV.
Eduardo Bueno acompanho seu canal já faz algum tempo e queria fazer uma sugestão de vídeo pois há uma semana atrás estava lendo uma reportagem onde aqui no Espírito Santo um cidadão achou uma espada no fundo do rio Cricaré e um historiador disse que essa espada e do século 16 e a mesma foi usada na batalha do Cricaré onde colonizadores portugueses entraram em conflito com os índios tupiniquim desde já ficaria agradecido se trouxesse um episódio contando mais detalhes desta batalha e queria dizer que admiro muito seu trabalho aqui no UA-cam.
Tenho três livros escritos pelo Eduardo Bueno,que ganhei de presente do professor,doutor Samuel Giordano. Sou também inscrito nesse canal e gostaria muito que fosse feito um vídeo sobre a fundação da minha cidade natal garanhuns,Pernambuco. E apresento um bom argumento pra isso. As terras que deram origem a Garanhuns,foram doadas por Simôa Gomes,neta de Domingos Jorge Velho,o carrasco que esteve a frente da destruição do Quilombo dos Palmares. Garanhuns,uma cidade muito bonita,onde nasci e tenho orgulho disso,porém sua história está ligada de certa forma,ao terrível e triste episódio de Palmares.
Adorei o paralelo entre Robson Crusoé e o livro do Hans Staden, que comprova ser a realidade muito maior e mais surpreendente do que qualquer imaginação.
Depois do seu último episódio li o livro do Hans Staden... incrível, a riqueza de detalhes... deu até vontade de provar algumas das iguarias lá descritas... calma... estou me referindo a farinhas de peixe e mandioca rsrs Agora falando sério, queria livros de estudos sobre o brasil pré chegada dos portugueses... não só sobre os índios que chegaram a ter contato, mas queria saber quem foram os povos que desenhavam nas nossas cavernas das chapadas e outras regiões. Porque esses registros parecem esteticamente diferente daqueles feitos pelos índios
Parabéns pelo seu trabalho! Enquanto Antropólogo, fui indicado a ler Staden, pois ele representa o primeiro registro das viagens exploratórias no Brasil. O banquete se torna menor quando os encolhedores de cabeças ainda se fizeram presentes em nossos dias. Siga firme, assim lúdico e instrutivo!
Tenho uma cópia original desse livro, em latim, uma jóia. As gravuras onde aparecem partes íntimas foram censuradas com tinta preta em algum lugar no passado
Parabéns Eduardo Bueno. A série está demais, excelente. Um "banquete" para aqueles que têm algum interesse sobre algo que realmente interessa, que é a nossa história claro. Parabéns e um grande abraço.
Eu tentei ver o filme "Como era gostoso o meu Francês" , mas o filme de 1999 Hans Staden é muito interessante e acredito que muito fiel aos relatos do livro desse período de 9 meses que ele passou entre os índios.
Desde o episódio anterior sobre o Hans Staden, já estou morrendo de vontade de ler esse livro... ou ambos... (incluindo o do Peninha)... Vou fazer força para estar no lançamento do livro do Eduardo Bueno no Shopping Palladium...
AMEEEEEEEEI o coro do "Choros n⁰ 10 - Rasga o Coração", do Villa-Lobos. AMO essa obra de paixão. Essa é a versão regida pelo John Neschling, pela Osesp e o Coro da Osesp?! Até hoje a melhor interpretação que já ouvi. LINDO! Valorizar o Brasil e a produção de artistas brasileiros é TUDO PRA MIM! ❤
Eu conheci essa história quando criança a partir do livro do Monteiro Lobato e tenho essa edição que o Peninha mostrou nos dois vídeos. Tem que ser matéria na escola!
Langsdorff, Ricardo Franco de Almeida Serra, Von Martins e Spix, Roosevelt e Rondon, Levi Strauss... desejo muito fôlego e dinheiro pro canal continuar a contribuir com a cultura científica e identificação cultural do país! Buenas ideias y buena onda
De fato as ilustrações de Theodor de Bry são surpreendentes, apesar de que os ÍNDIOS (nativos americanos) não parecrerem em nada etnicamente com de fato são, no entanto como vc avia falado Eduardo Boeno é bem detalhado os depoimentos de Estathen.
