Excelente indicação, como professor de História e Sociologia, eu amei que o Reinaldo fizesse essa indicação desses clássicos históricos e sociológicos. Sempre é maravilhoso voltar aos clássicos e refletir sobre o passado e o presente, pois a História é uma disciplina que estuda a permanência e às mudanças ocorridas através do tempo. Ou seja, a História estuda o Homem no tempo, ou através dele. Parabéns, Reinaldo Azevedo e a UOL.
As três indicações são ótimas contribuições. Como historiador, acrescentaria a Teoria Geral da Política de Norberto Bobbio pela editora Campus. Uma obra extensa e erudita, contudo, de suma importância aos estudos sobre Política.
péssimas indicações, e nem são tão difíceis assim. Recomendo A Política e As Leis de Aristóteles, infinitamente melhor que o princípe, que é um manual de como ser ruim.
@@user-zz8mz9kb9lReinaldo é sempre ótimo. Não se agacha para os poderosos do momento. Criticou Lula e o PT no momento certo. Criticou o nazi Fascismo no momento certo. Jornalista independente, corajoso, bem humorado, Muito culto e com fontes bem informadas. Muito obrigado Tio Rei!!!
"A Historia da Riqueza do Homem", autor: Leo Huberman!! Outro Livro, parte essencial pra compreender o basico de Historia, Economia e Politica, que sao um tripe INseparavel!!
Li esse livro no 2⁰ grau (1⁰ ano) para 1 prova valendo pra 5 disciplinas. Adorei. Mas só fui mesmo entendê-lo melhor na faculdade, junto à leituras + robustas tb como Maquiavel, J. Locke, Max Weber, Marx e Engels, Bobbio. Depois me tornei profª de história econômica geral. Esse livro era fundamental para os acadêmicos terem uma visão global da história da humanidade e sua economia. Fazia vivências com eles particularmente na formação das feiras medievais e o surgimento do capitalismo. Participavam e pelos testemunhos nunca esqueceram. Acho que é uma leitura fundamental para todos, como vc disse.
O Tocqueville sacou que a igualdade entre as pessoas era muito importante, que o pessoal participava bastante nas decisões políticas, que o poder era distribuído de forma descentralizada e que a opinião pública tinha muita influência na política. Ele também falou sobre o risco da galera seguir a maioria sem pensar muito e como isso podia prejudicar a democracia. Resumindo, o livro traz umas ideias bem legais sobre como a democracia funciona e os desafios que ela enfrenta, e ainda hoje a parada é relevante. Dica massa do Reinaldo!👏👏👏👏👏
Eu acrescentaria a esses clássicos do Reinaldo, porém buscando um viés diferente. “A política” - Aristoteles; “A condição humana” Hannah Arendt; “A política como vocação” Max Weber
Se me permitem um palpite, Reinaldo deu, talvez involuntariamente, uma bela dica no começo de sua fala, quando mencionou a expressão "primeiros passos". Pois a editora Brasiliense, nos anos 80/90, publicou uma longa série de pequenos livros (de bolso mesmo), com esse nome (primeiros passos) que tinham uma bela introdução ao mundo do pensamento e da reflexão. Dá pra pegar aos 14 anos e ler até na pós-graduação.
@@diogosanches6623 Leia os dois livros. Aí você vai entender que a questão não é amadurecimento. Ele virou petralha por outros motivos. E, aliás, tão amadurecido que não faz questão nenhuma de tirar os livros de venda ou justificar suas análises passadas. Esse senhor age conforme os próprios interesses. Um hipócrita vendido.
Sou um crítico ao Reinaldo. Mas ele me forçou a aprender mais para poder critica-lo. Precisamos de pessoas que nos forcem a pensar. Espero que apareçam mais pessoas do seu "nipe".
Não precisa esperar. Jornalista tendencioso e m£rcenário tem aos montes... Mas se quiser indicações de Literatura que abrange temas Sociológicos e Politica, Jessé Souza tem uma leitura coerente e bem fácil de ler Subcidadania Brasileira A Elite do Atraso A Radiografia do Golpe e outros...
Essa sugestão de leitura é muito pra quem está em um estágio acadêmico avançado do entendimento da política. Eu diria 8:42 como sugestão básica, o que é política e o que é participação política de Dalmo de Abreu Dalari,, coleção primeiros passos.
Para um jovem entender melhor a política, antes de um bom livro político, ele se dedique e procure entender disciplinas básicas do currículo escolar, são elas: a geografia; história; filosofia e sociologia. Geral e regional. Livros de conteúdos críticos.
