sou dependente químico em abstinência há 6 anos depois de passar por uma internação, e me formo esse ano em Psicologia, o disco A tempestade me ajuda a lidar com os vazios e a solidão que sinto mesmo longe das substâncias que eu usava, cada 24 horas limpo é um milagre.....a história do Renato me ajudou a decidir me internar em 2017.....
@@julianocastor549 romântico no sentido trágico do termo. De ver beleza em coisas trágicas. E ele era assim desde criança, como fala ali. A dependência é uma doença e a personalidade da pessoa é outra coisa. A psiquiatria moderna não encaixa mais as pessoas em um diagnóstico. As características pessoais também são levadas em conta.
sou depedente desde os 17 anos entre altos e baixos levantadas e caidas..... hoje tenho 51 anos luto contra meus demonios. eliminei da minha vidas pessoas que me fazem mau principalmente parentes. As pessoas tem critica pelas costa, mais quando vc tem dinheiro vc é o " cara " .... Mais a solidão destroi
@@melissaferreira123 kkkkkkkkk.... respeito sua opinião, mas eu falo por conta propia, o poder é perigoso sim, mas o sexo ser um vicio pior que o da droga e jogo eu discordo, pois eu tenho todos estes e falo por conta propia Nesta escala, o jogo e o alcohol e depois alguns tipo De drogas com o crack, cocaina e heroina definitivamente São os piores. Mas enfim, todo o vicio é ruim, todo extremo é perigoso.
A guerra contra o dominio das drogas na minha vida só foi vencida quando me aliei ao Maior de Todos: Jesus Cristo. Descobri que a luta não era contra a carne e o sangue, ou seja, a matéria, ou química das drogas, e sim contra espíritos e potestades do mal que usam essas substâncias pra aprisionar o ser humano sobre seu dominio. Como os macumbeiros falam: fazem o ser humano de cavalo e montam em cima e o dominam. Quem lê entenda! Leiam as Sagradas Escrituras! Mas Jesus Cristo é o Senhor e me salvou. São 7 anos livre do mal!
O cara passou a vida inteira sofrendo de depressão (o que na época não era considerado patologia) e tinha os exemplos dos seus ídolos do rock como referência.
@@brunnogurgel3076 QUALQUER livro sobre Renato Russo/Legião fala sobre isso. E QUALQUER livro sobre as influências dele, como Ian Curtis (inclusive também no filme biográfico "Control") dá pra notar que ele se inspirou até na personalidade depressiva deles. Entendo seu estranhamento: livro não é seu forte né?
Eu tenho alguns meses que parei de usar drogas más usei por um período 26 anos interrupto. Hoje praticamente sinto falta do tempo perdido mas pelo outro lado tenho 40 anos e mim sinto um recém-nascido em pleno século 21 . Drogas pode se tornar um caminho sem volta. Sai dessa sozinho mas vivo em uma solidão profunda tristeza por não ter ninguém do meu lado.
Tente se inovar, fazer sempre o que gosta, procurando valores nas pequenas coisas, pois, existem milhares, mundo à fora, igual você, seja por esse mesmo problema ou não. Nascemos só e assim partiremos daqui. Melhor, às vezes, só que mal acompanhado. Luz e sorte sempre!
Caro amigo Dimitri, não sei sua opinião, mas eu creio verdadeiramente que Deus salvou sua vida, pois lhe tirou de um caminho sem volta. Você não está e nunca esteve só. Deus sempre esteve ao seu lado. Hoje sirvo ao Deus de Israel, mas conheço todo este período descrito no vídeo, fui fã da Legião muitos anos, tinha coleção em fitas cassetes. Aprendi algumas coisas boas com o Renato. Louvo a Deus por sua vida e por sua atitude em largar as drogas. Use o seu passado como testemunho para outras pessoas. Fique com Deus.
Eu estive no Papódromo, em Natal. O mais sensacional de todo o show foi ele cantando Carinhoso, de Pixinguinha, com a banda tocando os acordes de Que País é Esse: eu me arrepio até hoje quando me lembro deste instante mágico. Viva Renato! Viva Legião Urbana!
São assim a maioria dos gênios:se consomem e sofrem em meio ao desespero criativo , são incompreendidos, ao mesmo tempo que compreendem e sentem tudo muito intensamente. Se sentem deslocados, sem lugar no mundo ; são auto destrutivos e quase sempre são pessoas difíceis de conviver e apreciar, e paradoxalmente são suas criações: geniais, belas , inspiradoras e para muitos nocivas!
Parabéns pelo seu trabalho! Seus videos são excelentes! Sou psicologo e como vc pediu ai vai minha opinião! Renato tinha uma estrutura de personalidade baseada nos sentimentos, na sensibilidade e na falta! Ele via e absorvia o mundo pela sensiblidade, isso fazia dele um poeta, alguém profundo, mas que também, facilmente se perdia nessa sensibilidade em excesso! Toda personalidade é montada em alguma falta, em um processo de defesa, onde escondemos nosso eu, ainda não revelado ou desenvolvido. Essa dor, essa falta existencial e essa necessidade de se proteger , de certa forma, em alguma medida, todo mundo tem, porém as formas de resgatar isso e de encontrar saídas faz parte do processo de crescimento e individuação humanas! No Renato, essa sensibilidade excessiva, trazia uma tendencia a depressão e muita dor por sentir essa grande falta, a falta da sua unidade perdida, da sua essência. Quando voce trabalha suas dores, você busca o caminho de reconectar com sua essência, com sua força. Quando você tenta se anestesiar, com drogas por exemplo, ou outro tipo de fuga, você vai cada vez mais se distanciando e aumentando sua dor. Renato ainda foi viciado em sexo, em drogas, álcool e tantas outras coisas que lhe dessem um alivio para essa dor! Também compunha e cantava divinamente, deixando sua sensibilidade e lirismo explodir em obras magnificas! Onde ele estiver que a luz e o amor o resgatem e que ele componha com os anjos, com seu dom, sua poesia e brilho infinito! Que o amor e Renato hoje, sejam um só, finalmente! É isso que todos buscamos ao final de tudo!
Por sua sensibilidade extrema, inteligência aguda, pavor da rejeição, reações infantilizadas, instabilidade emocional, abuso de substâncias, paixões avassaladoras, tudo leva a crer que ele tivesse Transtorno de Personalidade Borderline. Todo Borderline tem uma forte veia artística, muito talento, sensibilidade muito aguçada e empatia, emoção à flor da pele. Também são muito autodestrutivos, impulsivos, promíscuos, indecisos quanto à sexualidade, planos de vida etc. Cazuza também era assim. Por isso Renato gostava muito de Cazuza, pois eram bem parecidos.
Já li que ele seria Bipolar, que tem também características similares à do Borderline... de qualquer forma acredito que ele tinha algum transtorno psiquiátrico não tratado que potencializava essas características auto destrutivas. Infelizmente muitos gênios criativos na história da humanidade tinham problemas desta espécie.
Em primeiro lugar que qualquer Borderline acaba absorvendo a personalidade do outro e ele tinha uma personalidade muito acentuada, Borderline ele não tinha mesmo!
Eu estava lá no show do Mané garrincha em 1988 ! Foi muito constrangedor na época, eu chorei muito em ver aquelas pessoas quebrando tudo , me perdir dos meus irmãos e amigos em meio a multidão eu não sabia para onde ir , eu entrei em choque não conseguir mais assistir o show! Renato já entrou no show nervoso e agredindo os fãs com palavrões, chorei muito! Mas não deixei de amar Legião Urbana 💔
Ele era um medíocre. Bossal. Drogado. A banda era medíocre tbem. Músicas tocadas em três acordes. Ficam idolatrando a mãe conduta. Normalizando a mediocridade. Renato Russo era um homossexual perdido, drogado, depressivo, estava doente, não aceitava. E como artista era mediano. Só isso. Fez meia dúzia de músicas que fizeram sucesso pq não tínhamos acesso a muita coisa naquela época e a mídia nos empurrava goela a baixo. Ele não passava de um mal exemplo. Cantor igual a ele se der um chute em uma pedra sai uns 100 hoje em dia. Banda igual ao Legião Urbana, se eu for no barzinho aqui perto de casa, tem de melhor. Basta ver que aquele Bonfa e o baterista, são fraquíssimos...
@@denysmf1803 o que faz uma pessoa que não gosta de uma banda desperdiçar mais de 18 minutos de sua vida assistindo um vídeo e mais um tempo escrevendo palavras amargas para uma fã? Parece que em alguns sentido Renato Russo afeta você, isso ocorre geralmente quando algo que achamos ruim dessa pessoa está dentro dele nós!
Como dizia o poeta Maiakóvski, um dos preferidos do Renato, "ás vezes a luta do homem com seus demônios é em vão, eles vencerão e o levarão pro abismo"
Convivi com o Renato e a família manfredini, pois nossas famílias se entrelaçaram e tenho saudade desse ser humano, o Júnior, pra família era incrivelmente diferente do Renato Russo, mas ambos geniais, únicos como um furacão. Um silencioso e calmo, doce como mel, e o outro, um furacão intempestivo... Ambos se completavam, mas sinto que faltou algo, algo precioso que nunca saberemos. Luz ao Renato. Amém.
Cara, seu canal é impressionantemente bom. É realmente muito fora da curva. Tem relatos, entrevistas, citação de livro... é genial como você recupera a história. Parabéns de verdade!
Eu discordo de que seja um caminho sem volta ,as vezes deixamos marcas pelo caminho e ao ousar sair do vício por encontrar algo que tenha mais valor que nossa própria vida ,retornamos e as forças emanadas de quem nos ama ,nos tem como exemplo eleva nossa moral ,o espírito revive e voltamos cheios de cicatrizes que hoje são nossas medalhas de bravura e humanidade na vida ! Limpo a 30 anos do álcool, canabis,haxixe,coca inalada e picadas ,Tenho Renato Russo como um poeta -professor pois suas canções são pura verdade é só observar ,ouvir e curtir Legião Urbana forever ❤
Em 1996 ou 97 eu estava trabalhando numa linha de produção da São Paulo Alpargatas quando um colega chegou perto e disse " O Renato morreu", foi triste pois era muito fã deles. Logo em seguida, veio o cd " a tempestade" e a música " a VIA láctea" tocava a toda hora nas FMs da época. Que loucura aquela década de 90, quase sucumbi assim como o Renato.
Foi em 1996. Esse ano foi horrível teve de tudo. A morte do Renato Russo, a queda do Foker 100 da Tam em cima de um bairro em SP e a morte dos mamonas Assassinas naquela tragédia. Eu tinha 13 anos mas me lembro que foi um ano muito trágico.
@@Renato_Pinheiro.9 Sim Renato! Eu tinha exatos 20 anos em 96 e aquela segunda metade dos anos 90, só quem viveu, sabe. Se ganhava pouco e pra comprar um sistem gradiente com cd, tinha se que trabalhar muito. Na tv, crianças dançavam na boca da garrafa e o fake do chupa cabra tirou o sono de.muita gente. A internet só tinha na casa de ricos e era instalada na própria linha telefônica. Celulares eram tijolões e só estava na mão de quem podia tbm. Nostalgia a parte era um tempo difícil, turbulento, de intensa emoção. Abraço!
