Felizmente o ciúme de conhecimento, medo de concorrência e todas estas tristes coisas do nosso ramo, vêm morrendo graças ao trabalho maravilhoso de vocês professores. Nunca vi uma explicação tão clara, sem floreios sobre pdos, a can e endereçamentos.
Obrigado Ricardo 👍🏻 Realmente temos muito pouco material técnico gratuito disponível, principalmente em português. Em breve pretendo retomar as gravações dos vídeos. Só parei um pouco pela correria do dia a dia.
Boa noite. Tem como saber sim, mas nesse caso teria que habilitar o controle de erros. Normalmente utilizo o nodeguarding. Existe também o heartbit, que é mais ou menos parecido. São informações que os escravos ficam trocando com o mestre dizendo dizendo que estão ativos. Eu já estava pensando em fazer um vídeo a respeito disso, acho que vou colocar como um dos próximos da lista. Para explicar por aqui é meio complicado, mas se você ver um exemplo já vai entender bem fácil.
O habilita geral ele corta a alimentação do motor, então o motor para por inercia. Esses inversores tem um bit chamado parada rápida. Se habilitar, como o nome diz, o inversor tenta fazer a menor rampa possível para parar o motor. É o bit6 da palavra de controle (se tiver comandando pela rede).
Para isso precisa inverter o sinal da velocidade ou da posição dependendo do bloco que estiver usando. Até por isso que fiz um bloco de usuário para facilitar nesse tipo de aplicação. Dá uma olhada depois. ua-cam.com/video/aE2SxMPpx-0/v-deo.htmlsi=mQDyWDdfJz-t_DFY
Professor, preciso da sua ajuda, estava configurando o bloco scale como você mostrou, porém meu motor vai até 3370 RPM, então alterei somente o 1800 e mantive os 8192bytes. Porém não chegavam a RMP correta no inversor, exemplo: eu digitava 1000 e no inversor vai 1264 RPM. Por que os bytes não correspondem a RPM. que cálculo devo fazer?
Igor, boa noite. Acabeu de responder a sua pergunta no outro vídeo ua-cam.com/video/2z6_WVFs-hU/v-deo.html&lc=UgxFSkBGdJ37E_ofdtZ4AaABAg Tenta lá e qualquer coisa manda msg de novo. Obrigado.
Estou com um problema, que quando vou manda rodar o motor, a frequência fica intermitente entre o valor setado e 0, e não roda o motor, o que pode ser?
Se estiver fazendo esse exemplo do vídeo, entra lá no inversor nos parâmetros P684 e P685 do CFW500. Verifica primeiro se ali você está recebendo os comandos enviados pelo PLC300. Tem esse outro vídeo, que eu criei um bloco de função para facilitar esse tipo de comunicação. Acho que vai facilitar também. ua-cam.com/video/2z6_WVFs-hU/v-deo.html
Boa noite ! Tô começando agora na área gostaria de uma dica qual a configuração de um notebook para interagir com a maioria das clp? Qual o Windows, memoria para trabalhar com programação de clp! Obrigado pelos vídeos e obrigado pra quem puder me ajudar!
Cleyton, boa noite. Depende dos softwares que vai usar. Se for usar o WPS (Weg), EasybuiderPro, e Codesys normalmente não vai precisar de um notebook muito forte. Um i5 com no mínimo 8Gb de RAM já dá conta do recado. Uma coisa que ajuda bastante é usar um SSD (experiência própria). Se achar algum com 16Gb de RAM ou se puder expandir para 16 Gb fica melhor ainda. Cada software você encontra a especificação mínima. Codesys (Vai na parte de Requirements) store.codesys.com/en/codesys.html WPS (Weg) www.weg.net/catalog/weg/US/en/Drives/Software/Tools/WEG-Programming-Suite-%28WPS%29/WPS-Software/p/MKT_WDC_GLOBAL_SOFTWARE_WPS EasyBuilderPro - Esse é o menos exigente. Lá diz que até um Pentium 2 roda. dl.weintek.com/public/eMT3000/EBpro/EasyBuilder_Pro_Installation_and_Startup_Guide.pdf Espero ter ajudado
Bom dia Professor, tudo bem? Estou me baseando em seu video do PLC300 + cfw500 para desenvolvimento em um sistema CAN utilizando o CFW11. Eu consigo monitorar o ladder, porem parece que o Drive nao está conectado a rede. Utilizando o PLC300, CFW11, parametros conforme detalhado em seu video. No SETUP do Can, o Icone do PLC300 fica com uma bolinha amarela e o CFW11 fica com uma bolinha vermelha. Sei que assim remotamente é um pouco complicado para me auxiliar, porem gostaria de saber se o professor poderia me dar um norte. Outra questão, quando altero o p700/702, o mesmo pede um Reset do inversor. Creio que este reset nao se refere ao p204 em 5(carrega 60hz). Seria somente uma desenergização do drive? Desde ja agradeço sua atenção professor.
