É uma excelente discussão. Sou protestante e muitos de nós desconhecem o lado mais católico de CS Lewis. Já li vários livros dele e de fato ele tem grande proximidade principalmente na questão do purgatório inclusive o Padre Paulo Ricardo diz que o melhor argumento em favor do purgatório é protestante, de Lewis. Mas acredito que essas coisas o tornam exatamente o que ele é: Anglicano. Claramente ele era - a meu ver - um "Anglicano High", apesar de não gostar disso, na prática ele era exatamente, ou praticamente isso. Mas o protestantismo se dá na vida dele principalmente pelo seu irmão que era anglicano. Você tocou nas referências católicas dele, bem, nós protestantes temos várias referências católicas, principalmente os patrísticos, mesmo que muitos tenham certo receio de ler os livros deles simplesmente por conta da palavra "católico", mas é fato que foram justamente os patrísticos que influenciaram os reformadores e pós-reformadores e avivalistas como John Wesley que conhecia bastante da história da igreja. Veja bem Agostinho é influente tanto no catolicismo como no protestantismo. Também não podemos esquecer das várias influências de fato protestantes que Lewis teve, como, John Bunyan, Armínio, George Mcdonald, Wesley, Lutero, etc. E também das obras em que ele expressa claramente seu pensamento protestante. Não acho que Lewis iria migrar para o catolicismo como Newman fez, pois este passou a aceitar tudo do catolicismo, e isso não parece ser o que Lewis pensava, mas a reflexão é ótima. Acho que Lewis é o mais católico dos protestantes e o mais protestante dos católicos.
Resposta perfeita Victor, obrigada por elucidar esse viés. Leitores de Lewis sabem bem o predominante "traço" protestante dele. No mais, Lewis é obra das mãos de Jesus, ou seja, pertence a igreja UNA e CATÓLICA (universal), ou seja, sua contribuição é de domínio público. Guilherme sou sua fã, parabéns pelo trabalho, cheguei por aqui pela indicação do protestante Jonas Madureira e venho aprendido muito contigo. Deus o abençoe grandemente.
- Lewis se converteu em grande parte por obras de católicos (Chesterton e Tolkien). - Lewis se converte ao anglicanismo, como bom Irlandês do Norte, que tem tradição protestante. - Lewis tem algumas crenças diferenciadas do protestantismo, como acreditar nos sete sacramentos, na presença real de Cristo na Eucaristia, no purgatório e na ordenação apenas de homens. - Lewis não acredita em outras doutrinas católicas, mas se nega a criticá-las abertamente.
E, quem te ensinou que os protestantes não creem na presença real de Cristo? Em geral, não creem na transubstanciação que é uma doutrina filosófica para explicar a presença real. Mas, a presença real em si, várias tradições subscrevem.
O anglicanismo acredita em tudo isso, assim como outras igrejas. Não é tão comum, mas existem igrejas protestantes que crêem nisso e nem por isso são católicos
Vamos virar a mesa. Tolkien que trouxe Lewis de volta para o Cristianismo, porém, imagine como Tolkien deveria se sentir ao saber que seu amigo Lewis abandonou o catolicismo, e regressou a fé Protestante de seu nascimento? Inclusive o maior mentor de Lewis na fé cristão, era um pastor da Igreja Congregacional, cujo nome era: George MacDonald. Lewis era enfático em muitos assuntos católicos, como a veneração de santos e canonização. Em suas cartas, encontrada na obra "Deus no banco dos réus", Lewis faz uma defesa contrária da teologia romana. Fico muito feliz em ver que os católicos estão lendo um autor Protestante. Porém, sejamos sensatos, Lewis sabia em que campo pisava quando trafegava em vários assuntos de sua capacidade mental, e não tinha medo de trata-los. Mas é presunçoso demais querer achar que ele iria se converter ao catolicismo, só porque citava autores católicos. Quem supos isso nao podia aceitar o fato dessas obras vir de uma nutricao protestante. Lembre-se, ele tinha uma cadeira em Oxford em literatura Medieval e Renascentista.
Mais um vídeo excelente, professor. Na minha humilde opinião, pelas obras que já li de C.S Lewis, ele é, na prática, muito mais católico que 95% dos católicos de hoje em dia...
@@alessonso1859 é força de expressão cara, ele não está discutindo teologia. O que ele quer dizer é que os católicos de hoje, se parecem menos católicos do que alguns grandes protestantes. Para de ser chato também.
@@alessonso1859 Já ouviu falar em metáfora ? Sou católica e gosto de ler Lewis. E como já ouvi o padre Paulo Ricardo falar por pouco ele não se converteu ao catolicismo .. .
Assisti um vídeo da Tatiana Feltrin sobre uma obra de C.S. Lewis e o UA-cam me recomendou o seu canal. Surpresa boa! Sugiro que você analise obras da LIT. Brasileira.
Outra parte importante, é o George MacDonald, Pastor Anglicano(se n me engano) e segundo Lewis, foi por meio de seus escritos, principalmente Phantastes, batizou sua imaginação, e fundou muitos de seus pensamentos cristãos.
Querido Guilherme, mais um excelente vídeo. Parabéns! Se me permite a sugestão, eu relataria um fato importante na vida de Tolkien. Sua mãe se converteu para a Santa Igreja Católica e na viuvez passou necessidade por causa de sua opção. Certamente Tolkien foi muito impactado por isso e fortaleceu sua fé. A volta de Lewis ao Cristianismo é também explicada pelas atitudes da mãe de Tolkien. Que contribuição hein? 😉☺️
Lewis, se rende ao Cristo bíblico, por mais que tenha recebido influências católicas ou protestantes. A conversão autêntica não ocorre à religião e sim ao Cristo das escrituras sagradas (pois existem muitos "cristos" por aí). É o que acontece com Paulo ao reconhecer que o Cristo que perseguia era o mencionado no antigo testamento. É muito comum estar cheio de religião e sem nenhuma comunhão... Os escritos de Lewis são repletos de referências bíblias. Esse é o grande motivo de ser considerado um apologeta no meio cristão. E não a sua ligação com a igreja anglicana.
Muito interessante o conteúdo! Nos meus estudos sempre me perguntei sobre a relação de Lewis com nossa Igreja, pois em seus escritos sempre encontramos referências positivas.
"A pomba é mencionada como símbolo do Espírito Santo por muitas vezes na Escritura. É também um símbolo de paz, pois, afinal, Ele é o Espírito que nos dá a paz de Deus. Quando o Espírito veio sobre Jesus no seu batismo, mostrou que, como homem, confiou no Espírito para o poder de realizar seu ministério. Se mesmo Cristo confiou no Espírito, quanto mais devemos nós!" 🕊😇🙏🏽
Sou evangélico e aprecio escritores católicos como Tolkien, Chesterton e Mario Sérgio Cortella. Leio muitos ateus também. Não faz sentido o preconceito.
