Hoje Renato estaria com 62 assim como eu. Quando ele faleceu eu estava com 36 anos também. Fiquei arrasada! Estudamos juntos no Rio de Janeiro, Olha do Governador no Colégio Olavo Bilac. Ele saiu do Colégio pois, seu Pai havia sido transferido para Brasília. Nunca mais o vimos por aqui. Sempre foi um poeta. Um menino quieto. Muito tímido. A música que fala da Tia Edilamar, essa era nossa cordeinadora. Vc nunca será esquecido Querido! Poeta! Saudades.
Anos 80 e 90 , perdemos muita gente por causa da AIDS, artistas cantores , uma pena as pessoas acharem que não vão acontecer com ela , e acontece . Renato inteligente de mais , cazuza rebelde talentoso. Uma pena.
Peço licença para compartilhar um fato dessa época: Quando eu cursava o segundo ano do ensino médio, houve uma gincana no meu colégio. Precisávamos arrecadar alguns itens de comidas não perecíveis e utensílios de higiene para doação (ganhava ponto a equipe que tivesse maior arrecadação). Um dos meus colegas morava no prédio dos pais do Renato Russo, então tivemos a ideia de pedir doação lá para tb conhece-los. A mãe do Renato foi muito gentil e doou uma caixa grande alimentos. Quando estávamos indo embora, meu colega perguntou ao pai do Renato Russo: "o senhor é o pai do Renato Russo, não é?" E então ele respondeu: " por enquanto..." A gente achou muito estranha a resposta, mas fomos embora agradecendo a doação. Um mês depois, mais ou menos, soubemos pelos noticiários da morte do cantor. Foi só aí que entendemos a peculiar resposta do pai dele. Não sabíamos na epoca que ele estava doente. Lembro de chorar muito quando saiu a notícia. Éramos (e ainda somos) muito fãs do Renato.
Eu sou soropositivo. No estado debilitado dele não era possível dar a ele os coquetéis. Teria que entrar com medicamentos que "levantasse" o estado dele para então ser inserido nos coquetéis anti aids. Eu precisei me internar vencer essa difícil etapa para só então entrar no tratamento. Isso foi em 2002.
@@totentando6902 não precisa ter medo a única coisa que vc precisa fazer é tomar seus remédios e fazer exames de carga viral e CD4 1x no ano. E vai ser feliz 👍🏻🙏🏻
@@totentando6902 "o amor lança fora TODO medo" (1Joao4:18), Renato sempre falava do Amor..acho q Ele acertou muito.. Que Deus em Sua Infinita Bondade te dê Forças e Renove Sua Saúde e Alegria! 🙏
@@giseleruglio9865 obrigado gisele! Feliz daquele que encontra no caminho, pessoas como voce! Que espalham palavras de afeto em momentos tao dificeis! Obrigado!
Me lembro muito bem quando soube da morte do Renato em 1996 aos 21 anos de idade e fã incondicional do legião urbana fiz uma oração e pedi que Deus lhe recebesse com a grandeza de sua passagem entre nós.
TB me recordo como se fosse ontem...chorei horrores...passei minha juventude ouvindo suas belas canções...q Deus tenha misericórdia e o receba quando vier o julgamento do rei nosso Deus
Quando a música "A via-láctea" começou a tocar nas rádios, eu comentei com um amigo meu que "Renato não estaria bem" , mas não imaginava que estivesse morrendo. Uns dez dias depois eu atravessando a catraca do ônibus, o mesmo amigo sentado lá no fundo me acena com a mão para ir em direção a ele me solta um " Renato Russo morreu, acabou de sair na Transamérica!"
"Nós ainda estamos falando de Renato Russo...". Essa frase me fez lembrar que é a vida, e não a morte, quem nos possui. Obrigado por esse vídeo. Obrigado, Renato, por sua vida.
Caramba, exatamente hj faz 27 anos que o meu grande ídolo morreu, lembro que em 1996, no dia seguinte comprei uma camiseta preta da Legião e passei 1 ano e pouco de luto usando aquela camiseta. SAUDADES MIL desse cara!!!!!!!!!!
Naquele final da manhã de 11 de outubro de 1996, assim que apareceu na tv o plantão da Globo, minha mãe ao ver, disse: "vão falar que a Claudia Liz (que era modelo e atriz na época) faleceu" (é que Claudia estava entre a vida e a morte após uma malsucedida lipoaspiração na época, mas ela sobreviveu, inclusive a Claudia me respondeu no Instagram dela hj), mas era o anúncio da morte do Renato!
Eu tenho, scaneado, uma imagem de uma página inteira de um jornal aqui de Salvador-Bahia de maio de 1996, onde na entrevista Dado Villa-Lobos conta algumas coisas do disco e do estado do Renato: "Não posso sinceramente responder que ele está com Aids, mas o que posso dizer é que ele está muito deprimido e com síndrome do pânico." Eu tinha 17 anos e chorei bastante.
Me lembro perfeitamente daquela sexta-feira... Vi a notícia na tv e não podia acreditar... Meus amigos e familiares preocupados em saber como eu estava depois da divulgação. Precisei sair logo depois e fui ouvindo no walkman a repetição daquilo que eu não queria ouvir... Mas era verdade. Chorei no ônibus, na rua. Nove dias depois era meu aniversário de 15 anos. Ganhei de presente o álbum "A tempestade" (Ou O Livro dos Dias). Quando todos foram embora, coloquei pra tocar, coloquei meus fones, peguei o encarte e chorei da primeira a última música... Ainda me lembro desse dia..
Triste mesmo... Concordo com a mãe dele que tinha direito de saber e ficar nessas horas, chorei aqui nessa parte, enfim, ele fez a marca dele e sempre será lembrado. Parabéns pelo vídeo! ❤️
É uma alma inquieta, introvertida, sensível e criativa, dessas q, parecem hj não mais reencarnarem Viajou tão profundo pra dentro dele mesmo, q acabou se perdendo Tinha razão…ele não era daqui 😔💔
Quando eu soube eu passei muito mal. Tinha 16 anos. Passei um ano de luto. As pessoas me ligavam para dar os pêsames. Entrei em depressão. Não sabia que ele estava doente. Me senti traída. Tinha de 16. Só mais tarde entendi o silêncio dele. E hj é só amor pela Legião, pelo Dado e o Bonfá. Nunca consegui ouvir a tempestade. Hj vejo minha filha ser legionária TB e cantamos juntas. Só amor.
Houve quem não resistisse. No livro "Renato Russo, o filho da revolução", o autor Carlos Marcelo conta de um jovem na Bahia que, ao receber a notícia, suicidou-se com uma pistola e deixou na carta-despedida que o fizera pra partir junto com o ídolo!
Cara, que matéria limpa e bem conduzida, sem malícias, ou difamatórias , muito profissional mesmo sem falar no principal que e ser esclarecedora e você ainda fala algo que e um fenômeno que realmente está acontecendo pois não se trata muito de saber como morreu o Renato apenas deixar claro o momento da passagem dele e o que realmente interessa é o cara incrível que ele foi em vida e tudo que ele criou e nos presenteou com sua Banda e ainda hoje consegue arrebanhar novos fans que sequer eram nascidos ou tinham acabado de nascer quando ele se foi dando termino a mais reverenciada e querida banda de Rock do Brasil dos anos 80, Legião URBANA!
Dia inesquecível. Eu com 16 anos, andando no centro de Recife e todas as lojas tocavam Legião. Não entendi... só fui saber ao chegar em casa. Como é ruim essa falta de alguém que é tão importante pra mim, mesmo eu nunca tendo o visto pessoalmente sequer. Não há ninguém no roque brasileiro como o Renato. É de fato nosso maior Mito.
Eu tinha 13 e a mtv tava passando o acústico..meu irmão vendo e dizendo "oh o renatão"..lembro perfeitamente...sabiamos de nada ainda e eu acho que nem conhecia a banda.
Lembro-me bem daquela manhã do dia 11/10/1996: tinha 17 anos, estava em casa, não tive aula naquela sexta-feira. Liguei a TV para assistir aos programas matinais. Eis que sintonizei no programa da Angélica, na Globo (era louco pelos assistentes de palco da loira). De repente, entra o assustador prefixo do Plantão da Rede Globo. Pensei que iriam anunciar a morte da modelo e atriz Cláudia Liz (que estava internada e correndo risco de morte, em função de um procedimento mal feito de lipoaspiração). Quando anunciaram a partida de Renato Russo, fiquei estupefato. Ninguém relatou com tanta poesia e solidez as angústias do jovem brasileiro. Ninguém trouxe tanta erudição com tanto sentimento a todos nós. Ninguém no BRock foi como Renato Russo. PS: Cláudia Liz, felizmente, está viva e Renato (de todas as formas) também está.
@@lucianobarbosavilarinsvila3463 , um homofóbico perdido num vídeo sobre Renato Russo? É o cúmulo da estupidez. Já dizia Nelson Rodrigues, os idiotas perderam a modéstia...kkkk
Perdi meu primeiro sobrinho aos 27 anos. Ele morou comigo e os avós até os 14 e me chamava de pai. Quando adulto foi morar com seu parceiro e eu só soube que ele estava doente algum tempo depois. Eu deveria ter sabido antes. Quando consegui internação para ele na Fiocruz, só então fiquei sabendo que tinha HIV. Foi um choque e ao mesmo tempo a resposta que precisava: por que ele não curava? Uma dor enorme. Já faz alguns anos, mas até hoje dói demais falar sobre isso. A sensação de "se eu soubesse antes, talvez pudesse ajudar e ele não teria morrido" talvez seja a mesma que a mãe do Renato Russo sentiu. A gente que cria sempre acha que pode proteger. E será sempre assim. Deve ser assim e se assim não for estaremos perdidos!
@@ananque Dizer que gays não entram no reino de Deus te incomoda ? Isso está na bíblia e quer vc goste ou não...assim será 🙌 Deus na sua imensa sabedoria ..criou primeiro o INFERNO pois sabia que tudo aquilo que não presta ,no céu não vai entrar....vou deixar o que a bíblia diz pra vc se deliciar com o que Deus reservou para vc 😫😫 9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? 10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
Eu nunca vou esquecer do Jornal Nacional praticamente todo dedicado à cobertura do falecimento do Renato. Foi um negocio que me marcou profundamente e também minha irmã, que ficou arrasada por perder mais um idolo da geração dela. Aquele ano de 1996 foi pesado demais com as mortes do Renato e dos Mamonas...
