Inscreva-se no canal Buenas Ideias e ative as notificações para assistir aos vídeos em primeira mão. bit.ly/BuenasIdeiasYT * Instagram - bit.ly/InstaBI * Grupo - bit.ly/GrupoBI * Twitter - bit.ly/tw_BI
Prezado, se puder, fale ao Brasil sobre o comunismo e seus precursores, Karl Marx, Lenin (abordando a cartilha de Lenin), Antonio Gremsci, Che Guevara... Gostaria de ouví-lo.
Vc nao pode generalizar tambem , teve muitos brasileiros que fora sim como voluntario de verdade e uma coisa que o senhor nao diz no video e que eramos o unico pais que tinhamos tropas multietnicas (brancos, negro e pardos no mesmo pelotao) enquanto os eua e outros paises os pelotoes eram formadas de maneira segregativa.
E o Bozonazi dizendo que não existe racismo no Brasil nem nunca existiu. kkkkkk Como dizia Chico Anísio, a ignorância extravanca o progresso, principalmente o progresso do desenvolvendo da qualidade de vida.
Realmente vc tem uma relíquia em casa, tem como vc mandar foto? Mano tipo pra mim esses cara foram heróis e lutaram pela pátria, só de ver um capacete de um herói já devo imaginar o que deve ter acontecido sonho❤
Meu tio Sebastião, um caipira de Santana do Deserto, se alistou como voluntário para a guerra e, só soube exatamente do que se tratava dentro do navio. Na boca da baía da Guanabara pulou do barco, literalmente, sendo o único voluntário desertor de que eu tenho notícia.
Temos que lembrar que por causa da ditadura, muitas se não todas as escolas aboliram vários livros com registros de feitos militares nas campanhas da Itália, e pior que isso acontece até hoje, onde até muitos professores de história, pouco sabem sobre as ações da FEB e da FAB com muitos heróis de guerra como o Rui Barbosa Lima que foi um dos mais consagrados pilotos de Caça do Brasil, sendo condecorado e homenageado na Itália.
Kkkkkk essa porra de pracinha não era pra entrar na história ... Os cara entra na guerra tem algumas batalhas inespecíficas e " acabaram com o nazismo ", amigo nem o mundo junto quase perde pra os nazi. Eles ersm fantásticos na arte da guerra e da tecnologia .... Por isso são lembrados, por colocar o mundo de joelhos
@@Eduuzyn Só uma dúvida, não defendo a ditadura, mas por que eles tiraram esses livros? Não seria politicamente conveniente para os generais que essa história rodasse o país?
@@Eduuzyn Mas as ditaduras no Brasil sempre foram de origem militar, logo, por qual motivo esconderiam façanhas militares. Vc fumou alguma coisa "ervática" antes de escrever seu comentário?
Parabéns professor,vc me emocionou!Papai foi ex combatente da FEB e participou da tomada do Monte Castelo na Itália! Era um menino ,de Salvador saindo do verão baiano para o inverno europeu, mesmo com toda dificuldade voltou com uma medalha de honrra ao mérito!!! Obrigada pelo episódio!!!!
Eduardo, meu avô esteve lá e contou em detalhes oq ele passou pra tomar o monte castelo. Eu o tenho como um herói e acho que os brasileiros da cobra fumando como os do senta a pua tiveram papel fundamental no cenário como um todo. Ele me disse que que os alemães temiam o combate corpo-a-corpo pela habilidade dos nossos pracinhas com a peixeira. São HEROIS. VIVA ETERNO AOS NOSSOS PRACINHAS!!!!
Acredito que meu tio bisavô, Adão, fez parte de toda esta história. Minha avó nunca entendeu nada disso, mas sabia que ele havia ido pra guerra, mas não sabia qual guerra era. Pela linha de tempo, seria a Segunda Guerra Mundial. Ela dizia que tinha medo dele, pois ele voltou sendo uma pessoa muito instável, sofria de estresse pós traumático. Ele havia perdido alguns de seus amigos que foram junto com ele. Ele viveu por algum tempo numa casinha com sua esposa, eles tinham uma cabra. A cabra comeu as plantas do jardim do vizinho e este vizinho matou meu parente com uma facada no peito por isso. O bravo Adão sobreviveu as rajadas das metralhadoras alemãs, apenas para morrer vítima da violência desse país. É um baita descaso o que aconteceu com ele! Guardo sua lembrança com muito carinho, pois heróis não devem ser esquecidos!
Meu avô Fernando Bianchi 2 sargento do exercito brasileiro morreu na segunda guerra!-Ele foi um herói. Meu tio avô Livio Cavalcanti Leite medico do exercito brasileiro,também lutou na segunda guerra! Meu tio avô Silvo Leite Cavalcanti foi piloto da FAB. Meu nome é Antonio Cavalcanti Bianchi Filho. Tenho Muito Orgulho dos nossos Heróis. Eu não tive o prazer de conhecer o meu ,mas o povo brasileiro ganhou um herói!
Hoje em dia temos muitos retardatários que chamam artistas e jogadores de futebol de heróis. Os militares, policias, bombeiros e médicos saem de casa todos os dias para ajudar pessoas e até mesmo salva-las, e mesmo assim não tem metade do devido reconhecimento.
Eu tive um antepassado, o tenente Diomar Menezes, primo do meu pai, que foi piloto da FAB durante a Segunda Guerra Mundial. Ele cumpriu 71 missões de combate na Itália, destacando-se pela sua coragem, tendo inclusive recebido várias medalhas. Eu não tive o prazer de conhecê-lo, pois ele faleceu muito antes de eu nascer, em um acidente na base aérea de Santa Cruz. Hoje, a praça principal da minha cidade leva o seu nome, tendo inclusive recebido recentemente um F5 Tiger, em homenagem ao meu primo herói.
Muito bom...Chega dos brasileiros ter esta síndrome de vira latas...Nossos esquecidos pracinhas ....Lutaram e provam do que os brasileiros são capazes..
Agora sim Eduardo Bueno batendo continência de mão direita para os nossos pracinhas, verdadeiros heróis de nossa nação lutando pela liberdade e democracia, parabéns a FEB que conseguiu um feito militar que nem os EUA alcançou na Itália.
Os brasileiros em Savona e Livorno são amados até hoje pois mesmo com todas as dificuldades ajudavam os civis italianos que estavam vivendo na miséria.
Meu Tio-avô embarcou e a guerra foi encerrada. Um vizinho meu foi. Morava aqui no Bairro Montese em Fortaleza/Ce. Infelizmente faleceu há 6 anos. Falou que teve momentos que foram bombardeados pelos alemães e por fogo amigo também. Fora que os americanos bombardearam antes do horário previsto, atrapalhando o fator surpresa. Um tio de um amigo também foi e falava a mesma História... Só posso ter orgulho deles...
