ERRATA - Por problemas técnicos o canal deixou de citar fontes (canais, livros e revista) que serviram de base para esse episódio. Pelo que, peço desculpas e lanço a correção abaixo e na descrição. Não se esqueçam de acessar essas fontes, curtir, compartilhar, comprar, valorizar e espalhar ao máximo o trabalho de todos! - Abraço Canal Early Sources Music (modos no século XVI e XVII) ua-cam.com/video/lyq48eybjZw/v-deo.html Grammatica melodiale teorico-pratica books.google.pt/books?id=iaGyA4CH3Y4C&pg=PA36&lpg=PA36&dq=protos+deuteros+tritos+modos&source=bl&ots=ZZq4XdPPmm&sig=ACfU3U1HZSRPqPplnb5nSVlWFs-Qk82iEQ&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwjL4fLe9vblAhXwAWMBHZ05BPAQ6AEwDnoECAYQBA#v=onepage&q=protos%20deuteros%20tritos%20modos&f=false Revista Abem - Hexacordes abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed5/revista5_artigo1.pdf Escala ou Modo - (tetracordes, cronologia da organização dos modo - modos no sistema tonal) ua-cam.com/video/fS8CKFHZeAM/v-deo.html (Canto Gregoriano/Modos Eclesiásticos) www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Queiroz-Modos.pdf
Parabéns prof. Suas aulas são bastante elucidativas e você explica com bastante segurança holicidade um assunto que realmente tem várias vertentes de explicações. Amei sua aula. Meus parabéns!
Marcelo, meu professor de piano diz que acha que o motivo pelo qual a igreja se preocupou tanto coma a segunda aumentada da escala menor harmônica, é que segunda aumentada era considerado um intervalo muito pagão; ou seja, lembrava muito o que a igreja queria fazer os fiéis esquecer: música oriental e pagã em geral! Seu video foi u dos melhores da história👏👏👏👏👏
Me sinto como se eu estivesse em um conservatório ao assistir suas aulas. Incrível o conteúdo expostos nesse canal. Parabéns e obrigado por partilhar conhecimento musical de forma sóbria e profissional.
Marcelo, gostaria de parabenizar você pelo canal realmente om primeiro canal que fala aquilo que ninguém fala com profundidade e conhecimento de causa independente do instrumento que toque. Estavamos até entâo somente no mais do mesmo, porém um mais do mesmo superficial cujo o unico interesse é colocar o doce na boca e depois tirar logo em seguida e se quiser mais pague por tal. Por favor não abandone este que é um trabalho de quem realmente ama a música MUITO OBRIGADO.
Oi Alessandro, obrigado por deixar suas impressões. Faço o meu melhor, de coração e sem fins lucrativos... E que seja eterno enquanto dure! Hj sai episódio novo ;) Grande abraço e tmj
Estou aqui me perguntando porque eu demorei tanto pra descobrir esse canal! Que trabalho maravilhoso, dá pra passar o dia ouvindo suas aulas, porque não são simplesmente vídeos, são verdadeiras aulas! Parabéns!!!
O 'lócrio 6' e o 'lócrio 9' são curiosos na forma como foram nomeado neste vídeo. Deduzo que não houve respectivamente #6 e #9 por serem naturais, mas eles serem naturais varia muito conforme a fundamental escolhida. Alguns livros iriam descrever como #6 e #9, usando a lógica de usar - como referência para determinar a numeração - a escala do nome que foi utilizado, neste caso um maior harmônico ficaria eólio #3 o alterado bb7 seria alterado b7 [ps: percebo tardiamente que a referência era a escala maior por isso bb7], mas então - por associação a leitura de cifras de acordes - há o problema de parecer 3ª aumentada. Se fosse 6M e 9M seria menos confuso. Alguns desses modos possuem bons nomes próprios, outros, bons nomes alternativos. 1) o lócrio 9: semilócrio 2) alterado: superlócrio, chamado assim por ser um jônio (seguindo a armadura) bemolizado uma vez mais que o lócrio 3) alterado bb7: ultralócrio, chamado assim por ser bemolizado uma vez mais que o superlócrio. Penso que faltou falar sobre o maior harmônico (e que deveria fazer um vídeo sobre esta e outras escalas), o único maior que não é formável diretamente através da inversão (troca de tônica) de seu homônimo menor -como ocorre com o melódico e com o natural-, mas formável da 4ª inversão da inversão melódica (inversão do espelhamento) logo basta girar o círculo de um melódico e de um primitivo para alterar de menor para maior mas o harmônico possui quiralidade. Errata: 23:48 lídio #9 ao invés de frígio #9. Um frígio com #9 é um eólio.
