Como os 4 tipos de apego que desenvolvemos na infância afetam nossos relacionamentos

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 лип 2024
  • Para psicólogos, vínculo com nossos pais no início de nossas vidas cria modelo com o qual construímos e interpretamos nossos relacionamentos para o resto da vida. Ouça reportagem de Santiago Vanegas da BBC News Mundo.
    Leia também o texto: www.bbc.com/portuguese/articl....
    O BBC Lê foi lançado como podcast que você pode ouvir ou baixar no Apple Podcasts (podcasts.apple.com/br/podcast...) e no Spotify (open.spotify.com/show/54YV8Rd...)
    A lista completa dos episódios nos UA-cam está aqui: • BBC Lê
    Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbcbrasil.com
    #bbcnewsbrasil #bbclê #apego

КОМЕНТАРІ • 327

  • @BBCNewsBrasil
    @BBCNewsBrasil  14 днів тому +8

    Gostou? Ouça mais de 300 episódios do BBC Lê nessa playlist:

  • @leonardodorneles4451
    @leonardodorneles4451 21 день тому +230

    Adultos esquecem que um dia crianças serão adultas e se recordaram de tudo que passaram..... Hoje eu vejo quem gostava de mim e quem me desdenhava.

  • @alicef.s.1986
    @alicef.s.1986 14 днів тому +144

    ...pense numa infância ruim...pai alcoólatra, violento e abusivo...

  • @supern4ut3
    @supern4ut3 21 день тому +174

    Quando entendemos que a vida não tem uma finalidade intrínseca, percebemos que o valor está no processo de viver. Isso nos liberta para apreciar cada momento sem a pressão de alcançar um objetivo final glorioso.

  • @daniellecamilo6521
    @daniellecamilo6521 14 днів тому +77

    Sempre temos que lembrar que somos eternas crianças… crescemos e esquecemos que aquela criança machucada muitas vezes ainda está aí dentro chorando mas ignoramos.

  • @carolinacastro7199
    @carolinacastro7199 14 днів тому +55

    Escutando e lendo sobre os afetos da infância, como é importante crescer em um lar que nos sentimos seguros, confortáveis, amados.

  • @ildelitacosta79
    @ildelitacosta79 21 день тому +162

    Quanto mais estudo a mente e atendo as pessoas, mais eu posso entender a frase:" o ser humano vê no mundo aquilo que carrega no coração." Somos moldados e nos desenvolvemos também pelas experiências que vivenciamos enquanto nos desenvolvemos esse fator irá influenciar o modo que vemos a nós mesmos, o mundo e a pessoas. Ótimo vídeo! Grata. 🌻🦋

  • @elisacarneiro9557
    @elisacarneiro9557 14 днів тому +23

    Tudo o que se faz para uma criança deixa marcas profundas na alma

  • @aldenisouza2015
    @aldenisouza2015 21 день тому +124

    Não tem nada mais difícil é crescer num lar onde um dos pais é narcisista, psicopata , bordeline , histriônico , ou sofre de alguma doença mental como esquizofrenia, bipolar. A criança pode também desenvolver o mesmo transtorno de personalidade de seus pais.

  • @A_do_Marketing
    @A_do_Marketing 21 день тому +84

    Adorei a matéria e me identifiquei. Nasci em um meio desestruturado, fruto de uma tentativa da minha mãe em dar certo com um homem e ele não arcou nem com pensão, minha avó e mãe me criaram. Sempre senti que minha mãe tinha repulsa por mim e meus irmãos devido a frustração e não me lembro de em momento algum a gente ter se abraçado, eu chorava, fazendo pirraça para ela me cobrir à noite e apanhava, ela via como uma mal criação e eu inconscientemente fazia isso na tentativa de ser cuidada, protegida. Cresci brincando sozinha com minhas Bárbies, desenhando em meu canto, vivia desenhando bonecos com cabeça enorme e corpo pequeno, até hoje não sei o motivo. Fiquei anos querendo fazer Enem e ter uma faculdade, pós e sempre pensei em concurso. Após fazer terapia com neurocientista, entendi que não era ambição e materialismo, mas a busca por segurança. Eu só fui me descobrir de verdade quando me relacionei com um rapaz de família simbiótica, em que todos se juntam para almoço e dividem informações de cada passo que dão, isso me causou pavor, senti que meu ambiente (eu como pessoa), minhas individualidades e espaço estavam sendo desfeitos, ameaçados.

