Cara sou brasileiro mestiço, mistura de Português, índio e negro, um branco brasileiro não tem motivo nenhum pra ter raiva de português já que foram os antepassados dele que escravizavam os africanos junto aos Portugueses da Europa, agora eu consigo entender a revolta de um negro ou índio não gosta de portugueses, já que foi esse povo que fez seus antepassados sofrerem muito, não estou dizendo que isso é certo, uma pessoa de agora não pode ser responsabilizada pelo oque seu antepassado fez 200 anos atrás, pq se não o mundo vira um ciclo de ódio infinito, o Brasileiro com raiva do Português pega no pé dele por causa da colonização, o Português com raiva do Brasileiro estar fazendo acusações contra ele começa a trata-lo de maneira hostil, ai o Br fica com mais raiva ainda do Portuga e pega ainda mais no pé dele, e assim sucessivamente, se não haver acerto de pazes não acaba nunca, eu acho que seria muito nobre da Parte de Portugal fazer um pedido formal de desculpas a memoria dos escravizados, não ao Brasil, mas somente aos descendentes dos que sofreram esse flagelo, não iria custar nada, lembrando que tudo que acontece depois de 1822 é responsabilidade total do Estado Brasileiro, nesse aspecto Portugal não pode ser responsabilizado por mais nada.
Entendo o que quer dizer e até certo ponto, concordo. Contudo as coisas não são tão simples assim. Houve indígenas que beneficiaram e muito ao aliar se aos portugueses. Boa parte morreu, não pela mão diretamente do português, mas pelas doenças que eles traziam e eram desconhecidas no continente. Sabe como teve início o trafico de escravos africanos? Contrariamente ao que muitos pensam, os portugueses não capturava africanos para escravizar na costa. Existia um intenso comercio escravo. Sim, africanos escravizavam africanos... Eles foram usados como trocas comerciais com os portugueses. A questão nunca foi racial e sim comercial. Posto isto a que indígenas devemos pedir desculpa? Para pedir desculpa aos africanos, primeiro quem os escravizavam e vendia deveria pedir desculpa primeiro, não é? Mais, se consultar no Google por : "relatório figueiredo" - verificará que houve um genocio de indígenas na década de 60 pelos brasileiros. Usaram inclusive armas químicas Talves neste campo também o povo brasileiro se deveria olhar no espelho. Em relação aos africanos, o pico, ou seja onde o trafico de escravos foi mais intenso e numeroso de África para o Brasil, ocorreu num período em que o Brasil era independente. Em suma, a história da humanidade conta com guerras conquistas, perdas humanas esturpos e escravidão desde o início... Devemos aprender com isso para que não se repita. Se andarmos nesta onda de perdão e reparação histórica, o mundo inteiro terá de pedir desculpa...
@@jorgemendes1484 eu concordo e discordo de você também, o Brasil já fez um pedido de desculpas a África, se não me engano foi na época que lula era presidente, a escravidão dos africanos é algo muito recente, não se compara com a época que a pensinsula Iberica era dominada pelos romanos, algo que aconteceu a 2000 anos atrás, por sua lógica a Alemanha não deveria se desculpar com Israel pelo holocausto, eles poderiam usa o argumento " os mongóis mataram muito mais gente que nós, isso é coisa da especie humana", o português tem que fazer a parte dele, se os africanos vão fazer algo pra reconhecer seus erros isso já é problema deles, se não vai ficar um jogando pro outro.
Meu amigo, interpretar a história, analisá-la à luz dos valores e pensamento de hoje sem contextualizar os acontecimentos é um erro. O homem e as condições de 1500 estão a anos luz da forma como as coisas são hoje. A guerra, naquele tempo, fazia parte da existência. Quantas lutas tiveram os indígenas entre si e se mataram mutuamente? Pedem desculpas uns aos outros? Quantos portugueses do continente europeu morreram para defender o território do Brasil? Terão que pedir desculpas?
Ai meu irmao Voce falou certissimo,se continua-mos falando do passado isso nunca mais vai acabar so levanta faulha e pede mais lenha na fogueira.All we need is living our days in peace. I'm American also was my father from Portuguese descendance, so there's no reason to set fires among ourselves because this world already have enough problems of it own. Have a wonderful day
Também não intendo,quem deve pedir reclamar afinal não é o negro que foi escravizado!o índio que foi roubado a sua terra.Os Brasileiro brancas são patentes.não vejo outra exemplificação.eles esquecem que são descendentes dos europeus.que os verdadeiros donos da terra são os índios.Nunca vi um vídeo de um índio a pedir que os descendentes dos europeus e negros pedisse que cada raça volta se pra sua decadência.
Portugal cometeu atrocidades no BR? Sim. Portugal fez algo para desenvolver o Brasil antes da independência? Sim (Obrigado D. João VI) O pessoal só se esquece que o governo brasileiro também cometeu atrocidades contra os próprios brasileiros. Nesse caso o governo do Brasil também deve pedir desculpas as atrocidades cometidas contra nossos ancestrais
Não cometeu atrocidades, não exterminou indios como os ingleses nos EUA, o Brasil tem os indios eles não foram mortos por portugueses, não faz parte da civilização portuguesa exterminar indios, nem indios nem nenhum povo.
Se não somos um pais como os Estados Unidos ou Austrália que tiveram uma colonização 10 vezes pior que o Brasil não foi culpa dos portugueses e sim do próprio povo brasileiro, esse ano completa 200 anos de independência e se não somos um pais desenvolvido hoje em dia é culpa do próprio povo brasileiro que elege qualquer um pra governa. Os Estados Unidos e Austrália não são ricos porque foram colonizados pelos Ingleses e sim porque tomaram vergonha na cara e souberam como governa e não ficar destruindo o próprio pais igual o Brasil.
Não sabe o que está falando. A colonização foi totalmente diferente da que ocorreu no Brasil. Após a abolição da escravatura, continuaram no poder as mesmas pessoas horríveis que escravizaram e arruinaram o país, e sabe oq que aconteceu ? Até hoje as suas gerações são ricas. Essas pessoas ricas sempre governaram para os ricos e não tinham nenhuma intenção de desenvolver a sociedade brasileira. Exemplo: em minha cidade existe uma família poderosa que estão na política a mais de 50 anos. Se você for regredir no tempo, os tatataravos do prefeito daqui era barões do café e tinham muitos escravos. Coincidência né ? Os que ficaram ricos com o sofrimento, deram um bem-estar para as suas gerações seguintes, enquanto os escravos que em seguida foram libertos, acabaram indo para as ruas e passaram a pobreza ao longos das suas gerações É por isso que sou a favor da reparação histórica, cotas e etc. Existe uma cicatriz enorme na sociedade brasileira. Muitos ricos com riqueza originada da escravidão, e muitos pobres originados do sofrimentos do passado.
A colonização desses países foi MUITO diferente da do Brasil. Pesquisa sobre os termos colonização de exploração e povoamento nas Américas e considere a diferença do tempo histórico em relação a Austrália. E pq a colonização desse3s países foi tão pior?
@UCqd5g6L0NubjtDc0tlZkTHA Google pesquisar é bem duvidoso, dependendo da pagina, tem grande probabilidade de não vir a informação completa ou certa. E na verdade eu estudei (e estudo) só queria ouvir de vc, o pq dessa sua opinião sobre nossa colonização
Kkkkkkkkkkkkk, Portugal não consegue nem ajudar seu próprio povo. Nós todos não temos culpa de nada, nem nós brasileiros e nem os lusos. Aqueles que fizeram o mal, já se foram. Até o próprio povo africano que vendia sua gente, se foi. Temos que seguir nossas vidas e, enterrar isso nas profundezas.
As comparações com Namíbia e Congo não procedem. São situações completamente diferentes. O Brasil vai completar 200 anos de independência mês que vem, e só decidiu abolir a escravidão mais de 60 anos após o rompimento com Portugal. Mesmo após a escravidão ser oficialmente extinta, continuamos a tratar os negros como não-cidadãos, pessoas de segunda classe, negando a eles condições dignas de vida e boas oportunidades. Quem fez isso não foi Portugal. O governo brasileiro só começou a fazer algo pra melhorar a situação dos negros no início do século XXI, e ainda assim foi pouco. Os índios continuaram a ser genocidados depois da independência, e são até hoje, e apoiados pelo governo que anda de mãos dadas com o garimpo ilegal e o agro. Que culpa Portugal tem disso tudo? Já deu tempo do Brasil concertar os problemas que nasceram com a colonização. Não foi feito porque não existia interesse em fazer. Mesmo que Portugal pedisse desculpas, ia mudar o quê mesmo? Ainda que dessem alguma indenização a nós, esse dinheiro ia parar aonde? Nas mãos de políticos corruptos? Façam-me o favor né... Portugal deveria sim promover uma reparação pecuniária mas não a nós. Quem realmente merecia esse reconhecimento são as ex-colônias africanas, que ficaram independentes quando meus pais eram crianças e vivem uma miséria muito maior que a nossa e nem sequer têm uma quantidade relevante de pessoas brancas pra dizerem "ah, mas foram nossos antepassados que fizeram isso". E, por último, seria importante que vocês jornalistas parassem de dizer que fomos "invadidos". Não fomos nem invadidos, nem descobertos. O Brasil foi fundado pelos portugueses. Os crimes de genocídio dos índios e escravidão dos negros são reais, mas sem a colonização portuguesa nosso país não existiria, simplesmente. Então, paremos de cobrar dos outros e começemos a olhar pra quem são os verdadeiros responsáveis pelo destino do Brasil.
Vamos por partes: Primeiro: O Brasil tornou-se independente em 1822 e, também por opção própria, decidiu manter a escravidão após 1888; Segundo: A partir de 1822, o Brasil não teve mais vínculos políticos, administrativos e econômicos impostos por Portugal; Terceiro: O Brasil, enquanto nação independente (embora não tenha uma identidade própria até os dias de hoje) prosperou muito durante o segundo reinado, sendo uma das nações mais prósperas da época; Quarto: Com a proclamação da república, o país começou a declinar pois todos sabemos que hoje é um dos maiores palcos pró corrupção do mundo. Tendo isso em conta, o que se espera de um pedido de desculpas por Portugal? O que ganharíamos com isso? Com tantos problemas que o país tem atualmente, ainda resta tempo para chorarmos o passado?? A Malásia também foi "conquistada" por portugueses, holandeses e ingleses, tal como Singapura. O que antes era um pântano há menos de 60 anos, hoje são potências econômicas mundiais sem mi mi mi de perdão. Acho que o povo tem que largar mão de ser chorão e preguiçoso, arregaçar as mangas e trabalhar para um futuro melhor. E concordo plenamente que Portugal não tem que pedir desculpas coisa nenhuma e nem pagar nada (não optaram pela "querida república"??) Agora só resta chorar. Tristeza de gente...
Nah, não precisa pagar nada, basta reconhecer que explorou o Brasil até onde deu inclusive repassando dívidas que tinha com os ingleses ao Brasil, logo após a Independência.
Portugal é um paiséco pobre, vive de história, viu miséria que Brasileiro nenhum nunca sonhou. Tanto que vieram para o Brasil aos milhares e não só para o Brasil, mas para tantos outros países. Brasileiros viajam, moram em outras nações da mesma forma que há milhões de estrangeiros dentro do Brasil. Pedir desculpas é uma atitude NOBRE, mas o povo português está muito longe dessa educação. Há muitos trogloditas neste planeta e Portugal não é nenhuma exceção.
@@helio3906 Não é necessário reconhecer o que é óbvio pela própria história. Se fosse assim, os nossos ancestrais que na maioria esmagadora também eram portugueses, tinham que exigir algo semelhante à Itália, por causa do império romano. Não é justo. Passou.
@@alguemmeugla8777 Não confunda o regime de governo parlamentarista britânico com o presidencialista brasileiro pois são duas coisas distintas. Além disso, os ingleses têm uma educação de base muito superior à brasileira e isso reflete diretamente nas ações políticas que as pessoas tomam quando se tornam adultas. No Brasil, por exemplo, de que adianta a prestação de contas num determinado mandato, se o mesmo pode sem corrompido com a compra em emendas parlamentares? Até palhaço analfabeto temos no congresso! Já reparou bem no valor do fundão eleitoral? Quem vai pagar é o próprio contribuinte no formato de impostos. Seria muito melhor "bancar" uma monarquia e viver num país ordeiro do que continuar assim e caso você não saiba, o custo de manutenção do Palácio do Planalto e da Alvorada é quase três vezes superior ao do palácio de Buckingham. Não é à toa que o Brasil esteja assim como está...
olha se vc convivece com portugueses pensaria de outra maneira. eles não nos consideram "irmãos". - eles nos tratam com desprezo e total desdém, fora o racismo cometido. nenhum europeu é nosso irmão. talvez não seja inimigo mais com certeza irmão não é.
Comparar a presenca da alemanha na Namíbia ou da Bélgica no Congo à presença colonolizacao das terras de vera Cruz é não saber nada de História ou então de não ser honesto propositadamente . Uma data de 1500 a outra de 1940’s. Quase 500 anos de diferença que em nada têm a ver . Quando essas nações foram colonizadas ou dividias entre países europeus o brasil já era um país independente . E ao contrário de Africa que houve um enorme esforço para ser separada , sempre houve um enorme esforço de Manter os territórios que hoje são o Brasil unidos 🇵🇹🇧🇷
Amigo mas que contas são essas ? Pelo visto o sr é que não sabe nada de historia ! O rei Leopoldo 2 nasceu em 1835 e faleceu em 1909 ! Onde foi buscar 1940? Mas o não saber não é de espantar ! É do conhecimento mundial que os brasileiros não generalizando, são muito incultos ! Até nas escolas os professores erram nas narrativas acerca de portugal ! Sabe o que quer dizer narrativa ? É o mesmo que dizer vou contar a historia de portugal! Se quiser saber alguma coisa basica eu explico ! Já se for assunto complexo tenho receio que o vosso raciocínio Não consiga compreender .
o autor do video tem uma visao linear da historia, e qdo conecta a escravatura e desigualdade brasileira com Portugal, esquece-se que em menos de 100 anos emergiram e caíram impérios, e o brasil nao tem capacidade de alterar essa condiçao em 200 anos?? qta mediocridade reconhecida nesta reclamaçao... mas do mesmo e sem vergonha na cara, tristes...
País independente aonde ,portuga? Ainda era comandado pela família da coroa portuguesa! Só se tornou independente mesmo a partir da Proclamação da República! Vcs não sabem nem o que acontece nos países que vcs dizem ter colonizado! Larápios!
É questão de reconhecimento dos danos e consequências da escravidão. 60% dos brasileiros são pretos ou pardos. Nao precisa Portugal pedir perdão aos outros 40%.
@@Edgar2023ES E pardo não têm sangue portugues? Até os negros o têm. Esta classificação é baseada na cor de pele, e não leva em conta a genética. 62% do gene brasileiro é europeu: en.wikipedia.org/wiki/Race_and_ethnicity_in_Brazil Em todo caso, acho que Portugal deve desculpas sim. Mas isso de generalizar e dizer que todos os descendentes de portugueses são responsáveis pela escravidão etc. é bobagem; os abolicionistas não eram todos negros.
@@Edgar2023ES 60% não são 100% Negros são mestiços! ... Como eu disse vc provavelmente tem sangue de português. Seguindo tua lógica vc também é culpado, pois descende dos colonizadores.
@@Edgar2023ES tendo em conta que o trafico escravo era uma questão de trocas comerciais com os reinos africanos, os escravos africanos no BRASIL Também vão pedir reparação histórica aos países africanos que os escravizavam ?
Estes pedidos de perdão são tão inúteis quanto ilógicos O contexto histórico deve ser explicado em toda a sua complexidade. A verdade toda, o bom e o mau. E a verdade é que Brasil e Portugal partilham uma história longa e complexa onde atores e fenómenos sociais, políticos e económicos se misturam e entrelaçam de tal forma que é completamente impossível dizer quem é responsável pelo que quer que seja. A história destes dois países é notável e está recheada de eventos impressionantes pela positiva e pela negativa. Como português orgulho-me de Portugal mas também do Brasil. Não consigo conceber a existência de qualquer destas nações sem a outra tal é a influência mútua que ainda hoje é visível nos dois países. Não creio que existam dois países no mundo que sejam tão próximos como Portugal e Brasil. Apesar da distância e do muito que nos separa, é imenso o que nos aproxima. E este fenómeno é muito mais interessante em si mesmo do que discutir se o culpado da escravatura foi o dono do navio português, o fazendeiro luso-brasileiro que comprou ou o soba africano que vendeu. A propósito, deve Angola pedir desculpa ao Brasil pela escravidão? É que na origem do tráfico negreiro quem vendia os africanos eram outros africanos... deve Angola pedir desculpa a Angola? Tudo isto das desculpas históricas parece pouco lógico e pouco razoável. Tentativas de contabilizar ganhos e perdas e com isso fazer uma justiça hoje sobre coisas que nem sequer são completamente entendidas e que se passaram há múltiplas gerações. Vejo mais geração de conflitos nesses processos do que soluções para quem vive mal. No ar fica a pergunta: a partir de quando deixa Portugal de ser responsável pelos males do Brasil? E pelo muito de bom que o Brasil tem? Há alguma responsabilidade portuguesa ou nessa parte o mérito é todo brasileiro?
Portugal com certeza deve um pedido de desculpas formalizado por todo mal que instaurou no Brasil, a nossa colonização foi uma barbaridade, nossos indígenas foram destruídos, humilhados, escravizados assim como outros nativos que aqui residiam. Em relação a venda de negros partindo dos próprios africanos, devemos ressaltar que os próprios europeus instigavam conflitos entre essas tribos distintas para fomentar a venda de escravos para as Américas, não me venha com esse papo passivo sobre relativizar ou amenizar uma situação desumana e caótica que Portugal criou nesse país e que impera até hoje.
Portugal foi um câncer na história do nosso país, essa é a verdade. Ou você acha justo o processo da nossa independência ter sido concretizada e reconhecida quando o Brasil teve que assumir a dívida que esses sacanas tinham pendentes com o Reino Unido? Pelo amor, o colonizado tendo que pagar pela sua liberdade, me fala que ponto positivo tem nisso tudo? Fala sério
@@ELIASALVES77. quase todos os outros tiveram que andar em guerra....mais uma vez tudo sem relevância nenhuma....o importante são os 33 milhões que passam fome,,,,
Claro que é inútil... vindo de quem praticou o extermínio de diversos povos em sua invasão aqui ... nunca o invasor (colonizador,) vai assumir os absurdos praticados.. e ainda mais pq teria que assumir que apesar de tudo que retiram daqui e de todo o extermínio que praticaram ainda é um pais medíocre da europa
acredito que só vão para estes países pois não possuem opção. na real, ninguém quer ser imigrante. (queremos viver em nosso país, com educação, emprego e segurança). não é questão de querer mais sim de necessidade.
@@biscoitodasorte mas se negros brasileiros falam mal de Portugal e bem da África , pq vao morar em Portugal e nunca querem ir para a África que eles defendem tanto ????
Porque a Europa sugou e continua a sugar a África e a America latina. Cheio de gente racista nesses vídeos de reparação. Portugal nos odeia, odeia Angola etc. Pra que ser vira lata?
@@capitanoportugairmãos brasileiros sou Angolano eu estive em Portugal e lá vi irmãos brasileiros, e Angolanos, o Angolano fala mal do português e eu falo pq você não volta então pro teu país!
@@Dani-kv1xx os países da Europa nunca disseram isso. Sua mentirosa e ignorante. O Brasil em pleno 2022 continuam a matar índios e a roubar-lhes terras.
@@MrClassicfever TUDO QUE EU FALEI E VERDADE SIM!!! E RELAXA PENETRA DOS CONTEÚDOS DOS BRASILEIROS,!! AS PESSOAS PESQUISAM TUDO!!! PORTUGAL TEM A MAIOR TAXXA DE ANALFABETISM0 DA EUROPA!!!! AS PESSOAS PODEM PESQUISAR AGORA URGENTE!!!!! CLARO NÉ,, UMA EX PROVÍNCIA DOS MOUROSSS!!! NO FIM DA EUROPA!!! KKKKKKKKKKK ATÉ O TOM DE PELE É DISTANTE DO DOS EUROPEUS LEGÍTIMOS DO NORTE DA EUROPA....
tirando que se devolvessem, dariam ao governo e não ao povo, os britânicos roubaram mais coisas nos EUA que os tugas no Brasil e os EUA mesmo assim são ricos atualmente, isso aí é desculpa pra não dizer que não conseguem melhorar o Brasil com o esforço deles.
Roubo do ouro?Venda de cousa alheia??? Nesse momento o poder daqueles que eram os Portugueses do Brasil prevalecia em absoluto sobre o poder dos Portugueses originários, todo o poder económico estava nas suas mãos porque eles eram os benefíciarios directos dos negócios da escravatura e do açúcar que estavam nas suas mãos e não nas mãos dos Portugueses que viviam na Europa tanto assim é que até a sede do império acabou no no Brasil e que como consequência acabou na sua independência uma vez que aquilo que hoje é Portugal já era um território secundário, a colónia virou sede e a sede virou colónia. O que se esquece sempre é que os Brasileiros de hoje eram os Portugueses residentes no Brasil dessa época e o verdadeiro poder do império estava nas suas mãos. Mais de 90% dos Brasileiros de hoje são descendentes dos Portugueses que viviam no Brasil dessa época. Se o ouro foi roubado a alguém as vítimas foram os povos indígenas mas não são esses que levantam essas acusações contra os Portugueses de hoje, o ouro roubado está verdadeiramente nas mãos dos descendentes dos Portugueses que viviam no Brasil dessa época, aliás os registos do Banco de Inglaterra e dos seus congéneres Brasileiros dizem que 4/5 das transacções foram transacções directas entre o Brasil e Inglaterra não passando pelo Portugal de hoje e foram usados na compra de produtos manufacturados primeiro e mais tarde em bens que os Ingleses produziam na primeira revolução Industrial põe eles criada, produtos esse muito necessários ao desenvolvimento do Brasil de então. Afinal quem roubou o ouro foi aquele que aponta o dedo ao "ladrão".
A colônia crioula de escravos , foi super desenvolvida, pelo benevolence portugal . que desenvolve uma escravocrata monocultura com a plantação de tabaco ,cana-de-açúcar
@Felipe Silva ' A História nunca será apagada', concordo, mas temos de a conhecer bem e refletir sobre os acontecimentos passados. Atualmente os indígenas do Brasil andam a fazer petições contra o Marco Temporal e o genocídio. Em África, o tráfico de seres humanos continua a existir e os Direitos Humanos e da Criança continuam a ser negligenciados.
@Felipe Silva deixa de ser otário, a melhor coisa que podia acontecer ao brasil era portugal colonizar novamente essa merda e trazer ordem e progresso, coisas que os zucas não compreendem, deve ser o calor
Jornalista Jorge caldeira que pesquisou e estudou a história do Brasil província escreveu os livros história das riquezas do Brasil e história do Brasil com empreendedores, refere que o Brasil foi bem mais humano do que se ensina nas escolas, e que a economia era produtiva. No Brasil só se pagava 20% de impostos, ou seja 80% das riquezas ficavam no Brasil e dos 20% de impostos uma parte era investida no Brasil. Portugal deixou o Brasil quinta potência da época e muito mais rico e desenvolvido que os EUA.
Se ouvissem mais os especialistas/historiadores que dedicaram uma vida a estudar estes assuntos ou pelo menos permitissem o contra ponto, todos nós ficaríamos a ganhar, mas ao invés disso preferem ouvir ativistas que expressão a sua visão sobre a história de forma a atingir objectivos políticos, não sendo imparciais e por conseguinte deturpando os factos históricos para poder comprovar as suas teorias.
@@PokémonBrasill ninguém nega a escravatura e as atrocidades ocorridas, o que eu queria mesmo é que o debate fosse feito recorrendo mais a historiadores especialistas neste assunto e menos a políticos que conduzem a sua narrativa dependendo dos seus objectivos
@@carlosreneataulo5516 não me interessa muito a origem do historiador/ar, interessa me mais que apresente a sua teoria/narrativa histórica com base em factos históricos (recorrendo a documentação da época, por exemplo). Se esta premissa for cumprida, na minha opinião, as tais narrativas vão ser quase todas coincidentes, independentemente da origem da pessoa. Agora aquilo que temos visto demasiado por aí são pessoas que leram um texto numa rede social qualquer e sentem-se automaticamente habilitadas a discutir períodos complexos da história mundial e quase sempre estas pessoas têm um objectivo político. Se me perguntar em quem prefiro acreditar, eu repondo que acredito mais nos historiadores que se dedicaram muito ao tema e consultaram milhares de documentos para poderem formular uma teoria que procure ser o mais isenta e factual quanto possível.
meu bisavô Português, "raptou" minha bisavó Indígena quando ela tinha apenas 13 anos, e através de vários estupros sucessivos, tiveram 18 filhos!! Ao mesmo tempo que detesto esse fato, se isso n tivesse acontecido, minha família e eu mesmo talvez nunca teríamos existido 😳
Não podemos julgar atitudes do passado com mentalidade atual. A Itália deveria devolver tudo o que o Império Romano espóliou? Os países nórdicos devolverem o que os Vikings saquearam? A Igreja Católica com a Inquisição ,e o apoio a escravidão negra com o acordo do sec XVl " Padroado Real ? O passado deve servir de lição, muitas vezes caríssima ,para não cometermos os mesmos erros novamente , não podemos cobrar essas dívidas com as leis atuais.
Gostei do vídeo. Sou brasileiro, e acho que Portugal não deve nada ao Brasil. Sim, o Brasil foi uma colônia de Portugal, mas, note-se, isso quer dizer que os brasileiros são, originariamente, portugueses. Assim como há uma América Espanhola, dividida em dezenas de países, há uma América Portuguesa, que é o Brasil. Por isso não entendo por que só Portugal (e não o Brasil) teria a obrigação de pedir desculpas e de pagar indenizações a quem quer que seja. Em segundo lugar, acho necessário observar que, seja lá que crimes os portugueses de Portugal ou os portugueses americanos (ou seja, os brasileiros) tenham cometido, isso não pode ser comparado às atrocidades cometidas pelo infame rei Leopoldo da Bélgica no Congo, nem pelos alemães não apenas na África como na própria Europa. Gente que não presta tem em toda parte, mas só assumem seus erros os que têm dinheiro para repará-los; os que não têm se limitam, no máximo, a pedir desculpas. O que quero exatamente dizer é que a comparação que a DW faz dos crimes cometidos pela Alemanha com os crimes cometidos por outros países, e a insinuação de que os crimes cometidos pela Alemanha estão sendo reparados porque a Alemanha tem dinheiro para isso e outros países colonialistas não têm, é de um cretinismo aterrador. Vocês da DW continuam achando que todo mundo é burro, e que todos vão cair nessa conversinha de vocês. Olhem para o estrago que os alemães causaram no mundo, e, por favor, vão compará-lo com o estrago causado pelos soviéticos, pelos Estados Unidos etc., vão brigar com canalhas do tamanho de vocês.
Caro Jayme, agradeço o excelente testemunho que dá. De facto, devemos analisar a História sem paixão e sem ódios, que é aquilo que a malta formatada pela esquerda sempre fez! Por esta ordem de ideias, Portugal deveria pedir indemnização aos italianos porque eles dominaram o território de Portugal durante o Império Romano. Idem com os espanhóis porque nos roubaram durante os 60 anos em que nos dominaram (de 1580 a 1640) ou em relação aos franceses que aquando das Invasões francesas, assassinaram muitos portugueses e roubaram muitos bens, alguns dos quais estão nas caves do Museu do Louvre. Acontece que foi Portugal que levou aos quatro cantos do mundo as palavras perdão, tolerância e saudade, dentro da cultura romano-cristã. Foi esta culltura que permitiu que a escravatura fosse abolida, que a mulher ganhasse alguma dignidade em sociedades onde tal não acontecia e houvesse convívio e trocas comerciais sem violência.
Nem se trata de pedir desculpas, mas que parem de usar e expor o Brasil como vitrine para tentarem mostrar um *"Suposto Passado glorioso da Colonização portuguesa"* , como se quizessem uma aprovação por partes dos brasileiros para terem sidos melhores colonizadores que os outros. Os portugueses não precisam disso, pq a História já foi contada e escrita há muito tempo.
@@lorenzopaganini2032 Os brasileiros são consequência e só existem a partir da Independência assim como o nome Brasil só o é apo´s a Independência já que até então eram portugueses como os da metrópole já que não sendo colónia era uma extensão de Portugal além mar. Mas vindo de um descendente de italianos, Lorenzo Paganini, não admira que não saiba de história já que não faz parte da equação da lusofonia. Que mania têm os italianos que imigraram para o Brasil pós segunda guerra mundial , os seus descendentes, em metrem-se onde não são chamados. Abraços!
@@lorenzopaganini2032 E Portugal não precisa de aprovação de nada, meu caro. A História é feita de factos e nós orgulhamo-nos da nossa História gloriosa com outras coisas menos gloriosas como foi a escravatura. Muito menos precisamos a aprovação de um "italiano" ou descendente de italianos que foram para o Brasil em pleno sec XX quando os portugueses já lá estavam desde 1500. Os italianos e seus descendentes no Brasil têm um caso mal resolvido com Portugal e os portugueses mas não são tidos nem achados nem irão fazer o revisionismo da História. Abraços!
@@andrevilhena4149 Caro André, eu entendo a obsessão que os pts sentem pelo Brasil, talvez seja pq esta foi a única ex colônias portuguesa que dentre as outras teve melhor êxito, pq se estivéssemos iguais aos africanos, vocês iriam dizer que a culpa era nossa, como sempre fazem, ou talvez o Br seja a única referência que os pts tem no mundo, seja ela cultural ou genética. Em PT dá-se ênfase às grandes navegações e poucos são aqueles que realmente sabem o que ocorreu dentro das ex colônias. Antigamente não existia a ONU e tampouco os Conselhos Internacionais e quem mediava e administrava os conflitos mundiais era a Igreja Católica O primeiro europeu q se tem notícia a pôr os pés na América foi o genovês Cristóvão Colombo q em 1492 estava em missão a serviço da Espanha, errou o caminho para as Índias e veio parar aonde hj é a Ilha de Cuba.Imaginando ter chegado na Índia , Colombo deu aos nativos o nome de índio. No ano seguinte Colombo retornou à Europa dando a notícia de ter encontrado novos territórios. O Rei de Portugal imaginado serem terras pts foi ter com Papa espanhol Alexandre VI para reivindicar os territórios. Na altura criou-se uma animosidade entre PT e Espanha por disputa de territórios e para evitar um conflito militar entre ambos países, o Papa assinou o Tratado de Tordesilhas dividindo o mundo inteiro somente para PT e Espanha e tão somente esses dois países tinham o direito para ocuparem e explorarem os territórios. As outras potências europeias tais como França, Inglaterra e Holanda não aceitaram a exclusividade dos territórios somente para PT e Espanha e em forma de protesto contra a Igreja Católica, essas nações começaram a ocupar territórios na América. Os francesas e ingleses ocuparam as regiões aonde hj é SP, Salvador e Rio. ua-cam.com/video/uVFBMrYcb18/v-deo.htmlsi=cmYpaLAz9SS8p5cF O Nordeste do Br esteve sob dominio holandês de 1630 a 1654 e hj em torno de 2 milhões de brasileiros são descendentes desse povo Os franceses tomaram o rumo do Norte e colonizaram parte do Maranhão e lá fundaram a cidade de São Luís (Nome dado em homenagem ao Rei da França da época)
@@andrevilhena4149 E quem faz parte dessa tal equação da lusofonia, os africanos? Será que vc sabia que em 1822 (independência) a população do Brasil era de 4.5 milhões de habitantes? Creio que não, mas eu vou te explicar. Neste período o Brasil estava despovoadodo, empobrecido, endividado (pq teve que pagar uma indenização à Corte de Portugal para separar-se de Portugal) e 70% da mão de obra era escrava e esses não recebiam salários ou remuneração pelos seus trabalhos . Entre 250 a 300 mil eram cidadãos pts e o restante eram africanos escravisados, indígenas e alguns mestiços... Isso ocorria pq a Constituição ptsa da época proibia a entrada de outros povos ao Brasil q não fossem os próprios pts e os escravos africanos ....será que no passado esses povos faziam parte da equação portuguesa? ua-cam.com/video/7c5BjnrQVgM/v-deo.htmlsi=nFj-bbYbhGzETPsV Vocês acham mesmo que 300 mil pts iriam povoar e desenvolver um território com essas dimensões? Mas e óbvio que não Após a independência o Brasil estava tão despovoado e inóspito que a primeira atitude que o Imperador teve foi buscar imigrantes com os seguintes objetivos 1-Povoar o Br, principalmente nas fronteiras entre Br,Argentina e Uruguai que estavam despovoadas e sofriam constantes tentativas de invasões. 2-Branquer a população br, pq as elites da época não aceitaram que os escravos se tornassem uma população cidadã predominante no país 3-Substiruir a mão de obra escrava nas lavouras pelos imigrantes, pois os grandes latifundiários não queriam empregar ex escravos em suas terras e uma das alternativas para resolver o problema foi trazer os imigrantes. Depois da Independência Br teve um dos maiores fluxos migratórios de todo continente americano, atrás somente dos Estados Unidos que hj tem uma população de 330 milhões de habitantes . O termo "brasileiro" é atribuído a todo e qqr cidadão que venha nascer no Brasil e não importa a nacionalidade dos seus progenitores. Hoje estima-se que os brs estejam mesclados ao menos com umas 65 nacionalides de distintas etnias e regiões do planeta. ua-cam.com/video/DCHRcNiI-uE/v-deo.htmlsi=xcr-wVGRF3N0DSyK *Eu pensei que vcs soubessem desses detalhes*
Morando na Europa me deparei realmente com vários portugueses que tem de fato esta visão romantizada da colonização, comparando Portugal com Inglaterra e afirmando que a colonização do Brasil foi muito mais “humana” que a dos ingleses por exemplo com suas colônias. E para completar, muitos deles tem na cabeça a ideia de Portugal ter na verdade salvado o Brasil por considerar que eles levaram ao Brasil o conceito de civilização e que se não fosse por eles estaríamos até hoje andando pelados, como tribais.
