No ensino médio eu fiz intercâmbio pra Oklahoma nos USA. A avó da família estava em uma instituição de longa permanência para idosos, sempre quando íamos visitar e eu me apresentava com brasileira os idosos falavam do nosso exército e sempre falavam das batalhas na Itália e da nossa importância.
Meu avô, Afonso de Mello foi um dos soldados que derrubou uma ponte na qual os alemães estavam passando e matando os americanos e também foi primordial no tomada do Monte Castelo Montese. Único soltado a ganhar a medalha Silver Star do Governo americano além del(bravura) e mais 4 oficiais americanos ganharam esses medalha totalizando 5 brasileiros.
Eu vi um canal do UA-cam na qual as crianças numa escola na Itália, cantam a canção do expedicionário. Coisa que aqui no Brasil os alunos nem imaginam que canção é essa.
Nada a contestar sobre o comentário do General. Tenho apenas observações a fazer sobre os porquês das glórias alcançadas pelos Expedicionários Brasileiros na Itália. Se juntarmos fatos do lado alemão, notaremos que não estavam mais na vantagem das ofensivas. Os alemães já estavam dando cabeçadas entre si. Por um lado o Desembarque na Normandia. Por outro lado a perda no norte da África e pelo leste, contra ofensiva acelerada dos Russos. Assim sendo, as tropas alemãs que ocupavam a Itália foram enfraquecendo por falta de reposição generalizada. O que restou aos Brasileiros foi dominar os Apeninos que o fez com louvor. Os alemães sem reposição e a rendição se aproximando, sabiamente resolveram se render até porque o quadro mostrava a eles uma desvantagem total. A prova disto tinham excelentes armas enquanto que os brasileiros improvisaram com o que podiam assim o sucesso veio por estas razões. Na minha ótica, as primeiras tentativas para tomada do Monte Castelo não teve apoio aéreo, logo, a derrota. Quando resolveram mandar apoio aéreo, a vitória foi conquistada assim como outras batalhas seguidas e a grande rendição alemã. Isto eu considero bater em cachorro morto. Perdão mas assim vejo nossos valores nas batalhas nos campos da Itália. Pena que chegamos no final da guerra.
E o Exército brasileiro não deu valor nenhum aos ex combatentes da 2° guerra mundial, se 90% dos generais de exército tivesse o caráter e companheirismo dó general Ridauto os pracinhas brasileiros que lutaram na 2° guerra mundial seriam valorizados.
Meu primo, o Tenente Aviador João Maurício de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque, foi um dos 5 pilotos do Senta à Pua que morreram em combate. Foi ele também que bombardeou e afundou um submarino alemão desse ataque que ele cita no início do vídeo. Seus restos mortais estão no Monumento aos Pracinhas.
Sim... mas meu saudoso pai foi expedicionário, hj o exército cassou a pensão da minha mãe, inclusive tirando o direito ao hospital, mesmo sofrendo de Parkinson. Vergonha !@!.
Já fui Chefe de Estado-Maior de uma Região Militar. É nesses órgãos que se iniciam processos referentes a pensões. Se precisar de ajuda para ver o que houve, passe algum meio de contato - telefone seu ou e-mail - que eu entro em contato contigo para vc me passar mais dados. Abraço! 🗡💀🇧🇷
@@ridautoluciofernandes7103 General, o Sr. sabe da estória, após o fim do conflito (2° Guerra), pracinhas foram massacrados, dispensando e jogados à própria sorte. Meu pai conseguiu uma colocação como motorista do Faria Lima (Brigadeiro), então prefeito da cidade de São Paulo. Semi analfabeto, lutou honestamente na vida. No final dos anos 80, foi reconhecido como ex combatentes, que o encheu de orgulho, voltou até a falar, com orgulho, no seu tempo de caserna. Infelizmente ele, Sebastião Evaristo de Lima, faleceu em 1994. Minha mãe recebeu a pensão até pouco tempo, inclusive utilizando o Hospital Militar de São Paulo.
Meu tiavó lutou lá também e o relato dele é coisa de maluco, atividades extremas, bombas, confrontos armados, frio intenso, olha eu até emociono! Ele disse que os alemães achavam que os brasileiros eram demonios kkkkk de tanta audacia dos combatentes!
