Grande Kevin! Excelente, mas sempre recomendo que se verifique no ML se é uma peça de procedência, lógico que até concessionárias tem lojas na plataforma. Mas também há pessoas mal intencionadas. Parabéns pelo serviço, realmente não é complicado, mas deve ser executado com cuidado, já recebi aqui um veículo com o conector da mangueira quebrado e a rosca do coletor danificada. Nem todos tem cuidado como você. Forte abraço!
@@guivieirafilho2017 não vou me recordar. Comprei a válvula original. Busquei no ML pelo número de série da peça. Se vc ver que não é original é só devolver
Fiquei 2 semanas com mecânico gastando dinheiro e não resolvia, assisti ao seu vídeo e eu mesmo fui verificar a peça e estava estragada e concertei meu carro rápido e prático , e olha que eu tinha pedido o veículo para verificar ele me disse que estava tudo certo .
Minha Ecosport 2.0 injeção direta e de outros amigos deu problema na válvula canister (fazendo barulho) trocamos ela mas o carro falha em subidas com a rotação perto de 2000 rpm, precisamos fazer algum ajuste no módulo pelo scanner? Já trocamos velas bobinas filtros e já entendemos q o problema é ar, quando desliga o sensor Maf o carro melhora
Verifique em modo leituras (ou dinâmico) os valores de pressão atmosféricas e pressão do coletor, assim como a pressão de combustível. Em marcha lenta confira os valores de sonda comparando com correção de curto e longo prazo (STFT e LTFT). Repita este teste em rodagem e compare os valores. Um teste de fumaça no coletor pode ajudar a confirmar entradas de ar falsas. No modo atuadores (ou avançado) é possível testar a válvula e comparar rotação com o funcionamento da mesma.
Boa tarde , vc poderia me informar se eu não tiver o scanner para fazer essa configuração e só substituir a válvula velha pela nova da certo? Pós eu fiz a troca da minha e ela ficou fazendo esse barulho aí igual vc mostrou no scanner , tipo logo quando ligo o carro o barulho fica normal mais depois de 1 minuto mais oh menos aí ela muda o barulho para esse como mostra no vídeo. Será porque tem que configurar no scanner é isso?
O ruído da válvula varia quando se usa uma paralela e o coxim dianteiro do motor ruim faz ele ficar mais audível na cabine. A quantidade de pulsos PWM que ela recebe é exatamente a quantidade de ruído ouvido. Os pulsos tem o percentual ligado ao cálculo de concentração de vapor no tanque e necessidade de enriquecimento de mistura lido nas sondas lambda. A temperatura ambiente também é considerada pelo módulo para o cálculo de acúmulo de valor no tanque, assim como a relação AF. Usando se usa etanol ela abrirá menos por haver também uma mudança do calculador no módulo. Necessariamente não é obrigatório se usar um rastreador, mas a opção de reset de configurações e aprendizado até das sondas ajuda. O importante ao rastrear é compreender as leituras e não somente os códigos de falha, então rastreamento só por DTC's não ajuda a compreensão do que está ocorrendo. Mas esteja atento à marca e também se a mangueira do cânister não está encostada na lataria, passando o ruído para a cabine. Abraços!
Será que poderia me ajudar a tirar uma divida? tenho um fiesta street 2002 sedan, notei que a válvula não estava funcionado, tirei ela fiz esse teste com 12v e ela funciona normal, sem energia ela fica fecha, com 12v ela abre, o problema é que no carro ela nunca aciona, no chicote tem o sinal positivo, porem o pulso negativo, não existe, chequei com o multimetro, o fio negativo desde o conector da válvula, até o pino da central, e os fios estão ok, quanto o positivo, e quanto ao negativo, agora a duvida seria, será que a central está com defeito e não manda os pulsos para a válvula? testei com motor ligado frio, quente acelerando, e não funciona mesmo.
Bom dia! A válvula do cânister é comandada pelo negativo vindo do módulo, a estratégia varia de acordo com o sistema de injeção. Nas injeções FIC não me lembro exatamente, mas creio que não há comando do atuador em separado para teste. Ele pode ser feito no modo teste estático, onde são acionados todos os atuadores, um a um. O seu pulso negativo deve ocorrer neste momento e pode ser visto com uma caneta de polaridade. Na estratégia de funcionamento os sistemas mais antigos abriam a válvula em aceleração máxima e com carga no motor, ou seja, pressão alta no coletor, desde que houvesse a condição de mistura estequiométrica ou pobre. Também em condições de plena carga com pressão alta no coletor. Nos sistemas mais novos, pela possibilidade de ajuste pela leitura de duas sondas e processador mais rápido no módulo, a estratégia visa abrir também em condições como marcha lenta, desde que haja mistura pobre e fator de correção positivo LTFT. Quando a válvula abre é reduzido o tempo de injeção e este sistema também calculam o percentual de acúmulo do tanque. Há sistemas que possuem até sensores de concentração de vapor no cânister. A válvula de purga tem como função aerar o reservatório de carvão, reduzindo a concentração de combustível neste e evitando o que o carvão ativado possa "inchar". Um técnico de manutenção de módulos poderia em bancada testar o driver de saída da central, ou até verificar o mesmo com teste direto na placa. O que você pode fazer também é realizar um teste de rodagem longo, com o scanner no modo leituras e analisando os parâmetros, e uma caneta de polaridade ligada em uma extensão do negativo de comando até o interior do veículo. Lógico que este teste é mais interessante com um condutor e o mecânico fazendo a análise. Importante lembrar que após algum tempo com o veículo em local quente, ou no sol, fará com que a abertura ocorra mais facilmente, visto que em sistemas mais novos podem considerar a temperatura ambiente e tempo parado. Condições no teste de rodagem como subidas, carga alta no coletor, corte de aceleração e plena carga devem ser tentadas. Assim pode ver se houve sinal para comando da válvula.
@@garage545 Valeu! você me tirou muitas duvidas em relação ao funcionamento dessa válvula. vou fazer o seguinte, vou por um LED com um resistor ligado junto com a válvula. Vou deixar o LED perto do para-brisa, e vou rodando com o carro no dia dia, se funcionar o LED deve piscar junto.
