Eu ri...a introdução do vídeo foi engraçada KKK. Quem vai responder isso? Vão achar que é orientação sexual. O que você acha do sujeito que é niilista?
Amiguinho, cada segundo que você para pra pensar na vida que não teve você desperdiça a que tem agora. Já que o assunto é Nietzsche te aconselho a assistir o ou ler Quando Nietzsche chorou. 🙂
Que legal. Dá pra ver que o niilismo real segundo Nietzsche não tem nada a ver com o niilismo dos adolescentes supostamente fãs de Nietzsche que saem se chamando de niilistas por aí.
Imagine que conheci Clovis por acaso. Comprei um livro no aeroporto antes de viajar para EUA. Li no voo. As Grandes Questões da Humanidade. Aqueles ensinamentos me abriram os olhos e alavancou minha carreira profissional.
interessante notar que até no meio dos pensadores existem os que não enxergam a vela acesa mas tateiam e discutem no escuro, e agora? quem está certo? o Clovis? o Olavo? os dois? nenhum? o outro mestre? tateando... tateando... mas que escuridão.
O tesão do Professor Clóvis ao proferir aulas é único. Ao se agitar, a impressão que tenho, ele incorpora, no caso, Nietzsche. Ele faz parte dos ativos e transmite a força que um bom professor tem. Parabéns e meus cumprimentos.
Não se iluda. No máximo razoável. Ele moldou aqui e ali pra encaixar nos próprios valores e preconceitos. Pra falar do alemão bigodudo, prefiro a Viviane Mosé e o Roberto Machado. Já S Merton, sem dúvida manja muito, mas é meio enfadonha na hora de transmitir.
@@Lab.53 meu caro, vc é q não se iluda! Tenho os originais. Vou neles e escuto quem EU quiser. Deve ser mais um esquerdinha patrulhando a vido dos outros ! VSF!
Esse nasceu para ensinar... Conceitua, pontua, exemplifica e arremata tudo com perfeição! Ao final do vídeo sentimos uma alegria que vem do deslumbre que causa a compreensão da filosofia, que como Luz clareia o entendimento da existência e Clovis Barros como uma lupa condensa o universo de Nietzsche, que chega maravilhosamente "palatável" a todos nós! Vida longa pedimos ao Universo para esse homem!
@@ragdeulema Nao é por acaso que o Brasil fica nos ultimos lugares no Ranking do ensino internacional. As escolas e faculdades brasileiras sao fabricas de imbecis marxista/ LGBTIQ, e o resultado é bem evidente, 70.000 mil homicidios por ano, um povo muito nervoso, fracassado e ignorante. E claro a "cereja no topo do bolo", elegeram um ladrao para presidente do país. Nao vou "levar-te ao colo" ja que te julgas muito inteligente com certeza vais descobrir quem sao os filosofos validos.
Se eu tivesse a honra de ter estudado com o professor Clovis, certamente minhas notas seriam dez. Ele explica divinamente bem. Parabéns professor! Sou seu fã!
Sempre um conteúdo espetacular!!!!! Minha cabeça frita, com essas ideias. Esses dias atrás estava pensando sobre a questão da moral, do forte e do fraco. Não sei o motivo, mas desde que tive minha filha, é algo que reflito todos os dias, e me coloco na situação atual que vivo, questionando tudo que fiz, faço e que poderia fazer ou ser, para um único propósito: oferecer a minha filha a melhor e mais segura vida possível. Me assusta saber o quanto sou minúsculo.
Professor conheci Nietzsche em 83 eu tinha 23 anos estudava Economia na Unesp de Araraquara (sou de Ribeirão preto TB)...e não tinha ninguém pra conversar sobre... propus ao nosso professor de filosofia e ele falou esse não ...esse é louco...mas pra mim foi fundamental
Entre a filosofia niilista prefiro a de Platão, faz mais sentido para mim. Gosto mais da filosofia clássica. Mas realmente a maneira como Nietzsche enxerga a dinâmica social é muito interessante, quando li a "genealogia da moral", fiquei absurda com este capacidade de leitura e reflexão, mas não concordo com o niilismo como forma de vida é triste e não combina com o homem.
Essa filosofia acabou “justificando” coisas como a eugenia e nazismo, pois o entendimento de “eu sou superior ao outro e até mesmo às leis e princípios” gerou todas as coisas maléficas que vimos e continuamos a ver. Não que a humanidade não fazia isso antes, mas que ficou algo teoricamente embasado. Em todo caso acho que ele não quis justificar essas atitudes, estava apenas descrevendo a humanidade moderna. Eu penso muito sobre se existe Deus ou não, talvez ele seja uma coletividade baseado numa cosmoética, e que ainda estamos rastejando em direção de obtermos “poderes divinos”, numa evolução espiritual além da física que já conhecemos.
Se nada é eterno porque se importa tanto com aqueles que se diz forte e absoluto o próprio tempo se encarrega em por cada ser humano no seu devido lugar....
Emília, Nietzsche era um aristocrata prussiano do século 19. Quando ele diz "forte", eu leio "classe dominante", quando ele diz "fraco", leio como "plebe". Ou seja, proteger a aristocracia dos plebeus. Nietzsche era um elitista.
Eu escutaria esse homem falar o dia todo e encantado como ele consegue explicar e eu entender. Como professor eu admiro sua dicção e didática. Parece que quando eu falo com meus alunos, eles ouvem, mas não me entendem. É como se eu falasse outro idioma. Realmente o dom da explicação não é para todos 🥹
Ao invés de falar que o professor é o máximo vocês deveriam opinar sobre a provocação, o conteúdo do vídeo. Clóvis resumiu muito bem conclusões de um homem que não tinha fé em nada, ou simplesmente negava qualquer fé que tivesse. Até aquela fé de comprar uma passagem de trem e anotar na agenda que iria viajar. Direito dele, mas ao mesmo tempo Nietzsche desconsiderava todos os acasos, mistérios da vida ou da morte, já que a finitude chegou para o próprio.
