O que posso compartilhar dos meus anos de mestragem é deixar várias coisas razas e improvisar o aprofundamento conforme os jogadores vão se interessando, eu tenho costume de planejar bem pouco os acontecimentos, deixo para fluir durante a sessão. Eu planejo bastante é itens e monstros. Acho eles super importantes para um balanceamento e interesse dos jogadores, um monstro que só anda e bate é chato. Um monstro que te persegue por semanas, não te deixa dormir, rouba sua comida para lhe enfraquecer, vira um vilão a ser combatido e não só uma pedra no caminho.
A primeira vez que mestrei D&D 5e, comecei somente com um pano de fundo e um mapa de uma região. O resto, personagens, problemas, desafios, e até mesmo o próprio plot da primeira parte campanha inteira (que durou até o nv6) foi feita na base do improviso, eu acabei de apegando a este modo de narrar desde então, não é exatamente feito sem atenção ou de qualquer jeito, eu começo apenas com um objetivo principal e bem distante, e a questão do "o que haverá no caminho", deixo pra desenvolver na hora, eu sinto que assim o universo fica mais realista e natural, sem parar a narração para ler colas ou anotações (que me distraem muito). Eu curto fazer desta maneira por outra razão, os personagens nv1 de certa forma nao tem sempre que serem os "escolhidos" ou caírem por acidente numa missão lendária, então simplesmente jogo situações do contexto em que eles estão até ver o momento certo pra introduzir o rumo para aquele objetivo distante. Assim, conforme vc vai improvisando é só ir anotando e desenvolvendo o mundo a partir dos improvisos, assim o rpg acaba sendo uma surpresa até para mim as vezes!
@@mosconidih Para quem está começando... esse estilo de "mestrar" é bem perigoso, pois pode te deixar em duvida na maior parte das cenas, e como você ainda não possui um repertório, fica difícil não se perder no meio da mesa. Eu "mestro" a 5 anos, e sigo um padrão que funciona bastante até para quem é iniciante, que é basicamente: Ter o controle de 80% dos caminhos, e com isso eu quero dizer, que, a cada 10 rotas, 2 vão ser na base do improviso, ou seja, você tem uma brecha para enriquecer a mesa com a curiosidade dos players, ao mesmo tempo que você evoluiu seu repertório com caminhos que você desenvolveu. Dessa forma, não há brechas para que você não evolua a mesa, ao mesmo tempo que evoluiu sua capacidade de improvisar. Cuidado com o improviso total, pois ele pode te deixar perdido e fazer com que a mesa fique chata, tanto para você, "mestrar", quanto para os jogadores, jogar.
@@NlL00_1 valeu pela dica. Eu mostrei como havia dito. Havia criado tudo o que deveria acontecer na sessão. Quando eles chegaram no final do bloco que eu havia planejado (4 horas de jogo) finalizei a sessão. Funcionou bem. Eles exploraram bem o cenário, questionaram e exploraram bem. Deu certo. Sábado agora é a segunda sessão. Organizei tudo seguindo esse princípio. Mas houve improvisos pois players tem liberdades. Uma coisa ou outra foi improviso total mas me saí bem. Valeu pela dica novamente.
Caraí! Eu adoro ver o Pedro mestrando. Mas acho que é ainda mais massa ver ele produzindo conteúdo "pedagógico". Adoro a maneira como ele expõe e organiza as informações. Valeu pelo conteúdo Mestre, que venham muitos mais agora que tu está trabalhando full time como streammer. 🤗🤗🤗
Tenho tido muito pouco tempo pra preparar as minhas mesas. Então preciso fazer isso fora do computador. O que tá me salvando é o DOCs do Google. Com ele posso atualizar informações mesmo pelo celular. Lá trabalho com índice. Tenho separado por episódio, onde coloco as informações relevantes pro episódio. Depois tenho um capítulo da história principal. Com as informações que estão acontecendo no mundo. E na medida que vão surgindo mais informações, eu vou atualizando nos títulos. Dentro de “história” posso colocar algum título com o nome de um NPC ou cidade, e lá vão estar as informações relevantes. Outra coisa que me ajuda muito e que faço os meus jogadores fazerem é o “diário de mesa”. Ao final de todas as mesas eles precisam atualizar um arquivo de texto com os acontecimentos da mesa. É bem interessante as percepções deles do que está acontecendo e isso te ajuda a saber o que eles tem de informação. Amei a edição. Parabéns Dravi.