Salbe, Marcelo! Universos de possibilidades, e não verdades absolutas, perfeito. A colocação de que o modalismo foi absorvido pelo tonalismo, é a frase de resumo que eu buscava há anos. Só penso que a história e a teoria na prática são mais interessantes de serem estudadas em sentudos opostos: é bom dar à gurizada uma ideia de como os sistemas de organização musical (o tonalismo é só mais um, entre tantos) foram se estabelecendo ni decorrer da história, até desaguar no tonalismo; mas, para estudar modos gregos e modalismo, antes tem que entender o tonalismo (que é mais recente), e então ir desdobrando a enorme folha de papel modal que o tonalismo absorveu. Eu esperava ver citação ao Palestrina, entre os nomes históricos, mas acho que meio que viajei, pois esse cara já é do contraponto, o que talvez sairia um pouco do trilho proposto no vídeo. Grande abraço.
Nossa. Explicaste tanto que ficou tão simples que nem parece mais grego. Kkkkk... muito bom, o vídeo. Me deu esperanças de entender os modos gregos. Toco violão e não me interesso tanto em modelos de escala no braço. Entendendo assim fica deveras simples e as digitações virão com o tempo, estou certo disso. Obrigado novamente!
Très bien expliqué. Bem Analisado e Pedagógico. Video a ver varias vezes. Pra digerir aos poucos. Como vc disse "Modernidade e Tradição " Merci beaucoup Professeur...
Professor Marcelo Amazonas, primeiramente, o seu canal é um presente nesse UA-cam. Obrigado pelo seu trabalho. Professor: A estrutura da escala Menor natural não seria: T ST T T ST T T ?? 18:35 A estrutura da escala Menor Harmônica não seria: T ST T T ST T+1/2 ST ?? 18:35 Acho que saiu errado no vídeo. De qualquer maneira foi muito esclarecedor entender as variações da escala menor. grande Abraço
Obrigado Marcelo Amazonas excelente aula gostaria de saber ou se e possivel por suas aulas em uma ordem Cronológica ja ssisto aula sobre serie harmônica muito hoa também esta tbm excelente nos faz mergulhar na história e entender melhor toda evolução musical muito obrigado pelo conteúdo compartilhado parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Professor Marcelo, gostaria que o senhor esclarecesse uma diferença que há entre o que chamamos de modos Gregos? Porque segundo o que vi numa aula de teoria musical, os modos que utilizamos hoje em dia e chamamos de gregos, foram definidos desta forma na verdade no período da Renascença, os modos gregos de verdade são bem diferentes desses que utilizamos. Os modos que utilizamos hoje em dia foi um apanhado do que existia antigamente que Guido D'Arezzo fez por volta do ano 1000 e definiu como modos litúrgicos ou eclesiásticos, e não pôs nomes neles. Depois de um tempo alguém pegou e colocou o nome dos modos Gregos nos modos que Guido D'Arezzo chamava de litúrgicos ou eclesiásticos, gerando essa confusão. Fonte: História da Música Ocidental de Donald J. Groud e Claude V. Palisca.
