Navegação Moral: Sentido da Vida, Pluralismo de Valores e Moralismo Jurídico (meros palpites)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 жов 2024
  • Apoia aê, ô:
    apoia.se/proje...
    Acompanhe no Instagram, lá há notícias sobre o canal. Só às vezes:
    / pedroivo_sa

КОМЕНТАРІ • 18

  • @ateuinforma
    @ateuinforma  4 роки тому +5

    Só um detalhe, meus amigos.
    Embora eu tenha corrigido implicitamente no final do vídeo, na verdade é bastante importante destacar que Pluralismo de Valores não é exatamente relacionado a nada com pluralidade de perspectivas, mas imediatamente relacionado com a ideia de que há vários valores (nessa minha perspectiva, em abstrato) que competem entre si, não havendo uma base única e última de valor moral (monismo), mas vários valores (pluralismo).

  • @arthuro.l.7923
    @arthuro.l.7923 4 роки тому +1

    Aliás, o que seria felicidade ''em abstrato''? É mais fácil de ver um átomo do que ver um ''hedon'' kkkk

  • @felipekarlmarxsouza1270
    @felipekarlmarxsouza1270 4 роки тому +1

    Atira

  • @jorge0vendedor
    @jorge0vendedor 4 роки тому +1

    Eu gostei da volta da entrada antiga.

  • @arthurrodrigues5987
    @arthurrodrigues5987 4 роки тому +2

    Adorei o video .... as reflexoes .. e o local escolhido... Ja atravessei esse lago nadando e de caique... Orgulhoso do Pedrinho navegante tmb rsrsr porem com muita profundidade rssrrs

  • @5driedgrams
    @5driedgrams 4 роки тому +2

    Cara, eu tinha um desejo antigo já de comprar um caiaque, to há 4 anos morando na praia e esse desejo nunca mais floresceu. Por alguma razão sumiu da minha mente, hoje tu desenterrou esse desejo lá das profundezas do meu subconsciente - do mesmo lugar onde os traumas foram sepultados ahaha
    Ótimo vídeo como sempre!

  • @arthuro.l.7923
    @arthuro.l.7923 4 роки тому +1

    Parece que o que você disse, se traduzido em termos aristotélicos, ficaria algo como: o fim da vida é a atualização das nossas potências desejadas. Mas daí não diferiria muito de Aristóteles ou do ''modelo de educação grego'' (''paideia''). Pedro, você deve conhecer o conceito de ''paradoxo do hedonismo'', sim? Se não, seria legal ver algumas citações de filósofos sobre esse tema (o problema de colocar a felicidade o único valor valor e procurá-la em abstrato).

    • @ateuinforma
      @ateuinforma  4 роки тому

      Pois é, eu sou muito mais próximo de Aristóteles do que de todas das mil e uma facetas de utilitaristas moderninhos.
      Eu só não sou mais próximo de Aristóteles em ética porque eu acho que a política de Aristóteles é um esgoto descartável, eu não posso imaginar "atualização das potências" sem política.

  • @Obaeon
    @Obaeon 4 роки тому +1

    Em Brasília tá chovendo quase todo dia...

  • @Eduaroization
    @Eduaroization 4 роки тому +1

    Exelente, adoro seus vídeos, sua mente atéia de "humanas" complementa muito a minha de exatas :P

  • @lucasb.v.9348
    @lucasb.v.9348 4 роки тому +1

    Formato excelente

  • @emanuelribeiro5059
    @emanuelribeiro5059 4 роки тому +2

    Discordo de um ponto apontado no vídeo. Posso ter entendido errado (corrija-me se for o caso), mas eu não vejo a busca da felicidade como, talvez, uma possível armadilha. Veja bem, eu acredito que a busca pela felicidade pode (e muito provavelmente vai) ser diferente em cada fase da sua vida. O conceito em si - tanto da busca quanto da própria felicidade -, a meu ver, é muito abstrato. Você se encontrar num momento infeliz da sua vida pode não ser necessariamente um sinal do que a busca intermitente pela felicidade causa; pode ser, inclusive, uma forma de você ressignificar o que seria felicidade pra você e como o atingí-la.
    Posso ter entendido errado o que você quis dizer, mas fica meu comentário. Também não sou muito de participar, mas seu canal é um dos poucos que eu "acompanho" há um bom tempo.

    • @ateuinforma
      @ateuinforma  4 роки тому +1

      Não acho que você entendeu errado. Acho só que você pensa diferente. Pra mim você fala com precisão quando diz que "a própria felicidade é algo muito abstrato" (embora eu prefira dizer que a palavra é vaga demais e pode significar algo ambíguo e mesmo muitas coisas diferentes). Mas na essência eu estou dizendo mesmo que eu não me movo de modo algum pra buscar a felicidade (independente dos modos em que ela pode se apresentar), na verdade eu tento fazer uma série de realizações e, por acaso, isso me deixa feliz. Mas não é o objetivo da minha ação. O objetivo da minha ação é realizar coisas mesmo. E isso não significa que eu SÓ faça o que tem por objetivos realização, mas que quando eu faço coisas que APENAS estão buscando a felicidade, na verdade isso é como comer (ou seja, é uma necessidade ter doses de felicidade, não meu objetivo de vida, como não é meu objetivo de vida comer, mas uma necessidade).

    • @emanuelribeiro5059
      @emanuelribeiro5059 4 роки тому

      @@ateuinforma Acredito que seja só a diferença de pensamento mesmo. Acredito que a sua busca pela realização (realização no sentido que você colocou no vídeo) já é, de certo modo, uma busca pela felicidade. Talvez eu esteja só viajando mesmo, mas obrigado pela resposta!
      Edit: faz mais vídeos assim, cara! Adorei a ideia

  • @divertidamente5654
    @divertidamente5654 4 роки тому +1

    Me poupe! Estamos vendo a poupa 🙈. 😳

  • @jorge0vendedor
    @jorge0vendedor 4 роки тому +1

    Quando for fazer esse tipo de vídeo, grave o áudio e o vídeo separado. Assim diminuirá muito os ruídos.