Não tenho nada a respeito de microcontroladores. Mas um caminho mais fácil seria usar o ESP32 + Modbus RTU. O ESP já vem com a porta serial por padrão, precisa somente colocar um conversor TTL para 485 (Max 485). Mas acho que já vende pronto hoje em dia. Existem bibliotecas Modbus para o ESP / Arduino que pode ser aproveitado nesse caso. Já rede CANopen acho um pouco mais difícil você encontrar material a respeito.
Estou tentando fazer com que quando o Inversor apresente uma falha e, isso vire um contato para eu usar para programar, sabe se tem como professor? pensei em usar a saída para ativar quando gerar alguma falha, mas não consegui programar
O parâmetro ou o valor varia um pouco conforme modelo do inversor. No caso do CFW500, o parâmetro é o P275 = 26 (com falha) Quando ocorrer uma falha, a saída digital 1 fecha. Se quiser que funcione ao contrário (sem Falha) pode usar P275 = 13. Agora se quiser monitorar a falha pela rede CAN, o bit 15 do P680 indica se o inversor está com falha. Não usei nesse exemplo mas poderia incluir a leitura dele também.
Precisa ler a word inteira pela rede CAN e armazenar em uma IW. Depois acho mais fácil mover a IW para uma variável global, pois é mais fácil de ler na IHM. Tenta dessa forma, qualquer coisa me avisa. Desculpa demora na resposta, vou ficar de olho aqui nos comentários para responder mais rápido da próxima vez.
Tudo bem professor? estou com um problema, tenho uma máquina que os inversores só são energizado após reset de segurança, só que a rede não conecta, só após eu desconectar e conectar novamente o plug no plc! teria alguma solução?
Milton, boa tarde. Não sei se é esse o problema, mas tenta habilitar o reset da rede para automático no parâmetro do inversor. Parâmetro P703 em 0 ou 1 (dependendo do modelo)
@@miltonaleixo5763 pode ser o mestre que esteja caindo então. Na hora que der esse problema de novo, conecta o notebook no PLC300 (caso ele seja o mestre da rede CAN), entrana CANopen, e monitora a rede por lá. (Menu comunicação-> monitoração online) Talvez tenha que configurar a porta de comunicação. No menu comunicação -> configurações. Fica uma bolinha verde, amarelo ou vermelho do lado de cada equipamento.
Se o mestre estiver caindo, verifica - os cabos (principalmente nos conectores), se não tem mau contato, - se a rede está aterrada, - se tem resistor de 120ohm nas duas exterminades - Se tiver mais que dois equipamentos na rede, nunca faz aquela derivação em "Y", sempre "varal" Se tudo tiver certo e mesmo assim a rede continuar caindo aí complicou. Uma última configuração que pode afetar também é o tempo de reset escravo. No configurador da CAN, clica no mestre da rede e entra em Configurações. Na primeira tela você vai ver esse valor está por padrão em 400ms. Se for o caso faz alguns testes aumentando ele para 1000, 1500 ou 2000ms.
Marcelo, boa noite. O parâmetro P700, 701, etc só aparece se você estiver usando o Plugin da CAN no CFW500. No Plugin padrão só dá para fazer a comunicação pela modbus RTU. Estou até devendo esse vídeo, do PLC300 como mestre da rede modbus. Em breve devo fazer algo a respeito 👍🏻
Manoel, boa noite. Consegue sim. Inclusive tem aplicações que o ideal é fazer isso mesmo, para conseguir enviar um único comando para vários inversores ao mesmo tempo por exemplo. Mas no dia a dia é bem raro fazer isso, porque acaba complicando um pouco na hora de configurar a rede. Mas é possível sim.
