Hoje em dia é muito fácil produzir placas profissionais nestes fornecedores chineses, tem muita qualidade e preços competitivos, contudo, pra fazer o primeiro ou segundo protótipo, para validar e otimizar o projeto, o ideal é mesmo o DIY, fazer a placa em casa, ou escritório é muito mais rápido e também fazer mudanças, pra isso faço placas pelo método fotográfico, fazendo o projeto no Kicad ou Proteus, imprimindo fotolitos em transparencias numa impressora jato de tinta, preparando a placa de circuito impresso com DryFilm fotoresist e sensibilizando a placa numa caixa de luz ultravioleta desenvolvida por eu mesmo e com um timer. Sou Técnico Eletrônico e Engenheiro Mecânico, aposentado, mas ainda desenvolvendo muitos projetos de Eletrônica e Mecânica em casa.
Hoje o mais difícil é colocar o projeto no mercado. Homologação etc. Faz video sobre isso, se ajuda e nos ajuda. Estudar é top, desenvolver é top, mas é tempo de realizar!
A minha história com placas de circuito impresso começou quando eu tinha 13 para 14 anos, a eletrônica era um hobby meu desde os 12 anos, depois fui montar e fazer manutenção em PCs e em seguida programação. Hoje sou pedagogo, mas a eletrônica e a programação, tanto de hardware, como de software, ainda são meus hobbys (ou "hobbies" para os preciosistas do inglês).
@lokifonseca8799 gostei de saber sobre a sua trajetória. Sugiro que vc inclua no seu leque de hobbies as placas Raspberry Pi onde vc consegue aplicar todo o seu conhecimento nessas áreas: informática, programação, eletrônica.
Grato por compartilhar a sua experiência, Julia. Seu vídeo trouxe algumas recordações engraçadas. Principalmente a parte sobre os circuitos "manhosos"...rsrs. Durante o curso técnico de eletrônica, no início dos anos 80, havia uma disciplina chamada de laboratório de radio, onde o objetivo final era a montagem, em equipes de 2 alunos, de um circuito de radio recepção em AM. Não havia requisito sobre ser em PCB, poderia ser até em pontes de terminais. Mas eu e meu colega tivemos a brilhante ideia de fazer a plaquinha. Para piorar, decidimos fazer modular, com a partes de recepção, de FI e sintonia, de pré e de amplificação em placas separadas, para facilitar a divisão dos trabalhos. Fizemos o projeto, a montagem e os ajustes e tudo funcionou, na minha casa, na casa do meu colega e na sala de aula em horários livres, durante a tarde - estudávamos de noite. Na noite da apresentação, obviamente, o negócio não funcionou... O professor, ao ouvir de nós que ele havia funcionado em casa e na escola, com ar desdenhoso e com certo desaforo nos disse: "tudo funciona em casa.." Fiquei P... Como não levo desaforos de graça, passei a estudar o problema e, a muito custo, descobri que a causa eram as conexões entre os módulos do circuito, que funcionavam como antenas, causando interferência. Mas a causa principal eram as lâmpadas fluorescentes, que na época usavam reatores eletromagnéticos e geravam um campo absurdo e interferiram em nossa "arquitetura". Esse tipo de lâmpada não era comum em residências e mesmo na escola, eram acionadas apenas durante a noite. Fizemos as devidas blindagens e passamos na disciplina com louvor, única equipe que fez em PCB. Deu trabalho, mas aprendemos muito!
Boa tarde! Meu nome é Willian, maravilha, meus parabéns, durante meu curso de técnico em eletrônica foi exigido que fizéssemos a PCI no percloreto, podíamos corroer com fita crepe, na caneta pra retroprojetor preta, no toner, enfim, até com spray, esmalte de unha... hahahah... e depois de limpa, pintar com um verniz de breu + tiner, depois era só soldar normalmente, as partes cobreadas ficavam muito tempo brilhantes, ficava show, velhos tempos, hein? Hahahah...
É incrível o tanto de gente que tem interesse em eletrônica mas não segue adiante. As vezes ficam na atea de TI como redes ou programação. Acho que falta investimento nesta área de atuação. Sucesso aí moça.
É por causa da falta de emprego. Quase não existe. Ou você empreende, ou você trabalha para o exterior, ou você arruma um emprego ganhando pouco. Enquanto a área de software tem muito emprego e paga bem. É uma briga meio sem jeito para o hardware.
