Só uma dica sobre relés de estado sólido, quando fecha curto na saída do relé, geralmente ele "cola", mantendo a saída ativada 100% do tempo, sendo necessário a troca do relé .
Boa! Por isso é interessante colocar outro relé para alimentação dele se tornar pós chave. Eu trabalho bastante com BMW, desde as E46 a ventoinha é PWM. Sua alimentação é por rele pos chave. Como vc mesmo disse, quando fecha curto no modulo pwm, a ventoinha aciona 100% ou nao consegue acelerar, ficando apenas na velocidade mais baixa.
Incrível ! Coloquei esse relê no meu AP turbo na segunda-feira, sensacional o funcionamento do carro fica perfeito, como nem escuto a ventoinha, configurei um led virtual na FT 450, pra saber que ele está funcionando! Fiquei quase 2 meses pesquisando, usei um relê da DNI dni0149. Conteúdo top, muito bom o vídeo !
Já uso aqui! É sensacional! Só achei seus alvos de temperatura bem agressivos (baixos) Deve estar sem termostática, pra conseguir armar tão baixo sem que ela feche Parabéns, Bernardo e FuelTech!
O meu esta com rele normal liga/desliga na ventoinha com ft450, pra instalar um desse tem que mudar a saida da ft? Independente da saida que esteja usando pra ventoinha ela é pwm? Posso colocar no pós chave o pino 30 12v dele?
Opa video top como sempre , fizemos esse controle por pwm aqui no projeto mas tive um probleminha que nao comsegui descobrir ainda , eu uso tanto borboleta eletrônica por pwm como o eletroventilador e eles estao dando conflito , por exemplo quando desligo o motor e a temperatura sobe, quando vou ligar se ela estiver na temperatura que o eletro ventilador funciona o acelerador fica louco e nao funciona ai quando baixa a temperatura ele funciona normalmente , ainda nao descobri o por que acontece isso
Achei muito bem explicado o video. TOP DEMAIS!!!!! Só fiquei com uma dúvida: houve alguma modificação no eletroventilador ou ele é o original do veículo? Obrigado!
Olá tenho 2 dúvidas... Meu chevette é turbo utiliza motor e ventoinha de um Vectra 2.0 16v, a ventoinha originalmente trabalha com resistência. Eram 2 velocidades 50% e 100% porém instalei injeção programável nele uma FT450 , eliminei a resistência mantive a ligação do ventilador na potência máxima e coloquei um relé PWM controlado pela injeção programável. De acordo com a temperatura consigo acionar a ventoinha em em potências de 0% a 100%. O controle da potência funciona muito bem porém durante a aceleração da ventoinha de O% até qualquer valor até 99% ela faz um ruído como se fosse um motor em curto e vibra muito. Nos parâmetros da injeção consigo alterar a frequência desse PWM por padrão vem em 25Hz já testei de 1 a 1000Hz e a frequência o qual o ventilador faz menos barulho durante a aceleração é em 34Hz. Minha dúvida é como achar a frequência ideal para que a ventoinha não vibre tanto e gere tanto ruído durante o ganho de velocidade e se esse ruído ou frequência errada pode danificar ela. Outra dúvida é a respeito do ar condicionado fiz a instalação de um ar condicionado elétrico nesse Chevette o pressostato do ar condicionado é de duas vias e toda vez que o compressor entra ele manda um sinal pra injeção e programei a injeção pra toda vez que receber esse sinal acionar a ventoinha em 40% porém mesmo utilizando válvula termostática a temperatura do motor está ficando muito baixa pois a ventoinha está ligada o tempo todo devido ao ar condicionado. No trânsito a temperatura do motor fica em torno de uns 75° acredito eu que a temperatura ideal pra esse motor seria 93° 95° como contorno esse problema tendo em vista que se eu diminuir a potência do ventilador abaixo de 40% vai acabar desarmando o ar condicionado por alta pressão.
