Desde criança eu ouço o mantra "use na descida a mesma marcha que você usaria na subida". É correto, mas nem sempre é fácil imaginar durante a descida, qual marcha seria usada na subida. Um outro método que funciona é reduzir as marchas até que o carro mantenha uma velocidade confortável e segura, com o motor em rotação razoável, sem precisar frear constantemente. Essa será a marcha ideal para a descida.
Os câmbios automáticos atuais já são capazes de gerenciar e aplicar a marcha correta dependendo de onde o carro se encontra e o que motorista deseja. Os câmbios antigos que possuíam D1 D2, se deixasse em D o carro desembestava ladeira abaixo. Os câmbios de hoje mesmo em D, sem o pé no acelerador ou no freio, ele mantém uma velocidade adequada, sem precisar colocar em modo manual. Se quiser um pouco mais de velocidade, um leve toque no acelerador para ele subir uma marcha. Evoluiu muito comparado com os câmbios mais antigos.
Mesmo assim, em uma descida íngreme, que foi o caso que ele falou, tem de se usar a opção manual. Seja ela D1, D2, D3... ou a L para controlar qual seria a marcha melhor. Os câmbios automáticos, mesmo modernos mantém ou até reduzem em leves declives, mas muitas vezes não são capazes de identificar sozinhos que a descida é longa demais.
Essa é a limitação dos automáticos. Não identificam nada que vem pela frente e nem a intenção do motorista para os próximos 100 metros. Por isso câmbio manual na mão de quem sabe usar é mais ágil e eficiente.
Nova Strada CVT, passo para o modo manual, na descida de serra e na lama, assim vc assegura a segurança no declive, e a força na lama, se segue em paz.
No meu Fit, eu uso o modo "sport" que disponibiliza as marchas à sua escolha e resolve a situação! Eu a uso quando desço, por exemplo, na Serra das Araras no Rio de Janeiro e funciona muito bem!
Perfeito, sem correr o risco de engrenar uma marcha errada, vi aqui nos comentários alguns dizendo para usar o. L .... imagina o cara jogar no L a 80 por hora...
@@moisessouza8213 o giro só vai ficar um pouco mais alto, o que é bom. O freio motor fica mais eficiente e você praticamente não vai precisar pisar no freio. Na mesma Serra das Araras que o colega aí de cima citou (que aliás tem uma paisagem lindíssima), eu procuro escolher uma marcha que o carro não ganhe velocidade e eu não precise ficar com o pé no freio. No meu carro anterior, dependendo da velocidade (que lá é limitada em 40 km/h), eu desço em 3ª ou 4ª. Mas tem hora que tem que botar 5ª, porque a 4ª segura demais. Eu faço a serra quase toda sem pisar no freio e sem exceder os 40 km/h. E dependendo da velocidade, ele não deixa nem reduzir. L é de Low, não necessariamente 1ª marcha.
@@geovanestampini5448 nunca. Mas já vi muito caminhão tombado porque o cara desceu rápido demais cutucando o freio, aí o freio esquentou, ficou sem freio e tombou sendo saqueado.
Acho que pouca gente entende a força e a importância do freio motor. Além de poupar enormemente o sistema de freio, é muito mais seguro e eficiente reduzir a velocidade com o freio motor. Freio mesmo é praticamente só para parar o veículo em velocidades baixas
Se o carro tiver a opção SPORT (mantém gjros mais elevados para as trocas de marcha), pode-se usar essa função para subidas e descidas íngremes. Vai facilitar o trabalho da transmissão na subida e aumentar a eficiência do freio motor na descida. É que muitos só conhecem D, N e P. O desconhecimento dos recursos das caixas automáticas pode levar a sérios acidentes. Inclusive fatais.
Muitos só conhecem P, R e D, sendo que o P é só porque o carro obriga a usar. Se não fosse obrigado, os preguiçosos até estacionariam e dariam partida em D.
Eu tenho uma Pajero automática e começo a descida da imigrantes de SP até o final da serra com piloto automático em 80 e 3a no modo manual e não trisco o pé no freio até lá embaixo em trajeto sem trânsito. Economia de combustível, freios e dinheiro por não tomar multa kkk
Essas dicas sobre condução segura de maneira simples e objetiva que o Boris passa são ótimas! Essa do uso do freio motor em carros automáticos sempre me deixou curioso! Ótimo trabalho do cana!
