Ian, uma coisa que me mudou foi, quando meu pai, que se especializou em dispersão de detritos urbanos (como dar fim ao lixo e ao entulho gerado nas cidades), uma das coisas que ele me ensinou foi: o lixo reciclável é responsabilidade da indústria, por lei, mas como os caras não tem a menor intenção de gastar grana com lixo, o que eles fazem? Idealizam a história das pessoas poderem lucrar com lixo e assim surgem as cooperativas de catadores que ganham miséria para fazer o serviço da grande indústria de modo informal. Surreal!
Acho que tem um pouco haver com seu comentário quando eu era criança eu soltei uma vez que ao jogar lixo no chão estaria dando trabalho pros garis, no sentido que era o trabalho deles limpar e que não tinha porque guardar o lixo consigo até encontrar uma lixeira; enquanto esse pensamento estava na minha cabeça tava tudo ok mas depois que eu mesma falei aquilo percebi que tinha algo de errado na minha fala só não sabia o que hoje em dia percebo que eu simplesmente tava sendo babaca seria o mesmo que não limpar o chão que você sujou pois é trabalho da secretaria do lar é tão ridículo. Mas essa ideia foi só uma coisa que surgiu na minha mente lá pros 10 anos que por sorte não cheguei a botar em prática sempre que eu tô com paciência eu guardo o lixo o máximo que eu posso, não sei de onde esse pensamento surgiu pois meus pais nunca falaram isso ou fizeram isso eles sempre foram muito diretos falando lixo fica no lixo em casa na rua não importa só sei que tenho a lembrança fragmentada deu comentando isso com alguém que tinha a minha idade ou era mais novo e pior lembro da pessoa concordar só não lembro da feição ou voz delu
outra coisa é: "separe seu lixo e já vai estar contribuindo, cada um fazendo sua parte, MUDA o mundo". A população produzindo em cada casa umas sacolinhas de lixo por semana / As indústrias, fábricas e demais empresas produzindo TONELADAS, e não vão parar... Pse pessoal, parece q a gnt n vai mudar o mundo reciclando apenas o próprio lixo, tem q reciclar esse pensamento mesmo.
@@annabeatrizdasilvanascimen9017 o importante é reconhecer o erro e corrigir e melhor ainda conscientizar o próximo mas vc n foi a única q ja pensou isso
@@annabeatrizdasilvanascimen9017 Uma vez quando eu era criança, assisti a um programa da Regina Casé na Globo e ela perguntava a alguém que tinha jogado o lixo no chão o pq de ter feito aquilo e a pessoa disse essa mesma frase sobre estar dando emprego ao gari, ai teve uma explicação de que se a pessoa não jogasse o lixo no chão, a prefeitura poderia economizar com a limpeza da cidade e investir em escolas e outras coisas...isso ficou marcado profundamente em mim.
E até quando o pobre "ganha dinheiro" com esse lixo, tem gente explorando ele por ter um pouco mais de capital abrindo um ferro velho, que é explorado pelos aparistas, que é explorada pela indústria final dos produtos reciclados
@@luansk8-Tbm sou. Ciências Sociais, especialização em história política. Anos de tormento em formação superior particular noturna, para completar o salário do dia, ensinando banalidades com tt coisa imptt à frente. Minha formação foi do tempo da ditadura, então tenho um álibi. Mas não; com ou sem álibi, Ian é daqueles especiais. Tenho visto vários como ele ultimamente e é a única coisa que ainda me aquece o coração frente ao que chegamos. Particularmente , sempre fufi de esquerda mas só agora, após a aposentadoria, comecei a explorar este universo de verdade. Antes, com dois empregos, filhos, uma luta desgraçada a vida toda, só caminhei pelas margens dos assuntos. Hoje estudo de verdade.
Essa sensação de que não tem pra onde fugir é muito forte. No começo do ano, eu troquei de emprego, porque estava trabalhando numa empresa com horário “flexível”, que me dava um volume de trabalho impossível de encaixar em 8h diárias. Entrei nessa nova empresa com a promessa de ter um volume de trabalho menor, e eu fui muito específico na entrevista que eu precisava de um volume manejável de trabalho. Realmente, o volume de trabalho agora é menor comparado a empresa que eu estava, mas a vigilância e a cobrança sobre o meu trabalho é infinitamente maior. No ponto que precisei ir para o psiquiatra. E a medicação que o psiquiatra prescreveu é produzida pela empresa onde eu trabalho atualmente. O Capitalismo gera o problema e a “solução”.
Sou psiquiatra e me senti mal com o final do vídeo, porque eu sempre senti que é essa a questão estrutural, mas a palavra certa é capitalismo. E agora eu, que sempre me imaginei na figura de alívio de sofrimento mental, me sinto parte fundamental de uma ferramenta indissociável do realismo capitalista : a normalização do sofrimento psíquico. É horrível chegar a essa conclusão, mas sigo no processo de emancipação dos meus pensamentos. Obrigado Ian.
Sou farmacêutica e sempre pensei que algo não se encaixava, pois se temos cada vez mais acesso ao tratamento e medicamentos melhores, porque temos cada vez mais pessoas deprimidas/ansiosas e que não melhoram, ficando cronicamente doentes? Aos poucos fui pensando que o problema é a vida que essa pessoa leva e sua incapacidade de mudá-la. Mas com frequência colocam o peso da mudança no indivíduo, e raramente alguém pode se dar ao luxo de largar um emprego tóxico e ficar sem salário, ou sair de um bairro violento, ou não demorar 2h diárias pra chegar no trabalho. Enfim, é uma conclusão sombria.
Psquiátra com uma mente tão fragilizada q cede a influência de um esquerdomacho de condomínio q se apropriou de um movimento "coletivista" só pra suprir o interno vazio com autoprotagonismo "benevolente"? Q "excelente" profissional em kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Caralho, que comentário foda, camarada... Nunca tinha pensado nisso. E pior ainda que o final do filme indique que, ou acabou mal pras máquinas, ou tudo era só uma simulação e não teve significado nenhum. Realismo Capitalista total.
@@danielhadad4911 O final basicamente foi um acordo entre as máquinas e a humanidade e o Neo foi o intermediador disso pra acabar com o conflito. Ou seja, todo mundo continuou escravizado só que "um pouco melhor". No contexto do filme acho isso meio debatível porque o mundo tava devastado mesmo, talvez seria melhor nem sair da simulação mesmo, e a galera em Zion vivia numa situação deplorável.
Eu tenho problemas com tag, depressão... E eu fui ficando mal durante o vídeo de uma maneira que estava difícil de assistir até o final. Eu vivo repetindo uma frase aqui em casa "Olha quanto eu gasto com remédio. Não tem como não ter depressão com o preço dos remédios pra depressão". E tudo começou com a extrema pressão que sempre sofri desde a infância para ser perfeita ☹️ de estudar muito pra "subir na vida", de perder peso pq ngm iria contratar uma pessoa gorda, de fazer muito mais do que todo mundo pq minha pele não é "clarinha". Isso eu era CRIANÇA, estava no c.a que hj em dia é 1ª série. Capitalismo é tão cruel que consegue te quebrar desde a infância e é problema seu se não deu certo. Puta soco no estômago esse vídeo, mas super necessário. Eu preciso assistir td dia pra internalizar.
@@Lucas_LAEL90 De estudar muito pra subir na vida e acabar desempregado ou ser obrigado a se sustentar com salários baixos, por que apesar de ter ou não estudo, não tem oportunidades (sorte também entra como fator), e ainda aliada à alta dos preços de absolutamente tudo. Além disso, racismo e machismo também podem entrar como fatores. Não é questão de ser um "parque de diversões", até porque não é, o ser humano precisa de trabalho, seja mais manual ou mais intelectual, mas é simplesmente uma questão de desigualdade econômica e social.
@@RAMPOUSKIUSKIN Pressão por resultados, a falácia da meritocracia, bombardeamento diário de propaganda sobre o "modelo de vida ideal"... Sim, o capitalismo é um componente crucial para que a depressão esteja tão alta pois somos ensinados que "se não conseguiu logo a culpa é sua e não do sistema". Não dá pra fechar os olhos
@@Mike_Pereira mas é nossa culpa afinal "escolhemos" nossos políticos nosso economistas, por exemplo: o que é inflação ? Dependendo de que escola econômica você a resposta é diferente assim como resolver o problema é sem poder político nada é feito ñ interessa que palhaço você votou afinal sem apoio dentro e conhecimento.
Muito raro eu comentar em um vídeo, qualquer que seja, mas assistindo esse hoje ainda mais na parte final falando sobre o capitalismo afetar nosso psicológico, refleti sobre algumas coisas. Quase 2 anos após ter minha filha, voltei a trabalhar, durante a pandemia, no comércio. Nunca sofri uma crise de ansiedade até então, foi esmagadora a sensação de que mesmo passando 8h longe dela, me esforçando para ganhar um sustento ainda não estava satisfeita. Cada dia parece que as contas "pedem" mais, seja um convenio, uma alimentação, educação, combustível, lazer... Frequento toda semana a psicóloga e nossa maior conversa é sobre meu trabalho e a insatisfação com ele, que mesmo pagando as contas não me faz feliz e foi um mesmo ponto de discuti com meu marido. Como depois da pandemia e pessoas da nossa idade (22/26 anos) sofremos tanto com a ansiedade e depressão, porém, esse vídeo deu quase uma resposta final, é a pressão de ter que sobreviver dentro do capitalismo que não permite espaço para realização pessoal além daqueles que, como você falou, nos oprime. Espero ter entendido realmente esse ponto da aula e explicações hahah
Um dos vídeos mais perturbadores que eu já vi. Acho que essa narrativa tem um potencial de radicalização muito alto. Eu vejo os amigos da minha idade; depressivos e ansiosos, sem nenhuma perspectiva de futuro, derrotismo em relação à questão ambiental e querendo morrer antes dos 30. É um cenário de puro desespero, e isso deve ser canalizado contra o sistema que causa isso.
Por isso que eu digo que pesquisar e aprender sobre política, história, sociedade, capitalismo e neoliberalismo me ajudou a entender que o problema não era eu. Tenho depressão e já pensei em me matar, mas acreditar em um outro mundo e saber que pra alcançá-lo eu preciso ajudar na luta, me fez desistir disso! Faço terapia e tomo remédio a quase 2 anos. Vou ler pra ontem esse livro!!!!!!!
''É só como as coisas são''. Isso me faz pensar o quão perverso é isso, quando você percebe que, desde criança até sua adolescência, essa ''normalidade'' e aceitação desse realidade capitalista são trabalhadas pra que não exista uma reflexão profunda sobre as contradições desse modelo. Pelo menos pra mim, é louco pensar que boa parte da minha infância e adolescência eu encarava o mundo e todos os problemas ocasionados pelo capitalismo eram algo ''natural'', e esse pensamento é incentivado através de todos os meios de comunicação. Sei que parece bobo Ian, mas quando tu falou essa parte me atingiu forte.
Esse vídeo foi uma porrada na minha cara. "O sistema capitalista tende a nos culpar por ter depressão" Despolitização do estresse. Filantropia das bigtechs, terceirização da responsabilidade... Demorou muito pra eu correlacionar esse mau estar social com o capitalismo... pular de emprego a emprego, medo e insegurança de ser professora, de fazer o que eu amo por não se felicitar com a realidade econômica que esse cargo me oferece. Mas sigo tentando. Desisti umas 3x desde que saí do ensino médio, muita ansiedade, muitos surtos, porém seguimos. Vamos juntos, camaradas!
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. A explicação é simples. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa : ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações .Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
@@duartegreicy Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. A explicação é simples. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa : ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações .Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quando uma fábrica de automóveis entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porque isso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. ------------------------------------------------------------------------------------- Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica. -------------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica. ------------------------------------------------------------------------------------- Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras. -------------------------------------------------------------------------------- Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país. ----------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc. ----------------------------------------------------------------------- Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de toda essa infraestrutura.
@@duartegreicy Quando uma fábrica de automóveis entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porque isso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. ------------------------------------------------------------------------------------- Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica. -------------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica. ------------------------------------------------------------------------------------- Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras. -------------------------------------------------------------------------------- Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país. ----------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc. ----------------------------------------------------------------------- Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de toda essa infraestrutura.
Esse vídeo me fez lembrar um documentário chamado " Forget Shorter Showers" ("esqueça banhos mais curtos" como tradução) que faz uma crítica explícita à essa ilusão que temos sobre o individualismo e como a resolução dos problemas ambientais (e várias outros problemas sociais no mundo) estão unicamente em nossas mãos. "Economize água", "Recicle", " consume menos"... Todos esses imperativos só concentram toda a culpa e responsabilidade à todos, tirando a real culpa das estruturas, como bem dito no artigo do Campbell Jones. Recomendo o documentário à todos que se interessaram pelo assunto.
Esse final sobre saúde mental me tocou bastante. Desenvolvi síndrome do Pânico e transtorno de ansiedade durante a adolescência e muitas crises foram/são por causa de mercado de trabalho. Eu ficava pensando em como seria fazer faculdade e estágio, não ter tempo para descansar. E como seria trabalhar o dia inteiro, sair de madrugada e só voltar para casa só a noite depois de enfrentar as horas de trabalho + transporte público. Mas o pior de tudo é me culpar por não conseguir fazer metade do "socialmente aceito", não ganhar dinheiro... Capitalismo afetou minha saúde antes mesmo de entrar no mercado de trabalho.
Dois exemplos claros do que foi dito no vídeo, a individualização da culpa. Disseram que a culpa seria sua por ter "mente fraca", é tragicômico sair de um vídeo sobre esse tema e ver isso nos próprios comentários. Melhoras camarada desejo tudo de bom pra ti.
oras, pode jogar o celular fora, cancelar a internet, vender a casa o carro e ir morar no mato, boa sorte, leva oelo menos papel higiênico pq nao e todo lugar que nasce urtiga
@@lauraaraujo157 de fato viver o mato e muito radical mesmo, quem sabe vivendo em Cuba onde que o capitalismo acabou,poren la tbem nao tem papel higiênico,mas as mulheres la costumam usar o jornal do partido socialista , o lado ruim e que a cara do fidel esta sempre ns primeira página entao sei la ficar esfregando a cara do Fidel na merda pode nao ser uma boa ideia , pode acabar em Paredon
O Realismo Capitalista me lembrou do filme "Não olhe para cima!". Tanto que o filme ter sido feito por uma empresa capitalista quanto a história do filme não propor uma alternativo ao sistema.
Tem um vídeo que fala isso sobre o filme. Foi a crítica feita pelo canal Filosofia Vermelha. Vi outros canais fazendo essa analogia com o filme. Acho que se tornou um consenso isso. Rs
Clube da luta também evidência o "realismo capitalista" no final o narrador sem identidade defende o sistema que Tyler( o id) quer destruir, e vive como se não pudesse outra solução e por mais que se queira sair do sistema não se pode.
A voga acadêmica muda de dez em dez anos, se toda cultura vem com a ideologia a crítica cultural produz análises e antiteses, e conceitos, a crítica em si e neutra e daqui dez anos outras obras do capital terão novos autores, novas antiteses, novos conceitos. Produzem artigos pra revistas acadêmicas mas não produzem transformação social nenhuma.
@@Gabs_08 nenhuma, nenhuma empresa ou indústria degrada o meio ambiente, o que tá acontecendo com o planeta é culpa tua, que passa mais de 5 min no banho e joga papel de bombom na rua
Um dia desses faltou energia aqui em casa e meu filho de 6 anos teve uma crise de choro. Disse que a culpa foi nossa pq demoramos no banho (o que nem é verdade) e gastamos água pra escovar o dente. Na minha infância também ouvia esse discurso na escola. Mas o real impacto que nós temos no que diz respeito a desperdício de recursos e degradação do meio ambiente é ridiculamente inferior ao que a indústria causa. O agronegócio então.. Nem se fala.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É muito fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa : ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações .Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Há uma coisa que a esquerda não conta, porque não sabe ou esconde malandramente da população mais pobre. -------------------------------------------------------------------------------- O truque é inventar que os ricos ficam com todo o dinheiro do país e por isso os pobres passam dificuldade. E que as empresas dos ricos não são importantes para o país. A seguir a esquerda dá o segundo passo e promete acabar com os ricos para dividir melhor o dinheiro do país com os pobres. O objetivo dessa mentira é seduzir os eleitores a votar na esquerda. Mas a esquerda sabe é que são os ricos que fazem o país crescer e que só eles podem ajudar os pobres. ------------------------------------------------------------------------------------- A maior parte dos benefícios que o pobre recebe vem do dinheiro produzido pelos ricos. Somente os ricos podem produzir esse dinheiro. ------------------------------------------------------------------------------------- Todos os benefícios sociais ou o salário que um governo paga para as pessoas mais pobres vem do cofre do governo. -------------------------------------------------------------------------------------------- Mais da metade do dinheiro que o governo arrecada para o seu cofre vem das vendas dos produtos fabricados pelas empresas dos ricos. ------------------------------------------------------------------------------------------- Quando a população compra um produto num estabelecimento comercial, o governo cobra um imposto da população por cada produto vendido. Mais da metade do dinheiro que o governo coloca em seu cofre vem desse imposto cobrado sobre a venda de mercadorias. Esses produtos são somente produzidos pelas fábricas e empresas. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O governo precisa muito das empresas. Se não houvessem as empresas, o governo deixaria de arrecadar MAIS DA METADE do dinheiro que vai para seu cofre. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------ O governo, indiretamente, é um SÓCIO de cada empresa que existe no país. Cobrar imposto pelos produtos que a população compra é a melhor forma do governo ganhar dinheiro para seu cofre. Não há outra forma melhor de o governo ganhar dinheiro. POR ISSO, AS EMPRESAS SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE QUE O GOVERNO TEM. -------------------------------------------------------------------------------------------------- Quando a esquerda fala que vai governar para os mais pobres, ela esconde dos pobres que, para ter dinheiro no cofre do governo, ela vai ajudar as empresas dos mais ricos primeiro, porque ela sabe que são as empresas que vão produzir para o governo mais da metade do dinheiro que o governo vai arrecadar para ajudar os pobres. -------------------------------------------------------------------------------------- Assim, os ricos precisam ganhar primeiro, para que haja dinheiro para os pobres poderem ganhar, ou receberem benefícios. ----------------------------------------------------------------------------------------- Se a indústria de um país diminuir de tamanho, exportar menos, diminuirá também o dinheiro arrecadado pelo governo, o que fará com que o governo tenha que baixar o salário mínimo e diminuir os benefícios sociais que dá aos mais pobres. ------------------------------------------------------------------------------------ Se o pobre quer receber um salário mais alto, ele deve torcer para que mais ricos apareçam no país, que aumente a industrialização e as exportações. Assim funciona a economia e não existe outro jeito. ----------------------------------------------------------------------------------- Repare que os países onde os trabalhadores recebem melhor, são os países onde a industrialização é muito grande e com isso as vendas e exportações são maiores, fazendo com que o cofre do governo fique mais cheio, ou seja, os países mais ricos do mundo, coisa que o Brasil não é, pois é um país ainda em desenvolvimento. ------------------------------------------------------------------------------------------ A esquerda é contra o capitalismo e com isso não desenvolve a indústria e a economia do país. Como resultado, se permanecerem no governo, mais 30 anos passarão e os mais pobres nunca terão nada.