Bom dia, Fiz o teste na valvula injetando 12v, no meu celta 2013, ela acionau normalmente, só q no carro quando viro a chave p ligar medi 10v na saída do terminal do carro , q liga a valvula, ao ligar é medido 10,5v e não aciona a valvula. Qual a tensão de saída no terminal q alimenta a valvula? E qual a resistência Ohm dessa valvula nova ? Ele é a mesma utilizada no celta? Obrigado!!!
Salve Fernando! Não sei lhe informar a resistência agora, mas pode me mandar um whats que verifico e lhe envio. Quando é acionada pelo scanner a válvula recebe +12V via fusível e os pulsos pelo módulo de injeção, o controle é pelo negativo. No motor SPE/4 os comandos são PWM, no Celta 2013 depende de qual o sistema de injeção. Neste ano existe a possibilidade de pelo menos dois sistemas diferentes. Que eu me lembre, salvo engano por não estar na oficina e frente à catálogo, não é a mesma válvula do SPE no motor do Celta. Mande um whats com ano e modelo que lhe envio o esquema com os valores de resistência e tensão. (31)99260-7060
Grande Felipe Alves, Existe um ruído caracterísco da abertura da válvula, até porque usa comando PWM (pulsos). O percentual de abertura varia de acordo com o comando do módulo, que considera o acúmulo de vapor no tanque e a necessidade de enriquecimento pela leitura de parâmetros, como o sinal da sonda lambda. Então é normal, desde que não se mantenha todo o tempo. O ideal é fazer análise no modo leituras com o rastreamento; comparando o percentual de comando dela em gráfico, com o sinal da sonda e a correção de curto e longo prazo (STFT e LTFT). Mas não se preocupe, o mais provável é que seja a abertura de trabalho dela, isto varia até de acordo com temperatura ambiente. Abraço!
Chefe, passei o scaner forscan no meu focus sgma , quando liga o veículo na lenta vc ve a valvula canister trabalhar variando as porcentagem, depois que esquenta fica em 00% e nao mexe mais, é normal ?
A válvula canister é aberta em sistemas mais modernos, com comando PWM, conforme a estratégia que o módulo acredita ser necessário para o enriquecimento da mistura. Nas fases de funcionamento onde seja preciso de adição do tempo de injeção, ela abre a válvula e verifica também o resultado da sonda ao fazer a abertura. Caso na sonda não seja notado mais enriquecimento ao abrir a canister, o módulo dispensa e enriquece usando somente os injetores, isto indica que não há mais concentração de vapor com combustível no tanque. Há sistemas que apresentam este valor de concentração calculado no modo leituras. Em casos que não seja preciso o enriquecimento de mistura, o tempo de injeção pode ser reduzido e usado o vapor como meio de enriquecer. Se em nenhum momento houver estratégia para seu uso, na desaceleração ela é aberta, garantindo a "purga" do canister é alívio de pressão interna do tanque .
Opa! Tudo blz! Fiz a substituição dessa válvula pois a mesma tinha travada aberta. No scainer ela vai de 0 a 100? Somente quando acelera o carro? Ou o carro em marcha lenta ela tem que osila também? Pois No meu carro ao acelera ela vai até 55 e 0 novamente? É normal isso? Mecânico falou que é. Fiquei na dúvida
Depende da estratégia do módulo em relação aos parâmetros lidos: Tempo de concentração de vapor do tanque, o que ele calcula como percentual. Resultado de mistura da sonda A em resposta imediata. Ajuste de longo prazo. Como exemplos. E de acordo com ele a válvula é aberta de acordo com o quanto ele pode reduzir o tempo de abertura dos injetores. Mais ou menos por aí...
Boa noite, se tirar a volvula canister solenóide do Cobalt, e logo em seguida colocar e necessário passar o scanner pra apagar as falhas, por quê eu tirei o meu e coloquei acendeu a luz da injeção e perdeu a seleraçao do carro
@@andrevarella576 Se funcionou ele sem a válvula pode ter perdido o AF (apontamento de combustível). O ideal é ver qual o DTC, caso seja da válvula somente basta apagar. O aprendizado do AF se faz com um teste de rodagem. Para ver o DTC até um ELM327 junto ao aplicativo Car Scanner ou Infocar são suficientes. Vale um print da tela para mostrar ao mecânico caso precise no futuro. Para programações somente um scanner.
Bom dia, amigo! Meu Onix tá consumindo normalmente. Hoje tirei a válvula do canister, soprei e não passa nada de vento. Na primeira partida com o carro frio do eu ligo e ele pega perfeitamente de primeira, mas ouço uns téc téc ( não tão alto ) durante 10/15 segundos e logo para. Isso é problema, ou funcionamento normal da válvula? As vezes também quando ligo o ar condicionado ele oscila e da uns solavancos e quando tá quente a partida fica mais longa. O que pode ser ?
O ruído da válvula é comum, ela abre em várias situações, dentre elas até para ver o quanto sua abertura altera a mistura na sonda A (pré catalisador). Está é a chamada janela de leitura, quando é aberta em um percentual e o módulo analisa o quanto a mistura enriquece. No modo leituras é mostrado e atualizado através desta janela de leitura, o chamado percentual de acúmulo do cânister. Então a válvula abre: Quando há excesso de concentração para realizar a purga. Quando a mistura empobrece. Quando está em desaceleração e a concentração está exagerada no reservatório de carvão. Em plena carga, com o pedal na posição máxima. No ralenti, quando há necessidade de enriquecer a mistura. Quando liga o ar, se existe queda pode ter um problema com atuador de borboleta, carbonização no coletor, entrada falsa de ar pelos anéis dos injetores, excesso de pressão de R134a, falha de leitura do sensor de pressão do ar, obstrução no filtro de ar, falha na leitura do MAF. Tudo isto pode ser observado no modo leituras do rastreamento.
Bom dia !!! Coloquei a válvula nova, mas depois de um tempo funcionando, ela começa a fazer barulho e não para até desligar o carro. Há necessidade de passar scanner para fazer alguma regulagem ??? Obrigado !!