Parecem Esteban Truebas do livro de Isabel Allende "A casa do espíritos". Têm a visão de que o povo indígena eram pessoas com mentalidade e atitudes de criança, eram atrasados e Portugal fez um favor ao trazer civilização, "colonizar" suas terras, matar os que se opunham, explorar os recursos naturais... É uma arrogância bizarra. Não entendo como podem se ver tão altos assim no pedestal, sendo que, poucos séculos antes das grandes navegações e do comércio com a Ásia, a Europa era extremamente rural e "atrasada", se comparada a China e Império Otomano, por exemplo. Os portugueses foram pioneiros, ousados e corajosos, em relação a boa parte dos outros reinos da Europa naquele tempo, isso não se pode negar. Iniciaram rotas comerciais muito importantes. Porém, há um outro lado, o custo humano enorme resultante da colonização, com genocídio indígena e a escravidão africana. E não digo que nós brasileiros também não temos nossa própria parcela de culpa na manutenção das desigualdades que resultaram desse processo histórico. O Estatuto do Índio de 1973 considera os povos indígenas como pessoas "relativamente incapazes", criou a FUNAI para representá-los e tem como objetivo integrar esses povos à sociedade brasileira (e quem disse que eles querem se integrar?). E até hoje esse Estatuto está em vigor, embora seja contraditório à Constituição de 1988.
E OS PORTUGUESES A MAIORIA TEM ANTEPASSADOS MOUR0SS!!! PORTUGAL JÁ FOI ATÉ TERRITÓRIO DE MUÇULMAN0SS MOUR0SS POR MAIS DE 900 ANOSSS!!! A HISTÓRIA DO BRASIL É PASSADO!!! DEIXEM OS PORTUGUESES PARA LÁ!!! TEMOS QUE DA ATENÇÃO AOS BRASILEIROS!!👍🏻😘
A verdade é que se não fossem os portugueses a explorar o Brasil, outro nação o faria. O Brasil tinha uma população indígena que não conhecia a pólvora e a tecnologia belicista que outros povos possuíam. Obviamente que os mais fortes venceriam, conquistariam e pilhariam o que pudesse. Bom salientar que no Brasil fazem isso até hoje, onde garimpeiros e fazendeiros armados expulsam indígenas de suas terras e tomam suas riquezas.
@@guga_g74 Portugal também é produto da sua herança. Neste sentido, "não tem culpinha de nada". Quando o Brasil apresenta alguma coisa positiva vc diz "bendita herança", ou é daqueles que consideram que tudo o que o Brasil tem de positivo se deve à genialidade brasileira, e tudo o que tem de negativo se deve à mesquinhez de Portugal?
@@eduardoserrao7372 O BRASIL É UMA CONSTRUÇÃO DOS ANTEPASSADOS DOS BRASILEIROS E DOS BRASILEIROS!!!! OS PORTUGUESES ATUAIS NÃO TEM MÉRITO DE NADA DO BRASIL E NEM CULPA DE NADA DO BRASIL!!! PROVA QUE OS PORTUGUESES TEM CONSULADOS NO BRASIL COMO TODOS OS ESTRANGEIROS TEM CONSULADOS NO BRASIL!!!! PAREM DE SONHAR!! E O BRASIL RECEBEU MUITOS ITALIANOS ALEMÃES JAPONESES LIBANESES ESLAVOSS E HOLANDESES!!! POVOS BONITOS E INTELIGENTES!! PAÍSES COM PRESENÇA SOMENTE DE PORTUGUESES SÃO GUINÉ BISSAU E MOZAMBIQU3E!! E ATÉ 1975!!! E PAÍSES COM PRESENÇA SOMENTE DE PORTUGUESES E ATRÁS DO BRASIL EM TUDO!!! OS PORTUGUESES ATUAIS A MAI0RIA NUNCAAA NEM PISOU NO BRASIL!!👍🏻 O BRASIL GRAÇAS A DEUS RECEBEU GRANDES POVOS ITALIANOS ALEMÃES JAPONESES LIBANESES ESLAVOSS E HOLANDESES!!!! A HISTÓRIA DO BRASIL ESTÁ NO DNA DO POVO BRASILEIRO!!! OS ATUAIS PORTUGUESES SÃO GRINGOS NO BRASIL!!
No livro O Ouro Brasileiro e Comércio Anglo-Português, o registro é de que "mais de quatro quintos da produção de ouro extraídos no Brasil foram para a Europa, exclusivamente através da corrente do comércio, lícito ou ilícito"...fonte: BBC De nada 👍🏻
@@angelicadossantos7614 nenhuma das tribos que vivia no território que é hoje o Brasil, conhecia, usava, e, muito menos, comercializava algum metal. Nem ouro, nem algum outro.
Quando é que os Brasileiros pedem desculpa pelo genocídio efetuado diariamente aos indígenas Brasileiros? Quando é que os Brasileiros devolvem o Brasil aos indígenas Brasileiros? Quando é que os Brasileiros aprendem a produzir e trabalhar e deixam o Mi Mi Mi ?
Produzimos e trabalhamos, para enriquecimento de grandes corporações e multinacionais que usam os nossos recursos humanos e naturais com pouco a dar em troca. Os europeus é que deram aula de genocídios ao longo dos últimos séculos, só estamos continuando o que foi ensinado.
Pagar ou devolver o quê? Se o Brasil era colonia portuguesa, ou seja, propriedade de Portugal. Depois da independência do Brasil, Portugal seguiu levando o ouro? Claro que não! Estudem povo. Esqueçam essa estupidez do passado e pensem no futuro. Alguém se lembra de reclamar aos políticos corruptos todo o dinheiro roubado e o que se está roubando agora mesmo? Alguém clama para que nos devolvam o dinheiro dos nossos absurdos e abusivos impostos?
pq o BRASIL pagou a dívida de portugal com a coroa inglesa, dívida essa que foi adquirida JUSTAMENTE pra exploração do "novo mundo"? O cara é Silva mas focado no Von... Tu é da floresta mas defende o Mises... vai se tratar.
problema nao eh so o ouro, mas o legado negativo que teve sua colonizacao baseado na mao de obra escrava, deixou um caos social enorme no país, foram 1 milhao e meio de escravos libertos sem perspecitva nenhuma de vida, em pleno seculo xix, e como a reportagem disse, mesmo com a independencia, grande parte do mercado de escravos era feito por portugueses!
@@filipekreimer5229 Mão de obra escrava???? e qual o problema? a escravatura era legalizada e normal na epoca , existiu em todo o mundo e em todos os paises, não foram portuguese que inventaram a escravatura, o Brasil independente teve a maior compra de escravos
@@pedrohermida5784 foram 350 anos de escravidão em periodo colonial contra 67 de independencia! E nenhum momento falei q foram os portugueses q criaram a escravidao, mas queria ver se esse escravos libertos fossem levados a portugal, o caos social q seria atualmente portugal!
@@pedrohermida5784 PORTUGAL FICOU NA HISTÓRIA COMO O PAÍS QUE MAIS TRAFFIC0U SERES HUMANOS NO MUNDO!!! OS PORTUGUESES ATUAIS TEN APARÊNCIA DE ÁRABESS!!
"quando os portugueses invadiram o Brasil" Primeiro ponto: O Brasil não existia. havia sim um território habitado por indígenas , primitivos em comparação e que guerreavam entre si. Segundo ponto: Descobrimento, para os europeus, não era afirmação de que os portugueses chegaram primeiro. NUnca afirmamos isso. no dicionário a definição diz: Ato ou efeito de descobrir... para os portugueses , foi descoberto algo que ate á data era desconhecido do resto do mundo. pensava-se na epoca que o fim do mundo era em PORTUGAL
Primitivo é um vocábulo defasado em relação as discussões da área de humanas, mas se você quiser falar nesses termos os portugueses eram primitivos em relação aos seus hábitos de higiene, primitivos nas suas relações diplomáticas com outros povos, aqueles que discordavam de seus planos planos eram submetidos a uma guerra total de extermínio, algo muito diferente das guerras que os povos indígenas faziam no território onde hoje é o Brasil. Quanto ao descobrimento, não apenas isso está afirmado em documentos de cartas como pode se entender isso a partir das negociações que foram realizadas por Espanha e Portugal com a Igreja Católica, onde tão logo perceberam a imensidão dos territórios encontradas e decidiram dividir através do tratado de Tordesilhas.
Isso para mim me parece cultura da memória e romantização. Primeiro ponto: retirando o anacronismo o significado de descobrir para época não era desbravar e sim retirar e conquistar, o que é considerando no português contemporâneo como invadir. Essa ideia de desbravamento veio com o quinhentismo, afinal história ter base em escrituras e muitas das vezes a escritura relata uma memória ou um fato. Segundo ponto: não é porque uma terra não foi formalizada que ela não foi descoberta, essa premissa é falha, o descobrimento vem de habitação e formação de território com ação antrópica, o próprio Laurentino Gomes que está no vídeo cita isso em seus livros.
Fala isso para brasileiro, ele considera, esquerda ou direita! Eles pensam só em política e nem no fim sabem o que significa. Brasil tem ouro de mais, é só escavar e procurar... mas não podem porque é corrupto demais e nunca chega à população mais pobre. O caso do petróleo que descobriram há uns anos.... onde está que a população seja ajudada por combustível mais barato???? não, é mais caro ainda! A corrupção é a podridão de qualquer sociedade em qual BRASIL é o número 1. Parem de pôr as culpas nos outros... isso é uma mente mesquinha que nunca sai da casca e nunca cresce.... sempre pedindo o leitinho materno à sua mãezinha. 🤮🤮🤮
@@NullX0 ...o Laurentino é uma fraude....explica lá uma coisa, mas devagar pois sou tuga...tu encontras algo que não conhecias, qual é a palavra que usas ????? 'achamento' ?????!!!!!!! ....então como designas em português quando encontras algo que perdeste ???' 'descobrimento' ?????...que burros pá !!!!
O Brasil NUNCA teve "índios". Tínhamos kaiobás, Tupinambás, Carijós, Xavantes, Caiapós, Tupiniquins, Guaranís, Tupis, entre MUITOS outros povos, ao qual a sua IGNORÂNCIA nem sonha; e "primitivos" para a sua cabecinha de troglodita.
O Brasil é filho de Portugal, e todo brasileiro deveria estar orgulhoso disso. Faremos 200 anos de independência, se o Brasil é atrasado assim é culpa nossa. Parem de chorar e vão trabalhar.
Esse é o pensamento do brasileiro médio, e ainda criticam os países europeus que colonizaram as Américas, eles ainda tinham a desculpa de sobrevivência, já o brasileiro médio sonha em conquistar novos territórios por pura ganância, já que nem os que já tem consegue cuidar.
Já que estamos na vibe das reparações, que tal a Igreja Católica Romana começar a usar seus muitos tesouros e reparar as famílias descendentes dos que morreram na estúpida Inquisição perpetrada por ela?
Mas para algo ser cobrado de alguém o erro precisa ser reconhecido com um perdão formal, a igreja fez esse perdão e é cobrada até hoje. Portugal nunca fez esse perdão, ficando mais difícil ainda de alguma coisa acontecer...
@@Arthur-ql4ky vejo sim, como os poços artesianos na África que a igreja católica ajudou a construir e os vários orfanatos pelo mundo administrados pela igreja católica.
Portugal reconheceu a injustiça da escravidão quando a aboliu na metrópole em 1761. O primeiro europeu e dos primeiros do mundo. A escravatura indígena no Brasil foi abolida em 1570. Por que isso não é mencionado neste vídeo?
@@emanuelnazarenodossantos3944 Houve uma fundação admnistrativa, legal e cultural de um imenso país que sempre foi uma potência mundial, em particular no tempo do império. A língua foi uma consequência dessa construção. Mas é de lamentar a perda de línguas e culturas neste processo. Devem ser recuperados e preservados o melhor possível.
@@srcharrington9209 Por que o Brasil foi independente em 1822. E havendo escravatura nas outras colónias nas américas, por motivos de competição óbvia, Portugal não tinha condições para acabar com ela até essa data. E o facto é que a imperatriz ilegalizou de vez a escravatura no Brasil em 1888 e os brasileiros acabaram com a Monarquia por isso. Seja como for, Portugal foi pioneiro no reconhecimento da injustiça da escravatura tendo liderado o início do processo para o seu fim.
Gostaria de ressaltar que os fazendeiros escravagistas que não permitiram a abolição no Brasil decendiam em boa parte dos portugueses que receberam terras aqui e aqui criaram a sua riqueza. A elite do Brasil era e ainda é em boa parte lusitana. Brasileiros não surgiram do barro
NÃO!!! O QUE HOJE É O BRASIL ANTES ERA PORTUGUÊS DE PORTUGAL. NÃO HÁ PELO QUE PEDIR DESCULPA POR AQUILO QUE ERA NOSSO. ALIÁS, SE BEM ME LEMBRO DA HISTÓRIA QUEM TORNOU O PAÍS INDEPENDENTE FOI UM PORTUGUÊS!!! CAIAM NA REAL!!!
@@Dani-kv1xx MENTIRA. PORTUGAL FOI FUNDADO POR DOM AFONSO HENRIQUES FILHO DE DONA URRACA QUE QUERIA TER O CONDADO PORTUCALENSE ANEXO AO REINO DE CASTELLA. AINDA NÃO HAVIA ESPANHA! DOM AFONSO HENRIQUES BATEU NA MÃE E FUNDOU PORTUGAL. DE PORTUGAL E DO BRASIL SABEM OS PORTUGUESES.
@@Dani-kv1xx Santa ignorância, Portugal é mais velho que Espanha kkkkkk. Portugal nasceu do reino de Leão, tendo sido o Tratado de Zamora assinado em 1143 e Espanha nasceu a 1469, um bocado distante. Já agora, se estudares as monarquias europeias descobres que uma (extrema) grande parte dos monarcas tinham origens familiares de muitas outras nações da Europa.
@@ForbiddenDreams007 EXISTIAM REINOS ESPANHÓIS SIMM!!! DOM PEDRO I ERA DA PARTE MATERNA DE ORIGEM ESPANHOLA E FRANCESA!!! DOM PEDRO I ERA FILHO DA ESPANHOLA CARLOTA JOAQUINA DE BOURBON!!!! AS PESSOAS PODEM PESQUISAR AGORA URGENTE!!! E O REI QUE FUNDOU PORTUGAL ERA DE ORIGEM CASTELHANA TAMBÉM!!!! QUEM ESTIVER LENDO PESQUISEM AGORA!!!!! CONTEÚDOS BRASILEIROS PARA BRASILEIROS!!! SAIAM DOS CONTEÚDOS DOS BRASILEIROS!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Os grandes beneficiários não foram os descendentes dos portugueses que estão no Brasil? O trabalho escravo beneficiava quem? Os portugueses da Europa ou os portugueses, na altura, com descendentes que ficaram brasileiros? Que raio de comparação, entre a colonização dos alemães na Namíbia, os a dos belgas no Congo, com a dos portugueses no Brasil!
Somos uma coisa só... Portugal já sofreu demais nos últimos séculos... os seus cidadãos estão em regime de migração e serviços pesados por toda Europa e EUA ... somos todos exilados de nós mesmos e em nós mesmos... sou goiano, tá perdoado... e a destruição do cerrado hoje é infinitamente mais grave: desmatamento, adubos químicos, venenos, pastos, bois.... e a riqueza vai tudo pra fora. A última fronteira do cerrado está indo embora agora, a soja chegou pra levar toda a vida.... e deixar desertos, desertos e desertos envenenados. Os resto da riqueza de Goiás, o seu povo, os pequenos agricultores, são agora seduzidos a alugar suas terras.... as empresas, multinacionais do agro-veneno, vêm e destroem tudo, pagam o aluguel para as famílias morarem nas periferias das cidades... inúteis e depressivos... desolador! Desolação! E quem vai pedir perdão pelos crimes de hoje? ...
Ve-se como vc conhece o Portugal real!!!... Quem emigra de Portugal para a Europa são os jovens com cursos superiores, médicos, enfermeiros, engenheiros etc, pois que o português sem formação superior vive melhor em Portugal do que na restante UE. Já foi diferente mas à mais de uma década que não é mais.
Exatamente isso. Estão à procura de desculpas pelo passado quando HOJE estão a fazer exatamente o mesmo na Amazónia e outras zonas do Brasil, e não é Portugal que o está a fazer.
Mas isso continua sendo feito em prol da Europa e EUA. Ao meu ver a pior coisa feita ao Brasil e ter dado a sua população a mentalidade de colônia, aqui tem recursos, água e comida, terras férteis, e por incrível q pareça mão de obra capacitada e produção científica e tecnológica, na verdade aqui é um dos top 10 a top 5 países do mundo a se viver, mas as pessoas tendem a achar q fora é sempre melhor e por isso se vendem fácil aos outros e vendem seu país. Não só os recursos q vc mencionou, já vi muita pesquisa única no mundo feita em universidades brasileiras e engavetada e depois ressurgindo em alguma empresa estrangeira, graças a uma série de pessoas e políticos q n valorizam a si e a seu país. Então capacidade tem, so falta usar ela.
É justamente o que está em questão em relação aos Portugueses, pq no Brasil vários africanos e indígenas foram escravizados, abusados e mortos por portugueses durante o período do Brasil Colônia !
@@PatiDoll1 e os indígenas que foram torturados pelos brasileiros na década de 60? E os negros que ainda sofrem com a escravidão moderna no Brasil, vai culpar Portugal ou vão olhar no espelho?!
@@jorgemendes1484 primeiramente culpar Portugal pq o r@cismo estrutural que existe aqui é herança de quase quatro séculos de escravidão dos portugueses, culpar TB pq a nossa miscigenação é fruto de estupr@ que as índias e africanas sofrerem dos portugueses, muitos desse seus patrícios que vinham para desbravar a "nova terra" eram presos, b@ndidos da pior espécie que eram soltos iguais bichos, vocês não conhecem a verdadeira história , vivem de conto de fadas de uma historinha de heróis que não existe! Vcs foram o Cancro dessa terra, o verdadeiro mal!
@@jorgemendes1484 essa é a herança que os portugueses deixaram infelizmente, lembrando que brasileiros não são só descendentes de portugueses mas também dos índios e africanos trazidos pra cá, mas o Brasil de fato tem que pedir perdão aos índios e aos negros, mas isso não tira a culpa de Portugal.
Nem adianta procurar o ouro, os diamantes e as outras tantas pedras preciosas 💎 que Portugal levou embora do Brasil, tá tudo na Inglaterra. E sabe quando que a Inglaterra vai devolver?, Never More.
Se um ladrão roubar seu celular e dar para uma pessoa na qual ele devia dinheiro, ele seria o culpado ou a outra pessoa ? Não importa para onde o dinheiro foi e sim quem tirou ele.
Parece extremamente ingrato que se exija reparação e não se olhe o todo. Houve também muita coisa boa e positiva que nos foi legado por Portugal, como o território imenso, a língua, a cultura, a organização social, política e jurídica de matriz romana etc. Faço até um paralelo com aquele adolescente ingrato e reclamão, que diz ao psicólogo que os pais são um monstro e que estragaram a vida dele, como bem disse um pensador numa entrevista. Desse modo, é lamentável que se use o tão em voga "politicamente correto" para apontar algozes e vítimas e não erros e acertos de povos e civilizações. Vamos ter mais pensamento crítico e ser menos parciais, assim faremos um mundo melhor e sem ressuscitar a maldita inquisição. 🌍
Você fala de "um território imenso", de "uma organização social e política" (feito um baita legado), como se o território que hoje se chama Brasil não fosse habitado por ninguém antes. Como se fosse uma terra vazia pronta para plantar, mineirar, desflorestar, pilhar, etc. Antes aqui foi Pindorama um dia, já foi Abya Yala, terra de mil povos. Isso somado a um brutal tráfico negreiro pelo Atlântico, o maior da história, 6 milhões de africanos traficados como animais. Fácil pintar o mundo de cor de rosa enquanto boa parte da população vive o legado da miséria, do estigma, do preconceito, do espólio. Enquanto a miséria persistir e não for tratada precisaremos de inúmeras reparações.
@@Andraoide Não quis diminuir ou enaltecer o legado da colonização, mas dizer que dois séculos (200 anos!) de independência já é tempo o suficiente para arrumarmos a casa. Fazendo outra analogia, é como um filho de 40 anos que já saiu de casa desde os 20 e continua culpando os pais. Não vejo maneira de avançarmos assim, jogando a culpa de tudo no outro, e creio que esteja mais do que na hora de pegarmos nosso destino com as próprias mãos. Como nação rica e independente, temos capacitação para isso. 🎗
@@Andraoide Krl, nunca vi um cara odiar tanto as origens do próprio país, vc basicamente "se odeia" pq seus antepassados eram tão humanos quanto qualquer outros, e nesse auto ódio se sega tanto pelos erros que foram cometidos que não é capaz de ver as partes boas da própria história.
@@trad_m4839 Não é questão de amar e odiar. É questão de reconhecer o outro e conhecer mais a si mesmo. Eu amo o meu povo, por isso reconheço sua multiplicidade, sua diversidade e também o apagamento da história de vários povos. Entre os meus antepassados existem indígenas, e eu não odeio meus antepassados europeus que os mataram e escravizaram. Não brigo com a história. Eu odeio seus descendentes que continuam a fazê-lo. Essa ideia pretensa de uma humanidade, de "humanos" que fazem coisas "como qualquer outro" é a sua cegueira universalista. Seu universalismo te faz esquecer que existem muitas formas de ser e de se tornar humano. Um fatalismo que naturaliza o genocídio e que, ele sim, é incapaz de ver as partes boas da história.
Brasil tem mais é que tomar responsabilidades pelo Estado do país, ridículo como nossos compatriotas estão querendo agarrar-se a questões que tem dois séculos , sendo assim deve Portugal reclamar a Espanha a quase redução do Estado português a Província durante a união Ibérica? ou Brasil pedir desculpas a Bolivia, Paraguay entre outros nossos vizinhos que tomamos terra ou matamos milhares da sua população em conflitos? Esse “meme” reflecte uma imaturidade histórica do povo brasileiro, de nunca tomar responsabilidade pelos problemas actuais da nação, mas sempre procurar subterfúgios para justificar nosso percebido “insucesso”.
Reparação histórica é mendicância. Faz 200 anos que ficamos independentes, meso que quase todos nossos problemas históricos sejam dessa herança portuguesa, nós precisamos resolver nossos dilemas internos, já era pra estarmos além, mas ninguém quer confrontar, querem chorar pedindo pra um país hj lascado nos pagar
Kkkkkk...reparação histórica nem faz sentido...primeiro perceber o contexto de onde surge estes questionamentos, já q o Brasil passa por um processo de desilusão política tem muitos anos, o q possibilitou um populismo chamado por uns de nacionalismo ou patriotismo e por outros de fascismo ou de familicia... O presidente atual tem 38% de votos nas pesquisas, o q faz cerca de 50 milhões de pessoas...é muita gente...e desiludida com o PIB per capita e o poder de compra num país q vive de crédito e está altamente individado??? Um dinheiro fácil, nada mais, jogar nossos problemas nos outros é fácil, fazer alguma coisa é difícil... Já são mais de 200 anos de independente, não podemos simplesmente ir atrás de desculpas ... assumir responsabilidades... o discurso está demasiado no insulto velado, o q n ajuda em nada...e é como o cara fala!! Q tal financiar um museu sei lá , em São Salvador da Bahia, para colocar os artefatos em exposição , como aquela pepita de ouro? Q tal patrocinar uma exposições pelo Brasil fora?? Sem ações concretas nada se faz
Primeiramente você não é brasileiro, nenhum brasileiro escreve "reflecte", "compatriotas", "actuais", então toma vergonha nessa sua cara! Segundo você nada sabe sobre a história do Brasil, o Brasil pedir desculpas para Bolivia, pedir desculpas para o Paraguai? Por qual motivo o Brasil deveria pedir desculpas a países que invadiram o Brasil e levaram a pior, o Paraguai invadiu o Brasil tentando roubar uma parte e acabou perdendo, qualquer historiador brasileiro sabe disso, mas vocês que tem as mãos sujas de sangue de índios e negros acham bonito relativizar e mencionar histórias das quais vocês não conhecem. Toma vergonha nessa sua cara!
@@marcelamedina A hedionda escravatura continuou no Brasil (o Barão de Guaraciaba, por exemplo, filho de uma escrava, nasceu depois da independência. Tinha 1000 escravos!!! Tornou-se um dos homens mais ricos do Brasil). Porque é que não aboliram a hedionda escravatura logo que se tornaram independentes? Aceitavam-na? 🤔 - isto de olhar o passado com os olhos do presente tem que se lhe diga. Atualmente os indígenas fazem petições na net contra o marco temporal e o genocídio (estamos em 2022, e o Brasil é independente)- leia também o relatório Figueiredo (estamos em 2022 e o Brasil é independente há 200 anos!!!) Nas escolas portuguesas estudamos e refletimos sobre a História de Portugal (que é longa) e a História Universal/International. Sabemos os aspetos positivos e menos positivos dos denominados Descobrimentos e Expansão portuguesa. Refletimos sobre o passado, para que os aspetos negativos sejam evitados. Os Direitos Humanos existem desde 1948 e, infelizmente, há países onde atualmente continuam a não ser praticados. Vergonha na cara deveria ter a Marcela e alguns outros brasileiros que se dirigem aos portugueses atuais, cujos antepassados nunca puseram um pé no Brasil, acusando-os de procedimentos que lhes são alheios.
Antes de 1822 esse território pertencia a Portugal. Os descendente de Portugueses no Brasil já fizeram então aquilo que pedem aos descendentes que estão cá?
Não será essa a história da humanidade? Mesmo entre os povos indígenas dos continentes americano e africano, existia guerra e invasão entre eles, assim como no resto do mundo. Dependendo de quantos anos recuamos, o povo que invade ou é invadido, vai sendo alterado.
Bem observado! E o que não dizem, é que havia diversas tribos africanas e americanas que eram canibais e faziam sacrifícios humanos, além de escravizarem. Foram os europeus, os cristãos que acabaram com essas barbaridades!
@@severinasantos2901 dos indigenas brazileiros concordo a começar com o brazil a para de os matar invadir as suas terras e roubar o é deles ..... mas nao dos descendentes de portugueses brancos .. esses sao parte dos culpados
Nos anos 1980/90, 100 mil pessoas garimparam durante 10 anos tirando ouro de Serra Pelada, no Pará. Portugal deve ter levado ouro sim, mas Lisboa naquela época tinha mais ou menos 250 mil habitantes, teriam que ajudar os brasileiros a transportar o ouro em galeões de 30 metros, em viagem de ida e volta de 5 meses. Muito ouro do Brasil, foi roubado por brasileiro mesmo, depois da saída dos portugueses. Contrabandeavam para os ingleses etc Hoje ainda há contrabando, imagino a 400 anos atrás.
Para o brasileiro ignorante acha que portugueses foram ao milhões e levaram o outro todo do Brasil que é do tamanho de um continente e fugiram com esse ouro todo para Portugal, e o brasileiro de origem alemã ou italiana acha.se roubado eheheheh o portugueses na cabeça do brasileiro devem ser mais poderoso que o super homem, para conseguir ter poder de roubar o ouro todo do subsolo do Brasil e fugir kkkkkkkkkkkkkkk
@@matheusfernandes7514 referente ao ouro do Brasil, ouro é que não falta - o ciclo do ouro como atividade efervescente do Brasil na fase colonial, a partir do século XVII. atualmente a produção continua em grande força, com máquinas 06/07/2020 - "Estudo revela que 29 toneladas de ouro foram extraídas no Brasil apenas nos quatro primeiros meses de 2020." "Em 2020, o Brasil exportou 110,591 toneladas de ouro..." assim uma continuação mas com enorme acréscimo se comparado com as poucas toneladas que anualmente recolhiam à mão no período colonial.. que se situariam entre as 6 e 12 toneladas anuais das quais os reis portugueses cobravam o quinto (20%) de impostos, os 80% eram investidos no Brasil
Brasil o filho adolescente malcriado e rancoroso por não ser alto, louro e de olhos azuis, continua não querendo crescer, em vez disso continua preferindo alimentar o complexo vira lata enquanto vê o mundo a passar por ele. Já saiu á duzentos anos da casa do pai e nunca mais para de lhe bater á porta sempre em queixume. Cresce e deixa em paz o velho pai que continua gostando de ti (ao contrário daquilo que te ensinam nas madraças onde estudas), mas que já não tem paciência para te continuar a aturar. Já tarda em te tornares adulto e social democrata para o bom senso em ti finalmente prevalecer. PS: Uma pergunta, tendo o Brasil continuado a traficar escravos por quase mais meio século depois da independência, tendo os seus esclavagistas de um Brasil já independente e bem conhecidos os seus nomes pelos historiadores, tendo eles feito cerca de duzentas viagens entre áfrica e Brasil e se tendo recusado a parar perante a lei internacional, só o tendo feito quando navios ingleses e portugueses foram para a costa africa intercetando-os e obrigando-os a voltar para trás para libertar a infeliz carga, perante esse facto o Brasil também vai pedir desculpas e indemnizar uma boa parte desses países africanos???
EXCELENTÍSSIMA resposta a estes montes de esterco mal agradecidos! O que seria deles se não tivéssemos descoberto e colonizado o Brasil? nunca se saberá! Mas que esta grande CÁFILA não nos deixa em paz, é verdade! E estes MONTES DE MERDA falam como se não fossem NOSSOS DESCENDENTES!!! São ou não IDIOTAS? as únicas pessoas a quem deveríamos pedir desculpa, é aosbpovos NATIVOS, que ainda existem, e que são tão MALTRATADOS pelos seus conterrâneos, IDIOTAS que parece não ser nossos descendentes, MAS SÃO! Montes de "BABACAS" SEM RUMO, perdidos na sua própria FALTA de CUKTURA e EDUCAÇÃO! POVO "baita FRUSTRADO! É por isso que existem canais DE MERDA como este!
Portugal saiu do Brasil em 1822 e o Brasil continuou com a escravidão e exploração. Para que Portugal pedir desculpas de algo que os brasileiros faziam antes com eles e continuaram fazendo depois.
Seu comentário é mais nojento que você! Não assistiu a matéria toda? ..."Após a saída de Portugal do Brasil, a maioria dos donos de escravos eram portugueses...". Portugueses vieram pra cá apenas para explorar, roubar e matar os indígenas! Quem trouxe a escravidão pra cá foram os portugueses!
Eu pergunto-me quando é que o Brasil vai fazer-se responsável dos seus problemas actuais. Portugal também tem os seu próprios problemas e também tem de fazer-se responsável por eles, era o que faltava ainda por cima ser chulado por um pais com um PIB 7x maior e mais recursos naturais, haja paciência. O Brasil só não é uma Super potencia sobretudo porque não aproveita as suas oportunidades, está a ser governado por políticos incompetentes e corruptos mais os interesses das oligarquias.
Pedir desculpas exige grandeza de alma, coisa que existe em pessoas da Alemanha e outros países. Falamos essas coisas somente porque é engraçado ver os portugueses bravos. Não esperamos desculpas dos portugueses pois sabemos como a maioria de vocês são. Mas enquanto não houver justiça não haverá paz. . E só para não esquecer: devolve nosso ouro. 🤣🤣🤣🤣
@@jussarasilva7724 Pois, mas nós não temos o PIB da Alemanha para andar a pedir desculpas (pagar) pelos prejuízos de à 500, ainda por cima se tivermos em conta que muitos dos Brasileros actuais são os descendentes desses mesmos Portuguêses. Quanto ao Ouro vai pedi-lo à Inglaterra.
Exacto! as novas gerações nem têm nada à ver com essa questão do ouro, já é passado, na minha visão, Portugal é uma nação muito subestimada, pois criaram as caravelas e outros navios modernos demais para a época, venceram uma guerra praticamente impossível de 6 mil contra 30 mil espanhóis dentre outros grandes atos que fizeram, isso do ouro era pra nunca ter passado de uma mera piada, já que mesmo que vocês dem o "nosso" ouro, provavelmente dariam ao governo que não usaria em nada, mas é como um tuga uma vez disse: devolvemos-te o ouro e vocês devolvem o Brasil aos índios.
Sabemos que vocês não tem dinheiro e perderam o ouro do Brasil para a Inglaterra. Mas dizer: "Desculpa, reconheço que errei", é gratuito. Na guerra contra o Paraguai, o Brasil matou milhões de pessoas de forma cruel e eu defendo ferrenhamente que o governo Brasil peça ao menos "Desculpa' ao nosso país vizinho, não é necessário pagar nada. Antes de brasileiros ou paraguaios somos seres humanos e é nesse sentido que um pedido de "desculpa" demonstra uma grandeza de alma que a maioria dos portugueses sequer admite discutir. Mas não esperamos mais isso de vocês, fiquem tranquilos.