O socialismo não acaba com as classes sociais. O trabalhador apenas muda de patrão. No capitalismo o patrão é um empresário e no socialismo o patrão é o estado. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Como o socialismo reduz drasticamente seu parque industrial, a diminuição do número de empresas faz cair a arrecadação em impostos por mercadorias vendidas pelas empresas e também não tem competitividade nas exportações e leva o país à pobreza e depois à miséria. -------------------------------------------------------------- As profissões possuem grau de dificuldade diferente e por isso não podem ser remuneradas de forma igual. Uma pessoa que gastou mais dinheiro e tempo para se graduar, ou trabalha num trabalho pesado sob o sol, ou que prejudica a saúde ou é mais arriscado, não pode receber o mesmo que uma pessoa que trabalha num trabalho tranquilo sob a sombra. ------------------------------------------------------------------------------------------------- Vou exemplificar um outro motivo de ser impossível estabelecer um mesmo tipo de salário para todas as profissões : Por exemplo, uma pessoa desempregada que mora numa cidade de praia decide fazer picolé e salgados para vender na praia, como vendedor ambulante. ---------------------------------------------------------------------------------- Como está nos meses de verão, essa pessoa vende bem e antes que o mês termine, ela consegue ganhar mais que um salário mínimo. ---------------------------------------------------------------------------------------- Como essa pessoa mora num país socialista, ela se sente culpada porque num país socialista todos deveriam ganhar o mesmo salário mínimo. ----------------------------------------------------------------------------------- Porém, ela pensa : - Mas nos meses de inverno ou fora das férias, as praias vão ficar vazias e eu não vou conseguir um salário mínimo e ninguém vai me ajudar. Então preciso acumular uma reserva agora que as praias estão cheias, para poder me manter nos meses em que a praia estiver vazia, que inclusive, são a maior parte dos meses do ano. -------------------------------------------------------------------------------------------- Ou seja, essa pessoa precisa ganhar mais que um salário mínimo no verão, senão ela vai passar necessidade nos outros meses do ano. ------------------------------------------------------------------------------- Isso significa que existem profissões em que o salário precisa variar porque essas profissões dependem de data, tempo atmosférico, evento festivo e etc.
é bizarro. eu trabalhei dois anos como segurança em uma loja de varejo, era quem fechava a loja, cuidava do patrimonio, ia atras de suspeito e assinava bo na delegacia pela empresa em caso de recuperação de perda em produto. eu trabalhava pra caralho, eu fazia hora extra sem me pagarem porque botaram na minha cabeça que isso era ser um bom funcionário, trabalhar o tanto que a empresa exigir e não questionar. eu larguei os estudos na época e eu sinceramente pensava em suic1dio todos os dias enquanto eu trabalhava porque não tinha esperança nenhuma de felicidade, mas foi a época que eu mais me senti produtivo. quando troquei de emprego, foi um baque muito grande, porque comecei a trabalhar num órgão publico, que tinha uma carga de serviço consideravelmente menor, metade da minha jornada de trabalho e a cobrança era bem mais justificável (agora eu recebia reconhecimento se eu fizesse algo além da minha função, isso por si só já foi muito louco pra mim). e apesar de ter voltado a estudar, ter um horario muito mais flexivel, ter mais tempo pra viver a minha vida, além dos feriados (no meu antigo emprego eu trabalhava feriados sem remuneração extra e sábados)... no inicio foi bom pra respirar, mas agora estou fechando dois anos de trabalho nesse órgão público e eu nunca me senti tão culpado. quando eu to estudando eu me sinto culpado por não estar trabalhando, produzindo. quando meu supervisor me dá folgas quando eu tenho compromisso, eu nego e tento mudar meu compromisso pra outro dia ou outro horário que eu não esteja trabalhando, porque a minha antiga gerente costumeiramente nos falava que "nós tinhamos que nos encaixar nos horários da empresa porque quem precisa do emprego somos nós, não a empresa que precisa de funcionários", e isso ficou tão marcado em mim que eu só agora percebi que eu desmarquei consulta no médico pra não faltar no trabalho (alguns exames só podem ser feitos de manhã e meu horário é de manhã). eu descobri que to com um monte de probleminhas de saúde recentemente que poderiam ter sido evitados se eu tivesse ido no médico mais cedo, mas só a ideia de faltar o trabalho pra ir no médico me faz sentir o pior lixo, um vagabundo. e só agora com os vídeos do ian que eu percebi que, caralho, é isso que eles querem. eles querem que eu trabalhe ou morra, até morrendo eu dou dinheiro pra eles. eles querem que eu me sinta culpado sim, pra oferecer 100% da minha força de trabalho pelo valor mínimo. eu só percebi isso nessa última semana quando conheci o canal do história pública. foi uns bons dias pra entender e aceitar a ideia, caralho, eu fui um boneco até agora, ainda sou, mas acima de tudo: a culpa não é minha. me fizeram achar que era, mas não é.
É bizarro mesmo né, imagine o tanto de gente que ainda vive como você vivia, morrendo em um emprego e achando que ainda tem que ser é muito grato a empresa. O capitalismo destrói tudo mesmo né.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É muito fácil de entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa : ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações .Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quando uma fábrica de automóveis entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porque isso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. ------------------------------------------------------------------------------------- Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica. -------------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica. ------------------------------------------------------------------------------------- Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras. -------------------------------------------------------------------------------- Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país. ----------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc. ----------------------------------------------------------------------- Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de toda essa infraestrutura.
Há uma coisa que a esquerda não conta, porque não sabe ou esconde malandramente da população mais pobre. -------------------------------------------------------------------------------- O truque é inventar que os ricos ficam com todo o dinheiro do país e por isso os pobres passam dificuldade. E que as empresas dos ricos não são importantes para o país. A seguir a esquerda dá o segundo passo e promete acabar com os ricos para dividir melhor o dinheiro do país com os pobres. O objetivo dessa mentira é seduzir os eleitores a votar na esquerda. Mas a esquerda sabe é que são os ricos que fazem o país crescer e que só eles podem ajudar os pobres. ------------------------------------------------------------------------------------- A maior parte dos benefícios que o pobre recebe vem do dinheiro produzido pelos ricos. Somente os ricos podem produzir esse dinheiro. ------------------------------------------------------------------------------------- Todos os benefícios sociais ou o salário que um governo paga para as pessoas mais pobres vem do cofre do governo. -------------------------------------------------------------------------------------------- Mais da metade do dinheiro que o governo arrecada para o seu cofre vem das vendas dos produtos fabricados pelas empresas dos ricos. ------------------------------------------------------------------------------------------- Quando a população compra um produto num estabelecimento comercial, o governo cobra um imposto da população por cada produto vendido. Mais da metade do dinheiro que o governo coloca em seu cofre vem desse imposto cobrado sobre a venda de mercadorias. Esses produtos são somente produzidos pelas fábricas e empresas. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O governo precisa muito das empresas. Se não houvessem as empresas, o governo deixaria de arrecadar MAIS DA METADE do dinheiro que vai para seu cofre. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------ O governo, indiretamente, é um SÓCIO de cada empresa que existe no país. Cobrar imposto pelos produtos que a população compra é a melhor forma do governo ganhar dinheiro para seu cofre. Não há outra forma melhor de o governo ganhar dinheiro. POR ISSO, AS EMPRESAS SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE QUE O GOVERNO TEM. -------------------------------------------------------------------------------------------------- Quando a esquerda fala que vai governar para os mais pobres, ela esconde dos pobres que, para ter dinheiro no cofre do governo, ela vai ajudar as empresas dos mais ricos primeiro, porque ela sabe que são as empresas que vão produzir para o governo mais da metade do dinheiro que o governo vai arrecadar para ajudar os pobres. -------------------------------------------------------------------------------------- Assim, os ricos precisam ganhar primeiro, para que haja dinheiro para os pobres poderem ganhar, ou receberem benefícios. ----------------------------------------------------------------------------------------- Se a indústria de um país diminuir de tamanho, exportar menos, diminuirá também o dinheiro arrecadado pelo governo, o que fará com que o governo tenha que baixar o salário mínimo e diminuir os benefícios sociais que dá aos mais pobres. ------------------------------------------------------------------------------------ Se o pobre quer receber um salário mais alto, ele deve torcer para que mais ricos apareçam no país, que aumente a industrialização e as exportações. Assim funciona a economia e não existe outro jeito. ----------------------------------------------------------------------------------- Repare que os países onde os trabalhadores recebem melhor, são os países onde a industrialização é muito grande e com isso as vendas e exportações são maiores, fazendo com que o cofre do governo fique mais cheio, ou seja, os países mais ricos do mundo, coisa que o Brasil não é, pois é um país ainda em desenvolvimento. ------------------------------------------------------------------------------------------ A esquerda é contra o capitalismo e com isso não desenvolve a indústria e a economia do país. Como resultado, se permanecerem no governo, mais 30 anos passarão e os mais pobres nunca terão nada.
Esse livro é um dos melhores que eu li na vida. Outro dia, eu estava conversando com a minha esposa e falando com ela que estava oscilando entre dias que eu achava que dominaria o mundo e outros que não conseguia nem entender o que estava sentindo. Poucas horas depois, li exatamente a mesma coisa nesse livro e comecei a entender como o sistema nos frustra, sempre para nos aprisionar.
@@jonathanb3205 depende do livro, esse do Mark Fischer tem uma linguagem bem acessível e trata de temas bem atuais, além dos exemplos da cultura estadunidense o que facilita bastante a leitura. Mas tem livros de mesma quantidade de paginas que são incomportavelmente mais difíceis (Lacan por exemplo) 😅 Vale a pena a leitura
Excelente seu vídeo! Não existe solução individual para problemas coletivos e sistêmicos, é isso. Uma anedota: Eu gostava muito do U2, até o dia em que me liguei: como uma banda que supostamente prega o fim da pobreza, tão engajada etc., vem para o Brasil fazer um show que custa mais que um salário mínimo? Comentei isso com uma amiga, que me disse "ah, mas é assim mesmo, né, capitalismo, não tem o que fazer". Depois que caiu essa ficha, parei de ir aos shows, e sinceramente, não sinto mais nenhuma vontade de fazer parte desse espetáculo todo. Inclusive peguei bode dessas bandas "filantrópicas". Embaçado demais.
Era o que eu estava pensando essa semana: a depressão, a ansiedade e o estresse não são um problema interno em sua maioria, são fruto de um grande problema externo, o sistema.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quandouma fábrica de automóveis de grande porte entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porquei sso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. ------------------------------------------------------------------------------------- Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica. -------------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica. ------------------------------------------------------------------------------------- Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras. -------------------------------------------------------------------------------- Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país. ----------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc. ----------------------------------------------------------------------- Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de criar, manter e injetar dinheiro em toda essa infraestrutura.
Bela apresentação. Obrigado. A frase "é mais fácil imaginar o fim do mundo..." está no livro do Jameson intitulado 'The seeds of time', publicado em 1994.
Essa panca aí do sujeito que deveria reciclar me lembrou um meme que eu vi uma vez e foi um socão no estômago: feche a torneira enquanto escova os dentes para que o agronegócio tenha mais água para envenenar. Resume bem a individualização e culpabilização do indivíduo.
@@pedrobrissi7882 e o UA-cam que me RECOMENDOU esse vídeo 🤡 ser tudo tão aberto e livre assim é uma forma de manter oq já existe. mas também é uma forma de fomentar algo maior se o ponto for bem explicado
Conheci o Fisher recentemente por meio do livro "Fantasmas da minha vida" e um triplex foi alugado na minha cabeça. Também conheci seu canal ainda mais recentemente e tem me ajudado bastante a entender melhor questões políticas, sociais e históricas. Eu cresci sendo de esquerda mas só mais recentemente eu comecei a enxergar melhor o quão absurdo e horroroso é o sistema que vivemos. É uma coisa que quanto mais você pensa, mais incrédulo e com ódio você fica e é muito fácil cair nesse lugar de desilusão total e desespero em relação ao futuro. Acho que só quero dizer que é bom encontrar pessoas que me ajudam a continuar lutando e tendo esperança de futuros melhores apesar de todos os horrores. E descanse em paz, Fisher
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quando uma fábrica de automóveis de grande porte entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porque isso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. ------------------------------------------------------------------------------------- Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica. -------------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica. ------------------------------------------------------------------------------------- Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras. -------------------------------------------------------------------------------- Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país. ----------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc. ----------------------------------------------------------------------- Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de criar, manter e injetar dinheiro em toda essa infraestrutura.
- o sistema irá deixar as pessoas tão doentes que é iminente uma grande revolta - ou talvez eles achem novas formas de ganhar dinheiro em cima das doenças
Esse é o mais doido. Marx jurava que quando essa revolta explodisse seria em países industrializados, que tivessem o capitalismo muito bem enraizado, porém todas as vezes (TODAS) o socialismo foi implementado em países pobres e pouco ou nada industrializados, fracassando em todos.
@Victorius Hugustus Isso cara. Para mudarem pro socialismo é necessário que um país esteja vivenciando: fome, doença, vergonha, pobreza e uma situação tão desgraçada que eles não aceitem mais. Porém, em uma sociedade capitalista com boa liberdade econômica, isso jamais irá acontecer, pois a grande maioria do povo está tendo uma boa qualidade de vida. Hoje, o movimento mais forte de esquerda no mundo é o progressista, pois o socialista morreu junto com a URSS, até existem grupos, mas eles não possuem força real na sociedade.
@@lysellenboaretto5303 fracassaram? Você sabe a merda que você tá falando? A Rússia era o império mais decadente da Europa, com taxas de analfabetismo e mortalidade infantil exorbitantes, mortes por doenças tratáveis e grandes ondas de fome frequentes, enquanto o trabalho em toda a sua extensão era rural, com zero tecnologia, regime de servidão, isso enquanto a família real fazia grandes festas e mandava o povo a morrer em uma quantidade de guerras inúteis. Depois da Revolução a URSS veio a ser a segunda maior potência tecnológica, econômica e militar do planeta, ficando nessa mesma posição por mais de 60 anos. A URSS ainda estava no topo do ranking de medalhas das Olimpíadas de Matemática em 2004, pra você ter uma noção do impacto dela no campo tecnológico. A China, idem. Era um dos países mais miseráveis do planeta no início do século passado. Depois da revolução, mais de 30 anos crescendo direto a taxas superiores a 7%, já é a segunda maior potência do mundo há uns anos, e vai ultrapassar os EUA em breve. Vietnã está indo pelo mesmo caminho, Laos idem. Agora vá dar uma olhada em quantos países capitalistas falharam. Vá ver a proporção de sucesso. Para cada país capitalista bem-sucedido, há 30 outros falidos a um nível irreparável. Compara Cuba e seus serviços públicos com países capitalistas vizinhos de mesmo porte: Haiti, Jamaica, El Salvador... Cuba é um paraíso comparada com esses lugares. Então fracasso não é uma palavra que se possa usar aqui.
@@artursousa2337 Sobre a URSS. Ela só se recuperou da guerra civil e começou sua industrialização por causa do plano NEP, que permitia atividade capitalista dentro do país e durou até a ascensão de Stalin. A URSS progrediu por um curtíssimo período histórico se comparado a todas as outras potências que já acenderam. No final da década de 70 sua economia já apresentava declínio e durante toda sua existência crises de desabastecimento a assolaram, sendo o pior deles o holodomor, bem como a falta de liberdade de expressão e individual, alta corrupção e pobreza. Sobre a China: Era um país miserável até criar as ZEEs (Zonas Econômicas Especiais) que permitem o capitalismo. Ela matem esse sistema híbrido (capitalista na economia e socialista no governo) até hoje, as grandes mudanças que o país vem passando é graças a aceitação da iniciativa privada, sendo o país que mais tem bilionários no mundo, passando inclusive os EUA. O Viatinan a mesma coisa, até 1986 era um país falido, com uma inflação quase nos 1000% e em 1993 a maior parte da população vivia na miséria. Então eles finalmente fazem uma abertura radical na economia, admitindo o livre mercado e diminuindo a dominação estatal, indo de 12 mil empresas estatais para 600 e o número de milionários lá só cresce. A mesma coisa que a China, capitalista na economia, socialista no governo. Sobre Cuba, realmente, saúde e educação são êxito lá. Mas o país apresenta os mesmos problemas que outros países socialistas: falta de liberdade de expressão e liberdade individual (ao ponto do Estado escolher com o que os cidadãos irão trabalhar), crises de desabastecimento (as pessoas tendo dinheiro, mas não o que comprar) e corrupção. Um país extremamente dependente do dinheiro de turistas (70% do PIB) e sem expectativas para industrialização. Lembrando, o próprio Brasil já financiou obras públicas por lá e levou calote. Sim, o socialismo é um sistema fadado ao fracasso. A ascensão inevitável de uma ditadura, economia planificada e ineficiência do Estado em prestar todos os serviços a população leva esse sistema a falência. Não tem um único país existente que triunfou utilizando o socialismo.