@@biagabrielly3325Pior que além da AIDS, ele ainda desenvolveu depressão após o fim do seu último relacionamento, como ele mesmo disse em uma música, "tudo por causa de um coração partido". Dali em diante, foi um passo para ele desistir de tomar o coquetel de drogas até a saúde dele definhar de vez.
Tão fácil realmente ver vídeos sensacionalistas tratando do Renato, e mesmo assim eis o vídeo direto, honesto e mais emocionante que assisti em seu canal. Força Sempre.
Lembro de ver meu pai chorar muito, perguntei o motivo e ele respondeu, filha, morreu Renato Russo, o maior artista que esse humanidade viu. 😢 desde então fiquei com isso na cabeça, comecei mais tarde a ouvir as músicas e hoje sou completamente fã. 😢❤
2 роки тому+58
A obra de Renato Russo é imortal, assim como a de Cazuza, Raul, Tim Maia e vários outros que nos fazem tanta falta em tempos de obscuridade cultural!
Caramba nao consegui conter algumas lagrimas... Assim é a vida de todos nós, alguns contadas em detalhes e outros tantos no silencio de um ultimo suspiro com o medo do porvir...
Hoje já não ouço com tanta frequência, principalmente os dois últimos álbuns, pois acho bastante melancólicos, mas a Legião Urbana fez e faz parte da minha vida. Os jovens daquela época gostavam de boa música e fiz parte dessa leva.
A minha mãe trabalhava com a tia dele, eu me lembro quando a minha mãe me falou, eu fiquei muito eufórica e pedi para ela falar com a tia dele o quanto eu era fã dele, então ela foi em um almoço de família e ele iria estar presente; A dona v*** pediu um autógrafo dedicado a mim, ela disse para minha mãe que ele brincou, dizendo que iria cobrar! Eu acredito que não tinha sido brincadeira, ela foi elegante rsrs... Ela me deu uma foto dele sentado na mesa almoçando com uma garrafa de Coca Cola do lado... Eu tenho a foto e o autógrafo guardados a sete chaves e guardados com muito carinho... A minha mãe não trabalha mais com a tia dele, ambas se aposentaram , mas elas ainda são amigas.e até hoje elas trocam mensagens e chamadas por WhatsApp .
🎶...hoje a tristeza não é passageira. Hoje fiquei com febre a tarde inteira....Queria ser como os outros e rir das desgraças da vida ou fingir estar sempre bem... Só me deixa aqui quieto. Isso passa. Amanhã é outro dia. Eu nem sei porque me sinto assim...🎶 Renato se sentia sozinho, era instável emocionalmente e tudo isso se acentuou com os sintomas da AIDS. Mas eu não acredito que ele queria morrer. Ele era muito sensível. Sentia tudo com intensidade. Era muita dor. Ele só queria acabar com ela. Eu assisti o vídeo lembrando de como eu estava quando peguei Covid e Influenza. Imagino como o Renato estava debilitado. Que situação! Ainda terminou seu último trabalho com o maior esforço. Embora eu já soubesse de muitas informações citadas no vídeo, eu me comovi profundamente na maneira como você contou, Julio. Na parte da Carminha desabei em chorar. Sou mãe também mas entendo o pai respeitar a decisão do Renato. Vê o filho naquelas condições seria chocante mas ela tinha o direito e o Renato precisava do amor dela nesse momento, com certeza. Fica uma lição pra gente também: quando seu(sua) amigo(a) disser que está bem, desconfie. Vai até ele conferir se ele está bem mesmo. Renato morreu ao lado do seu pai mas morreu do mesmo jeito que viveu: se sentindo sozinho. Continue descansando em paz, Renato! 🎶 Hoje à tarde foi um dia bom. Saí pra caminhar com meu pai. Conversamos sobre coisas da vida e tivemos um momento de paz.🎶
@Ideia Grude e quem é que não se sente sozinho em um mundo de tantas incertezas, medos, inseguranças, violência e hostilidade????? Ainda mais nos dias de hoje aonde as pessoas estão mais violentas agressivas e intolerantes…???? E totalmente compreensível…. ELVIS PRESLEY só se sentia REI DO ROCK quando estava nos palcos fora deles ELVIS ERA COMO UMA CRIANÇA DE 4 anos COM MEDO DO ESCURO quem relata isso e a EX NOIVA dele ELVIS LINDA THOMPSON …: assim como o Renato Elvis tinha um comportamento auto-destrutivo principalmente depois que ele perdeu a mãe…. A FAMA TEM O LADO BOM… mais tem um lado sombrio, você está cercado de pessoas so para te sugar, só para se aproveitar de você e isso para um artista e desgastante…. Até o momento que ele pensa em se ISOLAR DO MUNDO E DE PESSOAS TÓXICAS… Renato Russo não foi o único a passar por isso… e olha que o mundo hoje está muito pior do que na época dele e do Elvis principalmente agora com esse tal de ‘’ CANCELAMENTO VIRTUAL E JUÍZES DE INTERNET QUE SÓ QUEREM PERSEGUIR PESSOAS ‘’ hoje e muito mais difícil para uma pessoa famosa ou pública…
Renato imortal Russo.como esquecê-lo. O bom que vivi o tempo dele.um dia vamos nos encontrar p eu dizer.como sinto sua falta!💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Renato foi um Bethoven do seu tempo... criativo, tempestivo e ao mesmo tempo um doce poeta pop. Somente a geração que viveu o seu tempo irá entende. Abs 😎
Odeio idolatria. Mas tenho que dizer que quando conheci a Legião urbana em 97, com 13 anos, a minha vida mudou totalmente. Quando ouvi "Pais e Filhos" pela primeira vez, tenho certeza que a minha personalidade mudou completamente a partir disso. Foi enorme o impacto, era viciante.
Lembro do dia de sua partida como se fosse hoje. Era outubro de 96 e eu estava grávida da minha filha que nasceu em março de 97. Fiquei triste demais, chorei. Era e sou muito fã. Renato Russo é atemporal, inesquecível . Seu pouco tempo aqui foi o suficiente p ter uma Legião de fãs que nunca irão esquece-lo.
"O que vai ficar é a nossa obra, é o nosso trabalho. Vão as favas o resto." Foi uma das últimas frases na última entrevista pro Fróes. E achei deselegante esse médico depois. Valeu, Julio!
Eu estava na maior expectativa do show do AC/DC no Pacaembu que ia ser no sábado dia 12 mas na tarde de sexta feira fiquei sabendo da morte dele,deu um certo abatimento mas confesso que a ida pro show me tirou daquele clima de luto,no sábado dia da cremação mesmo não tive tempo de ver nada na TV fomos pro Pacaembu cedo e o clima era realmente outro!
Fico imaginando se ele estivesse vivo, como seriam suas composições em relação ao mundo que estamos vivendo hoje. Se naquele tempo ele dizia que as pessoas se tornaram egoístas e sem empatia, imagina os dias atuais. Outros assuntos como: política, cultura, relacionamento, drogas, etc...
Tenho 51 anos, gosto de legião até hoje, toco algumas músicas, e tento imitar a vós de Renato, nunca, Ninguém vai imitar, porque Renato era único, com a morte de Renato, chorei muito mesmo, e disse, descanse em paz, um homem que não precisava conversar pra ensinar, bastava ouvir as músicas e refletir o que ele estava falando, hoje toco menos que antes, devido a compromissos e outras coisas, mas Renato e banda legião urbana foi minha inspiração para aprender a tocar, que DEUS o tenha nosso poeta Renato Russo, guerreiro, grande homem. 🙏🙏🙏❤️❤️❤️
Só um detalhe, os "ites" que ele fala q tem no estômago, foram justamente pq ele não estava mais tomando o coquetel, ele dizia q quando tomava o coquetel de AZT antes de melhorar tinha a sensação de ter um cachorro comendo ele por dentro e que não aguentava mais aquilo.
Acho que o a tempestade tinha que ser assim mesmo com essa voz triste .. ele queria assim e acho que isso que deixa o álbum foda.. é a verdadeira tristeza e emoção de um poeta.. parece que não vejo as músicas com uma voz diferente.. as músicas mostram a depressão que ele sentia.. ele praticamente morreu de depressão.. ele conseguiria viver com os remédios só que a vida que ele levava com bebidas, abusos e a depressão foi foda.. ele é um gênio.. adoro e sou fã do a tempestade por ser tão intimo ao que ele sentia nos últimos meses ..
Tinha sim.. ele estava tomando . Tem gente que pedou HIV naquela época e ainda hoje vive. Vide magic Johnson.. mas acho que ele desistiu.. ele era depressivo e tinha dependência química.. isso dificultou
Renato Russo foi sem dúvidas uma das almas mais iluminadas que tivemos no Brasil, podem se passar 100 anos de sua morte, que suas músicas e seu legado jamais serão esquecidos!
Ele morreu sem se arrepender dos seus pecados. O homossexualismo (Prática totalmente reprovada pela palavra de Deus), que o levou a contrair a AIDS, que o levou a morte! Sei que a AIDS pode ser contraída de várias formas. Mais no caso dele foi fruto daquilo que praticava!
@@fernandodapiedadesantos9118 ah irmão vai lamber sabão, "Com o mesmo rigor que julgas serás julgado" ao invés de passar a vida apontando dedos e condenando os outros ao inferno olhe pro próprio rabo, quando Jesus disse "olhai e vigiai" é pra olhar e vigiar a própria vida e não a dos outros!
@@adolphcervati6658 Porque ficou tão bravinho(a)? Por acaso também também compactua com as mesmas práticas? Uma coisa que admiro em vocês é a união. Mexeu com um, mexeu com todos! Morte eterna para quem pratica e para quem consentem os que prática. Não estou aqui para te agradar e sim para confrontar mesmo, com sujeito sujo como você! Posso até estar atirando pérolas aos porcos e dando as coisas santas aos cães. Mais naquele grande dia não vai poder se dizer desavisado! Para e se arrependa enquanto é tempo. Insano!