Parabéns Marcelo. Todos os seus vídeos têm sido de vital importância eu meu aprendizado. Percebo que são aulas planejadas e editadas com muito cuidado. É um trabalho peofissionalíssimo e de caráter aberto a críticas e contribuições. Tenho assistido a vários vídeo-aulas do mesmo gênero e sem falsa modéstia, o seu apresenta o conteúdo mais elaborado. Um assunto cujo elemento é muito pouco explorado é a linguagem ritmica. Quero dizer: se alguém quiser tocar uma música num ritmo X, salsa, merengue, bolero, samba etc. Encontra a dificuldade de não conviver com aquele ritmo em sua forma nativa. Quando tenta tocar, o ritmo acaba estilizado. Ressalto que existem ritmos com vasto material como o BLUES. Mas por exemplo: O Zeca pagodinho perguntado sobre a diferença entre o partido alto e outro forma rítmica do samba, não soube explica. Caso vc possa dar um Norte ao aprendizado deste assunto, já agradeço imensamente e confio que seja o professor certo para nós falar ou indicar o melhor caminho.
Maravilha!!! Vejo todos os dias uns 3 vídeos,tenho aprendido muito com vc Mestre. Quero pedir aulas sobre a teoria dos compassos,do tipo: Como escrever uma música que está em 2/2 e passar ela para 2/4 4/4,o que muda rítmicamnte ??? Teoria das unidades de tempo e compasso. Seria possível uma aula????
Maravilha, Marcelo! Seu canal é um dos melhores canais da internet para todo músico e estudante. Muitíssimo obrigado pela dedicação e partilha! Grande abraço!
Sua aula é ótima esclarece o nosso horizonte. Grande Marcelo sobre os modos litúrgicos qual a sua contribuição na música brasileira e qual a região que você vê que é mais evidente esse intercâmbio?
Grande Marcelo, quando vejo notificação de novos vídeos eu já corro pra assistir. Sou autodidata e gosto de compor. Os assuntos abordados nos vídeos ajudam muito a expandir minhas possibilidades.
Mais um vídeo sensacional Marcelo Tanto pelo conteúdo quanto pela didática Cada vídeo é uma explosão de conhecimento e de como a música é vasta Parabéns!!!!
Prof. Marcelo, parabéns! Sou seu fã, gostaria de aprender muito sobre as aplicações dos AEM nas harmonizações expostas por Tom Jobim e/ou do João Gilberto. Está faltando um vídeo aula no UA-cam somente com as aplicações dos AEM (intercâmbios modais e modos paralelos) nas harmonizações da bossa nova.
@@marceloamazonas2518 Obrigado, professor! Acredito q a metodologia utilizada nas suas aulas, com certeza, é a melhor. Fico aguardando ansiosamente por suas aulas sobre intercâmbio modal e aplicações dos modos paralelos na música popular brasileira (Bossa Nova).
Aplicações de empréstimo modal, há em explicações por aí em rearmonização. Mas o foco é rearmonização e análise harmônica, não exatamente contemplando ou priorizando aplicação de AEM. Um vídeo a respeito, é uma boa pedida. Falando em rearmonização, eu gosto de tocar a Águas de Março em fingerstyle ao violão, mas com os três acordes maiores só (o dominante, fica sus4, mas ok). Tenho isto como exemplo para mostrar pra alunos, assim como dá de tocar a Asa Branca com uma estrutura harmônica parecida com as que o Tom Jobim usava. É claro que, no meu exemplo didático, eu descaracterizo um tanto do estilo bossa-nova original da música.
Olá Marcelo! Primeiramente gostaria de dizer que sou fã das suas aulas! Parabéns pelo seu trabalho e generosidade em dividir! A minha dúvida é a seguinte: Segundo seu ponto de vista, você poderia me explicar porque foi estabelecido que entre as notas MI/Fá e Si/Do existe o intervalo de semitom? Considerando, por exemplo, que o Modo Dórico (espécies de 5ª) tem como notas constituintes: Re - Mi - Fa - Sol - La e fica subentendido que entre o MI e o Fa tem um intervalo de semitom. E isso acontece, obviamente, em todos os outros Modos, tanto Autênticos como Plagais. Qual é a base que justifica essa separação intervalar de semitons para uns e tons para outros? Grande abraço!
