MODOS ECLESIÁSTICOS
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- O maestro Alexandre Innecco faz uma introdução ao tema MODOS ECLESIÁSTICOS. Este vídeo é uma aula informal e introdutória, para não-especialistas. Esta palestra é dirigida a não-músicos e diletantes.
Alexandre Innecco nunca quis se tornar um UA-camr, mas 2020 veio com um desafio interessante chamado Coronavírus. "Quarentenado" em Brasília, Innecco decidiu dividir algumas ideias com a web.
Se você gostou do vídeo e gostaria de contribuir para o ECAI - um centro de artes em Brasília fundado pelo Alexandre, visite www.ecai.com.br e contribua com qualquer valor.
Bravo!!! Muito bom! Maestro, o modo lócrio era proibido por causa do trítono. Esse som era chamado de diabolus in musica, onde o diabo morava, no caso kkkkkk
Exato!
*_#FelizDiaDoTrabalho_* 📖 🙌
Excelente, como sempre!!! Acho que uma boa forma de explicar, também, seria executar todos os modos partindo sempre de uma única nota - o dó, por exemplo. Pois, do contrário, faz parecer que tais estruturas são oriundos da escala Jônica - o que não é verdade. Vale comentar que os modos COINCIDEM com escalas que partem de cada grau da escala maior natural, mas que são estruturas intervalares independentes, que não estão relacionadas ao modo Jônico, em sua origem. Abs!!
Bom comentário! Obrigado por sua contribuição à discussão. Abraço!
obrigado por esse tipo de conteúdo!
Nós é que agradecemos sua audiência e sua mensagem gentil, Vinco! Você já conhece nosso índice geral, com mais de 500 vídeos gratuitos sobre música? www.ecai.com.br/indice
Obrigada Maestro mesmo achando difícil gosto muito do jeito que você explica.
Eu que agradeço
Parabéns! que aula!
Obrigado 😃
Suas aulas são super fáceis de entender, maravilha! Você é uma pessoal única!
Obrigado pelo elogio
Muito interessante. Aprendi muito
Que ótimo!
Difícil maestro, mas muito interessante!
Bons estudos! :)
Parabéns! Conseguiu complicar minha cabeça! Tive que pesquisar na internet e ficar umas duas horas no piano pra conseguir compreender esse negócio. Mas foi divertido! 😁 Obrigado! Até o próximo vídeo
Que bom que ajudei... ou não kkkkk
Excelente... sempre foi um assunto assustador .... obrigada maestro pela explicação
Disponha!
Gravata roxa, almanaque cultural, assuntos esquisitos, porém, ótimos. Mais uma vez obrigado!
Viciada nesse canal e nessas palestras maravilhosas ♥
Grande Maestro, adorei! Nunca pensei que entenderia música. Toco mal violão e piano, mas de ouvido. Nunca suportei teoria musical. Agora estou entendendo, na certeza que vou esquecer. Parabéns!
Bons estudos! Grande abraço e obrigado por seu comentário e sua audiência.
👏👏👏👏👏
Achei muito esclarecedor, maestro
Obrigado Maestro. Muito esclarecedora esta aula. Uma pergunta: as GYMNOPÉDIES de Erik Satie são Tonais ou Modais? Obrigado.
Boa pergunta! São composições tonais, mas buscam uma "nova tonalidade" sem obviedade... são os desafios que se apresentam ao final do período Romântico. Abraço, Sidnei!
Amei a aula, muito obg por melhorar minha quarentena maestroo.
Disponha!
Caramba, Maestro, essa foi difícil pra mim q sou uma analfabeta em leitura musical. Mas mesmo assim (ou principalmente por ser assim) eu adorei. Confesso q não consegui distinguir muita diferença entre a escala em La e em Si e não tenho a menor ideia de como um músico, lendo uma pauta musical, conseguiria distinguir em qual escala a música deve ser tocada. Mas deixa isso pra lá. Nessa altura do meu campeonato, é melhor eu continuar apreciando o que de melhor a Arte da Música pode me dar e tb apreciando suas aulas.
