Excelente explicação! É muito claro como, no Brasil, partidos de esquerda estão muito mais próximos do centro (social-democracia), enquanto partidos de centro estão mais próximos do que é a direita. A direita tem muito mais características da extrema-direita... e o que dizer das pessoas que se dizem de extrema-direita? E é por isso que eu ainda me posiciono como "esquerda" no Brasil. Acredito que a social-democracia é o melhor caminho para o progresso. O sistema capitalista é "justo" até o momento que começa a ganância de quem detém o poder. Acredito que uma solução justa para a questão industrial não é necessariamente a estatização ou a socialização dos meios de produção pela força de trabalho... mas a abertura do capital (S/A), sendo uma parte desta empresa pertencente aos próprios funcionários da força de trabalho. Desta forma, o trabalhador não seria apenas trabalhador, mas exerceria também o papel de sócio da própria empresa. Entretanto, continuo defendendo que o Estado tenha um papel regulatório e fiscalizador, além de ser obrigado a garantir coisas essenciais como Educação, Saúde e Moradia. Por fim, para empresas em ramos estratégicos (Gás, Luz, Água, Esgoto e Telecomunicações), é preciso que o Estado tenha a possibilidade de controlar em casos de emergência (ex: em Guerras). Em tempos de paz, não faz tanto sentido... mas é inconcebível pensar em um país estrangeiro que detenha todo o controle estratégico de outro e que estejam em guerra entre si.
Tudo seria perfeito caso não houvesse a ganância, o orgulho e a vaidade. Entra pilantra e sai malandro, cai tirano sobe tirano. "Qualquer ideia social que trate o homem na multidão está fadado ao fracasso". Querer muro reto com tijolos tortos é impossível. Parabéns, ótimo vídeo!
@pedro Wow!! Concorrência e Leis de Mercados não assinam cheques!! E pilantras têm de todas as ideologias. Consciência humana que é bom mesmo, nadinha....rsrsrs
@pedro Obviamente, vai ser corrupto na própria empresa, rsrsrs, onde mais seria? Na empresa dos outros?! rsrsr, o Marcelo Odebrecht que o diga!! Rsrsrs, abraços!!
@pedro Então, voltamos a dizer, o problema é humano, antes de tudo (caráter, "persona"), a parte "institucional" é uma abstração que oculta a "humanidade". Agora, concordo com vc na parcela dos agentes estatais (pessoas), mas aí é só ler o Código Penal (Dos Crimes contra a Administração Pública) e até lá pode-se entender a face "estatal" e esfera "privada/pessoal" da Corrupção. Blz, amigo! Fico por aqui, grande abraço e se cuida!! Namastê.
Sabe aquela sensação boa, que ocorre quando você acha aquilo que estava procurando, pois bem, eu encontrei. Ganhou minha curtida e mais um inscrito. Parabéns pelo vídeo!
Eu li parte desse livro no curso de políticas públicas para Pós... Era um discente visitante é não apreendi o que o professor explanou resumidamente com riqueza. Vou lê a obra completa e guardar a suas observações. Valeu!
Parabéns !! Lutem pela social democracia no Brasil. Social democracia não é o que o PSDB segue, muito pelo contrário. Pela União Progressista Social-democrata !!
@pedro Todo país prega liberalismo e abertura comercial depois que atinge a Fronteira Tecnológica, então é natural que os países ricos são os mais livres, mas não significa que o país se tornou Rico apenas por isso, até chegar atingir a Fronteira Tecnológica e Complexidade produtivas, todo país que se tornou Rico teve algum momento uma participação do estado com política Industrial. Não existe exemplos de Laisses Faire ter levado um país Pobre a se tornar um país Rico.
@pedro eu falei isso ? Quando ? Ao contrário eu acho que o caminho do desenvolvimento é sempre uma soma Estado + mercado. Mas no início em muitos casos só o estado pode tomar grandes ricos que a iniciativa privada não toma.
Professor, uma dúvida: o PDT e o PSB não se encaixam como partidos sociais democratas? E se sua resposta for não, porque? Não sei muito da história do PSB, mas o PDT tem a vertente trabalhista, Brizola foi um líder popular também e por fim, há características do PDT que se aproximam de uma ideologia social democrata, como por exemplo o desenvolvimentismo e o estatismo.