Dizem que os brasileiros foram maravilhosos, verdadeiros louco, que deram muito trabalho para os alemães... tem uma parte que fala, que os alemães jogavam panfletos para seduzir os brasileiros, mas os nossos soldados não sabiam ler e por isso, não caíam na propaganda nazista. Verdadeiros heróis! 💛
Existem em muitas cidades aqui na Itália monumentos honrando os pracinhas mortos durante a guerra (me lembro de dois: um em pistoia e numa outra cidade perto de Bologna). No dia 25 de abril (dia italiano da libertação contra os nazistas), o feito vem lembrado também em várias cidades no centro e sul da Itália.
Conheço o de pistoia, é emocionante caminhar no cemitério e ler os nomes e sobrenomes. Algumas escolas também tocam o hino nacional Brasileiro no dia 25.
Deve ser mesmo. Sei de ex pracinhas que ao fim se casaram com italianas e outros, já nos anos 70, que receberam indenizações e, ou, pensões do governo italiano. Se isto não é reconhecimento, então eu não sei o que é.
Jany Oliveira concordo contigo, .......... digo pela facilidade de conteúdo e forma de pesquisa......... eu pesquisava na Barsa Conhecer livros.......... hj é muito mais fácil....... e melhor vc pode obter diversas visões sobre o mesmo tema .........no colégio ainda fiz trabalhos na maquina de escrever ......... hj vc faz uma pós graduação de sua casa on line ......
O diferencial do trato da tropa brasileira com a população italiana comparado com os outros Exércitos - acolhimento, compartilhar alimentos - ainda é lembrado pelos descentes que residem na região...
Um exército mau treinado, mau alimentado, passando frio, desdenhado pelos riquinhos ir para o pau contra uma potência e sair vencedor é um feito extraordinário e merece todo nosso respeito, esses caras são heróis de verdade.
Meu Deus, bichoooo. Mal treinado? Duque de Caxias era literalmente um Bonaparte Brasileirokkkkkkkkkkkk não perdeu nenhuma batalha, éramos o 4° Maior Império da Terra!
Tem que falar dos Soldados da Borracha! Eles foram mais de 50.000 homens enviados para à Amazônia e que tiveram fundamental importância para manter a indústria bélica americana funcionando. A participação desses homens na Segunda Guerra não pode ser esquecida.
O tio da minha vó, Sargento Hermínio esteve na batalha de Monte Castelo na Itália, infelizmente ele veio a falecer com uma bomba mas lutou pela sua pátria.
Positivo existiram dois Hermínios que tombaram em Monte Castello . Cabo Herminio Antonio da Silva, natural de Catende - PE, 1G 298.003, do 1º RI, falecido aos 29/11/44 em Monte Castelo. 2º Sargento Herminio Aurelio Sampaio, natural de Cratéus - CE, 1G 85.695, do 1º RI, falecido aos 12/12 /44 em Monte Castelo
Porra, eu tinha um professor chamado Hermínio Cabral, ele dizia que era pq o avô acho lutou na 2guerra, não me lembro bem, mas alguém da família era militar então por isso ele ganhou esse nome
Consta a seguinte baixa na batalha de Monte Castello : .2º Sargento Herminio Aurelio Sampaio, natural de Cratéus - CE, 1G 85.695, do 1º RI, falecido aos 12/12 /44 em Monte Castello.
Me chamo Adriel... 16 anos apaixonado por história do Brasil e pela FEB FAB MB EB... Tem um livro que muuuuito recomendo que se chama "1942, O Brasil e sua guerra quase esquecida" Foi ate elogiado pelo Sr. Eduardo Bueno... pois está até na parte de trás do livro Livro muito rico de detalhes... Fala sobre todos os navios afundados o contigente e muuuuuuitas outras coisas mais
O meu bisavô foi pro alistamento "obrigatório" quando chegou no dia de ir pra Guerra, já tinha acabado e quando voltou para casa sua 1ª esposa estava de caso com seu irmão. acabou casando com minha bisavó e aí já é outra história...
Muito legal. Meu pai não foi, mas meu tio foi convocado para a segunda turma e não embarcou. A minha geração passou a juventude ouvindo estas histórias. Hoje, estão esquecidas. Pena.
Adoro muito os teus vídeos! Queria muito assistir um dia tu falando sobre esse péssimo hábito de auto-depreciação que nós brasileiros temos! De onde saiu isso e quais os mitos criados pela história contada que sempre confirmam esse pensamento! Muito obrigada, segue postando teus ensinamentos que a única coisa que pode salvar a gente é a informação!!!
Viva os nossos herois, em quaisquer epocas, Lembremos de nossas historias, para nao repetirmos o passado. Pra frente eh que se anda...Viva o povo Brasileiro.
Gostei do vídeo mas... Se os pracinhas brasileiros foram empurrados ,mal - treinados ,mal -alimentados, mal armados , despreparados para o inverno e chegaram na Itália para tocar caixinha de fósforo para divertir os aliados . Depois de 239 dias de combate entre setembro de 1944 a maio de 1945 vencendo 21 batalhas ,capturando do inimigo : duas divisões a 148ª divisão alemã e a divisão fascista Itália e parte da 90º ligeira motorizada ex- Africa Korps (única divisão auxiliar aliada a fazer isso) 2 generais ,892 oficiais ,19.679 soldados quase capturando Milão segunda cidade da Itália ao chegar a Lodi sendo a F.E.B desviada para capturar Alessandria e ao final da guerra tomando Turim, depois se unindo na fronteira da França com tropas francesas livres em Susa com a perda de apenas 457 mortos da F.E.B mais 8 pilotos da FAB e 35 prisioneiros brasileiros capturados pelos alemães (O menor índice de prisioneiros capturados de todos os aliados na 2º guerra ! )em uma unidade de 25.344 militares mais 350 da FAB . Sendo 1ª DIE Divisão de Infantaria de Exército da Força Expedicionária Brasileira a única divisão aliada na Itália a cumprir todas as missões dadas pelo 5ª Exército Americano . A pergunta é : se fossem bem treinados ,alimentados, armados e não empurrados os soldados brasileiros seriam o quê ? Rambos programados para ganhar a guerra sozinhos ?
Excelente comentário! E uma boa pergunta... kkkkkk. Seria bom se uma boa produção de cinema fizesse umas series e filmes sobre tudo que o Brasil fez na Segunda Guerra Mundial. Acho que calaria a boca de muitos brasileiros e estrangeiros (em especial os estadunidenses).