Eu nasci dois dias antes da morte do Renato Russo, em 9 de Outubro de 1996, mas ele me acompanhou por toda minha trajetória. Cresci escutando suas músicas (além de Kid Abelha, Capital Inicial, Paralamas, Barão Vermelho e outras bandas da época) por influência dos meus pais e fiquei muito feliz e emocionado de encontrar o Conexão Legiônica para aprender um pouco mais sobre essa geração que marcou a história da música. Tempo Perdido segue sendo uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos e Renato sempre morará em nossos corações!!!
Eu cresci ouvindo,legião, Raul e RPM(minha mãe era super fã do RPM)Quando o Renato morreu eu tinha 14 anos,e mesmo sem internet os boatos q ele tinha Aids eram muito grande, mais ele sempre escondeu seu sofrimento, que Deus o tenha,pessoas como o Renato e Raul Seixas não tem mais
Eu tinha 16 em 96. Estava redescobrindo a Legião já que A Via Láctea estava tocando nas rádios. Aos 8 anos eu cantava Faroeste inteira com meu irmão mais velho. Foi uma das sensações mais estranhas que senti. Mais cedo na escola eu havia escrito a letra da Via Láctea na carteira e quando cheguei em casa na hora do almoço a notícia nos jornais. Foi triste demais. Parabéns pelo vídeo!!
O que sentimos p Renato .é triplo.Eu emeus filhos curtimos muito esse gênio. Meu primogênito já foi ao encontro c Renato.Eu e meu segundo filho.continuamos a espera desse encontro c nosso inesquecível Renato Russo! 💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💝💝💝💝💝💝💝💝💝❤❤❤❤💞💞💙💙💜💜🤎🧡💛💚💕💗💓💖🌨🌩🌧🤟🤘🥰⭐🌟💯💯💯💯💯💯💯
Saudades inexplicáveis desse trovador solitário! Eu cresci e amadureci ouvindo a Legião Urbana, e em especial o Renato. E atualmente escuto o Renato todos os dias. Ele significou muito pra mim, como compositor e cantor, com a sua voz maravilhosa. Saudade eterna!
Me lembro bem desse dia fatídico. Estava no shopping com a minha esposa e vi nos televisores das lojas as primeiras reportagens sobre sua morte. Um fato estranho foi que na véspera, na noite anterior, eu havia sonhado com o Renato. Tenho 53 anos hj, ainda sou muito fã da sua obra.
Eu aqui dia 28 de agosto de 2024 às 01:28 da manhã ouvindo assistindo sobre esse gênio? Será se era grande !!! Tem gente que a luz nunca deixa de brilhar ❤❤❤❤
Sou da época que cantávamos nos barzinhos as músicas do Renato...muita lembrança boa dessa época, geração coca cola !!!! Gratidão por fazer-me lembrar desses grandes momentos!!! ❤
Qdo se deu o fato, foi anunciado na rádio que estávamos escutando na academia. Saí chocado e fui chorar em casa. Tenho toda discografia da banda. 'Eu era um lobsomem juvenil' eu canto desde sempre. Nós te amamos, Renato, para sempre Renato
Legião urbana . a melhor banda de Rock Brasileira . Tive o Privilégio de ter feito parte desse momento .dessa fase hj incentivo a minha filha a curtir , a Legião , e ela adora.
A Revolução das Letras (Homenagem a Renato Russo) Quatorze anos eu tinha, quando escutei Legião Urbana pela primeira vez, foi amor à primeira vista, ou melhor à primeira escuta. “Faroeste Caboclo” era o nome da música. Eu achava naquele tempo que conhecia o rock, mas eu não conhecia, pois nunca tinha escutado o rock puro, maravilhoso e poético da Legião Urbana. Ao escutar “Faroeste Caboclo”, eu entrei na música, deu vontade de cantar, de dançar, fazer alguma coisa diferente. Parecia que eu conhecia a música há anos. Eu achava essa música inacreditável. Após isso o rock se transformou num vício para mim, “Faroeste Caboclo” se transformou numa arma, a qual eu usava para combater a depressão ou mesmo para me alegrar. Depois disso, ocorreu uma mudança comigo. Uma vez, escutei Cazuza dizendo que cada vez que ele comprava algum disco de Caetano ou Gil, por exemplo, a vida dele mudava, acho que me sinto assim toda vez que escuto ou compro o disco da Legião Urbana. Destaco “Faroeste Caboclo, pelo impacto que eu tive ao escutar esta música. Foi um impacto inesperado, e qual o impacto que não é inesperado? Pegando emprestado a frase que Caetano usa em “um Índio”, esse impacto me surpreendeu pelo fato de ter estado oculto e por ter sempre sido o óbvio. Um dia ao ver uma fita jogada pelos cantos da casa, fiquei curioso em saber do que se tratava a fita. Esta, porém, não era uma fita qualquer, talvez fosse o elo que faltava para eu começar a gostar da Legião. Elo, pelo fato de que ao tocar da fita, o “Não tinha medo tal João de Santo Cristo” me cativou a tal ponto que consegui escutar os nove minutos aproximadamente da música mais ou menos umas cinco vezes sem parar. A partir daí entrei numa febre, diga-se de passagem agradável e muito contagiosa da Legião. Eram Cd’s e mais Cd’s que eu comprava, impactos e mais impactos que eu sentia, E dentre impactos memoráveis, destaco: Pais e Filhos, Perfeição, “Índios”, Será...e uma enormidade de outros que faltariam palavras para classificar, e se tivesse tais palavras garanto que nesse texto não caberia, talvez coubesse num livro, mas de certo este livro teria páginas incontáveis e que a cada dia aumentariam. A obra da banda Legião Urbana fez eu chegar a conclusão que Renato Russo era um dos maiores poetas, não sei se posso usar só esta classificação, por causa de uma infinidade de características que o próprio possui, antes de poeta seria um revolucionário, um jovem filósofo, que possuía várias filosofias dentre as quais conseguimos nos encaixar. Porém, rege a regra da poesia esses elementos. Pois, para se fazer uma boa poesia, precisamos revolucionar algo, talvez os jovens, essa é a filosofia: ser em uma música várias pessoas. Um dia li algo à respeito de Renato Russo falando que quando era jovem, ele pensava que podia transformar o mundo, e por isso ficava meio perdido. E quem não tem esse projeto heróico em mente, quando se é criança ou adolescente. Só quem em vez de um super herói fictício, Renato preferia Fernando Pessoa, John Lennon, entre outros. E por essa e muitos outras razões numa infinidade de gostos e transformações, a mutação se faz, e Renato Russo se forma. E de suas lições bem aprendidas, Renato adorava chocar as pessoas. Drogas, a panssexualidade (como o próprio chamava), alcoolismo, e várias outras características que se formaram em cara, que de medíocre ser humano passou a ser ovacionado como ídolo, de tanto que era sua intimidade com o íntimo das pessoas. Para essas características, os jovens amam e espelham-se. O poder de manipulação de Renato para com seus fans era inevitável, Renato simplesmente fez o que todos gostariam de fazer e ainda não fizeram, e alguns nem irão fazer. Mas mudar o mundo é uma tarefa bem difícil. Com suas letras e também com seus atos e também com seus sonhos, Renato mudou não o mundo, mas a forma de algumas pessoas verem o mundo. E dessa química o esmerado resultado foram algumas pessoas preocupadas não só com sua vida particular, mas com a vida em si propriamente dita. Deus, Renato estaria muito longe de ser, assim também como o Messias, pessoas gostam de se iludir, e essa ilusão era tratada com um certo asco pelo próprio. Suponho que como quero, Renato queria ser só ele, e queria que as pessoas aprendesse a viver, não como ele estava vivendo, mas como a vida poderia ser bem melhor se todos se esforçassem, ao invés de ficar parado esperando que algum dia alguma coisa caia do tão profano, poluído e esquivo NADA. Um tímido garoto nascido no Rio e criado em Brasília, se transformou num ídolo de gerações. E de pensar que esse talento todo foi achado pelo próprio Renato Russo na sua adolescência. E expurgado aos dezessete anos quando de um Aborto Elétrico nasce... No dia onze de outubro de 1996, o Brasil perde um dos maiores brasileiros, infelizmente o talento dele não ultrapassou fronteiras, somos privilegiados pela nossa prole ter criado um Renato, e daqui para frente serão criados mais (acho que não mais um "Renato Russo"), mas outros, cujo os nomes não detenho, mas que naturalmente nossos descendentes aprenderão com eles. Da morte resta a nós o consolo, de que apesar de ser único, Renato se prolifera de uma maneira inevitável por todos que lhe admiram. Russo conhece a morte, depois de enfrentar o "mal do século" e a tão famosa e temida AIDS. Nem prazer se pode ter da vida, essa carcaça a qual chamamos de corpo só presta para algumas coisas e para as poucas coisas que prestam são criados empecilhos. Gostaria de ver um Renato bem velho, mas o tão inexorável e inabalável destino não pára de pregar peças. Depois de 36 anos, Renato é queimado, não pela Santa Inquisição, mas por um fogo muito maior e mais poderoso, o qual eu não sei explicar. E convenhamos se realmente existir vida pós morte, Renato não se conformaria (acho, tomando como mote meus próprios pensamentos) com um claustrofóbico caixão. Mas com ele não morre suas obras, em seu corpo cremado irá só sua parte de fora, seus pensamentos ficarão eternos. A tão simpática, rebelde, revolucionária Geração Coca-Cola perde seu líder, mas não seus ideais, continuamos como começamos partindo do nada e indo para vários lugares, aos quais, na maioria, desconhecemos e reconhecemos. Eu sou mais um rebento da Revolução, sou um idealista sem religião... Talvez seja o futuro da nação. Não sei se eu sei de alguma coisa. Por outro laudo, tenho minhas dúvidas se tenho "Transtorno Afetivo Bipolar". Mas de uma coisa tenho certeza: sou filho da GERAÇÃO LEGIÃO URBANA. 11/10/96
Muito triste. É, a mãe estava certa, ninguém poderia tirar o direito dela de estar ao lado do filho. Gosto muito do trabalho dele. Deus O Tenha. E conforte a família.
Esse canal é simplesmente incrível, parece uma espécie de Netflix que conta toda a história da música brasileira em especial rock brasileiro dos anos 80. Muito bom
Tem gente que está do mesmo lado que vc mas deveria estar do lado de lá.....tem gente que machuca os outros, tem gente que não sabe amar, tem gente enganando a gente, olha nossa vida como está, mas eu sei que um dia a gente aprende, se vc quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo, quem acredita sempre alcança......