Eu vi num canal voltado para fatos históricos que um grupo de três brasileiros em uma trincheira com metralhadora lá na Itália segurou o avanço de uma tropa alemã por vários dias e esses três brasileiros mataram muitos deles e resistiram até o último homem. Segundo o fato narrado, quando acabou a munição da metralhadora eles usaram os rifles. Quando acabou a munição dos rifles eles usaram suas pistolas e granadas e quando a munição dessas acabou eles usaram as baionetas e enfrentaram os alemães até o último suspiro. O comandante daquela tropa alemã ficou tão impressionado com toda aquela garra brasileira, que deu a eles um sepultamento com honras militares.
Existe até uma poesia.escrita por um poeta cristão,chamado Mário Barreto França,que lutou tambem nessa guerra.O nome dá poesia é os três herois brasileiros.
Meu tio disse que a volta no Brsil foi ruim para os combatentes ao ponto de não darem nem emprego e serviço para ele, por causo do Pres. Getúlio Vargas junto com a impresa trataram os combatentes da FEB como cachorros é isso mesmo! Ele ficou muito tempo passando necessidade aqui no Brasil e só conseguiu se recuperar por conta da nossa familia que ajudamos ele.
Glauber, graças ao seu podcast estou conhecendo casos de pessoas fantásticas. Nunca que uma mídia comum daria voz a um cidadão como este. Muito obrigado.
Lógico, que a mídia convencional não faria isso... Por serem apadrinhados políticos, possuem como intuito principal; provocar manipulação de massa. Tanto é, que em determinados aspectos históricos nacionais... Sequer explicam o contexto, resultante de tais atitudes; como por exemplo; a intervenção de 1964 (vulgo "golpe militar").
*_TEM UM VÍDEO AQUI NO YT Q MOSTRA UMA SOLENIDADE DE UMA CIDADE ITALIANA Q CELEBRA A LIBERTAÇÃO NA II GUERRA. TODOS OS ALUNOS DAS ESCOLAS SAP REUNIDOS E ELES CANTAM, EM PORTUGUÊS, A CANÇÃO DO EXPEDICIONÁRIO, "NÓS SOMOS DA PÁTRIA A GUARDA, FIÉIS SOLDADOS, POR ELA AMADOS"... É EMOCIONANTE, E FAZ PARTE DA TRADIÇÃO LOCAL SE LEMBRAR DOS PRACINHAS. COISA Q NEM BRASILEIRO SABE E SE LEMBRA._*
Meu maior sonho e fazer os caminha da FEB e render a minha singela homenagem aos nossos heróis que foram esquecidos em nosso País, mas sempre lembrado pelo povo italiano. Pisar em Pistoia!!
O avô da minha nora , conheci o veinho ,era ex pracinha,conheceu pessoalmente o Gal . Einsenhouer em uma enfermaria na Itália,onde estava ferido na perna e teriam que amputar,mas o Gal. O levou pra os EUA e conseguiram salvar a sua perna , não precisou amputar
Caracas a FEB maximo respeito aqui na Europa , documentarios que falam da bravura na normandie aqui na França , no desembarcamento de tropas na Italia há monumentos que fala da bravura destes santos combatentes contra o mal orgulho disto
Eu servi o exército na Vila Militar no batalhão Sampaio la tinha uma placa com os nomes dos militares que foram pra Itália pra combater em Monte Castelo
Em 2005 eu tive o prazer de assistir uma cerimônia em comemoração à vitória brasileira na Segunda Guerra Mundial. Um evento em uma universidade na minha cidade natal que teve a participação de quatro pracinhas, ex- combates senhores bem idosos mas muito conscientes e os relatos eram impressionantes , eles falaram que tinham que por jornais dentro dos coturnos para suportar o frio nos pés, que ficaram dias perto de uma ponte bombardeada o tempo todo pelos alemães até organizar a tropa e os equipamentos de artilharia, fazendo em seguida um contra ataque fatal com pesado fogo de artilharia. O evento organizado pela 4° Brigada de Cavalaria Mecanizada e 28° Batalhão Logístico- Dourados-MS, teve a exposição de armas e equipamentos usados pelos militares da FEB.
A FEB são os verdadeiros militares, não esses melancias que estão nas médias/altas patentes, que defendem o "hidra". A FEB desperta o que há de mais honroso e brasileiro em nossas almas. #acobravaifumar
o brasil precisa fazer o maior numero de documentários e entrevistas possíveis o mais rápido possível com esses veteranos pois com a idade avançada, muitas memórias já estão perdidas e outras tantas vão embora com eles.
