Obrigada! Muito obrigada! Professor Clóvis, daqui da minha casa, na minha cadeira preferida, consegui sentir a sua potência maravilhosa de ensinar. Obrigada por compartilhar conosco a sua felicidade, obrigada! Muito obrigada!
Quem sou? Ou o que SOU? Quem tem a "coragem" de olhar para e espelho e reconhecer que, Eu SOU o único e total responsável por tudo que aconteceu está acontecendo e vai acontecer na minha vida... Eis a dura liberdade!!!
Você realmente consegue dizer com convicção de que tudo o que aconteceu e está acontecendo em sua vida é sua responsabilidade? Nunca foi empurrado para caminhos decisivos por pais, filhos, etc ??? Consegue?
Obrigada professor Clovis! Muito obrigada! Ouvi-lo é um bálsamo para a alma. Eu sou professora de Filosofia/Sociologia para o Ensino Médio e amo vir aqui assistir seus vídeos.
Como é bom ouvir esse mestre. Liberdade total é uma grande ilusão. Mesmo que vivêssemos apenas conosco mesmo não teríamos nem a liberdade de controlar nossos pensamentos...
Controlar os pensamentos certamente não, visto que isso é impossível...Mas o que te impede de direciona-los a partir dos planejamentos que dependem da sua liberdade de escolha? O ser humano tem liberdade incondicional no que diz respeito a ele mesmo, o único ser que pode tomar decisões e fazer escolhas por você é você mesmo
@@danielcardoso8583 É romântico, mas as variáveis não estão no controle do planejamento...Um Ministro de Allende, depois da morte deste, na solidão do cárcere, após muito pensar sobre o porquê que seus planos de Poder falharam, chegou a simples conclusão de que "não governavam sozinhos". Havia o Poder Econômico, Militar, Religioso, Mundivisão da população...Todas variáveis não controláveis. Não se trata de Natura X Cultura, mas da interação dessas coisas.
Não é dessa liberdade de que trata o existencialismo. No conceito existencialista de "ser livre" mesmo que vc esteja algemado, olhos vendados, com a lingua cortada, vc ainda assim, a partir dessa existência restrita, vc vai, dali com as condições dadas (sejam quais forem), definir quem vc é: um homem espiritual que clamará em pensamento a Deus? Um ser cético que desistirá de tudo? Alguem esperançoso que esboçará uma derradeira reação desesperada? Sei lá..a essencia se constrói enquanto houver consciência. Na hipótese do indivíduo nao pensar mais, claro que não há liberdade, pois a própria existência humana aí nesse caso pode ter sido suprimida, ainda que o corpo esteja vegetando.
Sempre fui fã de filosofia, acho incrível, as respostas para pensamentos, questionamentos e algumas outras coisas, alguém já pensou no passado e conseguiu repassar isso ao longo da história, basicamente tudo que aprendi ao longo da vida relacionado a filosofia foi por estudos próprios, já que na faculdade infelizmente os professores de Filosofia que tive no caminho sempre deixou muito a desejar...
A filosofia é um tapa na cara do fundamentalismo, da ignorância, da falta de intelectualidade da falta de inteligência da falta de espiritualidade, quando encontramos uma pessoa que põe apenas um livro na sua vida como regras de vida que a Bíblia, dá até preguiça de escutar qualquer lorota. Horário nobre das TVs deveriam ter esse tipo de programa, ou melhor aquele horário político obrigatório que não serve pra nada deveria ser substituído pelo horário filosófico obrigatório em rádio televisão e redes sociais, com certeza teríamos um mundo melhor.
Todo mundo é livre, basta ter um pouco de conhecimento e saúde física e mental. Antes dizia assim: _Saúde e paz, o resto a gente corre atrás, agora digo, Amor e paz, o resto a gente corre atrás. Está faltando amor, sentimentos melhores. A perversidade está explícita demais, diante também, da falta de intervenção das pessoas de bem, que não lutam e haja mimimi...
Essa questão da liberdade é abordada de maneira genial por Dostoiévski, na sua obra: os Irmãos Karmázov no capítulo i🤝ntitulado O Inquisidor. Nos dá muitas possibilidades de reflexão. Enriquece nossa percepção sobre o tema.
É verdade até certo ponto porque no dna humano existe uma certa essência e natureza. O mesmo vale pro absurdo do existencialismo porque no universo as coisas não são totalmente sem sentido.
Ele fala não existem tais naturezas, como de macho e fêmea. Aí a pessoa confia nisso e tenta ir contra a sua natureza. Daí a fisiologia do indivíduo cobra-o, cedo ou tarde, seja por sinais visíveis, fisiológicos ou não visíveis, como transtornos psiquiátricos. Não é atoa que todos que vão contra essa sua natureza tem problemas psicológicas.