Excelente vídeo Julia. Acho uma grande contribuição para a comunidade essas dicas veteranas pois caso contrário cada iniciante precisa desbravar de modo cansativo e desnecessário algumas etapas de aprendizado que poderiam ter sido mais fáceis com devidas orientações como essa, e isso pode desanimar algumas pessoas, e me incluo nessa. Grande abraço!
Ótimo vídeo, também sou fanático por desenvolvimento de PCB, e queria te parabenizar pelo trabalho de ajudar a difundir cada vez mais isso pelo Brasil. Sei que o vídeo é patrocinado pela pcbway, e gosto muito dos serviços que eles oferecem, porém acho que uma coisa que a JLC ganha é com a plataforma EasyEDA, a praticidade que ela oferece é muito boa, sem precisar baixar software nenhum, e da pra exportar o Gerber também e mandar fabricar em qualquer outra empresa (Não estou fazendo propaganda, é apenas uma alternativa online para desenvolvimento kkkkk).
Concordo! Meses atrás eu precisei fazer uma montagem mais profissional usando o arduino e mesmo sem saber usar software de layout de PCB (só tinha visto parte de um curso sobre o KiCAD aqui no UA-cam) eu baixei o EasyEDA, preferi o sofware offline do que o na nuvem, e consegui projetar o PCB (que usava o Arduino Nano) e fiz a encomenda de 10 placas com a JLC. As placas chegaram muito bem embaladas e com um acabamento muito bom.
Parabéns pela iniciativa, fui campeão de uma categoria em robôs sumo em um campeonato Brasileiro, tenho 26 anos já mas parabéns, comecei com 14 anos também.
Ganhou um inscrito, estou desenvolvendo um sistema de automação, e pretendo apresenta-lo, vi, contigo, que a apresentação terá que ser profissional, não tem outro jeito. Valeu!
Em borra eu utilize placa perfurada, não fica "gambiarra" mas recentemente adquiri uma CNC para fazer placas mais profissionais, porém mesmo na placa perfurada, uso dupla face e construído em ambas as faces.
Maravilha Julia, eu sou desenvolvedor de sistemas a 15 anos e programador por natureza. Não tenho formação em eletronica, mas tenho uma bancada parecida com esta sua de fundo para inventar brinquedos para o meu pequeno usando arduino e cicuitos simples. Já tentei usar alguns programas para fazer a pcb mas sempre me deparo com o problema de não conseguir simular para saber se está ou não correto. Tem algum video seu sobre este tipo de dúvida? Obrigado
Também sigo no mesmo caminho haha. Aqui algumas coisas que me ajudam: - Wokwi (Ajuda com a parte de simulação e prototipagem, é gratuito e se você tiver um bom conhecimento de programação, você consegue simular ICs mais complexos usando C) - Breakout boards (Placas que simplificam/facilitam o uso de ICs e footprints mais complexos de fazer na sua PCB de fenolite) - Arduino/Raspberry (Com ele eu consigo fazer testes mais complexos nas placas que eu monto) - Chat GPT (Me ajuda com dúvidas bobas de eletronica) Eu gostaria de encomendar as placas de fabricantes porém a demora e o custo do frete acabam me limitando. Como eu sou um hobbysta e não entendo tanto de eletronica eu preciso testar alguns conceitos e errar bastante.
@@williamwagner1815 kkk eu consegui fazer duas plaquinhas de uma semana para cá vendo uns vídeos, inclusive da Julia. Já tinha tentado algumas vezes e não havia conseguido mas enfim... Consegui no Easy EDA. A única coisa "simples" que não consegui, é selecionar rotulos de texto em lote sem precisar clicar um a um kkkk
Julia, agradeço todo seu esforço, gostaria que fizesse um vídeo " unboxing minha importação" onde vc descreve todos impostos envolvidos, tramitação de pagamento , recebimento, dias percorridos etc... é um vídeo voltado para questão burocráticas brasileiras e impostos envolvidos,... e se possível explique se vc compra por pessoa física ou por empresa, questão de despachantes, comprovação etc... ou seja, é um vídeo de placas, casado com importação e questões burocráticas.... essa caixa que vc comprou seria excelente se fosse ela...
fiquei 3 dias soldando os ci's da memoria ram de um computador de 8 bits mostrado pelo Ben Eater. Placa ilhada... no final tem um bug que faz com que os dados sejam perdidos quando muda do módo de depuração pra o modo de execução. Até desisti de fazer por enquanto. Vou desenhar no easyEda ou KiCad pra imprimir.