Até porque quanto mais conhecemos outros tipos de crenças maior torna-se nossa fé. O segredo para saber qual religião seguir ou qual igreja frequentar é sempre buscar o conhecimento das Escrituras. A igreja certa é a igreja na qual a Bíblia é pregada com fidelidade. Graça e paz.
Apenas alguns retoques, o mundo protestante é muito amplo, portanto, não é real que protestantes não creem na presença real. Luteranos creem nisso (luteranos são muito mais parecidos com católicos que os anglicanos). Sobre o purgatório, essa não foi a principal briga de Lutero, nem a questão era o purgatorio em si, mas a forma como se cobravam as indulgências à época. Outra questão, uma veneração a Virgem Maria (ou outros santos) não é algo incomum no meio protestante (luterano e anglicano), o problema não é primordialmente o medo com relação a idolatria, mas sim a negação da intercessão por meio dos Santos. Confissão auricular é opcional na igreja luterana, ou seja, não há problemas. E sobre considerar católicos como irmãos cristãos apenas de tradição diferente também é comum entre luteranos e anglicanos. Portanto, Lewis parece com protestantes (não parece com os “evangelicais”), pois era protestante e como todo bom protestante ele parecia a apreciava o catolicismo.
@@carloscesarramos2640 as “igrejas protestantes” a que vc se refere são muito heterogêneas entre elas e a maioria delas (as neopentecostais, as da teologia da prosperidade, etc) não são consideradas protestantes históricas e, portanto, sequer são reconhecidas pelos protestantes históricos (luteranos, anglicanos e presbiterianos). Sobre ter mencionado as indulgências, não seja afetado, trouxe um elemento histórico para enriquecer a fala do Guilherme, expondo quais foram as principais celeumas da época que suscitaram a reforma inicialmente. Embora o vídeo do Guilherme seja bom (como de costume), ele não demonstra conhecer muito bem sobre protestantes, do contrário não se espantaria com as crenças de CS LEWIS, nem afirmaria que protestantes não creem na presença real na eucaristia, nem que protestantes não consideram católicos como cristãos e verdadeiros irmãos, dentre tantas outras questões que expus acima e não vou me repetir. Daí você vem e destaca a questão da indulgência?! Confunde protestantes com neopentecostais!? Você lê saltando trechos do texto e do contexto?
Bom dia Professor, estou lhe acompanhando a pouco tempo, mas devo assumir que seus vídeos são muito bem amparado aos fatos histórico. Sou um recente leitor C.S mas o conheço bastante por outros diversos vídeos sobre, hoje ao vê-los discorrer sobre esse tema e católico PRATICANTE e estudioso (amador) da Pratristica Católica, fiquei muito satisfeito com sua oratória vê-se um conhecimento organizado do assunto. Até então só vi seus vídeos não está assinante.. até Hoje. Paz e Bem
Os seus vídeos são, de fato, muito bons e eu já conhecia e via alguns deles, mas não era inscrito no canal ainda, salve a Santa Igreja de Cristo. ⛪✝️🇻🇦
Guilherme, parabens pelo bonito trabalho. As escolas , secundarias sobretudo , deveriam usar seus ricos conteúdos . ..com certeza q fariam a diferença na cabeça desses jovens q vagam na parte sombria da net e da vida. Abraço e parabéns pela nobre iniciativa.
Eu gosto muito de vídeos sobre as obras do Lewis, tenho algumas. Minha parte da História favorita é a do Cristianismo. Sem o meu medo(quando criança) da igreja católica romana eu não teria me tornado ateu e depois cristão. Estou buscando recentemente entender onde o cristianismo se dividiu, etc.
Mas a melhor parte é ver na História que quando Deus quer ele usa o ser humano para comunicar a verdade e sua vontade, o profeta Jonas para mim é um dos exemplos mas claros.
@@superking865 Basta ler alguns autores patrísticos (cristãos primitivos) . www.apologistascatolicos.com.br/index.php/patristica Padre Paulo Ricardo explicou mais ou menos o contexto da reforma e da ruptura ,não lembro se foi o vídeo Porquê sou católico ou Porquê não sou protestante .
@@saintlouisix_ Tenho alguns livros dos pais apostólicos aqui pra estudar. Sou reformado e gosto de vários católicos romanos que reconheço como pessoas santas, vou ver sim os vídeos do padre Paulo Ricardo, já assisti alguns dele... Pesquisarei mais sobre e agradeço pela indicação!😁
Estou maratonando seu canal aqui Guilherme. Aprendo muito com você! Continue com esse apostolado e que a Virgem Santíssima abencoe sua família abundantemente.
Juliana vê o vídeo do Padre Paulo Ricardo sobre Cartas de um Diabo a Seu Aprendiz de Lewis. Tb sou católica e gosto das obras de Lewis. Sugiro tb Chesterton
Bom vídeo, fatos interessantes mas soa algo entre linhas parecendo haver um problema em ser protestante. Tolkien me influencia muito mas não porque é católico e sim porque é cristão. Parece haver ainda uma inconformidade de que Lewis não poderia ser Anglicano pelo menos não no todo. Respeito o catolicismo ortodoxo mas acho tendenciosa essa tentativa de pensar que alguém tão influente como Lewis não poderia negar uma fé em detrimento a outra. Continuo estudando suas obras. Veremos demais conclusões. Abraços
Muito esclarecedor. Estive estudando C S Lewis, cristianismo puro e simples, com amigos protestantes, e comecei a ficar instigada com a escrita dele, agora tá explicado! Muito bom 👏
Parabéns pelo vídeo! Dizem que o Christopher só participou da edição das Cartas de Tolkien para assegurar que nenhuma carta dele trocada com o pai durante o divórcio aparecesse na publicação.
Guilherme, procure conhecer o Livro de Concórdia de 1580. É o livro que reúne as Confissões Luteranas que nós luteranos subscrevemos. Ali você verá que nós cremos em Sacramentos, defendemos a presença real de Cristo na Eucaristia, a regeneração batismal, a necessidade da Confissão e Absolvição, a honra aos santos, a operação ao Santo Ministério, etc... vale muito a pena. Até pra perceber que o luteranismo não pode ser encaixado no que é o todo do protestantismo atual. Inclusive no Livro de Concórdia você verá que inclusive os 3 credos da Igreja nós subscrevemos e confessamos. Grande abraço, meu irmão. Muito bom acompanhar seus vídeos e reflexões.
Ótimo vídeo! Guilherme, sou católico e ganhei o livro: Cristianismo puro e simples - C.S.Lewis. Foi isto que me levou a vir ver este seu vídeo. Poderia me dizer algo sobre este livro? Se teria algo nele que diverge da doutrina Católica? Pois vendo o que você disse e dando uma olhada por alto no livro, penso que não. Mas se puder me dá um direcionamento lhe agradeço bastante.
Não esquecemos de George Macdonald. Tinha mais de Tolkien em Lewis do que lewis em Tolkien, e tinha mais de George McDonald em Lewis do que Tolkien. George Mcdonald teve muita influência em Lewis, tanto que lewis o tinha como "mestre".
