Eu faço bateladas de 20 litros (volume final util de 18,5 litros) com uma panela de 15 litros, com cerca de 13 litros de água na mostura e na fervura. O segredo? usar ingredientes para receita de 20 litros e acrescentar a água restante (pré fervida, esterilizada e CONGELADA) depois. Fazendo dessa forma, é possível eliminar o schiller no processo, o tempo para resfriar o mosto cai drasticamente (cerca de 10 minutos de 100 graus para 30 e poucos), além do consumo de água necessário para resfriar pelo schiller ser totalmente zerado. Também é possível ter um melhor controle do OG e calcular com bastante precisão a eficiência da mostura.
Achei essa ideia de congelar a água fantástica! Jogar dento do fermentador e espera. Vou tentar fazer isso na minha próxima breja. Tenho uma panela de 10,5 l só. Você congela na própria garrafa pet?
Tulio Costa, eu congelo a metade do volume total e faço a brassagem com a outra metade. Mas nao deixo o volume congelar totalmente. Parte fica líquido e eu jogo na panela assim que termina a fervura. Depois pego parte do mosto e jogo dentro da garrafa com gelo, mexo bem até gelar, e jogo na panela de novo. Repito esse processo até a agua acabar. Fazendo direitinho, vc consegue diminuir a temperatura de 20 litros pra uns 30 e poucos graus, talvez menos, em cerca de 10 minutos, usando garrafões de 5 litros
Paulo de Souza Lima ótima dica essa da água pre-fervida e congelada! Aliado às dicas do Leandro para o dobro, a partir da agora só na multiplicação dos pães ... ops, das cervejas!!!
Pessoal, vamos ajudar o canal a crescer, nem relógio trabalha de graça, um joinha não demora nem 1 seg. vamos ajudar aquele que nos ajuda com um ótimo conteúdo.
Hoje é dia 30/09/2023, cá estou eu para atualizar para 121 mil inscritos e dizendo que utilizei esta técnica maravilhosa numa panelinha de 6,7 litros fiz 10 litros de cerveja. Saúde!
Oi Leandro, eu queria contribuir com algumas dicas... Se interessar, teste aí em vídeo pra confirmar se realmente funciona (pra mim funciona muito bem): 1-Ao invés de elevar a temperatura e colocar todo o malte de uma vez e não ter controle da queda, experimente deixar em fogo baixo, mantendo a temperatura constante e acrescentando o malte aos poucos. Assim vc tem controle visual da temperatura, economiza tempo e gás. :-) 2-Para bateladas de até 10 litros, não é necessário comprar uma panela com torneira. Uma panela de macarrão, daquelas que tem duas peças e a tampa funciona muito bem. Ser fizer BIAB, o escorredor substitui, com vantagens, aquele sistema que vc mostrou no último vídeo. 3-Se quiser evitar ter de lavar o mosto, basta fazer a mostura em uma panela maior, com água suficiente para não deixar o malte compactar no fundo. E mexer o tempo todo. Eu faço cervejas na panela de macarrão, usando essa técnica e consegui eficiência de 68% na minha última brasagem (uma Brown Porter) 4-Para conseguir uma clarificação da cerveja mais rápida, use DOIS sacos. Use um na mostura, e outro para coar o lúpulo, quando passar o mosto para o balde fermentador. É claro que abaixar a temperatura e colocar gelatina continuam sendo fundamentais, mas sua cerveja vai ficar totalmente cristalina (se vc tiver a paciência de esperar de 10 a 13 dias). Por último, vou dar uma dica TOTALMENTE APÓCRIFA, mas que pode valer muito pra quem só quer tomar sua cervejinha barata feita em casa: Saia do purismo e EXPERIMENTE FERMENTO BIOLÓGICO SECO DE SUPERMERCADO, usado para massas, pães, etc. Custa R$1,50 o envelope com 10g, tem uma ótima eficiência, ótima floculação. Por que digo isso? Primeiro, porque o fermento é um dos ingredientes que mais impactam no preço de custo da cerveja. Segundo, porque se você não vai participar de nenhum concurso, os resultados são muito bons. Eu sei porque faço as minhas com fermentos caros e baratos e, para um bebedor leigo, a diferença é imperceptível. Então, para um churrasco com amigos ou pra beber sozinho, compensa, SIM. Agora, pra entrar em concurso, colocar sua cerveja entre as top10, aí não vai funcionar. Uma coisa eu garanto: Mesmo usando fermento Fleischmann ou Dr.Oetker, sua cerveja vai ficar muito melhor que uma da AMBEV ;-)
Como eu disse anteriormente: Isso é pra quem quer economizar e tomar sua cervejinha caseira, sem frescuras. Eu não senti nenhum off flavor, no entanto, o fermento tem uma tendências a deixar sabores frutados na cerveja. Muita gente já bebeu minha cerveja e em absolutamente TODOS os casos as respostas foram bem positivas. Agora, se vc ficar procurando «leves traços longínquos de sabores de torta de maçã», com certeza vai acabar encontrando. Pra maioria das pessoas, isso vai passar batido e vai até dar uma característica positiva.
2017 o Leandro comemorando 5 mil inscritos. Setembro de 2020: 84 mil! Parabéns pelo trabalho de utilidade pública, nos libertando das cervejas aguadas da Ambev! Acabei de receber meu kit padawan 5L, já arregaçando as mangas pra primeira brassagem. Boas brejas a todos nós!
consegui fazer minha primeira brassagem sozinho dia 30/05 no meu níver, graças aos seus vídeos que abriu muito a minha mente... montei o equipamento tudo baseado no seus vídeo.... valeu por compartilhar seu conhecimento, ajudou é muito, Grato
Videozin antigão mas me ajudou pacas não faz muito tempo. Na evolução cerveristica, comecei com uma panela de 35L e fermentador de 20 (galão, balde e por aí vai). O jogo virou: hoje com um fermentador de 42L pressurizado de inox, a panelinha não faz o necessário. E de-lhe receita de gravidade alta na panela com diluição com água fervida. Resultado: 42L de rendimento. Hoje essa técnica é essencial pra mim.
Caraca que sensacional essa técnica! Vai me poupar dois dias de trabalho quando precisar fazer 20L, sofri da última pra conseguir esse volume. Mano, joinha duplo nesse vídeo.
Sou seu fã, comecei a fazer muito por suas ajudas. Só fiquei encucado com essa água que irá diliuir quanto a contaminação, mas pelo visto é bobeira minha, e até tinha uma ideia de colocar água gelada para diluição e assim conseguir um resfriamento legal. Obrigado você é fera!