Obrigada pelas indicações! Já li O Príncipe, de Maquiavel. Ainda não li as outras duas indicações, embora tenha lido outros textos de Marx. Peço licença para indicar, especialmente quando parece que o presidencialismo que temos não dá mais conta do que vivemos atualmente e do que viveremos no futuro, o livro Minha formação, de Joaquim Nabuco.
O príncipe, Maquiavel; Democracia na América, Tocqueville; O 18 de Brumário de Luís Bonaparte, Marx. Esse último aí é um dos melhores que existe para entender a política, vemos que o Reinaldo tem bagagem acadêmica sim. Eu só senti falta dele recomendar "O Capital" 1, 2 e 3 do Marx. "A Origem da Família, da Propriedade Privada, e do Estado" do Engels, e "O Caminho da Servidão" do Hayek. Lendo esses você já tem uma grande carga de conteúdo crítico e filosófico e acadêmico para entender a sociedade.
Acabei de assistir agora . Está muito bem explicado,em especial a regra gramatical hebraica que explica a mudança de A para E na primeira vogal. Vou assistir outras vezes pra fixar bem a explicação.
O pensamento de Machiavel é muito melhor compreendido pela leitura de seu "Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio" que pela leitura de "O Príncipe".
@@terubr mais bem é ruim antes de muita coisa. "Mais bem alto" - inadmissível; "bem mais alto" - o correto; "bem mais nutrido" - soa péssimo; "mais bem nutrido" - perfeito (fiquei na duvida te teria um hífen ligando bem-nutrido). Interssante que hifen termina em n pois não conheço palavra que termine em n em vez de m. Só opiniões, pois sou eterno aluno de Português.
Reinaldo Azevedo é um grande pensador político brasileiro. Acho incrivel a visão holística dele no ambito social e a sua consciência de classes, mesmo sendo oriundo de uma parcela da população privilegiada.
447 mil views e 115 mil likes😮 Bárbara te atualizei em seu último vídeo disponibilizado nesta plataforma ontem. Uma dona de casa pulverizando redações inteiras da velha mídia. Não tem preço!🇧🇷
São três livros que podemos ler a vida toda e sempre redescobrindo novas informações e conceitos. Pra quem já está inteirado, tem o Elementos de Teoria geral do Estado, de Dalmo Dallari. Sob a ótica da construção do Estado durante a história, ele analisa as questões políticas
Para conhecer os conceitos básicos que devem ser dominados em qualquer contexto da modernidade, acho que a referência principal é Norberto Bobbio. Para entender como a política funciona na prática, é necessário estudar Gramsci, cuja obra é muito desorganizada, então ajuda bastante recorrer a especialistas como Carlos Nelson Coutinho ou ao Dicionário Gramsciano, de vários autores. Também recomendo o Discurso da servidão voluntária de Étienne de La Boétie.
@@user-zz8mz9kb9l, é difícil eu ter tempo para ler texto de jornalistas, mas sobre esse mesmo tema que você sugeriu, eu li os 2 livros do Diogo Mainardi, que na verdade foram compilados das colunas dele na Veja. Não sou PeTista nem reinaldete, talvez tenha imaginado isso. As 3 referências que recomendei são realmente importantes e valem a pena, pode procurar, acho que ajudam mais a entender a política do que os livros que ele listou, ainda que Maquiavel, Tocqueville e Marx também sejam clássicos.
Ótimas indicações, anotado. À pouco assisti documentários sobre a guerra franco-prussiana. Visto como ela correu para o L. Napoleão, fiquei curioso pra saber mais das circunstâncias no início do regime.
Pois eu li O Príncipe, o Manifesto do Partido Comunista, trechos do Capital, Durkheim e Weber durante o ensino médio nas minhas aulas de história e sociologia. E olha que a minha formação sempre foi "de exatas". Suponho que a qualidade do ensino médio decaiu e muito nas últimas décadas.
@@marcelow.o5210 Ler não quer dizer que você concorda e aceita, uma ideia um pouco difícil de entender pra alguém como você que nunca deve ter lido nada na vida.
@@kazuoha-d4l KKKKkkkkkk. Se você leu Marx..... acredito que seja Socialista/Comunista. Se você entendeu .....Você é anti-Comunista! e aí ? Leu ou entendeu?
Li esses na adolescência e acho q apesar da linguagem um pouco mais antiga, é possível serem compreendidos. Contudo, concordo q notas d rodapé ou livros d crítica comentadas dessas obras são bastante úteis. Considero importantes lerem tb O contrato social do Russeau, As eras… do Hobsbaum, O leviatã do Hobbes.
O Reinaldo Azevedo tem o mérito de ter nos apelidado de petralhas, o apelido pegou e agora toda a petralhada vive em lua-de-mel com ele. Quem diria que chegaríamos nesse ponto... É de fato um cara admirável...