Eu fiz o curso de técnico em eletrônica do SENAI no projeto final eu tentei fazer uma CNC com arduino e motores de passo e tal, tudo era feito em proto-board e na sala de aula aí tinha vezes que a CNC fazia o desenho todo mas na maioria das vezes ela engasgava em algum ponto ou até parava do nada, na hora da avaliação a infeliz deu pau e não funcionou, mas como o professor já tinha visto ela funcionando outras vezes ele deu a avaliação pra conseguir atingir a aprovação kkkkk.
Julia, boa noite! Criei algo que considero revolucionário e precisava de alguém pra desenvolver comigo... Tentei entrar em contato com algumas empresas, inclusive a Tectoy, mas demoram MUITO a responder.
Eu gostaria de um projeto para fabricar um seletor de voltagem (220/110 volts) que atende um motor mofásico com 1470 Watts (2 cv.). Este motor é usado em betoneiras na construção civil.
Ué.....Funciona? Ótimo! 😂 Não é gambiarra, é MacGyver..😎 Mas está certo: Determinados acabamentos e apresentações ficam muito bacanas e com apresentação profissional ainda que você esteja vendo que o acabamento é relativamente "rústico". Exemplo: Termo contráteis em conexões de cabos ou para dar um acabamento melhor, ou também, cases feitos em impressora 3D que, por mais que não tenham acabamento polido "black piano", pra apliações técnicas são atraentes e mostram um capricho na produção do seu equipamento, aqueles para aplicação técnica/profissional/industrial, pois mostra que, apesar de não ter um acabamento "fino" ( e nem precisa nestes casos) tem um aspecto de bem construído, o que para as aplicações que elenquei são mais que suficientes.
Hoje em dia é muito fácil produzir placas profissionais nestes fornecedores chineses, tem muita qualidade e preços competitivos, contudo, pra fazer o primeiro ou segundo protótipo, para validar e otimizar o projeto, o ideal é mesmo o DIY, fazer a placa em casa, ou escritório é muito mais rápido e também fazer mudanças, pra isso faço placas pelo método fotográfico, fazendo o projeto no Kicad ou Proteus, imprimindo fotolitos em transparencias numa impressora jato de tinta, preparando a placa de circuito impresso com DryFilm fotoresist e sensibilizando a placa numa caixa de luz ultravioleta desenvolvida por eu mesmo e com um timer. Sou Técnico Eletrônico e Engenheiro Mecânico, aposentado, mas ainda desenvolvendo muitos projetos de Eletrônica e Mecânica em casa.
Hoje o mais difícil é colocar o projeto no mercado. Homologação etc. Faz video sobre isso, se ajuda e nos ajuda. Estudar é top, desenvolver é top, mas é tempo de realizar!
Up
Up! Inmetro e etc...
Geralmente os canais de eletrônica são compostos por homens é a primeira vez que vejo uma mulher. Eu acho muito bom a conquista desse espaço por elas.
A minha história com placas de circuito impresso começou quando eu tinha 13 para 14 anos, a eletrônica era um hobby meu desde os 12 anos, depois fui montar e fazer manutenção em PCs e em seguida programação. Hoje sou pedagogo, mas a eletrônica e a programação, tanto de hardware, como de software, ainda são meus hobbys (ou "hobbies" para os preciosistas do inglês).
Hobbies, sem "y".
@@rtdynamicssystems, valeu, erro meu de alguma forma.
@@lokifonseca8799 Nem esquenta!
@lokifonseca8799 gostei de saber sobre a sua trajetória.
Sugiro que vc inclua no seu leque de hobbies as placas Raspberry Pi onde vc consegue aplicar todo o seu conhecimento nessas áreas: informática, programação, eletrônica.
