O salário de enfermeira que você demonstrou aqui é de assistente de enfermagem. Você está recebendo isso por ainda está reconhecendo seu diploma, quando terminar você ganha bem mais. O salário aqui na Áustria é muito bom e ainda tem outros benefícios, como o bônus.
Pra mim o unico problema da Alemanha é que a enfermagem ainda não é considerada um nivel universitário, como na Belgica, entao academicamente (se isso for importante pra vc) vc não vai evoluir (mestrado, doutorado, PHD). Aqui na França a enfermagem tambem só ganhou nivel universitário em 2009, anos luz depois do Brasil. Eu tive que estudar 1 ano de novo, e ja vim com 13 anos de experiência e mestrado em nefrologia, mas depois disso, tenho um diploma de estado francês e posso trabalhar em toda a Europa. Trabalho com diálise (Na França, Holanda e Caribe) então é bem diferente, mas o enfermeiro tem muita autonomia e praticamente trabalha sozinho sem ser subordinado ao médico ou esperar o médico para tomar decisões. Temos enfermeiros anestesistas e practioners (podem prescrever medicações) tenho amigos na Alemanha que gostam do lugar mas se sentem presos pelas limitações. Por ser um pais de primeiro mundo deveria olhar para o lado e reconhecer a enfermagem como ciência.
Concordo muito com você, de fato, aqui é muito prática, claro que existem enfermeiros muiiito bons, que tem bastante conhecimento. Mas você vê que não passa disso, existem os cursos tipo pós graduação e tal, mas não passa muito disso. Acredito que o pior da enfermagem aqui é que fazemos muitas atribuições que são não apenas de enfermeiros, como também de outras funções, como organizar cama, limpar um chão caso esteja sujo, trocar o saco de roupas sujas, precisamos repor farmácia, às vezes até os materiais. Então, além de todo um serviço pesado que temos, ainda precisamos fazer diversas outras funções que geralmente no Brasil já existe outro sistema. Sobre ser primeiro mundo, sinceramente, aqui me deixou muito decepcionada com isso. Eu tinha outra visão de primeiro mundo, não achei que aqui, pelo menos na região que moro, coisas de primeiro mundo. Claro, existem algumas coisas que eu não via na minha vida no Brasil, mas que já existia no Brasil, por exemplo: qualidade dos ônibus, as ruas geralmente são limpas, é difícil ver buracos abertos na rua, mas existem cidades no Brasil tão boas quanto. Mas em relação a outras coisas, sinceramente, eu acredito que o Brasil é MUITO mais avançado. Nossos Shoppings, nossos serviços em lojas, atendimentos, bancos, aplicativos, até transporte alternativo, aqui é péssimo! Então me pergunto, o que seria primeiro mundo aqui na Alemanha. Tudo é de rosca, tudo demora muito para ser resolvido, coisas por carta, ele mandam uma carta para você responder por email! Coisas desse nível. Estou sofrendo para tirar minha carteira de motorista aqui. Pagamos super caro e parece que estamos pedindo favor. Pra mim, a única coisa que Alemão faz super bem e algo que vejo que funciona aqui como país de primeiro mundo são os carros, isso é com certeza a melhor coisa que eles têm aqui. O acesso a carros elétricos e a forma de abastecimento e disponibilidade disso na rua. É impressionante. Mas as demais, não me encheram nenhum pouco os olhos.
@@nascimento92 Na França não é diferente, tudo é muito burocrático e ainda usam muito papel, a única coisa que hoje conhecendo bem vale a pena em relação ao Brasil é a parte social, que aqui é muito forte, meus dois filhos já estão na universidade, um aqui e outro nos EUA e não pagamos nada, eles tem bolsas de estudo que cobrem até moradia e alimentação. Quanto a enfermagem a Alemanha teria que mudar toda uma lei, como aconteceu na França e não sem uma manifestação ou algo parecido (os franceses adoram uma greve) acredito que a maioria dos alemães estão satisfeitos ou como acredito que acontece mais, pegam mão de obra estrangeira que não tem ainda direito de brigar por isso. Pra eles não é nem uma regressão pois nunca tiveram, mas no nosso caso é como voltar atrás nas nossas conquistas. Aqui na França você dificilmente vê enfermeiros estrangeiros, pois é um parto essa equivalência de diplomas de fora da Europa, vc praticamente tem que ir a universidade de novo e seu francês tem que ser quase perfeito pois não falam outra língua lá. Não tem essa de vir com visto de trabalho para enfermagem como na Alemanha, eu e quase todos q conheço já estavam aqui por outros motivos e fizeram o processo aqui mesmo.
Рік тому+7
Parabéns pelo vídeo e obrigado por compartilhar todas essas informações com a gente, liebe Manu! 🤓 Muito feliz em ver você se encaminhando e agora mais ainda junto com a sua família! Alles Gute! 🍀 Liebe Grüße, Dein Lehrer 🤓🇩🇪
Lehrer! Muito obrigada por suas palavras, sempre são de grande incentivo. Devo muito ao senhor, sempre tão dedicado. Muito obrigada 🙏🙏. Liebe Grüße, Manu 😊
@@yabtt6071provavelmente foi pela falta do Coren. Eles pedem o nada consta do Coren e que pra ter esse documento a pessoa precisa estar com o Coren ativo, pago e sem processos em aberto.
@@emilymota9058as pessoas que escolhem Alemanha para imigrar não vão apenas pelo salário, vão pela qualidade de vida, pela segurança, pelas oportunidades que o Brasil não oferece. Se você ficar apegada somente ao salário continuará no Brasil sem oportunidade de além de conhecer uma nova cultura, ter mais conforto que o Brasil oferece hoje! Aqui pra ganhar “12 mil” tem que trabalhar em pelo menos 2 hospitais, sendo eles muito bom, em contrapartida sem descanso, sem qualidade de vida. Você tem que escolher o seu melhor
Oi gente! Mais um vídeo para atualizar vocês sobre a nossa vida de enfermeiro aqui na Alemanha. Qualquer dúvida, comentários ou até relatos de experiência, podem deixar aqui que teremos o prazer de responder. Abraço! Fiquem com Deus.
Sou Fachkrankenschwester für Psychiatrie e recebo em torno de 6.200 € bruto (vários adicionais) e 4.200 € líquido (vários descontos). Fiz enfermagem na Alemanha.