Tão nescessário ter pessoas criticas como o tio Rei em na nossa sociedade. Fundamental importância para o respiro da democracia! ❤ Bravo! Mais livro menos ideologias nefasta.
Reinaldo indicou clássicos que realmente são imprescindíveis, mas eu indicaria outro caminho. Para entender de política, é preciso entender de história. Especialmente uma parcela politicamente relevante da história. Eu diria para estudar a democracia na Grécia e a história de Roma na Antiguidade. E diria também para estudar a idade moderna desde as grandes navegações, focando especialmente na revolução gloriosa da Inglaterra, revolução francesa, neocolonialismo e pacto liberal europeu, I e II guerras mundiais, revolução russa, fascismo, guerra fria e neoliberalismo. Também diria para ler um pouco sobre a crise de 2007 e sobre o momento em que vivemos, de uma nova ascensão do fascismo. Se alguém entender todos esse momentos históricos, já mais que o básico da política.
Indico ao Reinaldo, a leitura de " Teorias Sobre La Plus Valia"(Carlos Marx, Editorial Cartago), "A Ideologia Alemã"(Marx e Engels, Ed.Martins Fontes), "A Acumulação do Capital"(Rosa de Luxemburgo, Ed. Zahar), "Tratado de Materialismo Histórico"(N.Bukharin).
Reinaldo Azevedo eleva o nível do jornalismo do UOL. E saudosa coleção Primeiros Passos, da Brasiliense - quebrou o galho de muitos estudantes, de todos os níveis. Reinaldo a mencionou rapidamente no início da resposta. Vale o ditado: quem não lê é obrigado acreditar no que os outros dizem. Portanto, bora ler.
Como é prazeroso ouvir alguém que sabe de fato do que fala. Li esses livros na faculdade e com permissão vou extender para mais duas obras: A Arte da Guerra de Sun Tzu é Constituição 88.
Oi Fabíola, parabéns pelo excelente trabalho.. Mistura de competência, profundidade, seriedade... mas tb com perspicácia, muito tino e leveza. Como gosto de ver o Mapa Astral das pessoas conhecidas, ou não, acabei buscando teus dados na Wikipedia. E teu mapa é realmente muito interessante. imagino q tu já deva conhecê-lo. e mostra que estas bem alinhada com ele. Claro, não te escrevo por isso. E sim pq essa semana as energias astrais estarão bastante tensas. E atingem um ponto delicado do teu Mapa. Então gostatia de recomendar um pouco de cautela durante os próximos dias principalmente. Talvez seja um exagero, mas melhor prevenir do q remediar, não é mesmo?!
Da politica BRASILEIRA entende um mínimo quem conhece HISTÓRIA. O clássico "Casa grande e senzala" de Gilberto Freire ; o lindo "O povo brasileiro" de Darcy Ribeiro e a trilogia "O tempo e o vento" de Érico Verissimo, ficção cujo pano de fundo é a história do Brasil desde os primeiros tempos da República até Getúlio Vargas, são obras capazes de preparar a compreensão da política atual.
QUE RECOMENDAÇÃO DO R. AZEVEDO. AS PERCEPÇÕES SOBRE POLÍTICAS ENVOLVEM VÁRIAS LEITURAS. DESTES APENAS "O PRÍNCIPE" DE MAQUIAVEL JÁ LI...ÓTIMA INDICAÇÃO. 👏🏿👏🏿👏🏿
O Livro que eu sugiro é A COLUNA DO CARÁTER, da Casa Publicadora. Coluna do Caráter em uma didática de ser integro, honesto e rejeitar a corrupção moral e ética.
Para iniciar, segundo o Reinaldo Azevedo: O Príncipe de Maquiavel. Li no ensino médio há 45 anos. Depois: Democracia na América de Tocquevile; e o terceiro é "O 18 de Brumário de Luís Bonaparte" obra de Karl Marx.
Só faltou um essencial pra política brasileira "O Bem-Amado" de Dias Gomes, escreveu a peça e depois roteirizou a novela que também é uma das melhores obras da teledramaturgia nacional! O Brasil não passa de uma enorme Sucupira!
1. O Príncipe, Maquiavel
2. Democracia na América, Tocqueville
3. O 18 Brumário de Louis Bonaparte, Karl Marx
Se o Pedro Doria tivesse essa leitura ia parar de errar previsões e querer iniciar tudo do zero.😅
O País dos Petralhas
L1x0$ d3$gr4ç4d0$
Que tal ler primeiro? Ainda acredito no ser...... @@fasttrack2003
Ué e o livro dele mesmo dos ptralhas
Excelente indicação, como professor de História e Sociologia, eu amei que o Reinaldo fizesse essa indicação desses clássicos históricos e sociológicos.