Essa curta frase que tu falou na produção da "cena com os goblins" faz toda a diferença- vc não está fazendo uma cena de combate, há diferentes caminhos para resolver a questão. O mestre precisa se lembrar que as decisões são dos jogadores... Tu dá o problema e eles decidem como fazer com as ferramentas que estão na mesa
gostei do video, eu estou criando uma campanha de velho oeste, e segui cada passo, criei as caracteristicas das cidades, pessoas e lugares e o mais importante foi os blocos que eu fiz tudo certinho e separadinho bloco por bloco, o que me fez ver um jeito totalemnte novo de mestrar, muito daora gostei bastante do video👍🏻👍🏻
Achei muito bom as sua estruturação. Foi muito engraçado quando eu fui percebendo que eu meio que faço tudo o que você disse quando eu vou preparar uma mesa, mas eu nunca tinha parado pra pensar e organizar isso. O vídeo foi nível facilmente abatido.
No começo eu via os basic attacks pela zueira e pq eram muitos divertidos. Vi várias vezes os msm vídeos, mas ñ fazia questão de aprender o sistema. Hj graças a vcs eu posso mestrar e ñ só um sistema. Obrigado pelas diversas mesas de RPG q me salvarão da tristeza advinda da quarentena e por me proporcionar um novo amor ... O RPG!!!
eu quero começar a aprender a jogar, a mestrar principalmente para depois ensinar meus amigos, tem alguma dica por onde começo, eu baixei em PDF de graça o guia dos jogadores, o guia dos mestres e o livro dos monstros, que dicas você pode me dar?
Cara, tava querendo mestrar mas lendo as regras vendo alguns vídeos achei muito complicado, mas vendo os vídeos d nosso grande pedroka sempre da aquele hype e sempre fico querendo montar uma mesa o mais rapido possivel, vlwww meu qrido
Cara a primeira experiência na minha opinião é melhor sem quase nenhuma regra, te ajuda a focar no essencial do RPG que é construir uma história com seus jogadores.
Parabéns Pedroka. Excelente como os demais vídeos seus. Jogo desde 92/93 e passei por vários sistemas, mas mantendo d&d no cerne de meus games. Atualmente me "inclinei" um pouco para Forbidden Lands e The Dark Eye. Seus vídeos são muito bons. Se pudesse dar 1000 likes daria fácil. Valeu e abraços.
Muito bom pedrok! Um excelente vídeo introdutório.... é mt maneiro a gente ir trazendo gente nova pro meio do RPG ainda mais ter mais narradores!!! Vlw pelo trabalho lindo de sempre! Edição boa demais também
Quero aprender a mestrar pra narrar aventuras com meus sobrinhos quando eles crescerem. E eu sou muito grato pelo mestre que eu tenho, grande Luquinhas!
Obrigado Formação Fireball, Obrigado Mestre Pedrok! Este vídeo me ajudou bastante! Estou demasiadamente ansioso com a minha primeira mesa, e este vídeo me deixou mais confiante! Consegui organizar minhas ideias de uma maneira muito mais simples e eficiente com este método!
cara, salvou. eu criei uma lore para uma campanha que se passaria em uma região urbana, eu como mestre fiquei preocupado de como iria ser o decorrer, mas ver seu vídeo me aliviou. vídeo muito bom a propósito
Passei um bom tempo procurando exatamente esse tipo de explicação aqui no youtube. Muito bom. Não vejo a hora dos próximos vídeos dessa play list. Parabéns pelo trabalho.
Ótimas dicas. Eu tenho dificuldade justamente na Proposta. Sempre tenho ideias demais na cabeça e não consigo expressar isso aos jogadores, mas a dica de uma frase só pela já vai me ajudar bastante. Valeu Pedroka.
