Concordo. Mas ficar totalmente baseado em livros e não observar nada e sempre buscar as respostas prontas nos livros, vc só tem a ficar dependente disso.
@@mateusjunior4980eis aí um ponto! Ler é essencial; os livros são base para que possamos ir atrás de mais e mais fontes buscando mais e mais conhecimento e respostas
Quem nunca para de ler e estudar nunca fica, ganha em sabedoria com o passar dos anos e a maturidade. Quem usa esse argumento de ultrapassado geralmente é tomado (a) por inveja. Com calma, dedicação e paciência o(a) invejoso (a) também chega lá, basta ter humildade de esperar e respeitar as escolhas diferentes do próximo, em relação a escolha da plataforma de leitura.
Brasileiro tem mania de achar que pra ser moderno, "evoluir" é destruir o que foi construído no passado em nome do novo. Enquanto não houver valorização da memória, prédios históricos e tudo que remete ao processo evolutivo e tecnológico, continuaremos atrasados em relação a diversos países do mundo. Isso advém da mentalidade cartesiana e fundamentalista, infelizmente. Se existe um o outro, acham que tem que ser destruído. As pessoas não conseguem conviver com a diversidade e nem com algo que bote a prova ou achem uma ameaça, em relação ao que acreditam. Que lógica tem a pessoa chamar uma jovem de ultrapassada, por que prefere livros físicos a digitais? Sendo que já a vi, em vídeos, mostrar e vender, também no digital. Francamente, Triste!!
Isa, "A mãe da mãe de sua mãe e sua filhas" realmente deveria estar na lista. É o melhor livro que li em 2022!! Ele fala mais sobre o Brasil do que muitos ensaios longuíssimos que vemos por aí.
Isa, querida afilhada!! A maior parte dos livros dessa lista, eu li através de SUA indicação!!! Obrigada por nos orientar a conhecer nosso Brasil através de Nossa literatura!!! Excelente trabalho Isa!!🌻🌻
Seu canal é muito inteligente...lindo como você!!! A cultura é o caminho pra alcançarmos a civilidade de um país tão abençoado na essência de nosso povo.. FORA GOVERNO LIXO! Em tempos sombrios ter um canal com sua presença e lucidez nos mostra o que precisamos dar valor...a cultura e a educação amparadas na literatura são um caminho saboroso e revolucionário a ser explorado e colocado no seu lugar de valor. E VIVA RUBEM ALVES!!!
Os livros do Paulo Rizzutti mostram bem e de forma clara a vida dos primeiros imperadores do Brasil. Por vezes vimos de forma escrachada e caricaturada essas figuras a despeito de sua representações posteriores e seu erros, foram essenciais pra o início de um povo, o Brasileiro.
"Ele (Ailton Krenak) tem o pessimismo que NOS cabe no século XXI". Essa sua fala, Isabella, resume o vídeo. Resume na verdade, toda a lista da Folha e mostra que a história do Brasil é uma história de sangue, dor e glória. Parabéns pelo ótimo trabalho, moça !
"Macunaíma" é o livro brasileiro mais superestimado e "Capitães da areia" ajuda a entender como o Brasil se tornou o paraíso da criminalidade glamourizada.
Estou escrevendo na quarta-feira de cinzas do carnaval de 2024, e a Portela fez um desfile muito bonito com um enredo inspirado no livro "Um defeito de cor", citado neste video. A autora Ana Maria Gonçalves teve lugar de destaque. Foi bonito, pesado e impactante, e o livro entrou na minha fila de leitura.
Isa , mesmo tendo tv em casa , prefiro ouvir radio . Ouço a 1 estação rádio que apareceu em Portugal (antena1). Uma estação que fala de livros, musica portuguesa, e da cultura no geral. Um beijinho
O livro "A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas deveria estar nesta lista. É um livro ótimo e através das mulheres da história faz nos compreender parte da história do nosso país.
Para entender o Brasil recomendo dois livros: Os donos do poder de Raymondo Faoro e História da Riqueza no Brasil de Jorge Caldeira. Todo o drama, conflitos, miséria que persistem no nosso querido país estão bem explicados nesses livros. Infelizmente como não somos capazes de compreender e nem queremos, importamos modelos de conflitos de outros países...