Tema muito importante, contudo mais a vez não tem contextualização histórica. Por exemplo, à época da colonização do Brasil, aquilo que era feito no velho mundo era tão mau ao feito no Brasil, exemplo dos piratas berberes ou da escritura/servidão dos eslavos. A colonização nas américas, pode ser equiparada sim, ao imperialismo que já ocorria no velho mundo. Contudo, a maioria da população indígena morreu devido essencialmente a doenças, portanto o sistema de servidão europeu não podia ser implementado. A solução foi comprar escravos em África, às redes ai existentes, pois a maioria dos europeus já tinha senhor e não podiam ser comercializados facilmente. Agora é totalmente diferente a colonização de África e na Ásia, durante o século XIX e XX, aí os europeus (também os estadunidenses) têm muito do que se envergonhar. Agiram de forma totalmente diferente aquela que faziam no continente europeu, pior surgiu uma opinião generalizada de superioridade racial extremista, o resultado foi que se chacinaram durante a primeira metade do século XXI. Resumindo, pedir desculpa, indenizar ou mesmo tecer análises, sem abordar o contexto histórico é claramente redutor. A título de exemplo, devem os portugueses exigir um pedido de desculpas aos franceses (invasões francesas), aos árabes (conquista moura), alemães (invasões bárbaras), italianos (império romano), ou até mesmo aos celtas (domínio dos povos proto europeus).
Mas que texto muito bem elaborado ,percebe mesmo de história já agora os que criticam os portugueses no Brasil não sabem das invasões consecutivas de vários povos que roubavam ,e os 60 anos em que estivemos a mercê dos espanhóis ainda agora há olhares tortos entre vizinhos as invasões francesas porra o que roubaram etc etc.por isso nunca é bom sermos dominados por outros povos ,olhem o que está acontecer com os cabrões dos russos a invadir a Ucrânia que não têm direito a ser independente ?.....
Olá, sou português e respeitosamente gostaria de lhe dar a minha opinião . o primeiro ponto que você mencionou (desculpas) concordamos totalmente que Portugal deveria ter se desculpado há muito tempo e feito um trabalho sério sobre a verdade historica . Mas o problema é que verdade as pessoas estão prontas para ouvir? a verdade portuguesa? a verdade brasileira? Ou a pura verdade ? segundo ponto, depois de ouvindo essa pessoa no video , gostaria de saber se alguém realmente pensou na questão do ouro e a compensação de Portugal com suas ex-colônias . como aplicar e quais seriam as consequencias de uma aplicaçao como esta ? por um minuto ou dois vou esquecer que sou português e vou focar apenas nos valores de amor, justiça e igualdade, valores que são muito importantes para todos nós. agora imagina, Portugal devolve toda a riqueza que veio de Brasil . e a quem é que temos de devolver ? ( os indígenas) nos pensamos e nao os brasileiros . certo o nao ? novamente seguindo este ponto de vista de justiça Os nativos também podem pedir a todos aqueles que não são nativos do continente americano que deixem esse continente e esse país o brasil , me pergunto até onde vai a voça justiça igualdade e humanismo ? estao dispostos a sair ? e também para onde ? é muito bom ouvir dizer queremos que a justiça seja feita . o seija é muito simple criar uma ideologia de ódio disfarçada de justiça, igualdade e humanismo seletivo . alguns sempre serão bons e alguns sempre serão mauzinhos , pra finalizar alguém pode me explicar porque raramente vemos os nativos fazendo essa revenda pra nos .Eu vejo muitos brasileiros brancos com cara de europeu como aquele cara no vídeo que diz dê nosso ouro 🤣😂🤣😂peço desculpa mas isso nos faz sorrir . Descendente europeu pedindo ouro 🤣😂🤣alguém notou a contradição . Pessoalmente, os portugueses não têm preconceito contra pessoas que se consideram irmãos. irmãos não é apenas uma palavra é um sentimento Mas para ser honesto, às vezes não conseguimos entender vocês e vocês não consegue nos entender. é isso a Familia .
@@diogohungaro5765 petição contra o genocídio dos indígenas - em Survival International e contra o Marco Temporal- em Green Peace Brasil. Estas petições encontram-se hoje em dia "'on line'.
Não acho que precise de uma reparação que envolva dinheiro/ouro, mas um pedido formal de desculpas aos erros que cometeu no passado seria um bom começo. Inclusive, poderia até melhorar a amizade desses dois países.
Incrível, se nao fosse Portugal a colonizar o Brasil seria a Espanha, Holanda etc, em suma o Brasil sería um país fragmentado em vários pequenos países, hoje seria o país, "Minas Gerais" a pedir a reparação. A grandeza a união, a riqueza e a diversidade única do Brasil vale mais que todo ouro do mundo.
"Devolve o nosso ouro" 20 % de impostos ia para a coroa portuguesa. o restante era usado na na modernização da nação. Ou achavam que criar um pais de raiz era grátis? Já agora , quanto é que os brasileiros são "roubados "de impostos na actualidade? 20%?
Milhões de pessoas são descendentes de escravos, não tiveram o mesmo acesso de educação e terras quanto os descendentes dos brancos. Um país não pode ser desenvolvido sem uma população igualmente evoluída. Isso é reflexo da escravidão, ou seja m, culpa de Portugal.
Vocês no Brasil, são ensinados a odiar Portugal (lusofobia) e a culpar os portugueses 200anos após a independência. Qualquer pessoa com dois neurónios acha isso patético... É uma forma dos vossos governantes mascararem a sua incompetência e corrupção.
O Brasil pode começar a reparar os erros dos Brasileiros e devolver a Amazonia aos Indios. Vamos ver se o Brasil têm corarem de reparar o que os Portugueses começaram...
O POVO Brasileiro é a favor da preservação da Amazônia e do direito dos povos indígenas, além disso A República Federativa do Brasil é a Nação que mais preserva no Mundo, incluindo reservas indígenas. O próprio Alto Xingú sempre foi um exemplo para o Mundo e um tapa na cara de vocês da Europa; mas como você DESCONHECE os verdadeiros motivos dos problemas da Amazônia e nem faz ideia da extensão da maior Floresta Tropical do Mundo, fala merda e se acha "muito inteligente".
Brasil o filho adolescente malcriado e rancoroso por não ser alto, louro e de olhos azuis, continua não querendo crescer, em vez disso continua preferindo alimentar o complexo vira lata enquanto vê o mundo a passar por ele. Já saiu á duzentos anos da casa do pai e nunca mais para de lhe bater á porta sempre em queixume. Cresce e deixa em paz o velho pai que continua gostando de ti (ao contrário daquilo que te ensinam nas madraças onde estudas), mas que já não tem paciência para te continuar a aturar. Já tarda em te tornares adulto e social democrata para o bom senso em ti finalmente prevalecer. PS: Uma pergunta, tendo o Brasil continuado a traficar escravos por quase mais meio século depois da independência, tendo os seus esclavagistas de um Brasil já independente e bem conhecidos os seus nomes pelos historiadores, tendo eles feito cerca de duzentas viagens entre áfrica e Brasil e se tendo recusado a parar perante a lei internacional, só o tendo feito quando navios ingleses e portugueses foram para a costa africa intercetando-os e obrigando-os a voltar para trás para libertar a infeliz carga, perante esse facto o Brasil também vai pedir desculpas e indemnizar uma boa parte desses países africanos???
@@portuguessuavesemfiltro6697distorcer a realidade para onde te convém só pra nao se responsabilizar ideologicamente ou financeiramente pelo que te cabe. eis o cidadao portugues medio. e ainda se sentem no direito de tratar a gente mal quando vamos viver aí. podre rs
@@frajola_br Tem que fazer vídeo sobre a escravidão sim e também por boas coisas referente aos negros, estamos num mundo super racista, então o preconceito deve ser extinto.
Se for assim a Italia atual deve reparação a quase todos países do mediterraneo ( Espanha, Portugal, grecia, França, Tunisia, Libano, croacia , Etc....pois o imperio Romano conquistou essas regioes.
@@nintkrav os Portugueses trouxeram o alfabeto, e consequente a escrita, tecnicas de engenharia naval, civil, trouxeram a metalurgia, tecnicas agricolas, etc, etc...
@@nintkrav Já se fazia comércio de produtos entre os autóctones do atual território português com os fenícios, gregos e cartagineses antes da chegada dos invasores romanos. Podemos dizer que houve um legado romano, que chegou até aos nossos dias e esse deveu-se ao processo de romanização desses povos autóctones (que ofereceram resistência no início da invasão dos romanos).
Mas a Itália não é a continuação histórica do império Romano. Portugal é Portugal, o mesmo país que cometeu muitas atrocidades por esse mundo fora. Acções que reconhece, as boas e as más. O funcionamento de reparações históricas é bastante duvidoso mas se Portugal entendesse que as devesse pagar não seria com certeza ao Brasil.
Uma pergunta que não quer calar. Se Portugal devolver todo esse ouro devido ao Brasil, esse ouro ficará com os caras pálidas do governo ou será entregue aos povos indígenas? Os caras pálidas do Brasil devem muito aos índios, que continuam a maltratar e a usurpar terras para exploração de recursos. As dividas só aumentam.
Não é o governo que está incentivando invasões e a explorações de riquezas dentro das reservas indígenas. A exploração de riquezas do Brasil foi financiada pela Coroa Portuguesa que entre outras coisas escravizou os próprios índios.
EU CONCORDO PLENAMENTE QUE PORTUGAL DEVERIA REPARAR OS DANOS QUE CAUSOU NOS POVOS INDÍGENAS DONOS DOS TERRITÓRIOS DE PINDORAMA > E A FORMA MAIS JUSTA DE O FAZER ERA IR NO BRASIL AJUDAR OS ÍNDIOS A COMBATER E EXPULSAR TODOS ESSES COLONIZADORES QUE OCUPAM SEUS TERRITÓRIOS E QUE ESTÃO EXPLORANDO E ROUBANDO SUAS RIQUEZAS. É A ÚNICA FORMA DE FAZER REPARAÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL.
@@theoapollo7920 Falou pouco e falou besteira. As reparações estão sendo feitas com as criações da reservas indígenas que atualmente tem 991.498 km2 de extensão, bem maior do que o território da França ( 543.965 km2) e da Inglaterra (130.423 km2) juntos.
Oh@@helio3906, haja seriedade, você acha mesmo que é um disparate dizer que pobreza e preconceito marcam a condição de vida dos Índios no Brasil. O Hélio acredita mesmo que a reparação dos danos causados na população indígena pode ser feita com criação de reservas para Índios > onde estes pobres coitados são encurralados em áreas ditas protegidas mas sempre controladas pelo estado que lhes permite viver uma liberdade aprisionada > tipo conservação de espécies protegidas na natureza em vias de extinção. Oh Hélio, você tem mesmo a certeza de que quer falar da realidade dos povos indígenas no Brasil?
PORTUGAL não tem que pedir perdão nenhum ao Brasil!!! Nesse caso teria de ser Portugal em conjunto com o Brasil...milhares de vocês não são de origem Amerindia. E hoje os Brasileiros de origem Africana têm tanto direito de estar no Brasil e serem Brasileiros quanto os outros que foram para o Brasil no pós independência. E nesse caso Portugal vai pedir perdão a quem, ao Brasil inteiro, mas por alma de quê !?!? E quantos milhões de Brasileiros não teriam que pedir perdão tb...mas agora Portugal é que teria a obrigação de pedir perdão a todos??? Não!! A alguns milhares de origem Africana, diria que sim. Já aos Indígenas, passados 200 anos de independência o Brasil continua a expropria-los, massacra-los e empurra-os cada vez mais para fora da sociedade Brasileira, e agora Portugal tb tem de ter culpa nisso??? Nao!! Além disso no Brasil já saiu um estudo que o Brasil 200 anos independente já massacrou mais indígenas que Portugal em 324 anos de império colonial. O que vejo é muita hipocrisia de muitos Brasileiros, pois práticamente só se vê Brasileiros brancos de classe média ou média alta a falarem do assunto (HIPOCRISIAS)...mas são independentes à 200 anos e não tiveram nenhuma guerra civil pela independência, santa paciência, sejam mais verdadeiros e adultos, não queiram culpar Portugal de todos os males da sociedade Brasileira e tb não se pode comparar a população do Brasil império colonial, com a deste Brasil de 200 anos de independência!?!?!?!? E na prática seria o mesmo que eu pedir aos meus pais ou avós que me pedissem perdão pela minha existência lololol. ..tenham juízo!! Xau.
A MAIORIA DOS BRASILEIROS NEM LIGAM PARA ESSE BLÁBLÁBLÁ!! NO BRASIL NINGUÉM FALA DE PORTUGAL!!! PROVA QUE NENHUMA MÚSICA PORTUGUESA FEZ SUCESSO NO BRASIL!!! OS BRASILEIROS NEM SABEM O NOME DO PRESIDENTE DE PORTUGAL!!! AS MÚSICAS DE PORTUGAL NUNCAAA PASSAM NAS RÁDIOS BRASILEIRAS!! ISSO É ASSUNTO DE UMA PEQUENA MINORIA!!
@@ForbiddenDreams007 É UMA PEQUENA MINORIA SIMM!!! OS BRASILEIROS NEM CONSIDERAM OS PORTUGUESES EUROPEUS LEGÍTIMOS!!! PQ FALAM QUE OS EUROPEUS SÃO LOIROS E ALTOS COMO OS ALEMÃES E ITALIANOS DO NORTE DA ITÁLIA!!! E VOCÊ MANUEL JÁ VIU MUITOS VÍDEOS BRASILEIROS HOJE???? OS PORTUGUESES TEM CONTEÚDOS MUITO PEQUENOSS!!! VOCÊS CONSOMEM OS CONTEÚDOS DOS BRASILEIROS!!! OS BRASILEIROS QUEM TEM GRANDES CONTEÚDOS!! 🇧🇷🇮🇹👍🏻
@@ForbiddenDreams007 AS MÍDIAS DO BRASIL NÃO FALAM NADAA DE PORTUGAL!!! NUNCAAA FALARAM!!! ULTIMAMENTE AS MÍDIAS DO BRASIL ESTÃO FALANDO UM POUCO DE PORTUGAL,, PQ A COMUNIDADE BRASILEIRA EM PORTUGAL CRESCEU!!! E FALAM SOMENTE PELOS BRASILEIROS!!! PQ CHEGARAM NOTÍCIAS NO BRASIL,QUE EM PORTUGAL OS BRASILEIROS SÃO VÍTIMAS DE BULLYING!!! AS MÍDIASS DO BRASIL ESTÃO FALANDO PELOS BRASILEIROS!!!! AS MÍDIAS DO BRASIL NUNCAAAAA FALARAM DE PORTUGAL!!! AS MÍDIAS DO BRASIL NÃO FALAM DE PORTUGAL!!! NUNCAAA FALARAM!!
@@ForbiddenDreams007 Esta tipa anda por aí em tudo quanto se fala sobre Portugal! Obvio ressentimento. Deve ter estado por cá a viver e alguem lhe partiu o coração.
Faz imenso sentido descendentes dos portugueses que ficaram em Portugal a plantar trigo pedirem desculpa aos descendentes dos portugueses que foram para o Brasil colonizá-lo.
Verdade, tbm não faria tanto sentido os brasileiros pedirem desculpa as comunidades indígenas da Amazônia, já que os que mais sofreram foram os indígenas do litoral e do interior
Quer dizer, pois então, que os tataranetos têm direito à indenização devida por seus tataravós? Meu sangue tem origem portuguesa, italiana, espanhola e indígena. Como ficaria o quinhão reparatório devido a mim?
@@wesleysantana2238 Que ? Então Se o Pedido De Desculpas é De Um País Para o Outro .. As Reparações Históricas é Para Quem ? Não Faz Nenhum Sentido Sua Escrita
Como diabo os portugueses pediriam desculpa se nos brasileiros são a continuação dos portugueses. Faria mais sentido os br pedi desculpa aos negros ou indios
@@marileyrodrigues5469 Mas são mais portugueses do que negros ou indios como qualquer estudo genetico demonstrou. Antes destes estudos isso era apenas uma dedução que se fazia por qualquer pessoa não historicamente cega, agora é comprovado para alem da duvida. E isso faz TODA a diferença na avaliação que se faz sobre quem afinal deveria pedir desculpa a quem...isto nesta visão infantil e redutora de reparações históricas atreladas a revisionismo vitimista com a qual obviamente não concordo. Talvez o melhor seja um brasileiro pegar nos seus braços e tronco e eles sussurrarem perdão aos seu joelhos. É capaz de ainda assim fazer mais sentido do que o que pedem...
nada haver se brasileiro é filho de portugues com negro kk tas falando merda mrm vai ver se os negros do brasil é puro eu sou de recife sou negro no meu sangue tem sangue portugues e de holandes tbm
Os Ingleses já pediram desculpa aos norte americanos ? Quantos índios americanos foram mortos ? e nos filmes de cowboys os índios são sempre os maus da fita !!! Em vez de desculpas mando é um das Caldas e bem grande .
A base da sociedade dos EUA foi feita com as Imigraçôes. No Brasil os imigrantes só começaram a chegar no país depois da Independência em 1822. Até este período a população do Br era de 4,5 milhões de pessoas, sendo q entre 250 à 300 mil eram cidadão pts e o restante eram africanos e indígenas. Os africanos representavam 80% da população do Brasil e na época o Br era praticamente uma colônia africana. Claro que isso não justifica o não pedido de desculpas, mas se isso ocorrece, os britânicos estariam pedido desculpas para seus próprios antepassados...visto que para os EUA foram levados 800 mil africanos enquanto que o Brasil recebeu 5,8 milhões durante o período de 350 anos.
da minha parte ofereço um das caldas para os brasileiros descendentes dos portugueses que, diga-se de passagem, são a grande maioria. è que cada vez há menos indígenas, estes sim os verdadeiros brasileiros.
Claro, foram eles (nativos) que foram exterminados com doenças, guerras e marginalização que os portugueses fizeram, é a esse Brasil que vocês devem pedido de perdão. Até o Brasil pediu perdão aos países africanos que foram afetados pelo Brasil em 66 anos de escravagismo brasileiro (1822-1888). O Brasil buscou implementar mecanismos de superação de miséria ( EMBRAPA, FUNASA) já constitui portos e aeroportos em Angola e estaleiros em Moçambique, e estabeleceu política de visto para intercâmbio de estudantes africanos em Universidades Federais (Universidades de referência e totalmente gratuitas) e isso nunca vai pagar o que 66 anos de violação fizeram. O Brasil tem projeto em Portugal através da EMBRAER de desenvolver a aviação de Portugal, porque nem um avião Portugal consegue desenvolver sozinho... e vocês? O que desenvolvem de relevância por aqui? A única coisa que eu vejo de Portugal aqui no Brasil é Português construindo pousada nas praias do Nordeste com isenção fiscal tratando os seus funcionários igual rato... a mesma forma de tratamento de 300 anos atrás. Mas Portugal invade meio mundo, viola todo o princípio de humanidade e ética, Até 50 anos atrás estava ocupando países na África e agora se dói por um pedido de desculpas? Vocês querem saber o motivo de uma piada de apenas 3 palvras (devolve nosso ouro) dói e inflama tanto vocês? Porque é verdade. Só a verdade tem esse poder de desconforto.
@@SL-ve9lz tanta idiotice! Empranharam te pelos ouvidos e só dizes merda. Queres guito? vai trabalhar! Então, os escravos vieram todos de Angola? E os restantes povos africanos nao merecem o mesmo respeito e pedido de desculpas? E o dinheiro roubado dos bolsos dos contribuintes brasileiros só serviu para obras em Angola e Mocambique (paises socialistas amigos do PT)? E os outros povos africanos? Cadê a ajuda do povo amigo brasileiro?
...se temos que fazer alguma reparação será aos índios do Brasil, que eram os que já lá estavam! ...aos descendentes dos escravos que levámos para o Brasil, tiveram a sua oportunidade para regressarem a Africa quando acabou a escravatura, quando muito podemos pagar a viagem de avião para Africa para aqueles que quiserem regressar. ...aos restantes não temos nada a pedir perdão ou reparar, são descendentes de colonos que quiseram ficar lá e são tão culpados como nós de qualquer prevaricação que possa ter sido feita. Acertaremos as nossas contas com todo o gosto com os índios do Brasil assim que os Italianos nos indemnizem por os romanos terem invadido e roubado a Lusitânia durante 500 anos e quando os muçulmanos nos indemnizarem por também terem invadido e roubado a Lusitânia por 700 anos.
Continuem varrendo a pobreza da europa e espalhando miséria aos quatro cantos do mundo. Depois mandem o Vaticano pra fazer CARIDADE com tudo que foi retirado daqui em nome da RIQUEZA EUROPÉIA DE ROMA. Tacaram fogo na babilônia pra passar o dobro da vergonha. Romanos (europeus) deveriam ser considerados os verdadeiros alienígenas dos filmes hollywoodianos pois são os ÚNICOS que na VIDA REAL roubaram, mataram e estupraram em nome da "moral e dos bons costumes" romanos.
Não. Há varios argumentos que podem ser usados, mas o principal é este: os portugueses não foram um povo que foi para uma nação já existente chamada Brasil, explorando, escravizando e matando os seus habitantes, regressando em massa após 1822, não deixando vestigios para além de traumas. Portugal fez tudo isso, mas não o fez AO BRASIL. Portugal é a própria razão da existência do Brasil. Não há Brasil sem Portugal. O país e o povo são resultado primordialmente da ação portuguesa. Os brasileiros atuais, como os trabalhos de Sergio Pena primeiro e posteriormente de outros geniticistas mostram, são maioritariamente descendentes de portugueses. Bem acima de qualquer outra influência genética (embora a percepção seja trabalhada para pensarem outra coisa) Obviamente não faz sentido uma reclamação de ações dos próprios antepassados como se não existisse qualquer relação dos brasileiros atuais(um povo imaculado que aparece magicamente em 1822?) com esses portugueses que viviam no Brasil. É por isso ridiculo o recorrente "nosso" ouro, "nossos" indios...que nossos? Depois podemos falar em anacronismo, na avaliação das ações que devem ser enquadradas no contexto historico em que ocorreram e nas comparações que para serem justas, devem ser sempre e apenas feitas com contemporâneos: os portugueses daquele tempo eram mais crueis que os indigenas ou africanos daqueles seculos? Os africanos que vendiam outros africanos alimentando a maquina da escravatura transatlantica, os da expansão genocida Bantu ou os habitantes da America pré-colombiana, versados em sacrificio humano e antropofagia? Eram os portugueses um povo intrinsecamente malvado e os outros vítimas dele? São simplificações pueris promovidas pelos movimentos que se sabe, liderados por mentes infantis e irracionais, avidas por sinalização de virtude. Naquele Mundo todos procuravam dominar de forma violenta. Os que foram dominados, foram-no apenas pela incapacidade de dominar e não por qualquer superioridade moral ou benevolência. Os mesmos que em algum momento foram vítimas, foram algozes noutro com outros mais fracos, por vezes de forma mais violenta, ajustando à escala das suas capacidades. Por fim a noção de pertença. O Brasil da epoca do ouro era território português. Só a falta de continuidade territorial altera esta noção. Se amanhã se descobrisse petróleo na Fernando de Noronha e daqui a uns séculos os seus habitantes declarassem independência, faria algum sentido virem clamar por reparações porque há uns seculos o Brasil "roubou" o "nosso" petróleo? Em Portugal ninguém pensa em queixar-se de Romanos, Visigodos, Mouros. São acontecimentos anteriores à independência de Portugal que resulta geneticamente e culturalmente de todos estes tambem (para alem dos povos que aqui habitavam antes). Não é logico. Nem mesmo dos Franceses há queixas e intenções de pedidos de reparação, sendo que estes sim, representam o que a percepção brasileira tem dos portugueses: vieram, exploraram, mataram e pilharam uma nação consolidada há muito e regressaram todos para de onde vieram. O Brasil tem de fugir deste ressentimento histórico, libertar-se do complexo de inferioridade que surge por esse motivo (e não há razao para esse complexo!) e cumprir todo o potencial que tem como uma das nações mais importantes do Mundo. E qual o fator determinante que gera este potencial? A dimensão continental. Graças à ação de quem? Do pequenino progenitor que desprezam e de grande parte dos vossos proprios antepassados injustamente demonizados.
Foi mágico para os portugueses mesmo pq em 1822 QUITAMOS A DÍVIDA QUE VOCÊS FIZERAM COM A COROA INGLESA PRA EXPLORAREM O NOVO MUNDO OU MESMO A ÁFRICA. Mataram, trucidaram, estupr4r4m entre outros e ainda colocaram a dívida em nosso colo. O Vaticano (representação máxima de Roma) agradece sua opinião de m3rd4 metida a "sensata".
Comecemos então pelos "Brasileiros", peçam perdão aos povos originais do que hoje chamamos Brasil, por continuarem a explorar os seus territórios e a subjugar a suas culturas. Os portugueses de que falam são vocês!!!!
É fácil culpar apenas o passado, difícil é trabalhar para construir um futuro melhor. O maior problema é o Brasil ser a eterna vítima, e nunca assumir os seus próprios erros ou melhor crimes.
Não adianta. O Brasil é um destes países onde a corrupção está arraigada em todos os setores da sociedade, fora que temos um povo desmemoriado que está prestes a escolher entre um ex presidiário ou futuro presidiário como Presidente da República. Essa historia de devolver o ouro entre outras é ridícula. Basta reconhecer que já tá bom.
@@___vz___ Acho que não é assim que dois povos irmãos que falam a mesma língua se devem tratar! Não vais obter de mim uma resposta de ódio porque simplesmente não te conheço de lado nenhum e felizmente não representas o povo brasileiro do qual tenho alguns bons amigos! Vai em Paz
A demarcação que portugal fez no Brasil naquele tempo sem esse TRABALHO NUNCA o BRASIL seria tão grande assim.aqui e outra historia vai ver no documentário BRASIL 500 anos
@Felipe Silva Portugal aboliu a escravatura em 1761, o Brasil tornou-se independente em 1822. A escravatura no Brasil terminou oficialmente em 1888... O último país do continente americano e do Ocidente a abolir a escravatura. A dívida histórica é da elite branca brasileira para com as minorias excluídas. Não ponham Portugal nesse barulho....
@@franciscogil9275 Já nos organizamos em parte, mas a colonização exploratória deixou uma cicatriz de desigualdade que infelizmente perdura até hoje. Aposto que se acha superior por ter nascidos em Portugal, como disse o próprio vídeo ainda há muito racismo por aí...
Vídeo muito enviesado, os índios ajudaram os portugueses a expandir o território e a matar outros índios, a história não é baseada em bem e mal, acaba criando preconceitos desnecessários sem motivo, o vídeo é claramente marxista, dw como sempre fazendo um deserviço a comunidade luso-brasileira.
TIRANDO o termo "marxista", o seu comentário faz sentido. Enfim, o vídeo NÃO é marxista. O marxismo faz questão de contextualizar os acontecimentos históricos, e tenta fugir desse tipo de crítica moral da história. O vídeo é claramente liberal, talvez social-liberal.
EU CONCORDO PLENAMENTE QUE PORTUGAL DEVERIA REPARAR OS DANOS QUE CAUSOU NOS POVOS INDÍGENAS DONOS DOS TERRITÓRIOS DE PINDORAMA > E A FORMA MAIS JUSTA DE O FAZER ERA IR NO BRASIL AJUDAR OS ÍNDIOS A COMBATER E EXPULSAR TODOS ESSES COLONIZADORES QUE OCUPAM SEUS TERRITÓRIOS E QUE ESTÃO EXPLORANDO E ROUBANDO SUAS RIQUEZAS. É A ÚNICA FORMA DE FAZER REPARAÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL.
A maioria dos bandeirantes era cabocla. Por este caminho os pardos tem que pedir desculpas aos indios. Os indios têm de pedir desculpas aos jesuitas.... pelo canibalismo (comeram alguns) Os Angolanos tem de pedir desculpa aos negros Brasileiros, por os terem vendido E por aí vai... Assim a culpa assenta a todos
Temos duas questões totalmente diferentes em relação a outros países. Como o contexto temporal sendo que Portugal começou a colonização muito antes de muitos países que já pediram desculpas. E a representação que estava no poder. Neste caso quem deveria de pedir desculpa teria que ser a coroa portuguesa. Neste caso a casa do duque de Bragança. Outra coisa é que o Brasil ganhou independência através de um descendente da coroa portuguesa. Mas continuou a cometer barbaridades como uma nova nação soberana. Na qual Portugal já não tinha influência direta. É lógico que ainda havia portugueses a continuar a cometer crimes. Mas isso também se deve ao contexto. É um pouco como a atualidade existe muito brasileiro com nacionalidade portuguesa ou vice versa. Resumindo não quero justificar a crueldade que foi cometida. Mas vai tudo depender do contexto.
E o contexto er: vamos extrair tudo que for possível, depenar, escravizar e dizimar. E no século XXI , vamos expor uma pedra precisosa roubada como um troféu.
A propósito, já exigiram que o Luladrão devolvesse todos os bens que roubou e pagasse uma indemnização pelos prejuízos que causou (e continua) aos brasileiros?
EU CONCORDO PLENAMENTE QUE PORTUGAL DEVERIA REPARAR OS DANOS QUE CAUSOU NOS POVOS INDÍGENAS DONOS DOS TERRITÓRIOS DE PINDORAMA > E A FORMA MAIS JUSTA DE O FAZER ERA IR NO BRASIL AJUDAR OS ÍNDIOS A COMBATER E EXPULSAR TODOS ESSES COLONIZADORES QUE OCUPAM SEUS TERRITÓRIOS E QUE ESTÃO EXPLORANDO E ROUBANDO SUAS RIQUEZAS. É A ÚNICA FORMA DE FAZER REPARAÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL.
A sei lá sou meio contrário a essas idéias, ao mesmo tempo que sou descendente de índios e negros, também sou descendente de gente portuguesa que também veio para o Brasil buscar uma vida melhor, ou seja Brasil também era Portugal. E a questão da terra é algo complicado, 18.000 anos atrás os povos indígenas invadiram o Brasil, e 500 anos atrás portugueses, meio complicado de se entender. Portugal deveria reconhecer em partes o "devolve nosso ouro" e promover a entrada de mais brasileiros em seu país, afinal a 500 anos ou menos tínhamos antepassados que viveram na mesma pátria e buscavam enriquecer Portugal, com os mesmo objetivos.
Uns 2% dos Portugueses que vieram estavam diretamente relacionados ao tráfico marítimo ou eram Aristocracia. Sempre todos levam a culpa pelo q meia dúzia fez.
Ainda bem que és contrario a esta versão da história. Pois ela mostra o lado obscuro ,com vieis ideológico sem sentido e com manipulação de factos históricos. O mundo, a sociedade está cimentada em guerras conquistas e reconquistas. Portugal, não foi exceção.
Óbvio que Portugal não deve pedido de desculpa nenhum, nem reparação nenhuma! Primeiro, aí era Portugal! Quiseram independência, logo, quiseram o território tal como era! Segundo, escravidão, também nós fomos escravos de africanos por 5 séculos (2 a mais do que fizemos escravos africanos). Logo se haveria alguém que teria de pedir desculpas seriam primeiro os africanos, o que nem faz muito sentido porque era algo normal na época. Além que mesmo as comparações com a Alemanha nem faz sentido, porque foi uma ocupação ao que era um país e no século passado. Nada a ver com a mentalidade medieval do passado.
Escumalha façam o favor de pedir perdão por ter ficado com a nossa língua a nossa arquitetura, a nossa religião , os territórios imensos que que os portugueses conquistaram e aí deixaram, pela maior floresta tropical do mundo que Portugal aí deixou, e a seguir peçam perdão, aos indígenas brasileiros a quem todos os dias roubais as suas terras ,envenenais os seus rios , roubai- lhes o seu ouro , e as riquezas da suas terras, e depois abandonai- á fome, a seguir pencam- lhes perdão pelo genocídio continuo a que os tendes sujeitado, nestes últimos 200 anos, em que foram mortos muitos milhares torturados e abandonados á fome como os que habitavam o planalto onde se construiu Brasília p. exemplo. Ladrões e assassinos devolvam a Portugal aquilo que aí deixamos. E ponham esse país conforme o deixamos, sem favelas sem crime sem cidades abjetas em que vocês as transformaram.
A seguir peçam perdão aos negros por mante- lis a viver em favelas a serem os indígentes de rua , a empurrá-los para o mundo do crime ,a serem os discriminados e os despojados da sociedade brasileira. A seguir indemnizem- nos por termos levado o renascimento, com todo o seu conhecimento tecnológico, a um povo pré- histórico , e ainda indminizarmo- nos pelas imensas cidades que aí fundamos e por todo o património edificado que aí ficou.