Sensacional, daí fico pensando como liberais delimitam liberdade. Pra eles a liberdade é econômica e não o conceito de liberdade para Sartre. O liberalismo faz parecer que não temos liberdade natural e as liberdades só são aquelas em um modelo econômico.
Caminante, son tus huellas el camino, y nada más; caminante, no hay camino, se hace camino al andar. Al andar se hace camino, y al volver la vista atras se ve la senda que nunca se ha de volver a pisar. Caminante, no hay camino, sino estelas en la mar. […] Caminhante, são tuas pegadas o caminho e nada mais; caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao andar Ao andar se faz caminho e ao olhar para atrás se vê a senda que nunca voltará a pisar Caminhante não há caminho senão rastros no mar. […] MACHADO, Antonio. Selected poems. Tradução de Alan Trueblood. Cambridge: Harvard University Press, 2003, p. 142.
Pow tava tudo indo tão bem professor. Sartre e do caralh#*¥%, e noite, vamo fazer acontecer, mas aí vem a angústia que brocha a potência de agir kkkkkk
A palavra religiao vem do latim religare ou religio que significa religaçao com Deus.Existe um vazio existencial e espiritual no coraçao do ser humano que ele procura preencher nos vícios,nas drogas,nos prazeres,nas coisas,nas pessoas,nas filosofias,nas ideologias,nas religioes.Por isso,existem relacionamentos doentios,o consumismo desmedido,a prática sexual desregrada,o uso de drogas,a idolatria,a divinizaçao,o endeusamento de coisas,prazeres,pessoas,pois o ser humano procura preencher nestas coisas o vazio existencial e espiritual que só Deus pode preencher mediante seu Espírito Santo em Cristo Jesus.Quando se tem um relacionamento de amor ágape com Deus se liberta do amor doentio eros com as coisas,prazeres,pessoas.E tao somente quando nao se precisa tao desesperadamente destas coisas é que se pode desfrutar delas de maneira satisfatória e salutar.Entao,com Deus se liberta da escravidao das coisas,prazeres,pessoas se tornando assim verdadeiramente livre.Deus cria a necessidade,a afliçao e a tribulaçao para Nele se buscar a Salvaçao!!!
A natureza do gato depende não só dele, mas do ambiente, da genética. Nós não somos só instinto, mas dependemos também da genética e do meio. Essa liberdade é uma ilusão.
Exato. Na verdade o homem é assim como uma tesoura ou um gato, já tem um papel definido. Tanto é que a aflição, angústia vem do afastamento de seu papel definido. Veja pessoas que mudam de sexo, sempre são perturbadas psiquiatricamente.
@@mariomend6480 As pessoas que mudam de sexo o fazem por questões biológicas. Ninguém decide mudar de sexo por simples opção você que suponho seja hetero faria isso?
A retórica e a gramática são uma parcela apenas do que conhecemos como linguagem. Sartre sabia bem disso. Sabia também da necessidade de construção de um sistema capaz de preencher o vazio estabelecido na Europa pela filosofia de Nietzsche, a psicologia de Freud e o materialismo histórico de Marx. Não podemos negar a interpretação magistral e didática de Clovis de Barros, um excelente professor, capaz de tratar temas espinhosos em um passeio no parque. Mas há ressalvas em seus pensamentos, a carência de pensamentos antagônicos capazes de projetar em outro plano a necessária dialética para a formação de um pensar mais autêntico e livre. P.S. Se um professor quer que seus alunos pensem melhor, deve recomendar uma gama de títulos para assim poder ampliar sua compreensão sobre um determinado tema, infelizmente isso não vemos nas academias.
ooie,mto obgdo! mas vale lembrar q simone e sartre n eram casados eles apenas tinham um relacionamento,eles n queriam casar pois n queriam algo de afeto e sim um relacionamento onde a filosofia seria seu foco principal!
Taqueopriu!!! Tamo f.... Eu já desconfiava... É véio. As vezes a vontade é q houvesse alguém q preste pra falar o q a gente tem q fazer. Qdo incomodasse, aí a gente mudava alguma coisa. Um leão por dia. Todo dia 360⁰ !
NA verdade o homem é assim como uma tesoura, já tem um papel definido. Tanto é que a aflição, angústia vem do afastamento de seu papel definido. Veja pessoas que mudam de sexo, sempre são perturbadas psiquiatricamente.
Quem discorda, faça um graduação, depois um mestrado, logo após pegue a argumentação contra o pensamento de Sartre e defenda em uma tese de doutorado em filosofia .