@@cristinepetersen4537 Por isso. Esse meu salário de início, agora recebo diferente, foi no início do processo, meu diploma não tinha sido reconhecido. Como falei no vídeo, esse salário se início é esse valor mesmo, para quem chega é difícil trazer família, porque não recebemos como quem se formou aqui, somos Pflegehelfer/in. Mas muito obrigada pela contribuição, em breve eu abordarei depois de 2 anos aqui na Alemanha, como acontece essa progressão salarial.
@@nascimento92 os meus colegas alemäes e eu tbm, achamos uma falta de vergonha na cara do governo alemäo,em pagar um salário täo baixo para enfermeiros altamente quaificados como os brasileiros. Mas o importante é reconhecer o diploma, fazer cursos de especializacäo ou até mesmo trabalhar para uma Zeitarbeitsfirma. Só assim pra ganhar bem :)
Infelizmente sofremos muito ao chegarmos aqui dessa maneira, somos realmente muito humilhados. Sabemos que nenhum começo é fácil, nem no Brasil, nem em nenhum lugar no mundo. Mas é incrível como ainda apioram as situações.
Eu trabalhei fora do Brasil, tinha todas as despesas pagas, um mega apartamento, carro, motorista, bônus e no sexto ano estava doído de saudade do Brasil, não dos brasileiros. Gosto do país, mas perdi a crença no povo.
Estou na Alemanha agora com documentação ok,meu primeiro trabalho é com limpeza em uma clínica, realmente o salário é bom mais os descontos é de lascar 😅 meu histoi e 5 quanto menor o salário mais descontos tem mais mesmo a sim prefiro trabalhar aqui do que de uber e cabeleireira em São Paulo 😂
@@nascimento92 Manu, eu estava vendo que para validar o diploma de enfermagem, a faculdade que a pessoa estudou aqui na no Brasil deve ser reconhecida aí na Alemanha. Como faço p saber se a instituição que estudo e reconhecida aí? Estudo na Universidade Anhanguera.
@lohannadias330 Olá Lohanna! Existe sim é Chamada de ANABIN, caso você venha com uma empresa, ela fará isso para você, caso esteja tentando por conta ou queria apenas saber vou deixar aqui o Link 🔗 anabin.kmk.org/anabin.html
Parabéns pelo vídeo foi o melhor que assisti ate agora ❤❤... Te desejo muito sucesso e que Deus te abençoe muito ❤🌻✨️🙏🏼.. E até agora sem entender porque um canal tão top ta com tao poucos inscritos... essa canal deviria ja ter mais de 1 milhão 🎉✨️🌻🙏🏼🥇
Muito obrigada pelas palavras! De fato gostaria de ter mais inscritos 😅. Mas faz pouco tempo que comecei e também não possuo outra rede social que ajude nesse sentido. Mas fico feliz de poder ajudar e de alguma forma trazer verdade nas informações que trago.
Emanuelle.. vc chegou e te deram trabalho de enfermeira mesmo sem ter a "Anerkenung"? E vc sabia só o basico do alemão e mesmo assim comseguia trabamhar bem aí?
Parabéns pelo vídeo, com certeza vai ajudar mta gente. Sobre a Steuerklasse, uma correção: você começa com classe 1 apenas se for solteira. Caso seja casada, a classe padrão é 4, já de primeira (a menos q haja erro do Finanzamt. Daí pode-se mudar para 3/5 caso prefira. Qto aos “seguros” q são listados no Abbrechnung, eles podem ser traduzidos como seguros obrigatórios (desemprego, aposentadoria, saúde e cuidado social), e eles são abatidos do imposto de renda. Boa sorte!
@@nascimento92 de nada :) sobre impostos, há sempre uma confusao grande sobre eles na Alemanha, especialmente de americanos. Existe uma tabela de imposto de renda que mostra os percentuais e a grande maioria das pessoas toma esses percentuais como referencia. Porém, o q pouca gente sabe, é que existe um cálculo complexo onde os seguros obrigatórios sao embutidos dentro do imposto de renda e há outros abates em caso de ter crianca e outros aspectos. Na prática, o imposto acaba sendo cerca de metade do que é divulgado. Por exemplo, pra galera de TI, é comum considerar 42% como imposto de renda (pela faixa de salário), porém a média na prática fica em torno de 19%, e na soma total, a pessoa recebe cerca de 2/3 do salário na transferência bancária, fora o reembolso ao fim do ano fiscal. Isso fica ainda mais baixo para salários menores. Nesse sentido, na prática a gente paga menos impostos do que paga no Brasil. Enfim, só dando a dica, já que esse assunto dos impostos é largamente incompreendido, até mesmo por alemaes. Sim, a gente paga impostos, mas nao é tanto quanto parece, e o retorno dos servicos publicos é bom :)
Parte ruim; não tem q mesma autonomia que um enfermeiro no Brasil, o enfermeiro na Alemanha eh nada mais que um técnico. Dois; 16 mil reais na Alemanha não eh um bom salário e vc vive bem modestamente, afinal os gastos em euros são bem mais elevados. Se eu fosse enfermeira eu iria pros States lá sim a enfermagem eh valorizada , além de uma língua mais fácil.
Aline, tudo bem? De certa forma, concordo plenamente. Não defendo de JEITO NENHUM a enfermagem aqui, acho realmente muito inferior a do Brasil, em muitos aspectos. E o salário, nem vou falar, tá aí.
Hallo!! Encontrei seu canal, estou estudando alemão e quem sabe chego por aí, surgiu uma dúvida, sou técnico de necropsia aqui no Brasil e professor de Química, vive tem algum material sobre como posso chegar na Alemanha em algum desses cargos ou buscando essas ocupações?
Olá Eduardo! Sei que a área de Química aqui é boa. Olha, material eu não tenho. No entanto, o caminho a seguir é estudar alemão, não tem pra onde correr. Talvez um mestrado, se souber inglês, aqui existem muitas portas para mestrado e doutorado, mas precisa no mínimo do inglês.
Consegue sim, meu marido é Técnico de enfermagem e estamos no processo para ele também. Isso pode ser um ótimo vídeo para quem estar querendo vir para a Alemanha.
Mas é enfermeira padrão ou cuidadora de idosos. As funções de graduação “superior” são diferentes na Alemanha o sistema de educação é estranho pessoas que não vão bem não conseguem acessar faculdades e vão automaticamente pra um curso técnico. 3 mil euros não é suficiente pra uma vida legal.