Eu tenho tido que improvisar bastante. Então essas dicas irão ajudar bastante a pensar em coisas rápidas pra os blocos em vez de tudo. Poha pura dica essa valeuzasso
saudades de videos assim kkkk sou mestre a 1 ano e eu uso um sistema de criação de histórias assim: preparo a história em si (o q eu SEI q os jogadores vão enfrentar) depois preparo alguns ganchos pra levar eles pra proxima "temporada" e SÓ vou improvisando de acordo com o q os jogadores vão fazendo na mesa, sem quase nenhum roteiro é uma forma impressionantemente divertida de mestrar, porque nem você sabe o q está por vir
Cara, vc tem alguma dica pra dominar improviso ? Sou mestre de primeira viagem e tô muito nervoso, não sei se oq vou fazer vai agradar e prender os jogadores, eu li o livro de regras e tô meio biluteteia de muita informação e tô com muito medo de ficar uma merda e acabar afastando meus amigos desse mundo do RPG. Sei que seu comentário é antigo, mas se vc puder, vc pode me ajudar ?
Pedroka, tu é o cara, irmão!! Sempre amei teu trabalho e me guiei bastante vendo seus vídeos, ainda espero em um futuro bem próximo que tu alcance mais destaque e leve a palavra do RPG pra mais públicos!!!
esse vídeo era tudo que eu tava precisando pra fazer a minha campanha andar, de verdade!! fiquei meio perdida depois da primeira sessão, e como também é a minha primeira vez mestrando, não sabia como seguir dali. acabei tendo algumas ideias enquanto assistia então mtmtmtmt obrigada pedrok
Uma dica que funcionou pra mim: Não fique preso nas soluções do seu problema, isso é trabalho do jogador! Ao invés disso, desenvolva bem o problema, não as soluções. O jogador pode simplesmente preferir se aliar com a bruxa pra matar um caçador ao invés de caçá-la. Improvisar é o principal de um DM
Muito bom o vídeo, são dicas simples porém essências. Sou mestre de primeira viagem e estou narrando uma campanha de tormenta 20, estou vendo que vou amar está série.
Mestro D&D 5e há 8 anos e ainda me considero um mestre novato ksksks sempre busco conteúdo novo sobre mestragem pra saber sempre como posso melhorar. Sempre aprendo algo diferente. Excelente conteúdo!! Muito obrigado!!
Que nostalgia maravilhosa que faz lembrar vídeos de 7 anos atrás, só que dessa vez tem 7 anos de experiência para melhorar o conteúdo s2 Isso tbm quer dizer que não vou mais precisar ficar maratonando só primeira e segunda temporada do basic atack (embora eu provavelmente vou continuar fazendo uma hora)
Muito legal! O maior desafio do mestre provavelmente é saber parar na hora certa: não se sobrecarregar na preparação, descrever apenas o necessário, mas principalmente deixar o espaço certo para que a história cresça e continue através das ações dos jogadores. Ótima iniciativa, PedroK!
Muito bom esse video, pessoas como eu que querem começar a mestrar, esse video vai ajudar bastante... eu achava que essa serie iria para o outro canal e não pro formação... mas em ambos os casos, meus parabéns, video incrível.
Encontrei esse vídeo num momento de criação do meu próprio sistema de RPG de mesa e a ideia de criação de situações de perigo ou interação divididas por blocos me fez ver as coisas de uma outra forma. Obrigado por isso, mestre!
A primeira vez que eu mestrei foi pra duas pessoas, eles estavam testando vendo se gostavam, após isso adicionei mais pessoas que encontrei para jogar esse jogo, mas os que começaram jogando comigo ficavam me apressando, ai eu não tinha tempo pra poder desenvolver a história, eu não estava me sentindo confortável, ficava com medo de demorar de mais, acabava pulando alguns possíveis diálogos e dando as informações de qualquer forma, buscando agradar todo mundo. Depois de um tempo esse pessoal saiu, e fiquei triste achando que tinha feito algo errado, mas então decidi montar outro grupo e continuar com os que ficaram, e foi uma dinâmica bem legal, criei situações e deixei os jogadores decidir como resolver, eles não estavam ficando quietos e estavam com vontade de jogar, não ficavam me limitando no sentido de tempo, agora espero poder continuar narrando na história e descobrir o que vai acontecer.
Muito bacanas as dicas, Pedrok! Já utilizava a descrição de locais e NPC's em 3 pontos, acho muito mais fácil e não confunde a cabeça do jogador. Na questão das informações, eu sempre gosto de separar no tablet usando o Trello, mas realmente vai de DM pra DM.