Sempre é maravilhoso voltar aos clássicos e refletir sobre o passado e o presente, pois a História é uma disciplina que estuda a permanência e às mudanças ocorridas através do tempo. Ou seja, a História estuda o Homem no tempo, ou através dele.
Parabéns, Reinaldo Azevedo e a UOL.
O pais dos Petralhas
@@baronerepresentacao328 ua-cam.com/video/wPAhSoEIIEc/v-deo.htmlsi=FCtBg54ydmQhGx14
Também sou professora de História.
Coitados de quem estuda Direito, vendo o STF mandar e desmandar no Brasil.
RECOMENDO PRA ELE E PRA VC O LIVRO: VERGONHA NA CARA. PASSADORES DE PANO PRA TUDO QUE O MORÃES TA FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO, SEUS CALHORDAS!!!
Não confundir com « o Pequeno Príncipe » 🤣🤣🤣
😂😂😂😂😂
Bem lembrado 😅😅😅😅😅
Kkk quando vc vê o Marreco de Maringá e esse advogado, vc presume que o curso de Direito e OAB está fácil hoje em dia.
Disclaimer importantíssimo! Principalmente se vc for advogado e pretende defender seu cliente diante da Suprema Corte numa transmissão ao vivo! 😂😂😂
Pequeno Príncipe que diz: os fins justificam os meios, Maquiavel kkkkk. Que papelão daquele advogado no STF!!
As três indicações são ótimas contribuições. Como historiador, acrescentaria a Teoria Geral da Política de Norberto Bobbio pela editora Campus. Uma obra extensa e erudita, contudo, de suma importância aos estudos sobre Política.
Muito boa indicação. Excelente livro.
Excelente indicação.
péssimas indicações, e nem são tão difíceis assim. Recomendo A Política e As Leis de Aristóteles, infinitamente melhor que o princípe, que é um manual de como ser ruim.
@@user-zz8mz9kb9lReinaldo é sempre ótimo.
Não se agacha para os poderosos do momento.
Criticou Lula e o PT no momento certo. Criticou o nazi Fascismo no momento certo.
Jornalista independente, corajoso, bem humorado,
Muito culto e com fontes bem informadas. Muito obrigado Tio Rei!!!
Bobbio é muito interessante, usava muito em sala de aula.
Tem um Livro ( Coleção Primeiros Passos - Volume 54) "O que é Política"...
Leitura fácil e bem didática.
Ótima dica. Aliás, a maioria dos livros do Primeiros Passos são espetaculares.
Já li muitos livros dessa coleção e adoro! 😍😍😍
@@Adonizeti Sensacionais! Ainda possuo a coleção dos anos 80 que meu pai comprou para mim.
A Elite do Atraso
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
"A Historia da Riqueza do Homem", autor: Leo Huberman!! Outro Livro, parte essencial pra compreender o basico de Historia, Economia e Politica, que sao um tripe INseparavel!!
eese livro me deu uma beka compreensao da historria universal.
@@user-zz8mz9kb9l Esta gritando pq?? Ninguem lhe disse que 'e estupidez escrever em Maiusculas????????????
@@user-zz8mz9kb9lExcelente livro.
Li esse livro no 2⁰ grau (1⁰ ano) para 1 prova valendo pra 5 disciplinas. Adorei. Mas só fui mesmo entendê-lo melhor na faculdade, junto à leituras + robustas tb como Maquiavel, J. Locke, Max Weber, Marx e Engels, Bobbio. Depois me tornei profª de história econômica geral. Esse livro era fundamental para os acadêmicos terem uma visão global da história da humanidade e sua economia. Fazia vivências com eles particularmente na formação das feiras medievais e o surgimento do capitalismo. Participavam e pelos testemunhos nunca esqueceram. Acho que é uma leitura fundamental para todos, como vc disse.
O Tocqueville sacou que a igualdade entre as pessoas era muito importante, que o pessoal participava bastante nas decisões políticas, que o poder era distribuído de forma descentralizada e que a opinião pública tinha muita influência na política. Ele também falou sobre o risco da galera seguir a maioria sem pensar muito e como isso podia prejudicar a democracia. Resumindo, o livro traz umas ideias bem legais sobre como a democracia funciona e os desafios que ela enfrenta, e ainda hoje a parada é relevante. Dica massa do Reinaldo!👏👏👏👏👏
Leituras estas sugeridas em Universidade ,onde abriu minha mente. Adoooro ler até hoje sou adepta de uma boa leitura. Reinaldo te admiro muito!
