comecei a assistir com a minha irmã enquanto a gente descascava alho pra semana e acabou que meus pais, chegando do mercado, sentaram juntos e assistiram tudo até o final, com direito a comentários. Foi uma tarde muito boa de ódio de classe em família
Seria legal fazer um : Porque odiamos o Elon Musk? Pois, além de discutir o fanatismo brasileiro por bilionários , vc poderia explicar qual é o real interesse dele na implantação da starlink na Amazônia.
Algo me diz que, se alguém quiser reagir a nível nacional contra o Elon Musk e a Amazônia, os defensores de bilionário vulgo pobre de direita vão destruir essa pessoa, com a desculpa que o Elonzinho garantiu internet para o povo. Vai ser uma dor de cabeça acabar com isso
Me diz um motivo pra vc odiar o Elon Musk, além do fato de vc não gostar de pessoas bem sucedidas que dão emprego para inúmeras pessoas e está revolucionando o mundo. O único bilionario que vc passa pano é o George Soros né? Seu problema não é com bilionarios, e sim com pessoas que discordam da sua visão utópica, infantil e sanguinária de mundo.
@@Meupaitaduro93 Ela é herdeira, cara! Ninguém herdeiro consegue POR CONTA PRÓPRIA sua independência financeira! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Meu pai vendeu o pouco de terra que tinha no Acre pra voltar a morar no Rio Grande do Norte. 4 filhos e a nossa mãe grávida. Virou vendedor ambulante de balinha e pipoca, do dia pra noite. Se falar “Collor” lá em casa, apanha. Graças a força dele e da nossa mãe, demos a volta por cima!
"eu não encontrei nenhuma fonte, então eu não vou falar." É assim que se sabe que se trata de um profissional sério. "Eu não faço nada sem evidência" , ah se mais comunicadores tivessem esse respeito pelo seu público. parabéns Ian!
Era um sábado. Eu e meu marido acordamos e fomos a uma agência no caixa automático para sacar um dinheiro pro supermercado e pro fim de semana. Eu tinha comprado material de construção com 3 cheques pré datados pra reformar cozinha e banheiro. Grávida de gêmeos há 4 meses. Poupança feita pra comprar enxoval, maternidade, troca de carro, pagar enfermeira, gastos com chá de bebê, enfim, dá pra fazer uma ideia do que aconteceu com as economias de 5 anos de um casal? Fernando Collor e Zélia têm que morrer atolados num celeiro de pó branco. Deus é mais.
Infelizmente, sinto dizer ambos estão ótimos. Nada aconteceu a eles. Essa coisa de lei do retorno não existe. Se existe é para pobre. Pobre também morre de câncer. Só que em situação indignas. Esperando meses por um simples exame.
Lamento pelo que aconteceu, espero que um dia ele realmente pague por ele fez com você, minha vó e todos os brasileiros na época (que não deixa de afetar o hoje)
Meus pais tinham acabado de casar. Minha mãe tinha vendido dois terrenos e meu pai um apartamento em São Paulo para comprarem um novo apartamento juntos. A sorte é que nem todo o dinheiro estava na poupança, mas boa parte acabou virando fumaça. Conheci gente que nunca se recuperou desse episódio, lamentavelmente.
Meu pai quebrou a perna ai minha mae foi no banco e o dinheiro tinha sido confiscado. Nossa vida virou uma miseria graças ao FDP do Collor amigo do BOLSONAZI
@@Lista17178 Olha só que coincidência, eu também! Mas se bem que eu me dou bem com lógica de programação, o assembly x86 que me pega :) (poxa intel :( )
Meu caro Professor Ian Neves, te chamo assim porque meu irmão é Graduado em Letras e Professor de Inglês. Por sua causa eu deixei de ser Analfabeto Político e entender a Política pelo prisma Histórico. PARABÉNS 🎉😊❤!!!!
Esse discurso de "Bem nascido que não precisa do dinheiro do povo" foi muito explorado pelo João Dória na eleição municipal de São Paulo em 2016, e colou.
Vídeo irretocável! Eu vivi essa época, 17 anos, grávida, expulsa de casa por pais viúvos da ditadura, embora pobres.Meu pai tinha acabado de aposentar da PM e fez uma pequena poupança pra meu irmão estudar: sim, eles nunca pensara em mim, pq eu era apenas uma "mulher perdida". Enfim, ficamos na miséria. Em síntese, perdi a guarda do meu filho pq eu era pobre, pobre. Sendo que o genitor tb era, mas eu era mulher e não tinha nenhum recurso, nem emprego, nem nada. Sofri e sofro as agruras do desgoverno Collor. Hodiernamente, possuo duas graduações (Letras e Direito) e consegui construir um imóvel que me gera renda pra educar meus outros filhos que vieram 10 e 20 anos depois. Não, NÃO sou rentista, alugo meus 4 apartamentos e ainda pago, essa construção. Agradeço aos governos PTistas, por me proporcionar uma vida, digna, que está sendo destruída pelo fascismo bolsonarista.
Eu tinha o dinheiro da minha lojinha aplicado no over night, pois estávamos com inflação galopante. Perdi todo esse dinheiro, que era pra pagar os custos da loja, a minha funcionária... quase fali. Na minha cidade teve uma onda de falências e suicídios. Collor é um grande pulha!
Amigo, independente da sua posição política, vc se recorda que foi na campanha de 89, entre Lula e Collor que na se falava que o Lula e o PT implantariam o comunismo no Brasil, e essa conversa de estende até hoje?
gente é IMPRESSIONANTE como o papo é sempre o mesmo sabe ? Mais de 20 anos se passaram e o papo é o mesmo: Acabar com os marajas/mamatas, a nossa bandeira não pode ser vermelha, ditadura comunista e tal tal tal o mesmoooo papo
A maior prova de que a mídia hegemônica não é incompetente e sim tem lado é quando um UA-camr jovem consegue fazer um documentário jornalístico infinitamente mais profissional do que qualquer Golo Repórter ou BBC.
É que na verdade é, nuca tentaram resolver os problemas, sempre abafaram em panos quentes e jogaram a sujeira de baixo do tapete. Minha opinião:quem entra na política brasileira e se torna presidente,nunca foi porque se importou com o Brasil,sim por poder, dinheiro,status e enterce próprio,O Brasil é como é época colonial devido as vagabundo que sempre pensaram com o bolso, sabe o que é mas engraçado,em todos esse momento terrível,que o Brasil já passou e até hoje, EUA está no meio é muito estranho,esse país sempre foi contra o crescimento do Brasil.
@@marciogreick829pois eles querem que a gente seja uma eterna colônia e para minha bizarro quanto as pessoas são cegas para isso pois sempre os Estados Unidos está no meio de várias polêmicas que envolve a nossa presidência
@@marciogreick829mano o pior é que eu adoro política mas infelizmente eu não sou de engolir sapo então não dá para mim para ficar calado em meio a tamanha hipocrisia
Eu gosto do Ian, porque não precisava de 2h e 16min para justificar o porque odiamos o Cheirando Collor de Mello, afinal é o Cheirando Collor de Mello, mas ele faz questão de embasar, frisar e argumentar com todos os fatos para o nosso ódio estar muito bem estruturado, justificado, tornando assim um ódio muito mais genuíno, sincero e robusto.
@@gb76231 problema nenhum, problema é ele ser hipócrita e ficar pagando de certinho, conservador, cristão e ser um porra louca entre quatro paredes, como a maioria dos conservadores são
Meu pai perdeu emprego nessa época, caiu na bebida, separação, infartou e acabou morrendo depois. A gente perdeu tudo, e de uma família de classe média, caímos na pobreza do qual nunca nos recuperamos.
Tu imagina mano. Meu pai tinha um bar, estava indo super bem. Eu e minha irmã estudávamos nas melhores escolas de Vitória, tínhamos uma vida super segura, calcada na inteligência que meu velho tinha em usar a poupança e se financiar com recursos próprios. Veio esse cretino e numa canetada acabou com tudo. Você pode amputar o braço ou a perna de um homem, pode tirar-lhe um olho...mas nada se compara a visão de um espírito amputado. Foi o que fizeram com meu velho...o homem nunca mais se recuperou.
@@caesar2066 infelizmente mano, foi tipo o CBM que era Zuera total com a política e foi o MBL e simplesmente comprou o grupo fazendo memes pro Bonoro quando eles o apoiavam, o Bostil era mesma coisa e agora virou um grupo de extrema direita
Eu tenho 39 anos, vi minha avó morrer de tristeza pelas coisas que o Collor fez, vi meu tio perder o emprego na era Collor e a vida na era Bolsonaro. Quase perco minha mãe também... Muito obrigada pela recompilacao, nosso presidente almofadinha, eleito por ser bonito e apoiado pela rede bobo. 😢
Meus país, não conseguiram mais pagar o aluguel, tivemos que ir pra uma favela aqui no RJ, moramos em barraco de pau perdi meu irmão mais novo, ele simplesmente desapareceu uns disseram que ele se afogou quando foi pra praia num domingo, minha família nunca mais foi a mesma, quase me matei mas meus pais me socorreram, tudo isso daí me dá gatilho, hoje com 47 anos ainda choro, meus pais já faleceram, nunca consegui ter filho ou uma família, com medo de tudo que passei quando era criança.
O pior é que tem gente da época do governo Collor que nunca aprendeu nada e hoje deve ser Bolsonaro. Cara, olha as políticas econômicas deles. É tudo feito pra explorar o pobre.