Ele teve sua importância e como todos nós, foi produto de uma época e de seu contexto cultural, mas no fim das contas qualquer escravo grego era mais feliz do que um bilionário contemporâneo. O propósito da vida é se aproximar de Deus, e se Deus pretendesse ser compreendido por nós, ele trataria disso (considerando a premissa da onipotencia).
@@sidneia.gouveia5295 Viaja não, vai procurar informação antes de sair falando besteira. Ele teve muitas doenças ao longo da vida, e mais tarde contraiu um tipo de sifilis que causa demencia
Nossa cara, eu que acho essas coisas tão chatas. O Clovis de barros passa esses negócios de uma maneira que a coisa se torna prazer em ouvir. Fantástico. Obrigado Clovis vc é grandíssimo!
_Poxa, como ele está ficando velhinho! Já com o olhar de cansado embora isso nao signifique ABSOLUTAMENTE NADA em relação as suas ótimas ações. Eu so não queria que as pessoas feito ele, cortela e a Helena Galvão, se fossem como o Abujamra pois, este mundo está um caos terrível, grande de mais para alguém como eu ficar sozinha sem eles e seus ensinamentos._ 🥺❤️
Minha tese de doutorado em Filosofia, defendida na UERJ, versa sobre o niilismo em Nietzsche, Schopenhauer e Cioran. Nela, argumento que o niilismo não pode ser reduzido aos seus aspectos negativos, corrosivos. O niilismo é um campo hermenêutico de desmitificação da condição humana. Há variantes de niilismo em Nietzsche.
A desilusão que levou Nietzsche a escrever sua filosofia, foi explicada em Eclesiastes capítulos de 1 ao 3. Tudo o que ele pensou que fosse, na verdade, não era, pois é fato que não dá pra retirar o espírito da matéria humana. Não dá pra retirar a ideia de eternidade, uma vez que ela é algo que todos desejam. Sem eternidade, tudo na vida se resume a cadáveres adiados correndo atrás do vento. A filosofia de Nietzsche era muito voltada para a fuga do sofrimento, a se emprenhar pelo prazer e ignorar os "ídolos", em busca de uma vida ideal que fluiria de uma moral exclusiva de cada um. Mas sabemos que no sofrimento, em parte, existem muitas lições e fundamentos para a vida humana, dos quais não se aprenderia de nenhuma outra forma. Sabemos que não dá pra viver assim, na busca constante pelo prazer, isso traria consequências físicas e mentais naqueles que vivem simplesmente por isso. No universo não existe somente o prazer, no universo existem leis, matéria e valores; e a cima de tudo, existe o desejo pela sobrevivência encravado no desejo humano pela eternidade. Todas estas coisas devem ser levada em consideração e postas em nossas "balanças". Sem a eternidade, nada faz sentido. E acho que foi isso que Nietzsche percebeu quando falou: "DEUS ESTÁ MORTO E NÓS O MATAMOS!". Nesta frase, se manifesta todo o sofrimento humano. Se tirar Deus do centro da vida e existência humana, pode-se tirar todo o resto. Pois no final, sem isso, como Eclesiastes fala: "Tudo é vaidade, tudo pode ser resumindo em correr atrás do vento!". A existência humana só tem um sentido real, se ela for transcendente, ou seja, se for projetada para uma satisfação eterna. A vida do ser humano só pode ser elevada a sua máxima potência, se este possuir alguma esperança de eternidade, pois a "Eternidade Harmônica" é o maior desejo do coração dos seres humanos, isso é notável por todos os lados. Sem eternidade, todo tipo de existência se torna completamente desprovida de sentido, em um completo e aleatório abismo, do qual todo e qualquer caminho no final acabará chegando em nada. É óbvio que consigamos fazer escolhas, porém, nós não temos o controle de todas as circunstâncias e nem de seus reais impactos para nós e para os outros. Então, não dá pra se apegar somente às escolhas que fazemos e ignorar todo o resto. Não dá pra ignorar a moralidade. É claro que o ser humano foi feito pra encontrar satisfação, sabedoria e felicidade, mas, desde o pecado, estamos buscando isso nos lugares mais distintos possíveis. Não é sobre fugir de todo o sofrimento, isso é impossível, e, infelizmente, essa é a ideia que estão promovendo por todos os lados atualmente. Tal ideia, tem gerado pessoas cada vez mais fracas e instáveis psicologicamente. Essa ideia traz com ela a mensagem de que se algo não vai bem, você está falhando miseravelmente em tudo. Uma sobrecarga de pressão sobre as mentes fracas que leva elas ao colapso interno. Quando na verdade, é sobre buscar a sabedoria para se passar pelos problemas da melhor forma possível, o mais preparado e sóbrio possível. Pois, dos sofrimentos, retiramos muitas lições e experiência para os próximos passos. Para encerrar, ninguém disse que seria fácil. Aquele que tenho como Mestre, disse que na verdade teríamos aflições, mas que nEle mesmo está o exemplo do que foi viver. A mensagem de Cristo é que não esqueçamos que temos uma parte que cobiça o tempo todo a eternidade, que veio da ideia central que Deus nos fez para a eternidade. Ele nos instruiu que busquemos toda a sabedoria e a experiência para que tenhamos todas as possibilidades, e disso, retirarmos o melhor da bagagem. O senso que recebemos, é para retirar e levar todo tipo experiência moral e intelectual que sejam dignas de eternidade.