Mestre PedroK, eu estou criando meu primeiro Mundo próprio de RPG baseado no sistema D&D 5 edição, nele, eu vou adicionar algumas raças criadas por mim e outras modificadas também além das já existentes no sistema. Você teria alguma dica sobre como construir todo o cenário de mundo e tudo mais? Quero fazer algo bem desenvolvido e dinâmico, principalmente por que quero usá-lo em todas as minhas futuras campanhas, mais ou menos como você mesmo fez com SkyFall RPG. Se puder me dar algumas dicas sobre por onde eu começo ou o que eu posso começar a criar primeiro eu agradeço. Obrigado se você responder, sou muito seu fã e um dia quero um ser um mestre tão bom quanto você é!!
Gostei! Tô planejando minha primeira aventura. É um cenário próprio. Fiquei na dúvida de como eu resolveria um conflito em uma câmara ou ambiente vazio.
Bem vindo a jornada do mestre novato, vc provavelmente nunca mais vai sair desta função kkk.
Já estou preparado para isso... kkkkkk
@@SirHioroy então têm chance de sucesso kkk boa sorte e não se prepare demais, vai te deixar nervoso pra acertar tudo.
Verdades, comecei a mestrar em 2018 por que o mestre da gente tava cansado agora se eu para de mestrar todo mundo para de jogar e ficamos sem mesa.
Aquela sina do kra que fala "Tá bom, eu mestro"
Hoje em dia eu não saio mais da função por que é a melhor coisa que tem
O que posso compartilhar dos meus anos de mestragem é deixar várias coisas razas e improvisar o aprofundamento conforme os jogadores vão se interessando, eu tenho costume de planejar bem pouco os acontecimentos, deixo para fluir durante a sessão. Eu planejo bastante é itens e monstros. Acho eles super importantes para um balanceamento e interesse dos jogadores, um monstro que só anda e bate é chato. Um monstro que te persegue por semanas, não te deixa dormir, rouba sua comida para lhe enfraquecer, vira um vilão a ser combatido e não só uma pedra no caminho.
Oii tudo bem?? Adorei seu jeito, vc me ajudaria???
Faz uns dois anos que mestro, mas sempre tive seus vídeos como referência. Até hj eu vejo e revejo os vídeos de Worldbuilding no teu canal kkkkkkkkk
True, tbm
Sempre antes de começar uma mesa eu faço uma maratoninha nesses vídeos. Tem coisas que a gente sabe mas precisa ouvir pra reforçar kksksks.
A primeira vez que mestrei D&D 5e, comecei somente com um pano de fundo e um mapa de uma região. O resto, personagens, problemas, desafios, e até mesmo o próprio plot da primeira parte campanha inteira (que durou até o nv6) foi feita na base do improviso, eu acabei de apegando a este modo de narrar desde então, não é exatamente feito sem atenção ou de qualquer jeito, eu começo apenas com um objetivo principal e bem distante, e a questão do "o que haverá no caminho", deixo pra desenvolver na hora, eu sinto que assim o universo fica mais realista e natural, sem parar a narração para ler colas ou anotações (que me distraem muito). Eu curto fazer desta maneira por outra razão, os personagens nv1 de certa forma nao tem sempre que serem os "escolhidos" ou caírem por acidente numa missão lendária, então simplesmente jogo situações do contexto em que eles estão até ver o momento certo pra introduzir o rumo para aquele objetivo distante. Assim, conforme vc vai improvisando é só ir anotando e desenvolvendo o mundo a partir dos improvisos, assim o rpg acaba sendo uma surpresa até para mim as vezes!
Mano, você ainda mestra? Vou começar sábado e você deu uma visão muito boa com esse comentário, obrigado
Vou começar sábado tbm... fiz apenas o primeiro bloco... Se passar, vai ser na base do improviso total 😅
@@mosconidih Para quem está começando... esse estilo de "mestrar" é bem perigoso, pois pode te deixar em duvida na maior parte das cenas, e como você ainda não possui um repertório, fica difícil não se perder no meio da mesa. Eu "mestro" a 5 anos, e sigo um padrão que funciona bastante até para quem é iniciante, que é basicamente: Ter o controle de 80% dos caminhos, e com isso eu quero dizer, que, a cada 10 rotas, 2 vão ser na base do improviso, ou seja, você tem uma brecha para enriquecer a mesa com a curiosidade dos players, ao mesmo tempo que você evoluiu seu repertório com caminhos que você desenvolveu.