Uma coisa que para muitos pode parecer boba mas que é algo sensacional no seu canal é a forma como você expõe e discute o uso das suas fontes de maneira que as pessoas que são leigas nesse assunto consigam compreender! Isso sim é divulgação científica de qualidade! Muito bom! De forma rápida e sutil você mostra para as pessoas algumas precauções indispensáveis na hora de consumirmos qualquer tipo de informação! Gosto demais dos seus vídeos
Eu me lembro muito bem de toda a parte relacionada à eleição e governo Collor. Era muito jovem e bem mal formada (fiz colégio da ditadura), mesmo fazendo ECA/USP, minha geração foi educada sob a Educação Moral e Cívica e a crença de que não falávamos sobre política e religião, ou seja, não deveríamos criticar nossos opressores. Mas lembro do debate, da "pósse", do confisco, da Zélia e suas "explicações".Lembro tb que os tios ricos ficaram mais ricos e nóix aqui embaixo só nos ferramos. A gente deixou a ditadura, mas a ditadura não deixou a gente ... Obrigada por cada aula. Assisto muitas vezes.
Eu trabalhava de caixa no Bradesco nessa época. Vocês não imaginam o caos e o desespero das pessoas. A gente não sabia como funcionava e não conseguia explicar para os clientes. Vou horrível. Foi desesperador. Eu conheço gente que morreu de infarto, de falta de atendimento médico. Dá vontade de chorar até hoje do desespero.
Eu lembro que aqueles desgraçados, o Collor e a ministra da economia dele, tiraram dinheiro da poupança do trabalhador como se fosse dinheiro de especuladores!!! Nunca vi tanto cinismo e canalhice junto e idiotas diziam , na época que era melhor votar nele do que no Lula, porque Lula era pobre e iria roubar o povo!!!!!!!!!! CANALHAS!!
Galera, se todo mundo comentar mais de uma vez, nem que sejam comentários aleatórios, o algoritmo impulsiona o vídeo. Nunca esqueçam disso, eu sou comunista e os meus shorts estão cheio de conteúdo digno de extrema direita. Eu creio que o algoritmo (ainda) não consegue fazer isso de propósito, principalmente pq os conteúdos que chegam pra mim não são sobre política, e sim canais policiais, militares, evangélicos, etc. Então usemos o algoritmo deles a nosso favor, se é que isso ainda é possível. Edit: Podem ver os comentários desses vídeos a qual eu me referi, a direita flooda os comentários falando m3rda...
O que eu acho mais estranho é quem viveu a época do Collor e votou no Bolsonaro. Eles tem trajetórias com muitos paralelos especialmente a conversa dos marajás.
O primeiro voto da minha mãe foi no Collor, ela disse para mim, quando eu votei pela primeira vez. Imagina, no interior do Acre, onde existiam poucas TVs, tudo era por rádio, o discurso que chegou aqui dava uma esperança. Ela disse que se arrependeu muito, e me disse que eu sempre deveria pesquisar a história de quem eu ia votar, para eu não me arrepender que nem ela. Depois disso ela entrou para União Nacional dos Estudantes e nunca mais se deixou levar por discurso de direita.
Eu tinha minhas economias depositada em caderneta de poupança na epoca e esse cretino confiscou. perdi quase tudo recuperei bem pouco. ainda tinha que ver esse cretino fazendo pose no Jornal Nacional, tenho asco desse sujeito
Ian que conteúdo rico, estudo economia e muitos professores não conseguem passar o conhecimento sobre esse momento importante da história da economia. Enfim parabéns pela didática e obrigada por esse diamante que essa aula é.❤
Esse vídeo fez eu lembrar que minha mãe votou no Collor pq ele era um "pitéuzinho" (palavras dela). Lembro tbm de sair do barbeiro e as pessoas falando do medo do Lula e o PT no governo, a conversa era "vai ter toque de recolher no governo petista" kkkkkkk.... Eu tinha 8 anos e lembro como hoje. Infelizmente eu nasci cercado desses pensamentos. Só fui entender sobre luta de classes depois dos 30 anos. Eu sei, é triste.
@@Judgedredd95 Falou o pobre de espírito. Em vez de lutarem por seus futuros, ficam aí de birra com gente que está se dando bem. Parem de cuidar da vida dos outros e se adaptem ao sistema para terem garantia de um bom futuro. Fracassados.
Minha mãe tinha 17 anos na época e lembra de TUDO. Ela conta que até a aparência do collor era usado como parte da campanha. Ela votou Brizola e Lula. Conta que meu avô brigou com ela por votar em comunista... Corta pro mesmo avô tentando se enf0c4r depois de perder tudo (ele tá bem hj) mas nunca recebeu 1 centavo de volta.
Tinha 19 anos e lutei muito para liberar as economias de toda a vida da minha avó. Ela tinha 79 anos, não tinha outra fonte de renda e ficou completamente desesperada! Consegui depois de muita luta!!! Odeio esses canalhas!!!
Ian, vc é muito bom! Eu vivi tudo isso! Votei no Lula e fiquei triste demais com a eleição do Collor. Vc é moço e não viveu , mas,o que vc falou é exatamente o que aconteceu
Minha avó era enfermeira, e disse que o número de pacientes que tentaram suicídio ou infantaram no governo Collor era gigantesco. É bizarro ainda ter gente que admira esse cara.
@@neliosantana6054 Mas assistindo o vídeo, seria estranho se não admirassem, jah q eles eram (e talvez ainda sejam?) os donos do maior conglomerado de comunicações de AL
Tinha uns 8 anos, lembro muito dessa época - minha mãe chorava sem ter como alimentar 3 crianças! Lembro que tinha que repartir uma banana pra 3...pra um dia inteiro
Estou assistindo o vídeo com a minha mãe em doses homeopáticas, porque na época ela já era professora concursada do Estado. Segundo ela, se visse direto corria o risco de passar mal de raiva. Nota: Mamãe e vovó não votaram no Collor, orgulho
O meu avô materno cogitou tirar a própria vida durante o governo Collor por causa de perder toda a grana (ele era delegado), e a inspetora de uma escola que fiz o ensino médio contava que ela era classe média alta e o pai dela legitimamente o fez.
4 de maio de 2024 e finalmente assisti todo esse doc. Incrível como a gente só fica com mais raiva de burguês né. Dá pra entender pq quanto mais informado e dentro do movimento, mais a gente fica motivado por uma revolução
Eu nasci em 1984 e até emocionei em lembrar da dificuldade que meu pai e minha mãe tiveram em passar por esse período, com 3 filhos pra criar. Meu pai perdeu emprego, perdeu dinheiro na poupança, teve que vender carro, etc. Minha memória afetiva foi acionada e eu fui muito feliz na minha infância, mas acho que só eles pra falar a dificuldade que foi. Vlw!
Eu tinha 17 anos, órfã de pai. O comércio que ele nos deixou de herança, foi vendido e o dinheiro colocado na poupança, para comprar 1 casa pra mim é outra pra minha irmã, surda congênita. Minha mãe estava procurando o que poderia compra classe média baixa e depois ter homologação do juiz e MP. Collor chegou antes. Ficamos sem nd. Uns 5 anos depous, do sitio do meu avô, após falecer, minha mãe recebeu a parte dela, entre os nove herdeiras. Comprou um terreno, fizemos uma edicula, onde moramos até hj. Obrigada Collor, por arrombar os povo brasileiro com uma sequoia.
Lembro da minha mãe falando dos motivos que ela teve para que votassem e elegessem o Collor na época, e o primeiro motivo que ela deu foi exatamente PQ ELE ERA BONITO. Assustador o poder de influência e como esses caras sabem utilizar os meios de comunicação desse jeito....
Siiim, minha mãe conta exatamente isso. Ela votou no Collor infelizmente, se arrepende até hoje, mas ela era muito novinha, na Bahia… imagine como a informação chegava lá…
Muito bom Ian, eu tinha 23 anos na eleição de 1989. Fiquei desesperado com a vitória do Collor. Não fui lesado imediatamente por não ter quase nada na poupança. Eu era bolsista de mestrado, vi os preços subirem mas a bolsa congelada até outubro de 1990. Na época eu comentei que tínhamos inflação e ao mesmo tempo desempregado, não sou da área econômica. Muito bom o seu estudo para mostrar as novas gerações o que tivemos num passado recente.
Você deveria MUDAR o nome desse quadro para DOCUMENTÁRIO. Você não deve ter noção do gigantesco tamanho desse seu TRABALHO. Cara, não tem nada sobre isso tão profundo quanto o que você fez. Você é muito maior do que você imagina. Você fez um trabalho IMENSO, neu camarada. IMENSO.
Lembro de quando era criança sempre ouvir minhas tias jogando na cara do meu tio que ele tinha votado Collor em simplesmente qualquer tipo de discussão. Era o argumento trunfo. Ele só foi perdoado quando fez campanha contra Bolsonaro. Dizia que tinha aprendido a lição dele.
Daqui 30 anos, meu filhos estarão assistindo um historiador contando o desastre que foi o governo Bolsonaro e eu vou falar "É tudo verdade, eu estava lá".
Espero que esse ciclo se feche um dia, meu avô falava para o meu pai sobre ditadura, meu pai me falou sobre o governo collor e eu se tiver filhos falarei sobre essa época, e tudo se repete sempre
Como eu, estava na era Collor, estudava história na PUC. Votei no Lula, mas era insultada por ser esquerda, sou proletária, mas tinha uma vida tranquila em relação a rendimentos, e via pessoas famintas a votarem no Collor.
Falar pros meus filhos que o avô deles só não tá aqui pra conhecê-los porque ele acreditou que a vacina ia dar trombose, porque acreditou nesse milico de merda bozonaro
Coloquei o vídeo ontem na hora do almoço, apareceu na minha timeline e eu dei uma chance. Minha mãe decidiu se sentar ao meu lado e assistimos até onde pudemos. Agora de noite, estava eu jantando e novamente decidi colocar o vídeo pra terminar de assistir e adivinha quem veio pra me acompanhar? Ela mesmo, lá mamuska. Agora ela quer o link do canal para começar a seguir hahaha. Parabéns pelo conteúdo 👏🏽👏🏽 ganhou 2 novos seguidores.