Só de passagem: "Wall-E foi o filme que me fez perceber exatamente oq o F isher está dizendo. E isso conforta meu coração, não imaginar que eu era um idiota pensando sozinho. Então, após Wall-E, sim, eu me revoltei. Wall-E foi meu primeiro manifesto comunista.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Camarada Ian, é triste assistir um vídeo desses e pensar que você, é um exemplo próprio do que é realismo capitalista. Vi esse vídeo e a sensação exata que tive foi - poxa, 400 mil cabeças que talvez pensam parecidas comigo e com a do grande historiador que nos apresenta esse conteúdo, mas, o que podemos fazer, mesmo que juntos, diante da imensidão e do poder que o Capetalismo se tornou? Vendo um vídeo numa plataforma como o UA-cam, que é uma das instituições que mais representam esse sentimento, esse sistema falido. É isso, vida que segue. Por enquanto, continuo aqui vendo tudo e todos ao meu redor cada vez mais triste, assolados nas suas tristezas, vivendo suas vidas medíocres, nos seus vícios, sejam drogas, tarjas pretas, dinheiro, internet, fazendo seus "corres", como se vivessem por algo maior.
@@Elvis-qs8fc Não é condição da vida humana, mas condição da classe trabalhadora no sistema capitalista moderno. Os integrantes da classe burguesa não sofrem como nós sofremos, pois não precisam atender as expectativas de uma classe dominante, pois fazem parte dela e tem acesso a todos os bens necessários para sobreviver, viver bem e satisfazer todos os seus desejos. Amigo Elvis, eu recomendo que pare de propagar "Realismo Capitalista" por aí e continue estudando sobre isso conforme possível. Verás que o mundo não é tão simples como está pensando e este seu raciocínio é exatamente o que a classe dominante quer que você pense.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
conheci seu canal essa semana e ja estou terminando de ver todos os videos. A tensão de nao ter mais videos seus pra assistir tá aumentando. Quero mais rs
Eu tô absolutamente em choque, porque nesses últimos meses eu tenho visto e lido muito sobre capitalismo. Mas esse vídeo aqui questionou tudo e mais ainda do que eu vinha questionando, eu não sei nem mais o que eu tô escrevendo só tô em estado de dor.
É pq ele é um socialista falando sobre capitalismo kkkkkk ele está totalmente enviesado em suas análises, ele inverte o verdadeiro pobrema, q é o controle do estado sobre as pessoas, e ele fala do capitalismo kkkkk O capitalismo só não é eficiente, quando o capitalismo é um socialista, o dono da Amazon é um socialista por exemplo
@@tiagochaves8016 Neoliberalismo (ou imperialismo) é um período histórico e não a nova forma de liberalismo que está pelo mundo. O pós fordismo que ele cita nada mais é que o Toyotismo, um modelo de produção que visa a maior capacitação do trabalhador, bem como uma melhor qualidade dos produtos fabricados. O Toyotismo não estimula a troca rápida de empregos ou o surgimento de "eternos estagiários", é um modelo de produção que existe desde o final da década de 40 e essa dificuldade de se estabelecer em um emprego só começou por volta dos anos 2000. Bolhas econômicas (como a de 2008) não é algo comum, é causada quando há muita especulação muito grande em um setor do mercado, sendo extremamente prejudicial ao próprio capitalismo, porém poucas (apenas duas na história) foram capazes de criar crises intensas. O capitalismo não se contradiz quanto a desigualdade de renda, nós liberais não só consideramos isso um problema, como também já criamos políticas públicas para reverter essa situação. É completamente normal empresas multinacionais investirem (criando empresas) em países com mão de obra mais barata, isso que permite a industrialização de países pobres até certo ponto, depois eles devem se desenvolver por si só e não caírem na armadilha da renda média. Apesar dos erros ele também teve seus acertos: mostrou lindamente a hipocrisia de pessoas aparentemente contra o capitalismo, mas que só se beneficiam dele.
Mano, coincidiu deu ver esse vídeo justo num momento em que eu estou lendo o Paulo Freire. E ele fala algo muito parecido na pedagogia do oprimido, se liga: "Até o momento em que os oprimidos não tomem consciência das razões de seu estado de opressão 'aceitam' fatalistamente a sua exploração".
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quandouma fábrica de automóveis de grande porte entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porquei sso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. ------------------------------------------------------------------------------------- Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica. -------------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica. ------------------------------------------------------------------------------------- Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras. -------------------------------------------------------------------------------- Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país. ----------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc. ----------------------------------------------------------------------- Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de criar, manter e injetar dinheiro em toda essa infraestrutura.
Há uma coisa que a esquerda não conta, porque não sabe ou esconde malandramente da população mais pobre. -------------------------------------------------------------------------------- O truque é inventar que os ricos ficam com todo o dinheiro do país e por isso os pobres passam dificuldade. E que as empresas dos ricos não são importantes para o país. A seguir a esquerda dá o segundo passo e promete acabar com os ricos para dividir melhor o dinheiro do país com os pobres. O objetivo dessa mentira é seduzir os eleitores a votar na esquerda. Mas a realidade é ao contrário. ------------------------------------------------------------------------------------- A maior parte dos benefícios que o pobre recebe vem do dinheiro produzido pelos ricos. Somente os ricos podem produzir esse dinheiro. ------------------------------------------------------------------------------------- Todos os benefícios sociais ou o salário que um governo paga para as pessoas mais pobres vem do cofre do governo. -------------------------------------------------------------------------------------------- Mais da metade do dinheiro que o governo arrecada para o seu cofre vem das vendas dos produtos fabricados pelas empresas dos ricos. ------------------------------------------------------------------------------------------- Quando a população compra um produto num estabelecimento comercial, o governo cobra um imposto da população por cada produto vendido. Mais da metade do dinheiro que o governo coloca em seu cofre vem desse imposto cobrado sobre a venda de mercadorias. Esses produtos são somente produzidos pelas fábricas e empresas. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O governo precisa muito das empresas. Se não houvessem as empresas, o governo deixaria de arrecadar MAIS DA METADE do dinheiro que vai para seu cofre. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------ O governo, indiretamente, é um SÓCIO de cada empresa que existe no país. Cobrar imposto pelos produtos que a população compra é a melhor forma do governo ganhar dinheiro para seu cofre. Não há outra forma melhor de o governo ganhar dinheiro. POR ISSO, AS EMPRESAS SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE QUE O GOVERNO TEM. -------------------------------------------------------------------------------------------------- Quando a esquerda fala que vai governar para os mais pobres, ela esconde dos pobres que, para ter dinheiro no cofre do governo, ela vai ajudar as empresas dos mais ricos primeiro, porque ela sabe que são as empresas que vão produzir para o governo mais da metade do dinheiro que o governo vai arrecadar para ajudar os pobres. -------------------------------------------------------------------------------------- Assim, os ricos precisam ganhar primeiro, para que haja dinheiro para os pobres poderem ganhar, ou receberem benefícios. ----------------------------------------------------------------------------------------- Se a indústria de um país diminuir de tamanho, exportar menos, diminuirá também o dinheiro arrecadado pelo governo, o que fará com que o governo tenha que baixar o salário mínimo e diminuir os benefícios sociais que dá aos mais pobres. ------------------------------------------------------------------------------------ Se o pobre quer receber um salário mais alto, ele deve torcer para que mais ricos apareçam no país, que aumente a industrialização e as exportações. Assim funciona a economia e não existe outro jeito. ----------------------------------------------------------------------------------- Repare que os países onde os trabalhadores recebem melhor, são os países onde a industrialização é muito grande e com isso as vendas e exportações são maiores, fazendo com que o cofre do governo fique mais cheio, ou seja, os países mais ricos do mundo, coisa que o Brasil não é, pois é um país ainda em desenvolvimento. ------------------------------------------------------------------------------------------ A esquerda é contra o capitalismo e com isso não desenvolve a indústria e a economia do país. Como resultado, se permanecerem no governo, mais 30 anos passarão e os mais pobres nunca terão nada.
Entrando no comentário sobre nfts, os espaços no metaverso tambem podem ser considerados da mesma forma. O planeta ficou pequeno para o capitalismo, então como o Elon Musk ainda nao chegou em Marte, vamos criar planetas paralelos para ter mais mercado.
Que vídeo incrível, absurdo. Ressonou na minha mente e fez a liga entre várias coisas que pensava, sentia e começava a compreender, juntando tudo em uma linha de raciocínio lógica. Obrigado por compartilhar o conhecimento.
Essa ideia da depressão ser culpa do próprio indivíduo foi algo que passei em primeira pessoa, no final da adolescência eu acabei entrando em depressão muito por essa perspectiva de que eu não tinha valor enquanto um ser humano por não trabalhar (eu tive muita dificuldade pra conseguir emprego, e depois que a depressão foi piorando a dificuldade foi aumentando, típica bola de neve Tentei assistência pública, depois da primeira "consulta" de quase 10 minutos a pessoa já me dispensou com uma receita pra remédios Tentei depois consultas particulares mas tive que parar depois de uns 4 meses porque o dinheiro acabou Hoje eu estou melhor, mas ainda é difícil entender totalmente que eu não era "um fracasso enquanto ser humano por não atender a expectativa capitalista"
Esse vídeo explicitou exatamente o que eu estava pensando de várias formas, principalmente a questão do trabalho ter se tornado um "estágio eterno". Muito bom.
Vídeo fantástico. Lembro das tantas organizações que surgiram nos anos 2000 endossadas por bandas, tinha a ONE Campaign (que no começo era financiada pelo Bill Gates), Make Trade Fair, Make Poverty History etc e aí surgiu essa Red de uma conversa do Bono com o Steve Jobs kkkkkk. Eram campanhas pra fazer pressão nos governantes pra ~ajudarem~ países africanos. Eu com 15 anos achava o máximo, mas tb me perguntava o por quê do problema nunca acabar apesar dos 'esforços' (pq será né)
Um dos vídeos mais impactantes e essenciais para a discussão que já vi! Obrigado Ian, por favor continue esse trabalho fantástico. Vou compartilhar aos litros.
Ian, não conhecia seu canal, mas por coincidência do destino seu vídeo caiu no meu algoritmo, o que eu devo, sinceramente, agradecer ao youtube. Vídeo extremamente educativo e perspicaz. Parabéns!
Pôs o rótulo e a roupagem mais formal em muitas das coisas que só sabemos de forma tácita. A segunda metade desse vídeo teve uma atmosfera um tanto triste dado o que foi visto e explanado, assim como as implicações. Para concluir: muito informátivo, agradeço demais pelo seu esforço na produção e divulgação desse conteúdo pra o público.
Essa coisa do realismo capitalista me lembra a galera q normaliza ser assaltado. Eu lembro q uma vez fui assaltado e o pessoal ficou dizendo "mas tb vc deve ter dado bobeira, não?" como se eu tivesse culpa, e eu nem tava usando celular na rua nem nada (como se fosse desculpa pra assaltar os outros). Daí vem umas teorias de gente te explicando pra como fazer não ser assaltado, etc. Igual a cultura do estupro, onde é responsabilidade da vítima
@@akemiyafukayami4916 essa analogia é falsa. Tá certo que vc não tem como entender as condições exatas das ocorrências, mas em ruas movimentadas ou em plena luz do dia acontecer esse tipo de coisa é foda, a gente vê cada caso. A rua pública não é ou não deveria ser um "tanque de piranhas"
@@akemiyafukayami4916 ok, mas a anlogia e simplista, dado q ninguém precisa (não comumente) entra num tanque de piranhas, agora, sair na rua, é necessário para fazer muiuita coisa, onde qm é assaltado na maioria das vezes nem reage (n tenho dados a respeito), mesmo assim as vezes acaba ferido ou morto
É a sua responsabilidade sim se você: é a favor do desarmamento, contra a pena de morte, contra dar um tiro no ladrão, a favor da impunidade ctiminal por subsistência etc.
li esse livro recentemente e ele mudou minha vida, literalmente. seu vídeo ficou muito bom, cara, o ruim é não ter umas 2h de duração pra falar de outros conceitos irados do livro.
Tive uma conversa hoje com minha professora de Geografia,ela sempre comentou na sala de aula que o capitalismo era o único sistema possível e que era utópico qualquer outro sistema como o socialismo,eu tinha noção do realismo capitalista,mais não sabia como explicar pra ela,após esse vídeo sei como falar disso com ela!!
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quandouma fábrica de automóveis de grande porte entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porquei sso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. ------------------------------------------------------------------------------------- Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica. -------------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica. ------------------------------------------------------------------------------------- Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras. -------------------------------------------------------------------------------- Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país. ----------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc. ----------------------------------------------------------------------- Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de criar, manter e injetar dinheiro em toda essa infraestrutura.
Há uma coisa que a esquerda não conta, porque não sabe ou esconde malandramente da população mais pobre. -------------------------------------------------------------------------------- O truque é inventar que os ricos ficam com todo o dinheiro do país e por isso os pobres passam dificuldade. E que as empresas dos ricos não são importantes para o país. A seguir a esquerda dá o segundo passo e promete acabar com os ricos para dividir melhor o dinheiro do país com os pobres. O objetivo dessa mentira é seduzir os eleitores a votar na esquerda. Mas a realidade é ao contrário. ------------------------------------------------------------------------------------- A maior parte dos benefícios que o pobre recebe vem do dinheiro produzido pelos ricos. Somente os ricos podem produzir esse dinheiro. ------------------------------------------------------------------------------------- Todos os benefícios sociais ou o salário que um governo paga para as pessoas mais pobres vem do cofre do governo. -------------------------------------------------------------------------------------------- Mais da metade do dinheiro que o governo arrecada para o seu cofre vem das vendas dos produtos fabricados pelas empresas dos ricos. ------------------------------------------------------------------------------------------- Quando a população compra um produto num estabelecimento comercial, o governo cobra um imposto da população por cada produto vendido. Mais da metade do dinheiro que o governo coloca em seu cofre vem desse imposto cobrado sobre a venda de mercadorias. Esses produtos são somente produzidos pelas fábricas e empresas. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O governo precisa muito das empresas. Se não houvessem as empresas, o governo deixaria de arrecadar MAIS DA METADE do dinheiro que vai para seu cofre. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------ O governo, indiretamente, é um SÓCIO de cada empresa que existe no país. Cobrar imposto pelos produtos que a população compra é a melhor forma do governo ganhar dinheiro para seu cofre. Não há outra forma melhor de o governo ganhar dinheiro. POR ISSO, AS EMPRESAS SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE QUE O GOVERNO TEM. -------------------------------------------------------------------------------------------------- Quando a esquerda fala que vai governar para os mais pobres, ela esconde dos pobres que, para ter dinheiro no cofre do governo, ela vai ajudar as empresas dos mais ricos primeiro, porque ela sabe que são as empresas que vão produzir para o governo mais da metade do dinheiro que o governo vai arrecadar para ajudar os pobres. -------------------------------------------------------------------------------------- Assim, os ricos precisam ganhar primeiro, para que haja dinheiro para os pobres poderem ganhar, ou receberem benefícios. ----------------------------------------------------------------------------------------- Se a indústria de um país diminuir de tamanho, exportar menos, diminuirá também o dinheiro arrecadado pelo governo, o que fará com que o governo tenha que baixar o salário mínimo e diminuir os benefícios sociais que dá aos mais pobres. ------------------------------------------------------------------------------------ Se o pobre quer receber um salário mais alto, ele deve torcer para que mais ricos apareçam no país, que aumente a industrialização e as exportações. Assim funciona a economia e não existe outro jeito. ----------------------------------------------------------------------------------- Repare que os países onde os trabalhadores recebem melhor, são os países onde a industrialização é muito grande e com isso as vendas e exportações são maiores, fazendo com que o cofre do governo fique mais cheio, ou seja, os países mais ricos do mundo, coisa que o Brasil não é, pois é um país ainda em desenvolvimento. ------------------------------------------------------------------------------------------ A esquerda é contra o capitalismo e com isso não desenvolve a indústria e a economia do país. Como resultado, se permanecerem no governo, mais 30 anos passarão e os mais pobres nunca terão nada.
Vou mais longe, no modelo socialista o Estado concentra em si toda a riqueza, ele fabrica, usufrui e digeri o capitalismo, enquanto o contribunte é obrigado a manter esse Estado poderoso e viver numa sociedade utópica, controlada, podre, em detrimento do Estado, ser fictício que prega a mentira de que o capitalismo é algo perverso, justamente para sua população não ter acesso às benesses do capitalismo.
tem uma palestra do safatle, que me parece ter uma relação, que ele fala sobre essa melancolia que nos paralisa e limita nossa imaginação política. o nome da palestra é melancolia do poder pra quem se interessar.
Estou muito bem impressionado com a abordagem dos temas por você, é uma porta nova que se abre para a tomada de consciência por mim de uma série de assuntos e, por outro lado, uma possibilidade de discutir certos assuntos que me interessam sob uma nova perspectivas. Parabéns!
Sou estudante de psicologia e, neste ano, tive um paciente que abordava questões sociais e políticas. Através do Ian, conheci ess livro maravilhoso que me ajudou a compreender mais profundamente os impactos do capitalismo na psique humana. Agradeço ao Ian por me apresentar essa obra-prima e por auxiliar-me a discutir o capitalismo em um caso clínico.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quandouma fábrica de automóveis de grande porte entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porquei sso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. ------------------------------------------------------------------------------------- Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica. -------------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica. ------------------------------------------------------------------------------------- Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras. -------------------------------------------------------------------------------- Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país. ----------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc. ----------------------------------------------------------------------- Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de criar, manter e injetar dinheiro em toda essa infraestrutura.
