Seu desabado foi um pouco triste, mais enfim são as experiências de cada pessoa, acredito que tudo vale a pena , seja em pontos positivos ou negativos aprendemos sempre com tudo, segurança , poder de comprar , qualidade de vida e de viver de verdade não sobreviver como infelizmente é pra muitas pessoas aqui no Brasil, dificuldades temos em todos lugar do mundo , aqui no Brasil não é diferente e mesmo até com rede familiar aqui as vezes é melhor não ter … então para quem esteja vendo este vídeo nao leve a pé da letra tudo, foi um desabafo de uma lesão que está lá com família e passando por situações dela, se você está neste projeto continuei e não desista , seja forte ,‘estude , aprenda o alemão , seja competente , corajoso e resiliente , aquele que está indo solteiro e sem filhos é uma outra realidade, então é isso coragem e sucesso pra todos aqueles que buscam um futuro melhor 🙏🏼🥹
Penso igual a você,eu vejo assim,muitos brasileiros não conhece o país,não conhece a cultura,acha que todo país vai ser igual ao Brasil,as pessoas e igual aos brasileiros,e outra a Alemanha ou você ama ou odeia!estudo a Alemanha há 8 anos,fui no país sozinha 2 vezes!pra ver como é,quem e muito família mudar de país não e boa idéia,porque a pessoa e dependente do outro!mudar de país e ter consciência de estar sozinho!quem não consegue viver sozinho não consegue viver fora do Brasil!eu acho que ela deveria era voltar,porque está claro que essa vida não e para ela!!!cada um com o seu cada um e com a sua experiência,esse ano eu vou me mudar,porque antes de eu ir,eu fui conhecer o país,a cultura,a burocracia,para depois não ficar reclamando!porque e uma decisão minha,e toda decisão tem seu lado bom e seu lado ruim,vale a pena o lado que você quiser focar!
Eu acredito que esteja ruim para ele por não ter se preparado, foi com a família, marido sem emprego e uma criança, acho que poderia ter ido sozinha se estabilizado e levado a família depois de ter certeza que aquele lugar a faria alcançar seu objetivo, acho que deveria voltar com a família e começar de novo aqui no Brasil
Olá Emanuelle, primeiro parabéns pelo vídeo e pela coragem de falar o que falou abertamente. Estou no projeto Alemanha há um tempo, em breve estarei por ai, o que me chamou atenção no seu vídeo, e me corrija se eu estiver errada, é que você me passou um ar um tanto quanto triste nele, não sei se era só um momento, ou se os seus dias tem sido assim, portanto, vou deixar uma frase que li recentemente pra você a fim de ajuda-la a pensar na sua decisão e aliviar o seu coração. "Se existe dúvida é um NÃO, o SIM é sempre bem definido". Se cuida!! Tschüssi!!
Olá Barbara, sim, estou bem triste aqui. Agora não tanto como antes, esse vídeo é uma mistura de tudo, cansaço inclusive kkkkkkkkkkk Mas espero que Deus nos direcione da melhor maneira. Obrigada pelas palavras.
Com certeza isso é o ideal, caso queiram imigrar, mas não é uma realidade para todos e também a visita, ou reconhecimento da terra, NUNCA será igual ao realmente viver o dia a dia aqui.
As pessoas que estão no Brasil não tem noção de quão difícil é ( estou em Londres). Imigrar não é fácil! Eu gosto de Londres MAS não tem lugar no mundo melhor que o Brasil e o nosso povo ❤
Todos nós que passamos por um processo de imigração pesquisamos, botamos na balança o que é positivo e negativo. Isso começa no curso de alemão. Começa com a pressão de conseguir os certificados do idioma, os custo com a documentação, as viagens atrás dos institutos que aplicam as provas de certificação. Mesmo assim continuamos firmes no propósito. Mas existe duas coisas aí : o real e imaginário. A realidade x expectativa. Imaginamos que as coisas podem ser ruins, mas não tão ruins assim. As dificuldades são enormes. E elas não param. Tem muitas coisas boas aqui. Isso é inquestionável. O meu propósito sempre foi apenas um : dinheiro. Salário todo mês. Emprego. Mas também me questionei depois que cheguei aqui : tive capacidade e inteligência pra estudar e passar nas certificações., tive resiliência e perseverança, será que eu não teria pra lutar por algo melhor no Brasil? Isso são perguntas que não serão mais respondidas. Mas sobre essa experiência de imigração:Só sabe quem passa. Tem pessoas que tiram de letra. Tem pessoas que tem alguns obstáculos como foi citado no vídeo. E é isso.
Emmanuelle parabéns. Morei tb aí em Munique. A gente tem q se impor e demonstrar q vc é inteligente , capaz mas não subserviente! Ele entendem mto bem. Mas mesmo sendo educada tive q demonstrar q não somos idiotas, q o Brasil é a5. Economia do mundo. Temos q ter conhecimentos mento do nosso país. Vcs vão vencer e dar conta de gostar daqui e vencer tds as barreiras. A língua alemã é importante domina-la p compreendê-los melhor. É igual em qq país! Vai valer a pena! Ela vai ser sua filha uma vencedora e superar vcs e gostar das amigas , cai adorar! Vá em frente! Não desista!
Muito importante teu ponto de vista, tua opinião. Muitas vezes as redes sociais apresentam somente coisas boas, pessoas bem sucedidas e felizes, quando muitas vezes isso não retrata suas realidade, criando até mesmo sentimentos de inferioridade naqueles que não se sentem representados por tais postagens. Muito pertinente a reflexão que voce propõe: o que é qualidade de vida?" Desejo o melhor do Pai para voce e sua familia.