No dia do confisco da poupança eu estava começando os preparativos para o meu casamento que não pode acontecer e trabalhava no pior lugar possível: em um banco. Foi um caos.
Se vc tiver a fim de mais tem live quase todo dia e rolam umas discussões legais no chat! Eu assisto essas lives preparadas lá (geralmente são no sábado) e depois venho aqui ver a versão editada, é bom demais
@@ty.5111 então você entendeu que vivem em uma sociedade de consumo, aonde cada pessoa vive com escolhas diferentes e necessidade específicas onde só o livre mercado pode satisfazer os indivíduos.
Ian, mostrei pra minha mãe o seu vídeo e ela se identificou muito com os problemas da época. Na era Collor meu avô tinha vendido praticamente todos os bens, casas, fazendas, e colocou na poupança pra ter uma aposentadoria tranquila, já que trabalhou de comerciante e construtor a vida toda. Infelizmente o confisco abalou muito ele, tanto no aspecto psicológico quanto financeiro. Em um acesso de raiva, ele acabou queimando todos os documentos dos depósitos e nunca conseguiu recuperar o dinheiro, vive deprimido até hoje. Seu vídeo ajudou a gente a entender melhor o contexto de tudo o que aconteceu, parabéns pelo trabalho. Com seus vídeos, sigo aproximando minha família do comunismo cada vez mais. Canal muito perfeito. Abraço ;)
Tomara que você consiga avermelhar eles. Povão acha que o esforço individual está seguro no capitalismo porque esquecem como esse sistema é a favor só dos filhos da puta.
Os donos de uma churrascaria que eu frequentava tiveram que fechar o estabelecimento. Um deles me disse que deveria ter acreditado em mim quando eu avisei pra não votar no doido.
Tem uma história de que o Collor, quando era jovem e queria ser modelo, teve um caso com o estilista Pierre Cardin quando este visitou o Brasil. Curiosidade totalmente aleatória, mas tá aí KKKKKKKKKKKKK
Esse foco na aparência do Collor foi eficiente. Era o auge da TV e queriam um personagem. Lembro da minha avó dizendo que gostava dele e perguntar o porquê. Ela responde: "porque ele é bonito"
O collor destruiu a vida do meu falecido sogro. ele tinha um negócio próprio que tinha vendido para montar outro mais promissor pra época, estava tudo certo até vir o confisco. depois disso ele ficou devendo horrores porque as dívidas que ele já tinha antes e ia pagar com parte desse mesmo dinheiro ficaram lá mesmo ele não tendo nada, inclusive as dívidas das coisas que ele iria usar no negócio que foram compradas parceladas, depois que passou ele ainda não pode pagar a maioria delas e morreu com medo de comprar 1 bala no nome dele com medo do governo achá-lo e cobrá-lo das coisas daquela época, PTSD total no velho.
Professor bom demais que eu assisto duas horas de aula numa tacada só e nem sinto. Didática sinistra! Foi massa acompanhar tudo isso que eu me lembrava de algumas coisas em flash e superficialmente. CAMBALACHO!
Meu pai me falou que nessa época, um conhecido dele que era segurança num banco avisou ele que o governo recolheria dinheiro, se ele tinha algum na poupança era melhor tirar, meu pai disse que tirou tudo o que tinha, que não era lá grande coisa, e dali uns dias ouve o confisco. Falavam também que a máquina de colocar preço nos itens do mercado era o dia inteiro mudando, minha mãe falou que andava no mercado e só escutava essa máquina alterando o preço das coisas.
A globo já preparava o terreno para o Collor. Em 1988, nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, entrevistaram o Collor, num dos camarotes... Não dão ponto sem nó...
Eu vivi nessa época,era muito jovem,mas já começava a acompanhar a política.E pensar que quase tivemos um segundo turno entre Lula e Brizola mas acabamos com Collor como presidente me faz entender como chegamos hj em dia com Bolsonaro presidente.Não aprendemos com nosso erro.
Nas rádios nas eleições de 89 falavam que o Lula ia confiscar a casa de todos. Eu lembro de ouvir um radialista chamado Paulo Barbosa falando essas coisas e ele nem ele jornalista político.
O discurso conservador é muito forte, infelizmente. Eu notei muitas semelhanças com o Bolsonaro. Mas talvez a diferença dele para o Collor é que ele não se apoiou na Globo, mas sim nas redes sociais, com a máquina de fakenews. Hoje em dia eu consigo entender muito melhor das críticas do que antes. Ter pessoas que nem o rapaz do vídeo ajuda muito as pessoas a terem acesso a informações de forma confiável. Eu não tenho a mesma disponibilidade de ir a fundo e procurar as fontes.
Meus pais conseguiram sacar suas poupanças exatamente um dia antes, mas alguns conhecidos da estatal na qual eles trabalhavam cometeram suicídio. Esse homem tem as mãos sujas de sangue.
Não é querendo julgar e tal, ate pq tenho depressão e ja imaginei situações desesperançosas, mas muitos desses que se suicidaram ainda tinha profissão, carreira e tal... tudo bem que perderam oq tinham juntado na poupança mas ainda tinham a carreira, o emprego, a experiência, a casa etc.. (família, saúde..) Acho que na maioria dos casos foram atitudes nao pensadas, precipitadas (desespero) ao inves de situações sem saída mesmo. (Até pq se o cara tivesse perdido tudo mas tivesse experiência na carteira isso ja era um motivo de continuar vivendo, mas muitos ainda possuiam mais do que somente experiência, ainda tinham emprego, familia, amigos, outros bens etc) Tbm me admira nenhum cidadão ter tentado levar o collor junto com eles, seria justo, até heroico. Lamentável.
Uma das coisas que aconteceu no Plano Collor é que as construtoras vendiam apartamentos e a entrada era depositada em poupança conjunta, entre a construtora e o adquirente até a entrega das chaves. O confisco fez milhares de pessoas perder a entrada e consequentemente o imóvel, meu pai foi um deles, que perdeu o sonho da casa própria por conta desse desgraçado.
Mas gente, eu amo esse canal! Me mudei pra Alagoas tem nem duas semanas e me impressiono sempre que vejo um carro com adesivo do Collor. Minha vontade é colocar esse vídeo em loop infinito
Um ano depois, estou eu aqui tendo uma aula que nunca tive na escola. O ódio pelo Collor era algo que o brasileiro nasce (nasci em 94, depois de todo o rolê), mas só hoje fui entender o motivo do ódio. Cara, o plot twist do jingle final me quebrou muito.
Minha mãe comentou comigo sobre o período dela no plano Collor. Como já eram bem pobres, não sentiram tanto quantos outras pessoas daqui da minha cidade. Já os mais ricos, conhecidos nossos ( ou aqueles que tinham pequenos negócios agrícolas), se fuderam legal. Esse é o termo. Minha avó chegou a ajudar essas pessoas com alimentos. Ela me contou que no mercado, pegava o produto antes de uma maquininha vir e mudar o preço, pq de manhã tava um preço e a noite está a outro....
Em 1990 eu era técnico em teleprocessamento (especialista em redes) fique um ano desempregado. Tive meu dinheiro confiscado além de não conseguir receber o seguro desemprego. Na globo uma reportagem mostrou pedidos de seguro desemprego voando no pátio do ministério do trabalho (inacreditável) Rogério Magri era o "imexivel" pior ministro do trabalho.
Galera, se todo mundo comentar mais de uma vez, nem que sejam comentários aleatórios, o algoritmo impulsiona o vídeo. Nunca esqueçam disso, eu sou comunista e os meus shorts estão cheio de conteúdo digno de extrema direita. Eu creio que o algoritmo (ainda) não consegue fazer isso de propósito, principalmente pq os conteúdos que chegam pra mim não são sobre política, e sim canais policiais, militares, evangélicos, etc. Então usemos o algoritmo deles a nosso favor, se é que isso ainda é possível. Espalhem essa informação entre os camaradas.
@@otsuboyuichi Praticamente diária.... Brasil já teve a época em que o "etiquetador de preços" era a profissão do momento, onde os preços eram reajustados manhã, tarde e noite... os caras n paravam de etiquetar (na época n tinha código de barras) só da super inflação que o Brasil tinha nos anos 80/início do s90... Sou de 84 e lembro dos meus pais chegando em casa e correndo para o supermercado pq se demorassem 1h q fosse, já poderiam pegar os preços reajustados...
@@keliasousa_Verdade. Nessa época, dentro do supermercado, era insuportável aquele barulho das máquinas de etiquetas mudando os preços, eram constantes. Eu lembro dos corredores do supermercado, todos com funcionários mudança do preços e nos corríamos para pegar os com preços anteriores antes que mudasse. Era tenso.
Minha mãe, nessa época (89-90), me conta que comprava leite condensado pra dissolver na água porque era mais barato que comprar leite e durava mais. Concordo contigo que é difícil ver coisas do quotidiano dessa época, parece que são anos esquecidos.
Sua mãe era rica. Eu tinha 10 anos e leite condesado nunca foi barato. Aqui em AL só existia da marca Moça. Ela devia estar falando de leite de caixinha.
O leite condensado dura muito, era possível comprar e guardar em casa quando se tinha um dinheirinho. Tinha também leite evaporado, que era mais barato, e feito pra diluir. A gente puxava todos da prateleira do mercado e pegava os de trás, que não eram remarcados há algumas semanas. O leite era de saquinho, o preço subia todo dia, e vc não podia comprar pra estocar. Era desesperador
Iniciei este ano minha graduação e tem uma matéria sobre História do Brasil República, cheguei na parte do Collor e seu vídeo é bem completo e dá uma boa dimensão do período. Muito bom.