Você é livre, pra obedecer a sua natureza interior...HAHAHAHAHA. ..Sartre, ao falar da angústia, descreve a situação de quem precisa fazer alguma coisa contra a sua própria natureza, sua vontade interior.
O cara acabou de dizer que não existe natureza de nada...E vc já vem dizer que só pode argumentar contrários os que tiverem doutorado?.. Ahh vá dar carteirada lá na casa atual do satre!!!
Precisa ter doutorado para discordar de um pensamento filosófico? Não se prenda a títulos! Acho que para discordar é necessário só conhecer bem as obras!
Concordo em partes com Sartre. Entendo a base de suas ideias do Homem como ser livre e desimpedido de essência, puro e condicionado a escolher o que se tornar, contudo, adimitir como possível desvencilhar-se das características biológicas básicas para livrar-se completamente de essência é um erro fatal da filosofia de Sartre. Antes de ser homem ou mulher, ou gato, ou cavalo, se é algo cuja existência independe de conceito, algo que apenas é. Olhando não apenas a filosofia, mas também a vida de Sartre, é possível observar que suas ideias advém de um estilo que busca fugir de amarras sociais da mesma forma que uma criança birrenta entedia os pais com seu chilique por causa de um não.
Se a existência precede a essência. Então como explicado, para Sartre não há nenhum tipo de limite para as relações? Por exemplo: um adulto pode ser relacionar sexualmente com um animal, uma criança, com pessoas do mesmo do sexo,... e está tudo ok, dentro da teoria de teoria dele?
Liberdade não é libertinagem. Na libertinagem, você pode fazer tudo, na liberdade, você é limitado e deve seguir uma série de regras e leis. Na liberdade você é obrigatoriamente limitado, enquanto na libertinagem, você faz o que quiser porque não existe qualquer obrigação ou limitação.
Não é que na liberdade é obrigatório seguir leis e etc. É que, em essência, nós somos tão livres, que podemos nos determinar a partir dessa liberdade. É que nós nascemos em contextos onde já há uma calcificação de uma capa de preconceitos, de uma capa de significados com os quais nos relacionamos. Então, podemos achar que não somos livres, mas isso é um total engano. Lidamos com uma tradição e como diria Heidegger, tradição encurtada, pois não nos relacionamos com os fenômenos de origens.
@@rafaelsilveiradias95 Liberdade é limitada porque se não seguirmos as leis, as regras, principalmente sem sermos julgados ou presos pelos danos causados, então não é mais liberdade. É libertinagem. Agora, em relação ao individuo, temos que tomar cuidado quando dizemos que "o ser humano é livre". Somos escravos de nossa natureza. Quando ele se refere a "não pagar pedagio", ele se refere que o ser humano é o animal dominante na terra e que por causa disso, nao paga o mesmo pedágio que os outros animais. tanto porque, nós criamos o pedagio e controlamos o pedágio. Não somos livres de nossa natureza e muito menos das imposições de nosso ambiente. tenho a ligeira impressão que vocês não fazem ideia o que ser "livre" significa.
Você é livre, pra obedecer a sua natureza interior...HAHAHAHAHA. ..Sartre, ao falar da angústia, descreve a situação de quem precisa fazer alguma coisa contra a sua própria natureza, sua vontade interior.
Sartre tava errado. Ou meio errado Existe natureza/ essência, pelo menos fisiológica para homem e mulher e que xondicionan comportamentos. O que não impede a liberdade de fazer diferente.
Sendo verdade é uma maravilha. Uma vez alguém respondeu à pergunta: - o que define a sexualidade de uma pessoa? Resposta: O desejo. Qual é o desejo? Essa é a resposta. Porém, há pessoas sem desejo. Parecem anestesiadas, mortas.
Daí surgiu essa ideia atual de que "você pode ser o que você quiser" e o mundo virou um grande hospício. Não, você não pode ser o que quiser assim como eu não posso ser um grande jogador de basquete pq tenho 1,77m. Não posso ser um grande jogador de futebol pq já tenho 41 anos, etc.