Se não estou enganado, só 15 mil dos 25 mil brasileiros lutaram na guerra, que renderam 15 mil alemães/italianos, a outra parte dos 25800 soldados da FEB, me parece, estavam na reserva e tinham outros afazeres na Itália.
A tropa em ação de combate da FEB (1 D.I.E) era formada por 15069 militares. 1, 2 e 3 escalões. O depósito de pessoal e outros órgãos não divisionarios era formado por 10265 militares. 4 e 5 escalões. Desses 3379 substituíram as baixas.
Tenho muito orgulho do EB que tive a honra de servir nos longinqiuos anos 70. Já assisti videos dos eventos da Itália com os meninos e meninas cantando a Canção do Expedicionário. De arrepiar. Só não posso deixar de manifestar a grande perplexidade em ver nossa gloriosa Força subordinar-se a um inescrupuloso inimigo...interno :( 5:265:26
Um fato importante é a cordialidade que os brasileiros trataram os prisioneiros de guerra alemãs. Isso foi relatado por muitos soldados alemães que foram feitos prisioneiros na época.
ELas cantam o hino da FEB. Renderam 15000 soldados alemães, ouvi do filho de um pracinha. Aliás este hino arrepia, retrata a unidade nacional entorno de uma causa, qdo os pracinhas em condições terríveis falavam com orgulho e saudade de sua terra natal, das várias regiões brasileiras.uito sensivel e bem feita a poesia que oega versos bem caracteristicos de nosso imaginário. É lindo.
Monsenhor Francisco Eloi de Oliveira, capelão militar, natural de São Tiago MG, esteve bravamente nos campos da Itália. 11 BI Regimento Tiradentes, São João del Rei MG. Montanha!!
Concordo, @Glauber, fiquei triste ao ouvir o general Ridauto contar a realidade da carreira militar, com todas as suas restrições e riscos, e receber tão pouco financeiramente, comparado a profissões tais como assenhorearas do Congresso, auditores fiscais e analistas legislativos. Fiquei triste!
Aos Heróis de Monte Castelo, mimhas mais sinceras lembranças,agradecimentos pela Bravura e Destemida determinação de cumprir a Missão que foi lhe atribuída, certamente que não serão esquecidos jamais, Verdadeiros Heróis da Pátria, obrigado guerreiros, descansem em Paz 🙏🏼
Meu avô foi ex combatente e lutou na Itália. Sempre sonhei em servir ao Exército e no final sobrei. Todos meus amigos que queria sobrar acabaram servindo. Grande frustração
Glauber gosto muito das tuas entrevistas, e o Gal. Ridauto tem estórias fascinantes, sabe muito sobre assuntos e fatos militares. Parabéns. de Blumenau (SC)
Teve uma cena no filme 1917, onde os protagonistas entregam toda a comida que eles tinham na mochila, pra mulher e uma criança de colo. Na hora me lembrei desse fato sobre as ações do pracinhas.
Nos dias de hoje essa seção está muito bem cuidada...primeira vez que tive contato com o material da FEB foi exatamente no 63, muito obrigado Gen. Ridauto
Muito bom os podcasts Com o General RIDAUTO , gortei muito do relato sobre a invasao da venezuela ao brasil que o general, na época tenente participou.
Se não estou enganado nesse fato que o general citou da rendição do general alemão,foram em torno de 15 mil soldados alemães que os brasileiros fizeram prisioneiros
Nossos aviadores eram oriundos do serviço postal ( correios) e alguns pilotos de aviões agrícolas (pulverização de lavouras) , e isso os diferenciavam dos demais, estavam acostumados a voarem baixo e muitas das vezes sem orientação por instrumentos ( no olhometro rsrs). Pena nunca ter ouvido isso na escola . Adsumus!!
O Batalhão brasileiro que conseguiu essa rendição na Itália é o 6° Regimento de Infantaria Batalhão Ipiranga, atual 6° Batalhão de Infantaria leve Regimento Ipiranga, subordinado a braigada aeromóvel que leve o nome Fornovo de Taro, cidade italiana onde houve essa batalha e depois a rendição incondicional
Aos militares que serviram e deram suas vidas pela nação brasileira o meu respeito, aos atuais não deveriam estar vestindo está farda pois não tem um pingo de honra nem amor pela nação.