É normal a vávula abrir de acordo com a concentração do cânister e necessidade de enriquecimento de mistura. Em parâmetros (leituras) verifique o percentual de abertuda da mesma, observe o tempo de injeção e variação de sinal da sonda A e B. Quando a mistura empobrece ele é aberta e aguarda-se uma condição de enriquecimento. Caso ocorra, a estratégia se mantem em abrir a válvula, variando o percentual e assim os pulsos PWM, de acordo com o enriquecimento. Quando este não ocorre mais, entende o módulo que não há mais vapor no tanque, assim reduz o percentual. A válvual deve vedar quando não tem alimentação, por exemplo, fora do veículo.
O ideal é injetar um sinal PWM de 12V, através de um gerador como o PP2K: ua-cam.com/video/UjgI6jwsXvA/v-deo.html e usar um vacuômetro manual para verificar a vedação. Mas de forma simples você pode aplicar 12V usando um conector da própria válvula e verificar sua vedação soprando. Porém não deve aplicar continuamente para que ela não queime a bobina.
bom dia E normal esta valvula fucnionar em ciclos , hora ela desliga , meu carro inicia um barulho e para , ou ela funciona de forma constante . uma barulho de "tec tec".
Sim, ela faz um barulho mas geralmente não incomoda. Seria bom comparar com outro veículo para dizer algo sobre o ruído. O quanto ela abre é em percentual por comando PWM e pode variar de acordo com as condições de concentração de vapor no tanque.
Recomendo executar o teste dela montada a cada 10.000 e remoção e teste de vedação externo, com bomba de vácuo, a cada 30.000 Decerto não notar que em média apresentam falhas por volta de 70.000km Mas é essencial fazer os testes periódicos, visto que há casos de válvulas apresentarem falhas com baixa quilometragem.
Norival anuda eu... estou com o prisma joy 1.0 ha 1 ano, e desde q peguei faz o barulho CONSTANTE tec tec tec auto.. troquei essa peca o barulho continuou devolvi troquei de novo e o mesmo continuou .. troquei tbm o carvão o mecanico falou que pideria ter transbordado combustivel e contaminado.. e isso faria ela ficar com esse barrulho.. e tbm continuou e é auto o barulho dentro e fora do carro.. e nao estou conseguindo resolver... o que eu faço?
Salve Rafael, É normal um certo ruído da vávula por ser comandada com PWM, mas não que chegue a incomodar. Poderia comparar com outro para que tenha uma noção. Excesso de combustível no reservatório cânister e até no tanque realmente podem danificar a vávula, mas basta fazer o teste dela para saber se está ruim. Importante analisar o quanto a mesma está abrindo no percentual, no modo leitura do scanner. Outro ponto a observar é se é mesmo a vávula do cânister que faz o ruído e não outro elemento seja do cabeçote ou colertor. Entradas falsas de ar, seja no coletor ou servo freio, ou falha de vedação de vávulas causam abertura em excesso da cânister. Isto pode ser visto no scanner em leituras e testado com fumaça por exemplo. Desligando a válvula, sem o conector elétrico o barulho cessa? E desligando a mangueira da mesma?
Muito obrigado pela resposta... sim quando tira o conector o barulho para, mas é estranho que é constante tec tec tec tec tec.. carro 2019 com peça nova gm .. cheguei a pensar que é por eu so usar alcool, tem algo a ver?
AMIGO TROQUEI A VALVULA CANISTER DO ONIX AGORA QUANDO LIGO O CARRO EU PERCEBO ELA FAZENDO UM RUIDO PARECIDO COM VÁLVULA BATENDO E FICA DIRETO, ISSO É NORMAL?
É normal Marcelo, ela sempre faz ruído. Confira somente se está no alojamento correto. O ruído parece mais intenso se o coxim diateiro do motor estiver no fim de curso ("cansado"). Ela para o barulho se travar ou se estiver sem ação. Lógico que ela pulsa de acordo com a concentração de vapor no tanque e necessidade de enriquecimento de mistura.
Muitos confundem o ruído dela com os balancins e/ou tuchos. Mas você citou o pulo do gato, ela não faz ruído todo o tempo: E você pode desligar a válvula (elétrico) e verificar se continua o ruído. Apesar de que um estetoscópio automotivo ou um transdutor de ressonância resolveriam a dúvida. Se ocorre do tucho bater e parar? Sim, quando há algum problema na linha de óleo, variando pressão ou ainda com um óleo contaminado por borra. Vale também medir a pressão do lubrificante!
@@garage545 problema todo é descobrir Levei num mecânico aqui Mas os cara é muito orelhudo Só olha o carro por cima E só descobre se tiver peça pra trocar
@@highlanderdossantosgodoy neste carro é comum: Folga na engrenagem inferior da correia Velas, cabos Vazão injetores Torção de comando Leitura de sondas Ajustes da injeção
Tenho um Onix 1.4 2013 e essa válvula purga em marcha lenta fica pulsando fazendo esse tec tec direto sem parar, mandei trocar e continua a mesma coisa!!
Ela abre de acordo com o percentual de concentração de vapor no tanque. Como não é um valor medido, a central simula de acordo com o tempo, temperatura externa e tipo de combustível. Normalmente se identificado etanol reduz, comente para entender. É possível com um rastreador, no modo leitura, ver a concentração estimada pela central e assim a possível abertura. É algo normal ela receber os pulsos mesmo em lenta, sendo que o tempo de injeção e abertura da borboleta serão reduzidos com a abertura dela. Infelizmente, pela sua localização no coletor plástico, é comum se ouvir a ressonância. Em outros motores, mesmo os que usam a tecnologia de comando PWM na purga do cânister, por estar em outro ponto e algumas até fora do coletor com mangueiras, não se ouve o ruído.
Meu carro tem gnv. estava usando gasolina e depois de uma semana o AF virou pra 100% alcool e imagina como o carro ficou pra pegar na primeira partida do dia....