Isso é uma verdade. Existem MUITOS pontos positivos aqui, e também inúmeros negativos. Como sempre falo, vai depender muito do seu objetivo de vida. De fato, uma família não consegue viver folgado com 3 mil €. Mas também sabemos que no mundo é difícil e onde formos veremos problemas, seja financeiro, de segurança, ou saúde. Precisamos colocar tudo na balança.
Olá Gabriella, a carga horária aqui é bem diferente do Brasil. Porém TEORICAMENTE trabalhamos 38,5h semanais, porém não se engane, isso é muito TEÓRICO. GERALMENTE trabalhamos mais. Vou trazer um vídeo explicando sobre isso, é meio chatinho. Sobre ter dois trabalhos, é possível sim, masssss não recomendo, é EXTREMAMENTE cansativo, mas existe sim.
Voce foi por conta propria ??? Ou por essa empresas que fazem a intermediacao ??? Se sim qual ??? A e tbm a probabilidade de se trabalhar em ambulância ai ?
OIEEE, MANU...E O SEU MARIDO?TEM ALGUM TRABALHO ESPECIALIZADO OU TRABALHA EM ALGO SEM FORMAÇÃO??SABE QUAL A MÉDIA DO SALÁRIO PARA TRABALHOS COMUNS/SEM FORMAÇÃO?
Olá,Fabiana! Ele está trabalhando sim, porém não está ainda na área, ele é técnico de enfermagem, então estamos em busca dessa entrada nele no mercado também. Sobre salários, aqui na região que moro, a média de um salário de MINIJOB geralmente é de 520€, e Teilzeit (meio período) é de 1200€, porém no Teilzeit existem os descontos dos impostos, já no MiniJob não.
Será que a diferença de salário entre homem e mulher não tem relação com o tipo de trabalho extra (como usar a força muscular) pelos homens. Penso que quem é mais forte e usa a força, também come mais e em geral morre mais cedo também, de modo a justificar a diferença.
Na verdade eu acredito que seja algo mais relacionado aos direitos que a mulher tem devido ao tempo de licença e também em relação a direitos de faltar por conta de filho e tudo mais. Acredito que seja mais por esse motivo, que por outro lado o dinheiro vem "descontado". Porém, acredito que na enfermagem não é tão forte como em outras profissões.
Olá, Maurício! Sim, o meu intuito é tentar mostrar a realidade mais próximo possível. Mas no geral, esse é o valor aproximado, pelo menos até que você consiga validar o diploma.
Seguro desemprego, seguro de doença, seguro de cuidados, contribuição para aposentadoria e imposto. Tudo isso está sendo deduzido do salário e não só “imposto” como muitos pregam. No Brasil paga-se e nem sabem o q, recebe-se pouco ou nada em troca. Fora a fortuna em plano de saúde. Então o muito e o pouco é relativo.
@@mberfolgreich Concordo com você. O que não gosto aqui desses descontos é que muitas vezes quando precisamos, como um imprevisto que aconteceu comigo, esses seguros todos não se responsabilizam. Então sempre temos que fazer seguro para tudo aqui no país, algo que por um lado pode ser bom, mas por outro vejo que ficamos nessa dependência eterna, inclusive da questão da aposentadoria que em qualquer lugar do mundo, aqui também é ilusão você contribuir. Mas isso é uma cosmovisão de cada pessoa, da sua própria realidade de vida.
Além disso, talvez seja pouco sim para quem vem com a família, ainda mais para pedir reunião familiar, tenho casos reais de pessoas que o escritório de Imigração bateu de frente dizendo que não tinha como manter a família, e foi uma confusão para conseguir "negociar" a permanência da família aqui. Tenho conversado com muitas famílias que vivem aqui há mais de 30 anos, e todos falam que um salário já não é mais suficiente como antes, ainda mais quando se trás família. Mas novamente é como falo, cada pessoa tem uma história, tem uma experiência e uma necessidade.
@@nascimento92 é tem que ver direitinho o que casa seguro cobre e trocar para aquele que for mais conveniente. Super chato né, certas surpresas. Mas às vezes tb podemos nos surpreender, certa vez sofri um acidente na Turquia e a TK me ressarciu grande parte do que paguei no hospital privado (infelizmente fui levada pra lá) o detalhe é que eles não cobrem a Turquia com esse cartão normal que temos da KK. Teria que ser solicitado previamente um cartão específico para lá bla bla, então fiquei bem surpresa e satisfeita hahahaha tentei naquela né, vai que.
Olá, Alexandre! Olha, segundo minha humilde experiência, isso é um equívoco. Na verdade eles contratam pessoas até além dessa idade, conheço pessoas que vieram com 40, 42 e estão trabalhando no mesmo hospital que eu. É uma questão de estratégia e vai contar muito se você correr atrás da língua, acredito que esse ponto da língua é o principal ponto para as portas se abrirem aqui.
Em alguns países da Europa 3000 é um salário muito bom e não se comprara em nada com 3000 reais no Brasil. Aqui na França vc vive decentemente com 3000 euros, ja vivi na Holanda também. (alguns exemplos, mercado q vc paga 1000 reais no Brasil, aqui é 200 euros, 1 iPhone 10.000 reais aqui é 500 euros, um carro 120.000 reais, aqui é 25.000 e por aí vai) poder de compra muito maior, viajo pro Brasil todos os anos e vejo muito essa diferença, jamais poderia fazer no Brasil com 3000 reais o que faço aqui com 3000 euros. Fora a parte social que é muito forte, saúde e educação até universidade vc não paga nada pra toda a família, tem bolsas de estudos e ajudas para basicamente tudo. Então sobra muito mais dinheiro pra vc viajar e ter uma ótima qualidade de vida. Claro que não vivemos no luxo, mas eu e meu marido trabalhando, filhos na universidade não passamos perrengue. Conquistamos imóveis aqui e no Brasil, temos aplicações no Brasil e assim que ele se aposentar voltaremos.
Não dá para comparar, com 3 mil não conseguimos pagar aluguel, comprar um carro novo, e ainda colocar gasolina, passear ou a questão é que mentem dizendo que você vive muito bem com esse salário e ainda sustenta a família, aí sim é mentira.
