Bipolaridade e personalidade | Psiquiatra Fernando Fernandes

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 кві 2022
  • Transtorno bipolar é muito confundido com personalidade e temperamento. Vamos desfazer essa confusão.
    Canal do Telegram: t.me/psiquiatrafernandofernandes
    Grupo Whatsapp: chat.whatsapp.com/DPOwOcMdTga...
    Link para Livro-caixinha RESILIÊNCIA: amzn.to/3pG0woF
    Link para livro educacional sobre Transtorno Bipolar: amzn.to/3JHc98d
    Contato para palestras e entrevistas:
    Tel.: 11 55477843
    contato@psiquiatrafernandofernandes.com
    Site: www.psiquiatrafernandofernandes.com
    Fernando dos Santos Fernandes
    CRM-SP 113119
    AVISO:
    Os vídeos têm somente caráter educativo. Em caso de dúvidas sobre diagnóstico, orientações e tratamento, consulte sempre seu médico. Todos os materiais aqui divulgados são de propriedade do dr Fernando Fernandes e podem ser replicados em outras mídias, sem necessidade de autorização prévia, desde que tenha a referência ao link original.
    #bipolaridade #personalidade #temperamento

КОМЕНТАРІ • 318

  • @psiquiatrafernandofernandes
    @psiquiatrafernandofernandes  2 роки тому +9

    Inscreva-se no canal: ua-cam.com/users/PsiquiatraFernandoFernandes
    Canal do Telegram: t.me/psiquiatrafernandofernandes
    Grupo Whatsapp: chat.whatsapp.com/DPOwOcMdTgaJGYGGa78kFQ

  • @jonesilvasilva
    @jonesilvasilva 2 місяці тому +9

    SER BIPOLAR NÃO É UMA SENTENÇA DE MORTE. Eu sou bipolar, mas bipolaridade não é uma sentença de morte. Se você fizer a sua parte, verá que é possível viver bem. Eu não tomo café, não bebo álcool, vou à academia seis vezes por semana, durmo bem cedo e, há muitos anos, não tenho crises. É claro que tenho o apoio do psiquiatra e da psicóloga, mas, como escrevi, precisamos fazer a nossa parte. Vivo uma vida normal: fiz faculdade, passei na prova da OAB de primeira sem fazer cursinho, estou terminando a pós-graduação e tenho um relacionamento muito bom com a minha namorada. Então, se você tem bipolaridade e faz tudo certinho, pode viver uma vida normal. As pessoas colocam muito peso na bipolaridade. Lógico que essa doença é séria, mas, se aceitarmos que temos e fizermos a nossa parte, conseguiremos ir bem em tudo. Eu já passei por muita coisa no passado, mas depois que aceitei a doença e passei a fazer a minha parte, tudo ficou bem. Se você não seguir as orientações do seu médico e da psicóloga e achar que é o dono da situação, você pode ter problemas e perder tempo na vida. Eu vivo uma vida normal e só me lembro da bipolaridade quando vou tomar o remédio, minha família não sabe que sou bipolar e minha namorada também não sabe ( eu escondo os remédios), não falei porque muitas pessoas acham que o portador de transtorno bipolar é pessoa difícil. O grande problema é que não é barato um tratamento com a psicóloga ao menos duas vezes por mês, o psiquiatra todos os meses e os remédios. Mas, olha, fazendo tudo certinho dá para viver uma vida normal e ter sucesso na vida.

  • @emr8528
    @emr8528 10 місяців тому +26

    Não romantizem a bipolaridade pois ela arruina a vida de quem está próximo. Os familiares não podem fazer nada se o bipolar recusa o tratamento. Convivi com sogra, marido e filha bipolar. A fase maníaca destrói quem está ao lado. Desenvolvi graves problemas mentais e o afastamento deles me proporcionou finalmente paz e autocuidado.

    • @elianavaleria9748
      @elianavaleria9748 8 місяців тому +6

      Eu sou.. me trato tenho uma familia estruturada formadas tive altos e baixos. Ta tudo bem graças a Deus.tem gente que tem problema e não admite.e põe tudo culpa no bipolar assumido. tem gente que confunde com carater.

    • @a.buscador6357
      @a.buscador6357 4 місяці тому +5

      Uma pessoa que desde criança já apresentava trantorno de personalidade - mau caráter ao extremo - e, após adulta, começa um outro problema de doença mental bipolar com suas três fases, e chegou a surtar com episódios de delírios; essa mulher se tornou altamente perigosa, mesmo com o tratamento medicamentoso, pois além do mal caratismo foi diagnosticada por último com a doença mental bipolar. É uma bomba relógio dinâmica, potencializada, e que se molda; como romantizar? É fugir dela e sem olhar para trás

    • @SophiaMyrellaMiranda27
      @SophiaMyrellaMiranda27 15 днів тому

      Verdade mesmo, bem isso

    • @SophiaMyrellaMiranda27
      @SophiaMyrellaMiranda27 15 днів тому

      ​@@a.buscador6357triste

  • @mariajailma2058
    @mariajailma2058 2 роки тому +40

    Verdade. Não podemos rotular as pessoas.Pessoas são difíceis independentes de terem transtornos psiquiátricos ou não..

    • @JS-sv5kl
      @JS-sv5kl 2 роки тому +1

      Concordo plenamente!

    • @mariajailma2058
      @mariajailma2058 2 роки тому

      @@JS-sv5kl Gracias, Jorge!