Já pensou se não é melhor ir embora? Já que vc disse que não tem qualidade de vida, vc está com dificuldades de se adaptar e está sofrendo, infelizmente quando vai mudar de país vc que precisa se adaptar ao país e não o país se adaptar a vc. Eu estou indo e antes de ir eu pensei em todos os lados ruins, pesquisei muito sobre a cultura para ter certeza que é o q eu quero, ir ciente que vou sofrer xenofobia, que estarei longe da minha família, q vou passar por adversidades que não passaria no Brasil, mas tenho objetivos de vida q na europa eu consigo alcançar com mais facilidade. Enfim, quem lê esse comentário e pensa em ir morar fora, repense muito e enumere os impactos que vai ter na sua vida e na da sua família, se para alcançar seus objetivos em outro país vale a pena sofrer as adversidades da nova realidade.
Olá Mizukage, com certeza já pensei em ir embora. Aliás, falei isso no vídeo. Mas não é uma decisão simples, assim como não é uma decisão simples vir. Eu estou sendo acompanhada por uma terapeuta especialista em expatriação e ela fala que a adaptação dura entorno de 3, 4 ou até mais anos, além do choque cultural que em algum momento TODOS que mudam de país sentem, sejam uns menos e outros mais. Esse vídeo não é para comover ninguém, ou fazer ninguém desistir, mas falar e tentar passar o que poucos sabem, infelizmente só vai entender mesmo quem já passou por isso. Com certeza sei que eu devo me adaptar ao país, isso é fato, mas quando falo das dificuldades é que até para os próprios alemães é algo desgastante, imagina para nós. Bem, é isso.
Realmente é um grande desafio... cultura, costumes bem diferentes... dentro do próprio Brasil temos isso, imagina em outro país!!!! Que Deus abençoe vcs a tirarem o melhor dessas experiências!!! Um grande abraço 💚 💚 💚
Seu sotaque é muito gostoso e bonito de ouvir. Eu tinha o projeto de ir para Alemanha assim que me formasse aqui no Brasil e o fato do meu marido ter dupla cidadania austríaca iria ajudar. Estava decidida. Mas fatos me fizeram repensar essa decisão, como por exemplo o fato de ser técnica aqui no Brasil e trabalhar em um hospital super pesado, sendo sobrecarregada todos os plantões. Eu pensei que na Alemanha ou na Áustria seria melhor, afinal, é isso o que todo mundo fala, mas quando descobri que eu iria enfrentar as mesmas coisas que eu vivo aqui no Brasil como técnica, aliada ao fato de estar em uma cultura nova e língua nova, eu desisti. Repensei muito sobre qualidade de vida e enfrentar mais uns anos nessa vida, pra mim, é perder minha juventude, minha saúde física e mental. A vida é muito curta. Eu trabalho em UTI e o que eu mais vejo é morte. Sou muito grata a enfermagem por me fazer refletir sobre a vida e o que eu quero pra mim. Seja grata a essa oportunidade que esse episódio na Alemanha esta te dando para vc repensar sua vida. Espero que consiga encontrar a resposta ❤
Como falei Priscila, meu intuito aqui não é desanimar ninguém, mas de fato mostrar o que podemos passar aqui do outro lado. Infelizmente as pessoas só mostram as belezas e grandezas, benefícios e prêmios e não bem assim.
Eu estou em Berlin a 7 anos e sou casado com alemão a 37 anos! Mas de fato tem que ser forte são realmente grossos mas tem alguns muito bons e gentis, de fato são alguns! Deus te abençoe e te dê força e saúde e coragem pra passar por tudo isso!!
Acalme o coração, tudo é passageiro! No início é BEM difícil e a constante/incansável tormenta de pensamentos para voltar é presente. No final recompensa, passei pelo mesmo processo em curso da saúde em Barcelona. Não desista.
Sim, minha querida sempre que nos mudamos de casa, de cidade, estado, ou país, sempre será difícil, pois muda tudo, então nunca será fácil, se torna um pouco mais fácil quando você já tem familiar já morando no país onde você está indo, se não é assim mesmo😊 com o tempo você se adapta.
Olá Emanuelle. Tudo bem? Estudei a língua alemã por cinco anos quando jovem, não tive com quem usar, e muito foi esquecido. Hoje tenho 58 anos, sem filhos nem cônjuge. Gostaria de trazer de volta o que aprendi , colocando em prática o que estudei. Ás vezes penso em ir passar uns três meses, porém não tenho ideia de como começar. Tem burocracia, prazos, questão da saúde... Não sei se para ficar por três meses é complicado assim. Beijos irmã
Oi Emanuelle, como seu vídeo foi importante pra mim. Estou pensando em ir, estou até com uma entrevista marcada para dia 15/11 exatamente para o seu hospital. E como vc tenho um filho de 8 anos e sou cristã! Como o seu vídeo me fez refletir… Gostaria muito de conversar melhor com você!
Olá Mariana, tudo bem? Infelizmente só estou respondendo agora. Se quiser falar melhor, pode.mandar um email lelacsn@gmail.com assim que eu puder eu respondo.
Olá! Cheguei a fazer quase 1 ano e meio de Alemão no Brasil. Isso aconteceu por eu participar de duas empresas, mas os dois cursos não supriram o que aprendi em pouco tempo aqui na Alemanha no dia a dia.
Vou dar o relato meu e de minha família. Moramos desde 2018 na Alemanha. No começo com certeza é muito difícil pelo choque cultural a língua a adaptação, mas depois de se adaptar ao país aceitar a cultura e aprender a língua tudo melhora. Nunca sofremos nem um tipo de descriminação por parte dos alemães, muito pelo contrário são muito respeitadores e corretos, pelo menos na cidade aonde moramos. Eu e minha mulher trabalhamos com o público e 90% dos nossos colegas de trabalho são alemães. Vejo uma certa descriminação por parte dos alemães com aqueles imigrantes que não aceitam a cultura alemã e só querem viver as custas do estado. Pessoal a Alemanha não é um país que se fica rico, Mas a qualidade de vida, segurança o respeito pela família e pelo imposto do contribuinte isso não tem preço. No Brasil para nós termos uma boa qualidade financeira, tínhamos que trabalhar muitas horas diárias inclusive finais de semana e feriados, coisa que aqui não sacrificamos muito o tempo de estarmos em família para ter acesso as coisas. Mas além de tudo só o fato da segurança que se tem, nossos filhos poderem irem e voltarem da escola sozinhos e andarem por aí sem a preocupação de serem assaltados ou perderem a vida por causa de um telefone. Isso não tem preço que pague.
