@Ricardo.Gomes.S. então Ricardo, creio q ela está em outros projetos pessoais profissionais, e ela já era siluper atarefada na redação Tb, ou dando um descanso para a imagem... como falam na TV. Abraço
Ninguém vai na chuva sem se molhar. Sãos os espinhos que nos fazem crescer e tornar a existência um desafio e ao mesmo tempo uma maravilha. Ainda bem que o programa retornou aos seus pilares.
Tanto se fala da mediocridade moderna, mas esquecemos que enxergamos na escuridão apenas qdo direcionamos a luz em uma direção. Existindo um programa como esse direcionamos a luz ao que de bom é criado no meio das trevas.
Não me casei, mas minha saudosa mãezinha nos fins de semana levava um cafezinho pra mim na cama. Ela sempre levantava antes nos finais de semana, e eu gostava de ficar lendo um pouquinho. Que saudades ❤
A discrição e elegância da Andresa são características que atualmente estão em extinção. Como faz falta gente assim; gente que não se esforça para aparecer - mas aparece.
Ficou muito bom esta conversa sobre o assunto O Dilema do Porco-Espinho. M/observações: a) A fala ideológica do ambiente corporativo é tanto competitivo como hipócrita ao pregar "aqui somos uma família, todos apoiam todos". b) Mais sugestão sobre filmes em que protagonista encontrou uma maneira de relacionar sem ser espetado por espinhos do/a outro/a: Her (brilhante como sempre Joachin Phenix, personagem se relaciona com uma IA, um algorítimo q não lhe traz problemas. Voz original d Scarlett J.); também Air Doll (Boneca inflável/ filme japonês), parece com outro filme "A garota ideal". c) Recomendo o livro "O dilema do porco-espinho: como encarar a solidão", de Leandro Karnal, Ed. Planeta, 2018.
Considerando que a cada 10 pessoas, 8 são tóxicas, perigosas e danosas, o ideal é mantê-las à distância mesmo. Com o tempo, a experiência e a maturidade vamos percebendo que os espinhos são necessários e importantes. Como afirmou Sartre, "o inferno são os outros".
Com o advento da internet tá nascendo um monte de gente "independente" , que "vive bem consigo mesmo" , que não precisa de ninguém pra ser feliz, etc etc... Deixa esse pessoal 1 semana sem wi-fi que eu quero ver se eles não vão tentar socializar
Eu vivo muito bem sozinho, vejo casos de pessoas que querem estar o tempo todo juntas (amigos e relacionamentos) nessa aproximação acabam se desentendendo. O ponto aqui é podemos estar juntos mas é fundamental saber respeitar sua individualidade , se vc sabe quem é e gosta da sua companhia não vai aceitar se tratado mal o permitir que as questões mal resolvida da das outras pessoas te afete. Quando estamos bem resolvidos sabemos até onde podemos ir quando estamos em alguma companhia daí em diante sabemos há problema é hora de manter distância. Pra mim essa visão é fácil de lidar. O limite é quando percebo que vai afetar minha paz e ela vale ouro .
Este tema foi uma condição sem a qual não, na minha vida. Prestei atenção com muita presença e admiração à Andreza e Mestre Pondé, de cada palavras que saiam de seu alento. Parabéns. Inúmeras pessoas precisam ver este Programa, inclusive em relação aos nossos espinhos , ilusões mnêmicas em nós e ao próximo. Precisamos transvalorar nossas relações, antes que , como foi mostrado um esboço de um documentário de uma garota que se ''apegou" à I.A , provavelmente num Futuro não tão distantes , viveremos em comunhão com os Robôs, a ponto de legislarem um suposto casamento.
Tema maravilhoso e é exatamente essa dialética que eu esperava ver. Me decepcionei profundamente com o livro do Leandro Karnal “O Dilema do Porco Espinho” (não recomendo) que tem péssima didática e foge totalmente do ponto central da questão. Gostei muito mais da explanação e raciocínio do Pondé…
Eu prefiro me machucar. Já passei muito frio 🥶 literal morando anos na Europa e por experiência própria viver sozinho não è fácil. Humanos precisam de outros humanos crescemos e evoluímos em grupo e desenvolvemos na individualidade 😊
Schopenhauer é o meu filósofo predileto. Fiquei fã dele, depois daquela frase sobre o barulho que uma pessoa pode suportar e a sua capacidade cognitiva.