Durante a 2 guerra mundial, 3 soldados brasileiros se perderam durante um intenso combate durante a conquista da cidade de Montese, na Itália. Nossos soldados desacreditados pela população, sairam do Brasil ouvindo uma chuva de piadas sobre eles. A mais famosa foi “é mais fácil uma cobra fumar do que a FEB embarcar”. Daí surgiu o brasão da Força Expedicionária Brasileira. Foi então que chegou o dia 14 Abr 1945, dia do ataque a Montese, o combate que viria a ser, o mais sangrento que a FEB participaria. Dia inesquecível para muitos que ainda vivem. E lá estavam eles, Arlindo Lúcio, Geraldo Rodrigues e Geraldo Baêta. Três soldados do Brasil unidos pelo destino. Três glórias nacionais! TRÊS QUE PARECIAM CEM! Os 3 se mantiveram juntos tentando reencontrar o seu pelotão. Resistiram com pouca água e pouca munição, e sem nenhum alimento ou contato por rádio. Após um tempo, utilizando Táticas de guerrilha contra o inimigo, os 3 guerreiros se depararam com uma companhia inteira de soldados alemães, qual não teriam condições de combater. Porém, se proporam a lutar até o último tiro, de forma tão intensa que relatos alemães afirmam que achavam que estavam lutando contra um pelotão inteiro de brasileiros. Findando as munições, os alemães bradaram ordem para os brasileiros se renderem. Após um momento de silêncio, os 3 apareceram correndo com baionetas na ponta de seus rifles e gritando em direção aos alemães, que prontamente abriram fogo e feriram mortalmente os pracinhas brasileiros. O comandante alemão, observando os três corpos já sem vida, reconheceu neles o sacrifício. Nunca vira tamanha demonstração de coragem! E, deixando seu orgulho prussiano de lado, mandou que seus homens cavassem três covas rasas e, pegando alguns pedaços de madeira, fez uma cruz e nela escreveu: ” DREI BRASILIANISCHE HELDEN “, que em português quer dizer: “TRÊS HERÓIS BRASILEIROS”. BRAVOS HERÓIS , JAMAIS SERÃO ESQUECIDOS Obs: Até hoje grande parte dos italianos são extremamente gratos pela coragem dos nossos combatentes , uma pena que nossos livros ridicularizam os nossos guerreiros.
É mesmo, Peninha! E faça questão de colocar o depoimento do piloto da FAB que desistiu de fazer um tonneau porque percebeu no meio do vôo que não havia colocado o cinto.
Moro em Munique e cortei o pulso numa porta de vidro, quase morri. Esse verso da canção do expedicionário não saía da minha cabeça e agora, no hospital, fica mais forte
O brasileiro é um povo gigante pela propria natureza e os politicos além de burros, ladrões, maldosos tanbem são azarados ao extremo não dão uma dentro. Imagino eu a cara deles de mandarem 28 mil "indesejados" pra morte e quase todos voltarem. Se politicos inventassem algo inovador e lucrativo com o sal do mar, não me espantaria nada que da noite pro dia o mar ficasse açucarado afundando a produção de cana de açudar.
Na guerra do Paraguai n foi exatamente a força , muitos foram pq quiseram e pela propaganda feita na epoca, existiram meios indiretos de obrigar como por exemplo os negros q se voluntariassem ficassem livres apos a guerra,ainda vale ressaltar q dom Pedro II e sua filha eram contra a escravidao ja na epoca,porem apenas sua filha fazia algo mais "publico" ,pois dom Pedro temia perder o poder
Só não gosto que separe as coisas em lado bom e mal. Mas os brasileiros fizeram bonito e tenho orgulho de contar essa história para os meus alunos. Mesmo que o Brasil nunca tenha dado valor a seus bravos expedicionário.
Conheci um senhor morador do Imbé que foi a II guerra grande orgulho em poder conhecê-lo ele foi pra Itália. Ele disse que ganharam pois sobrava bala pra atirar, muito lúcido me contou nos detalhes seu caminho.
"Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; " Acho, tenho quase a absoluta certeza, que é uma referência à Canção do Exílio do Gonçalves Dias. Acho que seria bacana notar isso, poderia ter apontado no vídeo. Abraço!
Eu sou apaixonado pela história do Brasil ! Tenho te acompanhado a tempos Eduardo, e cada vez fico ainda mais fascinado por essa terra ! Obrigado por contribuir com isso.
Orgulho dos Pracinhas. Baita vídeo, como sempre. Aliás, vale lembrar que o EngHaw quando tocava O Exercíto de Um Homem Só ao vivo, colocavam a Canção do Expedicionário.
Orgulho de ser brasileiro e neto de pracinha. 3° Sargento João da Silva. Desembarcou em Nápoles com 20 cm de neve usando uma camiseta. Matou e aprisionou nazistas e fascistas. Voltou e foi inspetor federal no Frigorífico Pagnoncelli em Herval D'Oeste, SC até 1989 quando faleceu.
Estava ansioso por este segundo episódio!!!!! Parabens Bueno por nos trazer a história como ela é e abrir nossos olhos! Alias, sou aqui de Ponta Grossa, PR, lugar tão citado nos seus videos! Abraços e "VIDA LONGA AO CANAL BUENAS IDEIAS!"
Aqui em São Gabriel, RS, fica o museu da FEB. Duas a três vezes ao ano vou lá e vejo as fotos dos pracinhas e toda a sua coragem, apesar de ser professor de Educação Física seguidamente levo meus alunos lá e inclusive tem uma foto de um soldado alemão com sua família que foi dada a um sodado brasileiro que lhe salvou a vida.
Excelente vídeo Mestre Peninha. Sobre o tema, sugiro a todos o filme "A Estrada 47" (2013), dirigido por Vicente Ferraz. Conta um fato (verídico?) ocorrido em pleno teatro de operações da Itália. Muito bom. Forte Abraço.
Sr. Eduardo não se preocupe em ver datas no papel está tranquilo. É impossível lembra todas essas datas, você é excelente do jeito que é. Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho.
Sensacional, muito bom. Mas espero ansioso sobre a FAB e principalmente a história do piloto de P47 Danilo Marques Moura, um episódio incrível que a maioria das pessoas no Brasil não conhecem, daria até um filme...
Presumo q é o filme A Estrada 47, que não ridiculariza nossos pracinhas, ao contrario saí do cinema com impressão de espirito vencedor dos brasileiros porem não reconhecido
Quem quiser saber uma grande história de um herói Brasileiro na segunda guerra assistam o vídeo do Aviões e Musicas “Uma grande história” digno de um filme! Infelizmente nos não damos valor a nossa própria história.
