DIA DO OBSERVADOR DE AVES - 2023

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 кві 2023
  • VÍDEO-HOMENAGEM AO DIA DO OBSERVADOR DE AVES
    Para divulgar a existência dos observadores de aves e prestar homenagem a eles, o CEO (Centro de Estudos Ornitológicos) instituiu o DIA DO OBSERVADOR DE AVES, comemorado no dia 28 de abril, data em que Pero Vaz de Caminha documentou as primeiras observações de aves feitas em território brasileiro, em 1500, conforme consta em sua famosa carta ao rei de Portugal, onde dá notícias, entre outras coisas, da riqueza de nossa avifauna:
    "Enquanto andávamos nessa mata a cortar lenha, atravessavam alguns papagaios essas árvores; verdes uns, e pardos, outros, grandes e pequenos, de sorte que me parece que haverá muitos nesta terra. Todavia os que vi não seriam mais que nove ou dez, quando muito. Outras aves não vimos então, a não ser algumas pombas-seixeiras, e pareceram-me maiores bastante do que as de Portugal. Vários diziam que viram rolas, mas eu não as vi. Todavia segundo os arvoredos são mui muitos e grandes, e de infinitas espécies, não duvido que por esse sertão haja muitas aves!"
    Fonte: Wikiaves
    Como administradora do Grupo de WhatsApp OLHA O PASSARINHO (desde outubro de 2019), não poderia deixar que essa importante data para nós passasse em branco. Por isso, convidei o grupo a participar desse vídeo-homenagem, enviando antecipadamente, uma foto em campo contendo na descrição o nome do(s) observador(es) e o local de observação e, ainda, até dois registros próprios de aves com a descrição de nome popular e científico, local e autoria.
    Sou muito grata aos participantes, ao Wikiaves (nossa enciclopédia de cabeceira!) e seus colaboradores, pelas gravações que compõem a vocalização das aves neste vídeo, e também às minhas vizinhas Shirley Santos e Ely Aguiar, que me cederam a internet para eu finalizar esse trabalho.
    A todos vocês, o meu carinho e o meu apreço!
    Vídeo: Teca Resende
    Em 28 de abril de 2023
    PS: Fica aqui registrado meu pedido de desculpas a amiga Silvia Faustino Linhares, observadora de aves por quem tenho grande admiração. No corre-corre da edição, pela falta inesperada da Internet onde moro, acabei deixando de incluir a colaboração de suas imagens, sendo estas uma própria, em campo do momento em que fazia o registro das duas imagens das lindas aves enviadas, que não ocorrem no Brasil: inca-tern (Larosterna inca) em Vina del Mar (Valpataiso, Chile).

КОМЕНТАРІ • 13