Um conjunto de porcos espinhos não se juntam para ficar contra um só porco espinho. Eis uma diferença considerável na analogia dos porcos espinho em comparação às relações humanas com seus espinho ou dificuldades. Entre os porcos espinhos há um peso igual para todos em se afastar ou ficar juntos, no entanto, nas relações humanas há pesos diferentes, por que o ser humano é um ser político que se agrupa de formas diversas, e, de repente, um grupo pode se voltar contra (espinhar) alguém ou uma só pessoa; ou grupos maiores colidirem contra grupos menores. Nunca li o autor, mas me parece meio romantica, pela esplanação, a analogia quando a gente olha para as relações politicas humanas com interesses e pesos tão diversos entres os seres humanos. Se o ser humano se enquadrasse apenas nessa condição de uma dificuldade de ficar ou não proximo do outrobmesmo virtualmente e mentalmente, acho que a humanidade um dia seria salva por Jesus (desculpa os religiosos), acho que Jesus Cristo consegue salvar os porcos espinho, o ser humano é que e meio complicado, sem querer ser pessimista, é so a realidade da vida mesmo (ora, Deus foi dar inteligeencia ao ser humano, daí a Eva comeu aquela maça e lascou 😅 foi tudo e estamos aqui por isso no pecado 😙✌️, conforme a mitologia cristã). [ Nada contra o nome bíblico'Eva', acho lindo inclusive e gosto da simbologia de mudança que o nome carrega, um prof dizia 'a primeira revolucionária da humanidade'. O salvamento que estou falando aqui não está dentro da ideia física como fazer uma reanimação cardiopulmonar, mas religiosa e depende de crença. ]. E hoje em dia em que as relações humana estão cada dia mais virtuais e isso ainda sim não reduz conflitos, por que as relacões espinhosas do ser humabo não está apenas na aproximação fisica e sim nos interesses e articulações persuasivas de muitos tipos, além da maldade que, concordo, 'nem os anjos sabem ao certo a medida'. O ser humano, na sua capacidade inventiva, resolve essa questão da salvação dizendo que existem os escolhidos, o fato é que não dar pra provar mesmo no além morte quem foi escolhido ou não, né. Fica a vontade de ler esse autor, mas me parece romantica a ideia de dificuldade pela aproximacao e distanciamento, a mente humana também se relaciona à distancia, por que não somos so instinto, e de modo bem mais complexo que apenas por necessidade de abrigo.
@@sramaria2805 concordo com sua fala inicial sobre a perseguição que surge a determinada pessoa ou grupos. A covardia humana é real, que medo dá dessas pessoas ditas "legais", "normais" perseguem e humilham baseados em mentiras e ou vulnerabilidades... e sabe o pior? Se acham os arautos da moral, da empatia, da perfeição... é raro mas acontece sempre
Se alguem mais inteligente me falare que era melhor não ter filhos nem casar ou se juntar por carência eu preferiria não ter filhos nem me comprometer com alguém.... é bem melhor estar só, longe de flia é fazer associações totalmente espontâneas é criativas
Nossos "espinhos", entre seres humanos ferem a alma. Somos infinitamente piores que os espinhos do porco espinho. Entendo, a metáfora, para argumentos positivos.
Obrigado pelo programa
Todo relacionamento é iniciado por algum tipo de amor, mas, só é mantido pela prática do perdão!
O MELHOR PROGRAMA da SEMANA...ABRAÇO PROF PONDE e ANDRESSA.
O que aconteceu com aquela outra apresentadora?