Raphael, boa noite. Nesse exemplo basta mudar a variável de GLOBAL para GLOBAL_RETAIN no PLC300. A Mudança é feita somente no PLC300, pois é ele quem guarda a informação.
Isso, como tem dezenas de PDOs disponíveis é mais fácil usar 1 PDO para cada Inversor. Só a título de curiosidade, até tem como juntar dois inversores em uma única PDO, mas é um pouco trabalhoso, e na maioria das vezes desnecessário.
Excelente conteúdo! 👏👏 É possível construir uma rede Can entre IHM e Inversores? Pois, estou prestando alguns serviços numa indústria, e o pessoal alega que há um erro todo dia em diferentes horários. Conforme o histórico do alarme apresenta: falha de rede can ou erro no drive. E com isso para a maquina, ai reseta o alarme volta ao normal. O que pode esta acontecendo? Abraços!
Até existem alguns modelos de IHM daquela linha CMT que possuem a porta CAN. Alguns desses modelos você consegue até habilitar o Codesys (mediante a uma ativação). Mas pelo que entendi, você já tem uma aplicação, provavelmente com algum PLC controlando os inversores em rede. Se um dos alarmes é a rede dando falha intermitente, pode ser que seja algum ruído que esteja fazendo isso. Primeiro confirma se a rede possui 2x resistores de 120ohm (um em cada extremidade da rede). Outro detalhe também, veja se a malha da rede está aterrada, e se está usando um cabo próprio para a rede CAN. Pode tentar também separar a fonte 24V (colocando uma fonte somente para alimentação da rede). O outro alarme do inversor pode ser consequência desse alarme da CAN, não tem como saber, teria que monitorar melhor. Mas tenta começar a descobrir o problema por aí.
@@plcedrives obrigado pelo retorno irmão! Creio que seja esses 2 problemas de aterramento e ruído, pois os cabos de comunicação estão juntos com o de potência e o aterramento não está adequado.
Sidnei, boa tarde. O CFW300 e a RUW01 só podem ser escravos na rede CAN. Para a rede funcionar precisa ter pelo menos 1 mestre (poderia ser o PLC300 ou o SCA06). Uma alternativa: O CFW300 pode ser mestre na rede modbus RTU (RS485). (Pelo menos os atuais, se for um muito antigo teria que consultar a versão dele) A RUW100 ela é escrava da rede CAN e da Modbus RTU. Então nesse caso daria para fazer uma rede entre o CFW300 e RUW100 pela modbus. Claro que a velocidade da Modbus é bem mais lento que a CAN. Mas dependendo da aplicação pode ser que atenda.
Bom dia !!! Excelente video aula !!! Estou com problema. Estou com.ums aplicação com PLC300 mestre da rede CAN, sendo os seus escravos: A) 1pc RUW01 B) 1pc RUW03 C)1pc CFW500 V2.21 D) 3pcs CFW500 v3.73 Configurei a rede can no WPSCAN, parametrizei os inversores. Consegui comunicar com a RUW01, RUw03 e o CF500 v2.21. Entretanto, os 3 inversores CFw500 v3.73 apresentam erro na monitoração on-line da CAN : ERRO DE INICIALIZAÇÃO. O que pde estar ocorrendo ?? Como posso resolver esse problema? Obs: esta sendo usando o EDS para versao 3.70 Desde ja agradeço. Estou aprendendo muito com suas aulas Uma abraço⁸
Lucas, boa noite. Muito estranho esse erro só nos inversores mais novos. Faz um teste, abre uma nova configuração de CANopen, e coloca só um dos inversores 3.7x na rede. Não precisa nem configurar nada nos PDOs, deixa no padrão mesmo. Daí vê se o inversor fica online. Faz outro teste também, adiciona o EDS do 2.xx no inversor 3.xx. Como os parâmetros são quase todos iguais é para funcionar também. Isso tudo só para testar mesmo, não tenho nenhum inversor novo comigo, só um antigo mesmo V2.xx. Mas se eu arrumar um outro faço o teste também.