@@nascimento92 talvez na Alemanha não dê mesmo, parece que o custo de vida aí é mais alto, aqui na França não paguei aluguei, meu marido ja tinha casa, tenho 3 filhos, 2 já na universidade, aqui o governo te ajuda se necessário, pagam sua passagem aérea para férias ou hospedagem, não paguei escola ou saúde para meus filhos, 2 vezes por ano viajávamos a família toda, Miami, Califórnia, Disney, Brasil, cruzeiros, varios países da Europa, etc. Meu salário era 3000 euros e o do meu marido um pouco mais do que isso. Tive uma vida confortável. Trabalhei no Brasil por 13 anos em 2 hospitais, e não conseguia fazer nem a metade do que fiz aqui com o meu duplo salário em reais e também não pagava aluguel lá. Já faz bastante tempo que estou aqui, meu salário já aumentou e não tenho mais 3 filhos pra sustentar, meu marido já esta se preparando pra aposentar. Talvez no passado fosse mais fácil que agora, mas conseguíamos nos virar bem com nosso salário.
Olá Laura, infelizmente eu não sei ao certo como funciona o processo de validação, mas já vi sim pessoas nessa área no hospital que trabalho. Então acredito que vale a pena dar uma pesquisada.
Olá Jean, acredito que nem sempre é compensador devido ao cansaço. O valor também não é essas coisas todas, mas acho que dá para fazer por um tempo juntar um dinheiro e depois parar. Nesse caso eu acho aqui bem flexível para isso.
Olá Zeneide. Olha, eu já vi pessoas que trabalham em dois, porém é muito raro. O que eu vejo mais é uma pessoa que trabalha em tempo integral em um hospital e se disponibiliza para fazer hora extra no mesmo hospital. Então a pessoa ganha um bom dinheiro extra. Mas eu, particularmente, não recomendo, pelo menos para o início, pois é muito cansativo, não só o trabalho físico, mas o mental de compreender a língua e isso exige muito da pessoa.
Mas no Brasil um enfermeiro não ganha isso! Logo não dá para converter. Melhor se vive na Europa com 3 mil euros do que no Brasil com 3 mil reais. A comparação se dá assim.
Nao se vive no Brasil. Tem ideia deturpada da realidade , com 3 mil euros na Alemanha vives 3 mil vezes melhor que no Brasil em todos os aspetos. Segurança, qualidade de vida , desvalorização da moeda , falta de infraestrutura , burocracia, mentalidade. Anos luz , nem com 50 mil reais no Brasil é bom! Viver no medo e na falta de condições diarias em tudo para onde se vá.
Vc foi com agência? Melhor ir por agências ou tirar cidadania e tentar validar diploma sozinho? Minhas avós eram alemã, estava pensando em ir atrás da cidadania.
Alexandre, infelizmente o custo de moradia aqui é realmente alto, mas como os outros custos como: alimentação, transporte, educação, lazer, entre outros, são mais acessíveis, e conseguimos ter um poder de compra bem interessante aqui. Vale a pena contar com esse outro lado também.
@@rrribeiro5283 Sim, a pessoa pensa logo que vai ficar rica. Pode ter certeza, NÃO! Você precisa viver aqui, e viver na Alemanha não é baratinho também não, ainda mais dependendo da região que você viva, se tem esposo, filhos.... Infelizmente as pessoas se iludem.
O salário de enfermeira que você demonstrou aqui é de assistente de enfermagem. Você está recebendo isso por ainda está reconhecendo seu diploma, quando terminar você ganha bem mais.
O salário aqui na Áustria é muito bom e ainda tem outros benefícios, como o bônus.
Olá Gigi, sim eu falei isso no vídeo. Falei que esse meu salário é devido ainda não ter reconhecido o diploma.
Vc foi honesta, Parabéns! Faz-necessário planejamento financeiro para ir a Alemanha e um valor guardado para eventualidades.
🤗
Exatamente
Pra mim o unico problema da Alemanha é que a enfermagem ainda não é considerada um nivel universitário, como na Belgica, entao academicamente (se isso for importante pra vc) vc não vai evoluir (mestrado, doutorado, PHD). Aqui na França a enfermagem tambem só ganhou nivel universitário em 2009, anos luz depois do Brasil. Eu tive que estudar 1 ano de novo, e ja vim com 13 anos de experiência e mestrado em nefrologia, mas depois disso, tenho um diploma de estado francês e posso trabalhar em toda a Europa. Trabalho com diálise (Na França, Holanda e Caribe) então é bem diferente, mas o enfermeiro tem muita autonomia e praticamente trabalha sozinho sem ser subordinado ao médico ou esperar o médico para tomar decisões. Temos enfermeiros anestesistas e practioners (podem prescrever medicações) tenho amigos na Alemanha que gostam do lugar mas se sentem presos pelas limitações. Por ser um pais de primeiro mundo deveria olhar para o lado e reconhecer a enfermagem como ciência.
Concordo muito com você, de fato, aqui é muito prática, claro que existem enfermeiros muiiito bons, que tem bastante conhecimento. Mas você vê que não passa disso, existem os cursos tipo pós graduação e tal, mas não passa muito disso. Acredito que o pior da enfermagem aqui é que fazemos muitas atribuições que são não apenas de enfermeiros, como também de outras funções, como organizar cama, limpar um chão caso esteja sujo, trocar o saco de roupas sujas, precisamos repor farmácia, às vezes até os materiais. Então, além de todo um serviço pesado que temos, ainda precisamos fazer diversas outras funções que geralmente no Brasil já existe outro sistema. Sobre ser primeiro mundo, sinceramente, aqui me deixou muito decepcionada com isso. Eu tinha outra visão de primeiro mundo, não achei que aqui, pelo menos na região que moro, coisas de primeiro mundo. Claro, existem algumas coisas que eu não via na minha vida no Brasil, mas que já existia no Brasil, por exemplo: qualidade dos ônibus, as ruas geralmente são limpas, é difícil ver buracos abertos na rua, mas existem cidades no Brasil tão boas quanto. Mas em relação a outras coisas, sinceramente, eu acredito que o Brasil é MUITO mais avançado. Nossos Shoppings, nossos serviços em lojas, atendimentos, bancos, aplicativos, até transporte alternativo, aqui é péssimo! Então me pergunto, o que seria primeiro mundo aqui na Alemanha. Tudo é de rosca, tudo demora muito para ser resolvido, coisas por carta, ele mandam uma carta para você responder por email! Coisas desse nível. Estou sofrendo para tirar minha carteira de motorista aqui. Pagamos super caro e parece que estamos pedindo favor. Pra mim, a única coisa que Alemão faz super bem e algo que vejo que funciona aqui como país de primeiro mundo são os carros, isso é com certeza a melhor coisa que eles têm aqui. O acesso a carros elétricos e a forma de abastecimento e disponibilidade disso na rua. É impressionante. Mas as demais, não me encheram nenhum pouco os olhos.