Posso adaptar essa técnica ao “no-Chill” e na hora de adicionar água no mosto, após a fervura, usar água gelada para baixar a temperatura e reduzir o tempo que eu espero pra esfriar?
Muito da hora isso mano, vou tentar fazer a minha próxima brassagem desse jeito. Cara um dica pra lavar os grãos, eu adotei em casa e da menos trabalho, é tirar o mosto da panela pela torneira mesmo, deixar ele no balde fermentador, ai lava os grãos da bag na panela, faço menos força desse jeito. ai depois só tirar a bag e voltar o mosto e começar a fervura...
Faço exatamente assim. Uso um pirex apoiado na torneira pelo lado de dentro para o bag não entupir a panela, e até recirculo a breja! Funciona como um fundo falso perfeitamente. Depois de convertido, abro a torneira devagar e vou escoando para o balde, quando fica com cerca de 1 dedo de água sobre a cama de grãos, inicio a lavagem com uma caneca e escumadeira, com a água aquecida em outra panela, até completar o volume de fervura dentro do balde. Consigo cerca de 70% de eficiência com esse método, e mando sempre a cerveja clarinha para a fervura pela recirculação feita.
Usei essa técnica hoje. Minha primeira brassagem allgrain, biab. Fiz uma leva de 20 litros e a eficiência ficou em 50,24%. Apesar de ter sido baixa,eu equipamento é para 10 litros, e vou fazer denovo pq dobrei a quantidade tenho o mesmo trabalho. Valeeeeu Leandro. Continua postando essas técnica ninja ai veio!
Vi o vídeo e fiz o teste. funcionou muito bem!! eu precisava de uma leva maior pra servir num aniversário e resolvi arriscar. Deu muito certo e a galera gostou muito da breja. Valeu pela dica!!
Cara, a idéia é muito boa, faço mais ou menos isso mas adiciono mais graos no inicio da fervura e diluindo depois no fermentador até chegar na gravidade, mas com essa tecnica, tirando o bag sobra mais espaço pra mosturar mais graos e aumentar ainda mais a densidade, em consequência, aumentando ainda mais o rendimento. Com certeza vou testar!
Show de bola, Leandro. Mandou muito bem. Na minha última brassagem tive uma OG alta e comecei a ter essa percepção, cheguei ainda a fazer uma diluição para ganhar um pouco mais de litros de cerveja e ainda assim ficou muito boa. Desde então, do mês passado pra cá, tenho procurado assuntos do tipo e mirabolando idéias. Vídeo veio muito a calhar. Parabéns e sucesso.
Dica de ouro meu nobre vai me ajudar muito principalmente no resfriamento pois já adiciono a água pre fervida e resfriada eliminado o chiller Sucesso meu Confrade
Já fui testar tudo as gambi em uma só, fiz ontem 35L em um biab pra 20, dilui os 1085 de og pra ficar com 1045 nós 35L. Pra completar os testes de gambi do canal, em 20L coloquei 1 us-05 e nos demais 15L foram com fleishmann pra comparar a msm brassagem com os 2. Pra finalizar foi tudo em galão de 5L sem airlock, colocando a tampa que uma maneira que ainda sai ar... Terminando os testes eu aviso aí rs
excelente estava pensando como dobrar minhas receitas com a mesma panela , voce é foda !!! continua nessa pegada. valeu. ps: se quiser mandar uma garrafa pra eu dar o veredito me chama inbox rsrsr
Muito boa essa dica. Comprei um Kit de 10L, mas na promoção ganhei 2 fermentados de 10L. A função seria para efetuar a transferência de baldes da fermentação para maturação. Mas como minha cerveja é pra consumo próprio e com amigos (sem comercializar) eu vou dobrar a produção para 20L e vou fermentar e maturar no mesmo balde.
Fala Leandro, acho que é bom lembrar que alguns outros parâmetros podem ter que ser ajustados para acertar as características originais da receita que foi "dobrada". Por exemplo: comecei a usar essa técnica para aumentar meus volumes e percebi que não estava atingindo o amargor da receita original. Fui fazer uma checagem na calculadora de IBU do Brewer's Friend e realmente estava dando o IBU mais baixo do que o da receita. Aparentemente é porque a densidade do mosto é bem maior na fervura quando se "dobra" a receita. Então é bom fazer as contas na calculadora de IBU e dar uma compensada na lupulagem, normalmente precisa mais do que dobrar o lúpulo. Outro problema é acertar a OG, porque o erro/imprecisão é multiplicado e dependendo da eficiência do equipamento pode ficar bem fora do que tinha na receita. Eu tenho observado que é mais fácil errar a OG para menos por ter uma eficiência mais baixa quando se tem um mosto tão concentrado, é bom ter um extrato de malte separado já para compensar.
O certo seria dobrar em outra brassagem tipo vc usou 10 litros de água no final da brassagem obteve 8 litros de mosto, então o dobro seria 16 litros. Colocava 10 pra ferver esses 10 evaporaram para 8 e 8 litros no final da brassagem.
Boa dica Leandro. vc é o cara! Eu faço diferente. ponho a carga dobrada de malte e brasso. depois retiro o primeiro mosto, fervo. depois, lavo o bagaço obtendo um segundo mosto mais "ralo" e fervo de novo. Aí vc decide: ou separa os dois em fermentadores diferentes obtendo uma Double e uma Session ou mistura obtendo uma única, mais equilibrada, com o dobro de volume.
Cara, vi algo assim no canal Basic Brewing, eles chamaram isso lá de partygyle, faz 2 brejas diferentes, uma big beer e uma small beer com os mesmos grãos... funciona legal?
pra quem tem panelas de 10 litros é perfeita a técnica, se funcionar ok, fazemos 20 litros de breja! So tenho uma dúvida sobre as temperaturas de adição da água e da levedura hidratada. Não terei problemas de estressar a levedura?
