Harry Potter Progressismo, Esoterismo e Cristianismo

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 жов 2024
  • Neste vídeo analiso a série de livros e filmes do Harry Potter. Procura fala um pouco das projeções políticas de J. K. Rowling, da acusação que a série sofre de apresentar a magia de forma ocultista e do simbolismo cristão na obra, parte dele derivado do Senhor dos Anéis.
    Conheça a Comunidade Filosofia do Zero: bit.ly/comunid...
    Instagram: / guilhermefclfreire
    Telegram: t.me/guilherme...
    X: / guilhermefclfr
    Site: professorguilh...
    Login comunidade FDZ: comunidade.fil...
    WhatsApp Equipe: bit.ly/Equipe-...
    WhatsApp Suporte: bit.ly/Suporte...

КОМЕНТАРІ • 524

  • @danilooliveira1333
    @danilooliveira1333 3 роки тому +408

    E pensar que hj à autora está sendo cancelada. O mundo dá voltas.

    • @henriquecamboim
      @henriquecamboim 3 роки тому +45

      Como diria o Coringa: "You get what you fucking deserve."

    • @cesarrodrigues9406
      @cesarrodrigues9406 3 роки тому +38

      Os caras querem literalmente tirar os direitos da obra da J.K Rowling

    • @carlaabreu8056
      @carlaabreu8056 3 роки тому +37

      Quem lacra não lucra

    • @fernanmais
      @fernanmais 3 роки тому +76

      Mas o motivo que ela está sendo cancelada é treta entre revolucionários que possuem mais coisas em comum do que divergências. Ela é uma feminista radical, então não concorda com certas políticas de gênero como considerar trans mulheres. Já o Feminismo Interseccional pratica a luta feminista de forma integrada com outras pautas identitárias como questões raciais, ou seja, é o feminismo globalista.

    • @danielguerreiro484
      @danielguerreiro484 3 роки тому +34

      O triste fim de Robespierre.

  • @crisneryfisher5452
    @crisneryfisher5452 3 роки тому +532

    Por mais progressista que JK seja, ela se trai fortemente ao final da saga. Harry luta, vários personagens morrem, mas o objetivo era preservar o mundo bruxo e suas estruturas sem o totalitarismo de Voldemort e eles conseguem isto. Ele formou família, educou as crianças na mesma escola e conseguiu um patamar de convivência com o primo e com Malfoy, inimigos de infância. Ou seja, conservadorismo na veia.

    • @guilhermefclfreire
      @guilhermefclfreire  3 роки тому +293

      Existem elementos disso, inclusive cristãos. Como disse é uma saga ambígua.

    • @crisneryfisher5452
      @crisneryfisher5452 3 роки тому +35

      @@guilhermefclfreire Obrigada, professor! 😊 Fiquei feliz em saber que leu o que escrevi.

    • @raysonfernandes9355
      @raysonfernandes9355 3 роки тому +24

      Penso que se você perguntar a um progressista se ele é contra casamento, família, filhos ele dirá que não. Ou seja isso não e algo intrínseco do conservadorismo.

    • @zefernandosilva8378
      @zefernandosilva8378 3 роки тому +63

      @@raysonfernandes9355 O casamento, família e filhos é sim contrário ao progressismo e intrínseco ao conservadorismo, daí a necessidade política de implementação do feminismo. O Marx era contrário à família e defendeu textualmente o fim do casamento e a prostituição da mulher como meio de se chegar ao início do comunismo. E, vale lembrar, como o feminismo já tem duas consequências visíveis: a queda da taxa de fecundidade que está colocando países em risco de extinção ou ocupação estrangeira, e o MGTOW (homens que não estão se casando).

    • @raysonfernandes9355
      @raysonfernandes9355 3 роки тому +18

      @@zefernandosilva8378 como disse. Se você perguntar para um progressista. É pq a maioria dos progressistas não olham Marx dessa forma. Sempre qnd o progressismo mostra um radicalidade na moral, eles dizem que Marx não quiz dizer exatamente isso. Colocando em miúdos os progressistas sentem que são sempre do bem. Falo isso pq minha namorada se entitula progressista. E os amigos dela tbm e eles são bem família.

  • @IgorTonassi
    @IgorTonassi 3 роки тому +104

    Agradeço imensamente o seu trabalho de separar o joio do trigo, Guilherme Freire! Tenho aprendido bastante contigo! Deus lhe dê muitos anos de vida para semear a verdade neste nosso querido Brasil e no mundo!

    • @madameno-r-r-ra4126
      @madameno-r-r-ra4126 3 роки тому +1

      Olá, Jesus ama muito vc e todas as pessoas, ambas são especiais para Ele, Ele morreu por amor as pessoas, para que seus pecados fossem perdoados e assim pudessem elas morar com Ele no céu, por isso o arrependimento sincero é importante então se arrependa, creia e continue com sua humildade, vc é importante para Ele por isso não desista, o aceite se desejar, vc é uma pessoa muito, muito amada. Boa semana❤❤❤

  • @valdirsantos3443
    @valdirsantos3443 3 роки тому +62

    Acho que os elementos tradicionais são bem mais superiores e marcantes que outros. Bravura, sacrifício, luta do bem contra o mal, o valor da amizade e da lealdade e pra mim o maior de todos a defesa da ordem contra a tirania e da anarquia do mal. É por isso que sou cristão e estou lendo junto com o meu sobrinho que só tem de onze anos.

    • @valdirsantos3443
      @valdirsantos3443 3 роки тому +24

      @@s0nonessuno Agradeço a sua preocupação, no entanto, os seus pais leem a Biblia com ele (ele é meu sobrinho, não meu filho), mas a questão é que tudo depende da perspectiva. Ele pode ficar escandalizado com a Biblia também ao descobrir que Davi matou um soldado seu para ficar com sua mulher, ou as inúmeras mulheres de Salomão, ou a traição de Pedro etc... As grandes obras de arte não são panfletos doutrinários; até porque estamos em um mundo sob maldição, pela queda do pecado. E o mal quase sempre vai estar misturado com o bem. Cabe discernir e tomarmos partido do bem, mesmo quando temos uma semente do mal (como a cicatriz e a ligação de Harry com Valdemort e a semente do pecado em nós, que nos liga ao velho Adão). Abraço!

    • @valdirsantos3443
      @valdirsantos3443 3 роки тому +11

      @@s0nonessuno não comparei, você entendeu mal. Só disse que na bíblia também existem elementos do mal porque o mal é inerente a nossa realidade pós queda. Mais importante do que ler a bíblia é tentar transmitir os valores cristãos e a obra harry potter tem muitos desses valores. Saber a bíblia de cor não leva ninguém para o céu, mas prática-la é mais importante, mesmo que não se saiba que a esta praticando.

    • @valdirsantos3443
      @valdirsantos3443 3 роки тому +5

      @@s0nonessuno ok, pensamos de maneira diferente. Boa sorte a você também. Abraço.