Renato era muito sensível, assim como tantos outros, ele tentou permanecer aqui, tentou se fazer feliz, mas como muitos, ele também não conseguiu, desistiu deste mundo.
@@ricardomaia1673 Ele desistiu do tratamento da AIDS, essa informação foi dada pelo seu médico particular e pela própria mãe do Renato Russo, é disso que estou falando.
Quando vc conta os relatos, são surpreendentes , tanto sobre a vida do mito Renato Russo, como a forma q vc conta é muito didática e simples. Obg Júlio
Opa. Sou psicólogo com doutorado e fã da Legião. Estive no papódromo. Acho q tem uma parte da vida do Renato, a da infância e da adolescência, que não é bem contada. Vêm sempre versões de familiares q não contam a história toda. Quando vc fala da personalidade dele, p gente entender, é preciso conhecer bem as marcas da infância e da adolescência, pois elas são bases importantes para a construção do nosso eu. Não temos muito acesso às relações familiares e nem como a família lidava c sua homoafetividade: a própria mãe não prestava muito atenção nas letras dele quando ele estava vivo. Saudações legionárias!
No meu ponto de vista, eles colocava nas letras das músicas o que realmente estava sentindo na realidade dele e os pais não entendia o que se passava na vida do próprio filho, era só ouvir as músicas e entender a letra das músicas, Renato Russo estava pedindo socorro
O Renato deixou muitos indícios do acontecia com suas emoções e em alguns momentos deixou muito claro seus traumas , apenas não foi notado e muito menos trabalhado.Em uma entrevista se não me engano a revista Cláudia em meados de 80 ele disse que em sua turma do colégio ele era o mais feio e pra se destacar usava o artifício da inteligência , buscava ser o mais culto e só assim consiga chamar atenção pra si, isso pra um adolescente e muito doído nas entre linhas ele estava falando de rejeições que provavelmente ele sofria , ainda completa dizendo que as meninas só queriam os playboyzinhos , isso fala muito da auto estima e como ele lidava com isso .Em outro momento ele diz não se sentir pertencente a esse mundo , penso que essas e muitas outras declarações dele e nas próprias letras se lidas com um olhar mais atento seria visto sua fragilidade e talvez a necessidade de uma intervenção profissional ainda na adolescência e concordo com as colocações do emanolima acredito que faz -se necessário mais detalhes da infância e início da adolescência para que possa ser traçado um perfil psicológico mais próximo do real . Fui adolesscente em Brasília nós anos 80 me orgulho de ter vivido essa cena cultural que marca intensamente uma geração. Lembrando que a inteligência e a genialidade do Renato é incontestável.
Opa! Eu sou engenheiro espacial, trabalho na EMBRAER e sou fa (meu teclado nao está funcionando o "til") do Paralamas do sucesso. Estive no Comercial FC, em Ribeirao Preto, onde foi o Show do Paralamas em 1986. Bom, é issaí... Axo que é çó iço memo! Saudaçoes Paralaméricas!
Eu amo Legião...Eu tinha 12 anos quando ouvi pela primeira vez"faroeste caboclo"e,não parei mais... Legião pra mim, é a única banda de rock q realmente fez e faz sentido ouvir...Vou passar para os meus filhos...
Sou um exímio fã da Cultura Legionária e de todo Rock Nacional desde meus 10 anos de idade e um dos primeiros LPS que eu ouvi na vida foram Legiao Urbana 4 estações. Na época nada era mais inspirador do que ouvir Legião. Em 1990 tudo que eu sabia de concreto era que ele era um gênio incompreendido, atormentado por tanto conhecimento e pelas suas paixões e por ser tão intenso, se entregou também as bebidas, drogas em sua bipolaridade. Hoje aos 42 anos não diria que o que eu sabia dele estava errado, mas como estudante de psicologia entendo que ele precisaria de um suporte que naquela época não existia ainda - pelo menos na forma que ele precisava. Renato poderia sim ser borderline e o abuso de substâncias, ausência de psico terapia adequada e de medicamentos apropriados só deixavam o convívio com ele ainda mais difícil. Era um gênio. E isso não era bom pra ele nos momentos de crise, pois ele usava essa genialidade para afastar os “ mortais “ de si mesmo. Poucos tinham a devida coragem de chegar ate a ele e dar conselhos… afinal… ele era o “ Renato Russo da legiao Urbana”! Bom, estudar sobre ele e entender que ele era uma mente culta, brilhante e ao mesmo tempo atormentada, tira um pouco dele o peso de ter sido tao intensamente controvérso ás vezes. Todos tem limites e todos precisam de socorro- ate mesmo os genios
Eu era uma das pessoas que dizia: Legião é minha religião 😢 nunca imaginei o peso disso para ele, mas que saibam a imensa gratidão e admiração que tenho pelas letras incríveis e atemporais dele. Posso ter sido exagerada, mas até hoje amo e escuto Legião como uma necessidade para a alma. O Renato pode ter tido todos os defeitos e inseguranças, mas foi único e diferenciado.
Bem esclarecedor Júlio. Muito bom o assunto! Infelizmente o Renato disse a mãe que não queria mais viver nesse mundo, e parou de tomar os remédios contra AIDS
@@giovanianascimento5390 Está na biografia, Renato Russo tinha perdido o seu novo namorado chamado: Cristiano. Isso que levou ele a uma nova recaída na Depressão.
É engraçado, sou muito fã da Legião e do Cazuza. Até estão entre minhas primeiras tatuagens e minhas influências musicais. Às vezes eu me imagino conversando com o Renato Russo. Como tivesse uma máquina do tempo e pudesse ir lá o salvar. Sempre que imagino essa loucura, só consigo me ver conversando com o Renato. Meu irmão morreu um ano depois dele, mas na minha imaginação eu só converso com o Renato. E se eu pudesse voltar, não tentaria o convencer que o mundo é bom ou algo assim. Eu acho que tentaria só conversar. Falar de muitas coisas, que talvez ele gostasse. Eu tenho depressão profunda. Hoje estou bem melhor. E se eu não me entreguei de vez, muito foi por ouvir Legião e Cazuza. Como se eles conversassem comigo e falassem para não morrer jovem como eles. Pra lutar. Tenho 38 anos. Já tentei morrer algumas vezes. Mas eu converso sempre com Renato dentro de mim e tento buscar minha melhor versão. Algo, que talvez, ele não conseguiu sempre.
A distância não há como diaguinosticar... Mas, é bem provável que a falta de futuro no amor, e as relações sempre "inadequadas", e sem estabilidade, o levou a desenvolver inúmeras nuances de sua conturbada personalidade... E é claro, da mesma forma que ele possuía tudo a mão, no que tange o material, o deixava atônito quando não havia certeza no campo afetivo.... Forte abraço, e parabéns pelo trabalho...
Gosto muito dessa banda. É uma pena perder um grande músico até hoje me emociono com as histórias dele. Difícil procurar ajuda quando se está sozinha.😢
Renato era bem aquele dito " Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço ' ele vivia todas essas atribulações na vida pessoal mas para as pessoas através da música ele levava esperança, igualdade, respeito e amor.
A história de Renato é cercada por dramas. Concordo que ele tenha sido um Ultra romântico. Sempre o comparei ao Álvares de Azevedo. Os livros dele tem muito do que Renato transmitia. Álvares morreu de tuberculose, e a morbidez da doença foi parte da inspiração de suas obras.
Desejo, de coração pra quem tá fazendo esforço pra sair desses vícios, sei o quanto é difícil dominar o lado espiritual e o emocional mas nada é difícil qdo vc se apega a Deus!! Boa sorte e Deus no comando 🙏
Não sou psicóloga. Sou formada em Ed Física e amante da psicologia e psiquiatria. Leio muitos livros e artigos científicos sobre... Tenho familiares dependentes químicos. Durante um tempo trabalhei em comunidades terapêuticas para entender várias facetas do "adicto". Acredito que qualquer um de nós pode experimentar e vir a desenvolver um vício por questões fisiológicas, químicas...mas quase sempre há questões internas relacionadas a tal vício, tais como conflitos familiares. A ex: ausência afetiva, autoritarismo, falta ou excesso de limites, traições...cada pessoa tem uma maneira de reagir a tais conflitos desde criança. Uns respondem aos pais, outros ficam reclusos, outros choram mais, batem no coleguinha, no irmão, tem falas agressivas e etc. No caso do Renato vejo a ambiguidade dele nos pais também. O pai pelo pouco que se sabe, era mais rígido. A mãe aparenta ser muito doce, conversava mais com os filhos, me parece ser permissiva em algumas falas. Renato Russo tinha comportamentos promíscuos, ia facilmente aos extremos ("O mundo é uma merda. Foda-se todo mundo" e também: "A humanidade é desumana mas ainda temos chance) Fazia muitas leituras e ficava extremamente fascinado com ideias absorvidas dessas leituras, talvez um hiperfoco. Creio eu que ele sofria de trastorno de personalidade boderline ou Asperger. Mas entrevistas da Legião sempre percebi pelos olhares do Dado e do Bonfá o quanto eles estavam incomodados, desconfortáveis... e hoje eu entendo plenamente. Renato era sensível demais, todos sabemos. Sinto falta de mais informações sobre o âmbito familiar dele. Isso explica muitas coisas em vários casos. A nossa personalidade é formada desde o ventre com herança hereditária dos genitores, não só físicas, biológicas como também emocionais, espirituais, ambientais: suas personalidades, sentimentos, músicas que escutam... gestação...Uma complexidade incrível! Como gostaria de estudar sobre como foi formada essa genialidade Renato Manfredini Júnior. Parabéns pelo canal. Não conhecia. Me chamo Fernanda, tenho 41 anos, sou fã demais do RR. Meu álbum preferido é A Tempestade. Vi que tem outros vídeos da Legião no canal. Vou assistir. Abraço.
Fernanda, seja muito bem-vinda e muito obrigado pelo seu texto! Foi uma análise muito bem feita e interessante, acho que tens toda razão! Além disso, seu raciocínio vai ao encontro de outros comentários que citaram, por exemplo, Boderline. Abraços!
Que interessante! Adoro encontrar alto nível aqui. Obrigado. A propósito, no âmbito especulativo, mas sem julgamento maldoso, até pq todos temos "telhado de vidro"; impressão de desajuste ao observar o filho do Renato com a família. Uma espécie de repetição, comportamento rebelde, aversão à família q o acolheu e tudo mais. São seres humanos, assim como somos todos, imperfeitos e nada melhor qdo damos a chance dessa imperfeição tão peculiar e inerente provar da sabedoria q admite com humildade, supera e aprende. Mas a sociedade endoça, aplaude e incentiva muitas tendências doentias e é difícil desviar uma pessoa dessa de um caminho q somente uns poucos deixam de glamourizar e até endeusar. Já cheguei a acreditar q a vida louca de Rita Lee, R.R. Baby Consuelo, Raul Seixas, Cazuza e Cia era o máximo pq é assim q pintam e divulgam. Me questionou pq q os msm artistas e mídia q promovem tal pseudo espetáculo de vida não vem à público e fazem um trabalho social inverso? E Renato Russo foi o Único q vi fazer alertas nesye sentido. Mas não ganhou voz pq não era rentável pra mídias e gravadoras.