Felizmente o ciúme de conhecimento, medo de concorrência e todas estas tristes coisas do nosso ramo, vêm morrendo graças ao trabalho maravilhoso de vocês professores.
Nunca vi uma explicação tão clara, sem floreios sobre pdos, a can e endereçamentos.
Obrigado Ricardo 👍🏻
Realmente temos muito pouco material técnico gratuito disponível, principalmente em português.
Em breve pretendo retomar as gravações dos vídeos. Só parei um pouco pela correria do dia a dia.
Deus abençoe você e sua família! Muito boa a explicação, parabéns !!!
Obrigado 👍🏻
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
Obrigado 👍🏻
Show de Bola
Excelente aula
Eu estava procurando esse material
Que bom que o material te ajudou. Em breve estarei publicando mais vídeos.
que deus abençoe grandemente e muito
obrigado
Obrigado pelo apoio !! 🙏
Parabéns pelo o vídeo muito bem explicado 👏👏👏
Obrigado !
Simplesmente bravo....👏👏👏
Obrigado !!
Muito bom o vídeo meu amigo!
Obrigado!!
Excelente vídeo, gostaria de saber se tiver uma falha de comunicação neste caso se houver mais de um inversor tem como saber qual é o inversor?
Boa noite. Tem como saber sim, mas nesse caso teria que habilitar o controle de erros. Normalmente utilizo o nodeguarding. Existe também o heartbit, que é mais ou menos parecido. São informações que os escravos ficam trocando com o mestre dizendo dizendo que estão ativos. Eu já estava pensando em fazer um vídeo a respeito disso, acho que vou colocar como um dos próximos da lista. Para explicar por aqui é meio complicado, mas se você ver um exemplo já vai entender bem fácil.
aula top demais
Obrigado !!
Obrigado Professor muito bom
Eu que agradeço
Show!! ! Obrigado pelo vídeo!! Muito Bom!
Obrigado !!
Muito bom!
Olá bom dia tem como fazer um sistema quando acionar a emergência o motor parar com precisão?mais rápido do quer o habilitação geral
O habilita geral ele corta a alimentação do motor, então o motor para por inercia.
Esses inversores tem um bit chamado parada rápida. Se habilitar, como o nome diz, o inversor tenta fazer a menor rampa possível para parar o motor.
É o bit6 da palavra de controle (se tiver comandando pela rede).
Excelente!
Boa Tarde
Como que eu consigo andar com o servo SCA 06 automático sentido horário e ant-horário
Para isso precisa inverter o sinal da velocidade ou da posição dependendo do bloco que estiver usando.
Até por isso que fiz um bloco de usuário para facilitar nesse tipo de aplicação. Dá uma olhada depois.
ua-cam.com/video/aE2SxMPpx-0/v-deo.htmlsi=mQDyWDdfJz-t_DFY
Professor, preciso da sua ajuda, estava configurando o bloco scale como você mostrou, porém meu motor vai até 3370 RPM, então alterei somente o 1800 e mantive os 8192bytes. Porém não chegavam a RMP correta no inversor, exemplo: eu digitava 1000 e no inversor vai 1264 RPM. Por que os bytes não correspondem a RPM. que cálculo devo fazer?
Igor, boa noite. Acabeu de responder a sua pergunta no outro vídeo
ua-cam.com/video/2z6_WVFs-hU/v-deo.html&lc=UgxFSkBGdJ37E_ofdtZ4AaABAg
Tenta lá e qualquer coisa manda msg de novo. Obrigado.
Estou com um problema, que quando vou manda rodar o motor, a frequência fica intermitente entre o valor setado e 0, e não roda o motor, o que pode ser?
Se estiver fazendo esse exemplo do vídeo, entra lá no inversor nos parâmetros P684 e P685 do CFW500. Verifica primeiro se ali você está recebendo os comandos enviados pelo PLC300.