Livro fantastico li o livro original de Hans Staden que está na biblioteca nacional RJ,obras raras. Uma boa pedida seria falar sobre os "Capoeiras" que mandavam no Rio de Janeiro nos séc XVIII e XIX. A várias pintores historicos que imortalizaram os Capoeiras no Rio no séc XIX,como Debret,Rugendas,e outros.
Tenho um Facsímile deste livro que comprei na Alemanha a alguns anos, onde até o papel do original é minunciosamente reconstruido... Uma edicao comemorativa da Editora VERLAG THIELE & SCHWARZ de Kassel, de 1978...
Tinha acabado de comprar o Livro depois de ler Capitães do Brasil. Daí saiu o episódio do Hans Staden e agora esse. Vou recomeçar a leitura porque o contexto muda depois de todos esses detalhes.
Sensacional Peninha! Permita-me fazer uma correção: Albert Löfgren era sueco e dá seu nome ao Parque Estadual Alberto Löfgren na zona norte de São Paulo, mais conhecido como "Horto Florestal", lá tem um espaço dedicado à memória dele...gde abraço!
Realmente um livro inesquecível q prende nossa atenção em cada momento e a gente termina rapidinho. Sempre que como "mingau" me lembro do significado original desta palavra revelado por Hans Staden quando esteve com os tupinambás, é muito bom saber a origem de muitos termos q usamos e desconhecemos, o léxico tupi utilizado no nosso dia-a-dia é incrível, diariamente utilizamos palavras do idioma geral (tupi) e nem nos damos conta.
Peninha, faz um episódio sobre a história do IPHAN e sobre a contribuição do Mário de Andrade para a gênese do instituto, que à época era o SPHAN, se não me engano.
Valeu peninha, logo depois do episódio de semana passada já comecei a ler o livro do Hans Staden e já terminei, é o tipo de livro que se "devora" rápido, brincadeiras a parte,gostei muito do livro, o seu canal junto com seus livros me fizeram ficar fissurado pela história dos Índios brasileiros dos quais aprendemos tão pouco
Como este livro pôde representar tanto, em valor e importância histórica. E atualmente, temos como leitura mais popular aquele embuste, do "Gia politicamente incorreto da história do Brasil". Progredimos na divulgação editorial e na ignorância. Mas felizmente, há o conjunto de obras do Eduardo Bueno, que devem ser sim, leitura obrigatória.
Mesmo fazendo História eu gosto do humor do canal , porém não sei se futuramente usaria ele como referência para alunos , pois eu só acompanho porque é divertido 😂
Bueno, você já leu/conhece o livro "Notícias da Bahia de 1850"? É muito bom. Pierre Verger mostra o olhar dos estrangeiros que passaram aqui pela Bahia no século XIX, baseado em cartas que eles escreveram. É uma ótima leitura.
Comprei o livro semana passada, já estou na metade e estou gostando muito! Uma leitura simples porém de conteúdo fantástico em que você lê e sabe que de fato aquilo aconteceu. Super indicado!
Eu ainda não tinha visto, fui protelando e hoje eu vi os três videos seguidos: do banquete, sobre o Hans Staden e sobre o livro dele. Com certeza vou comprar esse livro do Hans Staden e este do Eduardo Bueno dos textos.. opa! até eu tô falando do livro. E mais, as músicas usadas nas trilhas sonoras dos episódios são demais! Que outro lugar eu veria Kworo Kango e German Tunes sendo usadas para falar do mesmo personagem histórico? Esse canal me surpreende a cada vídeo. Sempre gostei de História e estou gostando ainda mais. Estou maravilhado!
CURITIBA - Dias 26 e 27 de abril você confere o espetáculo Não Vai Cair no ENEM - uma peça, no teatro Fernanda Montenegro.
Garanta seu ingresso em bit.ly/NVCNE26 e bit.ly/NVCNE27
Livros indicados neste programa:
Duas Viagens ao Brasil - Hans Staden - amzn.to/2IHGlUm
Portinari Devora Hans Staden - Hans Staden e Cândido Portinari amzn.to/2DAliz0
As Aventuras de Hans Staden - Monteiro Lobato amzn.to/2XKWwnv
Brasil, Uma história - Eduardo Bueno amzn.to/2XAjeOM
Faz um vídeo sobre a origem da BOLSA DE VALORES ?