Bom Dia!!! Gostei muito deste post, fornece um visão sobre nosso Brasil. Para os atuais gestores não interessa a cultura interessa a ostentação, a mentira é as armas. A Pátria Amada é um detalhe para sensibilizar os ingênuos e falsos moralistas. Passe seu post para uma amigos. Otimo sábado para você!!!!
Só acho que Carolina Maria deveria ter tido um reconhecimento melhor. Pois ela era uma mulher com história incrível. Sem contar a sua visão e reflexão além do seu tempo. Tão atual seu olhar.
Isa sobre sobrevivendo no inferno, o chavoso da usp fez uma analise detalhadíssima sobre cada faixa do álbum. Recomendo dar uma olhada, os vídeos são sensacionais.
Isa, eu tenho muito receio de acontecer com a biblioteca nacional o mesmo que aconteceu com o museu. Se não me engano já tem relatórios e tudo falando do risco, e ninguém faz nada.
Nossa, li pela primeira vez a Conceição Evaristo; Olhos D'agua. Tive que dar um tempo pra ler os outros contos, e olhe que estou acostumada a ler dramas realistas
Recomendo o livro 'Sintomas Mórbidos: A encruzilhada da esquerda brasileira' escrito pela socióloga Sabrina Fernandes. De 2019, o título aborda temas relacionados às jornadas de junho e a crise político-econômica no Brasil de 2014 a 2018, analisando a ascensão da extrema-direita e a fragmentação das esquerdas no país.
Que alegria encontrar o seu canal! Precisamos de bastante leitura para entender esse país tão complexo. Ótimas indicações! Muito obrigada por partilhar com a gente!
Professora, antes de mais nada as minhas congratulações pelo seu belo trabalho exposto nesse canal. Que tal a senhora produzir um vídeo tecendo comentários comparativos do livro "As vinhas da Ira" com "Vidas Secas"? Um grande abraço e saúde. Boa 🤝🌹
Ai, que vídeo maravilhoso que eu só vi agora! Amo cada indicação desse canal, alguns livros citados eu li. Iracema li com gosto no ensino médio e hoje parece que não conversa comigo. Jorge Amado devorei para vestibulares. Machado sempre foi um desafio. Tenho muito a ler ainda. Macunaíma está aguardando sua vez na minha estante. Um ótimo domingo e que os deuses concedam vida longa a este canal.
Parabéns Isabel por apresentar uma pequena parte desta extensa lista, ainda que aqui no comentários uma mulher inscrita no canal tá colocando aqui nos comentários citada lista. Até agora nenhuma obra do Historiador Capistrano de Abreu, Jurista Alberto Torres e do Filósofo Cearense Farias Brito ? será que confirma triste sina do esquecimento dentro da História da Inteligência Brasileira ( lembrando aqui monumental obra do grande Escritor Wilson Martins) será ????
Esse livro foi transformado nos anos 80 em uma minissérie na TV Globo que se passava a tarde chamada Caso Verdade. Tempos que a TV aberta tinha ótimos programas. O Caso Verdade se passava às cinco da tarde e durava uma hora. As histórias duravam cinco dias e começavam nas segundas- feiras.
Isa, obrigada por compartilhar essa matéria tão interessante e consequentemente a lista. Parabéns por sempre trazer conteúdos tão relevantes e tão bem explicados para nós! 🥰
Parei o vídeo com 50s pra comentar kkkk não tem nada de ultrapassado em ler jornal. É uma mídia diferente, que costuma aprofundar mais os assuntos. Quando acabar de vez o jornal impresso, se acabar, acho que perderá esse tipo de abordagem com muitas "páginas" de matéria. Porque na Internet se aborda mais de forma fragmentada, pensando que pelas distrações do celular ou do computador a pessoa não vai ficar lendo meia hora a mesma matéria. Vamos ver qual será o futuro da imprensa daqui uns 20 anos. Não me animo muito.
Parabens pela idéia de apresentar os livros e estar sempre bem informada com o contexto sócio-cultural no país. Li alguns desses livros , inegavelmente são muito importantes , merecem sempre serem lidos !!