Muito boa a sua análise Prof. Guilherme. Você tem o dom de comunicar. Ao final, ao falar do Lewis e Tolkien no leito de morte daquele me deixou uma dúvida: para você a adesão aos sacramentos levaria à salvação? A salvação não se dá, a seu ver, em receber Jesus como Salvador?
O próprio Cristo diz que quem não comer do Seu Corpo e não Beber do Seu Sangue não terá a Vida eterna. Os sacramentos são sinais sensíveis eficazes, mas obviamente a salvação nos é dada por Nosso Senhor. Na minha visão os sacramentos são um meio pelo qual o próprio Cristo quis que nós o acolhessimos como Salvador. A tradição da Igreja sendo o Corpo Místico de Jesus Cristo na história. Para entender meu pensamento recomendo a leitura de Scott Hahn.
Penso o mesmo. Ninguém será salvo por estar mais perto de verdades que o próprio Deus escolheu não revelar, mas o principal já foi revelado: crer em Jesus e segui-lo.
Eu moro no Canadá e fui em um 'service' na Igreja Anglicana. É s denominação mais próxima do catolicismo dentre as igrejas protestantes. Tem muita coisa parecida não só na arquitetura, vitrais, estrutura interna, mas também na forma de ler a Bíblia. Claro, há diferenças claras também. Mas me surpreendi. quando fui.
Lendo C. S. Lewis, percebo que ele escreve muito para si mesmo! Às vezes é confuso (devido às suas influências que não são todas cristãs), o que torne a sua leitura fragmentada e difícil! Penso que para compreendê-lo, portanto, é preciso conhecer a sua história e suas influências!
Até em sua conversão me identifico com C.S Lewis, cresci no protestantismo, sou protestante, mas em muitos aspectos acredito no catolicismo, aprendo demais com as obras dos santos mas não acredito na intercessão deles.
Creio que ele coloca Pedro pq mesmo sendo protestante, Pedro é um apóstolo muito importante, e porque ele não poderia colocar Pedro como um personagem principal só porque ele não é católico?
Vídeo muito bom... no entanto, Lewis tem um entendimento diferente à respeito do purgatório (basta ler os sermões de George McDonald, pastor presbiteriano que foi o seu Master). Outro ponto se trata da eucaristia, Lutero cria na transubstanciação... Nesse sentido Lewis tinha sim, uma característica bastante Anglicana - o “middle way”. Não tem como entender Lewis sem falar de George McDonald, o que não ouvi aqui em nenhum momento! Abraço!
Sou protestante e já pensei em repensar sobre minha religião mas algumas coisas que eu não consigo deiar passar envolvendo a igraja catolica. 1. venda de indulgencias promovida pelo papa LEÃO X. 2. Inquizição. 3. Porque temos que nos confessar para o padre se temos Jesus e o veu foi rasagado? 4.Questão do papa ser considerado como sucessor de Pedro sendo que a pedra a que Jesus se refere é claramente a confição feita por Pedro de que Jesus é o filho de Deus. 5. Não consigo entender como Maria pode ter sido Santa durante toda a vida sendo que no magnificat ela chama Deus de meu salvador, logo ela reconhece que ela precisa de um salvador mostrando que ela tinha suas falhas assim como qualquer um de nos que estamos nessa caminhada ardua e dificio aqui nesta terra cujo sistema era e é corrompido. 6. Intercessão dos santos, tipo como Maria e os outros santos que estão no ceu ouvem as nossas orações já que eles não são onipotentes?
Guilherme é realmente uma pessoa incrível, estou começando a conhecê-lo melhor agora. Contudo, devo expressar minha frustração em relação ao argumento de que se deve ser católico apenas porque figuras como Agostinho, Tomás de Aquino e outros o foram. Embora eu reconheça o brilhantismo desses pensadores, acredito que é importante não nos prendermos apenas à tradição, mas também considerarmos a essência da fé. É evidente que a sabedoria contida na Bíblia é inestimável (SOLA SCRIPTURA), e não devemos ignorar as inconsistências que possam surgir dentro do catolicismo. Nossa ligação com Deus e a compreensão da fé não devem ser limitadas por venerações a indivíduos específicos. Em vez disso, nossa relação com Deus e a orientação da Bíblia devem ser suficientes para nos guiar em nossa jornada espiritual.
Onde a bíblia diz que devemos seguir apenas a ela? Qual versículo baseia-a? Quando Jesus disse que devemos ficar sujeitos a apenas um livro? Ainda mais um que foi alterado por um grupinho após 15 séculos?
A doutrina da presença real na eucaristia é algo comum em muitas vertentes. Entre os anglicanos há vertentes também... Algo interessante é que muitos teólogos diferenciam protestantes e reformados.
Certamente, Tolkien teve uma grande influência sobre Lewis, mas um dos principais pilares dessa formação foi o pastor George MacDonald. Um aspecto menos discutido é a decepção de Tolkien ao se distanciar do amigo que se casou com uma mulher divorciada, que, por acaso, também sofria violência do ex-marido. Grande divórcio não é o purgatório.
Guilherme, como posso apoiar financeiramente o teu canal? Eu contribuo para diversos canais de filosofia, catolicismo e conservadorismo. Vários desses canais usam o "Apoia Se". Deus sempre o ilumine. Guilherme.
Como seguidor do canal há um bom tempo e também pesquisador a respeito da vida do Jack (C. S. Lewis), tenho que pontuar algumas questões divergentes, respeitosamente. Lembrando que não quero causar discórdia e não responderei nenhum comentário sarcástico ou deselegante. Vamos lá. 1. C. S. Lewis tinha uma boa relação com os católicos, isso não quer dizer que ele queria ser católico. Ele era um homem equilibrado, muito diferente do Tolkien que era um fervoroso religioso católico, onde muitas vezes brigava com aqueles que discordavam da sua fé. 2. George Orwell criticava incisivamente o socialismo, mas ainda assim morreu socialista. Assim como muitos esquerdistas que criticam os revolucionários mas acreditam que na utopia falaciosa de Marx. Assim sendo, Lewis poderia elogiar e ter uma boa relação com os católicos, mas não quer dizer que ele fosse se tornar um. 3. No livro biográfico sobre o Tolkien, escrito pelo Carpenter, o autor fala a mesma coisa que o Guilher disse, que o criador de "O Hobbit" levou seu filho John, que na ocasião era padre, para que Jack (Lewis) se convertesse à fé católica, no entanto, Lewis negou a fé católica e perempitoriamente faleceu como um reformado da igreja inglesa (anglicana). 4. "Se passesse mais 5 anos era possível não que C. S. Lewis se tornasse católico", foi dito, porém era bem possível ele passaria a criticar veementemente a Igreja Católica pelos escândalos que surgiram e por alguns acontecimentos na Revolução Cultural (1967). 5. Enfim, Clive Staples Lewis faleceu como um protestante. É o meu ponto de vista de acordo aos meus estudos. Quero deixar claro que é de forma respeitosa.