Há uma coisa que a esquerda não conta, porque não sabe ou esconde malandramente da população mais pobre. -------------------------------------------------------------------------------- O truque é inventar que os ricos ficam com todo o dinheiro do país e por isso os pobres passam dificuldade. E que as empresas dos ricos não são importantes para o país. A seguir a esquerda dá o segundo passo e promete acabar com os ricos para dividir melhor o dinheiro do país com os pobres. O objetivo dessa mentira é seduzir os eleitores a votar na esquerda. Mas a realidade é ao contrário. ------------------------------------------------------------------------------------- A maior parte dos benefícios que o pobre recebe vem do dinheiro produzido pelos ricos. Somente os ricos podem produzir esse dinheiro. ------------------------------------------------------------------------------------- Todos os benefícios sociais ou o salário que um governo paga para as pessoas mais pobres vem do cofre do governo. -------------------------------------------------------------------------------------------- Mais da metade do dinheiro que o governo arrecada para o seu cofre vem das vendas dos produtos fabricados pelas empresas dos ricos. ------------------------------------------------------------------------------------------- Quando a população compra um produto num estabelecimento comercial, o governo cobra um imposto da população por cada produto vendido. Mais da metade do dinheiro que o governo coloca em seu cofre vem desse imposto cobrado sobre a venda de mercadorias. Esses produtos são somente produzidos pelas fábricas e empresas. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O governo precisa muito das empresas. Se não houvessem as empresas, o governo deixaria de arrecadar MAIS DA METADE do dinheiro que vai para seu cofre. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------ O governo, indiretamente, é um SÓCIO de cada empresa que existe no país. Cobrar imposto pelos produtos que a população compra é a melhor forma do governo ganhar dinheiro para seu cofre. Não há outra forma melhor de o governo ganhar dinheiro. POR ISSO, AS EMPRESAS SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE QUE O GOVERNO TEM. -------------------------------------------------------------------------------------------------- Quando a esquerda fala que vai governar para os mais pobres, ela esconde dos pobres que, para ter dinheiro no cofre do governo, ela vai ajudar as empresas dos mais ricos primeiro, porque ela sabe que são as empresas que vão produzir para o governo mais da metade do dinheiro que o governo vai arrecadar para ajudar os pobres. -------------------------------------------------------------------------------------- Assim, os ricos precisam ganhar primeiro, para que haja dinheiro para os pobres poderem ganhar, ou receberem benefícios. ----------------------------------------------------------------------------------------- Se a indústria de um país diminuir de tamanho, exportar menos, diminuirá também o dinheiro arrecadado pelo governo, o que fará com que o governo tenha que baixar o salário mínimo e diminuir os benefícios sociais que dá aos mais pobres. ------------------------------------------------------------------------------------ Se o pobre quer receber um salário mais alto, ele deve torcer para que mais ricos apareçam no país, que aumente a industrialização e as exportações. Assim funciona a economia e não existe outro jeito. ----------------------------------------------------------------------------------- Repare que os países onde os trabalhadores recebem melhor, são os países onde a industrialização é muito grande e com isso as vendas e exportações são maiores, fazendo com que o cofre do governo fique mais cheio, ou seja, os países mais ricos do mundo, coisa que o Brasil não é, pois é um país ainda em desenvolvimento. ------------------------------------------------------------------------------------------ A esquerda é contra o capitalismo e com isso não desenvolve a indústria e a economia do país. Como resultado, se permanecerem no governo, mais 30 anos passarão e os mais pobres nunca terão nada.
camarada ian, que vídeo foi esse. Eu nunca fiquei tão surpreso em um vídeo só. Foi quase uma análise dos último 5 da anos da minha, onde vivi tudo isso acontecendo.
Prof, acabei de ler a prévia do Kindle do Realismo Capitalista, e tô muito feliz por ter tido uma aula prévia com você antes sobre esse tema. Sua exposição é absolutamente incrível, obrigada! ❤❤❤❤
Video maravilhoso super necessário, a parte mais voltada pra saúde mental me lembrou um episódio do podcast revolushow "Adoecimento mental e capitalismo"
Estudo psico e esse vai ser provavelmente o tema do meu tcc, estava louco atrás dessas referencias da medicalização como sintoma de um sistema falido. Muito obrigado pelo vídeo incrível
2 роки тому+33
Recomendo o livro "Neoliberalismo e sofrimento psíquico" do camarada Heribaldo Maia
O futuro que o filme Wall-E prevê me deixa muito bolado. Estamos caminhando a passos largos para isso. Esse "turismo espacial" do Musk e Bezos é o começo da fuga dos milionários e bilionários desse planeta. Nós, "meros mortais", seremos deixados para trás. Pq outra coisa que o filme trás mas não se explica é: cadê o restante das pessoas? Só quem terá condiçõe$ poderá subir às plataformas. Ao contrário do Mad Max por exemplo que mostra o restante do povo mais pobre. Cara, é desesperador. O futuro será agonizante. Por isso não terei filhos.
@@d.kcontrole4016 eu faço isso e já assisti a todos os vídeos deste canal e continuo não concordando com o Ian Neves, quem não aguenta escutar pensamentos diferente é vocês
Didática incrível. Nunca havia ouvido falar no realismo capitalista, e é incrível que quanto mais se estuda sobre o capitalismo, mais sentido faz do pq nossas vidas estarem como estão.
Essa parada de transferir a responsabilidade do próprio sucesso para os entes eu vejo muito no vestibular. É muito comum os estudantes se sentirem fracassados porque não conseguiram passar no vestibular. Eles interiorizam a culpa e não enxergam que o fracasso deles não é por falta de dedicação, mas uma falha sistêmica
Cara, eu nunca tinha parado para pensar no poder desse simples termo do "realismo" na parada. Uma das coisas que mais me intrigava nas discussões era justamente esse fatalismo de "e você propõe o que no lugar? ", "vai reclamar de como as coisas são, é a vida". Descobrir que alguém teorizou sobre isso é assustador, no bom sentido, e ressoa totalmente com o comportamento das pessoas! Obrigado pelo vídeo, Ian!
Ian, obrigado, cara. Por canais como o seu e do Gustavo eu senti vontade de voltar a estudar e me radicalizar. Obrigado pelo trabalho foda que vocês estão fazendo. Abraço, camarada!!
esse negócio do Walle me fez lembrar de quando eu e meu irmao jogamos Diablo II, la pelos anos 2000... basicamente o jogo trata de uma terra fictícia invadida por entidades malignas e o personagem que vc escolhe tem a missao (e é, aparentemente a única esperança) de derrotar essas entidades... e blz, todas as fases do jogo vc compra itens, incluindo no ato IV, onde vc esta, literamente, no portão do inferno, e os caras, em vez de te dar todo o suporte necessário, te vendem itens... é uma lógica completamente bizarra
minha cabeça explodiu agora, joguei o 3 e nunca nem me passou pela cabeça que isso fosse um problema. O comércio dentro do jogo sempre foi ok pra mim kkkk
Esse é um vídeo que nem a pior das distopias do passado poderia prever que seria possível. Você percebe o quão horrível é o sistema, quando a realidade bate na nossa cara como o Ian fez agora e olha que o vídeo nem uma hora tem.
Incrível como eu vinha refletindo e não conseguia organizar, direcionar as ideias sobre como hoje a individualização e doenças mentais estão absurdas. Esse vídeo canalizou tudo! Que aula
Obrigado por apresentar o livro e os conceitos de Realismo Capitalista e principalmente de Capitalismo Tardio e os reflexos na psiquê. Acho que você devia concorrer como deputado federal ou mesmo, para começar, estadual ou vereador.
Tem um jogo chamado "fallout", do qual gosto muito, e no mundo pós apocalíptico de holocausto nuclear ainda tem capitalismo, escravismo e mais um monte de barbaridades. Não conseguiram imaginar uma única cidade ou vila que poderia fugir desta lógica.
o Fallout original retrata isso justamente como forma de crítica ao capitalismo. nos jogos tardios feitos pela Bethesda, todo esse teor crítico e de condenação foi abandonado
muito muito bom! tua didática é admirável. já to divulgando pra geral o teu canal, especialmente esse vídeo. por favor, não pare de postar! sucesso pra ti!
Depois que parei de fumar maconha consegui perceber o quão necessário é a busca pelo conhecimento. Meu TDAH me atrapalha demais na leitura mas me recuso continuar na ignorância da bolha. Minha família é pobre e são fãs de reacionários.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quandouma fábrica de automóveis de grande porte entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porquei sso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. ------------------------------------------------------------------------------------- Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica. -------------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica. ------------------------------------------------------------------------------------- Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras. -------------------------------------------------------------------------------- Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país. ----------------------------------------------------------------------------------------- Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc. ----------------------------------------------------------------------- Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de criar, manter e injetar dinheiro em toda essa infraestrutura.
Há uma coisa que a esquerda não conta, porque não sabe ou esconde malandramente da população mais pobre. -------------------------------------------------------------------------------- O truque é inventar que os ricos ficam com todo o dinheiro do país e por isso os pobres passam dificuldade. E que as empresas dos ricos não são importantes para o país. A seguir a esquerda dá o segundo passo e promete acabar com os ricos para dividir melhor o dinheiro do país com os pobres. O objetivo dessa mentira é seduzir os eleitores a votar na esquerda. Mas a realidade é ao contrário. ------------------------------------------------------------------------------------- A maior parte dos benefícios que o pobre recebe vem do dinheiro produzido pelos ricos. Somente os ricos podem produzir esse dinheiro. ------------------------------------------------------------------------------------- Todos os benefícios sociais ou o salário que um governo paga para as pessoas mais pobres vem do cofre do governo. -------------------------------------------------------------------------------------------- Mais da metade do dinheiro que o governo arrecada para o seu cofre vem das vendas dos produtos fabricados pelas empresas dos ricos. ------------------------------------------------------------------------------------------- Quando a população compra um produto num estabelecimento comercial, o governo cobra um imposto da população por cada produto vendido. Mais da metade do dinheiro que o governo coloca em seu cofre vem desse imposto cobrado sobre a venda de mercadorias. Esses produtos são somente produzidos pelas fábricas e empresas. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O governo precisa muito das empresas. Se não houvessem as empresas, o governo deixaria de arrecadar MAIS DA METADE do dinheiro que vai para seu cofre. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------ O governo, indiretamente, é um SÓCIO de cada empresa que existe no país. Cobrar imposto pelos produtos que a população compra é a melhor forma do governo ganhar dinheiro para seu cofre. Não há outra forma melhor de o governo ganhar dinheiro. POR ISSO, AS EMPRESAS SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE QUE O GOVERNO TEM. -------------------------------------------------------------------------------------------------- Quando a esquerda fala que vai governar para os mais pobres, ela esconde dos pobres que, para ter dinheiro no cofre do governo, ela vai ajudar as empresas dos mais ricos primeiro, porque ela sabe que são as empresas que vão produzir para o governo mais da metade do dinheiro que o governo vai arrecadar para ajudar os pobres. -------------------------------------------------------------------------------------- Assim, os ricos precisam ganhar primeiro, para que haja dinheiro para os pobres poderem ganhar, ou receberem benefícios. ----------------------------------------------------------------------------------------- Se a indústria de um país diminuir de tamanho, exportar menos, diminuirá também o dinheiro arrecadado pelo governo, o que fará com que o governo tenha que baixar o salário mínimo e diminuir os benefícios sociais que dá aos mais pobres. ------------------------------------------------------------------------------------ Se o pobre quer receber um salário mais alto, ele deve torcer para que mais ricos apareçam no país, que aumente a industrialização e as exportações. Assim funciona a economia e não existe outro jeito. ----------------------------------------------------------------------------------- Repare que os países onde os trabalhadores recebem melhor, são os países onde a industrialização é muito grande e com isso as vendas e exportações são maiores, fazendo com que o cofre do governo fique mais cheio, ou seja, os países mais ricos do mundo, coisa que o Brasil não é, pois é um país ainda em desenvolvimento. ------------------------------------------------------------------------------------------ A esquerda é contra o capitalismo e com isso não desenvolve a indústria e a economia do país. Como resultado, se permanecerem no governo, mais 30 anos passarão e os mais pobres nunca terão nada.
Lendo o livro lembrei de um dos episódios do Black Mirror, mas não o da bicicleta e sim o do rapaz que invade um programa de "calouros" para protestar contra o absurdo que a namorada dele havia passado e no final ganha um programa na mesma emissora para "falar mal" do sistema...
Não dá pra não lembrar do Professor Freire. Se a educação não liberta, o sonho do opressor é ser o oprimido. Se a mentalidade não muda, o sonho do pobre não é que a pobreza acabe. O sonho do pobre é ser rico. E ser rico significa o excesso, significa a desigualdade, significa achar que precisamos de mais do que as nossas necessidades e as necessidades dos nossos irmãos. O capitalismo quer que queiramos a exclusivdade das coisas. Não basta ter algo. Para ser especial, é preciso que poucos possam ter. É preciso que seja exclusivo. Que palavrinha nojenta, aliás, esta. Exclusivo. Quando foi que começamos a usá-la com sentido positivo?!
Estou no meio do vídeo mas já tenho que agradecer pelo vídeo. Você está falando de assuntos do qual não sou habituado a falar sobre mas você fala de forma super intrigante e explica tão bem que fico interessado no assunto.
Eu passei minha vida achando que tudo que eu precisava era um emprego melhor. Agora eu estou num ótimo emprego, mas reparo que esse nunca foi o problema. Mesmo aqui, a divisão entre trabalho e capital é abismal.
Ian, uma coisa que me mudou foi, quando meu pai, que se especializou em dispersão de detritos urbanos (como dar fim ao lixo e ao entulho gerado nas cidades), uma das coisas que ele me ensinou foi: o lixo reciclável é responsabilidade da indústria, por lei, mas como os caras não tem a menor intenção de gastar grana com lixo, o que eles fazem? Idealizam a história das pessoas poderem lucrar com lixo e assim surgem as cooperativas de catadores que ganham miséria para fazer o serviço da grande indústria de modo informal. Surreal!
Acho que tem um pouco haver com seu comentário quando eu era criança eu soltei uma vez que ao jogar lixo no chão estaria dando trabalho pros garis, no sentido que era o trabalho deles limpar e que não tinha porque guardar o lixo consigo até encontrar uma lixeira; enquanto esse pensamento estava na minha cabeça tava tudo ok mas depois que eu mesma falei aquilo percebi que tinha algo de errado na minha fala só não sabia o que hoje em dia percebo que eu simplesmente tava sendo babaca seria o mesmo que não limpar o chão que você sujou pois é trabalho da secretaria do lar é tão ridículo. Mas essa ideia foi só uma coisa que surgiu na minha mente lá pros 10 anos que por sorte não cheguei a botar em prática sempre que eu tô com paciência eu guardo o lixo o máximo que eu posso, não sei de onde esse pensamento surgiu pois meus pais nunca falaram isso ou fizeram isso eles sempre foram muito diretos falando lixo fica no lixo em casa na rua não importa só sei que tenho a lembrança fragmentada deu comentando isso com alguém que tinha a minha idade ou era mais novo e pior lembro da pessoa concordar só não lembro da feição ou voz delu
outra coisa é: "separe seu lixo e já vai estar contribuindo, cada um fazendo sua parte, MUDA o mundo".
A população produzindo em cada casa umas sacolinhas de lixo por semana / As indústrias, fábricas e demais empresas produzindo TONELADAS, e não vão parar...
Pse pessoal, parece q a gnt n vai mudar o mundo reciclando apenas o próprio lixo, tem q reciclar esse pensamento mesmo.
@@annabeatrizdasilvanascimen9017 o importante é reconhecer o erro e corrigir e melhor ainda conscientizar o próximo mas vc n foi a única q ja pensou isso
@@annabeatrizdasilvanascimen9017 Uma vez quando eu era criança, assisti a um programa da Regina Casé na Globo e ela perguntava a alguém que tinha jogado o lixo no chão o pq de ter feito aquilo e a pessoa disse essa mesma frase sobre estar dando emprego ao gari, ai teve uma explicação de que se a pessoa não jogasse o lixo no chão, a prefeitura poderia economizar com a limpeza da cidade e investir em escolas e outras coisas...isso ficou marcado profundamente em mim.
E até quando o pobre "ganha dinheiro" com esse lixo, tem gente explorando ele por ter um pouco mais de capital abrindo um ferro velho, que é explorado pelos aparistas, que é explorada pela indústria final dos produtos reciclados
Tenho 48 anos, fico muito esperançosa vendo um menino como vc fazendo análises tão profundas. Confesso q aprendi muito com vc nesse vídeo. Parabéns
Tenho 62 e digo o mesmo. Ele é DEMAIS!
Tenho 14 e digo o mesmo kk
@@smmf QUE LEGAL!!! VAI FIRME!
eu com meus 34 anos, professor, fiquei pensando a mesma coisa.
@@luansk8-Tbm sou. Ciências Sociais, especialização em história política. Anos de tormento em formação superior particular noturna, para completar o salário do dia, ensinando banalidades com tt coisa imptt à frente. Minha formação foi do tempo da ditadura, então tenho um álibi. Mas não; com ou sem álibi, Ian é daqueles especiais. Tenho visto vários como ele ultimamente e é a única coisa que ainda me aquece o coração frente ao que chegamos. Particularmente , sempre fufi de esquerda mas só agora, após a aposentadoria, comecei a explorar este universo de verdade. Antes, com dois empregos, filhos, uma luta desgraçada a vida toda, só caminhei pelas margens dos assuntos. Hoje estudo de verdade.
Essa sensação de que não tem pra onde fugir é muito forte.
No começo do ano, eu troquei de emprego, porque estava trabalhando numa empresa com horário “flexível”, que me dava um volume de trabalho impossível de encaixar em 8h diárias. Entrei nessa nova empresa com a promessa de ter um volume de trabalho menor, e eu fui muito específico na entrevista que eu precisava de um volume manejável de trabalho.
Realmente, o volume de trabalho agora é menor comparado a empresa que eu estava, mas a vigilância e a cobrança sobre o meu trabalho é infinitamente maior. No ponto que precisei ir para o psiquiatra. E a medicação que o psiquiatra prescreveu é produzida pela empresa onde eu trabalho atualmente. O Capitalismo gera o problema e a “solução”.
é uma contradição exposta em nú, não sei se eu conseguiria aguentar. Forças amigo!
Daí desse emprego e vai empreender. Ter empresa é fácil
@@therenatodamado vou vender bolo de pote.
@@elvisbl Isso aí... Contrate muitas cozinheiras e explore elas
@@therenatodamado deve ser mesmo , trabalhar 24 h por dia e não ter lucro garantido .
Sou psiquiatra e me senti mal com o final do vídeo, porque eu sempre senti que é essa a questão estrutural, mas a palavra certa é capitalismo. E agora eu, que sempre me imaginei na figura de alívio de sofrimento mental, me sinto parte fundamental de uma ferramenta indissociável do realismo capitalista : a normalização do sofrimento psíquico. É horrível chegar a essa conclusão, mas sigo no processo de emancipação dos meus pensamentos. Obrigado Ian.