Grande admiração por ti, de longe um dos melhores (se não o melhor) canais de teoria musical. diversos conteúdos fora da curva, que dificilmente se vê alguem falando sobre, e falando bem. SE INSCREVE PRA ESSE CANAL FICA GIGANTE
muito bom prof Marcelo, interessante esses motivos da criacao das escalas menores harmonica e melodica, sabe me dizer quem foi o compositor q criou e em q momento da historia da musica isso acontece, ctza durante o barroco q e qndo surge a musica tonal, mas saberia me dizer em q ano
Gostaria de entender por que que sempre que se aborda os campos harmonicos, utiliza-se tétrades ao inves de tríades. Não sei se é porque estou acostumado com a linguagem do violão, que costuma ser mais focada em tríades, que fiquei apegado a elas. Mas fico ainda tentando "aceitar" essa linguagem de tétrades, que dá a impressão que é só para dificultar...
Que maravilha Marcelo, seu canal é precioso! Obrigado por compartilhar esses ricos conhecimentos aqui! Uma sugestão: você poderia criar pdfs contendo esses slides que você adiciona no vídeo, como um material de apoio, seria perfeito! Parabéns
ERRATA - Por problemas técnicos o canal deixou de citar fontes (canais, livros e revista) que serviram de base para esse episódio. Pelo que, peço desculpas e lanço a correção abaixo e na descrição. Não se esqueçam de acessar essas fontes, curtir, compartilhar, comprar, valorizar e espalhar ao máximo o trabalho de todos! - Abraço
Canal Early Sources Music (modos no século XVI e XVII)
ua-cam.com/video/lyq48eybjZw/v-deo.html
Grammatica melodiale teorico-pratica
books.google.pt/books?id=iaGyA4CH3Y4C&pg=PA36&lpg=PA36&dq=protos+deuteros+tritos+modos&source=bl&ots=ZZq4XdPPmm&sig=ACfU3U1HZSRPqPplnb5nSVlWFs-Qk82iEQ&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwjL4fLe9vblAhXwAWMBHZ05BPAQ6AEwDnoECAYQBA#v=onepage&q=protos%20deuteros%20tritos%20modos&f=false
Revista Abem - Hexacordes
abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed5/revista5_artigo1.pdf
Escala ou Modo - (tetracordes, cronologia da organização dos modo - modos no sistema tonal)
ua-cam.com/video/fS8CKFHZeAM/v-deo.html
(Canto Gregoriano/Modos Eclesiásticos)
www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Queiroz-Modos.pdf
Vc presta um grande serviço a todos nós.. muito obrigado
Fantástico é pouco. Faz dar fome de conhecer mais. Parabéns, MESTRE.
Parabéns prof. Suas aulas são bastante elucidativas e você explica com bastante segurança holicidade um assunto que realmente tem várias vertentes de explicações. Amei sua aula. Meus parabéns!
Marcelo, meu professor de piano diz que acha que o motivo pelo qual a igreja se preocupou tanto coma a segunda aumentada da escala menor harmônica, é que segunda aumentada era considerado um intervalo muito pagão; ou seja, lembrava muito o que a igreja queria fazer os fiéis esquecer: música oriental e pagã em geral!
Seu video foi u dos melhores da história👏👏👏👏👏
Me sinto como se eu estivesse em um conservatório ao assistir suas aulas. Incrível o conteúdo expostos nesse canal. Parabéns e obrigado por partilhar conhecimento musical de forma sóbria e profissional.
Não consigo entender como um canal tão rico em informações tem apenas 13000 inscritos
Tentando achar aqui um modo de dizer que você arrebentou. Parabéns!!!
Sensacional!!! Parabéns pela Luz e pela Aula...Aulaça..
Marcelo, gostaria de parabenizar você pelo canal realmente om primeiro canal que fala aquilo que ninguém fala com profundidade e conhecimento de causa independente do instrumento que toque. Estavamos até entâo somente no mais do mesmo, porém um mais do mesmo superficial cujo o unico interesse é colocar o doce na boca e depois tirar logo em seguida e se quiser mais pague por tal. Por favor não abandone este que é um trabalho de quem realmente ama a música MUITO OBRIGADO.
Oi Alessandro, obrigado por deixar suas impressões. Faço o meu melhor, de coração e sem fins lucrativos...
E que seja eterno enquanto dure!