    • @recantodalu6833
      @recantodalu6833 6 місяців тому +1

      Só quem convive com um bipolar sabe o qto é difícil, mas é claro que não devemos rotular ninguém

  • @AdrianaGDPrado
    @AdrianaGDPrado 2 роки тому +48

    Meu marido foi diagnosticado com transtorno bipolar apos tres surtos. É muito bom viver com ele, exceto quando está em "crise". Hj ele se conscientizou do uso da medicaçao continua e tbm do tratamento com Psiquiatra e Terapias...muito obrigada pelo videos, me ajuda muito🙏🙏🙏

  • @analeitte858
    @analeitte858 2 роки тому +54

    Eu convivo com uma bipolar há algumas décadas, familiar, e até endosso essa fala, quando a pessoa aceita e faz o tratamento. Agora se a pessoa não se vê doente e se recusa a fazer o tratamento medicamentoso e de terapia e adota o discurso de que famosos são bipolares e se coloca no mesmo patamar, em uma flagrante mania de grandeza (o que é sintoma também da doença), eu por experiência própria posso dizer que é o inferno na terra. É capaz de destruir famílias, adoecer tudo o entorno. Façam o tratamento, ninguém é culpado de vir ao mundo com essa patologia, mas, são sim responsáveis por seus tratamentos. E família alguma é obrigada a conviver com alguém que se torna tóxico, por se negar a se tratar. Cada escolha uma consequência!

    • @mariaconsuelomoraesmaia892
      @mariaconsuelomoraesmaia892 2 роки тому +8

      Esse médico já tratou alguém bipolar no grau máximo e que se recusa a tomar medicamentos? Porque é quase impossível viver com alguém com crises de manias prolongadas que afeta toda a família socialmente, psiquicamente e economicamente!

    • @jaquelinealves3960
      @jaquelinealves3960 2 роки тому

      Vocês são pessoas horríveis! Principalmente essa Maria, espero que a vida lhe presenteia com a maldade que você vomita na internet.

    • @babynaysc
      @babynaysc Рік тому +3

      @@karinasoterojunior6928 Eu estou na minha terceira recaída da depressão e síndrome do Pânico. A primeira na adolescência com pânico, usei paroxetina de 10mg e passou. 6 anos depois, acordei de madrugada com crise de novo. Dessa vez, veio um pouco mais forte com sintomas depressivos de angustia e solidão. Usei paroxetina de 10mg de novo , dessa vez levou uns 6 meses pra melhorar. Fiquei 10 anos sem nada, de repente um dia me acordei mal e dessa vez veio os sintomas vieram muito forte, com vários sintomas físicos de angustia, palpitação, falta de ar, dor no peito. Ficava assim o dia inteiro por um tempo. Usei alguns antidepressivos, só faziam efeito parcialmente, foi onde descobri a hipomania/mania e batia com várias coisas vexatórias que fiz ao longo dos anos, como ter irritabilidade, ficar hiperssexualizada, parece que tenho dupla personalidade.
      Como não tive apoio, não levei o tratamento a sério, achei que era algo que ia passar, mas não passou. Hoje uso Escitalopram de 20mg, e foi o que mais se aproximou da melhora, mesmo que parcialmente (já usei fluoxetina, sertralina, mirtazapina, trazodona). Mas ainda tenho sintomas mistos, eu uso zolpidem para dormir porque não consigo pegar no sono de maneira natural, minha mente fica meio agitada, e também uso alprazolam. Eu nunca levei o tratamento a sério pois achava que era algo que passava, mas dessa vez não passou. Não fui sincera com o médico com medo de ele me dopar, sempre sinto efeitos colaterais no inicio de medicação, como: dor de cabeça, tontura, moleza no corpo, mal estar
      O médico falou que sou bipolar e preciso de um estabilizador. A minha pergunta: por que isso acontece? Nenhum psicólogo e psiquiatra até hoje me explicou com firmeza e clareza sobre eu ter esses episódios recorrentes e mais fortes. Não senti um amparo profissional, mesmo sendo particular. Os outros psiquiatras me passavam essas medicações no chute e eu sofria muito com os efeitos colaterais. Não tenho apoio familiar, só me julgam e acham que é bobagem minha.

    • @irlaoliveira5836
      @irlaoliveira5836 Рік тому

      Convivi com um bipolar grau 1, e com toda razão, é um inferno na terra, no caso ele trata com medicamentos, mas se recusa a fazer terapia, já foram 9 internação, muitas pelo excesso de álcool e drogas, agora depois de alguns meses que saiu da clínica e aparentemente bem, começou a ter comportamento abusivo, ele era uma pessoa e se transformou em outra. Ele além de destruir a própria família e a mim como esposa e filho, acabei me afastando, pois adoeci por viver nesse pesadelo interminável. Bipolares, se cuidem todos os dias !!!

    • @SophiaMyrellaMiranda27
      @SophiaMyrellaMiranda27 15 днів тому

      Verdade acaba com o emocional das pessoas envolvidas

  • @JS-sv5kl
    @JS-sv5kl 2 роки тому +11

    A humildade é a virtude pela qual se reconhece os proprios defeitos.

  • @aurizetevargas278
    @aurizetevargas278 2 роки тому +54

    Dr sou portadora de transtorno bipolar ,desde 2002 faço tratamento, porém ,hj com 52 anos ,estou estabilizada há mais de um ano.Mas tenho uma personalidade sensível, me entristeço fácil, e quando fico nervosa ou chorando por algum motivo já dizem que estou em surto,como se eu não fosse um ser humano com sentimentos.
    Estou me posicionando diante disso,de uma forma segura e firme,pq sei quando as crises vão começar, embora não tenha controle sobre elas,mas sinto me "agredida" quando sou julgada por meus sentimentos

    • @bemestardapele1320
      @bemestardapele1320 Рік тому +7

      Infelizmente As pessoas sempre irão julgar aquilo que elas não sentem na pele, isso nunca irá mudar. Tudo é frecura para aqueles que não sofreram algum transtorno psicológico. Quem não tem depressão, acha que o depressivo está daquele jeito porque quer, quem não pegou covid se sente como se fosse melhor do que aquele que pegou, se achando mais forte, e assim vivemos num planeta que as pessoas não tem impátia por quem está doente, até o dia que ele infermar e sentir na pele. Então não tem muito o que fazer, acho que temos que procurar de uma certa forma não ligar para o que os outros dizem.