Tive a felicidade de ser forjado no, hoje, 1⁰ Esquadrão de Cavalaria Leve, Esquadrão Tenente Amaro, tropa que fez o primeiro contato com a 148ª Divisão de Infantaria Alemã, fato descrito pelo Exmo Gen Ridauto.
A falta de museus faz com que tenhamos essa população burra e mal informada. As forcas armas brasileiras tem um trabalho incrível. Que bom ouvir este senhor
O triste é que homens com garra e sangue nos olhos já não existem mais no Brasil, atualmente a maioria dos "homens" não querem servir o exército e se preocupam em fazer tatuagem, depilação e serem mais sensíveis! Meu respeito aos homens de valor, brio e vergonha na cara!
No ensino médio eu fiz intercâmbio pra Oklahoma nos USA. A avó da família estava em uma instituição de longa permanência para idosos, sempre quando íamos visitar e eu me apresentava com brasileira os idosos falavam do nosso exército e sempre falavam das batalhas na Itália e da nossa importância.
Meu avô, Afonso de Mello foi um dos soldados que derrubou uma ponte na qual os alemães estavam passando e matando os americanos e também foi primordial no tomada do Monte Castelo Montese. Único soltado a ganhar a medalha Silver Star do Governo americano além del(bravura) e mais 4 oficiais americanos ganharam esses medalha totalizando 5 brasileiros.
Salve a este verdadeiro herói da pátria.
Eu vi um canal do UA-cam na qual as crianças numa escola na Itália, cantam a canção do expedicionário. Coisa que aqui no Brasil os alunos nem imaginam que canção é essa.
Gratidão sempre 🇧🇷
Nada a contestar sobre o comentário do General. Tenho apenas observações a fazer sobre os porquês das glórias alcançadas pelos Expedicionários Brasileiros na Itália.
Se juntarmos fatos do lado alemão, notaremos que não estavam mais na vantagem das ofensivas. Os alemães já estavam dando cabeçadas entre si. Por um lado o Desembarque na Normandia. Por outro lado a perda no norte da África e pelo leste, contra ofensiva acelerada dos Russos. Assim sendo, as tropas alemãs que ocupavam a Itália foram enfraquecendo por falta de reposição generalizada. O que restou aos Brasileiros foi dominar os Apeninos que o fez com louvor. Os alemães sem reposição e a rendição se aproximando, sabiamente resolveram se render até porque o quadro mostrava a eles uma desvantagem total. A prova disto tinham excelentes armas enquanto que os brasileiros improvisaram com o que podiam assim o sucesso veio por estas razões. Na minha ótica, as primeiras tentativas para tomada do Monte Castelo não teve apoio aéreo, logo, a derrota. Quando resolveram mandar apoio aéreo, a vitória foi conquistada assim como outras batalhas seguidas e a grande rendição alemã. Isto eu considero bater em cachorro morto.
Perdão mas assim vejo nossos valores nas batalhas nos campos da Itália. Pena que chegamos no final da guerra.
Seu avô merece toda nossa gratidão.
Aahhhh como no passado eu tinha orgulho do Exército Brasileiro , ......hoje este veterano de 77 anos apenas derrama lágrimas assistindo este vídeo.
E o Exército brasileiro não deu valor nenhum aos ex combatentes da 2° guerra mundial, se 90% dos generais de exército tivesse o caráter e companheirismo dó general Ridauto os pracinhas brasileiros que lutaram na 2° guerra mundial seriam valorizados.
Getúlio Vargas sacaneou os pracinhas.
Dar medalha e bater palmas não é reconhecimento, muitos morreram na miséria e foram chutados do EB e NENHUM general se esforçou pra mudar isso!
Meu primo, o Tenente Aviador João Maurício de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque, foi um dos 5 pilotos do Senta à Pua que morreram em combate. Foi ele também que bombardeou e afundou um submarino alemão desse ataque que ele cita no início do vídeo. Seus restos mortais estão no Monumento aos Pracinhas.
Não foi Alberto Martins Torres?
Sim... mas meu saudoso pai foi expedicionário, hj o exército cassou a pensão da minha mãe, inclusive tirando o direito ao hospital, mesmo sofrendo de Parkinson. Vergonha !@!.
Ela tem direito sim. Vá atrás disso. Reuna os documentos que você tiver e vá.
Aberração Uma vergonha .