Oi Isa , boa tarde . Moro fora de São Paulo e assino jornal digital senão, não chega . Gostei bastante desta lista , fui verificar quais eu tinha . Fiquei surpresa pois tenho muitos . O que falar de GS:V? É minha bússola. A queda do céu pode estar caro , mas é realmente fundamental . Não dá para comentar todos mesmo . Sigamos nas trincheiras da leitura !!
Isa, vc já falou em muitos vídeos que vc gosta muito de ler clássicos. Já tem aqui Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, José De Alencar, Graciliano Ramos e etc. Pq vc não faz um vídeo falando sobre "O Mágico de Oz" e sobre suas interpretações a partir disso. Já tem "As Aventuras de Alice No País Das Maravilhas", mas eu adoraria que vc falasse do "Mágico de Oz". Muito mais sucesso pro seu canal e que ele ganhe mais e mais leitores. 😉👍🏾
O Mulo de Darcy Ribeiro é excelente. Conta a história de um coronel do sertão goiano que, à beira da morte, resolve contar suas peripércias num livro-testamento onde deixa para um padre parte de seus bens para obter o perdão de seus muitos pecados. É engraçado e tem uma leitura fluida. Recomendo muito.
Isabella, estou apaixonada pelo seu podcast e passei para te parabenizar. Os episódios dos Nocautes Literários são fantásticos e super emocionantes, virei fã! ♥️
Olá Isa! Já ouviu falar do livro "Holocausto brasileiro"? Relata a maior atrocidade já ocorrida na cidade de Barbacena-MG na década de 1950. História triste, porém, com final feliz.
Oi ,Isabela! Já li vários desses livros por você citados, mas bons livros pra entender a verdadeira história do Brasil , e entender porque somos o que somos são os livros do Eduardo PENINHA Bueno. São todos excelentes, de fácil leitura e contagiantes. Um abraço!🥰
"(...) entender verdadeiramente o Brasil" é forçar um pouco a barra hahaha. Já ouvi muita coisa equivocada vinda do Bueno. Ouvir ele e um historiador respeitado falando sobre o mesmo assunto é uma experiência interessante, pois fica mais fácil enxergar muitos dos equívocos dele ao explanar sobre a nossa história.
@@Leticia-qt5gv , ele não é um historiador é um jornalista, mas dedica-se a pesquisar a História, que muitas vezes é contada de forma a ser conveniente aos grupos que determinam o que deve constar ou não nos livros de acesso ao grande público e estudantes. Sei que ele é muito sarcástico, pode tender para certos grupos políticos mas gosto mais dos livros dele a cerca da História do Brasil Colônia e Império e início da República que os nossos manuais de História. Mas esse é o meu ponto de vista, foi a minha sugestão pessoal.
@@patricialima0702 Acho que já faz bastante tempo que a história já não é mais contada a partir desses "manuais de História" que você de refere hahaha. A Internet vem permitido que autoridades em diversas áreas do conhecimento possam disseminar informação de forma eficiente e divertida (os podcasts de história são um exemplo disso). Fora que quando estamos falando de História como uma área do conhecimento, o assunto precisar ser exposto com base em fatos, documentos, etc. Acho que a formação do Bueno acaba pesando nesse sentido, pois tudo soa como sensacionalista. E sim, entendi que é apenas sua opinião pessoal.
Estou lendo “Os Bruzundangas”, um livro de crônicas de Lima Barreto. Ele retrata muito bem o país na época da República Velha. Estou amando! Na minha opinião, Lima Barreto é bem melhor que Machado de Assis no tocante à arte de elaborar crônicas, conquanto Machado de Assis seja um escritor bem melhor.
Poucos livros na minha vida me provocaram tantas risadas gostosas quanto "Memórias de Um Sargento de Milícias". Escrito por Manuel Antônio da Almeida, que foi o cara que primeiro percebeu naquele mulatinho leitor - que lia nas horas vagas do serviço em sua tipografia - o gérmen de um grande escritor: esse mulatinho era o nosso Machado de Assis. Livro valiosíssimo, tanto pelo acuro jornalística com que o autor retrata o dia-a-dia das classes baicas cariocas, num instante preciso e importante da História do Brasil - a vinda da família real portuguesa para o Rio -, quanto pela inventividade da narrativa bem humorada. Não poderia estar de fora dessa lista. Manuel Machado de Almeida... que poderia ainda ter produzido muita coisa boa, mas deu o azar de morrer uma morte tragicamente besta: num naufrágio da barca que fazia o trajeto Rio-Niterói , aos 30 anos de idade.