    • @mariaaparecidaabbate8825
      @mariaaparecidaabbate8825 8 місяців тому +2

      Verdade essas pessoas na minha opinião são ignorantes, falam e pensam sem conhecimento, deveriam sofrer na própria pele pra valorizar a dor alheia, não cabe mais preconceito e muito menos julgamento Deus Abençoe 🙏🙌🌺🥀💞

    • @alesampaio1253
      @alesampaio1253 7 місяців тому

      ​​@@mariaaparecidaabbate8825 curioso que todo esse preconceito e desrespeito, ocorre no segundo país mais RELIGIOSO do mundo.

    • @Autistou
      @Autistou 3 місяці тому

      Isso é remédio errado eu não tomo nada que não seja classe a tipo respiridona

  •  2 роки тому +34

    Ótima explicação, tenho alguns pacientes bipolares, e em experiência posso dizer que são as pessoas mais amorosas e dedicadas que já conheci, claro que existe o transtorno porém pessoas com bipolaridade vão além disso.
    Sou psicólogo e tenho um canal de saúde mental e terapia cognitiva comportamental e admiro muito o canal do Dr, ainda mais por ser um Nerd igual a mim 😉🤘 abraços.
    Ps: Uma frase do TOLKIEN para o senhor: Elen síla lúmenn’ omentielvo ( que uma luz brilhe sobre o seu caminho)

    • @psiquiatrafernandofernandes
      @psiquiatrafernandofernandes  2 роки тому +4

      Obrigado por prestigiar o meu trabalho, Gerson!

    •  2 роки тому +2

      @@psiquiatrafernandofernandes eu que agradeço meu querido Dr.

    • @thiagoromanovillasboas4301
      @thiagoromanovillasboas4301 2 роки тому +5

      Eu tenho uma tia que depois de adulta foi diagnosticada como sendo bipolar, de relacionamento muito difícl, sempre brigando por qualquer coisa, vejo que um dos filhos ficou parecido, briga a toa e por motivos irrisórios, minha tia me humilhava desde pequeno por qualquer coisa. Essa tia minha morou comigo por um tempo e me humilhava na minha própria casa a toa e minha mãe nada fazia, até o dia que eu fui pra cima dela e quase bati nela, depopis disso, ela nunca mais me desrespeitou.

  • @fernandadecarvalhorocha8386
    @fernandadecarvalhorocha8386 2 роки тому +23

    Gosto muito de suas explicações, pois são sempre ponderadas, mesmo sendo embasadas cientificamente. É muito interessante e positivo ver um médico psiquiatra falando sem determinismo. Parabéns, dr. Fernando, pelo ótimo canal! Estou compartilhando seus vídeos em um grupo de pessoas com TB. Estudo muito sobre o assunto, pois minha mãe, meu irmão e eu temos esse transtorno, ainda que em mim, seja de forma mais leve. Abraços!

  • @user-je2px9fs6g
    @user-je2px9fs6g 10 місяців тому +8

    A bipolaridade é um transtorno de humor que pode acometer pessoas de qualquer personalidade e temperamento inclusive acomete tambem pessoas com transforno de personalidade ou pessoas que nao tem transtorno de personalidade ...dependendo do tempetamento pode acentuar o transtorno da personalidade ou o temperamento

  • @michellecardoso8225
    @michellecardoso8225 2 роки тому +28

    Muito boa explicação. O que tem de falta de explicação decente é incrível. Sofro preconceito sim e acabo me fechando para tudo e todos. Tenho TAB tipo 2 e vejo as pessoas chamando de loucos,fazendo piadas o tempo todo dizendo:fulano é bipolar".....como se isso fosse motivo de piada.
    Não sabem os altos e baixos muitas vezes que passamos e que não escolhemos ter esse transtorno.Grata

    • @anailelins4033
      @anailelins4033 2 роки тому +2

      Essas pessoas que zombam de quem é bipolar, deveriam respeitá-la e procurar se colocar no lugar dela, pois ninguém é obrigado a ser escravo de atitudes de bipolares, mas deveria pelo menos ter respeito pelo ser humano. Todo mal tem seu fim, bastou começar.

    • @kelenmarques9505
      @kelenmarques9505 21 день тому

      Vdd

  • @mariamadalenatavaresdossan4858
    @mariamadalenatavaresdossan4858 2 роки тому +1

    Obrigada, doutor!
    Quanta ajuda e esclarecimento!!

  • @lojaopaulista7314
    @lojaopaulista7314 3 місяці тому

    DR. É difícil pra qualquer membro da família conviver. Mas suas palavras me ajudou muito.

  • @mariabernadetenunesdasanto98
    @mariabernadetenunesdasanto98 2 роки тому +3

    Sofremos muito dotou até pela a família 🙌 igreja o povo juga e não ajuda crítica mas o tratamento e DEUS NOS AJUDA MUITO

  • @jujudaniel2198
    @jujudaniel2198 Місяць тому +1

    Eu me sinto um bicho quando vejo esses títulos. Como se eu tivesse optado por ser bipolar. A família sofre muito mas quem sofre mais e o bipolar.

  • @tyagomartyns475
    @tyagomartyns475 2 роки тому +2

    Como sempre, impecável.!

  • @BeatrizSPinto
    @BeatrizSPinto 2 роки тому +3

    Dr. Fernando, admiro muito sua capacidade de dar informações de modo claro, seguro e respeitoso.
    Este vídeo representa a voz de muitas pessoas que não tem a oportunidade de mostrar seus sentimentos.
    Certa vez mandei mensagem para o jornal da USP comentando uma reportagem da rádio USP com o tema: "O humor é o remédio para a esquizofrenia que acomete o Brasil"
    Sabe, não pude deixar de me indignar, afinal, estamos falando de um jornal/rádio escrito e falado por cientistas, pessoas que deveriam representar toda a sociedade. Não obtive resposta.
    Hoje sinto-me representada através de suas palavras. Sim, somos representados, pacientes e familiares. Obrigada, Dr. Fernando!