Basta ler o livro "Cartas de um diabo a seu aprendiz" e "Cristiano puro e simples" . Não tem a menor dúvida sobre a fé de Lewis, não era católico. Só não entendi o problema dele ser protestante?
Eu ainda sou novo no cristianismo, estou me convertendo aos poucos. Era ateu. Ainda não entendo muito sobre a rivalidade entre católicos e protestantes. Embora eu também ache esse negócio de rezar pra Virgem Maria muito esquisito. Algo que eu não faria, acho arriscado; talvez essa minha opinião seja absurda, talvez sensata. Realmente não sei. Mas sei que preferências não importam, o que importa é seguir a vontade de Deus, na medida das nossas capacidades. Bem, é isso. Espero não está falando nada que irrite quem quer que seja.
Sou protestante luterano e cremos sim na presença real de nosso Senhor Jesus Cristo no pão e no vinho da eucaristia também fazemos o sinal da cruz e oramos o credo Apostólico e niceno .
@marcelopacheco917 Tenho uma noticia que vai te frustar..... não é possivel ter a presença de Jesus real na eucaristia na igreja protestante.... se aprofunde neste assunto e vai chegar na vdd.... leia o banquete do cordeiro de Scott Hahn.
Muito bom Guilherme, obrigada por explicar tão bem, comprei um livro desse autor, mas perdi completamente o interesse de ler, a vida é muito curta pra perder tempo com coisas feitas por protestantes.
O processo de conversão de Lewis perdura durante toda uma vida. Anterior às conversas com Tolkien, Lewis foi aberto ao mundo espiritual por meio dos poetas românticos. E mais importante do que qualquer outra pessoa, que batizou a sua imaginação, como ele mesmo diz, foi George McDonald. Foi um homem ímpar e no fundo tinha uma visão parecida com a dos místicos a respeito do Cristianismo: por baixo de inúmeras diferenças doutrinárias do fenômeno histórico do Cristianismo corre um rio de verdades compartilhada por todos que amam a Deus.
Lewis transcendeu isso tudo. Por favor. Lewis foi um homem que se converteu a verdade. Ele tinha compromisso com a Igreja de Cristo, a soma dos crentes em Jesus, que vivem a verdade do evangelho e do amor de Deus. Sobre Tolkien, só mostra a cisma dele de fazer um amigo abraçar algo que não se sentia intimamente convencido. E sobre o casamento, isso é um preconceito de Tolkien, não há justificativa espiritual nenhuma para isso. Parem de romantizar genialidade.
Isso é de um contorcionismo filosófico imenso, para tentar negar que um escritor tão prestigiando e inteligente só poderia ser católico romano, mas jamais protestante anglicano. Se ele não declarou, você não pode achar. Inacreditável.
É uma excelente discussão. Sou protestante e muitos de nós desconhecem o lado mais católico de CS Lewis. Já li vários livros dele e de fato ele tem grande proximidade principalmente na questão do purgatório inclusive o Padre Paulo Ricardo diz que o melhor argumento em favor do purgatório é protestante, de Lewis. Mas acredito que essas coisas o tornam exatamente o que ele é: Anglicano. Claramente ele era - a meu ver - um "Anglicano High", apesar de não gostar disso, na prática ele era exatamente, ou praticamente isso. Mas o protestantismo se dá na vida dele principalmente pelo seu irmão que era anglicano. Você tocou nas referências católicas dele, bem, nós protestantes temos várias referências católicas, principalmente os patrísticos, mesmo que muitos tenham certo receio de ler os livros deles simplesmente por conta da palavra "católico", mas é fato que foram justamente os patrísticos que influenciaram os reformadores e pós-reformadores e avivalistas como John Wesley que conhecia bastante da história da igreja. Veja bem Agostinho é influente tanto no catolicismo como no protestantismo. Também não podemos esquecer das várias influências de fato protestantes que Lewis teve, como, John Bunyan, Armínio, George Mcdonald, Wesley, Lutero, etc. E também das obras em que ele expressa claramente seu pensamento protestante.
Não acho que Lewis iria migrar para o catolicismo como Newman fez, pois este passou a aceitar tudo do catolicismo, e isso não parece ser o que Lewis pensava, mas a reflexão é ótima. Acho que Lewis é o mais católico dos protestantes e o mais protestante dos católicos.
Excelente!
O vídeo e o comentário poderiam ter sido resumidos em: "Lewis era anglocatólico". Kkkkk
Ele lia Calvino também é gostava muito
Excelente. Penso o mesmo.
Resposta perfeita Victor, obrigada por elucidar esse viés. Leitores de Lewis sabem bem o predominante "traço" protestante dele. No mais, Lewis é obra das mãos de Jesus, ou seja, pertence a igreja UNA e CATÓLICA (universal), ou seja, sua contribuição é de domínio público. Guilherme sou sua fã, parabéns pelo trabalho, cheguei por aqui pela indicação do protestante Jonas Madureira e venho aprendido muito contigo. Deus o abençoe grandemente.
- Lewis se converteu em grande parte por obras de católicos (Chesterton e Tolkien).
- Lewis se converte ao anglicanismo, como bom Irlandês do Norte, que tem tradição protestante.
- Lewis tem algumas crenças diferenciadas do protestantismo, como acreditar nos sete sacramentos, na presença real de Cristo na Eucaristia, no purgatório e na ordenação apenas de homens.
- Lewis não acredita em outras doutrinas católicas, mas se nega a criticá-las abertamente.
E, quem te ensinou que os protestantes não creem na presença real de Cristo? Em geral, não creem na transubstanciação que é uma doutrina filosófica para explicar a presença real. Mas, a presença real em si, várias tradições subscrevem.
O Anglicanismo acredita em tudo isso aí que você citou.
Acho que apenas não no sacramento do casamento
O anglicanismo acredita em tudo isso, assim como outras igrejas. Não é tão comum, mas existem igrejas protestantes que crêem nisso e nem por isso são católicos
Relativou..
Vamos virar a mesa. Tolkien que trouxe Lewis de volta para o Cristianismo, porém, imagine como Tolkien deveria se sentir ao saber que seu amigo Lewis abandonou o catolicismo, e regressou a fé Protestante de seu nascimento? Inclusive o maior mentor de Lewis na fé cristão, era um pastor da Igreja Congregacional, cujo nome era: George MacDonald. Lewis era enfático em muitos assuntos católicos, como a veneração de santos e canonização. Em suas cartas, encontrada na obra "Deus no banco dos réus", Lewis faz uma defesa contrária da teologia romana. Fico muito feliz em ver que os católicos estão lendo um autor Protestante. Porém, sejamos sensatos, Lewis sabia em que campo pisava quando trafegava em vários assuntos de sua capacidade mental, e não tinha medo de trata-los. Mas é presunçoso demais querer achar que ele iria se converter ao catolicismo, só porque citava autores católicos. Quem supos isso nao podia aceitar o fato dessas obras vir de uma nutricao protestante. Lembre-se, ele tinha uma cadeira em Oxford em literatura Medieval e Renascentista.