Baseado em que Sartre diferencia os humanos do resto? Por que seríamos a única coisa no universo que não temos essência? Se o homem não tem essência, enquanto tudo o mais a tem, não seria exatamente essa ausência a essência do homem? (São dúvidas sinceras. Não conheço nada desse pensador e gostaria que alguém que entende me explicasse por favor)
Eu acho que é bem simples que parece cru: nós vemos animais se perguntando pelo seu sentido? Tipo eles param, escrevem um livro, leem Aristóteles, etc. A resposta é um não. Do porque somos a única coisa que não tem essência: nós temos uma essência na visão de Sartre, mas o que difere? A nossa essência não está ai pronta, se não, não seriamos livre. A essência do Ser-ai consiste na sua existência, a essência da Realidade Humana é dada na existência. Ele inverte Platão, porque para ele a essência das coisas já estão dadas, estão no mundo das ideias, nos temos que entender elas racionalmente. Sartre discorda disso via ontologia: nos não somos seres Em-si, diz ele, como uma pedra é Em-si. A pedra é, a pedra é em si, e a pedra não pode não ser pedra. Pedra não tem liberdade. Já nós somos livres: não há diferença entre "ser" e "liberdade" ( ser = liberdade ). Nós somos Para-si, nós somos Para nos mesmos essa relação que conseguimos ter com nós mesmos. A essência é dada num contexto, numa facticidade, num tempo. Não dá pra dizer por exemplo: "voltar para deus é a nossa essência". Porque isso é anterior a nós, e eu teria que crer nisso, outras pessoas não creem nisso, etc etc. A construção "deus" é uma construção num tempo, numa facticidade, numa historia. A nossa essência só não está dada: portanto, seria um erro dizer: "não temos essência" em Sartre. Sabendo disso, isso elimina a frase, "não ter essência é a essência". Não é a essência específica. Mas é dialética: é fruto de uma época, de uma condição humana, construída pelo homem, superada, abandonada, reconstruída, etc etc. Dizer que há só essa essência, não seriamos livre. O homem é o Universal-Singular, diz ele. Universal porque vive condições semelhantes, compartilha problemas universais do homem, vive num espaço em comum, divide esse espaço, morre, tem fome. E singular: vive tudo isso de uma forma única, porque sua liberdade o torna único, porque no dia-a-dia ele batalha por si, pelas labutas que só dizem respeito a ele (no mundo dele). Basicamente: a historia faz o homem, e o homem faz a história. Esse universal-singular é preso um no outro.
Você é livre, pra obedecer a sua natureza interior...HAHAHAHAHA. ..Sartre, ao falar da angústia, descreve a situação de quem precisa fazer alguma coisa contra a sua própria natureza, sua vontade interior.
Num país cheio de amor e da falência da moral definitiva …ter um professor neste nível é um acontecimento
Imagina ter o Clovis como seu professor do ensino médio. Sem dúvida a filosofia floresceria em mim muito antes. Quem sabe teria feito até o curso 😢
Tiraria meu filho da escola
@@Amo_mePraSempree teu filho perderia um excelente mestre. Tuas escolhas te define!
Não seje uma tesora
Seria um desperdício, certos conhecimento exigem maturidade...
@@stainerpolegario2935 Tens razão
Obrigada! Muito obrigada! Professor Clóvis, daqui da minha casa, na minha cadeira preferida, consegui sentir a sua potência maravilhosa de ensinar. Obrigada por compartilhar conosco a sua felicidade, obrigada! Muito obrigada!
O melhor explicador de todos, como destrincha, como desvenda. Quem dera ser como o senhor.
Kkkkkkk. O senso de humor do Clóvis é muito bom!
Este professor jorra jatos de sabedoria de amor à Filosofia e à sua profissão.
Elegantíssimo o professor Clóvis. E que maneira sofisticada de ser simples.
Quem sou?
Ou o que SOU?
Quem tem a "coragem" de olhar para e espelho e reconhecer que, Eu SOU o único e total responsável por tudo que aconteceu está acontecendo e vai acontecer na minha vida...
Eis a dura liberdade!!!
Você realmente consegue dizer com convicção de que tudo o que aconteceu e está acontecendo em sua vida é sua responsabilidade? Nunca foi empurrado para caminhos decisivos por pais, filhos, etc ??? Consegue?
boa
@@mariomend6480não se vc tem pernas e opção de correr a responsabilidade é sua.
Tive ate que deixar um comentario! Que aula maravilhosa! Que vídeo! Que professor!
Obrigada professor Clovis! Muito obrigada! Ouvi-lo é um bálsamo para a alma. Eu sou professora de Filosofia/Sociologia para o Ensino Médio e amo vir aqui assistir seus vídeos.
Como é bom ouvir esse mestre. Liberdade total é uma grande ilusão. Mesmo que vivêssemos apenas conosco mesmo não teríamos nem a liberdade de controlar nossos pensamentos...
Controlar os pensamentos certamente não, visto que isso é impossível...Mas o que te impede de direciona-los a partir dos planejamentos que dependem da sua liberdade de escolha? O ser humano tem liberdade incondicional no que diz respeito a ele mesmo, o único ser que pode tomar decisões e fazer escolhas por você é você mesmo
@@danielcardoso8583 É romântico, mas as variáveis não estão no controle do planejamento...Um Ministro de Allende, depois da morte deste, na solidão do cárcere, após muito pensar sobre o porquê que seus planos de Poder falharam, chegou a simples conclusão de que "não governavam sozinhos". Havia o Poder Econômico, Militar, Religioso, Mundivisão da população...Todas variáveis não controláveis. Não se trata de Natura X Cultura, mas da interação dessas coisas.