Bernardo, fiquei com uma dúvida. No meu carro a válvula termostática só começa a abrir a partir de 86 °C, antes disso ela está totalmente fechada. E atinge 100% de abertura a 95 °C. Portanto, não é preciso acionamento do eletroventilador até 95 °C. Confere? Se ele entrar antes vai ficar “brigando” com a válvula termostática, pois um quer esfriar a água e a outra quer fechar a passagem para ela não esfriar. Estarei desperdiçando energia. É isso? O ideal teórico é que se estabilizasse a temperatura da água a 95 °C. Dessa forma, depois que a válvula termostática abrisse 100%, ou seja, ela não tem mais o que fazer, não tem como ajudar na regulação da temperatura, aí eu começaria a aumentar a potência de eletroventilador, com uma curva rápida, x^2 ou x^3, para travar a temperatura em 95 °C. Teria que se operar na faixa de décimos de grau.
@@joaoguilhermefelixbarbosa350não precisa...a saída vai direto no atuador pois ela funciona como polo negativo. Só ligar 12v no positivo (nesse tem relê) e a saida azul 5 direto no negativo do atuador. Pelo que me lembro é isso...
Olá Fernando, para controle de eletro ventilador por PWM pode ser ligada qualquer saída azul em um relé de estado sólido ou até mesmo através de alguns módulos originais de eletro ventilador como o do Ford Focus.
@@FuelTechOficial entendi mas no caso carro é turbo AP o radiador é maior em alimunio eu não uso valvula termostatica .Esse sistema pwm faria algum efeito ou teria que montar valvula novamente pra que mantesse a temperatura ideal ?
Interessante vou substituir o sistema de velocidade 1 e velocidade 2 da Strada. Colocar só o PWM. Sabe se o relê de estado sólido tem o mesmo padrão de encaixe dos porta reles convencionais ?
esse relé consegue modular a velocidade mesmo num ventilador que originalmente trabalha só no liga-desliga? Cebolão original do Kadett GSi é igual do carburado: Já liga no máximo.
E possivel sim, alguns carros tem esse sistema de fabrica, no caso, teria que ver se a injeção programável suporta essa configuração, teria que ter uma tabela de acionamento do rele baseado na pressão do combustível, monitorado por sensor na linha de combustível.
Olá Saídas com controle via PWM é encontrada apenas na linha PowerFT ( FT450/FT500/FT550/FT600). Qualquer outra dúvida nosso Suporte Técnico esta a sua disposição.
otimo video! Tenho hoje uma ventoinha universal com controle liga/desliga, posso usar o sistema PMW apenas trocando o rele? ou esse tipo de ventoinha não suporta controle por PWM
Pode sim. Não é só trocar o relê, precisa fazer a modificação dos pinos 85 e 86 do relê. É bem simples. Pino 85 deixa desligado e o pino 86 liga na saída pwm da FT
Boa tarde eu tenho um volvo só que já troque três vezes o módulo da ventoinha com os ventiladores será que dá pra adaptar esses reles no lugar do módulo do ventilador
Não, a função da válvula termostática é bloquear o fluxo de água para aumentar a temperatura mais rápido , temperatura ideal para o motor trabalhar ... Essa função do eletro ventilador é resfriar o motor .
Com o eletroventilador ligando no modo comum o comportamento é muito igual do cebolão convencional, em carros que tem cebolão e não queiram usar essa funcionalidade do relé de estado solido é desnecessário usar o acionamento da ventoinha pela FT ao menos que a pessoa queira um acionamento em temperaturas diferentes da tradicional do carro
Sim, irão manipular e de quebra irá ganhar bastante EMI no sistema elétrico devido a alta frequência de chaveamento. Esses do video por exemplo usam FET e com certeza já vem com filtro snubber e todo arranjo pronto pra uso, só pegar e instalar....se bem que achei o preço bem salgado.
@@rodrigocorrea7308 também funciona com relés de estado sólido DC-DC industrial, bem mais barato só que ocupam mais espaço, mas tem que ser os DC-DC, nao pode ser os DC-AC.
Só uma dica sobre relés de estado sólido, quando fecha curto na saída do relé, geralmente ele "cola", mantendo a saída ativada 100% do tempo, sendo necessário a troca do relé .
Boa!