Parabéns Boris, admiro muito o seu trabalho. Motoristas e mecânicos devem assistir os seus vídeos, pois você explica tudo com muita clareza, segurança e não deixa a menor dúvida no que foi ensinado.
No carro automático já é usado freio motor o tempo todo, assim que tira o pé do acelerador .Agora vc pode colocar no modo sport do seu veículo pra ficar mais eficiente ainda.
Alguns automáticos não têm a opção de troca nas aletas ou no próprio câmbio. Apenas D P N R e S (super) que é tipo um turbo. Nesses carros o freio motor é acionado na posição D quando tira o pé do acelerador ou na S
É tem que ter muita noção do q está fazendo porque se o cara faz uma redução errada pra marcha errada e para de uma vez o cara q tá atrás a mil por hora não vê sua luz de freio acesa e adeus sua traseira
Bem lembrado. Muitos desconhecem o correto uso das marchas e o que mais vejo é o desnecessário pisca pisca de luz de freio nas serras. Já aconteceu de eu usar freio motor e passageiro me questionar sobre o barulho do motor, pois na cabeça dele eu estava forçando o carro ao invés de poupá-lo.
Força tão pouco que uma vez descendo a serra no RS chegou a esfriar o motor. O ponteiro da temperatura foi parar quase na área azul. Não deixei esfriar mais porque suspeitei que o desgaste seria maior girando frio.
Isso mesmo Boris, sou motorista carreteiro e o procedimento de descida de serra é esse mesmo reduzir a marcha até a rotação correta do do motor e descer e sempre utilizar o câmbio pra reduzir a velocidade.
Caramba. Nunca tinha dirigido um carro automático, fiquei na dúvida quando fui descer uma serra. Mas quando comecei a segurar o carro no freio, com poucos segundos descendo o carro automaticamente começou a reduzir mesmo com a alavanca em D.
Adorei as dicas, mas fiquei com uma dúvida: tenho um Fox que indica a marcha correta. Na descida, normalmente aparece até a 5a. marcha. Então, devo reduzir para 3a.? Muito obrigada
Boris, você sabe que os câmbios modernos não mais possuem posição L3,L2, L1 ou 3, 2 , 1, etc. Eles freiam o motor por "entenderem" a redução de velocidade resultante do avivamento do freio e baixam a marcha, so voltando a subir marcha quando o acelerador é acionado. Você poderia comentar sobre isso,? Obrigado.
Excelente colocação! E o pior é que nem é tão moderno assim: minha BMW 325iA 1994 já fazia isso: tira o pé na descida e ela não trocava a marcha, esticando a que estava e freando com o motor. lógico que quando o motor chegava em uma determinada rotação, ela trocava a marcha pra proteger o motor. se não me engano era por volta dos 5.500 rpm, um pouca antes do limite de 6000-6300 (a limitação da marcha variava de acordo com a temperatura do motor)
O uso do chamado freio motor é muito importante, essencial eu diria, mas praticamente isso aí não é ensinado nos CFC's quando na verdade deveria haver aula prática de uso desse recurso!
Sr Boris tinha um Monza automático há muitos anos e fui descer para a praia, e o freio acabou !! Imagina ? Rodei, mas graças a Deus estou aqui para contar a história !! Parabéns pela dica ! Agora estou em um one paddle !! Kkk
@@devgoliveira Olá pessoal . No caso do CVT não tenho certeza absoluta, porém nós câmbios tradicionais o modo L ( LOW ) é. uma marcha muito reduzida , geralmente só a primeira marcha , sendo arriscado passar para essa marcha com o carro numa velocidade já um pouco elevada. UMA boa opção é usar o modo S. ( sport ). , que o câmbio reduz a marcha de forma segura ,sem perigo para transmissão.
Olá sou Francisco A F Neto, Mococa SP, talvez minha pergunta não faz muito sentido, tenho uma Spin 2018 câmbio automático, ouço muito sobre freio motor e sei a sua importância, minha pergunta é: posso passar da posição automática para manual com o carro em movimento? Obrigado pela atenção.