Grato por compartilhar a sua experiência, Julia. Seu vídeo trouxe algumas recordações engraçadas. Principalmente a parte sobre os circuitos "manhosos"...rsrs. Durante o curso técnico de eletrônica, no início dos anos 80, havia uma disciplina chamada de laboratório de radio, onde o objetivo final era a montagem, em equipes de 2 alunos, de um circuito de radio recepção em AM. Não havia requisito sobre ser em PCB, poderia ser até em pontes de terminais. Mas eu e meu colega tivemos a brilhante ideia de fazer a plaquinha. Para piorar, decidimos fazer modular, com a partes de recepção, de FI e sintonia, de pré e de amplificação em placas separadas, para facilitar a divisão dos trabalhos. Fizemos o projeto, a montagem e os ajustes e tudo funcionou, na minha casa, na casa do meu colega e na sala de aula em horários livres, durante a tarde - estudávamos de noite. Na noite da apresentação, obviamente, o negócio não funcionou... O professor, ao ouvir de nós que ele havia funcionado em casa e na escola, com ar desdenhoso e com certo desaforo nos disse: "tudo funciona em casa.." Fiquei P... Como não levo desaforos de graça, passei a estudar o problema e, a muito custo, descobri que a causa eram as conexões entre os módulos do circuito, que funcionavam como antenas, causando interferência. Mas a causa principal eram as lâmpadas fluorescentes, que na época usavam reatores eletromagnéticos e geravam um campo absurdo e interferiram em nossa "arquitetura". Esse tipo de lâmpada não era comum em residências e mesmo na escola, eram acionadas apenas durante a noite. Fizemos as devidas blindagens e passamos na disciplina com louvor, única equipe que fez em PCB. Deu trabalho, mas aprendemos muito!
Uia, primeira moça brasileira que vejo nessa área de hardware ❤
Nossa, primeira moça que vejo fazendo isso, parabéns .
Moca parabéns 👏👏👏👏 orgulho pro Brasil 🇧🇷
Boa tarde! Meu nome é Willian, maravilha, meus parabéns, durante meu curso de técnico em eletrônica foi exigido que fizéssemos a PCI no percloreto, podíamos corroer com fita crepe, na caneta pra retroprojetor preta, no toner, enfim, até com spray, esmalte de unha... hahahah... e depois de limpa, pintar com um verniz de breu + tiner, depois era só soldar normalmente, as partes cobreadas ficavam muito tempo brilhantes, ficava show, velhos tempos, hein? Hahahah...
Vc e uma gênia da eletrônica eu comecei na eletrônica a 1 ano 👏
Amei a capacidade de síntese! É raro profissionais que falam tão pouco :D
Bem que o título do vídeo poderia ser "como fazer mágica" aos meus olhos é o que parece. Parabéns pelo conteúdo! 👏
conheci seu canal hoje e estou impressionado com vc. parabens moça tbm faço alguns projetos em eletronica e arduino
Eu estudo engenharia elétrica, tenhos muitos projetos em mente 😊
É incrível o tanto de gente que tem interesse em eletrônica mas não segue adiante. As vezes ficam na atea de TI como redes ou programação. Acho que falta investimento nesta área de atuação. Sucesso aí moça.
É por causa da falta de emprego. Quase não existe. Ou você empreende, ou você trabalha para o exterior, ou você arruma um emprego ganhando pouco.
Enquanto a área de software tem muito emprego e paga bem.
É uma briga meio sem jeito para o hardware.
Excelente vídeo aula didática com ótimas orientações técnicas!!!
Excelente vídeo Julia. Acho uma grande contribuição para a comunidade essas dicas veteranas pois caso contrário cada iniciante precisa desbravar de modo cansativo e desnecessário algumas etapas de aprendizado que poderiam ter sido mais fáceis com devidas orientações como essa, e isso pode desanimar algumas pessoas, e me incluo nessa. Grande abraço!
Parabéns! Vou te seguir, virei seu fã número 1. Ganhei meu dia com esse vídeo.
Que honra!❤❤❤❤
Cai nesse canal de paraquedas e achei bem legal.
Ótimo vídeo, também sou fanático por desenvolvimento de PCB, e queria te parabenizar pelo trabalho de ajudar a difundir cada vez mais isso pelo Brasil. Sei que o vídeo é patrocinado pela pcbway, e gosto muito dos serviços que eles oferecem, porém acho que uma coisa que a JLC ganha é com a plataforma EasyEDA, a praticidade que ela oferece é muito boa, sem precisar baixar software nenhum, e da pra exportar o Gerber também e mandar fabricar em qualquer outra empresa (Não estou fazendo propaganda, é apenas uma alternativa online para desenvolvimento kkkkk).