Obrigada pelo Relato Marcelo. Qual a profissão de vocês? Meu relato é sobre a enfermagem, e temos diversos amigos que trabalham com outras profissões e é incrível a discrepância do ambiente hospital para outras áreas. Infelizmente a enfermagem é uma profissão muito desvalorizada no mundo inteiro, e não muda muito aqui na Alemanha. Mas mesmo assim, agradeço por contribuir com um pouco de esperança. Deus abençoe 🙏🙏
Falou tudo! Porém a maioria não acredita, e seria bom que todos tivessem a oportunidade de sair do Brasil e vê a realidade, acho que muita coisa mudaria no Brasil.
Sim, existem os auxiliares, porém é responsabilidade da enfermeira dar banho, medicações, mudança de decúbito, curativos e as vezes até levar para exames. Mas geralmente têm estudantes, praticantes e os auxiliares.
Manu, você tem uma filha adolescente né? Como foi para ela, lá no início, quando vocês começaram o projeto Alemanha? Ela quis, não quis, bateu o pé, teve medo, estudou um monte, como foi?
Olá Juliana, minha filha tem 9 anos. Na verdade, no início ela nem queria sair do Brasil, e perguntou muito o porquê da nossa vinda para a Alemanha. Nunca chegou a bater pé, ou ficar contra. Sobre estudar, aprender o idioma, sempre foi um desafio, ela não se interessava muito, mas hoje já está bem melhor. Sobre medo, eu achei ela muito tranquila relação a essa mudança, porém é como gosto de falar, cada pessoa é diferente, ela reagiu de forma tranquila.
Obrigada pelo vídeo! Realmente nós que estamos em processo de expatriação precisamos saber a verdade nua e crua. Você poderia me tirar uma dúvida? Vi em um vídeo você falando que é "evangélica livre". Qual a diferença do evangélico luterano? Quero muito encontrar uma igreja que se assemelhe com a minha aqui no Brasil. Deus abençoe você e sua família, e dê forças pra passar por esse processo. 🙏🏼❤
Sabrina eu acho que posso responder sua pergunta. Talvez a evangélica livre seja a freie Kirche ou SELK que e a igreja evangélica luterana independente. Ela e independente pq vc nela vc não paga o imposto da igreja na folha de pagamento, a igreja e independente do Finanzamt ( Departamento de Finanças), vc doa o q achar que deve doar. Essa igreja no BR e a igreja evangélica luterana do Brasil e a evangélica luterana conhecida no BR e a IECLB. Essa igreja aqui vc paga o imposto na folha como o católico também, mas vamos esperar a Emanuelle confirmar isso
@pauloschaffland5942 Exatamente isso Paulo! As igrejas livres da Alemanha não são vinculadas ao estado, por isso muitas pessoas preferem dizer que são ateus ou outra religião para não ter o desconto dos 10% direto na folha de pagamento.
É por tudo isso que eu Entendo agora porque minha irmã que mora há quase 49 anos aqui, não dá muito apoio para agente parentes vir pra cá.🤔 Estou aqui há 6 meses e quando cheguei já não gostei. Agora estou voltando para casa no final desse mês de maio.
Tenho uma irmã que mora na Alemanha a 15 anos, no início foi difícil mais hoje ela está muito bem, mais tem um detalhe o esposo dela já tem uma estabilidade aí pôr ser alemão, no seu caso tanto você como seu esposo são brasileiros vocês tem que refletir se vale apena continuar ou não, porquê neste caso é complicado, imagino como é difícil está longe da família 👪 é a pior parte, pois a família é quem nos apoia nos momentos complicados😊
Emanuelle, você é uma pessoa de fibra trabalhando em outro país. Verdade, preconceito sofremos em qualquer país principalmente não sendo o nosso, longe dos familiares, pesa mais... No Brasil tem um problema maior que a maioria das pessoas ainda conservam espirito de inferioridade, têm preconceito com o próprio Brasileiro e tratam bem o estrangeiro. Esquecendo que todos devem ser trados com respeito, essas mesmas se consideram Cristãos. Mateus: 25 - 35
Interessante refletir..... Mas aqui no Brasil com a violência.... Não acho que tem como ficar dúvidas.... Porque aqui as crianças vão para escola com a incerteza se irão voltar vivos.... Nós vamos trabalhar todos os dias com a mesma incerteza....
Olá Leticia, onde voce mora? Eu penso que se morar nos grandes centros, claro voce tem razão. Mas tem cidades super seguras no Brasil. Eu trabalho na Policia em Niedersachsen e tenho familiares policiais que trabalham em Itajai e nos trocamos estatísticas e ficamos sempre surpresos que a violência domestica, roubos de bicicletas, desaparecimento de crianças, drogas, assassinatos e mafia é pior aqui em Hannover/Hildesheim do que a região de Itajai nas estatísticas. A única vantagem é que aqui a impressa nao poder falar.
A questao e : por que a Alemanha tem defict de enfermeiros ??? Muito estresse , grana e tb pouca pra realidade da Alemanha e üor conta da pandemia Muitos profissionais nso quiseram se vac. E nem queriam apoiar isso. Nao sou da area , mas me formei ai em Educacao e vivi muitos anos. Agora , estou feliz de volta ao Brasil. Minha dica : economize o suficiente pra viver 3 , 4 meses , sem ajuda do governo, pois , se vc se demitir, a ajuda desemprego fica congelada por 3 meses. Depois a gente recebe tudo de uma vez . Ate ai... ate vc ter um novo trabalho . Economizei muito pra isso : nao viajava nas ferias e comprava quase tufo no brecho !!! Voce vai dar certo ai... com certeza.🎉🎉🎉🎉
tenho 3 filhos de um.alemao e a familia.dele sao tudo ruim.eles moram ai na Alemanha e agente ta querendo sair do brasil pra ter uma vida melhor na alemanha
Bem, são muitos pontos positivos e negativos em ambos os ambientes. Por isso sempre falo que vai depender muito do que realmente a pessoa quer para seu futuro.