@@user-zz8mz9kb9lO ponto alto da carreira jornalística deste autor.👍
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
É sempre bom te ouvir, Sr. Reinaldo Azevedo!
Obrigado pela sugestão dos 3 livros 📚 Vlw!
👏👏👏👏
😅😅😅😅😅 acorda esquerda
Eu acrescentaria a esses clássicos do Reinaldo, porém buscando um viés diferente.
“A política” - Aristoteles;
“A condição humana” Hannah Arendt;
“A política como vocação” Max Weber
Excelente
O terceiro é ótimo.
Também lembrei de "A Política". Este o leitor deve abster dos costumes atuais. Pois pode ter uma interpretação machista.
Se me permitem um palpite, Reinaldo deu, talvez involuntariamente, uma bela dica no começo de sua fala, quando mencionou a expressão "primeiros passos". Pois a editora Brasiliense, nos anos 80/90, publicou uma longa série de pequenos livros (de bolso mesmo), com esse nome (primeiros passos) que tinham uma bela introdução ao mundo do pensamento e da reflexão. Dá pra pegar aos 14 anos e ler até na pós-graduação.
Realmente são importantes
Gado condenado do curral para o matadouro @@user-zz8mz9kb9l
A Elite do Atraso
18 Brumário é fundamental para entender a Extrema-direita do século XXI.
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
@@daigofeliperecomendo você acompanhar o amadurecimento intelectual e de consciência do Reinaldo.
@@diogosanches6623 Leia os dois livros. Aí você vai entender que a questão não é amadurecimento. Ele virou petralha por outros motivos. E, aliás, tão amadurecido que não faz questão nenhuma de tirar os livros de venda ou justificar suas análises passadas. Esse senhor age conforme os próprios interesses. Um hipócrita vendido.
Sou um crítico ao Reinaldo. Mas ele me forçou a aprender mais para poder critica-lo. Precisamos de pessoas que nos forcem a pensar. Espero que apareçam mais pessoas do seu "nipe".
👏👏👏👏👏
Não precisa esperar. Jornalista tendencioso e m£rcenário tem aos montes... Mas se quiser indicações de Literatura que abrange temas Sociológicos e Politica, Jessé Souza tem uma leitura coerente e bem fácil de ler
Subcidadania Brasileira
A Elite do Atraso
A Radiografia do Golpe
e outros...
👏👏👏 Que momento cultural!!!
Recomendo "Como as democracias morrem".
E, dos mesmos autores, "Como Salvar a Democracia".
Muito bom mesmo.
Excelente 🎉
Essa sugestão de leitura é muito pra quem está em um estágio acadêmico avançado do entendimento da política. Eu diria 8:42 como sugestão básica, o que é política e o que é participação política de Dalmo de Abreu Dalari,, coleção primeiros passos.
Para um jovem entender melhor a política, antes de um bom livro político, ele se dedique e procure entender disciplinas básicas do currículo escolar, são elas: a geografia; história; filosofia e sociologia. Geral e regional. Livros de conteúdos críticos.
Bla bla bla 🙄
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
10!!!!! Muito obrigada pelas indicações, tio Rei!!!!!
Boa tarde tio Rei, e Fabíola!!! GENTEM ❤VCS TRABALHO MUITO 😊
🤣
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
Sugiro " O contrato Social" - Jean Jacques Rousseau.
Só pra lembrar do pacto social.
Reinaldo Azevedo é um jornalista baluarte maior da jovem democracia brasileira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Principalmente se você for um ajudante geral
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
Muito obrigado pelas indicações.
Obrigada pelas indicações! Já li O Príncipe, de Maquiavel. Ainda não li as outras duas indicações, embora tenha lido outros textos de Marx. Peço licença para indicar, especialmente quando parece que o presidencialismo que temos não dá mais conta do que vivemos atualmente e do que viveremos no futuro, o livro Minha formação, de Joaquim Nabuco.
O príncipe, Maquiavel;
Democracia na América, Tocqueville;
O 18 de Brumário de Luís Bonaparte, Marx.
Esse último aí é um dos melhores que existe para entender a política, vemos que o Reinaldo tem bagagem acadêmica sim.
Eu só senti falta dele recomendar "O Capital" 1, 2 e 3 do Marx. "A Origem da Família, da Propriedade Privada, e do Estado" do Engels, e "O Caminho da Servidão" do Hayek.
Lendo esses você já tem uma grande carga de conteúdo crítico e filosófico e acadêmico para entender a sociedade.
Acabei de assistir agora . Está muito bem explicado,em especial a regra gramatical hebraica que explica a mudança de A para E na primeira vogal. Vou assistir outras vezes pra fixar bem a explicação.