Olá... Mas tendo em vista o preço das peças e da manutenção, não é melhor desgastar os freios e poupar o motor? Ou a utilização do freio motor não gera nenhum desgaste no mesmo a médio ou longo prazo? Se alguém puder responder eu agradeço, sou motorista de app e dirijo um versa 1.6 com câmbio CVT... Abraço 👍🏼
De fato há um desgaste, embora pequeno. Nos carros com cambio manual chama-se engate, é quando é colocada uma marcha menor para segurar o carro; no cambio automático e no CVT é a mesma ação, colocar uma marcha menor para segurar o carro e obviamente há um desgaste. O maior desgaste neste caso se dá no cambio CVT porque a correia e as polias trabalham com grande esforço de fricção, daí que as trocas de óleo nos carros com cambio CVT devem seguir a risca as orientações do manual do fabricante. Mas cuidado, tem manual de Fabricante de carro automático e de CVT que não recomenda a troca do óleo, neste caso o melhor é procurar uma oficina especializada nesses tipos de cambio.
Boris eu uso o freio motor no meu city, mas nele tenho 2 opções, o Sport ou Low, posso usar o Low para descer a imigrantes por exemplo em conjunto com o piloto automático para manter os 80Km permitidos?
oi boris , me oriente , nos modelos de carros 2022 com câmbio automático , existe algum sistema de proteção para o câmbio ? ou seja , se está no drive e quiser colocar na reduzida , 3,2,1 , é possível com o carro em movimento ou tem que primeiro reduzir a velocidade a zero primeiro ? , no caso de mudança de N para Drive , qual é o rpm máximo do motor para não danificar o câmbio automático ? De quantos em quantos mil km em média é recomendo trocar o fluido Atf do câmbio automático ? Grato pela atenção e boa noite
Bom tenho um accord 1992, e sim um sistema antigo de 4 M........ ele tem as posições 1 , 2 D3 e D4 e se deixar em D4 ele vai embora rsrs tenho que ajudar meu Sr.Japa
E o cvt do Versa por ex que nao so tem o "L" de reduzida e nao tem troca sequencial e eu quiser descer a 60kmph que seria compativel com uma segunda marcha ou terceira? Tenho necessariamente que descer no "L" em primeira? Ai nao vai passar de 40kmph
Mudando de assunto... Tá na hora de fazer uma série mostrando os carros dessa garagem. Abraço!
APOIADO!! HA MUITO TAMBEM ESTOU CURIOSO EM VER ESSES CARROS .....QUE VENHA UMA SERIE.
Concordo plenamente!
eu queria ter alguma dessas maquinas dele também...
boa!
Que carro e esse aí ? Qual mercedes?
Desde criança eu ouço o mantra "use na descida a mesma marcha que você usaria na subida". É correto, mas nem sempre é fácil imaginar durante a descida, qual marcha seria usada na subida. Um outro método que funciona é reduzir as marchas até que o carro mantenha uma velocidade confortável e segura, com o motor em rotação razoável, sem precisar frear constantemente. Essa será a marcha ideal para a descida.
Os câmbios automáticos atuais já são capazes de gerenciar e aplicar a marcha correta dependendo de onde o carro se encontra e o que motorista deseja. Os câmbios antigos que possuíam D1 D2, se deixasse em D o carro desembestava ladeira abaixo. Os câmbios de hoje mesmo em D, sem o pé no acelerador ou no freio, ele mantém uma velocidade adequada, sem precisar colocar em modo manual. Se quiser um pouco mais de velocidade, um leve toque no acelerador para ele subir uma marcha. Evoluiu muito comparado com os câmbios mais antigos.
Mesmo assim, em uma descida íngreme, que foi o caso que ele falou, tem de se usar a opção manual. Seja ela D1, D2, D3... ou a L para controlar qual seria a marcha melhor. Os câmbios automáticos, mesmo modernos mantém ou até reduzem em leves declives, mas muitas vezes não são capazes de identificar sozinhos que a descida é longa demais.
Essa é a limitação dos automáticos. Não identificam nada que vem pela frente e nem a intenção do motorista para os próximos 100 metros. Por isso câmbio manual na mão de quem sabe usar é mais ágil e eficiente.