Na época que esse sujeito era presidente do Brasil, eu e meus familiares morávamos nas favelas de Diadema/SP e ficamos com medo do que ele iria aprontar, então retiramos o pouco que tínhamos no banco e compramos um terreninho em Simonésia...Caso contrário muiiiiito provavelmente teríamos virado mendigos...👀👀👀👀👀👀👀👀
Minha escola infantil quebrou nessa época. Propus aos pais, formarmos uma cooperativa mas eles estavam com medo de encarar. Não sabíamos como seria o dia seguinte .
Porra mano! Que aula! Lembrei de flashes da minha infância. Muita gente com medo do Lula. O povo se reunia na casa de um para ver o debate. E depois de eleito, todo mundo arrependido da merda que fizeram. Bem parecido com o quadro de hoje!
Pensar que eu assisti boa parte dessa história! E o debate de Lula e Collor? E o medo da população do Lula implantar o comunismo no Brasil? Isso vem até hoje!!!! O PT já esteve no governo 4 vezes e não fez isso, mas as pessoas continuam acreditando nessa conversa.
Inscrito recentemente no canal.Não sou comunista e nem de esquerda,mas gosto muito do modo e da desenvoltura incríveis com as quais você aborda os temas..... principalmente nos vídeos da Thatcher e do Holodomor.Abraços e excelente trampo! P.S:Vou cobrar o vídeo do Ronald Reagan hein........
Gente, eu era criança nessa época, 9 anos. Me lembro que em casa, com uma só televisão, no horário eleitoral esse homem falando fofinho causava suspiros com as amigas da minha mãe. Minha madrinha disse na época que votaria nele porque ele era bonito e cheiroso. 😢😢😢
Eu queria agradecer ao Ian,pq no colégio eles só falam sobre os planos Collor e ainda é raso. Depois dessa aula do Ian ficou tudo muito claro e fez nascer mais raiva pelo neoliberalismo e herdeiros milionários. Obrigado Ian,por me fazer me sentir menos burra.😅
C A M B A L A C H O
Quem faz CAMBALACHO é o que?
isso é uma mentira, uma pantomima, uma patuscada
um devaneio, um sonho de uma noite de verão
Eu repudio e repilo isso com toda a veemência da força do meu coração
PATO ESCADA
comecei a assistir com a minha irmã enquanto a gente descascava alho pra semana e acabou que meus pais, chegando do mercado, sentaram juntos e assistiram tudo até o final, com direito a comentários. Foi uma tarde muito boa de ódio de classe em família
Q foda kkkkkkkkkkkk
Que família ❤️
🥰🥰❤❤❤
Caralho que comentário sensacional.
Hahahahha espetacular
Seria legal fazer um : Porque odiamos o Elon Musk? Pois, além de discutir o fanatismo brasileiro por bilionários , vc poderia explicar qual é o real interesse dele na implantação da starlink na Amazônia.
Algo me diz que, se alguém quiser reagir a nível nacional contra o Elon Musk e a Amazônia, os defensores de bilionário vulgo pobre de direita vão destruir essa pessoa, com a desculpa que o Elonzinho garantiu internet para o povo. Vai ser uma dor de cabeça acabar com isso
Me diz um motivo pra vc odiar o Elon Musk, além do fato de vc não gostar de pessoas bem sucedidas que dão emprego para inúmeras pessoas e está revolucionando o mundo. O único bilionario que vc passa pano é o George Soros né? Seu problema não é com bilionarios, e sim com pessoas que discordam da sua visão utópica, infantil e sanguinária de mundo.
Ele quer índio com wifi
O pobre de direita é fanático por bilionários e o pobre de esquerda é fanáticos por políticos.
Ambos são burros pra caralho.
Up!
O Collor falando que chegou onde chegou sozinho é o mesmo que a Jade Picon falando que conseguiu independência financeira aos 13 anos.
Mesma energia
Mas ela consegiu...ql prob? Inveja?
@@Meupaitaduro93 mona, ela é rica , qual parte vc n entendeu ?
@@Meupaitaduro93 Ela é herdeira, cara! Ninguém herdeiro consegue POR CONTA PRÓPRIA sua independência financeira!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@Carolszinha invejinhaa
Meu pai vendeu o pouco de terra que tinha no Acre pra voltar a morar no Rio Grande do Norte. 4 filhos e a nossa mãe grávida. Virou vendedor ambulante de balinha e pipoca, do dia pra noite. Se falar “Collor” lá em casa, apanha. Graças a força dele e da nossa mãe, demos a volta por cima!
"eu não encontrei nenhuma fonte, então eu não vou falar." É assim que se sabe que se trata de um profissional sério. "Eu não faço nada sem evidência" , ah se mais comunicadores tivessem esse respeito pelo seu público. parabéns Ian!
Ele não tem respeito.
@@Blossom.67 ???
@@edgarcorazza2501 Ele não tem, bro.
@@Blossom.67 continuo não entendendo. Por que você acha que ele não tem?
@@edgarcorazza2501 Ele é um doutrinador, cara.
Era um sábado. Eu e meu marido acordamos e fomos a uma agência no caixa automático para sacar um dinheiro pro supermercado e pro fim de semana. Eu tinha comprado material de construção com 3 cheques pré datados pra reformar cozinha e banheiro. Grávida de gêmeos há 4 meses. Poupança feita pra comprar enxoval, maternidade, troca de carro, pagar enfermeira, gastos com chá de bebê, enfim, dá pra fazer uma ideia do que aconteceu com as economias de 5 anos de um casal? Fernando Collor e Zélia têm que morrer atolados num celeiro de pó branco. Deus é mais.
Infelizmente, sinto dizer ambos estão ótimos. Nada aconteceu a eles.
Essa coisa de lei do retorno não existe.
Se existe é para pobre.
Pobre também morre de câncer. Só que em situação indignas. Esperando meses por um simples exame.
Lamento pelo que aconteceu, espero que um dia ele realmente pague por ele fez com você, minha vó e todos os brasileiros na época (que não deixa de afetar o hoje)
@@julianacamposvictor3755 concordo
Meus pais tinham acabado de casar. Minha mãe tinha vendido dois terrenos e meu pai um apartamento em São Paulo para comprarem um novo apartamento juntos. A sorte é que nem todo o dinheiro estava na poupança, mas boa parte acabou virando fumaça. Conheci gente que nunca se recuperou desse episódio, lamentavelmente.
Meu pai quebrou a perna ai minha mae foi no banco e o dinheiro tinha sido confiscado. Nossa vida virou uma miseria graças ao FDP do Collor amigo do BOLSONAZI
O que eu deveria estar aprendendo: Introdução a Farmacologia.
Oq eu estou aprendendo: Como odiar o Fernando Collor de Mello.
Prioridades né
kkkkkkkkkk
Eu deveria estar estudando logica de programação e fundamentos de matematica rs
@@Lista17178 Olha só que coincidência, eu também!
Mas se bem que eu me dou bem com lógica de programação, o assembly x86 que me pega :) (poxa intel :( )
E eu tecnologias da educação kkkkkkk mas tô aqui aprendendo a odiar.
Meu caro Professor Ian Neves, te chamo assim porque meu irmão é Graduado em Letras e Professor de Inglês.
Por sua causa eu deixei de ser Analfabeto Político e entender a Política pelo prisma Histórico.
PARABÉNS 🎉😊❤!!!!
Esse discurso de "Bem nascido que não precisa do dinheiro do povo" foi muito explorado pelo João Dória na eleição municipal de São Paulo em 2016, e colou.
É incrível que sempre cola e sempre da errado
Sim.
"A história se repete primeiro como farsa, depois como tragédia"
Eh pq br n pesquisa... n eh a toa q elegeram bolsonaro...
Tem gente que é monarquista por esse mesmo motivo…
Vai entender
Vídeo irretocável! Eu vivi essa época, 17 anos, grávida, expulsa de casa por pais viúvos da ditadura, embora pobres.Meu pai tinha acabado de aposentar da PM e fez uma pequena poupança pra meu irmão estudar: sim, eles nunca pensara em mim, pq eu era apenas uma "mulher perdida". Enfim, ficamos na miséria. Em síntese, perdi a guarda do meu filho pq eu era pobre, pobre. Sendo que o genitor tb era, mas eu era mulher e não tinha nenhum recurso, nem emprego, nem nada. Sofri e sofro as agruras do desgoverno Collor. Hodiernamente, possuo duas graduações (Letras e Direito) e consegui construir um imóvel que me gera renda pra educar meus outros filhos que vieram 10 e 20 anos depois. Não, NÃO sou rentista, alugo meus 4 apartamentos e ainda pago, essa construção. Agradeço aos governos PTistas, por me proporcionar uma vida, digna, que está sendo destruída pelo fascismo bolsonarista.
Parabéns pela sua superação, TB sou desta época, estudava história na PUC e tinha um BB.
desculpe por tudo que passou e parabens por conseguir dar a volta por cima.
Parabéns pela superação e obrigada por compartilhar.
Que bom ler isso e saber estou do lado certo
Parabéns pela superação e por estar do lado certo da história. Sensacional seu relato.
Cheguei a conclusão que toda a ascenção política do Collor foi na verdade um corte de 10 anos de duração do filme Psicopata Americano
sim, mesma energia.
Ele ate parecia fisicamente com o cara do filme kkkkkk
@@zilean6715 demais
Do you like Huey Lewis and The News?