❤
Sou farmacêutica e sempre pensei que algo não se encaixava, pois se temos cada vez mais acesso ao tratamento e medicamentos melhores, porque temos cada vez mais pessoas deprimidas/ansiosas e que não melhoram, ficando cronicamente doentes? Aos poucos fui pensando que o problema é a vida que essa pessoa leva e sua incapacidade de mudá-la. Mas com frequência colocam o peso da mudança no indivíduo, e raramente alguém pode se dar ao luxo de largar um emprego tóxico e ficar sem salário, ou sair de um bairro violento, ou não demorar 2h diárias pra chegar no trabalho. Enfim, é uma conclusão sombria.
Pôxa, esse teu depoimento valeria uma live com o Ian, heim?!
Psquiátra com uma mente tão fragilizada q cede a influência de um esquerdomacho de condomínio q se apropriou de um movimento "coletivista" só pra suprir o interno vazio com autoprotagonismo "benevolente"? Q "excelente" profissional em kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@nativaindocilconcordo
Em Matrix tem uma coisa engraçada: É aceitável que as máquinas se rebelem contra quem as explorava -- mas PESSOAS não podem fazer isso na vida real...
Caralho, que comentário foda, camarada... Nunca tinha pensado nisso. E pior ainda que o final do filme indique que, ou acabou mal pras máquinas, ou tudo era só uma simulação e não teve significado nenhum. Realismo Capitalista total.
Sr fizer isso não vai ter ninguém pra tirar dinheiro depois
@@danielhadad4911 O final basicamente foi um acordo entre as máquinas e a humanidade e o Neo foi o intermediador disso pra acabar com o conflito. Ou seja, todo mundo continuou escravizado só que "um pouco melhor". No contexto do filme acho isso meio debatível porque o mundo tava devastado mesmo, talvez seria melhor nem sair da simulação mesmo, e a galera em Zion vivia numa situação deplorável.
Eu tenho problemas com tag, depressão... E eu fui ficando mal durante o vídeo de uma maneira que estava difícil de assistir até o final. Eu vivo repetindo uma frase aqui em casa "Olha quanto eu gasto com remédio. Não tem como não ter depressão com o preço dos remédios pra depressão". E tudo começou com a extrema pressão que sempre sofri desde a infância para ser perfeita ☹️ de estudar muito pra "subir na vida", de perder peso pq ngm iria contratar uma pessoa gorda, de fazer muito mais do que todo mundo pq minha pele não é "clarinha". Isso eu era CRIANÇA, estava no c.a que hj em dia é 1ª série. Capitalismo é tão cruel que consegue te quebrar desde a infância e é problema seu se não deu certo. Puta soco no estômago esse vídeo, mas super necessário. Eu preciso assistir td dia pra internalizar.
Sou pobre e não vi nada de absurdo no capitalismo, tanto faz capitalismo ou socialismo vamos ter que trabalhar de todo o jeito
"de estudar muito pra subir na vida", sim, tu e 99% do mundo. Tá achando que a vida é um parque de diversões?
@@Elvis-qs8fcVc já nasceu morto!
@@Lucas_LAEL90 De estudar muito pra subir na vida e acabar desempregado ou ser obrigado a se sustentar com salários baixos, por que apesar de ter ou não estudo, não tem oportunidades (sorte também entra como fator), e ainda aliada à alta dos preços de absolutamente tudo. Além disso, racismo e machismo também podem entrar como fatores. Não é questão de ser um "parque de diversões", até porque não é, o ser humano precisa de trabalho, seja mais manual ou mais intelectual, mas é simplesmente uma questão de desigualdade econômica e social.
Sou parda e tive um problema seríssimo com vitamina D pq evitei o sol por anos pra ficar mais "clara".
É horrível.
"O sistema capitalista tende a nos culpar por ter depressão"
Frase forte e real
??? Quem caralhos acha q isso é vdd? Oq tem haver o capitalismo com culpa pela depressão kkkkkkk frase forte e tirada da bunda
@@RAMPOUSKIUSKIN Pressão por resultados, a falácia da meritocracia, bombardeamento diário de propaganda sobre o "modelo de vida ideal"...
Sim, o capitalismo é um componente crucial para que a depressão esteja tão alta pois somos ensinados que "se não conseguiu logo a culpa é sua e não do sistema". Não dá pra fechar os olhos
@@Mike_Pereira mas é nossa culpa afinal "escolhemos" nossos políticos nosso economistas, por exemplo: o que é inflação ? Dependendo de que escola econômica você a resposta é diferente assim como resolver o problema é sem poder político nada é feito ñ interessa que palhaço você votou afinal sem apoio dentro e conhecimento.
@@caiorochacandido5859 Dá uma arrumada no seu comentário aí bro pois não entendi onde você quis chegar
@@caiorochacandido5859 Nenhum momento ele falou de voto e eleição. E sim de capitalismo.
Muito raro eu comentar em um vídeo, qualquer que seja, mas assistindo esse hoje ainda mais na parte final falando sobre o capitalismo afetar nosso psicológico, refleti sobre algumas coisas.
Quase 2 anos após ter minha filha, voltei a trabalhar, durante a pandemia, no comércio. Nunca sofri uma crise de ansiedade até então, foi esmagadora a sensação de que mesmo passando 8h longe dela, me esforçando para ganhar um sustento ainda não estava satisfeita. Cada dia parece que as contas "pedem" mais, seja um convenio, uma alimentação, educação, combustível, lazer...
Frequento toda semana a psicóloga e nossa maior conversa é sobre meu trabalho e a insatisfação com ele, que mesmo pagando as contas não me faz feliz e foi um mesmo ponto de discuti com meu marido. Como depois da pandemia e pessoas da nossa idade (22/26 anos) sofremos tanto com a ansiedade e depressão, porém, esse vídeo deu quase uma resposta final, é a pressão de ter que sobreviver dentro do capitalismo que não permite espaço para realização pessoal além daqueles que, como você falou, nos oprime.
Espero ter entendido realmente esse ponto da aula e explicações hahah
Mas não faz sentido atribuir a culpa da sua ansiedade a um sistema
@@goat8425 você, pelo menos, viu o vídeo? é exatamente isso que ele fala sobre.
@@juliaflorentino7325 nn tou falando do vídeo, tou falando sobre seu comentario
@@goat8425 meu comentário tem a ver com o vídeo... talvez você só não entendeu meu ponto de vista, normal.
@@goat8425 oxi kkkkkk
Um dos vídeos mais perturbadores que eu já vi. Acho que essa narrativa tem um potencial de radicalização muito alto. Eu vejo os amigos da minha idade; depressivos e ansiosos, sem nenhuma perspectiva de futuro, derrotismo em relação à questão ambiental e querendo morrer antes dos 30. É um cenário de puro desespero, e isso deve ser canalizado contra o sistema que causa isso.
sim!
Basicamente vc quer transformar depressivos em rebeldes 😂😂😂, prossigamos.
@@learnwithgames7994Quando tu perceberes que a maioria dos que lhe circundavam estão doentes, talvez pare de rir.
@@learnwithgames7994pra quê se revoltar se meu time só entra em campo pra ganhar
@@learnwithgames7994 Rebeldes não. Militantes revolucionários.
Por isso que eu digo que pesquisar e aprender sobre política, história, sociedade, capitalismo e neoliberalismo me ajudou a entender que o problema não era eu. Tenho depressão e já pensei em me matar, mas acreditar em um outro mundo e saber que pra alcançá-lo eu preciso ajudar na luta, me fez desistir disso! Faço terapia e tomo remédio a quase 2 anos. Vou ler pra ontem esse livro!!!!!!!
Vai pra Coreia ué ou china lá sistema não capitalista
''É só como as coisas são''. Isso me faz pensar o quão perverso é isso, quando você percebe que, desde criança até sua adolescência, essa ''normalidade'' e aceitação desse realidade capitalista são trabalhadas pra que não exista uma reflexão profunda sobre as contradições desse modelo. Pelo menos pra mim, é louco pensar que boa parte da minha infância e adolescência eu encarava o mundo e todos os problemas ocasionados pelo capitalismo eram algo ''natural'', e esse pensamento é incentivado através de todos os meios de comunicação. Sei que parece bobo Ian, mas quando tu falou essa parte me atingiu forte.
Xiu.
Concordo
Algumas respostas ao seu comentário só confirmam essa doutrinação.
@Zera Sedução não gerenciar de forma racional recursos que são limitados. "Só" uma delas.
@@jeancarvalho3930 Então seremos animais.
Esse vídeo foi uma porrada na minha cara.
"O sistema capitalista tende a nos culpar por ter depressão"
Despolitização do estresse. Filantropia das bigtechs, terceirização da responsabilidade...
Demorou muito pra eu correlacionar esse mau estar social com o capitalismo... pular de emprego a emprego, medo e insegurança de ser professora, de fazer o que eu amo por não se felicitar com a realidade econômica que esse cargo me oferece.
Mas sigo tentando. Desisti umas 3x desde que saí do ensino médio, muita ansiedade, muitos surtos, porém seguimos. Vamos juntos, camaradas!
é verdade, vamos juntos!!
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. A explicação é simples. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa :
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações .Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
@@duartegreicy Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. A explicação é simples. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa :
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações .Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quando uma fábrica de automóveis entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porque isso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas.
-------------------------------------------------------------------------------------
Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica.
-------------------------------------------------------------------------------------
Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras.
--------------------------------------------------------------------------------
Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc.
-----------------------------------------------------------------------
Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de toda essa infraestrutura.
@@duartegreicy
Quando uma fábrica de automóveis entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porque isso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas.
-------------------------------------------------------------------------------------
Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica.
-------------------------------------------------------------------------------------
Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras.
--------------------------------------------------------------------------------
Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc.
-----------------------------------------------------------------------
Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de toda essa infraestrutura.
Esse vídeo me fez lembrar um documentário chamado " Forget Shorter Showers" ("esqueça banhos mais curtos" como tradução) que faz uma crítica explícita à essa ilusão que temos sobre o individualismo e como a resolução dos problemas ambientais (e várias outros problemas sociais no mundo) estão unicamente em nossas mãos. "Economize água", "Recicle", " consume menos"...
Todos esses imperativos só concentram toda a culpa e responsabilidade à todos, tirando a real culpa das estruturas, como bem dito no artigo do Campbell Jones.
Recomendo o documentário à todos que se interessaram pelo assunto.
Dividir para reinar
Onde vc assisstiu esse documentário?
Valeu! Grande aula. Valeu mesmo, Ian!
Esse final sobre saúde mental me tocou bastante. Desenvolvi síndrome do Pânico e transtorno de ansiedade durante a adolescência e muitas crises foram/são por causa de mercado de trabalho. Eu ficava pensando em como seria fazer faculdade e estágio, não ter tempo para descansar. E como seria trabalhar o dia inteiro, sair de madrugada e só voltar para casa só a noite depois de enfrentar as horas de trabalho + transporte público. Mas o pior de tudo é me culpar por não conseguir fazer metade do "socialmente aceito", não ganhar dinheiro... Capitalismo afetou minha saúde antes mesmo de entrar no mercado de trabalho.
Isso se chama mente fraca
Me encontro em uma situação parecida atualmente
@@Elvis-qs8fce no caso do seu comentário isso se chama falta de rola, babacão
Quando a cabeça é fraca, o culpado são os outros, o sistema etc.
Dois exemplos claros do que foi dito no vídeo, a individualização da culpa. Disseram que a culpa seria sua por ter "mente fraca", é tragicômico sair de um vídeo sobre esse tema e ver isso nos próprios comentários. Melhoras camarada desejo tudo de bom pra ti.
Quanto mais eu aprendo sobre o capitalismo, mais desesperada e com raiva eu fico
oras, pode jogar o celular fora, cancelar a internet, vender a casa o carro e ir morar no mato, boa sorte, leva oelo menos papel higiênico pq nao e todo lugar que nasce urtiga
@@qapsuporte Aposto que você se achou muito inteligente fazendo esse comentário né?
@@lauraaraujo157 de fato viver o mato e muito radical mesmo, quem sabe vivendo em Cuba onde que o capitalismo acabou,poren la tbem nao tem papel higiênico,mas as mulheres la costumam usar o jornal do partido socialista , o lado ruim e que a cara do fidel esta sempre ns primeira página entao sei la ficar esfregando a cara do Fidel na merda pode nao ser uma boa ideia , pode acabar em Paredon
Quanto mais vc "aprende" ficam aki as minhas duvidas se vc ja viu um vídeo de alguém de direita, ou so permaneceu na zona de conforto
ua-cam.com/video/5-K60s27UkU/v-deo.html
Então aprenda também sobre o anarcocapitalismo. Tenho certeza que vai gostar
O Realismo Capitalista me lembrou do filme "Não olhe para cima!". Tanto que o filme ter sido feito por uma empresa capitalista quanto a história do filme não propor uma alternativo ao sistema.
É um ótimo exemplo!
Tem um vídeo que fala isso sobre o filme. Foi a crítica feita pelo canal Filosofia Vermelha. Vi outros canais fazendo essa analogia com o filme. Acho que se tornou um consenso isso. Rs
Clube da luta também evidência o "realismo capitalista" no final o narrador sem identidade defende o sistema que Tyler( o id) quer destruir, e vive como se não pudesse outra solução e por mais que se queira sair do sistema não se pode.
A voga acadêmica muda de dez em dez anos, se toda cultura vem com a ideologia a crítica cultural produz análises e antiteses, e conceitos, a crítica em si e neutra e daqui dez anos outras obras do capital terão novos autores, novas antiteses, novos conceitos. Produzem artigos pra revistas acadêmicas mas não produzem transformação social nenhuma.
Então melhor olharmos pra baixo kkkjkjsjskjs,abaixo do bem e do mal,...o ser humano tá no fogo cruzado.
Valeu!
Ian, tu é um cara mt didático e dinâmico. Poxa vida, é um aulão! Sobre o tema, tamos lascados.
Nem me fale... Se olhar pra educação e para o modelo escolar a dor de barriga é ainda maior...
é muita informação pra processar de uma só vez
Isso, feche a torneira ao escovar os dentes, mas não lute contra a indústria que desperdiça água até o infinito
Qual empresa faz isso?
@@Gabs_08 nenhuma, nenhuma empresa ou indústria degrada o meio ambiente, o que tá acontecendo com o planeta é culpa tua, que passa mais de 5 min no banho e joga papel de bombom na rua
@@GustavoSantos-eh4el Nem falei sobre isso
@@Gabs_08 Nestlé
@@Gabs_08 Coca Cola
Sobre os bunkers...
"não é mais imaginar o fim do mundo, é esperar"
Caramba 🤯
Um dia desses faltou energia aqui em casa e meu filho de 6 anos teve uma crise de choro. Disse que a culpa foi nossa pq demoramos no banho (o que nem é verdade) e gastamos água pra escovar o dente. Na minha infância também ouvia esse discurso na escola. Mas o real impacto que nós temos no que diz respeito a desperdício de recursos e degradação do meio ambiente é ridiculamente inferior ao que a indústria causa. O agronegócio então.. Nem se fala.
Quando eu era criança dizia a mesma coisa até que percebi que nós somos apenas 1% do problema real
Assustador...
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É muito fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa :
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações .Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Há uma coisa que a esquerda não conta, porque não sabe ou esconde malandramente da população mais pobre.
--------------------------------------------------------------------------------
O truque é inventar que os ricos ficam com todo o dinheiro do país e por isso os pobres passam dificuldade. E que as empresas dos ricos não são importantes para o país.
A seguir a esquerda dá o segundo passo e promete acabar com os ricos para dividir melhor o dinheiro do país com os pobres. O objetivo dessa mentira é seduzir os eleitores a votar na esquerda. Mas a esquerda sabe é que são os ricos que fazem o país crescer e que só eles podem ajudar os pobres.
-------------------------------------------------------------------------------------
A maior parte dos benefícios que o pobre recebe vem do dinheiro produzido pelos ricos. Somente os ricos podem produzir esse dinheiro.
-------------------------------------------------------------------------------------
Todos os benefícios sociais ou o salário que um governo paga para as pessoas mais pobres vem do cofre do governo.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Mais da metade do dinheiro que o governo arrecada para o seu cofre vem das vendas dos produtos fabricados pelas empresas dos ricos.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a população compra um produto num estabelecimento comercial, o governo cobra um imposto da população por cada produto vendido. Mais da metade do dinheiro que o governo coloca em seu cofre vem desse imposto cobrado sobre a venda de mercadorias. Esses produtos são somente produzidos pelas fábricas e empresas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O governo precisa muito das empresas. Se não houvessem as empresas, o governo deixaria de arrecadar MAIS DA METADE do dinheiro que vai para seu cofre.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O governo, indiretamente, é um SÓCIO de cada empresa que existe no país.
Cobrar imposto pelos produtos que a população compra é a melhor forma do governo ganhar dinheiro para seu cofre. Não há outra forma melhor de o governo ganhar dinheiro.
POR ISSO, AS EMPRESAS SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE QUE O GOVERNO TEM.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a esquerda fala que vai governar para os mais pobres, ela esconde dos pobres que, para ter dinheiro no cofre do governo, ela vai ajudar as empresas dos mais ricos primeiro, porque ela sabe que são as empresas que vão produzir para o governo mais da metade do dinheiro que o governo vai arrecadar para ajudar os pobres.
--------------------------------------------------------------------------------------
Assim, os ricos precisam ganhar primeiro, para que haja dinheiro para os pobres poderem ganhar, ou receberem benefícios.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Se a indústria de um país diminuir de tamanho, exportar menos, diminuirá também o dinheiro arrecadado pelo governo, o que fará com que o governo tenha que baixar o salário mínimo e diminuir os benefícios sociais que dá aos mais pobres.
------------------------------------------------------------------------------------
Se o pobre quer receber um salário mais alto, ele deve torcer para que mais ricos apareçam no país, que aumente a industrialização e as exportações. Assim funciona a economia e não existe outro jeito.
-----------------------------------------------------------------------------------
Repare que os países onde os trabalhadores recebem melhor, são os países onde a industrialização é muito grande e com isso as vendas e exportações são maiores, fazendo com que o cofre do governo fique mais cheio, ou seja, os países mais ricos do mundo, coisa que o Brasil não é, pois é um país ainda em desenvolvimento.