ACORDA DO SEU SONHO MANUEL!! O BRASIL É UMA CONSTRUÇÃO DOS ANTEPASSADOS DOS BRASILEIROS E DOS BRASILEIROS!!!!! OS SEUS FICARAM AI!!! PROVA QUE OS BRASILEIROS HERDARAM TUDO!!! E PROVA QUE VOCÊ E NENHUM PORTUGUÊS TEM DIREITO A NADA DO BRASIL!!! PORTUGAL É UMA CONSTRUÇÃO DE VÁRIOS POVOS TAMBÉM!!! OS ROMAN0SS E OS MOUROSS DEIXARAM MUITAS CONSTRUÇÕES EM PORTUGAL!!!! MUITAS!!! BRAGA FOI FUNDADA PELOS ITALIANOS ROMAN0SSS!!! A FAMOSA ROMA PORTUGUESA!!!! O BAIRRO MAIS FAMOSO DE PORTUGAL O ALFAMA FOI CRIADO PELOS ÁRABESSS!! ATÉ O NOME ALFAMA É ÁRABEEE!!! VAI ESTUDAR MANUEL!!! É PARA RIR UM ESTRANGEIRO QUE NUNCAAA NEM PISOU NO BRASIL,, SE ACHANDO UM PORTUGUÊS DE 1500!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKK POR ISSO PORTUGAL TEM A MAIOR TAXXA DE ANALFABETISM0 DA EUROPA!! PORTUGAL FICOU PARA A HISTÓRIA COMO O PAÍS QUE MAIS TRAFFIC0U SERES HUMANOS NO MUNDO!! VOCÊS QUEM DEVIAM DEVOLVER PORTUGAL AOS ITALIANOS!!!!! OS ROMAN0SS DOMINARAM O TERRITÓRIO PORTUGUÊS POR SÉCUL0SS!!! VAI ESTUDAR MANUEL!!! E O BRASIL NÃO TEM CULTURA DE PORTUGAL!!! TEM ITALIANA E ALEMÃ!!
@@inesvilela9454 O BRASIL É UMA CONSTRUÇÃO DOS ANTEPASSADOS DOS BRASILEIROS E DOS BRASILEIROS!!!! OS SEUS FICARAM AI!!! VC E NENHUM PORTUGUÊS TEM MÉRITO DE NADAAA DO BRASIL!!! E O BRASIL RECEBEU MUITOS ITALIANOS ALEMÃES JAPONESES LIBANESES ESLAVOSS E HOLANDESES!!! PORTUGAL É UMA CONSTRUÇÃO DOS ROMAN0SSS E ÁRABESS!!! ENTÃO DEVOLVAM PORTUGAL AOS ITALIANOS E ÁRABESSS!!!! VC LÁ FEZ NADAA MANUEL!!! TUDO NO BRASIL FOI CRIADO PELOS ANTEPASSADOS DOS BRASILEIROS E PELOS BRASILEIROS!!!! VC NUNCAA NEM PISOU NO BRASIL!!! AQUI VC SÓ ENTRA COMO TURISTAS OU IMIGRANTE!!!
Papo inútil esse de dívida histórica... Não precisamos de ouro português algum. Nosso problema é a corrupção e os palpiteiros intrometidos de outros países. E esse Laurentino, há quem o diga, só é lido aqui no país nos meios universitários de esquerda. Nenhuma sugestão para o futuro. Só chateação.
@@dragoon3694 O Brasil é uma criação de Portugal, e só se tornou em independente em 1822. Até 1822, o Brasil era uma colónia de Portugal. Ou seja, até 1822, o ouro era de Portugal, e não do Brasil!
Tão é a delirar são os Brasileiros e os Americanos EUA. Os verdadeiros e legítimos proprietários são os Indígenas Índios por isso tenham cuidado as vezes acontecem milagres!!
Gente, e essa ideia nefasta de trazer o coração de Pedro I? O que foi isso? E ainda enviamos um avião especialmente para isso. Imagina a quantidade de brasileiros que poderiam ter tido um bom prato de comida na mesa com o dinheiro que foi gasto nessa vergonha!
@Academia Motivacional trazer um coração conservado em formol é imprescindível pra quê mesmo? podiam muito bem fazer uma solenidade em comemoração aos 200 anos de independência sem isso. o gasto seria bem menor e esse dinheiro podia ser usado pro bem do povo.
Faltou mencionar no video que a reparacao devida à Namibia nao foi um gesto de boa vontade da Alemanha, e sim um luta judicial dos descendentes dos que sofreram genocidio. E que o país europeu, se eu nao me engano, nao queria pagar.
A Namibia foi invadida pelos alemães no sec XIX, que já existia há muito tempo como o país que era na altura e ainda é hoje. Portugal construiu o Brasil e transformou-o ainda naquilo que ele é hoje. a começar pelo nome.
Acabem com essa treta do ouro e deixem estar a História como ela própria se desenvolveu. A humanidade sempre teve momentos bons e outros maus, o que devemos fazer é pensar e refletir de modo a evitar futuros erros. Vamos ser razoáveis nestes assuntos.
Vamos por partes. A escravidão de índios durou apenas 70 anos. E sim, foi errado, e ninguém entende esse processo como correto, apesar da necessidade de se avaliar dentro de um contexto histórico. As próprias tribos indígenas se escravizavam entre si e, eventualmente, tal processo até perduraria mais tempo se não tivesse ocorrido a colonização. Em relação a escravidão africana, Portugal não deve desculpas ao Brasil. Deve desculpas ao povo africano, em especial Congo, Angola e Moçambique. Em 1771 Portugal já não recebia escravos. Em 1807 o Brasil virou capital do império e 1822 independente, isso não mudou em nada o processo de escravidão por aqui. Na verdade, em vez de se vitimizar e culpar terceiros, deveríamos ter a hombridade de reconhecer a nossa responsabilidade e também nos desculpar com os povos africanos e talvez reparar parte dos danos. Por fim, é importante esclarecer que os povos africanos que se escravizavam e vendiam os escravos que eram traficados. Portanto, favorecer os povos que vivem atualmente na Africa, seria prestar uma "reparação" aos algozes dos escravos, que subjugaram, capturaram e venderam outros povos, como o povo Banto, por exemplo. É uma parte triste da história, na qual Portugueses, Brasileiros e Africanos tiveram suas responsabilidades, e as verdadeiras vítimas sequer resistiram como povo para receberem tal reparação.
@@pedro.mmm9 Não Pedro, não são. Assim como os "brancos" brasileiros não são europeus, os negros não são africanos. Somos todos brasileiros. Quem tenta segregar uma parte da população é simplesmente estúpido, principalmente se isso se der por cor de pele. Vivemos no mesmo lugar, falamos a mesma língua, temos costumes e crenças em comum, vivemos sobre as mesmas leis. Isso nos define como Brasileiros. Faça sua parte, evolua para enxergar todos como iguais, esqueça seu racismo.
@@arturpires532 “nem se compara” MESMO! Vcs estão sendo U$Ados como papel higiênico dos yankees. Depois a República Federativa do Brasil é uma Nação de peso internacional e não podemos comparar com um paiséco como Portugal.
@@Dani-kv1xx exato, e os antepassados são portugueses.... e se você não conhece a língua dos indios e fala português continuam a ser um praga no brasil....
@@Dani-kv1xx tem razão, eu concordo, os português não criou nada nóis é que sabe > o Brasil é uma colónia da ARGENTINA. O melhor jogador brasileiro é LEONEL MESSI.
@@Dani-kv1xx EU CONCORDO PLENAMENTE QUE PORTUGAL DEVERIA REPARAR OS DANOS QUE CAUSOU NOS POVOS INDÍGENAS DONOS DOS TERRITÓRIOS DE PINDORAMA > E A FORMA MAIS JUSTA DE O FAZER ERA IR NO BRASIL AJUDAR OS ÍNDIOS A COMBATER E EXPULSAR TODOS ESSES COLONIZADORES QUE OCUPAM SEUS TERRITÓRIOS E QUE ESTÃO EXPLORANDO E ROUBANDO SUAS RIQUEZAS. É A ÚNICA FORMA DE FAZER REPARAÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL.
O primeiro-ministro português, António Costa, pediu no dia 02.09.2022, perante o Presidente da República de Moçambique, desculpa pelo massacre de Wiriyamu, que classificou como um “ato indesculpável que desonra” a história de Portugal. “Neste ano de 2022, quase decorridos 50 anos sobre esse terrível dia de 16 de dezembro de 1972, não posso deixar aqui de evocar e de me curvar perante a memória das vítimas do massacre de Wiriyamu, ato indesculpável que desonra a nossa história”, afirmou, em Maputo. 🇵🇹🇪🇺
PORTUGAL SÓ DEVERIA LIBERAR O VISTO PRA IR PRA LÁ , NÃO IMPORTA SE FOR PASSIAR TRABALHAR OU MORAR PRA MIM JÁ TÁ BOM 👍, NÃO PRECISA PEDIR DESCULPAS NENHUMA
@@lucas-v4f1j hoje a língua de negócios não é o espanhol, nem sequer o francês, é o inglês, só um jumento iletrado não sabe disso. Eu falo inglês com franceses e fazemos negócios.
@@lucas-v4f1j o que prova que o facto de não falarem a mesma língua, não é obstáculo nenhum ao comércio 🤷 As vezes falarem a mesma língua até é uma desvantagem, basta olhar para Portugal e Brasil.
Contexto histórico descontextualizado. Ao olhos de hoje muitas barbaridades foram comutidas no passado ao olhos daquele tempo era diferente. Portugal tentou desenvolver todos os seus territórios, no Brasil introduziu coisas que ainda hoje o Brasil é exportador como por exemplo o café e o açúcar. Foi um português que declarou a independência do Brasil e foi o filho dele D.Pedro II que foi responsável pela época dourada do Brasil que desenvolveu o Brasil como nunca antes. Mas isso não interessa porque devemos conhecer o passado para aprender com erros cometidos mas temos de olhar sempre para o dia do amanhã. O Brasil sofreu com muitas políticas internas foi muito explorado recentemente por interesses politicos e empresas estrangeiras. Portugal podia vender todo o ouro que tem que não fazia dele rico, ajuda só a contrair divida para cobrir as crises provocadas pelas más politicas.
500 anos de independencia se não corrigimos nossos erros não adianta culpar Portugal vale lembrar que depois da abolição da escravidão o próprio Brasil não deu educação, Terras e liberdade financeira de verdade o que seria a reparação então racismo e desigualdade é culpa nossa, e caso recebecemos uma indenização tenho certeza que o Brasil não usaria para ajudar quer realmente sofreu e sofre até hoje, pq os EUA mesmo com seu enormes defeitos e racismo que por vezes foram maiores que o nosso conseguiram produzir uma classe média e alta de pessoas negras e indígenas.
A maneira mais preguiçosa de de se desculparem os politicos Brasileiros dos falhanços próprios é culpar os Outros. É os Portugueses, É os Chineses, É os Americanos é o Macron, etc. Quando a maioria dos Brasileiros se auto posicionarem e decidirem assumir que os problemas dos Brasileiros é responsabilidade própria o Brasil avança
Vamos pelo que aconteceu mais recentemente. A Alemanha devia começar pelas desculpas aos outros países europeus pela Segunda Guerra Mundial. Na actualidade temos uma Rússia a cometer atrocidades a um país soberano, e Parece-me bem que o Brasil apoioa essas atrocidades em nome da economia. Mas se formos ainda mais longe, os Franceses devem pedir desculpa a Portugal por nos terem invadido e nos terem deixado sem governação que se pisgou para o Brasil levando a maior parte da nossa cultura. A cultura vale mais que todo o dinheiro do mundo. Portugal deve pedir desculpa sim, mas aos escravos e aos indigenas. Não ao povo brasileiro na sua totalidade porque no geral fizeram igual ou pior que os Portugueses. Os EUA é país também com 200 anos. Os Ingleses enviavam para lá a população que eles achavam nefasta para a sociedade, a saber, as mulheres da má vida e os homens ladrões e olhem só o país que eles fizeram em 200 anos! Culpar os outros dos seus próprios problemas, duzentos anos passados, é fácil. Olhem só, Portugal deixou-vos um país completamente construído. Vocês nunca o souberam gerir, problema vosso. Trabalhem mais e resmunguem menos.
PORTUGAL NÃO DEIXOU NADA. O BRASIL É UMA CONSTRUÇÃO DOS ANTEPASSADOS DOS BRASILEIROS E DOS BRASILEIROS!!!! E PORTUGAL É UMA CONSTRUÇÃO DE VÁRIOS POVOS TAMBÉM!!! E O BRASIL RECEBEU MUITOS ITALIANOS ALEMÃES JAPONESES LIBANESES ESLAVOSS E HOLANDESES!!!! GRAÇAS A DEUS!!! E CONCORDO,, TEMOS 200 ANOS DE INFLUÊNCIA 0 DE PORTUGAL!!!
@ SÓ FALEI A VERDADE SEU MOUR0!!!! SE NÃO GOSTOU VAI PARA OS CONTEÚDOS DO SEU POVO!!!! OS CONTEÚDOS DOS BRASILEIROS É PARA OS BRASILEIROS!!!! NÃO TEMOS CULPA SE VOCÊS PORTUGUESES TEM CONTEÚDOS PEQUENOSS!!! VAZAA GRINGO MANUEL!!
Infelizmente o sistema político e educacional do nosso País não tem interesse que conheçamos a história como de fato é ou foi, insistem em alimentar essa rivalidade, que não faz sentido, entre Brasil e Portugal. Hoje o povo brasileiro é escravo da ignorância e do domínio da política econômica e cultural dos Estados Unidos, mas ninguém se importa com isso.
Argumentação do mais sórdido e abusivo que já ouvi! 1) Mais de 200 anos de independência e vêm culpar Portugal de questões como o racismo brasileiro?! As questões de redistribuição de riqueza serão culpa de Portugal que há mais de 200 anos nada tem a ver com a administração do território, a cobrança de impostos e a implementação de leis???!!!? Mas anda tudo louco?? 2) Comparar o colonialismo brasileiro com a questão Bélgica/Zaire ou a Alemanha/Namíbia é ridícula e reveladora de pura ignorância/ idiotice (ou é de propósito para enfeitar a narrativa?). Os Belgas cometeram atos de genocídio no Zaire, obrigavam nativos a trabalhos forçados e quem se recusava era mutilado (corte de mãos, por exemplo) ou mesmo morto. 3) Apesar da teoria passada aí nas "escolas" brasileiras de que o Brasil era uma colónia de exploração (outra falácia), Portugal ocupou o território COM POPULAÇÃO, cujos descendentes são hoje em dia a esmagadora maioria da população. Mesmo que muitos destes habitantes sejam descendentes de escravos. A escravatura é obviamente condenável, mas foi uma prática comum na história da humanidade ao longo de milhares de anos. NÃO FOI PORTUGAL QUE INVENTOU A ESCRAVATURA! Esta existiu em todos os continentes do planeta, em todas as culturas e praticada por inúmeros povos. A escravatura era LEGAL e ACEITE nesses tempos, por todas estas sociedades humanas. Até vem bem descrita na Bíblia e nunca vi religiosos rejeitarem a Bíblia por esta aludir à utilização de escravos por parte de patriarcas como Abraão, por exemplo. Como se pode pedir desculpa ao Brasil por terem sido enviados africanos escravos para lá? Não deveria antes ser pedida desculpa aos africanos que sim, foram diretamente prejudicados? 4) Outra falsidade é os brasileiros considerarem que são todos descendentes de índios. É FALSO! A maioria nem sequer tem uma trisavó como antepassada índia. A maioria dos brasileiros descendem dos africanos e de europeus, e devido a recentes movimentos migratórios, alguns japoneses e sírios/libaneses... Portanto, a ESMAGADORA MAIORIA DOS BRASILEIROS é DESCENDENTE direto dos "OPRESSORES" dos índios. E CONTINUA A SER, por a "opressão" continua, 200 anos depois da independência. (Já agora, muitas das atrocidades contra os índios foram realizadas APÓS a independência do Brasil, mas deve ser mais cómodo culpar Portugal quando a consciência lhe pesa. 5) A porcaria do "ouro roubado" já cheira mal. O OURO é um metal, como outros, e de facto foi importante para a economia brasileira. Mas recordo que roubar é retirar algo a alguém o que não lhes pertence. Portugal era proprietário do território que é hoje o Brasil (pelas LEIS INTERNACIONAIS QUE DEFINEM A POSSE DOS TERRITÓRIOS) e dificilmente se pode culpar alguém de roubar aquilo que lhe pertence. Portugal EXTRAIU OURO DE MINAS, não assaltou bancos nem joalharias. E houve imenso contrabando, perpetrado pelos "brasileiros", mas nem vou entrar por aí. Esse ouro entrou nos circuitos mundiais de comércio e muito dos bens adquiridos foram enviados para o Brasil: ferramentas, pólvora, armas, gado, comida, navios, utensílios diversos, pagaram-se salários a marinheiros, soldados, construiram-se fortificações, estradas, edifícios, etc. Estas coisas não são grátis e mas ajudam muito quando se quer construir um país. 6) estou farto de escrever, , e perante tanta estupidez, mesquinhez, ignorância e INGRATIDÃO que tenho lido e ouvido por parte dos brasileiros, começo a ficar cada vez mais convencido que Portugal está a cometer um enorme erro histórico ao manter ainda relações com o Brasil e com os brasileiros, por mim era fazer um corte radical , inclusive diplomático, correr com todos de volta para o Brasil, impedir na entrada e nem sequer permitir contactos por telefone e internet.
Portugal não era proprietário de nada aqui, era um invasor como qualquer outro daquela época. Portugal não recebeu de ninguém esse território. O lugar já contava com a presença de mais de 6 mi de nativos com religião, economia, cultura e política própria. Esse lugar não estava vazio. Boa parte dos pontos que você elencou não consideram o significado de colonização como invasão/ocupação ( o que é de fato ) O próprio termo "colônia" está anacrônico porque passa a ideia de que Portugal era "dono" e não um invasor. Durante 307 anos de ocupação, o Brasil não possuia sequer um hospital ou biblioteca, quando a corte fugitiva veio pro Brasil em 1808. Ao ver que não conseguiria viver muito tempo naquele lugar que haviam criado, os exilados reais trouxeram os primeiros hospitais, fundições e bibliotecas pra cá. E acho melhor baixar a bola, Portugal hoje não suporta ouvir a própria música, quanto mais querer se impor contra qualquer país... Se fizeram algum benefício, foi para si próprios.
@@SL-ve9lz Diz-me que tens QI de 2 digitos, sem me dizeres que tens QI de 2 digitos... Na perspetiva dos indios que aí estavam, Portugal pode sim ser considerado o "invasor". E daí? Eles haviam invadido territorios de outros antes tambem. Na perspetiva dos brasileiros atuais não faz sentido colocarem-se como "nós, as vitimas" e "eles os portugueses invasores". Há um continuum caro acefalo. Vocês são também os invasores.
@@SL-ve9lz 99% dos brasileiros são no fundo invasores, pois nada têm a ver com os primitivos habitantes do território brasileiro. Virem para aqui com a conversa de serem vítimas de uma invasão, é no mínimo, absurda (por uma questão de gentileza, não digo estúpida). Se percebesses alguma coisa de direito internacional, saberias que um dos critérios para se definir a POSSE de um território é exatamente o DIREITO DE CONQUISTA, em que um estado ocupa determinado território e torna-se dono dele. Era assim antigamente e é assim ainda nos dias correntes. Portanto, essa ideia parva de Portugal não ser dono de nada é pura ignorância, ou, quiçá, algum efeito psicológico resultante do complexo de vítima (aliás, aparentemente no Brasil existe muito desse complexo de vitimização, deve ser uma característica nacional). Portanto, houve uma invasão, a qual originou a conquista (ou seja, a posse do território, reconhecida internacionalmente) seguida da colonização, com povoamento do território por colonos portugueses (e até de outras nacionalidades) e escravos africanos. Poderíamos discutir a injustiça da escravatura, a qual ninguém no século XXI põe em causa, mas recuso-me a voltar a abordar o assunto pelos motivos que já referidos na minha 1ª intervenção. Portanto, o teu "argumento" de ocupação nem sequer merece ser comentado, por ridículo. Os "ocupantes" são simplesmente os TEUS ANTEPASSADOS (por acaso, os meus nunca estiveram no Brasil). Uma ocupação ocorre quando um exército/povo/país invade outro e mantém a população prévia sob controle, contra a sua vontade. Ora os invadidos foram os nativos índios, os quais acabaram por desaparecer devido a alguns combates com os portugueses, de facto, mas principalmente devido a doenças infeciosas. Portanto, a população sob ocupação seria em grande parte dos tais 307 anos residual. Agora foca-te, que não volto a repetir: a maioria dos brasileiros não foi vítima de ocupação, uma vez que vieram de África e da Europa, ok? Foram na realidade os verdadeiros invasores e "ocupantes. É MESMO AÍ que estão os "culpados" (embora eu não os veja assim. Talvez com uns estudos sérios e sobretudo um treino mental em lógica/raciocínio consigas atingir...ou não! Temos pena, mas é a vida. Agora em relação ao baixar a bola...creio que é típico do brasileiro, pelo que tenho visto, terminar as suas argumentações com insultos pessoais ou colectivos. Aconselho-te a baixares tu a bola e a evitar falar de assuntos acima das tuas possibilidades intelectuais.
0:000:000:000:000:000:000:000:00 Não percebo porque se diz que os portugueses descobriram Brasil, ou acharam como dizem os Brasileiros.Quando os Portugueses aí aportaram o Brasil não existia mas sim um vasto território que mais tarde foi denominado América do sul . Então a partir dai por meio de tratados Portugal demarcou essa vasta área que mais tarde denominou de Brasil.Na minha quem teria razão a reclamar eram os descendentes dos indígenas das várias tribos e também os descendentes de escravos, quanto ao resto de uma forma ou de outra todos são descendentes de colonizadores.Quanto ao ouro ou outras matérias primas que Portugal explorou foi num território que na altura era seu,e foi um Português que que lhe deu a🎉 indepencia.
Meu bisavó português, "COMPROU MINHA BISAVÓ ESCRAVA, NEGRA, UMA CRIANÇA DE APENAS 8 ANOS E FEZ DELA TUA MULHER. ROUBOU NÃO SÓ SUA INFÂNCIA E JUVENTUDE, POIS ELA TEVE O PRIMEIRO FILHO COM 13 ANOS E AINDA TORNOU-A SUA ESCRAVA DOMÉSTICA. DETALHE: ELE JÁ TINHA 54 ANOS". ELE MUDOU TUDO EM SUA VIDA, ATÉ SEU NOME E SOBRENOME, TIROU ELA DO CONVÍVIO DE SUA MÃE E ABUSOU DELA ATÉ O FIM DE SUA VIDA. E AINDA DIZIA A ELA QUE LHE FEZ UM GRANDE FAVOR! SIM, A QUE HAVER UM REPARAÇÃO SIM, UM PEDIDO DE DESCULPAS SIM E O RECONHECIMENTO DE TODAS AS ATROCIDRDES E. MISÉRIAS QUE A ESCRAVIDÃO FEZ SIM!😢
Seu avô era Português, olha sua mentalidade, vamos lá entender, quem deve um pedido de desculpas é ele o erro foi dele e VC é fruto dos dois lados ok para de mimimi aqui na Internet 🤣
olha sua mentalidade, vamos lá entender, quem deve um pedido de desculpas é ele o erro foi dele e VC é fruto dos dois lados ok para de mimimi aqui na Internet 🤣
olha sua mentalidade, vamos lá entender, quem deve um pedido de desculpas é ele o erro foi dele e VC é fruto dos dois lados ok para de mimimi aqui na Internet 🤣
olha sua mentalidade, vamos lá entender, quem deve um pedido de desculpas é ele o erro foi dele e VC é fruto dos dois lados ok para de mimimi aqui na Internet 🤣
Isso mesmo, vaza todo mundo daqui e devolvam o País para os Índios
kkkkkkkkkkkkkkk
Se Alguem poderia reclamar eram os povos desses território, os indigenas.
🤣🤣🤣. Graças a Deus os ETs nao deram as caras por a cá. babaca como esse abriria o c u para eles.
Exatamente! Os únicos nativos daqui são os índios.
E por ai... Como eu sou Barboza e sou Silva vou para Portugal, o índio sai da floresta e vem morar na cidade.
Cara sou brasileiro mestiço, mistura de Português, índio e negro, um branco brasileiro não tem motivo nenhum pra ter raiva de português já que foram os antepassados dele que escravizavam os africanos junto aos Portugueses da Europa, agora eu consigo entender a revolta de um negro ou índio não gosta de portugueses, já que foi esse povo que fez seus antepassados sofrerem muito, não estou dizendo que isso é certo, uma pessoa de agora não pode ser responsabilizada pelo oque seu antepassado fez 200 anos atrás, pq se não o mundo vira um ciclo de ódio infinito, o Brasileiro com raiva do Português pega no pé dele por causa da colonização, o Português com raiva do Brasileiro estar fazendo acusações contra ele começa a trata-lo de maneira hostil, ai o Br fica com mais raiva ainda do Portuga e pega ainda mais no pé dele, e assim sucessivamente, se não haver acerto de pazes não acaba nunca, eu acho que seria muito nobre da Parte de Portugal fazer um pedido formal de desculpas a memoria dos escravizados, não ao Brasil, mas somente aos descendentes dos que sofreram esse flagelo, não iria custar nada, lembrando que tudo que acontece depois de 1822 é responsabilidade total do Estado Brasileiro, nesse aspecto Portugal não pode ser responsabilizado por mais nada.
Entendo o que quer dizer e até certo ponto, concordo. Contudo as coisas não são tão simples assim. Houve indígenas que beneficiaram e muito ao aliar se aos portugueses. Boa parte morreu, não pela mão diretamente do português, mas pelas doenças que eles traziam e eram desconhecidas no continente. Sabe como teve início o trafico de escravos africanos? Contrariamente ao que muitos pensam, os portugueses não capturava africanos para escravizar na costa. Existia um intenso comercio escravo. Sim, africanos escravizavam africanos... Eles foram usados como trocas comerciais com os portugueses. A questão nunca foi racial e sim comercial.
Posto isto a que indígenas devemos pedir desculpa? Para pedir desculpa aos africanos, primeiro quem os escravizavam e vendia deveria pedir desculpa primeiro, não é?
Mais, se consultar no Google por : "relatório figueiredo" - verificará que houve um genocio de indígenas na década de 60 pelos brasileiros. Usaram inclusive armas químicas
Talves neste campo também o povo brasileiro se deveria olhar no espelho.
Em relação aos africanos, o pico, ou seja onde o trafico de escravos foi mais intenso e numeroso de África para o Brasil, ocorreu num período em que o Brasil era independente.
Em suma, a história da humanidade conta com guerras conquistas, perdas humanas esturpos e escravidão desde o início... Devemos aprender com isso para que não se repita. Se andarmos nesta onda de perdão e reparação histórica, o mundo inteiro terá de pedir desculpa...
@@jorgemendes1484 eu concordo e discordo de você também, o Brasil já fez um pedido de desculpas a África, se não me engano foi na época que lula era presidente, a escravidão dos africanos é algo muito recente, não se compara com a época que a pensinsula Iberica era dominada pelos romanos, algo que aconteceu a 2000 anos atrás, por sua lógica a Alemanha não deveria se desculpar com Israel pelo holocausto, eles poderiam usa o argumento " os mongóis mataram muito mais gente que nós, isso é coisa da especie humana", o português tem que fazer a parte dele, se os africanos vão fazer algo pra reconhecer seus erros isso já é problema deles, se não vai ficar um jogando pro outro.
Meu amigo, interpretar a história, analisá-la à luz dos valores e pensamento de hoje sem contextualizar os acontecimentos é um erro. O homem e as condições de 1500 estão a anos luz da forma como as coisas são hoje. A guerra, naquele tempo, fazia parte da existência. Quantas lutas tiveram os indígenas entre si e se mataram mutuamente? Pedem desculpas uns aos outros? Quantos portugueses do continente europeu morreram para defender o território do Brasil? Terão que pedir desculpas?
Ai meu irmao Voce falou certissimo,se continua-mos falando do passado isso nunca mais vai acabar so levanta faulha e pede mais lenha na fogueira.All we need is living our days in peace. I'm American also was my father from Portuguese descendance, so there's no reason to set fires among ourselves because this world already have enough problems of it own. Have a wonderful day
Também não intendo,quem deve pedir reclamar afinal não é o negro que foi escravizado!o índio que foi roubado a sua terra.Os Brasileiro brancas são patentes.não vejo outra exemplificação.eles esquecem que são descendentes dos europeus.que os verdadeiros donos da terra são os índios.Nunca vi um vídeo de um índio a pedir que os descendentes dos europeus e negros pedisse que cada raça volta se pra sua decadência.
Portugal cometeu atrocidades no BR? Sim. Portugal fez algo para desenvolver o Brasil antes da independência? Sim (Obrigado D. João VI)
O pessoal só se esquece que o governo brasileiro também cometeu atrocidades contra os próprios brasileiros. Nesse caso o governo do Brasil também deve pedir desculpas as atrocidades cometidas contra nossos ancestrais
Desenvolveu na perspectiva de quem? Tenta arrumar outro argumento
@@guga_g74 Da sociedade em si.
Não cometeu atrocidades, não exterminou indios como os ingleses nos EUA, o Brasil tem os indios eles não foram mortos por portugueses, não faz parte da civilização portuguesa exterminar indios, nem indios nem nenhum povo.
@@pedrohermida5784 kkkkk não exterminou indígenas , chega a ser lamentavelmente engraçado, leia de novo e apague para não passar vergonha
@@eduardotabasco ah porque o modelo de sociedade verdadeira é correta é a europeia, claro.
Se não somos um pais como os Estados Unidos ou Austrália que tiveram uma colonização 10 vezes pior que o Brasil não foi culpa dos portugueses e sim do próprio povo brasileiro, esse ano completa 200 anos de independência e se não somos um pais desenvolvido hoje em dia é culpa do próprio povo brasileiro que elege qualquer um pra governa. Os Estados Unidos e Austrália não são ricos porque foram colonizados pelos Ingleses e sim porque tomaram vergonha na cara e souberam como governa e não ficar destruindo o próprio pais igual o Brasil.
Em parte vc tem razão. Nessa continuidade e descontinuidade uma coisa foi devastadora: a escravidão.
Não sabe o que está falando. A colonização foi totalmente diferente da que ocorreu no Brasil. Após a abolição da escravatura, continuaram no poder as mesmas pessoas horríveis que escravizaram e arruinaram o país, e sabe oq que aconteceu ? Até hoje as suas gerações são ricas. Essas pessoas ricas sempre governaram para os ricos e não tinham nenhuma intenção de desenvolver a sociedade brasileira.
Exemplo: em minha cidade existe uma família poderosa que estão na política a mais de 50 anos. Se você for regredir no tempo, os tatataravos do prefeito daqui era barões do café e tinham muitos escravos. Coincidência né ? Os que ficaram ricos com o sofrimento, deram um bem-estar para as suas gerações seguintes, enquanto os escravos que em seguida foram libertos, acabaram indo para as ruas e passaram a pobreza ao longos das suas gerações
É por isso que sou a favor da reparação histórica, cotas e etc. Existe uma cicatriz enorme na sociedade brasileira. Muitos ricos com riqueza originada da escravidão, e muitos pobres originados do sofrimentos do passado.
A colonização desses países foi MUITO diferente da do Brasil. Pesquisa sobre os termos colonização de exploração e povoamento nas Américas e considere a diferença do tempo histórico em relação a Austrália. E pq a colonização desse3s países foi tão pior?
Vc poderia me citar pq a colonização deles foi pior que a nossa? Por curiosidade mesmo
@UCqd5g6L0NubjtDc0tlZkTHA Google pesquisar é bem duvidoso, dependendo da pagina, tem grande probabilidade de não vir a informação completa ou certa. E na verdade eu estudei (e estudo) só queria ouvir de vc, o pq dessa sua opinião sobre nossa colonização
Kkkkkkkkkkkkk, Portugal não consegue nem ajudar seu próprio povo. Nós todos não temos culpa de nada, nem nós brasileiros e nem os lusos. Aqueles que fizeram o mal, já se foram. Até o próprio povo africano que vendia sua gente, se foi. Temos que seguir nossas vidas e, enterrar isso nas profundezas.
As comparações com Namíbia e Congo não procedem. São situações completamente diferentes. O Brasil vai completar 200 anos de independência mês que vem, e só decidiu abolir a escravidão mais de 60 anos após o rompimento com Portugal. Mesmo após a escravidão ser oficialmente extinta, continuamos a tratar os negros como não-cidadãos, pessoas de segunda classe, negando a eles condições dignas de vida e boas oportunidades. Quem fez isso não foi Portugal. O governo brasileiro só começou a fazer algo pra melhorar a situação dos negros no início do século XXI, e ainda assim foi pouco. Os índios continuaram a ser genocidados depois da independência, e são até hoje, e apoiados pelo governo que anda de mãos dadas com o garimpo ilegal e o agro. Que culpa Portugal tem disso tudo? Já deu tempo do Brasil concertar os problemas que nasceram com a colonização. Não foi feito porque não existia interesse em fazer. Mesmo que Portugal pedisse desculpas, ia mudar o quê mesmo? Ainda que dessem alguma indenização a nós, esse dinheiro ia parar aonde? Nas mãos de políticos corruptos? Façam-me o favor né... Portugal deveria sim promover uma reparação pecuniária mas não a nós. Quem realmente merecia esse reconhecimento são as ex-colônias africanas, que ficaram independentes quando meus pais eram crianças e vivem uma miséria muito maior que a nossa e nem sequer têm uma quantidade relevante de pessoas brancas pra dizerem "ah, mas foram nossos antepassados que fizeram isso". E, por último, seria importante que vocês jornalistas parassem de dizer que fomos "invadidos". Não fomos nem invadidos, nem descobertos. O Brasil foi fundado pelos portugueses. Os crimes de genocídio dos índios e escravidão dos negros são reais, mas sem a colonização portuguesa nosso país não existiria, simplesmente. Então, paremos de cobrar dos outros e começemos a olhar pra quem são os verdadeiros responsáveis pelo destino do Brasil.
que textao
Só reconhecer que explorou o Brasil já tá bom, ficar omitindo não é bom.