Renato Russo foi o que mais ouvir e ainda escuto até hoje. Gosto demais da Legião e sei praticamente todas as músicas, fiquei sabendo por rum amigo que me ligou no trabalho.e me disse cara o Renato Russo faleceu Eu baixei a cabeça e rezei por ele, e fiquei triste demais com a morte dele.
Esse cara faz muita falta: tenho orgulho de ser Legião Urbana, pois ele mesmo disse em um show em 1994: " nós estamos aqui no palco, mas a verdadeira Legião Urbana são vocês." Urbana Legio Omnia Vincit! ❤❤❤
Grata por ter tido a oportunidade de ser fã do Legião Urbana na minha adolescência. Chorei tanto quando o Renato partiu no auge dos meus 14 anos. Tenho pena dos jovens de hoje em dia cercado de uma cultura tão pobre.
Legiao urbana é um dos assuntos mais delicados pra mim, sou de 98 mas sinto um forte apego na banda, minha infância ocorreu enquanto os ouvia nos rádios e enquanto minha mãe colocava seus albuns repetidamente. Decorei literalmente todas as canções e as amo de todo coração. Hoje, sempre que ouço a respeito de seu fim ou sobre o que foi feito por eles. Caio em lágrimas... um sentimento confuso de tristeza, solidão, alívio e felicidade. Nunca soube como descrever.
Eu tive depressão em 2019, entendo como é, pra uma pessoa com uma doença que por sí só enfraquece, Imagina com uma depressão. Eu sempre fui meio gordinho, mas quem me viu no período de 19-21 encontrou um cidadão de 1,80 pesando por volta de 50 kilos, ficava nítido em minhas fotos, relembrando agora, também me queixava muito de dores no estômago naquela época, eu me alimentava muito mal, de almoçar e do nada largar os talheres depois de duas bocadas com aquele sentimento de "ah foda se essa porra to sem fome", muito complicado, Renato é e sempre vai ser uma Lenda, único.
Voltei a ouvir legião depois de 15 anos ! É como acordar de um coma ao analisar as letras das músicas olhando para os dias atuais , realmente ele não era desse mundo.
O meu irmão mais velho (que também era músico e baixista) morreu há 9 anos atrás por consequência da AIDS tbm, depois de se tratar por quase 5 anos.. E a causa da morte foi idêntica a do Renato Russo, além de ele igualmente sofrer tomando os remédios para manter a carga viral baixa. Enfim.. Com a AIDS não dá para se brincar. Parabéns pelo video e pelo conteúdo!
@@valmirdosreisnogueira1411 entendi. Aconteceu de um próximo meu morrer mesmo durante tratamento, em relação ao que eu achei que fosse 'só' muitíssimo azar
Eu sou soropositivo a 26 anos descobri com 21... Lembrei do Renato russo.. foi alguns anos após a morte dele. Foi foda naquela época a minha medicação... Punk mesmo. Achei que fosse morrer... Com 21 anos. Consegui sobreviver e passado a fase difícil dos remédios, hoje vivo com qualidade de vida e tenho um filho de 16 anos. Há tempos i = i indetectável igual o intransmissível. Uma pena ele não estar vivo pra ver como tudo mudou hoje em dia e as medicações são tops e raríssimos efeitos colaterais.
Para mim e acho que para a maior parte dos que realmente amam a boa música: Renato Russo é o maior poeta que já existiu na música e na vida cheia de drama
Muito triste, quando ele morreu eu tinha só alguns meses de vida. Porém quando cresci meu irmão me apresentou a Legião. Me encantei pelo Renato, fico triste por não poder ter vivido aquela época. Hoje tenho um filho, e coloquei o nome dele de Renato 💕
Tinha 12 anos quando soube da notícia, vi tanta comoção no país que tive curiosidade em saber mais da Legião Urbana e foi um caminho sem volta. Comecei a consumir as músicas e as letras me causaram impacto. Não há o que se compare a Legião Urbana.
No final de maio/1990, eu e mais 2 amigos encontramos Renato Russo no Canecao (Botafogo-RJ), logo apos o show do Jesus and Mary Chain. Renato tava cantorlando uma musica do "Automatic", disco da turne do Jesus. Batemos papo com ele por uns 15 a 20 minutos. Nao existia celular, apenas os bons e velhos papel e caneta para o autografo. Memorias!
Lembro quando ele foi gravar a cruz e a espada, PR ficou bobo de ver ele cantando e fumando, cigarro acabou e ele queria mais, eu quem foi comprar, Carlton! Só saudades...
No dia em que Renato Russo desencarnou, meus amigos e eu estávamos indo para um tributo a ele (projeto no Teatro José de Alencar em Fortaleza). No meio do caminho ficamos sabendo da notícia e não conseguimos mais fazer o projeto. Todos nós estávamos chorando e a galera que foi pra assistir também. Foi um dia muito triste!
Hoje Renato estaria com 62 assim como eu. Quando ele faleceu eu estava com 36 anos também. Fiquei arrasada! Estudamos juntos no Rio de Janeiro, Olha do Governador no Colégio Olavo Bilac. Ele saiu do Colégio pois, seu Pai havia sido transferido para Brasília. Nunca mais o vimos por aqui. Sempre foi um poeta. Um menino quieto. Muito tímido. A música que fala da Tia Edilamar, essa era nossa cordeinadora. Vc nunca será esquecido Querido! Poeta! Saudades.
Até chorei lendo o seu relato. É uma perda muito grande para todos os brasileiros. 2022 ainda é dicifil é muita saudade😭
Que legal vc ter estudado com o Renato,uma privilegiada rsrd
Privilegiada 🥰
Adoraria ao menos ter ido à um show de legião urbana mas qdo ele faleceu eu tinha apenas 6 anos
Ele faleceu no dia do meu aniversário
@@gabrielle3921 que legal vc tinha 6 eu tinha 7 anos....ambos compartilhamos o mesmo sonho, que era ter ido ao um show da Legião Urbana
Anos 80 e 90 , perdemos muita gente por causa da AIDS, artistas cantores , uma pena as pessoas acharem que não vão acontecer com ela , e acontece . Renato inteligente de mais , cazuza rebelde talentoso. Uma pena.
Deixou um legado ❤
Peço licença para compartilhar um fato dessa época: Quando eu cursava o segundo ano do ensino médio, houve uma gincana no meu colégio. Precisávamos arrecadar alguns itens de comidas não perecíveis e utensílios de higiene para doação (ganhava ponto a equipe que tivesse maior arrecadação).
Um dos meus colegas morava no prédio dos pais do Renato Russo, então tivemos a ideia de pedir doação lá para tb conhece-los.
A mãe do Renato foi muito gentil e doou uma caixa grande alimentos. Quando estávamos indo embora, meu colega perguntou ao pai do Renato Russo: "o senhor é o pai do Renato Russo, não é?"
E então ele respondeu: " por enquanto..."
A gente achou muito estranha a resposta, mas fomos embora agradecendo a doação. Um mês depois, mais ou menos, soubemos pelos noticiários da morte do cantor. Foi só aí que entendemos a peculiar resposta do pai dele. Não sabíamos na epoca que ele estava doente.
Lembro de chorar muito quando saiu a notícia. Éramos (e ainda somos) muito fãs do Renato.
Mas como eles estavam juntos se a mãe dele estava em outro estado?
O pai dele estava no rio a um tempo com ele.
um pai q nao avisa a mae q o filho ta morrendo é um idiota .
O pai dele deu uma resposta estranha. Pq mesmo que os filhos morram , nunca deixarão de ser filhos.
@@marlucealves2013 ok
@@Chris92Crosser Isso que pensei parece que ele estava no rio uns dois meses
Eu sou soropositivo. No estado debilitado dele não era possível dar a ele os coquetéis. Teria que entrar com medicamentos que "levantasse" o estado dele para então ser inserido nos coquetéis anti aids.
Eu precisei me internar vencer essa difícil etapa para só então entrar no tratamento. Isso foi em 2002.
Eu descobri minha sorologia recentemente! To no inicio do tratamento e com muito medo!
@@totentando6902 não precisa ter medo a única coisa que vc precisa fazer é tomar seus remédios e fazer exames de carga viral e CD4 1x no ano. E vai ser feliz 👍🏻🙏🏻
@@totentando6902 "o amor lança fora TODO medo" (1Joao4:18), Renato sempre falava do Amor..acho q Ele acertou muito..
Que Deus em Sua Infinita Bondade te dê Forças e Renove Sua Saúde e Alegria! 🙏
@@giseleruglio9865 obrigado gisele! Feliz daquele que encontra no caminho, pessoas como voce! Que espalham palavras de afeto em momentos tao dificeis! Obrigado!
@@docarmo2757 e manter sua carga viral zerada.,fazendo o tratamento certinho. Boa sorte.
Seu corpo físico se foi, porém sua poesia, sua essência,essa será eterna
O poeta vive para sempre e esse sempre não acaba
Blá-blá-blá
Blá-blá-blá Blá-blá-blá
Renato realmente foi um artista ímpar,raro
Estive recentemente no Sitio Burle Marx e não imaginava que as cinzas do Renato foram jogadas lá. Local muito bonito.
Bom dia, onde fica?
@@VivianePockGUARATIBA, RJ
O Renato Russo era um gênio atemporal, lutou até o fim...
Um verdadeiro legionário urbano.
Me lembro muito bem quando soube da morte do Renato em 1996 aos 21 anos de idade e fã incondicional do legião urbana fiz uma oração e pedi que Deus lhe recebesse com a grandeza de sua passagem entre nós.
Renato um visionário; único, especial. Eu fico pensando no que Ele iria criar se estivesse vivo ainda hoje.Que Deus o tenha.
Cagar.
@@lucianafleck7881 baba ovo
TB me recordo como se fosse ontem...chorei horrores...passei minha juventude ouvindo suas belas canções...q Deus tenha misericórdia e o receba quando vier o julgamento do rei nosso Deus
Vc tem o.nome de um Piloto promissor
Quando a música "A via-láctea" começou a tocar nas rádios, eu comentei com um amigo meu que "Renato não estaria bem" , mas não imaginava que estivesse morrendo. Uns dez dias depois eu atravessando a catraca do ônibus, o mesmo amigo sentado lá no fundo me acena com a mão para ir em direção a ele me solta um " Renato Russo morreu, acabou de sair na Transamérica!"