Por isso é interessante colocar outro relé para alimentação dele se tornar pós chave.
Eu trabalho bastante com BMW, desde as E46 a ventoinha é PWM. Sua alimentação é por rele pos chave. Como vc mesmo disse, quando fecha curto no modulo pwm, a ventoinha aciona 100% ou nao consegue acelerar, ficando apenas na velocidade mais baixa.
Se tiver usando nitro progressivo já era o motor entao
So na dar curto kk@@wellingtonlima369
Incrível ! Coloquei esse relê no meu AP turbo na segunda-feira, sensacional o funcionamento do carro fica perfeito, como nem escuto a ventoinha, configurei um led virtual na FT 450, pra saber que ele está funcionando! Fiquei quase 2 meses pesquisando, usei um relê da DNI dni0149. Conteúdo top, muito bom o vídeo !
Amigo, qual a frequência vc colocou, 25 hz como esta no vídeo?
@@vazleonardo11eu coloquei todas no meu e não gostei do resultado fica um barulho muito ruim e o relê aquece muito vou deixar com 2 velocidades mesmo
Consegui fazer seguindo suas orientações, ficou mto bom.
Tenho uma Saveiro quadrada com ar.
Já uso aqui!
É sensacional!
Só achei seus alvos de temperatura bem agressivos (baixos)
Deve estar sem termostática, pra conseguir armar tão baixo sem que ela feche
Parabéns, Bernardo e FuelTech!
ótimo vídeo com informações super valiosas... somos seus fãs... nota 10 p Brutus;;;;
Excelentes explicações. Foram muito úteis. Obrigado por compartilhar tanto conhecimento.
Cara vc é gênio, sucesso guerreiro 🙌🙌🙌
Show de mais!
Show Bernardo! Obrigado!
Fica sensacional hein. Vou implementar no meu quando der.
Putz que dica top❤❤❤
Vou aplicar no meu carro.
Pode usar o Cinza 3 para fazer saída PWM no FT450?
O meu esta com rele normal liga/desliga na ventoinha com ft450, pra instalar um desse tem que mudar a saida da ft? Independente da saida que esteja usando pra ventoinha ela é pwm? Posso colocar no pós chave o pino 30 12v dele?
Opa video top como sempre , fizemos esse controle por pwm aqui no projeto mas tive um probleminha que nao comsegui descobrir ainda , eu uso tanto borboleta eletrônica por pwm como o eletroventilador e eles estao dando conflito , por exemplo quando desligo o motor e a temperatura sobe, quando vou ligar se ela estiver na temperatura que o eletro ventilador funciona o acelerador fica louco e nao funciona ai quando baixa a temperatura ele funciona normalmente , ainda nao descobri o por que acontece isso
Desliguei a opção de só acionar a ventoinha depois da partida do motor e resolveu 😂🎉🎉
Sensacional 👏👏👏
Achei muito bem explicado o video. TOP DEMAIS!!!!!
Só fiquei com uma dúvida: houve alguma modificação no eletroventilador ou ele é o original do veículo?
Obrigado!
O eletroventilador é Original mesmo. Valeu
Bacana esse sistema ele funciona em qualquer carro?
Olá tenho 2 dúvidas... Meu chevette é turbo utiliza motor e ventoinha de um Vectra 2.0 16v, a ventoinha originalmente trabalha com resistência. Eram 2 velocidades 50% e 100% porém instalei injeção programável nele uma FT450 , eliminei a resistência mantive a ligação do ventilador na potência máxima e coloquei um relé PWM controlado pela injeção programável. De acordo com a temperatura consigo acionar a ventoinha em em potências de 0% a 100%. O controle da potência funciona muito bem porém durante a aceleração da ventoinha de O% até qualquer valor até 99% ela faz um ruído como se fosse um motor em curto e vibra muito. Nos parâmetros da injeção consigo alterar a frequência desse PWM por padrão vem em 25Hz já testei de 1 a 1000Hz e a frequência o qual o ventilador faz menos barulho durante a aceleração é em 34Hz. Minha dúvida é como achar a frequência ideal para que a ventoinha não vibre tanto e gere tanto ruído durante o ganho de velocidade e se esse ruído ou frequência errada pode danificar ela.