Dessa forma, não há brechas para que você não evolua a mesa, ao mesmo tempo que evoluiu sua capacidade de improvisar. Cuidado com o improviso total, pois ele pode te deixar perdido e fazer com que a mesa fique chata, tanto para você, "mestrar", quanto para os jogadores, jogar.
@@NlL00_1 valeu pela dica. Eu mostrei como havia dito. Havia criado tudo o que deveria acontecer na sessão. Quando eles chegaram no final do bloco que eu havia planejado (4 horas de jogo) finalizei a sessão. Funcionou bem. Eles exploraram bem o cenário, questionaram e exploraram bem. Deu certo. Sábado agora é a segunda sessão. Organizei tudo seguindo esse princípio. Mas houve improvisos pois players tem liberdades. Uma coisa ou outra foi improviso total mas me saí bem. Valeu pela dica novamente.
O Sábio Careca sempre passando conhecimento da melhor maneira possível
Viva aos carecas
Vida longa ao mestre que nos inspira!
Uma mente brilhante, de fato
Caraí! Eu adoro ver o Pedro mestrando. Mas acho que é ainda mais massa ver ele produzindo conteúdo "pedagógico". Adoro a maneira como ele expõe e organiza as informações.
Valeu pelo conteúdo Mestre, que venham muitos mais agora que tu está trabalhando full time como streammer. 🤗🤗🤗
Tenho tido muito pouco tempo pra preparar as minhas mesas. Então preciso fazer isso fora do computador. O que tá me salvando é o DOCs do Google. Com ele posso atualizar informações mesmo pelo celular. Lá trabalho com índice. Tenho separado por episódio, onde coloco as informações relevantes pro episódio. Depois tenho um capítulo da história principal. Com as informações que estão acontecendo no mundo.
E na medida que vão surgindo mais informações, eu vou atualizando nos títulos. Dentro de “história” posso colocar algum título com o nome de um NPC ou cidade, e lá vão estar as informações relevantes.
Outra coisa que me ajuda muito e que faço os meus jogadores fazerem é o “diário de mesa”. Ao final de todas as mesas eles precisam atualizar um arquivo de texto com os acontecimentos da mesa. É bem interessante as percepções deles do que está acontecendo e isso te ajuda a saber o que eles tem de informação.
Amei a edição. Parabéns Dravi.
Essa curta frase que tu falou na produção da "cena com os goblins" faz toda a diferença- vc não está fazendo uma cena de combate, há diferentes caminhos para resolver a questão. O mestre precisa se lembrar que as decisões são dos jogadores... Tu dá o problema e eles decidem como fazer com as ferramentas que estão na mesa
Primeira vez que vou mestrar presencialmente. Comecei a fazer durante a pandemia, pelo Discord, e estou super animada! Obrigada pelo vídeo 💕
Cara vc lê mentes? Esses dias eu pensei em pesquisar sobre pra ver se aprendo a mestrar, ajuda bastante hahauahaua vou ver de novo depois até
Gosto de fazer um esquema híbrido quando mestro, sempre deixando "lacunas" para se caso os PJ'S quiserem explorar.
gostei do video, eu estou criando uma campanha de velho oeste, e segui cada passo, criei as caracteristicas das cidades, pessoas e lugares e o mais importante foi os blocos que eu fiz tudo certinho e separadinho bloco por bloco, o que me fez ver um jeito totalemnte novo de mestrar, muito daora gostei bastante do video👍🏻👍🏻
Achei muito bom as sua estruturação. Foi muito engraçado quando eu fui percebendo que eu meio que faço tudo o que você disse quando eu vou preparar uma mesa, mas eu nunca tinha parado pra pensar e organizar isso. O vídeo foi nível facilmente abatido.
No começo eu via os basic attacks pela zueira e pq eram muitos divertidos. Vi várias vezes os msm vídeos, mas ñ fazia questão de aprender o sistema. Hj graças a vcs eu posso mestrar e ñ só um sistema. Obrigado pelas diversas mesas de RPG q me salvarão da tristeza advinda da quarentena e por me proporcionar um novo amor ... O RPG!!!
Vídeo incrível, mestro a 5 anos mas mesmo assim conseguiu me ajudar, vlw Pedroka
Espero ansioso por mais vídeos dessa série, forte abraço!
eu quero começar a aprender a jogar, a mestrar principalmente para depois ensinar meus amigos, tem alguma dica por onde começo, eu baixei em PDF de graça o guia dos jogadores, o guia dos mestres e o livro dos monstros, que dicas você pode me dar?