@@Ricardo.Gomes.S.saiu
@Ricardo.Gomes.S. então Ricardo, creio q ela está em outros projetos pessoais profissionais, e ela já era siluper atarefada na redação Tb, ou dando um descanso para a imagem... como falam na TV. Abraço
O 'cafezinho preto na cama' é o cultivo diário da sementinha do amor do casal. ❤ Vida longa e feliz ao casal!🎉
Um dos melhores TEMAS desse programa! SHOW, SHOW SHOW, SHOW SHOW, SHOW SHOW, SHOW SHOW, SHOW SHOW, SHOW
Graças a Deus que esse programa existe ❤❤❤
Já passei da idade de cutucadas. Doce paz da solidão!
Ninguém vai na chuva sem se molhar. Sãos os espinhos que nos fazem crescer e tornar a existência um desafio e ao mesmo tempo uma maravilha. Ainda bem que o programa retornou aos seus pilares.
Adoro a interseção entre eles,
É perceptível o prazer e interesse da Andreza ao ouvir as respostas.
PROGRAMASSOOOOOOOO NOSSA!!!🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩😁😁😁
Equilíbrio é tudo na vida. Parabéns pelo programa.
O perdão está acima da justiça. É isso mesmo. Pondé é sensacional.
Coisa linda de ouvir a historia desse casal! 🥰
Que felicidade esse programa! Pancada!!!!
Incrível, que programa fantástico, muito obrigado aos envolvidos, especialmente ao Pondé.
Bom dia!!!
Muito bom o programa de hoje.
Tudo o que vivemos no dia a dia.
Muito obrigada🥰
Que lindo esse casal que está junto há 50 anos! Não é pra qualquer um...
Tanto se fala da mediocridade moderna, mas esquecemos que enxergamos na escuridão apenas qdo direcionamos a luz em uma direção. Existindo um programa como esse direcionamos a luz ao que de bom é criado no meio das trevas.
*O perdão só estaria acima da justiça se a justiça fosse na realidade injustiça. Na verdade o perdão está dentro da justiça.*
Maravilhoso.
Obrigada Pondé.
Grande filósofo.👏👏👏👏
Um programa melhor que o outro!
Excepcional este vídeo.
Vcs estao cada vez melhores.
❤❤❤
Caríssimo programa, obrigado ao Pondé e a Andressa!
Além do tema extremamente interessante, a camisa do Pondé do Pink Freud é o melhor desse episódio kkkk
Pink é Froid
Gostei da camiseta do Pondé "Pink Freud"
Qdo eu escolho a Solitude(o) é Libertador.
Não me casei, mas minha saudosa mãezinha nos fins de semana levava um cafezinho pra mim na cama. Ela sempre levantava antes nos finais de semana, e eu gostava de ficar lendo um pouquinho. Que saudades ❤
Adorei a camiseta do Pondé !
A discrição e elegância da Andresa são características que atualmente estão em extinção. Como faz falta gente assim; gente que não se esforça para aparecer - mas aparece.
Muito bom ouvir o Pondé. Essa do Nelson Rodrigues é muito boa, adultério só é adultério quando o outro não merece.
Muito bom, como sempre. Obrigada.
Deus está no detalhe. Sensacional.
O diabo também.
Ótimo programa Pondé é fod*
Incrível! 👌✨❤️🔥
Conversa enriquecedora para a nossa vida.
Amo demais esse programa 💜
Esse programa é excepcional !
Esse programa sempre me emocionando. É lindo ver isso! Obrigado aos envolvidos!
Muuuuiiiito bom!!! Parabéns
Ficou muito bom esta conversa sobre o assunto O Dilema do Porco-Espinho. M/observações: a) A fala ideológica do ambiente corporativo é tanto competitivo como hipócrita ao pregar "aqui somos uma família, todos apoiam todos". b) Mais sugestão sobre filmes em que protagonista encontrou uma maneira de relacionar sem ser espetado por espinhos do/a outro/a: Her (brilhante como sempre Joachin Phenix, personagem se relaciona com uma IA, um algorítimo q não lhe traz problemas. Voz original d Scarlett J.); também Air Doll (Boneca inflável/ filme japonês), parece com outro filme "A garota ideal". c) Recomendo o livro "O dilema do porco-espinho: como encarar a solidão", de Leandro Karnal, Ed. Planeta, 2018.
SENSACIONAL!!!!!!!!