Vai nessa, quero ver descer a Serra de Ubatuba no D.
@@rgbMarcio Uma boa opção é jogar no Spot ( s ) que o câmbio reduz a marcha sem o perigoso de engrenar uma marcha errada.
oh Boris, mostra aí os carrões nessa garagem aí? essa é a minha maior curiosidade no momento! rsrsrsrsrsrs
Este menino sabe das coisas, imagino quando crescer...kkkkk. Maravilha suas dicas, muito obrigado e que Deus te ilumine e abençoe sempre!
Nova Strada CVT, passo para o modo manual, na descida de serra e na lama, assim vc assegura a segurança no declive, e a força na lama, se segue em paz.
O problema é em carros automáticos que não oferecem a opção de marcha mais lenta, apenas o D, o R, o N e o P
Não é um carro
@@jcdcx não seja indelicado.
O meu também só tem essas opções e é um ótimo carro.
@@eliseurossi7401 ser ótimo e saber o que é adequado ter é outra coisa..delicadinho
Nunca vi um carro automático que só tenha P, R, N e D.
Qual seria o carro?
No meu Fit, eu uso o modo "sport" que disponibiliza as marchas à sua escolha e resolve a situação! Eu a uso quando desço, por exemplo, na Serra das Araras no Rio de Janeiro e funciona muito bem!
Perfeito, sem correr o risco de engrenar uma marcha errada, vi aqui nos comentários alguns dizendo para usar o. L .... imagina o cara jogar no L a 80 por hora...
@@moisessouza8213 o giro só vai ficar um pouco mais alto, o que é bom. O freio motor fica mais eficiente e você praticamente não vai precisar pisar no freio. Na mesma Serra das Araras que o colega aí de cima citou (que aliás tem uma paisagem lindíssima), eu procuro escolher uma marcha que o carro não ganhe velocidade e eu não precise ficar com o pé no freio. No meu carro anterior, dependendo da velocidade (que lá é limitada em 40 km/h), eu desço em 3ª ou 4ª. Mas tem hora que tem que botar 5ª, porque a 4ª segura demais. Eu faço a serra quase toda sem pisar no freio e sem exceder os 40 km/h. E dependendo da velocidade, ele não deixa nem reduzir. L é de Low, não necessariamente 1ª marcha.
@@abranco4523 um "-" na alavanca também resolve.
Já foi roubado descendo essa serra????
@@geovanestampini5448 nunca. Mas já vi muito caminhão tombado porque o cara desceu rápido demais cutucando o freio, aí o freio esquentou, ficou sem freio e tombou sendo saqueado.
Muito bom! E no caso do CVT ?
Acho que pouca gente entende a força e a importância do freio motor. Além de poupar enormemente o sistema de freio, é muito mais seguro e eficiente reduzir a velocidade com o freio motor.
Freio mesmo é praticamente só para parar o veículo em velocidades baixas
Ou emergências.
Eu uso. É descer a serra da Osvaldo Cruz TAUBATÉ UBATUBA 😂😂😂👍🏻👍🏻
Sensacional a dica!
Várias pessoas que tem carro automático não sabem dessa informação!!!
Se o carro tiver a opção SPORT (mantém gjros mais elevados para as trocas de marcha), pode-se usar essa função para subidas e descidas íngremes.
Vai facilitar o trabalho da transmissão na subida e aumentar a eficiência do freio motor na descida.
É que muitos só conhecem D, N e P.
O desconhecimento dos recursos das caixas automáticas pode levar a sérios acidentes.
Inclusive fatais.
Muitos só conhecem P, R e D, sendo que o P é só porque o carro obriga a usar. Se não fosse obrigado, os preguiçosos até estacionariam e dariam partida em D.
Eu tenho uma Pajero automática e começo a descida da imigrantes de SP até o final da serra com piloto automático em 80 e 3a no modo manual e não trisco o pé no freio até lá embaixo em trajeto sem trânsito. Economia de combustível, freios e dinheiro por não tomar multa kkk
Essas dicas sobre condução segura de maneira simples e objetiva que o Boris passa são ótimas! Essa do uso do freio motor em carros automáticos sempre me deixou curioso! Ótimo trabalho do cana!