Concordo em partes com o que você diz, mas sinceramente, não consigo entender a relação de valorização da eternidade em detrimento da vida. Entendo que um mundo sem guerras, doenças e morte é muito bonito e inspirador. Mas o sentido da vida está nela mesma, e o presente existe para ser vivido. Você não precisa vivê-lo pelo hedonismo, existe muita recompensa na superação dos prazeres, mas isso se resume para mim, em essência de vida, e não a busca pelo paraíso perdido. Enfim, se puder me explicar melhor qual a lógica de se prezar tanto por uma eternidade abstrata eu gostaria de entender
De fato da para ver que diferente de muitos cristãos ao menos você busca justificar e não terceirizar seus argumentos, mas sinto a parte de basear sua vida numa ordem imaginada
Acredito que todos gostariam de viver em um lugar onde não existisse mais preocupações nem sofrimento, pela eternidade. Porém isso não passa de uma ilusão.
@@Illuminatti Já ouviu falar em "singularidade individual"? Antes de vir bancar o esperto, estuda um pouco isso e também interpretação, ou por acaso não percebeu que eu utilizei uma hipérbole?.
@@viniciusramos9843 Sim, você é muito mais inteligente que eu, eu não sei interpretar, você usou hipérbole e eu vou pesquisar o que vc disse aqui kkkkkkk fica tranquilo kkkkkkkk
Infelizmente, na era atual, são poucos os que se interessam por filosofia. Pois, uma grande parcela da sociedade, ainda continua alienada, e não se reconhece enquanto ser social.
Niilismo e como um quadro em branco, e Nietzsche buscou ensinar aqueles que tem contato com sua obra a pintar esten quadro. Niilismo tras uma grande liberdade e com ela vem um brutal responsabilidade a buscar sua própria moral e visao da natureza e pensamento, ou não.
MEU MUITISSIMO OBRIGADO MESTRE. POR COMPARILHAR SEUS CONHECIMENTOS. SEMPRE DE FORMA CLARA E IMPARCIAL AO TEMA PROPOSTO 🤌🤌 EU, TENHO A INCLINAÇÃO E A VIVENCIA DE RACIOCINAR, AGIR E PENSAR; ASSIM COMO NITZSCHE 🙅♂🙅♂
Não consigo deixar de pensar no que será que deu errado como essa "previsão" de Nietzsche. Porque não me parece que essa tendência dos ídolos caírem esteja se cumprindo. Pode ser que seja uma falsa impressão dada as pessoas que estão a minha volta. Mas eu vejo todo mundo muito místico, religioso e pouco realista. Conheço muita gente aque acha um grande absurdo acreditar que uma mulher virgem deu a luz ao filho de deus (coisa que eu também acho um absurdo), mas que acha totalmente plausível acreditar em sígnos, lei da atração, heiki, cristais mágicos, tarot e sei lá mais o que. E essas pessoas não percebem a contradição e não conseguem ver que na prática é tudo a mesma coisa. Eu não acredito em porra nenhuma e me sinto sozinho nesse aspecto.
a segunda opção se encaixa bem com a realidade atual. onde o forte (homem e mulher) são atacados como sendo algo nao definido. Como se fossem algo irrelevante como querem impor a todo custo. Atacam o principio basico da vida...
Eu não estou dando a mínima importância se, existe ou não existe deus, Deus ou deuses. Já li muita coisa, já fui de muitas religiões e não me edifica ou me conforta. Não peço mais nada, não agradeço o dia, a comida ou a vida. Vou vivendo... Se existe ou não, se tão morto ou vivo. Eu não tenho nada haver com isso, continuo sendo o que sou. Até o fim da minha vida. Já acreditei, mas eu era adolescente, ou achava que acreditava. Muita gente acha que acredita, mas na verdade dentro dela, ela dúvida ou nem sabe o quê está seguindo. Mas as pessoas não falam, tem vergonha ou medo de falar que não acredita!
Se for na rua e perguntar o que vc acha dos jovens usando Niilismo... facilmente sem pensar são levados a expressar alguma repulsa pensando ser uso de drogas, difícil.
Já vi muitos vídeos do clovis. Sempre interessante, mas sempre vi como um couch / orador motivacional / filósofo de "fast food", com umas notas de humor inteligente de auto crítica, típico da nova geração da rede social, pk gera engajamento. Talvez um dos melhores dentro do género, mas nada mais do que isso. Com este vídeo subiu 100 pontos na minha consideração. Mais vídeos assim por favor. Hoje subscrevi o canal, pk realmente não é só mais um. 👏 👏 👏Edit: Uma crítica ao editor do vídeo. Muitas "anotações" laterais mais longas, não ficam o tempo suficiente para serem lidas. Tive que puxar a trás e fazer pausa várias vezes para conseguir ler
O Niilismo pode ser compreendido como a perda de supostos valores, paradigmas e de sentido religioso. Existe essa definição. Tudo isso levaria ao vazio existencial porque o homem deixaria de viver conforme fora chamado a viver. Logo, quando perdemos os valores, estaríamos perdendo a nósmesmos. (Essencialismo) Mas, em Nietzsche, todas essa coisas (valores supremos e religiosos) são niilistas e levam ao niilismo porque o homem acaba negando a si e deixa de viver para "escutar" um deus. Para o existencialismo, não temos uma essência, somos uma absoluta construção. Então, poderíamos dizer que o niilismo seria viver uma vida imprópria. Embora, as ideias mencionadas são absolutamente divergentes conservam a ideia de "vivência de modo inapropriado que leva a uma negação de si".
Pobre Nietzsche , seu último ato em vida dita saudável, foi o de abraçar-se a um cavalo que estava sendo chicoteado. Protegeu o "mais fraco" e ralhou com o "mais forte" . De resto, ficou completamente insano. Morreu sem ao menos saber quem era ele próprio.
Acho que pra entender Nietzsche tem que sentir o que ele sentia, primeiro você pensa daí você conhece e vê que encontrou alguém que pensa como você! Não dá pra explicar dessa forma lendo e decorando!!!