O que acredito é que onde sua família está, esse é o melhor lugar. Mas o Brasil não é nada perfeito, assim como nenhum lugar no mundo. Mas é isso, são escolhas.
Não levo em consideração muita coisa q ela falou, cada um tem a sua realidade, cada um é cada um, conheco gente q foi, nunca vi a pessoa falando mal, ou pontos negativos, sei que nao é fácil, mas uma coisa tenho certeza, é muito melhor Alemanha do que Brasil.
@@fabriciosoares9554 Fabrício, eu nem ia responder ao seu comentário, mas para que outros que venham ler, possam também ver a realidade. Pois é, de fato, INFELIZMENTE as pessoas não falam, muitos não querem colocar seu rosto em redes sociais, falar que se arrependem. Eu falo não só por mim, eu CONVIVO com pessoas que falam e pensam como eu. Mas é aquela realidade, EXPERIÊNCIA, EXPERIMENTE, quer saber mesmo se a Alemanha é de fato boa, então venha.
Eu mesma não tenho coragem de sair da minha cidade, nem prá outra cidade ou estado, porquê começar do zero em outro lugar nem pensar, onde eu me estabilizei prá mim é o meu lugar 😊
Os brasileiros falam que estão mal mas se fossem trabalhar para fora ai iam ver oque é mau eu vivo a,33 anos na Alemanha aqui não há parcelar 😂😂😂se têm dinheiro compra não têm não compra 😂😂😂😂
Tem que ver que é voce que tem que se adaptar no pais deles e não ao contrario. Voce é convidada no outro pais. Se não gosta melhor voltar a amada terrinha.
Verdade Paulo Sérgio, não sei se você mora aqui na Alemanha, ou onde mora. Em nenhum momento falei para a Alemanha mudar por mim, mas falo com TOTAL propriedade e sobre MINHA experiência, que por sinal, foi péssima. Mas sei que existem pessoas que tiveram uma boa adaptação no país. Então cuidado como fala também. Se veio para criticar, então é melhor que nem venha. Fique à vontade para interagir de forma saudável e acrescentar, se não, nem fique. Até.
Seu desabado foi um pouco triste, mais enfim são as experiências de cada pessoa, acredito que tudo vale a pena , seja em pontos positivos ou negativos aprendemos sempre com tudo, segurança , poder de comprar , qualidade de vida e de viver de verdade não sobreviver como infelizmente é pra muitas pessoas aqui no Brasil, dificuldades temos em todos lugar do mundo , aqui no Brasil não é diferente e mesmo até com rede familiar aqui as vezes é melhor não ter … então para quem esteja vendo este vídeo nao leve a pé da letra tudo, foi um desabafo de uma lesão que está lá com família e passando por situações dela, se você está neste projeto continuei e não desista , seja forte ,‘estude , aprenda o alemão , seja competente , corajoso e resiliente , aquele que está indo solteiro e sem filhos é uma outra realidade, então é isso coragem e sucesso pra todos aqueles que buscam um futuro melhor 🙏🏼🥹
Penso igual a você,eu vejo assim,muitos brasileiros não conhece o país,não conhece a cultura,acha que todo país vai ser igual ao Brasil,as pessoas e igual aos brasileiros,e outra a Alemanha ou você ama ou odeia!estudo a Alemanha há 8 anos,fui no país sozinha 2 vezes!pra ver como é,quem e muito família mudar de país não e boa idéia,porque a pessoa e dependente do outro!mudar de país e ter consciência de estar sozinho!quem não consegue viver sozinho não consegue viver fora do Brasil!eu acho que ela deveria era voltar,porque está claro que essa vida não e para ela!!!cada um com o seu cada um e com a sua experiência,esse ano eu vou me mudar,porque antes de eu ir,eu fui conhecer o país,a cultura,a burocracia,para depois não ficar reclamando!porque e uma decisão minha,e toda decisão tem seu lado bom e seu lado ruim,vale a pena o lado que você quiser focar!
Eu acredito que esteja ruim para ele por não ter se preparado, foi com a família, marido sem emprego e uma criança, acho que poderia ter ido sozinha se estabilizado e levado a família depois de ter certeza que aquele lugar a faria alcançar seu objetivo, acho que deveria voltar com a família e começar de novo aqui no Brasil
Olá Emanuelle, primeiro parabéns pelo vídeo e pela coragem de falar o que falou abertamente. Estou no projeto Alemanha há um tempo, em breve estarei por ai, o que me chamou atenção no seu vídeo, e me corrija se eu estiver errada, é que você me passou um ar um tanto quanto triste nele, não sei se era só um momento, ou se os seus dias tem sido assim, portanto, vou deixar uma frase que li recentemente pra você a fim de ajuda-la a pensar na sua decisão e aliviar o seu coração.
"Se existe dúvida é um NÃO, o SIM é sempre bem definido".
Se cuida!!
Tschüssi!!
Olá Barbara, sim, estou bem triste aqui. Agora não tanto como antes, esse vídeo é uma mistura de tudo, cansaço inclusive kkkkkkkkkkk Mas espero que Deus nos direcione da melhor maneira. Obrigada pelas palavras.
Não adianta ir para alemanhã e pesquisar, creio que tem que ter uma certa afinidade e um gostar. é até bom ir algumas vezes como teste.
Com certeza isso é o ideal, caso queiram imigrar, mas não é uma realidade para todos e também a visita, ou reconhecimento da terra, NUNCA será igual ao realmente viver o dia a dia aqui.
As pessoas que estão no Brasil não tem noção de quão difícil é ( estou em Londres). Imigrar não é fácil! Eu gosto de Londres
MAS não tem lugar no mundo melhor que o Brasil e o nosso povo ❤
Nosso país é nosso país, não tem como dizer o contrário.
Arre!!!!! E pra se pensar muito bem, antes de emigrar.
@olgasanerip8258 Com certeza, não é uma decisão fácil.