------------------------------------------------------------------------------------------
A esquerda é contra o capitalismo e com isso não desenvolve a indústria e a economia do país. Como resultado, se permanecerem no governo, mais 30 anos passarão e os mais pobres nunca terão nada.
O socialismo não acaba com as classes sociais. O trabalhador apenas muda de patrão. No capitalismo o patrão é um empresário e no socialismo o patrão é o estado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como o socialismo reduz drasticamente seu parque industrial, a diminuição do número de empresas faz cair a arrecadação em impostos por mercadorias vendidas pelas empresas e também não tem competitividade nas exportações e leva o país à pobreza e depois à miséria.
--------------------------------------------------------------
As profissões possuem grau de dificuldade diferente e por isso não podem ser remuneradas de forma igual. Uma pessoa que gastou mais dinheiro e tempo para se graduar, ou trabalha num trabalho pesado sob o sol, ou que prejudica a saúde ou é mais arriscado, não pode receber o mesmo que uma pessoa que trabalha num trabalho tranquilo sob a sombra.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Vou exemplificar um outro motivo de ser impossível estabelecer um mesmo tipo de salário para todas as profissões : Por exemplo, uma pessoa desempregada que mora numa cidade de praia decide fazer picolé e salgados para vender na praia, como vendedor ambulante.
----------------------------------------------------------------------------------
Como está nos meses de verão, essa pessoa vende bem e antes que o mês termine, ela consegue ganhar mais que um salário mínimo.
----------------------------------------------------------------------------------------
Como essa pessoa mora num país socialista, ela se sente culpada porque num país socialista todos deveriam ganhar o mesmo salário mínimo.
-----------------------------------------------------------------------------------
Porém, ela pensa : - Mas nos meses de inverno ou fora das férias, as praias vão ficar vazias e eu não vou conseguir um salário mínimo e ninguém vai me ajudar. Então preciso acumular uma reserva agora que as praias estão cheias, para poder me manter nos meses em que a praia estiver vazia, que inclusive, são a maior parte dos meses do ano.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Ou seja, essa pessoa precisa ganhar mais que um salário mínimo no verão, senão ela vai passar necessidade nos outros meses do ano.
-------------------------------------------------------------------------------
Isso significa que existem profissões em que o salário precisa variar porque essas profissões dependem de data, tempo atmosférico, evento festivo e etc.
é bizarro. eu trabalhei dois anos como segurança em uma loja de varejo, era quem fechava a loja, cuidava do patrimonio, ia atras de suspeito e assinava bo na delegacia pela empresa em caso de recuperação de perda em produto. eu trabalhava pra caralho, eu fazia hora extra sem me pagarem porque botaram na minha cabeça que isso era ser um bom funcionário, trabalhar o tanto que a empresa exigir e não questionar. eu larguei os estudos na época e eu sinceramente pensava em suic1dio todos os dias enquanto eu trabalhava porque não tinha esperança nenhuma de felicidade, mas foi a época que eu mais me senti produtivo. quando troquei de emprego, foi um baque muito grande, porque comecei a trabalhar num órgão publico, que tinha uma carga de serviço consideravelmente menor, metade da minha jornada de trabalho e a cobrança era bem mais justificável (agora eu recebia reconhecimento se eu fizesse algo além da minha função, isso por si só já foi muito louco pra mim). e apesar de ter voltado a estudar, ter um horario muito mais flexivel, ter mais tempo pra viver a minha vida, além dos feriados (no meu antigo emprego eu trabalhava feriados sem remuneração extra e sábados)... no inicio foi bom pra respirar, mas agora estou fechando dois anos de trabalho nesse órgão público e eu nunca me senti tão culpado. quando eu to estudando eu me sinto culpado por não estar trabalhando, produzindo. quando meu supervisor me dá folgas quando eu tenho compromisso, eu nego e tento mudar meu compromisso pra outro dia ou outro horário que eu não esteja trabalhando, porque a minha antiga gerente costumeiramente nos falava que "nós tinhamos que nos encaixar nos horários da empresa porque quem precisa do emprego somos nós, não a empresa que precisa de funcionários", e isso ficou tão marcado em mim que eu só agora percebi que eu desmarquei consulta no médico pra não faltar no trabalho (alguns exames só podem ser feitos de manhã e meu horário é de manhã). eu descobri que to com um monte de probleminhas de saúde recentemente que poderiam ter sido evitados se eu tivesse ido no médico mais cedo, mas só a ideia de faltar o trabalho pra ir no médico me faz sentir o pior lixo, um vagabundo. e só agora com os vídeos do ian que eu percebi que, caralho, é isso que eles querem. eles querem que eu trabalhe ou morra, até morrendo eu dou dinheiro pra eles. eles querem que eu me sinta culpado sim, pra oferecer 100% da minha força de trabalho pelo valor mínimo. eu só percebi isso nessa última semana quando conheci o canal do história pública. foi uns bons dias pra entender e aceitar a ideia, caralho, eu fui um boneco até agora, ainda sou, mas acima de tudo: a culpa não é minha. me fizeram achar que era, mas não é.
É bizarro mesmo né, imagine o tanto de gente que ainda vive como você vivia, morrendo em um emprego e achando que ainda tem que ser é muito grato a empresa. O capitalismo destrói tudo mesmo né.
brother vc foi completamente alienado e doutrinado pelo capitalismo de todas as formas, meus pêsames.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É muito fácil de entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa :
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações .Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quando uma fábrica de automóveis entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porque isso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas.
-------------------------------------------------------------------------------------
Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica.
-------------------------------------------------------------------------------------
Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras.
--------------------------------------------------------------------------------
Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc.
-----------------------------------------------------------------------
Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de toda essa infraestrutura.
Há uma coisa que a esquerda não conta, porque não sabe ou esconde malandramente da população mais pobre.
--------------------------------------------------------------------------------
O truque é inventar que os ricos ficam com todo o dinheiro do país e por isso os pobres passam dificuldade. E que as empresas dos ricos não são importantes para o país.
A seguir a esquerda dá o segundo passo e promete acabar com os ricos para dividir melhor o dinheiro do país com os pobres. O objetivo dessa mentira é seduzir os eleitores a votar na esquerda. Mas a esquerda sabe é que são os ricos que fazem o país crescer e que só eles podem ajudar os pobres.
-------------------------------------------------------------------------------------
A maior parte dos benefícios que o pobre recebe vem do dinheiro produzido pelos ricos. Somente os ricos podem produzir esse dinheiro.
-------------------------------------------------------------------------------------
Todos os benefícios sociais ou o salário que um governo paga para as pessoas mais pobres vem do cofre do governo.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Mais da metade do dinheiro que o governo arrecada para o seu cofre vem das vendas dos produtos fabricados pelas empresas dos ricos.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a população compra um produto num estabelecimento comercial, o governo cobra um imposto da população por cada produto vendido. Mais da metade do dinheiro que o governo coloca em seu cofre vem desse imposto cobrado sobre a venda de mercadorias. Esses produtos são somente produzidos pelas fábricas e empresas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O governo precisa muito das empresas. Se não houvessem as empresas, o governo deixaria de arrecadar MAIS DA METADE do dinheiro que vai para seu cofre.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O governo, indiretamente, é um SÓCIO de cada empresa que existe no país.
Cobrar imposto pelos produtos que a população compra é a melhor forma do governo ganhar dinheiro para seu cofre. Não há outra forma melhor de o governo ganhar dinheiro.
POR ISSO, AS EMPRESAS SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE QUE O GOVERNO TEM.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a esquerda fala que vai governar para os mais pobres, ela esconde dos pobres que, para ter dinheiro no cofre do governo, ela vai ajudar as empresas dos mais ricos primeiro, porque ela sabe que são as empresas que vão produzir para o governo mais da metade do dinheiro que o governo vai arrecadar para ajudar os pobres.
--------------------------------------------------------------------------------------
Assim, os ricos precisam ganhar primeiro, para que haja dinheiro para os pobres poderem ganhar, ou receberem benefícios.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Se a indústria de um país diminuir de tamanho, exportar menos, diminuirá também o dinheiro arrecadado pelo governo, o que fará com que o governo tenha que baixar o salário mínimo e diminuir os benefícios sociais que dá aos mais pobres.
------------------------------------------------------------------------------------
Se o pobre quer receber um salário mais alto, ele deve torcer para que mais ricos apareçam no país, que aumente a industrialização e as exportações. Assim funciona a economia e não existe outro jeito.
-----------------------------------------------------------------------------------
Repare que os países onde os trabalhadores recebem melhor, são os países onde a industrialização é muito grande e com isso as vendas e exportações são maiores, fazendo com que o cofre do governo fique mais cheio, ou seja, os países mais ricos do mundo, coisa que o Brasil não é, pois é um país ainda em desenvolvimento.
------------------------------------------------------------------------------------------
A esquerda é contra o capitalismo e com isso não desenvolve a indústria e a economia do país. Como resultado, se permanecerem no governo, mais 30 anos passarão e os mais pobres nunca terão nada.
Esse livro é um dos melhores que eu li na vida.
Outro dia, eu estava conversando com a minha esposa e falando com ela que estava oscilando entre dias que eu achava que dominaria o mundo e outros que não conseguia nem entender o que estava sentindo. Poucas horas depois, li exatamente a mesma coisa nesse livro e comecei a entender como o sistema nos frustra, sempre para nos aprisionar.
Quão nerd é uma pessoa que fala que dá pra ler o livro em uma tarde? E mostrando o livro todo cheio de anotações.
Amei.🥰🤭
Kkkkk
Ler em uma tarde até dá, mas entender o livro de modo aprofundado não tem como
@@jonathanb3205 depende do livro, esse do Mark Fischer tem uma linguagem bem acessível e trata de temas bem atuais, além dos exemplos da cultura estadunidense o que facilita bastante a leitura. Mas tem livros de mesma quantidade de paginas que são incomportavelmente mais difíceis (Lacan por exemplo) 😅
Vale a pena a leitura
Excelente seu vídeo! Não existe solução individual para problemas coletivos e sistêmicos, é isso. Uma anedota: Eu gostava muito do U2, até o dia em que me liguei: como uma banda que supostamente prega o fim da pobreza, tão engajada etc., vem para o Brasil fazer um show que custa mais que um salário mínimo? Comentei isso com uma amiga, que me disse "ah, mas é assim mesmo, né, capitalismo, não tem o que fazer". Depois que caiu essa ficha, parei de ir aos shows, e sinceramente, não sinto mais nenhuma vontade de fazer parte desse espetáculo todo. Inclusive peguei bode dessas bandas "filantrópicas". Embaçado demais.
Era o que eu estava pensando essa semana: a depressão, a ansiedade e o estresse não são um problema interno em sua maioria, são fruto de um grande problema externo, o sistema.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quandouma fábrica de automóveis de grande porte entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porquei sso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. -------------------------------------------------------------------------------------
Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica.
-------------------------------------------------------------------------------------
Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras.
--------------------------------------------------------------------------------
Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc.
-----------------------------------------------------------------------
Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de criar, manter e injetar dinheiro em toda essa infraestrutura.
Aaahh se as pessoas nas redes sociais passassem mais tempo com conteúdo maravilhoso como esse… Mente brillante Ian! Obrigada!
Bela apresentação. Obrigado.
A frase "é mais fácil imaginar o fim do mundo..." está no livro do Jameson intitulado 'The seeds of time', publicado em 1994.
minha professora de história recomendou vc, amo ela ainda mais!
Essa panca aí do sujeito que deveria reciclar me lembrou um meme que eu vi uma vez e foi um socão no estômago: feche a torneira enquanto escova os dentes para que o agronegócio tenha mais água para envenenar. Resume bem a individualização e culpabilização do indivíduo.
Eu indo comprar o livro do Realismo Capitalista na Amazon firmando o Realismo Capitalista 🤡
Vc pode baixar online de graça! :D
@@pedrobrissi7882 e o UA-cam que me RECOMENDOU esse vídeo 🤡 ser tudo tão aberto e livre assim é uma forma de manter oq já existe. mas também é uma forma de fomentar algo maior se o ponto for bem explicado
@@agnespaula5061 ai você vai dar dinheiro em forma de anuncio..
@@Chris-Po e so fazer download via pensamento
@@dusk7612 mas voce estaria consumindo um produto capitalista mesmo assim (refuted)
Conheci o Fisher recentemente por meio do livro "Fantasmas da minha vida" e um triplex foi alugado na minha cabeça. Também conheci seu canal ainda mais recentemente e tem me ajudado bastante a entender melhor questões políticas, sociais e históricas. Eu cresci sendo de esquerda mas só mais recentemente eu comecei a enxergar melhor o quão absurdo e horroroso é o sistema que vivemos. É uma coisa que quanto mais você pensa, mais incrédulo e com ódio você fica e é muito fácil cair nesse lugar de desilusão total e desespero em relação ao futuro. Acho que só quero dizer que é bom encontrar pessoas que me ajudam a continuar lutando e tendo esperança de futuros melhores apesar de todos os horrores. E descanse em paz, Fisher
descanse em paz, Fisher 😞
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quando uma fábrica de automóveis de grande porte entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porque isso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas.
-------------------------------------------------------------------------------------
Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica.
-------------------------------------------------------------------------------------
Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras.
--------------------------------------------------------------------------------
Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc.
-----------------------------------------------------------------------
Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de criar, manter e injetar dinheiro em toda essa infraestrutura.
- o sistema irá deixar as pessoas tão doentes que é iminente uma grande revolta
- ou talvez eles achem novas formas de ganhar dinheiro em cima das doenças
@Guilherme vocês quem?
eu só tava dando um exemplo de conversa que eu acho que encaixa com o realismo capitalismo
Esse é o mais doido. Marx jurava que quando essa revolta explodisse seria em países industrializados, que tivessem o capitalismo muito bem enraizado, porém todas as vezes (TODAS) o socialismo foi implementado em países pobres e pouco ou nada industrializados, fracassando em todos.
@Victorius Hugustus Isso cara. Para mudarem pro socialismo é necessário que um país esteja vivenciando: fome, doença, vergonha, pobreza e uma situação tão desgraçada que eles não aceitem mais. Porém, em uma sociedade capitalista com boa liberdade econômica, isso jamais irá acontecer, pois a grande maioria do povo está tendo uma boa qualidade de vida. Hoje, o movimento mais forte de esquerda no mundo é o progressista, pois o socialista morreu junto com a URSS, até existem grupos, mas eles não possuem força real na sociedade.
@@lysellenboaretto5303 fracassaram? Você sabe a merda que você tá falando? A Rússia era o império mais decadente da Europa, com taxas de analfabetismo e mortalidade infantil exorbitantes, mortes por doenças tratáveis e grandes ondas de fome frequentes, enquanto o trabalho em toda a sua extensão era rural, com zero tecnologia, regime de servidão, isso enquanto a família real fazia grandes festas e mandava o povo a morrer em uma quantidade de guerras inúteis. Depois da Revolução a URSS veio a ser a segunda maior potência tecnológica, econômica e militar do planeta, ficando nessa mesma posição por mais de 60 anos. A URSS ainda estava no topo do ranking de medalhas das Olimpíadas de Matemática em 2004, pra você ter uma noção do impacto dela no campo tecnológico.
A China, idem. Era um dos países mais miseráveis do planeta no início do século passado. Depois da revolução, mais de 30 anos crescendo direto a taxas superiores a 7%, já é a segunda maior potência do mundo há uns anos, e vai ultrapassar os EUA em breve. Vietnã está indo pelo mesmo caminho, Laos idem.
Agora vá dar uma olhada em quantos países capitalistas falharam. Vá ver a proporção de sucesso. Para cada país capitalista bem-sucedido, há 30 outros falidos a um nível irreparável. Compara Cuba e seus serviços públicos com países capitalistas vizinhos de mesmo porte: Haiti, Jamaica, El Salvador... Cuba é um paraíso comparada com esses lugares.
Então fracasso não é uma palavra que se possa usar aqui.
@@artursousa2337 Sobre a URSS. Ela só se recuperou da guerra civil e começou sua industrialização por causa do plano NEP, que permitia atividade capitalista dentro do país e durou até a ascensão de Stalin. A URSS progrediu por um curtíssimo período histórico se comparado a todas as outras potências que já acenderam. No final da década de 70 sua economia já apresentava declínio e durante toda sua existência crises de desabastecimento a assolaram, sendo o pior deles o holodomor, bem como a falta de liberdade de expressão e individual, alta corrupção e pobreza.
Sobre a China: Era um país miserável até criar as ZEEs (Zonas Econômicas Especiais) que permitem o capitalismo. Ela matem esse sistema híbrido (capitalista na economia e socialista no governo) até hoje, as grandes mudanças que o país vem passando é graças a aceitação da iniciativa privada, sendo o país que mais tem bilionários no mundo, passando inclusive os EUA.
O Viatinan a mesma coisa, até 1986 era um país falido, com uma inflação quase nos 1000% e em 1993 a maior parte da população vivia na miséria. Então eles finalmente fazem uma abertura radical na economia, admitindo o livre mercado e diminuindo a dominação estatal, indo de 12 mil empresas estatais para 600 e o número de milionários lá só cresce. A mesma coisa que a China, capitalista na economia, socialista no governo.
Sobre Cuba, realmente, saúde e educação são êxito lá. Mas o país apresenta os mesmos problemas que outros países socialistas: falta de liberdade de expressão e liberdade individual (ao ponto do Estado escolher com o que os cidadãos irão trabalhar), crises de desabastecimento (as pessoas tendo dinheiro, mas não o que comprar) e corrupção. Um país extremamente dependente do dinheiro de turistas (70% do PIB) e sem expectativas para industrialização. Lembrando, o próprio Brasil já financiou obras públicas por lá e levou calote.
Sim, o socialismo é um sistema fadado ao fracasso. A ascensão inevitável de uma ditadura, economia planificada e ineficiência do Estado em prestar todos os serviços a população leva esse sistema a falência. Não tem um único país existente que triunfou utilizando o socialismo.