Cerveja Fácil ouvi técnicas que vc adiciona açúcar neste mosto secundária. tirando uma nova cerveja fora do estilo para vc realizar experiências como adição de frutas ou especiarias. será uma cerveja mais leve. porém não perde para novas experimentações
cara, to maturando uma APA feita com essa técnica. esperado densidade final pra 18L de 1055, consegui 1052!!!! deu trabalho, mas tenho 18/19L de uma APA com cascade/centenial maturando 😀😀
7 років тому
Lacerdafh caraca que dá hora! Muito mais cerveja boa! :)
Parabéns, continue firme. Vou pra minha quarta brassagem e já vou encarar esse desafio de fazer o dobro de cerveja só que no final vou tentar no final da segunda mostura vou dividir o mosto e fazer uma mais alcoólica e outra menos. Vamos ver.
parabéns fera, super dica! colocar a água no final da fervura, foi muito top mesmo, o dobro de cerveja, só dobrou o tempo da mostura, mais nada! caraca! muito top, muito sucesso, tamo junto!
Irmão me salva!!! Primeiramente parabéns e obrigado pelo canal... sou cervejeiro iniciante e aprendo muito com seus vídeos!!! Estou na minha terceira brassagem e já tentei mandar 20 litros com meu kit de 10... rsrs Acontece q eu não calculei o tempo direito e acabei me complicando. Na pressa, eu não resfriei o mosto e coloquei a levedura!! 😱 será que zuou? Oq devo fazer? Foi ontem isso! Valeu irmão!!!
5 років тому+1
Tu não resfriou nada do mosto? Jogou a levedura com o mosto praticamente fervendo? Se esse for o caso, recomendo já pegar levedura e colocar no fermentador o quanto antes.
Canal foda, direto ao ponto, mão na massa! Fiz duas Smash seguindo suas dicas, uma com Citra e outra com Lemon Drop e foram vários elogios, apenas adicionei uma pequena quantidade de aveia em flocos. Abç e continue assim que está ótimo!
me amarrei nessa técnica, provavelmente irei aderir e usa-la nas minhas próximas brasagens. a água final, pra acertar o volume de mosto, no vídeo você coloca direto do galão no balde fermentador, ferveste esta água antes ou não é necessário por ser água mineral?
Como sempre, meus parabéns Leandro. Informação de qualidade e sem frescura, mais uma vez, mostrando a que veio! O vídeo veio a calhar pois mês que vem me mudo, e provavelmente quando voltar a produzir, terei que reduzir para a panela de 10L. Leandro salvando vidas hahaha Valeu!
Grande dica. Eu faço algo bem parecido a um tempo já. meu equipamento é de 20l e faço 40. Eu faço um mosto mais concentrado com a densidade bem alta (é necessário calcular) e depois resfrio com 10 litros de água mineral congelada.
Bom dia meu amigo. Isso depende muito da cerveja que vc vai fazer. Mas a proporção tem sido algo assim: eu reduzi na água de lavagem o dobro de litros de gelo pro resfriamento. Ou seja. Se uso 5l de gelo eu diminuo 10l na lavagem. Pra não perder rendimento eu faço uma brassagem um pouco mais demorada com recirculação contínua.
Parabéns cara, seus videos são demais ! Moro em apartamento e tenho pouco espaço, e estou querendo começar a fazer biab de 10l e seus videos tem ajudado muito !
Parabéns mano, bom vídeo. Vou fazer minha primeira APA seguindo as suas dicas. Já pensou em fazer alguma coisa usando óleos essenciais puro. Que tal? Abraços!
Grande amigo Cervejeiro ! o cara que me inspirou a fazer cerveja!! me tira uma duvida? Tenho uma panela de 17 l. quero fazer 20 litros. posso fazer essa mostura com tudo o malte de uma vez com 10 litro de agua por 60min, fazer pequena lavagem e depois da fervura coloca os outros 10litros ?? ao inves de fazer mostura 2x.
Salve Leandro, muito interessante a dica cara! me diz aí pra essa receita de 10Lts vc fez a primeira brassagem com 5 kg de malte discartou no fim e usou mais 5kg numa nova brassagem ou dividiu os 5kg nas 2 brassagens? obrigado e parabéns!
Parabéns pelo vídeo, fantástica essa dica. Eu não utilizo o BIAB, faço em duas panelas, produção de 20 litros. Então o correto seria calcular a receita para 40 litros. Faço duas mosturas de 20 litros(dividindo os maltes). Como minha panela de fervura é de 27 litros, então levo pra fervura, adiciono todo o lúpulo, e terminando a fervura, o que faltar para 40 litros eu completo de água mineral, na temperatura ambiente?
Muito bom cara, essa técnica funciona com qualquer receita, tipo, uma pilsen?
7 років тому
Achei seu canal do nada vendo algo sobre resfriar com chiller tubo de cobre ou alumínio, e vi seu vídeo fazendo chopeira com cano pvc, E cara estou VICIADO nos seus videos kkkkk sempre tive a vontade de fazer cerveja e sempre pensava até pq vi uma reportagem que era maior treta fazer, que precisava de espaço e demorava quase 2 meses, e vc com suas técnicas e dicas vi que "fácil" porém complexo, mas é possível fazer em apartamento - Parabéns !!! Essa técnica "DOBRO" serve para qualquer receita ? valeu
7 років тому
+Régis Adamavicius kkk legal Man. Essas loucuras que ensino recomendo mais pra quem já começou a fazer cerveja. Mas continue a acompanhar o canal e na sua curiosidade que logo menos você já começa a fazer as suas brejas
7 років тому
Cerveja Fácil Já estou vendo bastante video, e lendo sobre as cervejas e os processos químicos envolvido, mas logo logo começo a "brincar" com as brejas - vc tem algum vídeo para iniciante ? abraços
Excelente vídeo. Ao dobrar o volume de cerveja, se dobra o fermento e o lúpulo também??? Comprei insumos para 15L e no final dobrei para 30. Mas gostaria de saber se eu devo não apenas dobrar o volume de água, mas sim os demais itens, fermento e lúpulo.
4 роки тому
Todos os insumos tem que ser para a receita de 30l no seu caso amigo.
Multo boa a dica. Vou colocar em pratica esta semana. Uma pergunta : A água que acrescenta no final é direto do galão ou precisa preparar a água antes?
Caro amigo Leandro. Primeiramente parabéns pelo belo trabalho. Aprendi muito com duas informações e já estou planejando comprar o meu primeiro material para fazer as minhas próprias cervejas. Uma pergunta: Poderia informar as dimensões internas de sua caixa de isopor ou de quantos litros? Achei em mercados aqui da minha região mas por incrível que pareça o fabricante não coloca as medidas na embalagem. Grato, Diogo.
6 років тому
+Diogo Gonçalves eu falo sobre esse tamanho no vídeo sobre fermentação na nossa série de como fazer cerveja em casa. Confere lá
muito legal Leandro, uma dúvida: eu posso fazer meu próprio bag ou existem muitas peculiaridades na fabricação de um bag ? existe um tecido específico ?