Todos nós que passamos por um processo de imigração pesquisamos, botamos na balança o que é positivo e negativo. Isso começa no curso de alemão. Começa com a pressão de conseguir os certificados do idioma, os custo com a documentação, as viagens atrás dos institutos que aplicam as provas de certificação. Mesmo assim continuamos firmes no propósito. Mas existe duas coisas aí : o real e imaginário. A realidade x expectativa. Imaginamos que as coisas podem ser ruins, mas não tão ruins assim. As dificuldades são enormes. E elas não param. Tem muitas coisas boas aqui. Isso é inquestionável. O meu propósito sempre foi apenas um : dinheiro. Salário todo mês. Emprego.
Mas também me questionei depois que cheguei aqui : tive capacidade e inteligência pra estudar e passar nas certificações., tive resiliência e perseverança, será que eu não teria pra lutar por algo melhor no Brasil? Isso são perguntas que não serão mais respondidas.
Mas sobre essa experiência de imigração:Só sabe quem passa. Tem pessoas que tiram de letra. Tem pessoas que tem alguns obstáculos como foi citado no vídeo. E é isso.
Verdade Camila, infelizmente não é igual para todo mundo. Essa é a minha realidade, e espero que de fato isso possa mudar um pouco. Deus queira.
Eu não saio do Brasil por nada.Conheço muitos países como visitante,turista. Morar jamais.Não acredito que vale a pena.
Minha filha se casou na Itália e morou lá no Sul e Nápoli por 14 anos.Ficou viuva e voltou para o Brasil.Era cidadã Italiana.Também faleceu.
Se for passar perrengue, prefiro passar aqui mesmo 😉
Proteção!! Confiança!!
"Não importa a chegada e sim as experiências adiquiridas no caminho".
Sim, existem várias pontos a serem observados.
Vcs vão vencer e c qualidade ! Não desistam! Sua dedilha cai adorar!
" O maior luxo da vida e ter Saude ao lado de quem amamos " Isso nao tem preco.
Emmanuelle parabéns. Morei tb aí em Munique. A gente tem q se impor e demonstrar q vc é inteligente , capaz mas não subserviente! Ele entendem mto bem. Mas mesmo sendo educada tive q demonstrar q não somos idiotas, q o Brasil é a5. Economia do mundo. Temos q ter conhecimentos mento do nosso país. Vcs vão vencer e dar conta de gostar daqui e vencer tds as barreiras. A língua alemã é importante domina-la p compreendê-los melhor. É igual em qq país! Vai valer a pena! Ela vai ser sua filha uma vencedora e superar vcs e gostar das amigas , cai adorar! Vá em frente! Não desista!
Obrigada por suas palavras de ânimo! Deus abençoe ❤️❤️
Muito importante teu ponto de vista, tua opinião. Muitas vezes as redes sociais apresentam somente coisas boas, pessoas bem sucedidas e felizes, quando muitas vezes isso não retrata suas realidade, criando até mesmo sentimentos de inferioridade naqueles que não se sentem representados por tais postagens. Muito pertinente a reflexão que voce propõe: o que é qualidade de vida?" Desejo o melhor do Pai para voce e sua familia.
Obrigada pelo seu excelente comentário Wagner ❤️. Amém!
Já pensou se não é melhor ir embora? Já que vc disse que não tem qualidade de vida, vc está com dificuldades de se adaptar e está sofrendo, infelizmente quando vai mudar de país vc que precisa se adaptar ao país e não o país se adaptar a vc. Eu estou indo e antes de ir eu pensei em todos os lados ruins, pesquisei muito sobre a cultura para ter certeza que é o q eu quero, ir ciente que vou sofrer xenofobia, que estarei longe da minha família, q vou passar por adversidades que não passaria no Brasil, mas tenho objetivos de vida q na europa eu consigo alcançar com mais facilidade.
Enfim, quem lê esse comentário e pensa em ir morar fora, repense muito e enumere os impactos que vai ter na sua vida e na da sua família, se para alcançar seus objetivos em outro país vale a pena sofrer as adversidades da nova realidade.
Olá Mizukage, com certeza já pensei em ir embora. Aliás, falei isso no vídeo. Mas não é uma decisão simples, assim como não é uma decisão simples vir. Eu estou sendo acompanhada por uma terapeuta especialista em expatriação e ela fala que a adaptação dura entorno de 3, 4 ou até mais anos, além do choque cultural que em algum momento TODOS que mudam de país sentem, sejam uns menos e outros mais. Esse vídeo não é para comover ninguém, ou fazer ninguém desistir, mas falar e tentar passar o que poucos sabem, infelizmente só vai entender mesmo quem já passou por isso. Com certeza sei que eu devo me adaptar ao país, isso é fato, mas quando falo das dificuldades é que até para os próprios alemães é algo desgastante, imagina para nós. Bem, é isso.
Por mais que pesquise... Qd estiver aqui, saberá na pele o que ela quis dizer. Só quem vive sabe. Vc ainda não sabe nada.
Muito obrigada pelo relato tão verdadeiro. Tudo de melhor para vcs minha querida
Eu que agradeço.
Sempre começar do zero em um lugar novo não é fácil 😊 reflita o quê é melhor pra você, a família 👪 feliz é bom 👍
Realmente é um grande desafio... cultura, costumes bem diferentes... dentro do próprio Brasil temos isso, imagina em outro país!!!!
Que Deus abençoe vcs a tirarem o melhor dessas experiências!!!
Um grande abraço 💚 💚 💚
Amém!! Muito obrigada pelo ânimo!!
Vc é uma persoa de muita luz, da pra perceber ouvindo vc falar. Te desejo tudo de bom😊
Amém!! Muito obrigada
Sem Dúvida o melhor ....
Vc falou tudo que um imigrante passa em qualquer país 👏👏
Quando eu perdi minha mãe, primeira coisa quê pensei... Valeu a Pena morar fora? NÃO!!! Agente vive pensando quê é imortal..