  • @elzagomesarruda6408
    @elzagomesarruda6408 2 роки тому +4

    Sou da área Psicanalítica...e estou sempre me surpreendendo com suas excelentes colocações. Obrigada!!

  • @FamiliaSabbag
    @FamiliaSabbag 2 роки тому +4

    Uauuu que explicação empática! Parabéns!

  • @ch_terapias
    @ch_terapias 2 роки тому +4

    otima aula ! atualmente vejo que as pessoas dificeis nao sao as que se tratam mas sim as que acham que nao necessitam de um tratamento seja ele qual for ,,,,

  • @Jesusmeumestre.
    @Jesusmeumestre. Рік тому

    AMEI O VÍDEO. ❤OH DR COMO QUEM NÃO PODE PAGAR POR UM BOM PSIQUIATRA PODE TER UM TRATAMENTO ADEQUADO. GERALMENTE O SUS NEM NOS OUVE DIREITO 😢 PARABÉNS,VC É MUITO BOM!!!

  • @elzagomesarruda6408
    @elzagomesarruda6408 2 роки тому

    Parabéns Dr. Fernandes.... Você é TOP em suas colocações.

  • @gillianefernandes2777
    @gillianefernandes2777 2 роки тому +31

    Sou portadora do TAB. Eu penso q, infelizmente, é difícil sim termos um bom relacionamento interpessoais. Na minha vida meus relacionamentos não são duradouros por eu não ter limites, equilíbrio ao falar, reagir, etc c as pessoas...

    • @cienciasmedicasebiologicas4359
      @cienciasmedicasebiologicas4359 2 роки тому +1

      Pois é. Eu convivo uma pessoa assim é muito complicado

    • @autoprogresso7123
      @autoprogresso7123 Місяць тому

      Cara, a minha vida é bem assim. Não consigo ter relacionamento duradouro, nem profissão, nem nada, nem livro, nem estudo, mas muuuuuita curiosidade sobre tudo. Eu não sei o que fazer. Mudei para um estado onde não tenho ngm de família pq não suporto as pessoas

  • @joanadarc3437
    @joanadarc3437 2 роки тому +1

    Maravilhosa explicação, adoro seus vídeos . Parabéns

  • @contatomares6437
    @contatomares6437 Рік тому +3

    Tenho TAB 2 e sou meiga e delicada. Essa agressividade q vejo falar por aí não diz respeito a mim. Pesquisei com familiares e amigos antes de postar. Agora, tenho energia baixa, gasto o q não tenho, procrastino e sinto dor de cabeça. Minha personalidade é mais tranquila.

  • @eduardomottacaldieraro4738
    @eduardomottacaldieraro4738 2 роки тому +13

    Gosto muito do seu trabalho. Quanto ao tema, sou bipolar tipo II. Creio que a questão reside em estar sendo tratado ou não e lidar conosco em momentos de desestabilização, como o senhor colocou. Estando estabilizados, tudo normal. Não há como conviver socialmente bem em depressão ou mania (hipomania).

  • @franciscocarvalho2463
    @franciscocarvalho2463 2 роки тому +1

    Parabéns dt o senhor só soma no dia a dia de nós paiz que temos filhos com esse tipo de trastorno Tb, sempre assisto seus vídeos, parabéns.

  • @sementeestelardearcturus
    @sementeestelardearcturus 2 роки тому +2

    Amei sua explicação, doutor! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @mariamariah1781
    @mariamariah1781 2 роки тому +10

    Sou bipolar tipo 2, passei anos p ser diagnosticada, eu resisti p tomar os medicamentos e só piorava, qdo me concientizei ( fundamental) sobre a necessidade da importância da medicação, comecei a tomá-las e hoje estou estabilizada e muito bem!

    • @laiara6017
      @laiara6017 Рік тому +1

      Estava CV com uma enfermeira do posto pois eu quero começar um tratamento, e ela me disse que eu tenho grandes chances de ter bipolaridade, e eu me enquadro em todas as características, eu trabalho, vc acha que as medicações te deixam lesada ou te atrapalha em alguma coisa no convívio social?

    • @laiara6017
      @laiara6017 Рік тому

      Eu sei que sem a medicação é bem pior, mas os efeitos colaterais,. Pois eu não posso ficar sem trabalhar

  • @helenamasseodecastro5548
    @helenamasseodecastro5548 2 роки тому +1

    Bom!
    Como sempre!
    Obrigada!!!

  • @jacintasoares681
    @jacintasoares681 2 роки тому

    Amei , dr vc e fantástico , vou ficar te seguindo por aqui

  • @Halinegxttusnn
    @Halinegxttusnn Рік тому +4

    Sempre fui taxada como "a bipolar" no trabalho, muita discriminação, me fizeram sofrer muito, hj sei que é psicofobia, e a patologia não me define, mas se passar por isso hj , e me incomodar vou processar mesmo!

  • @anapauladejesussousajesuss4587
    @anapauladejesussousajesuss4587 2 роки тому +1

    Obrigada pelas dicas doutor UM abraço Camaçari Bahia

  • @cremar100
    @cremar100 2 роки тому +3

    Tenho uma irmã com transtornos pisquiátricos graves. Dr Fernando, o senhor está me ajudando demais a compreender a doença. No caso dela, não sei o motivo,ela tem uma tendência a se envolver com pessoas com muitos vícios,sendo que ela mesma não possui nenhum vício, aí o problema se agrava muito. Olha que ela sofre com essa doença a mutos e muitos anos. Só tenho a agradecer.Médico competente, inteligente, humano...Deus abençoe cada dia mais.