    • @lordsaladiino8851
      @lordsaladiino8851 3 роки тому +3

      N se preocupa man. Os católicos entendem mal esse pessoal. Existem bruxos ruins q realmente fazem sacrifícios a custo de algo(seja grana, almas etc) e se metem com coisa ruim, mas tb existem bruxos bons que pagam o mal com o bem,não revidam o mal com mal, ae entidades q seguem são boas e cobram nada e nem sacrificam o bem(um ser vivo). E tb há um mal e bem definidos

    • @mayumimori3279
      @mayumimori3279 3 роки тому +1

      Esses valores q vc citou são bem genéricos

  • @vitorcolivati
    @vitorcolivati 3 роки тому +135

    Tem uma matéria em que ela fala as referências cristãs:
    "Duas referências mencionadas pela autora na entrevista são inscrições de versículos bíblicos que aparecem nos túmulos dos pais de Harry Potter, e que para ela, “resumem toda a série”.
    O primeiro versículo é o 26, do capítulo 15 da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios: “O último inimigo a ser destruído é a morte”. De acordo com Rownling, a possibilidade de que a morte não seja o fim a ajuda a enfrentar seu medo dela.
    A segunda citação bíblica é do evangelho de Mateus, no capítulo 6, entre os versículos 19 a 21: “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. Na história, personagens vão revelando suas motivações pessoais aos poucos, evidenciando se são soldados do mal ou se lutam contra o mal.

    • @OVooDAguia
      @OVooDAguia 3 роки тому +24

      A questão é que se há meias verdades, não é verdade. A verdade é Cristo. Somente Ele e o Santo Magistério ensinado por Ele.

    • @leanaserra1569
      @leanaserra1569 3 роки тому +20

      @@OVooDAguia sim, a verdade é Cristo e Harry Potter é só uma obra de fantasia.

    • @Gabriel.131
      @Gabriel.131 5 місяців тому +2

      Harry foi salvo pelo sacrifício e amor da mãe. No final Harry se sacrifica sem magia nenhuma para destruir a ultima parte Horcrux, Voldemort o ataca e ele não revida. O professor Guilherme ignorou essas duas referências altamente importantes para o enredo da historia.

  • @ThiagoG_
    @ThiagoG_ 3 роки тому +157

    Eu cresci mais ou menos junto com o Harry Potter. O primeiro livro chegou aqui no Brasil em 2000 e nesse livro o Harry tinha 11 anos, enquanto eu tinha 10. Então, "somos da mesma idade". Também li toda a obra e nunca percebi esses símbolos, nem acho que a obra afetou minha vida pra me deixar mais progressista. Eu acho incrível como parece que na minha adolescência nossa vida era muito mais "normal" do que hoje em dia. Acho que minha vida era mais simples que a dos adolescentes atuais. Não sei se é pelo fato de eu ter crescido em uma cidade de interior, mas na minha época não tinha nada de militância pró-feminismo ou pró-esquerdismo. Se existia, a coisa era tão orgânica que eu nem percebia.

    • @ewertonmaia8876
      @ewertonmaia8876 3 роки тому +8

      Eu li e percebo q fui fortemente influenciado politicamente, e pra mim não é um fator negativo, porém o dualismo entre o bem e o mal no Harry pra mim sempre foi uma coisa natural do ser humano temos que lidar com nossos demônios internos para deixar o bem dominar.

    • @woolof9744
      @woolof9744 2 роки тому +6

      existia, so que voce era criança, e se discutiam outras coisas

    • @sayomon285
      @sayomon285 2 роки тому +1

      Talvez por você ser criança na época e por você ser homem, não tem como você entender a complexidade e necessidade da situação

    • @cecillyana5508
      @cecillyana5508 2 роки тому

      A mesma coisa quando comecei a ler Hp tinha 10 ou 11 anos cresce com filmes e livros sendo lançado

    • @voicelifefandubs7899
      @voicelifefandubs7899 Рік тому +2

      Eu entendo, mas é por que nós éramos crianças e não percebia sobre essas coisas

  • @KingRichard78
    @KingRichard78 3 роки тому +77

    Que bom que você voltou a gravar vídeos Guilherme. Muito bom ouvir suas análises. Hoje em dia é até difícil viver sem estar em contato o tempo todo com essas influências maléficas. Não sei se você já jogou games, provavelmente não... Más eu percebi que na última década, o progressismo tem entrado com força total nos games. Personagens LGBT, reescrita da história...

    • @Diego-tx1bo
      @Diego-tx1bo 3 роки тому +4

      Vdd tem acontecido bastante nesses últimos tempos!

    • @jacksonsoares2400
      @jacksonsoares2400 3 роки тому +3

      Então você está insinuando que LGBT é maligno e maléfico, cuidado com a homofobia aí ...

    • @jacksonsoares2400
      @jacksonsoares2400 3 роки тому +3

      @@KingRichard78 Quem está falando besteira homofóbica é você, você acha que me engana? Eu entendi muito bem o que você quis dizer, discurso típico de fanático religioso. Aliás, eu não sou heterossexual e nem "LGBT", eu sou um homem gay, e não deixo um heterossexual fala pela minha comunidade o que é ser gay e o que é lidar com a homofobia. Fique no seu lugar e não age como se fosse um de nós.

    • @jacksonsoares2400
      @jacksonsoares2400 3 роки тому +2

      Se não fosse homofobia, você não "personagens LGBT" colocaria nesse contexto, afinal, o vídeo não é sobre isso.

    • @KingRichard78
      @KingRichard78 3 роки тому +5

      @@jacksonsoares2400 vai dormir cara. Vocês não vão mudar nada. Porque as únicas revoluções que deram certo, foi através de gerações. Nunca vi uma revolução, onde quem quer "mudar" os status quo, começasse primeiramente extinguindo a si próprio. Quem não lega nada para os seus descendentes, não tem como agir na história. E isso não é homofobia nenhuma. É apenas uma constatação óbvia. Os "fanáticos" religiosos que você tanto odeia, vão deixar um monte de filhos que vão herdar o mundo. Enquanto vocês, criam pets. Sinto muito. Não tem como mudar a realidade. Uma hora ela bate a porta.

  • @brunorodrigues6167
    @brunorodrigues6167 2 роки тому +16

    Guilherme, a J.K. Rowling é cristã, inclusive a filha dela foi batizada numa igreja que ela frequentava na Escócia. Ela tbm disse que foi educada numa igreja anglicana e era a única da família que ia regularmente a igreja. Acho que é por isso que da pra extrair muitos valores conservadores da sua obra tbm.

  • @UlissesSampaio
    @UlissesSampaio 3 роки тому +33

    Legal. Poderia fazer um sobre símbolos do Matrix? Sei que há muita alusão ao cristianismo

  • @mateusdanobrega1678
    @mateusdanobrega1678 3 роки тому +170

    Harry Potter e a treta secreta.

  • @danielpandolfo
    @danielpandolfo 2 роки тому +13

    A questão das horcrux, é possível que ela tenha tirado da própria obra do Tolkien, uma vez que Sauron coloca um pedaço de si no Um anel e se torna imortal (praticamente igual ao Voldemort)

  • @karolinibs
    @karolinibs 3 роки тому +19

    Nossa que vídeo interessantíssimo!! Eu cresci lendo e vendo a obra do Harry Potter e confesso que hj não ligo muito, mais pela parte do esoterismo, e eu nunca percebi essa relação de progressismo como apontou (não acompanho o Twitter da autora) mas o que eu sempre gostei da obra foi exatamente esse lado mais conservador e cavalaria como explicado. E sim, todo conhecido meu q ama é HP é militante progressista. Enfim obrigada pelo conteúdo incrível!

  • @surfistaprateado2039
    @surfistaprateado2039 3 роки тому +46

    Tomando pelos filmes que foram os que eu vi; Que a Dolores Umbrige é uma referência a Thatcher eu sempre suspeitei. Até o corte de cabelo é parecido.
    E na Ordem da Fênix há um certo louvor a se quebrar regras e a Hermione, que sempre foi certinha, deixa isso claro quando fala que É emocionante quebrar as regras', o que é um contrasenso a personalidade dela; movimentos estudantis liderados por jovens é explícito na Armada de Dumbledore.
    Na série, as classes ricas são o antro de bruxos das trevas, enquanto que os pobres(Weasleys) e os mestiços(Grangers) por exemplo, são os bruxos bons.
    Sim, analisando bem, o pano de fundo político embutido em Harry Potter se mostra!!!!!