"Se a pátria querida pelo inimigo for envolvida, na paz ou na guerra defendo a terra contra o perigo ,com o ânimo forte se for preciso enfrento a morte, a afronta se lava com fibra de herói de gente forte , bandeira do Brasil ninguém te manchara seu povo varonil isso não concentira , bandeira idolatrada, altiva tremular onde a liberdade é mais uma estrela a brilhar " canção fibra de herói que eu adorava cantar durante as caminhadas no quartel nos idos de 1996
Teve muito "voluntários da pátria" indo se alistar no exercício alemão mas isso não vai cair no Enem kkkk. Brincadeiras a parte, mas meus avós contam como foi a perseguição dos nazifascistas aqui na região serrana do RJ, povo arrebanhava membros da colônia alemão nas praças das cidades, amarravam igual bicho. Friburgo tinha até um campo de prisioneiros dentro de uma base da Marinha. O cônsul honorário da Itália da cidade, queimou os documentos de todos os cidadãos italianos envolvidos nos grêmios de apoio ao eixo para evitar que fossem identificados, presos e deportados. Claro que hoje é um baita tabu hoje em dia.
Minha avó, alemã, tb foi perseguida aqui no Rio, apesar de não ter nada a ver com o nazismo. Teve q se abrigar na casa dos patrões, americanos... triste...
Na minha família não tem ninguém que foi à guerra, mas minha avó conta que muitos homens fugiram e viveram nas matas próximas da cidade dela por meses, com medo de serem forçados a se voluntariarem kkkkkkkkkk.
Pesquisas alternativas: Os Soldados Brasileiros de Hitler - Os Soldados Alemães de Vargas- Aliança Brasil-EUA Nova História do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Todos do Prof. Dennison de Oliveira.
Inscreva-se no canal Buenas Ideias e ative as notificações para assistir aos vídeos em primeira mão. bit.ly/BuenasIdeiasYT
* Instagram - bit.ly/InstaBI
* Grupo - bit.ly/GrupoBI
* Twitter - bit.ly/tw_BI
Faz monte castelo e o batalhão quase só de negros
Monetiza o seu canal
Prezado, se puder, fale ao Brasil sobre o comunismo e seus precursores, Karl Marx, Lenin (abordando a cartilha de Lenin), Antonio Gremsci, Che Guevara...
Gostaria de ouví-lo.
Vc nao pode generalizar tambem , teve muitos brasileiros que fora sim como voluntario de verdade e uma coisa que o senhor nao diz no video e que eramos o unico pais que tinhamos tropas multietnicas (brancos, negro e pardos no mesmo pelotao) enquanto os eua e outros paises os pelotoes eram formadas de maneira segregativa.
Conheci um senhor morador do Imbé que foi a II guerra lutou na Itália, grande orgulho em poder conhecê-lo.
Quem debocha da FEB não merece o mínimo respeito. Os melhores homens que o Brasil produziu. Admiração, respeito e gratidão a todos eles.
Sempre aprendo algo novo nesse canal
Tim tim tim tim um brinde pra mim! 😘
Bem vindo Tim!
Que ótima notícia.
E o Bozonazi dizendo que não existe racismo no Brasil nem nunca existiu. kkkkkk Como dizia Chico Anísio, a ignorância extravanca o progresso, principalmente o progresso do desenvolvendo da qualidade de vida.
No meu caso, fico tendo mais uma visao sobre o tema. Algo q nao tinha sido observado antes, mais de perto.
Meu bisavô, tenente José Maria Pinto Duarte infelizmente nunca voltou da itália. Minha família tem até hoje o capacete cheio de marcas de bala.
Meu tio Bisavô foi pra Itália de maqueiro ele voltou mas sofreu com os traumas da guerra
po gabi fantastico poderia tirar foto?
Que firme (no bom sentido), ele foi um heroi
Realmente vc tem uma relíquia em casa, tem como vc mandar foto? Mano tipo pra mim esses cara foram heróis e lutaram pela pátria, só de ver um capacete de um herói já devo imaginar o que deve ter acontecido sonho❤
@@reidogado8411 tb gostaria de ver
Meu tio Sebastião, um caipira de Santana do Deserto, se alistou como voluntário para a guerra e, só soube exatamente do que se tratava dentro do navio. Na boca da baía da Guanabara pulou do barco, literalmente, sendo o único voluntário desertor de que eu tenho notícia.
Kkkkk 😅😅😅
Hahahahahahahahahahahahahaha mas tem mais... sempre tem hahahahaha
hahahahahaha
Huahauahauahauahauahuahauahau
Kkkkk
O Brasil não valoriza seus heróis como deveria .
Temos que lembrar que por causa da ditadura, muitas se não todas as escolas aboliram vários livros com registros de feitos militares nas campanhas da Itália, e pior que isso acontece até hoje, onde até muitos professores de história, pouco sabem sobre as ações da FEB e da FAB com muitos heróis de guerra como o Rui Barbosa Lima que foi um dos mais consagrados pilotos de Caça do Brasil, sendo condecorado e homenageado na Itália.
Concordo .Mh mãe,nascida em 1925,jamais se esqueceu do fim da guerra,da festa ocorrida no centro de SP,onde morava,e da festa feita aos pracinhas.
Kkkkkk essa porra de pracinha não era pra entrar na história ... Os cara entra na guerra tem algumas batalhas inespecíficas e " acabaram com o nazismo ", amigo nem o mundo junto quase perde pra os nazi. Eles ersm fantásticos na arte da guerra e da tecnologia .... Por isso são lembrados, por colocar o mundo de joelhos
@@Eduuzyn Só uma dúvida, não defendo a ditadura, mas por que eles tiraram esses livros? Não seria politicamente conveniente para os generais que essa história rodasse o país?
@@Eduuzyn Mas as ditaduras no Brasil sempre foram de origem militar, logo, por qual motivo esconderiam façanhas militares. Vc fumou alguma coisa "ervática" antes de escrever seu comentário?
O Brasil só será uma grande nação, quando reconhecer a grandiosidade do heroismo do seu povo.
Então nunca vai ser. Aqui só tem gente q fala q os pracinhas eram covardes e q só matavam bebados e que não dariam conta da Alemanha
@@coronelfrango7408 ??? eu nunca vi isso
@@coronelfrango7408 mano so tu viu isso.
@@victordecarvalho4983 talvez
Parabéns professor,vc me emocionou!Papai foi ex combatente da FEB e participou da tomada do Monte Castelo na Itália!
Era um menino ,de Salvador saindo do verão baiano para o inverno europeu, mesmo com toda dificuldade voltou com uma medalha de honrra ao mérito!!!
Obrigada pelo episódio!!!!