@@garage545 atualizando: Desmontei a Válvula do Canister e ela está ok. Fiz o teste de sopro pra verificar a vedação e fiz um teste deixando ela isolada no local. Continuou ruim. Peguei emprestado o scanner ThinkDiag e passei no carro. Sem erros. Dei um Reset no Ajuste de combustivel, Entrei no AF e fiz ajuste para combustível misturado, Rodei uns ±16km no combustível líquido Verifiquei os parâmetros de leitura e ele está dando agora proporção de álcool ≈61% Como eu tirei 25L de gasolina do Tanque, e completei com álcool, coube +30L, se a gente dividir 54L/30 dá ≈65% Então agora a leitura está correta. Primeira partida do dia, o carro pegou normal 🙌🏿. Obs: com esses scanner eu fiz o teste de partida frio e a bomba está ok mas ela sempre aparece como desativada. Vou esperar uma manhã bem fria pra fazer um novo teste se a injeção vai mandar ela pulsar combustível na primeira partida do dia. Tenho esses testes de partida salvos. Só não gravei a tela do scanner mas posso fazer logo logo simulando o que fiz.
O meu tava assim. A cada dois ou três meses desrregulava o AF. No meu o problema era o emulador de sonda do GNV Coloquei um emulador da verptro e melhorou
Sim, ela tem certo ruído. A abertura depende do nível de concentração de vapor calculado pelo módulo no tanque. Além dos testes dela, você pode abastecer com etanol somente e verificar se reduz o ruído. Quando o AF está apontado para este combustível não se calcula na central um percentual de abertura tão alto. Até a temperatura ambiente é usada como fator para calcular o quanto ela abre.
Os motores SPE/4 podem ter muitos problemas e exigem muitos cuidados. Se o ruído for proveniente do cabeçote, este grilado pode ser um balancim quebrado. Mas já passei por muitos casos com eles: Velas de ignição incorretas, válvula cânister travada aberta, ponto de sincronismo mecânico e a engrenagem inferior, falta de aprendizado do sensor de rotação, torção de comando, sonda travada. É importante verificar de onde vem o ruído e fazer a correção o mais breve para não piorar o problema.
Ela faz ruídos sim por ser comandada por PWM, mas normalmente não se ouve dentro do carro. É importante analisar nas leituras do rastreador como está o sinal e o acúmulo. Creio que viu na parte final do vídeo o acionamento com scanner. Mas não pode abrir todo o tempo, isto indica alguma falha.
Eu tenho um ônix lt 2015 aconteceu comigo a primeira vez o carro mudou para o álcool levei no mecânico passamos o scanner e constou 39 erros na bateria pois bem trocamos, e agora ele se nega pra pegar só em dias muito quentes passamos no scanner novamente e não constou erro nenhum, e o mecânico não soube me dizer o por que disto acontecer
Sensor de temperatura da água, sensor de temperatura do ar, válvula cânister, fasagem do motor (virtual e por compressão), folga da engrenagem do vbirabraquim, torção do comando, vedação de válvulas, entradas falsas de ar, perda de aterramento, consumo excessivo em partida, corrente em CCA da bateria, sensor de pressão do coletor e atmosférica. O ideal é começar com uma análise de parâmetros no scanner, considerando a comparação com dados reais, como por exemplo medir a temperatura do motor com um termômetro e comparar com o valor no scanner.
Grande Sidnei! Eu não tinha mesmo um injetor de sinal PWM em mãos. Este teste fora, normalmente usaria agora o ZKPP2K. Algumas vezes opto por acionar pelo scanner, quando o teste existe no modo atuadores da estratégia da central. Muito obrigado pelo aviso!
Ele normalmente não é audível dentro do receptáculo de passageiros, nem no lado direito e na frente. É importante analisar nas leituras do rastreador como está o sinal e o acúmulo. Ela faz ruído por ser acionada via PWM, creio que viu na parte final do vídeo o acionamento com scanner. Mas não pode abrir todo o tempo, isto indica alguma falha.
muito obrigado a velha tava um barulho muito alto o famoso TEC TEC daí troquei por uma nova mas ela está fazendo um barulhinho mas não igual a que tava
mim tira uma dúvida eu troquei os cabos i velas por motivo de manutenção mas percebi que o carro ficou fazendo ums barulho as outras não fazia não e um prisma 2016 coloquei velas njk e cabos boch
@@valdiranoliveira7083 eu normalmente opto por um kit da GM, mas vamos ao que há: Tente em primeiro voltar as velas originais pois este carro tem muitos problemas com ajustes feitos via rastreador, se você tiver faça os ajustes com as que colocou. Passei por um caso em que após a troca de velas o motor não desligava com pré-ignição.
Comprei a minha válvula no mercado livre, eu mesmo troquei, não tem erro!
Resolveu o problema
Grande Kevin!
Excelente, mas sempre recomendo que se verifique no ML se é uma peça de procedência, lógico que até concessionárias tem lojas na plataforma.
Mas também há pessoas mal intencionadas.
Parabéns pelo serviço, realmente não é complicado, mas deve ser executado com cuidado, já recebi aqui um veículo com o conector da mangueira quebrado e a rosca do coletor danificada. Nem todos tem cuidado como você.
Forte abraço!
O barulho acabou ou e normal o barulho continuar?
@@kevinribeiro535 o amigo pode informar onde comprou a valvula no mercado livre obrigado
@@wesleycorrea6641 o barulho acabou, nunca voltou. Comprei a válvula original
@@guivieirafilho2017 não vou me recordar. Comprei a válvula original. Busquei no ML pelo número de série da peça. Se vc ver que não é original é só devolver
Fiquei 2 semanas com mecânico gastando dinheiro e não resolvia, assisti ao seu vídeo e eu mesmo fui verificar a peça e estava estragada e concertei meu carro rápido e prático , e olha que eu tinha pedido o veículo para verificar ele me disse que estava tudo certo .
Muito obrigado Romilson!!!!!!!
Fico extremamente feliz que possa ter lhe ajudado!
Show de bola esse seu teste ajudou muito
Que bom que ajudou José Lima!!!!!
Obrigado por comentar!
Tá dando show meu amigo
Dias um pouco atribulados, mas felizes!
Bora treinar mais a cada dia e sempre!
Minha Ecosport 2.0 injeção direta e de outros amigos deu problema na válvula canister (fazendo barulho) trocamos ela mas o carro falha em subidas com a rotação perto de 2000 rpm, precisamos fazer algum ajuste no módulo pelo scanner? Já trocamos velas bobinas filtros e já entendemos q o problema é ar, quando desliga o sensor Maf o carro melhora
Verifique em modo leituras (ou dinâmico) os valores de pressão atmosféricas e pressão do coletor, assim como a pressão de combustível.