Hj sai episódio novo ;)
Grande abraço e tmj
Que aula espetacular! Que conteúdo fantástico! Parabéns professor, aprendi muito em sua exposição. 👏👏👏👏
Canal extraordinário. Pérola do youtube...
Salve Marcelo! Maravilha de aula.
Fiquei com dúvida na explicação da escala menor, intervalo entre E e F indicando 1T. Obrigado, abraço.
Estou aqui me perguntando porque eu demorei tanto pra descobrir esse canal! Que trabalho maravilhoso, dá pra passar o dia ouvindo suas aulas, porque não são simplesmente vídeos, são verdadeiras aulas! Parabéns!!!
Obrigado pelas palavras Eduardo, seguimos juntos. Abraço
Parabéns Professor..conteúdo de alto nível com uma linguagem acessível a todos.
Aldiseia de vídeo canção ao meus ouvidos 🎵🎶🎵🎶👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Excelente Marcelo, Grato por esse trabalho.
como que faz pra se inscrever 100 vezes? que canal absurdo de bom
A Jóia da sabedoria dos modos gregos.
Marcelo!!!! Tu é phodástico!!!!! Que aula...
Algumas pessoas são boas para explicar outras são ótimas
E tem os como vc.
Espetacular
Parabéns Marcelo, gostei muito abraço
revendo novamente..... massa de video
Meu Deus até que em fim alguém falou!!! Parabéns!
Ganho meu mês quando tem vídeo novo - canal decente e viciante.
Muito obrigada Marcelo. Aulas elegantes.
É meu amigo!!! Explicações como as suas, são raridade. Parabéns pelo canal. Maravilhoso ao extremo 🙌
uma pessoa iluminada, obrigado por isso
Simplesmente maravilhoso seus videos Marcelo..aproveita pessoal está tudo mastigado....
O 'lócrio 6' e o 'lócrio 9' são curiosos na forma como foram nomeado neste vídeo. Deduzo que não houve respectivamente #6 e #9 por serem naturais, mas eles serem naturais varia muito conforme a fundamental escolhida. Alguns livros iriam descrever como #6 e #9, usando a lógica de usar - como referência para determinar a numeração - a escala do nome que foi utilizado, neste caso um maior harmônico ficaria eólio #3 o alterado bb7 seria alterado b7 [ps: percebo tardiamente que a referência era a escala maior por isso bb7], mas então - por associação a leitura de cifras de acordes - há o problema de parecer 3ª aumentada. Se fosse 6M e 9M seria menos confuso. Alguns desses modos possuem bons nomes próprios, outros, bons nomes alternativos. 1) o lócrio 9: semilócrio 2) alterado: superlócrio, chamado assim por ser um jônio (seguindo a armadura) bemolizado uma vez mais que o lócrio 3) alterado bb7: ultralócrio, chamado assim por ser bemolizado uma vez mais que o superlócrio.
Penso que faltou falar sobre o maior harmônico (e que deveria fazer um vídeo sobre esta e outras escalas), o único maior que não é formável diretamente através da inversão (troca de tônica) de seu homônimo menor -como ocorre com o melódico e com o natural-, mas formável da 4ª inversão da inversão melódica (inversão do espelhamento) logo basta girar o círculo de um melódico e de um primitivo para alterar de menor para maior mas o harmônico possui quiralidade.
Errata: 23:48 lídio #9 ao invés de frígio #9. Um frígio com #9 é um eólio.
Excelente explicação. Nunca tinha ouvido falar dessas informações. Melhorou muito minha compreensão. Muito obrigado.
Uma explicação que tira duvidas.
Sê é louco rs, voce manja demais Jesus!!! que Deus o continue abençoando... aprendo demais!!!
Já chego dando like, as melhores explicações aqui, profissionalismo e aprendizado...