Muito TOP seu canal! Algumas curiosidades que eu tenho: fermentou no mesmo isopor que você fermenta as levas de 10 litros? Conseguiu manter os 20 graus? E a maturação? No isopor também? Qual temperatura?
7 років тому
Fiz no esquema do cooler. É um pouco mais difícil manter a temperatura, mas uso mais garrafas congeladas pra manter em 20C. Funciona bem
Fala Leandro, beleza!!!? Cara, Parabéns pelo vídeo e canal!!! sensacional! Man, me tira uma dúvida: não precisa ferver a água que vc add direto no fermentador??!! não tem perigo de contaminação!? forte ABS!!!
7 років тому+1
Risco sempre tem. O certo seria mesmo ferver...mas..nesse caso não houve nenhum problema. Vai da coragem de cada um kkkk
Bom dia, parabéns pelo trabalho eu gostaria de saber a quantidade de água que você inicia e se o tempo das duas brassagens são iguais ?
7 років тому
Com cerca de 10L em cada. A segunda de fato tinha um pouco menos. Mas a medida mais importante, como venho falado sempre no canal é o volume pré-fervura :)
Leandro, me dá uma ajuda aí. Fico revendo teus vídeos direto e a carbonatação dessas cervas engarrafadas me chamam a atenção. Você faz primming nelas ou tem feito o método da Beer Gun que você ensinou aí? Abraços
Como sempre ótimos vídeos. Com relação a esta técnica, seria possível fazer apenas uma mosturação com todo o grão ao invés de duas? Para o meu equipamento, a relação de água/grãos ficaria em torno de 2 a 2,5L por KG de malte. Faço atualmente 20 litros mas quero aumentar para 40. Uma outra dúvida é em relação ao IBU: não haveria uma alteração já que estamos diluindo o mosto?
7 років тому
Então eu usei a quantidade de lúpulo para a receita total, daí quando se dilui o IBU fica certinho
Olá! Acompanho seu canal a muito tempo, mas ainda não comecei a fazer cerveja, pretendo começar devagar, utilizando extrato de malte líquido, e fiquei me perguntando, essa técnica funcionaria com extrato de malte? Tipo, ferver o equivalente a 20 litros em uma panela de 10 e diluir no final?
a agua que foi adcionada ao galao é nautral ou estava em alguma temperatura especifica??? outra duvida seria se mantivesse apenas o que veio da panela ao inves de completar com agua eu aumentaria o teor alcolico??
Já tinha a idéia, mas comecei com o BIAB após ver um vídeo seu, e ver que era viável. Com essa quantidade não ocorre caramelização na segunda brassagem?
7 років тому+3
Felipe Berbert Gonçalves Não há risco de caramelização durante a brassagem, mas pode ter algum risco na fervura. Mas não ocorreu
Eu faço bateladas de 20 litros (volume final util de 18,5 litros) com uma panela de 15 litros, com cerca de 13 litros de água na mostura e na fervura. O segredo? usar ingredientes para receita de 20 litros e acrescentar a água restante (pré fervida, esterilizada e CONGELADA) depois. Fazendo dessa forma, é possível eliminar o schiller no processo, o tempo para resfriar o mosto cai drasticamente (cerca de 10 minutos de 100 graus para 30 e poucos), além do consumo de água necessário para resfriar pelo schiller ser totalmente zerado. Também é possível ter um melhor controle do OG e calcular com bastante precisão a eficiência da mostura.
Perfeito!
Achei essa ideia de congelar a água fantástica! Jogar dento do fermentador e espera. Vou tentar fazer isso na minha próxima breja. Tenho uma panela de 10,5 l só. Você congela na própria garrafa pet?
Tulio Costa, eu congelo a metade do volume total e faço a brassagem com a outra metade. Mas nao deixo o volume congelar totalmente. Parte fica líquido e eu jogo na panela assim que termina a fervura. Depois pego parte do mosto e jogo dentro da garrafa com gelo, mexo bem até gelar, e jogo na panela de novo. Repito esse processo até a agua acabar. Fazendo direitinho, vc consegue diminuir a temperatura de 20 litros pra uns 30 e poucos graus, talvez menos, em cerca de 10 minutos, usando garrafões de 5 litros
Paulo de Souza Lima ótima dica essa da água pre-fervida e congelada! Aliado às dicas do Leandro para o dobro, a partir da agora só na multiplicação dos pães ... ops, das cervejas!!!
Uma pergunta! se eu colocar a água que eu comprei lacradinha e só colocar para resfriar dá certo, ou mesmo assim eu tenho que ferver para esterelizar?
Pessoal, vamos ajudar o canal a crescer, nem relógio trabalha de graça, um joinha não demora nem 1 seg. vamos ajudar aquele que nos ajuda com um ótimo conteúdo.
hahah Valeu Luiz!
Luiz Alves verdade!!
Cerveja Fácil s
Boa! fiz minha parte e meu kit ta chegando em breve!
Hoje é dia 30/09/2023, cá estou eu para atualizar para 121 mil inscritos e dizendo que utilizei esta técnica maravilhosa numa panelinha de 6,7 litros fiz 10 litros de cerveja. Saúde!
Oi Leandro, eu queria contribuir com algumas dicas... Se interessar, teste aí em vídeo pra confirmar se realmente funciona (pra mim funciona muito bem):
1-Ao invés de elevar a temperatura e colocar todo o malte de uma vez e não ter controle da queda, experimente deixar em fogo baixo, mantendo a temperatura constante e acrescentando o malte aos poucos. Assim vc tem controle visual da temperatura, economiza tempo e gás. :-)
2-Para bateladas de até 10 litros, não é necessário comprar uma panela com torneira. Uma panela de macarrão, daquelas que tem duas peças e a tampa funciona muito bem. Ser fizer BIAB, o escorredor substitui, com vantagens, aquele sistema que vc mostrou no último vídeo.
3-Se quiser evitar ter de lavar o mosto, basta fazer a mostura em uma panela maior, com água suficiente para não deixar o malte compactar no fundo. E mexer o tempo todo. Eu faço cervejas na panela de macarrão, usando essa técnica e consegui eficiência de 68% na minha última brasagem (uma Brown Porter)
4-Para conseguir uma clarificação da cerveja mais rápida, use DOIS sacos. Use um na mostura, e outro para coar o lúpulo, quando passar o mosto para o balde fermentador. É claro que abaixar a temperatura e colocar gelatina continuam sendo fundamentais, mas sua cerveja vai ficar totalmente cristalina (se vc tiver a paciência de esperar de 10 a 13 dias).