Em marcha lenta confira os valores de sonda comparando com correção de curto e longo prazo (STFT e LTFT). Repita este teste em rodagem e compare os valores.
Um teste de fumaça no coletor pode ajudar a confirmar entradas de ar falsas.
No modo atuadores (ou avançado) é possível testar a válvula e comparar rotação com o funcionamento da mesma.
Boa tarde , vc poderia me informar se eu não tiver o scanner para fazer essa configuração e só substituir a válvula velha pela nova da certo? Pós eu fiz a troca da minha e ela ficou fazendo esse barulho aí igual vc mostrou no scanner , tipo logo quando ligo o carro o barulho fica normal mais depois de 1 minuto mais oh menos aí ela muda o barulho para esse como mostra no vídeo. Será porque tem que configurar no scanner é isso?
O ruído da válvula varia quando se usa uma paralela e o coxim dianteiro do motor ruim faz ele ficar mais audível na cabine.
A quantidade de pulsos PWM que ela recebe é exatamente a quantidade de ruído ouvido. Os pulsos tem o percentual ligado ao cálculo de concentração de vapor no tanque e necessidade de enriquecimento de mistura lido nas sondas lambda.
A temperatura ambiente também é considerada pelo módulo para o cálculo de acúmulo de valor no tanque, assim como a relação AF. Usando se usa etanol ela abrirá menos por haver também uma mudança do calculador no módulo.
Necessariamente não é obrigatório se usar um rastreador, mas a opção de reset de configurações e aprendizado até das sondas ajuda.
O importante ao rastrear é compreender as leituras e não somente os códigos de falha, então rastreamento só por DTC's não ajuda a compreensão do que está ocorrendo.
Mas esteja atento à marca e também se a mangueira do cânister não está encostada na lataria, passando o ruído para a cabine.
Abraços!
@@garage545 muito obrigado por responder.
@@denissoncordeiro4342 eu que agradeço!
Será que poderia me ajudar a tirar uma divida? tenho um fiesta street 2002 sedan, notei que a válvula não estava funcionado, tirei ela fiz esse teste com 12v e ela funciona normal, sem energia ela fica fecha, com 12v ela abre, o problema é que no carro ela nunca aciona, no chicote tem o sinal positivo, porem o pulso negativo, não existe, chequei com o multimetro, o fio negativo desde o conector da válvula, até o pino da central, e os fios estão ok, quanto o positivo, e quanto ao negativo, agora a duvida seria, será que a central está com defeito e não manda os pulsos para a válvula? testei com motor ligado frio, quente acelerando, e não funciona mesmo.
Bom dia!
A válvula do cânister é comandada pelo negativo vindo do módulo, a estratégia varia de acordo com o sistema de injeção.
Nas injeções FIC não me lembro exatamente, mas creio que não há comando do atuador em separado para teste.
Ele pode ser feito no modo teste estático, onde são acionados todos os atuadores, um a um. O seu pulso negativo deve ocorrer neste momento e pode ser visto com uma caneta de polaridade.
Na estratégia de funcionamento os sistemas mais antigos abriam a válvula em aceleração máxima e com carga no motor, ou seja, pressão alta no coletor, desde que houvesse a condição de mistura estequiométrica ou pobre. Também em condições de plena carga com pressão alta no coletor.
Nos sistemas mais novos, pela possibilidade de ajuste pela leitura de duas sondas e processador mais rápido no módulo, a estratégia visa abrir também em condições como marcha lenta, desde que haja mistura pobre e fator de correção positivo LTFT. Quando a válvula abre é reduzido o tempo de injeção e este sistema também calculam o percentual de acúmulo do tanque. Há sistemas que possuem até sensores de concentração de vapor no cânister.
A válvula de purga tem como função aerar o reservatório de carvão, reduzindo a concentração de combustível neste e evitando o que o carvão ativado possa "inchar".
Um técnico de manutenção de módulos poderia em bancada testar o driver de saída da central, ou até verificar o mesmo com teste direto na placa.
O que você pode fazer também é realizar um teste de rodagem longo, com o scanner no modo leituras e analisando os parâmetros, e uma caneta de polaridade ligada em uma extensão do negativo de comando até o interior do veículo. Lógico que este teste é mais interessante com um condutor e o mecânico fazendo a análise.
Importante lembrar que após algum tempo com o veículo em local quente, ou no sol, fará com que a abertura ocorra mais facilmente, visto que em sistemas mais novos podem considerar a temperatura ambiente e tempo parado.
Condições no teste de rodagem como subidas, carga alta no coletor, corte de aceleração e plena carga devem ser tentadas.
Assim pode ver se houve sinal para comando da válvula.
@@garage545 Valeu! você me tirou muitas duvidas em relação ao funcionamento dessa válvula. vou fazer o seguinte, vou por um LED com um resistor ligado junto com a válvula. Vou deixar o LED perto do para-brisa, e vou rodando com o carro no dia dia, se funcionar o LED deve piscar junto.
@@bonin450 muito bom!
Bom dia,
Fiz o teste na valvula injetando 12v, no meu celta 2013, ela acionau normalmente, só q no carro quando viro a chave p ligar medi 10v na saída do terminal do carro , q liga a valvula, ao ligar é medido 10,5v e não aciona a valvula. Qual a tensão de saída no terminal q alimenta a valvula? E qual a resistência Ohm dessa valvula nova ? Ele é a mesma utilizada no celta? Obrigado!!!
Salve Fernando!
Não sei lhe informar a resistência agora, mas pode me mandar um whats que verifico e lhe envio.
Quando é acionada pelo scanner a válvula recebe +12V via fusível e os pulsos pelo módulo de injeção, o controle é pelo negativo.
No motor SPE/4 os comandos são PWM, no Celta 2013 depende de qual o sistema de injeção. Neste ano existe a possibilidade de pelo menos dois sistemas diferentes.
Que eu me lembre, salvo engano por não estar na oficina e frente à catálogo, não é a mesma válvula do SPE no motor do Celta.
Mande um whats com ano e modelo que lhe envio o esquema com os valores de resistência e tensão.