Salbe, Marcelo! Universos de possibilidades, e não verdades absolutas, perfeito. A colocação de que o modalismo foi absorvido pelo tonalismo, é a frase de resumo que eu buscava há anos. Só penso que a história e a teoria na prática são mais interessantes de serem estudadas em sentudos opostos: é bom dar à gurizada uma ideia de como os sistemas de organização musical (o tonalismo é só mais um, entre tantos) foram se estabelecendo ni decorrer da história, até desaguar no tonalismo; mas, para estudar modos gregos e modalismo, antes tem que entender o tonalismo (que é mais recente), e então ir desdobrando a enorme folha de papel modal que o tonalismo absorveu. Eu esperava ver citação ao Palestrina, entre os nomes históricos, mas acho que meio que viajei, pois esse cara já é do contraponto, o que talvez sairia um pouco do trilho proposto no vídeo. Grande abraço.
Demais suas aulas!👏👏👏🎶👏👏
Muito bom Marcelo obrigado
Q maravilhosa a referência ao Abujamra, Marcelo ❤️ parabéns pelo canal !!!
Parabéns pelo Canal. Ótima aula. Obrigado. Vida inteligente no UA-cam!!👏👏👏👏👏
Ganhou um inscrito na hora......finalmente descobri de onde vem as musicas. Obrigado mesmo!!!!
Puxa vida, que ótimo conteúdo. Obrigado e parabéns
Vc é top demais, além de todo conhecimento é um filósofo
Já viu chegando dando like
Conteúdo de primeira Parabéns!!
Nossa. Explicaste tanto que ficou tão simples que nem parece mais grego. Kkkkk... muito bom, o vídeo. Me deu esperanças de entender os modos gregos. Toco violão e não me interesso tanto em modelos de escala no braço. Entendendo assim fica deveras simples e as digitações virão com o tempo, estou certo disso. Obrigado novamente!
é bom pensar nas notas que dão intenção ao modo . ou seja a nota que da característica do modo dentro da escala .
Ótima aula!!!!!!
Cara ecelente rico em conhecimento fico feliz por vc compartilha...
Excelente. Obrigado por compartilhar essas ricas informações. Muito bom esse vídeo.
Muito bom, faltou falar na escala maior harmônica e melodica, não vi ninguém falando sobre isso
Chegando pra aprender mais e mais.
Valeu Maestro!
Puxa muito bom!!! me recordei das aulas de historia da musica, nas quais eu sempre brisava...(hehe...) Grande Abraço!
Très bien expliqué. Bem Analisado e Pedagógico. Video a ver varias vezes. Pra digerir aos poucos. Como vc disse "Modernidade e Tradição " Merci beaucoup Professeur...
Il n'y a pas de quoi...
Allons-y, Georges. Vamos nessa!
Abraço
@@marceloamazonas2518 très bien. Votre Français. Professeur.
Professor Marcelo Amazonas, primeiramente, o seu canal é um presente nesse UA-cam. Obrigado pelo seu trabalho.
Professor:
A estrutura da escala Menor natural não seria: T ST T T ST T T ?? 18:35
A estrutura da escala Menor Harmônica não seria: T ST T T ST T+1/2 ST ?? 18:35
Acho que saiu errado no vídeo. De qualquer maneira foi muito esclarecedor entender as variações da escala menor. grande Abraço
Parabéns pelo belíssimo trabalho e pela forma clara, lúcida e empolgante que você apresenta os vídeos.
Obrigado Marcelo Amazonas excelente aula gostaria de saber ou se e possivel por suas aulas em uma ordem Cronológica ja ssisto aula sobre serie harmônica muito hoa também esta tbm excelente nos faz mergulhar na história e entender melhor toda evolução musical muito obrigado pelo conteúdo compartilhado parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Sensacionaaallll! Obrigado por comparrhad o conhecimento! 🙏✌️👍💪🇧🇷
Tmj
Excelente explicação! Muito boa e didática. Parabéns!
Excelente explicação. Agora é praticar!!!!
Excelente professor.
Professor Marcelo, gostaria que o senhor esclarecesse uma diferença que há entre o que chamamos de modos Gregos?