    • @viniciusbento534
      @viniciusbento534 3 роки тому +15

      Meu amigo, o protagonista da obra é rico (a família Potter tinha mt grana), e um dos principais heróis, o Sirius era de uma família mt tradicional e rica. O melhor amigo do protagonista é sangue puro. Acho q as coisas não são tão preto no branco assim não

    • @surfistaprateado2039
      @surfistaprateado2039 3 роки тому +9

      @@viniciusbento534 Sim companheiro, os pontos que você disse estão certos, mas repare que o próprio Sirius e os Potter, por exemplo, estão mais como uma exceção entre os bruxos ricos, e bem pequena por sinal.
      Lembre-se que o Rony disse: "Não há um bruxo das trevas que não tenha sido da Sonserina"
      Quem compõe mais a turma de Sonserina são a classe rica do mundo da magia.
      Então faz a ligação dessas premissas e você vai ver que há uma mensagem de classes embutida em Harry Potter!!!

    • @byezer5309
      @byezer5309 3 роки тому +4

      @@surfistaprateado2039
      Okay, então tem que ter um mínimo de personagens ricos bons para toda a obra literária? Poxa,o personagem principal é rico.
      E o chapéu seletor estava em duvida entre colocar o Harry em Sonserina ou Grifinoria, pq Harry tinha a ambição caraterística da casa.
      Os Sonserinos são ambiciosos e astutos, para conseguir a riqueza e poder, eles tiveram de utilizar dessas características.
      A ambição pode ser boa, mas tbm pode ser ruim... Como aconteceu com alguns personagens da Sonserina.
      Acho que a única casa mais "tranquila", é a Lufa-Lufa.

    • @surfistaprateado2039
      @surfistaprateado2039 3 роки тому +2

      Cara, está bem claro isso!
      O Fundador da Sonseriana é um Eugenista por querer detonar os que não eram sangue puro e o único a não viver em harmonia com os outros 3 fundadores, o Rony até faz até uma ironia com isso na hora.
      É muito claro e sempre foi que Sonserina era a Ovelha Negra de Hogwarts e a Casa é composta principalmente pela CLASSE RICA do mundo da magia.
      Dumbledore fala pra Harry que Astúcia e a Ambição eram qualidades que Voldemort prezava e são 2 coisas que se tem que levam a riqueza. Ligue os pontos e você vai ver!

    • @priporai4033
      @priporai4033 2 роки тому +2

      Vá ler a obra, a adaptação para cinema modificou muito a obra original, acabou mudando o sentido dd algumas coisas, além que seu comentário não faz sentido nem mexem para o filme, Harry é muito rico, Siriús também, enquanto isso a família de Voldemort era muito pobre, entre outras coisas.

  • @lucasflinty8496
    @lucasflinty8496 2 роки тому +11

    As alusões ao cristianismo, conservadorismo, cavalheirismos, essa coisa do herói e tudo mais, eu diria, que se dão devido ao fato de que a JK Rowling, Autora, teve como inspirações, em sua grande maioria, obras que passavam mensagens, que explicitamente tocavam nesses pontos. Como o Professor disse ali, obras como as de Tolkien e CS Lewis tem muitos desses valores. Por esses motivos, acho que seria quase impossível, mesmo que ela quisesse, criar uma obra totalmente voltada para o ideal dela, sendo que as inspirações que ela teve, sendo uma criança, uma jovem, ou uma adulta, tinham ideias e valores opostos. Ela tentou, mas eu diria que o prevalente em Harry Potter, ainda que a saga seja ambígua, são os ideais nobres, a jornada do herói, o sábio e o aprendiz, amizade... Porque esses conceitos são visualmente vistos ali (se tratando do filme) e também os mais fáceis de se absorver sem um ponto de vista mais crítico e aprofundado.
    Agora outra coisa, que eu até achei que o professor ia se aprofundar mais, é sobre o sacrifício do Harry. O Harry quando percebe que tem que se sacrificar, ele sente medo, porém, ele aceita. Porque essa era a missão dele desde o começo. Ele avisa seus amigos, deixa eles cientes da situação, e segue. Antes do momento do sacrifício em si, ele fala com sua família e com o seu Pai, logo depois vem o sacrifício, e com esse sacrifício o inimigo (Voldemort) se vê derrotado. Quando vi o filme novamente pela sétima vez, uma ironia com certeza, me pareceu que Isso era claramente um simbolismo cristão, e achei muito bonito e legal. Era isso. Só uma experiência que tive, e achei muito boa.
    Que vídeo bom de assistir professor!! Muito obrigado!!

  • @studentofbonifacio3591
    @studentofbonifacio3591 3 роки тому +10

    Ótimo vídeo, professor. Gostei da sua análise.
    No que diz respeito ao Harry ter um pedaço de Voldemort em si, e isto ser o que torna possível que o Harry o derrote, concordo que existe um toque de gnosticismo nisso, como o senhor coloca: absorver o mal para vencer o mal. Porém, não acho que seja um simbolismo inteiramente gnóstico. A figura do guardião que impede a invasão das forças do mal pode ser apresentada como esse nobre e cavalheiro protetor que derrota e destrói ou doma as manifestações do caos (São Jorge contra o dragão), porém existe o outro tipo de guardião dentro do próprio simbolismo cristão, que é a figura do marginal voltada contra as forças externas do caos, o monstro santo, que tem algo próprio da margem, daquilo que não se encaixa, que desafia categorias (portanto, um monstro), porém que se submete a mais alta coisa servindo como um transportador e um guardião contra os monstros que buscam invadir: São Cristóvão, o homem cinocéfalo (com cabeça de cachorro), que ajuda aqueles de fora a adentrar a fé e impede a invasão do caos e do monstruoso. A gárgula da igreja é outro exemplo dessa figura, porém num nível ontológico inferior, de um monstro serve a mais alta coisa impedindo a invasão do caos e de monstros (personificações ou instanciações do caos). Num nível ontológico superior ao da gárgula, temos ainda os grifos, e ainda superior a este temos os próprios querubins, que são anjos porém que apresentam uma semelhança com esses monstros, ficando em aberto a questão se é apropriado ou não chamar o querubim de monstro (tendo ele quatro faces: uma de homem, uma de águia, uma de leão e uma de boi). Aqui coloco alguns links a respeito deste simbolismo.
    Vídeo sobre São Cristóvão, o monstro Santo: ua-cam.com/video/gWlhjN2LhVc/v-deo.html
    Palestra inteira sobre simbolismo de monstros, a fragmentação moderna e o cristianismo: ua-cam.com/video/zXOdlIXDsr8/v-deo.html
    Artigos mais aprofundados e detalhados sobre o simbolismo de São Cristóvão, os monstros guardiões (gárgula, grifo) e dos querubins:
    Parte 1 orthodoxartsjournal.org/the-icon-of-st-christopher/
    Parte 2 orthodoxartsjournal.org/the-dog-headed-icon-of-st-christopher-pt-2-encountering-saint-christopher/
    Algumas imagens associadas:
    - O monstro/bárbaro/estranho upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cb/Page_46_of_Story_of_geographical_discovery_%28Jacobs%29.png/1200px-Page_46_of_Story_of_geographical_discovery_%28Jacobs%29.png
    - A redenção do monstro/bárbaro/estranho media.discordapp.net/attachments/403739072213942273/671591520368853012/Kievskaya_psaltir_kinocefal.png?width=717&height=670
    - São Cristóvão cinocéfalo upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/29/Saint_christopher_cynocephalus.gif

  • @victorpetrarca2471
    @victorpetrarca2471 3 роки тому +11

    Excelente análise! Muito tempo que li essa coleção. Não lembrava de muitos aspectos.