(31)99260-7060
Boa tarde amigo tenho um jetta tsi essa válvula quando carro ligado ela faz tec tec mas NDa de escandaloso seria o funcionamento normal da peça?
Grande Felipe Alves,
Existe um ruído caracterísco da abertura da válvula, até porque usa comando PWM (pulsos). O percentual de abertura varia de acordo com o comando do módulo, que considera o acúmulo de vapor no tanque e a necessidade de enriquecimento pela leitura de parâmetros, como o sinal da sonda lambda.
Então é normal, desde que não se mantenha todo o tempo. O ideal é fazer análise no modo leituras com o rastreamento; comparando o percentual de comando dela em gráfico, com o sinal da sonda e a correção de curto e longo prazo (STFT e LTFT).
Mas não se preocupe, o mais provável é que seja a abertura de trabalho dela, isto varia até de acordo com temperatura ambiente.
Abraço!
Chefe, passei o scaner forscan no meu focus sgma , quando liga o veículo na lenta vc ve a valvula canister trabalhar variando as porcentagem, depois que esquenta fica em 00% e nao mexe mais, é normal ?
A válvula canister é aberta em sistemas mais modernos, com comando PWM, conforme a estratégia que o módulo acredita ser necessário para o enriquecimento da mistura.
Nas fases de funcionamento onde seja preciso de adição do tempo de injeção, ela abre a válvula e verifica também o resultado da sonda ao fazer a abertura.
Caso na sonda não seja notado mais enriquecimento ao abrir a canister, o módulo dispensa e enriquece usando somente os injetores, isto indica que não há mais concentração de vapor com combustível no tanque. Há sistemas que apresentam este valor de concentração calculado no modo leituras.
Em casos que não seja preciso o enriquecimento de mistura, o tempo de injeção pode ser reduzido e usado o vapor como meio de enriquecer.
Se em nenhum momento houver estratégia para seu uso, na desaceleração ela é aberta, garantindo a "purga" do canister é alívio de pressão interna do tanque .
Opa! Tudo blz! Fiz a substituição dessa válvula pois a mesma tinha travada aberta. No scainer ela vai de 0 a 100? Somente quando acelera o carro? Ou o carro em marcha lenta ela tem que osila também? Pois No meu carro ao acelera ela vai até 55 e 0 novamente? É normal isso? Mecânico falou que é. Fiquei na dúvida
Depende da estratégia do módulo em relação aos parâmetros lidos:
Tempo de concentração de vapor do tanque, o que ele calcula como percentual.
Resultado de mistura da sonda A em resposta imediata.
Ajuste de longo prazo.
Como exemplos. E de acordo com ele a válvula é aberta de acordo com o quanto ele pode reduzir o tempo de abertura dos injetores.
Mais ou menos por aí...
Boa noite, se tirar a volvula canister solenóide do Cobalt, e logo em seguida colocar e necessário passar o scanner pra apagar as falhas, por quê eu tirei o meu e coloquei acendeu a luz da injeção e perdeu a seleraçao do carro
@@andrevarella576 Se funcionou ele sem a válvula pode ter perdido o AF (apontamento de combustível).
O ideal é ver qual o DTC, caso seja da válvula somente basta apagar. O aprendizado do AF se faz com um teste de rodagem.
Para ver o DTC até um ELM327 junto ao aplicativo Car Scanner ou Infocar são suficientes. Vale um print da tela para mostrar ao mecânico caso precise no futuro.
Para programações somente um scanner.
@@garage545 obg pela dica
Bom dia, amigo! Meu Onix tá consumindo normalmente. Hoje tirei a válvula do canister, soprei e não passa nada de vento. Na primeira partida com o carro frio do eu ligo e ele pega perfeitamente de primeira, mas ouço uns téc téc ( não tão alto ) durante 10/15 segundos e logo para. Isso é problema, ou funcionamento normal da válvula?
As vezes também quando ligo o ar condicionado ele oscila e da uns solavancos e quando tá quente a partida fica mais longa. O que pode ser ?
O ruído da válvula é comum, ela abre em várias situações, dentre elas até para ver o quanto sua abertura altera a mistura na sonda A (pré catalisador). Está é a chamada janela de leitura, quando é aberta em um percentual e o módulo analisa o quanto a mistura enriquece. No modo leituras é mostrado e atualizado através desta janela de leitura, o chamado percentual de acúmulo do cânister.
Então a válvula abre:
Quando há excesso de concentração para realizar a purga.
Quando a mistura empobrece.
Quando está em desaceleração e a concentração está exagerada no reservatório de carvão.
Em plena carga, com o pedal na posição máxima.
No ralenti, quando há necessidade de enriquecer a mistura.
Quando liga o ar, se existe queda pode ter um problema com atuador de borboleta, carbonização no coletor, entrada falsa de ar pelos anéis dos injetores, excesso de pressão de R134a, falha de leitura do sensor de pressão do ar, obstrução no filtro de ar, falha na leitura do MAF.
Tudo isto pode ser observado no modo leituras do rastreamento.
@@garage545 Muito obrigado pelas informações, amigo!
Bom dia !!! Coloquei a válvula nova, mas depois de um tempo funcionando, ela começa a fazer barulho e não para até desligar o carro. Há necessidade de passar scanner para fazer alguma regulagem ??? Obrigado !!
É normal a vávula abrir de acordo com a concentração do cânister e necessidade de enriquecimento de mistura.
Em parâmetros (leituras) verifique o percentual de abertuda da mesma, observe o tempo de injeção e variação de sinal da sonda A e B.
Quando a mistura empobrece ele é aberta e aguarda-se uma condição de enriquecimento. Caso ocorra, a estratégia se mantem em abrir a válvula, variando o percentual e assim os pulsos PWM, de acordo com o enriquecimento.
Quando este não ocorre mais, entende o módulo que não há mais vapor no tanque, assim reduz o percentual.
A válvual deve vedar quando não tem alimentação, por exemplo, fora do veículo.
Boa tarde!
Eu vendo essas Válvulas e algumas vem com defeito de fabricação.
Como faço para fazer os testes compro uma bateria e falta mais o que?