"Nós ainda estamos falando de Renato Russo...". Essa frase me fez lembrar que é a vida, e não a morte, quem nos possui. Obrigado por esse vídeo. Obrigado, Renato, por sua vida.
Perfeito
Morte não é o antônino de vida, e sim de nascimento. A vida é essa coisa maravilhosa que acontece entre uma e outra.
vocês estão de parabéns, boas reflexões
Caramba, exatamente hj faz 27 anos que o meu grande ídolo morreu, lembro que em 1996, no dia seguinte comprei uma camiseta preta da Legião e passei 1 ano e pouco de luto usando aquela camiseta.
SAUDADES MIL desse cara!!!!!!!!!!
Naquele final da manhã de 11 de outubro de 1996, assim que apareceu na tv o plantão da Globo, minha mãe ao ver, disse: "vão falar que a Claudia Liz (que era modelo e atriz na época) faleceu" (é que Claudia estava entre a vida e a morte após uma malsucedida lipoaspiração na época, mas ela sobreviveu, inclusive a Claudia me respondeu no Instagram dela hj), mas era o anúncio da morte do Renato!
@@heloisaoliveira3525
Eu lembro exatamente desse plantão
Tambem pensei que era a noticia da Claudia Liz
Eu tenho, scaneado, uma imagem de uma página inteira de um jornal aqui de Salvador-Bahia de maio de 1996, onde na entrevista Dado Villa-Lobos conta algumas coisas do disco e do estado do Renato: "Não posso sinceramente responder que ele está com Aids, mas o que posso dizer é que ele está muito deprimido e com síndrome do pânico." Eu tinha 17 anos e chorei bastante.
Síndrome do pânico é horrível, já tive isso
Nasci em 5 de maio de 96, grande Renato pena não está mais entre nós 😢
Nossa é sério? Queria tanto ver pelo menos a foto
Perdi minha mãe no dia 1º de Outubro, 10 dias depois meu "ídolo da adolescência". 1996 foi um ano muito difícil e inesquecível pra mim.
Márcio, perdi minha mãe em 21 de setembro de 1996.
Foi um final de ano muito triste pra mim.
Ano que quero esquecer...infelizmente!!!
Meus sentimentos ,Márcio Almeida .
Agosto de 1996 perdi o meu irmão, jovem aos 20 anos, era especial e faleceu de infarto. Acordei ele pra ir pra escola e estava sem vida.
@@cristianegoncalves448 Só quem perdeu a mãe, sabe a dor e a saudade que isso traz. É difícil superar.
@@shirleynakamichi7106 Obrigado Shirley 🙂
Me lembro perfeitamente daquela sexta-feira... Vi a notícia na tv e não podia acreditar... Meus amigos e familiares preocupados em saber como eu estava depois da divulgação. Precisei sair logo depois e fui ouvindo no walkman a repetição daquilo que eu não queria ouvir... Mas era verdade. Chorei no ônibus, na rua. Nove dias depois era meu aniversário de 15 anos. Ganhei de presente o álbum "A tempestade" (Ou O Livro dos Dias). Quando todos foram embora, coloquei pra tocar, coloquei meus fones, peguei o encarte e chorei da primeira a última música... Ainda me lembro desse dia..
Cara, você é foda prá relatar esse caso sem sensacionalismo,sem drama,como a gente vê em programas de tv! Parabéns.
Vdd. O cara é bem profissional.
Triste mesmo... Concordo com a mãe dele que tinha direito de saber e ficar nessas horas, chorei aqui nessa parte, enfim, ele fez a marca dele e sempre será lembrado. Parabéns pelo vídeo! ❤️
Fiquei chocada q a mãe dele não sabia, coitada
Muito triste ouvir esse relato. Até eu queria tá lá pra dá um abraço nele. Imagina a mãe dele! Que tristeza 😓
Realmente. Ela merecia saber.
sempree sou musico nunca deixo de deixar sua mensagem amo de mais
Verdade disse tudo
É uma alma inquieta, introvertida, sensível e criativa, dessas q, parecem hj não mais reencarnarem
Viajou tão profundo pra dentro dele mesmo, q acabou se perdendo
Tinha razão…ele não era daqui 😔💔
Quando eu soube eu passei muito mal. Tinha 16 anos. Passei um ano de luto. As pessoas me ligavam para dar os pêsames. Entrei em depressão. Não sabia que ele estava doente. Me senti traída. Tinha de 16. Só mais tarde entendi o silêncio dele. E hj é só amor pela Legião, pelo Dado e o Bonfá. Nunca consegui ouvir a tempestade. Hj vejo minha filha ser legionária TB e cantamos juntas. Só amor.
nossa, vc nunca ouviu a tempestade? te respeito...realmente seria muito forte, uma espécie de homenagem pessoal sua.
Houve quem não resistisse. No livro "Renato Russo, o filho da revolução", o autor Carlos Marcelo conta de um jovem na Bahia que, ao receber a notícia, suicidou-se com uma pistola e deixou na carta-despedida que o fizera pra partir junto com o ídolo!
Cara, que matéria limpa e bem conduzida, sem malícias, ou difamatórias , muito profissional mesmo sem falar no principal que e ser esclarecedora e você ainda fala algo que e um fenômeno que realmente está acontecendo pois não se trata muito de saber como morreu o Renato apenas deixar claro o momento da passagem dele e o que realmente interessa é o cara incrível que ele foi em vida e tudo que ele criou e nos presenteou com sua Banda e ainda hoje consegue arrebanhar novos fans que sequer eram nascidos ou tinham acabado de nascer quando ele se foi dando termino a mais reverenciada e querida banda de Rock do Brasil dos anos 80, Legião URBANA!
É o meu caso. Nasci em 97 e sou fã incondicional desse cara. Me emocionei tanto com esse vídeo 😔
Dia inesquecível. Eu com 16 anos, andando no centro de Recife e todas as lojas tocavam Legião. Não entendi... só fui saber ao chegar em casa. Como é ruim essa falta de alguém que é tão importante pra mim, mesmo eu nunca tendo o visto pessoalmente sequer.
Não há ninguém no roque brasileiro como o Renato. É de fato nosso maior Mito.
Cara, experiência muito semelhante à minha. Eu também tinha 16 anos na época e fiquei caminhando pelas ruas do Recife. Valeu.
@@vamosestudarjung4088 Valeu, cara! Abração.
Eu tinha 15 anos e estava almoçando após chegar do colégio quando deu a notícia no RJTV....pra sempre Renato Russo.
Eu tinha 13 e a mtv tava passando o acústico..meu irmão vendo e dizendo "oh o renatão"..lembro perfeitamente...sabiamos de nada ainda e eu acho que nem conhecia a banda.
Ele não era mesmo daqui!
O Renato era um anjo que deixou músicas maravilhosas!
Amo demais Legião e Renato!
Anjos são seres de pureza não de vergonha ok
Anjo ? Kkkkk
Anjo não dá o cú...te enxerga !
Numa coisa vc acertou..ele não era mesmo daqui...mas depois que morreu foi para o lugar certo...O Inferno 🔥🔥🔥🔥
@@RIcardo-sx4jw A sua opinião pra mim, não interessa! Fique com ela.pra vc!!!!
Lembro-me bem daquela manhã do dia 11/10/1996: tinha 17 anos, estava em casa, não tive aula naquela sexta-feira. Liguei a TV para assistir aos programas matinais. Eis que sintonizei no programa da Angélica, na Globo (era louco pelos assistentes de palco da loira). De repente, entra o assustador prefixo do Plantão da Rede Globo. Pensei que iriam anunciar a morte da modelo e atriz Cláudia Liz (que estava internada e correndo risco de morte, em função de um procedimento mal feito de lipoaspiração). Quando anunciaram a partida de Renato Russo, fiquei estupefato. Ninguém relatou com tanta poesia e solidez as angústias do jovem brasileiro. Ninguém trouxe tanta erudição com tanto sentimento a todos nós. Ninguém no BRock foi como Renato Russo.
PS: Cláudia Liz, felizmente, está viva e Renato (de todas as formas) também está.
"Pelos assistentes "? 🤔
@@lucianobarbosavilarinsvila3463 , sim. Pq?
@@alessandrobatista7971 calma menina
@@lucianobarbosavilarinsvila3463 , um homofóbico perdido num vídeo sobre Renato Russo? É o cúmulo da estupidez. Já dizia Nelson Rodrigues, os idiotas perderam a modéstia...kkkk
@@lucianobarbosavilarinsvila3463 ???
Perdi meu primeiro sobrinho aos 27 anos. Ele morou comigo e os avós até os 14 e me chamava de pai. Quando adulto foi morar com seu parceiro e eu só soube que ele estava doente algum tempo depois. Eu deveria ter sabido antes. Quando consegui internação para ele na Fiocruz, só então fiquei sabendo que tinha HIV. Foi um choque e ao mesmo tempo a resposta que precisava: por que ele não curava? Uma dor enorme. Já faz alguns anos, mas até hoje dói demais falar sobre isso. A sensação de "se eu soubesse antes, talvez pudesse ajudar e ele não teria morrido" talvez seja a mesma que a mãe do Renato Russo sentiu. A gente que cria sempre acha que pode proteger. E será sempre assim. Deve ser assim e se assim não for estaremos perdidos!
Ele era um cara incrível, cantava muito,parecia ser alguém com uma inteligência acima dA média, porque mostrava isto nas músicas.
😔
Ele foi para o inferno 🔥🔥🔥🔥 de lá nunca mais sairá 🙌
@@gloriajosefernandesfernand7605 Mas era gay e no céu ele não pode entrar 🙌
@@ananque Dizer que gays não entram no reino de Deus te incomoda ? Isso está na bíblia e quer vc goste ou não...assim será 🙌 Deus na sua imensa sabedoria ..criou primeiro o INFERNO pois sabia que tudo aquilo que não presta ,no céu não vai entrar....vou deixar o que a bíblia diz pra vc se deliciar com o que Deus reservou para vc 😫😫
9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
Eu nunca vou esquecer do Jornal Nacional praticamente todo dedicado à cobertura do falecimento do Renato. Foi um negocio que me marcou profundamente e também minha irmã, que ficou arrasada por perder mais um idolo da geração dela.
Aquele ano de 1996 foi pesado demais com as mortes do Renato e dos Mamonas...