Cara, tava querendo mestrar mas lendo as regras vendo alguns vídeos achei muito complicado, mas vendo os vídeos d nosso grande pedroka sempre da aquele hype e sempre fico querendo montar uma mesa o mais rapido possivel, vlwww meu qrido
Cara a primeira experiência na minha opinião é melhor sem quase nenhuma regra, te ajuda a focar no essencial do RPG que é construir uma história com seus jogadores.
Parabéns Pedroka. Excelente como os demais vídeos seus. Jogo desde 92/93 e passei por vários sistemas, mas mantendo d&d no cerne de meus games. Atualmente me "inclinei" um pouco para Forbidden Lands e The Dark Eye. Seus vídeos são muito bons. Se pudesse dar 1000 likes daria fácil. Valeu e abraços.
Muito obrigado, você é fera. Muito simples e pratico! Tamo junto!
Otima série de um ótimo mestre! Top!
Muita das coisas a gente acaba pegando com o tempo mestrando também
Muito bom pedrok! Um excelente vídeo introdutório.... é mt maneiro a gente ir trazendo gente nova pro meio do RPG ainda mais ter mais narradores!!! Vlw pelo trabalho lindo de sempre! Edição boa demais também
Quero aprender a mestrar pra narrar aventuras com meus sobrinhos quando eles crescerem.
E eu sou muito grato pelo mestre que eu tenho, grande Luquinhas!
Se preparando pro futuro hein?kk
O vídeo que eu estava precisando
Que nós estavamos*** kkkk
Obrigado Formação Fireball, Obrigado Mestre Pedrok! Este vídeo me ajudou bastante! Estou demasiadamente ansioso com a minha primeira mesa, e este vídeo me deixou mais confiante! Consegui organizar minhas ideias de uma maneira muito mais simples e eficiente com este método!
Up de mais a série
cara, salvou. eu criei uma lore para uma campanha que se passaria em uma região urbana, eu como mestre fiquei preocupado de como iria ser o decorrer, mas ver seu vídeo me aliviou. vídeo muito bom a propósito
Ajudou sim.
Puta conteúdo bom da porra! É uma forma muito simples de explicar, inclusive, o processo de escrita. Parabéns!
Passei um bom tempo procurando exatamente esse tipo de explicação aqui no youtube. Muito bom. Não vejo a hora dos próximos vídeos dessa play list. Parabéns pelo trabalho.
muito obrigado, eu estou começando a mestrar uma mesa e devo admitir que está sendo um pouco trabalhoso, mas muito divertido
Ótimas dicas. Eu tenho dificuldade justamente na Proposta. Sempre tenho ideias demais na cabeça e não consigo expressar isso aos jogadores, mas a dica de uma frase só pela já vai me ajudar bastante.
Valeu Pedroka.
Eu tenho tido que improvisar bastante. Então essas dicas irão ajudar bastante a pensar em coisas rápidas pra os blocos em vez de tudo. Poha pura dica essa valeuzasso
saudades de videos assim kkkk sou mestre a 1 ano e eu uso um sistema de criação de histórias assim:
preparo a história em si (o q eu SEI q os jogadores vão enfrentar)
depois preparo alguns ganchos pra levar eles pra proxima "temporada"
e SÓ
vou improvisando de acordo com o q os jogadores vão fazendo na mesa, sem quase nenhum roteiro
é uma forma impressionantemente divertida de mestrar, porque nem você sabe o q está por vir
Cara, vc tem alguma dica pra dominar improviso ? Sou mestre de primeira viagem e tô muito nervoso, não sei se oq vou fazer vai agradar e prender os jogadores, eu li o livro de regras e tô meio biluteteia de muita informação e tô com muito medo de ficar uma merda e acabar afastando meus amigos desse mundo do RPG. Sei que seu comentário é antigo, mas se vc puder, vc pode me ajudar ?
Que vídeo maravilhoso. Até sendo um mestre experiente, da pra tirar alguma coisa de um vídeo como esse. Espero logo pelo próximo.
Boa Pedrok excelente essa proposta !!!!!
gostei muito !