Seu sotaque é muito gostoso e bonito de ouvir. Eu tinha o projeto de ir para Alemanha assim que me formasse aqui no Brasil e o fato do meu marido ter dupla cidadania austríaca iria ajudar. Estava decidida. Mas fatos me fizeram repensar essa decisão, como por exemplo o fato de ser técnica aqui no Brasil e trabalhar em um hospital super pesado, sendo sobrecarregada todos os plantões. Eu pensei que na Alemanha ou na Áustria seria melhor, afinal, é isso o que todo mundo fala, mas quando descobri que eu iria enfrentar as mesmas coisas que eu vivo aqui no Brasil como técnica, aliada ao fato de estar em uma cultura nova e língua nova, eu desisti. Repensei muito sobre qualidade de vida e enfrentar mais uns anos nessa vida, pra mim, é perder minha juventude, minha saúde física e mental. A vida é muito curta. Eu trabalho em UTI e o que eu mais vejo é morte. Sou muito grata a enfermagem por me fazer refletir sobre a vida e o que eu quero pra mim. Seja grata a essa oportunidade que esse episódio na Alemanha esta te dando para vc repensar sua vida. Espero que consiga encontrar a resposta ❤
Como falei Priscila, meu intuito aqui não é desanimar ninguém, mas de fato mostrar o que podemos passar aqui do outro lado. Infelizmente as pessoas só mostram as belezas e grandezas, benefícios e prêmios e não bem assim.
❤❤❤❤ torço muito por você, Emanuelle!! Fique bem e um abraço!!
Muitíssimo obrigada!!!
Vou orar ao Senhor por você e sua família para que Ele responda suas questões e lhes dê a direção. Verdade tudo passa.
Eu estou em Berlin a 7 anos e sou casado com alemão a 37 anos! Mas de fato tem que ser forte são realmente grossos mas tem alguns muito bons e gentis, de fato são alguns! Deus te abençoe e te dê força e saúde e coragem pra passar por tudo isso!!
Obrigada 🥰
Muito boa mensagem, para refletir.
Força para todos vós.
Amém!! Obrigada
Acalme o coração, tudo é passageiro! No início é BEM difícil e a constante/incansável tormenta de pensamentos para voltar é presente. No final recompensa, passei pelo mesmo processo em curso da saúde em Barcelona. Não desista.
Tem propósito de Deus em tua vida 121 salmos
Amém!! Eu creio
Muito obrigada pelas palavras!!
Sim, minha querida sempre que nos mudamos de casa, de cidade, estado, ou país, sempre será difícil, pois muda tudo, então nunca será fácil, se torna um pouco mais fácil quando você já tem familiar já morando no país onde você está indo, se não é assim mesmo😊 com o tempo você se adapta.
Olá Emanuelle. Tudo bem?
Estudei a língua alemã por cinco anos quando jovem, não tive com quem usar, e muito foi esquecido. Hoje tenho 58 anos, sem filhos nem cônjuge. Gostaria de trazer de volta o que aprendi , colocando em prática o que estudei.
Ás vezes penso em ir passar uns três meses, porém não tenho ideia de como começar. Tem burocracia, prazos, questão da saúde...
Não sei se para ficar por três meses é complicado assim. Beijos irmã
eu gosto de assistir videos assim da realidade Deus te abencoe
Oi Emanuelle, como seu vídeo foi importante pra mim. Estou pensando em ir, estou até com uma entrevista marcada para dia 15/11 exatamente para o seu hospital. E como vc tenho um filho de 8 anos e sou cristã! Como o seu vídeo me fez refletir… Gostaria muito de conversar melhor com você!
Olá Mariana, tudo bem? Infelizmente só estou respondendo agora. Se quiser falar melhor, pode.mandar um email lelacsn@gmail.com assim que eu puder eu respondo.
Eu quero me mudar. Mas, meu objetivo é o Canadá. A Alemanha é bem interessante pela questão do emprego (mas sinceramente a língua n me atrai muito).
Se você está focado, então fique firme. De fato a língua é MUITO importante para se desenvolver no país e no trabalho.
Oiii....muito bom seus vídeos...❤❤quanto tempo vc estudou alemão no Brasil?
Olá! Cheguei a fazer quase 1 ano e meio de Alemão no Brasil. Isso aconteceu por eu participar de duas empresas, mas os dois cursos não supriram o que aprendi em pouco tempo aqui na Alemanha no dia a dia.
Parabéns pela sinceridade. Estou aqui também, mas na reta final pra ir embora. No meu caso, a resposta no fim do vídeo é não...
Obrigada pelo retorno
Força minha irmã; Deus te dará condições de atravessar por esse deserto...e cantar o hino da Vitória.
Deus te fortaleça e a sua família em nome de Jesus Cristo, que a presença dele te encha seus corações e persevere, Deus é contigo 🙏
Amém! Obrigada Gabriel!
Vou dar o relato meu e de minha família. Moramos desde 2018 na Alemanha. No começo com certeza é muito difícil pelo choque cultural a língua a adaptação, mas depois de se adaptar ao país aceitar a cultura e aprender a língua tudo melhora. Nunca sofremos nem um tipo de descriminação por parte dos alemães, muito pelo contrário são muito respeitadores e corretos, pelo menos na cidade aonde moramos. Eu e minha mulher trabalhamos com o público e 90% dos nossos colegas de trabalho são alemães. Vejo uma certa descriminação por parte dos alemães com aqueles imigrantes que não aceitam a cultura alemã e só querem viver as custas do estado. Pessoal a Alemanha não é um país que se fica rico, Mas a qualidade de vida, segurança o respeito pela família e pelo imposto do contribuinte isso não tem preço. No Brasil para nós termos uma boa qualidade financeira, tínhamos que trabalhar muitas horas diárias inclusive finais de semana e feriados, coisa que aqui não sacrificamos muito o tempo de estarmos em família para ter acesso as coisas.
Mas além de tudo só o fato da segurança que se tem, nossos filhos poderem irem e voltarem da escola sozinhos e andarem por aí sem a preocupação de serem assaltados ou perderem a vida por causa de um telefone. Isso não tem preço que pague.