A literatura sempre ajudou a entender o mundo. Quem gosta de ler só tem a ganhar.
Verdade
Concordo. Mas ficar totalmente baseado em livros e não observar nada e sempre buscar as respostas prontas nos livros, vc só tem a ficar dependente disso.
@@mateusjunior4980eis aí um ponto! Ler é essencial; os livros são base para que possamos ir atrás de mais e mais fontes buscando mais e mais conhecimento e respostas
Você nunca ficará ultrapassada, Isa 💚
=)
Realmente não uma pessoa muito especial.
Quem nunca para de ler e estudar nunca fica, ganha em sabedoria com o passar dos anos e a maturidade. Quem usa esse argumento de ultrapassado geralmente é tomado (a) por inveja. Com calma, dedicação e paciência o(a) invejoso (a) também chega lá, basta ter humildade de esperar e respeitar as escolhas diferentes do próximo, em relação a escolha da plataforma de leitura.
Brasileiro tem mania de achar que pra ser moderno, "evoluir" é destruir o que foi construído no passado em nome do novo. Enquanto não houver valorização da memória, prédios históricos e tudo que remete ao processo evolutivo e tecnológico, continuaremos atrasados em relação a diversos países do mundo. Isso advém da mentalidade cartesiana e fundamentalista, infelizmente. Se existe um o outro, acham que tem que ser destruído. As pessoas não conseguem conviver com a diversidade e nem com algo que bote a prova ou achem uma ameaça, em relação ao que acreditam. Que lógica tem a pessoa chamar uma jovem de ultrapassada, por que prefere livros físicos a digitais? Sendo que já a vi, em vídeos, mostrar e vender, também no digital. Francamente, Triste!!
Valeu!
Amo livros impressos, jornais impressos!!! Amo papel!!!!
Isa, "A mãe da mãe de sua mãe e sua filhas" realmente deveria estar na lista. É o melhor livro que li em 2022!! Ele fala mais sobre o Brasil do que muitos ensaios longuíssimos que vemos por aí.
Tenho esse livro e agora lerei com certeza! Obrigada!
Nossa! Tenho e li 90% desses que você mostrou. Inclusive, Maria Altamira e A Mãe da Mãe da sua Mãe eu li por indicação sua e gostei muito dos dois.
Adorei seus comentários, Isabella. Obrigado!
Isa, você merece um programa com muita audiência. Não é todo mundo que oferece um conteúdo tão rico como o que é apresentado no seu canal. Parabéns!
Eu acho Torto Arado importantíssimo. Este livro me fez abrir os olhos de uma certa forma.. simplesmente incrível!
Parabéns por continuar fiel aos livros e jornais de papel. Morro de medo de que um dia essa tradição acabe. Por isso compro livro desesperadamente!
Isa, querida afilhada!! A maior parte dos livros dessa lista, eu li através de SUA indicação!!! Obrigada por nos orientar a conhecer nosso Brasil através de Nossa literatura!!! Excelente trabalho Isa!!🌻🌻
Ainda muitas famílias sofrem com a seca; Vidas Secas representa o Brasil em vários segmentos mesmo.
Quarto de despejo 👏👏👏👏
Esse livro é de "cortar" o coração
Adorei tanto a lista, que deu vontade de adquirir todos essas livros.
Isaaa bóra de VIVA O POVO BRASILEIRO, LC ❗❗❗❗❗❗❗❗❗❗❗❗❗❗
Seu canal é muito inteligente...lindo como você!!!
A cultura é o caminho pra alcançarmos a civilidade de um país tão abençoado na essência de nosso povo..