Amei
Cheguei aqui porque te vi no Santinelli e agora eu to morando nesse canal, maratonando pq é melhor que Netflix , vc é muito necessário Ian
Kkkkkkkkkk me identifiquei
Faço minhas as suas palavras hahaha todo dia eu maratono um vídeo
Eu tinha o dinheiro da minha lojinha aplicado no over night, pois estávamos com inflação galopante. Perdi todo esse dinheiro, que era pra pagar os custos da loja, a minha funcionária... quase fali. Na minha cidade teve uma onda de falências e suicídios. Collor é um grande pulha!
Amigo, independente da sua posição política, vc se recorda que foi na campanha de 89, entre Lula e Collor que na se falava que o Lula e o PT implantariam o comunismo no Brasil, e essa conversa de estende até hoje?
@@alembmartins lembro, sim! Uma mentira contada à exaustão...
Eu odeioooooesse ser das trevas
@@SuzanaLeao que mentira ?
Meu pai faliu, adoeceu e morreu.
gente é IMPRESSIONANTE como o papo é sempre o mesmo sabe ? Mais de 20 anos se passaram e o papo é o mesmo: Acabar com os marajas/mamatas, a nossa bandeira não pode ser vermelha, ditadura comunista e tal tal tal o mesmoooo papo
infelizmente só vai acabar com uma revolução
Acho que tem muito haver com moralismo , dizer que a esquerda vai destruir valores e tals
e o Bolsonaro assaltou os bancos por acaso?
@@mangustasdelrey1016 não é moralismo, é fato: atacam a família, os costumes, os valores, nem mesmo a INFÂNCIA sai impune
@@marcoslover2836Donde Véio Gente,Tão Boazinha.....?????.Kkkkkk
A maior prova de que a mídia hegemônica não é incompetente e sim tem lado é quando um UA-camr jovem consegue fazer um documentário jornalístico infinitamente mais profissional do que qualquer Golo Repórter ou BBC.
A história do Brasil parece um remake infinito de velhas tragédias..
É que na verdade é, nuca tentaram resolver os problemas, sempre abafaram em panos quentes e jogaram a sujeira de baixo do tapete.
Minha opinião:quem entra na política brasileira e se torna presidente,nunca foi porque se importou com o Brasil,sim por poder, dinheiro,status e enterce próprio,O Brasil é como é época colonial devido as vagabundo que sempre pensaram com o bolso, sabe o que é mas engraçado,em todos esse momento terrível,que o Brasil já passou e até hoje, EUA está no meio é muito estranho,esse país sempre foi contra o crescimento do Brasil.
@@marciogreick829pois eles querem que a gente seja uma eterna colônia e para minha bizarro quanto as pessoas são cegas para isso pois sempre os Estados Unidos está no meio de várias polêmicas que envolve a nossa presidência
@@marciogreick829mano o pior é que eu adoro política mas infelizmente eu não sou de engolir sapo então não dá para mim para ficar calado em meio a tamanha hipocrisia
Eu gosto do Ian, porque não precisava de 2h e 16min para justificar o porque odiamos o Cheirando Collor de Mello, afinal é o Cheirando Collor de Mello, mas ele faz questão de embasar, frisar e argumentar com todos os fatos para o nosso ódio estar muito bem estruturado, justificado, tornando assim um ódio muito mais genuíno, sincero e robusto.
que didática! hahahahha😍😍😍
qual o problema do cara ser cheirado
@@gb76231 coitado do pó, né? hahahah
@@gb76231 Nenhum, problema é um cheirador presidente.
@@gb76231 problema nenhum, problema é ele ser hipócrita e ficar pagando de certinho, conservador, cristão e ser um porra louca entre quatro paredes, como a maioria dos conservadores são
Meu pai perdeu emprego nessa época, caiu na bebida, separação, infartou e acabou morrendo depois. A gente perdeu tudo, e de uma família de classe média, caímos na pobreza do qual nunca nos recuperamos.
Sinto muito
Meus sentimentos por vc e sua família! Eu sinto muito.
Tu imagina mano. Meu pai tinha um bar, estava indo super bem. Eu e minha irmã estudávamos nas melhores escolas de Vitória, tínhamos uma vida super segura, calcada na inteligência que meu velho tinha em usar a poupança e se financiar com recursos próprios. Veio esse cretino e numa canetada acabou com tudo. Você pode amputar o braço ou a perna de um homem, pode tirar-lhe um olho...mas nada se compara a visão de um espírito amputado. Foi o que fizeram com meu velho...o homem nunca mais se recuperou.
Dado esse exemplo, as pessoas hoje em dia deveriam parar de ter político de estimação.
Clube grande.
Collor estar vivendo tranquilamente no Brasil e mais COM UM CARGO POLITICO! é a prova que não dá pra tankar o bostil
E agr vai ter as dívidas perdoadas pelo BNDES… a democracia burguesa é deplorável
Cê tá ligado que “tankar o Bostil” surgiu em chans de extrema-direita?
não sabia que tinha surgido daí mas eu obviamente sei de que grupo saiu a popularização disso, eu uso como piada
@@caesar2066 infelizmente mano, foi tipo o CBM que era Zuera total com a política e foi o MBL e simplesmente comprou o grupo fazendo memes pro Bonoro quando eles o apoiavam, o Bostil era mesma coisa e agora virou um grupo de extrema direita
o pior é que ele ainda está concorrendo a governador!
Eu tenho 39 anos, vi minha avó morrer de tristeza pelas coisas que o Collor fez, vi meu tio perder o emprego na era Collor e a vida na era Bolsonaro. Quase perco minha mãe também... Muito obrigada pela recompilacao, nosso presidente almofadinha, eleito por ser bonito e apoiado pela rede bobo. 😢
perdi tudo no "quem disser que faria o collor vai tomar ban" kkkkkkkkkkk
Mas oq q isso quer dizer?? Não peguei a referência
ri horrores pq na hora eu tava pensando que ele era muito pegavel
@@KeyDeath01 é tipo "quem pegava o Collor"
@@KeyDeath01 Na época muitas pessoas votaram no Collor só pq ele era bonito
Engraçado que ele era um colírio para os olhos das senhoras e tiazinhas naquela época
Meus país, não conseguiram mais pagar o aluguel, tivemos que ir pra uma favela aqui no RJ, moramos em barraco de pau perdi meu irmão mais novo, ele simplesmente desapareceu uns disseram que ele se afogou quando foi pra praia num domingo, minha família nunca mais foi a mesma, quase me matei mas meus pais me socorreram, tudo isso daí me dá gatilho, hoje com 47 anos ainda choro, meus pais já faleceram, nunca consegui ter filho ou uma família, com medo de tudo que passei quando era criança.
Sinto muito pela dor que vc passou, será que eles tem noção da maldade que fizeram a tantas famílias que foram dilaceradas como a sua
Sinto muito por tudo que passou , seu comentário me fez chorar.
Quanto sofrimento e dor causa pelo Collor de Melo a sua família. Depoimento pungente e muitas felicidades e realizações para você
O pior é que tem gente da época do governo Collor que nunca aprendeu nada e hoje deve ser Bolsonaro. Cara, olha as políticas econômicas deles. É tudo feito pra explorar o pobre.
noção devem ter, agora empatia... difícil :(
Uma coisa que para muitos pode parecer boba mas que é algo sensacional no seu canal é a forma como você expõe e discute o uso das suas fontes de maneira que as pessoas que são leigas nesse assunto consigam compreender! Isso sim é divulgação científica de qualidade! Muito bom! De forma rápida e sutil você mostra para as pessoas algumas precauções indispensáveis na hora de consumirmos qualquer tipo de informação! Gosto demais dos seus vídeos
Faço minhas as suas palavras, Caio!!
Ian, seu trabalho e sua seriedade são sensacionais!!!! 👏👏👏👏👏
Eu me lembro muito bem de toda a parte relacionada à eleição e governo Collor. Era muito jovem e bem mal formada (fiz colégio da ditadura), mesmo fazendo ECA/USP, minha geração foi educada sob a Educação Moral e Cívica e a crença de que não falávamos sobre política e religião, ou seja, não deveríamos criticar nossos opressores. Mas lembro do debate, da "pósse", do confisco, da Zélia e suas "explicações".Lembro tb que os tios ricos ficaram mais ricos e nóix aqui embaixo só nos ferramos. A gente deixou a ditadura, mas a ditadura não deixou a gente ... Obrigada por cada aula. Assisto muitas vezes.
Eu trabalhava de caixa no Bradesco nessa época. Vocês não imaginam o caos e o desespero das pessoas. A gente não sabia como funcionava e não conseguia explicar para os clientes. Vou horrível. Foi desesperador. Eu conheço gente que morreu de infarto, de falta de atendimento médico. Dá vontade de chorar até hoje do desespero.
Eu lembro que aqueles desgraçados, o Collor e a ministra da economia dele, tiraram dinheiro da poupança do trabalhador como se fosse dinheiro de especuladores!!! Nunca vi tanto cinismo e canalhice junto e idiotas diziam , na época que era melhor votar nele do que no Lula, porque Lula era pobre e iria roubar o povo!!!!!!!!!! CANALHAS!!
Galera, se todo mundo comentar mais de uma vez, nem que sejam comentários aleatórios, o algoritmo impulsiona o vídeo. Nunca esqueçam disso, eu sou comunista e os meus shorts estão cheio de conteúdo digno de extrema direita. Eu creio que o algoritmo (ainda) não consegue fazer isso de propósito, principalmente pq os conteúdos que chegam pra mim não são sobre política, e sim canais policiais, militares, evangélicos, etc. Então usemos o algoritmo deles a nosso favor, se é que isso ainda é possível.
Edit: Podem ver os comentários desses vídeos a qual eu me referi, a direita flooda os comentários falando m3rda...