Obrigada pelo Relato Marcelo. Qual a profissão de vocês? Meu relato é sobre a enfermagem, e temos diversos amigos que trabalham com outras profissões e é incrível a discrepância do ambiente hospital para outras áreas. Infelizmente a enfermagem é uma profissão muito desvalorizada no mundo inteiro, e não muda muito aqui na Alemanha. Mas mesmo assim, agradeço por contribuir com um pouco de esperança. Deus abençoe 🙏🙏
Falou tudo! Porém a maioria não acredita, e seria bom que todos tivessem a oportunidade de sair do Brasil e vê a realidade, acho que muita coisa mudaria no Brasil.
Gostei das suas palavras. Concordo com você que brasileiros estão acostumados a ser subservientes.
As enfermeiras aí fazem o trabalho das tecnicas de enfermagem? Como dar banhos de leito, etc.. Tem auxiliares!
Sim, existem os auxiliares, porém é responsabilidade da enfermeira dar banho, medicações, mudança de decúbito, curativos e as vezes até levar para exames. Mas geralmente têm estudantes, praticantes e os auxiliares.
Obrigada pelas palavras sinceras ❤#jesus te abençoe
Obrigada 🥰
Qual a cidade que voce trabalha? Que Deus te abençoe ❤
Trabalho em Ingolstadt
Hola! Sou técnica de enfermagem no Brasíl, como consigo um trabalho ai na Alemanha, de cuidadora de idosos,ou em alguma casa de repouso?
Você foi com empresa ou foi sozinha quero muito ir pra Alemanha sou enfermeira
Manu, você tem uma filha adolescente né? Como foi para ela, lá no início, quando vocês começaram o projeto Alemanha? Ela quis, não quis, bateu o pé, teve medo, estudou um monte, como foi?
Olá Juliana, minha filha tem 9 anos. Na verdade, no início ela nem queria sair do Brasil, e perguntou muito o porquê da nossa vinda para a Alemanha. Nunca chegou a bater pé, ou ficar contra. Sobre estudar, aprender o idioma, sempre foi um desafio, ela não se interessava muito, mas hoje já está bem melhor. Sobre medo, eu achei ela muito tranquila relação a essa mudança, porém é como gosto de falar, cada pessoa é diferente, ela reagiu de forma tranquila.
passi o mesmo morando pr p ppaqui a mais de 20 anos forca menina voce vai conseguir
Amém!! Muito obrigada
Obrigada pelo vídeo! Realmente nós que estamos em processo de expatriação precisamos saber a verdade nua e crua.
Você poderia me tirar uma dúvida? Vi em um vídeo você falando que é "evangélica livre". Qual a diferença do evangélico luterano? Quero muito encontrar uma igreja que se assemelhe com a minha aqui no Brasil.
Deus abençoe você e sua família, e dê forças pra passar por esse processo. 🙏🏼❤
Muito bom esse tema, com certeza excelente para um vídeo!
Sabrina eu acho que posso responder sua pergunta. Talvez a evangélica livre seja a freie Kirche ou SELK que e a igreja evangélica luterana independente. Ela e independente pq vc nela vc não paga o imposto da igreja na folha de pagamento, a igreja e independente do Finanzamt ( Departamento de Finanças), vc doa o q achar que deve doar. Essa igreja no BR e a igreja evangélica luterana do Brasil e a evangélica luterana conhecida no BR e a IECLB. Essa igreja aqui vc paga o imposto na folha como o católico também, mas vamos esperar a Emanuelle confirmar isso
@pauloschaffland5942 Exatamente isso Paulo! As igrejas livres da Alemanha não são vinculadas ao estado, por isso muitas pessoas preferem dizer que são ateus ou outra religião para não ter o desconto dos 10% direto na folha de pagamento.
@@pauloschaffland5942 obrigada pela explicação!!!
@@nascimento92 entendi, obrigada!!!
É por tudo isso que eu Entendo agora porque minha irmã que mora há quase 49 anos aqui, não dá muito apoio para agente parentes vir pra cá.🤔 Estou aqui há 6 meses e quando cheguei já não gostei. Agora estou voltando para casa no final desse mês de maio.
Corrigindo: A quase 40 anos. As pessoas aqui realmente são muito frias. Não estao nem aí. E o País e Atrasado em muitos aspectos.
Pois é, cada pessoa tem sua história. Mas não podemos fingir que tudo são flores.
Que Deus te ilumine e te proteja 😘
Tenho uma irmã que mora na Alemanha a 15 anos, no início foi difícil mais hoje ela está muito bem, mais tem um detalhe o esposo dela já tem uma estabilidade aí pôr ser alemão, no seu caso tanto você como seu esposo são brasileiros vocês tem que refletir se vale apena continuar ou não, porquê neste caso é complicado, imagino como é difícil está longe da família 👪 é a pior parte, pois a família é quem nos apoia nos momentos complicados😊
Eu sigo aqui no UA-cam uma brasileira que reside aí, ela falou que a Alemanha é um dos países mais burocráticos do mundo.
Aqui a burocracia é muito pesada, os próprios alemães não suportam
É a realidade. Alemanha é burocrática e é um recomeço, logo colherá seus frutos
Amém!!
Vc ja viu uma faculdade ai chamada IU? Ela é boa?
Não conheço, infelizmente.
Emanuelle, você é uma pessoa de fibra trabalhando em outro país. Verdade, preconceito sofremos em qualquer país principalmente não sendo o nosso, longe dos familiares, pesa mais... No Brasil tem um problema maior que a maioria das pessoas ainda conservam espirito de inferioridade, têm preconceito com o próprio Brasileiro e tratam bem o estrangeiro. Esquecendo que todos devem ser trados com respeito, essas mesmas se consideram Cristãos. Mateus: 25 - 35
Como trabalhar como Enfermeira sendo Técnica de Enfermagem no Brasil?
Felipenses 4:7!
Deus sabe os propósitos para você estar aí! Descanse nele, confie nele!