  • @pefs6093
    @pefs6093 3 роки тому +142

    Guilherme, você pode comentar sobre "As Crônicas de Narnia"?

    • @analuizamp
      @analuizamp 3 роки тому +2

      up

    • @anamariaamaral1
      @anamariaamaral1 3 роки тому +2

      Up

    • @madameno-r-r-ra4126
      @madameno-r-r-ra4126 3 роки тому +10

      Up
      Olá, Jesus ama muito vc e todas as pessoas, ambas são especiais para Ele, Ele morreu por amor as pessoas, para que seus pecados fossem perdoados e assim pudessem elas morar com Ele no céu, por isso o arrependimento sincero é importante então se arrependa, creia e continue com sua humildade, vc é importante para Ele por isso não desista, o aceite se desejar, vc é uma pessoa muito, muito amada. Boa semana❤❤❤

    • @utschb18
      @utschb18 3 роки тому

      boa!

    • @cleiton_natal163
      @cleiton_natal163 3 роки тому +1

      UP !!!!

  • @joaopmoraiss
    @joaopmoraiss 3 роки тому +7

    Uma das melhores análises que já vi sobre essa obra! Muito obrigado, professor!

  • @Joaovictor-nx1ys
    @Joaovictor-nx1ys 3 роки тому +18

    gosto muito de hp, foi assim que comecei a ler, e sempre indico. recomendo ler fantasia. de maneira geral. e ao mesmo tempo ir desenvolvendo o senso crítico.

  • @Lucas-bm5sc
    @Lucas-bm5sc 3 роки тому +96

    Roger Scruton tem uma reflexão excelente sobre Harry Potter aqui no UA-cam

    • @iomayalves1553
      @iomayalves1553 3 роки тому +2

      Não sabia. Vou procurar agora, muito obrigada!

    • @analuizamp
      @analuizamp 3 роки тому +1

      vc teria o link ?

  • @nevesalves5766
    @nevesalves5766 3 роки тому +6

    É maravilhoso, até agora eu não havia notado que o que mais me atrai nos livros é tudo aquilo que remete ao medieval e ao tradicional. Eu já não leio os livros nem assisto os filmes, mas sei agora que era isso.

  • @Raul-nv5ho
    @Raul-nv5ho 3 роки тому +6

    Parabéns pelo trabalho! Essa linha de fazer a relação entre a cultura pop e filosofia é algo que não se faz com frequência... Acho que deveria ir por essa linha.
    Sucesso!

    • @isaquemagalhaes8044
      @isaquemagalhaes8044 3 роки тому +1

      Não se faz com frequência no brasil, os gringos frequentemente fazem esse tipo de conteúdo

  • @paulogomes4992
    @paulogomes4992 3 роки тому +2

    Gostei muito dessa análise que você fez sobre a Simbologia existente em Harry Potter. Continue falando sobre outros filmes e séries que tem uma temática parecida com HP pois, é importante que as pessoas saibam o que estão vendo na TV.

  • @igorvenancio5899
    @igorvenancio5899 3 роки тому +5

    Ufa! que bom que você voltou a fazer vídeos sobre filmes! É sempre bom nos aprofundarmos

  • @aldaadammusicas858
    @aldaadammusicas858 2 роки тому +2

    Assisti a sua análise sobre essa estória no momento certo, tenho uma filha com 10 anos de idade, que está encantada com o filme. E assistindo à sua análise posso dar a ela uma visão, talvez, mais ampla.

  • @marcelobenvindo3271
    @marcelobenvindo3271 3 роки тому +5

    Seus vídeos são muito bons! Obrigado por compartilhar conosco

  • @erickcosta6869
    @erickcosta6869 3 роки тому +17

    O “Um Anel” forjado por Sauron também tem a alma dele, aliás a alma dele foi dividido em várias partes e colocada em vários anéis, assim como as Horcrux em Harry Potter (muito inspirado nas obras de Tolkien). O processo de forja do Um Anel e dos anéis do poder é descrito no livro “O Silmarillion”... Acho meio enviesada essa interpretação sobre o esoterismo no livro, cada autor tem a licença poética de usar os elementos esotéricos como queira e a sua própria maneira... Primeiro a obra tem muitos elementos da história britânica, onde geralmente os escravos sustentavam os luxos das classes dominantes... E ao meu ver o livro deve ser lido, em primeiro lugar com os olhos de um britânico...

  • @lucianade8800
    @lucianade8800 2 роки тому +5

    Guilherme, o fato do Harry Potter conversar com o mal, eu interpretei como sendo cada um de nós conversando com nossa tendência ao mal colocado pelo pecado original

  • @Ventaniacorre
    @Ventaniacorre 3 роки тому +4

    Muito bom. Faz um vídeo sobre a bruxaria propriamente dita, Guilherme. Pelos menos os aspectos gerais. E se possível, vídeos mais longos.

  • @guictsp
    @guictsp 2 роки тому +2

    Oi, Guilherme! Conheci seu canal recentemente e tenho gostado muito das reflexões que você tem trazido. Parabéns e continue esse excelente trabalho!

  • @marcoszamith
    @marcoszamith 3 роки тому +20

    Há uma palestra do padre exorcista Chad Ripperger, FSSP, onde fala do Harry Potter.

  • @danilomariano1575
    @danilomariano1575 3 роки тому +11

    Interessante sua análise filosófica dessas obras, me lembra o canal Wisecrack.

  • @paulobrandao4780
    @paulobrandao4780 3 роки тому +3

    Descobri esse canal hoje e estou gostando muito. Parabéns!

  • @gonzalonicolas1366
    @gonzalonicolas1366 Рік тому +1

    Obrigado pelo video. Eu vou lembrar o ensino de que as vezes é mais perigosa a mistura das coisas boas com o ruim...

  • @ewertonmaia8876
    @ewertonmaia8876 3 роки тому +7

    Queria tanto q falasse de Eragon de Cristopher Paolini, trata de uma magia natural acho q muito mais próximo da realidade que uma fonte inesgotável de magia apresentada em HP

    • @meio_sangue
      @meio_sangue 9 місяців тому

      NÃOOOOOOO SÃO OS FAS DE ERAGON ELES ESTÃO ENTRE NOS

  • @roldonsantosdopaco9807
    @roldonsantosdopaco9807 3 роки тому +6

    Obrigado Professor pelo esclarecimento!! Ótimo vídeo.

  • @rosianedonascimento2205
    @rosianedonascimento2205 3 роки тому +9

    Que voz linda! Você tem, parabéns!

  • @andersonrs1990
    @andersonrs1990 3 роки тому +20

    Interpretação genial! Outra dimensão da ótica de Harry Potter.

  • @gilmarbernardo_
    @gilmarbernardo_ 3 роки тому +3

    Caro Guilherme, sugiro um vídeo sobre As Crônicas de Nárnia. No mais, parabéns pela exposição. Abs!

  • @mateusmascarenhas3016
    @mateusmascarenhas3016 3 роки тому +4

    Análise bastante pontual,prof.