A social-democracia moderna é interessante: Estado de bem-estar social, justiça social, programas sociais, liberdade social, distribuição de renda mais igualitária, igualdade, capitalismo brando, direitos trabalhistas justos, benefícios sociais universais, igualitarismo, sistema universal de saúde, democracia, sindicatos, ambientalismo, ecologismo, etc. Diferentemente do comunismo, a social-democracia não quer acabar com o capitalismo, apenas torná-lo mais justo. Defendo todo tipo de liberdade: social, econômica, cultural, sexual, religiosa, política, intelectual, de imprensa e de expressão. Sou a favor de um capitalismo brando e um liberalismo moderado. Sou contra o ultraliberalismo e o capitalismo extremado, pois são crueis, injustos e geram desigualdade. Também sou contra o ultraconservadorismo. A social-democracia há nos países da Escandinávia, Portugal e Nova Zelândia, por exemplo. É uma ideologia de centro-esquerda. Sou a favor da social-democracia!!!
Desigualdade é natural, nunca vamos conseguir diminuir, tentar abaixa-la ou extermina-la pode funcionar por uns anos, mas depois vai ficar pior do que antes, não dá pra lutar contra algo tão natural como a respiração
@@somaisumcaocomunistageneri7379 desigualdade é natural, blz mas não podemos ignorar que hoje existem milhares de milhões de pessoas que passam fome, que não têm o que comer. Se a gente pensar que não dá pra mudar isso, nossa existência não tem sentido nenhum.
@@mrpeacemm Se pra você não tem, ok, eu sei aceitar a realidade, se animais passam por isso imagine uma espécie com 7.000.000+? Dá pra melhorar a pobreza, agora desigualdade sempre vai existir, e gente morrendo por fome ou falta de saneamento básico sempre vai existir também. ( provavel que milhões )
Comecei a estudar mais agora sobre política, modelos econômicos, etc, poderia me responder uma dúvida ? Vejo que tem um grande debate acerca da social-democracia nos países nórdicos, esses países realmente adotam esse modelo? Poderia me esclarecer melhor sobre isso
Sim, eu pensei pra pensar o que seria "Social democracia" em um papo com um amigo sobre Anarquismo, Comunismo e demais ideologias que levaria em um possível avanço na sociedade.
Em parte, sim. A ideologia central do PDT é o Trabalhismo de Alberto Pasqualini, Darcy Ribeiro e Brizola, que assim como a social-democracia visa promover um Estado de bem estar social através de reformas que valorizem a classe trabalhadora e sua força de trabalho, sem a ruptura institucional que caracteriza o chamado socialismo real. No entanto, o trabalhismo se diferencia da social-democracia pelo forte teor nacionalista e anti-imperialista, porque parte do sucesso da social-democracia européia vem das riquezas acumuladas pelo dreno colonialista que essas nações impuseram nos países subdesenvolvidos, e aqui no Brasil, na periferia do capitalismo, não temos as mesmas condições. Por isso diria que o trabalhismo do PDT está um pouco mais à esquerda, suas reformas são mais profundas e estruturais, que levariam ao chamado 'socialismo moreno', que ainda aceita a propriedade privada, mas dentro de um fim social, que sirva aos interesses nacionais e do povo. É isso que tenho compreendido até agora, mas ainda estudando. Acho o trabalhismo uma alternativa pra quem não concorda com a radicalidade do marxismo-leninismo mas também não se satisfaz com o paliativo não verdadeiramente emancipatório do modelo europeu.
Na teoria sim, mas na prática não. O PDT foi gradativamente perdendo seu caráter de esquerda reformista conforme políticos centristas e direitistas foram ganhando espaço no partido. Podemos dizer que o PDT é um partido de centro-esquerda, mas não social-democrata.
Bom vídeo. Não sou um doutrinário socialista, embora me considere marxista e gostaria de afirmar que discordo da proposição "o investimento privado é que assegura o crescimento econômico"; e garante o bem estar do povo [indiretamente]. A verdade é que é o estado mínimo do liberalismo é um Estado babá do patronato.
Sou liberal e não discordo da afirmação, pois apenas a iniciativa privada que foram feitas as primeiras multi nacionais, foi apenas através da livre concorrência, livre comércio e a propriedade privada que o ocidente avançou bastante
@@murilolinsdacruz4110 o que tirou a China da pobreza foi a revolução, em 70 anos a China sai de um país pobre, para umas das maiores potências, e tu me vem com essa. 😂😂😂😂
Professor, obrigado pelo vídeo. Como sempre muito bom. Uma questão: A pronúncia do sobrenome polonês é "chevorski". Favor conferir translate.google.com.br/#view=home&op=translate&sl=pl&tl=pt&text=Przeworski
Przeworski tenta dar uma explicação da social-democracia mas quebrou a cara com a ascensão da extrema-direita nas décadas após. Contudo, só mostra como a social-democracia é uma eterna dourada de pílula aos problemas do capitalismo.