Amém! Obrigada
Qro saber as dificuldades o caso a formação das Crianças
Interessante refletir..... Mas aqui no Brasil com a violência.... Não acho que tem como ficar dúvidas.... Porque aqui as crianças vão para escola com a incerteza se irão voltar vivos....
Nós vamos trabalhar todos os dias com a mesma incerteza....
Olá Leticia, onde voce mora? Eu penso que se morar nos grandes centros, claro voce tem razão. Mas tem cidades super seguras no Brasil.
Eu trabalho na Policia em Niedersachsen e tenho familiares policiais que trabalham em Itajai e nos trocamos estatísticas e ficamos sempre surpresos que a violência domestica, roubos de bicicletas, desaparecimento de crianças, drogas, assassinatos e mafia é pior aqui em Hannover/Hildesheim do que a região de Itajai nas estatísticas. A única vantagem é que aqui a impressa nao poder falar.
A questao e : por que a Alemanha tem defict de enfermeiros ??? Muito estresse , grana e tb pouca pra realidade da Alemanha e üor conta da pandemia Muitos profissionais nso quiseram se vac. E nem queriam apoiar isso. Nao sou da area , mas me formei ai em Educacao e vivi muitos anos. Agora , estou feliz de volta ao Brasil. Minha dica : economize o suficiente pra viver 3 , 4 meses , sem ajuda do governo, pois , se vc se demitir, a ajuda desemprego fica congelada por 3 meses. Depois a gente recebe tudo de uma vez . Ate ai... ate vc ter um novo trabalho . Economizei muito pra isso : nao viajava nas ferias e comprava quase tufo no brecho !!! Voce vai dar certo ai... com certeza.🎉🎉🎉🎉
Jesus vai te ajudar
Amém!!!
tenho 3 filhos de um.alemao e a familia.dele sao tudo ruim.eles moram ai na Alemanha e agente ta querendo sair do brasil pra ter uma vida melhor na alemanha
Você pretende voltar pro Brasil 😢 você sofreu aí 😢
Não é só no início assim... vai se perguntar depois de 10 anos a mesma coisa. A casa pôde ser bonita se não é sua não vai ter felicidade!
Aqui no Brasil, Sao Paulo, se vc for uma boa profissional nao falta trabalho. Ai na Alemanha, é muito fechado, dificil, e mais sem falar a lingua
Bem, são muitos pontos positivos e negativos em ambos os ambientes. Por isso sempre falo que vai depender muito do que realmente a pessoa quer para seu futuro.
Meu Deus que triste
Não fale apenas deixar a família por causa de dinheiro ??????
Tenho certeza queco Brasil e o melhor lugar do mundo
O que acredito é que onde sua família está, esse é o melhor lugar. Mas o Brasil não é nada perfeito, assim como nenhum lugar no mundo. Mas é isso, são escolhas.
Amem.
Não levo em consideração muita coisa q ela falou, cada um tem a sua realidade, cada um é cada um, conheco gente q foi, nunca vi a pessoa falando mal, ou pontos negativos, sei que nao é fácil, mas uma coisa tenho certeza, é muito melhor Alemanha do que Brasil.
@@fabriciosoares9554 Fabrício, eu nem ia responder ao seu comentário, mas para que outros que venham ler, possam também ver a realidade. Pois é, de fato, INFELIZMENTE as pessoas não falam, muitos não querem colocar seu rosto em redes sociais, falar que se arrependem. Eu falo não só por mim, eu CONVIVO com pessoas que falam e pensam como eu. Mas é aquela realidade, EXPERIÊNCIA, EXPERIMENTE, quer saber mesmo se a Alemanha é de fato boa, então venha.
@@nascimento92 entendo que pode não está bom pra vc, vou te dá uma dica de todo coração, pode parecer deboche, mas não é, volta pra aqui.
@fabriciosoares9554 Não é tão simples. Já pensei sim e quero voltar. Mas não posso voltar de qualquer forma.
@@nascimento92 então que Deus te abençoe, torço pra q dê tudo certo.
@@fabriciosoares9554 Obrigada 🙏🏼
Eu mesma não tenho coragem de sair da minha cidade, nem prá outra cidade ou estado, porquê começar do zero em outro lugar nem pensar, onde eu me estabilizei prá mim é o meu lugar 😊
Na Europa funciona assim, dinheiro na mão e se tiver cachorro paga imposto 😊
Pra aguentar o clima e o povo chato só quando o salário mínimo for 3 mil euros vale a Pena
Eu que o diga a falta que eu sinto da minha família 😢
Eu sou neta de Alemã, eu faço como eles, eu respondo no mesmo tom , ai eles param..
A questão é ter alemão suficiente para "peitar".
Os brasileiros falam que estão mal mas se fossem trabalhar para fora ai iam ver oque é mau eu vivo a,33 anos na Alemanha aqui não há parcelar 😂😂😂se têm dinheiro compra não têm não compra 😂😂😂😂
like ddo ate mais
Eu traduzir meu diploma ai.
Tem que ver que é voce que tem que se adaptar no pais deles e não ao contrario. Voce é convidada no outro pais. Se não gosta melhor voltar a amada terrinha.
Verdade Paulo Sérgio, não sei se você mora aqui na Alemanha, ou onde mora. Em nenhum momento falei para a Alemanha mudar por mim, mas falo com TOTAL propriedade e sobre MINHA experiência, que por sinal, foi péssima. Mas sei que existem pessoas que tiveram uma boa adaptação no país. Então cuidado como fala também. Se veio para criticar, então é melhor que nem venha. Fique à vontade para interagir de forma saudável e acrescentar, se não, nem fique. Até.
Outro QI de ostra que não consegue entender um vídeo simples. Valha-me DEUS.....
se vc fala ingles vem para a america.
Não falo, por esse motivo também vim para a Alemanha
E difícil local aligab,os cristãos ai sao muito perseguição pela autoridade.
lieber würde ich in brasilien leben als in DE .......
Ja, das wäre gut. Aber ich bin da jetzt und ich versuche hier zu bleiben.
Obrigado pelo vídeo! Sinceramente: não vale a pena!