Com certeza isso nunca vai cair no ENEM e pouca gente sabe como surgiu...
@@BuenasIdeias Faz um vídeo sobre a origem da BOLSA DE VALORES ?
Com certeza isso nunca vai cair no ENEM e pouca gente sabe como surgiu...
Sou de Curitiba e queria ir, mas cem reais é muito pesado, seu capitalismo opressor dificulta as coisas.
@@BuenasIdeias Peninha, faz um episódio sobre os HÁBITOS HIGIÊNICOS de antigamente...
Como que o pessoal lá em 1500 cuidava dos dentes, limpava a bunda, cortava as unhas, quantos banhos se tomavam, como faziam sem desodorante e sem absorvente ????
Como eram os hábitos alimentares ?? Faz um paralelo com os hábitos higiênicos dos índios(que tbm são bem desconhecidos pelo povão)
Se todo brasileiro tivesse um centésimo do seu entusiasmo sobre nossa história, com certeza nosso país seria um lugar bem melhor para se viver ! Parabéns Eduardo Bueno pelo ofício de contar histórias maravilhosas de nossa pátria !
ou não, talvez estaria até pior.
Contar histórias , mas não pesquisas aprofundadas , pois o filme que tem nele é interessante demais. Eu até usei o filme por esses dias numa aula da Universidade pra tentar abordar brevemente . Os Ameríndios Brasileiros eles tinham costumes diferentes dos europeus e que explicam que eram costumes de antepassados .
Eduardo bueno, eu li esse livro do Hans e vou ler de novo...livro saborosíssimo, recomendo a qualquer brasileiro...
Sim, é verdade, com o advento do buenas ideias, eu nunca 5uve interesse em histórias do Brasil colônia até conhecer esse canal, pense em um conteúdo que era chato na escola.
Todo brasileiro deveria e merecia conhecer a história do Brasil desse jeito. Com certeza teríamos pessoas mais conscientes, mais críticas, menos ingênuas - e o Brasil seria um país bem melhor pois não cometeria os mesmos erros de sempre.
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores.
A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.
Grande Eduardo te saúdo meu caro, impressionante como não temos acesso a esta riqueza imensa dos povos nativos brasileiros, deveríamos aprender na pré escola, deveríamos saudar nossa história pré portuguesa e quem sabe assim assumir nossa identidade como índios e negros que somos.
Uma dica: faz uma parceria de afiliado com alguma livraria online e coloca o link aqui, o canal fatura um cascalho e fica mais fácil pra quem quer adquirir. Grande abraço
Quando vc finalmente estará no Netflix?! É muito refinamento, vc merece uma série Chef's Table: infinitos episódios com Eduardo Bueno | Para degustar lentamente. Doçura em tempos de grossura.
Não gourmetiza o canal não pq eu não tenho dinheiro pra pagar por outra plataforma não haha a magia do UA-cam é ser aberto
@@eunicidaconha5112 vergonha de vc! Falta de respeito.
@@miaff. ótima idéia!
@@marcospereira5160 vai dormir, seu tonto
Eu gosto pra caramba de você !
Em Novo Hamburgo/RS, há um grupo de Escoteiros chamado Hans Staden. Bela homenagem. O pessoal era incentivado a ler esta obra.
Minhas filhas e netas não conhecem os Guaranis muito menos os Tupinambas. Mais eu atravessei o canal de Bertioga a remo , e subi a serra apé, até Mogi da Cruzes por um caminho feito pelos indígenas que os ingleses represaram uma queda de água para fazer uma usina hidrelétrica para iluminar o Porto de Santos. Usina essa chamada de Itatinga "PEDRA BRANCA" . Onde Hans Staden conta a sua historia!
Depois desse vídeo, comprei o livro do Hans Staden e adorei, obrigado pela dica.