FORA GOVERNO LIXO! Em tempos sombrios ter um canal com sua presença e lucidez nos mostra o que precisamos dar valor...a cultura e a educação amparadas na literatura são um caminho saboroso e revolucionário a ser explorado e colocado no seu lugar de valor. E VIVA RUBEM ALVES!!!
Os livros do Paulo Rizzutti mostram bem e de forma clara a vida dos primeiros imperadores do Brasil. Por vezes vimos de forma escrachada e caricaturada essas figuras a despeito de sua representações posteriores e seu erros, foram essenciais pra o início de um povo, o Brasileiro.
"Ele (Ailton Krenak) tem o pessimismo que NOS cabe no século XXI". Essa sua fala, Isabella, resume o vídeo. Resume na verdade, toda a lista da Folha e mostra que a história do Brasil é uma história de sangue, dor e glória.
Parabéns pelo ótimo trabalho, moça !
📚 Livros dessa lista que já li:
1- Grande Sertão Veredas
2- Memórias Póstumas de Brás Cubas
3- Macunaíma
4- Vidas Secas
5- Escravidão vol.1
6- Quincas Borba
7- Sagarana
8- Capitães da Areia
9- Iracema
10- Torto Arado
11- Asfalto Selvagem
"Macunaíma" é o livro brasileiro mais superestimado e "Capitães da areia" ajuda a entender como o Brasil se tornou o paraíso da criminalidade glamourizada.
Estou escrevendo na quarta-feira de cinzas do carnaval de 2024, e a Portela fez um desfile muito bonito com um enredo inspirado no livro "Um defeito de cor", citado neste video.
A autora Ana Maria Gonçalves teve lugar de destaque. Foi bonito, pesado e impactante, e o livro entrou na minha fila de leitura.
Eu diria que a leitura do humano realizada por Nelson é sensacional. E agora entra pra lista "A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas".
Eu incluiria: Clara dos Anjos, de Lima Barreto ; e A família Medeiros, de Júlia Lopes de Almeida
Grande Sertão Veredas, minha maior paixão literária.
Achei a relação de livros muito boa. Li vários , outros vão pra minha lista. Mais uma vez, obrigada. Sempre aprendo muito com vc.
Assisti o vídeo esperando exatamente pelo último titulo.
Estou lendo ele atualmente e amando, excelente livro pra analisar a historia do Brasil.
Isa , mesmo tendo tv em casa , prefiro ouvir radio . Ouço a 1 estação rádio que apareceu em Portugal (antena1). Uma estação que fala de livros, musica portuguesa, e da cultura no geral. Um beijinho
O livro "A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas deveria estar nesta lista. É um livro ótimo e através das mulheres da história faz nos compreender parte da história do nosso país.
Para entender o Brasil recomendo dois livros: Os donos do poder de Raymondo Faoro e História da Riqueza no Brasil de Jorge Caldeira. Todo o drama, conflitos, miséria que persistem no nosso querido país estão bem explicados nesses livros. Infelizmente como não somos capazes de compreender e nem queremos, importamos modelos de conflitos de outros países...
❤ Perfeito!
Espero que O quinze de Rachel de Queiroz esteja nessa lista. 🙂
Que presente vc nos traz.
Obgdo.
Acho q o q passou c o Policarpo, de alguma forma , acontece hj.
Que vídeo ótimo, parabéns! Já salvei aqui para seguir a lista e comprar alguns livros pelo link para dar uma forcinha. 🙂
Não é pessimismo, é realismo
Parabéns pelo seu conteúdo, Isa! Seu canal é uma riqueza!!
Isa, recomendo muito que você leia "Verde, Amarelo, Sangue", (Fernando Pestana e André Ben Noach). Melhor livro que eu já li.
Bom Dia!!!
Gostei muito deste post, fornece um visão sobre nosso Brasil. Para os atuais gestores não interessa a cultura interessa a ostentação, a mentira é as armas. A Pátria Amada é um detalhe para sensibilizar os ingênuos e falsos moralistas.
Passe seu post para uma amigos.
Otimo sábado para você!!!!
Só acho que Carolina Maria deveria ter tido um reconhecimento melhor. Pois ela era uma mulher com história incrível. Sem contar a sua visão e reflexão além do seu tempo. Tão atual seu olhar.