Já fui Chefe de Estado-Maior de uma Região Militar. É nesses órgãos que se iniciam processos referentes a pensões. Se precisar de ajuda para ver o que houve, passe algum meio de contato - telefone seu ou e-mail - que eu entro em contato contigo para vc me passar mais dados. Abraço! 🗡💀🇧🇷
Gen., obrigado. Vou consultar a minha irmã, que está "correndo" no caso. Assim, corta um intermediário (eu), informações mais limpas. Obrigado.
@@ridautoluciofernandes7103 General, o Sr. sabe da estória, após o fim do conflito (2° Guerra), pracinhas foram massacrados, dispensando e jogados à própria sorte. Meu pai conseguiu uma colocação como motorista do Faria Lima (Brigadeiro), então prefeito da cidade de São Paulo. Semi analfabeto, lutou honestamente na vida. No final dos anos 80, foi reconhecido como ex combatentes, que o encheu de orgulho, voltou até a falar, com orgulho, no seu tempo de caserna. Infelizmente ele, Sebastião Evaristo de Lima, faleceu em 1994. Minha mãe recebeu a pensão até pouco tempo, inclusive utilizando o Hospital Militar de São Paulo.
O General Mark CLark escreveu: "De todas as nidades sob meu comando, só a brasileira cumpriu totalmente todas as missões que recebeu.
Meu tiavó lutou lá também e o relato dele é coisa de maluco, atividades extremas, bombas, confrontos armados, frio intenso, olha eu até emociono! Ele disse que os alemães achavam que os brasileiros eram demonios kkkkk de tanta audacia dos combatentes!
O POVO brasileiro é foda, agora os órgãos que cuidam do país deixam a desejar. Fomos traídos e deixados de lado.
O povo infelizmente permite...
@@PedroWenzel1sim, o povo e adestrado e manipulado p3lo sistema o tempo todo.
Traídos? Como assim?
Eu vi num canal voltado para fatos históricos que um grupo de três brasileiros em uma trincheira com metralhadora lá na Itália segurou o avanço de uma tropa alemã por vários dias e esses três brasileiros mataram muitos deles e resistiram até o último homem. Segundo o fato narrado, quando acabou a munição da metralhadora eles usaram os rifles. Quando acabou a munição dos rifles eles usaram suas pistolas e granadas e quando a munição dessas acabou eles usaram as baionetas e enfrentaram os alemães até o último suspiro. O comandante daquela tropa alemã ficou tão impressionado com toda aquela garra brasileira, que deu a eles um sepultamento com honras militares.
Existe até uma poesia.escrita por um poeta cristão,chamado Mário Barreto França,que lutou tambem nessa guerra.O nome dá poesia é os três herois brasileiros.
Existe uma musica de heavy metal de uma banda européia , que valoriza os feitos dos 3 pracinhas da NOSSA : F.E.B. !!!
Meu tio disse que a volta no Brsil foi ruim para os combatentes ao ponto de não darem nem emprego e serviço para ele, por causo do Pres. Getúlio Vargas junto com a impresa trataram os combatentes da FEB como cachorros é isso mesmo! Ele ficou muito tempo passando necessidade aqui no Brasil e só conseguiu se recuperar por conta da nossa familia que ajudamos ele.
Realmente esse é o Exército Brasileiro de 39 a 45 não alguns generais brasileiros de hoje.
Glauber, graças ao seu podcast estou conhecendo casos de pessoas fantásticas. Nunca que uma mídia comum daria voz a um cidadão como este. Muito obrigado.
Lógico, que a mídia convencional não faria isso... Por serem apadrinhados políticos, possuem como intuito principal; provocar manipulação de massa. Tanto é, que em determinados aspectos históricos nacionais... Sequer explicam o contexto, resultante de tais atitudes; como por exemplo; a intervenção de 1964 (vulgo "golpe militar").