No final do livro, onde fala sobre as comidas dos índios, pela descrição, deu pra identificar várias comidas que tem ainda no Brasil hoje, como polvilho doce, polvilho azedo, farinha de mandioca, farinha d'água, beiju, farinha de piracui (comum no Pará, Amazonas, etc).
O Buenas Ideias
é um alento nessa era das trevas que o Brasil está vivendo.
Fiquei viciado no Buenas Ideias. Nós brasileiros temos uma história riquíssima, interessantísima e acima de tudo.. legal! Uma pena que a nossa história não seja repassada com esses detalhes nas escolas. Parabéns Eduardo Bueno... você está ajudando de verdade a cultura do brasileiro.
Depois de pegar autógrafo no livro, bora ver mais um excelente episódio do Não vai cair no enem. Peninha além de mandar muito bem nas explicações, é também um sujeito muito gente fina.
Moro em Marburg aqui na Alemanha e deu muita curiosidade de ler esse livro.
"No tempo em que rico lia no Brasil."
Nos dias atuais os ricos tem encabeçado a burrice que assola o Brasil.
@@EdgarGuediguian vc que acha mano! quem não gosta de ler é o povo da periferia que só sabe ouvir fank.
@@eduardorocha3687 hã????
@@eduardorocha3687 Você deve ouvir " fank" então...
@@sandramariachagas4721apesar de muito orgulho morar em uma favela aqui no rio de janeiro minha linha musical é Legião Urbana ! Kkkkk
Livro maravilhoso e difícil de parar de ler. Um épico. Diria até evangélico de testemunho da providência divina mediante provação, que era o que ele acreditava estar passando.
Apenas uma ressalva: No minuto 06:16 o termo correto seria "FLAMENGO", um dialeto da língua Neerlandesa falado atualmente na Bélgica e não "Flamenco" que designa a arta da cultura cigana e mourisca no sul da Espanha.
belíssimo comentário! Como habitante regular de al-andaluz chega a me emocionar.
também notei esse deslize. é a grande briga entre os belgas : valão e flamengo...
@@marliseoliveira8065 eu também .
Também percebi isso...
Vlaams (Flamengo) não é apenas um dialeto, mas é uma versão mais antiga da língua holandesa ... semelhante à língua holandesa falada no Suriname (antiga colônia holandesa). Somente sul-africano (zuid afrikaans) é holandês muito antigo. Eu gostaria de ver Eduardo falando sobre o príncipe Maurits ... chamado na Holanda, de Braziliaanse prins (o principe brasileiro)
Choros No. 10 for Chorus and Orchestra, "Rasga o coração"
Excelentes receitas nesse livro de culinária.
Isso a Palmirinha não mostra!
Moro em Bertioga, é sempre que estou passando proximo ao forte São João fico imaginando tudo que aconteceu por ali, principalmente sobre a vida de Hans Staden.
A esse forte de Bertioga é o primeiro do Brasil, o dia que vc estiver sem inspiração para fazer um novo vídeo fica a sugestão, além do Hans Satden, Anchieta passou por aqui e Estácio de Sá saiu daqui para atacar os fanceses no Rio de Janeiro. Aproveita e passa o final de semana na praia...
Eu tenho a versão com o titulo original mostrada. Comprei num sebo, só fui ler meses depois numa madrugada de insônia. Maravilhoso. Apenas!
(Desculpe a falta de acentos)
Eduardo, sempre fui muito interessado em historia, mas sem perceber sempre acabei por ser um tanto eurocentrista nos meus interesses, negligenciando o Brasil e a America do Sul em geral. Seus videos avivaram minha curiosidade na historia do nosso pais, e me abriram os olhos para toda a riqueza que temos no nosso passado. Muito obrigado pelo seu trabalho, e espero que tenha MUITO mais sucesso e visibilidade.
Isso ocorreu comigo também! Recém estou gostando de ler e ver filmes sobre a época colonial por influência desse Canal
Haha.. idem. Época de colégio não gostava muito, depois fui descobrindo. Agora, um entusiasta. Culpa do Eduardo Bueno, que eu o vi pela primeira vez no Redação SporTV.
Adorei ver as pinturas de mulheres lendo! Que tal um ou muitos episódios sobre Arte no Brasil? Porfa!
O livro eh excelente...não dá p parar...