Concordo! Meses atrás eu precisei fazer uma montagem mais profissional usando o arduino e mesmo sem saber usar software de layout de PCB (só tinha visto parte de um curso sobre o KiCAD aqui no UA-cam) eu baixei o EasyEDA, preferi o sofware offline do que o na nuvem, e consegui projetar o PCB (que usava o Arduino Nano) e fiz a encomenda de 10 placas com a JLC. As placas chegaram muito bem embaladas e com um acabamento muito bom.
Muito bom fazer o primeiro projeto, me lembro que foi algo tão bom que eu nunca mais parei
Eu tenho 14 anos eu sou aluno e competidor de robótica, E eu queria que vc fizesse mais conteúdo sobre robôs
Não, não pode.
Parabéns pela iniciativa, fui campeão de uma categoria em robôs sumo em um campeonato Brasileiro, tenho 26 anos já mas parabéns, comecei com 14 anos também.
Esse vídeo é tudo o que eu precisava!
Ganhou um inscrito, estou desenvolvendo um sistema de automação, e pretendo apresenta-lo, vi, contigo, que a apresentação terá que ser profissional, não tem outro jeito. Valeu!
Obrigado pelo relato !
Perfeito!
Parabens! Julia, help.. como faço um pettracker, pra localizar meu simba fujão?
Nossa sensacional
Processo perfeito
Boa evolução
1ra vez assistindo esse canal e fiquei encantado, deu até vontade de estudar eletrônica!
31/out/24 - 90,6k subs
Em borra eu utilize placa perfurada, não fica "gambiarra" mas recentemente adquiri uma CNC para fazer placas mais profissionais, porém mesmo na placa perfurada, uso dupla face e construído em ambas as faces.
Maravilha Julia, eu sou desenvolvedor de sistemas a 15 anos e programador por natureza. Não tenho formação em eletronica, mas tenho uma bancada parecida com esta sua de fundo para inventar brinquedos para o meu pequeno usando arduino e cicuitos simples.
Já tentei usar alguns programas para fazer a pcb mas sempre me deparo com o problema de não conseguir simular para saber se está ou não correto.
Tem algum video seu sobre este tipo de dúvida? Obrigado
Também sigo no mesmo caminho haha.
Aqui algumas coisas que me ajudam:
- Wokwi (Ajuda com a parte de simulação e prototipagem, é gratuito e se você tiver um bom conhecimento de programação, você consegue simular ICs mais complexos usando C)
- Breakout boards (Placas que simplificam/facilitam o uso de ICs e footprints mais complexos de fazer na sua PCB de fenolite)
- Arduino/Raspberry (Com ele eu consigo fazer testes mais complexos nas placas que eu monto)
- Chat GPT (Me ajuda com dúvidas bobas de eletronica)
Eu gostaria de encomendar as placas de fabricantes porém a demora e o custo do frete acabam me limitando. Como eu sou um hobbysta e não entendo tanto de eletronica eu preciso testar alguns conceitos e errar bastante.
@@williamwagner1815 kkk eu consegui fazer duas plaquinhas de uma semana para cá vendo uns vídeos, inclusive da Julia.
Já tinha tentado algumas vezes e não havia conseguido mas enfim...
Consegui no Easy EDA.
A única coisa "simples" que não consegui, é selecionar rotulos de texto em lote sem precisar clicar um a um kkkk
Como o colega falou ali, seria interessante ver essa parte mais burocrática pra lançar no mercado o produto. Você criou patente dos seus produtos?
Easydea pra começar é o melhor
Eu faço na PCBWay também, eles fazem a placa até com arquivo PDF
Parabéns gostei muito de seu vídeo. Meu nome é João Francisco também sou aplicado em produtos de eletrônica.
Conheci por acaso seu canal , tá r parabéns, faço igual vc
Tô desenvolvendo uma placa opensuce com k210 para fazer uma nova versao de krux, vale MT a pena brincar com essas coisas
Julia, agradeço todo seu esforço, gostaria que fizesse um vídeo " unboxing minha importação" onde vc descreve todos impostos envolvidos, tramitação de pagamento , recebimento, dias percorridos etc... é um vídeo voltado para questão burocráticas brasileiras e impostos envolvidos,... e se possível explique se vc compra por pessoa física ou por empresa, questão de despachantes, comprovação etc... ou seja, é um vídeo de placas, casado com importação e questões burocráticas.... essa caixa que vc comprou seria excelente se fosse ela...
fiquei 3 dias soldando os ci's da memoria ram de um computador de 8 bits mostrado pelo Ben Eater. Placa ilhada... no final tem um bug que faz com que os dados sejam perdidos quando muda do módo de depuração pra o modo de execução. Até desisti de fazer por enquanto. Vou desenhar no easyEda ou KiCad pra imprimir.