O pensamento de Machiavel é muito melhor compreendido pela leitura de seu "Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio" que pela leitura de "O Príncipe".
Tô quase querendo ler os dois rs
já faz muitos anos que não preciso ler nada pra saber como o politica funciona. O próprio nome já é uma mentira
Sem dúvida, além disso "I Discorsi" é uma obra muito mais profunda e trata principalmente das instituições políticas.
Tio Rei mandou dizer que é "mais bem" na frente de verbo no particípio.
@@terubr mais bem é ruim antes de muita coisa. "Mais bem alto" - inadmissível; "bem mais alto" - o correto; "bem mais nutrido" - soa péssimo; "mais bem nutrido" - perfeito (fiquei na duvida te teria um hífen ligando bem-nutrido). Interssante que hifen termina em n pois não conheço palavra que termine em n em vez de m. Só opiniões, pois sou eterno aluno de Português.
Amei as dicas de leitura. 🤩
👏👏👏 Tio Rei, sugira também o meu livro: Fundamentos de Ciência Política e Teoria Geral do Estado. EVERALDO MEDEIROS DIAS.😊
Indicações mais que essenciais! O Reinaldo Azevedo é um dos poucos jornalistas realmente preparados, bem equipados teoricamente para o debate público.
Reinaldo Azevedo é um grande pensador político brasileiro. Acho incrivel a visão holística dele no ambito social e a sua consciência de classes, mesmo sendo oriundo de uma parcela da população privilegiada.
Tenho as três obras, na minha casa.
Obrigada, Reinaldo, que luxo estas indicações de leitura.
É de tirar o chapéu.
VALEU.
447 mil views e 115 mil likes😮
Bárbara te atualizei em seu último vídeo disponibilizado nesta plataforma ontem.
Uma dona de casa pulverizando redações inteiras da velha mídia.
Não tem preço!🇧🇷
Excelente!!!!! Uma aula.
São três livros que podemos ler a vida toda e sempre redescobrindo novas informações e conceitos. Pra quem já está inteirado, tem o Elementos de Teoria geral do Estado, de Dalmo Dallari. Sob a ótica da construção do Estado durante a história, ele analisa as questões políticas
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
Para conhecer os conceitos básicos que devem ser dominados em qualquer contexto da modernidade, acho que a referência principal é Norberto Bobbio. Para entender como a política funciona na prática, é necessário estudar Gramsci, cuja obra é muito desorganizada, então ajuda bastante recorrer a especialistas como Carlos Nelson Coutinho ou ao Dicionário Gramsciano, de vários autores. Também recomendo o Discurso da servidão voluntária de Étienne de La Boétie.
@@user-zz8mz9kb9l, é difícil eu ter tempo para ler texto de jornalistas, mas sobre esse mesmo tema que você sugeriu, eu li os 2 livros do Diogo Mainardi, que na verdade foram compilados das colunas dele na Veja. Não sou PeTista nem reinaldete, talvez tenha imaginado isso. As 3 referências que recomendei são realmente importantes e valem a pena, pode procurar, acho que ajudam mais a entender a política do que os livros que ele listou, ainda que Maquiavel, Tocqueville e Marx também sejam clássicos.
@@filosofiaantropologia-brun7808 Nao perca seu tempo com esse " Robô"bozinho" nao....
Ótimas indicações, anotado.
À pouco assisti documentários sobre a guerra franco-prussiana. Visto como ela correu para o L. Napoleão, fiquei curioso pra saber mais das circunstâncias no início do regime.
Já li Maquiavel e vou anotar esses dois, vou tentar ler esse ano.
Vivemos momentos tristes no Brasil. A leitura é fundamental. Boa pergunta e boas indicações do Reinaldo - Juliano de Joinville
Pois eu li O Príncipe, o Manifesto do Partido Comunista, trechos do Capital, Durkheim e Weber durante o ensino médio nas minhas aulas de história e sociologia. E olha que a minha formação sempre foi "de exatas". Suponho que a qualidade do ensino médio decaiu e muito nas últimas décadas.
Best Selers dos Militontos! Kkkkkkkk
@@marcelow.o5210 Ler não quer dizer que você concorda e aceita, uma ideia um pouco difícil de entender pra alguém como você que nunca deve ter lido nada na vida.
@@kazuoha-d4l KKKKkkkkkk.
Se você leu Marx..... acredito que seja Socialista/Comunista.
Se você entendeu .....Você é anti-Comunista!
e aí ?
Leu ou entendeu?
@@kazuoha-d4l Te sugiro um ótimo livro do Tio Rei.
O País dos Petralhas.