Eduardo Bueno acompanho seu canal já faz algum tempo e queria fazer uma sugestão de vídeo pois há uma semana atrás estava lendo uma reportagem onde aqui no Espírito Santo um cidadão achou uma espada no fundo do rio Cricaré e um historiador disse que essa espada e do século 16 e a mesma foi usada na batalha do Cricaré onde colonizadores portugueses entraram em conflito com os índios tupiniquim desde já ficaria agradecido se trouxesse um episódio contando mais detalhes desta batalha e queria dizer que admiro muito seu trabalho aqui no UA-cam.
Eu já li. É realmente muito bom. Todos devem lê.baixei gratis .
Eu já fui obrigado a ler um livro do Peninha na escola, mas era aquele livro do descobrimento. Muito bom!
Tenho três livros escritos pelo Eduardo Bueno,que ganhei de presente do professor,doutor Samuel Giordano. Sou também inscrito nesse canal e gostaria muito que fosse feito um vídeo sobre a fundação da minha cidade natal garanhuns,Pernambuco. E apresento um bom argumento pra isso. As terras que deram origem a Garanhuns,foram doadas por Simôa Gomes,neta de Domingos Jorge Velho,o carrasco que esteve a frente da destruição do Quilombo dos Palmares. Garanhuns,uma cidade muito bonita,onde nasci e tenho orgulho disso,porém sua história está ligada de certa forma,ao terrível e triste episódio de Palmares.
Adorei o paralelo entre Robson Crusoé e o livro do Hans Staden, que comprova ser a realidade muito maior e mais surpreendente do que qualquer imaginação.
Depois do seu último episódio li o livro do Hans Staden... incrível, a riqueza de detalhes... deu até vontade de provar algumas das iguarias lá descritas... calma... estou me referindo a farinhas de peixe e mandioca rsrs
Agora falando sério, queria livros de estudos sobre o brasil pré chegada dos portugueses... não só sobre os índios que chegaram a ter contato, mas queria saber quem foram os povos que desenhavam nas nossas cavernas das chapadas e outras regiões. Porque esses registros parecem esteticamente diferente daqueles feitos pelos índios
Recomendações? A pergunta é também para os colegas que assistem aqui
Parabéns pelo seu trabalho! Enquanto Antropólogo, fui indicado a ler Staden, pois ele representa o primeiro registro das viagens exploratórias no Brasil. O banquete se torna menor quando os encolhedores de cabeças ainda se fizeram presentes em nossos dias. Siga firme, assim lúdico e instrutivo!
Monteiro Lobato
Taubateano.✌
É nois Taubaté!
Eduardo Bueno 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado Eduardo
Faz um podcast cara
Eu li!!! Semana passada! Muito legal, da pra baixar gratuitamente na Amazon. Sensacional!
Tenho uma cópia original desse livro, em latim, uma jóia. As gravuras onde aparecem partes íntimas foram censuradas com tinta preta em algum lugar no passado
Parabéns Eduardo Bueno. A série está demais, excelente. Um "banquete" para aqueles que têm algum interesse sobre algo que realmente interessa, que é a nossa história claro. Parabéns e um grande abraço.
Eu tentei ver o filme "Como era gostoso o meu Francês" , mas o filme de 1999 Hans Staden é muito interessante e acredito que muito fiel aos relatos do livro desse período de 9 meses que ele passou entre os índios.
Você é incrível Eduardo Bueno, obrigada por passar seu vasto conhecimento! Por favor nunca pare de gravar seus vídeos 😊😘❤
Bueno, faz um episódio sobre os Índios Goytacazes!
EU LI ESSE LIVRO SEMANA PASSADA E É MARAVILHOSOOO
Putz. Quanta informação!!
E como é bem conectada!!
Admiro muito, brother.
Parabéns, Eduardo. Abs
Realmente é um baita livro! Nunca vou me esquecer das descrições das cenas canibais! Baita aventura!
Desde o episódio anterior sobre o Hans Staden, já estou morrendo de vontade de ler esse livro... ou ambos... (incluindo o do Peninha)... Vou fazer força para estar no lançamento do livro do Eduardo Bueno no Shopping Palladium...