O que eu acho mais estranho é quem viveu a época do Collor e votou no Bolsonaro. Eles tem trajetórias com muitos paralelos especialmente a conversa dos marajás.
E além do confisco da poupança ainda tinha controle sobre o saque. Só dava pra sacar uns trocadinhos.
Misericórdia
"... Ele é um homem bem nascido, que nao precisa do dinheiro do povo..." Raia, Claudia - 1985
O nível do absurdo!!
e nao precisa msm, o dinheiro foi pro bolso dele? não, né
_Momentos antes de toda a desgraça acontecer e causar danos irreparáveis até hoje_
Alguém pelo amor de deus pega a Cláudia Raia e pergunta a ela o que ela tinha na cabeça pra fazer isso kkk
1989
Eu vivi essa época. A Zélia chegou a dizer : o povo é apenas um detalhe.
Chocado que não saiu o mapa astral do collor na veja, falando que os astros mostravam que ele ia ser o líder que o Brasil precisava
Tem tantas matérias sobre ele na Veja que é capaz de ter saído e eu só não achei
@ tudo bem Ian, você viu mais do que é saudável para qualquer ser humano ver sobre o assunto
@ ia comentar isso hahaha talvez tenha saido, só não rolou uma pesquisa a fundo no esgoto Vejista hehehe
O primeiro voto da minha mãe foi no Collor, ela disse para mim, quando eu votei pela primeira vez. Imagina, no interior do Acre, onde existiam poucas TVs, tudo era por rádio, o discurso que chegou aqui dava uma esperança. Ela disse que se arrependeu muito, e me disse que eu sempre deveria pesquisar a história de quem eu ia votar, para eu não me arrepender que nem ela. Depois disso ela entrou para União Nacional dos Estudantes e nunca mais se deixou levar por discurso de direita.
Se hoje o Acre continua sendo atrasado, imagina naquela época 😢
Parabéns pra ela. Infelizmente, no Brasil atual fugir do neoliberal ou liberal econômico é muito difícil.
52:30 O maior momento vergonha alheia da história da política brasileira: Collor acusando o adversário de querer confiscar poupança kkkkkkkkkk
Igual a mulher que trai e é surtada de ciúmes e acusa de existir uma outra
Eu tinha minhas economias depositada em caderneta de poupança na epoca e esse cretino confiscou. perdi quase tudo recuperei bem pouco. ainda tinha que ver esse cretino fazendo pose no Jornal Nacional, tenho asco desse sujeito
Meme do homem aranha 🤡
ACUSE os Outro,De TUDO Que VOCÊ Tem planos,Ou Do Que Fez,ESSE Miserável La De Alagoas....
Ian que conteúdo rico, estudo economia e muitos professores não conseguem passar o conhecimento sobre esse momento importante da história da economia. Enfim parabéns pela didática e obrigada por esse diamante que essa aula é.❤
Esse vídeo fez eu lembrar que minha mãe votou no Collor pq ele era um "pitéuzinho" (palavras dela). Lembro tbm de sair do barbeiro e as pessoas falando do medo do Lula e o PT no governo, a conversa era "vai ter toque de recolher no governo petista" kkkkkkk.... Eu tinha 8 anos e lembro como hoje. Infelizmente eu nasci cercado desses pensamentos. Só fui entender sobre luta de classes depois dos 30 anos. Eu sei, é triste.
Foda…
Luta de classes? Deixa de ser mimizento, cara.
@@Blossom.67 falou o pobre kkkkkkkkkk
@@Judgedredd95 Falou o pobre de espírito.
Em vez de lutarem por seus futuros, ficam aí de birra com gente que está se dando bem. Parem de cuidar da vida dos outros e se adaptem ao sistema para terem garantia de um bom futuro. Fracassados.
@@Blossom.67 mas eu me dei bem. O pobre aqui e você. Estamos lutando pelos seus direitos!
Minha mãe tinha 17 anos na época e lembra de TUDO. Ela conta que até a aparência do collor era usado como parte da campanha. Ela votou Brizola e Lula. Conta que meu avô brigou com ela por votar em comunista... Corta pro mesmo avô tentando se enf0c4r depois de perder tudo (ele tá bem hj) mas nunca recebeu 1 centavo de volta.
Era melhor ter ficado com o comunista - não que o Lula e o PT de hoje sejam, aliás o governo atual é bem liberal economicamente.
E seu avô continua sendo conservador de direita ou reviu os conceitos?
Queria saber, com todo respeito: seu avô votou no Bolsonaro???
😂
Lembro bem desse dia, o telefone lá de casa tocava de 5 em 5 minutos , o sócio do meu pai desesperado. Se suicidou coitado.
Aposto e ganho que ele votou no Bolsonaro.
Tinha 19 anos e lutei muito para liberar as economias de toda a vida da minha avó. Ela tinha 79 anos, não tinha outra fonte de renda e ficou completamente desesperada! Consegui depois de muita luta!!! Odeio esses canalhas!!!
E o povo elegeu esse traste, senador!
Como pode?
Espere e veja o que o Nine fará quando acabar com a economia do Brasil.
Sem querer vc atraiu um gado pro seu comentário.
@@BrunoSilva-wj9cnisso é uma doença de contaminação aleatoria mano. Tem ate em post sobre artesanato no Instagram
@@EuclidesFRezende "o lula vai roubar sua poupança"
- Fernando Collor de Mello, o ladrão de poupança
Ian, vc é muito bom! Eu vivi tudo isso! Votei no Lula e fiquei triste demais com a eleição do Collor.
Vc é moço e não viveu , mas,o que vc falou é exatamente o que aconteceu
Minha avó era enfermeira, e disse que o número de pacientes que tentaram suicídio ou infantaram no governo Collor era gigantesco. É bizarro ainda ter gente que admira esse cara.
Mano, quem admira o Collor???
@@marcosantanna7710 acredite, tem ainda, ao ponto de elegerem senador
@@marcosantanna7710 o governador de SP, Tarcisio rs
@@neliosantana6054 Mas assistindo o vídeo, seria estranho se não admirassem, jah q eles eram (e talvez ainda sejam?) os donos do maior conglomerado de comunicações de AL
@@marcosantanna7710apoiou o bolsonaro em 2022
Tinha uns 8 anos, lembro muito dessa época - minha mãe chorava sem ter como alimentar 3 crianças! Lembro que tinha que repartir uma banana pra 3...pra um dia inteiro
Pois é! Foi bem assim. Eu lembro dos meus pais chorando e bem aperriados.
"Isso que acontece quando um dicionário fica puto"
"O pó cheirou o Collor"
😂😂😂 Genial!
😂😂😂😂 neh? 😅
😂😂😂😂
Que Deus seja bem generoso com ele no dia do julgamento.
@@lehitraot07
Não há julgamento, não há deus algum. Se não buscarmos a justiça aqui, ela jamais vai acontecer.
O Silvio Santos falando como é bom viver num país democrático.
Isso vindo de sujeito que apoiou a ditadura
Estou assistindo o vídeo com a minha mãe em doses homeopáticas, porque na época ela já era professora concursada do Estado. Segundo ela, se visse direto corria o risco de passar mal de raiva.
Nota: Mamãe e vovó não votaram no Collor, orgulho
6h desde que começamos. Já rolaram várias memórias. Falta 1/4 do vídeo ainda
8h ao todo mas conseguimos.
O meu avô materno cogitou tirar a própria vida durante o governo Collor por causa de perder toda a grana (ele era delegado), e a inspetora de uma escola que fiz o ensino médio contava que ela era classe média alta e o pai dela legitimamente o fez.
O pai de uma amiga se matou por conta do plano Collor. Ele era dono de um colégio, se viu de repente cheio de dívidas e não aguentou a pressão.
4 de maio de 2024 e finalmente assisti todo esse doc. Incrível como a gente só fica com mais raiva de burguês né. Dá pra entender pq quanto mais informado e dentro do movimento, mais a gente fica motivado por uma revolução
Eu nasci em 1984 e até emocionei em lembrar da dificuldade que meu pai e minha mãe tiveram em passar por esse período, com 3 filhos pra criar. Meu pai perdeu emprego, perdeu dinheiro na poupança, teve que vender carro, etc. Minha memória afetiva foi acionada e eu fui muito feliz na minha infância, mas acho que só eles pra falar a dificuldade que foi. Vlw!
Eu tinha 17 anos, órfã de pai. O comércio que ele nos deixou de herança, foi vendido e o dinheiro colocado na poupança, para comprar 1 casa pra mim é outra pra minha irmã, surda congênita. Minha mãe estava procurando o que poderia compra classe média baixa e depois ter homologação do juiz e MP. Collor chegou antes. Ficamos sem nd. Uns 5 anos depous, do sitio do meu avô, após falecer, minha mãe recebeu a parte dela, entre os nove herdeiras. Comprou um terreno, fizemos uma edicula, onde moramos até hj. Obrigada Collor, por arrombar os povo brasileiro com uma sequoia.
esse cara há pouco tempo atrás entrava e saia do Senado, enquanto devia estar preso.
O problema que os lobos ainda continuam lá. Collor e só um dos ladrões de Brasília.
Interessante que se for comparar a política de Collor e de bossonaro atal política neoliberal pros ricos,pra nós da classe trabalhadora neoescravidao
Queria dizer que sempre que vou me arrumar pra sair coloco esse vídeo e tô quase decorando as falas já
Lembro da minha mãe falando dos motivos que ela teve para que votassem e elegessem o Collor na época, e o primeiro motivo que ela deu foi exatamente PQ ELE ERA BONITO. Assustador o poder de influência e como esses caras sabem utilizar os meios de comunicação desse jeito....