Por último, vou dar uma dica TOTALMENTE APÓCRIFA, mas que pode valer muito pra quem só quer tomar sua cervejinha barata feita em casa: Saia do purismo e EXPERIMENTE FERMENTO BIOLÓGICO SECO DE SUPERMERCADO, usado para massas, pães, etc. Custa R$1,50 o envelope com 10g, tem uma ótima eficiência, ótima floculação. Por que digo isso? Primeiro, porque o fermento é um dos ingredientes que mais impactam no preço de custo da cerveja. Segundo, porque se você não vai participar de nenhum concurso, os resultados são muito bons. Eu sei porque faço as minhas com fermentos caros e baratos e, para um bebedor leigo, a diferença é imperceptível. Então, para um churrasco com amigos ou pra beber sozinho, compensa, SIM. Agora, pra entrar em concurso, colocar sua cerveja entre as top10, aí não vai funcionar. Uma coisa eu garanto: Mesmo usando fermento Fleischmann ou Dr.Oetker, sua cerveja vai ficar muito melhor que uma da AMBEV ;-)
Quantos gramas de fermento biológico para 10 litros de breja? Obrigado.
Eu estou usando um pacote de 10g para cada 20 litros.
Você sentiu algum aroma de pão ou torta de maçã??? Eu escutei algo assim...
Como eu disse anteriormente: Isso é pra quem quer economizar e tomar sua cervejinha caseira, sem frescuras. Eu não senti nenhum off flavor, no entanto, o fermento tem uma tendências a deixar sabores frutados na cerveja. Muita gente já bebeu minha cerveja e em absolutamente TODOS os casos as respostas foram bem positivas. Agora, se vc ficar procurando «leves traços longínquos de sabores de torta de maçã», com certeza vai acabar encontrando. Pra maioria das pessoas, isso vai passar batido e vai até dar uma característica positiva.
Paulo de Souza Lima alguma sugestão de marca em que a levedura aguentou mais a porrada??? Estou pensando em testar isso aí.
Tipo de conteúdo que podemos dar Like antes mesmo de assistir.
Lenon Patrick 2
2017 o Leandro comemorando 5 mil inscritos. Setembro de 2020: 84 mil! Parabéns pelo trabalho de utilidade pública, nos libertando das cervejas aguadas da Ambev! Acabei de receber meu kit padawan 5L, já arregaçando as mangas pra primeira brassagem. Boas brejas a todos nós!
ficou muito boa a cerveja muito boa , fiz uns 8 litros de mostura concentrada e dilui mais 11 de agua kkk resultado otimo
Excelente!! Agora preciso arrumar um fermentador maior e um cooler pra caber o novo fermentador! E sem regular cerveja mais... valeu!!
consegui fazer minha primeira brassagem sozinho dia 30/05 no meu níver, graças aos seus vídeos que abriu muito a minha mente... montei o equipamento tudo baseado no seus vídeo.... valeu por compartilhar seu conhecimento, ajudou é muito, Grato
Videozin antigão mas me ajudou pacas não faz muito tempo.
Na evolução cerveristica, comecei com uma panela de 35L e fermentador de 20 (galão, balde e por aí vai).
O jogo virou: hoje com um fermentador de 42L pressurizado de inox, a panelinha não faz o necessário.
E de-lhe receita de gravidade alta na panela com diluição com água fervida. Resultado: 42L de rendimento.
Hoje essa técnica é essencial pra mim.
Caraca que sensacional essa técnica! Vai me poupar dois dias de trabalho quando precisar fazer 20L, sofri da última pra conseguir esse volume. Mano, joinha duplo nesse vídeo.
Sou seu fã, comecei a fazer muito por suas ajudas. Só fiquei encucado com essa água que irá diliuir quanto a contaminação, mas pelo visto é bobeira minha, e até tinha uma ideia de colocar água gelada para diluição e assim conseguir um resfriamento legal.
Obrigado você é fera!
MAS O SEU CANAL É O MELHOR, MAS DIRETO...NÃO TEM ARRODEIOS...PARABÉNS
Posso adaptar essa técnica ao “no-Chill” e na hora de adicionar água no mosto, após a fervura, usar água gelada para baixar a temperatura e reduzir o tempo que eu espero pra esfriar?
2017 comemorando 5 mil inscritos. Hoje 93 mil! Muito bom!
Muito da hora isso mano, vou tentar fazer a minha próxima brassagem desse jeito. Cara um dica pra lavar os grãos, eu adotei em casa e da menos trabalho, é tirar o mosto da panela pela torneira mesmo, deixar ele no balde fermentador, ai lava os grãos da bag na panela, faço menos força desse jeito. ai depois só tirar a bag e voltar o mosto e começar a fervura...
Faço exatamente assim. Uso um pirex apoiado na torneira pelo lado de dentro para o bag não entupir a panela, e até recirculo a breja! Funciona como um fundo falso perfeitamente. Depois de convertido, abro a torneira devagar e vou escoando para o balde, quando fica com cerca de 1 dedo de água sobre a cama de grãos, inicio a lavagem com uma caneca e escumadeira, com a água aquecida em outra panela, até completar o volume de fervura dentro do balde. Consigo cerca de 70% de eficiência com esse método, e mando sempre a cerveja clarinha para a fervura pela recirculação feita.
Mauricio Araujo Monteiro gostei dessa idéia vou adotar
Boa dica Mauricio!!! Vou fazer isto na próxima brassagem. Obrigado.
Usei essa técnica hoje. Minha primeira brassagem allgrain, biab. Fiz uma leva de 20 litros e a eficiência ficou em 50,24%. Apesar de ter sido baixa,eu equipamento é para 10 litros, e vou fazer denovo pq dobrei a quantidade tenho o mesmo trabalho.
Valeeeeu Leandro. Continua postando essas técnica ninja ai veio!
Mano, vc é engraçado, não curto cerveja armarga. Mas, essas q vc fez parece que ficam boas... kkkkkk
Melhor canal de breja do youtube!
Você sempre surpreendendo nos cervejeiros, voce faz tudo aquilo que todo mundo pensou mas não teve coragem PARABÉNS
Vi o vídeo e fiz o teste. funcionou muito bem!! eu precisava de uma leva maior pra servir num aniversário e resolvi arriscar. Deu muito certo e a galera gostou muito da breja. Valeu pela dica!!