Porque segundo o que vi numa aula de teoria musical, os modos que utilizamos hoje em dia e chamamos de gregos, foram definidos desta forma na verdade no período da Renascença, os modos gregos de verdade são bem diferentes desses que utilizamos. Os modos que utilizamos hoje em dia foi um apanhado do que existia antigamente que Guido D'Arezzo fez por volta do ano 1000 e definiu como modos litúrgicos ou eclesiásticos, e não pôs nomes neles. Depois de um tempo alguém pegou e colocou o nome dos modos Gregos nos modos que Guido D'Arezzo chamava de litúrgicos ou eclesiásticos, gerando essa confusão.
Fonte: História da Música Ocidental de Donald J. Groud e Claude V. Palisca.
Foi o que eu tentei fazer nos 3 episódios sobre modos... Vc pode ainda consultar o canal Early Music Source q tem tudo sobre esse período.
Abraço
Ótimo conteúdo
Excelente. Muito grato pelo seu trabalho, Marcelo.
Você é demais Marcelo Amazonas. 👏👏👏👏
Show, professor.
Espetáculo de aula, Marcelo! Obrigado mesmo!
Parabéns Marcelo. Todos os seus vídeos têm sido de vital importância eu meu aprendizado. Percebo que são aulas planejadas e editadas com muito cuidado. É um trabalho peofissionalíssimo e de caráter aberto a críticas e contribuições. Tenho assistido a vários vídeo-aulas do mesmo gênero e sem falsa modéstia, o seu apresenta o conteúdo mais elaborado.
Um assunto cujo elemento é muito pouco explorado é a linguagem ritmica. Quero dizer: se alguém quiser tocar uma música num ritmo X, salsa, merengue, bolero, samba etc. Encontra a dificuldade de não conviver com aquele ritmo em sua forma nativa. Quando tenta tocar, o ritmo acaba estilizado. Ressalto que existem ritmos com vasto material como o BLUES. Mas por exemplo: O Zeca pagodinho perguntado sobre a diferença entre o partido alto e outro forma rítmica do samba, não soube explica. Caso vc possa dar um Norte ao aprendizado deste assunto, já agradeço imensamente e confio que seja o professor certo para nós falar ou indicar o melhor caminho.
Muito bom Marcello
Parabéns ! Gratidão , desejo-lhe saúde ,alegrias ,felicidades e boas amizades .
Maravilha!!!
Vejo todos os dias uns 3 vídeos,tenho aprendido muito com vc Mestre.
Quero pedir aulas sobre a teoria dos compassos,do tipo:
Como escrever uma música que está em 2/2 e passar ela para 2/4 4/4,o que muda rítmicamnte ???
Teoria das unidades de tempo e compasso.
Seria possível uma aula????
Maravilha, Marcelo! Seu canal é um dos melhores canais da internet para todo músico e estudante. Muitíssimo obrigado pela dedicação e partilha!
Grande abraço!
Maravilhosa aula, muito esclarecedor. Parabéns!
Aula maravilhosa
Muito obrigado.
Acompanho e agradeço a cada vídeo seu.
Sua aula é ótima esclarece o nosso horizonte.
Grande Marcelo sobre os modos litúrgicos qual a sua contribuição na música brasileira e qual a região que você vê que é mais evidente esse intercâmbio?
Parabéns, excelente conteúdo! Estou feliz por encontrar esse canal
Gostei muito ganhou um escrito
Grande Marcelo, quando vejo notificação de novos vídeos eu já corro pra assistir. Sou autodidata e gosto de compor. Os assuntos abordados nos vídeos ajudam muito a expandir minhas possibilidades.
Aula fantástica!
Que video perfeito, parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns pelo trabalho nota milllllllllllllllll
Muy buen trabajo Marcelo. Hermosa clase. Gracias
Gracias Sílvio!
mas vou continuar ouvindo e assitindo
Mais um vídeo sensacional Marcelo
Tanto pelo conteúdo quanto pela didática
Cada vídeo é uma explosão de conhecimento e de como a música é vasta
Parabéns!!!!
Prof. Marcelo, parabéns! Sou seu fã, gostaria de aprender muito sobre as aplicações dos AEM nas harmonizações expostas por Tom Jobim e/ou do João Gilberto.
Está faltando um vídeo aula no UA-cam somente com as aplicações dos AEM (intercâmbios modais e modos paralelos) nas harmonizações da bossa nova.