  • @oliveramorim4611
    @oliveramorim4611 3 роки тому +5

    Poderia ter falado Do Príncipe Mestiço e a função do Severo Snape. Bom vídeo.

  • @yancarloferreira2730
    @yancarloferreira2730 3 роки тому +10

    As análises de símbolos feitas pelo Guilherme são sempre ótimas!

  • @lucasribeiro4435
    @lucasribeiro4435 3 роки тому +13

    Professor acho o Voldemort um personagem muito parecido com o gollum em algums pontos, ambos são corrompidos na alma e por consequência se tornam fisicamente deformados, ambos renegam a própria origem, tom ridlle se torna Voldemort e smeagol se torna o gollum .
    Ótimo video como sempre .

    • @paulojoao4863
      @paulojoao4863 3 роки тому +3

      Não duvido que ela copiou. Tudo na obra dela é cópia de algo anterior, rs.

    • @tiagomariano6022
      @tiagomariano6022 2 роки тому +2

      Não acho eles muito parecidos não , as deformações do Voldemort vem.devido as horcruxes , mas ele ainda era senhor de si ,diferente do gollum que como um viciado vivia em favor do um anel.

    • @juanferreiramoreira268
      @juanferreiramoreira268 Рік тому

      @@paulojoao4863 porra o que eu vi de tolkien naquela merda n é brincadeira

  • @edsonmendes1074
    @edsonmendes1074 3 роки тому +3

    Que vídeo incrível!!! Parabéns!!! 👏🏻👏🏻

  • @lucasdeaguiarvenancio
    @lucasdeaguiarvenancio 2 роки тому

    Adorei a sua colocação! Você é muitíssimo inteligente. Que privilégio ter você aqui no UA-cam!

  • @karlacruzmontenegro5516
    @karlacruzmontenegro5516 3 роки тому +18

    Guilherme, gosto muito de suas análises, porém nessa aqui há muitos equívocos. Não defendo HP como obra genial ou isenta de erros, tanto que os maiores equívocos são justamente certo progressismo político da autora, na verdade, toda uma ambiguidade na alma da autora (que hoje é quase um símbolo do mal para progressistas que renegam a sua autoria na Obra). Mas veja as relíquias da morte não são mostradas como algo bom no meio de se vencer a morte, ao contrário. Quem assim o deseja é o vilão da história e HP quando as procura é para que ele não as possua. A morte, tema central da obra segunda a autora, não é para ser aniquilada ou dominada, mas aceita (também não desejada). Só quando se a aceita é que se vence a morte. Tanto que HP quebra a Varinha das Varinhas no final, a Pedra da Ressurreição jamais ressuscita alguém (somente dá sombras) e a capa da invisibilidade é o símbolo da proteção aos amigos e da humildade diante da morte. Ademais a essência de tudo é extremamente cristã (ouso dizer que mais que SdA) a "magia antiga", que protege o Harry, é o amor de sacrifício. A morte não vence sobre ele. E quando HP aceita morrer e se sacrificar pelos outros no final, ele protege todos os demais também. Ele não usa do que ele tem de mal para vencer Voldemort, pelo menos não no final. Tanto que há o simbolismo na proteção (expeliarmus) com a pura vontade de matar (avada Kedavra). Isso é magnífico, casando com as duas menções explícitas às sagradas escrituras.
    O maior problema do HP e também sua maior diversão é fazer esse jeito inglês de apresentar a fantasia como parte do dia a dia e não a separando em outro mundo (crônicas de narnia ou SdA). Por isso que evidentemente há as referências explícitas esotéricas, mas sempre carregadas num tom de humor e quanto à ameaça gnóstica propriamente dita (coisas más em si e manipulação de morte ou dinheiro), para mim tudo fica ordenado e rejeitado.
    Além disso, há estruturas antropológicas boas. Os Dursley são objeto de desprezo porque de fato a família burguesa, consumista de um filho só, cheia de respeitos humanos, é para ser objeto de desprezo até para os cristãos. A família Weasley (puro sangue) é o arquétipo de família no livro: numerosa, com mãe acalentadora e do lar. E olha o símbolo do fim: no corpo a corpo, quem vence a personagem mais forte depois do Voldemort, a Figura até de uma mulher mais feminista, Bellatrix, é essa mãe de família numerosa, tentando proteger a filha.
    Há outros pontos ainda equivocados: James Potter não é dado como exemplo na sua subversão. Ao contrário, ele e seus amigos são apresentados como bully do Snape (os populares vs o esquisitão oprimido) e sempre ficará aberto o porquê da Lilly algum dia se atrair por ele. Snape, Voldemort e HP são outcasts oprimidos, porém há o retrato de como o ressentimento dos primeiros levam a maus caminhos e as virtudes e escolhas do último que revelam o caminho bom. Há uma exaltação à liberdade.
    Também a estrutura da família na noite em que o Menino Sobrevive: o pai fica para atrasar e dá a vida pela família, depois fica a mãe e o menino e ela, livremente, se sacrifica por ele. Explicando a ordem homem, mulher e criança, sempre vou usar esse exemplo simbólico.
    Há muitos tropeços na narrativa, mas há extremos méritos. Não é à toa que marcou uma geração. Se li SdA depois e se leio Camões hoje, confesso que ter ganhado HP com 9 anos ajudou muito no caminho (primeiro livros sem figuras que terminei).

    • @laccosta
      @laccosta 3 роки тому +3

      Excelente! Esse negócio de tacar tudo como gnose acaba se tornando uma análise superficial e extremamente militante. Toda obra tem que ter a suspensão de crença e não pode ser vista diante de um manual de regras, Olavão chama isso de visão burguesa, e eu concordo.
      Sua análise é perfeita e na minha cabeça sempre vi dessa forma.

    • @guilhermefclfreire
      @guilhermefclfreire  3 роки тому +6

      Olá, Karla. Obrigado pelo comentário. Tanto a questão dos Weasleys quanto o sacrifício do final da saga e o sacrifício da mãe eu abordo no vídeo. O tema sacrifício vs. fugir da morte é um tema cristão, não há outro modo de interpretar. No final das contas Harry Potter é um saga ambígua. Eu não discordo dessas leituras, mas veja que não como fugir do fato que os símbolos progressistas e esotéricos estão presentes e misturados com esses. Se Harry Potter te ajudou na sua jornada foi exatamente pela parte cristã e clássica, mas não por causa da militância para libertar o Dolby, nem por causa da Dolores Umbridge...

    • @karlacruzmontenegro5516
      @karlacruzmontenegro5516 3 роки тому +1

      Ah, mas não tem como a morte do Dobby (do fraco e inocente) não ter nos afetado... E nem tem como não considerarmos a Dolores uma vilã mais odiosa que o próprio Voldemort. Rowling tem seus méritos e creio que na obra todo o bem sobressai ao mal. É o que captou a muitos - porém, nisso concordo, o fandom progressista (que hoje se sente traído e um bom tema a ser abordado é o cancelamento como a revolução comendo seus filhotes) e a falta de imaginário político é o que deixa tudo meio irritante, principalmente para os meninos (tendem a gostar mais de SdA).

  • @robertalmeida2593
    @robertalmeida2593 3 роки тому +6

    O senhor poderia fazer uma análise sobre o filme Parasita. Aliás , ótimo vídeo.