Alberto eu respeito muito sua opinião. O vídeo é muito esclarecedor, porém na minha humilde opinião houve um erro no processo de construção social-democracia brasileira. Eu não tenho conhecimento suficiente pra dizer como e onde esses erros aconteceram, porém não há como negar isso. O Brasil saiu aos frangalhos das mãos da presidente Dilma ( na qual eu votei); os números ruins na economia estão aí pra nos confrontar. Alias, a social-democracia latino americana sofre de um problema grave. Reconheço que o neoliberalismo não vai resolver nossos problemas, simplesmente porque ele não funcionou em lugar nenhum do mundo.
Mas a parte econômica desse pensamento já está obsoleta, né? Nunca foi o investimento privado que desenvolveu economicamente, nenhuma nação na história. Sempre foi o estado, com sua capacidade de comandar trabalho na economia, que investe e puxa a demanda para aí surgir a poupança privada e a capacidade de investimento, não o contrário. O investimento vem primeiro, depois vem a poupança.
Na verdade não, só foi por conta das estratégias de livre comércio, livre concorrência e iniciativas privadas que fizeram com que as nações europeias se desenvolvessem economicamente,o Estado é apenas um mau necessário para lidar com que o mercado não pode atuar
Há outras possibilidades de social democracia fora do PT. Temos o PDT, e o PSOL. No governo petista os banqueiros acumularam mais do que nunca. Investir na produção é uma coisa, acumular e viver do rentismo é outra.
Social democracia : trabalhadores fazem as riquezas os capitalistas administram estas riquezas , se der certo, distribuem as migalhas se der errado, os trabalhadores ficam com o prejuízo !
A ideologia central do PDT é o Trabalhismo de Alberto Pasqualini, Darcy Ribeiro e Brizola, que assim como a social-democracia visa promover um Estado de bem estar social através de reformas que valorizem a classe trabalhadora e sua força de trabalho, sem a ruptura institucional que caracteriza o chamado socialismo real. No entanto, o trabalhismo se diferencia da social-democracia pelo forte teor nacionalista e anti-imperialista, porque parte do sucesso da social-democracia européia vem das riquezas acumuladas pelo dreno colonialista que essas nações impuseram nos países subdesenvolvidos, e aqui no Brasil, na periferia do capitalismo, não temos as mesmas condições. Por isso diria que o trabalhismo do PDT está um pouco mais à esquerda, suas reformas são mais profundas e estruturais, que levariam ao chamado 'socialismo moreno', que ainda aceita a propriedade privada, mas dentro de um fim social, que sirva aos interesses nacionais e do povo. É isso que tenho compreendido até agora, mas ainda estudando. Acho o trabalhismo uma alternativa pra quem não concorda com a radicalidade do marxismo-leninismo mas também não se satisfaz com o paliativo não verdadeiramente emancipatório do modelo europeu.
Professor, me fala aí porque Lula é um social democrata, se parte das cabeças articuladoras do partido estão metidos com o desvio do dinheiro público, isso é pelo social? Rsrsrs
Depois de "trabalhador vota em trabalhador" veio "sem medo de ser feliz", e depois? Depois vai "endireitando".... Por isso, ao sabermos da existência dessa dinâmica na política NÃO podemos ter o entendimento de que haja uma necessidade de limitar o número de partidos... Isso tem que ser melhor pensado... é muita presunção... A força do individualismo gerado pela imagem do "bem sucedido" nessa sociedade foi levada pra dentro do partido e está levando à disputas internas calcadas em valores estranhos aos valores que motivaram a criação do partido... As pessoas no Chile, por exemplo, reclamam que a "progressista" Michele Bachelet pouco fez contra o NEOLIBERALISMO
Isso não é regra, eu ganho pouquíssimo e poupo. Aqui no bairro a classe pobre todo fim de semana bebê, fuma etc, se parte desse dinheiro fosse poupado essa tese cairia por terra.