Verdade .
Cara ele é protestante e pronto.
@@kauan3312 Exato, e foi isso que eu disse em meu texto!
@Ester Teixeira uauuuu!!! Resumiu tudo o que penso!!
@Ester Teixeira Mas o canon bíblico foi definido em concílios católicos.
Mais um vídeo excelente, professor.
Na minha humilde opinião, pelas obras que já li de C.S Lewis, ele é, na prática, muito mais católico que 95% dos católicos de hoje em dia...
Não tem essa de mais católico ou menos católico. Ou é ou não é. Esses 95 por cento, pra você, não são católicos, então não os cite como se fossem.
@@alessonso1859 é força de expressão cara, ele não está discutindo teologia. O que ele quer dizer é que os católicos de hoje, se parecem menos católicos do que alguns grandes protestantes. Para de ser chato também.
@@hianhenrique4504 👏👏👏👏👏
@@alessonso1859 Já ouviu falar em metáfora ? Sou católica e gosto de ler Lewis. E como já ouvi o padre Paulo Ricardo falar por pouco ele não se converteu ao catolicismo .. .
Assisti um vídeo da Tatiana Feltrin sobre uma obra de C.S. Lewis e o UA-cam me recomendou o seu canal. Surpresa boa! Sugiro que você analise obras da LIT. Brasileira.
Eu tbm.
A Tati é maravilhosaaaa
Salve Giilherme, também sou católico e professor de filosofia, me identifiquei muito com seus vídeos, grande abraço meu amigo!
Outra parte importante, é o George MacDonald, Pastor Anglicano(se n me engano) e segundo Lewis, foi por meio de seus escritos, principalmente Phantastes, batizou sua imaginação, e fundou muitos de seus pensamentos cristãos.
Querido Guilherme, mais um excelente vídeo. Parabéns! Se me permite a sugestão, eu relataria um fato importante na vida de Tolkien. Sua mãe se converteu para a Santa Igreja Católica e na viuvez passou necessidade por causa de sua opção. Certamente Tolkien foi muito impactado por isso e fortaleceu sua fé. A volta de Lewis ao Cristianismo é também explicada pelas atitudes da mãe de Tolkien. Que contribuição hein? 😉☺️
Guilherme Milone Silva Eu relato isso no vídeo sobre Tolkien que está no meu canal. O sr chegou a ver?
@@guilhermefclfreire Muito obrigado. Não tinha visto este vídeo. Vou ver agora mesmo. Muito bom!!
Lewis, se rende ao Cristo bíblico, por mais que tenha recebido influências católicas ou protestantes.
A conversão autêntica não ocorre à religião e sim ao Cristo das escrituras sagradas (pois existem muitos "cristos" por aí). É o que acontece com Paulo ao reconhecer que o Cristo que perseguia era o mencionado no antigo testamento.
É muito comum estar cheio de religião e sem nenhuma comunhão...
Os escritos de Lewis são repletos de referências bíblias. Esse é o grande motivo de ser considerado um apologeta no meio cristão. E não a sua ligação com a igreja anglicana.
Eu gosto muito dessa história de vida do Tolkien... Me fez refletir muito sobre como ele e o irmão foram acolhidos na igreja.
@@fabioluisplacido9089 Só existe um Cristo, que é católico, que é o msm que o Bíblico.
Meu sonho é um professor de filosofia com essa sensatez
Muito interessante o conteúdo! Nos meus estudos sempre me perguntei sobre a relação de Lewis com nossa Igreja, pois em seus escritos sempre encontramos referências positivas.
"A pomba é mencionada como símbolo do Espírito Santo por muitas vezes na Escritura. É também um símbolo de paz, pois, afinal, Ele é o Espírito que nos dá a paz de Deus. Quando o Espírito veio sobre Jesus no seu batismo, mostrou que, como homem, confiou no Espírito para o poder de realizar seu ministério. Se mesmo Cristo confiou no Espírito, quanto mais devemos nós!" 🕊😇🙏🏽
Sou evangélico e aprecio escritores católicos como Tolkien, Chesterton e Mario Sérgio Cortella. Leio muitos ateus também. Não faz sentido o preconceito.
Até porque quanto mais conhecemos outros tipos de crenças maior torna-se nossa fé. O segredo para saber qual religião seguir ou qual igreja frequentar é sempre buscar o conhecimento das Escrituras. A igreja certa é a igreja na qual a Bíblia é pregada com fidelidade. Graça e paz.
Apenas alguns retoques, o mundo protestante é muito amplo, portanto, não é real que protestantes não creem na presença real. Luteranos creem nisso (luteranos são muito mais parecidos com católicos que os anglicanos). Sobre o purgatório, essa não foi a principal briga de Lutero, nem a questão era o purgatorio em si, mas a forma como se cobravam as indulgências à época. Outra questão, uma veneração a Virgem Maria (ou outros santos) não é algo incomum no meio protestante (luterano e anglicano), o problema não é primordialmente o medo com relação a idolatria, mas sim a negação da intercessão por meio dos Santos. Confissão auricular é opcional na igreja luterana, ou seja, não há problemas. E sobre considerar católicos como irmãos cristãos apenas de tradição diferente também é comum entre luteranos e anglicanos. Portanto, Lewis parece com protestantes (não parece com os “evangelicais”), pois era protestante e como todo bom protestante ele parecia a apreciava o catolicismo.
Perfeito!!
Excelente apontamento
De uma olhada nas igrejas protestantes de hoje. Existe até o trizimo, e você vem falar de indulgências?
@@carloscesarramos2640 as “igrejas protestantes” a que vc se refere são muito heterogêneas entre elas e a maioria delas (as neopentecostais, as da teologia da prosperidade, etc) não são consideradas protestantes históricas e, portanto, sequer são reconhecidas pelos protestantes históricos (luteranos, anglicanos e presbiterianos). Sobre ter mencionado as indulgências, não seja afetado, trouxe um elemento histórico para enriquecer a fala do Guilherme, expondo quais foram as principais celeumas da época que suscitaram a reforma inicialmente. Embora o vídeo do Guilherme seja bom (como de costume), ele não demonstra conhecer muito bem sobre protestantes, do contrário não se espantaria com as crenças de CS LEWIS, nem afirmaria que protestantes não creem na presença real na eucaristia, nem que protestantes não consideram católicos como cristãos e verdadeiros irmãos, dentre tantas outras questões que expus acima e não vou me repetir. Daí você vem e destaca a questão da indulgência?! Confunde protestantes com neopentecostais!? Você lê saltando trechos do texto e do contexto?
Luteranos não creem na presença real de Nosso Senhor na Eucaristia. Para ele é apenas uma "memória". Enfim, tudo condenado pela igreja.
Vídeo maravilhoso, Guilherme.
"nós só criamos porque fomos criados por Deus..." é de uma natureza poética maravilhosa.