Seus vídeos sempre me ajudaram muito a mestrar, ansioso pelos próximos
Pedroka, tu é o cara, irmão!! Sempre amei teu trabalho e me guiei bastante vendo seus vídeos, ainda espero em um futuro bem próximo que tu alcance mais destaque e leve a palavra do RPG pra mais públicos!!!
Incrível Pedrok *PARABÉNS * !!!
esse vídeo era tudo que eu tava precisando pra fazer a minha campanha andar, de verdade!! fiquei meio perdida depois da primeira sessão, e como também é a minha primeira vez mestrando, não sabia como seguir dali. acabei tendo algumas ideias enquanto assistia então mtmtmtmt obrigada pedrok
Por favor não pare, eu quero ser um mestre igual vc quando eu crescer. ( Já compartilhei pra uns 3 dms)
Faz mais dessa série meu parceiro! Muito bom :)
Mano, Pedro, tu é foda, to literalmente penando pra escrever minha primeira aventura, e tu me ajudou dms
Vídeo incrível como sempre, meus parabéns, comecei a mestrar esse ano e os videos de vcs tem me ajudado imensamente, muito obrigado
Uma dica que funcionou pra mim: Não fique preso nas soluções do seu problema, isso é trabalho do jogador!
Ao invés disso, desenvolva bem o problema, não as soluções. O jogador pode simplesmente preferir se aliar com a bruxa pra matar um caçador ao invés de caçá-la. Improvisar é o principal de um DM
Muito bom o vídeo, são dicas simples porém essências. Sou mestre de primeira viagem e estou narrando uma campanha de tormenta 20, estou vendo que vou amar está série.
Mestro D&D 5e há 8 anos e ainda me considero um mestre novato ksksks sempre busco conteúdo novo sobre mestragem pra saber sempre como posso melhorar. Sempre aprendo algo diferente. Excelente conteúdo!! Muito obrigado!!
Que nostalgia maravilhosa que faz lembrar vídeos de 7 anos atrás, só que dessa vez tem 7 anos de experiência para melhorar o conteúdo s2
Isso tbm quer dizer que não vou mais precisar ficar maratonando só primeira e segunda temporada do basic atack (embora eu provavelmente vou continuar fazendo uma hora)
Muito legal! O maior desafio do mestre provavelmente é saber parar na hora certa: não se sobrecarregar na preparação, descrever apenas o necessário, mas principalmente deixar o espaço certo para que a história cresça e continue através das ações dos jogadores. Ótima iniciativa, PedroK!
Cara, essa série tem a capacidade de ser uma das mais fortes desse canal e nem é meme
PedroK, excelente video. Continue com esse quadro, pufavo!
Muito bacana!
Dicas são sempre úteis tanto para iniciantes quanto para jogadores expeirentes
Muito bom esse video, pessoas como eu que querem começar a mestrar, esse video vai ajudar bastante...
eu achava que essa serie iria para o outro canal e não pro formação... mas em ambos os casos, meus parabéns, video incrível.
Cara, tu é muito bom! Muito didático. Simplesmente fantástico.
Agradeço muito por ter me dado uma direção para eu poder me localizar na mesa que estou fazendo, muito obrigado mesmo.
Vídeo muito informativo, aprendi bastante com ele.
Vigésima vez que eu vejo meu raro nome em algum lugar ( samir)
1-Vídeo massa demais!
2-Dica para o próximo vídeo: Transição de uma aventura/conflito para outra
Encontrei esse vídeo num momento de criação do meu próprio sistema de RPG de mesa e a ideia de criação de situações de perigo ou interação divididas por blocos me fez ver as coisas de uma outra forma. Obrigado por isso, mestre!
Mano eu vou criar 2 caras em um cavalo como inimigo secreto kkkkkkk
Como um completo inexperiente, aguardo ansiosamente pelos vídeos dessa série! Bondimais! Vrau!
Obrigado pelo video, estou planejando começar a mestrar para os meus amigos e isso ajuda bastante.
Edição ficou MUITO boa
Obrigado!!! Ajudou muito, mestre de primeira viagem por aqui heheh
Prfr faz mais vídeos dessa série!
O cara é o Matt Colville brasileiro! massa demais
Ficou mt booom! Parabéns Pedrok
Pior que eu tava precisando disso mesmo agora que vou começar uma mesa de Dark Sun.