Errou!!! Professor, perfeita suas colocações a respeito da social democracia mais comparar o formato político europeu com o emergente implantado em países latino é uma percepção tosca, desculpe. Pode tudo professor, menos unificar histórias, não vivemos Lenin, Stalin, Hitler, Mussolini, ouvimos falar e tivemos pouco acesso a esse excelente livro, a balançar, de maneira simplório coloca o PT e Lula dentro do welfare state, como se esse tivesse a capacidade de um catedrático, um pesquisador como o senhor, mera ingenuidade professor, não quero acreditar em má fé...Onde está na sua narrativa Cuba, Nicarágua para não citar a Venezuela e agora Argentina? Não professor, nunca tivemos aqui a mera tentativa de se aplicar uma " SOCIAL DEMOCRACIA " até porque não temos capital para bancar. Será professor? Que em nome dessa sua imaginação fantasiosa, os malandros, os espertos, FOMENTARÁ partidos para em nome dessa "SD" se implantasse a DITADURA DO PROLETARIADO? Para refletir...Pesquisas professor no meio acadêmico desvirtuado em que vivemos mostram que FHC e LULA foram ipsis litteris, na escrita e nos atos de governo!!!
Hamilton, assisti o vídeo balançando a cabeça até ele dizer que Lula/PT é socialdemocrata! Foi um diagnóstico infeliz! Um partido socialdemocrata jamais daria lucros exorbitantes a banqueiros e plutocratas como Lula/PT deu. Se observar bem os governos petistas, vai perceber que foram todos neoliberais. A maior estadista do mundo atual (Angela Merkel) atua como uma socialdemocrata (apesar de o partido ser democrata cristão), e aqui no Brasil o partido que melhor representa a socialdemocracia é o PDT.
Excelente explicação! É muito claro como, no Brasil, partidos de esquerda estão muito mais próximos do centro (social-democracia), enquanto partidos de centro estão mais próximos do que é a direita. A direita tem muito mais características da extrema-direita... e o que dizer das pessoas que se dizem de extrema-direita?
E é por isso que eu ainda me posiciono como "esquerda" no Brasil. Acredito que a social-democracia é o melhor caminho para o progresso. O sistema capitalista é "justo" até o momento que começa a ganância de quem detém o poder.
Acredito que uma solução justa para a questão industrial não é necessariamente a estatização ou a socialização dos meios de produção pela força de trabalho... mas a abertura do capital (S/A), sendo uma parte desta empresa pertencente aos próprios funcionários da força de trabalho. Desta forma, o trabalhador não seria apenas trabalhador, mas exerceria também o papel de sócio da própria empresa.
Entretanto, continuo defendendo que o Estado tenha um papel regulatório e fiscalizador, além de ser obrigado a garantir coisas essenciais como Educação, Saúde e Moradia.
Por fim, para empresas em ramos estratégicos (Gás, Luz, Água, Esgoto e Telecomunicações), é preciso que o Estado tenha a possibilidade de controlar em casos de emergência (ex: em Guerras).
Em tempos de paz, não faz tanto sentido... mas é inconcebível pensar em um país estrangeiro que detenha todo o controle estratégico de outro e que estejam em guerra entre si.
Tudo seria perfeito caso não houvesse a ganância, o orgulho e a vaidade. Entra pilantra e sai malandro, cai tirano sobe tirano. "Qualquer ideia social que trate o homem na multidão está fadado ao fracasso". Querer muro reto com tijolos tortos é impossível. Parabéns, ótimo vídeo!
Sim, como a ganância, o orgulho e a vaidade o capitalismo prevalece!
@pedro Wow!! Concorrência e Leis de Mercados não assinam cheques!! E pilantras têm de todas as ideologias. Consciência humana que é bom mesmo, nadinha....rsrsrs
@pedro Obviamente, vai ser corrupto na própria empresa, rsrsrs, onde mais seria? Na empresa dos outros?! rsrsr, o Marcelo Odebrecht que o diga!! Rsrsrs, abraços!!
@pedro Então, voltamos a dizer, o problema é humano, antes de tudo (caráter, "persona"), a parte "institucional" é uma abstração que oculta a "humanidade". Agora, concordo com vc na parcela dos agentes estatais (pessoas), mas aí é só ler o Código Penal (Dos Crimes contra a Administração Pública) e até lá pode-se entender a face "estatal" e esfera "privada/pessoal" da Corrupção. Blz, amigo! Fico por aqui, grande abraço e se cuida!! Namastê.
Amo ciência política e nem preciso de faculdade ouvindo esses vídeos. Obrigado meu professor. O livro vai entrar na minha biblioteca.
Estante virtual só achei um e custa 160,00.
Precisa sim, amigo!