Parabéns Boris, admiro
muito o seu trabalho. Motoristas e mecânicos devem assistir os seus vídeos, pois você explica tudo com muita clareza, segurança e não deixa a menor dúvida no que foi ensinado.
No carro automático já é usado freio motor o tempo todo, assim que tira o pé do acelerador .Agora vc pode colocar no modo sport do seu veículo pra ficar mais eficiente ainda.
Aí vc me bugou! Então não tem necessidade em fazer estas trocas de marchas?
Alguns automáticos não têm a opção de troca nas aletas ou no próprio câmbio. Apenas D P N R e S (super) que é tipo um turbo. Nesses carros o freio motor é acionado na posição D quando tira o pé do acelerador ou na S
@@christiannyjf S significa sport ou modo esportivo onde as marchas são trocadas com rotação maior
Excelente dicas, ainda mais para nós, os novos condutores 👏🏻
Wagner Rio de Janeiro, na descida de serra sempre em quarta macha o carro ficar mas seguro.
Alem do que o boris falou,economiza bastante o combustível
*Obrigado Senhor Burns SimpsoNs!*
Meu brother eu curto muito seus vídeos e esse foi de muito bom proveito
Fico feliz em saber
Séc.xx1 e tem gente que desconheçe esse procedimento freio motor. Existem motoristas e motoristas. Essa é a grande diferença!
O que eu vejo de nego acelerando e freiando.
Cada vez vai ter mais que desconhece. Os carros automáticos são a festa dos preguiçosos.
É tem que ter muita noção do q está fazendo porque se o cara faz uma redução errada pra marcha errada e para de uma vez o cara q tá atrás a mil por hora não vê sua luz de freio acesa e adeus sua traseira
Parabéns Bori sempre,de muito bom suas explicações para melhor nosso conhecimento em dirigir.
Bem lembrado. Muitos desconhecem o correto uso das marchas e o que mais vejo é o desnecessário pisca pisca de luz de freio nas serras. Já aconteceu de eu usar freio motor e passageiro me questionar sobre o barulho do motor, pois na cabeça dele eu estava forçando o carro ao invés de poupá-lo.
Força tão pouco que uma vez descendo a serra no RS chegou a esfriar o motor. O ponteiro da temperatura foi parar quase na área azul. Não deixei esfriar mais porque suspeitei que o desgaste seria maior girando frio.
Em Serra eu gosto de descer em manual e trocando marchas nas borboletas.
Isso mesmo Boris, sou motorista carreteiro e o procedimento de descida de serra é esse mesmo reduzir a marcha até a rotação correta do do motor e descer e sempre utilizar o câmbio pra reduzir a velocidade.
Aí eu respeito!!! Conhece!
Mesmo sabendo de algumas coisas relacionadas a condução de veículos, e sempre bom ver e ouvir o que Boris posta!
Perdi o freio do meu modesto Corsa Classic descendo da Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí e tive que aprender a usar o freio motor na hora 😅
essa alfa tem o interior lindo demias com o cambio a mão do motorista!
Caramba. Nunca tinha dirigido um carro automático, fiquei na dúvida quando fui descer uma serra. Mas quando comecei a segurar o carro no freio, com poucos segundos descendo o carro automaticamente começou a reduzir mesmo com a alavanca em D.
Olá senhor Boris; Além da frenagem também pode haver redução o consumo devido leitura da injeção pela redução da rotação?
São Paulo Belenzinho Boriz continue assim vc me lembra às falas do Expedito Marazzi 👨🏻🔬sabia tudo
Boris vc é um conhecedor nato brigado pela informação
Gostei i muito Bores você é você i você mesmo Parabéns muito bem esplicado o vídeo você tá dando cada aula pra milhares de pessoas.
Gostei da dica de usar a mesma marcha da subida.
O meu Corolla 2009 quando piso no freio a rotação aumenta segurando o carro.mas dependendo da descida Paso pra 3a ou 2a marcha.
Legal.
Campinas -- SP 03/04/22
Adorei as dicas, mas fiquei com uma dúvida: tenho um Fox que indica a marcha correta. Na descida, normalmente aparece até a 5a. marcha. Então, devo reduzir para 3a.? Muito obrigada
Eu sempre uso
Caraca, que dica matadora! Muito bom.