@@nascimento92 Na França não é diferente, tudo é muito burocrático e ainda usam muito papel, a única coisa que hoje conhecendo bem vale a pena em relação ao Brasil é a parte social, que aqui é muito forte, meus dois filhos já estão na universidade, um aqui e outro nos EUA e não pagamos nada, eles tem bolsas de estudo que cobrem até moradia e alimentação. Quanto a enfermagem a Alemanha teria que mudar toda uma lei, como aconteceu na França e não sem uma manifestação ou algo parecido (os franceses adoram uma greve) acredito que a maioria dos alemães estão satisfeitos ou como acredito que acontece mais, pegam mão de obra estrangeira que não tem ainda direito de brigar por isso. Pra eles não é nem uma regressão pois nunca tiveram, mas no nosso caso é como voltar atrás nas nossas conquistas. Aqui na França você dificilmente vê enfermeiros estrangeiros, pois é um parto essa equivalência de diplomas de fora da Europa, vc praticamente tem que ir a universidade de novo e seu francês tem que ser quase perfeito pois não falam outra língua lá. Não tem essa de vir com visto de trabalho para enfermagem como na Alemanha, eu e quase todos q conheço já estavam aqui por outros motivos e fizeram o processo aqui mesmo.
Parabéns pelo vídeo e obrigado por compartilhar todas essas informações com a gente, liebe Manu! 🤓 Muito feliz em ver você se encaminhando e agora mais ainda junto com a sua família! Alles Gute! 🍀 Liebe Grüße, Dein Lehrer 🤓🇩🇪
Lehrer! Muito obrigada por suas palavras, sempre são de grande incentivo. Devo muito ao senhor, sempre tão dedicado. Muito obrigada 🙏🙏. Liebe Grüße, Manu 😊
Eu to participando do processo da ZAV para ir para alemanha. Mas depois desse video eu fiquei MUITO MUITO MUITO TRISTE. Achei pouco :/
@@yabtt6071provavelmente foi pela falta do Coren. Eles pedem o nada consta do Coren e que pra ter esse documento a pessoa precisa estar com o Coren ativo, pago e sem processos em aberto.
Estou também, mas tudo é experiência
@@emilymota9058as pessoas que escolhem Alemanha para imigrar não vão apenas pelo salário, vão pela qualidade de vida, pela segurança, pelas oportunidades que o Brasil não oferece. Se você ficar apegada somente ao salário continuará no Brasil sem oportunidade de além de conhecer uma nova cultura, ter mais conforto que o Brasil oferece hoje! Aqui pra ganhar “12 mil” tem que trabalhar em pelo menos 2 hospitais, sendo eles muito bom, em contrapartida sem descanso, sem qualidade de vida. Você tem que escolher o seu melhor
Oi gente! Mais um vídeo para atualizar vocês sobre a nossa vida de enfermeiro aqui na Alemanha. Qualquer dúvida, comentários ou até relatos de experiência, podem deixar aqui que teremos o prazer de responder. Abraço! Fiquem com Deus.
Um vídeo sensato e rico em detalhes. Parabéns! Para que fique claro para os que anseiam em vir para Alemanha e trabalhar na área de enfermagem.
Uma lapada seca 😂Ganhou uma inscrita
😅😅 Obrigada
Parabéns pelo vídeo. Explicado com muita clareza. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigada 🙏
Sou Fachkrankenschwester für Psychiatrie e recebo em torno de 6.200 € bruto (vários adicionais) e 4.200 € líquido (vários descontos). Fiz enfermagem na Alemanha.
Há quantos anos você trabalha aqui? Estou falando da realidade de quem chega do ZERO.
@@nascimento92 trabalho desde 2010, mas Este salario recebo desde q conclui o Weiterbildung EM 2023.
@@cristinepetersen4537 Por isso. Esse meu salário de início, agora recebo diferente, foi no início do processo, meu diploma não tinha sido reconhecido. Como falei no vídeo, esse salário se início é esse valor mesmo, para quem chega é difícil trazer família, porque não recebemos como quem se formou aqui, somos Pflegehelfer/in. Mas muito obrigada pela contribuição, em breve eu abordarei depois de 2 anos aqui na Alemanha, como acontece essa progressão salarial.
@@nascimento92 os meus colegas alemäes e eu tbm, achamos uma falta de vergonha na cara do governo alemäo,em pagar um salário täo baixo para enfermeiros altamente quaificados como os brasileiros. Mas o importante é reconhecer o diploma, fazer cursos de especializacäo ou até mesmo trabalhar para uma Zeitarbeitsfirma. Só assim pra ganhar bem :)
Infelizmente sofremos muito ao chegarmos aqui dessa maneira, somos realmente muito humilhados. Sabemos que nenhum começo é fácil, nem no Brasil, nem em nenhum lugar no mundo. Mas é incrível como ainda apioram as situações.
Parabéns pelo conteúdo foi o mais explicadinho que já vi aqui no UA-cam
Muito obrigada 😍😍❤️
Eu trabalhei fora do Brasil, tinha todas as despesas pagas, um mega apartamento, carro, motorista, bônus e no sexto ano estava doído de saudade do Brasil, não dos brasileiros. Gosto do país, mas perdi a crença no povo.
Teu cuuu
Estou na Alemanha agora com documentação ok,meu primeiro trabalho é com limpeza em uma clínica, realmente o salário é bom mais os descontos é de lascar 😅 meu histoi e 5 quanto menor o salário mais descontos tem mais mesmo a sim prefiro trabalhar aqui do que de uber e cabeleireira em São Paulo 😂
Vc é enfermeira?
Sou sim.
Sim verdade! Existem muitos pontos positivos e negativos aqui, mas a questão do poder de compra é algo verdadeiro.
@@nascimento92 Manu, eu estava vendo que para validar o diploma de enfermagem, a faculdade que a pessoa estudou aqui na no Brasil deve ser reconhecida aí na Alemanha. Como faço p saber se a instituição que estudo e reconhecida aí? Estudo na Universidade Anhanguera.