Do meu tio avô, voltou só a medalha :(
Eduardo, meu avô esteve lá e contou em detalhes oq ele passou pra tomar o monte castelo. Eu o tenho como um herói e acho que os brasileiros da cobra fumando como os do senta a pua tiveram papel fundamental no cenário como um todo. Ele me disse que que os alemães temiam o combate corpo-a-corpo pela habilidade dos nossos pracinhas com a peixeira. São HEROIS. VIVA ETERNO AOS NOSSOS PRACINHAS!!!!
Pesquisem a história dos 3 heróis brasileiros na segunda guerra,um dos belos episódios no brasil na guerra,merecia uma pírula nesse maravilhoso canal.
apoiado!
Merecia mesmo. Pois os alemães honraram a bravura deles. Os caras lutaram pesadamente!
Deu uma música linda
Smoking snakes
@@WilliamsFortuna exato! Vale a menção. Sabaton - Smoking snakes.
@@WilliamsFortuna sim do Sabaton
Acredito que meu tio bisavô, Adão, fez parte de toda esta história. Minha avó nunca entendeu nada disso, mas sabia que ele havia ido pra guerra, mas não sabia qual guerra era. Pela linha de tempo, seria a Segunda Guerra Mundial.
Ela dizia que tinha medo dele, pois ele voltou sendo uma pessoa muito instável, sofria de estresse pós traumático. Ele havia perdido alguns de seus amigos que foram junto com ele.
Ele viveu por algum tempo numa casinha com sua esposa, eles tinham uma cabra. A cabra comeu as plantas do jardim do vizinho e este vizinho matou meu parente com uma facada no peito por isso. O bravo Adão sobreviveu as rajadas das metralhadoras alemãs, apenas para morrer vítima da violência desse país. É um baita descaso o que aconteceu com ele!
Guardo sua lembrança com muito carinho, pois heróis não devem ser esquecidos!
Meu avô Fernando Bianchi 2 sargento do exercito brasileiro morreu na segunda guerra!-Ele foi um herói.
Meu tio avô Livio Cavalcanti Leite medico do exercito brasileiro,também lutou na segunda guerra!
Meu tio avô Silvo Leite Cavalcanti foi piloto da FAB.
Meu nome é Antonio Cavalcanti Bianchi Filho.
Tenho Muito Orgulho dos nossos Heróis.
Eu não tive o prazer de conhecer o meu ,mas o povo brasileiro ganhou um herói!
Era honroso até eu ver o "Pirocudo a mulherada ama"
Kkk pensei o mesmo
Selva guerreiro
Hoje em dia temos muitos retardatários que chamam artistas e jogadores de futebol de heróis. Os militares, policias, bombeiros e médicos saem de casa todos os dias para ajudar pessoas e até mesmo salva-las, e mesmo assim não tem metade do devido reconhecimento.
Eu tive um antepassado, o tenente Diomar Menezes, primo do meu pai, que foi piloto da FAB durante a Segunda Guerra Mundial. Ele cumpriu 71 missões de combate na Itália, destacando-se pela sua coragem, tendo inclusive recebido várias medalhas. Eu não tive o prazer de conhecê-lo, pois ele faleceu muito antes de eu nascer, em um acidente na base aérea de Santa Cruz. Hoje, a praça principal da minha cidade leva o seu nome, tendo inclusive recebido recentemente um F5 Tiger, em homenagem ao meu primo herói.
Cobras Fumantes, eterna é sua vitória
Rise from the blood of your heroes
You, were the ones who refused to surrender 🐍 💙
SABATON!!!!!
Fui conhecer parte da História do Brasil com uma banda sueca... O Sabaton prestou uma grande homenagem a esses bravos Heróis!!!!!
Melhor música.
Mariana Monçores? OMG
Muito bom...Chega dos brasileiros ter esta síndrome de vira latas...Nossos esquecidos pracinhas ....Lutaram e provam do que os brasileiros são capazes..
Agora sim Eduardo Bueno batendo continência de mão direita para os nossos pracinhas, verdadeiros heróis de nossa nação lutando pela liberdade e democracia, parabéns a FEB que conseguiu um feito militar que nem os EUA alcançou na Itália.
Os brasileiros em Savona e Livorno são amados até hoje pois mesmo com todas as dificuldades ajudavam os civis italianos que estavam vivendo na miséria.
Meu Tio-avô embarcou e a guerra foi encerrada. Um vizinho meu foi. Morava aqui no Bairro Montese em Fortaleza/Ce. Infelizmente faleceu há 6 anos. Falou que teve momentos que foram bombardeados pelos alemães e por fogo amigo também. Fora que os americanos bombardearam antes do horário previsto, atrapalhando o fator surpresa. Um tio de um amigo também foi e falava a mesma História... Só posso ter orgulho deles...
Dizem que os brasileiros foram maravilhosos, verdadeiros louco, que deram muito trabalho para os alemães... tem uma parte que fala, que os alemães jogavam panfletos para seduzir os brasileiros, mas os nossos soldados não sabiam ler e por isso, não caíam na propaganda nazista. Verdadeiros heróis! 💛
Obrigado! São poucos historiadores que não querem humilhar os grandes feitos desses homens, ou ridicularizar.
Existem em muitas cidades aqui na Itália monumentos honrando os pracinhas mortos durante a guerra (me lembro de dois: um em pistoia e numa outra cidade perto de Bologna). No dia 25 de abril (dia italiano da libertação contra os nazistas), o feito vem lembrado também em várias cidades no centro e sul da Itália.
"Aqui" é a palavra favorita do(a) brasileiro(a) caipira que quer mostrar que mora no exterior.
Conheço o de pistoia, é emocionante caminhar no cemitério e ler os nomes e sobrenomes.
Algumas escolas também tocam o hino nacional Brasileiro no dia 25.
@@lucianoteixeira3489 cara não precisa ser mau educado, seu corno invejoso!
@@lucianoteixeira3489
Típico de lacrador mal educado. .e daí se ela for caipira
Eu sou e prefiro isso, .
Deve ser mesmo. Sei de ex pracinhas que ao fim se casaram com italianas e outros, já nos anos 70, que receberam indenizações e, ou, pensões do governo italiano. Se isto não é reconhecimento, então eu não sei o que é.
465 brasileiros mortos nessa guerra infame , que bom foi esse episódio , muito elucidativo , obrigado Mentre
Valeu Peninha........ queria ter hj 17 18 anos para prestar vestibular.....quanta informação boa hj existe pra essa molecada....ótimo vídeo
A gente nunca deixa de aprender e nunca é tarde para começar ou continuar a estudar
Jany Oliveira concordo contigo, .......... digo pela facilidade de conteúdo e forma de pesquisa......... eu pesquisava na Barsa Conhecer livros.......... hj é muito mais fácil....... e melhor vc pode obter diversas visões sobre o mesmo tema .........no colégio ainda fiz trabalhos na maquina de escrever ......... hj vc faz uma pós graduação de sua casa on line ......