@@helio3906 isso sim concordo
@@helio3906 vocês continuam a explorar o brasil, qual a diferença?
Muito bem.
Vamos por partes: Primeiro: O Brasil tornou-se independente em 1822 e, também por opção própria, decidiu manter a escravidão após 1888; Segundo: A partir de 1822, o Brasil não teve mais vínculos políticos, administrativos e econômicos impostos por Portugal; Terceiro: O Brasil, enquanto nação independente (embora não tenha uma identidade própria até os dias de hoje) prosperou muito durante o segundo reinado, sendo uma das nações mais prósperas da época; Quarto: Com a proclamação da república, o país começou a declinar pois todos sabemos que hoje é um dos maiores palcos pró corrupção do mundo. Tendo isso em conta, o que se espera de um pedido de desculpas por Portugal? O que ganharíamos com isso? Com tantos problemas que o país tem atualmente, ainda resta tempo para chorarmos o passado?? A Malásia também foi "conquistada" por portugueses, holandeses e ingleses, tal como Singapura. O que antes era um pântano há menos de 60 anos, hoje são potências econômicas mundiais sem mi mi mi de perdão. Acho que o povo tem que largar mão de ser chorão e preguiçoso, arregaçar as mangas e trabalhar para um futuro melhor. E concordo plenamente que Portugal não tem que pedir desculpas coisa nenhuma e nem pagar nada (não optaram pela "querida república"??) Agora só resta chorar. Tristeza de gente...
Nah, não precisa pagar nada, basta reconhecer que explorou o Brasil até onde deu inclusive repassando dívidas que tinha com os ingleses ao Brasil, logo após a Independência.
Portugal é um paiséco pobre, vive de história, viu miséria que Brasileiro nenhum nunca sonhou. Tanto que vieram para o Brasil aos milhares e não só para o Brasil, mas para tantos outros países. Brasileiros viajam, moram em outras nações da mesma forma que há milhões de estrangeiros dentro do Brasil. Pedir desculpas é uma atitude NOBRE, mas o povo português está muito longe dessa educação. Há muitos trogloditas neste planeta e Portugal não é nenhuma exceção.
@@helio3906 Portugal não explorou, Portugal CRIOU o Brasil.
@@helio3906 Não é necessário reconhecer o que é óbvio pela própria história. Se fosse assim, os nossos ancestrais que na maioria esmagadora também eram portugueses, tinham que exigir algo semelhante à Itália, por causa do império romano. Não é justo. Passou.
@@alguemmeugla8777 Não confunda o regime de governo parlamentarista britânico com o presidencialista brasileiro pois são duas coisas distintas. Além disso, os ingleses têm uma educação de base muito superior à brasileira e isso reflete diretamente nas ações políticas que as pessoas tomam quando se tornam adultas. No Brasil, por exemplo, de que adianta a prestação de contas num determinado mandato, se o mesmo pode sem corrompido com a compra em emendas parlamentares? Até palhaço analfabeto temos no congresso! Já reparou bem no valor do fundão eleitoral? Quem vai pagar é o próprio contribuinte no formato de impostos. Seria muito melhor "bancar" uma monarquia e viver num país ordeiro do que continuar assim e caso você não saiba, o custo de manutenção do Palácio do Planalto e da Alvorada é quase três vezes superior ao do palácio de Buckingham. Não é à toa que o Brasil esteja assim como está...
Bem eu sou brasileiro mas nunca garinpei ouro portanto nunca tive ouro, os portugueses de hoje são nossos irmãos, tudo de bom pra eles
olha se vc convivece com portugueses pensaria de outra maneira. eles não nos consideram "irmãos". - eles nos tratam com desprezo e total desdém, fora o racismo cometido.
nenhum europeu é nosso irmão. talvez não seja inimigo mais com certeza irmão não é.
Igualmente irmão abraço portugal
@Dann entendo que o Brasil já tá independente a uns 200 anos
Comparar a presenca da alemanha na Namíbia ou da Bélgica no Congo à presença colonolizacao das terras de vera Cruz é não saber nada de História ou então de não ser honesto propositadamente . Uma data de 1500 a outra de 1940’s. Quase 500 anos de diferença que em nada têm a ver . Quando essas nações foram colonizadas ou dividias entre países europeus o brasil já era um país independente . E ao contrário de Africa que houve um enorme esforço para ser separada , sempre houve um enorme esforço de Manter os territórios que hoje são o Brasil unidos 🇵🇹🇧🇷
Amigo mas que contas são essas ? Pelo visto o sr é que não sabe nada de historia ! O rei Leopoldo 2 nasceu em 1835 e faleceu em 1909 ! Onde foi buscar 1940? Mas o não saber não é de espantar ! É do conhecimento mundial que os brasileiros não generalizando, são muito incultos ! Até nas escolas os professores erram nas narrativas acerca de portugal ! Sabe o que quer dizer narrativa ? É o mesmo que dizer vou contar a historia de portugal! Se quiser saber alguma coisa basica eu explico ! Já se for assunto complexo tenho receio que o vosso raciocínio Não consiga compreender .
o autor do video tem uma visao linear da historia, e qdo conecta a escravatura e desigualdade brasileira com Portugal, esquece-se que em menos de 100 anos emergiram e caíram impérios, e o brasil nao tem capacidade de alterar essa condiçao em 200 anos?? qta mediocridade reconhecida nesta reclamaçao... mas do mesmo e sem vergonha na cara, tristes...
Ele na verdade está tentando limpar a barra da Alemanha. Que não deixou nada na Namíbia..
País independente aonde ,portuga? Ainda era comandado pela família da coroa portuguesa! Só se tornou independente mesmo a partir da Proclamação da República! Vcs não sabem nem o que acontece nos países que vcs dizem ter colonizado! Larápios!
@@PatiDoll1 só leio burrice ! Não quero discussão com brasileiros vocês são muito inteligentes!
Rapaz, maioria dos brasileiros tem sangue de português... Bobagem isso.
É questão de reconhecimento dos danos e consequências da escravidão.
60% dos brasileiros são pretos ou pardos. Nao precisa Portugal pedir perdão aos outros 40%.
@@Edgar2023ES E pardo não têm sangue portugues? Até os negros o têm. Esta classificação é baseada na cor de pele, e não leva em conta a genética. 62% do gene brasileiro é europeu: en.wikipedia.org/wiki/Race_and_ethnicity_in_Brazil
Em todo caso, acho que Portugal deve desculpas sim. Mas isso de generalizar e dizer que todos os descendentes de portugueses são responsáveis pela escravidão etc. é bobagem; os abolicionistas não eram todos negros.
Fruto de estupros.
@@Edgar2023ES 60% não são 100% Negros são mestiços! ... Como eu disse vc provavelmente tem sangue de português. Seguindo tua lógica vc também é culpado, pois descende dos colonizadores.
@@Edgar2023ES tendo em conta que o trafico escravo era uma questão de trocas comerciais com os reinos africanos, os escravos africanos no BRASIL Também vão pedir reparação histórica aos países africanos que os escravizavam ?
Estes pedidos de perdão são tão inúteis quanto ilógicos
O contexto histórico deve ser explicado em toda a sua complexidade. A verdade toda, o bom e o mau. E a verdade é que Brasil e Portugal partilham uma história longa e complexa onde atores e fenómenos sociais, políticos e económicos se misturam e entrelaçam de tal forma que é completamente impossível dizer quem é responsável pelo que quer que seja.
A história destes dois países é notável e está recheada de eventos impressionantes pela positiva e pela negativa. Como português orgulho-me de Portugal mas também do Brasil. Não consigo conceber a existência de qualquer destas nações sem a outra tal é a influência mútua que ainda hoje é visível nos dois países. Não creio que existam dois países no mundo que sejam tão próximos como Portugal e Brasil. Apesar da distância e do muito que nos separa, é imenso o que nos aproxima. E este fenómeno é muito mais interessante em si mesmo do que discutir se o culpado da escravatura foi o dono do navio português, o fazendeiro luso-brasileiro que comprou ou o soba africano que vendeu. A propósito, deve Angola pedir desculpa ao Brasil pela escravidão? É que na origem do tráfico negreiro quem vendia os africanos eram outros africanos... deve Angola pedir desculpa a Angola?
Tudo isto das desculpas históricas parece pouco lógico e pouco razoável. Tentativas de contabilizar ganhos e perdas e com isso fazer uma justiça hoje sobre coisas que nem sequer são completamente entendidas e que se passaram há múltiplas gerações.
Vejo mais geração de conflitos nesses processos do que soluções para quem vive mal.
No ar fica a pergunta: a partir de quando deixa Portugal de ser responsável pelos males do Brasil?
E pelo muito de bom que o Brasil tem? Há alguma responsabilidade portuguesa ou nessa parte o mérito é todo brasileiro?
E só pra deixar claro, vocês não são nossos irmãos, vocês são imperialistas assassinos e ladrões
Portugal com certeza deve um pedido de desculpas formalizado por todo mal que instaurou no Brasil, a nossa colonização foi uma barbaridade, nossos indígenas foram destruídos, humilhados, escravizados assim como outros nativos que aqui residiam. Em relação a venda de negros partindo dos próprios africanos, devemos ressaltar que os próprios europeus instigavam conflitos entre essas tribos distintas para fomentar a venda de escravos para as Américas, não me venha com esse papo passivo sobre relativizar ou amenizar uma situação desumana e caótica que Portugal criou nesse país e que impera até hoje.
Portugal foi um câncer na história do nosso país, essa é a verdade. Ou você acha justo o processo da nossa independência ter sido concretizada e reconhecida quando o Brasil teve que assumir a dívida que esses sacanas tinham pendentes com o Reino Unido? Pelo amor, o colonizado tendo que pagar pela sua liberdade, me fala que ponto positivo tem nisso tudo? Fala sério
@@ELIASALVES77. quase todos os outros tiveram que andar em guerra....mais uma vez tudo sem relevância nenhuma....o importante são os 33 milhões que passam fome,,,,
Claro que é inútil... vindo de quem praticou o extermínio de diversos povos em sua invasão aqui ... nunca o invasor (colonizador,) vai assumir os absurdos praticados.. e ainda mais pq teria que assumir que apesar de tudo que retiram daqui e de todo o extermínio que praticaram ainda é um pais medíocre da europa
Nunca vi negro brasileiro querer morar na África , mas eles adoram ir morar em Portugal……pq será ??????
acredito que só vão para estes países pois não possuem opção. na real, ninguém quer ser imigrante. (queremos viver em nosso país, com educação, emprego e segurança).
não é questão de querer mais sim de necessidade.
@@biscoitodasorte mas se negros brasileiros falam mal de Portugal e bem da África , pq vao morar em Portugal e nunca querem ir para a África que eles defendem tanto ????
Pq África é destruída a séculos pra europa ser rica. Mesma coisa america latina.
Porque a Europa sugou e continua a sugar a África e a America latina. Cheio de gente racista nesses vídeos de reparação. Portugal nos odeia, odeia Angola etc. Pra que ser vira lata?
@@capitanoportugairmãos brasileiros sou Angolano eu estive em Portugal e lá vi irmãos brasileiros, e Angolanos, o Angolano fala mal do português e eu falo pq você não volta então pro teu país!
É bem verdade aos valores e mentalidade da época Portugal foi melhor colonizador que Inglaterra, Espanha, França e Holanda.
OS PAÍSES EUROPEUS ACUSAM PORTUGAL DE PAÍS QUE MAIS TRAFFIC0U SERES HUMANOS NO MUNDO!!! E FOI!!
@@Dani-kv1xx os países da Europa nunca disseram isso. Sua mentirosa e ignorante. O Brasil em pleno 2022 continuam a matar índios e a roubar-lhes terras.
@@Dani-kv1xx tudo isso é falso, és rafeira
@@Dani-kv1xx ingleses e espanhóis mataram mais índios do que os portugueses.
@@MrClassicfever TUDO QUE EU FALEI E VERDADE SIM!!! E RELAXA PENETRA DOS CONTEÚDOS DOS BRASILEIROS,!! AS PESSOAS PESQUISAM TUDO!!! PORTUGAL TEM A MAIOR TAXXA DE ANALFABETISM0 DA EUROPA!!!! AS PESSOAS PODEM PESQUISAR AGORA URGENTE!!!!! CLARO NÉ,, UMA EX PROVÍNCIA DOS MOUROSSS!!! NO FIM DA EUROPA!!! KKKKKKKKKKK ATÉ O TOM DE PELE É DISTANTE DO DOS EUROPEUS LEGÍTIMOS DO NORTE DA EUROPA....
Eu acho que eles não devem nada, as gerações atuais não tem nada haver com isso.
Os desenvolvidos países europeus são baseados a escravidão e roubo.
tirando que se devolvessem, dariam ao governo e não ao povo, os britânicos roubaram mais coisas nos EUA que os tugas no Brasil e os EUA mesmo assim são ricos atualmente, isso aí é desculpa pra não dizer que não conseguem melhorar o Brasil com o esforço deles.
Pelo visto vc tem tendências escravocratas. Reminecencias de gerações anteriores à sua.
CORRETO !
Correto, você não pode pagar pelo erro do outro, não existe criminoso quando não existe vitima.
Roubo do ouro?Venda de cousa alheia??? Nesse momento o poder daqueles que eram os Portugueses do Brasil prevalecia em absoluto sobre o poder dos Portugueses originários, todo o poder económico estava nas suas mãos porque eles eram os benefíciarios directos dos negócios da escravatura e do açúcar que estavam nas suas mãos e não nas mãos dos Portugueses que viviam na Europa tanto assim é que até a sede do império acabou no no Brasil e que como consequência acabou na sua independência uma vez que aquilo que hoje é Portugal já era um território secundário, a colónia virou sede e a sede virou colónia.
O que se esquece sempre é que os Brasileiros de hoje eram os Portugueses residentes no Brasil dessa época e o verdadeiro poder do império estava nas suas mãos.
Mais de 90% dos Brasileiros de hoje são descendentes dos Portugueses que viviam no Brasil dessa época.
Se o ouro foi roubado a alguém as vítimas foram os povos indígenas mas não são esses que levantam essas acusações contra os Portugueses de hoje, o ouro roubado está verdadeiramente nas mãos dos descendentes dos Portugueses que viviam no Brasil dessa época, aliás os registos do Banco de Inglaterra e dos seus congéneres Brasileiros dizem que 4/5 das transacções foram transacções directas entre o Brasil e Inglaterra não passando pelo Portugal de hoje e foram usados na compra de produtos manufacturados primeiro e mais tarde em bens que os Ingleses produziam na primeira revolução Industrial põe eles criada, produtos esse muito necessários ao desenvolvimento do Brasil de então.
Afinal quem roubou o ouro foi aquele que aponta o dedo ao "ladrão".
De onde saiu o financiamento para a reconstrução de Lisboa após o grande terremoto?
A colônia crioula de escravos , foi super desenvolvida, pelo benevolence portugal . que desenvolve uma escravocrata monocultura com a plantação de tabaco ,cana-de-açúcar
Kkk
@Felipe Silva ' A História nunca será apagada', concordo, mas temos de a conhecer bem e refletir sobre os acontecimentos passados.
Atualmente os indígenas do Brasil andam a fazer petições contra o Marco Temporal e o genocídio.
Em África, o tráfico de seres humanos continua a existir e os Direitos Humanos e da Criança continuam a ser negligenciados.
@Felipe Silva deixa de ser otário, a melhor coisa que podia acontecer ao brasil era portugal colonizar novamente essa merda e trazer ordem e progresso, coisas que os zucas não compreendem, deve ser o calor
Jornalista Jorge caldeira que pesquisou e estudou a história do Brasil província escreveu os livros história das riquezas do Brasil e história do Brasil com empreendedores, refere que o Brasil foi bem mais humano do que se ensina nas escolas, e que a economia era produtiva.
No Brasil só se pagava 20% de impostos, ou seja 80% das riquezas ficavam no Brasil e dos 20% de impostos uma parte era investida no Brasil.
Portugal deixou o Brasil quinta potência da época e muito mais rico e desenvolvido que os EUA.
PARA DE SONHAR MANUEL!! O BRASIL NUNCA FOI POTÊNCIA!! KKKKKKKKKKKKK O BRASIL COLÔNIA SÓ TINHA 4 MILHÕES DE HABITANTES!! KKKKK
Se ouvissem mais os especialistas/historiadores que dedicaram uma vida a estudar estes assuntos ou pelo menos permitissem o contra ponto, todos nós ficaríamos a ganhar, mas ao invés disso preferem ouvir ativistas que expressão a sua visão sobre a história de forma a atingir objectivos políticos, não sendo imparciais e por conseguinte deturpando os factos históricos para poder comprovar as suas teorias.
Quais especialistas /historiadorres? Africanos, brasileiros ou portugueses? Em qual narrativa vc prefere acreditar?
@@PokémonBrasill ninguém nega a escravatura e as atrocidades ocorridas, o que eu queria mesmo é que o debate fosse feito recorrendo mais a historiadores especialistas neste assunto e menos a políticos que conduzem a sua narrativa dependendo dos seus objectivos
@@carlosreneataulo5516 não me interessa muito a origem do historiador/ar, interessa me mais que apresente a sua teoria/narrativa histórica com base em factos históricos (recorrendo a documentação da época, por exemplo). Se esta premissa for cumprida, na minha opinião, as tais narrativas vão ser quase todas coincidentes, independentemente da origem da pessoa.
Agora aquilo que temos visto demasiado por aí são pessoas que leram um texto numa rede social qualquer e sentem-se automaticamente habilitadas a discutir períodos complexos da história mundial e quase sempre estas pessoas têm um objectivo político. Se me perguntar em quem prefiro acreditar, eu repondo que acredito mais nos historiadores que se dedicaram muito ao tema e consultaram milhares de documentos para poderem formular uma teoria que procure ser o mais isenta e factual quanto possível.
meu bisavô Português, "raptou" minha bisavó Indígena quando ela tinha apenas 13 anos, e através de vários estupros sucessivos, tiveram 18 filhos!! Ao mesmo tempo que detesto esse fato, se isso n tivesse acontecido, minha família e eu mesmo talvez nunca teríamos existido 😳
Exatamente mas muitos Brasileiros acham que vão resolver o futuro com fatos de 500 anos e isso não resulta
Se voce vivesse no tempo do seu avô teria feito o mesmo, ele a sua avô indigena eram um casal, provavelmente nem houve estupro nenhum
qual seria o problema ser ser uma região fragmentada igual a europa, por exemplo?
Essa história foi muito legal. Deus escreve certo, mesmo em linhas tortas.
vc acha mesmo que sua existência se deve a um fato aleatório...?
Não podemos julgar atitudes do passado com mentalidade atual.
A Itália deveria devolver tudo o que o Império Romano espóliou?
Os países nórdicos devolverem o que os Vikings saquearam?
A Igreja Católica com a Inquisição ,e o apoio a escravidão negra com o acordo do sec XVl " Padroado Real ?
O passado deve servir de lição, muitas vezes caríssima ,para não cometermos os mesmos erros novamente , não podemos cobrar essas dívidas com as leis atuais.
Gostei do vídeo. Sou brasileiro, e acho que Portugal não deve nada ao Brasil. Sim, o Brasil foi uma colônia de Portugal, mas, note-se, isso quer dizer que os brasileiros são, originariamente, portugueses. Assim como há uma América Espanhola, dividida em dezenas de países, há uma América Portuguesa, que é o Brasil. Por isso não entendo por que só Portugal (e não o Brasil) teria a obrigação de pedir desculpas e de pagar indenizações a quem quer que seja. Em segundo lugar, acho necessário observar que, seja lá que crimes os portugueses de Portugal ou os portugueses americanos (ou seja, os brasileiros) tenham cometido, isso não pode ser comparado às atrocidades cometidas pelo infame rei Leopoldo da Bélgica no Congo, nem pelos alemães não apenas na África como na própria Europa. Gente que não presta tem em toda parte, mas só assumem seus erros os que têm dinheiro para repará-los; os que não têm se limitam, no máximo, a pedir desculpas. O que quero exatamente dizer é que a comparação que a DW faz dos crimes cometidos pela Alemanha com os crimes cometidos por outros países, e a insinuação de que os crimes cometidos pela Alemanha estão sendo reparados porque a Alemanha tem dinheiro para isso e outros países colonialistas não têm, é de um cretinismo aterrador. Vocês da DW continuam achando que todo mundo é burro, e que todos vão cair nessa conversinha de vocês. Olhem para o estrago que os alemães causaram no mundo, e, por favor, vão compará-lo com o estrago causado pelos soviéticos, pelos Estados Unidos etc., vão brigar com canalhas do tamanho de vocês.
Caro Jayme, agradeço o excelente testemunho que dá. De facto, devemos analisar a História sem paixão e sem ódios, que é aquilo que a malta formatada pela esquerda sempre fez!
Por esta ordem de ideias, Portugal deveria pedir indemnização aos italianos porque eles dominaram o território de Portugal durante o Império Romano. Idem com os espanhóis porque nos roubaram durante os 60 anos em que nos dominaram (de 1580 a 1640) ou em relação aos franceses que aquando das Invasões francesas, assassinaram muitos portugueses e roubaram muitos bens, alguns dos quais estão nas caves do Museu do Louvre.
Acontece que foi Portugal que levou aos quatro cantos do mundo as palavras perdão, tolerância e saudade, dentro da cultura romano-cristã. Foi esta culltura que permitiu que a escravatura fosse abolida, que a mulher ganhasse alguma dignidade em sociedades onde tal não acontecia e houvesse convívio e trocas comerciais sem violência.
É, e tu é entreguista também pelo visto
Falou muito e falou bosta
obrigado.
A diferença foi à miscigenação e a chegada de outros povos de outras nacionalidades através do tempo.
Pedir desculpas a quem ?
- Aos índios de 1500 ?
Pedro Álvares Cabral e restante frota já morreram .
Nem se trata de pedir desculpas, mas que parem de usar e expor o Brasil como vitrine para tentarem mostrar um *"Suposto Passado glorioso da Colonização portuguesa"* , como se quizessem uma aprovação por partes dos brasileiros para terem sidos melhores colonizadores que os outros.
Os portugueses não precisam disso, pq a História já foi contada e escrita há muito tempo.
@@lorenzopaganini2032 Os brasileiros são consequência e só existem a partir da Independência assim como o nome Brasil só o é apo´s a Independência já que até então eram portugueses como os da metrópole já que não sendo colónia era uma extensão de Portugal além mar. Mas vindo de um descendente de italianos, Lorenzo Paganini, não admira que não saiba de história já que não faz parte da equação da lusofonia. Que mania têm os italianos que imigraram para o Brasil pós segunda guerra mundial , os seus descendentes, em metrem-se onde não são chamados. Abraços!
@@lorenzopaganini2032 E Portugal não precisa de aprovação de nada, meu caro. A História é feita de factos e nós orgulhamo-nos da nossa História gloriosa com outras coisas menos gloriosas como foi a escravatura. Muito menos precisamos a aprovação de um "italiano" ou descendente de italianos que foram para o Brasil em pleno sec XX quando os portugueses já lá estavam desde 1500. Os italianos e seus descendentes no Brasil têm um caso mal resolvido com Portugal e os portugueses mas não são tidos nem achados nem irão fazer o revisionismo da História. Abraços!
@@andrevilhena4149 Caro André, eu entendo a obsessão que os pts sentem pelo Brasil, talvez seja pq esta foi a única ex colônias portuguesa que dentre as outras teve melhor êxito, pq se estivéssemos iguais aos africanos, vocês iriam dizer que a culpa era nossa, como sempre fazem, ou talvez o Br seja a única referência que os pts tem no mundo, seja ela cultural ou genética.
Em PT dá-se ênfase às grandes navegações e poucos são aqueles que realmente sabem o que ocorreu dentro das ex colônias.
Antigamente não existia a ONU e tampouco os Conselhos Internacionais e quem mediava e administrava os conflitos mundiais era a Igreja Católica
O primeiro europeu q se tem notícia a pôr os pés na América foi o genovês Cristóvão Colombo q em 1492 estava em missão a serviço da Espanha, errou o caminho para as Índias e veio parar aonde hj é a Ilha de Cuba.Imaginando ter chegado na Índia , Colombo deu aos nativos o nome de índio.
No ano seguinte Colombo retornou à Europa dando a notícia de ter encontrado novos territórios. O Rei de Portugal imaginado serem terras pts foi ter com Papa espanhol Alexandre VI para reivindicar os territórios. Na altura criou-se uma animosidade entre PT e Espanha por disputa de territórios e para evitar um conflito militar entre ambos países, o Papa assinou o Tratado de Tordesilhas dividindo o mundo inteiro somente para PT e Espanha e tão somente esses dois países tinham o direito para ocuparem e explorarem os territórios.
As outras potências europeias tais como França, Inglaterra e Holanda não aceitaram a exclusividade dos territórios somente para PT e Espanha e em forma de protesto contra a Igreja Católica, essas nações começaram a ocupar territórios na América. Os francesas e ingleses ocuparam as regiões aonde hj é SP, Salvador e Rio. ua-cam.com/video/uVFBMrYcb18/v-deo.htmlsi=cmYpaLAz9SS8p5cF
O Nordeste do Br esteve sob dominio holandês de 1630 a 1654 e hj em torno de 2 milhões de brasileiros são descendentes desse povo
Os franceses tomaram o rumo do Norte e colonizaram parte do Maranhão e lá fundaram a cidade de São Luís (Nome dado em homenagem ao Rei da França da época)
@@andrevilhena4149 E quem faz parte dessa tal equação da lusofonia, os africanos?
Será que vc sabia que em 1822 (independência) a população do Brasil era de 4.5 milhões de habitantes? Creio que não, mas eu vou te explicar. Neste período o Brasil estava despovoadodo, empobrecido, endividado (pq teve que pagar uma indenização à Corte de Portugal para separar-se de Portugal) e 70% da mão de obra era escrava e esses não recebiam salários ou remuneração pelos seus trabalhos . Entre 250 a 300 mil eram cidadãos pts e o restante eram africanos escravisados, indígenas e alguns mestiços... Isso ocorria pq a Constituição ptsa da época proibia a entrada de outros povos ao Brasil q não fossem os próprios pts e os escravos africanos ....será que no passado esses povos faziam parte da equação portuguesa? ua-cam.com/video/7c5BjnrQVgM/v-deo.htmlsi=nFj-bbYbhGzETPsV
Vocês acham mesmo que 300 mil pts iriam povoar e desenvolver um território com essas dimensões? Mas e óbvio que não
Após a independência o Brasil estava tão despovoado e inóspito que a primeira atitude que o Imperador teve foi buscar imigrantes com os seguintes objetivos
1-Povoar o Br, principalmente nas fronteiras entre Br,Argentina e Uruguai que estavam despovoadas e sofriam constantes tentativas de invasões.
2-Branquer a população br, pq as elites da época não aceitaram que os escravos se tornassem uma população cidadã predominante no país
3-Substiruir a mão de obra escrava nas lavouras pelos imigrantes, pois os grandes latifundiários não queriam empregar ex escravos em suas terras e uma das alternativas para resolver o problema foi trazer os imigrantes.
Depois da Independência Br teve um dos maiores fluxos migratórios de todo continente americano, atrás somente dos Estados Unidos que hj tem uma população de 330 milhões de habitantes .
O termo "brasileiro" é atribuído a todo e qqr cidadão que venha nascer no Brasil e não importa a nacionalidade dos seus progenitores. Hoje estima-se que os brs estejam mesclados ao menos com umas 65 nacionalides de distintas etnias e regiões do planeta. ua-cam.com/video/DCHRcNiI-uE/v-deo.htmlsi=xcr-wVGRF3N0DSyK
*Eu pensei que vcs soubessem desses detalhes*
Morando na Europa me deparei realmente com vários portugueses que tem de fato esta visão romantizada da colonização, comparando Portugal com Inglaterra e afirmando que a colonização do Brasil foi muito mais “humana” que a dos ingleses por exemplo com suas colônias. E para completar, muitos deles tem na cabeça a ideia de Portugal ter na verdade salvado o Brasil por considerar que eles levaram ao Brasil o conceito de civilização e que se não fosse por eles estaríamos até hoje andando pelados, como tribais.
E é mentira ?quando chegamos aí vocês tinham 20000 anos de atrazo em relação a Europa
Parecem Esteban Truebas do livro de Isabel Allende "A casa do espíritos". Têm a visão de que o povo indígena eram pessoas com mentalidade e atitudes de criança, eram atrasados e Portugal fez um favor ao trazer civilização, "colonizar" suas terras, matar os que se opunham, explorar os recursos naturais... É uma arrogância bizarra.
Não entendo como podem se ver tão altos assim no pedestal, sendo que, poucos séculos antes das grandes navegações e do comércio com a Ásia, a Europa era extremamente rural e "atrasada", se comparada a China e Império Otomano, por exemplo.
Os portugueses foram pioneiros, ousados e corajosos, em relação a boa parte dos outros reinos da Europa naquele tempo, isso não se pode negar. Iniciaram rotas comerciais muito importantes. Porém, há um outro lado, o custo humano enorme resultante da colonização, com genocídio indígena e a escravidão africana.
E não digo que nós brasileiros também não temos nossa própria parcela de culpa na manutenção das desigualdades que resultaram desse processo histórico. O Estatuto do Índio de 1973 considera os povos indígenas como pessoas "relativamente incapazes", criou a FUNAI para representá-los e tem como objetivo integrar esses povos à sociedade brasileira (e quem disse que eles querem se integrar?). E até hoje esse Estatuto está em vigor, embora seja contraditório à Constituição de 1988.
Flores é um sobrenome Português e como tal é descendente desses malvados colonizadores, se é Indio peço desculpa
E OS PORTUGUESES A MAIORIA TEM ANTEPASSADOS MOUR0SS!!! PORTUGAL JÁ FOI ATÉ TERRITÓRIO DE MUÇULMAN0SS MOUR0SS POR MAIS DE 900 ANOSSS!!! A HISTÓRIA DO BRASIL É PASSADO!!! DEIXEM OS PORTUGUESES PARA LÁ!!! TEMOS QUE DA ATENÇÃO AOS BRASILEIROS!!👍🏻😘
@@joaobessa4632 ISSO NINGUÉM NEGA. A MAIORIA DOS BRASILEIROS TEM PORCENTAGENS DE DNA PORTUGUÊS. ISSO É HISTÓRIA! BOA NOITE. 😘😘 👍
A verdade é que se não fossem os portugueses a explorar o Brasil, outro nação o faria. O Brasil tinha uma população indígena que não conhecia a pólvora e a tecnologia belicista que outros povos possuíam. Obviamente que os mais fortes venceriam, conquistariam e pilhariam o que pudesse. Bom salientar que no Brasil fazem isso até hoje, onde garimpeiros e fazendeiros armados expulsam indígenas de suas terras e tomam suas riquezas.
Perfeito. É caso para perguntar se o Brasil já pediu desculpa aos índios ou aos africanos.
Herança maldita
@@guga_g74 Portugal também é produto da sua herança.
Neste sentido, "não tem culpinha de nada".
Quando o Brasil apresenta alguma coisa positiva vc diz "bendita herança", ou é daqueles que consideram que tudo o que o Brasil tem de positivo se deve à genialidade brasileira, e tudo o que tem de negativo se deve à mesquinhez de Portugal?
@@guga_g74 O Mundo todo é assim... Veja q o EUA fazem, veja a Rússia, veja França na África.
@@eduardoserrao7372 O BRASIL É UMA CONSTRUÇÃO DOS ANTEPASSADOS DOS BRASILEIROS E DOS BRASILEIROS!!!! OS PORTUGUESES ATUAIS NÃO TEM MÉRITO DE NADA DO BRASIL E NEM CULPA DE NADA DO BRASIL!!! PROVA QUE OS PORTUGUESES TEM CONSULADOS NO BRASIL COMO TODOS OS ESTRANGEIROS TEM CONSULADOS NO BRASIL!!!! PAREM DE SONHAR!! E O BRASIL RECEBEU MUITOS ITALIANOS ALEMÃES JAPONESES LIBANESES ESLAVOSS E HOLANDESES!!! POVOS BONITOS E INTELIGENTES!! PAÍSES COM PRESENÇA SOMENTE DE PORTUGUESES SÃO GUINÉ BISSAU E MOZAMBIQU3E!! E ATÉ 1975!!! E PAÍSES COM PRESENÇA SOMENTE DE PORTUGUESES E ATRÁS DO BRASIL EM TUDO!!! OS PORTUGUESES ATUAIS A MAI0RIA NUNCAAA NEM PISOU NO BRASIL!!👍🏻 O BRASIL GRAÇAS A DEUS RECEBEU GRANDES POVOS ITALIANOS ALEMÃES JAPONESES LIBANESES ESLAVOSS E HOLANDESES!!!! A HISTÓRIA DO BRASIL ESTÁ NO DNA DO POVO BRASILEIRO!!! OS ATUAIS PORTUGUESES SÃO GRINGOS NO BRASIL!!
sobre o OURO: isso é meme que nós inventamos 🤣🤣 daí esse jornalistas já pegaram fazendo essas reportagens 🤣🤣
No livro O Ouro Brasileiro e Comércio Anglo-Português, o registro é de que "mais de quatro quintos da produção de ouro extraídos no Brasil foram para a Europa, exclusivamente através da corrente do comércio, lícito ou ilícito"...fonte: BBC
De nada 👍🏻
@@wellingtonaraujo4889 os Ameríndios trabalhavam ou qualquer outro tipo de metal?
De nada
@@cristinacampos966 alguns sim
@@angelicadossantos7614 nenhuma das tribos que vivia no território que é hoje o Brasil, conhecia, usava, e, muito menos, comercializava algum metal. Nem ouro, nem algum outro.