Bom dia Professor, estou lhe acompanhando a pouco tempo, mas devo assumir que seus vídeos são muito bem amparado aos fatos histórico. Sou um recente leitor C.S mas o conheço bastante por outros diversos vídeos sobre, hoje ao vê-los discorrer sobre esse tema e católico PRATICANTE e estudioso (amador) da Pratristica Católica, fiquei muito satisfeito com sua oratória vê-se um conhecimento organizado do assunto. Até então só vi seus vídeos não está assinante.. até Hoje. Paz e Bem
Os seus vídeos são, de fato, muito bons e eu já conhecia e via alguns deles, mas não era inscrito no canal ainda, salve a Santa Igreja de Cristo.
⛪✝️🇻🇦
Ótimo, como sempre. Fico feliz que tenha voltado a nós presentear com vídeos tão enriquecedores.
Guilherme, parabens pelo bonito trabalho.
As escolas , secundarias sobretudo , deveriam usar seus ricos conteúdos . ..com certeza q fariam a diferença na cabeça desses jovens q vagam na parte sombria da net e da vida.
Abraço e parabéns pela nobre iniciativa.
Oi Guilheme. Grave um vídeo sobre o O Homem Eterno. Será de muita valia
Eu gosto muito de vídeos sobre as obras do Lewis, tenho algumas. Minha parte da História favorita é a do Cristianismo. Sem o meu medo(quando criança) da igreja católica romana eu não teria me tornado ateu e depois cristão. Estou buscando recentemente entender onde o cristianismo se dividiu, etc.
Mas a melhor parte é ver na História que quando Deus quer ele usa o ser humano para comunicar a verdade e sua vontade, o profeta Jonas para mim é um dos exemplos mas claros.
@@superking865 Recomendação: A formação e a divisão da cristandade por Christopher Dawson
@@darylvandenberg6034 Irei pesquisar, agradeço pela indicação ☺️.
@@superking865 Basta ler alguns autores patrísticos (cristãos primitivos) .
www.apologistascatolicos.com.br/index.php/patristica
Padre Paulo Ricardo explicou mais ou menos o contexto da reforma e da ruptura ,não lembro se foi o vídeo
Porquê sou católico ou Porquê não sou protestante .
@@saintlouisix_ Tenho alguns livros dos pais apostólicos aqui pra estudar. Sou reformado e gosto de vários católicos romanos que reconheço como pessoas santas, vou ver sim os vídeos do padre Paulo Ricardo, já assisti alguns dele... Pesquisarei mais sobre e agradeço pela indicação!😁
Guilherme ,conhecer seu canal, foi uma grata surpresa, Deus te abençoe, paz e bem!
😍😍😍 Indescritível minha emoção ao ver a notificação desse vídeo😄
Estou maratonando seu canal aqui Guilherme. Aprendo muito com você!
Continue com esse apostolado e que a Virgem Santíssima abencoe sua família abundantemente.
Maravilhoso vídeo. Amei saber disso pois sou católica e amo os livros dele. Muito obrigada.
Juliana vê o vídeo do Padre Paulo Ricardo sobre Cartas de um Diabo a Seu Aprendiz de Lewis. Tb sou católica e gosto das obras de Lewis. Sugiro tb Chesterton
Obrigado,como é bom termos pessoas como você para os ensimarmos
Gente que pessoa calma, adoro os teus vídeos professor
MARAVILHOSA MENSAGEM E CONHECIMENTO !!! PARABÉNS GUILHERME FREIRE !!! DEUS TE ABENÇOE MUITO !!! SHALOM !!!
Muita grata pelo seu excelente trabalho 😊!
Bom vídeo, fatos interessantes mas soa algo entre linhas parecendo haver um problema em ser protestante. Tolkien me influencia muito mas não porque é católico e sim porque é cristão. Parece haver ainda uma inconformidade de que Lewis não poderia ser Anglicano pelo menos não no todo. Respeito o catolicismo ortodoxo mas acho tendenciosa essa tentativa de pensar que alguém tão influente como Lewis não poderia negar uma fé em detrimento a outra. Continuo estudando suas obras. Veremos demais conclusões. Abraços
Muito esclarecedor. Estive estudando C S Lewis, cristianismo puro e simples, com amigos protestantes, e comecei a ficar instigada com a escrita dele, agora tá explicado! Muito bom 👏
Veja tb o vídeo do padre Paulo Ricardo sobre Lewis
Vou começar a ler “Cristianismo puro e simples” hj...muito bom ter assistido seu vídeo antes. Obrigada
Estou lendo é muito bom o livro.
Parabéns pelo vídeo!
Dizem que o Christopher só participou da edição das Cartas de Tolkien para assegurar que nenhuma carta dele trocada com o pai durante o divórcio aparecesse na publicação.
Parabéns Guilherme ñ conhecia seu trabalho ainda. Muito bom seu discernimento.
Guilherme, procure conhecer o Livro de Concórdia de 1580. É o livro que reúne as Confissões Luteranas que nós luteranos subscrevemos. Ali você verá que nós cremos em Sacramentos, defendemos a presença real de Cristo na Eucaristia, a regeneração batismal, a necessidade da Confissão e Absolvição, a honra aos santos, a operação ao Santo Ministério, etc... vale muito a pena. Até pra perceber que o luteranismo não pode ser encaixado no que é o todo do protestantismo atual. Inclusive no Livro de Concórdia você verá que inclusive os 3 credos da Igreja nós subscrevemos e confessamos. Grande abraço, meu irmão. Muito bom acompanhar seus vídeos e reflexões.
Ótimo vídeo! Guilherme, sou católico e ganhei o livro: Cristianismo puro e simples - C.S.Lewis. Foi isto que me levou a vir ver este seu vídeo. Poderia me dizer algo sobre este livro? Se teria algo nele que diverge da doutrina Católica? Pois vendo o que você disse e dando uma olhada por alto no livro, penso que não. Mas se puder me dá um direcionamento lhe agradeço bastante.
Tem muitas heresias, relativismo moral, etc.
Igrejacatolica,org
Confira as playlists do meu canal
Poderia me dar sua opinião sobre o livro com base no catolicismo ?
@@Mateus.007 Que trecho apresenta relativismo moral?
@@antonyGO839 No canal Christian truth, no segundo vídeo mais antigo chamado CS Lewis deception você encontra.
Sua linguagem cabe todos os níveis intelectuais...... Parabéns!!!!
Obrigado Senhor Jesus Cristo Salvador pela sua Santa igreja !!
Não esquecemos de George Macdonald.
Tinha mais de Tolkien em Lewis do que lewis em Tolkien, e tinha mais de George McDonald em Lewis do que Tolkien.
George Mcdonald teve muita influência em Lewis, tanto que lewis o tinha como "mestre".
Muito boa a sua análise Prof. Guilherme. Você tem o dom de comunicar. Ao final, ao falar do Lewis e Tolkien no leito de morte daquele me deixou uma dúvida: para você a adesão aos sacramentos levaria à salvação? A salvação não se dá, a seu ver, em receber Jesus como Salvador?