@@dvtxy
Analisando acho que me expressei incompletamente então concordo com vc. 👍
Sabe aquela sensação boa, que ocorre quando você acha aquilo que estava procurando, pois bem, eu encontrei.
Ganhou minha curtida e mais um inscrito.
Parabéns pelo vídeo!
Rapaz acabei de ver alguém falando mal do socialismo , que diferença extraordinária , a verdade importante que precisamos intender.
Eu li parte desse livro no curso de políticas públicas para Pós... Era um discente visitante é não apreendi o que o professor explanou resumidamente com riqueza. Vou lê a obra completa e guardar a suas observações. Valeu!
Parabéns !! Lutem pela social democracia no Brasil. Social democracia não é o que o PSDB segue, muito pelo contrário.
Pela União Progressista Social-democrata !!
Social democracia so serve pra deixar país falido
@@johnnyadams1330 só falou bosta!
ua-cam.com/video/4BKHlwaHnkc/v-deo.html
@pedro Todo país prega liberalismo e abertura comercial depois que atinge a Fronteira Tecnológica, então é natural que os países ricos são os mais livres, mas não significa que o país se tornou Rico apenas por isso, até chegar atingir a Fronteira Tecnológica e Complexidade produtivas, todo país que se tornou Rico teve algum momento uma participação do estado com política Industrial.
Não existe exemplos de Laisses Faire ter levado um país Pobre a se tornar um país Rico.
@pedro eu falei isso ? Quando ?
Ao contrário eu acho que o caminho do desenvolvimento é sempre uma soma Estado + mercado.
Mas no início em muitos casos só o estado pode tomar grandes ricos que a iniciativa privada não toma.
@pedro vc é muito bravateiro senso comum bicho.
Só frases prontas.
1000 vezes perfeito! Obrigado pela aula! Agora é oficial: sou um social-democrata!
Explicação curta, mas muito elucidativa!!!
COMPARTILHANDO em 3.. 2.. e 1!
Perfeito, que bom ter essas aulas. Obrigada!
Vale uma análise sobre os estados de bem estar social que surgiram no pós guerra.
Sensacional, Professor!!! Muito obrigada por essa aula riquíssima! Sou sua fã!!!👏👏👏👏
Opa ! Sou Social Democrata Alberto Carlos Almeida. Interessante e importante fazer este vídeo. Recomendo fazer mais outros sobre esta ideologia.
É verdade Alberto Carlo Almeida que VC está falando a verdade que Deus altíssimo abençoe vocês e seu canal abençoado por Deus altíssimo
Muito bom vídeo, Alberto. Aproveitando o tema fica a sugestão de fazer vídeos descrevendo o que é o centro na política.
Professor, uma dúvida: o PDT e o PSB não se encaixam como partidos sociais democratas? E se sua resposta for não, porque? Não sei muito da história do PSB, mas o PDT tem a vertente trabalhista, Brizola foi um líder popular também e por fim, há características do PDT que se aproximam de uma ideologia social democrata, como por exemplo o desenvolvimentismo e o estatismo.
Exatamente explicação... Parabéns 👏🏽👏🏽
Gosto demais desse livro. Um outro autor tbm legal que aborda o tema da SD é o Esping-Andersen, mas aí, olhando pro resultado das políticas públicas.
Não acho o livro em canto nenhum pra comprar ou baixar 😩
@@talesveloso5448 nem em pdf? Lembro que minha versão achei assim. Só que em inglês. O nome é Three Worlds of Welfare Capitalism, algo assim.
Uma excelente aula. Obrigada
Chegando no canal agora! Que aula! Obrigada!
Excelente !!!!!
Gostei da explicação, professor.. Me acrescentou muito.
Social democracia é o direito do povo decidir pelo voto democrático os seus representantes políticos isso que é social democracia.
Isso é um sistema democrático que nada tem a ver com o campo econômico que é a social democracia
primeira vez que vejo seu canal, possui uma otima explicação
Perfeito!! Sua explicação é excelente!! Muito bom!!!
Ótima explicação.
Alberto,
🤔🤔 Mas em um país que o investimento privado se concentra no mercado financeiro?
Porra! Adorei e aprendi de uma forma muito facil, parabéns pelos videos, alem de lindo voce é um cara fera sobre o assunto.
Obrigada explicação excelente
Vídeo incrível!! Esclareceu muita coisa... muito bom já vou procurar o livros. Muito bom o vídeo e super parcial!
OBRIGADA!!!!!!!