@@angelicadossantos7614 só se for hoje em dia, pois ja sabem o que vale o ouro.
Quando é que os Brasileiros pedem desculpa pelo genocídio efetuado diariamente aos indígenas Brasileiros?
Quando é que os Brasileiros devolvem o Brasil aos indígenas Brasileiros?
Quando é que os Brasileiros aprendem a produzir e trabalhar e deixam o Mi Mi Mi ?
wtf kkkkkkk... ainda sim, Portugal tem culpa de cada item que você citou.
Produzimos e trabalhamos, para enriquecimento de grandes corporações e multinacionais que usam os nossos recursos humanos e naturais com pouco a dar em troca. Os europeus é que deram aula de genocídios ao longo dos últimos séculos, só estamos continuando o que foi ensinado.
@@JoaoPedro-sr5gs Portugal é um país, não uma população! ;)
@@pedrolucas164 acho que não tenho o que responder, pois não faz sentido nenhum seu ponto de vista
@@pedrolucas164 a terrinha falidinhaa é um lixão da UE , que não fabricam aviões , nem submarinos , só existe fabricas de rolhas !
Pagar ou devolver o quê? Se o Brasil era colonia portuguesa, ou seja, propriedade de Portugal. Depois da independência do Brasil, Portugal seguiu levando o ouro? Claro que não! Estudem povo. Esqueçam essa estupidez do passado e pensem no futuro. Alguém se lembra de reclamar aos políticos corruptos todo o dinheiro roubado e o que se está roubando agora mesmo? Alguém clama para que nos devolvam o dinheiro dos nossos absurdos e abusivos impostos?
pq o BRASIL pagou a dívida de portugal com a coroa inglesa, dívida essa que foi adquirida JUSTAMENTE pra exploração do "novo mundo"? O cara é Silva mas focado no Von... Tu é da floresta mas defende o Mises... vai se tratar.
problema nao eh so o ouro, mas o legado negativo que teve sua colonizacao baseado na mao de obra escrava, deixou um caos social enorme no país, foram 1 milhao e meio de escravos libertos sem perspecitva nenhuma de vida, em pleno seculo xix, e como a reportagem disse, mesmo com a independencia, grande parte do mercado de escravos era feito por portugueses!
@@filipekreimer5229 Mão de obra escrava???? e qual o problema? a escravatura era legalizada e normal na epoca , existiu em todo o mundo e em todos os paises, não foram portuguese que inventaram a escravatura, o Brasil independente teve a maior compra de escravos
@@pedrohermida5784 foram 350 anos de escravidão em periodo colonial contra 67 de independencia! E nenhum momento falei q foram os portugueses q criaram a escravidao, mas queria ver se esse escravos libertos fossem levados a portugal, o caos social q seria atualmente portugal!
@@pedrohermida5784 PORTUGAL FICOU NA HISTÓRIA COMO O PAÍS QUE MAIS TRAFFIC0U SERES HUMANOS NO MUNDO!!! OS PORTUGUESES ATUAIS TEN APARÊNCIA DE ÁRABESS!!
"quando os portugueses invadiram o Brasil" Primeiro ponto: O Brasil não existia. havia sim um território habitado por indígenas , primitivos em comparação e que guerreavam entre si. Segundo ponto: Descobrimento, para os europeus, não era afirmação de que os portugueses chegaram primeiro. NUnca afirmamos isso. no dicionário a definição diz: Ato ou efeito de descobrir... para os portugueses , foi descoberto algo que ate á data era desconhecido do resto do mundo. pensava-se na epoca que o fim do mundo era em PORTUGAL
Primitivo é um vocábulo defasado em relação as discussões da área de humanas, mas se você quiser falar nesses termos os portugueses eram primitivos em relação aos seus hábitos de higiene, primitivos nas suas relações diplomáticas com outros povos, aqueles que discordavam de seus planos planos eram submetidos a uma guerra total de extermínio, algo muito diferente das guerras que os povos indígenas faziam no território onde hoje é o Brasil.
Quanto ao descobrimento, não apenas isso está afirmado em documentos de cartas como pode se entender isso a partir das negociações que foram realizadas por Espanha e Portugal com a Igreja Católica, onde tão logo perceberam a imensidão dos territórios encontradas e decidiram dividir através do tratado de Tordesilhas.
Isso para mim me parece cultura da memória e romantização. Primeiro ponto: retirando o anacronismo o significado de descobrir para época não era desbravar e sim retirar e conquistar, o que é considerando no português contemporâneo como invadir. Essa ideia de desbravamento veio com o quinhentismo, afinal história ter base em escrituras e muitas das vezes a escritura relata uma memória ou um fato. Segundo ponto: não é porque uma terra não foi formalizada que ela não foi descoberta, essa premissa é falha, o descobrimento vem de habitação e formação de território com ação antrópica, o próprio Laurentino Gomes que está no vídeo cita isso em seus livros.
Fala isso para brasileiro, ele considera, esquerda ou direita! Eles pensam só em política e nem no fim sabem o que significa. Brasil tem ouro de mais, é só escavar e procurar... mas não podem porque é corrupto demais e nunca chega à população mais pobre. O caso do petróleo que descobriram há uns anos.... onde está que a população seja ajudada por combustível mais barato???? não, é mais caro ainda! A corrupção é a podridão de qualquer sociedade em qual BRASIL é o número 1. Parem de pôr as culpas nos outros... isso é uma mente mesquinha que nunca sai da casca e nunca cresce.... sempre pedindo o leitinho materno à sua mãezinha. 🤮🤮🤮
@@NullX0 ...o Laurentino é uma fraude....explica lá uma coisa, mas devagar pois sou tuga...tu encontras algo que não conhecias, qual é a palavra que usas ????? 'achamento' ?????!!!!!!! ....então como designas em português quando encontras algo que perdeste ???' 'descobrimento' ?????...que burros pá !!!!
O Brasil NUNCA teve "índios". Tínhamos kaiobás, Tupinambás, Carijós, Xavantes, Caiapós, Tupiniquins, Guaranís, Tupis, entre MUITOS outros povos, ao qual a sua IGNORÂNCIA nem sonha; e "primitivos" para a sua cabecinha de troglodita.
O Brasil é filho de Portugal, e todo brasileiro deveria estar orgulhoso disso. Faremos 200 anos de independência, se o Brasil é atrasado assim é culpa nossa. Parem de chorar e vão trabalhar.
então deixa o ouro roubado lá...molenga frouxo
Orgulhoso minha r0l4.
O Brasil é terra indígena invadida e explorada, isso sim.
Deixa de subeijo de europeu...
Eu não tenho orgulho de descender deles não.
@@veyrr tu se odeia e adora isso
Que babaca 😂
O único erro de Portugal foi ter devolvido a Guiana Francesa, aquele território deveria ser nosso
Mais território pra ser mal administrado.
Esse é o pensamento do brasileiro médio, e ainda criticam os países europeus que colonizaram as Américas, eles ainda tinham a desculpa de sobrevivência, já o brasileiro médio sonha em conquistar novos territórios por pura ganância, já que nem os que já tem consegue cuidar.
@@alvaroxex mas era brasileiro
Mais um estado falido e endividado do norte.
vocês é que perderam a guiana, assim como perderam a região da cisplatina(actual uruguai), e assim começou o brasiuuu independente lol patéticos
Já que estamos na vibe das reparações, que tal a Igreja Católica Romana começar a usar seus muitos tesouros e reparar as famílias descendentes dos que morreram na estúpida Inquisição perpetrada por ela?
Mas para algo ser cobrado de alguém o erro precisa ser reconhecido com um perdão formal, a igreja fez esse perdão e é cobrada até hoje. Portugal nunca fez esse perdão, ficando mais difícil ainda de alguma coisa acontecer...
Concordo
A igreja ajuda sim e perde perdão até hoje... da uma pesquisada que você irá achar
@@JoaoPedro-sr5gs ajuda pô é só vc ver a PUC universidade católica, ela distribui educação gratuita hahahah
@@Arthur-ql4ky vejo sim, como os poços artesianos na África que a igreja católica ajudou a construir e os vários orfanatos pelo mundo administrados pela igreja católica.
Portugal reconheceu a injustiça da escravidão quando a aboliu na metrópole em 1761. O primeiro europeu e dos primeiros do mundo. A escravatura indígena no Brasil foi abolida em 1570. Por que isso não é mencionado neste vídeo?
Vídeo enviesado feito por pessoas completamente atrasadas mentais
Boa Tarde João ! Acho Uma Sacanagem Querer Fazerem Issi Com Portugal ! Colonizaram o Brasil , Deram -Nos Um Idioma Respeitável
@@emanuelnazarenodossantos3944 Houve uma fundação admnistrativa, legal e cultural de um imenso país que sempre foi uma potência mundial, em particular no tempo do império.
A língua foi uma consequência dessa construção. Mas é de lamentar a perda de línguas e culturas neste processo. Devem ser recuperados e preservados o melhor possível.
Porém a escravidão na colonia brasileira só foi abolida em 1888 uma das últimas do mundo.... Por que você não mencionou isso?
@@srcharrington9209 Por que o Brasil foi independente em 1822. E havendo escravatura nas outras colónias nas américas, por motivos de competição óbvia, Portugal não tinha condições para acabar com ela até essa data.
E o facto é que a imperatriz ilegalizou de vez a escravatura no Brasil em 1888 e os brasileiros acabaram com a Monarquia por isso.
Seja como for, Portugal foi pioneiro no reconhecimento da injustiça da escravatura tendo liderado o início do processo para o seu fim.
E o brasil não escravizou? Portugal foi o primeiro a abolir a escravatura !
O pico do tráfico escravo para as Américas, sucedeu no Brasil independentemente. São factos!
@@jorgemendes1484 talvez deva ter sido ! Mas vocês deviam agradecer a portugal não ter feito os indigenas brasileiros de escravos !
Gostaria de ressaltar que os fazendeiros escravagistas que não permitiram a abolição no Brasil decendiam em boa parte dos portugueses que receberam terras aqui e aqui criaram a sua riqueza. A elite do Brasil era e ainda é em boa parte lusitana. Brasileiros não surgiram do barro
@@carlossousa3800 Mas fizeram.
Principalmente os japoneses, como foram maltratados.
NÃO!!! O QUE HOJE É O BRASIL ANTES ERA PORTUGUÊS DE PORTUGAL.
NÃO HÁ PELO QUE PEDIR DESCULPA POR AQUILO QUE ERA NOSSO.
ALIÁS, SE BEM ME LEMBRO DA HISTÓRIA QUEM TORNOU O PAÍS INDEPENDENTE FOI UM PORTUGUÊS!!!
CAIAM NA REAL!!!
DOM PEDRO I ERA FILHO DE UMA ESPANHOLA!! 🇪🇸🇪🇸 E QUEM FUNDOU PORTUGAL FOI UM REI DE ORIGEM ESPANHOLA TAMBÉM!!! 🇪🇸🇪🇸👍
@@Dani-kv1xx MENTIRA.
PORTUGAL FOI FUNDADO POR DOM AFONSO HENRIQUES FILHO DE DONA URRACA QUE QUERIA TER O CONDADO PORTUCALENSE ANEXO AO REINO DE CASTELLA. AINDA NÃO HAVIA ESPANHA!
DOM AFONSO HENRIQUES BATEU NA MÃE E FUNDOU PORTUGAL.
DE PORTUGAL E DO BRASIL SABEM OS PORTUGUESES.
@@Dani-kv1xx Não havia Espanha minha cara ;) Já que gostas de falar, ao menos aprende que Espanha existe depois de Portugal.
@@Dani-kv1xx Santa ignorância, Portugal é mais velho que Espanha kkkkkk. Portugal nasceu do reino de Leão, tendo sido o Tratado de Zamora assinado em 1143 e Espanha nasceu a 1469, um bocado distante. Já agora, se estudares as monarquias europeias descobres que uma (extrema) grande parte dos monarcas tinham origens familiares de muitas outras nações da Europa.
@@ForbiddenDreams007 EXISTIAM REINOS ESPANHÓIS SIMM!!! DOM PEDRO I ERA DA PARTE MATERNA DE ORIGEM ESPANHOLA E FRANCESA!!! DOM PEDRO I ERA FILHO DA ESPANHOLA CARLOTA JOAQUINA DE BOURBON!!!! AS PESSOAS PODEM PESQUISAR AGORA URGENTE!!! E O REI QUE FUNDOU PORTUGAL ERA DE ORIGEM CASTELHANA TAMBÉM!!!! QUEM ESTIVER LENDO PESQUISEM AGORA!!!!! CONTEÚDOS BRASILEIROS PARA BRASILEIROS!!! SAIAM DOS CONTEÚDOS DOS BRASILEIROS!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
O Brasil parece um gajo de 50 anos a pedir a mesada ao Pai. Definitivamente Portugal devia pedir desculpa ao Mundo por ter criado o Brasil.
Os grandes beneficiários não foram os descendentes dos portugueses que estão no Brasil? O trabalho escravo beneficiava quem? Os portugueses da Europa ou os portugueses, na altura, com descendentes que ficaram brasileiros? Que raio de comparação, entre a colonização dos alemães na Namíbia, os a dos belgas no Congo, com a dos portugueses no Brasil!
Beneficiava a coroa portuguesa e os donatários... a comparação é Migué da DW...
Somos uma coisa só... Portugal já sofreu demais nos últimos séculos... os seus cidadãos estão em regime de migração e serviços pesados por toda Europa e EUA
... somos todos exilados de nós mesmos e em nós mesmos... sou goiano, tá perdoado... e a destruição do cerrado hoje é infinitamente mais grave: desmatamento, adubos químicos, venenos, pastos, bois.... e a riqueza vai tudo pra fora. A última fronteira do cerrado está indo embora agora, a soja chegou pra levar toda a vida.... e deixar desertos, desertos e desertos envenenados. Os resto da riqueza de Goiás, o seu povo, os pequenos agricultores, são agora seduzidos a alugar suas terras.... as empresas, multinacionais do agro-veneno, vêm e destroem tudo, pagam o aluguel para as famílias morarem nas periferias das cidades... inúteis e depressivos... desolador! Desolação!
E quem vai pedir perdão pelos crimes de hoje?
...
Muito bom o relato
Bolsonaro pede desculpas
Ve-se como vc conhece o Portugal real!!!... Quem emigra de Portugal para a Europa são os jovens com cursos superiores, médicos, enfermeiros, engenheiros etc, pois que o português sem formação superior vive melhor em Portugal do que na restante UE. Já foi diferente mas à mais de uma década que não é mais.
Exatamente isso. Estão à procura de desculpas pelo passado quando HOJE estão a fazer exatamente o mesmo na Amazónia e outras zonas do Brasil, e não é Portugal que o está a fazer.
Mas isso continua sendo feito em prol da Europa e EUA. Ao meu ver a pior coisa feita ao Brasil e ter dado a sua população a mentalidade de colônia, aqui tem recursos, água e comida, terras férteis, e por incrível q pareça mão de obra capacitada e produção científica e tecnológica, na verdade aqui é um dos top 10 a top 5 países do mundo a se viver, mas as pessoas tendem a achar q fora é sempre melhor e por isso se vendem fácil aos outros e vendem seu país. Não só os recursos q vc mencionou, já vi muita pesquisa única no mundo feita em universidades brasileiras e engavetada e depois ressurgindo em alguma empresa estrangeira, graças a uma série de pessoas e políticos q n valorizam a si e a seu país. Então capacidade tem, so falta usar ela.
A quem é que se vai pedir reparação histórica aos povos escravizados em pleno seculo xxi , em africa e na ásia ,que ninguém quer saber?
sim isso é um assunto a se discutir, mas não inseta esse debate!
É justamente o que está em questão em relação aos Portugueses, pq no Brasil vários africanos e indígenas foram escravizados, abusados e mortos por portugueses durante o período do Brasil Colônia !
@@PatiDoll1 e os indígenas que foram torturados pelos brasileiros na década de 60? E os negros que ainda sofrem com a escravidão moderna no Brasil, vai culpar Portugal ou vão olhar no espelho?!
@@jorgemendes1484 primeiramente culpar Portugal pq o r@cismo estrutural que existe aqui é herança de quase quatro séculos de escravidão dos portugueses, culpar TB pq a nossa miscigenação é fruto de estupr@ que as índias e africanas sofrerem dos portugueses, muitos desse seus patrícios que vinham para desbravar a "nova terra" eram presos, b@ndidos da pior espécie que eram soltos iguais bichos, vocês não conhecem a verdadeira história , vivem de conto de fadas de uma historinha de heróis que não existe! Vcs foram o Cancro dessa terra, o verdadeiro mal!
@@jorgemendes1484 essa é a herança que os portugueses deixaram infelizmente, lembrando que brasileiros não são só descendentes de portugueses mas também dos índios e africanos trazidos pra cá, mas o Brasil de fato tem que pedir perdão aos índios e aos negros, mas isso não tira a culpa de Portugal.
Nem adianta procurar o ouro, os diamantes e as outras tantas pedras preciosas 💎 que Portugal levou embora do Brasil, tá tudo na Inglaterra. E sabe quando que a Inglaterra vai devolver?, Never More.
A gente aceita em forma de escravos portugueses mesmo kkkkkk
Se um ladrão roubar seu celular e dar para uma pessoa na qual ele devia dinheiro, ele seria o culpado ou
a outra pessoa ? Não importa para onde o dinheiro foi e sim quem tirou ele.
@@Moonlight91134 qual é a sua tribo?
@@g-ps sou mestiço igual a maioria dos brasileiros, minha vó era Índia da tribo Pataxó e meu avô era de Venice cidade localizada na Itália.
@@g-ps porquê a pergunta?
Parece extremamente ingrato que se exija reparação e não se olhe o todo. Houve também muita coisa boa e positiva que nos foi legado por Portugal, como o território imenso, a língua, a cultura, a organização social, política e jurídica de matriz romana etc. Faço até um paralelo com aquele adolescente ingrato e reclamão, que diz ao psicólogo que os pais são um monstro e que estragaram a vida dele, como bem disse um pensador numa entrevista. Desse modo, é lamentável que se use o tão em voga "politicamente correto" para apontar algozes e vítimas e não erros e acertos de povos e civilizações. Vamos ter mais pensamento crítico e ser menos parciais, assim faremos um mundo melhor e sem ressuscitar a maldita inquisição. 🌍
Você fala de "um território imenso", de "uma organização social e política" (feito um baita legado), como se o território que hoje se chama Brasil não fosse habitado por ninguém antes. Como se fosse uma terra vazia pronta para plantar, mineirar, desflorestar, pilhar, etc. Antes aqui foi Pindorama um dia, já foi Abya Yala, terra de mil povos. Isso somado a um brutal tráfico negreiro pelo Atlântico, o maior da história, 6 milhões de africanos traficados como animais. Fácil pintar o mundo de cor de rosa enquanto boa parte da população vive o legado da miséria, do estigma, do preconceito, do espólio. Enquanto a miséria persistir e não for tratada precisaremos de inúmeras reparações.
@@Andraoide Não quis diminuir ou enaltecer o legado da colonização, mas dizer que dois séculos (200 anos!) de independência já é tempo o suficiente para arrumarmos a casa. Fazendo outra analogia, é como um filho de 40 anos que já saiu de casa desde os 20 e continua culpando os pais. Não vejo maneira de avançarmos assim, jogando a culpa de tudo no outro, e creio que esteja mais do que na hora de pegarmos nosso destino com as próprias mãos. Como nação rica e independente, temos capacitação para isso. 🎗
Q???? Noss nunca li tanta merda... Parei na metade
@@Andraoide Krl, nunca vi um cara odiar tanto as origens do próprio país, vc basicamente "se odeia" pq seus antepassados eram tão humanos quanto qualquer outros, e nesse auto ódio se sega tanto pelos erros que foram cometidos que não é capaz de ver as partes boas da própria história.
@@trad_m4839 Não é questão de amar e odiar. É questão de reconhecer o outro e conhecer mais a si mesmo. Eu amo o meu povo, por isso reconheço sua multiplicidade, sua diversidade e também o apagamento da história de vários povos. Entre os meus antepassados existem indígenas, e eu não odeio meus antepassados europeus que os mataram e escravizaram. Não brigo com a história. Eu odeio seus descendentes que continuam a fazê-lo. Essa ideia pretensa de uma humanidade, de "humanos" que fazem coisas "como qualquer outro" é a sua cegueira universalista. Seu universalismo te faz esquecer que existem muitas formas de ser e de se tornar humano. Um fatalismo que naturaliza o genocídio e que, ele sim, é incapaz de ver as partes boas da história.
Brasil tem mais é que tomar responsabilidades pelo Estado do país, ridículo como nossos compatriotas estão querendo agarrar-se a questões que tem dois séculos , sendo assim deve Portugal reclamar a Espanha a quase redução do Estado português a Província durante a união Ibérica? ou Brasil pedir desculpas a Bolivia, Paraguay entre outros nossos vizinhos que tomamos terra ou matamos milhares da sua população em conflitos? Esse “meme” reflecte uma imaturidade histórica do povo brasileiro, de nunca tomar responsabilidade pelos problemas actuais da nação, mas sempre procurar subterfúgios para justificar nosso percebido “insucesso”.
Reparação histórica é mendicância. Faz 200 anos que ficamos independentes, meso que quase todos nossos problemas históricos sejam dessa herança portuguesa, nós precisamos resolver nossos dilemas internos, já era pra estarmos além, mas ninguém quer confrontar, querem chorar pedindo pra um país hj lascado nos pagar
Kkkkkk...reparação histórica nem faz sentido...primeiro perceber o contexto de onde surge estes questionamentos, já q o Brasil passa por um processo de desilusão política tem muitos anos, o q possibilitou um populismo chamado por uns de nacionalismo ou patriotismo e por outros de fascismo ou de familicia...
O presidente atual tem 38% de votos nas pesquisas, o q faz cerca de 50 milhões de pessoas...é muita gente...e desiludida com o PIB per capita e o poder de compra num país q vive de crédito e está altamente individado???
Um dinheiro fácil, nada mais, jogar nossos problemas nos outros é fácil, fazer alguma coisa é difícil...
Já são mais de 200 anos de independente, não podemos simplesmente ir atrás de desculpas ... assumir responsabilidades... o discurso está demasiado no insulto velado, o q n ajuda em nada...e é como o cara fala!! Q tal financiar um museu sei lá , em São Salvador da Bahia, para colocar os artefatos em exposição , como aquela pepita de ouro?
Q tal patrocinar uma exposições pelo Brasil fora??
Sem ações concretas nada se faz
Tem uma diferença gigantesca na guerra em comparação a escravidão.
Primeiramente você não é brasileiro, nenhum brasileiro escreve "reflecte", "compatriotas", "actuais", então toma vergonha nessa sua cara! Segundo você nada sabe sobre a história do Brasil, o Brasil pedir desculpas para Bolivia, pedir desculpas para o Paraguai? Por qual motivo o Brasil deveria pedir desculpas a países que invadiram o Brasil e levaram a pior, o Paraguai invadiu o Brasil tentando roubar uma parte e acabou perdendo, qualquer historiador brasileiro sabe disso, mas vocês que tem as mãos sujas de sangue de índios e negros acham bonito relativizar e mencionar histórias das quais vocês não conhecem. Toma vergonha nessa sua cara!
@@marcelamedina
A hedionda escravatura continuou no Brasil (o Barão de Guaraciaba, por exemplo, filho de uma escrava, nasceu depois da independência. Tinha 1000 escravos!!! Tornou-se um dos homens mais ricos do Brasil). Porque é que não aboliram a hedionda escravatura logo que se tornaram independentes? Aceitavam-na? 🤔 - isto de olhar o passado com os olhos do presente tem que se lhe diga.
Atualmente os indígenas fazem petições na net contra o marco temporal e o genocídio (estamos em 2022, e o Brasil é independente)- leia também o relatório Figueiredo (estamos em 2022 e o Brasil é independente há 200 anos!!!)
Nas escolas portuguesas estudamos e refletimos sobre a História de Portugal (que é longa) e a História Universal/International. Sabemos os aspetos positivos e menos positivos dos denominados Descobrimentos e Expansão portuguesa. Refletimos sobre o passado, para que os aspetos negativos sejam evitados.
Os Direitos Humanos existem desde 1948 e, infelizmente, há países onde atualmente continuam a não ser praticados.
Vergonha na cara deveria ter a Marcela e alguns outros brasileiros que se dirigem aos portugueses atuais, cujos antepassados nunca puseram um pé no Brasil, acusando-os de procedimentos que lhes são alheios.
Antes de 1822 esse território pertencia a Portugal. Os descendente de Portugueses no Brasil já fizeram então aquilo que pedem aos descendentes que estão cá?
Um comentário ignorante clássico de português: achar q Brasileiros descende de portugays. 😂😂
@@Thainara-r2p Claro, não há descendentes de "portugays" no Brasil!!!!!!
Ué é descendente de que ? Alemão ?@@Thainara-r2p
@@Thainara-r2pNem História Sabes, vai lá fazer seu Teste de ADN
Não será essa a história da humanidade? Mesmo entre os povos indígenas dos continentes americano e africano, existia guerra e invasão entre eles, assim como no resto do mundo. Dependendo de quantos anos recuamos, o povo que invade ou é invadido, vai sendo alterado.
Portugal é favela da Europa, e vassalo dos Estados Unidos.
Bem observado! E o que não dizem, é que havia diversas tribos africanas e americanas que eram canibais e faziam sacrifícios humanos, além de escravizarem.
Foram os europeus, os cristãos que acabaram com essas barbaridades!
Fato.
Problema e q trouxe muitos problemas pro nosso povo e justo a reparacao.
@@severinasantos2901 dos indigenas brazileiros concordo a começar com o brazil a para de os matar invadir as suas terras e roubar o é deles ..... mas nao dos descendentes de portugueses brancos .. esses sao parte dos culpados
Nos anos 1980/90, 100 mil pessoas garimparam durante 10 anos tirando ouro de Serra Pelada, no Pará. Portugal deve ter levado ouro sim, mas Lisboa naquela época tinha mais ou menos 250 mil habitantes, teriam que ajudar os brasileiros a transportar o ouro em galeões de 30 metros, em viagem de ida e volta de 5 meses. Muito ouro do Brasil, foi roubado por brasileiro mesmo, depois da saída dos portugueses. Contrabandeavam para os ingleses etc Hoje ainda há contrabando, imagino a 400 anos atrás.
Para o brasileiro ignorante acha que portugueses foram ao milhões e levaram o outro todo do Brasil que é do tamanho de um continente e fugiram com esse ouro todo para Portugal, e o brasileiro de origem alemã ou italiana acha.se roubado eheheheh o portugueses na cabeça do brasileiro devem ser mais poderoso que o super homem, para conseguir ter poder de roubar o ouro todo do subsolo do Brasil e fugir kkkkkkkkkkkkkkk
1980 e 1990???
Quem levou nosso ouro por mais de 100 anos, foi a Inglaterra.
@@Valmesquita100exato, a Inglaterra roubou até as sementes da nossas seringueiras e acabou com o nosso comércio exclusivo de borracha
@@matheusfernandes7514 referente ao ouro do Brasil, ouro é que não falta
- o ciclo do ouro
como atividade efervescente do Brasil na fase colonial, a partir do século XVII.
atualmente a produção continua em grande força, com máquinas
06/07/2020 - "Estudo revela que 29 toneladas de ouro foram extraídas no Brasil apenas nos quatro primeiros meses de 2020."
"Em 2020, o Brasil exportou 110,591 toneladas de ouro..."
assim uma continuação mas com enorme acréscimo se comparado com
as poucas toneladas que anualmente recolhiam à mão no período colonial.. que se situariam entre as 6 e 12 toneladas anuais das quais os reis portugueses cobravam o quinto (20%) de impostos, os 80% eram investidos no Brasil
Brasil o filho adolescente malcriado e rancoroso por não ser alto, louro e de olhos azuis, continua não querendo crescer, em vez disso continua preferindo alimentar o complexo vira lata enquanto vê o mundo a passar por ele. Já saiu á duzentos anos da casa do pai e nunca mais para de lhe bater á porta sempre em queixume. Cresce e deixa em paz o velho pai que continua gostando de ti (ao contrário daquilo que te ensinam nas madraças onde estudas), mas que já não tem paciência para te continuar a aturar. Já tarda em te tornares adulto e social democrata para o bom senso em ti finalmente prevalecer.
PS: Uma pergunta, tendo o Brasil continuado a traficar escravos por quase mais meio século depois da independência, tendo os seus esclavagistas de um Brasil já independente e bem conhecidos os seus nomes pelos historiadores, tendo eles feito cerca de duzentas viagens entre áfrica e Brasil e se tendo recusado a parar perante a lei internacional, só o tendo feito quando navios ingleses e portugueses foram para a costa africa intercetando-os e obrigando-os a voltar para trás para libertar a infeliz carga, perante esse facto o Brasil também vai pedir desculpas e indemnizar uma boa parte desses países africanos???
EXCELENTÍSSIMA resposta a estes montes de esterco mal agradecidos! O que seria deles se não tivéssemos descoberto e colonizado o Brasil? nunca se saberá! Mas que esta grande CÁFILA não nos deixa em paz, é verdade! E estes MONTES DE MERDA falam como se não fossem NOSSOS DESCENDENTES!!! São ou não IDIOTAS? as únicas pessoas a quem deveríamos pedir desculpa, é aosbpovos NATIVOS, que ainda existem, e que são tão MALTRATADOS pelos seus conterrâneos, IDIOTAS que parece não ser nossos descendentes, MAS SÃO! Montes de "BABACAS" SEM RUMO, perdidos na sua própria FALTA de CUKTURA e EDUCAÇÃO! POVO "baita FRUSTRADO! É por isso que existem canais DE MERDA como este!
Fora daqui português. Vocês não sai bem vistos aqui . FORA !!!’
Portugal saiu do Brasil em 1822 e o Brasil continuou com a escravidão e exploração. Para que Portugal pedir desculpas de algo que os brasileiros faziam antes com eles e continuaram fazendo depois.
Seu comentário é mais nojento que você! Não assistiu a matéria toda? ..."Após a saída de Portugal do Brasil, a maioria dos donos de escravos eram portugueses...". Portugueses vieram pra cá apenas para explorar, roubar e matar os indígenas! Quem trouxe a escravidão pra cá foram os portugueses!
Eu pergunto-me quando é que o Brasil vai fazer-se responsável dos seus problemas actuais.
Portugal também tem os seu próprios problemas e também tem de fazer-se responsável por eles, era o que faltava ainda por cima ser chulado por um pais com um PIB 7x maior e mais recursos naturais, haja paciência.
O Brasil só não é uma Super potencia sobretudo porque não aproveita as suas oportunidades, está a ser governado por políticos incompetentes e corruptos mais os interesses das oligarquias.
Pedir desculpas exige grandeza de alma, coisa que existe em pessoas da Alemanha e outros países. Falamos essas coisas somente porque é engraçado ver os portugueses bravos. Não esperamos desculpas dos portugueses pois sabemos como a maioria de vocês são. Mas enquanto não houver justiça não haverá paz. . E só para não esquecer: devolve nosso ouro. 🤣🤣🤣🤣
@@jussarasilva7724 Pois, mas nós não temos o PIB da Alemanha para andar a pedir desculpas (pagar) pelos prejuízos de à 500, ainda por cima se tivermos em conta que muitos dos Brasileros actuais são os descendentes desses mesmos Portuguêses.
Quanto ao Ouro vai pedi-lo à Inglaterra.
Exacto! as novas gerações nem têm nada à ver com essa questão do ouro, já é passado, na minha visão, Portugal é uma nação muito subestimada, pois criaram as caravelas e outros navios modernos demais para a época, venceram uma guerra praticamente impossível de 6 mil contra 30 mil espanhóis dentre outros grandes atos que fizeram, isso do ouro era pra nunca ter passado de uma mera piada, já que mesmo que vocês dem o "nosso" ouro, provavelmente dariam ao governo que não usaria em nada, mas é como um tuga uma vez disse: devolvemos-te o ouro e vocês devolvem o Brasil aos índios.
Sabemos que vocês não tem dinheiro e perderam o ouro do Brasil para a Inglaterra. Mas dizer: "Desculpa, reconheço que errei", é gratuito. Na guerra contra o Paraguai, o Brasil matou milhões de pessoas de forma cruel e eu defendo ferrenhamente que o governo Brasil peça ao menos "Desculpa' ao nosso país vizinho, não é necessário pagar nada. Antes de brasileiros ou paraguaios somos seres humanos e é nesse sentido que um pedido de "desculpa" demonstra uma grandeza de alma que a maioria dos portugueses sequer admite discutir. Mas não esperamos mais isso de vocês, fiquem tranquilos.
Vocês são muito engraçados ... 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Até parece que o Brasil, Africa deixou de ser Colonia, a exploraçao hj é diferente
E extraído, por dia, mais ouro no Brasil do que em toda a colonização. Por empresas estrangeiras
Vocês são muito vira latas.
Que? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O estado Brasileiro le explora mais do que Portugal explorou o Brasil.
@@alexandresanches2281 olha quem diz
A ideologia racista é intrinsecamente brasileira. Não atribua aos outros seus proprios pecados.
Tinha que ser burro
intrinsecamente ME PARECE UMA PALAVRA QUE O TUGINHA AI APRENDEU VENDO CURSO ONLINE. TUGA BURRO
Tema muito importante, contudo mais a vez não tem contextualização histórica.