Viva os Pracinhas, a verdadeira força militar a ser respeitada na nossa história
O diferencial do trato da tropa brasileira com a população italiana comparado com os outros Exércitos - acolhimento, compartilhar alimentos - ainda é lembrado pelos descentes que residem na região...
A feb mostrou como o povo brasileiro é capaz de se adaptar as adversidades, as condecorações da época comprovam isso.
Nunca mais dúvido do exército brasileiro
Os pracinhas FORAM HEROIS SIM...TEMOS QUE TER MUITO ORGULHO DELES...🇧🇷👮💪🏼🇧🇷👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O povo brasileiro sempre foi corajoso, destemido. Nossas trapalhadas mazelas, ficam por conta dos governantes.
Um exército mau treinado, mau alimentado, passando frio, desdenhado pelos riquinhos ir para o pau contra uma potência e sair vencedor é um feito extraordinário e merece todo nosso respeito, esses caras são heróis de verdade.
Meu Deus, bichoooo. Mal treinado? Duque de Caxias era literalmente um Bonaparte Brasileirokkkkkkkkkkkk não perdeu nenhuma batalha, éramos o 4° Maior Império da Terra!
Parabéns! Convivi com um ex combatente e as histórias são terríveis! Foram heróis!
Monte Castelo foi o Brasil que conquistou caraleooo na neve sem saber de andar de eski 👏🏻👏🏻👏🏻 Vivaaaa
Tem que falar dos Soldados da Borracha! Eles foram mais de 50.000 homens enviados para à Amazônia
e que tiveram fundamental importância para manter a indústria bélica americana funcionando. A participação desses homens na Segunda Guerra não pode ser esquecida.
Bem lembrado,Ronaldo.
E que estão até hoje esperando o que lhes foi prometido, os que ainda estão vivo.
"Americanos" são todas as pessoas que vivem no Continente Americano, e não apenas nos Estados Unidos
@@Revolución_Socialista sim as pessoas não aprender, puxar dos ( EUA)
Brincou muito como de hábito mas terminou com a seriedade que nossos mortos mereceram
O tio da minha vó, Sargento Hermínio esteve na batalha de Monte Castelo na Itália, infelizmente ele veio a falecer com uma bomba mas lutou pela sua pátria.
Positivo existiram dois Hermínios que tombaram em Monte Castello .
Cabo Herminio Antonio da Silva, natural de Catende - PE, 1G 298.003, do
1º RI, falecido aos 29/11/44 em Monte Castelo.
2º Sargento Herminio Aurelio Sampaio, natural de Cratéus - CE, 1G
85.695, do 1º RI, falecido aos 12/12 /44 em Monte Castelo
Porra, eu tinha um professor chamado Hermínio Cabral, ele dizia que era pq o avô acho lutou na 2guerra, não me lembro bem, mas alguém da família era militar então por isso ele ganhou esse nome
Consta a seguinte baixa
na batalha de Monte Castello :
.2º Sargento Herminio Aurelio Sampaio, natural de Cratéus - CE, 1G
85.695, do 1º RI, falecido aos 12/12 /44 em Monte Castello.
gracas a getulio dornele vargas que os soldados brasileiros foram herois de verdade deram suas vidas pelo brazil valeu canpeao
Minha cidade natal Florânia RN, enviou a maior quantidade de jovens para a guerra do Estado. Meu tio-avô participou.
Fato. Só por terem lutado do lado certo, já merecem todas as honras.
Me chamo Adriel... 16 anos apaixonado por história do Brasil e pela FEB FAB MB EB...
Tem um livro que muuuuito recomendo que se chama
"1942, O Brasil e sua guerra quase esquecida"
Foi ate elogiado pelo Sr. Eduardo Bueno... pois está até na parte de trás do livro
Livro muito rico de detalhes... Fala sobre todos os navios afundados o contigente e muuuuuuitas outras coisas mais
Obrigado por não desmerecer o sacrifício dos nossos soldados, como muitos ainda fazem.
O meu bisavô foi pro alistamento "obrigatório" quando chegou no dia de ir pra Guerra, já tinha acabado e quando voltou para casa sua 1ª esposa estava de caso com seu irmão. acabou casando com minha bisavó e aí já é outra história...
Muito legal.
Meu pai não foi, mas meu tio foi convocado para a segunda turma e não embarcou. A minha geração passou a juventude ouvindo estas histórias. Hoje, estão esquecidas. Pena.
Adoro muito os teus vídeos! Queria muito assistir um dia tu falando sobre esse péssimo hábito de auto-depreciação que nós brasileiros temos! De onde saiu isso e quais os mitos criados pela história contada que sempre confirmam esse pensamento! Muito obrigada, segue postando teus ensinamentos que a única coisa que pode salvar a gente é a informação!!!
Gabriela Debom
Uma boa idéia Gabriela. 💜
É realmente uma excelente ideia!!
Viva os nossos herois, em quaisquer epocas, Lembremos de nossas historias, para nao repetirmos o passado. Pra frente eh que se anda...Viva o povo Brasileiro.
Eu amo a canção do expedicionários,era o que mais gostava de cantar no exercito.
Sensacional,uma das melhores explicaçõs sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra,Parabéns Eduardo!!!
Eu adoro esse canal! Eduardo Bueno para presidente do Brasil 2022! 🇧🇷🇧🇷❤️👏🏻
Mano, o senhor é muito bom, descidi fazer curso de história e estou muito feliz!!
Viva aos pracinhas um dos episódios mais bonitos da nossa história e do nosso povo!!!!
Gostei do vídeo mas...
Se os pracinhas brasileiros foram empurrados ,mal - treinados ,mal -alimentados,
mal armados , despreparados para o inverno e chegaram na Itália para tocar caixinha de fósforo para divertir os aliados .
Depois de 239 dias de combate entre setembro de 1944 a maio de 1945 vencendo 21 batalhas ,capturando do inimigo : duas divisões a 148ª divisão alemã e a divisão fascista Itália e parte da 90º ligeira motorizada ex- Africa Korps (única divisão auxiliar aliada a fazer isso) 2 generais ,892 oficiais ,19.679 soldados quase capturando Milão segunda cidade da Itália ao chegar a Lodi sendo a F.E.B desviada para capturar Alessandria e ao final da guerra tomando Turim, depois se unindo na fronteira da França com tropas francesas livres em Susa com a perda de apenas 457 mortos da F.E.B mais 8 pilotos da FAB e 35 prisioneiros brasileiros capturados pelos alemães (O menor índice de prisioneiros capturados de todos os aliados na 2º guerra ! )em uma unidade de 25.344 militares mais 350 da FAB .