Boris vc vai para Band ....se Deus quiser
Nós câmbios CVt não deixa reduzir apenas no tempo que ele acha
BORIS ESSA CAIXA DE MUDANCA É ANTIGA ,.E NAS NOVAS QUE NAO TEM 1,2,3 EU GERALMENTE COLOCO NO. MODO S ESTA CORRETO ? ISSO NO MEU HONDA FIT , ABRACO
Kkkkkkk que ótima dica só vejo novidades com Boris kkkkkkkk
Boris, você sabe que os câmbios modernos não mais possuem posição L3,L2, L1 ou 3, 2 , 1, etc. Eles freiam o motor por "entenderem" a redução de velocidade resultante do avivamento do freio e baixam a marcha, so voltando a subir marcha quando o acelerador é acionado. Você poderia comentar sobre isso,? Obrigado.
Excelente colocação! E o pior é que nem é tão moderno assim: minha BMW 325iA 1994 já fazia isso: tira o pé na descida e ela não trocava a marcha, esticando a que estava e freando com o motor. lógico que quando o motor chegava em uma determinada rotação, ela trocava a marcha pra proteger o motor. se não me engano era por volta dos 5.500 rpm, um pouca antes do limite de 6000-6300 (a limitação da marcha variava de acordo com a temperatura do motor)
Não sabia disso no automático, gostei da dica 👍👍
O uso do chamado freio motor é muito importante, essencial eu diria, mas praticamente isso aí não é ensinado nos CFC's quando na verdade deveria haver aula prática de uso desse recurso!
Coroa, tu é fodaaaaa!!!!
Isso mesmo gostei
Tenho uma Spin automática que nao dispõe das reduzidas. Devo delecionar o cambio manual, então? Obrigado pelas dicas!
Sr Boris tinha um Monza automático há muitos anos e fui descer para a praia, e o freio acabou !!
Imagina ?
Rodei, mas graças a Deus estou aqui para contar a história !!
Parabéns pela dica !
Agora estou em um one paddle !!
Kkk
Que bom que no fim deu tudo certo!
Excelente Boris, porém meu carro tem transmissão automática tipo CVT e não possui a função numeral mostrada no vídeo, e aí?
Tem sim, seria vc desligar o overdrive que no Sentra fica em baixo do botão principal do câmbio ou usar o câmbio na posição L
@@devgoliveira Olá pessoal . No caso do CVT não tenho certeza absoluta, porém nós câmbios tradicionais o modo L ( LOW ) é. uma marcha muito reduzida , geralmente só a primeira marcha , sendo arriscado passar para essa marcha com o carro numa velocidade já um pouco elevada. UMA boa opção é usar o modo S. ( sport ). , que o câmbio reduz a marcha de forma segura ,sem perigo para transmissão.
Muitos saberiam agora o que é freio motor. Valeu Boris
Manja muito parabéns.
Muito obrigado 😊
Valeu pela mensagem
Boa noite atodos
Explicou mt bem parabéns
Olá sou Francisco A F Neto, Mococa SP, talvez minha pergunta não faz muito sentido, tenho uma Spin 2018 câmbio automático, ouço muito sobre freio motor e sei a sua importância, minha pergunta é: posso passar da posição automática para manual com o carro em movimento? Obrigado pela atenção.
Olá... Mas tendo em vista o preço das peças e da manutenção, não é melhor desgastar os freios e poupar o motor? Ou a utilização do freio motor não gera nenhum desgaste no mesmo a médio ou longo prazo? Se alguém puder responder eu agradeço, sou motorista de app e dirijo um versa 1.6 com câmbio CVT... Abraço 👍🏼
De fato há um desgaste, embora pequeno. Nos carros com cambio manual chama-se engate, é quando é colocada uma marcha menor para segurar o carro; no cambio automático e no CVT é a mesma ação, colocar uma marcha menor para segurar o carro e obviamente há um desgaste. O maior desgaste neste caso se dá no cambio CVT porque a correia e as polias trabalham com grande esforço de fricção, daí que as trocas de óleo nos carros com cambio CVT devem seguir a risca as orientações do manual do fabricante. Mas cuidado, tem manual de Fabricante de carro automático e de CVT que não recomenda a troca do óleo, neste caso o melhor é procurar uma oficina especializada nesses tipos de cambio.