Olá meu nome é IZEQUIEL RICARDO, Gosto muito da ideologia da legião urbana, e falando sobre as drogas é isso mesmo que nossa amiga Fernanda ressaltou, nossos conflitos internos nos empurram rumos a esses abismo, drogas e álcool, advindos de uma má formação didática psíquica, nas quais envolvem,religião, sexualidade enfim um leque de fatores, que na adolescência ou na fase adulta, nos causa decepção, a enxergar a vida realmente como ela é ,damos se conta que a (religião ) nos prende e nos priva de muitas coisas das quais não vemos nada de errado no direito de ser feliz, nos vendo em um poço de tristeza e decepção, somos iludidos que as drogas nos fará feliz. Se aprofundam mais ao abismo. Estou a 1 ano e 4 meses limpo
Gosto de conhecer as histórias de lendas do Rock Nacional que partiram. Sempre achei que o Cazuza era um insuportável mimado de difícil convivência, mas quanto mais escuto algumas histórias sobre o Renato percebo que ele também era um cara bem difícil. É a mistura da genialidade com a loucura. Um poeta,, ao mesmo tempo, um alucinado.
Quando Renato enfim largou o álcool e demais drogas, ele entrou numa depressão, se entregou a AIDS, não queria tomar os remédios do coquetel que recém tinha sido criado, não comia e morreu.
@jou1900Ele sabia q iria morrer pq vários artistas, na época, com HIV já tinham morrido, inclusive o cazuza q era um artista bem próximo a ele 😢. Desde que descobriu a doença ele não foi mais o mesmo. Imagine vc descobrir q está doente e que tem poucas chances de sobreviver, muito triste.
Isso é algo que me intriga até hoje, porque em uma entrevista do Cazuza já muito debilitado, estava fazendo planos para o futuro, buscando fazer aulas para melhorar a voz dele, pensando na vida e fazendo planos para 3 anos à frente e o Renato, não estava debilitado como Cazuza, mas em uma de suas últimas entrevistas ele só falava de diminuir o ritmo e usava as drogas para justificar a diminuição do ritmo, mas vendo esse vídeo eu chego a conclusão de que, ele já era depressivo antes da fama, e com os acontecimentos, juntamente com a doença ele desistiu. Mas eu acredito que estaria vivo se tivesse lutado, pois ele estava com semblante bem melhor do que o Cazuza.
@@anonima2398 Concordo! Até porque, ainda hoje vivem pessoas que contraíram o vírus há 20, 30 anos e estão vivendo. Ele tinha chances, mas a depressão fez ele abandonar tudo. Foi uma imensa perda!
Era um rapaz tão inteligente, intelectual, com um futuro promissor na vida!! Eu na minha adolescência eu vi muitos Renatos Russo naquela época.. pessoas que infelizmente não viveu muito!!
Vila serena existe sim ,trabalhei numa outra clínica de dependência química próxima, e de lá já escutava,as histórias sobre Renato ter feito tratamento lá. Isso foi em 2010..
Excelente esse resgate de uma das maiores personalidades da história da música brasileira. O que não faz a nossa fragilidade? Vendo esse esforço sobre-humano do Renato e suas lutas interiores, a obra da Legião Urbana ganha um significado ainda mais profundo. Obrigado por compartilhar! Excelente vídeo! Eternizou ainda mais esse "Trovador Solitário".
Sempre fui fã do Renato Russo. Minha infancia e adolescência foram permeadas pela música popular nacional da época e pelo Rock Nacional. As letras da Plebe Rude ("A Ida") e da Legião Urbana ("Tempo Perdido) me chamaram a atenção muito cedo. Embora não pudesse compreender a profundidade do assunto a melancolia das músicas e o estado de reflexão que elas impunham me deixava calmo e ao mesmo tempo atento. Talvez o sentimento de abandono pela morte prematura do meu pai e por toda a reviravolta que o fato criou na família, irmãos sendo separados para ter uma criação social e formal satisfatória, me fez sentir o tema da morte, do tempo desperdiçado ou mal aproveitado, ou mesmo insuficiente para fazer tudo o que se quer fazer, me fez sentir a solidão e a realidade da morte eminente. Nada pode ser totalmente satisfatório e duradouro, tudo pode acabar derrepente. Entender isso muito cedo me fez mal pois trouxe para mim um angústia que eu não sabia como afastar. Não sabia viver o presente. Tive alguns problemas de ansiedade ao longo da vida, medo e depressão. Tomei remédios durante alguns meses e depois em episódios eventuais de ansiedade. Mas alguns eventos da minha juventude me ensinaram a lidar com isso. O nascimento das minhas filhas e a responsabilidade por fazer uma família me castigaram outra vez, o medo de não dar conta do trabalho, casa e criação dos filhos foi uma barra pesada durante alguns ano. Meu medo era perder emprego, ficar debilitado e não conseguir produzir para o sustento meu e da casa. Mas novamente o tempo foi senhor de tudo. Mal na madrugada e pleno durante o dia até que tudo passou. Escolhi viver em paz e viver o dia como todo mundo. Continuo nesse propósito. Obviamente os problemas do Renato Russo eram infinitamente maiores. Mas a estrutura psicológica tem que ser forte para suportar certo estilo de vida e certas responsabilidades, exigências, lidar com interesses difusos e tudo o que veio a tona nos últimos anos ligado ao lado profissional e empresarial da banda. Essa rotina que misturava tensão comercial, produção artistica e problemas intimos e de saúde com certeza foi demais pra ele.
Quando se deixa qualquer vício nosso corpo e mente começa uma batalha meio maluca (abstinencia) no meu caso foi com a artanha (remédio tarja preta) e a maconha, são momentos de muitos desafios onde vc tem que ter forças além da sua compreenção.
Renato já tinha problemas de depressão aos 15 anos quando teve problemas nos ossos e ficou 6 meses entre cama e cadeira de roda. Eu contei toda história nos vídeos que fiz sobre a vida dele e da Legião
Tenho também problemas com drogas álcool,a música "a montanha mágica" mostra muito o que um usuário de drogas passa,sinto a mesma angústia que o Renato sentia nessa canção.
Sou de Nova friburgo interior do Rio de Janeiro em 1994 teve um show da legiao na minha cidade cancelado e nunca fiquei sabendo na verdade pq. Enfim foi a única oportunidade de ver eles ao vivo mais não rolou . Sou muito fã deles viva a legiao urbana. Que sabe um dia fique sabendo o que houve
Uma vez li um livro de um brilhante filósofo e teólogo francês, A.D. Sertillandes, que dizia o seguinte: O ser humano é composto por vários aspectos, dentre eles o psicológico, emocional, intelectual e espiritual. Esses se somam a vários conhecimentos, sejam eles políticos, filosóficos, científicos etc... Sabendo disso, é loucura se especializar em uma única área, dizia ele. No caso do Renato, especificamente falando, fica claro que ele se especializou na poesia e na música, beirando a perfeição. Ficando explícito que não teve tempo de amadurecer em outras áreas da mente. Imagine a vida agitada que ele teve entre uma música e outra. Há um paradoxo aqui: O Renato conseguia captar os sentimentos do outros, mas jamais observou os seus próprios. Sertillanges diz: se criarmos uma tara em uma área específica da vida e negligenciarmos as outras nos tornaremos intelectualmente aleijados. Vejo que essa conclusão combina, acertadamente, com muitos artistas que, embora tenham capacidade musical fora do comum, nas suas vidas pessoais são um desastre. Exemplos: Chorão, Raul Seixas, Renato Russo, Kurt Kobain etc...
Tudo é como tem que ser. Se algo fluísse diferente nunca seria igual.. o Renato Russo foi um dos maiores compositores do Brasil. As músicas da Legião Urbana são eternas. Chegará o dia que descartaremos as músicas atuais e reviveremos apenas as músicas de um passado brilhante. Parabéns pelo trabalho meu amigo!!
Sou dessa geração, entretanto não compactuo da assertiva de que pertencer à classe média; ter cor de pele X; período político etc *seria uma condição **_sine qua non_** para ser usuário de drogas (lícitas ou não).* Embora tenha me afastado do cenário onde aconteciam o movimento da música e do rock (zona sul), estava sempre perto e acompanhei - feliz - o desenvolvimento deste cenário que marcou uma época. E não me submeti ao uso de nenhum tipo de entorpecente para ser feliz, fazer o que curto e me descobrir enquanto indivíduo. Cada um sabe de si e das consequências de seus atos. Sempre curti a Legião e apresentei a sobrinhos e filhos o _legado anos 80._ Sempre torci para que os que se deixavam levar pelo engano das drogas, acordassem e vissem que aquilo não passa de *cortina de fumaça* e que só os levariam à derrota e a decepção. Viva Legião Viva Cazuza Viva Capital Viva Plebe Rude etc
Que vídeo massa. Parabéns. Eu esrava no show no Papódramo em Natal - RN e aquele show é o mais emocionante da minha vida até hoje. Na época soube que ele tinha quebrado o quarto do hotel, mas não sabia o motivo, agora com este vídeo soube como rolou tudo. Obrigado pelo ótimo vídeo. #LegiãoUrbanaViveAtéHoje
Eu me sinto muito triste de ver os problemas super evitaveis com mais estudo sobre saude mental para a maioria dos nossos cantores brilhantes. Renato Russo, Cazuza, Tim Maia e quantos outros mais. Fica a saudade, as obras e o aprendizado. Que brilhem onde estiverem ❤
Como Renato Russo, o Raul Seixas tbm foi dependente do álcool. Infelizmente, qualquer vício é mto perigoso demais pode levar a pessoa ao fim. O apoio, a compreensão, Esperança e sobre tudo Fé Espiritual.
AMO VOCÊ RENATO, ESTEJA ONDE QUER QUE FOR, SUA ARTE E VIDA SÃO SUPER AUTÊNTICAS... AMO LEGIÃO, ACHO QUE COMO MUITOS QUE DESEJAM, POR AMOR, FAZER DESPERTAR NAS PESSOAS ALGO DE EXTREMO VALOR (NO CASO DE RENATO AS MUSICAS DE PATRIOTISMO.. EX:. ANGRA DOS REIS), É BASTANTE COMPLICADO NÃO SER ENTENDIDO.. A EXEMPLO DOQUE HOJE VIVEMOS NA POLITICAZINHA , MAS NÃO SOMENTE HOJE..
Maio de 2022 agora completei 5 anos sem bebidas alcoólicas. Essa éinha 2ª tentativa. Minha 1ª tentativa eu tive a recaída por conta da morte do meu pai. Tinha ficado 5 anos sem beber na época tbm. E foram 5 anos de álcool. Parece que minhas fases se resumem em períodos de 5 anos...😁
Quando surge a dúvida de quem somos, nem sempre estamos prontos para tolerar bem a ANGÚSTIA que isso gera. Muitas vezes outros caminhos são escolhidos, não como uma simples fuga. Olhar para si é, antes de tudo, um ato de bravura! ❤Renato Russo❤
Parabéns Júlio pelo excelente trabalho esclarecedor e educativo prestado não só aos fãs do Legião mas tb aos q tiveram ou estejam passando por este cenário. Grata.