Acho que o JN daquele dia poderia ser tema de um vídeo deste canal
@@camilozahar6899 Renato era bem discreto não queria que ninguém ficasse sabendo da doença dele tadinho deve ter sofrido muito.
@@biagabrielly3325Pior que além da AIDS, ele ainda desenvolveu depressão após o fim do seu último relacionamento, como ele mesmo disse em uma música, "tudo por causa de um coração partido". Dali em diante, foi um passo para ele desistir de tomar o coquetel de drogas até a saúde dele definhar de vez.
96 foi um ano muito triste, perdemos nosso Renato Russo, Mamonas, Acidente.do avião da TAM, Shopping de Osasco. 😭
Foi mesmo um ano barra pesada demais, eu me lembro.
Ano mais escroto que eu já vivi, pior até do que ano da pandemia
Tão fácil realmente ver vídeos sensacionalistas tratando do Renato, e mesmo assim eis o vídeo direto, honesto e mais emocionante que assisti em seu canal. Força Sempre.
Palmas
Concordo. Material de cunho essencialmente informativo. Gostei.
👍🙂
@@grazipmor5700 Renato russo e melhor cantor do Brasil
Lembro de ver meu pai chorar muito, perguntei o motivo e ele respondeu, filha, morreu Renato Russo, o maior artista que esse humanidade viu. 😢 desde então fiquei com isso na cabeça, comecei mais tarde a ouvir as músicas e hoje sou completamente fã. 😢❤
A obra de Renato Russo é imortal, assim como a de Cazuza, Raul, Tim Maia e vários outros que nos fazem tanta falta em tempos de obscuridade cultural!
Caramba nao consegui conter algumas lagrimas... Assim é a vida de todos nós, alguns contadas em detalhes e outros tantos no silencio de um ultimo suspiro com o medo do porvir...
Hoje já não ouço com tanta frequência, principalmente os dois últimos álbuns, pois acho bastante melancólicos, mas a Legião Urbana fez e faz parte da minha vida. Os jovens daquela época gostavam de boa música e fiz parte dessa leva.
A minha mãe trabalhava com a tia dele, eu me lembro quando a minha mãe me falou, eu fiquei muito eufórica e pedi para ela falar com a tia dele o quanto eu era fã dele, então ela foi em um almoço de família e ele iria estar presente; A dona v*** pediu um autógrafo dedicado a mim, ela disse para minha mãe que ele brincou, dizendo que iria cobrar! Eu acredito que não tinha sido brincadeira, ela foi elegante rsrs... Ela me deu uma foto dele sentado na mesa almoçando com uma garrafa de Coca Cola do lado... Eu tenho a foto e o autógrafo guardados a sete chaves e guardados com muito carinho... A minha mãe não trabalha mais com a tia dele, ambas se aposentaram , mas elas ainda são amigas.e até hoje elas trocam mensagens e chamadas por WhatsApp .
Pensa numa mentirosa kkkkkkkk
@@jeffersonmartins4700kkkkkkkkkkkkkk
🎶...hoje a tristeza não é passageira. Hoje fiquei com febre a tarde inteira....Queria ser como os outros e rir das desgraças da vida ou fingir estar sempre bem... Só me deixa aqui quieto. Isso passa. Amanhã é outro dia. Eu nem sei porque me sinto assim...🎶 Renato se sentia sozinho, era instável emocionalmente e tudo isso se acentuou com os sintomas da AIDS. Mas eu não acredito que ele queria morrer. Ele era muito sensível. Sentia tudo com intensidade. Era muita dor. Ele só queria acabar com ela. Eu assisti o vídeo lembrando de como eu estava quando peguei Covid e Influenza. Imagino como o Renato estava debilitado. Que situação! Ainda terminou seu último trabalho com o maior esforço. Embora eu já soubesse de muitas informações citadas no vídeo, eu me comovi profundamente na maneira como você contou, Julio. Na parte da Carminha desabei em chorar. Sou mãe também mas entendo o pai respeitar a decisão do Renato. Vê o filho naquelas condições seria chocante mas ela tinha o direito e o Renato precisava do amor dela nesse momento, com certeza. Fica uma lição pra gente também: quando seu(sua) amigo(a) disser que está bem, desconfie. Vai até ele conferir se ele está bem mesmo. Renato morreu ao lado do seu pai mas morreu do mesmo jeito que viveu: se sentindo sozinho. Continue descansando em paz, Renato! 🎶 Hoje à tarde foi um dia bom. Saí pra caminhar com meu pai. Conversamos sobre coisas da vida e tivemos um momento de paz.🎶
@Ideia Grude e quem é que não se sente sozinho em um mundo de tantas incertezas, medos, inseguranças, violência e hostilidade????? Ainda mais nos dias de hoje aonde as pessoas estão mais violentas agressivas e intolerantes…???? E totalmente compreensível…. ELVIS PRESLEY só se sentia REI DO ROCK quando estava nos palcos fora deles ELVIS ERA COMO UMA CRIANÇA DE 4 anos COM MEDO DO ESCURO quem relata isso e a EX NOIVA dele ELVIS LINDA THOMPSON …: assim como o Renato Elvis tinha um comportamento auto-destrutivo principalmente depois que ele perdeu a mãe…. A FAMA TEM O LADO BOM… mais tem um lado sombrio, você está cercado de pessoas so para te sugar, só para se aproveitar de você e isso para um artista e desgastante…. Até o momento que ele pensa em se ISOLAR DO MUNDO E DE PESSOAS TÓXICAS… Renato Russo não foi o único a passar por isso… e olha que o mundo hoje está muito pior do que na época dele e do Elvis principalmente agora com esse tal de ‘’ CANCELAMENTO VIRTUAL E JUÍZES DE INTERNET QUE SÓ QUEREM PERSEGUIR PESSOAS ‘’ hoje e muito mais difícil para uma pessoa famosa ou pública…
Renato imortal Russo.como esquecê-lo. O bom que vivi o tempo dele.um dia vamos nos encontrar p eu dizer.como sinto sua falta!💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Imagino a dor da mãe de não ter estado do lado do Renato nas últimas horas de vida dele!!!
Renato foi um Bethoven do seu tempo... criativo, tempestivo e ao mesmo tempo um doce poeta pop. Somente a geração que viveu o seu tempo irá entende. Abs 😎
Exatamente
Sim
Incrível como pra quem é fã de Renato Russo, ano após ano ainda persiste a curiosidades sobre ele.
Odeio idolatria. Mas tenho que dizer que quando conheci a Legião urbana em 97, com 13 anos, a minha vida mudou totalmente. Quando ouvi "Pais e Filhos" pela primeira vez, tenho certeza que a minha personalidade mudou completamente a partir disso. Foi enorme o impacto, era viciante.
Amém
Esse mesmo fenômeno aconteceu comigo, mas em relação a cassia eller
Ou grande idolatria....os cantores sao pra ser admirados mesmo.
Maravilhoso seu trabalho!!
Renato Russo Vive, pra mim só vai deixar de existir qnd eu não estiver mais aqui!
Lembro do dia de sua partida como se fosse hoje. Era outubro de 96 e eu estava grávida da minha filha que nasceu em março de 97. Fiquei triste demais, chorei. Era e sou muito fã. Renato Russo é atemporal, inesquecível . Seu pouco tempo aqui foi o suficiente p ter uma Legião de fãs que nunca irão esquece-lo.
"O que vai ficar é a nossa obra, é o nosso trabalho. Vão as favas o resto." Foi uma das últimas frases na última entrevista pro Fróes. E achei deselegante esse médico depois. Valeu, Julio!
Eu estava na maior expectativa do show do AC/DC no Pacaembu que ia ser no sábado dia 12 mas na tarde de sexta feira fiquei sabendo da morte dele,deu um certo abatimento mas confesso que a ida pro show me tirou daquele clima de luto,no sábado dia da cremação mesmo não tive tempo de ver nada na TV fomos pro Pacaembu cedo e o clima era realmente outro!
Fico imaginando se ele estivesse vivo, como seriam suas composições em relação ao mundo que estamos vivendo hoje.
Se naquele tempo ele dizia que as pessoas se tornaram egoístas e sem empatia, imagina os dias atuais. Outros assuntos como: política, cultura, relacionamento, drogas, etc...
Renato Russo, o maior poeta de todos os tempos.... não há nenhuma outra banda que tenha tocado tanto meu coração...
Hahahahah, pelo visto vc não entende Bost@ nenhuma de música
Assisti um documentário que contava os dias finais de Fred Mercury, e é impressionante como é parecido com os últimos dias do Renato.
Meus dois ídolos, e faleceram da mesma doença. 😢😢
Tenho 51 anos, gosto de legião até hoje, toco algumas músicas, e tento imitar a vós de Renato, nunca, Ninguém vai imitar, porque Renato era único, com a morte de Renato, chorei muito mesmo, e disse, descanse em paz, um homem que não precisava conversar pra ensinar, bastava ouvir as músicas e refletir o que ele estava falando, hoje toco menos que antes, devido a compromissos e outras coisas, mas Renato e banda legião urbana foi minha inspiração para aprender a tocar, que DEUS o tenha nosso poeta Renato Russo, guerreiro, grande homem. 🙏🙏🙏❤️❤️❤️
Só um detalhe, os "ites" que ele fala q tem no estômago, foram justamente pq ele não estava mais tomando o coquetel, ele dizia q quando tomava o coquetel de AZT antes de melhorar tinha a sensação de ter um cachorro comendo ele por dentro e que não aguentava mais aquilo.
A mãe ouve a voz de seu filho, ele realmente vive na sua obra, é como ele estivesse no mundo e está.
Acho que o a tempestade tinha que ser assim mesmo com essa voz triste .. ele queria assim e acho que isso que deixa o álbum foda.. é a verdadeira tristeza e emoção de um poeta.. parece que não vejo as músicas com uma voz diferente.. as músicas mostram a depressão que ele sentia.. ele praticamente morreu de depressão.. ele conseguiria viver com os remédios só que a vida que ele levava com bebidas, abusos e a depressão foi foda.. ele é um gênio.. adoro e sou fã do a tempestade por ser tão intimo ao que ele sentia nos últimos meses ..
Eu acho que naquela época ainda não tinha remédio para controlar essa doença.
Da para sentir sua tristeza nas músicas.