Obra de Reinaldo de Azevedo.
@@marcelow.o5210 Esse eu tenho em casa, já li também.
Li esses na adolescência e acho q apesar da linguagem um pouco mais antiga, é possível serem compreendidos. Contudo, concordo q notas d rodapé ou livros d crítica comentadas dessas obras são bastante úteis.
Considero importantes lerem tb O contrato social do Russeau, As eras… do Hobsbaum, O leviatã do Hobbes.
já li,@@user-zz8mz9kb9l . Inclusive li quase toda a obra do Olavo de carvalho. O q mostra q o ódio cega e aproxima pessoas inteligentes da burrice...
O Reinaldo Azevedo tem o mérito de ter nos apelidado de petralhas, o apelido pegou e agora toda a petralhada vive em lua-de-mel com ele.
Quem diria que chegaríamos nesse ponto...
É de fato um cara admirável...
Tão nescessário ter pessoas criticas como o tio Rei em na nossa sociedade. Fundamental importância para o respiro da democracia! ❤ Bravo! Mais livro menos ideologias nefasta.
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
AMEI 💕💕
Obrigada 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
A sociologia dos partidos políticos - Mitchell
Manual de economia política - Vilfetro Pareto.
o conceito do político - Carl Schmidt
Reinaldo indicou clássicos que realmente são imprescindíveis, mas eu indicaria outro caminho. Para entender de política, é preciso entender de história. Especialmente uma parcela politicamente relevante da história. Eu diria para estudar a democracia na Grécia e a história de Roma na Antiguidade. E diria também para estudar a idade moderna desde as grandes navegações, focando especialmente na revolução gloriosa da Inglaterra, revolução francesa, neocolonialismo e pacto liberal europeu, I e II guerras mundiais, revolução russa, fascismo, guerra fria e neoliberalismo. Também diria para ler um pouco sobre a crise de 2007 e sobre o momento em que vivemos, de uma nova ascensão do fascismo. Se alguém entender todos esse momentos históricos, já mais que o básico da política.
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
❤ Reinaldo me ganhando aos poucos...🎉
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
É bom sempre as pessoas pensarem que entender e aprofundar os clássicos não significa necessariamente concordar ou seguir tudo ou mesmo grande parte
Muito bom o príncipe Maquiavel, já li e recomendo. Os outros dois vou ver se consigo comprar.
Que AULA...nem pisquei os olhos.😃
Dicas já com muita aula. Adorei.
Deveriam ter gibis desses 3 livros, para facilitar o prévio conhecimento nos jovens... devem ter, mas não os vi ainda nas livrarias de pindorama... 😅
@@user-zz8mz9kb9lBla bla bla 🙄
Excelentes sugestões de livros. Parabéns!
A Democracia na América é um livro memorável. Um livro pra vida.
perfeito Reinaldo, sempre disse isso - distorcem o pensamento de Maquiavel há dezenas de anos - parabens. Até mais, abraços.
Nem tudo é tão fácil ❤
Eu Tio Rei, li O Princípe! Vou ler os outros dois! Obrigado. Faltam dois.
Indico ao Reinaldo, a leitura de " Teorias Sobre La Plus Valia"(Carlos Marx, Editorial Cartago), "A Ideologia Alemã"(Marx e Engels, Ed.Martins Fontes), "A Acumulação do Capital"(Rosa de Luxemburgo, Ed. Zahar), "Tratado de Materialismo Histórico"(N.Bukharin).
Parabéns, Reinaldo. Ótimas indicações.
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
J.J.Rosseau O Contrato Social e i discurso sobre a desigualdade são bem interessantes
Excelente conteúdo...parabéns!!!!
Reinaldo Azevedo eleva o nível do jornalismo do UOL. E saudosa coleção Primeiros Passos, da Brasiliense - quebrou o galho de muitos estudantes, de todos os níveis. Reinaldo a mencionou rapidamente no início da resposta. Vale o ditado: quem não lê é obrigado acreditar no que os outros dizem. Portanto, bora ler.
leiam: Emanuel Todd!
Como é prazeroso ouvir alguém que sabe de fato do que fala. Li esses livros na faculdade e com permissão vou extender para mais duas obras: A Arte da Guerra de Sun Tzu é Constituição 88.
Jessé Souza e não Jéssica Souza, como o computador emendou.
Bingo! Agora entendo a nossa verossimilhança analítica para comprender e entender a ciência política.
Obrigada pelas dicas!!
Oi Fabíola, parabéns pelo excelente trabalho.. Mistura de competência, profundidade, seriedade... mas tb com perspicácia, muito tino e leveza.