Oii Julio, vi uns vídeos seu no tiktok e fiquei totalmente encantada. Legião urbana sempre teve um lugar muito grande na minha vida e principalmente o Renato. O livro "só por hoje e para sempre" sempre me fez sentir mais perto do Renato e senti isso mais forte depois que passei por um episódio de racismo e transfobia onde a depressão voltou e consequentemente vários episódios de auto mutilação. Como de costume legião sempre esteve presentes também nesses momentos e por isso tatuei um saturno nas cicatrizes onde me cortava com o intuito de decidir começar a viver por mim e para mim. Parabéns pelo excelente trabalho em que faz Julio e obrigada por esse vídeo e outros diversos 🥰
Ah que saudade do Rê, como faz falta meu poeta. Vendo/ouvindo sobre esse lado dele, com a Legião, lembro das histórias do Jim com o Doors(creio que bem pior). Sou apaixonada pelos dois. Pôxa, essa coisa de drogas é tão triste, pois, dependendo do histórico de cada um, se torna terrível, levando, mais rapidamente, a destruição do indivíduo. Torço pra quem enfrenta isso consiga se curar.
Poxa eu estava nesse show em Poços de Caldas.Foi cancelado nesse dia era num sabado e o show foi acontecer no Domingo.Ele falou que o que salvou ele do infarto foi a agua cristalina de poços! E canta Quase sem querer em seguida......lembranças......kkkkk
Excelente vídeo.. muito bem explanado ,,,li esses livros citados ,, realmente o Renato um cara genial ,,mas viveu essa situação difícil da dependência química.. Valeu..vida longa ao canal..🤓👍 ..
Não conhecia essas partes do Renato, mas a história dele serve de reflexão. E ajuda os outros(as) também. Muito obrigado, grande abraço. Já inscrito no canal.
Renato pra mim foi uma grande enciclopédia viva do Brasil e viveu intensamente todos os momentos da sua vida como pode, não acho que ele faria nada diferente se tivesse outra chance porque ele viveu a sua excencia, assim eu vejo.
Importante alguém falar desse assunto tão real, ao lado de todos nós, em nossas famílias, destruindo tudo e estigmatizado! Parabéns! Fale muito mais ...e ajudará muita gente emergir p vida! Talvez políticas públicas atentem com seriedade, sem " faz de conta" sobre isto. Afinal, mártires já temos! Tantos,tantas famílias, quanto sofrimento!
Excelente vídeo... deixa muito claro o quanto que foi incrível conseguir manter o sucesso da legião diante de tantos altos e baixos... por diversas vezes, percebemos que a banda poderia ter acabado, mas continuou firme, apesar de toda instabilidade do Renato...
Renato parece ter sofrido com Boderline. Ele apresentou muitas características: talentoso, artístico, abuso de drogas, humor oscilante, depressao em longo período, os cortes (autoflagelo), relações conturbadas, impulsividade etc. Caberia uma análise, seria interessante.
Eu estava no show de Poços de Caldas, tinha 22 anos. No dia da overdose foi um terror, no dia seguinte teve o show. E foi um dos melhores shows que eu já assisti
Muito legal da sua parte fechar o vídeo aconselhando a pessoa que está passando por coisa parecida com que o Renato passou a procurar ajuda profissional. Um dos maiores desafios de uma pessoa em abuso de drogas ou mesmo a depressão é conseguir procurar ajuda.
Que trabalho incrível! me senti muito confortável com a forma com que você abordou o assunto, e o respeito com que você lidou com a pessoa que foi o Renato Russo, parabéns, muito bom mesmo.
Conheci o Renato Russo ....fui na casa,dele em Ipanema 3 vezes no final de Setembro de 1992....ele deu o tele fone dele pra um namorado da minha prima ....num especial da rádio Cidade...pedi o telefone dele ...e um dia liguei pra,ele deixei recado na secretaria eletrônica...eu tinha 14 anos menti , que tinha 15...eu morava no Leblon..ele de cara já me chamou pra ir a casa dele ...inclusive disse que andar com menor era chave de cadeia..então eu fui...como um fã curioso...nessa época eu já era doido pra,experimentar drogas...ele desceu pessoalmente na porta do predinho dele ...me tratou super bem botou DVD do Duran Duran...me deu camisa da legião , cd ....me lembro que ele tinha o hábito de comprar CDs todo o dia , ele tinha um secretário muito simpático....eu fui 3 quintas feiras seguidas ....na primeira sozinho nas outras com um amigo de colégio...me lembro que ele tinha caixas de maços de Hollywood , e de cigarro de bali...me lembro que nessa época ele ligou pra mim muito doido me chamando pra ir no canecao ver um show dos Ramones , claro que minha família não deixou , acho até que minha irmã mais velha pegou o telefone e foi grossa com ele ....mas na primeira vez que fui lá...ele tinha uma caixa metálica de chicletes numa estante...e lá tinha muita maconha , peguei um punhado e botei no bolso .....essa local que está dando entrevista ao Zeca , é naquela estante que aparece...me lembro bem dessa sala , o apartamento dele tinha 2 salas...tinha o quarto dele , e tinha um segundo quarto que ele guardava pro filho pequeno dele.....ele sempre muito gentil.....nas outras 2 vezes que fui na casa dele foi mais pra roubar maconha...na última vez , eu e meu amigo fomos lá aproveitamos que ele tinha ido a terapia , me lembro dele falar pro secretário dele pra. cuidar da gente por o disco, Dvd. que a gente quisesse Me lembro que ele escrevia um diário em inglês , o meu. nome e do meu amigo estava lá! Juliano and Pedro....mas. nessa última vez. ecageramos...roubamos cd. , caixa de bombom , biscoito. , pacotes de cigarro de bali , uns trocados de dinheiro...e. fugimos. de lá. sem. falar Com o secretário ......mais. tarde acho que no mesmo dia ele me ligou reclamando do cd de melhores sucessos do Elvis que nós roubamos , eu fiquei mudo....uma pena ter magoado um cara tão gentil....não. vi ele alterado nem drogado , nesses dias.....a partir daí eu virei. dependente químico , pouco mais de um mês depois. eu. já. estava completamente viciado em cocaína, subindo morro pra comprar.....usei injetável ......roubei. , me pristitui , fazia qualquer coisa por cocaína......tudo começou com a maconha que roubei dele e fiquei viciado....Fiquei. 20 anos nessa vida. , tô limpo desde 2012. , graças à Deus. , NA. ,CAPS......tentei suicídio.....é um. caminho muito difícil de sair , mas é possível.....paguei muito caro pela minhas escolhas....Descanse em. PAZ RENATO RUSSO.......
@@leosousa1347 mano o cara,já tinha DVD em 1992 da JVC....era muito doido o DVD. Dele em vez de cd , era um LP laser em forma de cd...era lindo! Era um disco imenso....o cara era rico.
Eu estou passando por algo parecido estou muito sozinho mais já faz 3 meses que não uso nada e por incrível que pareça eu não sinto falta...
Boa noite amigo , eu também estou passando por um momento difícil , vamos sair dessa!
Recai ontem
@Humanista Secular sim sim, eu estou cada dia melhor msm sozinho
@@peteralexandre4441 força amigo, essas festas de fim de ano são terríveis
Daniel ❤️
sou dependente químico em abstinência há 6 anos depois de passar por uma internação, e me formo esse ano em Psicologia, o disco A tempestade me ajuda a lidar com os vazios e a solidão que sinto mesmo longe das substâncias que eu usava, cada 24 horas limpo é um milagre.....a história do Renato me ajudou a decidir me internar em 2017.....
Força sempre, amigo!
Renato era uma pessoa de extrema sensibilidade, era um poeta romântico, um gênio. Pessoas assim têm dificuldade para conviver com as dores da vida.
👏👏👏👏👏👏👏
Era esquizofrênico,sofria dos nervos , ele tinha que viver a base de calmantes e sempre indo ao psiquiatra.
@@gabrielbueno4960 ele não era esquizofrênico, nunca foi , ele era alcoólatra e dependente químico de drogas.
@@martacristinapasini3188 Que romântico o que , ele era alcoólatra e dependente químico de drogas!
@@julianocastor549 romântico no sentido trágico do termo. De ver beleza em coisas trágicas. E ele era assim desde criança, como fala ali. A dependência é uma doença e a personalidade da pessoa é outra coisa. A psiquiatria moderna não encaixa mais as pessoas em um diagnóstico. As características pessoais também são levadas em conta.
sou depedente desde os 17 anos entre altos e baixos levantadas e caidas..... hoje tenho 51 anos luto contra meus demonios. eliminei da minha vidas pessoas que me fazem mau principalmente parentes. As pessoas tem critica pelas costa, mais quando vc tem dinheiro vc é o " cara " .... Mais a solidão destroi
Passei por 2 internações, minha personalidade é bem parecida com a do Renato, essa doença é terrível, perdi tudo e todos, mas nunca vou desistir
A pior droga é o poder e o sexo
Vira Coach.
@@melissaferreira123 kkkkkkkkk.... respeito sua opinião, mas eu falo por conta propia, o poder é perigoso sim, mas o sexo ser um vicio pior que o da droga e jogo eu discordo, pois eu tenho todos estes e falo por conta propia Nesta escala, o jogo e o alcohol e depois alguns tipo De drogas com o crack, cocaina e heroina definitivamente São os piores.
Mas enfim, todo o vicio é ruim, todo extremo é perigoso.
Fé irmão em deus
É uma luta eterna. Força e Luz para você!
Já passei por essa fase, e digo que a pior droga é a própria cabeça da pessoa. As recaídas estão alí, cabe a você decidir ... Força sempre !
Boa noite. Deus é contigo
Sempre seremos nosso pior inimigo..
A pior droga é o poder e o sexo
A guerra contra o dominio das drogas na minha vida só foi vencida quando me aliei ao Maior de Todos: Jesus Cristo.
Descobri que a luta não era contra a carne e o sangue, ou seja, a matéria, ou química das drogas, e sim contra espíritos e potestades do mal que usam essas substâncias pra aprisionar o ser humano sobre seu dominio. Como os macumbeiros falam: fazem o ser humano de cavalo e montam em cima e o dominam.
Quem lê entenda! Leiam as Sagradas Escrituras! Mas Jesus Cristo é o Senhor e me salvou. São 7 anos livre do mal!
Amém
O cara passou a vida inteira sofrendo de depressão (o que na época não era considerado patologia) e tinha os exemplos dos seus ídolos do rock como referência.
Fonte: Arial 12
@@brunnogurgel3076 QUALQUER livro sobre Renato Russo/Legião fala sobre isso. E QUALQUER livro sobre as influências dele, como Ian Curtis (inclusive também no filme biográfico "Control") dá pra notar que ele se inspirou até na personalidade depressiva deles. Entendo seu estranhamento: livro não é seu forte né?
Ele era é esquisofrenico sem medicação e tratamento adequado .