Não é dessa liberdade de que trata o existencialismo. No conceito existencialista de "ser livre" mesmo que vc esteja algemado, olhos vendados, com a lingua cortada, vc ainda assim, a partir dessa existência restrita, vc vai, dali com as condições dadas (sejam quais forem), definir quem vc é: um homem espiritual que clamará em pensamento a Deus? Um ser cético que desistirá de tudo? Alguem esperançoso que esboçará uma derradeira reação desesperada? Sei lá..a essencia se constrói enquanto houver consciência. Na hipótese do indivíduo nao pensar mais, claro que não há liberdade, pois a própria existência humana aí nesse caso pode ter sido suprimida, ainda que o corpo esteja vegetando.
Adoro a forma como o professor explica. Mas essa tal liberdade tem um preço bem alto a pagar.
Clóvis é muito bom. Ele descasca a fruta, tira o fruto até chegar no caroço ou semente e explica fazendo reverso
Sempre fui fã de filosofia, acho incrível, as respostas para pensamentos, questionamentos e algumas outras coisas, alguém já pensou no passado e conseguiu repassar isso ao longo da história, basicamente tudo que aprendi ao longo da vida relacionado a filosofia foi por estudos próprios, já que na faculdade infelizmente os professores de Filosofia que tive no caminho sempre deixou muito a desejar...
Assistir as aulas do professor Clóvis é sempre uma transcendência.
Muito obrigado pelo link .
A filosofia é um tapa na cara do fundamentalismo, da ignorância, da falta de intelectualidade da falta de inteligência da falta de espiritualidade, quando encontramos uma pessoa que põe apenas um livro na sua vida como regras de vida que a Bíblia, dá até preguiça de escutar qualquer lorota. Horário nobre das TVs deveriam ter esse tipo de programa, ou melhor aquele horário político obrigatório que não serve pra nada deveria ser substituído pelo horário filosófico obrigatório em rádio televisão e redes sociais, com certeza teríamos um mundo melhor.
Excelente professor CLÓVIS!!!
Excelente professor! Obrigado!
👍👍❤❤ 07-07-23, 12:29h.
Explicação ótima 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
BOA EXPLICAÇÃO, PROFESSOR. AMEIIIIIIIIIIIIIIIIII.
Aula espetacular, professor excelente. Gratidão!! 🙏
A sabedoria encanta.
Mestre é isso Clóvis indispensável
Clóvis amo suas explicações.
Gratidão 🙏❤
Obrigado tchitcha maravilha de aula!🎉🎉🎉🎉❤❤
Espetacular, professor!👏👏👏
Que gostoso ouvir essa aula !
Kkkkk! O Clóvis é muito show de bola! "Nasceu" prá ser Prof! 😉😂😂😂
Boa explicação
Todo mundo é livre, basta ter um pouco de conhecimento e saúde física e mental.
Antes dizia assim: _Saúde e paz, o resto a gente corre atrás, agora digo, Amor e paz, o resto a gente corre atrás. Está faltando amor, sentimentos melhores. A perversidade está explícita demais, diante também, da falta de intervenção das pessoas de bem, que não lutam e haja mimimi...
Maravilha!
Grande Clovis. Sua maior virtude é ser um explicador.
Que aula!
Professor, eu te amo
❤❤❤
Sempre genial...
Essa questão da liberdade é abordada de maneira genial por Dostoiévski, na sua obra: os Irmãos Karmázov no capítulo i🤝ntitulado O Inquisidor. Nos dá muitas possibilidades de reflexão. Enriquece nossa percepção sobre o tema.
Bravo!
O explicador!
Professor maravilhoso
Professor o senhor é 10
É verdade até certo ponto porque no dna humano existe uma certa essência e natureza. O mesmo vale pro absurdo do existencialismo porque no universo as coisas não são totalmente sem sentido.
Ele fala não existem tais naturezas, como de macho e fêmea. Aí a pessoa confia nisso e tenta ir contra a sua natureza. Daí a fisiologia do indivíduo cobra-o, cedo ou tarde, seja por sinais visíveis, fisiológicos ou não visíveis, como transtornos psiquiátricos. Não é atoa que todos que vão contra essa sua natureza tem problemas psicológicas.