Como gosto de ver o Mapa Astral das pessoas conhecidas, ou não, acabei buscando teus dados na Wikipedia. E teu mapa é realmente muito interessante. imagino q tu já deva conhecê-lo. e mostra que estas bem alinhada com ele.
Claro, não te escrevo por isso. E sim pq essa semana as energias astrais estarão bastante tensas. E atingem um ponto delicado do teu Mapa. Então gostatia de recomendar um pouco de cautela durante os próximos dias principalmente. Talvez seja um exagero, mas melhor prevenir do q remediar, não é mesmo?!
Eu diria sobre os livroa de Laurrntino Gomes pra entender a Hiistoria do Bradil (1808, 1822, 1889 e Escravidao).
Todos de Hanna Arendt tb
Os melhores livros que conheço e tenho são: O País dos Petralhas I e II. Que tal recomendá-los?
Concordo com as indicações de Reinaldo. A falta dessa leitura trás consequências desastrosas para quem se atreve a atuar na política.
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
Da politica BRASILEIRA entende um mínimo quem conhece HISTÓRIA. O clássico "Casa grande e senzala" de Gilberto Freire ; o lindo "O povo brasileiro" de Darcy Ribeiro e a trilogia "O tempo e o vento" de Érico Verissimo, ficção cujo pano de fundo é a história do Brasil desde os primeiros tempos da República até Getúlio Vargas, são obras capazes de preparar a compreensão da política atual.
QUE RECOMENDAÇÃO DO R. AZEVEDO. AS PERCEPÇÕES SOBRE POLÍTICAS ENVOLVEM VÁRIAS LEITURAS. DESTES APENAS "O PRÍNCIPE" DE MAQUIAVEL JÁ LI...ÓTIMA INDICAÇÃO. 👏🏿👏🏿👏🏿
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
Gosto muito do Reinaldo Azevedo
Excelente!
Não é uma pergunta, mas apenas dizer que me sinto mais gente por acompanhar as ideias e reflexões de Reinaldo Azevedo
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
O Livro que eu sugiro é A COLUNA DO CARÁTER, da Casa Publicadora.
Coluna do Caráter em uma didática de ser integro, honesto e rejeitar a corrupção moral e ética.
Eu só deixo de votar no Lula se ele indicar alguém pro lugar dele … portanto o meu voto no Lula é eterno
EH ISSO MESMO.EU TBM!
Eu tbm só voto no capitão e em quem ele indicar
Reinaldo é o exemplo de autor que se transfigura no próprio personagem que criou. O ex-jornalista que se tornou petralha...
Para iniciar, segundo o Reinaldo Azevedo: O Príncipe de Maquiavel. Li no ensino médio há 45 anos. Depois: Democracia na América de Tocquevile; e o terceiro é "O 18 de Brumário de Luís Bonaparte" obra de Karl Marx.
Pensar... Ai está o problema.
Uma sociedade que quer tudo pronto, fica difícil o exercício de pensar.
A arte da guerra, é um livro muito fantástico também.
Reinaldo, eu sugiro alguns livros do Jéssica Souza para conseguir entender a política no Brasil.
Se foram estes livros que o ajudaram a entender política em 2016, acho q ele precisa de mais alguns.
Anotado! 😊
Excelente vídeo!
Sou comunista, mas gosto muito do Reinaldo Azevedo. Se todo liberal fosse como ele, estaríamos bem melhor
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.
Sugiro Caminho Suave!
Tio Rey é algo tão constrangedor.....
Só faltou um essencial pra política brasileira "O Bem-Amado" de Dias Gomes, escreveu a peça e depois roteirizou a novela que também é uma das melhores obras da teledramaturgia nacional!
O Brasil não passa de uma enorme Sucupira!
Reinaldo tem meu respeito
Muito bom!
Como o 18 Brumário é uma pedreira, sugiro q o interessado leia antes algumas resenhas para entender melhor.
Tem o livro do Norberto Bobbio, não é a base mas discute os termos esquerda e direita.
Desses 3 já li 2. O do Samuel Handigton está me faltando
Assisti um video da ex mulher do Pazzuelo, Andrea Barbosa, no Mynews. Relato chocante hà 1 ano.
Tio Rei, faz uma leitura coletiva desses livros com a gente!
Tratado Teólogo-político e Tratado político de Espinosa. Discurso sobre a servidão humana, Étienne de la Boétie. Toda a obra de Leo Strauss.
Eu recomendo "Os engenheiros do caos" de Giuliano da Empoli
Tio Rei, seria bom ler O que é Política da Coleção Primeiros Passos. Editora Brasiliense.
Recomendo O País dos Petralhas I e II, do próprio Reinaldo. Continua bem atual.