Tinha sim.. ele estava tomando
. Tem gente que pedou HIV naquela época e ainda hoje vive. Vide magic Johnson.. mas acho que ele desistiu.. ele era depressivo e tinha dependência química.. isso dificultou
@@joanaoliveira9475 tinha sim, o AZT, ainda estava no início mas já havia tratamento disponível
Renato Russo foi sem dúvidas uma das almas mais iluminadas que tivemos no Brasil, podem se passar 100 anos de sua morte, que suas músicas e seu legado jamais serão esquecidos!
O problema não é viver sem Cristo. Difícil é morrer sem ele😞😖
@@fernandodapiedadesantos9118 mas hein?
Ele morreu sem se arrepender dos seus pecados. O homossexualismo (Prática totalmente reprovada pela palavra de Deus), que o levou a contrair a AIDS, que o levou a morte! Sei que a AIDS pode ser contraída de várias formas. Mais no caso dele foi fruto daquilo que praticava!
@@fernandodapiedadesantos9118 ah irmão vai lamber sabão, "Com o mesmo rigor que julgas serás julgado" ao invés de passar a vida apontando dedos e condenando os outros ao inferno olhe pro próprio rabo, quando Jesus disse "olhai e vigiai" é pra olhar e vigiar a própria vida e não a dos outros!
@@adolphcervati6658 Porque ficou tão bravinho(a)? Por acaso também também compactua com as mesmas práticas? Uma coisa que admiro em vocês é a união. Mexeu com um, mexeu com todos! Morte eterna para quem pratica e para quem consentem os que prática. Não estou aqui para te agradar e sim para confrontar mesmo, com sujeito sujo como você! Posso até estar atirando pérolas aos porcos e dando as coisas santas aos cães. Mais naquele grande dia não vai poder se dizer desavisado! Para e se arrependa enquanto é tempo. Insano!
Eu nasci dois dias antes da morte do Renato Russo, em 9 de Outubro de 1996, mas ele me acompanhou por toda minha trajetória. Cresci escutando suas músicas (além de Kid Abelha, Capital Inicial, Paralamas, Barão Vermelho e outras bandas da época) por influência dos meus pais e fiquei muito feliz e emocionado de encontrar o Conexão Legiônica para aprender um pouco mais sobre essa geração que marcou a história da música. Tempo Perdido segue sendo uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos e Renato sempre morará em nossos corações!!!
Amo suas músicas são hinos para mim
Eu cresci ouvindo,legião, Raul e RPM(minha mãe era super fã do RPM)Quando o Renato morreu eu tinha 14 anos,e mesmo sem internet os boatos q ele tinha Aids eram muito grande, mais ele sempre escondeu seu sofrimento, que Deus o tenha,pessoas como o Renato e Raul Seixas não tem mais
Só tenho uma coisa para dizer: - UM ARTISTA MONSTRUOSO!!!!!! GRATO PELAS LETRAS, IRMÃO.🎼😍🙌🌞☝️
Eu tinha 16 em 96. Estava redescobrindo a Legião já que A Via Láctea estava tocando nas rádios. Aos 8 anos eu cantava Faroeste inteira com meu irmão mais velho. Foi uma das sensações mais estranhas que senti. Mais cedo na escola eu havia escrito a letra da Via Láctea na carteira e quando cheguei em casa na hora do almoço a notícia nos jornais. Foi triste demais.
Parabéns pelo vídeo!!
Pessoas como Renato Russo, Raul Seixas e Cazuza não deviam morrer nunca.
Você faz muita falta Renato.
O que sentimos p Renato .é triplo.Eu emeus filhos curtimos muito esse gênio. Meu primogênito já foi ao encontro c Renato.Eu e meu segundo filho.continuamos a espera desse encontro c nosso inesquecível Renato Russo! 💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💝💝💝💝💝💝💝💝💝❤❤❤❤💞💞💙💙💜💜🤎🧡💛💚💕💗💓💖🌨🌩🌧🤟🤘🥰⭐🌟💯💯💯💯💯💯💯
Pelo amor de Deus, se preocupa com sua salvação em Cristo, não em encontrar com ídolo
Saudades inexplicáveis desse trovador solitário! Eu cresci e amadureci ouvindo a Legião Urbana, e em especial o Renato. E atualmente escuto o Renato todos os dias. Ele significou muito pra mim, como compositor e cantor, com a sua voz maravilhosa.
Saudade eterna!
Me lembro bem desse dia fatídico. Estava no shopping com a minha esposa e vi nos televisores das lojas as primeiras reportagens sobre sua morte. Um fato estranho foi que na véspera, na noite anterior, eu havia sonhado com o Renato. Tenho 53 anos hj, ainda sou muito fã da sua obra.
"Passo e fico, como o universo." - Alberto Caeiro (Heterônimo de Fernando Pessoa). Aliás, era o poeta preferido de Renato, junto com Drummond.
Eu aqui dia 28 de agosto de 2024 às 01:28 da manhã ouvindo assistindo sobre esse gênio? Será se era grande !!! Tem gente que a luz nunca deixa de brilhar ❤❤❤❤
Eu tinha 29 anos quando ele morreu. Fiz 30 no mesmo ano. Até hoje sinto saudade. Sou super fã. Ele era demais!!! As músicas são todas atuais!!
Não consigo não chorar ao ver qualquer coisa sobre Renato Russo ... 😢
Sou da época que cantávamos nos barzinhos as músicas do Renato...muita lembrança boa dessa época, geração coca cola !!!! Gratidão por fazer-me lembrar desses grandes momentos!!! ❤
Grandes mitos do rock perderam suas vidas para as drogas,mais deixaram suas obras de arte marcada para sempre em nossos corações,
No caso dele não foi drogas. Embora elas tenham prejudicado muito a vida dele.
Qdo se deu o fato, foi anunciado na rádio que estávamos escutando na academia. Saí chocado e fui chorar em casa.
Tenho toda discografia da banda. 'Eu era um lobsomem juvenil' eu canto desde sempre. Nós te amamos, Renato, para sempre Renato
Acompanhei toda a vida dele. Eu era fã . Fui num show dele em Campinas. Inesquecível. Eternamente Renato Russo😢
Renato como eu se preocupava com as pessoas e a sociedade e é abalado por tudo e muito mais. O resto do povo só pensa em si. Saudades Renato
Nossa … como chorei nesse dia … tive a oportunidade de homenagea-lo pois sou locutora de rádio … e até hj ele eh meu amor ! ❤️
Só quem passa ou passou pela depressão sabe o que o Renato sentiu... se não tiver uma força muito superior, partir é uma certeza...
Legião urbana . a melhor banda de Rock Brasileira . Tive o Privilégio de ter feito parte desse momento .dessa fase
hj incentivo a minha filha a curtir , a Legião , e ela adora.
A Revolução das Letras
(Homenagem a Renato Russo)
Quatorze anos eu tinha, quando escutei Legião Urbana pela primeira vez, foi amor à primeira vista, ou melhor à primeira escuta. “Faroeste Caboclo” era o nome da música. Eu achava naquele tempo que conhecia o rock, mas eu não conhecia, pois nunca tinha escutado o rock puro, maravilhoso e poético da Legião Urbana. Ao escutar “Faroeste Caboclo”, eu entrei na música, deu vontade de cantar, de dançar, fazer alguma coisa diferente. Parecia que eu conhecia a música há anos. Eu achava essa música inacreditável.
Após isso o rock se transformou num vício para mim, “Faroeste Caboclo” se transformou numa arma, a qual eu usava para combater a depressão ou mesmo para me alegrar. Depois disso, ocorreu uma mudança comigo. Uma vez, escutei Cazuza dizendo que cada vez que ele comprava algum disco de Caetano ou Gil, por exemplo, a vida dele mudava, acho que me sinto assim toda vez que escuto ou compro o disco da Legião Urbana.
Destaco “Faroeste Caboclo, pelo impacto que eu tive ao escutar esta música. Foi um impacto inesperado, e qual o impacto que não é inesperado? Pegando emprestado a frase que Caetano usa em “um Índio”, esse impacto me surpreendeu pelo fato de ter estado oculto e por ter sempre sido o óbvio.
Um dia ao ver uma fita jogada pelos cantos da casa, fiquei curioso em saber do que se tratava a fita. Esta, porém, não era uma fita qualquer, talvez fosse o elo que faltava para eu começar a gostar da Legião. Elo, pelo fato de que ao tocar da fita, o “Não tinha medo tal João de Santo Cristo” me cativou a tal ponto que consegui escutar os nove minutos aproximadamente da música mais ou menos umas cinco vezes sem parar. A partir daí entrei numa febre, diga-se de passagem agradável e muito contagiosa da Legião. Eram Cd’s e mais Cd’s que eu comprava, impactos e mais impactos que eu sentia, E dentre impactos memoráveis, destaco: Pais e Filhos, Perfeição, “Índios”, Será...e uma enormidade de outros que faltariam palavras para classificar, e se tivesse tais palavras garanto que nesse texto não caberia, talvez coubesse num livro, mas de certo este livro teria páginas incontáveis e que a cada dia aumentariam.
A obra da banda Legião Urbana fez eu chegar a conclusão que Renato Russo era um dos maiores poetas, não sei se posso usar só esta classificação, por causa de uma infinidade de características que o próprio possui, antes de poeta seria um revolucionário, um jovem filósofo, que possuía várias filosofias dentre as quais conseguimos nos encaixar. Porém, rege a regra da poesia esses elementos. Pois, para se fazer uma boa poesia, precisamos revolucionar algo, talvez os jovens, essa é a filosofia: ser em uma música várias pessoas.
Um dia li algo à respeito de Renato Russo falando que quando era jovem, ele pensava que podia transformar o mundo, e por isso ficava meio perdido. E quem não tem esse projeto heróico em mente, quando se é criança ou adolescente. Só quem em vez de um super herói fictício, Renato preferia Fernando Pessoa, John Lennon, entre outros. E por essa e muitos outras razões numa infinidade de gostos e transformações, a mutação se faz, e Renato Russo se forma. E de suas lições bem aprendidas, Renato adorava chocar as pessoas. Drogas, a panssexualidade (como o próprio chamava), alcoolismo, e várias outras características que se formaram em cara, que de medíocre ser humano passou a ser ovacionado como ídolo, de tanto que era sua intimidade com o íntimo das pessoas.