Outra dúvida é a respeito do ar condicionado fiz a instalação de um ar condicionado elétrico nesse Chevette o pressostato do ar condicionado é de duas vias e toda vez que o compressor entra ele manda um sinal pra injeção e programei a injeção pra toda vez que receber esse sinal acionar a ventoinha em 40% porém mesmo utilizando válvula termostática a temperatura do motor está ficando muito baixa pois a ventoinha está ligada o tempo todo devido ao ar condicionado. No trânsito a temperatura do motor fica em torno de uns 75° acredito eu que a temperatura ideal pra esse motor seria 93° 95° como contorno esse problema tendo em vista que se eu diminuir a potência do ventilador abaixo de 40% vai acabar desarmando o ar condicionado por alta pressão.
Bernardo, fiquei com uma dúvida. No meu carro a válvula termostática só começa a abrir a partir de 86 °C, antes disso ela está totalmente fechada. E atinge 100% de abertura a 95 °C. Portanto, não é preciso acionamento do eletroventilador até 95 °C. Confere? Se ele entrar antes vai ficar “brigando” com a válvula termostática, pois um quer esfriar a água e a outra quer fechar a passagem para ela não esfriar. Estarei desperdiçando energia. É isso? O ideal teórico é que se estabilizasse a temperatura da água a 95 °C. Dessa forma, depois que a válvula termostática abrisse 100%, ou seja, ela não tem mais o que fazer, não tem como ajudar na regulação da temperatura, aí eu começaria a aumentar a potência de eletroventilador, com uma curva rápida, x^2 ou x^3, para travar a temperatura em 95 °C. Teria que se operar na faixa de décimos de grau.
Foi por causa dessa função que fiquei pensando se ela poderia servir para a bomba dágua elétrica, e serve.
Boa sacada hiem
você conhece algum sistema de controle apenas da ventoinha e ar condicionado?
A ft 😂
Show...queria montar assim no meu chepala, mas já estou usando a saida pwm da 450 para controle de lenta...😢
Não é a mesma saída do atuador de lenta por pwm. Você pode manter as duas funções, uns não tem nada a ver com a outra
Opa, a saída PWM que você usou precisa de relê? Eu não to conseguindo usar a valvula de canister da VW
@@joaoguilhermefelixbarbosa350não precisa...a saída vai direto no atuador pois ela funciona como polo negativo. Só ligar 12v no positivo (nesse tem relê) e a saida azul 5 direto no negativo do atuador. Pelo que me lembro é isso...
Teria que ser ligado na saida 5 ou qualquer saida ?
Pq se for exclusivo na 5 perderia essa saida para controle de lenta no caso
Olá Fernando, para controle de eletro ventilador por PWM pode ser ligada qualquer saída azul em um relé de estado sólido ou até mesmo através de alguns módulos originais de eletro ventilador como o do Ford Focus.
@@FuelTechOficial entendi mas no caso carro é turbo AP o radiador é maior em alimunio eu não uso valvula termostatica .Esse sistema pwm faria algum efeito ou teria que montar valvula novamente pra que mantesse a temperatura ideal ?
Bernardo a Fueltech já tem cruise control? Que nem a Halltech ?
Ainda não tem… quem sabe um dia 👍
Faz função ar condicionado adicionado combustível e ar aí o carro acelera e vc tem o piloto automático hehe
Pra ligar uma válvula pwm de omega, preciso usar relé de estado sólido ou posso ligar direto na saida azul 5?
Kkk vai queimar sua ft sem rele né
Interessante vou substituir o sistema de velocidade 1 e velocidade 2 da Strada. Colocar só o PWM. Sabe se o relê de estado sólido tem o mesmo padrão de encaixe dos porta reles convencionais ?
Tem o mesmo encaixa mas pino 85 fica desligado e pino 86 ligado ao acionamento pwm pela FT
esse relé consegue modular a velocidade mesmo num ventilador que originalmente trabalha só no liga-desliga?