Sensacional, daí fico pensando como liberais delimitam liberdade. Pra eles a liberdade é econômica e não o conceito de liberdade para Sartre. O liberalismo faz parecer que não temos liberdade natural e as liberdades só são aquelas em um modelo econômico.
A essencia é o livre pensar, inclusive pensar que não temos essencia
Obrigado professor
Caminante, son tus huellas
el camino, y nada más;
caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace camino,
y al volver la vista atras
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
Caminante, no hay camino,
sino estelas en la mar.
[…]
Caminhante, são tuas pegadas o
caminho e nada mais;
caminhante, não há caminho,
o caminho se faz ao andar
Ao andar se faz caminho
e ao olhar para atrás
se vê a senda que nunca voltará a pisar
Caminhante não há caminho
senão rastros no mar.
[…]
MACHADO, Antonio. Selected poems. Tradução de Alan Trueblood. Cambridge: Harvard University Press, 2003, p. 142.
Professor Clóvis é foda demais ... facilita o entendimento
Valeu!
Nós que agradecemos!
Excelente
Massa.🎉
Fã de Sartre
Sensacional
Que momento alegrador!
Segundo Sartre, um momento angustiante. 😀
Que didática é essa? Meu Deus...
Professor Clóvis❤
Pow tava tudo indo tão bem professor. Sartre e do caralh#*¥%, e noite, vamo fazer acontecer, mas aí vem a angústia que brocha a potência de agir kkkkkk
Bom dia pessoal.
G E N I A L!!!
Mestre dos mestres ¥♤♧♡◇¤☆
Muito bom!
Fantástico explicador!
Fantástico, professor Clóvis!
👏👏
Somos tão livres que nos mantemos presos a qualquer coisa.
Quando a sociedade usa tais regras como base para praticar a liberdade obtém_se a falta dela pelo uso da violência estatal.
❤
Professor, Clóvis suas explicações são incríveis! Poderíamos ter um professor Clóvis em cada ambiente escolar>
liberdade para se buscar a essenciabildade
👏🔥🌻🙏
Mais um show de explicação!
liberdade para se buscar a essenciabildade sendo a essencia Deus
O Existencialismo de Sartre é ateísta!
Não por acaso, "o inferno são os outros"!
A palavra religiao vem do latim religare ou religio que significa religaçao com Deus.Existe um vazio existencial e espiritual no coraçao do ser humano que ele procura preencher nos vícios,nas drogas,nos prazeres,nas coisas,nas pessoas,nas filosofias,nas ideologias,nas religioes.Por isso,existem relacionamentos doentios,o consumismo desmedido,a prática sexual desregrada,o uso de drogas,a idolatria,a divinizaçao,o endeusamento de coisas,prazeres,pessoas,pois o ser humano procura preencher nestas coisas o vazio existencial e espiritual que só Deus pode preencher mediante seu Espírito Santo em Cristo Jesus.Quando se tem um relacionamento de amor ágape com Deus se liberta do amor doentio eros com as coisas,prazeres,pessoas.E tao somente quando nao se precisa tao desesperadamente destas coisas é que se pode desfrutar delas de maneira satisfatória e salutar.Entao,com Deus se liberta da escravidao das coisas,prazeres,pessoas se tornando assim verdadeiramente livre.Deus cria a necessidade,a afliçao e a tribulaçao para Nele se buscar a Salvaçao!!!
E desde então o ser humano está cada vez mais perdido quanto ao valor da sua existência. Caímos num vazio existencial nunca visto antes.
Genial explicação! Ô professor "du krl***"!
A natureza do gato depende não só dele, mas do ambiente, da genética. Nós não somos só instinto, mas dependemos também da genética e do meio. Essa liberdade é uma ilusão.
Exato. Na verdade o homem é assim como uma tesoura ou um gato, já tem um papel definido. Tanto é que a aflição, angústia vem do afastamento de seu papel definido. Veja pessoas que mudam de sexo, sempre são perturbadas psiquiatricamente.
@@mariomend6480
As pessoas que mudam de sexo o fazem por questões biológicas. Ninguém decide mudar de sexo por simples opção você que suponho seja hetero faria isso?
@mariomend6480 cês tão metendo discurso religioso dentro do raciocínio, nada contra, mas Sartre era Ateu
👏👏👏👏👏. Grata Prof. Clóvis. Um abraço.😘🌺
A retórica e a gramática são uma parcela apenas do que conhecemos como linguagem. Sartre sabia bem disso. Sabia também da necessidade de construção de um sistema capaz de preencher o vazio estabelecido na Europa pela filosofia de Nietzsche, a psicologia de Freud e o materialismo histórico de Marx. Não podemos negar a interpretação magistral e didática de Clovis de Barros, um excelente professor, capaz de tratar temas espinhosos em um passeio no parque. Mas há ressalvas em seus pensamentos, a carência de pensamentos antagônicos capazes de projetar em outro plano a necessária dialética para a formação de um pensar mais autêntico e livre.