O homem ao meu ver, é um animalzinho mais sabido que os outros e aprende com os seus semelhantes e com os outros animaizinhos que a natureza deixou existir por sua química e acasos mil . Ou seja : evoluiu e vai ter um fim .
Viver a teoria filosófica de Nietzsche , esse evita tudo , foge das aflições e vivia intensamente buscando o prazer que o mundo terreno vai te dar te leva ao caminho de : sofrer com excesso de ansiedade e problemas psiquiátrico causado pelo excesso de ansiedade ou uma depressão profunda com sentimentos de excesso de solidão. Essa filosofia de vida ativa eternamente o sistema de luta ou fuga no cérebro e isso é uma das coisas mais prejudiciais à saúde mental. Ou seja essa teoria é fora da realidade de viver bem no mundo de hj.....
Resumo : niilismo é como vivem os cães. Moral : coisa que não interessa aos fortes dominantes, seja pelo poder financeiro, fisico, cultural, politico etc...tira lhes o poder e se tornarão mais morais, vestirão ternos e falarão feupudamente.Realmente faz sentido. Só falta ele dizer que o que Zarathustra disse, é o que está escrito no livro de Nitchie, ironicamente, eu imagino, intitulado : Assim Falou Zarathustra. Uma obra perfeita para você nunca saber o que realmente disse Zarathustra. Ironicamente, outro alemão, Richard Strauss compõe um orquestra em homenagem a Nitchie e sua obra : Assim Falou Zarathustra. É curioso que o ocidente não possa conhecer o que realmente disse Zarathustra. Nitchie se compara a um cachorro que rouba um pedaço de pão da mão de Zarathustra pensando impedir que a panificação venha ao mundo. Eu desprezo. Boas coisas não vem da Alemanha o passado já nos mostrou isto, principalmente filósofos que morrem de cinomose.
"Quando você vai na rua e pergunta 'o que é niilismo'" vai ser a primeira vez que vão ter ouvido esse termo.
🤣😂🤣😂
Exatamente, a cultura está empregnada na cultura cristã
Eu ia dizer o mesmo 😂
Eu ri...a introdução do vídeo foi engraçada KKK. Quem vai responder isso? Vão achar que é orientação sexual. O que você acha do sujeito que é niilista?
exato@@bobjeff6382
Que prazer escutar esse homem. Fico imaginando como seria a minha vida hoje com 37 anos se tivesse tido um pai um pouco assim.
Amiguinho, cada segundo que você para pra pensar na vida que não teve você desperdiça a que tem agora.
Já que o assunto é Nietzsche te aconselho a assistir o ou ler Quando Nietzsche chorou. 🙂
Eu acho ele.chato pacas
Ele só tá explicando filosofia, se tá ligado né?
@@cbaudelaire2031eu li o livro 3x e assisti ao filme outras 3x
Foi um divisor em minha vida
@@leobarretooficial Realmente. Tem cada reflexão que nos desperta pra realidade...
Que legal. Dá pra ver que o niilismo real segundo Nietzsche não tem nada a ver com o niilismo dos adolescentes supostamente fãs de Nietzsche que saem se chamando de niilistas por aí.
Prof Clóvis encerra o assunto no ápice... Estou até atordoada, se era essa a intenção, obteve êxito.
verdade!!! fale mais de como o ubermensch trata a existência...
Creio q a ideia é fazer o curso Estante do Clovis, para ter melhor acesso ao tema, brilhantemente explicado pelo Prof Clovis
Imagine que conheci Clovis por acaso. Comprei um livro no aeroporto antes de viajar para EUA. Li no voo. As Grandes Questões da Humanidade. Aqueles ensinamentos me abriram os olhos e alavancou minha carreira profissional.
😅😂😅 Alavancou a sua carreira e a do Lula, o pseudo filosofo Clovis Alavanca tudo😅😂😅
@@signumcrucis71Olavo que era filósofo, né? 🤭🤫
@@signumcrucis71mas que salada hein.
interessante notar que até no meio dos pensadores existem os que não enxergam a vela acesa mas tateiam e discutem no escuro, e agora? quem está certo? o Clovis? o Olavo? os dois? nenhum? o outro mestre? tateando... tateando... mas que escuridão.
O tesão do Professor Clóvis ao proferir aulas é único. Ao se agitar, a impressão que tenho, ele incorpora, no caso, Nietzsche. Ele faz parte dos ativos e transmite a força que um bom professor tem. Parabéns e meus cumprimentos.
Pra mim é a melhor pessoa falando sobre Nietzsche ! Fera demais !
Scarlett Marton é a maior especialista em Nietzsche do Brasil!
@@rodrigoluispereira9659 eu sei . Mas prefiro ele falando
Não se iluda. No máximo razoável. Ele moldou aqui e ali pra encaixar nos próprios valores e preconceitos. Pra falar do alemão bigodudo, prefiro a Viviane Mosé e o Roberto Machado. Já S Merton, sem dúvida manja muito, mas é meio enfadonha na hora de transmitir.
@@Lab.53 meu caro, vc é q não se iluda! Tenho os originais. Vou neles e escuto quem EU quiser. Deve ser mais um esquerdinha patrulhando a vido dos outros ! VSF!
Eu prefiro raciocinar por mim mesmo
É um explicador como nenhum outro mesmo. Como é interessante ouvi-lo.
Esse nasceu para ensinar... Conceitua, pontua, exemplifica e arremata tudo com perfeição! Ao final do vídeo sentimos uma alegria que vem do deslumbre que causa a compreensão da filosofia, que como Luz clareia o entendimento da existência e Clovis Barros como uma lupa condensa o universo de Nietzsche, que chega maravilhosamente "palatável" a todos nós! Vida longa pedimos ao Universo para esse homem!