Tem esse outro vídeo, que eu criei um bloco de função para facilitar esse tipo de comunicação. Acho que vai facilitar também.
ua-cam.com/video/2z6_WVFs-hU/v-deo.html
@@plcedrives sim eu recebo porém fica intermitente entre 0 e o valor de recebimento no parâmetro 685
Boa noite ! Tô começando agora na área gostaria de uma dica qual a configuração de um notebook para interagir com a maioria das clp? Qual o Windows, memoria para trabalhar com programação de clp! Obrigado pelos vídeos e obrigado pra quem puder me ajudar!
Cleyton, boa noite.
Depende dos softwares que vai usar. Se for usar o WPS (Weg), EasybuiderPro, e Codesys normalmente não vai precisar de um notebook muito forte.
Um i5 com no mínimo 8Gb de RAM já dá conta do recado. Uma coisa que ajuda bastante é usar um SSD (experiência própria).
Se achar algum com 16Gb de RAM ou se puder expandir para 16 Gb fica melhor ainda.
Cada software você encontra a especificação mínima.
Codesys (Vai na parte de Requirements)
store.codesys.com/en/codesys.html
WPS (Weg)
www.weg.net/catalog/weg/US/en/Drives/Software/Tools/WEG-Programming-Suite-%28WPS%29/WPS-Software/p/MKT_WDC_GLOBAL_SOFTWARE_WPS
EasyBuilderPro - Esse é o menos exigente. Lá diz que até um Pentium 2 roda.
dl.weintek.com/public/eMT3000/EBpro/EasyBuilder_Pro_Installation_and_Startup_Guide.pdf
Espero ter ajudado
Top cara parabéns !!!
Valeu João. Obrigado!!
Em breve farei mais alguns vídeos relacionados a rede CAN.
Bom dia Professor, tudo bem?
Estou me baseando em seu video do PLC300 + cfw500 para desenvolvimento em um sistema CAN utilizando o CFW11.
Eu consigo monitorar o ladder, porem parece que o Drive nao está conectado a rede.
Utilizando o PLC300, CFW11, parametros conforme detalhado em seu video.
No SETUP do Can, o Icone do PLC300 fica com uma bolinha amarela e o CFW11 fica com uma bolinha vermelha.
Sei que assim remotamente é um pouco complicado para me auxiliar, porem gostaria de saber se o professor poderia me dar um norte.
Outra questão, quando altero o p700/702, o mesmo pede um Reset do inversor.
Creio que este reset nao se refere ao p204 em 5(carrega 60hz).
Seria somente uma desenergização do drive?
Desde ja agradeço sua atenção professor.
Eu testei colocar o reset em outro bit, mas não resetou, queria saber como o professor sabe que o bit 7 é o bit do reset.
É isso mesmo, bit7 é o de reset. Só lembrando que ele só executa o reset na borda de subida (transição do bit7 de 0 para 1). Não funcionou?
Olá tudo bom? Eu quero usar o esp32 que possui comunicação CAN mas a sua tensão é de 3.3v sabe me dizer se pode dar certo?
Yuri, bom dia.
Não tem como ligar direto, as tensões de trabalho da CAN são diferentes. Vai precisar usar alguma interface, o MCP2515 por exemplo.
@@plcedrives obrigado, queria economizar Hardware. Tem video seu que mostra a conexão e configuração entre o esp32 e o inversor?
Não tenho nada a respeito de microcontroladores. Mas um caminho mais fácil seria usar o ESP32 + Modbus RTU.
O ESP já vem com a porta serial por padrão, precisa somente colocar um conversor TTL para 485 (Max 485). Mas acho que já vende pronto hoje em dia.
Existem bibliotecas Modbus para o ESP / Arduino que pode ser aproveitado nesse caso. Já rede CANopen acho um pouco mais difícil você encontrar material a respeito.
Estou tentando fazer com que quando o Inversor apresente uma falha e, isso vire um contato para eu usar para programar, sabe se tem como professor? pensei em usar a saída para ativar quando gerar alguma falha, mas não consegui programar
O parâmetro ou o valor varia um pouco conforme modelo do inversor. No caso do CFW500, o parâmetro é o P275 = 26 (com falha)
Quando ocorrer uma falha, a saída digital 1 fecha.
Se quiser que funcione ao contrário (sem Falha) pode usar P275 = 13.