DARK SUN
nice
@@formacaofireball inclusive assisto a sua série de Dark Sun pra me inspirar! Você mestra muito bem, é uma referência pra mim
Faz videos de COMBOS , explicando varia combos e pq ele é bom , passo a passo na evolução e tal , tipo tutorial
Migrando de jogador pra mestre e já esperando ser explorado pelos amigos jogadores pra sempre mestrar e viver eternamente nessa função
A primeira vez que eu mestrei foi pra duas pessoas, eles estavam testando vendo se gostavam, após isso adicionei mais pessoas que encontrei para jogar esse jogo, mas os que começaram jogando comigo ficavam me apressando, ai eu não tinha tempo pra poder desenvolver a história, eu não estava me sentindo confortável, ficava com medo de demorar de mais, acabava pulando alguns possíveis diálogos e dando as informações de qualquer forma, buscando agradar todo mundo.
Depois de um tempo esse pessoal saiu, e fiquei triste achando que tinha feito algo errado, mas então decidi montar outro grupo e continuar com os que ficaram, e foi uma dinâmica bem legal, criei situações e deixei os jogadores decidir como resolver, eles não estavam ficando quietos e estavam com vontade de jogar, não ficavam me limitando no sentido de tempo, agora espero poder continuar narrando na história e descobrir o que vai acontecer.
Ajudou demais! Faça mais videos tipo esse! Show
Aeeeee pedrão!!! Ansioso por essa série
Valew Pedrok usei esse video como referencia e deu certo até agora tudo flui bem kkkkk
Eu estou voltando a jogar!
Foi muito bom o vídeo!
Te amo pedrokkkkk
Muito bacanas as dicas, Pedrok! Já utilizava a descrição de locais e NPC's em 3 pontos, acho muito mais fácil e não confunde a cabeça do jogador. Na questão das informações, eu sempre gosto de separar no tablet usando o Trello, mas realmente vai de DM pra DM.
Eu nunca joguei e tô sendo mestre logo de cara skskks (aliás tô gostando muito)
Me ajudou muito meu caro guerreiro
Mestre PedroK, eu estou criando meu primeiro Mundo próprio de RPG baseado no sistema D&D 5 edição, nele, eu vou adicionar algumas raças criadas por mim e outras modificadas também além das já existentes no sistema. Você teria alguma dica sobre como construir todo o cenário de mundo e tudo mais? Quero fazer algo bem desenvolvido e dinâmico, principalmente por que quero usá-lo em todas as minhas futuras campanhas, mais ou menos como você mesmo fez com SkyFall RPG. Se puder me dar algumas dicas sobre por onde eu começo ou o que eu posso começar a criar primeiro eu agradeço. Obrigado se você responder, sou muito seu fã e um dia quero um ser um mestre tão bom quanto você é!!
Ótimo vídeo Pedrok!
Mandou muito bem, parabéns pelo vídeo!
ainda esperamos pelo segundo episódio.
mano eu não sei o que seria de mim se não fosse esse carequinha lindo maravilhoso e seus conselhos incríveis
Que série de vídeos legal, cara!
Mal posso esperar por mais. 🤩
(Sou novato tb)
Video incrível! Mestre
Muito bom o vídeo, parabéns!! :D
O deus pedroka, faça mais vídeos como esse preciso de ajuda
Me ajudou demais.
Extremamente esclarecedor.
Simplificou o suficiente pra qualquer um entender.
Gostei! Tô planejando minha primeira aventura. É um cenário próprio. Fiquei na dúvida de como eu resolveria um conflito em uma câmara ou ambiente vazio.
MANO QUE PERFEITO
normalmente eu acabo deixando os players meio perdidos na aventura, com as dicas do vídeo acho q vou conseguir divertir mais o pessoal, vlw pedroca
Obrigada Pedro, tava precisando disso
Mt bom esse conteúdo, qria mais
Mestrei umas duas vezes só, vi esse vídeo. Pretendo mestrar de novo e aqui estou novamente
Cadê a parte dooois
Caraca, que aula incrível!!! Eu pagaria por isso.... a eh! Eu paguei hehehehehe meu Prime da Amazon nunca foi tão bem investido!!!!
eu nunca nem joguei rpg e já vou começar mestrando, agr que eu animei tds meus amigos p jogar nn tem volta, que desespero
Muito bom
Até no RPG solo eu uso uma estratégia bem parecida.
Amei demais 🤩
tava precisando muito desse video