@lohannadias330 Olá Lohanna! Existe sim é Chamada de ANABIN, caso você venha com uma empresa, ela fará isso para você, caso esteja tentando por conta ou queria apenas saber vou deixar aqui o Link 🔗 anabin.kmk.org/anabin.html
Parabéns pelo vídeo foi o melhor que assisti ate agora ❤❤...
Te desejo muito sucesso e que Deus te abençoe muito ❤🌻✨️🙏🏼..
E até agora sem entender porque um canal tão top ta com tao poucos inscritos... essa canal deviria ja ter mais de 1 milhão 🎉✨️🌻🙏🏼🥇
Muito obrigada pelas palavras! De fato gostaria de ter mais inscritos 😅. Mas faz pouco tempo que comecei e também não possuo outra rede social que ajude nesse sentido. Mas fico feliz de poder ajudar e de alguma forma trazer verdade nas informações que trago.
Esquecem que ganham em euro mas o custo de vida também é em euro
Gostei demais de seu vídeo.Vou segui-la a partir de agora.
Emanuelle.. vc chegou e te deram trabalho de enfermeira mesmo sem ter a "Anerkenung"? E vc sabia só o basico do alemão e mesmo assim comseguia trabamhar bem aí?
Cheguei até vc, por um comentário seu, em um vídeo de outra enf aqui no UA-cam, obrigada pelas informações 😘🇩🇪
Obrigada, fico feliz em ajudar!!
Parabéns pelo vídeo, com certeza vai ajudar mta gente.
Sobre a Steuerklasse, uma correção: você começa com classe 1 apenas se for solteira. Caso seja casada, a classe padrão é 4, já de primeira (a menos q haja erro do Finanzamt. Daí pode-se mudar para 3/5 caso prefira.
Qto aos “seguros” q são listados no Abbrechnung, eles podem ser traduzidos como seguros obrigatórios (desemprego, aposentadoria, saúde e cuidado social), e eles são abatidos do imposto de renda.
Boa sorte!
Muito obrigada Marinho😍
@@nascimento92 de nada :)
sobre impostos, há sempre uma confusao grande sobre eles na Alemanha, especialmente de americanos. Existe uma tabela de imposto de renda que mostra os percentuais e a grande maioria das pessoas toma esses percentuais como referencia. Porém, o q pouca gente sabe, é que existe um cálculo complexo onde os seguros obrigatórios sao embutidos dentro do imposto de renda e há outros abates em caso de ter crianca e outros aspectos. Na prática, o imposto acaba sendo cerca de metade do que é divulgado.
Por exemplo, pra galera de TI, é comum considerar 42% como imposto de renda (pela faixa de salário), porém a média na prática fica em torno de 19%, e na soma total, a pessoa recebe cerca de 2/3 do salário na transferência bancária, fora o reembolso ao fim do ano fiscal. Isso fica ainda mais baixo para salários menores. Nesse sentido, na prática a gente paga menos impostos do que paga no Brasil.
Enfim, só dando a dica, já que esse assunto dos impostos é largamente incompreendido, até mesmo por alemaes. Sim, a gente paga impostos, mas nao é tanto quanto parece, e o retorno dos servicos publicos é bom :)
Vc foi muito honesta !
Meu primo é enfermeiro padrão com especialização e uns 15 anos de carreira e ganha um salário adequado, mora bem e vive bem.
❤amei. Continua esse trabalho
Vou continuar sim, obrigada!!
Parte ruim; não tem q mesma autonomia que um enfermeiro no Brasil, o enfermeiro na Alemanha eh nada mais que um técnico. Dois; 16 mil reais na Alemanha não eh um bom salário e vc vive bem modestamente, afinal os gastos em euros são bem mais elevados. Se eu fosse enfermeira eu iria pros States lá sim a enfermagem eh valorizada , além de uma língua mais fácil.
Aline, tudo bem? De certa forma, concordo plenamente. Não defendo de JEITO NENHUM a enfermagem aqui, acho realmente muito inferior a do Brasil, em muitos aspectos. E o salário, nem vou falar, tá aí.
Você confundiu cidade com Estado. Bad Württenberg, é um Estado, a capital é Stuttgart.
Verdade Selma 😂, já me corrigiram. Obrigada.
Muito obrigada 🎉
Hallo!! Encontrei seu canal, estou estudando alemão e quem sabe chego por aí, surgiu uma dúvida, sou técnico de necropsia aqui no Brasil e professor de Química, vive tem algum material sobre como posso chegar na Alemanha em algum desses cargos ou buscando essas ocupações?
Olá Eduardo! Sei que a área de Química aqui é boa. Olha, material eu não tenho. No entanto, o caminho a seguir é estudar alemão, não tem pra onde correr. Talvez um mestrado, se souber inglês, aqui existem muitas portas para mestrado e doutorado, mas precisa no mínimo do inglês.
Parabéns pelo vídeo esclarecedor! Gostaria de saber se posso transferir o curso pra terminar na Alemanha. Estou no 5 semestre de Enfermagem
Tudo que eu precisava saber 😊
Obrigado
Entao estou pensando em ir pra Alemanha como enfermeira. Vc indica? Qual seu conselho sincero?
Video muito bom, Parabéns!
Vc foi por qual empresa?? Pela zav ?
Tem benefícios ou é só o salario? Dão almoço?
Emanuele eu sou tec. de enfermagem ... tem área pra trabalho aí tbm?
Olá, Nina! Sim, com certeza! Inclusive, se você se dedicar por até validar seu diploma aqui e conseguir ser enfermeira plena aqui na Alemanha.
@@nascimento92Olá poderia falar mais sobre 😊
Posso falar sobre isso sim, é um tema bom. 😍
@@nascimento92uma técnica consegue ser enfermeira aí, sem a graduação 😮??????? Não entendi
Consegue sim, meu marido é Técnico de enfermagem e estamos no processo para ele também. Isso pode ser um ótimo vídeo para quem estar querendo vir para a Alemanha.
Necessária ❤
Mas é enfermeira padrão ou cuidadora de idosos. As funções de graduação “superior” são diferentes na Alemanha o sistema de educação é estranho pessoas que não vão bem não conseguem acessar faculdades e vão automaticamente pra um curso técnico. 3 mil euros não é suficiente pra uma vida legal.