Sabemos pq isso não aconteceu.
Vídeo belíssimo, Isa, sua empolgação sempre continua nos trazendo para assistir mais e mais.
O livro "quarto de despejo" está na lista de obras para o vestibular da Universidade Estadual de Londrina.
Isa sobre sobrevivendo no inferno, o chavoso da usp fez uma analise detalhadíssima sobre cada faixa do álbum. Recomendo dar uma olhada, os vídeos são sensacionais.
Quem é o chavoso da usp?
@@renatomanso8189 É um chavoso que estuda na usp
Joga no yt que tu vai encontrar
Chavoso da USP é muito ruim, fera! O maluco parou no século XIX
@@cabrinibruno Não falei dele , falei do conteúdo que ele fez sobre o álbum.
Isa, eu tenho muito receio de acontecer com a biblioteca nacional o mesmo que aconteceu com o museu. Se não me engano já tem relatórios e tudo falando do risco, e ninguém faz nada.
sobre Raízes do Brasil: e a democracia está correndo o risco de ir pro beleléu... DE NOVO!
Fiquei extremamente feliz em ver que já li uma boa parte desses livros. AMOR por literatura clássica!!
A Folha de São Paulo deveria Fazer uma lista de filmes e músicas importantes para a nossa cultura.
Casa cmg?
Nossa, li pela primeira vez a Conceição Evaristo; Olhos D'agua. Tive que dar um tempo pra ler os outros contos, e olhe que estou acostumada a ler dramas realistas
Li o primeiro e me tocou tanto, que não consegui ainda dar continuidade, que leitura linda
Quanta riqueza de conteúdo, Isa!
PARABÉNS 👏👏👏
Isa, "Um defeito de cor" e bem extenso, mas recomendo este livro sempre que posso, acabou se tornando um dos meus títulos prediletos
Muito bom e muito triste.
Na leitura coletiva com a Isa lemos esse livro ! E ainda tivemos live final com a autora! Que livro ! Merece ser lido e relido.
A QUEDA DO CÉU MEU DEUS 💜💜💜💜💜💜
Vc TEM que ler Isa!! É fantástico!!!
Comprei o livro Brasil: Uma Biografia,no mês passado e venho o lendo aos poucos e tem muitas coisas que desconhecia a respeito do nosso país.
Recomendo o livro 'Sintomas Mórbidos: A encruzilhada da esquerda brasileira' escrito pela socióloga Sabrina Fernandes. De 2019, o título aborda temas relacionados às jornadas de junho e a crise político-econômica no Brasil de 2014 a 2018, analisando a ascensão da extrema-direita e a fragmentação das esquerdas no país.
Que alegria encontrar o seu canal! Precisamos de bastante leitura para entender esse país tão complexo.
Ótimas indicações! Muito obrigada por partilhar com a gente!
Meu "Defeito de cor" tá guardadinho esperando a Leitura coletiva :-)
jah vou jogar pro carrinho pq vi q ta por 50pila
Amo esses vídeos q vc fica mais solta demonstrando sua indignaçao kkkk ❤
Professora, antes de mais nada as minhas congratulações pelo seu belo trabalho exposto nesse canal.
Que tal a senhora produzir um vídeo tecendo comentários comparativos do livro "As vinhas da Ira" com "Vidas Secas"?
Um grande abraço e saúde.
Boa 🤝🌹
Úrsula me surpreendeu amei!
Ai, que vídeo maravilhoso que eu só vi agora! Amo cada indicação desse canal, alguns livros citados eu li. Iracema li com gosto no ensino médio e hoje parece que não conversa comigo. Jorge Amado devorei para vestibulares. Machado sempre foi um desafio. Tenho muito a ler ainda. Macunaíma está aguardando sua vez na minha estante. Um ótimo domingo e que os deuses concedam vida longa a este canal.
Muito bom, Isa!
Isa, gostei demais dessas dicas. Obrigada. 😍
Recomendo Mad Maria
De Márcio Souza
Fantástico!
Gilberto Freire (11:42): inclusive/sobretudo de maneira carnal.
Isa continua esse vídeo sobre os outros livros dessa lista
Eu também amo jornal impresso.pois a internet geralmente aqui em Itaipulândia cai mais que o Neymala.