😅😂se o pseudo filosofo Clovis faz isso tudo imagina o que faz um verdadeiro filosofo😅😂😅😂
Quanta inveja, sabidão!😅😅😅@@signumcrucis71
@@signumcrucis71Quem é verdadeiro filósofo?
@@signumcrucis71quais você sugere? os pernósticos e apedeutas Pondé e o de cujus que era astrólogo e guru dos símios?
@@ragdeulema Nao é por acaso que o Brasil fica nos ultimos lugares no Ranking do ensino internacional. As escolas e faculdades brasileiras sao fabricas de imbecis marxista/ LGBTIQ, e o resultado é bem evidente, 70.000 mil homicidios por ano, um povo muito nervoso, fracassado e ignorante. E claro a "cereja no topo do bolo", elegeram um ladrao para presidente do país.
Nao vou "levar-te ao colo" ja que te julgas muito inteligente com certeza vais descobrir quem sao os filosofos validos.
Por isso o Professor Clovis diz que é um explicador, não 1 professor. O cara faz qualquer assunto ficar simples. Deus abençoe sua vida professor.
O professor Clóvis vai ficar para sempre em mim.
Grande mestre Clóvis, há tantos anos te escutando e não me canso nunca!!
Se eu tivesse a honra de ter estudado com o professor Clovis, certamente minhas notas seriam dez. Ele explica divinamente bem. Parabéns professor! Sou seu fã!
Sempre um conteúdo espetacular!!!!! Minha cabeça frita, com essas ideias. Esses dias atrás estava pensando sobre a questão da moral, do forte e do fraco. Não sei o motivo, mas desde que tive minha filha, é algo que reflito todos os dias, e me coloco na situação atual que vivo, questionando tudo que fiz, faço e que poderia fazer ou ser, para um único propósito: oferecer a minha filha a melhor e mais segura vida possível. Me assusta saber o quanto sou minúsculo.
Clóvis, você é um cara FENOMENAL, faz os alunos se apaixonarem pela matéria da maneira que leciona ela! sensacional!! um prazer te escutar
eu amo tanto o trabalho do clovis, sou muito fã. ouvir ele muda meu dia
Professor conheci Nietzsche em 83 eu tinha 23 anos estudava Economia na Unesp de Araraquara (sou de Ribeirão preto TB)...e não tinha ninguém pra conversar sobre... propus ao nosso professor de filosofia e ele falou esse não ...esse é louco...mas pra mim foi fundamental
Obrigado prof.Clovis por explicar de maneira clara a complexidade do pensamento de Nitsche
Entre a filosofia niilista prefiro a de Platão, faz mais sentido para mim. Gosto mais da filosofia clássica. Mas realmente a maneira como Nietzsche enxerga a dinâmica social é muito interessante, quando li a "genealogia da moral", fiquei absurda com este capacidade de leitura e reflexão, mas não concordo com o niilismo como forma de vida é triste e não combina com o homem.
Mas o homem é triste.
Vc definitivamente não entendeu. Nietzsche é contra o niilismo. Platonismo é um niilismo.
8,5 minutos de aula que vale por uma vida inteira!
Essa filosofia acabou “justificando” coisas como a eugenia e nazismo, pois o entendimento de “eu sou superior ao outro e até mesmo às leis e princípios” gerou todas as coisas maléficas que vimos e continuamos a ver. Não que a humanidade não fazia isso antes, mas que ficou algo teoricamente embasado. Em todo caso acho que ele não quis justificar essas atitudes, estava apenas descrevendo a humanidade moderna.
Eu penso muito sobre se existe Deus ou não, talvez ele seja uma coletividade baseado numa cosmoética, e que ainda estamos rastejando em direção de obtermos “poderes divinos”, numa evolução espiritual além da física que já conhecemos.
Se nada é eterno porque se importa tanto com aqueles que se diz forte e absoluto o próprio tempo se encarrega em por cada ser humano no seu devido lugar....
O tempo não se encarrega de nada. E não existe lugar devido pra ser humano algum.
@@Lab.53 tudo na vida é líquido você vai perde tudo mais cedo ou mais tarde até mesmo a sua vida....A não ser que você se acha um ser eterno...
Tudo tem início, meio e fim! Nem mesmo as mitologias duram pra sempre.
Porque a vida é o aqui e agora. Isso acontece exatamente por não criar nem depender de expectativas de um futuro transcendente que não virá.
Emília, Nietzsche era um aristocrata prussiano do século 19. Quando ele diz "forte", eu leio "classe dominante", quando ele diz "fraco", leio como "plebe". Ou seja, proteger a aristocracia dos plebeus. Nietzsche era um elitista.
Eu escutaria esse homem falar o dia todo e encantado como ele consegue explicar e eu entender. Como professor eu admiro sua dicção e didática. Parece que quando eu falo com meus alunos, eles ouvem, mas não me entendem. É como se eu falasse outro idioma.
Realmente o dom da explicação não é para todos 🥹
Ao invés de falar que o professor é o máximo vocês deveriam opinar sobre a provocação, o conteúdo do vídeo. Clóvis resumiu muito bem conclusões de um homem que não tinha fé em nada, ou simplesmente negava qualquer fé que tivesse. Até aquela fé de comprar uma passagem de trem e anotar na agenda que iria viajar. Direito dele, mas ao mesmo tempo Nietzsche desconsiderava todos os acasos, mistérios da vida ou da morte, já que a finitude chegou para o próprio.
Ele teve sua importância e como todos nós, foi produto de uma época e de seu contexto cultural, mas no fim das contas qualquer escravo grego era mais feliz do que um bilionário contemporâneo. O propósito da vida é se aproximar de Deus, e se Deus pretendesse ser compreendido por nós, ele trataria disso (considerando a premissa da onipotencia).
Sim, e antes da morte chegar a Nietzsche ele já estava louco. Por que? Quando o se propõe a negar ou matar Deus, a razão morre junto.