Entreguei meu TCC em PCB e recomendo! kkkk
Vc se parece com a irmã caçula do meu brother felipe do mv1 de icaraí, Julia!!
Fritzing não é bom?
Eu fiz o curso de técnico em eletrônica do SENAI no projeto final eu tentei fazer uma CNC com arduino e motores de passo e tal, tudo era feito em proto-board e na sala de aula aí tinha vezes que a CNC fazia o desenho todo mas na maioria das vezes ela engasgava em algum ponto ou até parava do nada, na hora da avaliação a infeliz deu pau e não funcionou, mas como o professor já tinha visto ela funcionando outras vezes ele deu a avaliação pra conseguir atingir a aprovação kkkkk.
"Vai FDP, funciona mardito... " 😂😂😂😂😂
Só faz a placa?
Julia, boa noite! Criei algo que considero revolucionário e precisava de alguém pra desenvolver comigo... Tentei entrar em contato com algumas empresas, inclusive a Tectoy, mas demoram MUITO a responder.
Esse ano vou prototipar (Comprei tudo) e em 2025 eu jogo para o mercado
Eu gostaria de um projeto para fabricar um seletor de voltagem (220/110 volts) que atende um motor mofásico com 1470 Watts (2 cv.). Este motor é usado em betoneiras na construção civil.
Finalmente uma mulher na eletrônica, desde então era só clube da salsicha
Ué.....Funciona? Ótimo! 😂
Não é gambiarra, é MacGyver..😎
Mas está certo: Determinados acabamentos e apresentações ficam muito bacanas e com apresentação profissional ainda que você esteja vendo que o acabamento é relativamente "rústico". Exemplo: Termo contráteis em conexões de cabos ou para dar um acabamento melhor, ou também, cases feitos em impressora 3D que, por mais que não tenham acabamento polido "black piano", pra apliações técnicas são atraentes e mostram um capricho na produção do seu equipamento, aqueles para aplicação técnica/profissional/industrial, pois mostra que, apesar de não ter um acabamento "fino" ( e nem precisa nestes casos) tem um aspecto de bem construído, o que para as aplicações que elenquei são mais que suficientes.
O seu projeto que mais gosto é o dark sakura.
2:32 Iberê do Manual do Mundo chama de "gelinho eletrônico" 😂😂😅.
Paga imposto de importação?
Quanto vc tá pagando de imposto de importação na pcbway eu uso a jlc pcb e e o imposto quando chega é+-120%
L
"Eletronica é gambiarra"
O barato sai caro ; dessa forma transfere toda tecnológia criativa p os Chineses e eles depois compete com as idéias e projetos do próprio cliente !
IMPORTANTE PRA KRALHO ISSO... 100 PALAVRAS
Porque tem uma foto da KKBoard na thumb ? Faz parecer que era projeto seu, quando ela entrou no mercado acredito que vc ainda estava no ensino médio.
Mas minhas gambiarras são lindas!
você pode sair da gambiarra mais a gambiarra nunca sair de você.
PROBLEMA QUE OS XINGLING JA FIZERAM TUDO
Com placa de caixa de som os bixo fazem tudo 😂😂😂
Muito bom pro xines copiar modificar e fabricar um produto como tudo que eles fazem. Depois de homologado lá a briga será muito ardua na justiça.
Se quem estiver lendo esse comentário e ter um desses alicates azuis, cuidado ao cortar pcb com ele kkkkkk pode quebrar
Pode quebrar o quê? A placa ou o alicate?
Eeeee português... Quebrar o que maluco?
Quem pode me auxiliar em um projeto ?
Que canal gostoso mds rs
E verdade quando você vai apresentar sempre dá pt rs
: )
O Julia sua loja tá pedindo senha
ela estava em manutenção para a entrada dos novos produtos. Pode entrar agora. Já me conta se gostou!!
@Julia_Labs bem legal, gostei dos badges.
Kkkkkk era só vc entregar o projeto em ponte de terminais,
Afinal tambem não deixa de ser circuito proficional.