Adorei o vídeo! Obrigada Isa 🤗
Mto interessante a lista.
Excelente 🤩
Parabéns Isabel por apresentar uma pequena parte desta extensa lista, ainda que aqui no comentários uma mulher inscrita no canal tá colocando aqui nos comentários citada lista. Até agora nenhuma obra do Historiador Capistrano de Abreu, Jurista Alberto Torres e do Filósofo Cearense Farias Brito ? será que confirma triste sina do esquecimento dentro da História da Inteligência Brasileira ( lembrando aqui monumental obra do grande Escritor Wilson Martins) será ????
Perfeito conteúdo!
Oi, Isa. Boa tarde!
Comecei a ler Quarto de Despejo ontem, também emprestado da biblioteca
Pra gente da história e ciências sociais, com certeza, as obras não ficcionais são obrigatórias. Que bela lista. Bela e necessária 💜
Obrigatórias pois compõem nossas ementas, de modo geral...
Adoro vídeos com listas! Ótimo vídeo, Isa! Bjos
Boa Isa!!!!! Descaso total!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Esse livro foi transformado nos anos 80 em uma minissérie na TV Globo que se passava a tarde chamada Caso Verdade. Tempos que a TV aberta tinha ótimos programas. O Caso Verdade se passava às cinco da tarde e durava uma hora. As histórias duravam cinco dias e começavam nas segundas- feiras.
Fico feliz de já ter lido boa parte das obras citadas, agora é correr atrás de livros icônicos, como Viva o povo brasileiro
Livros ótimos!
14:06 Sim, bora ler em LC "um defeito de cor" :D
Obrigado por compartilhar essa lista!
Que lista legal! Obrigada por compartilhar!
Muito boa! Excelente sugestões!
Entender o Brasil é muito fácil. O problema é ajustá-lo. Esses livros não só necessários pra isso.
Isa, obrigada por compartilhar essa matéria tão interessante e consequentemente a lista. Parabéns por sempre trazer conteúdos tão relevantes e tão bem explicados para nós! 🥰
Parei o vídeo com 50s pra comentar kkkk não tem nada de ultrapassado em ler jornal. É uma mídia diferente, que costuma aprofundar mais os assuntos. Quando acabar de vez o jornal impresso, se acabar, acho que perderá esse tipo de abordagem com muitas "páginas" de matéria. Porque na Internet se aborda mais de forma fragmentada, pensando que pelas distrações do celular ou do computador a pessoa não vai ficar lendo meia hora a mesma matéria.
Vamos ver qual será o futuro da imprensa daqui uns 20 anos. Não me animo muito.
Após um ano, esse vídeo continua atual!!! Eu também ainda leio jornais de papel e amo livros físicos rsrsrsrsrs
PARABÉNS, GOSTEI.
200 ANOS ...
Parabens pela idéia de apresentar os livros e estar sempre bem informada com o contexto sócio-cultural no país. Li alguns desses livros , inegavelmente são muito importantes , merecem sempre serem lidos !!
Adorei, Isa!!! Como sempre 😃😃🙂
Os Sertões é bacana. Gostei de ler. Tem momentos monótonos mas é bom.
Oi Isa , boa tarde .
Moro fora de São Paulo e assino jornal digital senão, não chega . Gostei bastante desta lista , fui verificar quais eu tinha . Fiquei surpresa pois tenho muitos . O que falar de GS:V? É minha bússola. A queda do céu pode estar caro , mas é realmente fundamental . Não dá para comentar todos mesmo . Sigamos nas trincheiras da leitura !!
Isa, vc já falou em muitos vídeos que vc gosta muito de ler clássicos. Já tem aqui Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, José De Alencar, Graciliano Ramos e etc. Pq vc não faz um vídeo falando sobre "O Mágico de Oz" e sobre suas interpretações a partir disso. Já tem "As Aventuras de Alice No País Das Maravilhas", mas eu adoraria que vc falasse do "Mágico de Oz". Muito mais sucesso pro seu canal e que ele ganhe mais e mais leitores. 😉👍🏾
Incrível!!! Deu vontade de ler todossssss
Ameiii, obrigada por essa compilação incrível, Isa 🥰
meu mais novo canal favorito!