Sus vídeos, son muy excelente.!!! Hásta después. 🇧🇷 🇳🇱 🇧🇷
AMEEEEEEEEI o coro do "Choros n⁰ 10 - Rasga o Coração", do Villa-Lobos. AMO essa obra de paixão. Essa é a versão regida pelo John Neschling, pela Osesp e o Coro da Osesp?! Até hoje a melhor interpretação que já ouvi. LINDO! Valorizar o Brasil e a produção de artistas brasileiros é TUDO PRA MIM! ❤
Estou lendo Novo Mundo do Vespucio, aquele com tuas notas. É brilhante! Ótima ficção kkk
Eu também comprei no Sebo do Messias esse livro, tô esperando chegar, edição de 1984 kkkk...
Rogério vejo teu canal sempre adoro teus videos ...trabalho espetacular certamente...
Obrigado
Robério por aqui, muito bom, dois canais que adoro.
Eu conheci essa história quando criança a partir do livro do Monteiro Lobato e tenho essa edição que o Peninha mostrou nos dois vídeos. Tem que ser matéria na escola!
"No tempo que rico lia no Brasil" - Vc é fora de série!! Sou teu fãn
Incrível... Já vou comprar o livro do Eduardo Bueno, não... Pera... Hans Staden... Kkkkkkkkk (isso pega)
Já assistir as obras de Hans Stander na versão do Sítio do Pica Pau Amarelo realmente foi muito boa!!!
Langsdorff, Ricardo Franco de Almeida Serra, Von Martins e Spix, Roosevelt e Rondon, Levi Strauss... desejo muito fôlego e dinheiro pro canal continuar a contribuir com a cultura científica e identificação cultural do país! Buenas ideias y buena onda
Sensacional! Fui na biblioteca da minha mãe e achei a adaptação do Monteiro Lobato (edição de 1934). Delícia!
Assisto e aprendo muito com seus episódios , obrigado Mestre Eduardo
De fato as ilustrações de Theodor de Bry são surpreendentes, apesar de que os ÍNDIOS (nativos americanos) não parecrerem em nada etnicamente com de fato são, no entanto como vc avia falado Eduardo Boeno é bem detalhado os depoimentos de Estathen.
❤❤❤❤❤
Livro fantastico li o livro original de Hans Staden que está na biblioteca nacional RJ,obras raras.
Uma boa pedida seria falar sobre os "Capoeiras" que mandavam no Rio de Janeiro nos séc XVIII e XIX.
A várias pintores historicos que imortalizaram os Capoeiras no Rio no séc XIX,como Debret,Rugendas,e outros.
Tenho um Facsímile deste livro que comprei na Alemanha a alguns anos, onde até o papel do original é minunciosamente reconstruido... Uma edicao comemorativa da Editora VERLAG THIELE & SCHWARZ de Kassel, de 1978...
Que vídeo sensacional!!!!! Não vai cair no Enem!!!! Sensacional
Teodoro & Sampaio eu conheço, grande dupla
Fantástico.
Parabéns Bueno
acabei de comprar o livro que é ótimo. Um livro de bolso que literalmente cabe no bolso, dá para levar onde quiser. ótimo
Tinha acabado de comprar o Livro depois de ler Capitães do Brasil. Daí saiu o episódio do Hans Staden e agora esse. Vou recomeçar a leitura porque o contexto muda depois de todos esses detalhes.
tem um baita filme que conta a história do hans staden
Um canal que todo viajante devia achar gostoso!🥰😋
Sensacional Peninha! Permita-me fazer uma correção: Albert Löfgren era sueco e dá seu nome ao Parque Estadual Alberto Löfgren na zona norte de São Paulo, mais conhecido como "Horto Florestal", lá tem um espaço dedicado à memória dele...gde abraço!
Realmente um livro inesquecível q prende nossa atenção em cada momento e a gente termina rapidinho. Sempre que como "mingau" me lembro do significado original desta palavra revelado por Hans Staden quando esteve com os tupinambás, é muito bom saber a origem de muitos termos q usamos e desconhecemos, o léxico tupi utilizado no nosso dia-a-dia é incrível, diariamente utilizamos palavras do idioma geral (tupi) e nem nos damos conta.