*_TEM UM VÍDEO AQUI NO YT Q MOSTRA UMA SOLENIDADE DE UMA CIDADE ITALIANA Q CELEBRA A LIBERTAÇÃO NA II GUERRA. TODOS OS ALUNOS DAS ESCOLAS SAP REUNIDOS E ELES CANTAM, EM PORTUGUÊS, A CANÇÃO DO EXPEDICIONÁRIO, "NÓS SOMOS DA PÁTRIA A GUARDA, FIÉIS SOLDADOS, POR ELA AMADOS"... É EMOCIONANTE, E FAZ PARTE DA TRADIÇÃO LOCAL SE LEMBRAR DOS PRACINHAS. COISA Q NEM BRASILEIRO SABE E SE LEMBRA._*
Meu pai foi um dos membros da Força Expedicionaria Brasileira ee orgulho muito disso....❤❤
Meu maior sonho e fazer os caminha da FEB e render a minha singela homenagem aos nossos heróis que foram esquecidos em nosso País, mas sempre lembrado pelo povo italiano. Pisar em Pistoia!!
Em muitos uso este ícone como uma simples homenagem aos honrados e bravos guerreiros da FEB.
Que bom um canal de destaque falar dos herois brasileiros
Meu avô Julio Bueno esteve no monte castelo lutando vinte quatro horas sem parar. Osss
BANDEIRA DO BRASIL E MAIS 5 PAISES QUE TEM A BANDEIRA DEITADA. E QUE SÃO ESSES 6 PAISES QUE NUNCA PERDEU UMA GUERRA
O general Ridauto sem duvida foi o melhor convidado que você ja trouxa Glauber!. O carisma e sua simplicidade é sensacional.
Gloriosa FEB! 😅A humanidade do brasileiro tem a mão de Deus.
O avô da minha nora , conheci o veinho ,era ex pracinha,conheceu pessoalmente o Gal . Einsenhouer em uma enfermaria na Itália,onde estava ferido na perna e teriam que amputar,mas o Gal. O levou pra os EUA e conseguiram salvar a sua perna , não precisou amputar
É de arrepiar mesmo vcs falando sobre a FEB.
Meu pai era soldado do 1ª Batalhão de saúde um veterano de guerra na front italiano.
A cidade de Montese, é onde as crianças cantam a canção do Expedicionário. A Divisão capturada foi a 248 Divisão alemã.
A FEB É O NOSSO ORGULHO E VOCES A NOSSA V E R G O H A !!!!!
top nos Brasileiros somos um povo incrivel maravilhoso de todos os lugares doBrasil
Caracas a FEB maximo respeito aqui na Europa , documentarios que falam da bravura na normandie aqui na França , no desembarcamento de tropas na Italia há monumentos que fala da bravura destes santos combatentes contra o mal orgulho disto
O passado é glorioso e isso é inquestionável! Já o presente 😢 A tropa é brava mas a liderança é fraca e totalmente omissa.
Orgulho da força expedicionária brasileira dessa época. Parabéns General pelas riquezas de detalhes!
Caramba quando ele falou do compartilhamento de comida, me emocionei. Parabéns ao exército brasileiro.
Militares Brasileiros são diferenciados nas há nada igual !
Eu servi o exército na Vila Militar no batalhão Sampaio la tinha uma placa com os nomes dos militares que foram pra Itália pra combater em Monte Castelo
Meu pai Geraldino Braga treinou nesse Regimento Sampaio antes de ir pra guerra.
Esse general tem uma visão muito humana de tudo, parabéns!
Fantástica época quando as forças armadas davam orgulho aos brasileiros
O Brasileiro é foda!
Muito agradecido pelo nosso herói brasileiro
Máximo respeito ao General e principalmente a nossa FEB! Brasil!
Em 2005 eu tive o prazer de assistir uma cerimônia em comemoração à vitória brasileira na Segunda Guerra Mundial. Um evento em uma universidade na minha cidade natal que teve a participação de quatro pracinhas, ex- combates senhores bem idosos mas muito conscientes e os relatos eram impressionantes , eles falaram que tinham que por jornais dentro dos coturnos para suportar o frio nos pés, que ficaram dias perto de uma ponte bombardeada o tempo todo pelos alemães até organizar a tropa e os equipamentos de artilharia, fazendo em seguida um contra ataque fatal com pesado fogo de artilharia.
O evento organizado pela 4° Brigada de Cavalaria Mecanizada e 28° Batalhão Logístico- Dourados-MS, teve a exposição de armas e equipamentos usados pelos militares da FEB.
Isso é um orgulho para os brasileiros parabéns para nossos pracinhas um orgulho para nós
NOSSOS BRAVOS GUERREIROS.
Muito bacana esse general. Muito carismático. Show de bola. Ótimo conteúdo.
Honra e glória ao Brasil
De arrepiar mesmo! Valeu Glauber por manter vivo esse tipo de relato.