Gratidão pela prévia 🌸
Que brilhante análise.
Mesmo o VOTO UNIVERSAL é uma exigencia originalmente da Social-Democracia...
Parabéns pelo video! Excelente explicação!
Adorei o vídeo! Esclarece e ensina! 👏👏
Aula excelente.
Agora aqui no Brazilzilzil estão acabando com isso.
Aula bem explicativa.
Tentei comentar o assunto , logo vi que não é necessário , valeu professor.
Adorei, muito bom parabéns!!!
A social-democracia moderna é interessante: Estado de bem-estar social, justiça social, programas sociais, liberdade social, distribuição de renda mais igualitária, igualdade, capitalismo brando, direitos trabalhistas justos, benefícios sociais universais, igualitarismo, sistema universal de saúde, democracia, sindicatos, ambientalismo, ecologismo, etc. Diferentemente do comunismo, a social-democracia não quer acabar com o capitalismo, apenas torná-lo mais justo. Defendo todo tipo de liberdade: social, econômica, cultural, sexual, religiosa, política, intelectual, de imprensa e de expressão. Sou a favor de um capitalismo brando e um liberalismo moderado. Sou contra o ultraliberalismo e o capitalismo extremado, pois são crueis, injustos e geram desigualdade. Também sou contra o ultraconservadorismo. A social-democracia há nos países da Escandinávia, Portugal e Nova Zelândia, por exemplo. É uma ideologia de centro-esquerda. Sou a favor da social-democracia!!!
Desigualdade é natural, nunca vamos conseguir diminuir, tentar abaixa-la ou extermina-la pode funcionar por uns anos, mas depois vai ficar pior do que antes, não dá pra lutar contra algo tão natural como a respiração
@@somaisumcaocomunistageneri7379 desigualdade é natural, blz mas não podemos ignorar que hoje existem milhares de milhões de pessoas que passam fome, que não têm o que comer. Se a gente pensar que não dá pra mudar isso, nossa existência não tem sentido nenhum.
@@mrpeacemm Se pra você não tem, ok, eu sei aceitar a realidade, se animais passam por isso imagine uma espécie com 7.000.000+? Dá pra melhorar a pobreza, agora desigualdade sempre vai existir, e gente morrendo por fome ou falta de saneamento básico sempre vai existir também. ( provavel que milhões )
Comecei a estudar mais agora sobre política, modelos econômicos, etc, poderia me responder uma dúvida ? Vejo que tem um grande debate acerca da social-democracia nos países nórdicos, esses países realmente adotam esse modelo? Poderia me esclarecer melhor sobre isso
grata pelo ensinamento
Muito bom o vídeo
Muito obrigada pelo seu vídeo.
Parabéns .comentários muito bom
Muito bom!
Simplesmente não existe o livro para comprar e não há PDF.
Good work !
Valeu!
Poxa, que legal! Tu não é o magrão que participou da live do Eduardo Moreira a algum tempo??
Sim, eu pensei pra pensar o que seria "Social democracia" em um papo com um amigo sobre Anarquismo, Comunismo e demais ideologias que levaria em um possível avanço na sociedade.
O PDT também é social-democrata?
Up
Em parte, sim. A ideologia central do PDT é o Trabalhismo de Alberto Pasqualini, Darcy Ribeiro e Brizola, que assim como a social-democracia visa promover um Estado de bem estar social através de reformas que valorizem a classe trabalhadora e sua força de trabalho, sem a ruptura institucional que caracteriza o chamado socialismo real. No entanto, o trabalhismo se diferencia da social-democracia pelo forte teor nacionalista e anti-imperialista, porque parte do sucesso da social-democracia européia vem das riquezas acumuladas pelo dreno colonialista que essas nações impuseram nos países subdesenvolvidos, e aqui no Brasil, na periferia do capitalismo, não temos as mesmas condições. Por isso diria que o trabalhismo do PDT está um pouco mais à esquerda, suas reformas são mais profundas e estruturais, que levariam ao chamado 'socialismo moreno', que ainda aceita a propriedade privada, mas dentro de um fim social, que sirva aos interesses nacionais e do povo.
É isso que tenho compreendido até agora, mas ainda estudando. Acho o trabalhismo uma alternativa pra quem não concorda com a radicalidade do marxismo-leninismo mas também não se satisfaz com o paliativo não verdadeiramente emancipatório do modelo europeu.
Na teoria sim, mas na prática não.