    • @ivssantos6439
      @ivssantos6439 7 місяців тому

      Vi pela internet um caso de esquizóide . Uma psicoterapeuta cuidou dela. Era de ir pra RAVES, boites, drogas, etc. Tratou ela por um ano e tanto só com o SILÊNCIO. Deu estabilidade e segurança pra ela , uma jovem de colégio ainda, e a partir de se sentir segura começou a ceder e ser trabalhada. Ela se trancava no quarto e não tinha bom relacionamento e partia para promiscuidade nas noitadas. Deu certo a terapia após muita paciência. Esquizóide pode ser o caso aí!!

  • @SaraLogos
    @SaraLogos Рік тому

    Obrigada pela defesa sobre o TAB.

  • @julianaslv2604
    @julianaslv2604 2 роки тому +10

    Excelente, existem muitos preconceitos nessa área, não é porque alguém tem alguma condição médica que será difícil. Qualquer um pode ser considerado "difícil" até por outras pessoas também difíceis, que não reconhecem seus próprios erros. Na verdade, o preconceito só aumenta o problema. Todos nós podemos ser "difíceis" em alguns contextos, ninguém é perfeito nem santo.

  • @ivonyrbr805
    @ivonyrbr805 2 роки тому

    Tô amando essa live👍👍👍

  • @delcinaoliveira6713
    @delcinaoliveira6713 Рік тому +1

    Vdd, ninguém pode julgar ninguém!

  • @JS-sv5kl
    @JS-sv5kl 2 роки тому +6

    A maioria nem conhece a história do outro e só sabem alfinetar. Julgar,denegrir e não cuidar nem da própria vida. Creio q todo mundo deveria passar por psicólogo e psiquiatras pelo menos em algum período da vida. Se auto conhecerem. Como diz no lema do templo de Delfhos na Grécia antiga : Conhece-te a ti mesmo.

    • @anailelins4033
      @anailelins4033 2 роки тому +1

      E o bom da vida é a resposta do tempo. Todo orgulho é abatido.

  • @patriciachermont4552
    @patriciachermont4552 2 роки тому

    Amei esse vídeo e concordo plenamente

  • @simonemarinho303
    @simonemarinho303 2 роки тому +6

    E como, preconceito é pouco, levam você na chacota e muitas têm medo e desprezo, como fosse uma praga e falha de caráter. A falta de informação e empatia com os deprimidos e bipolares continua imensa. Até mesmo dentro da própria família em que existem pessoas com o mesmo transtorno, como também outros até mais graves, como o narcisismo e perversidade.

  • @feecroche5779
    @feecroche5779 Рік тому +1

    Ótima explicação doutor, parabéns!!!

  • @edvaniasantos7723
    @edvaniasantos7723 2 роки тому

    Bom diia
    ACABEI DE LHE ENCONHECER ⚠️

  • @JS-sv5kl
    @JS-sv5kl 2 роки тому +6

    As pessoas ofendem e depois não querem o" troco..." é que não tá sujeito às mesmas intempéries, comorbidades,doenças, enfermidades doenças. Como disse Jesus: quem nunca errou q atire a primeira pedra. Tem gente q aira por pedras nas mas de outros e as provocam duvidando q vão tacar.

    • @anailelins4033
      @anailelins4033 2 роки тому +1

      Aí eu completo: Atire a primeira pedra aquele que tem a certeza que nunca irá errar. O mundo dá voltas.

  • @mariaaparecidacida2421
    @mariaaparecidacida2421 2 роки тому +3

    Boa noite doutor. Concordo com o senhor. Obrigada pela ajuda . Eu tenho um filho que tem esquizofrenia e faz uso de clozapina a mais de 3 anos.

  • @adijinasantana2926
    @adijinasantana2926 2 роки тому

    Obrigada Dr quanta verdade em suas palavras parabéns

  • @claudiogoogle9873
    @claudiogoogle9873 2 роки тому

    Gratidão pelas informações. De fato existem muitos preconceitos com as pessoas que são portadores de algum tipo de transtorno mental ou síndrome.

  • @marianaaparecidasantosbarb3035
    @marianaaparecidasantosbarb3035 2 роки тому

    Minha mãe tem depressão e sempre sofreu muito preconceito.Eu fico com muita pena dela. Já sofre muito, pra ser julgado dessa forma. Deveria ter algum dia que fosse pra sinalizar e difundir esse assunto. Chamar atenção das pessoas,pois isso atrapalha muito a recuperação de quem sofre

  • @anderson.rodrigues90
    @anderson.rodrigues90 Рік тому +2

    NÃO DEVEMOS TER PRECONCEITO COM DOENÇA NENHUMA, PORÉM SÓ QUEM JÁ VIVEU COM ALGUÉM SABE O QUÃO É DIFÍCIL LIDAR COM A BIPOLARIDADE, VC ACABA SE ESGOTANDO EMOCIONALMENTE

  • @mariabernadetenunesdasanto98
    @mariabernadetenunesdasanto98 2 роки тому

    Obrigada amem

  • @ivonyrbr805
    @ivonyrbr805 2 роки тому

    Muito legal doutor

  • @baalves24
    @baalves24 Рік тому +1

    Difícil é viver com esse transtorno, difícil é tofo preconceito e esteriótipos que carregamos, difícil é ler alguns comentários aqui mesmo depois das pessoas assistirem ao vídeo. Isso que é difícil.

  • @Felina2023
    @Felina2023 2 роки тому +27

    Todos os diversos bipolares que conheci na vida não aceitavam que tinham o transtorno, não eram medicados ou faziam terapia e todos eram (ou são), extremamente difíceis nas relações sociais, mas se entitulam apenas "com temperamento forte".
    Obs: Acredito totalmente que as pessoas com este transtorno, tratadas, podem ficar muito bem.