Eu tenho alguns meses que parei de usar drogas más usei por um período 26 anos interrupto. Hoje praticamente sinto falta do tempo perdido mas pelo outro lado tenho 40 anos e mim sinto um recém-nascido em pleno século 21 . Drogas pode se tornar um caminho sem volta. Sai dessa sozinho mas vivo em uma solidão profunda tristeza por não ter ninguém do meu lado.
Você está ao seu lado!!!!
Você é sua melhor companhia. De longe!
Tente se inovar, fazer sempre o que gosta, procurando valores nas pequenas coisas, pois, existem milhares, mundo à fora, igual você, seja por esse mesmo problema ou não. Nascemos só e assim partiremos daqui. Melhor, às vezes, só que mal acompanhado. Luz e sorte sempre!
Parabéns por ter largado essas merdas que destroem a vida 💖
Caro amigo Dimitri, não sei sua opinião, mas eu creio verdadeiramente que Deus salvou sua vida, pois lhe tirou de um caminho sem volta. Você não está e nunca esteve só. Deus sempre esteve ao seu lado. Hoje sirvo ao Deus de Israel, mas conheço todo este período descrito no vídeo, fui fã da Legião muitos anos, tinha coleção em fitas cassetes. Aprendi algumas coisas boas com o Renato. Louvo a Deus por sua vida e por sua atitude em largar as drogas. Use o seu passado como testemunho para outras pessoas. Fique com Deus.
Fui dependente químico quase 25 anos, no final já estava cracudo, mas Graças a Deus hj fazem uns 13 anos que uso mais nada, nem cerveja nem vinho...
Eu estive no Papódromo, em Natal. O mais sensacional de todo o show foi ele cantando Carinhoso, de Pixinguinha, com a banda tocando os acordes de Que País é Esse: eu me arrepio até hoje quando me lembro deste instante mágico. Viva Renato! Viva Legião Urbana!
Eu queria muito ir mas ainda era muito pequena 😪
São assim a maioria dos gênios:se consomem e sofrem em meio ao desespero criativo , são incompreendidos, ao mesmo tempo que compreendem e sentem tudo muito intensamente. Se sentem deslocados, sem lugar no mundo ; são auto destrutivos e quase sempre são pessoas difíceis de conviver e apreciar, e paradoxalmente são suas criações: geniais, belas , inspiradoras e para muitos nocivas!
Ele era esquisofrenico, alguns são muito inteligentes, o Renato era um . Faltou o diagnóstico certo .
Parabéns pelo seu trabalho!
Seus videos são excelentes!
Sou psicologo e como vc pediu ai vai minha opinião!
Renato tinha uma estrutura de personalidade baseada nos sentimentos, na sensibilidade e na falta!
Ele via e absorvia o mundo pela sensiblidade, isso fazia dele um poeta, alguém profundo, mas que também, facilmente se perdia nessa sensibilidade em excesso!
Toda personalidade é montada em alguma falta, em um processo de defesa, onde escondemos nosso eu, ainda não revelado ou desenvolvido. Essa dor, essa falta existencial e essa necessidade de se proteger , de certa forma, em alguma medida, todo mundo tem, porém as formas de resgatar isso e de encontrar saídas faz parte do processo de crescimento e individuação humanas!
No Renato, essa sensibilidade excessiva, trazia uma tendencia a depressão e muita dor por sentir essa grande falta, a falta da sua unidade perdida, da sua essência.
Quando voce trabalha suas dores, você busca o caminho de reconectar com sua essência, com sua força. Quando você tenta se anestesiar, com drogas por exemplo, ou outro tipo de fuga, você vai cada vez mais se distanciando e aumentando sua dor. Renato ainda foi viciado em sexo, em drogas, álcool e tantas outras coisas que lhe dessem um alivio para essa dor! Também compunha e cantava divinamente, deixando sua sensibilidade e lirismo explodir em obras magnificas!
Onde ele estiver que a luz e o amor o resgatem e que ele componha com os anjos, com seu dom, sua poesia e brilho infinito!
Que o amor e Renato hoje, sejam um só, finalmente!
É isso que todos buscamos ao final de tudo!
Agradeço a você por atender ao pedido do Canal, e trazer palavras meigas, verdadeiras. Creio que só um profissional poderia ser assertivo assim.
Por sua sensibilidade extrema, inteligência aguda, pavor da rejeição, reações infantilizadas, instabilidade emocional, abuso de substâncias, paixões avassaladoras, tudo leva a crer que ele tivesse Transtorno de Personalidade Borderline. Todo Borderline tem uma forte veia artística, muito talento, sensibilidade muito aguçada e empatia, emoção à flor da pele. Também são muito autodestrutivos, impulsivos, promíscuos, indecisos quanto à sexualidade, planos de vida etc. Cazuza também era assim. Por isso Renato gostava muito de Cazuza, pois eram bem parecidos.
O seu comentário foi o melhor que vi por aqui , é uma pena ter sido assim ! O cara era um gênio . Grande abraço..
Ou bipolar?
Já li que ele seria Bipolar, que tem também características similares à do Borderline... de qualquer forma acredito que ele tinha algum transtorno psiquiátrico não tratado que potencializava essas características auto destrutivas. Infelizmente muitos gênios criativos na história da humanidade tinham problemas desta espécie.
Fora os traumas acumulado na adolescência quando ele ficou acamado por conta da cirurgia.
Em primeiro lugar que qualquer Borderline acaba absorvendo a personalidade do outro e ele tinha uma personalidade muito acentuada, Borderline ele não tinha mesmo!
Eu estava lá no show do Mané garrincha em 1988 ! Foi muito constrangedor na época, eu chorei muito em ver aquelas pessoas quebrando tudo , me perdir dos meus irmãos e amigos em meio a multidão eu não sabia para onde ir , eu entrei em choque não conseguir mais assistir o show! Renato já entrou no show nervoso e agredindo os fãs com palavrões, chorei muito! Mas não deixei de amar Legião Urbana 💔
Ele era um medíocre. Bossal. Drogado. A banda era medíocre tbem. Músicas tocadas em três acordes. Ficam idolatrando a mãe conduta. Normalizando a mediocridade. Renato Russo era um homossexual perdido, drogado, depressivo, estava doente, não aceitava. E como artista era mediano. Só isso. Fez meia dúzia de músicas que fizeram sucesso pq não tínhamos acesso a muita coisa naquela época e a mídia nos empurrava goela a baixo. Ele não passava de um mal exemplo. Cantor igual a ele se der um chute em uma pedra sai uns 100 hoje em dia. Banda igual ao Legião Urbana, se eu for no barzinho aqui perto de casa, tem de melhor. Basta ver que aquele Bonfa e o baterista, são fraquíssimos...
@@denysmf1803Até que enfim alguém falando a verdade 😂🤡🇧🇷
@@denysmf1803Também detesto Legião.
@@denysmf1803 o que faz uma pessoa que não gosta de uma banda desperdiçar mais de 18 minutos de sua vida assistindo um vídeo e mais um tempo escrevendo palavras amargas para uma fã? Parece que em alguns sentido Renato Russo afeta você, isso ocorre geralmente quando algo que achamos ruim dessa pessoa está dentro dele nós!
Como dizia o poeta Maiakóvski, um dos preferidos do Renato, "ás vezes a luta do homem com seus demônios é em vão, eles vencerão e o levarão pro abismo"
Convivi com o Renato e a família manfredini, pois nossas famílias se entrelaçaram e tenho saudade desse ser humano, o Júnior, pra família era incrivelmente diferente do Renato Russo, mas ambos geniais, únicos como um furacão. Um silencioso e calmo, doce como mel, e o outro, um furacão intempestivo... Ambos se completavam, mas sinto que faltou algo, algo precioso que nunca saberemos. Luz ao Renato. Amém.
O Júnior era chato Pra caramba.
Amém !
Q privilégio!
Eu era o violão
Cara, seu canal é impressionantemente bom. É realmente muito fora da curva. Tem relatos, entrevistas, citação de livro... é genial como você recupera a história. Parabéns de verdade!
Desde jovem sempre me mantive distante das drogas. Ouvi muitas vezes que era um caminho sem retorno. De fato é.
Você não imagina quantas pessoas usam drogas e vivem uma vida normal.
Eu discordo de que seja um caminho sem volta ,as vezes deixamos marcas pelo caminho e ao ousar sair do vício por encontrar algo que tenha mais valor que nossa própria vida ,retornamos e as forças emanadas de quem nos ama ,nos tem como exemplo eleva nossa moral ,o espírito revive e voltamos cheios de cicatrizes que hoje são nossas medalhas de bravura e humanidade na vida ! Limpo a 30 anos do álcool, canabis,haxixe,coca inalada e picadas ,Tenho Renato Russo como um poeta -professor pois suas canções são pura verdade é só observar ,ouvir e curtir Legião Urbana forever ❤
Em 1996 ou 97 eu estava trabalhando numa linha de produção da São Paulo Alpargatas quando um colega chegou perto e disse " O Renato morreu", foi triste pois era muito fã deles. Logo em seguida, veio o cd " a tempestade" e a música " a VIA láctea" tocava a toda hora nas FMs da época. Que loucura aquela década de 90, quase sucumbi assim como o Renato.
Foi em 1996. Esse ano foi horrível teve de tudo. A morte do Renato Russo, a queda do Foker 100 da Tam em cima de um bairro em SP e a morte dos mamonas Assassinas naquela tragédia. Eu tinha 13 anos mas me lembro que foi um ano muito trágico.
@@Renato_Pinheiro.9
Sim Renato! Eu tinha exatos 20 anos em 96 e aquela segunda metade dos anos 90, só quem viveu, sabe. Se ganhava pouco e pra comprar um sistem gradiente com cd, tinha se que trabalhar muito. Na tv, crianças dançavam na boca da garrafa e o fake do chupa cabra tirou o sono de.muita gente. A internet só tinha na casa de ricos e era instalada na própria linha telefônica.
Celulares eram tijolões e só estava na mão de quem podia tbm. Nostalgia a parte era um tempo difícil, turbulento, de intensa emoção. Abraço!
Renato era muito sensível, assim como tantos outros, ele tentou permanecer aqui, tentou se fazer feliz, mas como muitos, ele também não conseguiu, desistiu deste mundo.
Exatamente
Desistiu não, fi. Todo mundo sabe do que ele morreu.
@@ricardomaia1673 Ele desistiu do tratamento da AIDS, essa informação foi dada pelo seu médico particular e pela própria mãe do Renato Russo, é disso que estou falando.
@@fabethmorrissey5989 ah, tá ok.
@@fabethmorrissey5989 né
Quando vc conta os relatos, são surpreendentes , tanto sobre a vida do mito Renato Russo, como a forma q vc conta é muito didática e simples. Obg Júlio
Estive no show de Recife na turnê do V e a Legião estava fenomenal no palco, não parecia um show, mas um culto às poéticas canções
🤔 A infância é o chão que a gente pisa a vida inteira 😔.
exatamente meu caro, bora curar essa criança interior
Que frase bonita.❤
Opa. Sou psicólogo com doutorado e fã da Legião. Estive no papódromo. Acho q tem uma parte da vida do Renato, a da infância e da adolescência, que não é bem contada. Vêm sempre versões de familiares q não contam a história toda. Quando vc fala da personalidade dele, p gente entender, é preciso conhecer bem as marcas da infância e da adolescência, pois elas são bases importantes para a construção do nosso eu. Não temos muito acesso às relações familiares e nem como a família lidava c sua homoafetividade: a própria mãe não prestava muito atenção nas letras dele quando ele estava vivo. Saudações legionárias!