Vídeos como estes restauram o orgulho e a benção de nascer neste país! Não desistiremos!
Parabéns a todos pelo trabalho!
Entendi. Quando havia, honra, coragem e patriotismo.
Parabéns general pelo ato honroso aos nossos heróis febianos !
A FEB são os verdadeiros militares, não esses melancias que estão nas médias/altas patentes, que defendem o "hidra". A FEB desperta o que há de mais honroso e brasileiro em nossas almas. #acobravaifumar
Os herois da FEB foram os verdadeiros 300. Deveria virar filme este relato.
o brasil precisa fazer o maior numero de documentários e entrevistas possíveis o mais rápido possível com esses veteranos pois com a idade avançada, muitas memórias já estão perdidas e outras tantas vão embora com eles.
Honra ao nosso General
Se não estou enganado, só 15 mil dos 25 mil brasileiros lutaram na guerra, que renderam 15 mil alemães/italianos, a outra parte dos 25800 soldados da FEB, me parece, estavam na reserva e tinham outros afazeres na Itália.
A tropa em ação de combate da FEB (1 D.I.E) era formada por 15069 militares. 1, 2 e 3 escalões.
O depósito de pessoal e outros órgãos não divisionarios era formado por 10265 militares. 4 e 5 escalões. Desses 3379 substituíram as baixas.
Li muito sobre a feb e vários vídeos esse é o Brasil quê me orgulha
Tenho muito orgulho do EB que tive a honra de servir nos longinqiuos anos 70. Já assisti videos dos eventos da Itália com os meninos e meninas cantando a Canção do Expedicionário. De arrepiar. Só não posso deixar de manifestar a grande perplexidade em ver nossa gloriosa Força subordinar-se a um inescrupuloso inimigo...interno :( 5:26 5:26
Eu tmb Guerreiro 76/78 na Aaé Saudações Antiaéreas Guerreiro 👊👊👊👊👊
Plantaram coragem, nasceram melancias.
General, tive conhecimento que a sala que a feb usava no. Centro do Rio de Janeiro, também foi despejada, uma vergonha com nossos verdadeiros heróis.
😔😔😔😔😔😔
Temos um exército glorioso q infelizmente não é reconhecido,na Itália existe muito mais orgulho dos feitos da FEB do q no Brasil !!!!
Parabéns❤❤❤❤❤❤ Meu 2 tios avos estavam lá. Tenho muito orgulho.🎉🎉🎉🎉
Parabéns a nossos militares!
Um fato importante é a cordialidade que os brasileiros trataram os prisioneiros de guerra alemãs. Isso foi relatado por muitos soldados alemães que foram feitos prisioneiros na época.
ELas cantam o hino da FEB. Renderam 15000 soldados alemães, ouvi do filho de um pracinha. Aliás este hino arrepia, retrata a unidade nacional entorno de uma causa, qdo os pracinhas em condições terríveis falavam com orgulho e saudade de sua terra natal, das várias regiões brasileiras.uito sensivel e bem feita a poesia que oega versos bem caracteristicos de nosso imaginário. É lindo.
Hurra, hurra, hurra!!!
Monsenhor Francisco Eloi de Oliveira, capelão militar, natural de São Tiago MG, esteve bravamente nos campos da Itália. 11 BI Regimento Tiradentes, São João del Rei MG. Montanha!!
Eu nunca tive duvidas dos militares brasileiros , o que não são os políticos .
Concordo, @Glauber, fiquei triste ao ouvir o general Ridauto contar a realidade da carreira militar, com todas as suas restrições e riscos, e receber tão pouco financeiramente, comparado a profissões tais como assenhorearas do Congresso, auditores fiscais e analistas legislativos. Fiquei triste!
Essa Turma Nos Honrrou Muito
Gloriosa FEB, orgulho dos nossos heróis! 🫡🇧🇷 A Cobra Fumou! Senta a Púa!
Aos Heróis de Monte Castelo, mimhas mais sinceras lembranças,agradecimentos pela Bravura e Destemida determinação de cumprir a Missão que foi lhe atribuída, certamente que não serão esquecidos jamais, Verdadeiros Heróis da Pátria, obrigado guerreiros, descansem em Paz 🙏🏼
Meu pai participou do teatro de operacoes na Itália. Ele era oriundo do 6° RI - Caçapava.