  • @carolinarosiniamorim5841
    @carolinarosiniamorim5841 3 роки тому +18

    O filme infantil Ponte para Terabítia também tem várias deixas progressista. O que acho interessante é que, quando eu assistia na infância, não percebia as mensagens subliminares. Anos após, fui assistir com o meu irmão mais novo e percebi como o filme é desonesto. Afinal, se uma ideia é incucada de forma tão sutil e escondida, é porque aí, há algo de errado. Muito difícil achar filmes atualmente que elevem o espírito.

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 3 роки тому +4

      Só uma correção que pode confundir quem ler: "mensagens subliminares" é um termo usado para mensagens gráficas presentes em vídeos, que tomam somente um frame (ou seja, demoram alguns milésimos de segundo na tela), que os olhos não conseguem captar, mas o inconsciente percebe. A colocação de ideias em obras (sejam elas cinematográficas, literárias, etc) não é uma mensagem subliminar. Muita gente confunde isso ao falar de forma genérica de "ideias escondidas" em obras.

    • @ivs3200
      @ivs3200 3 роки тому +5

      Carolina, poderia discorrer melhor sobre isso? Assisti o filme há anos e não me recordo muito bem...

    • @carolinarosiniamorim5841
      @carolinarosiniamorim5841 3 роки тому +2

      Obrigada pela correção, Victor Paiva. O sentido era, realmente, de pequenos detalhes que são postos nos filmes, de maneira que um olhar desavisado não os perceba, era isso que eu tentava expressar com a expressão "mensagens subliminares". Muito obrigada.

    • @carolinarosiniamorim5841
      @carolinarosiniamorim5841 3 роки тому +5

      Bom, recomendo que você assista de novo com outros olhos para entender mais especificamente. Posso citar algumas coisas que percebi que o filme tratava de forma discreta como, por exemplo, o fato de que justamente a família numerosa e cristã do protagonista é mostrada no filme como uma família infeliz, falida, destrutiva, às vezes até agressiva e intolerante. Enquanto, a família da menina, cujo nome não me recordo agora , que sendo pequena de filho único e não tendo qualquer pretensão religiosa, é tratada de forma leve e espontânea, como uma família livre e feliz. Isso pode ser visto pela cena da família pintando a casa e o protagonista se encantando por essa família tão "virtuosa". Outras coisas que percebi era de que, por exemplo, o pai do menino que era uma figura mais rígida e firme, é sempre a figura problemática, o típico "estraga-prazer" no filme, como se a hierarquia familiar e a ordem fossem algo nocivo. Também tem o fato de que a menina, quando vai à Igreja, usa um All Star, que é um símbolo emblemático, ainda mais pelo fato de que o filme faz questão de mostrar exatamente os pés dela quando não havia necessidade aparente, a não ser que, de fato, eles quisessem justamente passar uma ideia específica em relação ao All Star x Igreja. Ademais, tem as crianças que, ao notarem um problema com uma típica "valentona", decidem organizar uma passeata ou uma greve - não me recordo muito bem qual das duas. Ora, sabemos que criança alguma pela própria natureza infantil, responderia a um problema com uma greve/passeata... Além de outras deixas mais claras, como o discurso de Indiferentismo Religioso logo após a ida à igreja, em que as próprias crianças cristãs são tratadas como amedrontadas e intimidadas a crer, basta analisar a fala da irmã mais nova do protagonista que diz que a paixão de Cristo, para ela, era um terror. Notei muitas coisas logo no começo do filme, mas achei que era coisa da minha cabeça. Conforme o filme ia se desenrolando, a minha impressão foi se confirmando. Até cheguei a perguntar se o meu irmão, que tem 13 anos, também havia notado tais fatos. A resposta foi positiva... Não é de surpreender, na verdade. Muitos filmes foram construídos com um finalidade bem específica.

    • @ivs3200
      @ivs3200 3 роки тому +1

      Muito obrigada pela resposta, Carol! Gostei da sua percepção, o que você trouxe são cenas que não me lembrava (com exceção do tênis AllStar na igreja, não me lembro de ter achado estranho quando vi durante a infância, mas lembro da cena)... Não me lembrava que a família do menino era cristã, apenas que era retratada de uma forma infeliz... Novamente, obrigada pela resposta, irei assistir para conferir essas nuances!

  • @damiaobernardo940
    @damiaobernardo940 3 роки тому +3

    Comecei ontem assistir os seus vídeo, e sinceramente eu poderia ter conhecido esse canal antes.

  • @lorenzimarcus
    @lorenzimarcus 3 роки тому +4

    Cara, que vídeo sensacional!

  • @silviamsv3347
    @silviamsv3347 3 роки тому +1

    Importante os pais saberem, para poder comentar com os filhos e instruir!

  • @cleiton_natal163
    @cleiton_natal163 3 роки тому +1

    MASSA DEMAIS !!! FAZ MAIS VÍDEOS ASSIM. ANALISA OUTRAS OBRAS E FILMES.

  • @domquixote3427
    @domquixote3427 3 роки тому +5

    Fala sobre Game of Thrones também. 👍

  • @karateparavidatoda2575
    @karateparavidatoda2575 2 роки тому

    Manda um vídeo aí, por gentileza, sobre a influência na cultura POP, da música em geral, influências esotéricas e etc. dos Beatles .

  • @rodrigomartins5895
    @rodrigomartins5895 Рік тому +3

    Estou relendo A Ordem da Fênix e até Cabala tem em HP. Visivelmente a autora sabe muito a respeito de magia e ocultismo. Acho fantástico como ela usou tudo isso.

  • @diegonascimento493
    @diegonascimento493 3 роки тому +2

    Eu tô amando essa série de vídeos!

  • @juniorpereirapb
    @juniorpereirapb 3 роки тому +3

    Ótimo vídeo,professor.

  • @analuizamp
    @analuizamp 3 роки тому +1

    excelente análise, obrigada por compartilhar !

  • @EduardoHenrique-nd1ro
    @EduardoHenrique-nd1ro 2 роки тому

    Fantástico, Guilherme! Obrigado por compartilhar!

  • @emersonlimadesouza5561
    @emersonlimadesouza5561 3 роки тому +7

    Você já leu as crônicas de gelo e fogo? Se sim poderia fazer um video?

  • @brunovital4207
    @brunovital4207 3 роки тому +25

    A cobra não é um símbolo maligno no esoterismo. Muitas vezes geralmente é utilizada como símbolo de sabedoria.

    • @fespyanko
      @fespyanko 3 роки тому +11

      Errado. Os dois simbolismos estão interligados.

    • @madameno-r-r-ra4126
      @madameno-r-r-ra4126 3 роки тому +7

      Olá, Jesus ama muito vc e todas as pessoas, ambas são especiais para Ele, Ele morreu por amor as pessoas, para que seus pecados fossem perdoados e assim pudessem elas morar com Ele no céu, por isso o arrependimento sincero é importante então se arrependa, creia e continue com sua humildade, vc é importante para Ele por isso não desista, o aceite se desejar, vc é uma pessoa muito, muito amada. Boa semana❤❤❤

    • @Edvardstark
      @Edvardstark 2 місяці тому +1

      Deus mandou que Moisés fizesse uma serpente e a colocasse num poste para que os israelitas que estivessem com a peste fossem curados.

  • @psicologosergiosilva
    @psicologosergiosilva 9 місяців тому

    Analisar tudo seria muito longo mas seria incrível

  • @becapegorete8482
    @becapegorete8482 Рік тому +2

    Não acho que o primeiro exemplo seja um bom exemplo porque não é uma família tradicional. Harry é adotado. É uma família disfuncional e o que ele sente falta é da família dele. A família do melhor amigo dele (o ruivo que eu esqueci o nome) é uma família tradicional e é colocada como um exemplo de lar estruturado.