P.S. Se um professor quer que seus alunos pensem melhor, deve recomendar uma gama de títulos para assim poder ampliar sua compreensão sobre um determinado tema, infelizmente isso não vemos nas academias.
ooie,mto obgdo! mas vale lembrar q simone e sartre n eram casados eles apenas tinham um relacionamento,eles n queriam casar pois n queriam algo de afeto e sim um relacionamento onde a filosofia seria seu foco principal!
Leonardo Da Vinci foi quem inventou a tesoura.
Taqueopriu!!! Tamo f.... Eu já desconfiava...
É véio.
As vezes a vontade é q houvesse alguém q preste pra falar o q a gente tem q fazer. Qdo incomodasse, aí a gente mudava alguma coisa.
Um leão por dia.
Todo dia 360⁰ !
E as vezes, a única coisa que vc queria ser é uma TESOURA. Só faz um coisa que é cortar, e nem tem que decidir quando fazê-lo. 😅
NA verdade o homem é assim como uma tesoura, já tem um papel definido. Tanto é que a aflição, angústia vem do afastamento de seu papel definido. Veja pessoas que mudam de sexo, sempre são perturbadas psiquiatricamente.
Tem continuação, essa aula?
Por favor me indiquem onde. Gratíssima.
De Itu SP
Quem discorda, faça um graduação, depois um mestrado, logo após pegue a argumentação contra o pensamento de Sartre e defenda em uma tese de doutorado em filosofia .
Você é livre, pra obedecer a sua natureza interior...HAHAHAHAHA. ..Sartre, ao falar da angústia, descreve a situação de quem precisa fazer alguma coisa contra a sua própria natureza, sua vontade interior.
O cara acabou de dizer que não existe natureza de nada...E vc já vem dizer que só pode argumentar contrários os que tiverem doutorado?..
Ahh vá dar carteirada lá na casa atual do satre!!!
Precisa ter doutorado para discordar de um pensamento filosófico? Não se prenda a títulos! Acho que para discordar é necessário só conhecer bem as obras!
O que adianta ser livre se for pra viver na angústia? A não ser que eu não tenha medo das escolhas que tomo, ou das que deixo de tomar.
Concordo em partes com Sartre. Entendo a base de suas ideias do Homem como ser livre e desimpedido de essência, puro e condicionado a escolher o que se tornar, contudo, adimitir como possível desvencilhar-se das características biológicas básicas para livrar-se completamente de essência é um erro fatal da filosofia de Sartre. Antes de ser homem ou mulher, ou gato, ou cavalo, se é algo cuja existência independe de conceito, algo que apenas é. Olhando não apenas a filosofia, mas também a vida de Sartre, é possível observar que suas ideias advém de um estilo que busca fugir de amarras sociais da mesma forma que uma criança birrenta entedia os pais com seu chilique por causa de um não.
Se a existência precede a essência. Então como explicado, para Sartre não há nenhum tipo de limite para as relações? Por exemplo: um adulto pode ser relacionar sexualmente com um animal, uma criança, com pessoas do mesmo do sexo,... e está tudo ok, dentro da teoria de teoria dele?
Liberdade não é libertinagem. Na libertinagem, você pode fazer tudo, na liberdade, você é limitado e deve seguir uma série de regras e leis. Na liberdade você é obrigatoriamente limitado, enquanto na libertinagem, você faz o que quiser porque não existe qualquer obrigação ou limitação.
Q baboseira cara.
@@carlosalbertschuttz3873 concordo. é algo inútil para nossas vidas.
Não é que na liberdade é obrigatório seguir leis e etc. É que, em essência, nós somos tão livres, que podemos nos determinar a partir dessa liberdade. É que nós nascemos em contextos onde já há uma calcificação de uma capa de preconceitos, de uma capa de significados com os quais nos relacionamos. Então, podemos achar que não somos livres, mas isso é um total engano. Lidamos com uma tradição e como diria Heidegger, tradição encurtada, pois não nos relacionamos com os fenômenos de origens.
@@rafaelsilveiradias95 Liberdade é limitada porque se não seguirmos as leis, as regras, principalmente sem sermos julgados ou presos pelos danos causados, então não é mais liberdade. É libertinagem. Agora, em relação ao individuo, temos que tomar cuidado quando dizemos que "o ser humano é livre". Somos escravos de nossa natureza. Quando ele se refere a "não pagar pedagio", ele se refere que o ser humano é o animal dominante na terra e que por causa disso, nao paga o mesmo pedágio que os outros animais. tanto porque, nós criamos o pedagio e controlamos o pedágio.