Boris,sempre acompanho e coloco em prática suas orientações,, Deus abençoe 👏👏👏👏
Excelente muito obrigado por suas dicas.....👏👏
Ótima dica, parabéns. Você é uma biblioteca.
No CVT funciona da mesma forma? Mesmo com "simulação" de marchas?
*agradece
Boa noite, o sistema de freios aguadece
Parabéns meu querido Deus te abençoe sempre
Boa dica.
Espero ter ajudado
Boa Boris 👍👍
Parabéns muito bom excelente comentário parabéns pelo vídeo
Câmbio manual e automático ok , e no câmbio cvt?
Muito boa a explanação.
Uma dúvida, meu cambio cvt tem apenas as opções D, L ou Sport. Numa descida de serra qual opção devo usar? obrigado
Ótimo vídeo
O problema de freio é grave, mas existe também a possibilidade de pegar fogo no veículo, tamanha é a temperatura que os discos ou tambores atingem
Ótimos vídeos do Bóris!!!!
Transmite muita credibilidade!!!
Muito obrigado
Muito boa dica! Valeu!
APREDI, LEGAL !
Muito bom
Dei valor
Muito bom!
Boris eu uso o freio motor no meu city, mas nele tenho 2 opções, o Sport ou Low, posso usar o Low para descer a imigrantes por exemplo em conjunto com o piloto automático para manter os 80Km permitidos?
oi boris , me oriente , nos modelos de carros 2022 com câmbio automático , existe algum sistema de proteção para o câmbio ? ou seja , se está no drive e quiser colocar na reduzida , 3,2,1 , é possível com o carro em movimento ou tem que primeiro reduzir a velocidade a zero primeiro ? , no caso de mudança de N para Drive , qual é o rpm máximo do motor para não danificar o câmbio automático ? De quantos em quantos mil km em média é recomendo trocar o fluido Atf do câmbio automático ? Grato pela atenção e boa noite
Esse vei é bom!
Mestre, se o carro tem piloto automático, na descida seleciono uma velocidade compatível, lógico se tiver sem trânsito, pode?
Ola boa tarde o meu corrola cabio cvt quando vou passa do quebra mola o freio motor ficar freando carro depois aliviar em giro baixo é normal ??
Bom tenho um accord 1992, e sim um sistema antigo de 4 M........ ele tem as posições 1 , 2 D3 e D4 e se deixar em D4 ele vai embora rsrs tenho que ajudar meu Sr.Japa
Essas duas Mercedes SL dessa garagem aí merecem vídeos especiais delas. Bora fazer?
Vamos sim
Sr Boris acho que a questão é que nem todos câmbios automáticos possuem as opções D3 D2 D1...
Olá amigo.
Nesse caso é só jogar no modo sport ( S ) que o câmbio vai reduzir a marcha fazendo o mesmo efeito.
Gostei!
E no CVT? Dá para colocar no Low, mas não é a mesma coisa não
Boa Noite blz então e no meu caso cambio cvt não tem redução só se for na posição L mas pra mim parece que ela força mais o motor
Não sei no caso do cvt , mas se tiver o modo S ( sport ) , vai fazer o mesmo efeito , o câmbio vai reduzir a marcha.
O modo L ( low ) é uma marcha muito reduzida , geralmente só a primeira marcha , jogar no L Numa velocidade elevada é muito arriscado.
Boa
no caso de um corola 2005 eu posso passar a alavanca com o carro em movimento para o 2 ou L?
Pensei de perguntar do câmbio altomati. Não da nem pra pensar ele respondi parabéns.
Essa dica também ajuda a evitar multas por excesso de velocidade na cidade?
E o cvt do Versa por ex que nao so tem o "L" de reduzida e nao tem troca sequencial e eu quiser descer a 60kmph que seria compativel com uma segunda marcha ou terceira? Tenho necessariamente que descer no "L" em primeira? Ai nao vai passar de 40kmph
top show
No CVT a eficiência do freio motor é bem menor. Em muitos casos nem efeito faz.
Exato, cvt Nissan versa eh horrível...