Estou na mesma.
Ele tocou as 7 escalas modais partindo de notas diferentes porque é mais fácil de explicar. Mas é interessante também tocá-las partindo da mesma nota por tornar mais fácil ao ouvinte perceber as diferenças.
É, Marilda... eu sabia que esta aula ia ser meio pesada... mas é assim mesmo... a gente vai aprendendo aos poucos... tudo o que você sabe sobre dança é muito mais do que eu vou conseguir compreender, mas mesmo assim eu tenho interesse em tomar contato com conceitos da dança que eu não consigo compreender completamente... é assim mesmo... vamos evoluindo aos poucos... abraço!
Aula sensacional 👏👏👏👏👏👏
Obrigado 😃
Amo suas aulas
Muito obrigado, Izabel! Abraço!
Excelente aula, Maestro!
Obrigado!
13:51 - 14:12 Grégorio se contorceu no caixão KKKKKKKK
kkkkk
Olá. Eu tô lendo o livro história da música ocidental do palisca. E tanto no primeiro capítulo que fala sobre a música da Grécia clássica quanto no capítulo da música medieval, não aparecem os nomes eólio, lócrio e jônio. No lugar deles aparecem hipodórico, hipofrígio e hipolídio. Na parte medieval que fala sobre os modos eclesiásticos ele divide os modos: dórico, frigio, lidio e mixolidio como modos autênticos e os modos hipodórico, hipofrígio, hipolídio e hipomixolidio como modos plagais. Então, o que é que acontece: eu sempre escutei os nomes dos modos da forma como você falou mas o livro não fala assim e continuo sem entender nada
Muito bom, Alexandre. Há um tempo, andei dando umas lidas a respeito dos modos e, segundo a Wikipédia em inglês, os modos gregos são baseados em uma antiga teoria musical grega (diferente dessa moderna com os modos eclesiásticos) e possuem alguns nomes similares, como hipofrígio ou hipomixolídio. Artigo sobre os modos: en.wikipedia.org/wiki/Mode_(music) - exemplo do modo hipofrígio: en.wikipedia.org/wiki/Hypophrygian_mode . Mas eles tinham um temperamento bem diferente do moderno, aglo que hoje costumamos chamar de microtons. Interessante que parece estar mais próximo da música oriental. Até hoje, muita música grega moderna soa bastante oriental para nós.
Conhece alguma explicação interessante e didática dos modos em geral, além dos eclesiásticos? Gostaria de aprender mais sobre…
Sim... eu resolvi nem mencionar os "hipos" porque senão ia dar um nó completo na cabeça da galera rsrsrs... e eu não conheço uma explicação genérica sobre os modos... é um assunto muito específico mesmo. Abraço, Luiz!
Maestro, é verdade que a nota Lá ser o "A" é por conta do modo eólio, que em latim era algo como Aeolium? E seria a nota com a primeira letra do alfabeto por ser o modo eclesiástico mais usado?
Maestro, no quarteto opus 132 do Beetoven, o terceiro movimento: "agradecimento de um convalescente a Deus" (por sinal Divino) usa o modo lídio, não é?
Então não tem, por exemplo, Sib dórico?
Excelente pergunta, José! Hoje, sim, existe. Podemos transpor os modos como quisermos, para qualquer tom. Na época, não se transpunha nada. Valia o escrito.
Escalas
É verdade que o Pitágoras que descobriu o Locrio?
Não conheço essa história... mas acho improvável. É importante saber também, que os modos eclesiásticos do período medieval são diferentes dos modos gregos.
De Ré a Ré, parece fazer uma curva. É o que percebi.
Prof. O rouxinol do papa nao teria usurpado as escalas pagãs gregas? O rouxinol do papa, n sou louco de acusar um papa! Kkk
kkkkk
Bom. De uma coisa eu tenho certeza. Hoje em dia o capeta mora no Funk brasileiro.😱