Espero assistir uma aula toda quinta ❤😊 dupla maravilhosa 👏👏👏
Excelente 👏👏😺👏
Considerando que a cada 10 pessoas, 8 são tóxicas, perigosas e danosas, o ideal é mantê-las à distância mesmo. Com o tempo, a experiência e a maturidade vamos percebendo que os espinhos são necessários e importantes. Como afirmou Sartre, "o inferno são os outros".
Eu prefiro ter uma atitude igual a do coraçao das criaturas , eu contraio e expando constantemente...
❤Grande Ponde e Andressa ! Mais um Show de bola! Parabéns!
Com o advento da internet tá nascendo um monte de gente "independente" , que "vive bem consigo mesmo" , que não precisa de ninguém pra ser feliz, etc etc... Deixa esse pessoal 1 semana sem wi-fi que eu quero ver se eles não vão tentar socializar
A necessidade faz o ladrão
...
essa camisa! CONTINUEM, EU QUERO FICAR PERTO DE VOCÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Adorei o tema desta semana!!!
Tem uma fala de Arnaldo Jabor que diz que se você não quer ter decepção e sofrimento, namore uma planta!!
Ou um bichinho 😊
Ótimo tema para reflexão de final de ano desde já. 😀
Eu vivo muito bem sozinho, vejo casos de pessoas que querem estar o tempo todo juntas (amigos e relacionamentos) nessa aproximação acabam se desentendendo. O ponto aqui é podemos estar juntos mas é fundamental saber respeitar sua individualidade , se vc sabe quem é e gosta da sua companhia não vai aceitar se tratado mal o permitir que as questões mal resolvida da das outras pessoas te afete. Quando estamos bem resolvidos sabemos até onde podemos ir quando estamos em alguma companhia daí em diante sabemos há problema é hora de manter distância. Pra mim essa visão é fácil de lidar. O limite é quando percebo que vai afetar minha paz e ela vale ouro .
Rotina boa, perdão, recomeço
Programa show
Este tema foi uma condição sem a qual não, na minha vida. Prestei atenção com muita presença e admiração à Andreza e Mestre Pondé, de cada palavras que saiam de seu alento. Parabéns. Inúmeras pessoas precisam ver este Programa, inclusive em relação aos nossos espinhos , ilusões mnêmicas em nós e ao próximo. Precisamos transvalorar nossas relações, antes que , como foi mostrado um esboço de um documentário de uma garota que se ''apegou" à I.A , provavelmente num Futuro não tão distantes , viveremos em comunhão com os Robôs, a ponto de legislarem um suposto casamento.
Empatia
Bom tema a ser debatido
Esse programa deveria ter a audiência do fantástico. O povo brasileiro teria um pouco mais de consciência.
O documentario mostrado com relacionamento com I.A, lembra o filme Her.
Muito bom. Pensei que ia ter um video do Karnal, que tem um livro sobre o tema.
Só o último prefere sofrer junto que viver só;no dia dia não é isso que a gente vê,rs.
Tema maravilhoso e é exatamente essa dialética que eu esperava ver. Me decepcionei profundamente com o livro do Leandro Karnal “O Dilema do Porco Espinho” (não recomendo) que tem péssima didática e foge totalmente do ponto central da questão. Gostei muito mais da explanação e raciocínio do Pondé…
Eu prefiro me machucar. Já passei muito frio 🥶 literal morando anos na Europa e por experiência própria viver sozinho não è fácil. Humanos precisam de outros humanos crescemos e evoluímos em grupo e desenvolvemos na individualidade 😊
A questão é que instinto de vida é buscar a felicidade, ainda que ela seja uma miragem. Se você desiste desta miragem, você murcha e morre.
Schopenhauer é o meu filósofo predileto. Fiquei fã dele, depois daquela frase sobre o barulho que uma pessoa pode suportar e a sua capacidade cognitiva.
❤❤
Receita infalível pra solidão:
"Sou intensa, adoro ser surpreendida"
❤️✨
Pondé leu Freud e acreditou naquelas teorias,está na hora dele rever essa crença.