Comprei hoje o livro duas viagens ao Brasil e amanhã ele chega!
Vi um filme sobre o Hans Staden e fiquei impressionada
Tô te esperando na Netflix.
Mano, cada episódio desse vale uma fortuna porra
Peninha, faz um episódio sobre a história do IPHAN e sobre a contribuição do Mário de Andrade para a gênese do instituto, que à época era o SPHAN, se não me engano.
Fantástico, sua voz é o máximo!👏👏👏👏
Tarcila do Amaral não participou na semana do 22!!! Meu coração rs
Estava na Europa na época, nem obra dela havia na exposição
parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado por nos apresentar
Valeu peninha, logo depois do episódio de semana passada já comecei a ler o livro do Hans Staden e já terminei, é o tipo de livro que se "devora" rápido, brincadeiras a parte,gostei muito do livro, o seu canal junto com seus livros me fizeram ficar fissurado pela história dos Índios brasileiros dos quais aprendemos tão pouco
Fantástico, esclarecedor e empolgante.
Eu li esse livro, essa mesma versão que você mostra no vídeo, e NÃO FUI OBRIGADO a ler kkkkkkk. Parabéns pela narrativa eloquente.
Já li esse livro do Hans Staden e recomendo pois é incrível. Parabéns ao canal!
Tenho o Duas viagens ao Brasil e é um dos meus livros preferidos. Obrigado pelos comentários. Só enriqueceram a leitura.
Eduardo, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Muito obrigado, eu pedi o meu exemplar desse livro maravilhoso. Fiquei encantado
Como este livro pôde representar tanto, em valor e importância histórica. E atualmente, temos como leitura mais popular aquele embuste, do "Gia politicamente incorreto da história do Brasil". Progredimos na divulgação editorial e na ignorância. Mas felizmente, há o conjunto de obras do Eduardo Bueno, que devem ser sim, leitura obrigatória.
Estou lendo Brasil terra à vista. Estou aprendendo muito sobre história. Valeu!
Aguardamos um capítulo sobre o Paulo Prado. Gratidão 🙏!
Eduardo, a Tarsila do Amaral não participou da Semana de 22, ela morava na França e só conheceu Oswald no ano seguinte.
Mesmo fazendo História eu gosto do humor do canal , porém não sei se futuramente usaria ele como referência para alunos , pois eu só acompanho porque é divertido 😂
Estou maratonando seu maravilhoso canal mestre da história
"Vossa comida chegou!" Gostei.
Bueno, você já leu/conhece o livro "Notícias da Bahia de 1850"? É muito bom. Pierre Verger mostra o olhar dos estrangeiros que passaram aqui pela Bahia no século XIX, baseado em cartas que eles escreveram. É uma ótima leitura.
Não consigo parar de pensar se as prateleiras do fundo são verdadeiras...
Comprei o livro semana passada, já estou na metade e estou gostando muito! Uma leitura simples porém de conteúdo fantástico em que você lê e sabe que de fato aquilo aconteceu.
Super indicado!
Hans foi samba enredo da Tuiuti em 2015
Esse vídeo é literalmente o prefácio que ele fez pra edição do livro da L&PM
Já li o livro. Muito bom.
incrível, saber das coisas reais
Eu ainda não tinha visto, fui protelando e hoje eu vi os três videos seguidos: do banquete, sobre o Hans Staden e sobre o livro dele. Com certeza vou comprar esse livro do Hans Staden e este do Eduardo Bueno dos textos.. opa! até eu tô falando do livro.
E mais, as músicas usadas nas trilhas sonoras dos episódios são demais! Que outro lugar eu veria Kworo Kango e German Tunes sendo usadas para falar do mesmo personagem histórico?
Esse canal me surpreende a cada vídeo. Sempre gostei de História e estou gostando ainda mais. Estou maravilhado!
Vi o filme com Stênio Garcia ,etc ,mas quero ler o livro!
Comprei seu novo livro ontem. Tive uma surpresa maravilhosa ao descobrir essa sua pegada de jornalista literário. Obrigado.
sou tão feliz por seu canal existir. obrigado.