Agora se quiser monitorar a falha pela rede CAN, o bit 15 do P680 indica se o inversor está com falha. Não usei nesse exemplo mas poderia incluir a leitura dele também.
@@plcedrives como faço para ler esse bit, tentei jogar para uma IW, mas não funcionou
Precisa ler a word inteira pela rede CAN e armazenar em uma IW. Depois acho mais fácil mover a IW para uma variável global, pois é mais fácil de ler na IHM. Tenta dessa forma, qualquer coisa me avisa. Desculpa demora na resposta, vou ficar de olho aqui nos comentários para responder mais rápido da próxima vez.
Tudo bem professor?
estou com um problema, tenho uma máquina que os inversores só são energizado após reset de segurança, só que a rede não conecta, só após eu desconectar e conectar novamente o plug no plc!
teria alguma solução?
Milton, boa tarde.
Não sei se é esse o problema, mas tenta habilitar o reset da rede para automático no parâmetro do inversor.
Parâmetro P703 em 0 ou 1 (dependendo do modelo)
@@plcedrives Boa noite professor, já verifiquei e está habilitado.
@@miltonaleixo5763 pode ser o mestre que esteja caindo então.
Na hora que der esse problema de novo, conecta o notebook no PLC300 (caso ele seja o mestre da rede CAN), entrana CANopen, e monitora a rede por lá.
(Menu comunicação-> monitoração online)
Talvez tenha que configurar a porta de comunicação. No menu comunicação -> configurações.
Fica uma bolinha verde, amarelo ou vermelho do lado de cada equipamento.
Se o mestre estiver caindo, verifica
- os cabos (principalmente nos conectores), se não tem mau contato,
- se a rede está aterrada,
- se tem resistor de 120ohm nas duas exterminades
- Se tiver mais que dois equipamentos na rede, nunca faz aquela derivação em "Y", sempre "varal"
Se tudo tiver certo e mesmo assim a rede continuar caindo aí complicou.
Uma última configuração que pode afetar também é o tempo de reset escravo.
No configurador da CAN, clica no mestre da rede e entra em Configurações.
Na primeira tela você vai ver esse valor está por padrão em 400ms.
Se for o caso faz alguns testes aumentando ele para 1000, 1500 ou 2000ms.
@@plcedrives Obrigado pela atenção Professor, amanhã vou verificar essas informações!
Deus abençoe vc!
Não consigo acessar o P0700 no meu inversor. O que devo fazer?
Marcelo, boa noite.
O parâmetro P700, 701, etc só aparece se você estiver usando o Plugin da CAN no CFW500. No Plugin padrão só dá para fazer a comunicação pela modbus RTU.
Estou até devendo esse vídeo, do PLC300 como mestre da rede modbus. Em breve devo fazer algo a respeito 👍🏻
Bom dia amigo , é possível você fazer uma vídeo aula utilizando o SDO?
Boa ideia, dá para fazer sim, já está na lista aqui. 👍🏻👍🏻
Obrigado pela contribuição.
@@plcedrives Show de bola
Eliseu, acabou de sair do forno.
Vídeo sobre a utilização dos SDOs.
ua-cam.com/video/36YC2-wnnWg/v-deo.html
Parabéns pelo vídeo!!!!!Pode usar o mesmo PDO para inversores diferentes?
Manoel, boa noite. Consegue sim. Inclusive tem aplicações que o ideal é fazer isso mesmo, para conseguir enviar um único comando para vários inversores ao mesmo tempo por exemplo.
Mas no dia a dia é bem raro fazer isso, porque acaba complicando um pouco na hora de configurar a rede. Mas é possível sim.
Show parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻! Qual o bit de reset de falhas em decimal desse inversor em modbus? Desde já agradeço
Obrigado Cristiano !! O Bit de reset é o bit7. Equivalente a escrever o valor 28 na variável de controle.
Como fazer com que o valor de setpoint da velocidade fique retentivo tanto no clp quanto na ihm, para que quando for reenergizando, o valor permaneça?
Raphael, boa noite.
Nesse exemplo basta mudar a variável de GLOBAL para GLOBAL_RETAIN no PLC300. A Mudança é feita somente no PLC300, pois é ele quem guarda a informação.