  • @cleiton.negreiros
    @cleiton.negreiros 3 роки тому +2

    Muito bom!!!
    Faz um vídeo sobre os Jogos Vorazes.

  • @paulanaves
    @paulanaves 3 роки тому +1

    Obrigada pelo vídeo professor. 💐

  • @leemendesoficial
    @leemendesoficial 3 роки тому +7

    O próprio personagem Harry Potter não seria um arquétipo do anticristo? Foi ferido de morte, mas o espírito do maligno entrou nele, ele "reina" por 7 anos. Por 3 anos e meio há uma falsa paz, até que no final do quarto filme o Voldemort se manifesta, e então há guerras como nunca antes haviam sido vistas

    • @junioralves5546
      @junioralves5546 3 роки тому +1

      Portanto não seria anticristo, e sim, cristo...

    • @leemendesoficial
      @leemendesoficial 3 роки тому +1

      @@junioralves5546, seria o anticristo mesmo. Cuidado com essa interpretação

    • @junioralves5546
      @junioralves5546 3 роки тому +1

      @@leemendesoficial Estou falando no sentindo que ele sempre representou a esperança, no final “morreu” mas “ressuscitou”, eu só estou botando aspas pq ele não morreu de verdade.

    • @valescafernandes9365
      @valescafernandes9365 Рік тому

      Mano, tu fumou?

  • @vivianeluna8793
    @vivianeluna8793 3 роки тому +3

    Seu cenário é lindo!!! Desculpe, mas tinha que dizer isso!

  • @caiovinicius-zx9dz
    @caiovinicius-zx9dz 3 роки тому +9

    Dumbledore é da sonserina e é o melhor bruxo apresentado... A imagem do snap também é invertida, até pra desconstruir preconceitos com a sonserina... Apesar da sonserina ser associada a maldade (muito pelo Malfoy), ela é uma casa pra pessoas mais frias, e distantes, a Corvinal pra quem é mais introspectivo, grifinoria pra pessoas mais emotivas, etc...

    • @Gy-666
      @Gy-666 3 роки тому +2

      O dumbledor e da grifinoria

    • @viniciusbento534
      @viniciusbento534 3 роки тому +2

      Vc não apresentou as características de modo correto. O Slughorn não é frio e distante, mas ele é astuto, egoísta e ambicioso. E grifinoria é ligada a coragem e nobreza. Mas sobre a inversão, faz sentido, já que o Snape msm sendo de sonserina da a vida em favor do filho do seu amor (a Lily), enquanto o Dumbledore em sua juventude teve problemas com o Grindelwald e resultou na morte da irmã

  • @padrewelisonalegrai-vossem9844
    @padrewelisonalegrai-vossem9844 3 роки тому +2

    Muito interessante a analise

  • @eduardo.z6909
    @eduardo.z6909 3 роки тому +8

    Engraçado eu nunca vi a casa de Sonserina como má, mas sim como ambisiosa. Já a questão "racial bruxa" e via mas como uma vertente de Voldmort, na qual, corrompeu grande parte da ambição dos alunos dessa casa.

    • @Gy-666
      @Gy-666 3 роки тому +2

      Simm, tbm, mas acho que o que converteu a ambição das crianças daquela casa sao seus pais, que a maioria havia se juntado a voldemort durante seu primeiro ataque

    • @italorenan5064
      @italorenan5064 2 роки тому

      Não seria uma vontade de Salazar?

  • @kalelleo2257
    @kalelleo2257 3 роки тому +4

    Bom dia Guilherme, poderia falar sobre kimetsu no yaiba? é um anime incrível e muito interessante com vários aspectos relacionados a simbologia

  • @thacianecosta192
    @thacianecosta192 2 роки тому

    Excelente análise, Guilherme! Muito interessante te ouvir.

  • @cezarpazuch
    @cezarpazuch 3 роки тому +1

    Ótima análise! Continue assim.

  • @tiagomariano6022
    @tiagomariano6022 2 роки тому +4

    Acho que as coisas positivas se sobressaem as negativas ,na minha opinião é uma obra de ficção muito boa.

  • @gustavohernique7117
    @gustavohernique7117 3 роки тому +39

    Guilherme você conhece shingeki no kyojin? A obra está chegando em seu final e fico me questionando sobre os simbolismos e filosofia, do que de fato essa obra fala além do ciclo de odio em si.

    • @gabrielturquia98
      @gabrielturquia98 3 роки тому +6

      Caramba, grande pedida! Shingeki é um anime muito interessante. Mesmo eu que não curto muito assisto. Tem um artigo científico que trata das representações sociais dentro das muralhas. Dps procura

    • @user-xm8rx9wl3l
      @user-xm8rx9wl3l 3 роки тому +5

      Por favor façam esse comentário chegar até ele era justamente isso que queria que ele analisasse faz muito tempo

    • @mateussousabrito2303
      @mateussousabrito2303 2 роки тому +3

      KKKK, tem muito anime que merece analise e Shingeki com certeza é um deles!!!
      Outro que entra muito nesses contextos de simbolismos e filosofias que o Guilherme comentou é o Fullmetal Alchemist Brotherhood, uma das obras mais completas dos animes, mereceria análise tb!!

  • @PedroSoares-ji7iw
    @PedroSoares-ji7iw 3 роки тому +6

    Se tivesse mais 1h de vídeo, eu assistiria

  • @alineparreira7648
    @alineparreira7648 3 роки тому

    Muito legal ter achado o seu canal, já vi vários vídeos. 👏👏👏

  • @luizotavioalves1736
    @luizotavioalves1736 3 роки тому +20

    Realmente cada um tira uma experiência muito particular da obra. Você levantou pontos muito interessantes, contudo acho que você tenta puxar a sardinha muito para lado conservador da coisa. Penso que a obra faz muitos paralelos com o fato de que o mundo não é branco ou preto (bem e mau) e sim um tom delicioso de cinza. Talvez essa análise não tenha ficado tão clara para você, devido ao fato de você ser cristão.

    • @gustavomattos1902
      @gustavomattos1902 3 роки тому +12

      Eu sou cristão e gosto muito mesmo da saga, ele fala no vídeo como se fosse 8 ou 80 e faz a autora parecer um pouco hipócrita por concordar com coisas de lados diferentes.
      Eu amo os livros e não saí militando por aí nem cancelando a autora, realmente odeio o Twitter.
      Por fim, uma coisa que Harry Potter mostra é que ninguém é totalmente mau, nem totalmente bom (só Deus mesmo), acho que se pode ler qualquer coisa, depende muito do que você deixa te influenciar e do que consegue aprender de bom daquilo.
      Edit: Eu fiz esse comentário pra outra pessoa mas achei que tinha relação com o que você disse.

    • @priporai4033
      @priporai4033 2 роки тому +6

      Eu sou cristã e concordo com você, a questão dele é mais envolver a visão política conservadora dele em tudo, fazendo tudo ficar bem extremista.
      Eu hoje vejo o Brasil Paralelo como um quebrando o tabu da direita. Sei que esse é o canal pessoal dele, mas ele traz o movimento para cá também.

  • @leonardofonseca6714
    @leonardofonseca6714 3 роки тому +15

    Desconhecia a associação traidor/rato. A musofobia do Winston Smith, protagonista de 1984, é então associada ao medo de ser traído.