Isso é uma verdade. Existem MUITOS pontos positivos aqui, e também inúmeros negativos. Como sempre falo, vai depender muito do seu objetivo de vida. De fato, uma família não consegue viver folgado com 3 mil €. Mas também sabemos que no mundo é difícil e onde formos veremos problemas, seja financeiro, de segurança, ou saúde. Precisamos colocar tudo na balança.
Muito bom mesmo ❤
Oiê! Você já sabia o idioma alemão ou tinha base de inglês quando foi pra Alemanha? Obrigada! :)
Oiê! Sim, nós tivemos um curso de alemão até o nível B2 no Brasil. Vou falar um pouco em um vídeo como funcionam essas aulas. Pode deixar. 😍
@@nascimento92 🥰😘
Qual a carga horária na Alemanha? Tem possibilidade de trabalhar em 2 empregos ?
Olá Gabriella, a carga horária aqui é bem diferente do Brasil. Porém TEORICAMENTE trabalhamos 38,5h semanais, porém não se engane, isso é muito TEÓRICO. GERALMENTE trabalhamos mais. Vou trazer um vídeo explicando sobre isso, é meio chatinho. Sobre ter dois trabalhos, é possível sim, masssss não recomendo, é EXTREMAMENTE cansativo, mas existe sim.
Prefiro o Canadá 45 dólares canadenses por hora.
Depois de validar o diploma qual o salário?
Danke schön
Voce foi por conta propria ???
Ou por essa empresas que fazem a intermediacao ???
Se sim qual ???
A e tbm a probabilidade de se trabalhar em ambulância ai ?
Fiz um vídeo justamente sobre isso. Vou te mandar o link
ua-cam.com/video/NuhKQac4sG0/v-deo.html Nesse vídeo eu falo qual a empresa e como foi meu processo
Esse salario recebe por quantos meses? 10 meses?
OIEEE, MANU...E O SEU MARIDO?TEM ALGUM TRABALHO ESPECIALIZADO OU TRABALHA EM ALGO SEM FORMAÇÃO??SABE QUAL A MÉDIA DO SALÁRIO PARA TRABALHOS COMUNS/SEM FORMAÇÃO?
Olá,Fabiana! Ele está trabalhando sim, porém não está ainda na área, ele é técnico de enfermagem, então estamos em busca dessa entrada nele no mercado também. Sobre salários, aqui na região que moro, a média de um salário de MINIJOB geralmente é de 520€, e Teilzeit (meio período) é de 1200€, porém no Teilzeit existem os descontos dos impostos, já no MiniJob não.
esse salário é referente a quantas horas trabalhadas?
Teoricamente trabalhamos 38,5h semanais, mas isso é uma ilusão, não funciona assim, apenas no papel. Farei um vídeo falando sobre isso.
Muito bom Manu! Muito claro e objetivo 👍🏼
Muito obrigada!!
O que faz uma enfermeira uti
Será que a diferença de salário entre homem e mulher não tem relação com o tipo de trabalho extra (como usar a força muscular) pelos homens. Penso que quem é mais forte e usa a força, também come mais e em geral morre mais cedo também, de modo a justificar a diferença.
Na verdade eu acredito que seja algo mais relacionado aos direitos que a mulher tem devido ao tempo de licença e também em relação a direitos de faltar por conta de filho e tudo mais. Acredito que seja mais por esse motivo, que por outro lado o dinheiro vem "descontado". Porém, acredito que na enfermagem não é tão forte como em outras profissões.
Vc foi por qual empresa? Estou com receio de algumas
ua-cam.com/video/dlMRUgJBcuo/v-deo.html Gravei esse vídeo explicando melhor.
Indo pra Hamburgo c o b1 na verdade
Bruto de 2500 pra líquido de 1600 é muito desconto, fora que o custo de vida é muito alto.
Olá, Maurício! Sim, o meu intuito é tentar mostrar a realidade mais próximo possível. Mas no geral, esse é o valor aproximado, pelo menos até que você consiga validar o diploma.
Seguro desemprego, seguro de doença, seguro de cuidados, contribuição para aposentadoria e imposto. Tudo isso está sendo deduzido do salário e não só “imposto” como muitos pregam. No Brasil paga-se e nem sabem o q, recebe-se pouco ou nada em troca. Fora a fortuna em plano de saúde. Então o muito e o pouco é relativo.
@@mberfolgreich Concordo com você. O que não gosto aqui desses descontos é que muitas vezes quando precisamos, como um imprevisto que aconteceu comigo, esses seguros todos não se responsabilizam. Então sempre temos que fazer seguro para tudo aqui no país, algo que por um lado pode ser bom, mas por outro vejo que ficamos nessa dependência eterna, inclusive da questão da aposentadoria que em qualquer lugar do mundo, aqui também é ilusão você contribuir. Mas isso é uma cosmovisão de cada pessoa, da sua própria realidade de vida.
Além disso, talvez seja pouco sim para quem vem com a família, ainda mais para pedir reunião familiar, tenho casos reais de pessoas que o escritório de Imigração bateu de frente dizendo que não tinha como manter a família, e foi uma confusão para conseguir "negociar" a permanência da família aqui. Tenho conversado com muitas famílias que vivem aqui há mais de 30 anos, e todos falam que um salário já não é mais suficiente como antes, ainda mais quando se trás família. Mas novamente é como falo, cada pessoa tem uma história, tem uma experiência e uma necessidade.
@@nascimento92 é tem que ver direitinho o que casa seguro cobre e trocar para aquele que for mais conveniente. Super chato né, certas surpresas. Mas às vezes tb podemos nos surpreender, certa vez sofri um acidente na Turquia e a TK me ressarciu grande parte do que paguei no hospital privado (infelizmente fui levada pra lá) o detalhe é que eles não cobrem a Turquia com esse cartão normal que temos da KK. Teria que ser solicitado previamente um cartão específico para lá bla bla, então fiquei bem surpresa e satisfeita hahahaha tentei naquela né, vai que.
Quanto vc ganha liquido hoje em dia?
Uma pena é o limite de idade para a imigracao que é de 35 anos.
Olá, Alexandre! Olha, segundo minha humilde experiência, isso é um equívoco. Na verdade eles contratam pessoas até além dessa idade, conheço pessoas que vieram com 40, 42 e estão trabalhando no mesmo hospital que eu. É uma questão de estratégia e vai contar muito se você correr atrás da língua, acredito que esse ponto da língua é o principal ponto para as portas se abrirem aqui.