Siiim, minha mãe conta exatamente isso. Ela votou no Collor infelizmente, se arrepende até hoje, mas ela era muito novinha, na Bahia… imagine como a informação chegava lá…
A minha também, diz que era nova para votar mas lembra desse movimento e de como a campanha política estimulava isso
Minha mãe tbm. Quase ctz q se continuar assim a gente chega no total de votos femininos dele. Sad.
Tenho 49 anos, e sua mãe está certíssima. Cometi essa burrice tbm, mas me corrigi não votando em Aécio e nem no Bolsonaro kkk aprendi a lição.
Minha falecida avó falava isso...
Muito bom Ian, eu tinha 23 anos na eleição de 1989. Fiquei desesperado com a vitória do Collor. Não fui lesado imediatamente por não ter quase nada na poupança. Eu era bolsista de mestrado, vi os preços subirem mas a bolsa congelada até outubro de 1990. Na época eu comentei que tínhamos inflação e ao mesmo tempo desempregado, não sou da área econômica. Muito bom o seu estudo para mostrar as novas gerações o que tivemos num passado recente.
Você deveria MUDAR o nome desse quadro para DOCUMENTÁRIO. Você não deve ter noção do gigantesco tamanho desse seu TRABALHO. Cara, não tem nada sobre isso tão profundo quanto o que você fez. Você é muito maior do que você imagina. Você fez um trabalho IMENSO, neu camarada. IMENSO.
!!!!
VERDADE
👏🏻👏🏻
É incrível mesmo!
Esse canal é bom demais da conta. Não é um vídeo, é um documentário.
Lembro de quando era criança sempre ouvir minhas tias jogando na cara do meu tio que ele tinha votado Collor em simplesmente qualquer tipo de discussão. Era o argumento trunfo. Ele só foi perdoado quando fez campanha contra Bolsonaro. Dizia que tinha aprendido a lição dele.
infelizmente meus pais não aprenderam a lição
O Bolsonaro foi pior!
Daqui 30 anos, meu filhos estarão assistindo um historiador contando o desastre que foi o governo Bolsonaro e eu vou falar "É tudo verdade, eu estava lá".
Espero que esse ciclo se feche um dia, meu avô falava para o meu pai sobre ditadura, meu pai me falou sobre o governo collor e eu se tiver filhos falarei sobre essa época, e tudo se repete sempre
Como eu, estava na era Collor, estudava história na PUC. Votei no Lula, mas era insultada por ser esquerda, sou proletária, mas tinha uma vida tranquila em relação a rendimentos, e via pessoas famintas a votarem no Collor.
Provavelmente vai ter uma galera igual o "Brasil Paralelo" pra dizer que na verdade ele nos livrou da ameaça comunista e da corrupção kkkkkkkkk
@@mrafranca Falta de consciência de classe.
Falar pros meus filhos que o avô deles só não tá aqui pra conhecê-los porque ele acreditou que a vacina ia dar trombose, porque acreditou nesse milico de merda bozonaro
Coloquei o vídeo ontem na hora do almoço, apareceu na minha timeline e eu dei uma chance. Minha mãe decidiu se sentar ao meu lado e assistimos até onde pudemos. Agora de noite, estava eu jantando e novamente decidi colocar o vídeo pra terminar de assistir e adivinha quem veio pra me acompanhar? Ela mesmo, lá mamuska. Agora ela quer o link do canal para começar a seguir hahaha. Parabéns pelo conteúdo 👏🏽👏🏽 ganhou 2 novos seguidores.
22:10 Eu estou aí, nesta foto. Orgulho de ter participado da história !
No dia do confisco da poupança eu estava começando os preparativos para o meu casamento que não pode acontecer e trabalhava no pior lugar possível: em um banco. Foi um caos.
Aeee. Eu já tava com olho tremendo, crises de raiva e queda de cabelo. Estou adicta no história pública.
Se vc tiver a fim de mais tem live quase todo dia e rolam umas discussões legais no chat! Eu assisto essas lives preparadas lá (geralmente são no sábado) e depois venho aqui ver a versão editada, é bom demais
Virem anarcopatalistas e não comunistas.
@@hoorobg Num quero 😎🚩
@@hoorobg não tenho mais 13 anos
@@ty.5111 então você entendeu que vivem em uma sociedade de consumo, aonde cada pessoa vive com escolhas diferentes e necessidade específicas onde só o livre mercado pode satisfazer os indivíduos.
Ian, mostrei pra minha mãe o seu vídeo e ela se identificou muito com os problemas da época. Na era Collor meu avô tinha vendido praticamente todos os bens, casas, fazendas, e colocou na poupança pra ter uma aposentadoria tranquila, já que trabalhou de comerciante e construtor a vida toda. Infelizmente o confisco abalou muito ele, tanto no aspecto psicológico quanto financeiro. Em um acesso de raiva, ele acabou queimando todos os documentos dos depósitos e nunca conseguiu recuperar o dinheiro, vive deprimido até hoje. Seu vídeo ajudou a gente a entender melhor o contexto de tudo o que aconteceu, parabéns pelo trabalho. Com seus vídeos, sigo aproximando minha família do comunismo cada vez mais. Canal muito perfeito. Abraço ;)
Tomara que você consiga avermelhar eles. Povão acha que o esforço individual está seguro no capitalismo porque esquecem como esse sistema é a favor só dos filhos da puta.
Essa canal precisa urgentemente de 1M de inscritos.
Os donos de uma churrascaria que eu frequentava tiveram que fechar o estabelecimento. Um deles me disse que deveria ter acreditado em mim quando eu avisei pra não votar no doido.
Sou professor de História e adorei o video do EUROMAIDAN e o da Thatcher. Muito boa a didatica
Ian, vc podia lançar um quadro chamado "por que amamos/adoramos?" mostrando o lado da moeda de figuras da politica que foram fodas!
porque admiramos, talvez
@@UniaoSorvetietica melhor nome!
Deveria mesmo!!
Eu apoio muito, e queria muito ver a história dos movimentos/partidos/personalidades comunistas brasileiras
!!
Tem uma história de que o Collor, quando era jovem e queria ser modelo, teve um caso com o estilista Pierre Cardin quando este visitou o Brasil. Curiosidade totalmente aleatória, mas tá aí KKKKKKKKKKKKK
rumor também é história!!!
fofoca histórica 🗣🗣🗣🗣
Só babado forte socorro
Esse foco na aparência do Collor foi eficiente. Era o auge da TV e queriam um personagem. Lembro da minha avó dizendo que gostava dele e perguntar o porquê. Ela responde: "porque ele é bonito"
O collor destruiu a vida do meu falecido sogro. ele tinha um negócio próprio que tinha vendido para montar outro mais promissor pra época, estava tudo certo até vir o confisco. depois disso ele ficou devendo horrores porque as dívidas que ele já tinha antes e ia pagar com parte desse mesmo dinheiro ficaram lá mesmo ele não tendo nada, inclusive as dívidas das coisas que ele iria usar no negócio que foram compradas parceladas, depois que passou ele ainda não pode pagar a maioria delas e morreu com medo de comprar 1 bala no nome dele com medo do governo achá-lo e cobrá-lo das coisas daquela época, PTSD total no velho.
Tadinho! Muita gente até cometeu suicídio por causa dessa pessoa odiável
Professor bom demais que eu assisto duas horas de aula numa tacada só e nem sinto. Didática sinistra! Foi massa acompanhar tudo isso que eu me lembrava de algumas coisas em flash e superficialmente. CAMBALACHO!
Meu pai me falou que nessa época, um conhecido dele que era segurança num banco avisou ele que o governo recolheria dinheiro, se ele tinha algum na poupança era melhor tirar, meu pai disse que tirou tudo o que tinha, que não era lá grande coisa, e dali uns dias ouve o confisco. Falavam também que a máquina de colocar preço nos itens do mercado era o dia inteiro mudando, minha mãe falou que andava no mercado e só escutava essa máquina alterando o preço das coisas.
Minha mãe também fala isso dos preços, diz que faziam as compras correndo pra chegar no caixa antes de ficar mais caro
Minha mãe me falou disso. Era o cargo de remarcardor
A globo já preparava o terreno para o Collor. Em 1988, nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, entrevistaram o Collor, num dos camarotes... Não dão ponto sem nó...
Eu vivi nessa época,era muito jovem,mas já começava a acompanhar a política.E pensar que quase tivemos um segundo turno entre Lula e Brizola mas acabamos com Collor como presidente me faz entender como chegamos hj em dia com Bolsonaro presidente.Não aprendemos com nosso erro.
Nas rádios nas eleições de 89 falavam que o Lula ia confiscar a casa de todos. Eu lembro de ouvir um radialista chamado Paulo Barbosa falando essas coisas e ele nem ele jornalista político.
A história está escrita pra ser repetida da mesma forma
Lembre-se que nessa mesma época comecou a lenda de que o lula iria implantar o comunismo no Brasil?
O discurso conservador é muito forte, infelizmente. Eu notei muitas semelhanças com o Bolsonaro. Mas talvez a diferença dele para o Collor é que ele não se apoiou na Globo, mas sim nas redes sociais, com a máquina de fakenews.
Hoje em dia eu consigo entender muito melhor das críticas do que antes. Ter pessoas que nem o rapaz do vídeo ajuda muito as pessoas a terem acesso a informações de forma confiável. Eu não tenho a mesma disponibilidade de ir a fundo e procurar as fontes.
O cara gosta do Lula...
Meus pais conseguiram sacar suas poupanças exatamente um dia antes, mas alguns conhecidos da estatal na qual eles trabalhavam cometeram suicídio. Esse homem tem as mãos sujas de sangue.