2 niilistas comentando sobre Nietzsche?..... antes de falar de Nietzsche, tenta buscar o conhecimento. Ou espera dezembro para papai Noel passar.
@@paulocezarmartinsdearaujo4206 eu li o crepúsculo dos ídolos, entre outras 4 obras dele. Se você é burro eu só lamento. :)
@@sidneia.gouveia5295 Viaja não, vai procurar informação antes de sair falando besteira. Ele teve muitas doenças ao longo da vida, e mais tarde contraiu um tipo de sifilis que causa demencia
Grande professor Clóvis!
Mano...que explicação fodastica sobre a genealogia da moral
Boa explicação ateísta para quem não aceita Deus amigo .
@@lenocoelho4877Qual seria a explicação para quem "aceita" Deus?
Excelente este professor e filósofo! Didática incrível, facilita Nietzsche, genial!
Obrigado, professor Clóvis que aula incrível!
Extremamente didático, claro e facilmente compreensível. Excelente Mestre!
Muito obrigada pelas palavras
As bombadas do meu coração fervendo energeticamente. Um gênio acesso em média.
Nossa cara, eu que acho essas coisas tão chatas. O Clovis de barros passa esses negócios de uma maneira que a coisa se torna prazer em ouvir. Fantástico. Obrigado Clovis vc é grandíssimo!
_Poxa, como ele está ficando velhinho! Já com o olhar de cansado embora isso nao signifique ABSOLUTAMENTE NADA em relação as suas ótimas ações. Eu so não queria que as pessoas feito ele, cortela e a Helena Galvão, se fossem como o Abujamra pois, este mundo está um caos terrível, grande de mais para alguém como eu ficar sozinha sem eles e seus ensinamentos._ 🥺❤️
Ele está com um tumor no olho.
Minha tese de doutorado em Filosofia, defendida na UERJ, versa sobre o niilismo em Nietzsche, Schopenhauer e Cioran. Nela, argumento que o niilismo não pode ser reduzido aos seus aspectos negativos, corrosivos. O niilismo é um campo hermenêutico de desmitificação da condição humana. Há variantes de niilismo em Nietzsche.
Que vídeo incrível! Didática exceptional, bons pontos sobre o autor. Obrigado, professor!
homem muito sábio esse Clovis
eu entendi , como é bom saber que eu entendi
Grande Clóvis de Barros Filho. 🙏
Genial!🙌🏻💮 0:13
Vou assistir todos! 24/06/2023
Esse camarada é simplesmente demais
Obrigado professor
Não quem está morto é o ser humano.
🇦🇩 Mas bha tchê, esse é o professor. O resto é o resto. Obrigada
Minha mente vai explodir. Que incrível.
A desilusão que levou Nietzsche a escrever sua filosofia, foi explicada em Eclesiastes capítulos de 1 ao 3. Tudo o que ele pensou que fosse, na verdade, não era, pois é fato que não dá pra retirar o espírito da matéria humana. Não dá pra retirar a ideia de eternidade, uma vez que ela é algo que todos desejam.
Sem eternidade, tudo na vida se resume a cadáveres adiados correndo atrás do vento. A filosofia de Nietzsche era muito voltada para a fuga do sofrimento, a se emprenhar pelo prazer e ignorar os "ídolos", em busca de uma vida ideal que fluiria de uma moral exclusiva de cada um. Mas sabemos que no sofrimento, em parte, existem muitas lições e fundamentos para a vida humana, dos quais não se aprenderia de nenhuma outra forma. Sabemos que não dá pra viver assim, na busca constante pelo prazer, isso traria consequências físicas e mentais naqueles que vivem simplesmente por isso. No universo não existe somente o prazer, no universo existem leis, matéria e valores; e a cima de tudo, existe o desejo pela sobrevivência encravado no desejo humano pela eternidade. Todas estas coisas devem ser levada em consideração e postas em nossas "balanças".
Sem a eternidade, nada faz sentido. E acho que foi isso que Nietzsche percebeu quando falou: "DEUS ESTÁ MORTO E NÓS O MATAMOS!". Nesta frase, se manifesta todo o sofrimento humano. Se tirar Deus do centro da vida e existência humana, pode-se tirar todo o resto. Pois no final, sem isso, como Eclesiastes fala: "Tudo é vaidade, tudo pode ser resumindo em correr atrás do vento!".
A existência humana só tem um sentido real, se ela for transcendente, ou seja, se for projetada para uma satisfação eterna. A vida do ser humano só pode ser elevada a sua máxima potência, se este possuir alguma esperança de eternidade, pois a "Eternidade Harmônica" é o maior desejo do coração dos seres humanos, isso é notável por todos os lados.
Sem eternidade, todo tipo de existência se torna completamente desprovida de sentido, em um completo e aleatório abismo, do qual todo e qualquer caminho no final acabará chegando em nada.
É óbvio que consigamos fazer escolhas, porém, nós não temos o controle de todas as circunstâncias e nem de seus reais impactos para nós e para os outros. Então, não dá pra se apegar somente às escolhas que fazemos e ignorar todo o resto. Não dá pra ignorar a moralidade.
É claro que o ser humano foi feito pra encontrar satisfação, sabedoria e felicidade, mas, desde o pecado, estamos buscando isso nos lugares mais distintos possíveis.
Não é sobre fugir de todo o sofrimento, isso é impossível, e, infelizmente, essa é a ideia que estão promovendo por todos os lados atualmente. Tal ideia, tem gerado pessoas cada vez mais fracas e instáveis psicologicamente. Essa ideia traz com ela a mensagem de que se algo não vai bem, você está falhando miseravelmente em tudo. Uma sobrecarga de pressão sobre as mentes fracas que leva elas ao colapso interno. Quando na verdade, é sobre buscar a sabedoria para se passar pelos problemas da melhor forma possível, o mais preparado e sóbrio possível. Pois, dos sofrimentos, retiramos muitas lições e experiência para os próximos passos.