Meu tio contava situações que passou por lá. Grandes homens.
isso deveria ser ensinado nas escolas
Meu avô foi ex combatente e lutou na Itália. Sempre sonhei em servir ao Exército e no final sobrei. Todos meus amigos que queria sobrar acabaram servindo. Grande frustração
Glauber gosto muito das tuas entrevistas, e o Gal. Ridauto tem estórias fascinantes, sabe muito sobre assuntos e fatos militares. Parabéns. de Blumenau (SC)
Teve uma cena no filme 1917, onde os protagonistas entregam toda a comida que eles tinham na mochila, pra mulher e uma criança de colo. Na hora me lembrei desse fato sobre as ações do pracinhas.
Isso mesmo general !
Meu finado tio foi ex combatente da 2 guerra . 1 ten Eduardo Paiva Prata. Meu grande respeito a todos os militares.
ser Brasileiro tem que ser profissional tem que ter as manhas
Nos dias de hoje essa seção está muito bem cuidada...primeira vez que tive contato com o material da FEB foi exatamente no 63, muito obrigado Gen. Ridauto
😊😊😊🗡💀🇧🇷
Muito bom os podcasts Com o General RIDAUTO , gortei muito do relato sobre a invasao da venezuela ao brasil que o general, na época tenente participou.
muita honra
Em Montese o Gal. Critenberg, naquele tempo homenageou o 11°RI depois dos combates disse que a única tropa que deu orgulho a ele foi o 11 RI.
Vivendo do passado, nenhuma glória no presente...
Que orgulho!!!
Parabéns ao exército Brasileiro viva
Canção do Expedicionário, para mim, uma das melhores se não a melhor canção militar brasileira!
Se não estou enganado nesse fato que o general citou da rendição do general alemão,foram em torno de 15 mil soldados alemães que os brasileiros fizeram prisioneiros
Viva o Brasil Glória a Deus
Nossos aviadores eram oriundos do serviço postal ( correios) e alguns pilotos de aviões agrícolas (pulverização de lavouras) , e isso os diferenciavam dos demais, estavam acostumados a voarem baixo e muitas das vezes sem orientação por instrumentos ( no olhometro rsrs). Pena nunca ter ouvido isso na escola . Adsumus!!
O Batalhão brasileiro que conseguiu essa rendição na Itália é o 6° Regimento de Infantaria Batalhão Ipiranga, atual 6° Batalhão de Infantaria leve Regimento Ipiranga, subordinado a braigada aeromóvel que leve o nome Fornovo de Taro, cidade italiana onde houve essa batalha e depois a rendição incondicional
A melhor artilharia da Italia
Aos militares que serviram e deram suas vidas pela nação brasileira o meu respeito, aos atuais não deveriam estar vestindo está farda pois não tem um pingo de honra nem amor pela nação.
São estórias fantásticas porque não fizeram ainda um filme uma série.....Lembrei🤦♂️isso aqui é Brasil só fazem filmes de Bandidos ,não de heróis
Meu Tio-avô lutou em Castelo Reg.Sampaio ele voltou ferido e um primo dele morreu em combate na segunda subida a Cobra Fumou 🗡🗡🗡🗡👊👊👊👊👊
Tive a felicidade de ser forjado no, hoje, 1⁰ Esquadrão de Cavalaria Leve, Esquadrão Tenente Amaro, tropa que fez o primeiro contato com a 148ª Divisão de Infantaria Alemã, fato descrito pelo Exmo Gen Ridauto.
O avô da minha esposa era tenente de infantaria e combateu em monte castelo, e alguns tios do meu pai também combateram na Itália
Aqueles eram heróis, e não se corrompiam.
É bom aprender com os erros daqui pra frente!
Coisa linda… emociona muito!
Orgulho!!
A falta de museus faz com que tenhamos essa população burra e mal informada. As forcas armas brasileiras tem um trabalho incrível. Que bom ouvir este senhor
UM IRMÃO DA MINHA MÃE, TEN. GARCEZ, DE INFANTARIA, FOI COMO VOLUNTÁRIO, PARA A ITALIA PELA FEB 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
O triste é que homens com garra e sangue nos olhos já não existem mais no Brasil, atualmente a maioria dos "homens" não querem servir o exército e se preocupam em fazer tatuagem, depilação e serem mais sensíveis!
Meu respeito aos homens de valor, brio e vergonha na cara!