Sendo 1ª DIE Divisão de Infantaria de Exército da Força Expedicionária Brasileira a única divisão aliada na Itália a cumprir todas as missões dadas pelo 5ª Exército Americano .
A pergunta é : se fossem bem treinados ,alimentados, armados e não empurrados os soldados brasileiros seriam o quê ? Rambos programados para ganhar a guerra sozinhos ?
Pois é . . . e ainda dizem q nossa participação foi insignificante.
Excelente comentário!
E uma boa pergunta... kkkkkk.
Seria bom se uma boa produção de cinema fizesse umas series e filmes sobre tudo que o Brasil fez na Segunda Guerra Mundial. Acho que calaria a boca de muitos brasileiros e estrangeiros (em especial os estadunidenses).
Você não deve ter assistido todo o vídeo.
PODE CRÊ AMIGO
A FEB MERECE UM FILME DIGINO DE UMA GRANDE HISTORIA
A canção do Expedicionário é lindíssima. É uma pena que todo nosso potencial como país seja desperdiçado com tanta má gestão.
Meu avô e o avô da minha esposa estiveram na 2° Guerra Mundial, meu avô volto sem um braço e uma perna😢, o avô da minha esposa voltou inteiro!
Foi sim, uma vitória expressiva, com todas as dificuldades, os pracinhas foram heróis!
Faz um sobre Vargas e as leis trabalhistas, Peninha.
Durante a 2 guerra mundial, 3 soldados brasileiros se perderam durante um intenso combate durante a conquista da cidade de Montese, na Itália. Nossos soldados desacreditados pela população, sairam do Brasil ouvindo uma chuva de piadas sobre eles. A mais famosa foi “é mais fácil uma cobra fumar do que a FEB embarcar”. Daí surgiu o brasão da Força Expedicionária Brasileira.
Foi então que chegou o dia 14 Abr 1945, dia do ataque a Montese, o combate que viria a ser, o mais sangrento que a FEB participaria. Dia inesquecível para muitos que ainda vivem. E lá estavam eles, Arlindo Lúcio, Geraldo Rodrigues e Geraldo Baêta. Três soldados do Brasil unidos pelo destino. Três glórias nacionais! TRÊS QUE PARECIAM CEM!
Os 3 se mantiveram juntos tentando reencontrar o seu pelotão. Resistiram com pouca água e pouca munição, e sem nenhum alimento ou contato por rádio. Após um tempo, utilizando Táticas de guerrilha contra o inimigo, os 3 guerreiros se depararam com uma companhia inteira de soldados alemães, qual não teriam condições de combater.
Porém, se proporam a lutar até o último tiro, de forma tão intensa que relatos alemães afirmam que achavam que estavam lutando contra um pelotão inteiro de brasileiros.
Findando as munições, os alemães bradaram ordem para os brasileiros se renderem.
Após um momento de silêncio, os 3 apareceram correndo com baionetas na ponta de seus rifles e gritando em direção aos alemães, que prontamente abriram fogo e feriram mortalmente os pracinhas brasileiros.
O comandante alemão, observando os três corpos já sem vida, reconheceu neles o sacrifício. Nunca vira tamanha demonstração de coragem! E, deixando seu orgulho prussiano de lado, mandou que seus homens cavassem três covas rasas e, pegando alguns pedaços de madeira, fez uma cruz e nela escreveu: ” DREI BRASILIANISCHE HELDEN “, que em português quer dizer: “TRÊS HERÓIS BRASILEIROS”.
BRAVOS HERÓIS , JAMAIS SERÃO ESQUECIDOS
Obs: Até hoje grande parte dos italianos são extremamente gratos pela coragem dos nossos combatentes , uma pena que nossos livros ridicularizam os nossos guerreiros.
Peninha um episódio sobre a Força Aérea seria sensacional
Vamos colocar na pauta!
É mesmo, Peninha! E faça questão de colocar o depoimento do piloto da FAB que desistiu de fazer um tonneau porque percebeu no meio do vôo que não havia colocado o cinto.
Nem falaa! Imagina um episódio sobre o primeiro grupo de aviação de caça....seria maravilhodo. Senta a pua!
Up
Senta a Pua!!!
Moro em Munique e cortei o pulso numa porta de vidro, quase morri. Esse verso da canção do expedicionário não saía da minha cabeça e agora, no hospital, fica mais forte
Voluntários a força 😂 ri muito
O brasileiro é um povo gigante pela propria natureza e os politicos além de burros, ladrões, maldosos tanbem são azarados ao extremo não dão uma dentro. Imagino eu a cara deles de mandarem 28 mil "indesejados" pra morte e quase todos voltarem. Se politicos inventassem algo inovador e lucrativo com o sal do mar, não me espantaria nada que da noite pro dia o mar ficasse açucarado afundando a produção de cana de açudar.
No quartel chamava de "voluntórios"
Na guerra do Paraguai n foi exatamente a força , muitos foram pq quiseram e pela propaganda feita na epoca, existiram meios indiretos de obrigar como por exemplo os negros q se voluntariassem ficassem livres apos a guerra,ainda vale ressaltar q dom Pedro II e sua filha eram contra a escravidao ja na epoca,porem apenas sua filha fazia algo mais "publico" ,pois dom Pedro temia perder o poder
Livre e espontânea obrigação kkkkk
@Sp3d Game Rad heheh claro, mas isso e normal em uma guerra kk
Só não gosto que separe as coisas em lado bom e mal. Mas os brasileiros fizeram bonito e tenho orgulho de contar essa história para os meus alunos. Mesmo que o Brasil nunca tenha dado valor a seus bravos expedicionário.
Conheci um senhor morador do Imbé que foi a II guerra grande orgulho em poder conhecê-lo ele foi pra Itália. Ele disse que ganharam pois sobrava bala pra atirar, muito lúcido me contou nos detalhes seu caminho.
Jadiel?
Meu finado avô foi pracinha me orgulho disso.
Cara, te vi num vídeo antigo no programa do Jô; me amarrei. Você deu um show. Parabéns pelo teu trabalho.
Nossos pracinhas, verdadeiros heróis nacionais.
"Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; " Acho, tenho quase a absoluta certeza, que é uma referência à Canção do Exílio do Gonçalves Dias. Acho que seria bacana notar isso, poderia ter apontado no vídeo. Abraço!
É isso mesmo. A referência é tão direta que não precisou de notação.
Eu tenho (quase) certeza que essa é a Canção do Expedicionário.
FEB, a cobra fumou! Orgulho de nossos heróis!
O melhor conteúdo do UA-cam! @buenas Ideias
Oi, Matheus. Que bom que tu gosta. Ficamos muito felizes.