    • @cienciasmedicasebiologicas4359
      @cienciasmedicasebiologicas4359 2 роки тому +3

      Isso é verdade. A pessoa com transtorno fica muito bem, o problema são com as pessoas que conviver com eles, pois não entende e acaba sendo machucados.

    • @mariajosemachadolima8610
      @mariajosemachadolima8610 2 роки тому +3

      eu tenho esse transtorno, aceitei que tenho essa coisa, faço tratamento há mais de 10 anos, pra mim não muda nada..sofro anos e anos..talvez só a morte vá acabar com esse sofrimento.

  • @eunicesilva6883
    @eunicesilva6883 8 місяців тому

    Excelente análise

  • @CosmeSilva-bc6ve
    @CosmeSilva-bc6ve Рік тому

    Ótima aula doutor

  • @Prof.gleyce
    @Prof.gleyce Рік тому +1

    Trabalhei numa escola em que a brincadeira das pessoas era sobre ter ou não ter laudo, quando sabiam que a pessoa tinha laudo. E isso era um fator extressor que a meu ver era uma tremenda falta de respeito e empatia.

  • @anapaulateixeira578
    @anapaulateixeira578 2 роки тому

    Excelente!

  • @deniseespim5596
    @deniseespim5596 2 роки тому

    Simmm infelizmente,😭 BOA NOITE DR FERNANDO FERNANDES

  • @dedelluz9332
    @dedelluz9332 2 роки тому

    Muito obrigado amigos.

  • @patriciachermont4552
    @patriciachermont4552 2 роки тому +2

    Conheço muitas pessoas com problemas espirituais e psicológicos e muitos são legais.

  • @gringaff5450
    @gringaff5450 2 роки тому +2

    Silvana de MG sim tem muito preconceito com trastorno bipolar eu tenho transtorno bipolar muitos deboche de mim

  • @helenanevesdasilva1422
    @helenanevesdasilva1422 2 роки тому +1

    Boa noite RGS

  • @marluciafelix6816
    @marluciafelix6816 2 роки тому +3

    Obrigada Dr,eu tenho familiares com transtornos e as vezes não sei lidar

  • @Teleziris
    @Teleziris 2 місяці тому

    Tenho transtorno afetivo bipolar do tipo 2, estou na fase de hipomania e todos me acham babaca ou egoísta, eu nao consigo ter controle, acabo agindo no impulso e quando vira a chave vira eu fico depressiva, eu tenho que carregar fodo o peso dos atos que fiz quando estava na hipomania, eu sinceramente estou cansada desse ciclo, estou começando a achar que eu nunca vou ser normal...

  • @edileneluce5393
    @edileneluce5393 2 роки тому +4

    Gostaria que minha filha tivesse uma consulta com você, mesmo que seja online... tem como?

  • @JS-sv5kl
    @JS-sv5kl 2 роки тому +8

    Imbecis não se curam. Os loucos às vezes se curam,os imbecis ,nunca, Oscar Wilde.

  • @marletemartins9600
    @marletemartins9600 2 роки тому

    Dr preciso de uma orientaçao sua sobre uma pessoa bipolar de causa infantil

  • @gilvanialima6538
    @gilvanialima6538 2 роки тому

    Maravilhoso como sempre😍😍

  • @jacintasoares681
    @jacintasoares681 2 роки тому

    Tenho uma filha bipolar nosso convívio e muito difícil , tudo que faço pra ela , sempre em vez de agradecer ela acha q faco pq quero mandar na vida dela

  • @t.almeida681
    @t.almeida681 Рік тому +2

    Ninguém diz lá vai o diabético. Ah! Vamos ter que fazer comida sem açúcar so por causa dele. Todos se prontificam a ajudar. Mas com doença psiquiatrica, não!

    • @psiquiatrafernandofernandes
      @psiquiatrafernandofernandes  Рік тому

      Bem por aí!

    • @emanuelbeserradesousa6517
      @emanuelbeserradesousa6517 7 місяців тому

      Se você cruzar com um bipolar que já passou por várias psiquiátras e já tentou várias combinações de remédios sem sucesso , cuidado, fuja como o diabo foge da cruz .😈😈😈

  • @laissaanunciacao229
    @laissaanunciacao229 Рік тому +1

    moço eu chorei pq alguém me entendeu, me invalidavam por n ter surtos de raiva constante e quando eu tinha uma crise falavam "pare de agir como doente mental" mesmo diagnosticada eles jogavam o remedio pra eu tomar e dizer q eu seria depedente deles pra sempre se continuasse... foi tanta tortura q me obriguei a parar o tratamento, eu n sou especialista, possa ser q eu n tenha mesmo mas eu tenho alguma coisa q esta me destruindo..alguns surtos psicoticos entre outros sintomas

  • @judithcavalaro6102
    @judithcavalaro6102 2 роки тому

    Oi Dr Fernando gostaria que falace de pessoa que guardam tudo,e não terminam oque começou,não estou mais aguentando essa pressão,conviver com depressão e o marido assim está me matando

  • @genicristina480
    @genicristina480 2 роки тому +2

    Lamento por esse comentario , mais tenho um filho com esse transtorno e qnd estamos Só eu ele e o irmao"meu caçula" a vida flue tranquilamente🙏Porem meu esposo tbm tem esse transtorno😔meu Deus vivo numa corda bamba😭sofrimento continuo , os dois " bipolares " parece que não ter fim as crises .
    Não se entendem de jeito nenhum .pensa num sofrimento .
    Meu filho é tratado " medicado e aceita sua condicao.
    Ja meu esposo nao entende e nem aceita 😌vivo isso a 20 anos.
    Somente pela fé🙏

  • @JS-sv5kl
    @JS-sv5kl 2 роки тому +8

    Concordo plenamente q pessoas são difíceis de qualquer jeito por isto existe a tolerância,respeito,ética,educação, etc...essa mania ridícula de rotular as pessoas ,criticar,sabotar,e não enxergam a si próprios,e não vigiam a própria língua desenfreada e q é uma pequena fagulha q um grande bosque encendeia. Julgar e atracar é fácil. E quem fala mal é q deveria procurar ajuda psicológica e psiquiátrica. Ter empatia não é pra qualquer um. São 18 tipos de psicopatia e poucos sabem disto, deviam procurar se teem alguma ou umas...quem tanto fala dos tais.