O PDT foi gradativamente perdendo seu caráter de esquerda reformista conforme políticos centristas e direitistas foram ganhando espaço no partido.
Podemos dizer que o PDT é um partido de centro-esquerda, mas não social-democrata.
Não acho o livro em lugar algum
Bom vídeo. Não sou um doutrinário socialista, embora me considere marxista e gostaria de afirmar que discordo da proposição "o investimento privado é que assegura o crescimento econômico"; e garante o bem estar do povo [indiretamente]. A verdade é que é o estado mínimo do liberalismo é um Estado babá do patronato.
Sou liberal e não discordo da afirmação, pois apenas a iniciativa privada que foram feitas as primeiras multi nacionais, foi apenas através da livre concorrência, livre comércio e a propriedade privada que o ocidente avançou bastante
O mesmo ocorreu na China, foram as medidas liberais que salvaram aquele país
@@murilolinsdacruz4110 as medidas liberais salvaram a China? Kkkkkmk
@@murilolinsdacruz4110 o que tirou a China da pobreza foi a revolução, em 70 anos a China sai de um país pobre, para umas das maiores potências, e tu me vem com essa. 😂😂😂😂
O PSB pode ser considerado um Social Democrata??
Não
Melhor democracia de direito liberal
Professor, obrigado pelo vídeo. Como sempre muito bom. Uma questão: A pronúncia do sobrenome polonês é "chevorski". Favor conferir translate.google.com.br/#view=home&op=translate&sl=pl&tl=pt&text=Przeworski
A social democracia de FHC É UMA COISA BEM DIFERENTE.
👍👍👍
Przeworski tenta dar uma explicação da social-democracia mas quebrou a cara com a ascensão da extrema-direita nas décadas após. Contudo, só mostra como a social-democracia é uma eterna dourada de pílula aos problemas do capitalismo.
A Esquerda Social Democracia defende de fato direitos dentro do Capitalismo e um Estado essencial e não enorme.
Up
O sistema privado no EUA são nacionais na sua grande maioria .
R$ 183,00 na estante virtual
Bem acessível pra a classe operária 👌
Psdb foi para direita
Nunca foi esquerda nem centro. Sempre foi direita. Odeia órgão público.
PSDB foi a direita para ser uma opção ao PT , creio eu
Alberto eu respeito muito sua opinião. O vídeo é muito esclarecedor, porém na minha humilde opinião houve um erro no processo de construção social-democracia brasileira. Eu não tenho conhecimento suficiente pra dizer como e onde esses erros aconteceram, porém não há como negar isso. O Brasil saiu aos frangalhos das mãos da presidente Dilma ( na qual eu votei); os números ruins na economia estão aí pra nos confrontar. Alias, a social-democracia latino americana sofre de um problema grave. Reconheço que o neoliberalismo não vai resolver nossos problemas, simplesmente porque ele não funcionou em lugar nenhum do mundo.
Mas a parte econômica desse pensamento já está obsoleta, né? Nunca foi o investimento privado que desenvolveu economicamente, nenhuma nação na história. Sempre foi o estado, com sua capacidade de comandar trabalho na economia, que investe e puxa a demanda para aí surgir a poupança privada e a capacidade de investimento, não o contrário.
O investimento vem primeiro, depois vem a poupança.
Na verdade não, só foi por conta das estratégias de livre comércio, livre concorrência e iniciativas privadas que fizeram com que as nações europeias se desenvolvessem economicamente,o Estado é apenas um mau necessário para lidar com que o mercado não pode atuar
Um exemplo foi as iniciativas privadas que fizeram com que surgissem as primeiras fábricas multi nacionais francesas e inglesas
Oi??? Kkkkkkk
Há outras possibilidades de social democracia fora do PT. Temos o PDT, e o PSOL. No governo petista os banqueiros acumularam mais do que nunca. Investir na produção é uma coisa, acumular e viver do rentismo é outra.
👍🏽
Social democracia : trabalhadores fazem as riquezas os capitalistas administram estas riquezas , se der certo, distribuem as migalhas se der errado, os trabalhadores ficam com o prejuízo !
Capitalismo social e social democracia!
O que é então o PSDB em nosso contexto? Começa com intelectuais e ai?
E o PDT DE BRIZOLA, ESTÁ INSERIDO AONDE?