Cebolão original do Kadett GSi é igual do carburado: Já liga no máximo.
Consegue sim…
Boa função, a partir de qual FT esta função esta disponível ? Ou todas tem esta opção ? Eu utilizo um FT250.
Olá, somente FT450 a FT600.
Bernardo, eu consigo fazer esse controle pwm de uma bomba de combustível por exemplo? No caso eliminando o uso do dosador
E possivel sim, alguns carros tem esse sistema de fabrica, no caso, teria que ver se a injeção programável suporta essa configuração, teria que ter uma tabela de acionamento do rele baseado na pressão do combustível, monitorado por sensor na linha de combustível.
@@joaopvh13p usar pwm é so por rele solido?
@ somente rele de estado solido pode trabalhar por PWM
@@joaopvh13 sabemos. A questão é saber se a FT tem essa função
Mano boa noite
Da pra usar na FT 300 essa função? Porém a FT 300 não gerencia o ar condicionado
Olá
Saídas com controle via PWM é encontrada apenas na linha PowerFT ( FT450/FT500/FT550/FT600).
Qualquer outra dúvida nosso Suporte Técnico esta a sua disposição.
otimo video! Tenho hoje uma ventoinha universal com controle liga/desliga, posso usar o sistema PMW apenas trocando o rele? ou esse tipo de ventoinha não suporta controle por PWM
Pode sim. Não é só trocar o relê, precisa fazer a modificação dos pinos 85 e 86 do relê. É bem simples. Pino 85 deixa desligado e o pino 86 liga na saída pwm da FT
@@bernardob.b.toledo7164 valeu
👏👏👏👏👏👏
Boa tarde eu tenho um volvo só que já troque três vezes o módulo da ventoinha com os ventiladores será que dá pra adaptar esses reles no lugar do módulo do ventilador
Olá Abel, na ECU original não seria possível
*Creio que essa função dê um melhor consumo de combustível como tb, dependendo, daria p dispensar o uso da válvula termostatica.*
Não, a função da válvula termostática é bloquear o fluxo de água para aumentar a temperatura mais rápido , temperatura ideal para o motor trabalhar ... Essa função do eletro ventilador é resfriar o motor .
@@rodolfodasilvadias8618 eu já falar isso kkkk
É cada coisa né 😂
@@rodolfodasilvadias8618 Sim, mas em muitos casos de carros preparados não!
Nunca substitui a termostática!
Bernado é normal ele esquentar? Fiz um teste aqui e está beirando os 100 graus
onde encontra pra vender esses relé
como consigo colocar essa informação eletroventilador 1 na dashboard??
Essa aplicação pode ser feita por toda linha FT?
Não, somente linha PowerFT (FT450 a FT600)
muito obrigado@@bernardob.b.toledo7164
Só funciona na linha powerft?
Sim, FT450 a FT600. Valeu
Com o eletroventilador ligando no modo comum o comportamento é muito igual do cebolão convencional, em carros que tem cebolão e não queiram usar essa funcionalidade do relé de estado solido é desnecessário usar o acionamento da ventoinha pela FT ao menos que a pessoa queira um acionamento em temperaturas diferentes da tradicional do carro
Em resumo, qualquer mosfet de alta corrente pode manipular o ventilador elétrico.
Acha aí um Mosfet de 20a e coloca o pn aqui por favor:)
funciona mesmo com ventilador que originalmente só trabalhava no máximo? (liga-desliga)
Sim, irão manipular e de quebra irá ganhar bastante EMI no sistema elétrico devido a alta frequência de chaveamento. Esses do video por exemplo usam FET e com certeza já vem com filtro snubber e todo arranjo pronto pra uso, só pegar e instalar....se bem que achei o preço bem salgado.
@@AfonsoBuccosim, funciona
@@rodrigocorrea7308 também funciona com relés de estado sólido DC-DC industrial, bem mais barato só que ocupam mais espaço, mas tem que ser os DC-DC, nao pode ser os DC-AC.
Vc tinha como me passar teu número
Tô com um projeto numa troller pago a vc de boa
Só preciso de uma dica sua