O próprio Cristo diz que quem não comer do Seu Corpo e não Beber do Seu Sangue não terá a Vida eterna. Os sacramentos são sinais sensíveis eficazes, mas obviamente a salvação nos é dada por Nosso Senhor. Na minha visão os sacramentos são um meio pelo qual o próprio Cristo quis que nós o acolhessimos como Salvador. A tradição da Igreja sendo o Corpo Místico de Jesus Cristo na história. Para entender meu pensamento recomendo a leitura de Scott Hahn.
Boa tarde! Ótimo professor!
Mais importante que morrer católico ou protestante, é ter vivido para Cristo.
Jesus pediu para confessarmos e comungarmos.Quem não comer da Minha Carne e não beber do Meu Sangue,não terá a Vida.
Vivendo para Cristo, chegamos à Santa Igreja Católica instituída por ele.
Christo nihil præponere!
Viva Cristo Rei!
Salve, Santíssima Virgem Maria!
Penso o mesmo. Ninguém será salvo por estar mais perto de verdades que o próprio Deus escolheu não revelar, mas o principal já foi revelado: crer em Jesus e segui-lo.
@@CosmicGenerator exato, mas o aprendizado é consequência da salvação.
Comentário perfeito!
QUE VÍDEO INCRÍVEL!!!
Precisava desse vídeo!!! 🔥⚡ muito bom!
Fantástica narrativa.
Grato valoroso irmão.
Como era de se esperar, excelente! 🙌🏻👏🏻
Eu moro no Canadá e fui em um 'service' na Igreja Anglicana. É s denominação mais próxima do catolicismo dentre as igrejas protestantes. Tem muita coisa parecida não só na arquitetura, vitrais, estrutura interna, mas também na forma de ler a Bíblia. Claro, há diferenças claras também. Mas me surpreendi. quando fui.
Adorei seu vídeo uma apresentação serena e que deu curiosidade em aprender mais.
Obrigada pelo Vídeo professor Guilherme.
Oravam muito. Orai sem cessar.
Guilherme, depois compartilha com a gente essa sua biblioteca.
Vídeo riquíssimo em conhecimento e bibliografia!!
Ótimo vídeo, Guilherme. Obrigado!
C.S.Lewis era cristão . Isso é o que realmente importa ,talvez nem isso importa. O que importa mesmo era a consciência com base no evangelho .
Relativista
@@MonarquiaTv burro
Lendo C. S. Lewis, percebo que ele escreve muito para si mesmo!
Às vezes é confuso (devido às suas influências que não são todas cristãs), o que torne a sua leitura fragmentada e difícil!
Penso que para compreendê-lo, portanto, é preciso conhecer a sua história e suas influências!
Excelente vídeo! Parabéns!
Oi, amo seu conteúdo e fiquei super curiosa com a biblioteca. Faz tour, pfvvv
Olá Guilherme. Vc poderia refazer esse vídeo explicando melhor atualmente.
Muito bom, professor.
Por favor, você poderia citar as fontes que você utilizou? Obrigado.
Até em sua conversão me identifico com C.S Lewis, cresci no protestantismo, sou protestante, mas em muitos aspectos acredito no catolicismo, aprendo demais com as obras dos santos mas não acredito na intercessão deles.
Estude o assunto,padre paulo Ricardo e estude a patristica
Tá no caminho certo... é só continuar estudando ❤
Olá, Guilherme. Gostaria de saber onde encontrar sobre as confissões do Lewis? Parece contradizer com Cristianismo Puro e Simples.
O problema é que os sacramentos anglicanos são inválidos.
Uma tristeza, realmente.
Que excelente notícia! 👏👏👏
Creio que ele coloca Pedro pq mesmo sendo protestante, Pedro é um apóstolo muito importante, e porque ele não poderia colocar Pedro como um personagem principal só porque ele não é católico?
Você é excelente prof 👏👏
Muito bom!
Oi Guilherme, parabéns pela análise. Sugiro falar com o microfone mais perto, pois o audio ficou muito baixo, minha opinião 😉 fique com Deus 🙏🏽
Sou protestante de berço e amo as obras do C. S.Lewis
Vídeo muito bom... no entanto, Lewis tem um entendimento diferente à respeito do purgatório (basta ler os sermões de George McDonald, pastor presbiteriano que foi o seu Master). Outro ponto se trata da eucaristia, Lutero cria na transubstanciação... Nesse sentido Lewis tinha sim, uma característica bastante Anglicana - o “middle way”. Não tem como entender Lewis sem falar de George McDonald, o que não ouvi aqui em nenhum momento! Abraço!
Lutero acreditava na transubstanciação aonde meu amigo ? Kkkk
@Clecio Pereira do que se trata?
Sou protestante e já pensei em repensar sobre minha religião mas algumas coisas que eu não consigo deiar passar envolvendo a igraja catolica. 1. venda de indulgencias promovida pelo papa LEÃO X. 2. Inquizição. 3. Porque temos que nos confessar para o padre se temos Jesus e o veu foi rasagado? 4.Questão do papa ser considerado como sucessor de Pedro sendo que a pedra a que Jesus se refere é claramente a confição feita por Pedro de que Jesus é o filho de Deus. 5. Não consigo entender como Maria pode ter sido Santa durante toda a vida sendo que no magnificat ela chama Deus de meu salvador, logo ela reconhece que ela precisa de um salvador mostrando que ela tinha suas falhas assim como qualquer um de nos que estamos nessa caminhada ardua e dificio aqui nesta terra cujo sistema era e é corrompido. 6. Intercessão dos santos, tipo como Maria e os outros santos que estão no ceu ouvem as nossas orações já que eles não são onipotentes?
Excelente vídeo! Gostei muito!
Vídeo excelente. Obrigado.
Alguns livros de Lewis chama a atenção do Tolkies sobre suas crenças. Até pensava que Tolkies fosse ateu.
Ótimo vídeo, Professor!
Muito bem colocado.
Guilherme é realmente uma pessoa incrível, estou começando a conhecê-lo melhor agora. Contudo, devo expressar minha frustração em relação ao argumento de que se deve ser católico apenas porque figuras como Agostinho, Tomás de Aquino e outros o foram. Embora eu reconheça o brilhantismo desses pensadores, acredito que é importante não nos prendermos apenas à tradição, mas também considerarmos a essência da fé.
É evidente que a sabedoria contida na Bíblia é inestimável (SOLA SCRIPTURA), e não devemos ignorar as inconsistências que possam surgir dentro do catolicismo. Nossa ligação com Deus e a compreensão da fé não devem ser limitadas por venerações a indivíduos específicos. Em vez disso, nossa relação com Deus e a orientação da Bíblia devem ser suficientes para nos guiar em nossa jornada espiritual.
Onde a bíblia diz que devemos seguir apenas a ela? Qual versículo baseia-a? Quando Jesus disse que devemos ficar sujeitos a apenas um livro? Ainda mais um que foi alterado por um grupinho após 15 séculos?