    • @JS-sv5kl
      @JS-sv5kl 2 роки тому +3

      Parabéns Dr Fernando Fernandes pelo seu trabalho e empatia e coragem de relatar e rebater certos assuntos,rotulagens e até certos médicos q veem aqui no UA-cam pea falar besteiras,só apareceremm e ganhar seguidores e likes.

    • @emanuelbeserradesousa6517
      @emanuelbeserradesousa6517 7 місяців тому

      Qual médico? Eu não conheço nenhum que destoa desse discurso politicamente correto.

  • @recantodalu6833
    @recantodalu6833 6 місяців тому +1

    Perdoe-me eu não estudei o quanto a senhor estudou , mas posso falar que viver com um bipolar que não aceita o tratamento é muito difícil sim e pelo menos o que eu conheço é quase impossível conviver quando não está medicado.

  • @Prof.gleyce
    @Prof.gleyce Рік тому +1

    O que torna a pessoa difícil é o preconceito porque ninguém é obrigado a sofrer bulling, discriminação e ficar quieto. Mas, quando uma pessoa tem um transtorno mental e isso é sabido por terceiros as pessoas acabam usando isso contra ela. Conheço muita gente com bipolaridade que são muito legais, amigas, sensíveis. Muitas vezes a dificuldade aparece no seio familiar onde a pessoa pode se soltar mais com relação ao que sente e as suas queixas. De resto é preconceito mesmo. Se as pessoas souberem respeitar o outro e o espaço do outro todo mundo convive bem.

  • @naovivaparaigrejaesimparao1700

    Eu sou pipolar tenho muito dificuldades de lidar comico minha familia momento de muita raiva não queria sentir isso .estou em tratamento a 1 e6 tem me ajudado muito.

  • @kay8977
    @kay8977 Рік тому

    Oi doutor minha mãe tem bipolaridade e ela está em um episódio de mania onde acha que tem poderes especiais onde ela controla as cores das coisas, além de outros sintomas isso tem haver com o transtorno?

  • @SophiaMyrellaMiranda27
    @SophiaMyrellaMiranda27 15 днів тому

    é muito difícil

  • @JosiSilva-lx9xm
    @JosiSilva-lx9xm 10 місяців тому +1

    Já seguindo, sou bipolar sofro muito

  • @jacintasoares681
    @jacintasoares681 2 роки тому

    Vc continua no tutub ? Se continua gostaria muito q me respondesse alguma coisa

  • @marlenealves8304
    @marlenealves8304 2 роки тому

    Certo 🌱🌴💯

  • @JS-sv5kl
    @JS-sv5kl 2 роки тому +6

    Fofocar e infernizar a vida alheia parece ser o clímax o giro de muitos.muitus adoram bater,atacar, mas quanto algum pu alguém reage ainda se fazem de vítima,de coitadinho ou coitadinha. Preconceito geral. Como generalizar religião é religiosos. Profissões e profissionais,e tudo às vezes está atrelado simplesmente à pessoa . Seu caráter sua personalidade,histórico familiar e a famosa falta de humildade e educação.

  • @maraperussi3080
    @maraperussi3080 Рік тому

    Dr. Fernando, uma pergunta: em se falando de transtorno, o narcisismo é um transtorno também, certo,? Entao seu portador deve ser respeitado e compreendido nessa condição? Afinal ele sofre de um transtorno. Ou mereceria outro tratamento?? 🤔

  • @sandramara6073
    @sandramara6073 8 місяців тому +1

    Ola boa tarde eu sofro com isso todo mundo se afasta

  • @MariaAparecida-td2wh
    @MariaAparecida-td2wh 2 роки тому

    Boa noite Dr.

  • @elirenemansur1735
    @elirenemansur1735 11 місяців тому

    Não são difíceis.

  • @babynaysc
    @babynaysc Рік тому +3

    Eu estou na minha terceira recaída da depressão e síndrome do Pânico. A primeira na adolescência com pânico, usei paroxetina de 10mg e passou. 6 anos depois, acordei de madrugada com crise de novo. Dessa vez, veio um pouco mais forte com sintomas depressivos de angustia e solidão. Usei paroxetina de 10mg de novo , dessa vez levou uns 6 meses pra melhorar. Fiquei 10 anos sem nada, de repente um dia me acordei mal e dessa vez veio os sintomas vieram muito forte, com vários sintomas físicos de angustia, palpitação, falta de ar, dor no peito. Ficava assim o dia inteiro por um tempo. Usei alguns antidepressivos, só faziam efeito parcialmente, foi onde descobri a hipomania/mania e batia com várias coisas vexatórias que fiz ao longo dos anos, como ter irritabilidade, ficar hiperssexualizada, parece que tenho dupla personalidade.
    Como não tive apoio, não levei o tratamento a sério, achei que era algo que ia passar, mas não passou. Hoje uso Escitalopram de 20mg, e foi o que mais se aproximou da melhora, mesmo que parcialmente (já usei fluoxetina, sertralina, mirtazapina, trazodona). Mas ainda tenho sintomas mistos, eu uso zolpidem para dormir porque não consigo pegar no sono de maneira natural, minha mente fica meio agitada, e também uso alprazolam. Eu nunca levei o tratamento a sério pois achava que era algo que passava, mas dessa vez não passou. Não fui sincera com o médico com medo de ele me dopar, sempre sinto efeitos colaterais no inicio de medicação, como: dor de cabeça, tontura, moleza no corpo, mal estar
    O médico falou que sou bipolar e preciso de um estabilizador. A minha pergunta: por que isso acontece? Nenhum psicólogo e psiquiatra até hoje me explicou com firmeza e clareza sobre eu ter esses episódios recorrentes e mais fortes. Não senti um amparo profissional, mesmo sendo particular. Os outros psiquiatras me passavam essas medicações no chute e eu sofria muito com os efeitos colaterais. Não tenho apoio familiar, só me julgam e acham que é bobagem minha.