Eu sou apaixonado pela história do Brasil ! Tenho te acompanhado a tempos Eduardo, e cada vez fico ainda mais fascinado por essa terra ! Obrigado por contribuir com isso.
Muito orgulho dessa parte da história do Brasil
Orgulho dos Pracinhas.
Baita vídeo, como sempre.
Aliás, vale lembrar que o EngHaw quando tocava O Exercíto de Um Homem Só ao vivo, colocavam a Canção do Expedicionário.
Orgulho de ser brasileiro e neto de pracinha. 3° Sargento João da Silva. Desembarcou em Nápoles com 20 cm de neve usando uma camiseta. Matou e aprisionou nazistas e fascistas. Voltou e foi inspetor federal no Frigorífico Pagnoncelli em Herval D'Oeste, SC até 1989 quando faleceu.
SHHHOW.
Fala mais sobre a importância de Natal-RN na II na guerra
senta a pua , na falta de memória do Brasileiro, viva o orgulho nacional o pracinha Brasileiro
Estava ansioso por este segundo episódio!!!!! Parabens Bueno por nos trazer a história como ela é e abrir nossos olhos! Alias, sou aqui de Ponta Grossa, PR, lugar tão citado nos seus videos! Abraços e "VIDA LONGA AO CANAL BUENAS IDEIAS!"
Meu Brasil foi lá e fez 👏👏👏👏
Meu compromisso de todas as quartas rsrsrs
FEB e FAB, grande orgulho nacional.
Melhor canal!
Aqui em São Gabriel, RS, fica o museu da FEB. Duas a três vezes ao ano vou lá e vejo as fotos dos pracinhas e toda a sua coragem, apesar de ser professor de Educação Física seguidamente levo meus alunos lá e inclusive tem uma foto de um soldado alemão com sua família que foi dada a um sodado brasileiro que lhe salvou a vida.
Excelente vídeo Mestre Peninha.
Sobre o tema, sugiro a todos o filme "A Estrada 47" (2013), dirigido por Vicente Ferraz.
Conta um fato (verídico?) ocorrido em pleno teatro de operações da Itália. Muito bom.
Forte Abraço.
Sr. Eduardo não se preocupe em ver datas no papel está tranquilo. É impossível lembra todas essas datas, você é excelente do jeito que é. Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho.
Sensacional, muito bom. Mas espero ansioso sobre a FAB e principalmente a história do piloto de P47 Danilo Marques Moura, um episódio incrível que a maioria das pessoas no Brasil não conhecem, daria até um filme...
Meu avô foi pracinha e do jeito que ele era descontraído, amaria este episódio ❤️
Presumo q é o filme A Estrada 47, que não ridiculariza nossos pracinhas, ao contrario saí do cinema com impressão de espirito vencedor dos brasileiros porem não reconhecido
Na verdade, acho que ele fala do documentário "Rádio Auriverde".
Vc por aqui?
O Sul é meu país. Sempre aprendendo da história as explicações são fáceis e hilárias, muito bom parabéns
Quem quiser saber uma grande história de um herói Brasileiro na segunda guerra assistam o vídeo do Aviões e Musicas “Uma grande história” digno de um filme! Infelizmente nos não damos valor a nossa própria história.
A Paz queremos com fervor, a guerra só nos causa a dor, porém se a pátria amada for um dia ultrajada lutaremos sem temor.
Os negão brasileiro eram famosos com as garotas italianas
:3
"Se a pátria querida pelo inimigo for envolvida, na paz ou na guerra defendo a terra contra o perigo ,com o ânimo forte se for preciso enfrento a morte, a afronta se lava com fibra de herói de gente forte , bandeira do Brasil ninguém te manchara seu povo varonil isso não concentira , bandeira idolatrada, altiva tremular onde a liberdade é mais uma estrela a brilhar " canção fibra de herói que eu adorava cantar durante as caminhadas no quartel nos idos de 1996
Peninha, o senhor poderia fazer um episódio a respeito dos imigrantes alemães e italianos em SC? Seria ótimo! Sou seu fã!
Vieram para o Brasil para embranquecer a população. Não funcionou. Fim.
Verda kkkkkkkkk Tão tudo Pasa fome hoje
Meu bisavô Polaco conseguiu fugir da Itália e vim pra Sabará Mg graças aos pracinhas❤️
Teve muito "voluntários da pátria" indo se alistar no exercício alemão mas isso não vai cair no Enem kkkk. Brincadeiras a parte, mas meus avós contam como foi a perseguição dos nazifascistas aqui na região serrana do RJ, povo arrebanhava membros da colônia alemão nas praças das cidades, amarravam igual bicho. Friburgo tinha até um campo de prisioneiros dentro de uma base da Marinha. O cônsul honorário da Itália da cidade, queimou os documentos de todos os cidadãos italianos envolvidos nos grêmios de apoio ao eixo para evitar que fossem identificados, presos e deportados. Claro que hoje é um baita tabu hoje em dia.
Minha avó, alemã, tb foi perseguida aqui no Rio, apesar de não ter nada a ver com o nazismo. Teve q se abrigar na casa dos patrões, americanos... triste...
A sua voz me salva. Deus o ABENÇOE. 🌷
Peninha cada vez melhor!! Mas acho que a FEB era parte do Quinto Corpo do Exercito Americano, eles usavam o A5 no braço, se quiser eu mando foto!
Meu pai usava. Tenho em casa.
O avô da minha esposa, 2° Tenente João Gomes Ribeiro foi um dos poucos combatentes da FEB que era paraense. Faleceu em 2016 aos 97 anos.
Fala do Monte Castelo
Porfavor
MUITO OBRIGADO !
Na minha família não tem ninguém que foi à guerra, mas minha avó conta que muitos homens fugiram e viveram nas matas próximas da cidade dela por meses, com medo de serem forçados a se voluntariarem kkkkkkkkkk.
Se eu fosse desse tempo eu lutariakkk, voluntariamente
Por outro lado, houve grantes protestos exigindo guerra à Alemanha.
Show Bueno fico Feliz por lembrar dos brasileiros que lutaram no Teatro da guerra na Itália ! Parabéns 👍
A letra define o tipo de ração, não a qualidade da "comida". Ração do tipo C era preparada para Combate/atuação em Campo.
Este professor idiota é uma fraude.
@@helcioalmeida7598 calaboca comunista
Excelente Eduardo, esses sim verdadeiros heróis Brasileiros,
Melhor episódio.
Pesquisas alternativas: Os Soldados Brasileiros de Hitler - Os Soldados Alemães de Vargas- Aliança Brasil-EUA Nova História do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Todos do Prof. Dennison de Oliveira.
Muito bom está aprendendo história aos poucos