O ideal é injetar um sinal PWM de 12V, através de um gerador como o PP2K: ua-cam.com/video/UjgI6jwsXvA/v-deo.html e usar um vacuômetro manual para verificar a vedação.
Mas de forma simples você pode aplicar 12V usando um conector da própria válvula e verificar sua vedação soprando. Porém não deve aplicar continuamente para que ela não queime a bobina.
bom dia
E normal esta valvula fucnionar em ciclos , hora ela desliga , meu carro inicia um barulho e para , ou ela funciona de forma constante .
uma barulho de "tec tec".
Sim, ela faz um barulho mas geralmente não incomoda. Seria bom comparar com outro veículo para dizer algo sobre o ruído.
O quanto ela abre é em percentual por comando PWM e pode variar de acordo com as condições de concentração de vapor no tanque.
Quanto kilometragem deve trocar a válvula canister para manutenção preventiva?
Recomendo executar o teste dela montada a cada 10.000 e remoção e teste de vedação externo, com bomba de vácuo, a cada 30.000
Decerto não notar que em média apresentam falhas por volta de 70.000km
Mas é essencial fazer os testes periódicos, visto que há casos de válvulas apresentarem falhas com baixa quilometragem.
Norival anuda eu... estou com o prisma joy 1.0 ha 1 ano, e desde q peguei faz o barulho CONSTANTE tec tec tec auto.. troquei essa peca o barulho continuou devolvi troquei de novo e o mesmo continuou .. troquei tbm o carvão o mecanico falou que pideria ter transbordado combustivel e contaminado.. e isso faria ela ficar com esse barrulho.. e tbm continuou e é auto o barulho dentro e fora do carro.. e nao estou conseguindo resolver... o que eu faço?
Salve Rafael,
É normal um certo ruído da vávula por ser comandada com PWM, mas não que chegue a incomodar. Poderia comparar com outro para que tenha uma noção.
Excesso de combustível no reservatório cânister e até no tanque realmente podem danificar a vávula, mas basta fazer o teste dela para saber se está ruim.
Importante analisar o quanto a mesma está abrindo no percentual, no modo leitura do scanner.
Outro ponto a observar é se é mesmo a vávula do cânister que faz o ruído e não outro elemento seja do cabeçote ou colertor.
Entradas falsas de ar, seja no coletor ou servo freio, ou falha de vedação de vávulas causam abertura em excesso da cânister. Isto pode ser visto no scanner em leituras e testado com fumaça por exemplo.
Desligando a válvula, sem o conector elétrico o barulho cessa? E desligando a mangueira da mesma?
Muito obrigado pela resposta... sim quando tira o conector o barulho para, mas é estranho que é constante tec tec tec tec tec.. carro 2019 com peça nova gm .. cheguei a pensar que é por eu so usar alcool, tem algo a ver?
AMIGO TROQUEI A VALVULA CANISTER DO ONIX AGORA QUANDO LIGO O CARRO EU PERCEBO ELA FAZENDO UM RUIDO PARECIDO COM VÁLVULA BATENDO E FICA DIRETO, ISSO É NORMAL?
É normal Marcelo, ela sempre faz ruído. Confira somente se está no alojamento correto.
O ruído parece mais intenso se o coxim diateiro do motor estiver no fim de curso ("cansado").
Ela para o barulho se travar ou se estiver sem ação. Lógico que ela pulsa de acordo com a concentração de vapor no tanque e necessidade de enriquecimento de mistura.
Olá... O barulho de tucho pode oscilar ou sempre é constante. Essa válvula pode confundir com de tucho?
Muitos confundem o ruído dela com os balancins e/ou tuchos.
Mas você citou o pulo do gato, ela não faz ruído todo o tempo: E você pode desligar a válvula (elétrico) e verificar se continua o ruído.
Apesar de que um estetoscópio automotivo ou um transdutor de ressonância resolveriam a dúvida.
Se ocorre do tucho bater e parar? Sim, quando há algum problema na linha de óleo, variando pressão ou ainda com um óleo contaminado por borra. Vale também medir a pressão do lubrificante!
O meu quando liga no 12v fica ai coloquei agua e ela joga a agua
Sem PWM acionando direto, este é o trabalho dela mesmo.
Se está com consumo alto, verifique outros elementos, comece pelo ajuste AF.
@@garage545 problema todo é descobrir
Levei num mecânico aqui
Mas os cara é muito orelhudo
Só olha o carro por cima
E só descobre se tiver peça pra trocar
@@highlanderdossantosgodoy neste carro é comum:
Folga na engrenagem inferior da correia
Velas, cabos
Vazão injetores
Torção de comando
Leitura de sondas
Ajustes da injeção
Tenho um Onix 1.4 2013 e essa válvula purga em marcha lenta fica pulsando fazendo esse tec tec direto sem parar, mandei trocar e continua a mesma coisa!!
Ela abre de acordo com o percentual de concentração de vapor no tanque.
Como não é um valor medido, a central simula de acordo com o tempo, temperatura externa e tipo de combustível. Normalmente se identificado etanol reduz, comente para entender.
É possível com um rastreador, no modo leitura, ver a concentração estimada pela central e assim a possível abertura.
É algo normal ela receber os pulsos mesmo em lenta, sendo que o tempo de injeção e abertura da borboleta serão reduzidos com a abertura dela.
Infelizmente, pela sua localização no coletor plástico, é comum se ouvir a ressonância.
Em outros motores, mesmo os que usam a tecnologia de comando PWM na purga do cânister, por estar em outro ponto e algumas até fora do coletor com mangueiras, não se ouve o ruído.
Meu carro tem gnv. estava usando gasolina e depois de uma semana o AF virou pra 100% alcool e imagina como o carro ficou pra pegar na primeira partida do dia....
E era a cânister? Ela causa muito isto.
@@garage545 atualizando:
Desmontei a Válvula do Canister e ela está ok. Fiz o teste de sopro pra verificar a vedação e fiz um teste deixando ela isolada no local. Continuou ruim.
Peguei emprestado o scanner ThinkDiag e passei no carro. Sem erros.