Para encerrar, ninguém disse que seria fácil. Aquele que tenho como Mestre, disse que na verdade teríamos aflições, mas que nEle mesmo está o exemplo do que foi viver.
A mensagem de Cristo é que não esqueçamos que temos uma parte que cobiça o tempo todo a eternidade, que veio da ideia central que Deus nos fez para a eternidade. Ele nos instruiu que busquemos toda a sabedoria e a experiência para que tenhamos todas as possibilidades, e disso, retirarmos o melhor da bagagem. O senso que recebemos, é para retirar e levar todo tipo experiência moral e intelectual que sejam dignas de eternidade.
Tanto texto só pra dizer ter medo da morte 🤦🏽♂️
Parabéns Daniel!! Você com certeza sabe bem mais que NIETZSCHE. JESUS é a VERDADE!!
Concordo em partes com o que você diz, mas sinceramente, não consigo entender a relação de valorização da eternidade em detrimento da vida. Entendo que um mundo sem guerras, doenças e morte é muito bonito e inspirador. Mas o sentido da vida está nela mesma, e o presente existe para ser vivido. Você não precisa vivê-lo pelo hedonismo, existe muita recompensa na superação dos prazeres, mas isso se resume para mim, em essência de vida, e não a busca pelo paraíso perdido. Enfim, se puder me explicar melhor qual a lógica de se prezar tanto por uma eternidade abstrata eu gostaria de entender
De fato da para ver que diferente de muitos cristãos ao menos você busca justificar e não terceirizar seus argumentos, mas sinto a parte de basear sua vida numa ordem imaginada
Acredito que todos gostariam de viver em um lugar onde não existisse mais preocupações nem sofrimento, pela eternidade. Porém isso não passa de uma ilusão.
Desde os primórdios dos vídeos gravados em suas aulas, professor! Obrigado por compartilhar sua existência conosco!
Olá, conhheci o professor no podcast do Joel Jota e achei deverás interessante seu trabalho 🙂
Fantástico prof Clóvis! ❤
Nietzsche enlouqueceu por estar muitíssimo à frente do seu tempo. É o meu filósofo favorito.
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
E por que Sócrates não enlouqueceu tbm? Kkkkkkkkkkk
Kant enlouqueceu? Spinoza?
@@Illuminatti Já ouviu falar em "singularidade individual"? Antes de vir bancar o esperto, estuda um pouco isso e também interpretação, ou por acaso não percebeu que eu utilizei uma hipérbole?.
@@viniciusramos9843 Sim, você é muito mais inteligente que eu, eu não sei interpretar, você usou hipérbole e eu vou pesquisar o que vc disse aqui kkkkkkk fica tranquilo kkkkkkkk
Infelizmente, na era atual, são poucos os que se interessam por filosofia. Pois, uma grande parcela da sociedade, ainda continua alienada, e não se reconhece enquanto ser social.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 sem dúvida.
Inteligente professor Clóvis, ésbum mergulho profundo no conhecimento em busca do autoconhecimento!! 👏🏻🙏🏾❤️
Eu estou buscando conteúdo ora entender essa ideia de niilismo do professor Clóvis. Ela de fato pareve ser o oposto do que eu entendia
Muito bom, professor!!!
Emocionado! Cara, obrigado! Inédita pamonha.
Obrigado pelas informações professor
Esse vídeo é necessário !
Será que têm um vídeo dele explicando essa frase 🤔A vida não tem um propósito intrínseco, é nossa tarefa encontrar significado nela.Lohan Dietrich
Que reflexão!!!
Excelente!!!
Niilismo e como um quadro em branco, e Nietzsche buscou ensinar aqueles que tem contato com sua obra a pintar esten quadro.
Niilismo tras uma grande liberdade e com ela vem um brutal responsabilidade a buscar sua própria moral e visao da natureza e pensamento, ou não.
Excelente prof Clóvis. Muito bom também o comentário do Daniel rantre.
MEU MUITISSIMO OBRIGADO MESTRE. POR COMPARILHAR SEUS CONHECIMENTOS. SEMPRE DE FORMA CLARA E IMPARCIAL AO TEMA PROPOSTO 🤌🤌
EU, TENHO A INCLINAÇÃO E A VIVENCIA DE RACIOCINAR, AGIR E PENSAR; ASSIM COMO NITZSCHE 🙅♂🙅♂
aprendi filosofia com o Clóvis. gratidão!!!😊
Gostei tanto do conteúdo e como foi me passado, que já me inscrevi, parabéns professor
Cara, excelente...
Não consigo deixar de pensar no que será que deu errado como essa "previsão" de Nietzsche. Porque não me parece que essa tendência dos ídolos caírem esteja se cumprindo. Pode ser que seja uma falsa impressão dada as pessoas que estão a minha volta. Mas eu vejo todo mundo muito místico, religioso e pouco realista. Conheço muita gente aque acha um grande absurdo acreditar que uma mulher virgem deu a luz ao filho de deus (coisa que eu também acho um absurdo), mas que acha totalmente plausível acreditar em sígnos, lei da atração, heiki, cristais mágicos, tarot e sei lá mais o que. E essas pessoas não percebem a contradição e não conseguem ver que na prática é tudo a mesma coisa. Eu não acredito em porra nenhuma e me sinto sozinho nesse aspecto.
te amo, Clovis
a segunda opção se encaixa bem com a realidade atual. onde o forte (homem e mulher) são atacados como sendo algo nao definido. Como se fossem algo irrelevante como querem impor a todo custo. Atacam o principio basico da vida...
Tudo pode ser impermanente, as ideias também. A única coisa que permanece , são as ""abstratas " assim Deus permanece .
Eu não estou dando a mínima importância se, existe ou não existe deus, Deus ou deuses.