Cara, a idéia é muito boa, faço mais ou menos isso mas adiciono mais graos no inicio da fervura e diluindo depois no fermentador até chegar na gravidade, mas com essa tecnica, tirando o bag sobra mais espaço pra mosturar mais graos e aumentar ainda mais a densidade, em consequência, aumentando ainda mais o rendimento. Com certeza vou testar!
Reproduzir essa tática com uma StrawberryBeer e deu super certo!!!!!!! Sou fã
É impressionante mano.
todas as dúvdias que vem na cabeça esse cabra ja tem resposta e vídeo.
muito bacana.
Comecei a fazer cerveja vendo seus vídeos meu amigo
Show de bola, Leandro. Mandou muito bem. Na minha última brassagem tive uma OG alta e comecei a ter essa percepção, cheguei ainda a fazer uma diluição para ganhar um pouco mais de litros de cerveja e ainda assim ficou muito boa. Desde então, do mês passado pra cá, tenho procurado assuntos do tipo e mirabolando idéias. Vídeo veio muito a calhar. Parabéns e sucesso.
Dica de ouro meu nobre vai me ajudar muito principalmente no resfriamento pois já adiciono a água pre fervida e resfriada eliminado o chiller
Sucesso meu Confrade
em relação aos lupulos, colocamos o dobro seus vídeos são claros valeu
Já fui testar tudo as gambi em uma só, fiz ontem 35L em um biab pra 20, dilui os 1085 de og pra ficar com 1045 nós 35L.
Pra completar os testes de gambi do canal, em 20L coloquei 1 us-05 e nos demais 15L foram com fleishmann pra comparar a msm brassagem com os 2.
Pra finalizar foi tudo em galão de 5L sem airlock, colocando a tampa que uma maneira que ainda sai ar...
Terminando os testes eu aviso aí rs
Olá. Randy Mosher também explica isso no livro Radical Brewing. Parabéns pelo canal.
excelente estava pensando como dobrar minhas receitas com a mesma panela , voce é foda !!! continua nessa pegada. valeu.
ps: se quiser mandar uma garrafa pra eu dar o veredito me chama inbox rsrsr
Muito boa essa dica.
Comprei um Kit de 10L, mas na promoção ganhei 2 fermentados de 10L. A função seria para efetuar a transferência de baldes da fermentação para maturação.
Mas como minha cerveja é pra consumo próprio e com amigos (sem comercializar) eu vou dobrar a produção para 20L e vou fermentar e maturar no mesmo balde.
Fala Leandro, acho que é bom lembrar que alguns outros parâmetros podem ter que ser ajustados para acertar as características originais da receita que foi "dobrada". Por exemplo: comecei a usar essa técnica para aumentar meus volumes e percebi que não estava atingindo o amargor da receita original. Fui fazer uma checagem na calculadora de IBU do Brewer's Friend e realmente estava dando o IBU mais baixo do que o da receita. Aparentemente é porque a densidade do mosto é bem maior na fervura quando se "dobra" a receita. Então é bom fazer as contas na calculadora de IBU e dar uma compensada na lupulagem, normalmente precisa mais do que dobrar o lúpulo.
Outro problema é acertar a OG, porque o erro/imprecisão é multiplicado e dependendo da eficiência do equipamento pode ficar bem fora do que tinha na receita. Eu tenho observado que é mais fácil errar a OG para menos por ter uma eficiência mais baixa quando se tem um mosto tão concentrado, é bom ter um extrato de malte separado já para compensar.
O certo seria dobrar em outra brassagem tipo vc usou 10 litros de água no final da brassagem obteve 8 litros de mosto, então o dobro seria 16 litros. Colocava 10 pra ferver esses 10 evaporaram para 8 e 8 litros no final da brassagem.
Vamos para os 100 mil inscritos. Vamos galera.
5:40 começa, vídeo top dmz!
essa cara de satisfação ao beber é sacanagem conosco Leandro, dá agua na boca..., parabéns pelo vídeo, e obrigado por compartilhar a técnica.
Gosto muito da linguagem desse canal. Parabéns!
Boa dica Leandro. vc é o cara!
Eu faço diferente. ponho a carga dobrada de malte e brasso. depois retiro o primeiro mosto, fervo. depois, lavo o bagaço obtendo um segundo mosto mais "ralo" e fervo de novo. Aí vc decide: ou separa os dois em fermentadores diferentes obtendo uma Double e uma Session ou mistura obtendo uma única, mais equilibrada, com o dobro de volume.
Cara, vi algo assim no canal Basic Brewing, eles chamaram isso lá de partygyle, faz 2 brejas diferentes, uma big beer e uma small beer com os mesmos grãos... funciona legal?
Gustavo, como você divide o lúpulo neste processo? A mesma quantidade para as duas fervuras?
pra quem tem panelas de 10 litros é perfeita a técnica, se funcionar ok, fazemos 20 litros de breja! So tenho uma dúvida sobre as temperaturas de adição da água e da levedura hidratada. Não terei problemas de estressar a levedura?
showww. bela dica. SUGESTÃO: faZer um vídeo com relavagem dos grãos e Fazer outra Breja com o malte já utilizado
Acho interessante, mas acredito que vai sobrar pouco açúcar para conseguir extrair algo a mais kkkk
Cerveja Fácil ouvi técnicas que vc adiciona açúcar neste mosto secundária. tirando uma nova cerveja fora do estilo para vc realizar experiências como adição de frutas ou especiarias. será uma cerveja mais leve. porém não perde para novas experimentações
cara, to maturando uma APA feita com essa técnica. esperado densidade final pra 18L de 1055, consegui 1052!!!!
deu trabalho, mas tenho 18/19L de uma APA com cascade/centenial maturando 😀😀
Lacerdafh caraca que dá hora! Muito mais cerveja boa! :)
Um ano depois desse vídeo 25 mil (500% de crescimento) PQP!!!!!
Parabéns, continue firme. Vou pra minha quarta brassagem e já vou encarar esse desafio de fazer o dobro de cerveja só que no final vou tentar no final da segunda mostura vou dividir o mosto e fazer uma mais alcoólica e outra menos. Vamos ver.
Marcelo Souza Deu certo?