O Mulo de Darcy Ribeiro é excelente. Conta a história de um coronel do sertão goiano que, à beira da morte, resolve contar suas peripércias num livro-testamento onde deixa para um padre parte de seus bens para obter o perdão de seus muitos pecados. É engraçado e tem uma leitura fluida. Recomendo muito.
Dna Carolina Maria de Jesus faz lembrar a minha mãe. Faz muito sentido que seja o primeiro da lista.
Isabella, estou apaixonada pelo seu podcast e passei para te parabenizar. Os episódios dos Nocautes Literários são fantásticos e super emocionantes, virei fã! ♥️
Olá Isa! Já ouviu falar do livro "Holocausto brasileiro"? Relata a maior atrocidade já ocorrida na cidade de Barbacena-MG na década de 1950. História triste, porém, com final feliz.
Oi ,Isabela!
Já li vários desses livros por você citados, mas bons livros pra entender a verdadeira história do Brasil , e entender porque somos o que somos são os livros do Eduardo PENINHA Bueno. São todos excelentes, de fácil leitura e contagiantes. Um abraço!🥰
"(...) entender verdadeiramente o Brasil" é forçar um pouco a barra hahaha. Já ouvi muita coisa equivocada vinda do Bueno. Ouvir ele e um historiador respeitado falando sobre o mesmo assunto é uma experiência interessante, pois fica mais fácil enxergar muitos dos equívocos dele ao explanar sobre a nossa história.
@@Leticia-qt5gv , ele não é um historiador é um jornalista, mas dedica-se a pesquisar a História, que muitas vezes é contada de forma a ser conveniente aos grupos que determinam o que deve constar ou não nos livros de acesso ao grande público e estudantes. Sei que ele é muito sarcástico, pode tender para certos grupos políticos mas gosto mais dos livros dele a cerca da História do Brasil Colônia e Império e início da República que os nossos manuais de História. Mas esse é o meu ponto de vista, foi a minha sugestão pessoal.
@@patricialima0702 Acho que já faz bastante tempo que a história já não é mais contada a partir desses "manuais de História" que você de refere hahaha. A Internet vem permitido que autoridades em diversas áreas do conhecimento possam disseminar informação de forma eficiente e divertida (os podcasts de história são um exemplo disso). Fora que quando estamos falando de História como uma área do conhecimento, o assunto precisar ser exposto com base em fatos, documentos, etc. Acho que a formação do Bueno acaba pesando nesse sentido, pois tudo soa como sensacionalista. E sim, entendi que é apenas sua opinião pessoal.
Estou lendo “Os Bruzundangas”, um livro de crônicas de Lima Barreto. Ele retrata muito bem o país na época da República Velha. Estou amando! Na minha opinião, Lima Barreto é bem melhor que Machado de Assis no tocante à arte de elaborar crônicas, conquanto Machado de Assis seja um escritor bem melhor.
GOSTEI DESSE VIDEO
Literalmente literário o nosso contexto brasileiro
Dei um like antes de ver o vídeo e dou outros mil depois… vc é incrível 🤩
Dicas fantásticas 😍👏🏼👏🏼👏🏼
Poucos livros na minha vida me provocaram tantas risadas gostosas quanto "Memórias de Um Sargento de Milícias". Escrito por Manuel Antônio da Almeida, que foi o cara que primeiro percebeu naquele mulatinho leitor - que lia nas horas vagas do serviço em sua tipografia - o gérmen de um grande escritor: esse mulatinho era o nosso Machado de Assis. Livro valiosíssimo, tanto pelo acuro jornalística com que o autor retrata o dia-a-dia das classes baicas cariocas, num instante preciso e importante da História do Brasil - a vinda da família real portuguesa para o Rio -, quanto pela inventividade da narrativa bem humorada. Não poderia estar de fora dessa lista. Manuel Machado de Almeida... que poderia ainda ter produzido muita coisa boa, mas deu o azar de morrer uma morte tragicamente besta: num naufrágio da barca que fazia o trajeto Rio-Niterói , aos 30 anos de idade.