Dei um Reset no Ajuste de combustivel,
Entrei no AF e fiz ajuste para combustível misturado,
Rodei uns ±16km no combustível líquido
Verifiquei os parâmetros de leitura e ele está dando agora proporção de álcool ≈61%
Como eu tirei 25L de gasolina do Tanque, e completei com álcool, coube +30L, se a gente dividir 54L/30 dá ≈65%
Então agora a leitura está correta.
Primeira partida do dia, o carro pegou normal 🙌🏿.
Obs: com esses scanner eu fiz o teste de partida frio e a bomba está ok mas ela sempre aparece como desativada.
Vou esperar uma manhã bem fria pra fazer um novo teste se a injeção vai mandar ela pulsar combustível na primeira partida do dia.
Tenho esses testes de partida salvos.
Só não gravei a tela do scanner mas posso fazer logo logo simulando o que fiz.
O meu tava assim. A cada dois ou três meses desrregulava o AF. No meu o problema era o emulador de sonda do GNV
Coloquei um emulador da verptro e melhorou
o barulho chega a ser audivel dentro do carro e do lado de fora com capo fechado . meu carro esta com 44.100 km
Sim, ela tem certo ruído. A abertura depende do nível de concentração de vapor calculado pelo módulo no tanque.
Além dos testes dela, você pode abastecer com etanol somente e verificar se reduz o ruído. Quando o AF está apontado para este combustível não se calcula na central um percentual de abertura tão alto.
Até a temperatura ambiente é usada como fator para calcular o quanto ela abre.
Tenho um prisma Joy 2019 ele tá grilando é com cheiro forte tá an gasolina
Os motores SPE/4 podem ter muitos problemas e exigem muitos cuidados.
Se o ruído for proveniente do cabeçote, este grilado pode ser um balancim quebrado.
Mas já passei por muitos casos com eles:
Velas de ignição incorretas, válvula cânister travada aberta, ponto de sincronismo mecânico e a engrenagem inferior, falta de aprendizado do sensor de rotação, torção de comando, sonda travada.
É importante verificar de onde vem o ruído e fazer a correção o mais breve para não piorar o problema.
O meu quando sopro nao passa ar nao
Mas o carro ta bebendo muito
Ta fazendo 5km/L
Provavelmente o problema está em outro lugar.
Eu ia trocar essa válvula só por causa do barulho, mas pelo jeito não faz diferença.
O barulho não, faça o teste de vedação dela, isto que importa. Como é comandada por PWM, faz um certo ruído mesmo.
esse teste só funciona para quem fuma san marino kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@natanaelrosa4545 pode usar a máquina de fumaça também, hahahaha
mas esse barulho e normal
Ela faz ruídos sim por ser comandada por PWM, mas normalmente não se ouve dentro do carro.
É importante analisar nas leituras do rastreador como está o sinal e o acúmulo.
Creio que viu na parte final do vídeo o acionamento com scanner. Mas não pode abrir todo o tempo, isto indica alguma falha.
blz meu irmão você e o cara muito bem pela sua atenção Deus ti ilumine sempre
@@valdiranoliveira7083 obrigado!
Eu tenho um ônix lt 2015 aconteceu comigo a primeira vez o carro mudou para o álcool levei no mecânico passamos o scanner e constou 39 erros na bateria pois bem trocamos, e agora ele se nega pra pegar só em dias muito quentes passamos no scanner novamente e não constou erro nenhum, e o mecânico não soube me dizer o por que disto acontecer
Sensor de temperatura da água, sensor de temperatura do ar, válvula cânister, fasagem do motor (virtual e por compressão), folga da engrenagem do vbirabraquim, torção do comando, vedação de válvulas, entradas falsas de ar, perda de aterramento, consumo excessivo em partida, corrente em CCA da bateria, sensor de pressão do coletor e atmosférica.
O ideal é começar com uma análise de parâmetros no scanner, considerando a comparação com dados reais, como por exemplo medir a temperatura do motor com um termômetro e comparar com o valor no scanner.
Obrigada, irei passar isto para ele 🙏🏻
@@paulateixeira6695 obrigado por comentar!
Amigo vc testou errado vL atuador eletrônico pulso pmw use
Grande Sidnei!
Eu não tinha mesmo um injetor de sinal PWM em mãos.
Este teste fora, normalmente usaria agora o ZKPP2K.
Algumas vezes opto por acionar pelo scanner, quando o teste existe no modo atuadores da estratégia da central.
Muito obrigado pelo aviso!
amigo aminha táva fazendo muito barulho troquei por uma nova mas tá fazendo um barulho e normal
Ele normalmente não é audível dentro do receptáculo de passageiros, nem no lado direito e na frente.
É importante analisar nas leituras do rastreador como está o sinal e o acúmulo.
Ela faz ruído por ser acionada via PWM, creio que viu na parte final do vídeo o acionamento com scanner. Mas não pode abrir todo o tempo, isto indica alguma falha.
muito obrigado a velha tava um barulho muito alto o famoso TEC TEC daí troquei por uma nova mas ela está fazendo um barulhinho mas não igual a que tava
@@valdiranoliveira7083 excelente, se continuar a incomodar, entre com rastreador e qualquer coisa me mande um whatsapp no 08002912238
mim tira uma dúvida eu troquei os cabos i velas por motivo de manutenção mas percebi que o carro ficou fazendo ums barulho as outras não fazia não e um prisma 2016 coloquei velas njk e cabos boch
@@valdiranoliveira7083 eu normalmente opto por um kit da GM, mas vamos ao que há:
Tente em primeiro voltar as velas originais pois este carro tem muitos problemas com ajustes feitos via rastreador, se você tiver faça os ajustes com as que colocou.
Passei por um caso em que após a troca de velas o motor não desligava com pré-ignição.
Resumindo não adianta trocar em casa se não vai ficar com essa bosta fazendo barulho como a minha pq antes não tinha esse barulho horrível
Cuidado com a marca, algumas paralelas parecem um martelete!
E QUEM NÃO FUMA, NAO CONSEGUE ESSE TESTE ? RSRSRSRS
Só usar a máquina de fumaça da Raven ou outra, hahaha
@@garage545 kkkkk, show de bola, ajudou muito sua dica. Era esse o b.o do meu carro. Abraço
@@casavelhanini2014 eu quem agradeço pela simpatia e feedback!