  • @sareiaa
    @sareiaa Рік тому

    o senhor já ouviu falar do RPG ordem paranormal (cellbit, criador da saga). eu recentemente comprei o livro, porém estou bem cabreira de jogar mesmo fazendo de uma maneira não tão explícita pela presença de inúmeros símbolos ritualisticos que eu não sei se são reais, ou fruto de uma imaginação super fértil. acredito que seja um tema interessante porque ele consegue atrair MUITOS jovens para assistir as campanhas que ele faz. última vez que me lembro, tiveram 200 mil pessoas assistindo simultaneamente na Twitch. grata por tanto conhecimento! que Deus abençoe a família do senhor 🙏🏻

  • @madameno-r-r-ra4126
    @madameno-r-r-ra4126 3 роки тому

    Ótimo video
    Olá, Jesus ama muito vc e todas as pessoas, ambas são especiais para Ele, Ele morreu por amor as pessoas, para que seus pecados fossem perdoados e assim pudessem elas morar com Ele no céu, por isso o arrependimento sincero é importante então se arrependa, creia e continue com sua humildade, vc é importante para Ele por isso não desista, o aceite se desejar, vc é uma pessoa muito, muito amada. Boa semana❤❤❤

  • @caiotorres6156
    @caiotorres6156 3 роки тому +2

    Muito bom seus vídeos, já segui

  • @flaviohenrique7597
    @flaviohenrique7597 3 роки тому +6

    Caverna do Dragão tem muito de cristianismo né? Sobretudo nos dois últimos episódios.

    • @flaviohenrique7597
      @flaviohenrique7597 3 роки тому +1

      @@douglascmreis Tem sim, foi escrito, mas nunca virou película. Teve até HQ distribuida oficialmente.

  • @alexandrebenrodrigues3772
    @alexandrebenrodrigues3772 3 роки тому

    Excelente Guilherme! 🙌🏻🙏👏👏

  • @felipecastilho2993
    @felipecastilho2993 2 роки тому +12

    A JK Rowling admite ter estudado alquimia para fundamentar a saga (ela diz que nunca quis ser bruxa, mas sim alquimista). Com relação a isso tem referências a alquimistas e ocultistas reais (Nicolau Flameu, Cornelius Agrippa) e nomes de personagens com referências a Helena Blavatsky (fundadora da sociedade teosófica), Eliphas Levi, referências a cores alquímicas (ALVO dumbledore e RUBEO hagrid) e símbolos alquímicos, preparo poções, etc.
    A autora até tem uma tatuagem no pulso com um axioma da alquimia (solve et coagula), usado inclusive por satanistas e contido em imagens satânicas de ídolos (não estou afirmando que a autora seja satanista, apenas estou relatando fatos).
    Enfim, não dá para saber se há, de fato, uma intenção maléfica nisso tudo, porém não dá para ignorar esses elementos ruins ali inseridos. Tomemos cuidado com essas realidades. Por fim, os pais devem estar atentos a isso e garantir uma sólida formação católica as crianças para que não ocorra o que o Cardeal Ratzinger (Bento XVI) disse das crianças serem expostas a seduções sutis antes que a fé delas possa crescer adequadamente.

    • @SimeãoJung
      @SimeãoJung Рік тому

      “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6

  • @evertonferreira6145
    @evertonferreira6145 3 роки тому +14

    Muitos católicos que se dizem tradicionais nivelam as obras de Tolkien que era católico com obras que tem esoterismo como Harry Potter, explique as diferenças e semelhanças se tiverem por favor.

  • @caiovinicius-zx9dz
    @caiovinicius-zx9dz 3 роки тому +9

    A autora se inspira em vários mitos, sejam gregos, sejam alquímicos, ou judaico-cristão... Essa mistura fica boa? Aí já é subjetivo...

    • @junioralves5546
      @junioralves5546 3 роки тому +3

      O importante é ter sentido dentro da própria história, e teve...

    • @caiovinicius-zx9dz
      @caiovinicius-zx9dz 3 роки тому +1

      @@junioralves5546 sim, só que tem referências que são só referências... Sem muita função narrativa ou de estruturação da mitologia... É a referência pela referência. E se isso é bom ou ruim, é subjetivo... Foi oq quis dizer...

  • @rafaelfilho5106
    @rafaelfilho5106 3 роки тому +1

    Queria ver sobre the witcher
    O bruxo mais brabo! haha

  • @victorcardoso6465
    @victorcardoso6465 3 роки тому

    Conheci seu canal hoje. Muito bom! Parabéns! Ganhou + 1 inscrito.

  • @turbolid
    @turbolid 3 роки тому +5

    Professor, daria para falar sobre Duna, As Fronteiras do Universo e Desventuras em Série? Todas tem o seu simbolismo seja ele político (Duna), religioso (Fronteiras do Universo) ou anacronismo cultural e literário (Desventuras em Série).

  • @mirelerodrigues9778
    @mirelerodrigues9778 3 роки тому +31

    Realmente, li toda obra de Harry Potter e nunca percebi todos esses símbolos esotéricos. Porém, a questão dos elfos domésticos sempre foi uma chatice, destetei esses personagens. Com relação à autora, nada de novo ser progressista, ainda mais quando a mulher é uma das queridinhas na Sodoma e Gomorra que é Hollywood.

  • @HeitorLL
    @HeitorLL 3 роки тому +1

    Guilherme, faz um video sobre a serie de livros A Song of Ice and Fire do George R R Martin! A serie Game of Thrones não faz jus aos livros..

  • @estefanyalvino12alvino79
    @estefanyalvino12alvino79 3 роки тому +2

    Excelente!

  • @domquixote3427
    @domquixote3427 3 роки тому +6

    Guilherme, fala sobre Jacob Boehme. Ele é um autor esotérico, mas está de acordo com a igreja, tem uma tendência negativa?

    • @theGuilherme36
      @theGuilherme36 3 роки тому

      Bom tema

    • @irreadings
      @irreadings 3 роки тому

      Gostaria de ver o Guilherme falando sobre isso. Mas o Boehme era bem neutro em relação a quem tá certo. Ele dizia que a relação com Cristo é mais importante do que tudo, e todas as desavenças interpretativas são um reflexo da Babilônia.

  • @tadeucarneiro5396
    @tadeucarneiro5396 Рік тому

    Boa tarde professor. Por favor, faça um vídeo sobre a simbologia em As Crônicas de Gelo e Fogo.

  • @phfernann
    @phfernann 3 роки тому +1

    Faz uma análise de _Animais Fantásticos_ ? Porque não é também bom quanto HP?
    _Animais Fantásticos_ é mais progressista ainda? (multiculturalismo, ambientalismo, especismo etc)

  • @fabiomeddeiros
    @fabiomeddeiros 3 роки тому +4

    Tenho a impressão de um cuidado muito grande da autora em transmitir em doses muito suaves, geralmente imperceptíveis para os pais, o progressismo e a gnose, talvez como obra introdutória destes.

  • @sheylam8399
    @sheylam8399 3 роки тому +13

    Quem com lacre lacra, com o lacre será lacrado 🤣🤣🤣

  • @77fiancee
    @77fiancee 3 роки тому +2

    Excelente 👏😁!

  • @augustopolveiro2523
    @augustopolveiro2523 3 роки тому +1

    Professor, o senhor poderia falar mais sobre o simbolismo da cobra? Eu sempre vejo referências à cobra como má, mas no bastão de asclépio ela representa a sabedoria de curar.

    • @dredgarzumbao127
      @dredgarzumbao127 2 роки тому

      Eu acho isso um grande preconceito com a cobra. Satanás usou uma cobra e agora toda cobra é vista como má