É verdade. Eu fui o orientador do doutorado.
No meu ponto de vista, eles colocava nas letras das músicas o que realmente estava sentindo na realidade dele e os pais não entendia o que se passava na vida do próprio filho, era só ouvir as músicas e entender a letra das músicas, Renato Russo estava pedindo socorro
O Renato deixou muitos indícios do acontecia com suas emoções e em alguns momentos deixou muito claro seus traumas , apenas não foi notado e muito menos trabalhado.Em uma entrevista se não me engano a revista Cláudia em meados de 80 ele disse que em sua turma do colégio ele era o mais feio e pra se destacar usava o artifício da inteligência , buscava ser o mais culto e só assim consiga chamar atenção pra si, isso pra um adolescente e muito doído nas entre linhas ele estava falando de rejeições que provavelmente ele sofria , ainda completa dizendo que as meninas só queriam os playboyzinhos , isso fala muito da auto estima e como ele lidava com isso .Em outro momento ele diz não se sentir pertencente a esse mundo , penso que essas e muitas outras declarações dele e nas próprias letras se lidas com um olhar mais atento seria visto sua fragilidade e talvez a necessidade de uma intervenção profissional ainda na adolescência e concordo com as colocações do emanolima acredito que faz -se necessário mais detalhes da infância e início da adolescência para que possa ser traçado um perfil psicológico mais próximo do real .
Fui adolesscente em Brasília nós anos 80 me orgulho de ter vivido essa cena cultural que marca intensamente uma geração. Lembrando que a inteligência e a genialidade do Renato é incontestável.
Opa! Eu sou engenheiro espacial, trabalho na EMBRAER e sou fa (meu teclado nao está funcionando o "til") do Paralamas do sucesso. Estive no Comercial FC, em Ribeirao Preto, onde foi o Show do Paralamas em 1986. Bom, é issaí... Axo que é çó iço memo! Saudaçoes Paralaméricas!
Renato não poderia apresentar um quadro de personalidade borderline e/ou bipolar?
Oi Julio
Acho seu canal muito inovador, e vc eh muito detalhista no q faz! Consegue isso sem ser cansativo!
Nao para nao, por favor!
Verdade. Os vídeos são cheios de detalhes e têm um roteiro muito bem estruturado.
Eu amo Legião...Eu tinha 12 anos quando ouvi pela primeira vez"faroeste caboclo"e,não parei mais... Legião pra mim, é a única banda de rock q realmente fez e faz sentido ouvir...Vou passar para os meus filhos...
Demais.
eu escutava legião com 2 irmãos mais velhos e hoje escuto com minha filha.
Eu prefiro Catedral!Mas em questao de inteligência de letras Legiao está a frente
Sou um exímio fã da Cultura Legionária e de todo Rock Nacional desde meus 10 anos de idade e um dos primeiros LPS que eu ouvi na vida foram Legiao Urbana 4 estações. Na época nada era mais inspirador do que ouvir Legião.
Em 1990 tudo que eu sabia de concreto era que ele era um gênio incompreendido, atormentado por tanto conhecimento e pelas suas paixões e por ser tão intenso, se entregou também as bebidas, drogas em sua bipolaridade.
Hoje aos 42 anos não diria que o que eu sabia dele estava errado, mas como estudante de psicologia entendo que ele precisaria de um suporte que naquela época não existia ainda - pelo menos na forma que ele precisava. Renato poderia sim ser borderline e o abuso de substâncias, ausência de psico terapia adequada e de medicamentos apropriados só deixavam o convívio com ele ainda mais difícil.
Era um gênio.
E isso não era bom pra ele nos momentos de crise, pois ele usava essa genialidade para afastar os “ mortais “ de si mesmo.
Poucos tinham a devida coragem de chegar ate a ele e dar conselhos… afinal… ele era o “ Renato Russo da legiao Urbana”!
Bom, estudar sobre ele e entender que ele era uma mente culta, brilhante e ao mesmo tempo atormentada, tira um pouco dele o peso de ter sido tao intensamente controvérso ás vezes.
Todos tem limites e todos precisam de socorro- ate mesmo os genios
Eu era uma das pessoas que dizia: Legião é minha religião 😢 nunca imaginei o peso disso para ele, mas que saibam a imensa gratidão e admiração que tenho pelas letras incríveis e atemporais dele. Posso ter sido exagerada, mas até hoje amo e escuto Legião como uma necessidade para a alma. O Renato pode ter tido todos os defeitos e inseguranças, mas foi único e diferenciado.
Bem esclarecedor Júlio. Muito bom o assunto! Infelizmente o Renato disse a mãe que não queria mais viver nesse mundo, e parou de tomar os remédios contra AIDS
@@detetive5123 mas essa é ainda a perspectiva de um humano...
Acho que ele tava cansado de tanta tribulação, eu vivo assim, cansada das tribulações
@@giovanianascimento5390 Está na biografia, Renato Russo tinha perdido o seu novo namorado chamado: Cristiano. Isso que levou ele a uma nova recaída na Depressão.
@@arthurernani7613 pois é eu também passo por isso, só Deus mesmo!
Igual meu irmão morreu dessa doença 😞
É engraçado, sou muito fã da Legião e do Cazuza. Até estão entre minhas primeiras tatuagens e minhas influências musicais. Às vezes eu me imagino conversando com o Renato Russo. Como tivesse uma máquina do tempo e pudesse ir lá o salvar. Sempre que imagino essa loucura, só consigo me ver conversando com o Renato. Meu irmão morreu um ano depois dele, mas na minha imaginação eu só converso com o Renato. E se eu pudesse voltar, não tentaria o convencer que o mundo é bom ou algo assim. Eu acho que tentaria só conversar. Falar de muitas coisas, que talvez ele gostasse. Eu tenho depressão profunda. Hoje estou bem melhor. E se eu não me entreguei de vez, muito foi por ouvir Legião e Cazuza. Como se eles conversassem comigo e falassem para não morrer jovem como eles. Pra lutar. Tenho 38 anos. Já tentei morrer algumas vezes. Mas eu converso sempre com Renato dentro de mim e tento buscar minha melhor versão. Algo, que talvez, ele não conseguiu sempre.
A distância não há como diaguinosticar... Mas, é bem provável que a falta de futuro no amor, e as relações sempre "inadequadas", e sem estabilidade, o levou a desenvolver inúmeras nuances de sua conturbada personalidade... E é claro, da mesma forma que ele possuía tudo a mão, no que tange o material, o deixava atônito quando não havia certeza no campo afetivo....
Forte abraço, e parabéns pelo trabalho...
Gosto muito dessa banda. É uma pena perder um grande músico até hoje me emociono com as histórias dele. Difícil procurar ajuda quando se está sozinha.😢
Renato era bem aquele dito " Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço ' ele vivia todas essas atribulações na vida pessoal mas para as pessoas através da música ele levava esperança, igualdade, respeito e amor.
A história de Renato é cercada por dramas. Concordo que ele tenha sido um Ultra romântico. Sempre o comparei ao Álvares de Azevedo. Os livros dele tem muito do que Renato transmitia. Álvares morreu de tuberculose, e a morbidez da doença foi parte da inspiração de suas obras.
Desejo, de coração pra quem tá fazendo esforço pra sair desses vícios, sei o quanto é difícil dominar o lado espiritual e o emocional mas nada é difícil qdo vc se apega a Deus!! Boa sorte e Deus no comando 🙏
Não sou psicóloga. Sou formada em Ed Física e amante da psicologia e psiquiatria. Leio muitos livros e artigos científicos sobre... Tenho familiares dependentes químicos. Durante um tempo trabalhei em comunidades terapêuticas para entender várias facetas do "adicto". Acredito que qualquer um de nós pode experimentar e vir a desenvolver um vício por questões fisiológicas, químicas...mas quase sempre há questões internas relacionadas a tal vício, tais como conflitos familiares. A ex: ausência afetiva, autoritarismo, falta ou excesso de limites, traições...cada pessoa tem uma maneira de reagir a tais conflitos desde criança. Uns respondem aos pais, outros ficam reclusos, outros choram mais, batem no coleguinha, no irmão, tem falas agressivas e etc. No caso do Renato vejo a ambiguidade dele nos pais também. O pai pelo pouco que se sabe, era mais rígido. A mãe aparenta ser muito doce, conversava mais com os filhos, me parece ser permissiva em algumas falas. Renato Russo tinha comportamentos promíscuos, ia facilmente aos extremos ("O mundo é uma merda. Foda-se todo mundo" e também: "A humanidade é desumana mas ainda temos chance) Fazia muitas leituras e ficava extremamente fascinado com ideias absorvidas dessas leituras, talvez um hiperfoco. Creio eu que ele sofria de trastorno de personalidade boderline ou Asperger. Mas entrevistas da Legião sempre percebi pelos olhares do Dado e do Bonfá o quanto eles estavam incomodados, desconfortáveis... e hoje eu entendo plenamente. Renato era sensível demais, todos sabemos. Sinto falta de mais informações sobre o âmbito familiar dele. Isso explica muitas coisas em vários casos. A nossa personalidade é formada desde o ventre com herança hereditária dos genitores, não só físicas, biológicas como também emocionais, espirituais, ambientais: suas personalidades, sentimentos, músicas que escutam... gestação...Uma complexidade incrível! Como gostaria de estudar sobre como foi formada essa genialidade Renato Manfredini Júnior. Parabéns pelo canal. Não conhecia. Me chamo Fernanda, tenho 41 anos, sou fã demais do RR. Meu álbum preferido é A Tempestade. Vi que tem outros vídeos da Legião no canal. Vou assistir. Abraço.
Fernanda, seja muito bem-vinda e muito obrigado pelo seu texto! Foi uma análise muito bem feita e interessante, acho que tens toda razão! Além disso, seu raciocínio vai ao encontro de outros comentários que citaram, por exemplo, Boderline.
Abraços!
Que interessante! Adoro encontrar alto nível aqui. Obrigado. A propósito, no âmbito especulativo, mas sem julgamento maldoso, até pq todos temos "telhado de vidro"; impressão de desajuste ao observar o filho do Renato com a família. Uma espécie de repetição, comportamento rebelde, aversão à família q o acolheu e tudo mais. São seres humanos, assim como somos todos, imperfeitos e nada melhor qdo damos a chance dessa imperfeição tão peculiar e inerente provar da sabedoria q admite com humildade, supera e aprende. Mas a sociedade endoça, aplaude e incentiva muitas tendências doentias e é difícil desviar uma pessoa dessa de um caminho q somente uns poucos deixam de glamourizar e até endeusar. Já cheguei a acreditar q a vida louca de Rita Lee, R.R. Baby Consuelo, Raul Seixas, Cazuza e Cia era o máximo pq é assim q pintam e divulgam. Me questionou pq q os msm artistas e mídia q promovem tal pseudo espetáculo de vida não vem à público e fazem um trabalho social inverso? E Renato Russo foi o Único q vi fazer alertas nesye sentido. Mas não ganhou voz pq não era rentável pra mídias e gravadoras.