  • @patriciaherrera9278
    @patriciaherrera9278 21 день тому +52

    Quando eu era bem pequena, minha mãe me deixava em casa na sala com doces e saía para ir a feira ou outros lugares. Passei muito tempo sozinha, se ela soubesse que iria morrer aos 27 anos, talvez seria diferente. A sua ausência mais longa foi quando vivia internada com insuficiência renal. Nessa época, ela e meu pai já tinham se separado. E mesmo criança eu chorei uma vez quando meu Pai se encontrou com ela e pediu para me levar com ele só por aquele dia. Chorei silenciosamente em seu ombro quando ele me pegou no colo. A minha geração foi extremamente arraigado com essa coisa de ter Pai e Mãe. No fim, tive um resto de infância e a adolescência marcada por abusos e ignorâncias de parentes, meu pai a vida inteira foi negligente. Até hoje amo ficar sozinha. Acho que desenvolvi uma intimidade muito grande com o silêncio que as vezes é insurdecedor...

  • @ronaldow.8230
    @ronaldow.8230 14 днів тому +8

    Meu pai era um narcisista grave. Zero afeto por mim. Era grosseiro, manipulador, perverso, negligente. Hoje sei que todo mundo notava o descaso dele comigo. E sei quem tentava me defender, quem se omitia, quem compactuava com ele (por interesses materiais, invariavelmente). Tenho amor e respeito por quem tentou me defender. Quanto aos demais, meu sentimento oscila entre a compaixão e o desprezo. Meu pai morreu há cinco anos. Nenhuma saudade ou consternação. Fico emocionado quando vejo cenas de pais amorosos com os filhos. Não consigo entender o que seja isso. É uma bênção que não conheci.

  • @kahlereviews
    @kahlereviews День тому +3

    Graças a Deus tive um excelente pai e uma excente mãe.. fui planejado e tive uma infancia certada de pessoas que gostavam de mim, tive uma irmã, mas infelizmente ela e meu pai já não estão mais conosco! mas enfim, só gratidão pelos meus familiares e pela vida..

  • @silviacorrea7644
    @silviacorrea7644 21 день тому +38

    Quanto mais alguém me valorizava, me estimulava a levar à frente os meus sonhos e me tratava bem, maior era o meu esforço pra expulsar a pessoa da minha vida. Com bastante esforço e insistência, em algum momento lograva êxito nesse intento. Hoje compreendo o porquê.

  • @LarissaSantos-jp2jr
    @LarissaSantos-jp2jr 21 день тому +38

    Fui criada com minha vó, que as vezes me rejeitava, minha mãe ficava durante um grande período ausente, trabalhando, alternando com pessoas disponíveis e disposta a cuidar de mim.

  • @SM-2023
    @SM-2023 День тому +5

    Tive uma infância incrível, fui amado, tive cuidados, uma vida simples mas suficiente. Mas... apenas com minha mãe, que se desdobrou em várias para dar a mim tudo que precisava. Também não tive irmãos. (Pai faleceu quando eu tinha apenas 2 anos).

  • @taniagandolla563
    @taniagandolla563 14 днів тому +4

    Felizmente podemos conhecer e ressignificar.

  • @ajinacios
    @ajinacios 21 день тому +45

    Gosta de ver a pessoa q diz: eu amo incondicionado e não quero nem saber se gostar de mim. Isso é q é segurança. Não tem medo de perder o afeto de ninguem.

  • @nayaraandrade.
    @nayaraandrade. 21 день тому +32

    Tenho dependência emocional da minha mãe. Estou casada, com 30 anos, sem filhos, mas não consigo me imaginar sem ela. Ela tenta romper essa dependência me dando gelo, mas fico pior. É complicado demais , pq quando era criança só queria saber dela. Tudo era com ela, então o corte umbilical é difícil. E o apego também vai para com meu esposo. Nossa, sou muito carente

  • @lanazinha09
    @lanazinha09 21 день тому +53

    Coisas que o Freud já falava uns 100 anos atrás xD