Só de passagem: "Wall-E foi o filme que me fez perceber exatamente oq o F
isher está dizendo. E isso conforta meu coração, não imaginar que eu era um idiota pensando sozinho. Então, após Wall-E, sim, eu me revoltei. Wall-E foi meu primeiro manifesto comunista.
opinião não se discute, no seu caso só se lamenta
Agora é um idiota que encontrou o seu bando. Esse é um dos maiores problemas que a web 2.0 nos trouxe.
🇧🇷🐒
@@tioodani8368 toma, vai trabalhar: ⛏️
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Camarada Ian, é triste assistir um vídeo desses e pensar que você, é um exemplo próprio do que é realismo capitalista. Vi esse vídeo e a sensação exata que tive foi - poxa, 400 mil cabeças que talvez pensam parecidas comigo e com a do grande historiador que nos apresenta esse conteúdo, mas, o que podemos fazer, mesmo que juntos, diante da imensidão e do poder que o Capetalismo se tornou? Vendo um vídeo numa plataforma como o UA-cam, que é uma das instituições que mais representam esse sentimento, esse sistema falido. É isso, vida que segue. Por enquanto, continuo aqui vendo tudo e todos ao meu redor cada vez mais triste, assolados nas suas tristezas, vivendo suas vidas medíocres, nos seus vícios, sejam drogas, tarjas pretas, dinheiro, internet, fazendo seus "corres", como se vivessem por algo maior.
Se organiza camarada, o PCB tá aí
Isso não capitalismo e sim uma vida humana kkkkkk, queria que as pessoas fizessem oque ? Socialismo ou capitalismo as coisas vão continuar assim
@@Elvis-qs8fcé sério isso? Tá comparando mesmo a qualidade de vida? até mesmo o propósito de vida...
@@Elvis-qs8fc Não é condição da vida humana, mas condição da classe trabalhadora no sistema capitalista moderno. Os integrantes da classe burguesa não sofrem como nós sofremos, pois não precisam atender as expectativas de uma classe dominante, pois fazem parte dela e tem acesso a todos os bens necessários para sobreviver, viver bem e satisfazer todos os seus desejos.
Amigo Elvis, eu recomendo que pare de propagar "Realismo Capitalista" por aí e continue estudando sobre isso conforme possível. Verás que o mundo não é tão simples como está pensando e este seu raciocínio é exatamente o que a classe dominante quer que você pense.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
conheci seu canal essa semana e ja estou terminando de ver todos os videos. A tensão de nao ter mais videos seus pra assistir tá aumentando. Quero mais rs
Eu tô absolutamente em choque, porque nesses últimos meses eu tenho visto e lido muito sobre capitalismo. Mas esse vídeo aqui questionou tudo e mais ainda do que eu vinha questionando, eu não sei nem mais o que eu tô escrevendo só tô em estado de dor.
É pq ele é um socialista falando sobre capitalismo kkkkkk ele está totalmente enviesado em suas análises, ele inverte o verdadeiro pobrema, q é o controle do estado sobre as pessoas, e ele fala do capitalismo kkkkk
O capitalismo só não é eficiente, quando o capitalismo é um socialista, o dono da Amazon é um socialista por exemplo
Em estado de dor? Piscologo fih
Leu que livros? Porque pra quem já assistiu uma aula de história básica já nota que o cara falou besteira.
@@lysellenboaretto5303 qual parte que ele falou besteira?
@@tiagochaves8016 Neoliberalismo (ou imperialismo) é um período histórico e não a nova forma de liberalismo que está pelo mundo. O pós fordismo que ele cita nada mais é que o Toyotismo, um modelo de produção que visa a maior capacitação do trabalhador, bem como uma melhor qualidade dos produtos fabricados. O Toyotismo não estimula a troca rápida de empregos ou o surgimento de "eternos estagiários", é um modelo de produção que existe desde o final da década de 40 e essa dificuldade de se estabelecer em um emprego só começou por volta dos anos 2000. Bolhas econômicas (como a de 2008) não é algo comum, é causada quando há muita especulação muito grande em um setor do mercado, sendo extremamente prejudicial ao próprio capitalismo, porém poucas (apenas duas na história) foram capazes de criar crises intensas. O capitalismo não se contradiz quanto a desigualdade de renda, nós liberais não só consideramos isso um problema, como também já criamos políticas públicas para reverter essa situação. É completamente normal empresas multinacionais investirem (criando empresas) em países com mão de obra mais barata, isso que permite a industrialização de países pobres até certo ponto, depois eles devem se desenvolver por si só e não caírem na armadilha da renda média. Apesar dos erros ele também teve seus acertos: mostrou lindamente a hipocrisia de pessoas aparentemente contra o capitalismo, mas que só se beneficiam dele.
Mano, coincidiu deu ver esse vídeo justo num momento em que eu estou lendo o Paulo Freire. E ele fala algo muito parecido na pedagogia do oprimido, se liga: "Até o momento em que os oprimidos não tomem consciência das razões de seu estado de opressão 'aceitam' fatalistamente a sua exploração".
Então você deve ser um maconheiro, universitário.
Oh boy
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quandouma fábrica de automóveis de grande porte entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porquei sso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. -------------------------------------------------------------------------------------
Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica.
-------------------------------------------------------------------------------------
Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras.
--------------------------------------------------------------------------------
Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc.
-----------------------------------------------------------------------
Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de criar, manter e injetar dinheiro em toda essa infraestrutura.
Há uma coisa que a esquerda não conta, porque não sabe ou esconde malandramente da população mais pobre.
--------------------------------------------------------------------------------
O truque é inventar que os ricos ficam com todo o dinheiro do país e por isso os pobres passam dificuldade. E que as empresas dos ricos não são importantes para o país.
A seguir a esquerda dá o segundo passo e promete acabar com os ricos para dividir melhor o dinheiro do país com os pobres. O objetivo dessa mentira é seduzir os eleitores a votar na esquerda. Mas a realidade é ao contrário.
-------------------------------------------------------------------------------------
A maior parte dos benefícios que o pobre recebe vem do dinheiro produzido pelos ricos. Somente os ricos podem produzir esse dinheiro.
-------------------------------------------------------------------------------------
Todos os benefícios sociais ou o salário que um governo paga para as pessoas mais pobres vem do cofre do governo.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Mais da metade do dinheiro que o governo arrecada para o seu cofre vem das vendas dos produtos fabricados pelas empresas dos ricos.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a população compra um produto num estabelecimento comercial, o governo cobra um imposto da população por cada produto vendido. Mais da metade do dinheiro que o governo coloca em seu cofre vem desse imposto cobrado sobre a venda de mercadorias. Esses produtos são somente produzidos pelas fábricas e empresas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O governo precisa muito das empresas. Se não houvessem as empresas, o governo deixaria de arrecadar MAIS DA METADE do dinheiro que vai para seu cofre.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O governo, indiretamente, é um SÓCIO de cada empresa que existe no país.
Cobrar imposto pelos produtos que a população compra é a melhor forma do governo ganhar dinheiro para seu cofre. Não há outra forma melhor de o governo ganhar dinheiro.
POR ISSO, AS EMPRESAS SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE QUE O GOVERNO TEM.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a esquerda fala que vai governar para os mais pobres, ela esconde dos pobres que, para ter dinheiro no cofre do governo, ela vai ajudar as empresas dos mais ricos primeiro, porque ela sabe que são as empresas que vão produzir para o governo mais da metade do dinheiro que o governo vai arrecadar para ajudar os pobres. --------------------------------------------------------------------------------------
Assim, os ricos precisam ganhar primeiro, para que haja dinheiro para os pobres poderem ganhar, ou receberem benefícios.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Se a indústria de um país diminuir de tamanho, exportar menos, diminuirá também o dinheiro arrecadado pelo governo, o que fará com que o governo tenha que baixar o salário mínimo e diminuir os benefícios sociais que dá aos mais pobres.
------------------------------------------------------------------------------------
Se o pobre quer receber um salário mais alto, ele deve torcer para que mais ricos apareçam no país, que aumente a industrialização e as exportações. Assim funciona a economia e não existe outro jeito.
-----------------------------------------------------------------------------------
Repare que os países onde os trabalhadores recebem melhor, são os países onde a industrialização é muito grande e com isso as vendas e exportações são maiores, fazendo com que o cofre do governo fique mais cheio, ou seja, os países mais ricos do mundo, coisa que o Brasil não é, pois é um país ainda em desenvolvimento.
------------------------------------------------------------------------------------------
A esquerda é contra o capitalismo e com isso não desenvolve a indústria e a economia do país. Como resultado, se permanecerem no governo, mais 30 anos passarão e os mais pobres nunca terão nada.
Entrando no comentário sobre nfts, os espaços no metaverso tambem podem ser considerados da mesma forma. O planeta ficou pequeno para o capitalismo, então como o Elon Musk ainda nao chegou em Marte, vamos criar planetas paralelos para ter mais mercado.
Que vídeo incrível, absurdo. Ressonou na minha mente e fez a liga entre várias coisas que pensava, sentia e começava a compreender, juntando tudo em uma linha de raciocínio lógica. Obrigado por compartilhar o conhecimento.
Essa ideia da depressão ser culpa do próprio indivíduo foi algo que passei em primeira pessoa, no final da adolescência eu acabei entrando em depressão muito por essa perspectiva de que eu não tinha valor enquanto um ser humano por não trabalhar (eu tive muita dificuldade pra conseguir emprego, e depois que a depressão foi piorando a dificuldade foi aumentando, típica bola de neve
Tentei assistência pública, depois da primeira "consulta" de quase 10 minutos a pessoa já me dispensou com uma receita pra remédios
Tentei depois consultas particulares mas tive que parar depois de uns 4 meses porque o dinheiro acabou
Hoje eu estou melhor, mas ainda é difícil entender totalmente que eu não era "um fracasso enquanto ser humano por não atender a expectativa capitalista"
Esse vídeo explicitou exatamente o que eu estava pensando de várias formas, principalmente a questão do trabalho ter se tornado um "estágio eterno". Muito bom.
Vídeo fantástico. Lembro das tantas organizações que surgiram nos anos 2000 endossadas por bandas, tinha a ONE Campaign (que no começo era financiada pelo Bill Gates), Make Trade Fair, Make Poverty History etc e aí surgiu essa Red de uma conversa do Bono com o Steve Jobs kkkkkk. Eram campanhas pra fazer pressão nos governantes pra ~ajudarem~ países africanos. Eu com 15 anos achava o máximo, mas tb me perguntava o por quê do problema nunca acabar apesar dos 'esforços' (pq será né)
Sério mesmo que alguém precisa ler um livro pra deduzir isso? Pqp KKKKKJ
Um dos vídeos mais impactantes e essenciais para a discussão que já vi! Obrigado Ian, por favor continue esse trabalho fantástico. Vou compartilhar aos litros.
O quanto é didático e esclarecedor todos os assuntos abordados por vc, obrigado!
Conteúdo fantástico! Fazia tempo que não encontrava um canal interessante como esse
Estou lendo esse livro e me surpreendi com sua analise e discurso. Muito bom, parabens. Ganhou mais um seguidor
Ian, não conhecia seu canal, mas por coincidência do destino seu vídeo caiu no meu algoritmo, o que eu devo, sinceramente, agradecer ao youtube. Vídeo extremamente educativo e perspicaz. Parabéns!
Pôs o rótulo e a roupagem mais formal em muitas das coisas que só sabemos de forma tácita. A segunda metade desse vídeo teve uma atmosfera um tanto triste dado o que foi visto e explanado, assim como as implicações.
Para concluir: muito informátivo, agradeço demais pelo seu esforço na produção e divulgação desse conteúdo pra o público.
Essa coisa do realismo capitalista me lembra a galera q normaliza ser assaltado. Eu lembro q uma vez fui assaltado e o pessoal ficou dizendo "mas tb vc deve ter dado bobeira, não?" como se eu tivesse culpa, e eu nem tava usando celular na rua nem nada (como se fosse desculpa pra assaltar os outros). Daí vem umas teorias de gente te explicando pra como fazer não ser assaltado, etc. Igual a cultura do estupro, onde é responsabilidade da vítima
nossa, sim.
Não pode ser normalizado, mas vamo combinar que se você entrar sem nenhuma proteção em um tanque de piranhas seu destino é bem previsível
@@akemiyafukayami4916 essa analogia é falsa. Tá certo que vc não tem como entender as condições exatas das ocorrências, mas em ruas movimentadas ou em plena luz do dia acontecer esse tipo de coisa é foda, a gente vê cada caso. A rua pública não é ou não deveria ser um "tanque de piranhas"
@@akemiyafukayami4916 ok, mas a anlogia e simplista, dado q ninguém precisa (não comumente) entra num tanque de piranhas, agora, sair na rua, é necessário para fazer muiuita coisa, onde qm é assaltado na maioria das vezes nem reage (n tenho dados a respeito), mesmo assim as vezes acaba ferido ou morto
É a sua responsabilidade sim se você: é a favor do desarmamento, contra a pena de morte, contra dar um tiro no ladrão, a favor da impunidade ctiminal por subsistência etc.
li esse livro recentemente e ele mudou minha vida, literalmente. seu vídeo ficou muito bom, cara, o ruim é não ter umas 2h de duração pra falar de outros conceitos irados do livro.
Tive uma conversa hoje com minha professora de Geografia,ela sempre comentou na sala de aula que o capitalismo era o único sistema possível e que era utópico qualquer outro sistema como o socialismo,eu tinha noção do realismo capitalista,mais não sabia como explicar pra ela,após esse vídeo sei como falar disso com ela!!
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quandouma fábrica de automóveis de grande porte entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porquei sso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. -------------------------------------------------------------------------------------
Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica.
-------------------------------------------------------------------------------------
Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras.
--------------------------------------------------------------------------------
Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc.
-----------------------------------------------------------------------
Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de criar, manter e injetar dinheiro em toda essa infraestrutura.
Há uma coisa que a esquerda não conta, porque não sabe ou esconde malandramente da população mais pobre.
--------------------------------------------------------------------------------
O truque é inventar que os ricos ficam com todo o dinheiro do país e por isso os pobres passam dificuldade. E que as empresas dos ricos não são importantes para o país.
A seguir a esquerda dá o segundo passo e promete acabar com os ricos para dividir melhor o dinheiro do país com os pobres. O objetivo dessa mentira é seduzir os eleitores a votar na esquerda. Mas a realidade é ao contrário.
-------------------------------------------------------------------------------------
A maior parte dos benefícios que o pobre recebe vem do dinheiro produzido pelos ricos. Somente os ricos podem produzir esse dinheiro.
-------------------------------------------------------------------------------------
Todos os benefícios sociais ou o salário que um governo paga para as pessoas mais pobres vem do cofre do governo.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Mais da metade do dinheiro que o governo arrecada para o seu cofre vem das vendas dos produtos fabricados pelas empresas dos ricos.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a população compra um produto num estabelecimento comercial, o governo cobra um imposto da população por cada produto vendido. Mais da metade do dinheiro que o governo coloca em seu cofre vem desse imposto cobrado sobre a venda de mercadorias. Esses produtos são somente produzidos pelas fábricas e empresas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O governo precisa muito das empresas. Se não houvessem as empresas, o governo deixaria de arrecadar MAIS DA METADE do dinheiro que vai para seu cofre.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O governo, indiretamente, é um SÓCIO de cada empresa que existe no país.
Cobrar imposto pelos produtos que a população compra é a melhor forma do governo ganhar dinheiro para seu cofre. Não há outra forma melhor de o governo ganhar dinheiro.
POR ISSO, AS EMPRESAS SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE QUE O GOVERNO TEM.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a esquerda fala que vai governar para os mais pobres, ela esconde dos pobres que, para ter dinheiro no cofre do governo, ela vai ajudar as empresas dos mais ricos primeiro, porque ela sabe que são as empresas que vão produzir para o governo mais da metade do dinheiro que o governo vai arrecadar para ajudar os pobres. --------------------------------------------------------------------------------------
Assim, os ricos precisam ganhar primeiro, para que haja dinheiro para os pobres poderem ganhar, ou receberem benefícios.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Se a indústria de um país diminuir de tamanho, exportar menos, diminuirá também o dinheiro arrecadado pelo governo, o que fará com que o governo tenha que baixar o salário mínimo e diminuir os benefícios sociais que dá aos mais pobres.
------------------------------------------------------------------------------------
Se o pobre quer receber um salário mais alto, ele deve torcer para que mais ricos apareçam no país, que aumente a industrialização e as exportações. Assim funciona a economia e não existe outro jeito.
-----------------------------------------------------------------------------------
Repare que os países onde os trabalhadores recebem melhor, são os países onde a industrialização é muito grande e com isso as vendas e exportações são maiores, fazendo com que o cofre do governo fique mais cheio, ou seja, os países mais ricos do mundo, coisa que o Brasil não é, pois é um país ainda em desenvolvimento.
------------------------------------------------------------------------------------------
A esquerda é contra o capitalismo e com isso não desenvolve a indústria e a economia do país. Como resultado, se permanecerem no governo, mais 30 anos passarão e os mais pobres nunca terão nada.
Capitalismo é o único que realmente funciona de fato, então por favor não doutrine sua professora pelo bem da sanidade dela.
Vou mais longe, no modelo socialista o Estado concentra em si toda a riqueza, ele fabrica, usufrui e digeri o capitalismo, enquanto o contribunte é obrigado a manter esse Estado poderoso e viver numa sociedade utópica, controlada, podre, em detrimento do Estado, ser fictício que prega a mentira de que o capitalismo é algo perverso, justamente para sua população não ter acesso às benesses do capitalismo.
tem uma palestra do safatle, que me parece ter uma relação, que ele fala sobre essa melancolia que nos paralisa e limita nossa imaginação política. o nome da palestra é melancolia do poder pra quem se interessar.
Todo o animal em cativeiro é melancolia pura.
Estou muito bem impressionado com a abordagem dos temas por você, é uma porta nova que se abre para a tomada de consciência por mim de uma série de assuntos e, por outro lado, uma possibilidade de discutir certos assuntos que me interessam sob uma nova perspectivas. Parabéns!
Sou estudante de psicologia e, neste ano, tive um paciente que abordava questões sociais e políticas. Através do Ian, conheci ess livro maravilhoso que me ajudou a compreender mais profundamente os impactos do capitalismo na psique humana. Agradeço ao Ian por me apresentar essa obra-prima e por auxiliar-me a discutir o capitalismo em um caso clínico.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quandouma fábrica de automóveis de grande porte entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porquei sso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. -------------------------------------------------------------------------------------
Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica.