Não é querendo julgar e tal, ate pq tenho depressão e ja imaginei situações desesperançosas, mas muitos desses que se suicidaram ainda tinha profissão, carreira e tal... tudo bem que perderam oq tinham juntado na poupança mas ainda tinham a carreira, o emprego, a experiência, a casa etc.. (família, saúde..)
Acho que na maioria dos casos foram atitudes nao pensadas, precipitadas (desespero) ao inves de situações sem saída mesmo. (Até pq se o cara tivesse perdido tudo mas tivesse experiência na carteira isso ja era um motivo de continuar vivendo, mas muitos ainda possuiam mais do que somente experiência, ainda tinham emprego, familia, amigos, outros bens etc)
Tbm me admira nenhum cidadão ter tentado levar o collor junto com eles, seria justo, até heroico. Lamentável.
@@pagodebregaeforro2803 apaga esse comentário, dá tempo
Sou de Maceió, e este áudio, jamais será esquecido. Um retrato vivo do coronelismo assassino.
Uma das coisas que aconteceu no Plano Collor é que as construtoras vendiam apartamentos e a entrada era depositada em poupança conjunta, entre a construtora e o adquirente até a entrega das chaves.
O confisco fez milhares de pessoas perder a entrada e consequentemente o imóvel, meu pai foi um deles, que perdeu o sonho da casa própria por conta desse desgraçado.
Mano, seu conteúdo me fez querer voltar a estudar depois de uma década. Muito obrigado, camarada Ian.
Eu não acredito que fui encontrar esse canal só agora. Se tornou de longe um dos meus favoritos
Mas gente, eu amo esse canal! Me mudei pra Alagoas tem nem duas semanas e me impressiono sempre que vejo um carro com adesivo do Collor. Minha vontade é colocar esse vídeo em loop infinito
Um ano depois, estou eu aqui tendo uma aula que nunca tive na escola. O ódio pelo Collor era algo que o brasileiro nasce (nasci em 94, depois de todo o rolê), mas só hoje fui entender o motivo do ódio. Cara, o plot twist do jingle final me quebrou muito.
o cara é brabo demais na moral, que didática, que dicção. Ótimo professor
Minha mãe comentou comigo sobre o período dela no plano Collor. Como já eram bem pobres, não sentiram tanto quantos outras pessoas daqui da minha cidade. Já os mais ricos, conhecidos nossos ( ou aqueles que tinham pequenos negócios agrícolas), se fuderam legal. Esse é o termo. Minha avó chegou a ajudar essas pessoas com alimentos.
Ela me contou que no mercado, pegava o produto antes de uma maquininha vir e mudar o preço, pq de manhã tava um preço e a noite está a outro....
Em 1990 eu era técnico em teleprocessamento (especialista em redes) fique um ano desempregado. Tive meu dinheiro confiscado além de não conseguir receber o seguro desemprego. Na globo uma reportagem mostrou pedidos de seguro desemprego voando no pátio do ministério do trabalho (inacreditável) Rogério Magri era o "imexivel" pior ministro do trabalho.
1 MILHÃO DE VIEWS CAMARADAS
Me parece que cresce :D
Eu era criança nessa época, mas eu lembro de todo os preços mudando no mercado, era tão bizarro que até às crianças sabiam que o clima estava tenso
Galera, se todo mundo comentar mais de uma vez, nem que sejam comentários aleatórios, o algoritmo impulsiona o vídeo. Nunca esqueçam disso, eu sou comunista e os meus shorts estão cheio de conteúdo digno de extrema direita. Eu creio que o algoritmo (ainda) não consegue fazer isso de propósito, principalmente pq os conteúdos que chegam pra mim não são sobre política, e sim canais policiais, militares, evangélicos, etc. Então usemos o algoritmo deles a nosso favor, se é que isso ainda é possível. Espalhem essa informação entre os camaradas.
Não vivi essa época pois nasci em 93, anos depois do Collor…mas como era essa mudança dos preços?
@@otsuboyuichi Praticamente diária.... Brasil já teve a época em que o "etiquetador de preços" era a profissão do momento, onde os preços eram reajustados manhã, tarde e noite... os caras n paravam de etiquetar (na época n tinha código de barras) só da super inflação que o Brasil tinha nos anos 80/início do s90... Sou de 84 e lembro dos meus pais chegando em casa e correndo para o supermercado pq se demorassem 1h q fosse, já poderiam pegar os preços reajustados...
@@keliasousa_Verdade. Nessa época, dentro do supermercado, era insuportável aquele barulho das máquinas de etiquetas mudando os preços, eram constantes. Eu lembro dos corredores do supermercado, todos com funcionários mudança do preços e nos corríamos para pegar os com preços anteriores antes que mudasse. Era tenso.
Minha mãe, nessa época (89-90), me conta que comprava leite condensado pra dissolver na água porque era mais barato que comprar leite e durava mais.
Concordo contigo que é difícil ver coisas do quotidiano dessa época, parece que são anos esquecidos.
Sua mãe era rica. Eu tinha 10 anos e leite condesado nunca foi barato. Aqui em AL só existia da marca Moça. Ela devia estar falando de leite de caixinha.
O leite condensado dura muito, era possível comprar e guardar em casa quando se tinha um dinheirinho. Tinha também leite evaporado, que era mais barato, e feito pra diluir. A gente puxava todos da prateleira do mercado e pegava os de trás, que não eram remarcados há algumas semanas. O leite era de saquinho, o preço subia todo dia, e vc não podia comprar pra estocar.
Era desesperador
Que bacana, eu estava com 11 anos em 1990. Lembro que as mulheres diziam que votariam no Collor só por causa da beleza dele. Kkkk
Eu não acredito!
Ta vendo, por isso q mulher não pode votar kkk
Iniciei este ano minha graduação e tem uma matéria sobre História do Brasil República, cheguei na parte do Collor e seu vídeo é bem completo e dá uma boa dimensão do período. Muito bom.
Na época que esse sujeito era presidente do Brasil, eu e meus familiares morávamos nas favelas de Diadema/SP e ficamos com medo do que ele iria aprontar, então retiramos o pouco que tínhamos no banco e compramos um terreninho em Simonésia...Caso contrário muiiiiito provavelmente teríamos virado mendigos...👀👀👀👀👀👀👀👀
Muita informação de qualidade, mas a frase "O pó cheirou o Collor" na parte do Collor travadasso não foi superada kkkkkkkkk
Minha escola infantil quebrou nessa época. Propus aos pais, formarmos uma cooperativa mas eles estavam com medo de encarar. Não sabíamos como seria o dia seguinte .
Um milhão cara, UM MILHÃO DE VISUALIZAÇÕES! !! Sensacional! É a terceira vez que o UA-cam me indica esse vídeo e eu assisto pela terceira vez. 👏
É um conteúdo tão detalhado, de tão alta qualidade, se pudesse o UA-cam era só vídeos seus
Sim, tá bom demais pqp
“Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades…” canal fantástico! Parabéns pelo conteúdo. 👏🏻
... o tempo não paaara
Porra mano! Que aula! Lembrei de flashes da minha infância. Muita gente com medo do Lula. O povo se reunia na casa de um para ver o debate. E depois de eleito, todo mundo arrependido da merda que fizeram. Bem parecido com o quadro de hoje!
Eu tinha 14 anos quando o Collor sequestrou a poupança. Eu ri e falei : Ué, mas não era o Lula quem ia
O Fernando Collor só confiscou os bens de quem cometeu enriquecimento ilícito
Pensar que eu assisti boa parte dessa história! E o debate de Lula e Collor? E o medo da população do Lula implantar o comunismo no Brasil? Isso vem até hoje!!!! O PT já esteve no governo 4 vezes e não fez isso, mas as pessoas continuam acreditando nessa conversa.
Lula fez pior, Brasil hoje é uma miséria.
@@ale01571 sim sim e a culpa é exclusivamente do lula, inclusive ele que fundou o Brasil
Não fez isso, mas estragou com o país.
Comunismo não rende, por isso ele se manteve.
@@ale01571 E quando foi que o Brasil não foi?
Logo no inicio do vídeo você coloca uma questão muito importante: "A ideia deve ser combatida, não o individuo. Se não fossem eles, seriam outros."
Esse é um príncipio marxista. Não se atenha a moralismos, idealismos ou juízos de valor. Se concentre na realidade material, histórica e estrutural.
Inscrito recentemente no canal.Não sou comunista e nem de esquerda,mas gosto muito do modo e da desenvoltura incríveis com as quais você aborda os temas..... principalmente nos vídeos da Thatcher e do Holodomor.Abraços e excelente trampo!
P.S:Vou cobrar o vídeo do Ronald Reagan hein........
Tá na hora de se radicalizar 🚩
Não é de esquerda ta errado. Pelo menos tá no canal certo.
"Não sou de esquerda" AINDA. Rs
@@pedrosantos-hh9wz tá na hora.
Quando começar a conhecer o mundo e ver como funciona o capitalismo e quando conhecer de fato o Ronald Reagan, acho que ele muda ... rsrs
a frase "vocês não estão preparados pra isso" antes de colocar o jingle é real dms
Gente, eu era criança nessa época, 9 anos. Me lembro que em casa, com uma só televisão, no horário eleitoral esse homem falando fofinho causava suspiros com as amigas da minha mãe. Minha madrinha disse na época que votaria nele porque ele era bonito e cheiroso. 😢😢😢
Eu queria agradecer ao Ian,pq no colégio eles só falam sobre os planos Collor e ainda é raso.
Depois dessa aula do Ian ficou tudo muito claro e fez nascer mais raiva pelo neoliberalismo e herdeiros milionários.
Obrigado Ian,por me fazer me sentir menos burra.😅
*Excelente doc. Ótimo para que os jovens conheçam esse politico. Parabens.*
Que trabalho impecável, foi uma aula e um documentário incrível. Parabéns Ian