Por exemplo, à época da colonização do Brasil, aquilo que era feito no velho mundo era tão mau ao feito no Brasil, exemplo dos piratas berberes ou da escritura/servidão dos eslavos.
A colonização nas américas, pode ser equiparada sim, ao imperialismo que já ocorria no velho mundo. Contudo, a maioria da população indígena morreu devido essencialmente a doenças, portanto o sistema de servidão europeu não podia ser implementado. A solução foi comprar escravos em África, às redes ai existentes, pois a maioria dos europeus já tinha senhor e não podiam ser comercializados facilmente.
Agora é totalmente diferente a colonização de África e na Ásia, durante o século XIX e XX, aí os europeus (também os estadunidenses) têm muito do que se envergonhar. Agiram de forma totalmente diferente aquela que faziam no continente europeu, pior surgiu uma opinião generalizada de superioridade racial extremista, o resultado foi que se chacinaram durante a primeira metade do século XXI.
Resumindo, pedir desculpa, indenizar ou mesmo tecer análises, sem abordar o contexto histórico é claramente redutor.
A título de exemplo, devem os portugueses exigir um pedido de desculpas aos franceses (invasões francesas), aos árabes (conquista moura), alemães (invasões bárbaras), italianos (império romano), ou até mesmo aos celtas (domínio dos povos proto europeus).
Já agora aos Espanhois (1640)
Adorei ler o seu texto, muito obrigado.
Mas que texto muito bem elaborado ,percebe mesmo de história já agora os que criticam os portugueses no Brasil não sabem das invasões consecutivas de vários povos que roubavam ,e os 60 anos em que estivemos a mercê dos espanhóis ainda agora há olhares tortos entre vizinhos as invasões francesas porra o que roubaram etc etc.por isso nunca é bom sermos dominados por outros povos ,olhem o que está acontecer com os cabrões dos russos a invadir a Ucrânia que não têm direito a ser independente ?.....
Deve sim pedir desculpas e outros povos pedirem desculpas a vcs
Olá, sou português e respeitosamente gostaria de lhe dar a minha opinião .
o primeiro ponto que você mencionou (desculpas) concordamos totalmente que Portugal deveria ter se desculpado há muito tempo e feito um trabalho sério sobre a verdade historica .
Mas o problema é que verdade as pessoas estão prontas para ouvir? a verdade portuguesa? a verdade brasileira? Ou a pura verdade ?
segundo ponto, depois de ouvindo essa pessoa no video , gostaria de saber se alguém realmente pensou na questão do ouro e a compensação de Portugal com suas ex-colônias .
como aplicar e quais seriam as consequencias de uma aplicaçao como esta ?
por um minuto ou dois vou esquecer que sou português e vou focar apenas nos valores de amor, justiça e igualdade, valores que são muito importantes para todos nós.
agora imagina, Portugal devolve toda a riqueza que veio de Brasil . e a quem é que temos de devolver ? ( os indígenas)
nos pensamos e nao os brasileiros . certo o nao ? novamente seguindo este ponto de vista de justiça
Os nativos também podem pedir a todos aqueles que não são nativos do continente americano que deixem esse continente e esse país o brasil , me pergunto até onde vai a voça justiça igualdade e humanismo ? estao dispostos a sair ? e também para onde ? é muito bom ouvir dizer queremos que a justiça seja feita . o seija é muito simple criar uma ideologia de ódio disfarçada de justiça, igualdade e humanismo seletivo . alguns sempre serão bons e alguns sempre serão mauzinhos , pra finalizar alguém pode me explicar porque raramente vemos os nativos fazendo essa revenda pra nos .Eu vejo muitos brasileiros brancos com cara de europeu
como aquele cara no vídeo que diz dê nosso ouro 🤣😂🤣😂peço desculpa mas isso nos faz sorrir . Descendente europeu pedindo ouro 🤣😂🤣alguém notou a contradição .
Pessoalmente, os portugueses não têm preconceito contra pessoas que se consideram irmãos.
irmãos não é apenas uma palavra é um sentimento
Mas para ser honesto, às vezes não conseguimos entender vocês e vocês não consegue nos entender. é isso a Familia .
não precisa se desculpar, vcs não nos devem nada...
@@markpendragon1982 bicho tu é... olha kkk volta a estudar história
o único jeito seria Portugal desfazer o extermínio indígena que praticou aqui quando feita a invasão.
@@diogohungaro5765 petição contra o genocídio dos indígenas - em Survival International e contra o Marco Temporal- em Green Peace Brasil.
Estas petições encontram-se hoje em dia "'on line'.
@@diogohungaro5765 isso era bom, mas como você pode fazer isso hoje ?
Não acho que precise de uma reparação que envolva dinheiro/ouro, mas um pedido formal de desculpas aos erros que cometeu no passado seria um bom começo. Inclusive, poderia até melhorar a amizade desses dois países.
Desculpas só aos indios!a vocês que se calhar são descendentes de italianos e alemães, p.... que os par.....!!!
Incrível, se nao fosse Portugal a colonizar o Brasil seria a Espanha, Holanda etc, em suma o Brasil sería um país fragmentado em vários pequenos países, hoje seria o país, "Minas Gerais" a pedir a reparação. A grandeza a união, a riqueza e a diversidade única do Brasil vale mais que todo ouro do mundo.
Laudo médico: completamente doido. 😂
Nós portugueses também ainda estamos à espera que devolvam os nossos espelhos.
LOOOOL
kkkkkkk porra só passar o CEP direitinho e esperar.
e o nosso brasil
Devolvemos esse espelhos para a pata que te Pôs ! eh pá !
@@jorgemendes1484 Nosso ? A terra já existia antes de vcs chegarem tú é um fanfarrão mesmo.
União Brasil e Portugal! 🇵🇹🇧🇷👍🏻👊🏻💪🏻
Portugal é meu piruu
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai la em portugal ver a união que eles vao ter com vc ...
Deus me livre graças a Deus o Oceano Atlántico tá entre os 2 paises
@@justiceirobr7641 🙄🤦🏻♂️ Ignorância...
@@mariadagracarodrigues499 🙄🤦🏻♂️
Se Portugal tem que devolver o ouro o Brasil tem que devolver os espelhos. A regra é clara.
😅
Não foram os portugueses que inventaram os espelhos...
Devolvam nosso ouroooooooo
e já agora ,devolvam o País continente que lhes entregamos de bandeja. Obrigado!
@@panicoterror996 Devolvam as terras aos indígenas e nos devolvemos o ouro aos indígenas
No Brasil houve independência mas não houve descolonização.
"Devolve o nosso ouro" 20 % de impostos ia para a coroa portuguesa. o restante era usado na na modernização da nação. Ou achavam que criar um pais de raiz era grátis? Já agora , quanto é que os brasileiros são "roubados "de impostos na actualidade? 20%?
Não confunda os assuntos. Não estamos falando da atualidade. Os responsáveis atuais não são os mesmo do passado.
É atualidade, não actualidade.
Não te esquece que a colônia crioula de escravos tá acorrentada no pacto colonial
2:53, discordo, a partir de um certo ponto, a culpa pelo subdesenvolvimento do país é nossa mesmo
Milhões de pessoas são descendentes de escravos, não tiveram o mesmo acesso de educação e terras quanto os descendentes dos brancos. Um país não pode ser desenvolvido sem uma população igualmente evoluída. Isso é reflexo da escravidão, ou seja m, culpa de Portugal.
Vocês no Brasil, são ensinados a odiar Portugal (lusofobia) e a culpar os portugueses 200anos após a independência. Qualquer pessoa com dois neurónios acha isso patético... É uma forma dos vossos governantes mascararem a sua incompetência e corrupção.
O Brasil pode começar a reparar os erros dos Brasileiros e devolver a Amazonia aos Indios.
Vamos ver se o Brasil têm corarem de reparar o que os Portugueses começaram...
Boa😂
Tem monte de reservas indígenas na Amazônia. Metade do Estado de Roraima é reserva indígena. Pelo menos serve como compensações.
Pode começar tirando Bolsonaro da presidência nessa eleição.
O POVO Brasileiro é a favor da preservação da Amazônia e do direito dos povos indígenas, além disso A República Federativa do Brasil é a Nação que mais preserva no Mundo, incluindo reservas indígenas. O próprio Alto Xingú sempre foi um exemplo para o Mundo e um tapa na cara de vocês da Europa; mas como você DESCONHECE os verdadeiros motivos dos problemas da Amazônia e nem faz ideia da extensão da maior Floresta Tropical do Mundo, fala merda e se acha "muito inteligente".
@@helio3906 Continuam a ser assassinados índios e a queimarem florestas. não é isso que os números mostram...
É impossivel assistir essa reportagem sem sentir raiva
E?
So se vc for portuguesa
Brasil o filho adolescente malcriado e rancoroso por não ser alto, louro e de olhos azuis, continua não querendo crescer, em vez disso continua preferindo alimentar o complexo vira lata enquanto vê o mundo a passar por ele. Já saiu á duzentos anos da casa do pai e nunca mais para de lhe bater á porta sempre em queixume. Cresce e deixa em paz o velho pai que continua gostando de ti (ao contrário daquilo que te ensinam nas madraças onde estudas), mas que já não tem paciência para te continuar a aturar. Já tarda em te tornares adulto e social democrata para o bom senso em ti finalmente prevalecer.
PS: Uma pergunta, tendo o Brasil continuado a traficar escravos por quase mais meio século depois da independência, tendo os seus esclavagistas de um Brasil já independente e bem conhecidos os seus nomes pelos historiadores, tendo eles feito cerca de duzentas viagens entre áfrica e Brasil e se tendo recusado a parar perante a lei internacional, só o tendo feito quando navios ingleses e portugueses foram para a costa africa intercetando-os e obrigando-os a voltar para trás para libertar a infeliz carga, perante esse facto o Brasil também vai pedir desculpas e indemnizar uma boa parte desses países africanos???
Objetivo atingido. Polémica só para gerar visualizações e likes.
@@portuguessuavesemfiltro6697distorcer a realidade para onde te convém só pra nao se responsabilizar ideologicamente ou financeiramente pelo que te cabe. eis o cidadao portugues medio. e ainda se sentem no direito de tratar a gente mal quando vamos viver aí. podre rs
Façam um vídeo sobre a escravidão no EUA. Sugestão
Chega de vídeo sobre escravidão, a história afro ao redor do mundo é muito maior que isso
Sim!😍
Sabe como começou a escravidão ?
Com negros escravizando negros, e vendendo eles a outras pessoas.
@@frajola_br Tem que fazer vídeo sobre a escravidão sim e também por boas coisas referente aos negros, estamos num mundo super racista, então o preconceito deve ser extinto.
Ótima idéia...!
Se for assim a Italia atual deve reparação a quase todos países do mediterraneo ( Espanha, Portugal, grecia, França, Tunisia, Libano, croacia , Etc....pois o imperio Romano conquistou essas regioes.
Os Romanos trouxeram Lei
@@nintkrav os Portugueses trouxeram o alfabeto, e consequente a escrita, tecnicas de engenharia naval, civil, trouxeram a metalurgia, tecnicas agricolas, etc, etc...
@@KleberBac mitou!!!
@@nintkrav Já se fazia comércio de produtos entre os autóctones do atual território português com os fenícios, gregos e cartagineses antes da chegada dos invasores romanos.
Podemos dizer que houve um legado romano, que chegou até aos nossos dias e esse deveu-se ao processo de romanização desses povos autóctones (que ofereceram resistência no início da invasão dos romanos).
Mas a Itália não é a continuação histórica do império Romano.
Portugal é Portugal, o mesmo país que cometeu muitas atrocidades por esse mundo fora.
Acções que reconhece, as boas e as más. O funcionamento de reparações históricas é bastante duvidoso mas se Portugal entendesse que as devesse pagar não seria com certeza ao Brasil.
Uma pergunta que não quer calar. Se Portugal devolver todo esse ouro devido ao Brasil, esse ouro ficará com os caras pálidas do governo ou será entregue aos povos indígenas?
Os caras pálidas do Brasil devem muito aos índios, que continuam a maltratar e a usurpar terras para exploração de recursos. As dividas só aumentam.
Não é o governo que está incentivando invasões e a explorações de riquezas dentro das reservas indígenas. A exploração de riquezas do Brasil foi financiada pela Coroa Portuguesa que entre outras coisas escravizou os próprios índios.
Os caras pálidas também tem descendência indígena kkkk!miscigenação! !niguem aqui tem DNA so português kkk👍
EU CONCORDO PLENAMENTE QUE PORTUGAL DEVERIA REPARAR OS DANOS QUE CAUSOU NOS POVOS INDÍGENAS DONOS DOS TERRITÓRIOS DE PINDORAMA > E A FORMA MAIS JUSTA DE O FAZER ERA IR NO BRASIL AJUDAR OS ÍNDIOS A COMBATER E EXPULSAR TODOS ESSES COLONIZADORES QUE OCUPAM SEUS TERRITÓRIOS E QUE ESTÃO EXPLORANDO E ROUBANDO SUAS RIQUEZAS. É A ÚNICA FORMA DE FAZER REPARAÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL.
@@theoapollo7920 Falou pouco e falou besteira. As reparações estão sendo feitas com as criações da reservas indígenas que atualmente tem 991.498 km2 de extensão, bem maior do que o território da França ( 543.965 km2) e da Inglaterra (130.423 km2) juntos.
Oh@@helio3906, haja seriedade, você acha mesmo que é um disparate dizer que pobreza e preconceito marcam a condição de vida dos Índios no Brasil.
O Hélio acredita mesmo que a reparação dos danos causados na população indígena pode ser feita com criação de reservas para Índios > onde estes pobres coitados são encurralados em áreas ditas protegidas mas sempre controladas pelo estado que lhes permite viver uma liberdade aprisionada > tipo conservação de espécies protegidas na natureza em vias de extinção.
Oh Hélio, você tem mesmo a certeza de que quer falar da realidade dos povos indígenas no Brasil?
PORTUGAL não tem que pedir perdão nenhum ao Brasil!!!
Nesse caso teria de ser Portugal em conjunto com o Brasil...milhares de vocês não são de origem Amerindia.
E hoje os Brasileiros de origem Africana têm tanto direito de estar no Brasil e serem Brasileiros quanto os outros que foram para o Brasil no pós independência.
E nesse caso Portugal vai pedir perdão a quem, ao Brasil inteiro, mas por alma de quê !?!?
E quantos milhões de Brasileiros não teriam que pedir perdão tb...mas agora Portugal é que teria a obrigação de pedir perdão a todos??? Não!!
A alguns milhares de origem Africana, diria que sim.
Já aos Indígenas, passados 200 anos de independência o Brasil continua a expropria-los, massacra-los e empurra-os cada vez mais para fora da sociedade Brasileira, e agora Portugal tb tem de ter culpa nisso??? Nao!!
Além disso no Brasil já saiu um estudo que o Brasil 200 anos independente já massacrou mais indígenas que Portugal em 324 anos de império colonial.
O que vejo é muita hipocrisia de muitos Brasileiros, pois práticamente só se vê Brasileiros brancos de classe média ou média alta a falarem do assunto (HIPOCRISIAS)...mas são independentes à 200 anos e não tiveram nenhuma guerra civil pela independência, santa paciência, sejam mais verdadeiros e adultos, não queiram culpar Portugal de todos os males da sociedade Brasileira e tb não se pode comparar a população do Brasil império colonial, com a deste Brasil de 200 anos de independência!?!?!?!?
E na prática seria o mesmo que eu pedir aos meus pais ou avós que me pedissem perdão pela minha existência lololol. ..tenham juízo!!
Xau.
A MAIORIA DOS BRASILEIROS NEM LIGAM PARA ESSE BLÁBLÁBLÁ!! NO BRASIL NINGUÉM FALA DE PORTUGAL!!! PROVA QUE NENHUMA MÚSICA PORTUGUESA FEZ SUCESSO NO BRASIL!!! OS BRASILEIROS NEM SABEM O NOME DO PRESIDENTE DE PORTUGAL!!! AS MÚSICAS DE PORTUGAL NUNCAAA PASSAM NAS RÁDIOS BRASILEIRAS!! ISSO É ASSUNTO DE UMA PEQUENA MINORIA!!
@@Dani-kv1xx Não?! Então porque você está a falar no canal de um Brasileiro que está a falar de Portugal. Ah ok, és a pequena minoria.
@@ForbiddenDreams007 É UMA PEQUENA MINORIA SIMM!!! OS BRASILEIROS NEM CONSIDERAM OS PORTUGUESES EUROPEUS LEGÍTIMOS!!! PQ FALAM QUE OS EUROPEUS SÃO LOIROS E ALTOS COMO OS ALEMÃES E ITALIANOS DO NORTE DA ITÁLIA!!! E VOCÊ MANUEL JÁ VIU MUITOS VÍDEOS BRASILEIROS HOJE???? OS PORTUGUESES TEM CONTEÚDOS MUITO PEQUENOSS!!! VOCÊS CONSOMEM OS CONTEÚDOS DOS BRASILEIROS!!! OS BRASILEIROS QUEM TEM GRANDES CONTEÚDOS!! 🇧🇷🇮🇹👍🏻
@@ForbiddenDreams007 AS MÍDIAS DO BRASIL NÃO FALAM NADAA DE PORTUGAL!!! NUNCAAA FALARAM!!! ULTIMAMENTE AS MÍDIAS DO BRASIL ESTÃO FALANDO UM POUCO DE PORTUGAL,, PQ A COMUNIDADE BRASILEIRA EM PORTUGAL CRESCEU!!! E FALAM SOMENTE PELOS BRASILEIROS!!! PQ CHEGARAM NOTÍCIAS NO BRASIL,QUE EM PORTUGAL OS BRASILEIROS SÃO VÍTIMAS DE BULLYING!!! AS MÍDIASS DO BRASIL ESTÃO FALANDO PELOS BRASILEIROS!!!! AS MÍDIAS DO BRASIL NUNCAAAAA FALARAM DE PORTUGAL!!! AS MÍDIAS DO BRASIL NÃO FALAM DE PORTUGAL!!! NUNCAAA FALARAM!!
@@ForbiddenDreams007 Esta tipa anda por aí em tudo quanto se fala sobre Portugal! Obvio ressentimento. Deve ter estado por cá a viver e alguem lhe partiu o coração.
Faz imenso sentido descendentes dos portugueses que ficaram em Portugal a plantar trigo pedirem desculpa aos descendentes dos portugueses que foram para o Brasil colonizá-lo.
Verdade, tbm não faria tanto sentido os brasileiros pedirem desculpa as comunidades indígenas da Amazônia, já que os que mais sofreram foram os indígenas do litoral e do interior
Quer dizer, pois então, que os tataranetos têm direito à indenização devida por seus tataravós?
Meu sangue tem origem portuguesa, italiana, espanhola e indígena. Como ficaria o quinhão reparatório devido a mim?
O pedido de desculpa é de um país para o outro, não de pessoa à pessoa.
@@wesleysantana2238 a questão era retórica, amigo.
@@___vz___ ininteligível
@@___vz___
Retórica ad persona e vazia.
@@wesleysantana2238 Que ?
Então Se o Pedido De Desculpas é De Um País Para o Outro .. As Reparações Históricas é Para Quem ?
Não Faz Nenhum Sentido Sua Escrita
Como diabo os portugueses pediriam desculpa se nos brasileiros são a continuação dos portugueses. Faria mais sentido os br pedi desculpa aos negros ou indios
Nos somos negros é índios também 👍
E Portugal também poderia pedir desculpas a eles.
@@marileyrodrigues5469 Mas são mais portugueses do que negros ou indios como qualquer estudo genetico demonstrou. Antes destes estudos isso era apenas uma dedução que se fazia por qualquer pessoa não historicamente cega, agora é comprovado para alem da duvida. E isso faz TODA a diferença na avaliação que se faz sobre quem afinal deveria pedir desculpa a quem...isto nesta visão infantil e redutora de reparações históricas atreladas a revisionismo vitimista com a qual obviamente não concordo.
Talvez o melhor seja um brasileiro pegar nos seus braços e tronco e eles sussurrarem perdão aos seu joelhos. É capaz de ainda assim fazer mais sentido do que o que pedem...
@@aldyleeson Pedir desculpas do qué?! De Mouros africanos também terem feito semelhante connosco durante 5 séculos!?
nada haver se brasileiro é filho de portugues com negro kk tas falando merda mrm vai ver se os negros do brasil é puro eu sou de recife sou negro no meu sangue tem sangue portugues e de holandes tbm
Os Ingleses já pediram desculpa aos norte americanos ? Quantos índios americanos foram mortos ? e nos filmes de cowboys os índios são sempre os maus da fita !!! Em vez de desculpas mando é um das Caldas e bem grande .
A base da sociedade dos EUA foi feita com as Imigraçôes. No Brasil os imigrantes só começaram a chegar no país depois da Independência em 1822.
Até este período a população do Br era de 4,5 milhões de pessoas, sendo q entre 250 à 300 mil eram cidadão pts e o restante eram africanos e indígenas. Os africanos representavam 80% da população do Brasil e na época o Br era praticamente uma colônia africana.
Claro que isso não justifica o não pedido de desculpas, mas se isso ocorrece, os britânicos estariam pedido desculpas para seus próprios antepassados...visto que para os EUA foram levados 800 mil africanos enquanto que o Brasil recebeu 5,8 milhões durante o período de 350 anos.
da minha parte ofereço um das caldas para os brasileiros descendentes dos portugueses que, diga-se de passagem, são a grande maioria. è que cada vez há menos indígenas, estes sim os verdadeiros brasileiros.
Claro, foram eles (nativos) que foram exterminados com doenças, guerras e marginalização que os portugueses fizeram, é a esse Brasil que vocês devem pedido de perdão. Até o Brasil pediu perdão aos países africanos que foram afetados pelo Brasil em 66 anos de escravagismo brasileiro (1822-1888). O Brasil buscou implementar mecanismos de superação de miséria ( EMBRAPA, FUNASA) já constitui portos e aeroportos em Angola e estaleiros em Moçambique, e estabeleceu política de visto para intercâmbio de estudantes africanos em Universidades Federais (Universidades de referência e totalmente gratuitas) e isso nunca vai pagar o que 66 anos de violação fizeram.
O Brasil tem projeto em Portugal através da EMBRAER de desenvolver a aviação de Portugal, porque nem um avião Portugal consegue desenvolver sozinho... e vocês? O que desenvolvem de relevância por aqui? A única coisa que eu vejo de Portugal aqui no Brasil é Português construindo pousada nas praias do Nordeste com isenção fiscal tratando os seus funcionários igual rato... a mesma forma de tratamento de 300 anos atrás.
Mas Portugal invade meio mundo, viola todo o princípio de humanidade e ética, Até 50 anos atrás estava ocupando países na África e agora se dói por um pedido de desculpas?
Vocês querem saber o motivo de uma piada de apenas 3 palvras (devolve nosso ouro) dói e inflama tanto vocês?
Porque é verdade. Só a verdade tem esse poder de desconforto.
@@SL-ve9lz tanta idiotice! Empranharam te pelos ouvidos e só dizes merda. Queres guito? vai trabalhar! Então, os escravos vieram todos de Angola? E os restantes povos africanos nao merecem o mesmo respeito e pedido de desculpas? E o dinheiro roubado dos bolsos dos contribuintes brasileiros só serviu para obras em Angola e Mocambique (paises socialistas amigos do PT)? E os outros povos africanos? Cadê a ajuda do povo amigo brasileiro?
Kkkkkk.. temos um juiz designado pelo STF que vai dizer quem é brasileiro ou não...
As caldas seriam um a grande solução, de facto
😂😂😂
...se temos que fazer alguma reparação será aos índios do Brasil, que eram os que já lá estavam!
...aos descendentes dos escravos que levámos para o Brasil, tiveram a sua oportunidade para regressarem a Africa quando acabou a escravatura, quando muito podemos pagar a viagem de avião para Africa para aqueles que quiserem regressar.
...aos restantes não temos nada a pedir perdão ou reparar, são descendentes de colonos que quiseram ficar lá e são tão culpados como nós de qualquer prevaricação que possa ter sido feita.
Acertaremos as nossas contas com todo o gosto com os índios do Brasil assim que os Italianos nos indemnizem por os romanos terem invadido e roubado a Lusitânia durante 500 anos e quando os muçulmanos nos indemnizarem por também terem invadido e roubado a Lusitânia por 700 anos.
Continuem varrendo a pobreza da europa e espalhando miséria aos quatro cantos do mundo. Depois mandem o Vaticano pra fazer CARIDADE com tudo que foi retirado daqui em nome da RIQUEZA EUROPÉIA DE ROMA. Tacaram fogo na babilônia pra passar o dobro da vergonha. Romanos (europeus) deveriam ser considerados os verdadeiros alienígenas dos filmes hollywoodianos pois são os ÚNICOS que na VIDA REAL roubaram, mataram e estupraram em nome da "moral e dos bons costumes" romanos.
Não. Há varios argumentos que podem ser usados, mas o principal é este: os portugueses não foram um povo que foi para uma nação já existente chamada Brasil, explorando, escravizando e matando os seus habitantes, regressando em massa após 1822, não deixando vestigios para além de traumas. Portugal fez tudo isso, mas não o fez AO BRASIL. Portugal é a própria razão da existência do Brasil. Não há Brasil sem Portugal. O país e o povo são resultado primordialmente da ação portuguesa. Os brasileiros atuais, como os trabalhos de Sergio Pena primeiro e posteriormente de outros geniticistas mostram, são maioritariamente descendentes de portugueses. Bem acima de qualquer outra influência genética (embora a percepção seja trabalhada para pensarem outra coisa)
Obviamente não faz sentido uma reclamação de ações dos próprios antepassados como se não existisse qualquer relação dos brasileiros atuais(um povo imaculado que aparece magicamente em 1822?) com esses portugueses que viviam no Brasil. É por isso ridiculo o recorrente "nosso" ouro, "nossos" indios...que nossos?
Depois podemos falar em anacronismo, na avaliação das ações que devem ser enquadradas no contexto historico em que ocorreram e nas comparações que para serem justas, devem ser sempre e apenas feitas com contemporâneos: os portugueses daquele tempo eram mais crueis que os indigenas ou africanos daqueles seculos? Os africanos que vendiam outros africanos alimentando a maquina da escravatura transatlantica, os da expansão genocida Bantu ou os habitantes da America pré-colombiana, versados em sacrificio humano e antropofagia?
Eram os portugueses um povo intrinsecamente malvado e os outros vítimas dele? São simplificações pueris promovidas pelos movimentos que se sabe, liderados por mentes infantis e irracionais, avidas por sinalização de virtude. Naquele Mundo todos procuravam dominar de forma violenta. Os que foram dominados, foram-no apenas pela incapacidade de dominar e não por qualquer superioridade moral ou benevolência. Os mesmos que em algum momento foram vítimas, foram algozes noutro com outros mais fracos, por vezes de forma mais violenta, ajustando à escala das suas capacidades.
Por fim a noção de pertença. O Brasil da epoca do ouro era território português. Só a falta de continuidade territorial altera esta noção. Se amanhã se descobrisse petróleo na Fernando de Noronha e daqui a uns séculos os seus habitantes declarassem independência, faria algum sentido virem clamar por reparações porque há uns seculos o Brasil "roubou" o "nosso" petróleo?
Em Portugal ninguém pensa em queixar-se de Romanos, Visigodos, Mouros. São acontecimentos anteriores à independência de Portugal que resulta geneticamente e culturalmente de todos estes tambem (para alem dos povos que aqui habitavam antes). Não é logico. Nem mesmo dos Franceses há queixas e intenções de pedidos de reparação, sendo que estes sim, representam o que a percepção brasileira tem dos portugueses: vieram, exploraram, mataram e pilharam uma nação consolidada há muito e regressaram todos para de onde vieram.
O Brasil tem de fugir deste ressentimento histórico, libertar-se do complexo de inferioridade que surge por esse motivo (e não há razao para esse complexo!) e cumprir todo o potencial que tem como uma das nações mais importantes do Mundo. E qual o fator determinante que gera este potencial? A dimensão continental. Graças à ação de quem? Do pequenino progenitor que desprezam e de grande parte dos vossos proprios antepassados injustamente demonizados.
Foi mágico para os portugueses mesmo pq em 1822 QUITAMOS A DÍVIDA QUE VOCÊS FIZERAM COM A COROA INGLESA PRA EXPLORAREM O NOVO MUNDO OU MESMO A ÁFRICA. Mataram, trucidaram, estupr4r4m entre outros e ainda colocaram a dívida em nosso colo. O Vaticano (representação máxima de Roma) agradece sua opinião de m3rd4 metida a "sensata".
tirou-me as palavras da boca
Gostei do texto.
Certamente a melhor explicação sobre toda esta inexplicável motivação de rancor dos ( alguns), Brasileiros sobre Portugal... 👏👏👏😀
disse tudo!!!
você é um MITO!!!
Comecemos então pelos "Brasileiros", peçam perdão aos povos originais do que hoje chamamos Brasil, por continuarem a explorar os seus territórios e a subjugar a suas culturas. Os portugueses de que falam são vocês!!!!
são a versão burra do português, apenas os que se queixam, nem todo o brasileiro é assim lerdo..
É a nossa herança portuguesa
O Brasil ainda é um país com muitos recursos, simplesmente não está a ir para a população mas sim para os bolsos dos vossos líderes! Questionem eles!
Concordo em grau número e gênero.
É fácil culpar apenas o passado, difícil é trabalhar para construir um futuro melhor. O maior problema é o Brasil ser a eterna vítima, e nunca assumir os seus próprios erros ou melhor crimes.
Não adianta. O Brasil é um destes países onde a corrupção está arraigada em todos os setores da sociedade, fora que temos um povo desmemoriado que está prestes a escolher entre um ex presidiário ou futuro presidiário como Presidente da República. Essa historia de devolver o ouro entre outras é ridícula. Basta reconhecer que já tá bom.
@@___vz___ Tanto ódio em tão poucas palavras! Pena! Boa sorte.
@@___vz___ Acho que não é assim que dois povos irmãos que falam a mesma língua se devem tratar! Não vais obter de mim uma resposta de ódio porque simplesmente não te conheço de lado nenhum e felizmente não representas o povo brasileiro do qual tenho alguns bons amigos! Vai em Paz
A demarcação que portugal fez no Brasil naquele tempo sem esse TRABALHO NUNCA o BRASIL seria tão grande assim.aqui e outra historia vai ver no documentário BRASIL 500 anos
Obrigado Portugal por explorar nossa terra, implementar um regime escravocrata e desfrutar de tudo sem nenhuma reparação.
@@orelhadepato4342 Então mas com 200 anos de independência ainda não se organizaram? Há que ter lata em culpar os outros pela vossa preguiça kkkkk
@Felipe Silva Portugal aboliu a escravatura em 1761, o Brasil tornou-se independente em 1822.
A escravatura no Brasil terminou oficialmente em 1888...
O último país do continente americano e do Ocidente a abolir a escravatura.
A dívida histórica é da elite branca brasileira para com as minorias excluídas.
Não ponham Portugal nesse barulho....
@@franciscogil9275 Já nos organizamos em parte, mas a colonização exploratória deixou uma cicatriz de desigualdade que infelizmente perdura até hoje. Aposto que se acha superior por ter nascidos em Portugal, como disse o próprio vídeo ainda há muito racismo por aí...
@Felipe Silva vc também é branco cara
Vídeo muito enviesado, os índios ajudaram os portugueses a expandir o território e a matar outros índios, a história não é baseada em bem e mal, acaba criando preconceitos desnecessários sem motivo, o vídeo é claramente marxista, dw como sempre fazendo um deserviço a comunidade luso-brasileira.
TIRANDO o termo "marxista", o seu comentário faz sentido. Enfim, o vídeo NÃO é marxista. O marxismo faz questão de contextualizar os acontecimentos históricos, e tenta fugir desse tipo de crítica moral da história. O vídeo é claramente liberal, talvez social-liberal.
EU CONCORDO PLENAMENTE QUE PORTUGAL DEVERIA REPARAR OS DANOS QUE CAUSOU NOS POVOS INDÍGENAS DONOS DOS TERRITÓRIOS DE PINDORAMA > E A FORMA MAIS JUSTA DE O FAZER ERA IR NO BRASIL AJUDAR OS ÍNDIOS A COMBATER E EXPULSAR TODOS ESSES COLONIZADORES QUE OCUPAM SEUS TERRITÓRIOS E QUE ESTÃO EXPLORANDO E ROUBANDO SUAS RIQUEZAS. É A ÚNICA FORMA DE FAZER REPARAÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL.
A maioria dos bandeirantes era cabocla.
Por este caminho os pardos tem que pedir desculpas aos indios.
Os indios têm de pedir desculpas aos jesuitas.... pelo canibalismo (comeram alguns)
Os Angolanos tem de pedir desculpa aos negros Brasileiros, por os terem vendido
E por aí vai...
Assim a culpa assenta a todos
Os bandeirantes que chegaram aqui em Cuiabá havia paulistas(brasileiros-portugues) e indígenas .
Temos duas questões totalmente diferentes em relação a outros países.
Como o contexto temporal sendo que Portugal começou a colonização muito antes de muitos países que já pediram desculpas.
E a representação que estava no poder. Neste caso quem deveria de pedir desculpa teria que ser a coroa portuguesa. Neste caso a casa do duque de Bragança.
Outra coisa é que o Brasil ganhou independência através de um descendente da coroa portuguesa. Mas continuou a cometer barbaridades como uma nova nação soberana. Na qual Portugal já não tinha influência direta. É lógico que ainda havia portugueses a continuar a cometer crimes. Mas isso também se deve ao contexto. É um pouco como a atualidade existe muito brasileiro com nacionalidade portuguesa ou vice versa.