Eu tenho 37 anos e vou em 2025, so n vou agora porque meu Diploma n saiu.
Baden Württemberg é um estado.
Isso! Eu errei 😅
Oi bom dia como faço para mim escrever?
Em primeiro lugar aprende a escrever português corretamente. Depois pensa nas outras coisas
O poder de compra de 3 mil euros é semelhante a uma pessoa que ganha 3 mil reais precisam de duas pessoas trabalhando.
Em alguns países da Europa 3000 é um salário muito bom e não se comprara em nada com 3000 reais no Brasil. Aqui na França vc vive decentemente com 3000 euros, ja vivi na Holanda também. (alguns exemplos, mercado q vc paga 1000 reais no Brasil, aqui é 200 euros, 1 iPhone 10.000 reais aqui é 500 euros, um carro 120.000 reais, aqui é 25.000 e por aí vai) poder de compra muito maior, viajo pro Brasil todos os anos e vejo muito essa diferença, jamais poderia fazer no Brasil com 3000 reais o que faço aqui com 3000 euros. Fora a parte social que é muito forte, saúde e educação até universidade vc não paga nada pra toda a família, tem bolsas de estudos e ajudas para basicamente tudo. Então sobra muito mais dinheiro pra vc viajar e ter uma ótima qualidade de vida. Claro que não vivemos no luxo, mas eu e meu marido trabalhando, filhos na universidade não passamos perrengue. Conquistamos imóveis aqui e no Brasil, temos aplicações no Brasil e assim que ele se aposentar voltaremos.
@@MrDenisedora você também trabalha como enfermeira?
@@deborahmaciel2248 sim, sou enfermeira nefrologista.
Não dá para comparar, com 3 mil não conseguimos pagar aluguel, comprar um carro novo, e ainda colocar gasolina, passear ou a questão é que mentem dizendo que você vive muito bem com esse salário e ainda sustenta a família, aí sim é mentira.
@@nascimento92 talvez na Alemanha não dê mesmo, parece que o custo de vida aí é mais alto, aqui na França não paguei aluguei, meu marido ja tinha casa, tenho 3 filhos, 2 já na universidade, aqui o governo te ajuda se necessário, pagam sua passagem aérea para férias ou hospedagem, não paguei escola ou saúde para meus filhos, 2 vezes por ano viajávamos a família toda, Miami, Califórnia, Disney, Brasil, cruzeiros, varios países da Europa, etc. Meu salário era 3000 euros e o do meu marido um pouco mais do que isso. Tive uma vida confortável. Trabalhei no Brasil por 13 anos em 2 hospitais, e não conseguia fazer nem a metade do que fiz aqui com o meu duplo salário em reais e também não pagava aluguel lá. Já faz bastante tempo que estou aqui, meu salário já aumentou e não tenho mais 3 filhos pra sustentar, meu marido já esta se preparando pra aposentar. Talvez no passado fosse mais fácil que agora, mas conseguíamos nos virar bem com nosso salário.
Olá Manu, saberia me dizer sobre a área de Terapia Ocupacional? Meu diploma é de Portugal, precisa de validação? Parabéns pelo vídeo ♡
Olá Laura, infelizmente eu não sei ao certo como funciona o processo de validação, mas já vi sim pessoas nessa área no hospital que trabalho. Então acredito que vale a pena dar uma pesquisada.
Compensa fazer hora extra ?
Olá Jean, acredito que nem sempre é compensador devido ao cansaço. O valor também não é essas coisas todas, mas acho que dá para fazer por um tempo juntar um dinheiro e depois parar. Nesse caso eu acho aqui bem flexível para isso.
É possível trabalhar em dois hospitais, assim como fazemos no Brasil?
Olá Zeneide. Olha, eu já vi pessoas que trabalham em dois, porém é muito raro. O que eu vejo mais é uma pessoa que trabalha em tempo integral em um hospital e se disponibiliza para fazer hora extra no mesmo hospital. Então a pessoa ganha um bom dinheiro extra. Mas eu, particularmente, não recomendo, pelo menos para o início, pois é muito cansativo, não só o trabalho físico, mas o mental de compreender a língua e isso exige muito da pessoa.
Com um salário de 12 mil reais se vive melhor no Brasil.
Concordo c vc
Mas no Brasil um enfermeiro não ganha isso! Logo não dá para converter.
Melhor se vive na Europa com 3 mil euros do que no Brasil com 3 mil reais. A comparação se dá assim.
@cecilia_soul Concordo com você Cecília, não tem como comparar o poder de compra.
Nao se vive no Brasil. Tem ideia deturpada da realidade , com 3 mil euros na Alemanha vives 3 mil vezes melhor que no Brasil em todos os aspetos. Segurança, qualidade de vida , desvalorização da moeda , falta de infraestrutura , burocracia, mentalidade. Anos luz , nem com 50 mil reais no Brasil é bom! Viver no medo e na falta de condições diarias em tudo para onde se vá.
Vc foi com agência? Melhor ir por agências ou tirar cidadania e tentar validar diploma sozinho? Minhas avós eram alemã, estava pensando em ir atrás da cidadania.
Oi Camila! Gravei esse vídeo para explicar melhor ua-cam.com/video/dlMRUgJBcuo/v-deo.html
Ó lapada seca kkkkkkkkk mas ainda vale muito apena
Sim, claro! Mas preciso falar a verdade né 😅
Ganha 16 e gasta 9 pra morar , no final é a mesma bosta
Alexandre, infelizmente o custo de moradia aqui é realmente alto, mas como os outros custos como: alimentação, transporte, educação, lazer, entre outros, são mais acessíveis, e conseguimos ter um poder de compra bem interessante aqui. Vale a pena contar com esse outro lado também.
Dízimo obrigatório kkkkkkkk não fala isso que Malafaia muda pra aí kkkkk
NAO VALE a PENA este salario. Melhor trabalhar em Zurick .
Transformando o euro em real é mais de 20 mil 😂
@@rrribeiro5283 Sim, a pessoa pensa logo que vai ficar rica. Pode ter certeza, NÃO! Você precisa viver aqui, e viver na Alemanha não é baratinho também não, ainda mais dependendo da região que você viva, se tem esposo, filhos.... Infelizmente as pessoas se iludem.