Eu faço algo parecido, mas uso água resfriada para chegar aos 20 e poucos graus para inocular o fermento! Ainda não tenho chiller
Que dica animal !! Parabéns pelo canal ... agora ficou bem fácil aumentar a produção !!
parabéns fera, super dica! colocar a água no final da fervura, foi muito top mesmo, o dobro de cerveja, só dobrou o tempo da mostura, mais nada! caraca! muito top, muito sucesso, tamo junto!
Irmão me salva!!!
Primeiramente parabéns e obrigado pelo canal... sou cervejeiro iniciante e aprendo muito com seus vídeos!!!
Estou na minha terceira brassagem e já tentei mandar 20 litros com meu kit de 10... rsrs
Acontece q eu não calculei o tempo direito e acabei me complicando. Na pressa, eu não resfriei o mosto e coloquei a levedura!! 😱 será que zuou? Oq devo fazer? Foi ontem isso! Valeu irmão!!!
Tu não resfriou nada do mosto? Jogou a levedura com o mosto praticamente fervendo?
Se esse for o caso, recomendo já pegar levedura e colocar no fermentador o quanto antes.
@ eu só tirei da panela, passei pro balde fermentador, completei com água mineral uns 8litros +- e joguei a levedura
Muito boa a dica, estou com a eficiência muito baixa, vou ver se consigo aumentar com essa técnica.
vídeos objetivos e informativos, ganhou mais um inscrito!
Canal foda, direto ao ponto, mão na massa! Fiz duas Smash seguindo suas dicas, uma com Citra e outra com Lemon Drop e foram vários elogios, apenas adicionei uma pequena quantidade de aveia em flocos.
Abç e continue assim que está ótimo!
me amarrei nessa técnica, provavelmente irei aderir e usa-la nas minhas próximas brasagens. a água final, pra acertar o volume de mosto, no vídeo você coloca direto do galão no balde fermentador, ferveste esta água antes ou não é necessário por ser água mineral?
Como sempre, meus parabéns Leandro.
Informação de qualidade e sem frescura, mais uma vez, mostrando a que veio!
O vídeo veio a calhar pois mês que vem me mudo, e provavelmente quando voltar a produzir, terei que reduzir para a panela de 10L.
Leandro salvando vidas hahaha
Valeu!
Grande dica. Eu faço algo bem parecido a um tempo já. meu equipamento é de 20l e faço 40. Eu faço um mosto mais concentrado com a densidade bem alta (é necessário calcular) e depois resfrio com 10 litros de água mineral congelada.
Alexandre Matias Farmacêutico Salve meu caro , poderia passar como você está calculando o volume da diluição ?
Bom dia meu amigo. Isso depende muito da cerveja que vc vai fazer. Mas a proporção tem sido algo assim: eu reduzi na água de lavagem o dobro de litros de gelo pro resfriamento. Ou seja. Se uso 5l de gelo eu diminuo 10l na lavagem. Pra não perder rendimento eu faço uma brassagem um pouco mais demorada com recirculação contínua.
Ótima dica, muito bom o vídeo me ajudou paca na minha primeira brassagem só esperar fermentar minha breja abraço!!!!
Leandro parabens pelo video! Uma duvida! Qdo tem rampa de temperatura na mostura, precisa fazer novamente na segunda etapa?
Abs
Faz rampa única nas duas mosturas mesmo. Assim simplifica e o resultado é igual
@ obrigado Leandro! Abs
Sucesso, Canal Cerveja Fácil.❤
Parabéns cara, seus videos são demais !
Moro em apartamento e tenho pouco espaço, e estou querendo começar a fazer biab de 10l e seus videos tem ajudado muito !
Posso colocar malte e misto ja feito brassagem com malte novo a panela cabe pode deixar malta da primeira brasssagem com da segunda brassagem
Suas dicas sao muito boas e me instruiu muito na minha primeira brasagem.valeu !!!!!!!
Parabéns mano, bom vídeo. Vou fazer minha primeira APA seguindo as suas dicas. Já pensou em fazer alguma coisa usando óleos essenciais puro. Que tal? Abraços!
Grande amigo Cervejeiro ! o cara que me inspirou a fazer cerveja!! me tira uma duvida?
Tenho uma panela de 17 l. quero fazer 20 litros. posso fazer essa mostura com tudo o malte de uma vez com 10 litro de agua por 60min, fazer pequena lavagem e depois da fervura coloca os outros 10litros ?? ao inves de fazer mostura 2x.
Se couber dá 😂 😂 😂
E ai brother Leandro blz???
cara fiz na quarta feira(21/06/17) saiu tudo muito bem vamos ver no final de tudo
paulo henrique de andrade Deu certo?
Fala Paulo, deu certo a breja em dobro com a mesma panela?
Que top Leandro, sempre que to com uma duvida vem você e lê meu pensamento kkkk, Parabéns.
idéia fantástica,vou dobrar meu fermentador para 40litrosshow
Olá,Leandro. Excelentes a dica e o vídeo. Na primeira mostura ,deve-se fazer o mash out? Obrigado pela atenção!
Mashout é perda de tempo
Salve Leandro, muito interessante a dica cara! me diz aí pra essa receita de 10Lts vc fez a primeira brassagem com 5 kg de malte discartou no fim e usou mais 5kg numa nova brassagem ou dividiu os 5kg nas 2 brassagens?
obrigado e parabéns!
Parabéns pelo vídeo, fantástica essa dica. Eu não utilizo o BIAB, faço em duas panelas, produção de 20 litros. Então o correto seria calcular a receita para 40 litros. Faço duas mosturas de 20 litros(dividindo os maltes). Como minha panela de fervura é de 27 litros, então levo pra fervura, adiciono todo o lúpulo, e terminando a fervura, o que faltar para 40 litros eu completo de água mineral, na temperatura ambiente?
exatamente!
cor incrível, e espuma show tmb. parabéns
a carbonatação foi com açucar? Abçs...
Muito bom cara, essa técnica funciona com qualquer receita, tipo, uma pilsen?
Achei seu canal do nada vendo algo sobre resfriar com chiller tubo de cobre ou alumínio, e vi seu vídeo fazendo chopeira com cano pvc, E cara estou VICIADO nos seus videos kkkkk sempre tive a vontade de fazer cerveja e sempre pensava até pq vi uma reportagem que era maior treta fazer, que precisava de espaço e demorava quase 2 meses, e vc com suas técnicas e dicas vi que "fácil" porém complexo, mas é possível fazer em apartamento - Parabéns !!!