Resumindo não quero justificar a crueldade que foi cometida. Mas vai tudo depender do contexto.
E o contexto er: vamos extrair tudo que for possível, depenar, escravizar e dizimar. E no século XXI , vamos expor uma pedra precisosa roubada como um troféu.
A propósito, já exigiram que o Luladrão devolvesse todos os bens que roubou e pagasse uma indemnização pelos prejuízos que causou (e continua) aos brasileiros?
Portugueses nada nos devem.
EU CONCORDO PLENAMENTE QUE PORTUGAL DEVERIA REPARAR OS DANOS QUE CAUSOU NOS POVOS INDÍGENAS DONOS DOS TERRITÓRIOS DE PINDORAMA > E A FORMA MAIS JUSTA DE O FAZER ERA IR NO BRASIL AJUDAR OS ÍNDIOS A COMBATER E EXPULSAR TODOS ESSES COLONIZADORES QUE OCUPAM SEUS TERRITÓRIOS E QUE ESTÃO EXPLORANDO E ROUBANDO SUAS RIQUEZAS. É A ÚNICA FORMA DE FAZER REPARAÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL.
@@theoapollo7920 você é nativo americano? Só os indígenas não são colonizadores no Brasil.
O mas engraçado de tudo isso que a maioria dos brasileiros são tem sangue portugues kkkk
Misturado com mais 4 etinias!
Têm sim meu amigo
Quem roubou o nosso ouro foi o estado português, não meramente portugueses étnicos
@@marileyrodrigues5469 Negro, Índio, italiano e Japonês
o Brasil roubou o Acre da Bolívia e Mato Grosso do Sul do Uruguay e também não é rico 😂😂😂 vai devolver as terras roubadas quando? 🤡☕
A sei lá sou meio contrário a essas idéias, ao mesmo tempo que sou descendente de índios e negros, também sou descendente de gente portuguesa que também veio para o Brasil buscar uma vida melhor, ou seja Brasil também era Portugal. E a questão da terra é algo complicado, 18.000 anos atrás os povos indígenas invadiram o Brasil, e 500 anos atrás portugueses, meio complicado de se entender. Portugal deveria reconhecer em partes o "devolve nosso ouro" e promover a entrada de mais brasileiros em seu país, afinal a 500 anos ou menos tínhamos antepassados que viveram na mesma pátria e buscavam enriquecer Portugal, com os mesmo objetivos.
Uns 2% dos Portugueses que vieram estavam diretamente relacionados ao tráfico marítimo ou eram Aristocracia. Sempre todos levam a culpa pelo q meia dúzia fez.
Ainda bem que és contrario a esta versão da história. Pois ela mostra o lado obscuro ,com vieis ideológico sem sentido e com manipulação de factos históricos. O mundo, a sociedade está cimentada em guerras conquistas e reconquistas. Portugal, não foi exceção.
Se for seguir a sua lógica Israel nunca teria ganho o seu território atual.
@@DoseVodka E nem deveriam ter ganho.
@@DoseVodka nem deveria ter ganho já viu o que eles fizeram com os palestinos?
Óbvio que Portugal não deve pedido de desculpa nenhum, nem reparação nenhuma! Primeiro, aí era Portugal! Quiseram independência, logo, quiseram o território tal como era! Segundo, escravidão, também nós fomos escravos de africanos por 5 séculos (2 a mais do que fizemos escravos africanos). Logo se haveria alguém que teria de pedir desculpas seriam primeiro os africanos, o que nem faz muito sentido porque era algo normal na época.
Além que mesmo as comparações com a Alemanha nem faz sentido, porque foi uma ocupação ao que era um país e no século passado. Nada a ver com a mentalidade medieval do passado.
Escumalha façam o favor de pedir perdão por ter ficado com a nossa língua a nossa arquitetura, a nossa religião , os territórios imensos que que os portugueses conquistaram e aí deixaram, pela maior floresta tropical do mundo que Portugal aí deixou, e a seguir peçam perdão, aos indígenas brasileiros a quem todos os dias roubais as suas terras ,envenenais os seus rios , roubai- lhes o seu ouro , e as riquezas da suas terras, e depois abandonai- á fome, a seguir pencam- lhes perdão pelo genocídio continuo a que os tendes sujeitado, nestes últimos 200 anos, em que foram mortos muitos milhares torturados e abandonados á fome como os que habitavam o planalto onde se construiu Brasília p. exemplo. Ladrões e assassinos devolvam a Portugal aquilo que aí deixamos. E ponham esse país conforme o deixamos, sem favelas sem crime sem cidades abjetas em que vocês as transformaram.
A seguir peçam perdão aos negros por mante- lis a viver em favelas a serem os indígentes de rua , a empurrá-los para o mundo do crime ,a serem os discriminados e os despojados da sociedade brasileira. A seguir indemnizem- nos por termos levado o renascimento, com todo o seu conhecimento tecnológico, a um povo pré- histórico , e ainda indminizarmo- nos pelas imensas cidades que aí fundamos e por todo o património edificado que aí ficou.
ACORDA DO SEU SONHO MANUEL!! O BRASIL É UMA CONSTRUÇÃO DOS ANTEPASSADOS DOS BRASILEIROS E DOS BRASILEIROS!!!!! OS SEUS FICARAM AI!!! PROVA QUE OS BRASILEIROS HERDARAM TUDO!!! E PROVA QUE VOCÊ E NENHUM PORTUGUÊS TEM DIREITO A NADA DO BRASIL!!! PORTUGAL É UMA CONSTRUÇÃO DE VÁRIOS POVOS TAMBÉM!!! OS ROMAN0SS E OS MOUROSS DEIXARAM MUITAS CONSTRUÇÕES EM PORTUGAL!!!! MUITAS!!! BRAGA FOI FUNDADA PELOS ITALIANOS ROMAN0SSS!!! A FAMOSA ROMA PORTUGUESA!!!! O BAIRRO MAIS FAMOSO DE PORTUGAL O ALFAMA FOI CRIADO PELOS ÁRABESSS!! ATÉ O NOME ALFAMA É ÁRABEEE!!! VAI ESTUDAR MANUEL!!! É PARA RIR UM ESTRANGEIRO QUE NUNCAAA NEM PISOU NO BRASIL,, SE ACHANDO UM PORTUGUÊS DE 1500!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKK POR ISSO PORTUGAL TEM A MAIOR TAXXA DE ANALFABETISM0 DA EUROPA!! PORTUGAL FICOU PARA A HISTÓRIA COMO O PAÍS QUE MAIS TRAFFIC0U SERES HUMANOS NO MUNDO!! VOCÊS QUEM DEVIAM DEVOLVER PORTUGAL AOS ITALIANOS!!!!! OS ROMAN0SS DOMINARAM O TERRITÓRIO PORTUGUÊS POR SÉCUL0SS!!! VAI ESTUDAR MANUEL!!! E O BRASIL NÃO TEM CULTURA DE PORTUGAL!!! TEM ITALIANA E ALEMÃ!!
@@inesvilela9454 O BRASIL É UMA CONSTRUÇÃO DOS ANTEPASSADOS DOS BRASILEIROS E DOS BRASILEIROS!!!! OS SEUS FICARAM AI!!! VC E NENHUM PORTUGUÊS TEM MÉRITO DE NADAAA DO BRASIL!!! E O BRASIL RECEBEU MUITOS ITALIANOS ALEMÃES JAPONESES LIBANESES ESLAVOSS E HOLANDESES!!! PORTUGAL É UMA CONSTRUÇÃO DOS ROMAN0SSS E ÁRABESS!!! ENTÃO DEVOLVAM PORTUGAL AOS ITALIANOS E ÁRABESSS!!!! VC LÁ FEZ NADAA MANUEL!!! TUDO NO BRASIL FOI CRIADO PELOS ANTEPASSADOS DOS BRASILEIROS E PELOS BRASILEIROS!!!! VC NUNCAA NEM PISOU NO BRASIL!!! AQUI VC SÓ ENTRA COMO TURISTAS OU IMIGRANTE!!!
@@inesvilela9454 VAI CUIDAR DOS BAIRROS JAMAICAS DE PORTUGAL!!! E VCS SÃO MOUR0SS!! VOLTA PARA O DESERTO DO SAARA!!!
@@Dani-kv1xx esse cara é um iludido
Papo inútil esse de dívida histórica... Não precisamos de ouro português algum. Nosso problema é a corrupção e os palpiteiros intrometidos de outros países. E esse Laurentino, há quem o diga, só é lido aqui no país nos meios universitários de esquerda. Nenhuma sugestão para o futuro. Só chateação.
Ninguém quer o ouro português, queremos o Brasileiro mesmo que eles roubaram.
Fiz história em universidade pública, nenhum professor nunca citou Laurentino, lembre-se ele é jornalista, livros com forte apelo mídiatico.
@@dragoon3694 mas ja existia o brasil?
@@dragoon3694 O Brasil é uma criação de Portugal, e só se tornou em independente em 1822. Até 1822, o Brasil era uma colónia de Portugal. Ou seja, até 1822, o ouro era de Portugal, e não do Brasil!
Tão é a delirar são os Brasileiros e os Americanos EUA. Os verdadeiros e legítimos proprietários são os Indígenas Índios por isso tenham cuidado as vezes acontecem milagres!!
Gente, e essa ideia nefasta de trazer o coração de Pedro I? O que foi isso? E ainda enviamos um avião especialmente para isso. Imagina a quantidade de brasileiros que poderiam ter tido um bom prato de comida na mesa com o dinheiro que foi gasto nessa vergonha!
vontade do bolsonaro de usar o bicentenário como ferramenta política, ainda mais sendo um mês antes da eleição
@@aryannechagas Nem merece resposta! Vai estudar.
@Academia Motivacional trazer um coração conservado em formol é imprescindível pra quê mesmo? podiam muito bem fazer uma solenidade em comemoração aos 200 anos de independência sem isso. o gasto seria bem menor e esse dinheiro podia ser usado pro bem do povo.
@@aryannechagas pensei que morava em Cuba
@Academia Motivacional "Libertação". Deixa-me rir.
Faltou mencionar no video que a reparacao devida à Namibia nao foi um gesto de boa vontade da Alemanha, e sim um luta judicial dos descendentes dos que sofreram genocidio. E que o país europeu, se eu nao me engano, nao queria pagar.
A Namibia foi invadida pelos alemães no sec XIX, que já existia há muito tempo como o país que era na altura e ainda é hoje. Portugal construiu o Brasil e transformou-o ainda naquilo que ele é hoje. a começar pelo nome.
Acabem com essa treta do ouro e deixem estar a História como ela própria se desenvolveu. A humanidade sempre teve momentos bons e outros maus, o que devemos fazer é pensar e refletir de modo a evitar futuros erros. Vamos ser razoáveis nestes assuntos.
Vamos por partes. A escravidão de índios durou apenas 70 anos. E sim, foi errado, e ninguém entende esse processo como correto, apesar da necessidade de se avaliar dentro de um contexto histórico. As próprias tribos indígenas se escravizavam entre si e, eventualmente, tal processo até perduraria mais tempo se não tivesse ocorrido a colonização. Em relação a escravidão africana, Portugal não deve desculpas ao Brasil. Deve desculpas ao povo africano, em especial Congo, Angola e Moçambique. Em 1771 Portugal já não recebia escravos. Em 1807 o Brasil virou capital do império e 1822 independente, isso não mudou em nada o processo de escravidão por aqui. Na verdade, em vez de se vitimizar e culpar terceiros, deveríamos ter a hombridade de reconhecer a nossa responsabilidade e também nos desculpar com os povos africanos e talvez reparar parte dos danos. Por fim, é importante esclarecer que os povos africanos que se escravizavam e vendiam os escravos que eram traficados. Portanto, favorecer os povos que vivem atualmente na Africa, seria prestar uma "reparação" aos algozes dos escravos, que subjugaram, capturaram e venderam outros povos, como o povo Banto, por exemplo. É uma parte triste da história, na qual Portugueses, Brasileiros e Africanos tiveram suas responsabilidades, e as verdadeiras vítimas sequer resistiram como povo para receberem tal reparação.
resistiram, são os atuais negros do brasil... e esses continuam sendo açoitados até hoje. pelo próprio brasil...
@@pedro.mmm9 Não Pedro, não são. Assim como os "brancos" brasileiros não são europeus, os negros não são africanos. Somos todos brasileiros. Quem tenta segregar uma parte da população é simplesmente estúpido, principalmente se isso se der por cor de pele. Vivemos no mesmo lugar, falamos a mesma língua, temos costumes e crenças em comum, vivemos sobre as mesmas leis. Isso nos define como Brasileiros. Faça sua parte, evolua para enxergar todos como iguais, esqueça seu racismo.
@@pedro.mmm9 ???
@@felipesm61 então é isso é só esquecer o racismo, gênio!
Jesus quanta asneira. 🤢🤢🤢
O Br gosta disto! Vota em mafiosos mas os malvados estão lá na Europa.
Kkkkkk!!! Como se na Europa vcs não tivessem os vossos vira-latas e mafiosos. Kkkkkkkkk!!!!!!!!!! KKKKKK!!!!!!!
@@ricardolopes286 Nem compare.
@@arturpires532 “nem se compara” MESMO!
Vcs estão sendo U$Ados como papel higiênico dos yankees.
Depois a República Federativa do Brasil
é uma Nação de peso internacional e não podemos comparar com um paiséco como Portugal.
@@ricardolopes286 Por isso estão sempre a chegar Brasileiros.Os paises mais seguros que Pt são 2 ilhas.
@@ricardolopes286 Pior que ter milhões de pobres é viver num pais cheio de riqueza não a usar para o bem comum e culpar Portugal depois de 200 anos.
Portugal criou o Brasil, e ainda deve um pedido de desculpas😂
CRIOU NADA!! QUEM CRIOU FORAM OS ANTEPASSADOS DOS BRASILEIROS!!
@@Dani-kv1xx exato, e os antepassados são portugueses.... e se você não conhece a língua dos indios e fala português continuam a ser um praga no brasil....
@@Dani-kv1xx tem razão, eu concordo, os português não criou nada nóis é que sabe > o Brasil é uma colónia da ARGENTINA. O melhor jogador brasileiro é LEONEL MESSI.
@@Dani-kv1xx EU CONCORDO PLENAMENTE QUE PORTUGAL DEVERIA REPARAR OS DANOS QUE CAUSOU NOS POVOS INDÍGENAS DONOS DOS TERRITÓRIOS DE PINDORAMA > E A FORMA MAIS JUSTA DE O FAZER ERA IR NO BRASIL AJUDAR OS ÍNDIOS A COMBATER E EXPULSAR TODOS ESSES COLONIZADORES QUE OCUPAM SEUS TERRITÓRIOS E QUE ESTÃO EXPLORANDO E ROUBANDO SUAS RIQUEZAS. É A ÚNICA FORMA DE FAZER REPARAÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL.
@@Dani-kv1xx de 1530 pra frente a população portuguesa no país cresceu
O primeiro-ministro português, António Costa, pediu no dia 02.09.2022, perante o Presidente da República de Moçambique, desculpa pelo massacre de Wiriyamu, que classificou como um “ato indesculpável que desonra” a história de Portugal. “Neste ano de 2022, quase decorridos 50 anos sobre esse terrível dia de 16 de dezembro de 1972, não posso deixar aqui de evocar e de me curvar perante a memória das vítimas do massacre de Wiriyamu, ato indesculpável que desonra a nossa história”, afirmou, em Maputo. 🇵🇹🇪🇺
O cara é Índio nem tem nada haver 😂
PORTUGAL SÓ DEVERIA LIBERAR
O VISTO PRA IR PRA LÁ ,
NÃO IMPORTA SE FOR PASSIAR TRABALHAR OU MORAR PRA MIM JÁ TÁ BOM 👍, NÃO PRECISA PEDIR DESCULPAS NENHUMA
visto o caralho, isto não é o Brasil. Agora têm que vir todos para cá?
@@pedrofaria6236 Tem calma cheganito.
Mas VCS não Falam que o Brasil é o Melhor Do Mundo 😂 Não Entendi essa Bipolaridade ?
Eu vejo o vídeo e penso: Mas que porra passa na cabeça desta gente da DW?
Vejo os comentários: Afinal ainda há esperanças na sociedade.
Se não fosse Portugal que tivesse colonizado esse território, sério outro país,e a situação séria praticamente a mesma.
Era diferente, tu não existias Nunes!
@@lucas-v4f1j curiosamente a China é o maior parceiro económico do Brasil! São vocês que falam Chinês ou eles que falam Português? 🤭
@@lucas-v4f1j hoje a língua de negócios não é o espanhol, nem sequer o francês, é o inglês, só um jumento iletrado não sabe disso. Eu falo inglês com franceses e fazemos negócios.
@@lucas-v4f1j o que prova que o facto de não falarem a mesma língua, não é obstáculo nenhum ao comércio 🤷
As vezes falarem a mesma língua até é uma desvantagem, basta olhar para Portugal e Brasil.
@@lucas-v4f1j sim inútil é uma palavra que te assenta muito bem
Contexto histórico descontextualizado. Ao olhos de hoje muitas barbaridades foram comutidas no passado ao olhos daquele tempo era diferente. Portugal tentou desenvolver todos os seus territórios, no Brasil introduziu coisas que ainda hoje o Brasil é exportador como por exemplo o café e o açúcar. Foi um português que declarou a independência do Brasil e foi o filho dele D.Pedro II que foi responsável pela época dourada do Brasil que desenvolveu o Brasil como nunca antes.
Mas isso não interessa porque devemos conhecer o passado para aprender com erros cometidos mas temos de olhar sempre para o dia do amanhã.
O Brasil sofreu com muitas políticas internas foi muito explorado recentemente por interesses politicos e empresas estrangeiras. Portugal podia vender todo o ouro que tem que não fazia dele rico, ajuda só a contrair divida para cobrir as crises provocadas pelas más politicas.
500 anos de independencia se não corrigimos nossos erros não adianta culpar Portugal vale lembrar que depois da abolição da escravidão o próprio Brasil não deu educação, Terras e liberdade financeira de verdade o que seria a reparação então racismo e desigualdade é culpa nossa, e caso recebecemos uma indenização tenho certeza que o Brasil não usaria para ajudar quer realmente sofreu e sofre até hoje, pq os EUA mesmo com seu enormes defeitos e racismo que por vezes foram maiores que o nosso conseguiram produzir uma classe média e alta de pessoas negras e indígenas.
o brasil foi descoberto em 1500, sua conta está errada. o brasil so obteve independencia de portugal em 1822, nós temos independencia há 200 anos.
você não sabe nem em que ano o brasil ficou independente então sua opinião sobre isso é completamente irrelevante
@@MinecraftRespaw querido 500 anos de independencia é um expressão não coloquei data para exagerar 🙄
A maneira mais preguiçosa de de se desculparem os politicos Brasileiros dos falhanços próprios é culpar os Outros. É os Portugueses, É os Chineses, É os Americanos é o Macron, etc. Quando a maioria dos Brasileiros se auto posicionarem e decidirem assumir que os problemas dos Brasileiros é responsabilidade própria o Brasil avança
Vamos pelo que aconteceu mais recentemente. A Alemanha devia começar pelas desculpas aos outros países europeus pela Segunda Guerra Mundial. Na actualidade temos uma Rússia a cometer atrocidades a um país soberano, e Parece-me bem que o Brasil apoioa essas atrocidades em nome da economia. Mas se formos ainda mais longe, os Franceses devem pedir desculpa a Portugal por nos terem invadido e nos terem deixado sem governação que se pisgou para o Brasil levando a maior parte da nossa cultura. A cultura vale mais que todo o dinheiro do mundo. Portugal deve pedir desculpa sim, mas aos escravos e aos indigenas. Não ao povo brasileiro na sua totalidade porque no geral fizeram igual ou pior que os Portugueses. Os EUA é país também com 200 anos. Os Ingleses enviavam para lá a população que eles achavam nefasta para a sociedade, a saber, as mulheres da má vida e os homens ladrões e olhem só o país que eles fizeram em 200 anos! Culpar os outros dos seus próprios problemas, duzentos anos passados, é fácil. Olhem só, Portugal deixou-vos um país completamente construído. Vocês nunca o souberam gerir, problema vosso. Trabalhem mais e resmunguem menos.
PORTUGAL NÃO DEIXOU NADA. O BRASIL É UMA CONSTRUÇÃO DOS ANTEPASSADOS DOS BRASILEIROS E DOS BRASILEIROS!!!! E PORTUGAL É UMA CONSTRUÇÃO DE VÁRIOS POVOS TAMBÉM!!! E O BRASIL RECEBEU MUITOS ITALIANOS ALEMÃES JAPONESES LIBANESES ESLAVOSS E HOLANDESES!!!! GRAÇAS A DEUS!!! E CONCORDO,, TEMOS 200 ANOS DE INFLUÊNCIA 0 DE PORTUGAL!!!
Vocês nos fuderam com as capitanias hereditárias
@@Dani-kv1xx e o pai natal existe não é?
@ SÓ FALEI A VERDADE SEU MOUR0!!!! SE NÃO GOSTOU VAI PARA OS CONTEÚDOS DO SEU POVO!!!! OS CONTEÚDOS DOS BRASILEIROS É PARA OS BRASILEIROS!!!! NÃO TEMOS CULPA SE VOCÊS PORTUGUESES TEM CONTEÚDOS PEQUENOSS!!! VAZAA GRINGO MANUEL!!
Infelizmente o sistema político e educacional do nosso País não tem interesse que conheçamos a história como de fato é ou foi, insistem em alimentar essa rivalidade, que não faz sentido, entre Brasil e Portugal. Hoje o povo brasileiro é escravo da ignorância e do domínio da política econômica e cultural dos Estados Unidos, mas ninguém se importa com isso.
Argumentação do mais sórdido e abusivo que já ouvi!
1) Mais de 200 anos de independência e vêm culpar Portugal de questões como o racismo brasileiro?! As questões de redistribuição de riqueza serão culpa de Portugal que há mais de 200 anos nada tem a ver com a administração do território, a cobrança de impostos e a implementação de leis???!!!? Mas anda tudo louco??
2) Comparar o colonialismo brasileiro com a questão Bélgica/Zaire ou a Alemanha/Namíbia é ridícula e reveladora de pura ignorância/ idiotice (ou é de propósito para enfeitar a narrativa?). Os Belgas cometeram atos de genocídio no Zaire, obrigavam nativos a trabalhos forçados e quem se recusava era mutilado (corte de mãos, por exemplo) ou mesmo morto.
3) Apesar da teoria passada aí nas "escolas" brasileiras de que o Brasil era uma colónia de exploração (outra falácia), Portugal ocupou o território COM POPULAÇÃO, cujos descendentes são hoje em dia a esmagadora maioria da população. Mesmo que muitos destes habitantes sejam descendentes de escravos. A escravatura é obviamente condenável, mas foi uma prática comum na história da humanidade ao longo de milhares de anos. NÃO FOI PORTUGAL QUE INVENTOU A ESCRAVATURA! Esta existiu em todos os continentes do planeta, em todas as culturas e praticada por inúmeros povos. A escravatura era LEGAL e ACEITE nesses tempos, por todas estas sociedades humanas. Até vem bem descrita na Bíblia e nunca vi religiosos rejeitarem a Bíblia por esta aludir à utilização de escravos por parte de patriarcas como Abraão, por exemplo.
Como se pode pedir desculpa ao Brasil por terem sido enviados africanos escravos para lá? Não deveria antes ser pedida desculpa aos africanos que sim, foram diretamente prejudicados?
4) Outra falsidade é os brasileiros considerarem que são todos descendentes de índios. É FALSO! A maioria nem sequer tem uma trisavó como antepassada índia. A maioria dos brasileiros descendem dos africanos e de europeus, e devido a recentes movimentos migratórios, alguns japoneses e sírios/libaneses... Portanto, a ESMAGADORA MAIORIA DOS BRASILEIROS é DESCENDENTE direto dos "OPRESSORES" dos índios. E CONTINUA A SER, por a "opressão" continua, 200 anos depois da independência. (Já agora, muitas das atrocidades contra os índios foram realizadas APÓS a independência do Brasil, mas deve ser mais cómodo culpar Portugal quando a consciência lhe pesa.
5) A porcaria do "ouro roubado" já cheira mal. O OURO é um metal, como outros, e de facto foi importante para a economia brasileira. Mas recordo que roubar é retirar algo a alguém o que não lhes pertence. Portugal era proprietário do território que é hoje o Brasil (pelas LEIS INTERNACIONAIS QUE DEFINEM A POSSE DOS TERRITÓRIOS) e dificilmente se pode culpar alguém de roubar aquilo que lhe pertence. Portugal EXTRAIU OURO DE MINAS, não assaltou bancos nem joalharias. E houve imenso contrabando, perpetrado pelos "brasileiros", mas nem vou entrar por aí. Esse ouro entrou nos circuitos mundiais de comércio e muito dos bens adquiridos foram enviados para o Brasil: ferramentas, pólvora, armas, gado, comida, navios, utensílios diversos, pagaram-se salários a marinheiros, soldados, construiram-se fortificações, estradas, edifícios, etc. Estas coisas não são grátis e mas ajudam muito quando se quer construir um país.
6) estou farto de escrever, , e perante tanta estupidez, mesquinhez, ignorância e INGRATIDÃO que tenho lido e ouvido por parte dos brasileiros, começo a ficar cada vez mais convencido que Portugal está a cometer um enorme erro histórico ao manter ainda relações com o Brasil e com os brasileiros, por mim era fazer um corte radical , inclusive diplomático, correr com todos de volta para o Brasil, impedir na entrada e nem sequer permitir contactos por telefone e internet.
Portugal não era proprietário de nada aqui, era um invasor como qualquer outro daquela época. Portugal não recebeu de ninguém esse território. O lugar já contava com a presença de mais de 6 mi de nativos com religião, economia, cultura e política própria. Esse lugar não estava vazio.
Boa parte dos pontos que você elencou não consideram o significado de colonização como invasão/ocupação ( o que é de fato )
O próprio termo "colônia" está anacrônico porque passa a ideia de que Portugal era "dono" e não um invasor.
Durante 307 anos de ocupação, o Brasil não possuia sequer um hospital ou biblioteca, quando a corte fugitiva veio pro Brasil em 1808. Ao ver que não conseguiria viver muito tempo naquele lugar que haviam criado, os exilados reais trouxeram os primeiros hospitais, fundições e bibliotecas pra cá.
E acho melhor baixar a bola, Portugal hoje não suporta ouvir a própria música, quanto mais querer se impor contra qualquer país...
Se fizeram algum benefício, foi para si próprios.
@@SL-ve9lz Diz-me que tens QI de 2 digitos, sem me dizeres que tens QI de 2 digitos...
Na perspetiva dos indios que aí estavam, Portugal pode sim ser considerado o "invasor". E daí? Eles haviam invadido territorios de outros antes tambem.
Na perspetiva dos brasileiros atuais não faz sentido colocarem-se como "nós, as vitimas" e "eles os portugueses invasores". Há um continuum caro acefalo. Vocês são também os invasores.
viva Portugal 1128 e a suas gloriosas histórias...não nos arrependemos, não nos desculpamos, não nos justificamos
Essa reportagem é da DW. Canal estatal alemão.. Portugal deveria prestar queixas nos órgãos do UE..
@@SL-ve9lz 99% dos brasileiros são no fundo invasores, pois nada têm a ver com os primitivos habitantes do território brasileiro. Virem para aqui com a conversa de serem vítimas de uma invasão, é no mínimo, absurda (por uma questão de gentileza, não digo estúpida).
Se percebesses alguma coisa de direito internacional, saberias que um dos critérios para se definir a POSSE de um território é exatamente o DIREITO DE CONQUISTA, em que um estado ocupa determinado território e torna-se dono dele. Era assim antigamente e é assim ainda nos dias correntes. Portanto, essa ideia parva de Portugal não ser dono de nada é pura ignorância, ou, quiçá, algum efeito psicológico resultante do complexo de vítima (aliás, aparentemente no Brasil existe muito desse complexo de vitimização, deve ser uma característica nacional). Portanto, houve uma invasão, a qual originou a conquista (ou seja, a posse do território, reconhecida internacionalmente) seguida da colonização, com povoamento do território por colonos portugueses (e até de outras nacionalidades) e escravos africanos. Poderíamos discutir a injustiça da escravatura, a qual ninguém no século XXI põe em causa, mas recuso-me a voltar a abordar o assunto pelos motivos que já referidos na minha 1ª intervenção.
Portanto, o teu "argumento" de ocupação nem sequer merece ser comentado, por ridículo. Os "ocupantes" são simplesmente os TEUS ANTEPASSADOS (por acaso, os meus nunca estiveram no Brasil).
Uma ocupação ocorre quando um exército/povo/país invade outro e mantém a população prévia sob controle, contra a sua vontade. Ora os invadidos foram os nativos índios, os quais acabaram por desaparecer devido a alguns combates com os portugueses, de facto, mas principalmente devido a doenças infeciosas. Portanto, a população sob ocupação seria em grande parte dos tais 307 anos residual.
Agora foca-te, que não volto a repetir: a maioria dos brasileiros não foi vítima de ocupação, uma vez que vieram de África e da Europa, ok? Foram na realidade os verdadeiros invasores e "ocupantes. É MESMO AÍ que estão os "culpados" (embora eu não os veja assim.
Talvez com uns estudos sérios e sobretudo um treino mental em lógica/raciocínio consigas atingir...ou não! Temos pena, mas é a vida.
Agora em relação ao baixar a bola...creio que é típico do brasileiro, pelo que tenho visto, terminar as suas argumentações com insultos pessoais ou colectivos.
Aconselho-te a baixares tu a bola e a evitar falar de assuntos acima das tuas possibilidades intelectuais.
0:00 0:00 0:00 0:00 0:00 0:00 0:00 0:00 Não percebo porque se diz que os portugueses descobriram Brasil, ou acharam como dizem os Brasileiros.Quando os Portugueses aí aportaram o Brasil não existia mas sim um vasto território que mais tarde foi denominado América do sul . Então a partir dai por meio de tratados Portugal demarcou essa vasta área que mais tarde denominou de Brasil.Na minha quem teria razão a reclamar eram os descendentes dos indígenas das várias tribos e também os descendentes de escravos, quanto ao resto de uma forma ou de outra todos são descendentes de colonizadores.Quanto ao ouro ou outras matérias primas que Portugal explorou foi num território que na altura era seu,e foi um Português que que lhe deu a🎉 indepencia.
🇵🇹 reconhecer já é suficiente . Porém nós 🇧🇷 também tivemos nossas atrocidades a reconhecer .
Es lo que pienso, al Brasil no creo que debe dirigirse el reconocimiento, sino a los pueblos afectados.
@Fábio Rodrigues Não, os paraguaios estão nos cobrando
@Fábio Rodrigues Não, os paraguaios estão nos cobrando
Ora aqui está um comentário que não é descabido ...👍
@Fábio Rodrigues Porém o Brasil arrasou a população lá
Ahahahahaha. Essa reportagem só pode ser piada, não?!? 😂😂😂
É o típico enviesamentos tupiniquim, hoje cada vez mais reforçada e parte de uma agenda da geração woke e do esquerdismo internacionalista radical...
Patrocinada pelo governo alemão..
Escravatura era desenvolvida e aprovada por reinos africanos. Já agora que vocês têm feito para ajudar os indígenas hoje em dia?
@Wiston e os portugueses esperando para embarcar a " mercadoria ". Tenha consciência.
Que desculpa merda, Escravidão por raça e pra vida toda foi so de branco com preto.
Passar um pano neh,
Smpr um bobalhao pra fala bosta
Meu bisavó português, "COMPROU MINHA BISAVÓ ESCRAVA, NEGRA, UMA CRIANÇA DE APENAS 8 ANOS E FEZ DELA TUA MULHER. ROUBOU NÃO SÓ SUA INFÂNCIA E JUVENTUDE, POIS ELA TEVE O PRIMEIRO FILHO COM 13 ANOS E AINDA TORNOU-A SUA ESCRAVA DOMÉSTICA. DETALHE: ELE JÁ TINHA 54 ANOS". ELE MUDOU TUDO EM SUA VIDA, ATÉ SEU NOME E SOBRENOME, TIROU ELA DO CONVÍVIO DE SUA MÃE E ABUSOU DELA ATÉ O FIM DE SUA VIDA. E AINDA DIZIA A ELA QUE LHE FEZ UM GRANDE FAVOR! SIM, A QUE HAVER UM REPARAÇÃO SIM, UM PEDIDO DE DESCULPAS SIM E O RECONHECIMENTO DE TODAS AS ATROCIDRDES E. MISÉRIAS QUE A ESCRAVIDÃO FEZ SIM!😢
Seu avô era Português, olha sua mentalidade, vamos lá entender, quem deve um pedido de desculpas é ele o erro foi dele e VC é fruto dos dois lados ok para de mimimi aqui na Internet 🤣
olha sua mentalidade, vamos lá entender, quem deve um pedido de desculpas é ele o erro foi dele e VC é fruto dos dois lados ok para de mimimi aqui na Internet 🤣
olha sua mentalidade, vamos lá entender, quem deve um pedido de desculpas é ele o erro foi dele e VC é fruto dos dois lados ok para de mimimi aqui na Internet 🤣
olha sua mentalidade, vamos lá entender, quem deve um pedido de desculpas é ele o erro foi dele e VC é fruto dos dois lados ok para de mimimi aqui na Internet 🤣