Olá meu nome é IZEQUIEL RICARDO, Gosto muito da ideologia da legião urbana, e falando sobre as drogas é isso mesmo que nossa amiga Fernanda ressaltou, nossos conflitos internos nos empurram rumos a esses abismo, drogas e álcool, advindos de uma má formação didática psíquica, nas quais envolvem,religião, sexualidade enfim um leque de fatores, que na adolescência ou na fase adulta, nos causa decepção, a enxergar a vida realmente como ela é ,damos se conta que a (religião ) nos prende e nos priva de muitas coisas das quais não vemos nada de errado no direito de ser feliz, nos vendo em um poço de tristeza e decepção, somos iludidos que as drogas nos fará feliz. Se aprofundam mais ao abismo.
Estou a 1 ano e 4 meses limpo
Borderline, não sou médica, mas sou paciente .
Gosto de conhecer as histórias de lendas do Rock Nacional que partiram. Sempre achei que o Cazuza era um insuportável mimado de difícil convivência, mas quanto mais escuto algumas histórias sobre o Renato percebo que ele também era um cara bem difícil. É a mistura da genialidade com a loucura. Um poeta,, ao mesmo tempo, um alucinado.
Ele era tão especial,cantava e eu amava como ele articulava,ao cantar bom na banda e cantando solo!🙏
Quando Renato enfim largou o álcool e demais drogas, ele entrou numa depressão, se entregou a AIDS, não queria tomar os remédios do coquetel que recém tinha sido criado, não comia e morreu.
@jou1900Ele sabia q iria morrer pq vários artistas, na época, com HIV já tinham morrido, inclusive o cazuza q era um artista bem próximo a ele 😢. Desde que descobriu a doença ele não foi mais o mesmo. Imagine vc descobrir q está doente e que tem poucas chances de sobreviver, muito triste.
Mas ele buscou
Realmente já tinha Coquetel...... teria sobrevida mas a depressão o levou...☠️
Isso é algo que me intriga até hoje, porque em uma entrevista do Cazuza já muito debilitado, estava fazendo planos para o futuro, buscando fazer aulas para melhorar a voz dele, pensando na vida e fazendo planos para 3 anos à frente e o Renato, não estava debilitado como Cazuza, mas em uma de suas últimas entrevistas ele só falava de diminuir o ritmo e usava as drogas para justificar a diminuição do ritmo, mas vendo esse vídeo eu chego a conclusão de que, ele já era depressivo antes da fama, e com os acontecimentos, juntamente com a doença ele desistiu. Mas eu acredito que estaria vivo se tivesse lutado, pois ele estava com semblante bem melhor do que o Cazuza.
@@anonima2398 Concordo! Até porque, ainda hoje vivem pessoas que contraíram o vírus há 20, 30 anos e estão vivendo. Ele tinha chances, mas a depressão fez ele abandonar tudo. Foi uma imensa perda!
Era um rapaz tão inteligente, intelectual, com um futuro promissor na vida!! Eu na minha adolescência eu vi muitos Renatos Russo naquela época.. pessoas que infelizmente não viveu muito!!
Renato Russo faz falta para a música brasileira!
Eu sou psicólogo e trabalho também com dependência química e realmente é uma doença psicológica muito complexa e complicada.
Você tem canal? Faz valores sociais
Quando você conversa em frente ao espelho considera estar fazendo terapia? 🤔🤔🤔
Vila serena existe sim ,trabalhei numa outra clínica de dependência química próxima, e de lá já escutava,as histórias sobre Renato ter feito tratamento lá. Isso foi em 2010..
Excelente esse resgate de uma das maiores personalidades da história da música brasileira. O que não faz a nossa fragilidade? Vendo esse esforço sobre-humano do Renato e suas lutas interiores, a obra da Legião Urbana ganha um significado ainda mais profundo. Obrigado por compartilhar! Excelente vídeo! Eternizou ainda mais esse "Trovador Solitário".
Que video sensacional. Você faz um trabalho muito bom em pesquisar, organizar e transmitir tao bem tudo isto. Parabéns
Sempre fui fã do Renato Russo. Minha infancia e adolescência foram permeadas pela música popular nacional da época e pelo Rock Nacional. As letras da Plebe Rude ("A Ida") e da Legião Urbana ("Tempo Perdido) me chamaram a atenção muito cedo. Embora não pudesse compreender a profundidade do assunto a melancolia das músicas e o estado de reflexão que elas impunham me deixava calmo e ao mesmo tempo atento. Talvez o sentimento de abandono pela morte prematura do meu pai e por toda a reviravolta que o fato criou na família, irmãos sendo separados para ter uma criação social e formal satisfatória, me fez sentir o tema da morte, do tempo desperdiçado ou mal aproveitado, ou mesmo insuficiente para fazer tudo o que se quer fazer, me fez sentir a solidão e a realidade da morte eminente. Nada pode ser totalmente satisfatório e duradouro, tudo pode acabar derrepente. Entender isso muito cedo me fez mal pois trouxe para mim um angústia que eu não sabia como afastar. Não sabia viver o presente.
Tive alguns problemas de ansiedade ao longo da vida, medo e depressão. Tomei remédios durante alguns meses e depois em episódios eventuais de ansiedade. Mas alguns eventos da minha juventude me ensinaram a lidar com isso. O nascimento das minhas filhas e a responsabilidade por fazer uma família me castigaram outra vez, o medo de não dar conta do trabalho, casa e criação dos filhos foi uma barra pesada durante alguns ano. Meu medo era perder emprego, ficar debilitado e não conseguir produzir para o sustento meu e da casa. Mas novamente o tempo foi senhor de tudo. Mal na madrugada e pleno durante o dia até que tudo passou. Escolhi viver em paz e viver o dia como todo mundo. Continuo nesse propósito.
Obviamente os problemas do Renato Russo eram infinitamente maiores. Mas a estrutura psicológica tem que ser forte para suportar certo estilo de vida e certas responsabilidades, exigências, lidar com interesses difusos e tudo o que veio a tona nos últimos anos ligado ao lado profissional e empresarial da banda. Essa rotina que misturava tensão comercial, produção artistica e problemas intimos e de saúde com certeza foi demais pra ele.
Quando se deixa qualquer vício nosso corpo e mente começa uma batalha meio maluca (abstinencia) no meu caso foi com a artanha (remédio tarja preta) e a maconha, são momentos de muitos desafios onde vc tem que ter forças além da sua compreenção.
Renato já tinha problemas de depressão aos 15 anos quando teve problemas nos ossos e ficou 6 meses entre cama e cadeira de roda. Eu contei toda história nos vídeos que fiz sobre a vida dele e da Legião
As vezes tem situações na vida que é difícil suportar sóbrio.
Tenho também problemas com drogas álcool,a música "a montanha mágica" mostra muito o que um usuário de drogas passa,sinto a mesma angústia que o Renato sentia nessa canção.
Caramba já estamos no episodio 5, canal do Julio já virou meu canal favorito. abraços!!!
Valeu, Piolhão!!
Abraços
Uma aula legendária para os fãs legendários. Um apresentador se descubrindo professor e historiador legendário.
Sou de Nova friburgo interior do Rio de Janeiro em 1994 teve um show da legiao na minha cidade cancelado e nunca fiquei sabendo na verdade pq. Enfim foi a única oportunidade de ver eles ao vivo mais não rolou . Sou muito fã deles viva a legiao urbana. Que sabe um dia fique sabendo o que houve
Uma vez li um livro de um brilhante filósofo e teólogo francês, A.D. Sertillandes, que dizia o seguinte:
O ser humano é composto por vários aspectos, dentre eles o psicológico, emocional, intelectual e espiritual. Esses se somam a vários conhecimentos, sejam eles políticos, filosóficos, científicos etc...
Sabendo disso, é loucura se especializar em uma única área, dizia ele.
No caso do Renato, especificamente falando, fica claro que ele se especializou na poesia e na música, beirando a perfeição. Ficando explícito que não teve tempo de amadurecer em outras áreas da mente. Imagine a vida agitada que ele teve entre uma música e outra.
Há um paradoxo aqui: O Renato conseguia captar os sentimentos do outros, mas jamais observou os seus próprios.
Sertillanges diz: se criarmos uma tara em uma área específica da vida e negligenciarmos as outras nos tornaremos intelectualmente aleijados.
Vejo que essa conclusão combina, acertadamente, com muitos artistas que, embora tenham capacidade musical fora do comum, nas suas vidas pessoais são um desastre. Exemplos: Chorão, Raul Seixas, Renato Russo, Kurt Kobain etc...
Ótima contribuição!
Abraços
Melhor canal que traz os bastidores da maior banda de rock do Brasil.
Tudo é como tem que ser. Se algo fluísse diferente nunca seria igual.. o Renato Russo foi um dos maiores compositores do Brasil. As músicas da Legião Urbana são eternas.
Chegará o dia que descartaremos as músicas atuais e reviveremos apenas as músicas de um passado brilhante.
Parabéns pelo trabalho meu amigo!!
Sou dessa geração, entretanto não compactuo da assertiva de que pertencer à classe média; ter cor de pele X; período político etc *seria uma condição **_sine qua non_** para ser usuário de drogas (lícitas ou não).* Embora tenha me afastado do cenário onde aconteciam o movimento da música e do rock (zona sul), estava sempre perto e acompanhei - feliz - o desenvolvimento deste cenário que marcou uma época. E não me submeti ao uso de nenhum tipo de entorpecente para ser feliz, fazer o que curto e me descobrir enquanto indivíduo.
Cada um sabe de si e das consequências de seus atos. Sempre curti a Legião e apresentei a sobrinhos e filhos o _legado anos 80._ Sempre torci para que os que se deixavam levar pelo engano das drogas, acordassem e vissem que aquilo não passa de *cortina de fumaça* e que só os levariam à derrota e a decepção.
Viva Legião
Viva Cazuza
Viva Capital
Viva Plebe Rude etc
_A insustentável leveza do Ser_
Quantas músicas 🎶 Maravilhosas que a Legião Urbana presenteou a vida de todos nós!
Gratidão e saudades do Renato.
Que vídeo massa. Parabéns. Eu esrava no show no Papódramo em Natal - RN e aquele show é o mais emocionante da minha vida até hoje. Na época soube que ele tinha quebrado o quarto do hotel, mas não sabia o motivo, agora com este vídeo soube como rolou tudo. Obrigado pelo ótimo vídeo. #LegiãoUrbanaViveAtéHoje
Eu me sinto muito triste de ver os problemas super evitaveis com mais estudo sobre saude mental para a maioria dos nossos cantores brilhantes. Renato Russo, Cazuza, Tim Maia e quantos outros mais. Fica a saudade, as obras e o aprendizado. Que brilhem onde estiverem ❤
Como Renato Russo, o Raul Seixas tbm foi dependente do álcool. Infelizmente, qualquer vício é mto perigoso demais pode levar a pessoa ao fim.