A doutrina da presença real na eucaristia é algo comum em muitas vertentes. Entre os anglicanos há vertentes também... Algo interessante é que muitos teólogos diferenciam protestantes e reformados.
O livro do Pearce: C S Lewis e a Igreja Católica, tem em português?
Minuto 18: Lewis morre sozinho, em sua casa, o que aconteceu em seus últimos minutos de vida é um grande mistério.
Certamente, Tolkien teve uma grande influência sobre Lewis, mas um dos principais pilares dessa formação foi o pastor George MacDonald. Um aspecto menos discutido é a decepção de Tolkien ao se distanciar do amigo que se casou com uma mulher divorciada, que, por acaso, também sofria violência do ex-marido. Grande divórcio não é o purgatório.
Guilherme, então podemos ler tranquilamente a obra dele? E as traduções são confiáveis?
Explicação incrível.
Alguém sabe de algum livro que explique essa visão de Tolkien sobre o mito relacionado simbolicamente com a redenção de Cristo?
Aula maravilhosa
Guilherme, como posso apoiar financeiramente o teu canal? Eu contribuo para diversos canais de filosofia, catolicismo e conservadorismo. Vários desses canais usam o "Apoia Se". Deus sempre o ilumine. Guilherme.
Olá! Mande um email para guilhermefreire@guilhermefreire.net e conversamos por lá.
Como seguidor do canal há um bom tempo e também pesquisador a respeito da vida do Jack (C. S. Lewis), tenho que pontuar algumas questões divergentes, respeitosamente. Lembrando que não quero causar discórdia e não responderei nenhum comentário sarcástico ou deselegante.
Vamos lá.
1. C. S. Lewis tinha uma boa relação com os católicos, isso não quer dizer que ele queria ser católico. Ele era um homem equilibrado, muito diferente do Tolkien que era um fervoroso religioso católico, onde muitas vezes brigava com aqueles que discordavam da sua fé.
2. George Orwell criticava incisivamente o socialismo, mas ainda assim morreu socialista. Assim como muitos esquerdistas que criticam os revolucionários mas acreditam que na utopia falaciosa de Marx. Assim sendo, Lewis poderia elogiar e ter uma boa relação com os católicos, mas não quer dizer que ele fosse se tornar um.
3. No livro biográfico sobre o Tolkien, escrito pelo Carpenter, o autor fala a mesma coisa que o Guilher disse, que o criador de "O Hobbit" levou seu filho John, que na ocasião era padre, para que Jack (Lewis) se convertesse à fé católica, no entanto, Lewis negou a fé católica e perempitoriamente faleceu como um reformado da igreja inglesa (anglicana).
4. "Se passesse mais 5 anos era possível não que C. S. Lewis se tornasse católico", foi dito, porém era bem possível ele passaria a criticar veementemente a Igreja Católica pelos escândalos que surgiram e por alguns acontecimentos na Revolução Cultural (1967).
5. Enfim, Clive Staples Lewis faleceu como um protestante.
É o meu ponto de vista de acordo aos meus estudos. Quero deixar claro que é de forma respeitosa.
Basta ler o livro "Cartas de um diabo a seu aprendiz" e "Cristiano puro e simples" . Não tem a menor dúvida sobre a fé de Lewis, não era católico. Só não entendi o problema dele ser protestante?
Ele fala que a Igreja é esposa de Cristo tal como está no capítulo 5 do livro de Efésios do Novo Testamento. E anglicano é protestante.
Mas, e se ele estiver no paraíso como os textos bíblicos dizem, ele deixaria de ser católico?
Que a Virgem Maria te abençoe!
Eu ainda sou novo no cristianismo, estou me convertendo aos poucos. Era ateu. Ainda não entendo muito sobre a rivalidade entre católicos e protestantes. Embora eu também ache esse negócio de rezar pra Virgem Maria muito esquisito. Algo que eu não faria, acho arriscado; talvez essa minha opinião seja absurda, talvez sensata. Realmente não sei. Mas sei que preferências não importam, o que importa é seguir a vontade de Deus, na medida das nossas capacidades. Bem, é isso. Espero não está falando nada que irrite quem quer que seja.
Estude a patristica
O anglicanismo no meio protestante é a corrente mais próxima da Igreja Católica. Inclusive eles veneram em comum muitos santos com a Igreja Católica.
É incrível a manobra pra enquadrar o catolicismo na obra do C. S. Lewis declaradamente protestante. Qual a dificuldade de respeitarem o autor?
Sou protestante luterano e cremos sim na presença real de nosso Senhor Jesus Cristo no pão e no vinho da eucaristia também fazemos o sinal da cruz e oramos o credo Apostólico e niceno .
@marcelopacheco917 Tenho uma noticia que vai te frustar..... não é possivel ter a presença de Jesus real na eucaristia na igreja protestante.... se aprofunde neste assunto e vai chegar na vdd.... leia o banquete do cordeiro de Scott Hahn.
Muito bom Guilherme, obrigada por explicar tão bem, comprei um livro desse autor, mas perdi completamente o interesse de ler, a vida é muito curta pra perder tempo com coisas feitas por protestantes.
Mas não é uma contradição o fato do confessor de Lewis pregar o uso do Rosário e ele não gostar de rezar à Virgem Maria?
Não fases diferentes da vida dele.
O processo de conversão de Lewis perdura durante toda uma vida. Anterior às conversas com Tolkien, Lewis foi aberto ao mundo espiritual por meio dos poetas românticos. E mais importante do que qualquer outra pessoa, que batizou a sua imaginação, como ele mesmo diz, foi George McDonald. Foi um homem ímpar e no fundo tinha uma visão parecida com a dos místicos a respeito do Cristianismo: por baixo de inúmeras diferenças doutrinárias do fenômeno histórico do Cristianismo corre um rio de verdades compartilhada por todos que amam a Deus.
Lewis transcendeu isso tudo. Por favor. Lewis foi um homem que se converteu a verdade. Ele tinha compromisso com a Igreja de Cristo, a soma dos crentes em Jesus, que vivem a verdade do evangelho e do amor de Deus. Sobre Tolkien, só mostra a cisma dele de fazer um amigo abraçar algo que não se sentia intimamente convencido. E sobre o casamento, isso é um preconceito de Tolkien, não há justificativa espiritual nenhuma para isso. Parem de romantizar genialidade.
A experiência de Lewis se parece muito com a de Simone Weil. Pessoas muito, muito à frente do seu tempo.
O próprio Lewis falava que antes de ter acesso a alta sociedade britânica ele era ateu, que Tolkien foi o principal responsável por mudar sua visão.
Qual o livro da Bíblia está os sete sacramentos?
Isso é de um contorcionismo filosófico imenso, para tentar negar que um escritor tão prestigiando e inteligente só poderia ser católico romano, mas jamais protestante anglicano. Se ele não declarou, você não pode achar. Inacreditável.
Esse rapaz tem uma visão tão equivocada do protestantismo, do cristianismo.
Tem algum vídeo sobre a história do Anglicanismo?