Essa técnica "DOBRO" serve para qualquer receita ? valeu
+Régis Adamavicius kkk legal Man. Essas loucuras que ensino recomendo mais pra quem já começou a fazer cerveja. Mas continue a acompanhar o canal e na sua curiosidade que logo menos você já começa a fazer as suas brejas
Cerveja Fácil Já estou vendo bastante video, e lendo sobre as cervejas e os processos químicos envolvido, mas logo logo começo a "brincar" com as brejas - vc tem algum vídeo para iniciante ? abraços
Excelente vídeo. Ao dobrar o volume de cerveja, se dobra o fermento e o lúpulo também??? Comprei insumos para 15L e no final dobrei para 30. Mas gostaria de saber se eu devo não apenas dobrar o volume de água, mas sim os demais itens, fermento e lúpulo.
Todos os insumos tem que ser para a receita de 30l no seu caso amigo.
Dica sensacional, a adição de água seria na temperatura ambiente?
Parabéns pelo canal........show
Muito obrigado. Sim é em temperatura ambiente
Muito boa a dica!! vlw demais! parabéns pelo canal!
parabéns pelo canal cara ... muito bom mesmo !!!!
Cara, muito bom. Parabéns pelo canal! Também uso biab pra 10 litros. Dúvida: vc usa metade do sache de leveduras pra 10 litros e guarda pra próxima?
boa noite meu amigo adoro o canal parabéns. Cara em média pata 10lt qual o volume que vc aconselha método que vc usa? valeu abrç
valeu a dica .
Multo boa a dica. Vou colocar em pratica esta semana.
Uma pergunta : A água que acrescenta no final é direto do galão ou precisa preparar a água antes?
Direto e na fé! Kkkk
Caro amigo Leandro. Primeiramente parabéns pelo belo trabalho. Aprendi muito com duas informações e já estou planejando comprar o meu primeiro material para fazer as minhas próprias cervejas. Uma pergunta: Poderia informar as dimensões internas de sua caixa de isopor ou de quantos litros? Achei em mercados aqui da minha região mas por incrível que pareça o fabricante não coloca as medidas na embalagem. Grato, Diogo.
+Diogo Gonçalves eu falo sobre esse tamanho no vídeo sobre fermentação na nossa série de como fazer cerveja em casa. Confere lá
fiquei com vontade até de tomar essa cerveja. Passa a receita pra gente ;D
Gostei muito do vídeo, mais a água acrescentado no segundo mosto tbm vai na temperatura de aquecimento comum para a mostura?
Exatamente
Leandro, blz?! Como sempre, muito top seu vídeo. Mas uma dúvida, a carga de lúpulo você dimensionou para 10 ou 20 litros? Um abraço e parabéns!
Para 20L, assim como a receita toda
show. vlw!
muito legal Leandro, uma dúvida: eu posso fazer meu próprio bag ou existem muitas peculiaridades na fabricação de um bag ? existe um tecido específico ?
Leandro, me explica uma coisa, como vc tira a breja do galão fermentador?
Boa tarde leandro meu chara,me diz qual o erro mais cometidos pelos iniciantes.obrigado..... leandro mococa .sp
Tá tudo aqui: ua-cam.com/video/RbesaF_rkJA/v-deo.html
Muito TOP seu canal! Algumas curiosidades que eu tenho: fermentou no mesmo isopor que você fermenta as levas de 10 litros? Conseguiu manter os 20 graus? E a maturação? No isopor também? Qual temperatura?
Fiz no esquema do cooler. É um pouco mais difícil manter a temperatura, mas uso mais garrafas congeladas pra manter em 20C. Funciona bem
Fala Leandro, beleza!!!?
Cara, Parabéns pelo vídeo e canal!!! sensacional! Man, me tira uma dúvida: não precisa ferver a água que vc add direto no fermentador??!! não tem perigo de contaminação!? forte ABS!!!
Risco sempre tem. O certo seria mesmo ferver...mas..nesse caso não houve nenhum problema. Vai da coragem de cada um kkkk
Bom dia, parabéns pelo trabalho eu gostaria de saber a quantidade de água que você inicia e se o tempo das duas brassagens são iguais ?
Com cerca de 10L em cada. A segunda de fato tinha um pouco menos. Mas a medida mais importante, como venho falado sempre no canal é o volume pré-fervura :)
Parabéns pelo conteúdo!!! E Parabéns pelos 5k !!! Continua assim mano,.,
Leandro, me dá uma ajuda aí. Fico revendo teus vídeos direto e a carbonatação dessas cervas engarrafadas me chamam a atenção. Você faz primming nelas ou tem feito o método da Beer Gun que você ensinou aí? Abraços
Fala meu caro! Blz, no final não entendi direito, é só colocar água? Obrigado
Como sempre ótimos vídeos. Com relação a esta técnica, seria possível fazer apenas uma mosturação com todo o grão ao invés de duas? Para o meu equipamento, a relação de água/grãos ficaria em torno de 2 a 2,5L por KG de malte. Faço atualmente 20 litros mas quero aumentar para 40. Uma outra dúvida é em relação ao IBU: não haveria uma alteração já que estamos diluindo o mosto?
Então eu usei a quantidade de lúpulo para a receita total, daí quando se dilui o IBU fica certinho
Entendi! Vou fazer o teste aqui. vlw!
Vc completou com água e quantos litros foi utilizado no processo que completo
Da certo com cerveja de trigo também
Dá sim :)
Beleza!
Olá! Acompanho seu canal a muito tempo, mas ainda não comecei a fazer cerveja, pretendo começar devagar, utilizando extrato de malte líquido, e fiquei me perguntando, essa técnica funcionaria com extrato de malte? Tipo, ferver o equivalente a 20 litros em uma panela de 10 e diluir no final?
a agua que foi adcionada ao galao é nautral ou estava em alguma temperatura especifica??? outra duvida seria se mantivesse apenas o que veio da panela ao inves de completar com agua eu aumentaria o teor alcolico??
Show, man. Gostaria de ter assistido esse video antes.
Já tinha a idéia, mas comecei com o BIAB após ver um vídeo seu, e ver que era viável.
Com essa quantidade não ocorre caramelização na segunda brassagem?
Felipe Berbert Gonçalves Não há risco de caramelização durante a brassagem, mas pode ter algum risco na fervura. Mas não ocorreu
Hum, interessante.
Como comprar os materiais e canto custa pra fazer um leva e a onde compra os materiais
Chefe, você ferveu a água antes de adicionar para diluir?