O apoio, a compreensão, Esperança e sobre tudo Fé Espiritual.
AMO VOCÊ RENATO, ESTEJA ONDE QUER QUE FOR, SUA ARTE E VIDA SÃO SUPER AUTÊNTICAS... AMO LEGIÃO, ACHO QUE COMO MUITOS QUE DESEJAM, POR AMOR, FAZER DESPERTAR NAS PESSOAS ALGO DE EXTREMO VALOR (NO CASO DE RENATO AS MUSICAS DE PATRIOTISMO.. EX:. ANGRA DOS REIS), É BASTANTE COMPLICADO NÃO SER ENTENDIDO.. A EXEMPLO DOQUE HOJE VIVEMOS NA POLITICAZINHA , MAS NÃO SOMENTE HOJE..
Maio de 2022 agora completei 5 anos sem bebidas alcoólicas. Essa éinha 2ª tentativa. Minha 1ª tentativa eu tive a recaída por conta da morte do meu pai. Tinha ficado 5 anos sem beber na época tbm. E foram 5 anos de álcool. Parece que minhas fases se resumem em períodos de 5 anos...😁
Quando surge a dúvida de quem somos, nem sempre estamos prontos para tolerar bem a ANGÚSTIA que isso gera. Muitas vezes outros caminhos são escolhidos, não como uma simples fuga. Olhar para si é, antes de tudo, um ato de bravura! ❤Renato Russo❤
Parabéns vc narra como ninguém! Amei de novo
Parabéns Júlio pelo excelente trabalho esclarecedor e educativo prestado não só aos fãs do Legião mas tb aos q tiveram ou estejam passando por este cenário. Grata.
A entrevista no Jô é histórica.
Oii Julio, vi uns vídeos seu no tiktok e fiquei totalmente encantada. Legião urbana sempre teve um lugar muito grande na minha vida e principalmente o Renato. O livro "só por hoje e para sempre" sempre me fez sentir mais perto do Renato e senti isso mais forte depois que passei por um episódio de racismo e transfobia onde a depressão voltou e consequentemente vários episódios de auto mutilação. Como de costume legião sempre esteve presentes também nesses momentos e por isso tatuei um saturno nas cicatrizes onde me cortava com o intuito de decidir começar a viver por mim e para mim. Parabéns pelo excelente trabalho em que faz Julio e obrigada por esse vídeo e outros diversos 🥰
Valeu, Wendy!
Obrigado pelo depoimento.
Abraços!
Grande, Júlio. Muito bom !
Ah que saudade do Rê, como faz falta meu poeta. Vendo/ouvindo sobre esse lado dele, com a Legião, lembro das histórias do Jim com o
Doors(creio que bem pior). Sou apaixonada pelos dois.
Pôxa, essa coisa de drogas é tão triste, pois, dependendo do histórico de cada um, se torna terrível, levando, mais rapidamente, a destruição do indivíduo. Torço pra quem enfrenta isso consiga se curar.
Poxa eu estava nesse show em Poços de Caldas.Foi cancelado nesse dia era num sabado e o show foi acontecer no Domingo.Ele falou que o que salvou ele do infarto foi a agua cristalina de poços! E canta Quase sem querer em seguida......lembranças......kkkkk
Excelente resumo dessa fase do Renato.
Excelente vídeo.. muito bem explanado ,,,li esses livros citados ,, realmente o Renato um cara genial ,,mas viveu essa situação difícil da dependência química..
Valeu..vida longa ao canal..🤓👍
..
Valeu, Roberto!
Abraços
Riqueza de detalhes, objetividade e clareza.
Parabéns.
Não conhecia essas partes do Renato, mas a história dele serve de reflexão. E ajuda os outros(as) também. Muito obrigado, grande abraço. Já inscrito no canal.
Parabéns pelo trabalho Júlio! Grande análise dessa trajetória da vida do Renato... Que venham mais vídeos!
Renato pra mim foi uma grande enciclopédia viva do Brasil e viveu intensamente todos os momentos da sua vida como pode, não acho que ele faria nada diferente se tivesse outra chance porque ele viveu a sua excencia, assim eu vejo.
Importante alguém falar desse assunto tão real, ao lado de todos nós, em nossas famílias, destruindo tudo e estigmatizado! Parabéns! Fale muito mais ...e ajudará muita gente emergir p vida! Talvez políticas públicas atentem com seriedade, sem " faz de conta" sobre isto. Afinal, mártires já temos! Tantos,tantas famílias, quanto sofrimento!
Como sempre.... uma narrativa envolvente... uma voz cadenciada e melódica.. parabéns! Um deleite!!!!
Amei amo até hj ....ele era maravilhoso
Excelente vídeo... deixa muito claro o quanto que foi incrível conseguir manter o sucesso da legião diante de tantos altos e baixos... por diversas vezes, percebemos que a banda poderia ter acabado, mas continuou firme, apesar de toda instabilidade do Renato...
Tenho um livro que é o “Diário” dele enquanto ele estava na Clínica de Reabilitação. Chama-se “Só por hoje e para sempre - Renato Russo”
Renato parece ter sofrido com Boderline. Ele apresentou muitas características: talentoso, artístico, abuso de drogas, humor oscilante, depressao em longo período, os cortes (autoflagelo), relações conturbadas, impulsividade etc. Caberia uma análise, seria interessante.
Verdade
Os companheiros de banda, foram maravilhosos
Muito bom tem muita coisa q eu não sei sobro eles vou continuar acompanhando!!!!
Excelente vídeo! Obrigado!
Parabéns pelo trabalho, Júlio. Nós, legionários, agradecemos pelas pesquisas. Força sempre !!!
Gente sou tão nova mas amo muito as músicas deles e de outros !
Valeu Júlio, altíssimo nível cara! Grande abraço..............
Eu estava no show de Poços de Caldas, tinha 22 anos.
No dia da overdose foi um terror, no dia seguinte teve o show. E foi um dos melhores shows que eu já assisti
Muito bom o seu documentário
Vc é muito profissional
Sou evangélico, o Renato tinha um bom coração.
Eu também estava neste show do Papódromo e no outro dia fui ao hotel onde eles estavam e ele estava irreconhecivel. Parabéns pelo trabalho.
Simplesmente show... Esse vídeo relata algumas coisas que eu não sabia sobre a banda... AMO MÚSICA!
Essa história do fogo inspirou a música Fogueira de Natal, cantada pelo Dado Villa-Lobos.
Julio, vc é extremamente profissional.
Direto, objetivo, claro, inteligente, etc... Etc...
UA-cam tá cheio de apresentador lero lero.
Drogas fuderam a minha vida.
Muito legal da sua parte fechar o vídeo aconselhando a pessoa que está passando por coisa parecida com que o Renato passou a procurar ajuda profissional. Um dos maiores desafios de uma pessoa em abuso de drogas ou mesmo a depressão é conseguir procurar ajuda.
Que trabalho incrível! me senti muito confortável com a forma com que você abordou o assunto, e o respeito com que você lidou com a pessoa que foi o Renato Russo, parabéns, muito bom mesmo.
Uma ótima reportagem , meus parabéns !
Vento no litoral , é a música favorita . 🎶🎵🎼🎤
Conheci o Renato Russo ....fui na casa,dele em Ipanema 3 vezes no final de Setembro de 1992....ele deu o tele fone dele pra um namorado da minha prima ....num especial da rádio Cidade...pedi o telefone dele ...e um dia liguei pra,ele deixei recado na secretaria eletrônica...eu tinha 14 anos menti , que tinha 15...eu morava no Leblon..ele de cara já me chamou pra ir a casa dele ...inclusive disse que andar com menor era chave de cadeia..então eu fui...como um fã curioso...nessa época eu já era doido pra,experimentar drogas...ele desceu pessoalmente na porta do predinho dele ...me tratou super bem botou DVD do Duran Duran...me deu camisa da legião , cd ....me lembro que ele tinha o hábito de comprar CDs todo o dia , ele tinha um secretário muito simpático....eu fui 3 quintas feiras seguidas ....na primeira sozinho nas outras com um amigo de colégio...me lembro que ele tinha caixas de maços de Hollywood , e de cigarro de bali...me lembro que nessa época ele ligou pra mim muito doido me chamando pra ir no canecao ver um show dos Ramones , claro que minha família não deixou , acho até que minha irmã mais velha pegou o telefone e foi grossa com ele ....mas na primeira vez que fui lá...ele tinha uma caixa metálica de chicletes numa estante...e lá tinha muita maconha , peguei um punhado e botei no bolso .....essa local que está dando entrevista ao Zeca , é naquela estante que aparece...me lembro bem dessa sala , o apartamento dele tinha 2 salas...tinha o quarto dele , e tinha um segundo quarto que ele guardava pro filho pequeno dele.....ele sempre muito gentil.....nas outras 2 vezes que fui na casa dele foi mais pra roubar maconha...na última vez , eu e meu amigo fomos lá aproveitamos que ele tinha ido a terapia , me lembro dele falar pro secretário dele pra. cuidar da gente por o disco, Dvd. que a gente quisesse
Me lembro que ele escrevia um diário em inglês , o meu. nome e do meu amigo estava lá! Juliano and Pedro....mas. nessa última vez. ecageramos...roubamos cd. , caixa de bombom , biscoito. , pacotes de cigarro de bali , uns trocados de dinheiro...e. fugimos. de lá. sem. falar Com o secretário ......mais. tarde acho que no mesmo dia ele me ligou reclamando do cd de melhores sucessos do Elvis que nós roubamos , eu fiquei mudo....uma pena ter magoado um cara tão gentil....não. vi ele alterado nem drogado , nesses dias.....a partir daí eu virei. dependente químico , pouco mais de um mês depois. eu. já. estava completamente viciado em cocaína, subindo morro pra comprar.....usei injetável ......roubei. , me pristitui , fazia qualquer coisa por cocaína......tudo começou com a maconha que roubei dele e fiquei viciado....Fiquei. 20 anos nessa vida. , tô limpo desde 2012. , graças à Deus. , NA. ,CAPS......tentei suicídio.....é um. caminho muito difícil de sair , mas é possível.....paguei muito caro pela minhas escolhas....Descanse em. PAZ RENATO RUSSO.......
Obrigado pelo seu depoimento, Juliano!
Forte abraço
Deve ser vhs, pq DVD só foi existir nos anos 00!
@@leosousa1347 mano o cara,já tinha DVD em 1992 da JVC....era muito doido o DVD. Dele em vez de cd , era um LP laser em forma de cd...era lindo! Era um disco imenso....o cara era rico.
@@julianoarrudacastor1357 cara, DVD começou a surgir no fim dos anos 90 lá fora, em 1992 não tinha dvd não 😂😂😂
@@bobomaster9234 Sua besta quadrada ele tinha um DVD...em 92...fica com a sua inveja ...ele era rico , poderia te comprar se quisesse...
Eu sinto muita tristeza,a uma pessoa com um dom, tão lindo as músicas solo, que voz ele era diferenciado, seguindo por uma legião de fãs!