Olá professor, na rede can seu eu for usar mais de 1 inversor, é só usar outro PDO ?
Isso, como tem dezenas de PDOs disponíveis é mais fácil usar 1 PDO para cada Inversor.
Só a título de curiosidade, até tem como juntar dois inversores em uma única PDO, mas é um pouco trabalhoso, e na maioria das vezes desnecessário.
Excelente conteúdo! 👏👏 É possível construir uma rede Can entre IHM e Inversores? Pois, estou prestando alguns serviços numa indústria, e o pessoal alega que há um erro todo dia em diferentes horários.
Conforme o histórico do alarme apresenta: falha de rede can ou erro no drive. E com isso para a maquina, ai reseta o alarme volta ao normal. O que pode esta acontecendo?
Abraços!
Até existem alguns modelos de IHM daquela linha CMT que possuem a porta CAN. Alguns desses modelos você consegue até habilitar o Codesys (mediante a uma ativação).
Mas pelo que entendi, você já tem uma aplicação, provavelmente com algum PLC controlando os inversores em rede. Se um dos alarmes é a rede dando falha intermitente, pode ser que seja algum ruído que esteja fazendo isso. Primeiro confirma se a rede possui 2x resistores de 120ohm (um em cada extremidade da rede). Outro detalhe também, veja se a malha da rede está aterrada, e se está usando um cabo próprio para a rede CAN. Pode tentar também separar a fonte 24V (colocando uma fonte somente para alimentação da rede). O outro alarme do inversor pode ser consequência desse alarme da CAN, não tem como saber, teria que monitorar melhor. Mas tenta começar a descobrir o problema por aí.
@@plcedrives obrigado pelo retorno irmão! Creio que seja esses 2 problemas de aterramento e ruído, pois os cabos de comunicação estão juntos com o de potência e o aterramento não está adequado.
Bom dia, o cfw300 pode ser mestre na rede CAN e ler uma RUW-01 ?
Sidnei, boa tarde.
O CFW300 e a RUW01 só podem ser escravos na rede CAN.
Para a rede funcionar precisa ter pelo menos 1 mestre (poderia ser o PLC300 ou o SCA06).
Uma alternativa:
O CFW300 pode ser mestre na rede modbus RTU (RS485). (Pelo menos os atuais, se for um muito antigo teria que consultar a versão dele)
A RUW100 ela é escrava da rede CAN e da Modbus RTU.
Então nesse caso daria para fazer uma rede entre o CFW300 e RUW100 pela modbus. Claro que a velocidade da Modbus é bem mais lento que a CAN. Mas dependendo da aplicação pode ser que atenda.
@@plcedrives Obrigado pela atenção.
Bom dia !!! Excelente video aula !!!
Estou com problema. Estou com.ums aplicação com PLC300 mestre da rede CAN, sendo os seus escravos:
A) 1pc RUW01
B) 1pc RUW03
C)1pc CFW500 V2.21
D) 3pcs CFW500 v3.73
Configurei a rede can no WPSCAN, parametrizei os inversores. Consegui comunicar com a RUW01, RUw03 e o CF500 v2.21.
Entretanto, os 3 inversores CFw500 v3.73 apresentam erro na monitoração on-line da CAN : ERRO DE INICIALIZAÇÃO.
O que pde estar ocorrendo ?? Como posso resolver esse problema?
Obs: esta sendo usando o EDS para versao 3.70
Desde ja agradeço. Estou aprendendo muito com suas aulas
Uma abraço⁸
Lucas, boa noite.
Muito estranho esse erro só nos inversores mais novos. Faz um teste, abre uma nova configuração de CANopen, e coloca só um dos inversores 3.7x na rede.
Não precisa nem configurar nada nos PDOs, deixa no padrão mesmo. Daí vê se o inversor fica online.
Faz outro teste também, adiciona o EDS do 2.xx no inversor 3.xx. Como os parâmetros são quase todos iguais é para funcionar também.
Isso tudo só para testar mesmo, não tenho nenhum inversor novo comigo, só um antigo mesmo V2.xx.
Mas se eu arrumar um outro faço o teste também.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
👏
👍🏻👍🏻👍🏻
liked
Obrigado!!