    • @user-zb3nk9ee3l
      @user-zb3nk9ee3l Рік тому

      Oi baby como você está? Eu me identifiquei com você.

  • @serigiobueno6449
    @serigiobueno6449 Рік тому

    Com sertesa muito comum este preconceito contra pessoas que tem depressão ou bipolaridade ou qualquer doença mental

  • @cristianemarques1689
    @cristianemarques1689 2 роки тому +5

    Amei , infelizmente as pessoas são muito preconceitosos.

  • @janetealvesdelima6306
    @janetealvesdelima6306 2 роки тому

    Vc pode fazer consultas on LINE?

  • @thanytysousa3309
    @thanytysousa3309 2 роки тому +1

    Tenho TAB e ultimamente tenho tido mais episódios predominantemente depressivos
    Adoro seu canal

  • @mariasoledadgorrochategui2288
    @mariasoledadgorrochategui2288 2 роки тому

    Se saberei

  • @deborasilva4164
    @deborasilva4164 4 місяці тому

    Aos meus 15 anos fui diagnosticada com Depressão Bipolar, n sei se é a mesma coisa. Mas enfim, hoje tenho 26, noto que mudo muito de ideia, e sou muito indecisa.
    Hoje aconteceu algo muito estranho comigo. Eu achei que eu estava dormindo, pensei em me matar para acordar... (sou sonâmbula). Depois de uns 10 minutos mudei totalmente, como se aquela sensação tivesse sido apenas um sonho

  • @alinecoelho1254
    @alinecoelho1254 Рік тому +1

    Agora em 2022 que conseguiram me diagnosticar com bipolaridade. Sempre me tratava como depressão apenas. Mas esse ano tive uma fase de hipomania, fiquei muito eufórica fazendo 3 atividades ao mesmo tempo e com insônia. Eu também não aceitava o possível diagnóstico, mas agora aceito pois sei que se eu não tomar os remédios eu fico uma pessoa extremamente difícil.

    • @babynaysc
      @babynaysc Рік тому +1

      Eu estou na minha terceira recaída da depressão e síndrome do Pânico. A primeira na adolescência com pânico, usei paroxetina de 10mg e passou. 6 anos depois, acordei de madrugada com crise de novo. Dessa vez, veio um pouco mais forte com sintomas depressivos de angustia e solidão. Usei paroxetina de 10mg de novo , dessa vez levou uns 6 meses pra melhorar. Fiquei 10 anos sem nada, de repente um dia me acordei mal e dessa vez veio os sintomas vieram muito forte, com vários sintomas físicos de angustia, palpitação, falta de ar, dor no peito. Ficava assim o dia inteiro por um tempo. Usei alguns antidepressivos, só faziam efeito parcialmente, foi onde descobri a hipomania/mania e batia com várias coisas vexatórias que fiz ao longo dos anos, como ter irritabilidade, ficar hiperssexualizada, parece que tenho dupla personalidade. Revisando tudo, desde criança eu comecei a apresentar sintomas, que foram ignorados, achavam que era coisa de criança ou coisa de adolescente rebelde, meus sentimentos sempre foram invalidados.
      Como não tive apoio, não levei o tratamento a sério, achei que era algo que ia passar, mas não passou. Hoje uso Escitalopram de 20mg, e foi o que mais se aproximou da melhora, mesmo que parcialmente (já usei fluoxetina, sertralina, mirtazapina, trazodona). Mas ainda tenho sintomas mistos, eu uso zolpidem para dormir porque não consigo pegar no sono de maneira natural, minha mente fica meio agitada, e também uso alprazolam. Eu nunca levei o tratamento a sério pois achava que era algo que passava, mas dessa vez não passou. Não fui sincera com o médico com medo de ele me dopar, sempre sinto efeitos colaterais no inicio de medicação, como: dor de cabeça, tontura, moleza no corpo, mal estar
      O médico falou que sou bipolar e preciso de um estabilizador. A minha pergunta: por que isso acontece? Nenhum psicólogo e psiquiatra até hoje me explicou com firmeza e clareza sobre eu ter esses episódios recorrentes e mais fortes. Não senti um amparo profissional, mesmo sendo particular. Os outros psiquiatras me passavam essas medicações no chute e eu sofria muito com os efeitos colaterais. Não tenho apoio familiar, só me julgam e acham que é bobagem minha.

  • @psicanalistavalkiriafelix9219

    Acredito que tudo tem exceção, a prima do meu ex marido, e o meu noivo são muito difíceis, mas muito mesmo!

  • @glofodetectorista5710
    @glofodetectorista5710 2 роки тому

    Muito prazer,sou Lúcia Fortaleza Fernandes

  • @elianeaparecidagoncalvessc2280
    @elianeaparecidagoncalvessc2280 2 роки тому

    E como convencer alguém para procurar ajuda psiquiátrica???

  • @joycealveshonorio4815
    @joycealveshonorio4815 2 роки тому +6

    Sou bipolar tenho depressão e episódios pisicotico e sei que sou muito difícil de conviver as pessoas ao meu redor tem dificuldade de conviver comigo e eu com elas então me isolo