Já li muita coisa, já fui de muitas religiões e não me edifica ou me conforta.
Não peço mais nada, não agradeço o dia, a comida ou a vida. Vou vivendo...
Se existe ou não, se tão morto ou vivo. Eu não tenho nada haver com isso, continuo sendo o que sou. Até o fim da minha vida.
Já acreditei, mas eu era adolescente, ou achava que acreditava. Muita gente acha que acredita, mas na verdade dentro dela, ela dúvida ou nem sabe o quê está seguindo. Mas as pessoas não falam, tem vergonha ou medo de falar que não acredita!
Muito bom!
Perfeito
Se for na rua e perguntar o que vc acha dos jovens usando Niilismo... facilmente sem pensar são levados a expressar alguma repulsa pensando ser uso de drogas, difícil.
Excelente aula. 👏🏻
Já vi muitos vídeos do clovis. Sempre interessante, mas sempre vi como um couch / orador motivacional / filósofo de "fast food", com umas notas de humor inteligente de auto crítica, típico da nova geração da rede social, pk gera engajamento. Talvez um dos melhores dentro do género, mas nada mais do que isso. Com este vídeo subiu 100 pontos na minha consideração. Mais vídeos assim por favor. Hoje subscrevi o canal, pk realmente não é só mais um. 👏 👏 👏Edit: Uma crítica ao editor do vídeo. Muitas "anotações" laterais mais longas, não ficam o tempo suficiente para serem lidas. Tive que puxar a trás e fazer pausa várias vezes para conseguir ler
O Niilismo pode ser compreendido como a perda de supostos valores, paradigmas e de sentido religioso. Existe essa definição. Tudo isso levaria ao vazio existencial porque o homem deixaria de viver conforme fora chamado a viver. Logo, quando perdemos os valores, estaríamos perdendo a nósmesmos. (Essencialismo)
Mas, em Nietzsche, todas essa coisas (valores supremos e religiosos) são niilistas e levam ao niilismo porque o homem acaba negando a si e deixa de viver para "escutar" um deus. Para o existencialismo, não temos uma essência, somos uma absoluta construção.
Então, poderíamos dizer que o niilismo seria viver uma vida imprópria. Embora, as ideias mencionadas são absolutamente divergentes conservam a ideia de "vivência de modo inapropriado que leva a uma negação de si".
Brilhante ❤
Obrigado, obrigado, obrigado.
Boa tarde
Nietzsche viveu vagando entre o pico de sua inteligência e o abismo de sua imaginação.
Bom demaisss! Obrigada!
Grande mestre professor Clóvis!
Diz aí como é condensar aquelas exposições de 2h de duração em pílulas de, no máximo, 10min?
Pobre Nietzsche , seu último ato em vida dita saudável, foi o de abraçar-se a um cavalo que estava sendo chicoteado. Protegeu o "mais fraco" e ralhou com o "mais forte" . De resto, ficou completamente insano. Morreu sem ao menos saber quem era ele próprio.
Interessantíssimo
Grande Clóvis
As vezes parece que somos como um celular e nosso cérebro é a bateria,e existe alguma coisa nos usando como se fosse celular deles ....
Acho que pra entender Nietzsche tem que sentir o que ele sentia, primeiro você pensa daí você conhece e vê que encontrou alguém que pensa como você! Não dá pra explicar dessa forma lendo e decorando!!!
O homem ao meu ver, é um animalzinho mais sabido que os outros e aprende com os seus semelhantes e com os outros animaizinhos que a natureza deixou existir por sua química e acasos mil .
Ou seja : evoluiu e vai ter um fim .
Nitz,
Notou que há desordem na terra ,e não,nos céus,pois fora tudo anda na ordem exata em sincronização.
Nem ao céu, nem a Terra, a santidade está no centro da cruz, em seu ponto de interseção.
"Tudo aquilo que eleve o ser à vontade de potência". (O Anticristo, Nietzsche).
Viver a teoria filosófica de Nietzsche , esse evita tudo , foge das aflições e vivia intensamente buscando o prazer que o mundo terreno vai te dar te leva ao caminho de : sofrer com excesso de ansiedade e problemas psiquiátrico causado pelo excesso de ansiedade ou uma depressão profunda com sentimentos de excesso de solidão.
Essa filosofia de vida ativa eternamente o sistema de luta ou fuga no cérebro e isso é uma das coisas mais prejudiciais à saúde mental. Ou seja essa teoria é fora da realidade de viver bem no mundo de hj.....
Bravo! 👏 👏 👏
Resumo : niilismo é como vivem os cães. Moral : coisa que não interessa aos fortes dominantes, seja pelo poder financeiro, fisico, cultural, politico etc...tira lhes o poder e se tornarão mais morais, vestirão ternos e falarão feupudamente.Realmente faz sentido. Só falta ele dizer que o que Zarathustra disse, é o que está escrito no livro de Nitchie, ironicamente, eu imagino, intitulado : Assim Falou Zarathustra. Uma obra perfeita para você nunca saber o que realmente disse Zarathustra. Ironicamente, outro alemão, Richard Strauss compõe um orquestra em homenagem a Nitchie e sua obra : Assim Falou Zarathustra. É curioso que o ocidente não possa conhecer o que realmente disse Zarathustra. Nitchie se compara a um cachorro que rouba um pedaço de pão da mão de Zarathustra pensando impedir que a panificação venha ao mundo. Eu desprezo. Boas coisas não vem da Alemanha o passado já nos mostrou isto, principalmente filósofos que morrem de cinomose.
aulão!!!!
Brilhante
se os fracos ganharem, tornem -se fortes.
Que tal se fôssemos embora daqui com os que faltam..julia vonstronheim....pois o que temos aki realmente é indigesto...😢
E quando o que for imanente ou relativo a vida for pecado