35:21 e nem da construção de vínculos que fuja dessa dinâmica
Gostei da camisa dele. "Pink Freud" 😂😂😂😂
Ninguém entra num relacionamento pensando no sofrimento . Só a partir do segundo 😊
"Paris, Texas" passando na tela ao fundo ❤
Sartre tem uma outra frase interessante: "quem não consegue se sentir bem sozinho, talvez não esteja em boa companhia".
Um conjunto de porcos espinhos não se juntam para ficar contra um só porco espinho. Eis uma diferença considerável na analogia dos porcos espinho em comparação às relações humanas com seus espinho ou dificuldades.
Entre os porcos espinhos há um peso igual para todos em se afastar ou ficar juntos, no entanto, nas relações humanas há pesos diferentes, por que o ser humano é um ser político que se agrupa de formas diversas, e, de repente, um grupo pode se voltar contra (espinhar) alguém ou uma só pessoa; ou grupos maiores colidirem contra grupos menores.
Nunca li o autor, mas me parece meio romantica, pela esplanação, a analogia quando a gente olha para as relações politicas humanas com interesses e pesos tão diversos entres os seres humanos. Se o ser humano se enquadrasse apenas nessa condição de uma dificuldade de ficar ou não proximo do outrobmesmo virtualmente e mentalmente, acho que a humanidade um dia seria salva por Jesus (desculpa os religiosos), acho que Jesus Cristo consegue salvar os porcos espinho, o ser humano é que e meio complicado, sem querer ser pessimista, é so a realidade da vida mesmo (ora, Deus foi dar inteligeencia ao ser humano, daí a Eva comeu aquela maça e lascou 😅 foi tudo e estamos aqui por isso no pecado 😙✌️, conforme a mitologia cristã).
[ Nada contra o nome bíblico'Eva', acho lindo inclusive e gosto da simbologia de mudança que o nome carrega, um prof dizia 'a primeira revolucionária da humanidade'. O salvamento que estou falando aqui não está dentro da ideia física como fazer uma reanimação cardiopulmonar, mas religiosa e depende de crença. ].
E hoje em dia em que as relações humana estão cada dia mais virtuais e isso ainda sim não reduz conflitos, por que as relacões espinhosas do ser humabo não está apenas na aproximação fisica e sim nos interesses e articulações persuasivas de muitos tipos, além da maldade que, concordo, 'nem os anjos sabem ao certo a medida'. O ser humano, na sua capacidade inventiva, resolve essa questão da salvação dizendo que existem os escolhidos, o fato é que não dar pra provar mesmo no além morte quem foi escolhido ou não, né.
Fica a vontade de ler esse autor, mas me parece romantica a ideia de dificuldade pela aproximacao e distanciamento, a mente humana também se relaciona à distancia, por que não somos so instinto, e de modo bem mais complexo que apenas por necessidade de abrigo.
@@sramaria2805 concordo com sua fala inicial sobre a perseguição que surge a determinada pessoa ou grupos. A covardia humana é real, que medo dá dessas pessoas ditas "legais", "normais" perseguem e humilham baseados em mentiras e ou vulnerabilidades... e sabe o pior? Se acham os arautos da moral, da empatia, da perfeição... é raro mas acontece sempre
8 x 1 para quem prefere viver sozinha! 😮
Antes só do que mal acompanhado. Seria esse o tema?
Eu li o livro do Leandro Karnal cujo título é este.
Pede seu tempo de volta pra ele
Quem tem medo dos espinhos não vive a verdadeira realidade da vida. Assim penso. 😅
A Realidade da vida é a morte..😂
Se alguem mais inteligente me falare que era melhor não ter filhos nem casar ou se juntar por carência eu preferiria não ter filhos nem me comprometer com alguém.... é bem melhor estar só, longe de flia é fazer associações totalmente espontâneas é criativas
Nao existe amor em SP. - Criolo
Nossos "espinhos", entre seres humanos ferem a alma. Somos infinitamente piores que os espinhos do porco espinho.
Entendo, a metáfora, para argumentos positivos.
Ps you say stay and never leave you say meant for ever i could believe you , but i don t you say we re almost all alone together ALL ALONE ...
Adoro rotina, eu funciono melhor com ela