Vou fazer mais episódios sobre análise harmônica em música brasileira ;)
@@marceloamazonas2518
Obrigado, professor! Acredito q a metodologia utilizada nas suas aulas, com certeza, é a melhor.
Fico aguardando ansiosamente por suas aulas sobre intercâmbio modal e aplicações dos modos paralelos na música popular brasileira (Bossa Nova).
Se não me engano, o Ed Blues fez algumas análises harmônicas de bossa-nova no canal dele. Não parei pra ver ainda, mas tá lá.
Aplicações de empréstimo modal, há em explicações por aí em rearmonização. Mas o foco é rearmonização e análise harmônica, não exatamente contemplando ou priorizando aplicação de AEM. Um vídeo a respeito, é uma boa pedida. Falando em rearmonização, eu gosto de tocar a Águas de Março em fingerstyle ao violão, mas com os três acordes maiores só (o dominante, fica sus4, mas ok). Tenho isto como exemplo para mostrar pra alunos, assim como dá de tocar a Asa Branca com uma estrutura harmônica parecida com as que o Tom Jobim usava. É claro que, no meu exemplo didático, eu descaracterizo um tanto do estilo bossa-nova original da música.
Olá Marcelo! Primeiramente gostaria de dizer que sou fã das suas aulas! Parabéns pelo seu trabalho e generosidade em dividir! A minha dúvida é a seguinte: Segundo seu ponto de vista, você poderia me explicar porque foi estabelecido que entre as notas MI/Fá e Si/Do existe o intervalo de semitom? Considerando, por exemplo, que o Modo Dórico (espécies de 5ª) tem como notas constituintes: Re - Mi - Fa - Sol - La e fica subentendido que entre o MI e o Fa tem um intervalo de semitom. E isso acontece, obviamente, em todos os outros Modos, tanto Autênticos como Plagais. Qual é a base que justifica essa separação intervalar de semitons para uns e tons para outros? Grande abraço!
Ótimo. Vou ver mais vezes
quanta informação e conhecimento!!!!
Excelente como sempre!
Grande admiração por ti, de longe um dos melhores (se não o melhor) canais de teoria musical. diversos conteúdos fora da curva, que dificilmente se vê alguem falando sobre, e falando bem. SE INSCREVE PRA ESSE CANAL FICA GIGANTE
Sem palavras, um humilde "obrigado" professor!! Um abraço
Top. ÓTIMO canal! Parabéns cara!
muito bom prof Marcelo, interessante esses motivos da criacao das escalas menores harmonica e melodica, sabe me dizer quem foi o compositor q criou e em q momento da historia da musica isso acontece, ctza durante o barroco q e qndo surge a musica tonal, mas saberia me dizer em q ano
Parabéns. Excelente! Amo esse assunto!
Muito bacana!
Esse canal é uma universidade musical completa.
cara vc e incrivel
Aula de altíssimo nível! Meus mais sinceros agradecimentos, professor. 🤝🏼
Você merece, rumo ao 10k. Sucesso sempre.
Vamos nessa Welington... é a natureza, expandir, expandir... Abraço
Gostaria de entender por que que sempre que se aborda os campos harmonicos, utiliza-se tétrades ao inves de tríades. Não sei se é porque estou acostumado com a linguagem do violão, que costuma ser mais focada em tríades, que fiquei apegado a elas. Mas fico ainda tentando "aceitar" essa linguagem de tétrades, que dá a impressão que é só para dificultar...
Que maravilha Marcelo, seu canal é precioso! Obrigado por compartilhar esses ricos conhecimentos aqui! Uma sugestão: você poderia criar pdfs contendo esses slides que você adiciona no vídeo, como um material de apoio, seria perfeito! Parabéns
Oi Jonatas, vou sempre avisando no próprio vídeo quando tiver pdf. Abraço
Em tempo: vc pode tirar foto/printscreen da tela... fica perfeito e demora 5 segundos ;)
marcelo amazonas haha e vc acha que eu já não faço isso? Sou bobo não , tem muito print dos seus vídeos no meu celular hahahaha muito obrigado