Não somos livres de nossa natureza e muito menos das imposições de nosso ambiente.
tenho a ligeira impressão que vocês não fazem ideia o que ser "livre" significa.
Você é livre, pra obedecer a sua natureza interior...HAHAHAHAHA. ..Sartre, ao falar da angústia, descreve a situação de quem precisa fazer alguma coisa contra a sua própria natureza, sua vontade interior.
Sartre tava errado. Ou meio errado Existe natureza/ essência, pelo menos fisiológica para homem e mulher e que xondicionan comportamentos. O que não impede a liberdade de fazer diferente.
Eu sou livre, não por direito algum estabelecido por lei, sou livre diante o que sou. Afinal, somos quem podemos ser. Agora te pergunto, você é livre?
Sendo verdade é uma maravilha. Uma vez alguém respondeu à pergunta: - o que define a sexualidade de uma pessoa? Resposta: O desejo. Qual é o desejo? Essa é a resposta. Porém, há pessoas sem desejo. Parecem anestesiadas, mortas.
Foda
Professor fale de Heidegger por favor
Daí surgiu essa ideia atual de que "você pode ser o que você quiser" e o mundo virou um grande hospício. Não, você não pode ser o que quiser assim como eu não posso ser um grande jogador de basquete pq tenho 1,77m. Não posso ser um grande jogador de futebol pq já tenho 41 anos, etc.
Nunca tivemos Liberdade, enquanto houver preocupação, nessecidade, não teremos Liberdade, e se casa aí piorou.
Eis que minha tesoura é usada unicamente para peso de papel, logo é um peso de papel. E eu não posso ser um pitbull enraivado.
Mas tu concordas com essa idealogia, logica.
Baseado em que Sartre diferencia os humanos do resto? Por que seríamos a única coisa no universo que não temos essência? Se o homem não tem essência, enquanto tudo o mais a tem, não seria exatamente essa ausência a essência do homem? (São dúvidas sinceras. Não conheço nada desse pensador e gostaria que alguém que entende me explicasse por favor)
Acredito que as suas dúvidas vão te incentivar a estudar mais o autor
Eu acho que é bem simples que parece cru: nós vemos animais se perguntando pelo seu sentido? Tipo eles param, escrevem um livro, leem Aristóteles, etc. A resposta é um não. Do porque somos a única coisa que não tem essência: nós temos uma essência na visão de Sartre, mas o que difere? A nossa essência não está ai pronta, se não, não seriamos livre. A essência do Ser-ai consiste na sua existência, a essência da Realidade Humana é dada na existência. Ele inverte Platão, porque para ele a essência das coisas já estão dadas, estão no mundo das ideias, nos temos que entender elas racionalmente. Sartre discorda disso via ontologia: nos não somos seres Em-si, diz ele, como uma pedra é Em-si. A pedra é, a pedra é em si, e a pedra não pode não ser pedra. Pedra não tem liberdade. Já nós somos livres: não há diferença entre "ser" e "liberdade" ( ser = liberdade ). Nós somos Para-si, nós somos Para nos mesmos essa relação que conseguimos ter com nós mesmos. A essência é dada num contexto, numa facticidade, num tempo. Não dá pra dizer por exemplo: "voltar para deus é a nossa essência". Porque isso é anterior a nós, e eu teria que crer nisso, outras pessoas não creem nisso, etc etc. A construção "deus" é uma construção num tempo, numa facticidade, numa historia. A nossa essência só não está dada: portanto, seria um erro dizer: "não temos essência" em Sartre. Sabendo disso, isso elimina a frase, "não ter essência é a essência". Não é a essência específica. Mas é dialética: é fruto de uma época, de uma condição humana, construída pelo homem, superada, abandonada, reconstruída, etc etc. Dizer que há só essa essência, não seriamos livre. O homem é o Universal-Singular, diz ele. Universal porque vive condições semelhantes, compartilha problemas universais do homem, vive num espaço em comum, divide esse espaço, morre, tem fome. E singular: vive tudo isso de uma forma única, porque sua liberdade o torna único, porque no dia-a-dia ele batalha por si, pelas labutas que só dizem respeito a ele (no mundo dele). Basicamente: a historia faz o homem, e o homem faz a história. Esse universal-singular é preso um no outro.
Você é livre, pra obedecer a sua natureza interior...HAHAHAHAHA. ..Sartre, ao falar da angústia, descreve a situação de quem precisa fazer alguma coisa contra a sua própria natureza, sua vontade interior.
Penso que Sartre é fã e seguidor de Pausanias