A ideologia central do PDT é o Trabalhismo de Alberto Pasqualini, Darcy Ribeiro e Brizola, que assim como a social-democracia visa promover um Estado de bem estar social através de reformas que valorizem a classe trabalhadora e sua força de trabalho, sem a ruptura institucional que caracteriza o chamado socialismo real. No entanto, o trabalhismo se diferencia da social-democracia pelo forte teor nacionalista e anti-imperialista, porque parte do sucesso da social-democracia européia vem das riquezas acumuladas pelo dreno colonialista que essas nações impuseram nos países subdesenvolvidos, e aqui no Brasil, na periferia do capitalismo, não temos as mesmas condições. Por isso diria que o trabalhismo do PDT está um pouco mais à esquerda, suas reformas são mais profundas e estruturais, que levariam ao chamado 'socialismo moreno', que ainda aceita a propriedade privada, mas dentro de um fim social, que sirva aos interesses nacionais e do povo.
É isso que tenho compreendido até agora, mas ainda estudando. Acho o trabalhismo uma alternativa pra quem não concorda com a radicalidade do marxismo-leninismo mas também não se satisfaz com o paliativo não verdadeiramente emancipatório do modelo europeu.
Então nossa democracia liberal é melhor verdade então a democracia liberal é boa
Professor, me fala aí porque Lula é um social democrata, se parte das cabeças articuladoras do partido estão metidos com o desvio do dinheiro público, isso é pelo social? Rsrsrs
Social-Democracia ou Barbarie... Capitalismo Renano...
Depois de "trabalhador vota em trabalhador" veio "sem medo de ser feliz", e depois? Depois vai "endireitando"....
Por isso, ao sabermos da existência dessa dinâmica na política NÃO podemos ter o entendimento de que haja uma necessidade de limitar o número de partidos...
Isso tem que ser melhor pensado... é muita presunção...
A força do individualismo gerado pela imagem do "bem sucedido" nessa sociedade foi levada pra dentro do partido e está levando à disputas internas calcadas em valores estranhos aos valores que motivaram a criação do partido...
As pessoas no Chile, por exemplo, reclamam que a "progressista" Michele Bachelet pouco fez contra o NEOLIBERALISMO
Isso não é regra, eu ganho pouquíssimo e poupo. Aqui no bairro a classe pobre todo fim de semana bebê, fuma etc, se parte desse dinheiro fosse poupado essa tese cairia por terra.
Errou!!! Professor, perfeita suas colocações a respeito da social democracia mais comparar o formato político europeu com o emergente implantado em países latino é uma percepção tosca, desculpe. Pode tudo professor, menos unificar histórias, não vivemos Lenin, Stalin, Hitler, Mussolini, ouvimos falar e tivemos pouco acesso a esse excelente livro, a balançar, de maneira simplório coloca o PT e Lula dentro do welfare state, como se esse tivesse a capacidade de um catedrático, um pesquisador como o senhor, mera ingenuidade professor, não quero acreditar em má fé...Onde está na sua narrativa Cuba, Nicarágua para não citar a Venezuela e agora Argentina? Não professor, nunca tivemos aqui a mera tentativa de se aplicar uma " SOCIAL DEMOCRACIA " até porque não temos capital para bancar. Será professor? Que em nome dessa sua imaginação fantasiosa, os malandros, os espertos, FOMENTARÁ partidos para em nome dessa "SD" se implantasse a DITADURA DO PROLETARIADO?
Para refletir...Pesquisas professor no meio acadêmico desvirtuado em que vivemos mostram que FHC e LULA foram ipsis litteris, na escrita e nos atos de governo!!!
OTIMA EXPLANAÇAO, jamais serei um SOCIAL DEMOCRATA, porque se o PT representou essa ideologia, entao E NOCIVA.
Hamilton, assisti o vídeo balançando a cabeça até ele dizer que Lula/PT é socialdemocrata! Foi um diagnóstico infeliz! Um partido socialdemocrata jamais daria lucros exorbitantes a banqueiros e plutocratas como Lula/PT deu.
Se observar bem os governos petistas, vai perceber que foram todos neoliberais.
A maior estadista do mundo atual (Angela Merkel) atua como uma socialdemocrata (apesar de o partido ser democrata cristão), e aqui no Brasil o partido que melhor representa a socialdemocracia é o PDT.
Eu entendi foi que o PT, politicamente, é um partido social democrata. Porém, economicamente, não foi enquanto esteve no poder
Noruega, Canadá, Dinamarca. Todos países infinitamente superiores aos EUA, todos sociais democratas.
@@vitoraugusto9543 , econômicos e moralmente superiores
Isso é falta de entendimento político, não existe só PT.
Lula kkkkkkkkk