-------------------------------------------------------------------------------------
Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras.
--------------------------------------------------------------------------------
Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc.
-----------------------------------------------------------------------
Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de criar, manter e injetar dinheiro em toda essa infraestrutura.
Há uma coisa que a esquerda não conta, porque não sabe ou esconde malandramente da população mais pobre.
--------------------------------------------------------------------------------
O truque é inventar que os ricos ficam com todo o dinheiro do país e por isso os pobres passam dificuldade. E que as empresas dos ricos não são importantes para o país.
A seguir a esquerda dá o segundo passo e promete acabar com os ricos para dividir melhor o dinheiro do país com os pobres. O objetivo dessa mentira é seduzir os eleitores a votar na esquerda. Mas a realidade é ao contrário.
-------------------------------------------------------------------------------------
A maior parte dos benefícios que o pobre recebe vem do dinheiro produzido pelos ricos. Somente os ricos podem produzir esse dinheiro.
-------------------------------------------------------------------------------------
Todos os benefícios sociais ou o salário que um governo paga para as pessoas mais pobres vem do cofre do governo.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Mais da metade do dinheiro que o governo arrecada para o seu cofre vem das vendas dos produtos fabricados pelas empresas dos ricos.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a população compra um produto num estabelecimento comercial, o governo cobra um imposto da população por cada produto vendido. Mais da metade do dinheiro que o governo coloca em seu cofre vem desse imposto cobrado sobre a venda de mercadorias. Esses produtos são somente produzidos pelas fábricas e empresas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O governo precisa muito das empresas. Se não houvessem as empresas, o governo deixaria de arrecadar MAIS DA METADE do dinheiro que vai para seu cofre.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O governo, indiretamente, é um SÓCIO de cada empresa que existe no país.
Cobrar imposto pelos produtos que a população compra é a melhor forma do governo ganhar dinheiro para seu cofre. Não há outra forma melhor de o governo ganhar dinheiro.
POR ISSO, AS EMPRESAS SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE QUE O GOVERNO TEM.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a esquerda fala que vai governar para os mais pobres, ela esconde dos pobres que, para ter dinheiro no cofre do governo, ela vai ajudar as empresas dos mais ricos primeiro, porque ela sabe que são as empresas que vão produzir para o governo mais da metade do dinheiro que o governo vai arrecadar para ajudar os pobres. --------------------------------------------------------------------------------------
Assim, os ricos precisam ganhar primeiro, para que haja dinheiro para os pobres poderem ganhar, ou receberem benefícios.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Se a indústria de um país diminuir de tamanho, exportar menos, diminuirá também o dinheiro arrecadado pelo governo, o que fará com que o governo tenha que baixar o salário mínimo e diminuir os benefícios sociais que dá aos mais pobres.
------------------------------------------------------------------------------------
Se o pobre quer receber um salário mais alto, ele deve torcer para que mais ricos apareçam no país, que aumente a industrialização e as exportações. Assim funciona a economia e não existe outro jeito.
-----------------------------------------------------------------------------------
Repare que os países onde os trabalhadores recebem melhor, são os países onde a industrialização é muito grande e com isso as vendas e exportações são maiores, fazendo com que o cofre do governo fique mais cheio, ou seja, os países mais ricos do mundo, coisa que o Brasil não é, pois é um país ainda em desenvolvimento.
------------------------------------------------------------------------------------------
A esquerda é contra o capitalismo e com isso não desenvolve a indústria e a economia do país. Como resultado, se permanecerem no governo, mais 30 anos passarão e os mais pobres nunca terão nada.
Tem gente que sabe ensinar, né? Bonito de ver. Parabéns pela didática impecável!
Puta trampo, Ian! Mandou bem demais na apresentação do conceito, agradeço.
camarada ian, que vídeo foi esse. Eu nunca fiquei tão surpreso em um vídeo só. Foi quase uma análise dos último 5 da anos da minha, onde vivi tudo isso acontecendo.
Vídeo maravilhoso, tô muito triste, mas maravilhoso
"Meu bunker, minha vida" me fez rir com peso na consciência.
Vídeo antigo e perfeito, obrigada por ser um professor incrível.
Prof, acabei de ler a prévia do Kindle do Realismo Capitalista, e tô muito feliz por ter tido uma aula prévia com você antes sobre esse tema. Sua exposição é absolutamente incrível, obrigada! ❤❤❤❤
Realismo capitalista
Video maravilhoso super necessário, a parte mais voltada pra saúde mental me lembrou um episódio do podcast revolushow "Adoecimento mental e capitalismo"
ESSE É O MELHOR VÍDEO DO IAN! Uma obra de arte.
Meu deus, que canal sensacional! Estou viciada!!!
Vi em live, mas deixando comentário para o youtube subir.
Seu vídeo mudou minha vida!! Muito obrigado!!
Estudo psico e esse vai ser provavelmente o tema do meu tcc, estava louco atrás dessas referencias da medicalização como sintoma de um sistema falido. Muito obrigado pelo vídeo incrível
Recomendo o livro "Neoliberalismo e sofrimento psíquico" do camarada Heribaldo Maia
Parabens pela capacidade de síntese e pela didática.
Direto ao ponto, com exemplos fáceis de entender.
Excelente! Continue sempre, este vídeo foi um dos melhores que já vi no UA-cam.
O futuro que o filme Wall-E prevê me deixa muito bolado. Estamos caminhando a passos largos para isso. Esse "turismo espacial" do Musk e Bezos é o começo da fuga dos milionários e bilionários desse planeta. Nós, "meros mortais", seremos deixados para trás. Pq outra coisa que o filme trás mas não se explica é: cadê o restante das pessoas? Só quem terá condiçõe$ poderá subir às plataformas. Ao contrário do Mad Max por exemplo que mostra o restante do povo mais pobre.
Cara, é desesperador. O futuro será agonizante. Por isso não terei filhos.
Lombrou pra porra. Se o objetivo dos comunista é n ter bilionários entt n séria bom eles sairem do mundo?
Assista Elisium, trata exatamente dessa temática.
Eu também decidi, não por mais crianças neste planeta, que só vai piorar!
Exatamente
Eu tbm não. No máximo, máximo, irei adotar, pq será uma criança que já nasceu e não tem mais jeito (não sei se dá pra entender meu raciocínio).
isso ficou completamente absurdo de bom vou ficar muito feliz se trouxer mais.
Mano, quero mais vídeos desse cara! Ele pensa quase igual a mim
Deve ter o mesmo nível de doutrinação que ignora a realidade para se justificar ou culpabilizar todo mundo pelo seu fracasso
Vai ouvir quem pensa diferente de vc, filtra a realidade p vc e evolua.
@@d.kcontrole4016 eu faço isso e já assisti a todos os vídeos deste canal e continuo não concordando com o Ian Neves, quem não aguenta escutar pensamentos diferente é vocês
Didática incrível. Nunca havia ouvido falar no realismo capitalista, e é incrível que quanto mais se estuda sobre o capitalismo, mais sentido faz do pq nossas vidas estarem como estão.
"vc é depressivo porque vc quer". isso é muita crueldade
Essa parada de transferir a responsabilidade do próprio sucesso para os entes eu vejo muito no vestibular. É muito comum os estudantes se sentirem fracassados porque não conseguiram passar no vestibular. Eles interiorizam a culpa e não enxergam que o fracasso deles não é por falta de dedicação, mas uma falha sistêmica
Só tinha te visto no tikoteko, tô felizão do algoritmo ter te indicado aqui pra mim! Seu conteúdo é demais!
Cara, eu nunca tinha parado para pensar no poder desse simples termo do "realismo" na parada.
Uma das coisas que mais me intrigava nas discussões era justamente esse fatalismo de "e você propõe o que no lugar? ", "vai reclamar de como as coisas são, é a vida".
Descobrir que alguém teorizou sobre isso é assustador, no bom sentido, e ressoa totalmente com o comportamento das pessoas!
Obrigado pelo vídeo, Ian!
Parabéns !! Vc é extremamente bem articulado !! O vídeo termina derepente. Tem continuação em outro vídeo ? Grato !!
Ian, obrigado, cara. Por canais como o seu e do Gustavo eu senti vontade de voltar a estudar e me radicalizar. Obrigado pelo trabalho foda que vocês estão fazendo. Abraço, camarada!!
esse negócio do Walle me fez lembrar de quando eu e meu irmao jogamos Diablo II, la pelos anos 2000... basicamente o jogo trata de uma terra fictícia invadida por entidades malignas e o personagem que vc escolhe tem a missao (e é, aparentemente a única esperança) de derrotar essas entidades... e blz, todas as fases do jogo vc compra itens, incluindo no ato IV, onde vc esta, literamente, no portão do inferno, e os caras, em vez de te dar todo o suporte necessário, te vendem itens... é uma lógica completamente bizarra
Até ai eles vendem o capital como normal
É o vendedor do Resident 4 kkkk
minha cabeça explodiu agora, joguei o 3 e nunca nem me passou pela cabeça que isso fosse um problema. O comércio dentro do jogo sempre foi ok pra mim kkkk
Esse é um vídeo que nem a pior das distopias do passado poderia prever que seria possível. Você percebe o quão horrível é o sistema, quando a realidade bate na nossa cara como o Ian fez agora e olha que o vídeo nem uma hora tem.
É incrível como absolutamente todos os vídeos do canal são incríveis. Super parabéns pelo trabalho
Incrível como eu vinha refletindo e não conseguia organizar, direcionar as ideias sobre como hoje a individualização e doenças mentais estão absurdas. Esse vídeo canalizou tudo! Que aula
Obrigado por apresentar o livro e os conceitos de Realismo Capitalista e principalmente de Capitalismo Tardio e os reflexos na psiquê.
Acho que você devia concorrer como deputado federal ou mesmo, para começar, estadual ou vereador.
Malaaaandro... Descobri esse canal agora. Tô impressionado, muito bom mesmo
👍🏼👍🏼
Também, estou maratonando.
MUITO OBRIGADA❤ Nada me deixa mais satisfeita do que entender como tudo isso funciona! Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Seguimos na luta!!
CITEI O MARK FISHER NA REDAÇÃO DESSE ANO. Obrigado, Ian.
Tem um jogo chamado "fallout", do qual gosto muito, e no mundo pós apocalíptico de holocausto nuclear ainda tem capitalismo, escravismo e mais um monte de barbaridades. Não conseguiram imaginar uma única cidade ou vila que poderia fugir desta lógica.
o Fallout original retrata isso justamente como forma de crítica ao capitalismo. nos jogos tardios feitos pela Bethesda, todo esse teor crítico e de condenação foi abandonado
O jogo Bioshock Infinite além de belo é uma puta critica social foda! Obra prima do PS3!
@@Cassiola1987 bioshock em geral faz isso creio eu
Vou ter q compra um console e tv esse jogo por sua causa, maldito...
muito muito bom! tua didática é admirável. já to divulgando pra geral o teu canal, especialmente esse vídeo. por favor, não pare de postar! sucesso pra ti!
Depois que parei de fumar maconha consegui perceber o quão necessário é a busca pelo conhecimento. Meu TDAH me atrapalha demais na leitura mas me recuso continuar na ignorância da bolha. Minha família é pobre e são fãs de reacionários.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações. Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Quandouma fábrica de automóveis de grande porte entra num país, o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, como rede elétrica, água, esgoto, porquei sso será revertido em milhões ou bilhões anuais para o país. O valor que o governo arrecada também justifica os subsídios e incentivos fiscais que o governo oferece às empresas. -------------------------------------------------------------------------------------
Depois que o governo oferece o terreno com toda a infraestrutura, a construção da fábrica fica por conta da fábrica.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis vende em média 3000 carros por mês no Brasil. Um carro de médio porte está custando 100 mil reais atualmente. O governo fica com 38 mil em imposto. Multiplicando 3000 carros x 38 000 reais, o governo ganha com a venda dos carros 114 milhões de reais por mês. Num ano, o governo arrecada 1 bilhão e 368 milhões. Isso com apenas uma fábrica.
-------------------------------------------------------------------------------------
Um país socialista tem apenas as empresas estatais e um país capitalista tem empresas estatais e privadas nacionais e estrangeiras.
--------------------------------------------------------------------------------
Quanto mais empresas grandes aparecem no país, mais empresas de porte médio e pequeno aparecem, gerando para o governo mais arrecadação em impostos da compra feita pela população das mercadorias dessas empresas, mais empregos e mais trabalhadores com dinheiro para movimentar a economia do país.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Uma grande fábrica de automóveis cria e mantém funcionando várias empresas menores, que fabricam produtos que a fábrica terceiriza, como bateria, componentes elétricos, vidros, borrachas, chapas metálicas, etc.
-----------------------------------------------------------------------
Por exemplo, na China, atualmente, 85 % das suas empresas são privadas, cerca de 15milhões e 605 mil empresas privadas. Um país socialista não vai dar conta de criar, manter e injetar dinheiro em toda essa infraestrutura.
Há uma coisa que a esquerda não conta, porque não sabe ou esconde malandramente da população mais pobre.
--------------------------------------------------------------------------------
O truque é inventar que os ricos ficam com todo o dinheiro do país e por isso os pobres passam dificuldade. E que as empresas dos ricos não são importantes para o país.
A seguir a esquerda dá o segundo passo e promete acabar com os ricos para dividir melhor o dinheiro do país com os pobres. O objetivo dessa mentira é seduzir os eleitores a votar na esquerda. Mas a realidade é ao contrário.
-------------------------------------------------------------------------------------
A maior parte dos benefícios que o pobre recebe vem do dinheiro produzido pelos ricos. Somente os ricos podem produzir esse dinheiro.
-------------------------------------------------------------------------------------
Todos os benefícios sociais ou o salário que um governo paga para as pessoas mais pobres vem do cofre do governo.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Mais da metade do dinheiro que o governo arrecada para o seu cofre vem das vendas dos produtos fabricados pelas empresas dos ricos.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a população compra um produto num estabelecimento comercial, o governo cobra um imposto da população por cada produto vendido. Mais da metade do dinheiro que o governo coloca em seu cofre vem desse imposto cobrado sobre a venda de mercadorias. Esses produtos são somente produzidos pelas fábricas e empresas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O governo precisa muito das empresas. Se não houvessem as empresas, o governo deixaria de arrecadar MAIS DA METADE do dinheiro que vai para seu cofre.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O governo, indiretamente, é um SÓCIO de cada empresa que existe no país.
Cobrar imposto pelos produtos que a população compra é a melhor forma do governo ganhar dinheiro para seu cofre. Não há outra forma melhor de o governo ganhar dinheiro.
POR ISSO, AS EMPRESAS SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE QUE O GOVERNO TEM.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a esquerda fala que vai governar para os mais pobres, ela esconde dos pobres que, para ter dinheiro no cofre do governo, ela vai ajudar as empresas dos mais ricos primeiro, porque ela sabe que são as empresas que vão produzir para o governo mais da metade do dinheiro que o governo vai arrecadar para ajudar os pobres. --------------------------------------------------------------------------------------
Assim, os ricos precisam ganhar primeiro, para que haja dinheiro para os pobres poderem ganhar, ou receberem benefícios.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Se a indústria de um país diminuir de tamanho, exportar menos, diminuirá também o dinheiro arrecadado pelo governo, o que fará com que o governo tenha que baixar o salário mínimo e diminuir os benefícios sociais que dá aos mais pobres.
------------------------------------------------------------------------------------
Se o pobre quer receber um salário mais alto, ele deve torcer para que mais ricos apareçam no país, que aumente a industrialização e as exportações. Assim funciona a economia e não existe outro jeito.
-----------------------------------------------------------------------------------
Repare que os países onde os trabalhadores recebem melhor, são os países onde a industrialização é muito grande e com isso as vendas e exportações são maiores, fazendo com que o cofre do governo fique mais cheio, ou seja, os países mais ricos do mundo, coisa que o Brasil não é, pois é um país ainda em desenvolvimento.
------------------------------------------------------------------------------------------
A esquerda é contra o capitalismo e com isso não desenvolve a indústria e a economia do país. Como resultado, se permanecerem no governo, mais 30 anos passarão e os mais pobres nunca terão nada.
Lendo o livro lembrei de um dos episódios do Black Mirror, mas não o da bicicleta e sim o do rapaz que invade um programa de "calouros" para protestar contra o absurdo que a namorada dele havia passado e no final ganha um programa na mesma emissora para "falar mal" do sistema...
Não dá pra não lembrar do Professor Freire. Se a educação não liberta, o sonho do opressor é ser o oprimido. Se a mentalidade não muda, o sonho do pobre não é que a pobreza acabe. O sonho do pobre é ser rico. E ser rico significa o excesso, significa a desigualdade, significa achar que precisamos de mais do que as nossas necessidades e as necessidades dos nossos irmãos. O capitalismo quer que queiramos a exclusivdade das coisas. Não basta ter algo. Para ser especial, é preciso que poucos possam ter. É preciso que seja exclusivo.
Que palavrinha nojenta, aliás, esta. Exclusivo. Quando foi que começamos a usá-la com sentido positivo?!
Estou no meio do vídeo mas já tenho que agradecer pelo vídeo. Você está falando de assuntos do qual não sou habituado a falar sobre mas você fala de forma super intrigante e explica tão bem que fico interessado no assunto.
Um dos melhores vídeo que já vi.
caí aqui do nada por indicação do UA-cam, muito bom!!!!
Eu passei minha vida achando que tudo que eu precisava era um emprego melhor. Agora eu estou num ótimo emprego, mas reparo que esse nunca foi o problema. Mesmo aqui, a divisão entre trabalho e capital é abismal.
caraio esse cara falou isso tudo em live? como desenvolveu essa facilidade em falar o que pensa de forma tao fluída? ou é genética?
ahahahaha eu escrevo roteiros! e também é prática que eu tenho porque sou professor de formação
@ "tem que ter gogó!"
@ Ahh você é um criminoso
Esse vídeo foi um “boooum” na minha mente. Caralho!!! Eu tô perplexo. Puta choque de realidade… obrigado novamente…