Para essas características, os jovens amam e espelham-se. O poder de manipulação de Renato para com seus fans era inevitável, Renato simplesmente fez o que todos gostariam de fazer e ainda não fizeram, e alguns nem irão fazer. Mas mudar o mundo é uma tarefa bem difícil. Com suas letras e também com seus atos e também com seus sonhos, Renato mudou não o mundo, mas a forma de algumas pessoas verem o mundo. E dessa química o esmerado resultado foram algumas pessoas preocupadas não só com sua vida particular, mas com a vida em si propriamente dita. Deus, Renato estaria muito longe de ser, assim também como o Messias, pessoas gostam de se iludir, e essa ilusão era tratada com um certo asco pelo próprio. Suponho que como quero, Renato queria ser só ele, e queria que as pessoas aprendesse a viver, não como ele estava vivendo, mas como a vida poderia ser bem melhor se todos se esforçassem, ao invés de ficar parado esperando que algum dia alguma coisa caia do tão profano, poluído e esquivo NADA.
Um tímido garoto nascido no Rio e criado em Brasília, se transformou num ídolo de gerações. E de pensar que esse talento todo foi achado pelo próprio Renato Russo na sua adolescência. E expurgado aos dezessete anos quando de um Aborto Elétrico nasce...
No dia onze de outubro de 1996, o Brasil perde um dos maiores brasileiros, infelizmente o talento dele não ultrapassou fronteiras, somos privilegiados pela nossa prole ter criado um Renato, e daqui para frente serão criados mais (acho que não mais um "Renato Russo"), mas outros, cujo os nomes não detenho, mas que naturalmente nossos descendentes aprenderão com eles. Da morte resta a nós o consolo, de que apesar de ser único, Renato se prolifera de uma maneira inevitável por todos que lhe admiram. Russo conhece a morte, depois de enfrentar o "mal do século" e a tão famosa e temida AIDS. Nem prazer se pode ter da vida, essa carcaça a qual chamamos de corpo só presta para algumas coisas e para as poucas coisas que prestam são criados empecilhos. Gostaria de ver um Renato bem velho, mas o tão inexorável e inabalável destino não pára de pregar peças. Depois de 36 anos, Renato é queimado, não pela Santa Inquisição, mas por um fogo muito maior e mais poderoso, o qual eu não sei explicar. E convenhamos se realmente existir vida pós morte, Renato não se conformaria (acho, tomando como mote meus próprios pensamentos) com um claustrofóbico caixão. Mas com ele não morre suas obras, em seu corpo cremado irá só sua parte de fora, seus pensamentos ficarão eternos. A tão simpática, rebelde, revolucionária Geração Coca-Cola perde seu líder, mas não seus ideais, continuamos como começamos partindo do nada e indo para vários lugares, aos quais, na maioria, desconhecemos e reconhecemos.
Eu sou mais um rebento da Revolução, sou um idealista sem religião... Talvez seja o futuro da nação. Não sei se eu sei de alguma coisa. Por outro laudo, tenho minhas dúvidas se tenho "Transtorno Afetivo Bipolar". Mas de uma coisa tenho certeza: sou filho da GERAÇÃO LEGIÃO URBANA.
11/10/96
Muito triste. É, a mãe estava certa, ninguém poderia tirar o direito dela de estar ao lado do filho. Gosto muito do trabalho dele. Deus O Tenha. E conforte a família.
É uma pena que ele sofreu tanto. Coisas da vida.
Esse canal é simplesmente incrível, parece uma espécie de Netflix que conta toda a história da música brasileira em especial rock brasileiro dos anos 80. Muito bom
Tem gente que está do mesmo lado que vc mas deveria estar do lado de lá.....tem gente que machuca os outros, tem gente que não sabe amar, tem gente enganando a gente, olha nossa vida como está, mas eu sei que um dia a gente aprende, se vc quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo, quem acredita sempre alcança......
Parabéns pelo seu trabalho em primeiro lugar eo Renato faz muita falta
Odeio a expressão "ele se entregou"... Acho quue é simplificar um rol enorme de lutas, de sentimentos... Eu ainda Amo Renato Russo. Amo a Legião.
A maneira como vc abordou o tema foi excelente, digno de um jornalismo sério!
Tenho 51 anos a banda que mais gostava era o Legião Urbana.
Renato era um gênio.
Ficou no final intratável devido a doença. Uma pena
Renato Russo foi o que mais ouvir e ainda escuto até hoje. Gosto demais da Legião e sei praticamente todas as músicas, fiquei sabendo por rum amigo que me ligou no trabalho.e me disse cara o Renato Russo faleceu
Eu baixei a cabeça e rezei por ele, e fiquei triste demais com a morte dele.
Esse cara faz muita falta: tenho orgulho de ser Legião Urbana, pois ele mesmo disse em um show em 1994: " nós estamos aqui no palco, mas a verdadeira Legião Urbana são vocês." Urbana Legio Omnia Vincit! ❤❤❤
Grata por ter tido a oportunidade de ser fã do Legião Urbana na minha adolescência. Chorei tanto quando o Renato partiu no auge dos meus 14 anos. Tenho pena dos jovens de hoje em dia cercado de uma cultura tão pobre.
Legiao urbana é um dos assuntos mais delicados pra mim, sou de 98 mas sinto um forte apego na banda, minha infância ocorreu enquanto os ouvia nos rádios e enquanto minha mãe colocava seus albuns repetidamente. Decorei literalmente todas as canções e as amo de todo coração. Hoje, sempre que ouço a respeito de seu fim ou sobre o que foi feito por eles. Caio em lágrimas... um sentimento confuso de tristeza, solidão, alívio e felicidade. Nunca soube como descrever.
Eu tive depressão em 2019, entendo como é, pra uma pessoa com uma doença que por sí só enfraquece, Imagina com uma depressão.
Eu sempre fui meio gordinho, mas quem me viu no período de 19-21 encontrou um cidadão de 1,80 pesando por volta de 50 kilos, ficava nítido em minhas fotos, relembrando agora, também me queixava muito de dores no estômago naquela época, eu me alimentava muito mal, de almoçar e do nada largar os talheres depois de duas bocadas com aquele sentimento de "ah foda se essa porra to sem fome", muito complicado, Renato é e sempre vai ser uma Lenda, único.
RENATO ERA, È, E SEMPRE SARA GRANDE ❤❤❤❤❤
Voltei a ouvir legião depois de 15 anos !
É como acordar de um coma ao analisar as letras das músicas olhando para os dias atuais , realmente ele não era desse mundo.
E ainda tem gente que fala mal do Legião. 😐
@@renatacampos5177 Tem aumentado muito isso ultimamente entre os mais jovens
@@mwsiviero uma pena!
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar clamai enquanto está perto,,,,,
O meu irmão mais velho (que também era músico e baixista) morreu há 9 anos atrás por consequência da AIDS tbm, depois de se tratar por quase 5 anos.. E a causa da morte foi idêntica a do Renato Russo, além de ele igualmente sofrer tomando os remédios para manter a carga viral baixa. Enfim.. Com a AIDS não dá para se brincar.
Parabéns pelo video e pelo conteúdo!
Mas o tratamento há 9 anos já não era beeem mais leve do que antes? Pelo menos até pouco tempo se tomava um, dois comprimidos de um tipo de remédio.
@@mariohomem838 Sim.Mas nem todo mundo adere ao tratamento corretamente.,,ou reage bem a medicação.
@@valmirdosreisnogueira1411 entendi. Aconteceu de um próximo meu morrer mesmo durante tratamento, em relação ao que eu achei que fosse 'só' muitíssimo azar
@@valmirdosreisnogueira1411 exatamente.... Tem muita gente que tem intolerância....não reagindo bem com os medicamentos....
Eu sou soropositivo a 26 anos descobri com 21... Lembrei do Renato russo.. foi alguns anos após a morte dele. Foi foda naquela época a minha medicação... Punk mesmo. Achei que fosse morrer... Com 21 anos. Consegui sobreviver e passado a fase difícil dos remédios, hoje vivo com qualidade de vida e tenho um filho de 16 anos. Há tempos i = i indetectável igual o intransmissível. Uma pena ele não estar vivo pra ver como tudo mudou hoje em dia e as medicações são tops e raríssimos efeitos colaterais.
Para mim e acho que para a maior parte dos que realmente amam a boa música: Renato Russo é o maior poeta que já existiu na música e na vida cheia de drama
Muito triste, quando ele morreu eu tinha só alguns meses de vida. Porém quando cresci meu irmão me apresentou a Legião. Me encantei pelo Renato, fico triste por não poder ter vivido aquela época. Hoje tenho um filho, e coloquei o nome dele de Renato 💕
Nossa,quando ouvi na rádio a notícia fiquei muito triste pois tinha certeza que iria um dia no show dele.
Tinha 12 anos quando soube da notícia, vi tanta comoção no país que tive curiosidade em saber mais da Legião Urbana e foi um caminho sem volta. Comecei a consumir as músicas e as letras me causaram impacto. Não há o que se compare a Legião Urbana.
Gênio da MPB. Descanse em Paz e que a Luz Perpétua te ilumine 🙏🌅🕊
Parabéns!
Lembro-me desse fatídico dia, tinha 15 anos e meus amigos estavam me esperando chegar do estágio, queriam ver o meu estado
minhas irmã foram na cremação do renato russo naquele dia triste
No final de maio/1990, eu e mais 2 amigos encontramos Renato Russo no Canecao (Botafogo-RJ), logo apos o show do Jesus and Mary Chain. Renato tava cantorlando uma musica do "Automatic", disco da turne do Jesus. Batemos papo com ele por uns 15 a 20 minutos. Nao existia celular, apenas os bons e velhos papel e caneta para o autografo. Memorias!
foda, foi minha banda preferida por quase a metade da minha vida
Lembro quando ele foi gravar a cruz e a espada, PR ficou bobo de ver ele cantando e fumando, cigarro acabou e ele queria mais, eu quem foi comprar, Carlton! Só saudades...
Para sempre...Renato Russo. 🥲💔🙇♀️🎼🎸👏👏👏👏
No dia em que Renato Russo desencarnou, meus amigos e eu estávamos indo para um tributo a ele (projeto no Teatro José de Alencar em Fortaleza). No meio do caminho ficamos sabendo da notícia e não conseguimos mais fazer o projeto. Todos nós estávamos chorando e a galera que foi pra assistir também. Foi um dia muito triste!